o anglo resolve o vestibularangloresolve.cursoanglo.com.br/inc/download.asp?nomearq=prova_49… ·...

64
É trabalho pioneiro. Prestação de serviços com tradição de confiabilidade. Construtivo, procura colaborar com as Bancas Examinado- ras em sua tarefa de não cometer injustiças. Didático, mais do que um simples gabarito, auxilia o estu- dante no processo de aprendizagem, graças a seu formato: reprodução de cada questão, seguida da resolução elabo- rada pelos professores do Anglo. Realizou-se em três etapas, com 10 questões de cada matéria, de acordo com a seguinte distribuição: Primeira prova: Português, Redação e Língua Estran- geira. Segunda prova: Geografia, História e Matemática. Terceira prova: Biologia, Física e Química. Houve questões de dois tipos: Questões abertas — constituídas de problemas que admitem soluções numéricas e cuja resposta é um número inteiro entre 0 (zero) e 99 (noventa e nove). Questões de alternativas múltiplas — contendo, no máximo, sete alternativas numeradas com 01(um), 02 (dois), 04 (quatro), 08 (oito), 16 (dezesseis), 32 (trinta e dois) e 64 (sessenta e quatro), das quais pelo menos uma é correta. O candidato deve marcar como resposta a soma dos números correspondentes às alternativas corretas, que será um número inteiro entre 01 (um) e 99 (noventa e nove). o anglo resolve o vestibular da UFPR 2004

Upload: lethu

Post on 28-Sep-2018

215 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

É trabalho pioneiro.Prestação de serviços com tradição de confiabilidade.Construtivo, procura colaborar com as Bancas Examinado-ras em sua tarefa de não cometer injustiças.Didático, mais do que um simples gabarito, auxilia o estu-dante no processo de aprendizagem, graças a seu formato:reprodução de cada questão, seguida da resolução elabo-rada pelos professores do Anglo.

Realizou-se em três etapas, com 10 questões de cadamatéria, de acordo com a seguinte distribuição:Primeira prova: Português, Redação e Língua Estran-geira.Segunda prova: Geografia, História e Matemática.Terceira prova: Biologia, Física e Química.Houve questões de dois tipos:Questões abertas — constituídas de problemas queadmitem soluções numéricas e cuja resposta é umnúmero inteiro entre 0 (zero) e 99 (noventa e nove).Questões de alternativas múltiplas — contendo, nomáximo, sete alternativas numeradas com 01(um),02 (dois), 04 (quatro), 08 (oito), 16 (dezesseis), 32(trinta e dois) e 64 (sessenta e quatro), das quaispelo menos uma é correta. O candidato deve marcarcomo resposta a soma dos números correspondentesàs alternativas corretas, que será um número inteiroentre 01 (um) e 99 (noventa e nove).

oanglo

resolve

ovestibular

da UFPR2004

“As células-tronco conhecidas há mais tempo são as embrionárias, que aos poucos, com o desenvolvimento doembrião, produzem todas as demais células de um organismo. As células-tronco embrionárias são estudadas desdeo século 19, mas só há 20 anos dois grupos independentes de pesquisadores conseguiram imortalizá-las, ou seja,cultivá-las indefinidamente em laboratório. Para isso, utilizaram células retiradas da massa celular interna de blas-tocisto (um dos estágios iniciais dos embriões de mamíferos) de camundongos.”

(CARVALHO, Antônio Carlos Campos de. Células-tronco. A medicina do futuro. Ciência Hoje, 2001, vol. 29, n. 172, p. 28.)

O estágio inicial de desenvolvimento a que o texto se refere é o final da clivagem. Sobre o assunto, é correto afirmar:01) A clivagem caracteriza-se por uma seqüência de divisões celulares, que na maioria dos animais acontecem

muito rapidamente.02) Ao final da clivagem, o embrião apresenta-se como uma blástula.04) Na natureza, conservou-se um padrão único de clivagem para todos os tipos de ovos.08) O blastocisto é a blástula de mamíferos.16) Ovos com uma quantidade muito grande de vitelo sofrem divisões parciais, ou meroblásticas, durante a

clivagem.

O item 04 está errado porque o padrão de clivagem (segmentação) de um ovo depende de sua origem (isto é,se pertence a um animal protostômio, com clivagem espiral, ou deuterostômio, com clivagem radial) e da quan-tidade de vitelo que ele contém.

Resposta: 01 + 02 + 08 + 16 = 27

Bromélias, orquídeas e ervas-de-passarinho são plantas que habitam as árvores. As primeiras (bromélias eorquídeas) são plantas que de fato apenas habitam as árvores, não retirando do hospedeiro recurso algum, taiscomo água e nutrientes minerais ou orgânicos. As últimas (ervas-de-passarinho), no entanto, são plantas quefazem fotossíntese, mas retiram, através de suas raízes, água e nutrientes minerais do seu hospedeiro. Sobre essesdois exemplos de relações entre organismos, é correto afirmar:01) Ambos os casos tratam de relações ecológicas inter-específicas, já que as partes envolvidas pertencem a espé-

cies diferentes.02) Duas espécies de plantas não são capazes de estabelecer uma relação ecológica, tendo em vista que plantas

não se deslocam e, portanto, não interagem. Relações ecológicas ocorrem sempre entre animais ou entre ani-mais e plantas.

04) As bromélias e as orquídeas são plantas epífitas e utilizam o hospedeiro apenas como suporte. Dessa forma,elas não causam dano ao hospedeiro, à exceção de possíveis quebras devido ao seu peso, quando presentesem grande quantidade.

08) As ervas-de-passarinho são plantas parasitas, explorando recursos retirados do hospedeiro. Dessa forma, elascausam dano ao hospedeiro, já que este perderá recursos importantes que poderiam ser utilizados para o seucrescimento ou reprodução.

16) A relação das bromélias e orquídeas com seu hospedeiro é do tipo “mutualismo”, visto que ambas as partes(epífitas e hospedeiro) beneficiam-se dessa relação.

32) As relações ecológicas têm uma importância muito grande na manutenção da biodiversidade. Ambientes comrepresentantes que interagem através de relações ecológicas complexas têm mais nichos a serem exploradose, portanto, maior riqueza de espécies.

Questão 2▼▼

Resolução

Questão 1▼▼

3UFPR/2004 ANGLO VESTIBULARES

BBB OOOIII LLL GGGOOO IIIAAA

O item 02 está errado porque as interações ecológicas (ou alelobioses) podem ocorrer entre animais, entreplantas, ou ainda entre plantas e animais. O item 16 também está incorreto, porque a relação de bromélias eorquídeas com seu hospedeiro é do tipo epifitismo (um caso particular de comensalismo).

Resposta: 01 + 04 + 08 + 32 = 45

Papiros egípcios, datados do século VI a.C., relatam uma associação entre febre, calafrios e aumento do tamanhodo baço. Na Europa medieval, essa condição era conhecida como malária, embora o agente causal fosse desconhe-cido. A malária é uma doença que tem como quadro clínico a febre cíclica, com períodos de 48-48 horas ou 72-72horas, e que resulta do rompimento das células infestadas e da liberação de mediadores solúveis. Essa doença temcomo complicação mais grave a malária cerebral, caracterizada por rigidez da nuca, convulsões e coma. Sobre amalária, é correto afirmar:01) É causada por protozoários do gênero Plasmodium.02) É causada por protozoários do gênero Trypanosoma.04) É causada por flavivírus, transmitidos pela picada do mosquito Aedes sp.08) É causada por riquétsias, transmitidas pela picada de carrapatos.16) É transmitida pela picada do mosquito anofelídeo.32) É transmitida por caramujos de água doce.64) É transmitida exclusivamente pela fêmea de seu agente transmissor.

A malária é causada por protozoários do gênero Plasmodium e transmitida pela picada de mosquitosanofelídeos (do gênero Anopheles). Apenas a fêmea pica o homem, em busca de sangue.Observação: dada a ambigüidade gerada pelo advérbio “exclusivamente” na frase do item 64, que aqui podereferir-se quer à fêmea dos anofelídeos (o que torna a frase verdadeira), quer à transmissão (o que torna afrase falsa, pela possibilidade de transmissão por outras vias, como a transfusão sangüínea, por exemplo), aBanca Examinadora da UFPR considerou como corretas as duas soluções.

Resposta: 01 + 16 = 17 ou 01 + 16 + 64 = 81

Analisando a figura abaixo, que representa um cariótipo humano, é correto afirmar que se trata do cariótipo deum indivíduo:

01) do sexo masculino.02) do sexo feminino.04) com Síndrome de Down.08) com Síndrome de Patau.16) com Síndrome de Edwards.32) com cariótipo normal.64) com uma anomalia numérica de autossomos.

1 2 3 4 5

6 7 8 9 10 11 12 X

13 14 15 16 17 18

19 20 21 22 Y

Questão 4▼▼

Resolução

Questão 3▼▼Resolução

4UFPR/2004 ANGLO VESTIBULARES

O cariótipo em questão apresenta uma trissomia do cromossomo 21, caracterizando, assim, a Síndrome de Downnum indivíduo do sexo masculino (já que possui um cromossomo X e um Y).

Resposta: 01 + 04 + 64 = 69

Na tabela abaixo, observam-se alguns exemplos de animais que constam da última revisão da lista de animaisameaçados de extinção, divulgada em 2003 (a lista completa pode ser encontrada no site do Ministério do MeioAmbiente, na internet). Assinale a(s) alternativa(s) correta(s) referente(s) às informações da tabela.

01) Pode-se perceber, pelos exemplos acima, que tanto invertebrados como vertebrados estão correndo risco deextinção no Brasil.

02) A primeira linha de cada célula na tabela refere-se ao nome científico do animal, no qual a primeira palavradiz respeito à família a que o animal pertence, e a segunda palavra, à espécie.

04) A perereca-verde, o caracol-gigante e o minhocuçu são, respectivamente, um anfíbio, um molusco e umanelídeo, todos eles animais terrestres que necessitam de ambientes úmidos para sua sobrevivência.

08) Morcegos são classificados como mamíferos da ordem Chiroptera e apresentam os membros anteriores trans-formados em asas.

16) A formiga Simopelta minima pertence ao grupo dos crustáceos porque apresenta exoesqueleto de quitina eapêndices articulados.

32) O pica-pau-anão-da-caatinga é uma ave. Para a maioria das aves, as penas são importantes no vôo, contribuemcomo isolante térmico e suas cores são utilizadas para atrair o sexo oposto durante a corte.

O item 02 está errado, porque, no nome científico de uma espécie biológica, o primeiro termo equivale ao gê-nero, e o segundo, à espécie. O item 16 também está incorreto, porque as formigas pertencem à classe dosInsetos (filo dos Artrópodes).

Resposta: 01 + 04 + 08 + 32 = 45

Com base nos conhecimentos de fisiologia e histologia vegetal, é correto afirmar:01) Os elementos condutores do xilema são células alongadas, com paredes reforçadas. Elas se encaixam umas so-

bre as outras, formando longos vasos, que transportam a seiva bruta.02) Os pêlos absorventes da epiderme da raiz absorvem a maior parte da água e dos sais minerais de que a plan-

ta necessita.04) O mesofilo das folhas é composto principalmente de parênquima clorofiliano, que é responsável pela fotos-

síntese por ser rico em cloroplastos.08) As plantas só não morrem por dessecação graças à cutícula, substância gordurosa que é completamente im-

permeável à água, e também porque os estômatos abrem o ostíolo apenas à noite, período de maior umidadeatmosférica.

16) Na superfície foliar, os estômatos são compostos por duas células-guarda que delimitam um poro. É através dosporos que a planta perde a maior parte da água absorvida, no processo conhecido por transpiração estomatar.

Questão 6▼▼

Resolução

Hylomantis granulosa(Cruz, 1988)Nome popular: perereca-verdeCategoria de ameaça:criticamente em perigoUF: PE

Picumnus limae(Snethlage, 1924))Nome popular: pica-pau-anão-da--caatingaCategoria de ameaça: em perigoUF: CE

Simopelta minima(Brandão, 1989)Nome popular: formigaCategoria de ameaça: extintaUF: BA

Phoneutria bahiensis(Simó & Brescovit, 2001)Nome popular: aranha-armadeiraCategoria de ameaça: vulnerávelUF: BA

Megalobulimus parafragilior(Leme & Indrusiak, 1990)Nome popular: caracol-giganteCategoria de ameaça: em perigoUF: SP

Rhinodrilus fafner(Michaelsen, 1918)Nome popular: minhocuçu, minho-ca-giganteCategoria de ameaça: extintaUF: MG

Myotis ruber(E. Geoffroy, 1806)Nome popular: morcegoCategoria de ameaça: vulne-rávelUF: PR, RJ, SC, SP

Liolaemus lutzae(Mertens, 1938)Nome popular: lagartixa-da-areiaCategoria de ameaça:criticamente em perigoUF: RJ

Questão 5▼▼Resolução

5UFPR/2004 ANGLO VESTIBULARES

O item 08 está errado ao afirmar que os estômatos só abrem seus ostíolos à noite, quando, na verdade, podem abri--los durante o dia ou durante a noite, obedecendo a uma série de fatores (disponibilidade de água, de luz, etc.)

Resposta: 01 + 02 + 04 + 16 = 23

“(...) Zé-do-Burro... pousa sua cruz, equilibrando-a na base e num dos braços... Está exausto. Enxuga o suor datesta... — Andei sessenta léguas — meu pé tem calo d’água... (Num ricto de dor, despe uma das mangas dopaletó.) — Acho que meus ombros estão em carne viva... Eu prometi trazer a cruz nas costas, como Jesus...”

(GOMES, Dias. O pagador de promessas. 38. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2003.)

Esse texto faz referência a diferentes tecidos que constituem nosso organismo, os quais desempenham funçõesespecíficas. Sob o ponto de vista histológico, é correto afirmar:01) Para Zé-do-Burro poder andar sessenta léguas e carregar a cruz, foi necessária a integração de pelo menos três

tipos de tecido: muscular, ósseo e nervoso.02) As glândulas sudoríparas e sebáceas são responsáveis pela produção do suor.04) A expressão “em carne viva” significa que ocorreu uma lesão nas camadas da pele (epiderme e derme).08) Para que Zé-do-Burro pudesse andar as sessenta léguas e carregar a cruz, o tecido muscular liso foi muito exi-

gido.16) O tecido conjuntivo, responsável pela nutrição do tecido epitelial, é quem faz a reposição das células da epi-

derme.

O item 02 está errado porque apenas as glândulas sudoríparas são responsáveis pela produção de suor (asglândulas sebáceas produzem e secretam uma mistura complexa de lipídios). O item 08 está incorreto, pois osmúsculos envolvidos na movimentação dos apêndices locomotores são formados por tecido muscular estria-do esquelético. O item 16 também está errado porque a reposição das células da epiderme está a cargo dacamada mais profunda desse mesmo tecido (a camada basal ou germinativa da epiderme).

Resposta: 01 + 04 = 05

O cultivo de plantas transgênicas, assunto polêmico em vários países, inclusive no Brasil, traz uma nova dimensãopara os cruzamentos na agricultura, por possibilitar modificações genéticas direcionadas, envolvendo espéciestotalmente diferentes. Entre os inúmeros transgênicos até agora produzidos, a RR é um tipo de soja tolerante aum herbicida ou “mata-mato” de espectro amplo. Um experimento genético inseriu no genoma da soja um geneque induz essa tolerância específica, facilitando o manejo dessa cultura. Uma preocupação de alguns ambientalis-tas, no caso da soja RR, é que esse gene possa “escapar” ou ser transmitido para outras plantas, ervas daninhaspor exemplo, as quais poderiam apresentar propriedades inesperadas, prejudicando o meio ambiente e os ecossis-temas. Outra preocupação é ainda não serem previsíveis os impactos ambientais causados pela quebra de barreirasnaturais, ao se introduzir plantas transgênicas nas lavouras. Nesse contexto, examine as seguintes afirmativas eassinale a(s) alternativa(s) correta(s).01) Duas populações de uma mesma espécie, isoladas geograficamente e sofrendo isoladamente os efeitos dos

fatores evolutivos, poderão acumular tantas diferenças genéticas a ponto de não ser mais possível o cruza-mento entre elas, determinando o surgimento de uma nova espécie.

02) Em populações naturais, a transmissão de genes entre indivíduos de uma mesma espécie só acontece atravésda reprodução sexuada.

04) No processo de especiação, o isolamento reprodutivo precede o isolamento geográfico.08) O sucesso da reprodução sexuada, principalmente no que se refere a descendentes férteis, depende, entre

outros fatores, da espécie a que pertencem os indivíduos envolvidos.16) O processo de formação de novas espécies denomina-se espermatogênese.

Questão 8▼▼

Resolução

Questão 7▼▼Resolução

6UFPR/2004 ANGLO VESTIBULARES

O item 02 está errado porque a transmissão de genes entre indivíduos da mesma espécie pode dar-se por meiode reprodução sexuada ou assexuada. O item 04 está incorreto, pois, no processo evolutivo, o isolamentoreprodutivo sucede o isolamento geográfico. O item 16 também está errado, pois o processo de formação denovas espécies é denominado especiação biológica.

Resposta: 01 + 08 = 09

A ocorrência de razoável quantidade de guerras e guerrilhas no mundo atual é bastante preocupante, especial-mente quando se considera a possibilidade de serem usadas armas nucleares. A radioatividade produzida por essasarmas pode resultar em mutações no material genético dos indivíduos, o que, se ocorresse durante uma gestação,por exemplo, poderia levar a prejuízos futuros na função de diversos órgãos da criança em desenvolvimento. Arespeito das funções que poderiam ser prejudicadas em conseqüência da má-formação de alguns órgãos, é corre-to afirmar:01) Digestão química de carboidratos — por lesão no fígado.02) Digestão química de proteínas — por lesão no estômago.04) Absorção de nutrientes orgânicos — por lesão no intestino grosso.08) Controle da glicemia — por lesão no pâncreas endócrino.16) Crescimento e metabolismo — por lesão na tireóide.

O item 01 está incorreto porque, em termos digestivos, uma lesão no fígado acarretaria prejuízo na digestão delipídios (devido à produção insuficiente de bile), e não de carboidratos. O item 04 também está errado por-que uma lesão no intestino grosso prejudicaria a absorção de água, sais e vitaminas, e não de nutrientes or-gânicos (estes são absorvidos no intestino delgado).

Resposta: 02 + 08 + 16 = 26

Três linhagens celulares distintas, estabelecidas em cultura (linhagens 1, 2 e 3), tiveram o conteúdo de suas mem-branas biológicas analisadas em laboratório. Foram registrados apenas os dados referentes às membranas exis-tentes em maior quantidade nas respectivas linhagens. Os resultados experimentais obtidos foram os seguintes:

Com base nesses dados, é correto afirmar:01) As células da linhagem 1 caracterizam-se por elevada taxa de respiração celular.02) As características das células da linhagem 2 são compatíveis com a produção de lipídios.04) A linhagem 3 representa células especializadas em secreção.08) As linhagens celulares 1, 2 e 3 representam células com alta atividade fagocitária.16) As linhagens celulares 1, 2 e 3 são destituídas de citoesqueleto.

A única afirmação coerente com os dados da tabela é a do item 02, pois as células da linhagem 2 realmenteapresentam características compatíveis com a produção de lipídios: grande quantidade de retículo endoplas-mático liso e uma relativa “pobreza” de retículo endoplasmático rugoso (responsável pela síntese de proteínas)e de complexo de Golgi (responsável pela secreção celular).

Resposta: 02

Resolução

Linhagemcelular

1

2

3

Membranas do retículoendoplasmático rugoso

(%)

32

8

60

Membranas doComplexo de Golgi

(%)

14

7

1

Membranas do retículoendoplasmático liso

(%)

1

53

1

Membranas doenvoltório nuclear

(%)

7

6

6

Membranas demitocôndrias

(%)

3

8

7

Questão 10▼▼

Resolução

Questão 9▼▼Resolução

7UFPR/2004 ANGLO VESTIBULARES

Em uma prova de atletismo realizada nos Jogos Panamericanos de Santo Domingo, um atleta completou, seminterrupções, a prova dos 400m (em pista circular) em um intervalo de tempo de 50,0s. Com esses dados, é corretoafirmar:01) Durante a prova, o atleta sempre esteve sujeito a uma aceleração.02) A velocidade escalar média do atleta foi de 10,0m/s.04) Considerando que o ponto de chegada coincide com o ponto de partida, o deslocamento do atleta é nulo.08) O vetor velocidade do atleta permaneceu constante durante a prova.16) Transformando as unidades, esse atleta percorreu 0,400km em 0,833 min.

De acordo com o enunciado:

∆s = 400m

∆t = 50s

01) Correta. O atleta está submetido a uma aceleração centrípeta pois a pista é circular.02) Incorreta. A velocidade média do atleta foi de 8m/s.04) Incorreta. O deslocamento vetorial do atleta é nulo, pois o ponto de saída coincide com o ponto de chega-

da, mas o deslocamento escalar não é nulo, pois o corpo retorna para a posição de saída por outro caminho.08) Incorreta. O vetor velocidade muda de direção e sentido pois a pista é circular.16) Correta. Transformando as unidades, temos:

∆s = 400m

1km 1000m 1min 60s

∆s 400m ∆t 50s

1000∆s = 400

∆s = 0,4km ∆t = 0,833… min

Resposta: 01 + 16 = 17

Uma criança de massa 30,0kg é colocada em um balanço cuja haste rígida tem comprimento de 2,50m. Ela é soltade uma altura de 1,00m acima do solo, conforme a figura abaixo. Supondo que a criança não se auto-impulsione,podemos considerar o sistema “criança-balanço” como um pêndulo simples. Desprezando-se a resistência do ar, écorreto afirmar:

2,50m

1,00m0,500m

Questão 12▼▼

∆t = 5060

vst

m sm = =∆∆

8 /

Resolução

Questão 11▼▼

8UFPR/2004 ANGLO VESTIBULARES

ÍÍÍSSSIII AAAFFF CCC

01) O intervalo de tempo para que a criança complete uma oscilação é de πs.02) A energia potencial da criança no ponto mais alto em relação ao solo é de 150J.04) A velocidade da criança no ponto mais próximo do solo é menor que 4,00m/s.08) Se a massa da criança fosse maior, o tempo necessário para completar uma oscilação diminuiria.16) A freqüência de oscilação da criança depende da altura da qual ela é solta.

De acordo com o enunciado, temos:m = 30kgl = 2,5mh = 1m

01) Correta.

02) Incorreta.

εpGravitacional = m ⋅ g ⋅ h

εpGravitacional = 30 ⋅ 10 ⋅ 1

εpGravitacional = 300J

04) Correta. O sistema “criança-balanço” é conservativo.

(τFnão conservativas = 0). Considerando o plano horizontal de referência a 0,5m do solo (ponto mais baixo da

trajetória):

εmf = εm

i

0 0

εcf + εp

f = εci + εp

i

v =

∴ v ≈ 3,16m/s

08) Incorreta. O período de oscilação de um pêndulo simples não depende da massa .

16) Incorreta. O período de oscilação de um pêndulo simples, bem como sua freqüência, independe da altura

em que o corpo é solto .

Resposta: 01 + 04 = 05

Os astrônomos têm anunciado com freqüência a descoberta de novos sistemas planetários. Observações preli-minares em um desses sistemas constataram a existência de um planeta com massa 50 vezes maior que a massada Terra e com diâmetro 5,0 vezes maior que o da Terra. Sabendo que o peso de uma pessoa é igual à força gravi-tacional exercida sobre ela, determine o valor da aceleração da gravidade a que uma pessoa estaria sujeita na su-perfície desse planeta, em m/s2.Dado: A aceleração da gravidade na superfície da Terra é 10m/s2.

Questão 13▼▼

Tg

= 2π l

Tg

= 2π l

2 2 10 0 5 10gh = =⋅ ⋅ ,

12

2mv mgh=

T T s= =⇒22 510

π π,

Tg

T= = =⇒ ⋅2 214

212

π π πl

Resolução

9UFPR/2004 ANGLO VESTIBULARES

Do enunciado, temos:mp = 50mTDp = 5DT → Rp = 5RT

Resposta: 20

Com base nos conceitos e nas leis de conservação da quantidade de movimento (momento linear) e da energiacinética, é correto afirmar:01) A quantidade de movimento (momento linear) de uma partícula depende do sistema de referência.02) A energia cinética de uma partícula pode assumir valores negativos.04) Em uma colisão perfeitamente elástica, a energia cinética é conservada.08) Em uma colisão inelástica, a quantidade de movimento (momento linear) não é conservada.16) Quando duas partículas colidem, a velocidade do centro de massa do sistema, na ausência de forças externas,

permanece constante.

01) Correta. Q→

= m ⋅ v→

A velocidade depende do referencial adotado, portanto, a quantidade de movimento também.

02) Incorreta. Como , não há como a energia cinética ser negativa.

04) Correta. Em uma colisão perfeitamente elástica há conservação da energia mecânica do sistema. Comonão há variação da energia potencial gravitacional dos corpos e, portanto, do sistema, a energia cinéticado sistema é conservada.Observação: A energia cinética dos corpos pode variar.

08) Incorreta. Um choque é um sistema mecanicamente isolado; a quantidade de movimento do sistema éconservada.

16) Correta. Na ausência de forças externas, o sistema é mecanicamente isolado, portanto, a velocidade docentro de massa do sistema permanece constante.

Resposta: 01 + 04 + 16 = 21

Um gás ideal está contido no interior de um recipiente cilíndrico provido de um pistão, conforme a figura abaixo.Considere que, inicialmente, o gás esteja a uma pressão p, a uma temperatura T e num volume V. Com base nessesdados e nas leis da termodinâmica, é correto afirmar:

01) Em uma transformação adiabática, o gás absorve calor do meio externo.02) A energia interna do gás permanece constante em uma transformação isotérmica.04) Em uma expansão isobárica, a energia interna do gás diminui.08) Em uma transformação isovolumétrica, a variação da energia interna do gás é igual à quantidade de calor que

o gás troca com o meio externo.16) Pode-se diminuir a pressão do gás mediante a realização de uma expansão isotérmica.

gás

Questão 15▼▼

εcmv=

2

2

Resolução

Questão 14▼▼

gGm

R

G m

R

Gm

Rg m sp

p

p

T

T

T

T

g m s

p

T

= = = =⋅ ⋅ ∴=

2 2 2

10250

5

5025

20

2

( )/

/

Resolução

10UFPR/2004 ANGLO VESTIBULARES

2

1

01) Incorreta. Em uma transformação adiabática, o gás não troca calor com o meio externo.

02) Correta. A energia interna de uma determinada quantidade de gás é diretamente proporcional à tempe-ratura.

04) Incorreta. Em uma transformação isobárica, temos:

cte

Se houver uma expansão (aumento do volume), a temperatura aumenta e, conseqüentemente, a energiainterna (vide item 02).

08) Correta. Em uma transformação isovolumétrica, o trabalho das forças de pressão é nulo. Como:

∆U = Q – τTemos: ∆U = Q – 0

∴ ∆ U = Q

16) Correta. Numa transformação isotérmica, temos:PV = ConstanteAssim, numa expansão (aumento do volume), a pressão diminui.

Resposta: 02 + 08 + 16 = 26

Com relação aos fenômenos ondulatórios observados na natureza, é correto afirmar:01) Ondas mecânicas necessitam de um meio material para se propagarem.02) Em uma onda estacionária, a distância entre ventres consecutivos é igual a um comprimento de onda.04) O efeito Doppler consiste na variação da freqüência das ondas percebidas por um observador, devido ao movi-

mento relativo entre este e a fonte geradora das ondas.08) Em um tubo aberto, só podemos estabelecer harmônicos pares da freqüência fundamental.16) A interferência que determina a formação de um nó é denominada interferência destrutiva.

01) Correta. As ondas mecânicas necessitam de um meio material para se propagar.02) Incorreta. Em uma onda estacionária, a distância entre ventres consecutivos é igual à metade do compri-

mento de onda.04) Correta. Se houver movimento relativo entre o observador e a fonte, a freqüência percebida pelo obser-

vador será diferente da freqüência emitida pela fonte.08) Incorreta. Em um tubo aberto, podemos estabelecer harmônicos ímpares e pares.16) Correta. A interferência, que determina a formação de um nó quando há sobreposição de duas ondas

estacionárias, é destrutiva.

Resposta: 01 + 04 + 16 = 21

Um dipolo elétrico é formado por duas cargas puntiformes +q e –q separadas por uma distância d. Em relação aesse sistema de duas cargas, é correto afirmar:01) O módulo do campo elétrico no ponto médio que separa as duas cargas é nulo.02) O potencial elétrico no ponto médio que separa as duas cargas é nulo.04) O plano perpendicular à linha que une as cargas e que passa pelo seu ponto médio é uma superfície eqüipo-

tencial.08) Se uma pequena carga-teste positiva for colocada no ponto médio do dipolo, ela ficará sujeita a uma aceleração.16) As linhas de força do campo elétrico saem da carga negativa e entram na carga positiva.

Questão 17▼▼

Resolução

Questão 16▼▼

VT

=

Resolução

11UFPR/2004 ANGLO VESTIBULARES

01) Incorreta.

O módulo do campo elétrico (E→

R) no ponto médio não é nulo.

02) Correta. V = V1 + V 2

Como V =

V =

V = 0

04) Correta. O plano perpendicular à linha que une as cargas e que passa pelo seu ponto médio é uma super-fície eqüipotencial.

VP =

VP1=

VP2=

VP3=

VP4=

08) Correta.

A carga q colocada no ponto médio do dipolo ficará sujeita a uma aceleração, pois a resultante das forçaselétricas que agem sobre ela é diferente de zero.

q1 = +qq

q2 = –qFelét (q2 / q)

Felét (q1 / q)

K qr

K qr

( ) (– )+ + =4 4

0

K qr

K qr

( ) (– )+ + =3 3

0

K qr

K qr

( ) (– )+ + =2 2

0

K qr

K qr

( ) (– )+ + =1 1

0

K qr

K qr

( ) (– )+ + = 0

q1 = +q

P2

q2 = –q

P1

P

P3

P4

r2

r1

r

r3

r4

r2

r1

r

r3

r4

K qr

K qr

( ) (– )+ +

Kqr

q1 = +q E1

E2 ER

q2 = –q

2r

r r

Resolução

12UFPR/2004 ANGLO VESTIBULARES

16) Incorreta. As linhas de força do campo elétrico saem da carga positiva e entram na carga negativa.

Resposta: 02 + 04 + 08 = 14

Dois circuitos estão dispostos lado a lado, conforme a figura abaixo. Após a chave S ser ligada, é correto afirmar:

01) No circuito B aparecerá uma corrente elétrica no sentido anti-horário, medida pelo galvanômetro G.02) Após um intervalo de tempo suficientemente longo, a corrente elétrica no circuito A será aproximadamente

nula.04) Em qualquer instante de tempo, a diferença de potencial à qual o capacitor C está submetido é igual à diferen-

ça de potencial V da bateria.08) A energia dissipada nos resistores R e r é devida ao efeito Joule.16) O capacitor C armazena energia potencial elétrica.

01) Incorreta. Ao se fechar a chave, será estabelecida uma corrente elétrica no sentido anti-horário no circuito A,que vai diminuindo exponencialmente até quando o capacitor estiver completamente carregado, passando acorrente a ser nula.Durante o carregamento do capacitor, será estabelecida uma corrente induzida no circuito B no sentidoanti-horário, de acordo com a lei de Lenz. Após o carregamento, a corrente elétrica no circuito B será nula.

02) Correta. Considerando-se que esse intervalo de tempo seja suficientemente longo para carregar comple-tamente o capacitor.

04) Incorreta. Ao se fechar a chave, a d.d.p. nos terminais do capacitor vai aumentando exponencialmente até ovalor V.

08) Correta.16) Correta.

Resposta: 02 + 08 + 16 = 26

O movimento de partículas carregadas em campos magnéticos é explicado a partir do conceito de força mag-nética, desenvolvido por Lorentz e outros físicos. Considerando esse conceito, é correto afirmar:01) A direção da força magnética que atua sobre uma carga elétrica, quando esta se move em uma região onde

há um campo magnético, é sempre paralela à direção desse campo.02) Se uma carga elétrica penetrar num campo magnético uniforme, de tal forma que sua velocidade inicial seja

perpendicular à direção desse campo, sua trajetória será um círculo cujo raio é inversamente proporcional aomódulo da carga da partícula.

04) Se dois fios retilíneos paralelos conduzirem correntes elétricas no mesmo sentido, aparecerá uma força magné-tica repulsiva entre esses dois fios, cujo módulo variará na razão inversa à distância que os separa.

Questão 19▼▼

Resolução

R C r

V+–

S

Circuito A Circuito B

G

Questão 18▼▼

+q –q

13UFPR/2004 ANGLO VESTIBULARES

08) Uma carga puntiforme em movimento gera somente campo magnético.16) Se um condutor retilíneo conduzindo uma corrente elétrica for colocado numa região onde existe um campo

magnético uniforme, a força magnética sobre o condutor será máxima quando ele estiver numa direção per-pendicular à direção do campo magnético.

01) Incorreta. Quando houver força magnética atuando em uma carga elétrica em movimento em um campo deindução magnética (sua velocidade não é paralela ao campo), a força magnética terá direção perpendicular àvelocidade e ao campo.

02) Correta. A partícula realizará um MCU e o raio da trajetória será dado por:

04) Incorreta. Quando em dois fios paralelos 1 e 2 separados por uma distância r são formadas correntes elétricasde mesmo sentido i1 e i2, respectivamente, aparece uma força de atração entre eles cuja intensidade porunidade de comprimento dos fios é dada por:

08) Incorreta. Uma carga elétrica em movimento gera tanto campo elétrico quanto campo magnético em uma re-gião.

16) Correta. A intensidade da força que atua em um condutor de comprimento l, percorrido por uma correnteelétrica i, mergulhado numa região onde há um campo de indução magnética B, é dada por:

Fmag = B ⋅ i ⋅ l ⋅ senθ

Sendo θ o menor ângulo entre o fio e a direção de B→

, para Fmag ser máxima:

senθ = 1 ⇒ θ = 90°

Resposta: 02 + 16 = 18

Uma lente plano-convexa possui distância focal de 50cm quando imersa no ar. O raio de curvatura da face con-vexa mede 20cm, e o material de que a lente é feita tem índice de refração igual a 1,4. Considere um objeto situ-ado sobre o eixo principal da lente, a uma distância de 60cm dela. Se o sistema lente-objeto descrito for trans-posto para um meio com índice de refração igual a 1,5, é correto afirmar:01) A lente passa a ser do tipo divergente.02) A distância focal da lente não vai se alterar.03) A imagem nessa situação será virtual, direita e menor que o objeto.08) A imagem se formará a –50cm da lente.16) O aumento linear será de +1,2.

De acordo com o enunciado, temos:

f = +50cmr1 = ∞ (face plana)r2 = +20cm (face convexa)nlente = 1,4nmeio = 1,5nar = 1,0

Resolução

Questão 20▼▼

F i ir

12 0 1 22

,

l= ⋅ ⋅µ

π

rm vq B

= ⋅⋅| |

Resolução

14UFPR/2004 ANGLO VESTIBULARES

01) Correta. A lente plano-convexa (borda fina) será divergente quando o índice de refração do meio externo formaior que o índice de refração da lente.

02) Correta.

Para a lente mergulhada no ar: f = +50cmPara a lente mergulhada em meio de índice de refração igual a 1,5, temos:

f = – 300cm

lente divergente

04) Correta. Para uma lente divergente, quando o objeto é real, a imagem sempre será virtual, direita e menor.

08) Correta. Como:

temos:

p’ = –50cm

16) Incorreta.

Resposta: 01 + 02 + 04 + 08 = 15

A = +56

A = –(– )50

60

App

= ′–

1 36018000′

=

p

1 60 300300 60

360300 60′

= +

=

⋅ ⋅p

– –

1 1300

160′

= +

p

1300

160

1–

= +′p

1 1 1f p p

= +′

1 0 130

1300f

= =–, –

1 1 41 5

11 1

200 1

1 51

20f=

+

=

,,

–– ,

,

11

1 1

1 2fnn R R

lente

meio=

+

15UFPR/2004 ANGLO VESTIBULARES

No século passado, havia grande expectativa com relação à utilização dos fenômenos nucleares para a geração deenergia. Entretanto, problemas relacionados com a segurança das usinas nucleares e com o tratamento e desti-nação dos resíduos radioativos foram, e ainda são, motivos de grande preocupação. Para um campo da ciência,contudo, a utilização desses fenômenos mostrou-se promissora e está em pleno desenvolvimento: a aplicação deradioisótopos em diversas áreas da medicina. O Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (IPEN), em SãoPaulo, vem se destacando na produção de radiofármacos, medicamentos que conduzem radioisótopos contidosem sua estrutura a partes específicas do organismo.A seguir estão descritas algumas características de dois radioisótopos sintetizados pelo IPEN.Tecnécio-99 metaestável. Decai emitindo radiação gama (γ), que permite boa visualização da atividade do cére-bro e das glândulas salivares e tireóide, possibilitando também diagnósticos de câncer, lesões e obstruções porcoágulos sangüíneos. Sua meia-vida é de aproximadamente 6 horas, e por isso é produzido nas proximidades doslocais de utilização a partir de um isótopo radioativo do molibdênio, cuja meia-vida aproximada é de 47 horas. Asequações nucleares a seguir representam os processos descritos acima.

42Mo → 99Tc* + β– 99Tc* → 99Tc + γO asterisco representa um estado metaestável (de maior energia) do tecnécio: com a emissão da radiação gama,o isótopo passa para um estado de menor energia e maior estabilidade.

Flúor-18. É utilizado na tomografia por emissão de prótons (PET, sigla em inglês), que permite obter imagens rela-cionadas ao metabolismo de vários órgãos. Sua meia-vida é de aproximadamente 2 horas, o que também restringesua aplicação a áreas próximas de sua fonte de produção. Seu decaimento é representado pela equação nuclear:

9F → X + e+

onde e+ representa um pósitron, e X, o outro produto do decaimento. Um pósitron tem as mesmas característicasde um elétron, exceto por sua carga elétrica ser positiva: é o antielétron. O pósitron interage com um elétron doorganismo, ocorrendo a aniquilação de ambos e a produção de radiação gama: e+ + e– → γ. Quando um átomoemite um pósitron, um dos seus prótons transforma-se em um nêutron.Com relação ao conteúdo de química do texto acima, é correto afirmar:01) O núcleo do tecnécio contém 43 prótons, e o do molibdênio, 99 nêutrons.02) As partículas beta são constituídas por elétrons e, assim como os pósitrons, são emitidas pelo núcleo atômico.04) A configuração eletrônica da camada de valência do átomo neutro do flúor, no estado fundamental, é 2s2 2p5,

o que o caracteriza como um halogênio.08) O número atômico de X é 8.16) A intensidade da radiação produzida pelo flúor-18 reduz-se à metade em aproximadamente 1 hora.

01) Falsa.9942Mo → 99

43Tc* + –10β

p = 42 p = 43

n = 57 n = 56

02) Verdadeira.

partículas emitidaspelo núcleo

–10β = –1

0e Beta

0+1ε = +1

0e pósitron

Resolução

Questão 21▼▼

16UFPR/2004 ANGLO VESTIBULARES

AAAUUUQQQ ÍÍÍMMMIIICCC

04) Verdadeira.

08) Verdadeira.

9F 8X + +10e

16) Falsa, pois a meia vida do flúor-18 é de 2 horas.

Resposta: 02 + 04 + 08 = 14

O gás ozônio (O3) é formado na estratosfera pela ação da radiação solar sobre as moléculas de oxigênio. Aindaque sua participação relativa na composição da atmosfera seja diminuta, a abundância é tal que cobriria a super-fície da Terra com uma camada de 3mm de espessura. Na troposfera — camada da atmosfera que nos envolvediretamente — o ozônio é um poluente, pois é tóxico aos organismos vivos. Contudo, na estratosfera — entre 10e 50km de altitude — sua presença é importante, por absorver radiações ultravioleta, extremamente letais, emi-tidas pelo Sol.Algumas substâncias produzidas pela atividade humana podem reagir com o ozônio, aumentando o conhecido“buraco na camada de ozônio", através do qual os raios ultravioleta atingem a superfície terrestre. Entre essasreações, está a representada pela equação (não necessariamente balanceada) a seguir.

NO(g) + O3(g) →← NO2(g) + O2(g)

Com relação ao conteúdo de química do texto acima, é correto afirmar:01) O ozônio é uma forma isotópica do elemento oxigênio.02) O estado de oxidação do oxigênio no ozônio é maior que no gás oxigênio.04) A soma dos menores coeficientes estequiométricos da equação é 6.08) Na molécula de NO2, o estado de oxidação do nitrogênio é +4.16) A equação representa uma reação de oxi-redução, na qual o nitrogênio se oxida enquanto um dos átomos de

oxigênio se reduz.

01) Falsa.O ozônio (O3) é uma variedade alotrópica do elemento oxigênio.

02) Falsa.Tanto em O3 como em O2 o Nox é igual a zero.

04) Falsa.1NO + 1O3 →← 1NO2 + 1O2

08) Verdadeira.

16) Verdadeira.

Resposta: 08 + 16 = 24

NO + O3 NO2 + O2

– 2 0

+ 4+ 2

redução

oxidação

NO2

+ 4+ 4

– 2– 4

Resolução

Questão 22▼▼7e– na camada de valênciaHalogênio

9F 1s2/2s22p5

17UFPR/2004 ANGLO VESTIBULARES

As questões 23 e 24 referem-se ao esquema a seguir, construído a partir da classificação dos compostos do con-junto I, que é um subconjunto dos hidrocarbonetos.

Sobre a classificação dos compostos do conjunto I, segundo o esquema anterior, é correto afirmar:01) Os compostos do conjunto VI contêm apenas ligações simples e duplas.02) Os compostos do conjunto II são hidrocarbonetos saturados.04) O(s) composto(s) do conjunto XI apresenta(m) ligações πdeslocalizadas.08) O(s) composto(s) do conjunto VII apresenta(m) cadeia(s) homogênea(s).16) O(s) composto(s) do conjunto V apresenta(m) três carbonos primários.

Questão 23▼▼

Conjunto I

ButanoMetil-propanoBenzenoEtinoCiclobutano1-buteno

Conjunto I

Conjunto II Conjunto IX

Conjunto III Conjunto VI Conjunto X Conjunto XI

Não Sim

Não Sim Não Sim

Conjunto IV Conjunto V

Não Sim

Conjunto VII Conjunto VIII

Não Sim

Compostos apresentamcadeia fechada?

Compostos podem sofrerreações de adição?

Compostos apresentamcadeia aromática?

Compostos apresentamcarbonos terciários?

Compostos apresentamduas ligações π entre dois átomos

de carbono consecutivos?

18UFPR/2004 ANGLO VESTIBULARES

01) Falsa.02) Falsa.04) Verdadeira. No benzeno temos as duplas ligações deslocalizadas (ressonância).08) Verdadeira.

H3C — CH — CH3—

CH3

Metilpropano = C4H10

Benzeno

HC ——— CH Etino

H2C — CH2— —

H2C — CH2

Ciclobutano

H2C —— CH — CH2 — CH3 1-buteno

H3C — CH2 — CH2 — CH3 Butano = C4H10

Conjunto I

Compostos apresentam cadeia fechada?

não sim

conjunto II conjunto IX

butano, metilpropanoetino, 1-buteno

benzenociclobutano

Compostos podem sofrerreações de adição

Compostos comcadeia aromática

simnão

conjunto X conjunto XI

simnão

conjunto III conjunto VI

butanometilpropano

etino1-buteno

ciclobutano benzeno

simnão

conjunto IV conjunto V

butano metilpropano

compostos apresentamcarbonos terciários?

simnão

conjunto VII conjunto VIII

1-buteno etino

compostos apresentamduas ligações π

Resolução

19UFPR/2004 ANGLO VESTIBULARES

16) Verdadeira.

Resposta: 04 + 08 + 16 = 28

Sobre a classificação dos compostos do conjunto I, segundo o esquema anterior, é correto afirmar:01) Os compostos dos conjuntos IV e V apresentam a mesma fórmula molecular.02) O(s) composto(s) do conjunto VIII apresenta(m) carbono(s) hibridado(s) sp.04) O ciclobutano pertence ao conjunto X.08) O metil-propano pertence ao conjunto IV.16) O conjunto II contém um isômero de um composto pertencente ao conjunto IX.

01) Verdadeira.

02) Verdadeira.

04) Verdadeira.08) Falsa.

16) Verdadeira.

Resposta: 01 + 02 + 04 + 16 = 23

Considere as definições de ácidos e bases e as informações a seguir.Ácido de Arrhenius — Espécie química que contém hidrogênio e que, em solução aquosa, produz o cátion hidro-gênio (H+).Ácido de Bronsted — Espécie química capaz de ceder prótons.Base de Lewis — Espécie química capaz de ceder pares de elétrons para formar ligações químicas.Ácido de Lewis — Espécie química capaz de receber pares de elétrons para formar ligações químicas.

A dissolução do AlCl3 em água produz uma solução com pH � 7. Durante a dissolução ocorre a interação dos

pares de elétrons não ligantes da água com os íons Al3+, formando ligações químicas (representadas na figurapor linhas tracejadas). Essa interação produz diversas espécies químicas hidratadas, uma das quais está represen-tada abaixo.

Números atômicos: H = 1; O = 8

(aq)

3+H H

O

H2O OH2

H2O OH2

OH2

Al

Questão 25▼▼

H2C — CH2— —

H2C — CH2C4H8 H2C —— CH — CH2 — CH3

H — C ——— C — H

sp sp

Resolução

Questão 24▼▼H3C — CH — CH3—

CH3

12

3

3 carbonos primários1 carbono terciário

20UFPR/2004 ANGLO VESTIBULARES

A presença da carga iônica positiva do Al3+ diminui a densidade eletrônica nas moléculas de água e, conseqüen-temente, facilita a retirada de um próton, como é mostrado a seguir.

Com relação ao exposto acima, é correto afirmar:

01) Na espécie [Al(H2O)6]3+, as moléculas de água comportam-se como base de Lewis em relação ao Al3+, o qualse comporta como ácido de Lewis.

02) Em uma solução aquosa de cloreto de alumínio, temos [H+] � 1,0 ⋅ 10–7 mol L–1.

04) Uma solução aquosa de cloreto de alumínio apresenta caráter ácido.

08) A espécie [Al(H2O)6]3+ comporta-se como ácido de Bronsted e de Arrhenius em relação às moléculas do sol-vente.

16) O processo de interação entre espécies do soluto e espécies do solvente é chamado de solvatação.

01) Verdadeira.

02) Falsa. Pelas informações do texto, se a dissolução do AlCl3 produziu uma solução de pH � 7, temos uma

solução ácida. Logo a [H+] � 10–7mol/L, considerando-se Kw = 10–14.

04) Verdadeira.

08) Verdadeira. Pelas próprias definições fornecidas no texto.

16) Verdadeira. Interações entre o cátion e as moléculas de água.

Resposta: 01 + 04 + 08 + 16 = 29

Na química orgânica, é freqüente a ocorrência de compostos diferentes apresentando a mesma fórmula molecular,fenômeno conhecido como isomeria. Os isômeros diferem pela maneira como os átomos estão distribuídos.Com relação à isomeria entre compostos orgânicos, é correto afirmar:01) O etoxi-etano é isômero do metoxi-propano.02) O 3-metil-1-propanol é isômero do 1-butanol.04) O nome 1,2-dimetilciclopropano designa um conjunto de isômeros, os quais apresentam isomeria geométrica

e óptica.08) A dimetilamina é um isômero da etilamina.16) O metanoato de metila e um de seus isômeros pertencem à mesma função química.

Questão 26▼▼

Al3+ + 6 O—

—x x

x x

ácidode Lewis

basede Lewis

1424314243H H

[Al(H2O)6]3+

Resolução

(aq)

3+H H

O

H2O OH2

H2O OH2

OH2

Al

(aq)

2+H

O

H2O OH2

H2O OH2

OH2

Al + H+(aq)

21UFPR/2004 ANGLO VESTIBULARES

01) Verdadeira.

Etoxi-etano H3C — CH2 — O — CH2 — CH3

Metoxi-Propano H3C — O — CH2 — CH2 — CH3

02) Falsa.

Essa nomenclatura está incorreta; a estrutura é do 1-butanol.

04) Verdadeira.

08) Verdadeira.

16) Falsa.

Resposta: 01 + 04 + 08 = 13

H — C——

O

O — CH3

metanoato de metila

éster C2H4O2

H3C — C——

O

OH

ácido acético

ácido

C2H7N H3C — CH2 — NH2

etilaminadimetilamina

H3C — NH—

CH3

H3C

C — C—

—C—

—H

——

H

CH3

cis-1,2-dimetilciclopropano

H2

H

C — C—

—C—

——

H

CH3

H2

H3C

C — C—

—C—

——

H

CH3

H2H3C

H

trans-1,2-dimetilciclopropano trans-1,2-dimetilciclopropano

antípodos ópticos

144424443

OH

H2C — C — CH2

CH3

H2

3-metil-1-propanol1442443

C4H10O

Resolução

22UFPR/2004 ANGLO VESTIBULARES

A observação dos fenômenos naturais leva-nos à percepção de que as coisas não permanecem as mesmas, estandoem constante transformação. Tal concepção já era defendida por Heráclito, um filósofo grego do século V a.C.,para quem tudo estaria em perpétua mudança. Essa concepção continua válida nos nossos dias, embora nem sem-pre seja fácil perceber as modificações que ocorrem em alguns sistemas; aprendemos, contudo, a representar ossistemas e as suas transformações. As figuras abaixo representam o mesmo sistema em momentos diferentes, nãonecessariamente na seqüência cronológica. Os círculos brancos e pretos representam moléculas de duas substân-cias diferentes. A fração B da figura II representa um líquido, e a C, um sólido.

Com base no texto e nas figuras, é correto afirmar:01) A figura II representa uma mistura heterogênea, na qual as frações B e C representam substâncias puras.02) A fração A da figura I e a fração D da figura IV representam misturas de mesma concentração.04) A fase gasosa só não está representada na figura II.08) A figura III representa um sistema constituído das fases sólida, líquida e gasosa.16) A seqüência cronológica das figuras é II → I → IV → III, representando processos de dissolução e de evapo-

ração.

01) Verdadeira.02) Falsa.

Figura I — 3 esferas pretas na fase líquida.Figura IV — 5 esferas pretas na fase líquida.

04) Verdadeira.É a única figura que não apresenta esferas brancas em movimento na parte superior dos sistemas.

08) Verdadeira.16) Verdadeira.

Resposta: 01 + 04 + 08 + 16 = 29

A corrosão dos metais é um processo de considerável importância econômica porque diminui a vida útil dos pro-dutos metálicos, cuja substituição é de custo elevado.Durante o processo de corrosão, os metais sofrem oxidação. O ferro, por exemplo, oxida-se, resultando na fer-rugem (Fe2O3.H2O). A transformação de ferro metálico em ferrugem só ocorrerá na presença de um agente oxi-dante. As semi-reações a seguir estão envolvidas no processo de corrosão do ferro.I — Fe3+(aq) + 3e– → Fe(s) E0 = –0,04VII — 2 H2O(líq) + 2e– → H2(g) + 2 OH–(aq) E0 = –0,41V

III — O2(g) + 4 H+(aq) + 4e– → 2 H2O(líq) E0 = +0,82V

Uma maneira simples de prevenir a corrosão consiste em proteger a superfície metálica pela pintura.Outra forma de proteção é a galvanização, que consiste na aplicação de uma camada de zinco à superfície doferro.

Questão 28▼▼

Resolução

A

Figura I

B

Figura II

C

Figura III Figura IV

D

Questão 27▼▼

23UFPR/2004 ANGLO VESTIBULARES

Grandes estruturas podem ser protegidas pela sua conexão a um bloco de zinco ou magnésio (ver figura abaixo,onde M representa Mg ou Zn). Conforme o caso, as semi-reações envolvidas são:

IV — Zn2+(aq) + 2e– → Zn(s) E0 = –0,76VV — Mg2+(aq) + 2e– → Mg(s) E0 = –2,36V

Com base no texto acima, é correto afirmar sobre o processo de corrosão do ferro:01) As semi-reações I e II indicam que uma película de água pura sobre a superfície do ferro é um poderoso oxi-

dante desse metal, resultando na ferrugem.02) A semi-reação III revela que o gás oxigênio favorece o processo de corrosão.04) Uma película de tinta previne a corrosão por impedir o contato do metal com o agente oxidante.08) Na galvanização, o zinco protege o ferro por ceder elétrons mais facilmente que este último.16) O zinco é um melhor redutor que o magnésio.

01) Falsa.Um poderoso agente oxidante deve apresentar um elevado potencial de redução.

02) Verdadeira.Na reação III temos o O2 se reduzindo (elevado potencial de redução), o que favorece a oxidação (corrosão) doferro.

04) Verdadeira.08) Verdadeira.

O zinco apresenta um potencial de redução menor do que o ferro, ou ainda um potencial de oxidação maiordo que o ferro (o zinco perde e– com maior facilidade).

16) Falsa.O magnésio apresenta um menor potencial de redução (–2,36V) ou ainda um maior potencial de oxidação;logo, é um melhor agente redutor.

Resposta: 02 + 04 + 08 = 14

A figura ao lado representa um cilindro cujas paredes permitem trocas deenergia térmica com o meio ambiente. O cilindro é dotado de um êmbolomóvel, cuja massa e atrito com as paredes são supostamente desprezíveis. Nointerior do cilindro, previamente evacuado, é introduzida uma certa quanti-dade de NO2, um gás de cor marrom-avermelhada.

Esse é o sistema no seu estado inicial, o qual sofre uma reação segundo aequação a seguir.

2NO2(g) → N2O4(g)

O N2O4 produzido é um gás incolor, que por sua vez reage como represen-tado pela equação abaixo.

N2O4(g) → 2NO2(g)

pressãoatmosférica

Questão 29▼▼

Resolução

Ferro

M

24UFPR/2004 ANGLO VESTIBULARES

Após a introdução do NO2 no recipiente previamente evacuado, são feitas as seguintes observações:— o êmbolo movimenta-se;— a intensidade da cor do gás é alterada.

Depois de algum tempo, as alterações acima cessam. A partir de então, o volume e a intensidade da cor do gáspermanecem constantes, e o sistema atinge o estado de equilíbrio, expresso pela equação abaixo.

2NO2(g) →← N2O4(g)

Dados: Entalpia de formação do NO2(g): +33kJmol–1

Entalpia de formação do N2O4(g): +9kJmol–1

Com relação ao texto acima e considerando as propriedades do estado gasoso, é correto afirmar:01) No estado de equilíbrio, as moléculas de NO2 não reagem mais para formar o N2O4.02) Supondo que no estado de equilíbrio a temperatura do gás seja igual à inicial, o volume do gás nesse estado

é maior que o volume inicial.04) No estado de equilíbrio ocorre uma mistura de gases e, por essa razão, a intensidade da cor do sistema gasoso

é menor que a inicial.08) Para que a temperatura não se altere durante a transição do estado inicial para o estado de equilíbrio, o sis-

tema deverá transferir calor para o ambiente.16) Partindo-se do sistema no estado de equilíbrio, uma movimentação do êmbolo ocasionada por forças exter-

nas para restabelecer o volume inicial aumentará a intensidade da cor do gás.

01) Falsa.No equilíbrio, ocorrem simultaneamente as reações direta e inversa.

02) Falsa.2NO2(g) →← N2O4(g)

2mol 1mol(2V) (1V)

Como ocorreu uma diminuição do número de mol, teremos uma diminuição do volume a temperaturaconstante.

04) Verdadeira.No início ⇒ somente moléculas de NO2.

(cor intensa)

No equilíbrio ⇒

Parte das moléculas de NO2 se transformaram em N2O4; logo, a colaboração é menos intensa.

08) Verdadeira.16) Verdadeira.

Ocorrendo um aumento do volume, o equilíbrio se desloca para a esquerda, favorecendo a formação doNO2 (aumenta a intensidade da cor).

Resposta: 04 + 08 + 16 = 28

A introdução da balança, no século XVIII, por Lavoisier, levou à percepção de que as transformações químicas sãoregidas por leis naturais, como as enunciadas a seguir:

“A massa total de um sistema fechado não varia, qualquer que seja o processo químico que nele venha a ocor-rer.” (Lavoisier)

“Uma determinada substância, qualquer que seja a sua origem, é sempre formada pelos mesmos elementos quími-cos, combinados na mesma proporção em massa.” (Proust)

Questão 30▼▼

moléculas de NO2e

N2O4

Resolução

25UFPR/2004 ANGLO VESTIBULARES

Com relação a essas leis ponderais, suponha que dois elementos químicos hipotéticos A e B combinam-se para for-mar dois compostos diferentes, X e Y. Considere as informações seguintes sobre a formação desses dois compostos.I — Uma mistura contém inicialmente 30g de A e 65g de B. Em determinadas condições, A combina-se com B for-

mando o composto X, permanecendo 5,0g de B sem se combinar.II — Em outras condições, a partir de uma mistura contendo inicialmente 14g de A e 30g de B, o composto Y foi

obtido, permanecendo 4,0g de A sem se combinar.

Com base nessas informações, é correto afirmar:01) Em I e II foram produzidos, respectivamente, 90g de composto X e 40g de composto Y.02) Para formar o composto X, cada grama de A necessita de 2,0 g de B.04) Para produzir 12g do composto Y, serão necessários 3,0g de A e 9,0g de B.08) As massas de B que se combinam com a mesma massa de A para formar os compostos X e Y, respectivamente,

obedecem à proporção de 3 para 2.16) As massas de A que se combinam com 6,0g de B para formar os compostos X e Y são, respectivamente, 2,0g

e 3,0g.

I.

A + B → X

30g 65g 90g

Excesso5g de B

II.

A + B → Y

14g 30g 40g

Excesso4g de A

01) Verdadeira.02) Verdadeira.04) Verdadeira.

A + B → Y

1 : 3 : 4

3g 9g 12g

08) Falsa.

16) Falsa.

A + B → X

1 : 2 : 3

3g 6g

Resposta: 01 + 02 + 04 = 07

1 : 3 : 4

1 : 2 : 3

Resolução

26UFPR/2004 ANGLO VESTIBULARES

27UFPR/2004 ANGLO VESTIBULARES

“O Relatório de Desenvolvimento Humano (RDH) 2002 da Organização das Nações Unidas (ONU) registra que oBrasil subiu 16 posições no ranking do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) desde a criação do índice, em1975. O Brasil, com isso, é o país que mais avançou no ranking. A alta do IDH brasileiro deve-se, principalmente, àampliação do acesso à educação e à melhoria na expectativa de vida. Em 2001, o índice do país atingiu 0,777, masa ONU alerta que há regiões brasileiras que têm IDHs equivalentes ao da Europa, e outras, IDHs típicos da África.”

(Adaptado de Primeira Leitura, n. 886, 8 jul. 2003. Disponívelem: <http://www.primeiraleitura.com.br> Acesso em: 9 jul. 2003.)

Sobre o assunto, é correto afirmar:01) A ampliação do acesso da população mais pobre aos serviços de educação e saúde deve-se aos abrangen-

tes programas de distribuição de renda criados a partir da redemocratização do país, nos anos 80.02) O IDH alcançado pelo Brasil em 2001 coloca-o muito perto de ingressar no grupo de países classificados

como de Alto Desenvolvimento Humano, os quais apresentam índices iguais ou maiores que 0,800.04) O IDH é um indicador útil para comparar o nível de qualidade de vida entre países, mas não serve para ava-

liar a evolução da qualidade de vida de um país ao longo do tempo.08) Nos países de passado colonial, as regiões de ocupação mais antiga apresentam maior desenvolvimento eco-

nômico e social, fato que explica por que as regiões brasileiras primeiramente ocupadas pelos portuguesesapresentam IDHs mais elevados que aquelas de ocupação recente.

O IDH (Índice de Desenvolvimento Humano), criado pela ONU, tem como finalidade apontar a situação socioe-conômica dos habitantes de países e regiões, além de apresentar a evolução da qualidade de sua vida (aocontrário do que afirma o item 04). Nas últimas décadas, a sociedade brasileira tem sofrido muito com o descasodas autoridades, e isso tem criado um abismo cada vez maior entre a população mais rica e a mais pobre, o quese comprova pela má distribuição de renda, diferentemente do que diz o item 04. Por fim, ao contrário do queafirma o item 08, o nível de IDH não tem relação com as datas de colonização dos diferentes locais.

Resposta: 02

O gráfico abaixo apresenta dados sobre os conflitos agrários no Brasil entre os anos de 1995 e 2003.

Conflitos agrários no Brasil1995-2003*

41

5430

446

4727

236

10

1420

184

22397

145

455 502

0

100

200

300

400

500

600

1998 2000 2001 2002 200319961995 1997 1999Fonte: Ministério do Desenvolvimento Agrário.

*Os dados de 2003 referem-se ao período que vai até o dia 31 de agosto.

103158

Número de Mortes

Número de Invasões

Questão 32▼▼

Resolução

Questão 31▼▼

AAARRR AAAIIIOOO FFFGGGEEEGGG

Sobre esses conflitos, é correto afirmar:01) Como os conflitos agrários são decorrência direta da elevada concentração fundiária do país, as mudanças

observadas nos dados são reflexo das variações no nível de concentração a cada ano.02) A edição, no ano 2000, de uma Medida Provisória que pune as invasões, suspendendo as vistorias em terras

invadidas, levou os movimentos sociais de sem-terra a investir mais em outras formas de pressão.04) A elevação dos conflitos no ano de 2003 deveu-se ao cancelamento dos investimentos previstos para o assen-

tamento de famílias sem-terra nesse ano.08) A intensificação dos conflitos agrários é reflexo da crise econômica, de modo que os anos de maior crescimen-

to do PIB e de diminuição do desemprego são aqueles em que há queda acentuada do número de mortes e deinvasões.

A concentração fundiária não variou segundo os altos e baixos do gráfico, tornando falsa a afirmação 01. Quan-to à frase 02, no período que antecedeu a edição da Medida Provisória a insatisfação do MST era grande a pontode serem observadas invasões e conflitos por todo o Brasil. Em resposta a esses ataques, o Governo Federalimplantou uma política mais rígida, forçando o MST a realmente buscar outras formas de pressão. Em 2003 nãoocorreu cancelamento de investimentos em assentamentos de famílias, como dito em 04. Por fim, não há umarelação direta entre as variações do gráfico e os níveis de crescimento do PIB ou de alteração das taxas de de-semprego.

Resposta: 02

“O FMI não empresta diretamente grandes quantidades de dinheiro, mas tem um importante papel de fiscalizadordos pagamentos, motivo pelo qual é apoiado pelos banqueiros internacionais. Para exercer essa função, o Fundoprocura impor aos países endividados uma política econômica recessiva, pois exige a redução dos gastos públicos(prejudicando os setores de saúde e educação) e uma política de juros altos e de contenção dos reajustes salariaispara controlar a inflação. Devido aos altos custos sociais dessa política, o FMI costuma ser alvo de violentos protestospopulares em países endividados, tais como Venezuela, Peru e Rússia.”

(Adaptado de VESENTINI, J. W. Sociedade e espaço: geografia geral e do Brasil. 37. ed. São Paulo: Ática, 1996. p. 83.)

Sobre o problema da dívida externa dos países subdesenvolvidos e o papel do FMI, é correto afirmar:

01) O FMI foi instituído pela ONU em atendimento às reivindicações dos países subdesenvolvidos, os quais necessi-tam de empréstimos dessa instituição para saldar suas dívidas.

02) Nos últimos anos, o FMI já não se limita a propor políticas recessivas para estabilizar a economia, mas tambémreformas destinadas a reduzir as funções econômicas do Estado, como privatizações.

04) No Brasil, ao contrário da Argentina, a estratégia de decretar moratória da dívida externa para obter conces-sões do FMI não está sendo posta em prática.

08) Os economistas do FMI se utilizam sempre de um discurso técnico, mas o fato é que as negociações com os paí-ses endividados dependem também de fatores políticos e diplomáticos, como se pode observar na diferençaentre o tratamento dado à Rússia e à Argentina quando esses países declararam moratória, em 1998 e 2001,respectivamente.

16) A postergação de alguns pagamentos da dívida externa como primeiro passo para renegociar os termos dosacordos com o Fundo é uma forma de moratória negociada.

Criado ainda sob influência da Segunda Guerra Mundial, em 1944, na Conferência de Bretton Woods, o FMI temcomo objetivo básico reger e fiscalizar a estabilidade monetária internacional, com a cooperação de seus maisde 180 países membros. Também tem como finalidade estabelecer o equilíbrio nas balanças de pagamentos dospaíses membros; portanto, a afirmação 01 é falsa, pois a criação do Fundo se deu antes da formação da ONU, eseu atendimento é realizado apenas para os países que são seus membros.

Resposta: 02 + 04 + 08 + 16 = 30

Resolução

Questão 33▼▼

Resolução

28UFPR/2004 ANGLO VESTIBULARES

“No cinturão de máxima diversidade biológica do planeta (...) a Amazônia se destaca pela extraordinária continui-dade de suas florestas, pela ordem de grandeza de sua principal rede hidrográfica e pelas sutis variações de seusecossistemas.”

(AB’SABER, A. Os domínios da natureza no Brasil: potencialidades paisagísticas. São Paulo: Ateliê Editorial, 2003.)

Sobre a Amazônia, é correto afirmar:01) A Amazônia, domínio das florestas ombrófilas (pluviais), tem como um dos seus limites naturais a porção orien-

tal dos Andes e ocupa áreas da Venezuela, Colômbia, Equador, Peru e Bolívia, além do Brasil.02) A presença da floresta prende-se, prioritariamente, à alta incidência de energia solar, à entrada de massas de

ar úmido e à baixa amplitude térmica, determinadas pela sua posição geográfica.04) O regime do rio Amazonas, principal eixo da rede hidrográfica da Amazônia, é predominantemente pluvial,

embora suas nascentes estejam relacionadas ao regime nival.08) Devido ao intenso desmatamento que se verifica na Amazônia, a floresta está se restringindo às proximidades

dos grandes rios, ou seja, está sendo transformada em florestas-de-galeria.16) Durante o período de cheias, a floresta amazônica permanece inundada em praticamente toda a sua extensão.

Conhecida como domínio morfoclimático equatorial, a floresta amazônica caracteriza-se por apresentar umaexuberância de fauna e flora. O território amazônico é coberto por uma densa floresta, apresentando aindacerca de 85% de sua extensão intacta, o que invalida a afirmação 08. Caracteriza-se também por apresentartrês tipos de vegetações, conhecidas como mata de igapó, mata de várzea e mata de terra firme, e apenas aprimeira encontra-se o ano inteiro coberta por água, o que invalida a afirmação 16.

Resposta: 01 + 02 + 04 = 07

“O espaço vital para a sobrevivência humana é claramente delimitado. Grigoriev, em 1968, denominou-o estratogeográfico terrestre e o definiu como espaço limitado pela litosfera, como piso, e pela estratosfera, onde está acamada de ozônio, como teto.”

(ROSS, J. L. S. Geografia do Brasil. São Paulo: EDUSP, 1996.)

Sobre o tema, é correto afirmar:01) A litosfera compreende a camada externa da Terra constituída por rochas e minerais, caracterizando-se por sua

fragmentação em placas tectônicas.02) O estrato geográfico terrestre compreende a interação das superfícies de contato entre a atmosfera, a litosfera

e a hidrosfera, onde homens, animais e vegetais vivem naturalmente.04) Para a vida, em todas as suas manifestações, a parte mais importante da atmosfera é a exosfera, por ser uma

camada protetora dos raios solares.08) A distribuição da fauna e da flora na superfície terrestre explica-se pelas manifestações vulcânicas que têm ocor-

rido nos períodos geológicos recentes.16) Os fenômenos da natureza contidos no estrato geográfico são resultantes da combinação de forças provenien-

tes do interior da Terra, da força gravitacional e da ação da energia solar.

A exosfera, camada pertencente à termosfera, está a mais de 90km de altitude, não englobando portanto acamada de ozônio — este, uma substância gasosa encontrada na estratosfera (e que chega no máximo até45km de altitude), o que invalida a afirmação 04. A distribuição atual da flora e da fauna pelo planeta temcausas múltiplas e inter-relacionadas, não estando entre as mais importantes, em períodos geológicos recen-tes, as manifestações vulcânicas, o que invalida a afirmação 08.

Resposta: 01 + 02 + 16 = 19

Resolução

Questão 35▼▼

Resolução

Questão 34▼▼

29UFPR/2004 ANGLO VESTIBULARES

Observe a tabela abaixo e indique a(s) alternativa(s) correta(s).

01) Os países subdesenvolvidos apresentam maior percentual de população inativa, o que se deve, em grande par-te, às suas altas taxas de natalidade.

02) As estatísticas oficiais, por buscarem a comparabilidade internacional dos dados, superestimam em certa medi-da a população inativa dos países subdesenvolvidos, visto que o conceito de população inativa exclui os meno-res de 14 e os maiores de 65 anos, quando se sabe que a pobreza obriga muitas crianças e idosos a trabalhar.

04) Para tornar mais precisas as estatísticas de população inativa, os institutos de pesquisa incluem os desemprega-dos nessa categoria.

08) Em países como o Brasil, grande parte da população ativa está ocupada no mercado de trabalho informal oudesempregada, em decorrência também do fato de que a mecanização da agricultura libera um contingentede mão-de-obra que não é inteiramente absorvido pelas atividades urbanas do setor formal.

16) A posição intermediária ocupada pelo Brasil na tabela reflete um processo de transição demográfica ainda emcurso, resultante do desenvolvimento alcançado pelo país nas últimas décadas.

Há diferentes formas de estimar a chamada população economicamente ativa (PEA). Segundo o IBGE, o índicede desemprego é avaliado pelo número de pessoas que, no período de referência, estavam disponíveis para tra-balhar e procurando trabalho. O Seade e o Dieese adotam o critério de desemprego total, que engloba tam-bém o desemprego oculto, ou seja, inclui aqueles que não procuraram emprego por desalento (por perderema esperança de encontrá-lo) ou porque estavam exercendo um trabalho precário. Esses cálculos levam a resul-tados muito diferentes. A chamada população inativa já não pode ser comparada com o índice de desempre-gados e ser assim inserida no estudo da PEA, pois engloba parte da população que ainda não apresenta idadesuficiente para trabalhar. Portanto, a afirmação 04 torna-se falsa quando diz que os institutos de pesquisa in-cluem os desempregados nessa categoria.

Resposta: 01 + 02 + 08 + 16 = 27

Na atualidade, algumas regiões do globo estão momentaneamente sob a ação de temperaturas mais elevadasque o normal, como pode ser observado no seguinte texto:

“O aquecimento global é uma perspectiva assustadora que provoca visões de marés altas engolindo cidades à beira--mar, além de outros cataclismos. Mas, para os vitivinicultores, especialmente os das regiões viticultoras de clima his-toricamente frio, as mudanças climáticas já exercem efeito sobre suas vidas e seus vinhos. ‘O aquecimento tem sidoótimo, não há dúvida alguma’, disse Johannes Selbach, de Zeltingen, na Alemanha, onde sua família cultiva vinhasdesde o século 17 às margens do rio Mosel. ‘Veja só a seqüência de ótimas safras que tivemos. Desde 1988 até esteano, o clima tem sido bem mais quente do que em qualquer outro momento em minha vida’.”

(ASIMOV, E. Calor global é bom, ao menos para o vinho. Folha de S.Paulo, 10 ago. 2003.)

Sobre aquecimento global, é correto afirmar:01) As chuvas ácidas são apontadas pelos cientistas como uma das causas do aquecimento global.02) Mudanças na composição atmosférica provocadas pela crescente concentração de gases como o metano e o

dióxido de carbono interferem no efeito estufa.

Questão 37▼▼

Resolução

Países Selecionados População Ativa População Inativa

Bangladesh

Suécia 52,3% 47,7%

Japão 52,2% 47,8%

Brasil 43,2% 56,8%

Congo 31,1% 68,9%

28,0% 72,0%

Fonte: VESENTINI, J. W. Sociedade e espaço: geografia geral e do Brasil. 37. ed.São Paulo: Ática, 1996. p. 224. Dados Básicos: International Labor Office.

Yearbook of Labor Statistics, 1995.

Questão 36▼▼

30UFPR/2004 ANGLO VESTIBULARES

04) Em princípio, o efeito estufa é um fenômeno natural que mantém o equilíbrio térmico do planeta.08) Os EUA, embora sejam o país de maior emissão dos gases que contribuem para uma gradativa elevação das

médias térmicas no planeta, negam-se a ratificar o Protocolo de Kioto.16) Os grandes centros industriais e os automóveis contribuem maciçamente para o aumento da temperatura da

atmosfera e, conseqüentemente, para o aquecimento global.

A afirmação 01 é a única falsa, pois o texto usado no enunciado não diz que as chuvas ácidas são um dos fatoresresponsáveis pelo aquecimento global. Este fenômeno decorre da combinação do vapor de água com os resí-duos, presentes na atmosfera, resultantes da queima de combustíveis fósseis (como os óxidos de nitrogênio eenxofre).

Resposta: 02 + 04 + 08 + 16 = 30

A Antártida, por sua localização e características sui-generis, tem sido palco de uma série de estudos científicos.Sobre as características físicas do continente antártico, é correto afirmar:01) As missões científicas são programadas para alcançar o continente antártico durante os meses de verão no

hemisfério Sul, por ser a única estação que apresenta condições favoráveis de deslocamento, seja poraviões, seja por navios.

02) A capa de gelo que se assenta sobre a Antártida é proveniente do seu isolamento em relação aos demaiscontinentes.

04) A duração dos dias e das noites adquire uma característica distinta no pólo Sul: de abril a setembro,prevalece a penumbra, ao passo que, de outubro a março, a penumbra é gradativamente substituída pelaluz contínua.

08) O frio polar pode ser explicado pela relação inversa entre insolação e latitude: quanto maior a latitude,menor a quantidade de calor que o solo recebe por unidade de área, devido à inclinação dos raios solares.

16) A permanência de baixas temperaturas não permite a presença de vida animal nas águas que circundam o con-tinente antártico.

A cobertura de gelo encontrada no pólo Sul (Antártida) teve sua formação ligada à variação angular da Terra emrelação ao plano da eclíptica (órbita da Terra em torno do Sol), que reduz a incidência de raios solares nesta região,transformando-a em uma área de clima extremamente frio. Isso torna a afirmação 02 falsa. A afirmação 16 tambémestá errada, pois, ao longo dos mares que circundam a Antártida e, principalmente, nas bordas emersas do conti-nente, a vida animal é abundante, destacando-se os pingüins, leões-marinhos, krill, entre outros.

Resposta: 01 + 04 + 08 = 13

“O furacão Isabel perdeu força, mas continuava a ser uma tempestade forte que, na terça-feira, se locomovia pelooceano Atlântico rumo à costa leste dos EUA, informaram os meteorologistas. Os ventos máximos do Isabel chega-vam agora a 185 quilômetros por hora. Na direção e velocidade atuais, o furacão atingiria o estado da Carolina doNorte na quinta-feira e depois rumaria para o norte, passando perto de Washington, disse o Centro Nacional deFuracões dos EUA em Miami, Estados Unidos.”

(Agência Reuters. Disponível em: <http://noticiasuol.com.br>. Acesso em: 16 set. 2003.)

Essa é uma notícia comum, sobre furacões que passam pelo Caribe e alcançam os EUA, fazendo parte da dinâ-mica atmosférica. Sobre o tema, é correto afirmar:01) A atmosfera tem uma dinâmica própria e está sempre em movimento, de acordo com as diferenças de pressão

e temperatura do ar sobre distintas áreas da superfície terrestre.02) Os ventos sopram de áreas de baixa pressão para áreas de alta pressão.04) Os furacões ou ciclones tropicais são gigantescos redemoinhos atmosféricos, nos quais os ventos giram com

enorme violência em torno de um centro de baixa pressão.

Questão 39▼▼

Resolução

Questão 38▼▼

Resolução

31UFPR/2004 ANGLO VESTIBULARES

08) As monções são ventos resultantes da diferença de pressão existente entre grandes massas continentais e osoceanos, mudando periodicamente de direção, conforme as estações do ano.

16) Os ventos que sopram nas regiões intertropicais do norte e do sul em direção à linha do equador apresentamum desvio devido ao movimento de rotação da Terra.

A formação de ventos ocorre pelo deslocamento do ar de áreas de alta pressão atmosférica (grande densidadedo ar e maior massa) para as de baixa pressão atmosférica (menor densidade e menor massa), ao contrário doque a afirmativa 02 aponta.

Resposta: 01 + 04 + 08 + 16 = 29

“Observa-se desde a campanha norte-americana no Afeganistão o início de uma nova luta por zonas deinfluência, que deixam as fronteiras asiáticas sujeitas a pressões em que se misturam interesses das potênciasregionais (China e Índia), disputas e impasses territoriais, uma miscelânea de ‘zonas proibidas’, dominadas porcartéis de produtores de drogas e chefes tribais, rotas de comércio intermitentes e, por fim, para embaralharainda mais o tabuleiro, a penetração agressiva dos EUA. Como resultado, China e Índia, em comunicado con-junto, manifestaram seu ‘alarme ante a ação militar americana no Iraque’.”

(Adaptado de Primeira Leitura, n. 18, ago. 2003.)

Com base no texto, é correto afirmar:01) A ação dos EUA no Iraque está ligada a interesses geopolíticos que vão muito além do combate ao terrorismo.02) Apesar das novas tecnologias, as disputas geopolíticas contemporâneas são motivadas por fatores geográficos

tradicionalmente importantes nas relações internacionais, como a distribuição de recursos naturais, o controlesobre posições estratégicas e as diferenciações nacionais e regionais criadas pela combinação de inúmeros ele-mentos políticos, econômicos e culturais.

04) A geopolítica mundial continua sendo definida pelos conflitos entre EUA e Rússia, que são as maiores potên-cias nucleares do planeta, pois as potências regionais precisam se aliar a um dos lados em disputa para garan-tir suas áreas de influência.

08) A geopolítica atual é marcada pela ascensão de agentes econômicos e políticos que atuam independentementedos Estados nacionais e são capazes de ameaçar sua segurança e soberania.

16) O interesse dos EUA em redemocratizar os países do Oriente Médio causa preocupação aos regimes ditatoriaisda China e da Índia porque a expansão da democracia pode torná-los diplomaticamente isolados no contextoasiático.

Com base no texto, verifica-se que a afirmação 04 erra ao dizer que os conflitos mundiais hoje são provocados pe-las duas potências, EUA e Rússia, quando o conflito entre estes países foi intenso durante a Guerra Fria (1945-1991). Além disso, naquela época, o pólo socialista mais importante era a URSS (sendo a Rússia apenas umade suas Repúblicas). O término desse período, determinado pela queda do muro de Berlim (1989) e pelo fim daURSS (1991), criou uma espécie de vitória da ideologia capitalista. A afirmação 16 erra ao declarar que a Índia apre-senta um regime ditatorial, quando na verdade o país vive sob regime democrático.

Resposta: 01+ 02 + 08 = 11

Resolução

Questão 40▼▼

Resolução

32UFPR/2004 ANGLO VESTIBULARES

Com relação à sociedade e à política no mundo romano, é correto afirmar:01) A República romana, instaurada após a deposição de Rômulo, foi inicialmente dominada pelos patrícios, deten-

tores da cidadania romana plena.02) Entre as conquistas políticas da plebe inclui-se a aceitação pelos patrícios de que o resultado do plebiscito pas-

sasse a ter força de lei para todo o Estado romano.04) Na República romana existiam poucos escravos, e, por esse motivo, não ocorreram revoltas servis.08) Com Otaviano Augusto foi instituído o Principado, que corresponde à fase de implantação do Império romano,

extinguindo-se a República enquanto sistema político.16) Pelo Édito de Caracala (212 d.C.), o direito de cidadania romana foi estendido a todos os habitantes livres do

Império romano.

A República romana, instaurada após a deposição de Rômulo, tinha características oligárquicas, pois sua principalinstituição, o Senado, era dominada por uma elite privilegiada (os patrícios) e marginalizava outros setores da so-ciedade (os plebeus). Porém, após inúmeras lutas sociais, os plebeus conseguiram algumas concessões: o resulta-do dos plebiscitos passava a ter força de lei para todo o Estado romano. A expansão territorial de Roma, iniciadana República e intensificada na época do Império, ampliou muito o número de povos conquistados que perten-ciam aos domínios romanos, mas o direito de cidadania só foi estendido a todos os habitantes libertos em 212 d.C.,com o Édito de Caracala.

Resposta: 02 + 08 + 16 = 26

“(...) Na sexta-feira (7 de abril) foram de novo prestadas homenagens ao conde, as quais eram feitas por esta ordem,em expressão de fidelidade e garantia. Primeiro prestaram homenagem desta maneira: o conde perguntou (ao vas-salo) se ele desejava tornar-se o seu homem, sem reservas, ele respondeu: Quero; então, tendo juntas as mãos, colo-cou-as entre as mãos do conde e aliaram-se por beijo. Em segundo lugar, aquele que havia prestado homenagemjurou fidelidade ao porta-voz do conde, com estas palavras: Comprometo-me por minha fé a ser fiel daqui por di-ante ao conde Guilherme e a cumprir integralmente a minha homenagem, de boa-fé e sem dolo, contra todos; e,em terceiro lugar, jurou o mesmo sobre as relíquias dos santos.”

(Galberto Brugense. Vita Karoli Comitis Flandriae. Monumenta Germanica Historica. Scriptores, apud PEDRERO-SÁNCHEZ, M. G. História da Idade Média. São Paulo: Editora da UNESP, 2000. p. 96.)

As relações feudo-vassálicas representam o sistema feudal, caracterizando-se pela vinculação pessoal entre umsenhor e seu vassalo. Ainda que haja inúmeras variantes regionais da aplicação desse modelo sociopolítico, oselementos que as compõem e a natureza das vinculações mantêm-se as mesmas. Sobre esse modelo, é corretoafirmar:01) As relações feudo-vassálicas explicam as intensas atividades comerciais estabelecidas entre senhores feudais e

a aristocracia guerreira.02) O vínculo vassálico que une um senhor a seu vassalo constitui uma iniciativa de estruturação, controle e unidade

dos grupos privilegiados.04) O senhor cobra do vassalo fidelidade e serviço e oferece em troca proteção e benefício.08) O feudo constitui um dos elementos fundamentais da relação feudo-vassálica e materializa o benefitium que

o senhor oferece ao vassalo em troca de sua fidelidade.16) As relações feudo-vassálicas envolvem um senhor, que é sempre poderoso, de preferência um conde, e um vas-

salo, servo de seu senhorio.

Questão 42▼▼

Resolução

Questão 41▼▼

33UFPR/2004 ANGLO VESTIBULARES

AAAIIISSSIIIHHH RRRÓÓÓTTT

As relações feudo-vassálicas eram a base da aliança entre os nobres durante a Idade Média. Sua origem remontaàs antigas relações, conhecidas como comitatus, entre os chefes guerreiros das tribos bárbaras germânicas. O vín-culo vassálico surgia da doação de terras de um nobre (suserano) para outro nobre (vassalo), concretizada na ceri-mônia conhecida como homenagem. A colaboração mútua ia além da ajuda militar, pois existia também a obriga-ção de hospedar o senhor em caso de viagem, ou ajuda na montagem de tribunais feudais, entre outras coisas.

Resposta: 02 + 04 + 08 = 14

“E há de se entender o seguinte: que um príncipe, e especialmente um príncipe novo, não pode observar todas ascoisas a que são obrigados os homens considerados bons, sendo freqüentemente forçado, para manter o governo,a agir contra a caridade, a fé, a humanidade, a religião. É necessário, por isso, que possua ânimo disposto a voltar--se para a direção a que os ventos e as variações da sorte o impelirem, e, como disse mais acima, não partir do bem,mas, podendo, saber entrar para o mal, se a isso estiver obrigado.”

(MAQUIAVEL, N. O Príncipe. São Paulo: Abril Cultural, 1973. p. 80. Coleção Os Pensadores.)

Ao oferecer seus conselhos a Lourenço de Médici, Maquiavel tornou público um dos textos mais importantes doRenascimento sobre o exercício do poder e a manutenção do Estado moderno. Sobre o tema, é correto afirmar:01) O texto de Maquiavel trata de um fenômeno político que surge em toda a Europa no século XVI, decorrente

do despertar de um forte sentimento revolucionário que uniu monarquia, burguesia e camponeses contra ossenhores feudais.

02) Ao testemunhar as vicissitudes políticas de Florença, Maquiavel inspirou-se nas atitudes dos príncipes e do papa-do para escrever um tratado no qual admitia que a moral, nos assuntos políticos, devia ser relativa ao objetivoprincipal dos príncipes, a saber, manter o Estado.

04) Para fortalecer o seu poder internamente e garantir a supremacia frente aos outros Estados, o monarca moder-no passou a contar com exército próprio, tanto que as expedições militares passaram a ser financiadas pelo erá-rio público.

08) Uma fonte segura de financiamento das monarquias modernas foi a expropriação das terras da nobreza.16) A arquitetura, as artes, os espetáculos, as cerimônias e os rituais políticos foram manifestações do poder mo-

nárquico, que não era exercido só pela força, mas também pelo carisma e pela mística da majestade real.

Nicolau Maquiavel, um dos homens do Renascimento, considerado um dos principais teóricos do Estado absolutista,defende em seu livro, O Príncipe, que a ética e a moral devem se separar da política. No século XVI, a formação dasmonarquias nacionais levou a aliança entre os reis e a burguesia, surgindo dessa união o Estado absolutista moder-no, que baseava sua economia nas práticas mercantilistas, incentivando o comércio e as grandes navegações.

Resposta: 02 + 04 + 16 = 22

Sobre o processo de acumulação primitiva do capital na Inglaterra, ocorrido no período correspondente àtransição do feudalismo para o capitalismo, e algumas de suas conseqüências, é correto afirmar:01) Coincide com o período em que a coroa inglesa estendeu seus domínios para o continente africano.02) A acumulação de capital deu-se particularmente no campo, em função da elevação das rendas dos proprietários

e da exploração da terra segundo critérios capitalistas.04) Os cercamentos estão na origem da expropriação dos camponeses e do desmantelamento das formas de vida

comunitárias, tendo lançado na miséria grandes contingentes de homens e mulheres. Essas pessoas foram dura-mente perseguidas pela legislação de combate à mendicância e à vagabundagem durante os períodos Tudor eStuart.

08) Grande parte do capital oriundo da atividade mercantil foi aplicada na produção têxtil.16) Os cercamentos não foram aceitos passivamente pela população. Pode-se afirmar, com base em sermões, can-

ções e outras formas de expressão da cultura popular, que houve um movimento de resistência mais ou menosviolento na Inglaterra contra o despovoamento e o empobrecimento das regiões transformadas em áreas depastagens e de criação do gado lanígero.

Questão 44▼▼

Resolução

Questão 43▼▼Resolução

34UFPR/2004 ANGLO VESTIBULARES

O processo de acumulação primitiva de capital na Inglaterra foi anterior à Revolução Industrial e à expansão neo-colonialista no século XIX, na África e na Ásia, e se tornou uma das razões do pioneirismo inglês no desenvol-vimento industrial. Essa acumulação deveu-se a dois fatores principais: a intensa atividade mercantil e a explora-ção das terras (cercamentos) pelos grandes proprietários. O primeiro fator gerou elevados capitais; o segundo le-vou ao êxodo rural, que forneceu mão-de-obra para a indústria nascente.

Resposta: 02 + 04 + 08 + 16 = 30

“Muito mais que apenas discriminação ou preconceito racial, o racismo é uma doutrina que afirma haverrelação entre características raciais e culturais e que algumas raças são, por natureza, superiores a outras. (...)O racismo deforma o sentido científico do conceito de raça, utilizando-o para caracterizar diferenças reli-giosas, lingüísticas e culturais.”

(CARNEIRO, M. L. T. O racismo na História do Brasil. São Paulo: Ática, 1994. p. 6.)

Se o conhecimento da História é o estudo do passado para a compreensão do tempo presente, sobre o racis-mo é correto afirmar:01) No Brasil, herdaram-se diversos preconceitos do passado escravista, como a imagem de inferioridade do negro

e de indolência do índio.02) Os novos movimentos nacionalistas na Europa, dentre os quais pode-se citar o neonazismo, são herdeiros dos

movimentos que se deixaram orientar por doutrinas racistas.04) Nos Estados Unidos, o racismo é combatido em nome da eugenia.08) Nos campos de concentração, Hitler internou tão-somente a população de origem judaica, objeto de sua políti-

ca de “limpeza étnica”.16) O anti-semitismo, que já era difundido em toda a Europa desde meados do século XIX, foi instrumentalizado

politicamente pelos nazistas em nome da defesa da raça ariana, o que reforçou o poder carismático de Hitler.

O racismo se manifestou ao longo da História em vários momentos e sob diversas formas. O Brasil, embora seja umpaís de grande diversidade étnica e caracterizado por uma enorme miscigenação, herdou de seu passado escravistamuitos preconceitos, como a imagem de inferioridade do negro e de indolência do índio, ainda presentes na socie-dade atual. Muitas vezes, o racismo foi utilizado de forma política pelo Estado, como no caso dos nazistas que, lide-rados por Hitler, empreenderam um genocídio em seus campos de concentração em nome da defesa da raça aria-na. Atualmente, em várias partes do mundo, movimentos nacionalistas, embasados em doutrinas racistas, como osneonazistas, mantêm uma herança de ódio e preconceito racial, que por vezes se manifestam de forma violenta.

Resposta: 01 + 02 + 16 = 19

Embora noticiado como “nova ordem mundial”, o processo de globalização é bem mais antigo. Desde 1493, umabula papal concedia à Europa o direito de converter à sua religião os povos do mundo e de se apropriar das terraspor ela descobertas. Descobrimento, expansão, colonização, cristianização, conquista são termos que apontam paraa abolição de fronteiras econômicas e culturais, elemento-chave do desenvolvimento capitalista. Sobre esse longomovimento, é correto afirmar:01) A supremacia da Comunidade Européia na integração dos mercados em nível mundial, até os dias de hoje, deri-

va de suas conquistas ultramarinas ao longo do século XVI.02) Se no século XIX a expansão européia (também conhecida como neocolonialismo) deveu-se ao interesse de le-

var para a Europa matérias-primas estratégicas e de controlar mercados consumidores, atendendo às necessida-des do capitalismo monopolista ligado à segunda revolução industrial, no século XX verificou-se uma nova ex-pansão européia, agora justificada pela necessidade de padronização das culturas, sob o ideário do multicultu-ralismo.

04) O impulso expansionista faz parte de toda mentalidade imperialista, o que pode ser evidenciado também naAntigüidade, como, por exemplo, no Império romano a partir da II Guerra Púnica.

Questão 46▼▼

Resolução

Questão 45▼▼Resolução

35UFPR/2004 ANGLO VESTIBULARES

08) Coerentes com a globalização, observam-se na América Latina, por parte de diversos organismos internacionais,inúmeras pressões em favor da privatização das empresas estatais, com a conseqüente redução do patrimôniopúblico dos países latino-americanos.

16) Com o colapso dos regimes socialistas, a globalização passa a ser liderada pelos EUA, que pretendem a integra-ção de todos os mercados do mundo em benefício dos setores produtivos das grandes potências industriais. Poressa razão, pode-se afirmar que a globalização dá continuidade à hegemonia dos países ricos.

É possível perceber, ao longo da História, que o impulso expansionista faz parte de toda mentalidade imperialista,como a expansão romana ou a construção do império macedônico na Antigüidade. Nos tempos atuais percebe-mos, após a queda dos regimes socialistas, uma liderança da globalização exercida pelos Estados Unidos que, deacordo com seus interesses imperialistas, propõe a integração de mercados, o que, na realidade, estaria benefi-ciando apenas as grandes potências industriais e prejudicando as nações mais pobres. Nesse contexto, vários orga-nismos internacionais, coerentes com a globalização e, portanto com os interesses dos países ricos, pressionam na-ções da América Latina para a realização de privatizações de empresas estatais, muitas vezes inserindo o capitalinternacional nesses países. Vale ressaltar que o conceito de globalização tem muitas variantes e que esta respos-ta está de acordo com a visão de globalização exposta pela questão.

Resposta: 04 + 08 + 16 = 28

A grande pobreza e a produção agrícola voltada para o mercado interno marcaram o processo de formação da ca-pitania de São Vicente. É nesse quadro que se observam, ao longo do século XVII, algumas características daquelasociedade, bem como as marcas de sua expansão em direção ao sul, ao centro-oeste e ao extremo norte do Brasilcolonial. Assim, pois, fez(fizeram) parte desse processo:01) A formação do bandeirantismo, ou das bandeiras, as quais consistiam em adentrar-se pelas matas para captu-

rar índios, sobretudo guaranis, para convertê-los em escravos. As bandeiras contavam com grupos de dezenase até centenas de pessoas.

02) A incorporação de enormes contingentes de escravos africanos para o trabalho nas lavouras do planalto, trans-portados aos campos de Piratininga através do Caminho do Mar.

04) A dedicação à busca de metais e pedras preciosas, o que leva à criação de vilas como Iguape, no litoral sul doatual estado de São Paulo, e Paranaguá, no atual estado do Paraná. Nessas localidades, verificou-se um brevesurto de mineração que ocasionou a formação das “faiscações”, isto é, de empreendimentos voltados para aprocura de faíscas de ouro.

08) A necessidade de enfrentar longas distâncias com o objetivo de capturar índios para o trabalho na lavoura co-mercial do planalto paulista. É o que nos permite compreender a ampla presença de paulistas na região doGuairá, no atual estado do Paraná, bem como os deslocamentos até a região do Araguaia e mesmo até Belém,como se verificou com a bandeira comandada por Raposo Tavares.

16) A resistência aos ataques promovidos pelos paulistas às missões jesuíticas, a qual implicou a remoção dasmissões restantes para a região onde hoje se encontra o Uruguai e a constituição de grupos de guerreirosindígenas.

Devido à grande pobreza e ao isolamento da capitania de São Vicente do restante da colônia, a economia desen-volvida na região, incluindo a vila de São Paulo, foi basicamente agrícola e de subsistência. Essa situação gerou napopulação local um sentimento de desenraizamento que foi fundamental para o início do movimento bandei-rante. Entre os tipos de bandeiras mais importantes, podemos destacar primeiramente as de apresamento, cujoobjetivo era a captura de índios para serem vendidos como escravos, o que fazia das missões jesuíticas os princi-pais alvos dos paulistas. Outro tipo importante de bandeira foi a de prospecção, que buscava metais e pedras pre-ciosas no interior do Brasil. As expedições dos sertanistas paulistas os levaram a diversas regiões — algumas muitodistantes entre si, como Paraná e Pará —, contribuindo dessa forma para a interiorização do povoamento.

Resposta: 01 + 04 + 08 + 16 = 29

Resolução

Questão 47▼▼

Resolução

36UFPR/2004 ANGLO VESTIBULARES

Ao longo do período de formação do Estado e da nação no Brasil, a Revolução Farroupilha foi, sem dúvida, a maisduradoura das manifestações contrárias ao governo imperial sediado no Rio de Janeiro. Ela durou 10 anos (1835-1845) e, durante esse tempo, revelou várias particularidades da Província do Rio Grande do Sul — as quais expli-cam, em parte, a longa duração do conflito. Sobre a Revolução Farroupilha e a sociedade e economia gaúchas, écorreto afirmar:01) A Província do Rio Grande do Sul possuía uma identidade forte, marcada pela situação de fronteira que a carac-

terizava. Situada no interregno entre a América portuguesa e a América espanhola, suas elites recebiam in-fluências culturais e educacionais de ambas as partes do mundo ibérico.

02) Ao longo da Revolução Farroupilha, o Rio Grande do Sul tornou-se uma economia diversificada, que incluía aprodução do açúcar e do café.

04) O movimento farroupilha não teve, em seu início, caráter separatista ou republicano. Tratava-se, antes, de umatentativa de estabelecer relações com o governo do Rio de Janeiro em termos federativos. À medida que estese recusou a aceitar tais termos, radicalizou-se o movimento gaúcho em direção ao separatismo e à formaçãode uma república independente.

08) O “Direito das Gentes”, conjunto de idéias referentes à autodeterminação dos povos, foi um dos pilares inte-lectuais da Revolução Farroupilha. Esse conjunto de idéias foi disseminado sobretudo a partir das ligações daselites estancieiras com os meios intelectuais platinos.

16) Coube ao então Barão de Caxias a chefia das forças de repressão ao movimento gaúcho, no início da décadade 1840.

O movimento conhecido como Revolução Farroupilha (1835-1845) nasceu das divergências entre as elites gaúchase o governo central. Essas elites, até pela proximidade geográfica, tiveram muito contato com a cultura platina,de quem sofreram muitas influências, como as idéias referentes à autodeterminação dos povos, o que as fez darsustentação ideológica à Farroupilha. Os farrapos chegaram a proclamar a República Rio-Grandense ou Piratini e,em Santa Catarina, a República Juliana, separando-se do restante do Brasil. Em 1842, o então Barão de Caxias foiencarregado da repressão ao movimento, conseguindo, pela força militar e por meio de acordos e anistias, nego-ciar a paz e a manter a unidade territorial.

Resposta: 01 + 04 + 08 + 16 = 29

Mais do que uma simples vitória nas urnas, a eleição de Luís Inácio Lula da Silva, do Partido dos Trabalhadores (PT),para presidente da República, em 15 de novembro de 2002, apresenta-se como um fato inédito na história do Brasil,a saber, a chegada ao poder de um líder operário de esquerda. Entretanto, a divisão, na política, entre posições deesquerda e de direita não se limita à política brasileira. Essas posições podem ser distinguidas desde a “RevoluçãoGloriosa”, ocorrida na Inglaterra, no século XVII. Sobre tal tradição, é correto afirmar:01) No início, a esquerda lutou contra os governos monárquicos, absolutistas e aristocráticos, em favor de gover-

nos constitucionais.02) Ao longo de praticamente todo o século XIX, o movimento operário foi a principal força política de esquerda

a lutar pela ampliação dos direitos civis, políticos e sociais.04) Com a Revolução Russa, a social-democracia experimenta, pela primeira vez, a gestão da máquina governa-

mental, unificando os interesses das classes médias e da classe trabalhadora.08) Na década de 60 do século XX, as bases sociais da esquerda foram ampliadas, bem como suas demandas: o mo-

vimento estudantil, o movimento feminista e o movimento pacifista dão exemplo da diversificação em sua pau-ta de reivindicações.

16) Nos dias atuais, entre outras questões, a esquerda se opõe ao neoliberalismo, reivindicando uma maior presen-ça do Estado como instrumento de distribuição da riqueza, colocando-se, portanto, contra a lógica do livre mer-cado. Essa tendência explica, em boa medida, a oposição do PT a Fernando Henrique Cardoso (1994-2002), cujaação política favoreceu o processo de privatizações de diversas empresas estatais.

Questão 49▼▼

Resolução

Questão 48▼▼

37UFPR/2004 ANGLO VESTIBULARES

Podemos observar ao longo da História uma evolução ou ampliação do conceito de esquerda. Na sua origem, aesquerda lutava contra os regimes absolutistas e aristocráticos e a favor de governos constitucionais. No século XIX,a esquerda, incluindo um novo personagem social, o operário, lutou por ampliação dos direitos civis, políticos e so-ciais. Já na década de 1960, as bases sociais da esquerda foram ampliadas, bem como suas demandas, pelos movi-mentos estudantis, feministas e pacifistas. Atualmente a esquerda se opõe ao neoliberalismo e à lógica do livre mer-cado, defendendo participação maior do Estado na área social.

Resposta: 01 + 02 + 08 + 16 = 27

Leia o texto abaixo.“Sob o lema ‘segurança e desenvolvimento’, Médici dá início, em 30 de outubro de 1969, ao governo que represen-tará o período mais absoluto de repressão, violência e supressão das liberdades civis de nossa história republicana(...). De outro lado, o país vive a fase do ‘milagre econômico’, dos projetos de impacto e das obras faraônicas (...)num clima de ufanismo insuflado pela propaganda oficial, com a imprensa amordaçada pela censura.”

(ARQUIDIOCESE de São Paulo. Brasil: nunca mais. 12. ed. Petrópolis: Vozes, 1985. p. 63.)

Sobre esse período, é correto afirmar:01) O lema “segurança e desenvolvimento” correspondia aos ideais da chamada Doutrina de Segurança Nacional,

que não poupava atitudes autoritárias para controlar a sociedade civil e a opinião pública, evitando qualquercrítica ao sistema político e econômico.

02) O governo Médici beneficiou-se do Ato Institucional nº- 5, promulgado no fim de 1968, que decretava um con-junto de medidas de controle político e social na nação brasileira, visando impedir o crescimento da oposiçãode esquerda ao regime militar implantado em 1964.

04) Apesar da propaganda oficial do regime militar, a ARENA, partido que representava formalmente o governo,sofreu uma drástica derrota nas eleições de 1970 e 1972, o que levou ao fechamento do Congresso.

08) Apesar de seu caráter autoritário, o governo Médici contou com o apoio de setores da população, devido, emboa medida, à propaganda nacionalista e ao crescimento econômico.

16) A imprensa ufanista defendia a supressão das liberdades civis em nome do lema “Brasil, ame-o ou deixe-o”.

O governo Médici (1969-1974) foi o período mais repressor e, simultaneamente, de maior crescimento eco-nômico do Regime Militar. Sob os ideais da Doutrina de Segurança Nacional e beneficiado pelo AI-5, ato insti-tuído no final da presidência de Costa e Silva, seu governo caracterizou-se pela forte perseguição aos movi-mentos de esquerda, que nessa época dividia-se em diversas pequenas organizações. Além disso, a administra-ção Médici, transcorreu sob o clima do “milagre econômico”, da propaganda governamental ufanista, que, aliás,explorou politicamente a conquista do tri-campeonato de futebol, e mascarado pela censura dos meios decomunicação, contou com apoio de diversos setores da população.

Resposta: 01 + 02 + 08 = 11

Resolução

Questão 50▼▼Resolução

38UFPR/2004 ANGLO VESTIBULARES

Uma empresa de autopeças vem sofrendo sucessivas quedas em suas vendas a partir de julho de 2002. Naquelemês, ela vendeu 100.000 peças e, desde então, a cada mês tem vendido 2.000 peças a menos. Para reverter essatendência, o departamento de marketing da empresa resolveu lançar uma campanha cuja meta é aumentar ovolume de vendas à razão de 10% ao mês nos próximos seis meses, a partir de janeiro de 2004. A respeito dasvendas dessa empresa, é correto afirmar:01) Neste mês de dezembro, se for confirmada a tendência de queda, serão vendidas 66.000 peças.02) O total de peças vendidas nos últimos 12 meses, até novembro de 2003, inclusive, é de 900.000 peças.04) Se a meta da campanha for atingida, os números de peças vendidas mês a mês, a partir do seu lançamento,

formarão uma progressão geométrica de razão 10.08) Se a meta da campanha for atingida, o número de peças a serem vendidas no mês de março de 2004 será supe-

rior a 80.000.16) Se a campanha não for lançada e as vendas continuarem na mesma tendência de queda, daqui a 24 meses a

empresa não estará mais vendendo peça alguma.

Do enunciado, as vendas da empresa formam a PA(100, 98, 96, …), onde an é a venda no n-ésimo mês (emmilhares), tomando n = 1 para o mês de julho de 2002, n = 2 para o mês de agosto, e assim por diante.01) Verdadeiro. Em dezembro de 2003, a venda da empresa será tal que n = 18 (passaram-se 18 meses após

julho de 2002). Logo:a18 = 100 + (18 – 1) ⋅ (–2) ∴ a18 = 66 (mil).

02) Falso. O total T de peças produzidas de dez./02 a nov./03 é dado por:

T = ∴ T = (90 + 68) ⋅ 6 ∴ T = 948mil

04) Falso. Em janeiro de 2004, a venda será 1,1 ⋅ a18, em que a18 = 100 + (18 – 1)(–2) = 66 representa a venda em

dezembro de 2003. Em fevereiro, será 1,1 ⋅ (1,1 ⋅ a18), e assim por diante, formando uma PG de razão 1,1.

08) Verdadeiro. Do item 04, temos que, em março de 2004 a venda será 1,1 ⋅ (1,1 ⋅ 1,1 ⋅ a18) = 1,13 ⋅ 66 = 87,8 milunidades.

16) Falso. A partir de dezembro de 2003, passando 24 meses, temos n = 18 + 24 = 36. Assim:a36 = 100 + (36 – 1)(–2) = 30mil.

Resposta: 01 + 08 = 09

Nota: O exame da UFPR foi realizado em dezembro de 2003. A data do exame foi fundamental na resoluçãoda questão, uma vez que as expressões “neste mês…” e “… daqui a 24 meses…”, apresentadas nos itens 01 e16, respectivamente, referem-se ao mês de aplicação do exame.

Em determinado país, o imposto de renda a ser pago por cada pessoa é calculado da seguinte forma: a) o rendi-mento bruto é decomposto em faixas de valores; b) ao valor compreendido em cada uma dessas faixas é aplicadoum percentual; c) os valores que resultam da aplicação dos percentuais às diversas faixas de valores são somados;d) o resultado dessa soma corresponde ao imposto total a ser descontado. As faixas de valores são:1ª-) até $1.000,00;2ª-) acima de $1.000,00, até $2.000,00;

Questão 52▼▼

( )a a6 17 12

2+ ⋅

Resolução

Questão 51▼▼

39UFPR/2004 ANGLO VESTIBULARES

MMM AAACCCIIIÁÁÁEEEAAAMMM TTT TTT

3ª-) acima de $2.000,00, até $3.000,00;4ª-) acima de $3.000,00.O gráfico abaixo representa a relação entre o rendimento bruto, x, e o rendimento líquido, y, após o descontodo imposto de renda.

Com base nessas informações, é correto afirmar:

01) Não há desconto para rendimentos brutos inferiores a $1.000,00.02) O percentual aplicado à segunda faixa é de 5%.04) Para um rendimento bruto de $1.050,00, o rendimento líquido

após o desconto do imposto de renda é $997,50.08) Se 2000 � x � 3000, então y = 0,85(x – 2000) + 1900.16) Para um rendimento bruto de $3.500,00, o desconto do imposto

de renda é igual a 10% desse rendimento.

Sendo f(x) a relação apresentada no gráfico, do enunciado temos:

f(x) =

e m1 = = = = 0,9, m2 = = 0,85, m3 = = 0,8.

Logo, a função é dada por:

f(x) =

01) Verdadeiro. Para x � 1000, a relação é dada por y = x, ou seja, o rendimento bruto é igual ao rendimentolíquido.

02) Falso. O desconto só será de 5% quando x = 2000, porque f(x) = 1900 e, daí, o desconto será de 2000 – 1900 = 100.

04) Falso. Se x = 1050, então f(x) = 0,9(1050 – 1000) + 1000 = 1045.

08) Verdadeiro. Da função, se 2000 � x � 3000, então y = 0,85(x – 2000) + 1900.

16) Verdadeiro. Se x = 3500, temos que f(x) = 0,8(3500 – 3000) + 2750 = 3150. Logo, o desconto foi de

3500 – 3150 = 350. Assim, a porcentagem do desconto é dada por = 0,1.

Resposta: 01 + 08 + 16 = 25

Em um campeonato de futebol, cada equipe ganha 3 pontos por vitória, 1 ponto por empate e nenhum ponto porderrota. Em uma edição desse campeonato, o São Bento Futebol Clube ganhou pontos em apenas 12 jogos, atin-gindo 30 pontos, e foi derrotado em 6 jogos. Sobre a participação do São Bento Futebol Clube nesse campeonato,é correto afirmar:01) Disputou 18 jogos.02) Empatou mais jogos do que perdeu.04) Venceu 7 jogos.08) Não empatou em 15 jogos.16) Se cada vitória valesse apenas 2 pontos, teria atingido o total de 21 pontos.

Questão 53▼▼

3503500

x , se 0 � x � 10000,9(x – 1000) + 1000, se 1000 � x � 20000,85(x – 2000) + 1900, se 2000 � x � 30000,8(x – 3000) + 2750, se 3000 � x � 4000

3550 27504000 3000

−−

2750 19003000 2000

−−

9001000

1900 10002000 1000

––

∆∆

y

x

x , se 0 � x � 1000m1(x – 1000) + 1000, se 1000 � x � 2000m2(x – 2000) + 1900, se 2000 � x � 3000m3(x – 3000) + 2750, se 3000 � x � 4000

Resolução

1000 2000 3000 40000

1000

1900

2750

3550

y

x

40UFPR/2004 ANGLO VESTIBULARES

Sendo x o número de vitórias do clube e y o número de empates, do enunciado temos:

Subtraindo (I) de (II), vem que: 3x + y – (x + y) = 30 – 12 ∴ 2x = 18 ∴ x = 9

Substituindo x = 9 em (I): 9 + y = 12 ∴ y = 3

Logo, temos:

partidas disputadas 18

vitórias 9

empates 3

derrotas 6

01) Verdadeiro.02) Falso, pois empatou 3 e perdeu 6.04) Falso, pois venceu 9.08) Verdadeiro, pois empatou 3; logo, não empatou em 18 – 3 = 15 jogos.16) Verdadeiro, pois o clube teria 9 ⋅ 2 + 3 ⋅ 1 = 21 pontos.

Resposta: 01 + 08 + 16 = 25

Nota: A afirmativa 04 pode ser considerada verdadeira ou falsa, pois se o time venceu 9 jogos, então obri-gatoriamente ele venceu 7 jogos.

Considerando o cubo representado na figura abaixo, de vértices A, B, C, D, E, F, G e H, edesignando como α o plano que contém os pontos C, D, E e F, é correto afirmar:

01) O plano α divide o cubo em duas pirâmides.02) O plano α é perpendicular à face EADH.04) O plano α é paralelo à aresta

—-AB.

08) A pirâmide cujos vértices são A, B, C e F tem volume igual a um oitavo do volu-me do cubo.

16) O volume do cilindro circunscrito ao cubo é maior do que uma vez e meia o volume do cubo.32) A esfera inscrita no cubo tem raio igual à aresta do cubo.

Do enunciado, temos as figuras:

a … aresta do cuboR … raio do círculo da base do cilindror … raio da esfera

(I) (II) (III)

H G

D C

O

FER R

BA R

ar

r

E

A B

C

GH

F

D

Oa

A B

CD

E

GH

F

a

α

Resolução

GH

FE

BA

CD

Questão 54▼▼

x y I

x y II

+ =⋅ + ⋅ =

12

3 1 30

( )

( )

Resolução

41UFPR/2004 ANGLO VESTIBULARES

01) Falso. O plano α divide o cubo em dois prismas ABCDEF e CDEFGH. (I)

02) Verdadeiro, pois α contém EF e CD, que são perpendiculares à face AEDH. (I)

04) Verdadeiro, pois α contém EF e CD, que são paralelos a AB. (I)

08) Falso. O volume V da pirâmide é dado por:

V = ⋅ ⋅ a = ⋅ a3. Logo, o volume V é do volume do cubo.

16) Verdadeiro. O volume Vc do cilindro, em (II), é tal que:

V = a ⋅ π ⋅ R2. No triângulo retângulo OEF, temos R2 + R2 = a2 ∴ R2 = .

Logo, V = a ⋅ π ⋅ = ⋅ a3 ≈ 1,57 ⋅ a3 � 1,5a3.

32) Falso. Por (III), temos 2r = a ∴ r = .

Resposta: 02 + 04 + 16 = 22

A figura abaixo representa um esquema de 17cm por 21cm, elaborado como modelo para a confecção de umacolcha de retalhos de tecidos. As regiões indicadas na figura por A, B, C e D correspondem às cores dos tecidosa serem utilizados: A-verde; B-azul; C-amarela; D-branca. As demais regiões serão feitas com tecido de cor bege.

Sobre esse esquema, é correto afirmar:01) A área que corresponde ao tecido de cor verde é 128cm2.02) O comprimento de um fio dourado a ser colocado no contorno externo do tecido de cor amarela é menor

que .

04) A área correspondente ao tecido de cor branca é menor do que 20cm2.08) Se o tamanho da colcha for de 1,70m por 2,10m e ela for confeccionada mediante uma ampliação do es-

quema, então, nessa ampliação, a área do tecido de cor azul será de 800cm2.16) Para alterar a distribuição de cores no esquema, existem 16 possibilidades de troca daquelas mesmas 4 cores

nas regiões A, B, C e D.

18 2 cm

A A

A

A

AA

A

AB B

B B

C

D

Questão 55▼▼

a2

π2

a2

2

a2

2

16

16

a a⋅2

13

42UFPR/2004 ANGLO VESTIBULARES

Da figura temos:

l … lado do polígono A’B’C’D’

01) Verdadeiro, pois, por (I), a região A tem 16cm2. Como temos 8 regiões, então a área será 8 ⋅ 16 = 128cm2.

02) Falso. Supondo o polígono A’B’C’D’ um quadrado, no triângulo OA’B’ (em (III)), pelo teorema de Pitágoras,temos:

Assim, o perímetro do quadrado será 4 ⋅ l = , e , portanto, o fio terá que ser maior ou igual

a .

04) Verdadeiro, pois, pela figura do enunciado, a região D está inscrita dentro de um retângulo de área20cm2.

08) Verdadeiro. Por (II), a área da região B é

Como temos 4 regiões, então a área será 4 ⋅ 2 = 8cm2.

Note que a área da colcha de 1,7m × 2,1m é 100 vezes a área da colcha de 17cm × 21cm. Logo, a áreaserá 800cm2.

16) Falso. Temos 4 cores para pintar 4 regiões. Assim, temos P4 = 4! = 24 possibilidades.

Resposta: 01 + 04 + 08 = 13

Uma pessoa de 2m de altura, passeando pela cidade, caminha em linha reta em uma rua horizontal, na dire-ção da portaria de um edifício. A pessoa pára para ver o topo desse edifício, o que a obriga a olhar para cimanum ângulo de 30 graus com a horizontal. Após caminhar 49m, pára uma segunda vez para ver o topo doedifício e tem que olhar para cima num ângulo de 45 graus com a horizontal. Suponha que cada andar do

edifício tenha 3m de altura. Utilize −∼ 1,7. Nessa situação, é correto afirmar:

01) O edifício tem menos de 30 andares.02) No momento em que a pessoa pára pela primeira vez, ela está a 160m da portaria do edíficio.04) Quando a pessoa pára pela segunda vez, a distância em que ela se encontra da portaria é igual à altura do

edifício.08) Se, depois da segunda vez em que pára, a pessoa caminhar mais 35m em direção à portaria, para ver o topo

do edifício será necessário erguer os olhos num ângulo maior do que 60 graus com a horizontal.

3

Questão 56▼▼

2 22

2 2⋅ = cm .

18 2

4

92

2 18 2⋅ =

92

92

292

92

22 2

22

2

+

= =

=∴ ∴ ⋅l l l .

(I)

1

1 A

(II)

1

1

B

(III)

D’ B’

A’

O

9

9

l

C’

cotados em cm

Resolução

43UFPR/2004 ANGLO VESTIBULARES

Do enunciado, temos a figura:

No triângulo retângulo ABC:

tg30° = ∴ ∴ x =

Substituindo , temos:

01) Verdadeiro. O prédio possui = 24 andares.

02) Falso. Quando a pessoa pára pela primeira vez, em B, está a 49 + 70 = 119 metros da portaria.

04) Falso. Quando a pessoa pára pela segunda vez, está a 70m da portaria, enquanto que o prédio tem 72mde altura.

08) Verdadeiro. No triângulo AOC, temos:

tgα = ≈ ≈ 2 ∴ tgα � tg60° ∴ 60° � α � 90°.

Resposta: 01 + 08 = 09

Sabendo-se que i, 3 e são raízes de p(x) = x6 – 6x5 + 7x4 – x3 + 18x2 + ax + 12, onde i é a unidade ima-

ginária e a é número real, é correto afirmar:01) 1 também é raiz de p(x).02) 4 também é raiz de p(x).04) O produto das raízes de p(x) é 14.

08) p(x) é divisível por x2 + x + 1.

Seja z = ∴ z i sen=

+

⋅cos π π

3 312

32

+ ⋅i

Resolução

12

32

14

+

i

Questão 57▼▼

7035

xx − 35

70 23+

x ≈−

≈491 7 1

70,

.

3 1 7≈ ,

49

3 1−

1

3 49=

+x

xx

x + 49

30° 45°

45°

35 x – 35

49 x

x

2

C

B Aα

2O

2

cotado em metros

α ... ângulo AÔC

Resolução

44UFPR/2004 ANGLO VESTIBULARES

Se i é raiz, então – i também é. Analogamente, se é raiz, então também é.

Sendo x1 uma raiz de p(x), temos, pelas relações de Girard:x1 + x2 + x3 + x4 + x5 + x6 = 6

x1 + 3 + i + (– i) + + = 6

∴ x1 + 3 – 1 = 6 ∴ x1 = 4

Logo, as raízes de p(x) são 3, 4, i, – i,

01) Falso.02) Verdadeiro.04) Falso. Das relações de Girard, vem que:

x1 ⋅ x2 ⋅ x3 ⋅ x4 ⋅ x5 ⋅ x6 = 12.

08) Verdadeiro. Note que x2 + x + 1 = .

Sendo R(x) o resto da divisão de p(x) por x2 + x + 1 e q(x) o quociente, temos:p(x) = (x2 + x + 1) ⋅ q(x) + R(x)

0 0

⋅ q(x) + R(x) ∴ R(x) = 0.

Resposta: 02 + 08 = 10

Em um sistema de coordenadas cartesianas no plano, a equação de uma circunferência C é x2 + y2 – 2y – 7 = 0.Sabe-se que as retas r e s são perpendiculares entre si, interceptando-se no ponto (2, 3), e que r contém o cen-tro da circunferência C. Assim, é correto afirmar:01) O ponto (2, 3) pertence à circunferência C.02) A reta s é tangente à circunferência C.

04) A circunferência C intercepta o eixo y nos pontos de ordenadas .

08) A reta s tem coeficiente angular menor que –1.16) A reta t, paralela à reta s e que passa pela origem do sistema de coordenadas, não intercepta a circunfe-

rência C.

Do enunciado, temos:

C: x2 + y2 – 2y – 7 = 0 ∴ x2 + y2 – 2y + 1 = 8 ∴ x2 + (y – 1)2 = 8

Logo, C é uma circunferência de centro (0, 1) e raio .

A reta r é tal que:

mr = ∴ mr = 1 (*). Como r passa por (0, 1), uma equação de r é dada por y – 1 = 1 ⋅ (x – 0) ∴ y = x + 1.3 12 0

−−

2 2

Resolução

1 2 2 1 2 2+ e –

Questão 58▼▼

p i i i i i− +

= − + ⋅ + + ⋅

− + + − ⋅

⋅ ⋅1

23

212

32

12

32

12

32

12

32

xi+ − ⋅

12

32

xi+ + ⋅

12

32

− + − − ⋅⋅12

32

12

32

i i, .

⋅1

23

2– i− +

⋅1

23

2i

− − ⋅12

32

i− + ⋅12

32

i

z i sen i sen z i14 14143

143

23

23

12

32

= ⋅

+ ⋅

=

+

= − +⋅ ⋅ ∴ ⋅cos cos

π π π π

45UFPR/2004 ANGLO VESTIBULARES

A reta s é perpendicular a r; logo, mr ⋅ ms = –1.De (*), vem ms = –1. Assim, uma equação de s é:

y – 3 = –1 (x – 2) ∴ y = –x + 5 ∴ x + y – 5 = 0.

01) Verdadeiro, pois 22 + (3 – 1)2 = 4 + 4 = 8.

02) Verdadeiro, pois a distância d do centro (0, 1) à reta s: x + y – 5 = 0 é

d = = = 2 = raio.

04) Verdadeiro. A equação do eixo y é x = 0. Substituindo x = 0 na equação de C, temos 02 + y2 – 2y – 7 = 0.

Resolvendo a equação do 2º- grau, obtemos y = 1 ± .

08) Falso. O coeficiente angular de s é –1.

16) Falso. Como (0, 0) é ponto interior da circunferência, a reta paralela a s passando por (0, 0) será secante àcircunferência.

Resposta: 01 + 02 + 04 = 07

Considere as matrizes , onde a, b, c e ϕ são números reais. Assim, é cor-

reto afirmar:01) Os valores de a e b para os quais A = B são, respectivamente, 2 e –1.02) Para que a matriz A seja igual à matriz B, é necessário que c seja número negativo.

04) Se b = 0 e c = –1, então o elemento na posição “2ª- linha, 2ª- coluna” da matriz (A ⋅ B) é .

08) Se ϕ = 0 e c = 0, então a matriz A tem inversa, qualquer que seja o valor de b.

16) Todos os valores de ϕ para os quais A = B são da forma , onde k é número inteiro.

01) Verdadeiro, pois para que A = B, devemos ter:

Substituindo b = –1 em (*):

1 = 3a – 2 ∴ a – 2 = 0 ∴ a = 2.

02) Falso, pois, se A = B, então c = log .

Note que log = ⋅ log5 = ⋅ log = ⋅ (log10 – log2) � 0.

Logo, c � 0.

04) Verdadeiro. Sendo aij os elementos da matriz A, bij os elementos de B e cij os elementos de C = A ⋅ B, temos:

c22 = a21 ⋅ b12 + a22 ⋅ b22 ∴ c22 = 20 ⋅ log

∴ c22 = log – log = log = log 2.10

5

510

10 1 5+ ⋅(– ) log

12

102

12

12

5

5

1 3

212

1

2=

= ∴ =

+a b

b b

(*)

Resolução

23

k π π±

log10 2

Ac

e Bb

a b

=

=

+1

2

3 1012

5

210

10

cos log

log

ϕ

Questão 59▼▼

2 2

2

| – |4

2

| – |0 1 4

1 12 2

+

+

46UFPR/2004 ANGLO VESTIBULARES

08) Verdadeiro. Se ϕ = 0 e c = 0, temos:

det(A) = = 2b ≠ 0 ∴ A tem inversa.

16) Verdadeiro. Se A = B, então cosϕ = log .

cosϕ = ⋅ log10 ∴ cosϕ = ∴ ϕ = ± + 2kπ, k ∈ Z .

Resposta: 01 + 04 + 08 + 16 = 29

No final da linha de produção de determinado componente eletrônico, é feito um teste da qualidade do produ-to. Um inspetor de qualidade testou N componentes, encontrando d componentes defeituosos e P componentesperfeitos, e guardou-os separados em duas caixas. Outro inspetor, inadvertidamente, misturou os N componentesdas duas caixas, retirou aleatoriamente n componentes, embalou-os e forneceu-os para uma empresa comprado-ra. Sabendo que n � 2 e 2 � d � P � N, é correto afirmar:

01) A probabilidade de a empresa compradora receber todos os componentes perfeitos na embalagem com n

componentes é de .

02) A probabilidade de a empresa compradora receber todos os componentes perfeitos na embalagem com n

componentes é de .

04) A probabilidade de a empresa compradora receber exatamente um componente defeituoso na embalagem

com n componentes é de .

08) A probabilidade de a empresa compradora receber no máximo um componente defeituoso na embalagem

com n componentes é de .

16) Se houver uma multa contratual a ser paga pela empresa fornecedora no caso da entrega de mais de umcomponente defeituoso nessa embalagem, então a probabilidade de que a empresa seja multada é de

.10 1 1

– ––

d P

n

N

n

d P

n

N

n

d P

n

d P

n

N

n

0 1 1

+

d P

n

N

n

1 1

+

d P

n

N

n

0

d

N

n

1

Questão 60▼▼

π3

12

12

10

1 0

2 0

cosb

47UFPR/2004 ANGLO VESTIBULARES

O número de possibilidades de escolher n componentes entre N é CN, n = .

01) Falso. Para escolhermos n componentes dentre os P perfeitos, temos CP, n = possibilidades. Logo, a

probabilidade de a compradora receber todos perfeitos é de

02) Verdadeiro, pela razão do item 01, e observando que = 1.

04) Falso. Para receber 1 defeituoso, temos:1 defeituoso e n – 1 perfeitos

Cd, 1 = ⋅ CP, n – 1 = . Logo, a probabilidade é dada por

08) Verdadeiro. Temos: nenhum defeituoso e todos perfeitos ou 1 defeituoso e n – 1 perfeitos.

Cd, 0 ⋅ CP, n + Cd, 1 ⋅ CP, n – 1

Logo, a probabilidade é

16) Verdadeiro. Utilizando o item 08, e sabendo que:

P(mais de 1 def) = 1 – P , temos:

P(mais de 1 def) = 1 –

Resposta: 02 + 08 + 16 = 26

d P

n

d P

n

N

n

0 1 1

+

no máximo

defeituoso1

d P

n

d P

n

N

n

0 1 1

+

.

d P

n

N

n

1 1

.

P

n −

1

d

1

d dd0 0 0

=

−!

!( )!

P

n

N

n

.

P

n

N

n

Resolução

48UFPR/2004 ANGLO VESTIBULARES

1442443 1442443

14444244443 14442443144424443 1442443

49UFPR/2004 ANGLO VESTIBULARES

Leia o texto abaixo.Os conceitos de “público” e “privado” podem ser interpretados como a tradução em termos espaciais de

“coletivo” e “individual”.Num sentido mais absoluto, podemos dizer: pública é uma área acessível a todos a qualquer momento; a res-

ponsabilidade por sua manutenção é assumida coletivamente. Privada é uma área cujo acesso é determinado porum pequeno grupo ou por uma pessoa, que tem a responsabilidade de mantê-la.

Esta oposição extrema entre o público e o privado — como a oposição entre o coletivo e o individual — resul-tou num clichê, e é tão sem matizes e falsa como a suposta oposição entre o geral e o específico, o objetivo e osubjetivo. Tais oposições são sintomas da desintegração das relações humanas básicas. Todo mundo quer ser aceito,quer se inserir, quer ter um lugar seu. Todo comportamento na sociedade em geral é, na verdade, determinado porpapéis, nos quais a personalidade de cada indivíduo é afirmada pelo que os outros vêem nele. No nosso mundo,experimentamos uma polarização entre a individualidade exagerada, de um lado, e a coletividade exagerada, deoutro. Coloca-se excessiva ênfase nestes dois pólos, embora não exista uma única relação humana que se concen-tre exclusivamente em um indivíduo ou em um grupo, ou mesmo que se concentre de modo exclusivo em todos osoutros, ou seja, no “mundo externo”. É sempre uma questão de pessoas e grupos em inter-relação e compromissomútuo, ou seja, é sempre uma questão de coletividade e indivíduo, um em face do outro.

(HERTZBERGER, H. Lições de arquitetura. São Paulo: Martins Fontes, 1999. p. 12.)

Segundo o texto, é correto afirmar:01) Os conceitos de “público” e “privado” só podem ser entendidos em termos espaciais, ao contrário dos con-

ceitos de “geral” e “específico”.02) Em termos espaciais e num sentido mais absoluto, os conceitos de “público” e ”privado“ podem ser enten-

didos como menor ou maior restrição de acesso a uma área.04) Já que todos querem ser aceitos e inserir-se na sociedade, é preciso intensificar a oposição entre público e

privado: com a polarização dos conceitos, evita-se o predomínio da subjetividade individualista e se prio-riza a coletividade.

08) A oposição extrema entre os conceitos de “público” e “privado” é um reflexo da deterioração de relaçõeshumanas básicas; essa deterioração revela-se, por exemplo, na polarização entre individualidade exagera-da e coletividade exagerada.

16) A oposição entre público e privado pode ser comparada à oposição entre coletivo e individual, e nem umanem outra são verdadeiras e suficientemente definidas.

01) Incorreta. O texto afirma que os conceitos de “público” e “privado” podem ser interpretados como a traduçãoem termos espaciais de “coletivo” e “individual”, o que não permite concluir que essa seja a única maneirade concebê-los. Quanto aos conceitos de “geral” e “específico” o texto indica apenas que não devem sertomados como termos polarizados, não fazendo nenhuma referência à espacialização.

02) Correta. Ao definir como pública a área de acesso permanentemente livre e irrestrito e como privada aquelacujo acesso é regulado por um indivíduo ou por pequeno grupo, o texto ampara a formulação da afirmação.

04) Incorreta. Ao contrário do que consta na afirmação, o desejo de aceitação e de inserção é apresentado no textocomo um argumento em favor do relaxamento da oposição radical entre o público e o privado, evitando-se apolarização.

08) Correta. O texto afirma explicitamente que as oposições polarizadas — tais oposições — “são sintomas dadesintegração das relações humanas básicas”, ou seja, resultam dessa degradação. A polarização exageradaentre individualidade e coletividade que hoje experimentamos seria outra faceta disso.

16) Correta. O texto afirma não existir “uma única relação humana que se concentre exclusivamente em um indiví-duo ou em um grupo, ou mesmo que se concentre de modo exclusivo em todos os outros”, portanto as polari-zações público-privado e coletivo-individual podem ser consideradas falsas e imprecisas.

Resposta: 02 + 08 + 16 = 26

Resolução

Questão 61▼▼

UUUPPPOOORRRTTT UUUGGG ÊÊÊSSS

Indique a(s) alternativa(s) em que a reescrita do(s) trecho(s) do texto está de acordo com as normas do português padrão.01) Públicas são áreas acessíveis a todos a qualquer momento e cuja manutenção é uma responsabilidade assumi-

da coletivamente.02) É privado as áreas aonde o acesso é determinado por um pequeno grupo ou por uma pessoa.04) Estas oposições extremas entre o público e o privado, o coletivo e o individual, resultou num clichê.08) Podem-se interpretar os conceitos de “público” e “privado” como a tradução em termos espaciais de “coleti-

vo” e “individual”.16) Todo comportamento na sociedade em geral é, na verdade, determinado por papéis, cuja personalidade

de cada indivíduo é afirmada pelo que os outros vêem nele.

01) Correta.02) Incorreta. Correção: São privadas as áreas onde o acesso é determinado por um pequeno grupo ou por uma pessoa.04) Incorreta. Correção: Estas oposições extremas entre o público e o privado, o coletivo e o individual, resulta-

ram num clichê.08) Correta.16) Incorreta. Correção: Todo comportamento na sociedade em geral é, na verdade, determinado por papéis, de

modo que a personalidade de cada indivíduo é afirmada pelo que os outros vêem nele. Resposta: 01 + 08 = 09

Que alternativa(s) estabelece(m) relações lógicas coerentes entre as informações abaixo?a) A remodelação do Rio de Janeiro, entre 1903 e 1906, seguiu três eixos básicos: a reforma do porto, o sanea-

mento e a reurbanização.b) Tais ações foram celebradas como passos em direção ao progresso.c) Essas ações criaram uma realidade urbana diferente da esperada, propiciando a multiplicação das favelas.

(Adaptado de Veja na sala de aula: guia do professor, n. 19, 9 jun. 1999.)

01) As ações de remodelação do Rio de Janeiro, entre 1903 e 1906, cujos eixos básicos foram a reforma do porto,o saneamento e a reurbanização, embora tenham sido celebradas como passos em direção ao progresso, cria-ram uma realidade urbana diferente da esperada, pois propiciaram a multiplicação das favelas.

02) A reforma do porto, o saneamento e a reurbanização, eixos básicos de remodelação do Rio de Janeiro, entre1903 e 1906, foram celebrados como passos em direção ao progresso, pois propiciaram a multiplicação das fave-las, criando uma realidade urbana diferente da esperada.

04) A multiplicação das favelas, propiciada, entre 1903 e 1906, pela remodelação do Rio de Janeiro a partir de trêseixos básicos — a reforma do porto, o saneamento e a reurbanização —, foi celebrada como um passo em di-reção ao progresso, produzindo uma realidade urbana diferente da esperada.

08) Celebrados como passos em direção ao progresso, a reforma do porto, o saneamento e a reurbanização, eixosbásicos da remodelação do Rio de Janeiro entre 1903 e 1906, acabaram criando uma realidade urbana diferen-te da esperada, propiciando a multiplicação das favelas.

16) Criando uma realidade urbana diferente da esperada, a reforma do porto, o saneamento e a reurbanização,eixos básicos das ações de remodelação do Rio de Janeiro entre 1903 e 1906, apesar de celebrados como pas-sos em direção ao progresso, propiciaram a multiplicação das favelas.

01) Correta. 02) Incorreta. As informações evidenciam uma contradição entre a expectativa de progresso gerada pela remo-

delação do Rio de Janeiro e seu resultado efetivo, a multiplicação das favelas, relação semântica que nãopode ser expressa por meio da conjunção pois.

04) Incorreta. Segundo as informações, a multiplicação das favelas, efeito imprevisto da remodelação da cidade,foi posterior ao período 1903-1906, e jamais poderia ter sido celebrada como um indício de progresso.

08) Correta.16) Correta.Resposta: 01 + 08 + 16 = 25

Resolução

Questão 63▼▼

Resolução

Questão 62▼▼

50UFPR/2004 ANGLO VESTIBULARES

Leia o texto abaixo.Falsamente crítico, é torpemente conservador. Saudado por intenso marketing e elogios no jornal, o programa

levou a uma das três grandes redes o ex-VJ da MTV Marcos Mion para pretensamente satirizar a estupidez apela-tiva da atual TV brasileira. É uma nobre tarefa para o horário “nobre”, já que o alvo é o público jovem represen-tado em sua platéia, mas o efeito acaba sendo o inverso.

Se parece desgastada a fórmula de dar a palavra aos adolescentes e fazê-los sempre discutir sexo, namoro, ves-tibulares, música (Erótica MTV, Programa Livre, o antigo Matéria Prima, etc.), se alguns não toleram mais ouvi-lossobre temas como cidadania, Mion não faz melhor quando, zombando desse formato (“jovem tem que falar”,“tem que ter debate”), reserva-lhes a posição de meros macacos de auditório e algumas situações degradantes.

Infelizmente, em muitos adolescentes brasileiros é notória a dificuldade de expressão verbal, pasteurizada numpatoá suburbano, que com freqüência torna exasperador escutá-los. Mas a atitude de Mion, falando portuguêsidêntico ao do jovem público que espezinha, não estimulando nada além de anuência de berros e gestos, só faz ra-tificar, com seu exemplo, uma situação que toda ação transformadora, como a educação e a cultura, com o con-curso de vários meios, inclusive a televisão, deseja eliminar.

(OLIVA NETO, J. A. Bravo, abr. 2002.)

Segundo o texto, é correto afirmar:01) Programas como Erótica MTV e Programa Livre, ao contrário do programa de Mion, zombam dos adolescentes,

reservando-lhes a posição de meros macacos de auditório.02) O programa de Marcos Mion, ao valorizar a capacidade de comunicação dos adolescentes, alcança seu objeti-

vo de satirizar programas apelativos da TV brasileira.04) O programa de Mion corrige, com seu exemplo, a situação criada por outros programas direcionados a

adolescentes.08) O programa de Mion opõe-se a uma ação transformadora pautada na educação e na cultura, sendo, por isso,

caracterizado como conservador e falsamente crítico.16) A atitude de Mion não vai além de aprovar a manifestação que os adolescentes fazem por meio de berros e

gestos, tornando o programa culturalmente tão pobre quanto os outros que pretende satirizar.

01) Incorreta. Ao contrário do que diz a afirmação, é o programa de Mion que o texto acusa de zombar dos ado-lescentes, reservando-lhes “a posição de meros macacos de auditório”.

02) Incorreta. O texto reprova a atitude de Mion, que, ao falar “português idêntico ao do jovem público que espe-zinha” não estimula outra forma de comunicação além dos berros e gestos, menosprezando a capacidade decomunicação dos adolescentes.

04) Incorreta. O texto é explícito ao afirmar que “Mion não faz melhor” do que os programas que pretensamentecritica.

08) Correta. Conforme diz o texto, o programa ratifica, ou seja, confirma aquilo que a educação e a cultura, asações transformadoras, desejam eliminar; é, portanto, conservador.

16) Correta. O texto afirma que o programa não estimula mais do que berros e gestos, que, portanto, aprova, oque é demonstração clara de sua pobreza do ponto de vista cultural.

Resposta: 08 + 16 = 24

Observe a seguinte notícia de jornal.

ABASTECIMENTO120 mil moradores de Sumaré devem ficar sem água hoje por quatro horas.

Cerca de 120 mil pessoas vão ficar sem água hoje em Sumaré (26km de Campinas), devido à interrupção doabastecimento da ETA (Estação de Tratamento de Água) por quatro horas. A suspensão ocorrerá por causa do cortede energia que será feito pela CPFL (Companhia Paulista de Força e Luz). No final da semana passada, em decorrên-cia da seca e do excesso de poluição, a interrupção da captação do rio Atibaia, que abastece 50% da cidade, já haviadeixado os 120 mil moradores sem água.

Ontem, o Grupo Técnico de Monitoramento Hidrológico informou que a região corre risco de enfrentar umacrise de abastecimento nos próximos meses. Os técnicos dizem que a região enfrenta a pior estiagem do século ecomeçam a adotar medidas para conscientizar a população para economizar água.

(Adaptado de Folha de S.Paulo, 13 maio 2000.)

Resolução

Questão 64▼▼

51UFPR/2004 ANGLO VESTIBULARES

Considere que os eventos anunciados na notícia de fato ocorreram como previsto. Indique, então, a(s) alternati-va(s) que expressa(m) adequadamente relação(ões) de causa e conseqüência identificável(eis) nessa notícia.01) 120 mil moradores de Sumaré ficaram sem água no dia 13/5/2000 porque a Estação de Tratamento de Água

interrompeu o abastecimento durante quatro horas.02) A Estação de Tratamento de Água em Sumaré interrompeu o abastecimento em 13/5/2000 porque a Compa-

nhia Paulista de Força e Luz cortou a energia.04) Na semana anterior, a captação do rio Atibaia foi interrompida porque 120 mil moradores ficaram sem água.08) A região de Sumaré enfrentava a pior estiagem do século porque o rio Atibaia estava excessivamente poluído

na época.16) Os técnicos começaram a adotar medidas para conscientizar a população da necessidade de economizar água

porque havia risco de uma crise de abastecimento nos meses subseqüentes.

01) Correta. A interrupção do abastecimento pela ETA de fato foi a causa da falta de água em 13/05/2000.02) Correta. Realmente foi o corte de energia que ocasionou a interrupção no funcionamento da ETA.04) Incorreta. A falta de água ocorrida na semana anterior foi causada pela interrupção na captação do rio, e não

o contrário.08) Incorreta. A estiagem não foi causada pelo excesso de poluição do rio.16) Correta. O risco da crise de abastecimento efetivamente motivou a adoção das medidas para incentivar a eco-

nomia de água.Resposta: 01 + 02 + 16 = 19

Leia os poemas abaixo.NeologismoBeijo pouco, falo menos ainda.Mas invento palavrasQue traduzem a ternura mais fundaE mais cotidiana.Inventei, por exemplo, o verbo teadorar.Intransitivo:Teadoro, Teodora.(BANDEIRA, Manuel. Meus poemas preferidos.

São Paulo: Ediouro, 2002.)

MadrigalMeu amor é simples, Dora,Como a água e o pão.

Como o céu refletidoNas pupilas de um cão.(PAES, José Paulo. Melhores poemas.

São Paulo: Global, 1998.)

Sobre os poemas acima, é correto afirmar:01) Como são declarações de amor, os poemas acima fogem às regras da elaboração poética, sendo impossível

caracterizar as posturas estéticas que eles representam.02) O poema de José Paulo Paes representa o tom geral de sua obra poética, fortemente marcada pelo discurso

amoroso, ao contrário da obra poética de Manuel Bandeira, em que esse tema praticamente não aparece.04) A metalinguagem não é um recurso presente nesses poemas.08) A rima entre “pão” e “cão”, em “Madrigal”, constrói-se sobre uma simplicidade vocabular que confere ao poe-

ma um registro coloquial; em “Neologismo”, esse registro é proporcionado, por exemplo, pela leveza bem-hu-morada do verso “Teadoro, Teodora”.

16) A tradução de “ternura mais funda” em um neologismo como “teadorar”, no poema de Manuel Bandeira, ea comparação do amor com elementos prosaicos como “a água e o pão”, no poema de José Paulo Paes, exem-plificam a reação moderna à expressão cerimoniosa do sentimento amoroso.

Questão 66▼▼

Resolução

Questão 65▼▼

52UFPR/2004 ANGLO VESTIBULARES

01) Incorreta. A alternativa apresenta uma contradição: se são poemas, os textos não podem fugir à elaboraçãopoética. Além disso, o coloquialismo de ambos permite inferir uma postura poética vinculada ao Modernismo.

02) Incorreta. O discurso amoroso é recorrente em toda a obra de Manuel Bandeira.04) Incorreta. Percebe-se claramente a discussão metalingüística no poema de Bandeira.08) Correta. Manuel Bandeira e José Paulo Paes são poetas modernistas. A simplicidade de estilo é um dos seus

recursos expressivos mais freqüentes. 16) Correta. O Modernismo utilizava a simplicidade e o prosaísmo como recursos para se opor ao sentimen-

talismo exagerado e à linguagem pomposa da poesia inspirada no Romantismo e no Parnasianismo.

Resposta: 08 + 16 = 24

Leia o texto abaixo.

Texto I:

CAPÍTULO CXIIAqui é que eu quisera ter dado a este livro o método de tantos outros, — velhos todos, — em que a matéria

do capítulo era posta no sumário: “De como aconteceu isto assim, e mais assim”. Aí está Bernardim Ribeiro; aí estãooutros livros gloriosos. Das línguas estranhas, sem querer subir a Cervantes nem a Rabelais, bastavam-me Fieldinge Smollet, muitos capítulos dos quais só pelo sumário estão lidos. Pegai em Tom Jones, livro IV, cap. I, lede este títu-lo: Contendo cinco folhas de papel. É claro, é simples, não engana a ninguém; são cinco folhas, mais nada, quemnão quer não lê, e quem quer lê; para os últimos é que o autor concluiu obsequiosamente: “E agora, sem mais pre-fácio, vamos ao seguinte capítulo”.

CAPÍTULO CXIIISe tal fosse o método deste livro, eis aqui um título que explicaria tudo: “De como Rubião, satisfeito da

emenda feita no artigo, tantas frases compôs e ruminou, que acabou por escrever todos os livros que lera”.Lá haverá leitor a quem só isso não bastasse. Naturalmente, quereria toda a análise da operação mental

do nosso homem, sem advertir que, para tanto, não chegariam as cinco folhas de papel de Fielding. Há umabismo entre a primeira frase de que Rubião era co-autor até a autoria de todas as obras lidas por ele; é certoque o que mais lhe custou foi ir da frase ao primeiro livro; — deste em diante a carreira fez-se rápida. Não im-porta; a análise seria ainda assim longa e fastiosa. O melhor de tudo é deixar só isto; durante alguns minutos,Rubião se teve por autor de muitas obras alheias.

CAPÍTULO CXIVAo contrário, não sei se o capítulo que se segue poderia estar todo no título.

(ASSIS, Machado de. Quincas Borba. In: _____. Obra completa. v. 1. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1994.)

Sobre o texto I, é correto afirmar:01) Os capítulos acima transcritos exemplificam algumas das características da ficção machadiana em geral, como

a narrativa apresentada ao leitor pela voz do próprio protagonista, que se concentra na progressão linear doenredo, de cujos incidentes evita desviar-se no decorrer do romance.

02) Seja quanto à temática, seja quanto aos procedimentos estilísticos nele empregados, Quincas Borba evoca asprimeiras obras do autor, contrastando com os demais romances de sua fase madura, como Memórias póstu-mas de Brás Cubas ou Esaú e Jacó.

04) As alusões a autores clássicos, freqüentes nos escritos de Machado de Assis, refletem seu espírito severo e suaatenção aos modelos da mais alta tradição da cultura ocidental, o que afasta seus escritos da vida mundana doRio de Janeiro do século XIX.

08) Os comentários sobre as técnicas de composição empregadas na construção de seu próprio romance não ape-nas refletem o considerável grau de consciência do escritor com respeito ao fazer literário, mas também convi-dam o leitor a tomar consciência de seu papel ativo na “construção” do sentido da obra.

16) No capítulo CXII, o uso da expressão “línguas estranhas”, no sentido de línguas estrangeiras, é exemplo da figu-ra de linguagem da ironia, traço recorrente na obra machadiana, que remete ao nacionalismo arraigado doautor.

Questão 67▼▼Resolução

53UFPR/2004 ANGLO VESTIBULARES

01) Incorreta. O Livro Quincas Borba é narrado em 3ª- pessoa por um narrador de estilo digressivo, ou seja, queinterfere com comentários na linearidade narrativa. Esse recurso é comum nas obras da chamada “fase ma-dura” da prosa machadiana.

02) Incorreta. Os primeiros romances machadianos apresentam típicos recursos românticos, como a idealizaçãoe a consagração do amor. Já os procedimentos estilísticos da obra Quincas Borba, tais como a digressão ea investigação psicológica, associam-na à fase madura, em que Machado de Assis amadurecera as influên-cias do Realismo.

04) Incorreta. Os romances machadianos retratam o cotidiano mundano das elites cariocas do século XIX.08) Correta. Machado de Assis realiza grandes enredos e tramas ao mesmo tempo em que expõe seus procedi-

mentos de construção literária, interpelando o leitor. Ainda que o narrador geralmente seja arbitrário, a obraé discutida com o leitor, num exemplo de Metalinguagem.

16) Incorreta. Não se pode atribuir “nacionalismo arraigado”, característica dos romances românticos, à obra deproblematização existencial de Machado de Assis.

Resposta: 08

Leia o texto abaixo.

Texto II:VII — A COMADRE

Cumpre-nos agora dizer alguma coisa a respeito de uma personagem que representará no correr desta históriaum importante papel, e que o leitor apenas conhece, porque nela tocamos de passagem no primeiro capítulo: é acomadre, a parteira que, como dissemos, servira de madrinha ao nosso memorando.

Era a comadre uma mulher baixa, excessivamente gorda, bonachona, ingênua ou tola até um certo ponto, e fi-nória até outro; vivia do ofício de parteira, que adotara por curiosidade, e benzia de quebranto; todos a conheciampor muito beata e pela mais desabrida papa-missas da cidade. Era a folhinha mais exata de todas as festas religiosasque aqui se faziam; sabia de cor os dias em que se dizia missa em tal ou tal igreja, como a hora e até o nome dopadre; era pontual à ladainha, ao terço, à novena, ao setenário; não lhe escapava via-sacra, procissão, nem sermão;trazia o tempo habilmente distribuído e as horas combinadas, de maneira que nunca lhe aconteceu chegar à igrejae achar já a missa no altar. De madrugada começava pela missa da Lapa; apenas acabava ia à das 8 na Sé, e daí sain-do pilhava ainda a das 9 em Santo Antônio. O seu traje habitual era, como o de todas as mulheres da sua condiçãoe esfera, uma saia de lila preta, que se vestia sobre um vestido qualquer, um lenço branco muito teso e engomadoao pescoço, outro na cabeça, um rosário pendurado no cós da saia, um raminho de arruda atrás da ore-lha, tudo istocoberto por uma clássica mantilha, junto à renda da qual se pregava uma pequena figa de ouro ou de osso. Nos diasdúplices, em vez de lenço à cabeça, o cabelo era penteado, e seguro por um enorme pente cravejado de crisólitas.

[...]A comadre continuou a aparecer daí em diante por um motivo que mais tarde se saberá.Por agora vamos continuar a contar o que era feito do Leonardo.

(ALMEIDA, Manuel Antônio de. Memórias de um sargento de milícias. 25. ed. São Paulo: Ática, 1996.)

Sobre o texto II, é correto afirmar:01) A acumulação de elementos que caracterizam a personagem, tanto quanto à aparência como quanto aos

seus hábitos e temperamento, evidencia o detalhismo fotográfico e a precisão descritivista que inscrevemesse romance nos quadros do Naturalismo.

02) Em se tratando de um livro de memórias, o romance adota estratégias de escrita típicas de textos em que,na velhice, após uma vida acidentada, a personagem principal, amadurecida e redimida de suas culpas,transmite aos mais jovens a sabedoria adquirida, em tom altivo e professoral.

04) No que diz respeito à composição da comadre, é possível estabelecer no trecho destacado uma correlaçãoentre os seguintes pares de elementos, reveladores de seu caráter híbrido: “muito beata — benzia de que-branto”, “rosário pendurado no cós da saia — raminho de arruda atrás da orelha”.

08) A abertura e o fecho do capítulo, transcritos acima, podem ser associados ao fato de o livro ter sido origi-nalmente publicado em folhetim, ou seja, capítulo a capítulo, devendo portanto estimular o leitor a man-ter o interesse pelos incidentes já publicados e suscitar curiosidade pelo que estivesse por vir.

16) A alusão ao “memorando”, no primeiro parágrafo, remete-nos a um incidente típico de enredos melodra-máticos da literatura oitocentista: a carta secreta, de cujos segredos dependerão os destinos das persona-gens centrais do romance Memórias de um sargento de milícias.

Questão 68▼▼Resolução

54UFPR/2004 ANGLO VESTIBULARES

01) Incorreta. Não se trata de detalhismo fotográfico naturalista, que é vinculado a uma descrição crua da reali-dade, mas da constituição de uma personagem típica de humor. Além disso, Memórias de um Sargento de Milí-cias é um livro do Romantismo.

02) Incorreta. As Memórias são escritas por um narrador em 3ª- pessoa, com um estilo simples e cotidiano.04) Correta. O caráter híbrido da religiosidade da Comadre é demonstrado pela aproximação de elementos típi-

cos do Catolicismo (“beata” e “rosário”) a elementos do universo das crendices populares (“benzia de que-branto” e “raminho de arruda atrás da orelha”).

08) Correta. O romance de Manuel Antônio de Almeida, que apresenta típicas técnicas folhetinescas, foi publicadooriginalmente no suplemento dominical A Pacotilha, do jornal carioca Gazeta Mercantil, nos anos 1852 e 1853.

16) Incorreta. Não há nas Memórias o motivo da carta secreta.

Resposta: 04 + 08 = 12

Sobre os textos I e II, é correto afirmar:01) A despeito das várias diferenças entre as obras, é correto reconhecer ao menos dois aspectos comuns

através dos trechos transcritos: presença de metalinguagem — isto é, no caso, comentário sobre o própriofazer narrativo — e ordenação não-regular dos incidentes da narrativa.

02) Os traços vivamente populares com os quais se descreve a comadre, supersticiosa e bonachona, contrastam viva-mente com as marcas de erudição atribuídas a Rubião, leitor compenetrado de mestres como Fielding, Cervan-tes e Rabelais e autor de diversas obras.

04) Enquanto Memórias de um sargento de milícias se concentra na vida carioca do final do século XIX, o romanceQuincas Borba desenvolve uma reflexão sobre o Brasil colonial, ambientando-se no interior de Minas Gerais eno Rio de Janeiro no final do século XVIII.

08) O destino dos protagonistas de ambos os romances é similar: Rubião inicia a narrativa em posição social subal-terna e, por meio de empenho e alguns lances de sorte, tem seus méritos intelectuais reconhecidos e recompen-sados na Corte; também é o caso de Leonardinho, cuja bravura é premiada com um posto nas milícias.

16) A extensa produção literária de Manuel Antonio de Almeida rivaliza, do ponto de vista quantitativo, com a deMachado de Assis. Contudo, é evidente a influência machadiana sobre Memórias de um sargento de milícias,romance cujo enredo e técnica narrativa derivam em grande medida das Memórias póstumas de Brás Cubas.

01) Correta. No texto de Machado, a metalinguagem está presente na reflexão a respeito da forma que o nar-rador dará aos seus capítulos. Nas Memórias, no comentário sobre o papel importante que a Comadre viria ater na trama.

02) Incorreta. Quem mostra ser conhecedor das grandes obras clássicas é o narrador e não Rubião. Este era umprofessor de província, de cultura mediana, pouco criativo e ingênuo.

04) Incorreta. As Memórias são ambientadas no Rio de Janeiro do início do século XIX, tal como mostra a expressãoque abre a obra: “Era no tempo do rei”. Já Quincas Borba ambienta-se no final da década de 1860.

08) Incorreta. Rubião era um professor de condição modesta que chega à corte porque recebeu uma vultosa he-rança. Apesar de seus esforços, tinha pouca envergadura intelectual para ser consagrado como escritor. Alémdisso, termina sua existência de forma miserável em sua cidade natal, Barbacena. Por sua vez, Leonardo, pro-tagonista das Memórias, tem um destino positivo mais por uma conjunção de eventos afortunados (a herançade seu tio e o casamento com a rica Luisinha) do que por algum ato de bravura.

16) Incorreta. Manuel Antônio de Almeida, que teve a sua existência interrompida aos 30 anos em um naufrágiona Baía de Guanabara, escreveu apenas um romance, as Memórias de um Sargento de Milícias. Machado deAssis, que foi em alguns aspectos literários influenciado por Manuel Antônio, teve uma obra extensa queenvolve romances, contos, poesias, crônicas e peças de teatro.

Resposta: 01

Leia o texto abaixo.

EURICÃO: Você não está entendendo nada! E como ficaria eu? Você casa com Dodô, Benona com Eudoro,Caroba com Pinhão. Não vê que eu fico só? No meio disso tudo, com quem casaria eu?

CAROBA: Com a porca. E, se ela não serve mais, com Santo Antônio!

Resolução

Questão 69▼▼Resolução

55UFPR/2004 ANGLO VESTIBULARES

EURICÃO: Estão me ouvindo? É a voz da sabedoria, da justiça popular. Tomem seus destinos, eu quero ficar só.Aqui hei de ficar até tomar uma decisão. Mas agora sei novamente que posso morrer, estou novamente colocadodiante da morte e de todos os absurdos, nesta terra a que cheguei como estrangeiro e como estrangeiro vou deixar.Mas minha condição não é pior nem melhor do que a de vocês. Se isso aconteceu comigo pode acontecer comtodos, e se aconteceu uma vez pode acontecer a qualquer instante. Um golpe do acaso abriu meus olhos, vocêscontinuam cegos! Agora vão, quero ficar só!

(SUASSUNA, Ariano. O santo e a porca. Rio de Janeiro: José Olympio, 2003.)

Esse trecho é de O santo e a porca, de Ariano Suassuna, e mostra Euricão quando, já ao final da peça, descobre quetodo o dinheiro que guardou em sua porca de madeira não valia mais nada por causa das mudanças de moeda. So-bre o texto, é correto afirmar.01) Ao falar em “voz da sabedoria” e em “justiça popular”, a personagem reflete uma das referências principais

da peça, que une um enredo recorrente na história da literatura ocidental a situações de uma comédia de cos-tumes centrada em valores e figuras da cultura regional.

02) Os tratos e destratos feitos com Santo Antônio são um bom exemplo da praticidade da religiosidade popular,e as negociações com o santo de devoção criam espaço na peça para muito do seu resultado cômico e crítico.

04) Coerentemente com o regionalismo brasileiro, a peça valoriza a transformação e modernização dos costumes;daí o papel de Caroba e seu esforço para modificar a vida das outras personagens.

08) Apesar do tema humorístico, das cenas rápidas, da celeridade dos qüiproquós, há, no fundo temático, um con-flito entre os bens materiais e os espirituais, encarnado na figura de Euricão.

16) Euricão é uma personagem-tipo da literatura: ele tem uma característica principal, a avareza, e é sobre essa ca-racterística que toda sua ação na peça se sustenta.

01) Correta. Ariano Suassuna (1927) criou na década de 70 o Movimento Armorial, que tem como objetivo culti-var e divulgar as formas tradicionais da cultura popular nordestina. Suas peças apresentam ambientaçõesnordestinas de temas universais, já trabalhados por autores consagrados da literatura ocidental, desderomanos como Plauto (250-184 a.C.) (o subtítulo da peça é “Imitação Nordestina de Plauto”) até Gil Vicentee Miguel de Cervantes.

02) Correta. Euricão Árabe, o avarento protagonista da peça, tanto implora ao santo quanto o intima. Disso re-sulta muito do humor moralizante da obra.

04) Incorreta. Não há na peça preocupação com a modernização dos costumes, pelo contrário, há o intuito damoralização. Além disso, Caroba é a empregada de Euricão Árabe. É a alcoviteira do enredo, dedicando-se aacertar os diversos interesses matrimoniais que circulavam entre as personagens.

08) Correta. A relação entre o espiritual e o material é representada na oscilação da personagem Euricão entreo santo (símbolo da espiritualidade) e a porca (símbolo da materialidade).

16) Correta. Euricão teme perder o seu dinheiro por ocasião do casamento da filha Margarida. Pensa que opretendente é um interesseiro. A ironia final do enredo está na frustração do avarento ao perceber que assuas moedas já não valiam mais nada: foram desvalorizadas por diversos planos econômicos.

Resposta: 01 + 02 + 08 + 16 = 27

Resolução

Questão 70▼▼

56UFPR/2004 ANGLO VESTIBULARES

Insomnia

Insomnia is the most common of all sleep complaints. Almost everyone has occasional sleepless nights, perhapsdue to stress, heartburn or drinking too much caffeine or alcohol. Insomnia is a lack of sleep that occurs on a regular or frequent basis, often for no apparent reason.

How much sleep is enough varies. Although 71/2 hours of sleep is about average, some people do fine on 4 or5 hours of sleep. Other people need 9 or 10 hours a night.

Inability to get a good night’s sleep can affect not only your energy level and mood but your health as wellbecause sleep helps bolster your immune system. Fatigue, at any age, leads to diminished mental alertness and concentration. Lack of sleep is linked to accidents both on the road and on the job.

About one out of three people have insomnia sometime in their life. Sleeplessness may be temporary orchronic. You don’t necessarily have to live with sleepless nights. Some simple changes in your daily routine andhabits may result in better sleep.

(Disponível em: <http://www.mayoclinic.com> Acesso em 11 abr. 2003.)

De acordo com o texto, a quantidade suficiente de sono:01) é em média de 7 horas e meia.02) varia conforme o horário.04) é de 4 ou 5 horas para as pessoas que gozam de boa saúde.08) é de 9 ou 10 horas quando o sono é noturno.16) varia de pessoa para pessoa.

Alternativas corretas:01) Lê-se a resposta no seguinte trecho do 2º- parágrafo: Although 71/2 hours of sleep is about average...16) Lê-se a resposta na continuação do 2º- parágrafo: ... some people do fine on 4 to 5 hours of sleep. Other

people need 9 to 10 hours a night.

Resposta: 01 + 16 = 17

Which consequences of lack of sleep are mentioned in the text?01) tiredness 08) overexcitment02) health disorders 16) improvement of the immune system04) difficulty in concentration

“Quais conseqüências da falta de sono são mencionadas no texto?”Alternativas corretas:01) cansaço. Lê-se a resposta no seguinte trecho do 3º- parágrafo: Inability to get a good night´s sleep can

affect not only your energy level...02) distúrbios de saúde. Lê-se no trecho: ... can affect not only your energy level and mood but your health as

well...04) dificuldade de concentração. Lê-se em: Fatigue, at any age, leads to diminished mental alertness and

concentration.

Resposta: 01 + 02 + 04 = 07

Resolução

Questão 72▼▼

Resolução

Questão 71▼▼

57UFPR/2004 ANGLO VESTIBULARES

NNNIII SSSÊÊÊLLLGGG

According to the text:01) A large number of people suffer from occasional sleepless nights.02) Temporary insomnia will necessarily lead to chronic sleepless nights.04) Changing some everyday habits can be a step to improve sleep quality.08) Sleeplessness is related to people who are unable to sleep more than 4 or 5 hours a night.16) It is extremely complicated to get rid of insomnia.32) Sleep-related disorders become more common with age.

De acordo com o texto:Alternativas corretas:01) ”Muitas pessoas sofrem de ocasionais noites de insônia”. Lê-se a resposta no primeiro parágrafo: Almost

everyone has occasional sleepless nights...04) “Mudar alguns hábitos cotidianos pode ser um passo para a melhoria da qualidade do sono”. Lê-se a resposta

no último parágrafo: Some simple changes in your daily routine and habits may result in better sleep.

Resposta: 01 + 04 = 05

The text contains information on:01) some factors that may affect a person’s sleep.02) the activities that help promote a good night’s sleep.04) the proportion of people who suffer from insomnia.08) the different intellectual activities which may keep a person’s mind too busy to sleep.16) the effects of sleep problems on people's body and mind.

“O texto contém informações sobre”:Alternativas corretas.01) “alguns fatores que podem afetar o sono de alguém”. Lê-se a resposta no primeiro parágrafo: Almost

everyone has occasional sleepless nights, perhaps due to stress, heartburn or drinking too much caffeineor alcohol.

04) “a proporção de pessoas que sofrem de insônia”. Lê-se no último parágrafo: About one out of three peoplehave insomnia sometime in their life.

16) “os efeitos de problemas do sono no corpo e na mente das pessoas”. Lê-se a resposta no terceiro pará-grafo: Inability to get a good night´s sleep ... on the road and on the job.

Resposta: 01 + 04 + 16 = 21

Geniuses, Criminals Do Best Work in Their 30sWed July 9, 2003

LONDON (Reuters) — Geniuses and criminals may not seem to have much in common but they both do theirbest work in their 30s — and mainly to impress the opposite sex.

When Satoshi Kanazawa, of the University of Canterbury in New Zealand, studied biographies of prominent,mostly male scientists he discovered that they made their key discovery before their mid 30s, around the same agethat criminal behavior peaks.

He believes the male competitive urge to attract females is a driving force for the scientific and criminalachievements, according to New Scientist magazine.

“They do whatever they do in order to get laid,” said Kanazawa.He added that the competitive drive decreases with age and as men’s priority shifts from competing for women

to taking care of their offspring.“Kanazawa also found out that marriage dampens the drive in both arenas,” the magazine added.

(Disponível em: <http://www.reuters.com> Acesso em 10 jul. 2003.)

Resolução

Questão 74▼▼

Resolução

Questão 73▼▼

58UFPR/2004 ANGLO VESTIBULARES

According to the text, Satoshi Kanazawa01) investigated the life of male scientists; no female scientists were included.02) discovered that scientists do their best findings before they are around 35 years old.04) found out criminals commit fewer crimes when they are in their 30s.08) studied the lives of very noticeable scientists.16) spent 30 years comparing biographies of scientists and criminals.

“De acordo com o texto, Satoshi Kanazawa...”Alternativas corretas:02) “descobriu que os cientistas fazem suas melhores descobertas antes dos 35 anos de idade”. Lê-se a resposta

no segundo parágrafo: ... he discovered that they made their key discovery before their mid 30s...08) “estudou a vida de cientistas muito conhecidos”. Lê-se no 2º- parágrafo: When Satoshi Kanazawa ... studied

biographies of prominent, mostly male scientists...

Resposta: 02 + 08 = 10

The text contains information on:01) the amount of work done by scientists and criminals in their 30’s.02) the main differences between scientists and criminals.04) what geniuses and criminals have in common.08) at what age range scientists and criminals do their best work.16) why scientists and criminals do their best work at a specific age range.

“O texto contém informações sobre”:04) “o que gênios e criminosos têm em comum”. Obtém-se a resposta a partir da leitura do 2º- e do 3º- pará-

grafos.08) ”a idade na qual cientistas e criminosos fazem seu melhor trabalho”. Lê-se a resposta no 2º- parágrafo: ...

mostly male scientists he discovered that they made their key discovery before their mid 30s, around thesame age that criminal behaviors peak.

16) “porque cientistas e criminosos fazem seu melhor trabalho em uma determinada idade”. Lê-se no 3º- e no4º- parágrafos, especialmente em: “‘They do whatever they do in order to get laid’, said Kanazawa.”

Resposta: 04 + 08 + 16 = 28

Male contraceptive ‘100% effective’

Scientists have developed a male contraceptive which was 100% effective and side-effect free in trials.The treatment is a combination of an implant containing the male sex hormone testosterone, which was replaced

every four months, and a three-monthly injection of a progestin, a hormone used in female contraceptive pills.Researchers from Anzac Research Institute, Sydney, Australia, gave the treatment to a sample of 55 men for a

year and none of their partners became pregnant. However, it will be some time before the treatment is widelyavailable.

Liz Davies, of Marie Stopes International, told the BBC: “We welcome any advance in contraception, and particularly those that broaden the options for men to take responsibility.”

Professor David Handelsman, who led the research, said: “This is the first time a reversible male contraceptivethat will suppress sperm production reliably and reversibly has been fully tested by couples. Previous attempts todevelop an effective and convenient male contraceptive have encountered problems over reliability and sideeffects, such as mood swings and a lowered sex drive.

(Disponível em: <http://newsvote.bbc.co.uk> Acesso em 06 out. 2003.)

Resolução

Questão 76▼▼

Resolução

Questão 75▼▼

59UFPR/2004 ANGLO VESTIBULARES

According to the text, the new contraceptive:01) has produced no side-effects during the time it was being tested.02) has presented no effect other than the primary effect it was prescribed for.04) has had minor collateral effects.08) has had some side-effects which were partly overcome during the process of testing it.16) has had a few side-effects.

“De acordo com o texto, o novo contraceptivo”:01) “não produziu efeitos colaterais durante o período em que estava sendo testado”. Lê-se no primeiro pará-

grafo: Scientists have developed a male contraceptive which was 100% effective and side-effect free in trials.02) “não apresentou nenhum efeito além daquele para o qual foi utilizado”. Lê-se a resposta na primeira

linha do texto.

Resposta: 01 + 02 = 03

De acordo com o professor David Handelsman, é correto afirmar:01) É a primeira vez que um contraceptivo que suprime a produção de esperma de maneira segura foi testado

por casais.02) Um efeito colateral dos tipos de contraceptivos anteriormente testados é a oscilação da temperatura corporal.04) Um dos efeitos colaterais de contraceptivos anteriormente testados é a diminuição do desejo sexual.08) O novo contraceptivo ainda não foi totalmente testado em casais.16) Anteriormente houve tentativas frustradas de desenvolver contraceptivos que pudessem ser usados exclusiva-

mente por homens.

Alternativas corretas:01) Lê-se no seguinte trecho do último parágrafo: “This is the first time a reversible male contraceptive ... has

been fully tested by couples”.04) e 16) Lê-se a resposta no seguinte trecho do último parágrafo: Previous attempts to develop an effective

and convenient male contraceptive ... and side effects, such as mood swings and a lowered sex drive.

Resposta: 01 + 04 + 16 = 21

De acordo com o texto, é correto afirmar:01) 55 homens submeteram-se aos testes com o novo contraceptivo pelo período de um ano.02) O tratamento já está amplamente disponível para todos que desejem utilizá-lo.04) O novo contraceptivo pode ser usado por homens e mulheres em idade fértil.08) Não foi verificada nenhuma gravidez durante o período de teste do tratamento.16) O tratamento foi feito por pesquisadores de uma universidade americana.

Alternativas corretas:01) Lê-se no seguinte trecho do 3º- parágrafo: Researchers ... gave a treatment to a sample of 55 men for a year...08) Lê-se na seqüência do trecho anterior: ... and none of their partners became pregnant.

Resposta: 01 + 08 = 09

Resolução

Questão 79▼▼

Resolução

Questão 78▼▼

Resolução

Questão 77▼▼

60UFPR/2004 ANGLO VESTIBULARES

The text contains information on:01) the number of subjects who were given the treatment.02) the name of the research leader.04) the number of previous attempts to develop a reliable male contraceptive.08) how long the treatment was conducted.16) the age of the men who have undergone the treatment.

“O texto contém informações sobre:”01) “o número de sujeitos que receberam o tratamento. Lê-se no 3º- parágrafo, em: Researchers ... gave the

treatment to a sample of 55 men...02) “o nome do chefe da pesquisa”. Lê-se no início do último parágrafo: Professor David Handelsman, who

led the research...08) “quanto tempo durou o tratamento”. Lê-se no 3º- parágrafo: ... gave the treatment to a sample of 55 men

for a year...

Resposta: 01 + 02 + 08 = 11

Resolução

Questão 80▼▼

61UFPR/2004 ANGLO VESTIBULARES

Rei morto, rei posto. As cinco grandes da indústria mundial do disco — EMI, BMG, Universal, Warner e Sony —estão definhando. Os prejuízos se acumulam ano a ano. Pirataria, MP3 pela Internet e contrabando descontroladocombinaram-se de modo perverso para jogar as grandes do disco na rua da amargura. Mas há um ingrediente es-sencial, a burrice de seus executivos, que é preciso acrescentar. Em desespero, preferem jogar a culpa no consumi-dor, que não está mais comprando seus discos caros, a fazer uma autocrítica.

Tempos bicudos, de acusações mútuas, em que se procura desesperadamente uma saída. Mas uma análise dossegmentos de música clássica e de jazz mostra luzes no fim deste túnel. Luzes que não incluem necessariamente ascinco majors. O negócio da música está se reinventando. Acontece que os executivos das grandes gravadoras racio-cinam marqueteiramente, olhando para o passado feliz. Em vez de retirar lições da cena clássica e do jazz, hoje emgrande transformação estrutural, eles covardemente continuam caçando sucessos de venda planetários, como An-drea Boccelli, que já vendeu mais de 40 milhões de cópias.

(COELHO, João Marcos. Bravo, abr. 2002.)

Esse texto inicia com um provérbio que sintetiza o fato ressaltado em seguida. Seguindo o mesmo modelo, esco-lha um dos provérbios abaixo e narre um fato ou relate um episódio, utilizando no máximo 10 linhas, que seja coe-rente com a interpretação do provérbio escolhido. Evite utilizar o mesmo tema do texto acima.

Água mole em pedra dura tanto bate até que fura.

Cada macaco no seu galho.

A proposta solicita que o candidato redija o relato de um episódio que ilustre figurativamente o tema subjacen-te a um provérbio. No caso de “água mole em pedra dura tanto bate até que fura”, seria necessário narrar um fatoque servisse como uma demonstração de persistência de um personagem considerado mais fraco que, graças aosincansáveis e repetidos esforços, termina por dobrar um adversário que parecia ser mais forte. Eis um exemplo:

Água mole em pedra dura tanto bate até que fura. Lula candidatou-se à Presidência da República pelo PT, naépoca um partido ainda pequeno, já na primeira eleição direta após a redemocratização. Passou ao 2º- turno, masacabou derrotado por Collor. Tentou novamente na oportunidade seguinte e perdeu para FHC. Insistiu e FHC foireeleito ainda no primeiro turno. Depois de três fracassos, havia quem pensasse, mesmo no PT, ser necessário lançarum outro candidato em 2002. Lula enfrentou as resistências, lançou-se à quarta campanha eleitoral consecutiva em2002 e, finalmente, saiu vencedor.

Texto 1

No começo dos anos 60, o Banco Mundial realizou um estudo abrangendo vários países pobres para avaliar aschances que cada um tinha de se desenvolver. Entre eles estavam a Coréia do Sul, Gana e o Brasil. A Coréia do Sul,marcada por uma história de invasões e por uma guerra recém-terminada, e Gana, com a economia destruída, sesituaram no patamar de renda per capita da ordem de 900 dólares. O Brasil se destacava no grupo e acabou aponta-do como um país de futuro promissor. Tinha renda per capita de 1.800 dólares, dispunha de recursos naturaisabundantes, um parque industrial em expansão e universidades. Todas as contas referentes aos países foramfeitas com o dólar PPP, iniciais de purchasing power parity, ou paridade de poder de compra. O PPP é umamoeda estatística adequada para comparar realidades distintas.

As previsões do Banco Mundial, no entanto, não se confirmaram e a corrida acabou sendo vencida pela Coréia(ver gráfico). Vários estudos já foram encomendados para investigar as razões do sucesso coreano e quase todoschegaram a conclusões semelhantes no que diz respeito a um ponto: o investimento pesado e constante em educa-ção foi decisivo para a prosperidade do país. A população jovem da Coréia apresenta atualmente uma das taxas deescolarização mais altas do mundo. O efeito da educação ajudou a impulsionar o país.

Resolução

Questão 81▼▼

62UFPR/2004 ANGLO VESTIBULARES

OOORRR ÃÃÃEEE DDDAAAÇÇÇ

Texto 2

(Adaptado de: Veja, 27 ago. 2003)

Escreva um texto informativo, com 10 linhas, no máximo, a respeito do tema “Educação e desenvolvimento”. O tex-to deverá articular, de forma coesa e coerente, informações presentes nos textos 1 e 2. A seleção das informaçõesfica por sua conta.

Trata-se de um exercício de argumentação. Apoiando-se em alguns índices de desenvolvimento, o candidatodeveria articular um parágrafo defendendo a importância dos investimentos em educação para que o desenvolvi-mento econômico seja atingido. Abaixo temos um exemplo:

O progresso da renda per capita no Brasil e na Coréia do Sul nos últimos 45 anos serve como uma clara demons-tração do efeito da educação para o desenvolvimento. Em 1960, quando cada brasileiro tinha o dobro da renda deum coreano, o Brasil chegou a ser considerado como um país de futuro promissor pelo Banco Mundial, pois dispu-nha de recursos naturais, indústrias e universidades. A Coréia, sem dispor desses recursos, dedicou-se a uma políti-ca de investimentos constantes e maciços em educação e hoje atingiu mais do que o dobro do que a renda per capi-ta do Brasil.

Criação ou descoberta?

Fala-se muito no grande abismo entre ciência e arte, a primeira lógica, objetiva, enquanto a segunda é intuiti-va, subjetiva. O poeta inglês John Keats acusou seu conterrâneo Isaac Newton de ter “desfiado o arco-íris” com suasexplicações físicas sobre a difração da luz. Ou seja, explicar racionalmente algo de belo que existe no mundo é insul-tar a sua existência, tirar a sua poesia. (...)

Nós criamos ou descobrimos a ciência? Será que as nossas teorias e os nossos teoremas estão codificados de al-gum modo na natureza e tudo o que faz um cientista é “des-cobri-los”, levantar a coberta que os esconde, revelan-do seu significado? Ou será que os criamos, usando nossa intuição, observação e lógica? Complicada essa pergunta.

Resolução

Questão 82▼▼

A renda per capita do Brasil era odobro da de Gana e da Coréia do Sul

1960 1980 HOJE

A renda per capita da Coréia do Sulequiparou-se à do Brasil. Em Gana, oindicador praticamente não sofreualteração

A renda per capita dos coreanos émais que o dobro da dos brasileiros.Em Gana a renda continua baixa.

GANA BRASIL CORÉIA DO SULRenda per capita

1800dólares ppp

900dólares ppp

900dólares ppp

2000dólares ppp

Renda percapita de Gana

1000dólares ppp

16500dólares ppp

Renda percapita da Coréia

Fonte: Banco Mundial

7200dólares ppp

Renda percapita do Brasil

4200dólares ppp

3900dólares ppp

63UFPR/2004 ANGLO VESTIBULARES

O “efeito educação”

O gráfico mostra a evolução da renda per capita no Brasil, na Coréia do Sul e emGana nos últimos quarenta anos. O início da curva indica que Coréia e Gana pos-suíam renda semelhante — equivalente a metade da do Brasil. Por causa do “efei-to educação”, a renda coreana disparou. Para fins de cálculo, utilizou-se o chama-do dólar PPP, moeda de valor estatístico que leva em conta o poder de compra decada país.

(...) Se fosse prudente, parava por aqui, citando a minha sábia avó, que dizia que “criar é coisa de Deus, e descobriré coisa de gente”. Mas por que não tentar inverter isso, fazer do homem criador e não só criatura? Afinal, desco-brir é emocionante, mas bem mais passivo do que criar. (...)

O artista é o criador, ele ou ela dá existência a algo que não existia, enquanto o cientista é o descobridor, aque-le que revela o significado oculto das coisas, sem criá-las. Beethoven criou a sua Nona Sinfonia, certo? Ela não exis-tia antes de ele existir. Já Newton descobriu as três leis do movimento — elas estavam lá, escondidas na natureza,esperando para serem reveladas pela mente certa.

Muita gente pode se contentar com essa explicação e dar o caso por encerrado. Mas eu não. Para mim, a ciên-cia é uma criação, tão criação quanto uma obra de arte. O fato de arte e ciência obedecerem a critérios de validadediferentes, de a ciência ter uma aceitação baseada no método científico, que provê meios para que teorias sejamtestadas frente a observações, não muda a minha opinião. Ciência é criação do homem, fruto de nossos cérebros ede nosso modo de ver o mundo. Para entender isso, basta examinar um exemplo de sua história.

Aristóteles dizia que a gravidade vinha da tendência dos corpos de voltarem ao seu lugar de origem: uma pedracaía no chão porque foi de lá que ela tinha vindo. Newton, no século 17, propôs que a gravidade era uma forçaentre quaisquer corpos materiais, com intensidade proporcional ao produto de suas massas e inversamente propor-cional ao quadrado de sua distância. Einstein, em 1916, disse que a gravidade vem da curvatura do espaço em tornode um corpo maciço, reduzindo-o a um efeito geométrico.

Todas essas teorias foram propostas para explicar os mesmos fenômenos. Imagino que Einstein não terá a últi-ma palavra: a gravidade será explicada de formas diferentes, na medida em que o conhecimento científico avançar.Junto com novas tecnologias e novos conceitos surgem novas representações do mundo natural. Pode-se descobrirum novo fenômeno, mas sua explicação é criada. (...)

A visão científica, como a artística, está em constante transformação. Ciência é uma construção humana, cria-da para que possamos compreender o mundo em que vivemos. O que se descobre são novos modos de criar.

(Adaptado de: GLEISER, Marcelo. Folha de S.Paulo, Mais!, 14 set. 2003.)

Resuma o texto utilizando, no máximo, 10 linhas.

A proposta exige um resumo do texto, ou seja, uma síntese que preserve as teses fundamentais do autor e osprincipais argumentos. A seguir propomos um exemplo:

Normalmente a ciência é vista como uma atividade diametralmente oposta à arte: enquanto esta se ocupariada criação do novo, aquela se limitaria a descobrir e enunciar as leis da natureza. À arte caberia o privilégio da in-venção, relegando a ciência a uma postura mais passiva. Para Gleiser, entretanto, as teorias científicas são criaçõeshumanas que, apesar de estarem sujeitas a um método distinto, são comparáveis à arte. Ao produzir explicaçõespara os fenômenos que investiga, o cientista também cria.

Considere os seguintes trechos de entrevistas.

Entrevista com a escritora Susan Sontag.

Veja — Exposição demais à violência por meio de fotos e imagens de televisão pode levar as pessoas à indife-rença e à passividade?Susan — Essa foi uma idéia que comecei a discutir nos anos 70, quando escrevi meu primeiro ensaio sobrefotografia, e que senti a necessidade de retomar agora. Naquela época eu disse de maneira um tanto forte queas imagens poderiam, sim, nos tornar passivos. Hoje eu acredito que isso não é necessariamente verdade. Ascoisas só acontecem dessa maneira se a mensagem que acompanha a imagem for a de que nada pode ser feito.Se a mensagem subliminar for “sim, tudo é horrível, mas interferir está fora de nossas possibilidades”, aí elaleva você à passividade. E é preciso estar alerta também para a compaixão e a simpatia fácil que as imagens desofrimento nos provocam. (...) Esse tipo de surpresa é uma espécie de clamor de inocência, um álibi. Precisamossempre questionar o papel da compaixão quando vemos algo terrível que está acontecendo longe de nós. Senão carregar consigo a idéia de que as coisas podem mudar, talvez você se torne realmente passivo e comece apensar na realidade como um espetáculo.

(Veja, ed. 1817, ago. 2003.)

Resolução

Questão 83▼▼

64UFPR/2004 ANGLO VESTIBULARES

Entrevista com o cineasta Steven Spielberg.

Em um texto de até 10 linhas, compare os pontos de vista de Susan Sontag e Steven Spielberg sobre os efeitosda exposição do público a imagens de violência.

A proposta pede uma comparação das teses de Sontag e Spielberg sobre os efeitos da exposição a imagensde violência. Uma resposta possível seria semelhante a que segue:

Susan Sontag e Steven Spielberg divergem a respeito dos efeitos da exposição a imagens de violência. Sontagacredita que, naqueles casos em que se verifica uma mensagem subliminar conformista, as imagens violentas, mes-mo quando despertam a compaixão, podem conduzir à apatia e à passividade. Já Spielberg defende que as ima-gens de violência, depois de glamourizadas pela ficção, podem estimular a ação, desencadeando novas atitudesviolentas. Para o cineasta, os documentários, o noticiário e as cenas ao vivo não provocariam esse efeito com tantaintensidade.

Resolução

Questão 84▼▼Veja — O que o senhor acha da tese de que a violência no cinema e na televisão estimula o público a agirda mesma forma?Spielberg — Acho correta. Assistir à violência no cinema ou em programas de TV estimula muito mais osespectadores a imitar o que vêem do que assistir a ela ao vivo ou nos telejornais. No cinema, a violência éfilmada com iluminação perfeita, em cenas espetaculares, em câmera lenta, tornando-se até romântica. Jáno noticiário o público tem uma percepção muito melhor de como a violência pode ser horrorosa e usadacom finalidades que não existem no cinema.

(Veja, ed. 1821, set. 2003.)

65UFPR/2004 ANGLO VESTIBULARES