o anglo resolve o vestibularangloresolve.cursoanglo.com.br/inc/...nomearq=prova_380_ar.pdf · eu...

32
É trabalho pioneiro. Prestação de serviços com tradição de confiabilidade. Construtivo, procura colaborar com as Bancas Examinado- ras em sua tarefa de não cometer injustiças. Didático, mais do que um simples gabarito, auxilia o estu- dante no processo de aprendizagem, graças a seu formato: reprodução de cada questão, seguida da resolução elabo- rada pelos professores do Anglo. Apresentou uma Redação dissertativa e uma prova de Conhecimentos Gerais com um total de 42 questões do tipo teste de múltipla escolha de Língua Portuguesa, História, Geografia, Biologia, Química, Física e Matemática. Houve também uma prova de Conhecimentos Especí- ficos com questões do tipo somatória, apresentando a seguinte distribuição: Biológicas — Física (7), Inglês (5), Química (8), Bio- logia (15) e Língua Portuguesa (5). Exatas — Física (10), Inglês (5), Química (10), Mate- mática (10) e Língua Portuguesa (5). Humanas — Língua Portuguesa (10), História (10), Geografia (10), Inglês(10) e Literatura Brasileira (10). Seguem as questões de Conhecimentos Gerais, com as respectivas resoluções. o anglo resolve o vestibular da UFMS verão 2005

Upload: truongdung

Post on 08-Jun-2018

230 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: o anglo resolve o vestibularangloresolve.cursoanglo.com.br/inc/...NomeArq=Prova_380_AR.pdf · eu mereço” — dessa forma, marcamos as nossas escolhas, a derrota diante do nosso

É trabalho pioneiro.Prestação de serviços com tradição de confiabilidade.Construtivo, procura colaborar com as Bancas Examinado-ras em sua tarefa de não cometer injustiças.Didático, mais do que um simples gabarito, auxilia o estu-dante no processo de aprendizagem, graças a seu formato:reprodução de cada questão, seguida da resolução elabo-rada pelos professores do Anglo.

Apresentou uma Redação dissertativa e uma prova deConhecimentos Gerais com um total de 42 questões dotipo teste de múltipla escolha de Língua Portuguesa,História, Geografia, Biologia, Química, Física eMatemática.Houve também uma prova de Conhecimentos Especí-ficos com questões do tipo somatória, apresentando aseguinte distribuição:Biológicas — Física (7), Inglês (5), Química (8), Bio-logia (15) e Língua Portuguesa (5).Exatas — Física (10), Inglês (5), Química (10), Mate-mática (10) e Língua Portuguesa (5).Humanas — Língua Portuguesa (10), História (10),Geografia (10), Inglês(10) e Literatura Brasileira (10).

Seguem as questões de Conhecimentos Gerais, comas respectivas resoluções.

oanglo

resolve

ovestibular

da UFMSverão2005

Page 2: o anglo resolve o vestibularangloresolve.cursoanglo.com.br/inc/...NomeArq=Prova_380_AR.pdf · eu mereço” — dessa forma, marcamos as nossas escolhas, a derrota diante do nosso

“Eu defendo a pressa da imprensa. Não se deve esperar, como quer ogoverno, que o jornalista produza apenas notícias certinhas.”

(Muniz Sodré — Doutor em Comunicação e professor da UFRJ).

Através da opinião acima, manifestada em entrevista a IstoÉ (25/08/04), Muniz Sodré mostra-se favorável aA) uma imprensa, acima de tudo, ágil na produção de notícias.B) um jornalismo disposto a enfrentar as decisões governamentais.C) uma imprensa totalmente descomprometida com a verdade dos fatos.D) um jornalismo apressado, mas sempre correto do ponto de vista ético.E) uma imprensa compatível com a rapidez do mundo moderno.

Ao sobrepor a pressa (a agilidade) à certeza (notícias certinhas), o trecho deixa entrever que não se pode,como quer o governo, que se atrase a divulgação de notícias até que se tenha certeza de todos os seus ângulos.

Essa interpretação justifica em certa medida a resposta A, dada como correta pela Banca.Cabe, no entanto, uma ressalva: a expressão “acima de tudo” exagera a importância dada à agilidade pelo

entrevistado.

Resposta: A

Depois de ler os trechos inicial e final de um artigo da escritora Lya Luft, que foi publicado na Seção “Pontode vista” da revista Veja (14/07/04), responda às questões 2 e 3.

A força das palavrasPalavras assustam mais do que fatos: às vezes é assim.Descobri isso quando as pessoas discutiam e lançavam palavras como dardos sobre a mesa de jantar.

Nessa época, meus olhos mal alcançavam o tampo da mesa e o mundo dos adultos me parecia fascinante.O meu era demais limitado por horários que tinham de ser obedecidos (por que criança tinha de dormir tãocedo?), regras chatas (por que não correr descalça na chuva? por que não botar os pés em cima do sofá, porquê, por quê, por quê...?), e a escola era um fardo (seria tão mais divertido ficar lendo debaixo das árvoresno jardim de casa...).

Mas, em compensação, na escola também se brincava com palavras: lá, como em casa, havia livros, eneles as palavras eram caramelos saborosos ou pedrinhas coloridas que a gente colecionava, olhava contraa luz, revirava no céu da boca... E, às vezes, cuspia na cara de alguém de propósito, para machucar. (...)

A palavra faz parte da nossa essência: com ela, nos acercamos do outro, nos entregamos ou nos nega-mos, apaziguamos, ferimos e matamos. Com a palavra, seduzimos num texto; com a palavra, liquidamos —negócios, amores. Uma palavra confere o nome ao filho que nasce e ao navio que transportará vidas ouarmas.

“Vá”, “Venha”, “Fique”, “Eu vou”, “Eu não sei”, “Eu quero, mas não posso”, “Eu não sou capaz”, “Sim,eu mereço” — dessa forma, marcamos as nossas escolhas, a derrota diante do nosso medo ou a vitória sobreo nosso susto. Viemos ao mundo para dar nome às coisas: dessa forma, nos tornamos senhores delas ou ser-vos de quem as batizar antes de nós.

Resolução

Questão 1▼▼

3UFMS – Conhecimentos Gerais – Verão/2005 ANGLO VESTIBULARES

UUUNNN UUUPPPOOORRRTTT UUUGGG EEESSSAAAÍÍÍLLL GGG AAA

Page 3: o anglo resolve o vestibularangloresolve.cursoanglo.com.br/inc/...NomeArq=Prova_380_AR.pdf · eu mereço” — dessa forma, marcamos as nossas escolhas, a derrota diante do nosso

De acordo com o texto, a autora em sua infância foiA) uma criança atormentada pelas palavras dos adultos que, lançadas sobre a mesa do jantar, feriam-na como

dardos.B) alguém que achava seu mundo restrito e desinteressante, em comparação com o mundo adulto.C) uma aluna que só se aborrecia com as atividades escolares, já que elas excluíam leituras instigantes e prazerosas.D) uma criança que se contentava em obedecer às imposições familiares sem questionamento.E) uma pessoa completamente insensível às diferentes funções que a palavra pode assumir na vida cotidiana.

De fato, a infância da autora foi marcada por limitações e por “regras chatas”, como pode ser comprovadoem todo o segundo parágrafo; ao passo que o mundo adulto revelava-se fascinante.

Resposta: B

Na opinião de Lya Luft, as palavrasA) têm sempre mais força do que os acontecimentos que descrevem.B) embora possam ter um valor lúdico, são mais usadas para machucar e destruir.C) são inerentes ao ser humano, permitindo-lhe nomear aquilo que o cerca.D) possuem um poder neutro que as coloca fora das disputas entre as pessoas.E) tornam-se servas do homem, pois só ele é capaz de combiná-las em frases.

Segundo a autora, as palavras fazem parte da essência do homem. Com elas, ele se entrega e nega, seduz efere, nomeia os filhos e os navios que transportam armas.

Resposta: C

Leia, agora, as estrofes iniciais do poema de Cecília Meireles para responder às questões 4 e 5.

Romance LIII ou das Palavras aéreasI

Ai, palavras, ai, palavras,que estranha potência, a vossa!

Ai palavras, ai, palavras,sois de vento, ides no vento,

no vento que não retorna,e, em tão rápida existência,tudo se forma e transforma!

IISois de vento, ides no vento,

e quedais, com sorte nova!

IIIAi, palavras, ai, palavras,

que estranha potência, a vossa!Todo o sentido da vidaprincipia à vossa porta;

o mel do amor cristalizaseu perfume em vossa rosa;

sois o sonho e sois a audácia,calúnia, fúria, derrota...

Resolução

Questão 3▼▼

Resolução

Questão 2▼▼

4UFMS – Conhecimentos Gerais – Verão/2005 ANGLO VESTIBULARES

Page 4: o anglo resolve o vestibularangloresolve.cursoanglo.com.br/inc/...NomeArq=Prova_380_AR.pdf · eu mereço” — dessa forma, marcamos as nossas escolhas, a derrota diante do nosso

IVA liberdade das almas,

ai! Com letras se elabora...E dos venenos humanos

sois a mais fina retorta:frágil, frágil como o vidro

e mais que o aço poderosa!Reis, impérios, povos, tempos,

pelo vosso impulso rodam...

Em relação ao poema de Cecília Meireles, marque a opção INCORRETA.A) A estrofe I manifesta a idéia de que as palavras, apesar da sua efemeridade, têm um poder criador e trans-

formador.B) Na última estrofe, a presença das figuras vidro e aço concretiza a oposição fragilidade (material) da pala-

vra versus sua força (de conteúdo).C) A locutora dialoga com as palavras, valendo-se do vocativo para transformá-las em seu interlocutor direto.D) Ao usar a expressão “estranha potência”, a autora revela surpresa diante do poder destruidor que a palavra

assume ao longo do tempo.E) Na estrofe III, a palavra aparece como o ponto de partida para a própria compreensão da vida.

A expressão “estranha potência”, na estrofe III, revela a força enigmática da palavra, que tanto se manifestaem momentos de amor (“o mel do amor cristaliza seu perfume...”), quanto em estados de negatividade (“calú-nia, fúria, derrota...”). Nesse sentido, a autora não revela surpresa diante do poder destruidor que as palavrasassumem ao longo do tempo mas demonstra comoção diante da força que manifestam.

Resposta: D

Comparando os textos de Lya Luft (texto 1) e de Cecília Meireles (texto 2), constata-se queA) enquanto o texto 1 destaca o caráter lúdico das palavras, o texto 2 privilegia seu poder destruidor.B) ambos mostram o valor contraditório da palavra, já que esta pode ser usada tanto para o bem quanto para

o mal.C) os dois se valem de comparações e metáforas que exploram os sentidos, sobretudo o olfato.D) apenas o texto 1 relaciona o uso das palavras às emoções que pontuam a vida humana.E) apenas o texto 2 faz menção à influência marcante das palavras nas relações com o outro.

Os dois textos apresentam a força antagônica da palavra: apazigua e cospe na cara; fere e seduz; é frágil epoderosa. As alternativas A, D e E restringem a compreensão dos dois textos. Quanto à opção C, o que ocorre éuma verdadeira explosão sinestésica, o que não justifica ênfase no olfato.

Resposta: B

Considere as afirmações a seguir sobre o texto de Lya Luft (texto 1) e de Cecília Meireles (texto 2).I) No 2º- e 3º- parágrafos do texto 1, a autora recorre apropriadamente a processos verbais do pretérito para

enfocar suas reminiscências.II) Fugindo do uso coloquial, a autora do texto 2 emprega a 2ª- pessoa do plural para se dirigir ao seu inter-

locutor, havendo perfeita uniformidade de tratamento ao longo do texto.

Questão 6▼▼

Resolução

Questão 5▼▼

Resolução

Questão 4▼▼

5UFMS – Conhecimentos Gerais – Verão/2005 ANGLO VESTIBULARES

Page 5: o anglo resolve o vestibularangloresolve.cursoanglo.com.br/inc/...NomeArq=Prova_380_AR.pdf · eu mereço” — dessa forma, marcamos as nossas escolhas, a derrota diante do nosso

III) Modificando o tratamento verbal para a 2ª- pessoa do singular, teremos:— texto 1 — Vá ; Eu vou ; Eu quero, mas não posso (linha 15)

Ides ; Tu vais; Tu queres, mas não podes— texto 2 — Sois de vento, ides no vento, (verso 8)

És de vento, vais no vento.IV) No verso 13 do texto 2, temos a expressão à vossa porta; já nos versos 2 e 11 temos a mesma expressão a

vossa sem o acento grave, indicativo da crase, o que é injustificável.Está correto o que se afirmaA) apenas em I e II.B) apenas em I, II e III.C) apenas em III e IV.D) apenas em IV.E) em todas as alternativas.

De fato, a preferência pelo pretérito no texto 1 revela uma atmosfera saudosista. Ao optar pela 2ª pessoa doplural (vós), Cecília Meireles se distancia da informalidade ao se dirigir a seu interlocutor e mantém em todo opoema essa mesma pessoa do discurso. O item III (texto 1) assinala como 2ª pessoa do singular do imperativo afir-mativo a forma verbal “ides” mas a forma correta é “vai”. A opção IV determina o uso do acento grave nos ver-sos 2 e 11, o que não se justifica, já que em ambos os versos ocorre apenas o artigo definido “a”, não havendopreposição.

Resposta: A

Resolução

6UFMS – Conhecimentos Gerais – Verão/2005 ANGLO VESTIBULARES

Page 6: o anglo resolve o vestibularangloresolve.cursoanglo.com.br/inc/...NomeArq=Prova_380_AR.pdf · eu mereço” — dessa forma, marcamos as nossas escolhas, a derrota diante do nosso

A respeito do desporto na Grécia antiga, é correto afirmar queA) o desporto grego, apesar de bastante competitivo, muito raramente era sangrento e mortal, haja vista que

tinha caráter religioso e comemorava a paz entre Atenas e Esparta.B) por volta de 500 a.C., os maiores festivais atléticos estavam em completa decadência, deixando de conferir

prestígio e glória às grandes famílias e às cidades de origem dos atletas.C) em seus primórdios, as mais antigas competições em Olímpia tinham um significado meramente desporti-

vo, ao passo que no século VIII a.C. passaram a ter um sentido estritamente religioso.D) os gregos acreditavam no valor do desporto como treino, sobretudo para a guerra, haja vista que ambos,

guerra e desporto, tinham para eles muito em comum.E) nos tempos de Homero, vários atletas adquiriram grande prestígio e glória em suas cidades natais, chegan-

do mesmo a serem vistos como deuses, cujas estátuas podiam fazer milagres e, por esse motivo, eram cul-tuadas publicamente.

O esporte na Grécia antiga era muito valorizado, inclusive como preparação para a guerra, uma vez que, navisão dos gregos, essas atividades tinham muito em comum, pelo espírito competitivo. O auge das disputasesportivas era realizado nas Olimpíadas, um conjunto de competições de diversas modalidades realizada emhonra aos deuses do Olimpo. Esses jogos eram considerados de grande importância, pois chegava-se a declarartrégua em meio a guerras para a realização deles. Também tinham caráter político, pois a vitória trazia prestí-gio e glória às cidades-Estado e aos atletas.

Resposta: D

Sobre a Bíblia e a história dos hebreus, é correto afirmar queA) a Bíblia é, ao mesmo tempo, o livro cujas traduções estão mais espalhadas pelo mundo e, segundo alguns

historiadores, um dos menos lidos de todos os best-sellers. Além de ser um livro sagrado, ela também é umaimportante fonte de pesquisa para o conhecimento da história dos hebreus.

B) o povo hebreu, do qual a Bíblia é originária, desde seus primórdios manifestou total desprezo pelas suas tra-dições escritas. Isso significa que, para eles, a tradição oral teve mais importância na transmissão de conheci-mentos e costumes, enfim, para a manutenção de sua identidade.

C) na Bíblia, a história dos hebreus começa em Gênesis, quando Moisés, um dos patriarcas, recebeu a ordemde deixar a sua terra natal para ir rumo à terra que Deus lhe mostrou para nela se estabelecer.

D) embora a Bíblia seja considerada um livro sagrado, ela não deve ser vista como um documento que possaser estudado por historiadores, pois religião e ciência são diferentes esferas do conhecimento.

E) a Bíblia, composta pelo Antigo e pelo Novo Testamento, é considerada integralmente um livro sagrado paracristãos, judeus e mulçumanos.

A Bíblia, cujas traduções se espalham pelo mundo, é composta pelo Antigo e Novo Testamento e, além de serconsiderada um livro sagrado pelos cristãos, também tem a sua importância para o conhecimento da históriado povo hebreu, especialmente nas passagens do Antigo Testamento.

Resposta: A

Resolução

Questão 8▼▼

Resolução

Questão 7▼▼

7UFMS – Conhecimentos Gerais – Verão/2005 ANGLO VESTIBULARES

AAAIIISSSIIIHHH RRRÓÓÓTTT

Page 7: o anglo resolve o vestibularangloresolve.cursoanglo.com.br/inc/...NomeArq=Prova_380_AR.pdf · eu mereço” — dessa forma, marcamos as nossas escolhas, a derrota diante do nosso

Sobre a ditadura comandada por Alfredo Stroessner Matiauda, implantada no Paraguai em maio de 1954, por meiode um golpe de estado, e derrubada em fevereiro de 1989, através de um outro golpe, é correto afirmar queA) o golpe de estado que levou Stroessner ao poder foi inicialmente apoiado pelos quatro partidos políticos

do Paraguai: Liberal, Colorado, Comunista e Febrerista.B) o Partido Colorado, tendo ampla base social e arregimentando as massas campesinas e as classes baixas dos

centros urbanos, deu a sustentabilidade necessária rumo à consolidação do regime ditatorial encabeçadopor Stroessner.

C) desde o início, a ditadura Stroessner teve como forte opositora a Igreja Católica no Paraguai, a qual passoua denunciar abertamente os crimes cometidos contra os direitos humanos naquele país platino.

D) ao contrário do que se poderia supor em um primeiro momento, em seus primeiros anos a ditaduraStroessner foi apoiada pela União Soviética e criticada pelos Estados Unidos, pois contava com comunistasocupando cargos no alto escalão do governo.

E) a violenta repressão, o discurso ideológico, o apoio de um grande partido político e a implacável perse-guição à oposição favoreceram o processo de consolidação da ditadura Stroessner, ao mesmo tempo quepropiciaram um acelerado processo de industrialização e inclusão social no Paraguai.

O item B dado como resposta pelo gabarito oficial tem imprecisões, pois a ditadura militar implantada por AlfredoStroessner no Paraguai (1954), apoiada pelo exército e pelo Partido Colorado, contou também com o apoio doslatifundiários e, não, das classes baixas, reforçando inclusive o caráter agrícola da economia paraguaia e favore-cendo os colaboradores da ditadura. No entanto, o regime de Stroessner começou a enfraquecer no final dos anos1970, com todas as ditaduras latino-americanas, quando os EUA, que até então eram o principal sustentáculo des-ses governos, passaram a criticar suas políticas repressivas e os abusos contra os direitos humanos.

Resposta: B

Leia atentamente parte do discurso pronunciado por Salvador Allende, transmitido pela Rádio Magallanes,em 11 de setembro de 1973.

Com base nessa parte do discurso e em seus conhecimentos sobre a história da América Latina, é correto afir-mar queA) Salvador Allende reconhecia que, durante o período em que esteve na presidência do Chile, o seu governo

foi um fracasso. Segundo ele, somente um governo forte, sob a liderança dos militares, poderia conduzirseu país para a construção de uma sociedade melhor.

B) em seu discurso, Salvador Allende já previa a ascensão de Pinochet ao Palácio de la Moneda, pois, comoafirma em seu pronunciamento, ”novamente se abrirão as grandes avenidas por onde passará o homemdigno, para construir uma sociedade melhor”.

C) após a última oportunidade em que se dirigiu ao povo chileno, em 11 de setembro de 1973, Salvador Allen-de, o presidente do Chile, veio a morrer no interior do Palácio de la Moneda, o qual foi bombardeado pelaForça Aérea e pelos tanques do Exército Chileno.

D) desde 1973, já havia no interior da América Latina representantes da Al Qaeda com objetivos de expandira religião islâmica através da Guerra Santa e, por isso, houve o atentado terrorista em 11 de setembro de1973 contra o Palácio de la Moneda.

E) o final do governo de Salvador Allende foi muito parecido com o de Jânio Quadros. Allende, assim comoQuadros, também renunciou ao cargo de presidente, entregando-o aos militares.

[...] Tenho fé no Chile e em seu destino. Outros chilenos superarão esse momento negro e amargo em quea traição pretende se impor; continuem sabendo que muito mais cedo do que tarde novamente se abrirãoas grandes avenidas por onde passará o homem digno, para construir uma sociedade melhor.

[...] (apud ALEGRIA, Fernando. Salvador Allende. São Paulo: Brasiliense, 1984, p. 94).

Questão 10▼▼

Resolução

Questão 9▼▼

8UFMS – Conhecimentos Gerais – Verão/2005 ANGLO VESTIBULARES

Page 8: o anglo resolve o vestibularangloresolve.cursoanglo.com.br/inc/...NomeArq=Prova_380_AR.pdf · eu mereço” — dessa forma, marcamos as nossas escolhas, a derrota diante do nosso

Em 1970 foi eleito presidente do Chile Salvador Allende, da Unidade Popular, composta por uma aliança entresocialistas e comunistas e que iniciou um governo com amplas mudanças, apoiadas por uma grande mobi-lização social. As forças conservadoras, por sua vez, apoiadas pelos Estados Unidos, rearticularam-se e deramum golpe de Estado em 1973, sob o comando do general Pinochet. As forças armadas chilenas bombardea-ram o Palácio presidencial de La Moneda, levando à morte o presidente Allende, que resistiu até o últimomomento à ação dos golpistas.

Resposta: C

A respeito do episódio que, na obra do Visconde de Taunay, foi denominado A Retirada da Laguna, é corretoafirmar queA) foi nesse momento que Solano Lopes, na época presidente da República do Paraguai, se rendeu ao exército

da Tríplice Aliança, composto por tropas da Argentina, do Brasil e do Uruguai.B) trata-se de um momento em que uma expedição brasileira, que se encontrava em operações no sul de Mato

Grosso, foi obrigada a recuar diante da perseguição imposta pelo exército paraguaio. Essa perseguição sedeu desde Laguna, fronteira do Paraguai, até o rio Aquidauana, em território brasileiro, durante a cha-mada Guerra do Paraguai.

C) foi um momento marcante na conhecida Guerra do Chaco, quando os bolivianos foram obrigados a se reti-rar da região paraguaia de Laguna, fugindo do exército inimigo.

D) não passou de uma das estratégias adotadas pelo exército brasileiro, para atrair os paraguaios ao territóriobrasileiro e, em seguida, aniquilá-los.

E) foi um acontecimento marcante na chamada Guerra do Paraguai, pois uma expedição brasileira, que seencontrava em combate contra os argentinos, na região de Laguna, foi obrigada a recuar ao território doImpério.

Entre 1864 e 1870 a América do Sul foi palco de um grande conflito, conhecido como Guerra do Paraguai, emque se enfrentaram o Paraguai e a Tríplice Aliança — formada por Brasil, Argentina e Uruguai. No início doscombates coube aos paraguaios as primeiras ofensivas realizadas contra a região sul do Mato Grosso: a provín-cia argentina de Corrientes e o Rio Grande do Sul. Ao longo do conflito, porém, a situação inverteu-se, e osaliados derrotaram o Paraguai. Como afirma a alternativa B, a retirada de Laguna foi uma das passagens dessaguerra: uma expedição brasileira “(...) foi obrigada a recuar diante da perseguição imposta pelo exércitoparaguaio. Essa perseguição se deu desde Laguna, fronteira do Paraguai, até o rio Aquidauana (...)”.

Resposta: B

Leia atentamente o texto abaixo. Em seguida, analise as afirmativas que se seguem e aponte qual(is) delasestá(ão) correta(s)

A instrução primária no Brasil foi estabelecida como direito individual dos cidadãos, ativos e passivos, pelaConstituição Imperial de 1824 (art. 179). Evidentemente, escravos não eram cidadãos e, portanto, a legislaçãoeducacional excluía expressamente os escravos do acesso às escolas públicas [...]. Mas quanto aos indivíduos livres,em tese, independentemente da cor, o acesso às escolas era franqueado. O critério de diferenciação era a liber-dade, e não a cor da pele. É verdade que, em 1835, momento em que se tentava proibir o tráfico de africanos,leis provinciais buscavam barrar o ingresso dos africanos libertos, mas isso deveu-se ao fato de que estes eramconsiderados estrangeiros e, portanto, não eram súditos do Império brasileiro, não podendo gozar das prerroga-tivas dos nacionais. [...] (SCHUELER, Alessandra F. M. de. Quando os negros começaram a freqüentar a escola noBrasil houve segregação explícita?

Revista Ciência Hoje, v. 35, n. 207, ago. de 2004, p. 5).

Questão 12▼▼

Resolução

Questão 11▼▼Resolução

9UFMS – Conhecimentos Gerais – Verão/2005 ANGLO VESTIBULARES

Page 9: o anglo resolve o vestibularangloresolve.cursoanglo.com.br/inc/...NomeArq=Prova_380_AR.pdf · eu mereço” — dessa forma, marcamos as nossas escolhas, a derrota diante do nosso

I — Segundo a Constituição Imperial de 1824, os escravos não tinham acesso às escolas públicas por seremconsiderados bens materiais e não cidadãos.

II — Os indivíduos livres, desde que não fossem negros, poderiam ter acesso às escolas públicas.III — Quando, em 1835, os republicanos tentavam proibir o tráfico de africanos, o único critério de diferen-

ciação para o acesso às escolas públicas era a liberdade, não importando se fossem estrangeiros ou na-cionais.

IV — Em 1835, leis provinciais buscavam barrar o acesso de africanos às escolas, pois, mesmo que libertos, nãoeram considerados súditos do Império brasileiro.

Assinale a alternativa correta.A) A afirmativa I está correta e as II, III e IV estão erradas.B) As afirmativas I e III estão corretas e as II e IV estão erradas.C) As afirmativas II e IV estão corretas e a I e III estão erradas.D) A afirmativa III está correta e a I, II e IV estão erradas.E) As afirmativas I e IV estão corretas e a II e III estão erradas.

Segundo a Constituição de 1824, os indivíduos livres poderiam ter acesso às escolas públicas. E, apesar de existiremmuitas leis provinciais na década de 1830, tentou-se barrar o acesso de africanos libertos às escolas, alegando nãoser a cor da pele o problema, mas, sim, o fato de serem estrangeiros, ou seja, os negros não eram considerados súdi-tos do Império.

Resposta: E

Resolução

10UFMS – Conhecimentos Gerais – Verão/2005 ANGLO VESTIBULARES

Page 10: o anglo resolve o vestibularangloresolve.cursoanglo.com.br/inc/...NomeArq=Prova_380_AR.pdf · eu mereço” — dessa forma, marcamos as nossas escolhas, a derrota diante do nosso

O Governo Brasileiro, através de representações nas organizações mundiais, tenta melhorar a participação do paísno comércio exterior de produtos agrícolas controlado pelos países ricos. Entre as tentativas do Governo Brasileiroestá a proposta de derrubar o protecionismo agrícola praticado por países ricos. Assinale a alternativa que indicaas formas mais comuns de protecionismo agrícola praticado pelos países ricos e a sua correta definição.A) Barreira social — cobrança de sobretaxa dos produtos de países com alta concentração fundiária. Cláusula

social — proibição de importação de produtos agrícolas de países que se utilizam de trabalhadores não-as-salariados.

B) Cláusula ambiental — proibição de importação de produtos de países que não assinaram o Protocolo deKioto. Cotas de superação — limitação de importação de países que superam a cota estabelecida para a pro-dução mundial de determinados produtos.

C) Aumento de impostos — aumento de impostos sobre produtos produzidos internamente visando à dimi-nuição de seu consumo. Embargo — proibição de importação de produtos agrícolas de países não aliadosmilitarmente.

D) Barreira tarifária — cobrança de elevadas tarifas de impostos sobre produtos agrícolas importados. Cotas deimportação — limitação da quantidade de produtos de determinado país que pode ingressar no mercadointerno.

E) Barreira sanitária — proibição de importação de produtos de países que utilizam matéria-prima industrializada.Cotas financeiras — restrições de compra de produtos agrícolas de países que têm débitos externos não pagos.

As formas mais comuns de protecionismo são as barreiras tarifárias (também conhecidas como sobretaxas), as co-tas de importação e os subsídios (ajuda financeira ou tributária aos produtores, em geral agrícolas, nos países ricos).Essas práticas vêm sendo combatidas fortemente pelo governo brasileiro nos últimos anos, que utiliza artifícios judi-ciais internacionais como a OMC (Organização Mundial do Comércio).

Resposta: D

Com a chamada globalização, uma nova Divisão Internacional do Trabalho é estabelecida. Assinale a alterna-tiva que indica características corretas dessa nova DIT.A) Países desenvolvidos fornecem ao mundo: produtos industrializados (de tecnologia superior); tecnologia;

capitais: empréstimos, investimentos produtivos e especulativos. Países subdesenvolvidos fornecem: produ-tos primários; produtos industrializados; capitais: juros, royalties e lucros.

B) Países desenvolvidos fornecem ao mundo: serviços especializados; produtos agrícolas; capitais: empréstimose investimentos produtivos. Países subdesenvolvidos fornecem: produtos industrializados; produtos agríco-las transformados; capitais: lucros e empréstimos.

C) Países desenvolvidos fornecem ao mundo: produtos semi-industrializados; minérios; capitais: lucros, inves-timentos produtivos e especulativos. Países subdesenvolvidos fornecem: produtos primários; serviços finan-ceiros; capitais: juros e lucros.

D) Países desenvolvidos fornecem ao mundo: produtos de alta tecnologia; energia; capitais: juros, emprésti-mos e investimentos especulativos. Países subdesenvolvidos fornecem: produtos industrializados sem tecno-logia; produtos agrícolas orgânicos; capitais: royalties, lucros e investimentos.

E) Países desenvolvidos fornecem ao mundo: produtos agrícolas sem agregação de valor e extremamente ricosem proteínas; capitais: empréstimos externos e grande volume de investimentos produtivos. Países subde-senvolvidos fornecem: produtos industrializados de alta tecnologia e minerais; capitais: empréstimos e inves-timentos especulativos.

Questão 14▼▼

Resolução

Questão 13▼▼

11UFMS – Conhecimentos Gerais – Verão/2005 ANGLO VESTIBULARES

AAARRR AAAIIIOOO FFFGGGEEEGGG

Page 11: o anglo resolve o vestibularangloresolve.cursoanglo.com.br/inc/...NomeArq=Prova_380_AR.pdf · eu mereço” — dessa forma, marcamos as nossas escolhas, a derrota diante do nosso

A Divisão Internacional do Trabalho atual consiste numa evolução da antiga, em que os países ricos exportavamprodutos industrializados (manufaturas) e importavam produtos primários (matérias-primas). Hoje, além dessa“troca tradicional”, a principal forma de dominação por parte dos países desenvolvidos é a dependência tec-nológica e financeira que eles impõem aos países subdesenvolvidos.Resposta: A

Os tecnopólos estão para o capitalismo da Terceira Revolução Industrial como as regiões carboníferas estavampara a primeira, ou as jazidas petrolíferas para a segunda. Assinale a alternativa que caracteriza corretamenteos tecnopólos.A) São grandes metrópoles que concentram indústrias de alta tecnologia no mundo. Não apresentam interli-

gação entre si por serem auto-suficientes. São os centros dominantes no mundo moderno.B) São lugares no mundo de interconexão dos fluxos mundiais de conhecimento e informação, sendo interli-

gados por uma densa rede de telecomunicações e computadores. São os centros irradiadores das inovaçõestecnológicas.

C) São lugares com baixa incidência de atividades industriais e com grande concentração de serviços tecno-lógicos, principalmente os relacionados ao lazer. São centros irradiadores de tecnologia de ponta relacio-nada ao lazer mundial.

D) São áreas concentradas em apenas dois países do mundo que aglutinam as empresas de alta tecnologia. Estãointerligadas entre si por modernos sistemas de comunicação. São os centros de decisão política mundial, comgrande poder de decisão.

E) São lugares que apresentam o uso de alta tecnologia no setor agrícola. Estão dispersos pelo globo e inter-conectados por sistemas de informação modernos. Controlam a produção mundial agrícola.

Os tecnopólos são regiões, existentes em todos os países industrializados, onde temos a junção de centros depesquisas (universidades e laboratórios privados) e unidades produtivas (parques industriais). São dessas áreasque saem as inovações tecnológicas do mundo atual, e por isso elas são centros de grande absorção de capitale irradiação de poder, verdadeiros nós das redes mundiais de produção.

Resposta: B

O cloreto de sódio desempenha papel importante na economia do município de Mossoró, no estado do Rio Grandedo Norte. Para a formação de salinas, é necessário um conjunto de condições ambientais favoráveis, tais como:

I — elevado coeficiente de evaporação;II — elevado índice pluviométrico;

III — atuação constante dos ventos alísios;IV — extensas planícies costeiras;V — elevada amplitude térmica mensal eVI — terrenos pouco permeáveis.Qual das alternativas abaixo expressa os itens que, corretamente, apontam tais condições ambientais?A) Apenas I, II e IV. D) Apenas I, III e V.B) Apenas II, III e VI. E) Apenas I, III e IV.C) Apenas I, IV e V.

O cloreto de sódio (NaCl), mais conhecido como sal, é extraído em grande quantidade no estado do Rio Grandedo Norte, devido à presença de fatores naturais como: a elevada temperatura da região; a atuação constantedos ventos alísios, que sopram do trópico para o Equador; e os terrenos pouco permeáveis, que dificultam a infil-tração da água e proporcionam assim sua grande evaporação.Resposta: E

Resolução

Questão 16▼▼

Resolução

Questão 15▼▼Resolução

12UFMS – Conhecimentos Gerais – Verão/2005 ANGLO VESTIBULARES

Page 12: o anglo resolve o vestibularangloresolve.cursoanglo.com.br/inc/...NomeArq=Prova_380_AR.pdf · eu mereço” — dessa forma, marcamos as nossas escolhas, a derrota diante do nosso

Em 1995, o Governo Federal criou os portos secos, com a finalidade de armazenar produtos importados eexportados pelo Brasil e a Receita Federal liberou seu comércio no país ou seu embarque para o exterior.Assinale a alternativa que corretamente demonstra uma das vantagens de tais portos.A) Eles estão instalados nas principais capitais brasileiras, geralmente próximos do litoral.B) São 33% mais baratos que os portos e 90% mais baratos que os aeroportos brasileiros, contribuindo para

a diminuição dos custos do comércio exterior.C) Eles não conseguiram diminuir o congestionamento de mercadorias nos portos e aeroportos, usados para

o comércio exterior, devido ao seu marasmo burocrático.D) A grande crítica a esses portos secos é a insistência do Governo Federal de não abrir sua exploração para con-

cessionárias, o que poderia suprir a deficiência de capital e a agilização das transações comerciais brasileiras.E) São grandes silos subterrâneos, localizados nas fronteiras setentrional e boreal do Brasil.

Portos secos são recintos alfandegários de uso público, situados em zona secundária, nos quais são executadasoperações de movimentação, armazenamento e despacho aduaneiro de mercadorias e de bagagem, sob controleaduaneiro do Estado. Esses “portos” baratearam o custo de armazenagem das mercadorias e agilizaram a suamovimentação, facilitando assim as trocas comerciais com o exterior.

Resposta: B

Militantes separatistas, chechenos e islâmicos, desenvolvem uma luta nacionalista secular; ocuparam uma escola em Beslan, uma cidadezinha da Ossétia do Norte e realizaram uma das maiores chacinas contemporâ-neas, com a morte de 200 pessoas e ferimento de mais de 700 (Revista Veja, 08 de setembro de 2004). Assinalea afirmativa que corretamente localiza a região da Rússia onde ocorreu esse massacre.A) Na região de Daguestão, no sul da República Russa.B) Na região da Inguchétia, no norte da República Russa.C) Na região basca, no sul do Mediterrâneo.D) Na região de Giozni, no centro da República Russa, próximo a Moscou.E) Na região do Cáucaso, no sul da República Russa.

A região citada no enunciado está próxima às montanhas do Cáucaso e do mar Cáspio, no leste europeu, fron-teira com a Ásia, ao sul da Federação Russa.

Resposta: E

Resolução

Questão 18▼▼

Resolução

Questão 17▼▼

13UFMS – Conhecimentos Gerais – Verão/2005 ANGLO VESTIBULARES

Page 13: o anglo resolve o vestibularangloresolve.cursoanglo.com.br/inc/...NomeArq=Prova_380_AR.pdf · eu mereço” — dessa forma, marcamos as nossas escolhas, a derrota diante do nosso

Considerando que os 4 nucleotídeos A, U, C e G podem constituir 64 diferentes códons (ou trincas de bases)do RNA mensageiro, os números de códons que poderiam ser formados com: a) os nucleotídeos A, U e G; e,b) os 4 nucleotídeos, com um ou mais Cs em cada códon, correspondem respectivamente a A) 27/64 e 37/64. D) 48/64 e 16/64.B) 37/64 e 27/64. E) 9/54 e 55/64.C) 16/64 e 48/64.

O número de códons (trincas de bases) que podem ser formados apenas com os nucleotídeos A, U e G — isto é,excluindo-se os códons que contêm pelo menos um nucleotídeo C — é dado por: 3 × 3 × 3 = 27. Logo, os códonsrestantes (37, para um total de 64) equivalem a trincas formadas com os 4 nucleotídeos, contendo, cada uma delas,um ou mais Cs.

Resposta: A

“O Ministério da Saúde estuda incluir quatro novas vacinas no calendário oficial do país já a partir de 2005.As vacinas contra o rotavírus, varicela, pneumococo e meningococo poderão ser gratuitas e fazer parte doPlano Nacional de Imunização. Atualmente, fazem parte do calendário oficial: BCG (tuberculose), hepatite B,poliomielite, Hib (meningite), febre amarela (em áreas endêmicas), tríplice viral e tríplice bacteriana”.

(Folha de São Paulo, p. C 4, 27 de agosto de 2004).

As vacinas tríplice viral e tríplice bacteriana são administradas para evitar, respectivamente, as seguintes doenças:A) rubéola, leptospirose e sífilis / gonorréia, sarampo e tétano.B) gripe, sarampo e coqueluche / botulismo, sífilis e rubéola.C) sarampo, difteria e cólera / tétano, rubéola e coqueluche.D) gripe, herpes e coqueluche / cólera, botulismo e sífilis.E) sarampo, caxumba e rubéola / difteria, coqueluche e tétano.

A vacina tríplice viral (SCR) protege contra o sarampo, a caxumba e a rubéola; a vacina tríplice bacteriana (DPT)confere imunidade contra a difteria, a coqueluche (ou pertussis) e o tétano.

Resposta: E

Se, em uma população em equilíbrio, onde A e a representam o dominante e o recessivo de um par de alelose cujas respectivas freqüências são p e q (p + q = 1), 16% dos indivíduos têm fenótipo recessivo, a porcenta-gem do número total de genes recessivos, que existe na condição heterozigota, corresponde a

A) 16%.B) 48%.C) 60%.D) 64%.E) 36%.

Questão 21▼▼

Resolução

Questão 20▼▼

Resolução

Questão 19▼▼

14UFMS – Conhecimentos Gerais – Verão/2005 ANGLO VESTIBULARES

BBB OOOIII LLL GGGOOO IIIAAA

Page 14: o anglo resolve o vestibularangloresolve.cursoanglo.com.br/inc/...NomeArq=Prova_380_AR.pdf · eu mereço” — dessa forma, marcamos as nossas escolhas, a derrota diante do nosso

Como a população está em equilíbrio, é válido o seguinte raciocínio:I) f(aa) = 0,16; portanto f(a) = 0,4 e f(A) = 0,6. Logo, segue-se que:

F(AA) = p2 = 0,36; f(Aa) = 2pq = 0,48II) Em 100 indivíduos, há 200 genes para o caráter considerado.III) Número total de genes recessivos = (2 × 16) + (1 × 48) = 80 genes a.IV) Os 48 genes recessivos presentes nos heterozigotos representam, então, 60% (48/80) do número total de

genes recessivos na população.

Resposta: C

Os estados febris (picos de febre) que ocorrem no indivíduo com malária são devidos à/aoA) invasão do fígado pelo plasmódio.B) migração dos protozoários para as zonas do cérebro que regulam a temperatura.C) aumento excessivo do pâncreas, que passa a produzir mais insulina.D) liberação de substância tóxica quando da ruptura simultânea de milhares de hemácias.E) reprodução sexuada do protozoário no baço do indivíduo infectado.

Os picos de febre regulares que são característicos da infecção por Plasmodium sp. (malária) devem-se à rupturasimultânea de milhares de hemácias, com a conseqüente liberação de toxinas para o plasma sangüíneo.

Resposta: D

Associe as características com o nome do animal e assinale a alternativa correta.

A) I-F, II-C, III-G, IV-EB) I-B, II-D, III-A, IV-FC) I-G, II-D, III-E, IV-CD) I-B, II-G, III-A, IV-GE) I-D, II-F, III-B, IV-F

As características citadas correspondem, respectivamente, a: I: Equinoderma (como o ouriço-do-mar); II: Artrópodeda classe dos Insetos (como a barata); III: Cordado da classe dos Anfíbios (como o sapo); IV: Molusco (como a ostra).Minhocas são Anelídeos, cobras são Cordados da classe dos Répteis e lacraias são Artrópodes da classe dosQuilópodes.

Resposta: B

Resolução

CARACTERÍSTICAS ANIMAL

I — marinho, simetria radial no adulto, endoesqueleto com placas calcárias, sistema ambulacral

II — cabeça, tórax e abdome, três pares de patas, um par de antenas, respi- ração traquealIII — tegumento úmido, respiração pulmonar e cutânea no adulto, coração dividido em três cavidades, em geral com fecundação externa

IV — não-segmentado, corpo mole, concha protetora, pé ventral, respiração branquial, manto

A — sapoB — ouriço-do-marC — minhocaD — barataE — cobraF — ostraG — lacraia

Questão 23▼▼

Resolução

Questão 22▼▼Resolução

15UFMS – Conhecimentos Gerais – Verão/2005 ANGLO VESTIBULARES

Page 15: o anglo resolve o vestibularangloresolve.cursoanglo.com.br/inc/...NomeArq=Prova_380_AR.pdf · eu mereço” — dessa forma, marcamos as nossas escolhas, a derrota diante do nosso

Assinale a alternativa correta.A) A planta apresenta fototropismo negativo quando o caule tende a crescer em direção à fonte de luz.B) Quando as folhas das plantas crescem em direção à fonte de luz, o fenômeno é denominado geotropismo

negativo.C) Quando o caule busca uma área sem luminosidade para o seu crescimento, o fenômeno é denominado tigmo-

tropismo negativo.D) Em geral, o caule das plantas apresenta geotropismo positivo.E) Em geral, as raízes da planta crescem em direção ao solo, apresentando, portanto, geotropismo positivo.

De modo geral, as raízes das plantas crescem em direção ao solo, ou seja, apresentam um geotropismo positivo(crescimento estimulado pela aceleração da gravidade).

Resposta: E

Resolução

Questão 24▼▼

16UFMS – Conhecimentos Gerais – Verão/2005 ANGLO VESTIBULARES

Page 16: o anglo resolve o vestibularangloresolve.cursoanglo.com.br/inc/...NomeArq=Prova_380_AR.pdf · eu mereço” — dessa forma, marcamos as nossas escolhas, a derrota diante do nosso

Indique a alternativa que apresenta os termos corretos que preenchem, na seqüência I, II, III, IV, V e VI, as lacu-nas da seguinte afirmativa:“Os gases de cozinha, propano e butano (I), os líquidos combustíveis de carros, hexano e octano (II), os líqui-dos combustíveis de motores a diesel, hexadecano e octadecano (III) e o Asfalto (IV), são obtidos industrial-mente por meio da ..(V).. fracionada de ..(VI)..”.

São citados:

— Propano: C3H8

— Butano: C4H10 H3C

CH3

H3C CH3

Resolução

CH3(CH2)14CH3

e

CH3(CH2)16CH3

Mistura dehidrocarbonetos

parafínicos earomáticos

destilação petróleoH3C CH3

H3C CH3

H3C CH3

H3CCH3

(I) (II) (III) (IV) (V) (VI)

A)

B)CH3(CH2)3CH3

e

CH3(CH2)2CH3

CH3(CH2)3CH3

e

CH3(CH2)2CH3

H3CCH3

e

CH3(CH2)16CH3

Líquido debaixo

ponto deebulição

cristalizaçãoLixo deaterros

sanitários

H3C CH3

eH3C

CH3

C)H3C

CH3e

H3CCH3

CH3(CH2)14CH3

e

CH3(CH2)16CH3

Mistura dehidrocarbonetos

parafínicos earomáticos

destilação petróleo

D)

CH3(CH2)3CH3

e

CH3(CH2)2CH3

CH3(CH2)3CH3

e

CH3(CH2)2CH3

Líquido debaixo

ponto deebulição

sublimação

CH3(CH2)14CH3

e

CH3(CH2)16CH3

petróleo

H3C CH3

eH3C

CH3

E)CH3(CH2)3CH3

e

CH3(CH2)2CH3

H3CCH3

e

CH3(CH2)16CH3

Mistura dehidro-

carbonetosparafínicos earomáticos

destilação hulha

ee

Questão 25▼▼

17UFMS – Conhecimentos Gerais – Verão/2005 ANGLO VESTIBULARES

AAAUUUQQQ ÍÍÍMMMIIICCC

Page 17: o anglo resolve o vestibularangloresolve.cursoanglo.com.br/inc/...NomeArq=Prova_380_AR.pdf · eu mereço” — dessa forma, marcamos as nossas escolhas, a derrota diante do nosso

— Hexano: C6H14

— Octano: C8H18

— Hexadecano: C16H34 CH3(CH2)14CH3

— Octadecano: C18H38 CH3(CH2)16CH3

— Asfalto: Mistura de hidrocarbonetos parafínicos e aromáticos que industrialmente são obtidos pela desti-lação fracionada de petróleo.

Resposta: C

Os óxidos possuem a fórmula geral ExOy, podendo ser ácidos, básicos, anfóteros ou neutros. A respeito dos óxidos,é correto afirmar queA) CO2, principal responsável pelo efeito estufa, tem caráter anfótero.B) CaO, usado para produzir argamassa, não reage com bases.C) CO, NO e N2O são neutros, enquanto Al2O3, bauxita, tem apenas caráter ácido.D) óxidos básicos reagem com água, o que não acontece no caso de óxidos ácidos.E) o oxigênio nos óxidos é o elemento mais eletropositivo, com Nox = –2.

CaO — Óxido de cálcio é um óxido básico e, sendo assim, reage com a água formando uma base e reage comácidos formando sal mais água.Não reage com as bases, pois o caráter é o mesmo.Apresenta como nomes comerciais cal, cal viva, ou cal virgem e é utilizado, por exemplo, na produção de ar-gamassa.

Resposta: B

Durante uma aula de revisão sobre reações nucleares naturais e artificiais, um professor destacou a importân-cia crescente da energia nuclear dizendo que, embora ela tenha aplicações pacíficas, pode expor os seres vivosàs suas ações nocivas. Para treinar os alunos, pediu-lhes que encontrassem a afirmação correta entre as propo-sições a seguir.A) Fissão nuclear é a união entre núcleos atômicos, enquanto fusão é a quebra de núcleos atômicos instáveis;

as reações de fusão e de fissão são extremamente exotérmicas.B) Na radioatividade natural, podem ser emitidos três tipos de radiações: alfa (α), beta(β) e gama(γ). Sabe-se que

o poder de penetração e o poder ionizante das radiações gama são maiores que os das radiações alfa e beta.C) A radioatividade artificial, que é tão controlável quanto a radioatividade natural, ocorre quando núcleos atômi-

cos são atingidos por partículas altamente energéticas como próton, nêutron, dêuteron ou partícula alfa.D) Quando um átomo AZX decompõe-se em A–

Z–42Y , ele emite uma partícula alfa.

E) Quando um átomo AZX decompõe-se em Z+1AY , ele emite um nêutron.

Quando um átomo emite uma partícula alfa (2 prótons e 2 nêutrons), o número atômico diminui duas unida-des e o número de massa diminui quatro unidades, isto é:AZX → 4

2α + A–4Z–2Y

Resposta: D

Resolução

Questão 27▼▼

Resolução

Questão 26▼▼

H3C

CH3

H3C

CH3

18UFMS – Conhecimentos Gerais – Verão/2005 ANGLO VESTIBULARES

Page 18: o anglo resolve o vestibularangloresolve.cursoanglo.com.br/inc/...NomeArq=Prova_380_AR.pdf · eu mereço” — dessa forma, marcamos as nossas escolhas, a derrota diante do nosso

Na tabela 1, são apresentados alguns materiais utilizados em laboratórios de química e, na tabela 2, nomese/ou utilizações desses materiais.Tabela 1 — Materiais utilizados em laboratórios de química

Tabela 2 — Denominação e utilização de alguns materiais de laboratório

Após correlacionar os dados da tabela 1 com os da tabela 2, assinale a opção que apresenta a numeração correta.A) 1-b; 2-a; 3-c; 4-d; 5-e; 6-f.B) 1-a; 2-b; 3-c; 4-f; 5-d; 6-e.C) 1-e; 2-a; 3-d; 4-b; 5-c; 6-f.D) 1-c; 2-f; 3-a; 4-b; 5-d; 6-e.E) 1-e; 2-a; 3-c; 4-f; 5-b; 6-d.

Na Tabela 1 pode-se identificar:1 — dois funis de separação2 — dois condensadores3 — béquer e funil de vidro simples4 — funil de porcelana (de Buchner) e kitassato5 — pistilo e almofariz6 — béquer e balão de fundo redondoRelacionando esses itens com a Tabela 2, temos:1-e, 2-a, 3-d, 4-b, 5-c, 6-f

Resposta: C

Resolução

a) Condensadores: são utilizados em processos de destilação ou refluxo.

b) Funil de porcelana (de Büchner) e kitassato: são utilizados para filtração a vácuo.

c) Almofariz e pistilo: são utilizados para triturar sólidos.

d) Funil de vidro simples e béquer: são utilizados para filtrações simples.

e) Funis de separação: são utilizados para separação de líquidos imiscíveis.

f) Materiais de grande utilidade em química: béquer e balão de fundo redondo.

1 – 4 –

2 – 5 –

3 – 6 –

Questão 28▼▼

19UFMS – Conhecimentos Gerais – Verão/2005 ANGLO VESTIBULARES

Page 19: o anglo resolve o vestibularangloresolve.cursoanglo.com.br/inc/...NomeArq=Prova_380_AR.pdf · eu mereço” — dessa forma, marcamos as nossas escolhas, a derrota diante do nosso

O ar atmosférico que respiramos, quando puro e seco, pode ser considerado uma mistura ideal de gases, cuja cons-tituição em volume é: N2(78,0%), O2(21,0%) e argônio (1,0%). A respeito dessa mistura gasosa, é correto afirmar que

A) 50,0L dessa mistura será constituída por 38,0L de N2(g), 10,5L de O2(g) e 10,5L de argônio.B) ela pode sofrer efusão gasosa, porém não pode sofrer difusão.C) a fração de volume de cada gás é igual à respectiva fração de quantidade de matéria, à temperatura e pressão

constantes.D) um balão de borracha (bexiga) cheio de gás hélio, deixado em contato com o ar atmosférico, murcha após algum

tempo, pois a velocidade de efusão do gás hélio é menor que a do ar.E) a massa molar média do ar atmosférico é maior que 32,0g ⋅ mol–1.

Em uma mistura de gases a temperatura e pressão constantes, a fração de volume de cada gás (porcentagem emvolume) é igual à respectiva fração de quantidade de matéria (fração molar), o que corresponde à expressão:

Resposta: C

O eugenol (I), obtido do cravo da índia, e o aldeído cinâmico (II), extraído da canela, são compostos orgânicosde odor muito agradável, usados em perfumarias, indústrias farmacêuticas e de alimentos.

Com relação às suas estruturas, é correto afirmar queA) as substâncias I e II podem apresentar enantiômeros.B) a substância II possui carbono assimétrico e, portanto, pode apresentar isomeria óptica.C) a substância I apresenta tautomeria aldo-enólica.D) a substância II tem estrutura de um aldeído α,β-insaturado, enquanto que a substância I constitui-se num

álcool aromático.E) a substância II apresenta isomerismo geométrico ou cis-trans.

O composto II tem ligantes diferentes em cada carbono da dupla ligação, isto é:

A presença dessa condição permite afirmar a existência de isomerismo geométrico ou cis-trans no composto citado.

Resposta: E

AC —— C

——

—B

A

Bdiferentes diferentes

Resolução

OH CH3

CH2

O

H(I) (II)

O

Questão 30▼▼

xn

volume1

1 1100

= =∑η %

Resolução

Questão 29▼▼

20UFMS – Conhecimentos Gerais – Verão/2005 ANGLO VESTIBULARES

Page 20: o anglo resolve o vestibularangloresolve.cursoanglo.com.br/inc/...NomeArq=Prova_380_AR.pdf · eu mereço” — dessa forma, marcamos as nossas escolhas, a derrota diante do nosso

O gráfico abaixo representa o deslocamento horizontal (x) de um jato de líquido que se escoa através de umpequeno furo feito a uma profundidade (h) na lateral de um tanque de altura (12m), que permanece semprecheio devido a um processo automático de reposição.

Considere as afirmativas:I — o valor máximo de (x) ocorre quando o furo é feito na metade da altura do tanque.

II — o valor máximo de (x) obtido é de 6m.III — dois furos cuja soma das profundidades é 12m proporcionam o mesmo alcance (x).IV — dois furos cuja soma das profundidades é 12m proporcionam a mesma velocidade de escoamento.V — dois furos cuja soma das profundidades é 12m proporcionam o mesmo tempo de queda.

É correto afirmar queA) apenas a afirmativa (I) é correta.B) apenas as afirmativas (I) e (III) são corretas.C) todas as afirmativas são corretas.D) todas as afirmativas são falsas.E) apenas a afirmativa (IV) é falsa.

I. Correta. A partir do gráfico, para h = 6m (metade da altura do tanque), x = xmáx = 12m.

II. Incorreta. O maior valor de x é 12m.III. Correta. Esse fato pode ser verificado diretamente no gráfico.IV. Incorreta. No tanque, quanto maior a profundidade, maior a velocidade de escoamento.V. Incorreta. Como se trata de um lançamento horizontal, quanto maior a altura, maior o tempo de queda.

Resposta: B

Resolução

0

2

4

6

8

10

12

14

0 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 h(m)

x(m)

Questão 31▼▼

21UFMS – Conhecimentos Gerais – Verão/2005 ANGLO VESTIBULARES

ÍÍÍSSSIII AAAFFF CCC

Page 21: o anglo resolve o vestibularangloresolve.cursoanglo.com.br/inc/...NomeArq=Prova_380_AR.pdf · eu mereço” — dessa forma, marcamos as nossas escolhas, a derrota diante do nosso

Uma partícula executa movimento uniforme no sentido anti-horário com velocidadeangular de (π/4) rad/s sobre uma circunferência de diâmetro AB = 8cm. Sabe-se que 3 segundos após passar pelo ponto A a partícula está passando por um ponto C.

É correto afirmar queA) o período, a aceleração centrípeta e a velocidade escalar da partícula no ponto C são, respectivamente, 4s,

zero e 4πcm/s.

B) a medida do arco AC é

C) o módulo do vetor velocidade média no trecho AC é D) os pontos A, B e C são vértices de um triângulo isósceles.E) o período, a aceleração centrípeta e a velocidade escalar da partícula no ponto C são, respectivamente, 8s,

zero e πcm/s.

Do enunciado, temos:

dAB = 8cm → R = 4cm

A) Incorreta. No ponto C, temos:

B) Incorreta. Como →

C) Correta.

Como , temos:

4

D) Incorreta. Na figura do item C, vemos que o triângulo ABC é escaleno.

E) Incorreta. Ver item A.

Resposta: C

∴ ∴= =+

=+

| || || |

| | /vt

Rv cm sm m

r∆∆

2 23

4 2 23

∴ = +∆r R 2 2

∆r R R – 2R Rcos34

2R – 2R –2

22R R 2 R (2 2)2 2 2 2 2 2 2 2= + =

= + = +⋅ ⋅π

C

BR

A

∆rR

π ϕ πϕ4 3

34

= =⇒∆ ∆ω ϕ=

∆∆t

π π= =∴∆

∆s

s cm3

3vst

=∆∆

ω π πω

ππ

= = = =⇒ ∴2 2 2

4

8T

T T s

a R a cm sc c= =

=⋅ ⋅ ⇒ω

π π22 2

2

44

4/

v R4

4 v cm/sC C= = =⋅ ⋅ ⇒ω π π

ωπ

=4

rad/s

Resolução

(4 2 2 )/3cm/s.+

( / ) .2 2 cm

B A

Questão 32▼▼

22UFMS – Conhecimentos Gerais – Verão/2005 ANGLO VESTIBULARES

→→

Page 22: o anglo resolve o vestibularangloresolve.cursoanglo.com.br/inc/...NomeArq=Prova_380_AR.pdf · eu mereço” — dessa forma, marcamos as nossas escolhas, a derrota diante do nosso

Uma partícula de massa 20 gramas, em movimento uniformemente variado de A para C, percorre 10m entreA e B, em 2 segundos, e 78m entre B e C, em 6 segundos, conforme figura abaixo. É correto afirmar que

A) a velocidade da partícula em (A) é de 5m/s.B) a aceleração da partícula em (B) é de 3m/s2.C) o ganho de energia cinética no trecho BC foi de 1,2 joules.D) o trabalho do peso da partícula no trecho horizontal BC foi de 3J.E) a quantidade de movimento da partícula em (C) é de 13kg ⋅ m/s.

Pela equação horária, podemos calcular a aceleração (a) e a velocidade inicial (v0) do móvel (admitindo sA = s0 = 0e t0 = 0):

0

Para tB = 2s ⇒ sB = 10m

Para tc = 8s ⇒ sc = 88m

Das equações (1) e (2) podemos resolver um sistema

— O ganho de energia cinética no trecho BC é igual ao trabalho da resultante nesse trecho.

∆εc = τR = R ⋅ ∆sB → C

∆εc = τR = ma∆s = 20 ⋅ 10–3 ⋅ (2) ⋅ (78) = 3,12J

— O trabalho do peso da partícula no trecho BC é zero pois a força peso é perpendicular ao deslocamento.

— Como a = 2m/s2 e v0 = 3m/s, podemos montar a equação de velocidade do movimento.

v = v0 + atv = 3 + 2t

A partícula passa pelo ponto C no instante t = 8; assim, sua velocidade e sua quantidade de movimento noponto C são:

vc = 3 + 2(8) = 19m/s

Sem resposta.

Q mv kgms

= = =⋅ ⋅20 10 19 0 383– ( ) ,

a = 2m/s2

v0 = 3m/s

32a + 8v0 = 88 (2)

2a + 2v0 = 10 (1)

88 8 82

32 8 88 20

2

0= + + =∴v a a v( ) ( ) ( )

10 2 22

2 2 10 10

2

0= + + =∴v a a v( ) ( ) ( )

s s v t at

20 0

2= + +

Resolução

A B C

10 m 78 m

Questão 33▼▼

23UFMS – Conhecimentos Gerais – Verão/2005 ANGLO VESTIBULARES

Page 23: o anglo resolve o vestibularangloresolve.cursoanglo.com.br/inc/...NomeArq=Prova_380_AR.pdf · eu mereço” — dessa forma, marcamos as nossas escolhas, a derrota diante do nosso

Uma associação feita com dois resistores, um de resistência (R1) e outro de resistência (R2), é submetida a umaddp (V). Sendo o produto R1 ⋅ R2 ⋅ V ≠ 0 e R2 = K ⋅ R1, é correto afirmar que

A) se R1 ≠ R2 e a associação for feita em paralelo, a intensidade de corrente será a mesma nos dois resistores.B) se R1 ≠ R2 e a associação for feita em série, a ddp será a mesma nos dois resistores.C) se R1 � R2 e a associação for feita em paralelo, a potência dissipada em R1 será maior do que a potência

dissipada em R2.D) se a associação for feita em paralelo, a resistência equivalente da mesma associação será igual a R2/(K + 1).

E) se a associação for feita em série, a potência dissipada na mesma associação será igual a V2(R1 + R2)/(R1 ⋅ R2).

A) Incorreta. Se a associação for feita em paralelo, os dois resistores estarão submetidos à mesma d.d.p.

B) Incorreta. Se a associação for feita em série, a intensidade de corrente elétrica será a mesma nos dois resistores.

C) Incorreta. Como e na associação em paralelo a d.d.p. U é a mesma nos dois resistores, quanto maior a

resistência, menor a potência dissipada. Assim:se R1 � R2 ⇒ P1 � P2

D) Correta. A resistência equivalente será dada por:

E) Incorreta. A potência dissipada na associação feita em série será:

Resposta: D

Um condutor retilíneo de comprimento (L) desloca-se com velocidade (v→), perpendicular a um campo magné-tico uniforme de intensidade (B

→), conforme figura abaixo. É correto afirmar que

A) durante um intervalo de tempo muito pequeno, elétrons se deslocam para a extremidade (A) do condutor.B) a separação de cargas no interior do condutor gera um campo elétrico no sentido de (C) para (A).C) a separação de cargas no interior do condutor gera uma força eletromotriz induzida ε = |B

→| ⋅ L ⋅ |v→|2.

D) o movimento de elétrons, no interior do condutor, cessa porque as forças elétrica e magnética acabam seequilibrando.

E) no final, o potencial elétrico da extremidade (A) será menor do que o potencial da extremidade (C).

CL

v→

B→

A

Questão 35▼▼

PUR

UR Req

= =+

2 2

1 2

∴ =+

RR

keq21

RR RR R

Rk

R

Rk

R

Rk

k Rk

Rk

kR keq =

+=

+=

+=

+⋅ ⋅

⋅1 2

1 2

22

22

22

2

22

21 1( ) ( )

PUR

=2

Resolução

Questão 34▼▼

24UFMS – Conhecimentos Gerais – Verão/2005 ANGLO VESTIBULARES

Page 24: o anglo resolve o vestibularangloresolve.cursoanglo.com.br/inc/...NomeArq=Prova_380_AR.pdf · eu mereço” — dessa forma, marcamos as nossas escolhas, a derrota diante do nosso

A) Incorreta. De acordo com a regra da mão direita nº- 2:

Os elétrons se deslocam para a extremidade C do condutor.

B) Incorreta. Durante o movimento do condutor há acúmulo de cargas positivas na extremidade A e negativasna extremidade C. Em esquema, temos:

Então, o campo elétrico no interior do condutor será:

C) Incorreta. A força eletromotriz induzida será ε = |B→

| ⋅ L ⋅ | v→

|.

D) Correta. O movimento de cargas cessa quando as forças elétrica e magnética se equilibram.E) Incorreta. No final, o potencial elétrico da extremidade (A) será o mesmo que o potencial da extremidade (C).

Resposta: D

Um pequeno bloco é colocado em repouso sobre um plano AB inicial-mente horizontal (θ = 0º). O plano pode girar em torno de um eixo per-pendicular ao plano da página que contém o ponto A (Figura ao lado).Girando lentamente o plano, quando o ângulo θ alcança 30º, o blocoinicia seu movimento percorrendo 1,0m em 1,0s. Adotando a acelera-ção da gravidade g = 10m/s2, é correto afirmar que

A) a energia mecânica do bloco permanece constante durante o seu movimento.

B) o coeficiente de atrito estático entre o bloco e o plano é C) a aceleração do bloco durante o seu movimento é 0,2m/s2.

D) o coeficiente de atrito cinético entre o bloco e o plano é E) a energia potencial que o bloco perde, durante o seu movimento, é totalmente transformada em energia

cinética.

O desenho abaixo representa as componentes das forças que atuam sobre o bloco após o início do movimento.

Acinético N

Psenθ

Pcosθ θ

θ = 30°

Resolução

3 5/ .

3 2/ .

Acinético N

Psenθ

Pcosθ θ

θ = 30°

Questão 36▼▼

A – – – – –+ + + + +E→

C

– – – – –+ + + + +A C

Fmag (elétrons)

v→

elétrons

Resolução

25UFMS – Conhecimentos Gerais – Verão/2005 ANGLO VESTIBULARES

Page 25: o anglo resolve o vestibularangloresolve.cursoanglo.com.br/inc/...NomeArq=Prova_380_AR.pdf · eu mereço” — dessa forma, marcamos as nossas escolhas, a derrota diante do nosso

Como a resultante é paralela ao plano inclinado, podemos concluir que:R = Psenθ – Acinético ∴ R = mgsenθ – µcN (1)

N = Pcosθ ∴ N = mgcosθ (2)

Substituindo (2) em (1), temos que:

ma = mgsenθ – µc mgcosθ ∴

Como o bloco desloca 1m em 1s, podemos, através da equação horária do movimento determinar a aceleração.

0

Substituindo os valores da aceleração (a), do ângulo θ e da aceleração da gravidade (g) na expressão (3), te-remos o valor do coeficiente de atrito cinético.

Resposta: D

µ µc csen

°=

⋅⋅

∴10 30 2

10 303

5–

cos

112

22

2= =∴a

a m s( )

/

s s s at– 0

2

2= =∆

s s v t at= + +0 0

2

2

µθ

θ=

⋅⋅

g sen ag

–cos

( )3

26UFMS – Conhecimentos Gerais – Verão/2005 ANGLO VESTIBULARES

cinético

Page 26: o anglo resolve o vestibularangloresolve.cursoanglo.com.br/inc/...NomeArq=Prova_380_AR.pdf · eu mereço” — dessa forma, marcamos as nossas escolhas, a derrota diante do nosso

Uma empresa tem 18 funcionários. Um deles pede demissão e é substituído por um funcionário de 22 anos deidade. Com isso, a média das idades dos funcionários diminui dois anos. Assim, a idade do funcionário que sedemitiu é deA) 50 anos. D) 56 anos.B) 48 anos. E) 58 anos.C) 54 anos.

Sendo x a idade do funcionário demitido e x1, x2, ..., x17 as idades dos outros 17 funcionários, a média M dasidades é dada por:

∴ x + x1 + x2 + ... + x17 = 18M (I)

Com o novo funcionário, a média se altera para:

∴ 22 + x1 + x2 + ... + x17 = 18M – 36 (II)

Subtraindo (I) de (II), temos:22 – x = –36 ∴ x = 22 + 36 = 58

Logo, a idade do funcionário é 58 anos.

Resposta: E

Considere a função f(t) = (a – b) cost + bcos , sendo a e b constantes reais. Fazendo obtém-se

A) f(t) = acos3t. D) f(t) = asen3t.

B) E)

C)

Fazendo , obtemos:

∴ ∴ f t a t t( ) cos cos( )= +[ ]14

3 3

f t a t aa

at( ) cos cos= +

⋅34

14

3414

f t a a t aa a

at( ) – cos cos

–=

+

⋅14

14

14

14

b a=14

Resolução

f ta

t( ) cos .=34

3

f ta

sen t( ) .=4

3f ta

t( ) cos .=4

3

b a=14

,a bb

t–

Questão 38▼▼

Mx x

–...

222

181 17=

+ + +

Mx x x x

=+ + + +1 2 17

18...

Resolução

Questão 37▼▼

27UFMS – Conhecimentos Gerais – Verão/2005 ANGLO VESTIBULARES

MMM AAACCCIIIÁÁÁEEEAAAMMM TTT TTT

Page 27: o anglo resolve o vestibularangloresolve.cursoanglo.com.br/inc/...NomeArq=Prova_380_AR.pdf · eu mereço” — dessa forma, marcamos as nossas escolhas, a derrota diante do nosso

Sabemos que:

cos(3t) = cos(2t + t) = cos(2t) cost – sen(2t) sent = = (cos2t – sen2t) cost – 2sent cost sent = cost(cos2t – sen2t – 2sen2t) == cost(cos2t – 3sen2t) = cost(cos2t – 3(1 – cos2t) == cost(4cos2t – 3) = –3cost + 4cos3t.

Logo, substituindo em f(t); temos:

Resposta: A

A carga da bateria de uma câmera digital é suficiente para 12 horas desligada ou duas horas ligada. Sabendo--se que a bateria da câmera descarregou em 8 horas, então ela esteve ligada durante

A) 30 minutos.B) 60 minutos.C) 45 minutos.D) 48 minutos.E) 24 minutos.

Sendo x o tempo em que a bateria esteve ligada, C a carga total da bateria, D a carga da bateria para as horasdesligadas e L a carga da bateria para as horas ligadas, do enunciado temos:

carga da———

consumo carga da———

consumobateria em horas bateria em horas

C ——— 12h desl. C ——— 2h lig.

D ——— (8 – x) h desl. L ——— x lig.

O consumo total (C) é dado por:C = D + L

12 = 8 – x + 6x4 = 5x

horas, ou seja, 48 minutos.

Resposta: D

∴ = =x45

0 8,

1 8

12 212= + ⋅– ( )x x

CC x C x

= +⋅( – )8

12 2

∴⋅

=LC x

2∴ ⋅

=D C x( – )812

Resolução

Questão 39▼▼

f t a t f t a t( ) [ cos ] ( ) cos= =∴ ⋅14

4 3 3

f t a t t t( ) [ cos – cos cos ]= +14

3 3 4 3

28UFMS – Conhecimentos Gerais – Verão/2005 ANGLO VESTIBULARES

Page 28: o anglo resolve o vestibularangloresolve.cursoanglo.com.br/inc/...NomeArq=Prova_380_AR.pdf · eu mereço” — dessa forma, marcamos as nossas escolhas, a derrota diante do nosso

Considere as figuras 1 e 2 abaixo:

Se a figura 1 representa o gráfico da função y = f(x), então a figura 2 representa o gráfico da funçãoA) y = –f(x)B) y = f(x + 1).C) y = –f(x + 1).D) y = –f(x + 1) + 1.E) y = f(x + 1) + 1.

Consideremos a tabela:

Assim, a figura 2 representa o gráfico da função y = –f(x + 1) + 1.

Resposta: D

Função Procedimento Gráfico

y2

1

–1–2 1 2 3 x

f(x) ——

f(x + 1)Deslocamos o gráfico de f(x)

uma (1) unidade para a esquerda.

–f(x + 1)Refletimos o gráfico de f(x + 1)

em torno do eixo x.

–f(x + 1) + 1Deslocamos o gráfico de –f(x + 1)

uma (1) unidade para cima.

y

–1–1–2 1 2 x–3

1

y

–2–1

–1–2 1 2x

–3

y2

1

–1–2 1 2 x–3

Resolução

FIGURA 1

2

– 2 3 x

y

x– 3

– 1

– 1

2

1

FIGURA 2

y

Questão 40▼▼

29UFMS – Conhecimentos Gerais – Verão/2005 ANGLO VESTIBULARES

Page 29: o anglo resolve o vestibularangloresolve.cursoanglo.com.br/inc/...NomeArq=Prova_380_AR.pdf · eu mereço” — dessa forma, marcamos as nossas escolhas, a derrota diante do nosso

Em um determinado mês, o dólar estava sendo cotado a R$3,50 no mercado de câmbio, ou seja, U$1,00 = R$3,50.Se houver uma valorização do real em relação ao dólar de 25%, então pode-se afirmar queA) o dólar sofrerá uma desvalorização de 25%. D) a cotação do dólar passou a ser de R$2,62.B) o dólar sofrerá uma desvalorização de 20%. E) a cotação do dólar passou a ser de R$3,00.C) o dólar sofrerá uma desvalorização de 30%.

Sendo x a nova cotação do dólar (em reais) depois da valorização, temos:cotação do ——— valorização (%)dólar (R$)

R$3,50 ——— 100%

x ——— 100% + 25%

Note-se que as grandezas “cotação do dólar” e “valorização” são inversamente proporcionais. Logo:

A desvalorização do dólar será 3,50 – 2,80 = 0,70, ou seja, .

Resposta: B

O tanque de um carro tem 40 litros de uma mistura de álcool e gasolina, e o álcool representa 25% dessa mis-tura. A fim de que essa mistura apresente uma porcentagem de 60% de álcool, deve-se substituir x litros damistura original por x litros de álcool. Assim, o valor de x é de

A) litros. D) litros.

B) litros. E) litros.

C) litros.

A quantidade de álcool no tanque é .

Quando se retiram x litros da mistura, espera-se que a proporção de álcool e gasolina na parte retirada se man-

tenha a mesma — ou seja, foram retirados litros de álcool e litros de gasolina. Assim, a nova

proporção de álcool pedida (60%) é dada por:

litros, ou seja, litros.

Resposta: E

1823

∴ =x563

34

14x =

1014

24– x x+ =

1025

10040

60100

– ⋅ +=

x x

75100

⋅ x25

100⋅ x

25100

40 10⋅ = L

Resolução

1813

1823

1223

1423

8 13

Questão 42▼▼

0 703 50

20,,

%=

xx

3 50100125

2 80,

,= =∴

Resolução

Questão 41▼▼

30UFMS – Conhecimentos Gerais – Verão/2005 ANGLO VESTIBULARES

Page 30: o anglo resolve o vestibularangloresolve.cursoanglo.com.br/inc/...NomeArq=Prova_380_AR.pdf · eu mereço” — dessa forma, marcamos as nossas escolhas, a derrota diante do nosso

Observações: Lembre-se de que

• a situação de produção do seu texto requer o uso da modalidade escrita culta da língua portuguesa;

• o texto não poderá ser escrito em forma de poema (versos), descrição ou narração e deverá ter, no mínimo, 25(vinte e cinco) e, no máximo, 30 (trinta) linhas, excluído o título, se houver;

• o material disposto no Painel de Leitura procura explorar a complexidade e a diversidade de perspectivas deabordagem do tema escolhido; portanto, não é preciso retomar todos os textos-base e/ou todos os aspectosmencionados, mas apenas aqueles (textos e/ou aspectos) que se mostrem relevantes para a sua discussão.

PAINEL DE LEITURA

CAPÍTULO II — Da Assistência ou Tutela

ART. 7 — Os índios e as comunidades indígenas ainda não integradosà comunhão nacional ficam sujeitos ao regime tutelar estabelecidonesta Lei. /.../ART. 9 — Qualquer índio poderá requerer ao Juiz competente a sualiberação do regime tutelar previsto nesta Lei, investindo-se da pleni-tude da capacidade civil, desde que preencha os requisitos seguintes:

I — idade mínima de 21 anos;II — conhecimento da língua portuguesa;

III — habilitação para o exercício de atividade útil, na comunhãonacional;

IV— razoável compreensão dos usos e costumes da comunhão na-cional.

(Lei 6.001, de 19/12/1973 — DOU 21/12/1973.)

Parece-me gente de tal inocência que,se homem os entendesse e eles a nós, se-riam logo cristãos, porque eles, segundoparece, não têm nem entendem em ne-nhuma crença.

E, portanto, se os degredados, queaqui hão-de ficar, aprenderem bem a suafala e os entenderem, não duvido queeles, segundo a santa intenção de VossaAlteza, se hão-de-fazer cristãos e crer emnossa santa fé, à qual praza a NossoSenhor que os traga, porque, certo, estagente é boa e de boa simplicidade...

(Carta de Pero Vaz de Caminha. Folha de SãoPaulo, abr. 1999.)

Os textos do Painel de Leitura focalizam a situação complexa, vivenciada na atualidade, pelas populaçõesindígenas brasileiras. O mito do “bom selvagem”, explorado desde a Carta de Caminha, já não se sustenta maisnuma sociedade globalizada, em que os índios, muitas vezes, assimilam valores dos não-índios. Tendo em vistaessa discussão, redija um texto dissertativo-argumentativo sobre o tema: Índios brasileiros: como viver comdignidade no século XXI ?

Ao desenvolver o tema, procure utilizar os conhecimentos adquiridos e as reflexões feitas ao longo de suaformação. Selecione, organize e relacione argumentos (dados, fatos, opiniões) para fundamentar seu ponto devista. Apresente também sugestões para os problemas abordados, não se esquecendo de que elas devem ser exe-qüíveis e demonstrar respeito aos direitos humanos.

31UFMS – Conhecimentos Gerais – Verão/2005 ANGLO VESTIBULARES

OOORRR ÃÃÃEEE DDDAAAÇÇÇ

Page 31: o anglo resolve o vestibularangloresolve.cursoanglo.com.br/inc/...NomeArq=Prova_380_AR.pdf · eu mereço” — dessa forma, marcamos as nossas escolhas, a derrota diante do nosso

ISTOÉ — A demarcação das terrastem impacto na saúde dos povosindígenas?

Possuelo: Sim. A subnutrição queafeta vários povos está relacionadacom a mudança de hábitos ali-mentares e falta de caça e pesca.Porém, desde o governo FernandoHenrique Cardoso os povos estãoesquecidos. As demarcações deterras indígenas estão muito lentas.Por trás de tudo estão o poder eco-nômico, o interesse sobre a terra,os minérios, as madeiras, a biologia,os animais.

(Entrevista com o sertanista SidneyPossuelo, IstoÉ, 18/08/04.)

Os missionários e militantes deONGs fazem de conta ignorarque nas reservas indígenasonde existem riquezas osguerreiros das selvas brasilei-ros hoje também trocam ouroe diamantes por armas de fo-go para matar os que conside-ram invasores. /.../ Ao invés decultivarem o estereótipo decriaturas exóticas em extinção,os índios vivem numa aldeiaglobal e assimilam os valoresda civilização até por osmose.

(RIBEIRO, José Adalberto. Alô-alô,Tarzan. EmDia, s/d.)

O índio que fala procura ter voz e,para isso, não hesita em apropriar--se da voz do branco para se fazerouvir /.../ O índio que fala falaaquilo que ele sabe que o não-ín-dio quer que ele fale./.../ O índio que cala nega-se a seinserir no processo de assimilação.Ao mesmo tempo, vê-se sem alter-nativa de, ao menos, viver excluído,como índio. Sem terra, sem alimen-to, sem perspectiva, ele presencia oafunilamento de seu universo devalores, ao mesmo tempo em quenão consegue aderir ao universo donão-índio, por não partilhar os mes-mos valores.

(Tese de Doutorado de Rita de CássiaPacheco Limberti —

Professora/pesquisadora da UFMS.)

Em meio a todo esse conflito por terras que envolve índios,fazendeiros e governo, surge uma parcela da populaçãoindígena desamparada até mesmo pelas entidades queforam criadas para atender as suas necessidades. Esse con-tingente é formado pelos que abandonaram suas aldeias eancestrais, em busca de uma vida melhor nas cidades /.../Para esses índios migrantes, o enfrentamento e a competi-tividade com a sociedade branca levam a uma adaptaçãoaos valores e ao sistema cultural diferenciados, recriandoseu modo de vida. /.../ A proximidade com as cidades fazcom que os hábitos dos brancos afetem as comunidades.“Estamos próximos à cidade, fica difícil conter o alcoolismoe as drogas. Com os jovens, é mais complicado”, ressaltouVicente [Leopoldo Vicente, cacique que deixou a aldeianatal, em Nioaque, MS, em 1977].

(ASSIS, André. Índios urbanos. Metrópole, ago. 2004.)

O Brasil tem pouco mais de 381 mil índios deaproximadamente 216 povos. Já foram maisde um milhão e meio, antes do contato com obranco. E, infelizmente, a contar pelo panora-ma da saúde indígena, a situação não é nadaanimadora. Segundo relatório da FundaçãoNacional da Saúde (Funasa), do Ministério daSaúde, cerca de 1,5% dos xavantes, na regiãoCentro-Oeste, morreu em 2002 (últimos dadosdisponíveis). Nada menos do que 74% erammenores de cinco anos. Na maioria, foram cri-anças vítimas da desnutrição. De acordo com omesmo documento, a tuberculose e a pneu-monia também estão entre as principais causasde óbitos entre os povos.

(TARANTINO, Mônica. Perigo nafloresta. IstoÉ, 18/08/04.)

(Metrópole, agosto/2004, pág. 10)

Será que os índios são ecologicamente corretos por natu-reza? O mito do bom selvagem, que ainda povoa nosso imagi-nário, reforçado na mídia por imagens de ianomâmis seminus naselva, corresponde à realidade? Ou não? E se os índios da Ama-zônia fugirem de nossos mitos etnocêntricos e virarem criadoresde gado, madeireiros ou garimpeiros? Eles ainda seriam índios?/.../ a vida de muitas comunidades indígenas já é bem diferentedo que imagina o senso comum: os índios têm profissões remu-neradas, andam de roupa, de avião e participam de atividadeseconômicas nem sempre ecologicamente corretas. Suas diferen-ças em relação aos não-índios se manifestam menos em traçosmateriais ou folclóricos e mais na reprodução e resgate de pro-cessos socioculturais — línguas, crenças e demais conhecimentostradicionais indígenas — e políticos — como o movimento indí-gena. Mas esse índio, que não se encaixa em nossos clichês, con-tinua sentindo-se índio. E tem direito a sê-lo.

(LAURIOLA, Vincenzo. Índios e Amazônia: ecologia ou liberdade?Superinteressante, set. 2003.)

32UFMS – Conhecimentos Gerais – Verão/2005 ANGLO VESTIBULARES

Page 32: o anglo resolve o vestibularangloresolve.cursoanglo.com.br/inc/...NomeArq=Prova_380_AR.pdf · eu mereço” — dessa forma, marcamos as nossas escolhas, a derrota diante do nosso

Análise da proposta1 — Formato da prova

O candidato deveria desenvolver um texto dissertativo-argumentativo entre 25 e 30 linhas. O tema foi explici-tado e está acompanhado de uma coletânea de textos verbais e não-verbais que a Banca chama de “Painel deLeitura”. O candidato é convidado a elaborar propostas (exeqüíveis e que respeitem os direitos humanos) para asolução do problema abordado.

2 — Questão posta em debate:

3 — Encaminhamentos possíveis:O tema permite diferentes abordagens. Mas, dentre os encaminhamentos possíveis, o mais razoável, de acor-

do com a coletânea, é aquele que analisa o impacto da cultura branca sobre a indígena, com todas as suas conse-qüências nefastas (que vão do extermínio de milhões de índios desde o início da colonização até a morte de cente-nas de crianças indígenas por desnutrição nos dias de hoje), e propõe possíveis saídas para esse problema.

Alguns argumentos:• não se pode culpar as populações indígenas que sobreviveram ao massacre imposto pelo “processo civilizatório”

por terem perdido seus reais valores, nem tampouco acusá-las de gananciosas por venderem as riquezas que háem suas terras (elas estão apenas dando a resposta à mentalidade mercantilista que praticamente destruiu suasculturas);

• os índios não podem mais ser vistos como “bons selvagens” que vivem em harmonia com a natureza: muitos ex-ploram inescrupulosamente os minérios e a madeira de suas reservas, além disso é comum fazerem uso de vio-lência contra aqueles que consideram invasores de suas terras;

• é inegável o descaso do poder público em relação às populações indígenas. É fundamental que se pensem po-líticas públicas realmente efetivas para a proteção dessas populações e para sua inclusão na sociedade;

• apesar da inevitável “contaminação” das culturas indígenas pelos valores da cultura capitalista, é cada vez maisevidente o esforço das diferentes populações indígenas, que têm se organizado para afirmar seus valores etradições, com o apoio, ainda que discreto, de alguns setores da sociedade civil (principalmente de ONGs);

• só será possível os índios voltarem a viver com dignidade quando tomarem consciência de seus direitos e esti-verem preparados para lutar por eles, sem deixar de lado suas culturas;

• etc.

Índios brasileiros: como viver com dignidade no século XXI.

33UFMS – Conhecimentos Gerais – Verão/2005 ANGLO VESTIBULARES