normas para formataÇÃo da monografia de tcc

16
NORMAS PARA FORMATAÇÃO DA MONOGRAFIA DE TCC CURSOS DE ENGENHARIA ELÉTRICA E ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO A monografia final do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) deverá ser redigida eletronicamente utilizando-se de um software de editor de textos e obedecendo a seguinte padronização: 1. A estrutura da monografia deverá ser constituída de : a. Capa conforme modelo anexo (só para a versão final impressa) b. Folha de rosto conforme modelo anexo c. Dedicatória (opcional) d. Agradecimentos (opcional) e. Sumário f. Lista de Figuras (opcional) g. Lista de Tabelas (opcional) h. Lista de Siglas (opcional) i. Lista de símbolos (opcional) j. Resumo, em português, com no máximo 1500 caracteres (com espaço) e seis palavras-chaves para o assunto abordado. k. Abstract, em inglês, com no máximo 1500 caracteres (com espaço) e seis keywords para o assunto abordado. l. Introdução (Capítulo 1) m. Corpo do trabalho (demais capítulos) n. Conclusões (último capítulo) o. Anexos(quando couber). p. Referências Bibliográficas q. Bibliografia Consultada (opcional) r. Apêndices (opcional) s. Glossário (opcional) Para um perfeito entendimento da estrutura anterior, recomenda-se a leitura, tanto pelo aluno quanto pelo seu orientador, da publicação DIRETRIZES PARA ELABORAÇÃO DE DISSERTAÇÕES E TESES NA EESC-USP. Esta publicação pode ser obtida no Setor de Publicações da EESC. 1. Os textos da monografia deverão ser datilografados no formato de letras Times New Roman, tamanho 11, ou Arial, tamanho 11, impressos em frente e verso. 2. O espaçamento entre linhas deverá ser padronizado em 1,5. 3. Os títulos dos Capítulos deverão ser datilografados no mesmo formato de letras do corpo do texto, no tamanho 14, e em negrito.

Upload: cesar-maia

Post on 02-Jul-2015

298 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Normas para a formatação de TCC na SEL-EESC-USP!

TRANSCRIPT

Page 1: NORMAS PARA FORMATAÇÃO DA MONOGRAFIA DE TCC

NORMAS PARA FORMATAÇÃO DA MONOGRAFIA DE TCCCURSOS DE ENGENHARIA ELÉTRICA E ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO A monografia final do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) deverá ser redigida eletronicamente utilizando-se de um software de editor de textos e obedecendo a seguinte padronização: 

1. A estrutura da monografia deverá ser constituída de : a. Capa conforme modelo anexo (só para a versão final impressa) b. Folha de rosto conforme modelo anexo c. Dedicatória (opcional) d. Agradecimentos (opcional) e. Sumário f. Lista de Figuras (opcional) g. Lista de Tabelas (opcional) h. Lista de Siglas (opcional) i. Lista de símbolos (opcional) j. Resumo, em português, com no máximo 1500 caracteres (com espaço) e seis

palavras-chaves para o assunto abordado. k. Abstract, em inglês, com no máximo 1500 caracteres (com espaço) e seis

keywords para o assunto abordado. l. Introdução (Capítulo 1) m. Corpo do trabalho (demais capítulos) n. Conclusões (último capítulo) o. Anexos(quando couber). p. Referências Bibliográficas q. Bibliografia Consultada (opcional) r. Apêndices (opcional) s. Glossário (opcional)

 Para um perfeito entendimento da estrutura anterior, recomenda-se a leitura, tanto pelo aluno quanto pelo seu orientador, da publicação DIRETRIZES PARA ELABORAÇÃO DE DISSERTAÇÕES E TESES NA EESC-USP. Esta publicação pode ser obtida no Setor de Publicações da EESC.

1. Os textos da monografia deverão ser datilografados no formato de letras Times New Roman, tamanho 11, ou Arial, tamanho 11, impressos em frente e verso.

2. O espaçamento entre linhas deverá ser padronizado em 1,5.

3. Os títulos dos Capítulos deverão ser datilografados no mesmo formato de letras do corpo do texto, no tamanho 14, e em negrito.

4. Os itens e sub-itens dos capítulos deverão ser em negrito, com o mesmo formato do corpo do texto, em tamanho 12.

5. As referências bibliográficas poderão seguir a padronização IEEE, isto é, numeração entre colchetes, na ordem de chamada, ou a padronização ABNT, isto é, nome do autor seguido de ano entre parênteses. Neste último caso, no capítulo de Referências Bibliográficas, as mesmas deverão ser citadas em ordem alfabética.

6. A normatização das referências bibliográficas, numeração de tabelas e figuras deverão seguir as recomendações da  BDTCC - Biblioteca Digital de Trabalhos Acadêmicos da EESC (http://www.tcc.sc.usp.br).

Da entrega dos exemplares da monografia para a defesa pública observam-se os seguintes itens: 

Page 2: NORMAS PARA FORMATAÇÃO DA MONOGRAFIA DE TCC

1. O aluno deverá entregar, na secretaria de graduação do Departamento de Engenharia Elétrica da EESC-USP, dois exemplares da monografia.

2. Os dois exemplares de defesa deverão estar encadernados na forma espiralada, com capas de plástico, sendo a capa da frente transparente, e a capa das costas na cor preta.

3. A entrega dos exemplares de defesa deverá estar acompanhada da carta de encaminhamento redigida e assinada pelo orientador do aluno, dirigida ao Coordenador da CoC-EE. Na carta de encaminhamento o orientador deverá fazer constar a sugestão de dois nomes para a constituição da banca examinadora, a serem avaliados e aprovados pela CoC-EE. Os nomes sugeridos deverão atender os requisitos mínimos de titulação constantes das Diretrizes para Elaboração do TCC – Engenharia Elétrica.

4. O prazo final para a entrega dos exemplares de defesa deve ser no mínimo três semanas antes da semana agendada para a defesa, conforme calendário definido semestralmente pela CoC-EE.

5. Após a defesa pública, e tendo obtido aprovação da banca examinadora, o aluno deverá providenciar uma cópia final da monografia, acrescida das devidas correções exigidas pela banca, e da folha de aprovação constando das assinaturas dos membros da banca, do aluno, do orientador e do Coordenador da CoC-EE.

6. A cópia final deverá ser entregue na secretaria de graduação do Departamento de Engenharia Elétrica em versão eletrônica, em formato de arquivo pdf.

7. O prazo máximo para entrega da cópia final é de uma semana após a data da defesa pública.

8. A entrega da cópia final deverá vir acompanhada de carta de encaminhamento citando que as devidas correções solicitadas pela banca examinadora foram efetivamente realizadas e devem estar assinadas tanto pelo aluno quanto pelo orientador.

9. No verso da folha de rosto da monografia deverá constar a ficha catalográfica do trabalho preparada pela Biblioteca da EESC.

 

 

ORIENTAÇÃO COMPLEMENTAR

O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) tem como objetivo caracterizar, tanto de forma quantitativa como qualitativa, parte dos conhecimentos repassados e assimilados pelo aluno durante a sua fase acadêmica. Além dos conhecimentos teóricos e práticos, espera-se pelo TCC, a possibilidade de avaliar o desempenho e relacionamento do aluno proponente frente a um projeto em específico sob coordenação de um supervisor institucional. Sobre a monografia final a ser apresentada, espera-se o conhecimento aprofundamento e defesa por parte do aluno no tópico delineado quando da apresentação da proposta do projeto.

A monografia deverá conter, obrigatoriamente:

Resumo (máximo 20 linhas). Proposta e  objetivos. Descrição do estado atual dos conhecimentos e/ou tecnologia no domínio em questão. Descrição dos métodos e implementações realizadas, sejam experimentais ou computacionais.

Bibliografia.

Page 3: NORMAS PARA FORMATAÇÃO DA MONOGRAFIA DE TCC

 

(Modelo de Folha de Rosto)

acesso ao modelo de   Folha de Rosto em formato .doc

 

 

(AUTOR – fonte Arial, Negrito, tamanho 16 – centralizado, maiúsculas)

 

  

 

 

(TÍTULO – fonte arial, negrito, tamanho 24, centralizado,

maiúsculas)

   

 (Times New Roman, tamanho 14 – daqui pra baixo)

 

 

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à Escola de Engenharia de São

Carlos, da Universidade de São Paulo

 

Page 4: NORMAS PARA FORMATAÇÃO DA MONOGRAFIA DE TCC

Curso de Engenharia Elétrica com ênfase em ..................

 

ORIENTADOR: .............................................................................

 

  

 

 

São Carlos

2007

Page 5: NORMAS PARA FORMATAÇÃO DA MONOGRAFIA DE TCC

 

(Modelo de Folha de Aprovação)

 acesso ao modelo de   Folha de Aprovação em formato .doc

 

 

FOLHA DE APROVAÇÃO   

Autor:______________________________________________

 

Título:______________________________________________

  

 

Trabalho de Conclusão de Curso defendido e aprovado em____/____/______,

 

com NOTA______(                   ,                     ) , pela comissão julgadora:

 

   

 

(Assinatura)__________________________________________

(Titulação/nome/instituição)

 

 

Page 6: NORMAS PARA FORMATAÇÃO DA MONOGRAFIA DE TCC

 

(Assinatura)__________________________________________

(Titulação/nome/instituição)

 

 

 

______________________________________

Coordenador da Comissão de Coordenação do Curso de Engenharia Elétrica (CoC-EE)

NORMAS PARA FORMATAÇÃO DA MONOGRAFIA DE TCCCURSOS DE ENGENHARIA ELÉTRICA E ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO A monografia final do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) deverá ser redigida eletronicamente utilizando-se de um software de editor de textos e obedecendo a seguinte padronização: 

1. A estrutura da monografia deverá ser constituída de : a. Capa conforme modelo anexo (só para a versão final impressa) b. Folha de rosto conforme modelo anexo c. Dedicatória (opcional) d. Agradecimentos (opcional) e. Sumário f. Lista de Figuras (opcional) g. Lista de Tabelas (opcional) h. Lista de Siglas (opcional) i. Lista de símbolos (opcional) j. Resumo, em português, com no máximo 1500 caracteres (com espaço) e seis

palavras-chaves para o assunto abordado. k. Abstract, em inglês, com no máximo 1500 caracteres (com espaço) e seis

keywords para o assunto abordado. l. Introdução (Capítulo 1) m. Corpo do trabalho (demais capítulos)

Page 7: NORMAS PARA FORMATAÇÃO DA MONOGRAFIA DE TCC

n. Conclusões (último capítulo) o. Anexos(quando couber). p. Referências Bibliográficas q. Bibliografia Consultada (opcional) r. Apêndices (opcional) s. Glossário (opcional)

 Para um perfeito entendimento da estrutura anterior, recomenda-se a leitura, tanto pelo aluno quanto pelo seu orientador, da publicação DIRETRIZES PARA ELABORAÇÃO DE DISSERTAÇÕES E TESES NA EESC-USP. Esta publicação pode ser obtida no Setor de Publicações da EESC.

1. Os textos da monografia deverão ser datilografados no formato de letras Times New Roman, tamanho 11, ou Arial, tamanho 11, impressos em frente e verso.

2. O espaçamento entre linhas deverá ser padronizado em 1,5.

3. Os títulos dos Capítulos deverão ser datilografados no mesmo formato de letras do corpo do texto, no tamanho 14, e em negrito.

4. Os itens e sub-itens dos capítulos deverão ser em negrito, com o mesmo formato do corpo do texto, em tamanho 12.

5. As referências bibliográficas poderão seguir a padronização IEEE, isto é, numeração entre colchetes, na ordem de chamada, ou a padronização ABNT, isto é, nome do autor seguido de ano entre parênteses. Neste último caso, no capítulo de Referências Bibliográficas, as mesmas deverão ser citadas em ordem alfabética.

6. A normatização das referências bibliográficas, numeração de tabelas e figuras deverão seguir as recomendações da  BDTCC - Biblioteca Digital de Trabalhos Acadêmicos da EESC (http://www.tcc.sc.usp.br).

Da entrega dos exemplares da monografia para a defesa pública observam-se os seguintes itens: 

1. O aluno deverá entregar, na secretaria de graduação do Departamento de Engenharia Elétrica da EESC-USP, dois exemplares da monografia.

2. Os dois exemplares de defesa deverão estar encadernados na forma espiralada, com capas de plástico, sendo a capa da frente transparente, e a capa das costas na cor preta.

3. A entrega dos exemplares de defesa deverá estar acompanhada da carta de encaminhamento redigida e assinada pelo orientador do aluno, dirigida ao Coordenador da CoC-EE. Na carta de encaminhamento o orientador deverá fazer constar a sugestão de dois nomes para a constituição da banca examinadora, a serem avaliados e aprovados pela CoC-EE. Os nomes sugeridos deverão atender os requisitos mínimos de titulação constantes das Diretrizes para Elaboração do TCC – Engenharia Elétrica.

4. O prazo final para a entrega dos exemplares de defesa deve ser no mínimo três semanas antes da semana agendada para a defesa, conforme calendário definido semestralmente pela CoC-EE.

5. Após a defesa pública, e tendo obtido aprovação da banca examinadora, o aluno deverá providenciar uma cópia final da monografia, acrescida das devidas correções exigidas pela banca, e da folha de aprovação constando das assinaturas dos membros da banca, do aluno, do orientador e do Coordenador da CoC-EE.

6. A cópia final deverá ser entregue na secretaria de graduação do Departamento de Engenharia Elétrica em versão eletrônica, em formato de arquivo pdf.

Page 8: NORMAS PARA FORMATAÇÃO DA MONOGRAFIA DE TCC

7. O prazo máximo para entrega da cópia final é de uma semana após a data da defesa pública.

8. A entrega da cópia final deverá vir acompanhada de carta de encaminhamento citando que as devidas correções solicitadas pela banca examinadora foram efetivamente realizadas e devem estar assinadas tanto pelo aluno quanto pelo orientador.

9. No verso da folha de rosto da monografia deverá constar a ficha catalográfica do trabalho preparada pela Biblioteca da EESC.

 

 

ORIENTAÇÃO COMPLEMENTAR

O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) tem como objetivo caracterizar, tanto de forma quantitativa como qualitativa, parte dos conhecimentos repassados e assimilados pelo aluno durante a sua fase acadêmica. Além dos conhecimentos teóricos e práticos, espera-se pelo TCC, a possibilidade de avaliar o desempenho e relacionamento do aluno proponente frente a um projeto em específico sob coordenação de um supervisor institucional. Sobre a monografia final a ser apresentada, espera-se o conhecimento aprofundamento e defesa por parte do aluno no tópico delineado quando da apresentação da proposta do projeto.

A monografia deverá conter, obrigatoriamente:

Resumo (máximo 20 linhas). Proposta e  objetivos. Descrição do estado atual dos conhecimentos e/ou tecnologia no domínio em questão. Descrição dos métodos e implementações realizadas, sejam experimentais ou computacionais.

Bibliografia.

Page 9: NORMAS PARA FORMATAÇÃO DA MONOGRAFIA DE TCC

 

(Modelo de Folha de Rosto)

acesso ao modelo de   Folha de Rosto em formato .doc

 

 

(AUTOR – fonte Arial, Negrito, tamanho 16 – centralizado, maiúsculas)

 

  

 

 

(TÍTULO – fonte arial, negrito, tamanho 24, centralizado,

maiúsculas)

   

 (Times New Roman, tamanho 14 – daqui pra baixo)

 

 

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à Escola de Engenharia de São

Carlos, da Universidade de São Paulo

 

Page 10: NORMAS PARA FORMATAÇÃO DA MONOGRAFIA DE TCC

Curso de Engenharia Elétrica com ênfase em ..................

 

ORIENTADOR: .............................................................................

 

  

 

 

São Carlos

2007

Page 11: NORMAS PARA FORMATAÇÃO DA MONOGRAFIA DE TCC

 

(Modelo de Folha de Aprovação)

 acesso ao modelo de   Folha de Aprovação em formato .doc

 

 

FOLHA DE APROVAÇÃO   

Autor:______________________________________________

 

Título:______________________________________________

  

 

Trabalho de Conclusão de Curso defendido e aprovado em____/____/______,

 

com NOTA______(                   ,                     ) , pela comissão julgadora:

 

   

 

(Assinatura)__________________________________________

(Titulação/nome/instituição)

 

 

Page 12: NORMAS PARA FORMATAÇÃO DA MONOGRAFIA DE TCC

 

(Assinatura)__________________________________________

(Titulação/nome/instituição)

 

 

 

______________________________________

Coordenador da Comissão de Coordenação do Curso de Engenharia Elétrica (CoC-EE)

DIRETRIZES PARA ELABORAÇÃO DO TRABALHO DE FORMATURA - TCC

CURSO DE ENGENHARIA ELÉTRICA I. DA FINALIDADEI.1. O trabalho de formatura tem como objetivo principal promover síntese e integração dos conhecimentos adquiridos, sendo parte integrante e destacada do projeto pedagógico do curso;I.2. Estimula-se a integração temática entre ênfase cursada pelo aluno, trabalho de formatura e estágio supervisionado. II. DO NÚMERO DE CRÉDITOS E MATRICULAII.1. Ao trabalho de formatura serão atribuídos 6 créditos, correspondendo a 180 horas;II.2. O trabalho de formatura será formalizado por intermédio de matrícula em disciplina correspondente;II.3. O trabalho de formatura poderá ser iniciado, preferencialmente, a partir do quinto período, de acordo com a conveniência;II.4. O número de horas semanais reservadas ao trabalho de formatura deve ser compatível com a carga horária de disciplinas obrigatórias e optativas. III. DA REALIZAÇÃOIII.1. Estimula-se que, no desenvolvimento do trabalho, pelo menos 50% de sua extensão final e número de horas trabalhadas sejam dedicadas a atividades experimentais;III.2. No caso que configure integração temática entre ênfase, trabalho de formatura e estágio supervisionado, as atividades experimentais realizadas em empresas durante a vigência do estágio poderão ser aproveitadas para compor o trabalho de formatura. IV. DA DOCUMENTAÇÃO

Page 13: NORMAS PARA FORMATAÇÃO DA MONOGRAFIA DE TCC

IV.1. Antes de iniciar a elaboração do trabalho de formatura, deverá ser apresentado plano de trabalho assinado pelo aluno e orientador contendo título, resumo, objetivos gerais e específicos, carga semanal de trabalho, cronograma de atividades (máximo de três páginas) e fonte de recursos, se necessários;IV.2. O plano de trabalho poderá fazer parte de um projeto de dimensões maiores, com a participação de mais de um aluno. Neste caso, poderá ser redigido um único plano com especificação da atividade de cada aluno participante;IV.3. O aluno poderá utilizar o seu projeto de pesquisa de iniciação científica, financiada por órgão de fomento como FAPESP e CNPq, para o trabalho de formatura, devendo preencher as formalidades exigidas;IV.4. Os planos de trabalho serão analisados por uma comissão de docentes, especialmente designada pela Comissão Coordenadora do curso-CoC, que analisará a sua viabilidade em face da infra-estrutura disponível. V. DA INFRA-ESTRUTURA E ORIENTAÇÃOV.1. Ao Departamento caberá disponibilizar infra-estrutura necessária para a viabilização dos projetos e organizar a utilização dos laboratórios.V.2. A CoC divulgará periodicamente lista de docentes com disponibilidade para orientação, área de atuação e temas de projetos. VI. DA REDAÇÃO, APRESENTAÇÃO E AVALIAÇÃOVI.1. A monografia final deverá ser redigida segundo norma a ser oportunamente estabelecida e uma cópia será colocada à disposição na biblioteca da EESC;VI.2. O trabalho de formatura será apresentado pelo aluno em sessão pública;VI.3. A avaliação será feita por banca examinadora composta por pelo menos dois membros;VI.4. O orientador não poderá fazer parte da banca examinadora;VI.5. Os participantes da banca examinadora deverão possuir pelo menos o título de mestre;VI.6. A CoC elaborará calendário de apresentação e julgamento dos trabalhos de formatura, reunindo todos em datas próximas, sempre que possível, e estimulando exibição especial dos resultados para a comunidade. VII. CASOS NÃO PREVISTOSVII.1. Os casos não previstos nestas diretrizes serão analisados pela Comissão Coordenadora do Curso de Engenharia Elétrica - CoC-EE.