nome da instituio - aneel.gov.br · contribuiÇÕes referentes À audiÊncia pÚblica nº 002/2009...

26
CONTRIBUIÇÕES REFERENTES À AUDIÊNCIA PÚBLICA Nº 002/2009 NOME DA INSTITUIÇÃO: REDE ENERGIA S.A. AGÊNCIA NACIONAL DE ENERGIA ELÉTRICA – ANEEL ATO REGULATÓRIO - Obter subsídios e informações adicionais para a aprovação do Manual de Controle Patrimonial do Setor Elétrico - MCSPEE EMENTA (Caso exista):

Upload: ngodien

Post on 14-Feb-2019

214 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

CONTRIBUIÇÕES REFERENTES À AUDIÊNCIA PÚBLICA Nº 002/2009

NOME DA INSTITUIÇÃO: REDE ENERGIA S.A.

AGÊNCIA NACIONAL DE ENERGIA ELÉTRICA – ANEEL

ATO REGULATÓRIO - Obter subsídios e informações adicionais para a aprovação do Manual de Controle Patrimonial

do Setor Elétrico - MCSPEE

EMENTA (Caso exista):

CONTRIBUIÇÕES RECEBIDAS

IMPORTANTE: Os comentários e sugestões referentes às contribuições deverão ser fundamentados e justificados, mencionando-se os artigos, parágrafos e incisos a que se referem, devendo ser acompanhados de textos alternativos e substitutivos quando envolverem sugestões de inclusão ou alteração, parcial ou total, de qualquer dispositivo.

TEXTO/ANEEL TEXTO/INSTITUIÇÃO JUSTIFICATIVA/INSTITUIÇÃO

TEXTO/ANEEL TEXTO/INSTITUIÇÃO JUSTIFICATIVA/INSTITUIÇÃO Recursos para implantação Comentários Rede Energia:

Solicitamos o reconhecimento da ANEEL nas tarifas de energia elétrica, via componente financeiro, dos recursos necessários à execução do Plano de Implantação do referido Manual de Controle Patrimonial.

Comentários Rede Energia: Justifica-se a solicitação, considerando: • A necessidade de iniciativas estratégicas

por parte das empresas concessionárias para adequação de processos e ferramentas (sistemas) à nova estrutura do Cadastro e Movimentação dos Bens e Instalações exigidas no MCPSE - Manual de Controle Patrimonial do Setor Elétrico, envolvendo inclusive “levantamento físico de ativos em campo” com a finalidade de identificar atributos exigidos pela nova regulamentação hoje inexistentes nos cadastros;

• A necessidade de aplicação de recursos financeiros não previstos nas tarifas de energia elétrica;

• A manutenção do equilíbrio econômico-financeiro das empresas.

TEXTO/ANEEL TEXTO/INSTITUIÇÃO JUSTIFICATIVA/INSTITUIÇÃO Pág. 7 2.2 – Aplicabilidade – São de imediata aplicação no controle patrimonial as alterações, adequações e inserções procedidas nos tipos de Unidades de Cadastro – UC e Unidades de Adição e Retirada – UAR, constantes no item 7 (Instruções de Cadastro Patrimonial – ICAD) e tabelas anexas a este Manual

Comentários Rede Energia: Sugerimos a seguinte redação: No controle patrimonial, as alterações, adequações e inserções procedidas nos tipos de Unidades de Cadastro – UC e Unidades de Adição e Retirada – UAR deverão ocorrer a partir da data da publicação deste manual até a data de 31/12/2009.

Comentários Rede Energia: Para adequação às novas exigências do MCPSE, o sistema de controle patrimonial e os sistemas a ele integrados deverão sofrer uma série de alterações, cujas análise, programação, testes e implementação demandam um tempo elevado. Além disto, o sistema terá que conviver com duas formas de cadastro de UC (o que é muito complexo) pois não há possibilidade de converter os registros antigos para o novo padrão de forma imediata.

Pág. 9 5.1.2 Principais Premissas do sistema de

Controle Patrimonial – g-obs.) Os gastos que implicarem em alteração das especificações técnicas estabelecidas na legislação própria, por acréscimo de Componente Menor - COM, serão objeto de incorporação à UC/UAR, devendo estes serem contabilizados como imobilização. Entretanto, mesmo não se aplicando esse critério, quando da recuperação de um equipamento envolvendo a substituição de COM de valor relevante, o tratamento poderá ser de imobilizado, aplicando-se os procedimentos de Transformação, Fabricação e Reparo de Materiais;

Comentários Rede Energia: Definir valor relevante em termos de, por exemplo, porcentual em relação ao valor total da UC/UAR.

Comentários Rede Energia: Para que não haja despadronização entre as empresas, é importante que seja definido qual valor é relevante.

TEXTO/ANEEL TEXTO/INSTITUIÇÃO JUSTIFICATIVA/INSTITUIÇÃO Pág. 10 6.1 – As concessionárias, permissionárias e autorizadas, cujos bens e instalações são passíveis de reversão à União, deverão manter permanentemente atualizados os cadastros e o controle da propriedade dos bens vinculados, nos termos estabelecidos pelo Órgão Regulador. Como mencionado em 5.1.1, os bens e instalações do serviço concedido serão cadastrados e controlados por Contrato de concessão, Ordem de Imobilização - ODI, Centro Modular, Tipo de UC (família), UC, UAR, conta contábil e data de sua transferência (capitalização) para o Imobilizado em Serviço.

Comentários Rede Energia: Está faltando o código do Tipo de Instalação entre a ODI e o Centro Modular.

Comentários Rede Energia: Padronizar com a definição.

Pág. 12 6.6 – Os Tipos de Instalação – 1 – Geração/Usina

Comentários Rede Energia: Sugerimos alterar a descrição do código 11 para Térmica a Combustão Interna – Óleo/Gás/Diesel

Comentários Rede Energia: Permitir a inclusão das usinas diesel-elétricas e outros tipos de termoelétricas a combustão interna.

Pág. 12 6.6 – Os Tipos de Instalação – 3 – Linhas e Subestações de Distribuição

Comentários Rede Energia: Sugerimos as seguintes alterações: Código 33 - Subestação em tensão maior que 69kV e menor ou igual a 138 kV Código 34 - Subestação em tensão maior que 138kV e menor ou igual a 230kV

Comentários Rede Energia: Padronizar as subestações com as linhas de distribuição e permitir o cadastramento das subestações de 230kV pertencentes às distribuidoras e que não compõem a Rede Básica.

TEXTO/ANEEL TEXTO/INSTITUIÇÃO JUSTIFICATIVA/INSTITUIÇÃO Pág. 13 6.6 – Os Tipos de Instalação – 9 – Outras Tipos de Instalações

Comentários Rede Energia: Alterar para: 9 – Outros Tipos de Instalações

Comentários Rede Energia: Correção de texto.

Pág. 13 6.6 – Os Tipos de Instalação – 9 – Outros Tipos de Instalações

Comentários Rede Energia: Na Instalação 93 – Sistemas de Medição, todos os tipos de medição (consumidores, fronteira, telemedição, etc.) devem nela ser classificados? Caso isto não ocorra, qual são os tipos que devem ser considerados?

Pág. 15 6.7.2.1 as ODI específicas de Subestação deverão apresentar o controle dos bens e instalações organizado em Centros Modulares, conceituados a seguir

Comentários Rede Energia: Alterar para: 6.7.2.1 As ODI específicas de Subestação ...

Comentários Rede Energia: Correção de texto.

TEXTO/ANEEL TEXTO/INSTITUIÇÃO JUSTIFICATIVA/INSTITUIÇÃO Pág. 15 6.7.2.1 as ODI específicas de Subestação deverão apresentar o controle dos bens e instalações organizado em Centros Modulares, conceituados a seguir

Comentários Rede Energia: Todos os ativos instalados em um certo tipo de módulo, mesmo que pertencentes a Bays e tensões diferentes, devem ser classificados com o mesmo código? Por exemplo, todos os ativos pertencentes às saídas de alimentadores, mesmo que existam várias, devem ser classificados com o código 09? Ou ainda, entradas/saídas de linhas de 69 kV e 138 kV devem ser classificados com o mesmo código 03? Caso isto não esteja correto, como codificar quando existir na subestação mais de um centro modular de um mesmo tipo e/ou tensão? Estamos entendendo que o Centro Modular não é sinônimo de Bay.

Pág. 15 6.7.2.2 Para as ODI Subestação deverão ser considerados Centros Modulares com mesma nomenclatura, entretanto, identificados por Rede Básica Sistema Existente - RBSE e Rede Básica Novas Instalações – RBNI. Assim, no caso de uma subestação, deverá haver dois centros de custos para cada tipo específico de módulo de manobra, sendo um RBSE e ouro RBNI.

Comentários Rede Energia: Sugerimos a seguinte alteração: 6.7.2.2 Para as ODI Subestação deverão ser considerados Centros Modulares com mesma nomenclatura, entretanto, identificados por Rede Básica Sistema Existente - RBSE e Rede Básica Novas Instalações – RBNI. Assim, no caso de uma subestação, deverá haver dois centros modulares para cada tipo específico de módulo de manobra, sendo um RBSE e outro RBNI.

Comentários Rede Energia: Padronização de nomenclatura e correção de texto.

TEXTO/ANEEL TEXTO/INSTITUIÇÃO JUSTIFICATIVA/INSTITUIÇÃO Pág. 17 7.1.1.3 – “Massa” – em que a UC se refere a um conjunto de equipamentos semelhantes, os quais são agrupados por data de imobilização, mensalmente, e cuja baixa dá-se pela quantidade e valor médio do mês/ano da imobilização mais antiga. No caso da concessionária ter estabelecido seus controles por município ou região, o valor médio do mês/ano poderá ser de acordo com estes controles. Em UC deste tipo deve-se ter como norma proceder a desativação no saldo mais antigo da conta que a UC esteja classificada contabilmente.

Comentários Rede Energia: Acertar a numeração do parágrafo para 7.1.1.2

Comentários Rede Energia: Correção de numeração.

Pág. 18 7.1.5 – A reintegração acumulada será controlada por Contrato de Concessão, ODI, Tipo de Instalação, Centro Modular, Tipo de UC, UC, UAR, Conta Contábil e mês/ano de incorporação ao Ativo Imobilizado em Serviço. A amortização dos tipos de UC “Direito, Marca e Patente” e “Software” será estabelecida em função do prazo do benefício propiciado pelo direito, desde que não seja de caráter permanente. Os demais tipos de UC terão suas taxas de reintegração estabelecidas em resolução específica

Comentários Rede Energia: 7.1.5 – A reintegração acumulada será controlada por Contrato de Concessão, ODI, Tipo de Instalação, Centro Modular, Tipo de UC, UC, UAR, Conta Contábil e mês/ano de incorporação ao Ativo Imobilizado em Serviço. A amortização dos tipos de UC “Direito, Marca e Patente” e “Software” será estabelecida em função do prazo do benefício propiciado pelo direito, desde que não seja de caráter permanente. Para os demais tipos de UC, as taxas de reintegração estão definidas na TABELA XV- TAXAS DE DEPRECIAÇÃO, ao final deste MCPSE.

Comentários Rede Energia: As taxas para os demais tipos de UC já estão definidas na TABELA XV- TAXAS DE DEPRECIAÇÃO, ao final do próprio MCPSE.

TEXTO/ANEEL TEXTO/INSTITUIÇÃO JUSTIFICATIVA/INSTITUIÇÃO Pág. 18 7.1.6 - Por ocasião da realização de inventários e conciliações, para quaisquer fins, que resultem em sobras contábeis e sobras físicas de UC/UAR, deve-se proceder à atualização do cadastro da propriedade: 7.1.6.1 – sobras contábeis ? UC de forma de cadastramento individual – baixar a própria; ? UC de forma de cadastramento massa – baixar no mês/ano mais antigo da ODI/Conta; 7.1.6.2 – sobras físicas: depois de esgotadas as possibilidades de identificação da inexistência dos registros e os recursos contábeis para regularização do valor do bem (ex.: recuperação de despesa por valor atribuído em referência a valor de UC semelhante) ? bens de forma de cadastramento individual – cadastrar quantidade no ano de fabricação do equipamento, se houver; não existindo ano de fabricação, cadastrar no mês/ano mais antigo de imobilização de UC semelhante; ? bens de forma de cadastramento tipo massa – cadastrar quantidade no mês/ano mais antigo de imobilização de UC semelhante.

Comentários Rede Energia: Acertar os marcadores internos aos itens 7.1.6.1 e 7.1.6.2.

Comentários Rede Energia: Aparentemente, está havendo alguma incompatibilidade na conversão do arquivo padrão “Word” para o “PDF” (está aparecendo ponto de interrogação).

TEXTO/ANEEL TEXTO/INSTITUIÇÃO JUSTIFICATIVA/INSTITUIÇÃO Pág. 22 a 149 DESCRIÇÃO DOS TIPOS DAS UNIDADES DE CADASTRO

Comentários Rede Energia: Para todos os tipos de UC, padronizar o formato da numeração e marcadores, por exemplo:

• 1. Caracterização no lugar de 1 – Caracterização;

• ⌦ no lugar de ; • no lugar de *; • etc.

Comentários Rede Energia: Padronização de formato.

Pág. 32 BARRAMENTO 2. Instruções para Cadastramento

Comentários Rede Energia: Retirar o destaque em amarelo.

Comentários Rede Energia: Correção de texto.

Pág. 38 CHAVE 1. Caracterização São cadastráveis como UC deste tipo as chaves fusíveis de classe de tensão igual ou superior a 34,5kV e os demais tipos de chaves e seccionalizadores de classe de tensão igual ou superior a 15kV, incluindo-se mecanismos de operação manual e motorizada, acessórios de fixação e isoladores montados nas bases e suportes das chaves e sistemas de monitoramento.

Comentários Rede Energia: Acreditamos que os seccionalizadores deveriam ser classificados junto aos religadores, pois os mesmos trabalham em conjunto nas redes de distribuição.

Comentários Rede Energia: Similaridade de uso e depreciação.

TEXTO/ANEEL TEXTO/INSTITUIÇÃO JUSTIFICATIVA/INSTITUIÇÃO Pág. 43 CONDUTO E CANALETA 2. Instruções para Cadastramento Cadastrar como uma UC cada conjunto de condutos de mesmo tipo de material de uma mesma ODI e cada conjunto de canaletas de mesmo tipo de material de uma mesma ODI. Forma de Cadastramento: Individual Unidade de Medida: Metro

Comentários Rede Energia: Sugerimos retirar a unidade de medida.

Comentários Rede Energia: Pelo fato de a forma de cadastramento ser individual, não deve possuir unidade de medida.

Pág. 46 CONVERSOR DE CORRENTE

Comentários Rede Energia: Está faltando a linha “1. Caracterização”.

Comentários Rede Energia: Correção de texto.

Pág. 47 CONVERSOR DE FREQÜÊNCIA

Comentários Rede Energia: Colocar a linha “1. Caracterização” em negrito.

Comentários Rede Energia: Padronização de formato.

TEXTO/ANEEL TEXTO/INSTITUIÇÃO JUSTIFICATIVA/INSTITUIÇÃO Pág. 53 EQUIPAMENTO GERAL 1. Caracterização São cadastráveis como UC deste tipo os móveis, equipamentos portáteis, instrumentos e utensílios, que se caracterizam por sua mobilidade e/ou fácil remoção, de vida útil e valor estabelecidos na legislação da Receita Federal. São incluídos neste tipo de UC os seguintes tipos de equipamentos, dentre outros:

- ... - equipamentos e máquinas de

reprodução e cópias fotostáticasequipamentos de microfilmagem e reprodução de microfilmes

Comentários Rede Energia: Sugerimos adotar, para o item destacado, a seguinte redação:

- equipamentos e máquinas de reprodução e cópias fotostáticas;

- equipamentos de microfilmagem e reprodução de microfilmes;

Comentários Rede Energia: Correção de texto.

Pág. 54 EQUIPAMENTO GERAL 2. Instruções para Cadastramento Cadastrar como uma UC o conjunto de equipamentos gerais do mesmo tipo e mesma função (móveis de escritório, equipamentos de laboratórios, equipamentos móveis e portáteis de comunicação etc.) Forma de Cadastramento: Individual

Comentários Rede Energia: A descrição sugere ser cadastramento “Massa” porém a forma de cadastramento indicada é “Individual”. Sugerimos manter o controle de equipamento geral na forma de cadastramento “Massa”.

Comentários Rede Energia: O custo é elevado para o controle dos equipamentos gerais cadastrados individualmente. Deve-se considerar que este tipo de UC tem representatividade muito baixa no AIS da empresa, além de não compor a Base de Remuneração no processo de Revisão Tarifária Periódica.

TEXTO/ANEEL TEXTO/INSTITUIÇÃO JUSTIFICATIVA/INSTITUIÇÃO Pág. 54 EQUIPAMENTO GERAL DE INFORMATICA 2. Instruções para Cadastramento Cadastrar como uma UC cada equipamento geral de informática Forma de Cadastramento: Individual

Comentários Rede Energia: Sugerimos trocar a forma de cadastramento para “Massa”.

Comentários Rede Energia: O custo é elevado para o controle dos equipamentos gerais de informatica cadastrados individualmente. Deve-se considerar que este tipo de UC tem representatividade muito baixa no AIS da empresa, além de não compor a Base de Remuneração no processo de Revisão Tarifária Periódica.

Pág. 72 PAINEL, MESA DE COMANDO E CUBÍCULO 3. Unidades de Adição e Retirada

Comentários Rede Energia: Incluir como UAR:

Uma bucha

Comentários Rede Energia: As buchas do equipamento são danificadas por ação externa (pássaros e animais) com freqüência e é um item de valor relevante.

Pág. 81 REGULADOR DE TENSÃO 3. Unidades de Adição e Retirada 3.1. Para Transmissão

Um regulador de tensão Um reforçador de linha Um relé regulador de tensão

3.2. Para Distribuição * Um regulador de tensão * Um relé regulador de tensão

Comentários Rede Energia: Sugerimos a seguinte redação: 3. Unidades de Adição e Retirada 3.1. Para Reguladores de Tensão de classe de tensão igual ou superior a 69kV:

Um regulador de tensão Um reforçador de linha Um relé regulador de tensão

3.2. Para Reguladores de Tensão de classe de tensão inferior a 69kV:

Um regulador de tensão Um relé regulador de tensão

Comentários Rede Energia: Padronização de formato.

TEXTO/ANEEL TEXTO/INSTITUIÇÃO JUSTIFICATIVA/INSTITUIÇÃO Pág. 82 RELIGADOR 3. Unidades de Adição e Retirada

Comentários Rede Energia: Incluir como UAR:

Um transformador de medida de classe de tensão superior a 6 kV

Um medidor Um relé Uma bucha

Comentários Rede Energia: O transformador de potencial utilizado para alimentação dos relés controladores e do mecanismo de atuação da câmara de extinção de arco é um item de valor relevante, assim como o relé, a bucha e o medidor.

Pág. 98 SISTEMA DE COMUNICAÇÃO LOCAL ... UC deste tipo não inclui: ... ⌦ equipamentos móveis e portáteis de comunicação - vide "EQUIPAMENTO GERAL"painéis, mesas de comando e cubículos - vide "PAINEL, MESA DE COMANDO E CUBÍCULO"2. Instruções para Cadastramento

Comentários Rede Energia: Sugerimos a seguinte redação: ... ⌦ equipamentos móveis e portáteis de

comunicação - vide "EQUIPAMENTO GERAL";

⌦ painéis, mesas de comando e cubículos - vide "PAINEL, MESA DE COMANDO E CUBÍCULO".

2. Instruções para Cadastramento

...

Comentários Rede Energia: Correção de texto.

Pág. 113 SISTEMA DE PROTEÇÃO, MEDIÇÃO E AUTOMAÇÃO

Comentários Rede Energia: Os sistemas de telemedição de consumidores são cadastráveis como UC deste tipo?

TEXTO/ANEEL TEXTO/INSTITUIÇÃO JUSTIFICATIVA/INSTITUIÇÃO Pág. 135 TRANSFORMADOR DE FORÇA ... 3. Unidades de Adição e Retirada

Comentários Rede Energia: Incluir como UAR:

Um sistema de selagem

Comentários Rede Energia: É um componente que retira a umidade do óleo e é fixado em equipamentos fechados, tais como: Trafo de Força, Reator, Regulador de Tensão e Comutadores.

Pág. 137 TRANSFORMADOR DE MEDIDA ... 3. Unidades de Adição e Retirada

Um conjunto de medição (TP e TC conjugados) ...

Comentários Rede Energia: Os conjuntos de medição que incorporam medidores também são cadastráveis como UC deste tipo?

Pág. 150 9. Anexos

Comentários Rede Energia: Colocar as descrições das tabelas.

Comentários Rede Energia: Correção de texto.

Pág. 153 9.1 Glossário

Comentários Rede Energia: Na pagina 153, retirar a palavra “Aqui” e seu destaque.

Comentários Rede Energia: Correção de texto.

Pág. 179 9.1 Glossário

Comentários Rede Energia: Na pagina 179, colocar o conceito de “Relatórios de Controle Patrimonial” e retirar o destaque.

Comentários Rede Energia: Correção de texto.

Pág. 189 a 218 9.4 Tabelas

Comentários Rede Energia: Ajustar as diversas tabelas para que os cabeçalhos apareçam no início de cada página.

Comentários Rede Energia: Aperfeiçoamento na visualização.

TEXTO/ANEEL TEXTO/INSTITUIÇÃO JUSTIFICATIVA/INSTITUIÇÃO Pág. 189 TABELA I - CODIFICAÇÃO DOS TIPOS DE UC E DISCRIMINAÇÃO DOS ATRIBUTOS 130 - BANCO DE CAPACITORES SERIAIS

Comentários Rede Energia: Os códigos do tipo de bem não devem ser 130.01 e 130.02?

Pág. 190 TABELA I - CODIFICAÇÃO DOS TIPOS DE UC E DISCRIMINAÇÃO DOS ATRIBUTOS 160 – CHAVE

Comentários Rede Energia: Qual a diferença entre o tipo de bem 160.10, SECCIONADOR ELETRONICO, e o 160.01, SECCIONADORA, com tipo de controle “eletrônico”?

Pág. 191 TABELA I - CODIFICAÇÃO DOS TIPOS DE UC E DISCRIMINAÇÃO DOS ATRIBUTOS 190 – CONDUTOR TIPO DE MATERIAL

Comentários Rede Energia: Incluir código para “ALUMÍNIO LIGA”

Comentários Rede Energia: Permitir inclusão de equipamentos/materiais existentes.

Pág. 191 TABELA I - CODIFICAÇÃO DOS TIPOS DE UC E DISCRIMINAÇÃO DOS ATRIBUTOS 190 – CONDUTOR TIPO DE MATERIAL

Comentários Rede Energia: Por que não utilizar uma a única tabela de tipo de material para CONDUTOR e BARRAMENTO?

Pág. 191 TABELA I – CODIFICAÇÃO DOS TIPOS DE UC E DISCRIMINAÇÃO DOS ATRIBUTOS 190 – CONDUTOR TIPO DE ISOLAMENTO DE CONDUTOR

Comentários Rede Energia: Por que não utilizar uma a única tabela de tipo de isolamento para CONDUTOR e BARRAMENTO?

TEXTO/ANEEL TEXTO/INSTITUIÇÃO JUSTIFICATIVA/INSTITUIÇÃO Pág. 191 TABELA I - CODIFICAÇÃO DOS TIPOS DE UC E DISCRIMINAÇÃO DOS ATRIBUTOS 195 - CONVERSOR DE CORRENTE

Comentários Rede Energia: Por que não usar Tabela de Potencia (Tabela IIIB) da mesma forma que é utilizada para o CONVERSOR DE FREQUENCIA?

Pág. 191 TABELA I - CODIFICAÇÃO DOS TIPOS DE UC E DISCRIMINAÇÃO DOS ATRIBUTOS 210 – DISJUNTOR TIPO DE INSTALAÇÃO

Comentários Rede Energia: Sugerimos a alteração do nome deste atributo para LOCAL DE INSTALAÇÃO.

Comentários Rede Energia: O atributo possui o mesmo nome do TIPO DE INSTALAÇÃO, definido no item 6.6 do MCPSE, o que pode confundir.

Pág. 191 TABELA I - CODIFICAÇÃO DOS TIPOS DE UC E DISCRIMINAÇÃO DOS ATRIBUTOS 210 – DISJUNTOR CAPACIDADE DE INERRUPÇÃO

Comentários Rede Energia: Alterar para CAPACIDADE DE INTERRUPÇÃO

Comentários Rede Energia: Correção de texto.

Pág. 192 TABELA I - CODIFICAÇÃO DOS TIPOS DE UC E DISCRIMINAÇÃO DOS ATRIBUTOS 235 - EQUIPAMENTO GERAl DE INFORMÁTICA

Comentários Rede Energia: Trocar o “l” de “GERAl” por maiúsculo

Comentários Rede Energia: Correção de texto.

Pág. 192 TABELA I - CODIFICAÇÃO DOS TIPOS DE UC E DISCRIMINAÇÃO DOS ATRIBUTOS 255 - ESTRUTURA (POSTE, TORRE) 255.01 – POSTE TIPO DO POSTE

Comentários Rede Energia: Incluir código para “RETANGULAR DE CONCRETO”

Comentários Rede Energia: Permitir inclusão de equipamentos/materiais existentes.

TEXTO/ANEEL TEXTO/INSTITUIÇÃO JUSTIFICATIVA/INSTITUIÇÃO Pág. 192 TABELA I - CODIFICAÇÃO DOS TIPOS DE UC E DISCRIMINAÇÃO DOS ATRIBUTOS 265 – ESTRUTURA SUPORTE DE EQUIPAMENTO E DE BARRAMENTO TIPO DE MATERIAL

Comentários Rede Energia: Como codificar estruturas mistas, por exemplo: estrutura de suporte de barramento composta por postes de concreto e vigas treliçadas de aço?

Pág. 192 TABELA I - CODIFICAÇÃO DOS TIPOS DE UC E DISCRIMINAÇÃO DOS ATRIBUTOS 275 – GERADOR

Comentários Rede Energia: Não seria possível utilizar a Tabela II para o atributo “TENSÃO”? Não seria possível utilizar a Tabela IIIB para o atributo “POTENCIA”?

Pág. 193 TABELA I - CODIFICAÇÃO DOS TIPOS DE UC E DISCRIMINAÇÃO DOS ATRIBUTOS 295 – MEDIDOR

Comentários Rede Energia: Colocar o “.” no código de bem do “MEDIDOR ELETRÔNICO” (295.11)

Comentários Rede Energia: Correção de texto.

Pág. 193 TABELA I - CODIFICAÇÃO DOS TIPOS DE UC E DISCRIMINAÇÃO DOS ATRIBUTOS 305 - PAINEL, MESA DE COMANDO E CUBÍCULO FUNÇÃO

Comentários Rede Energia: Incluir código para “INTERLIGAÇÃO DE BARRAS”.

Comentários Rede Energia: Permitir inclusão de equipamentos/materiais existentes.

TEXTO/ANEEL TEXTO/INSTITUIÇÃO JUSTIFICATIVA/INSTITUIÇÃO Pág. 193 TABELA I - CODIFICAÇÃO DOS TIPOS DE UC E DISCRIMINAÇÃO DOS ATRIBUTOS 310 - PARA-RAIOS

Comentários Rede Energia: Incluir o atributo CORRENTE DE DESCARGA. Quanto aos códigos e valores, sugerimos duas opções: 1- Incluir a Corrente de Descarga , na tabela XIV - Capacidade de Interrupção (disjuntor e religador ) (pg. 214), incluindo os valores de 5kA e 10kA ; 2- Incluir uma nova tabela com Classe de Descarga, com os valores 1, 2, 3, 4 e 5, já que em projetos é definida a classe de descarga dos Para-raios. Entendemos que essa opção representa melhor a diferença de investimento existente entre os para-raios.

Comentários Rede Energia: Permitir uma melhor representação do investimento, uma vez que existe uma variação considerável nos preços com a variação da corrente de descarga.

Pág. 194 TABELA I - CODIFICAÇÃO DOS TIPOS DE UC E DISCRIMINAÇÃO DOS ATRIBUTOS 345 – RELIGADOR CAPACIDADE DE INERRUPÇÃO

Comentários Rede Energia: Alterar nome do atributo para CAPACIDADE DE INTERRUPÇÃO.

Comentários Rede Energia: Correção de texto.

Pág. 194 TABELA I - CODIFICAÇÃO DOS TIPOS DE UC E DISCRIMINAÇÃO DOS ATRIBUTOS 330 - REATOR (OU RESISTOR)

Comentários Rede Energia: Alterar atributo CORRENTE NOMINAL ou incluir atributo POTENCIA. Usar a TABELA DE POTÊNCIA IIIB para codifica-lo.

Comentários Rede Energia: Este tipo de equipamento é especificado em estudos e projetos pela potência nominal e tensão nominal.

TEXTO/ANEEL TEXTO/INSTITUIÇÃO JUSTIFICATIVA/INSTITUIÇÃO Pág. 194 TABELA I - CODIFICAÇÃO DOS TIPOS DE UC E DISCRIMINAÇÃO DOS ATRIBUTOS 330 - REATOR (OU RESISTOR)

Comentários Rede Energia: Incluir atributo Nº DE FASES. Usar a TABELA Nº DE FASES para codifica-lo.

Comentários Rede Energia: Permitir inclusão de equipamentos/materiais existentes.

Pág. 194 TABELA I - CODIFICAÇÃO DOS TIPOS DE UC E DISCRIMINAÇÃO DOS ATRIBUTOS 350 - RESERVATÓRIO, BARRAGEM E ADUTORA 350.02 – BARRAGEM COPRIMENTO TOTAL DA CRISTA

Comentários Rede Energia: Alterar nome do atributo para COMPRIMENTO TOTAL DA CRISTA.

Comentários Rede Energia: Correção de texto.

Pág. 195 TABELA I - CODIFICAÇÃO DOS TIPOS DE UC E DISCRIMINAÇÃO DOS ATRIBUTOS 395 - SISTEMA DE ATERRAMENTO

Comentários Rede Energia: Está faltando o código de bem para as linhas e redes de distribuição, quando a respectiva instalação apresentar características de UC (exemplo: rede com cabo para-raio e fio-contra-peso).

Comentários Rede Energia: Compatibilização com a descrição.

Pág. 195 TABELA I - CODIFICAÇÃO DOS TIPOS DE UC E DISCRIMINAÇÃO DOS ATRIBUTOS 405 - SISTEMA DE COLETA E TRATMENTO DE LIXO

Comentários Rede Energia: Alterar descrição da UC e do bem para SISTEMA DE COLETA E TRATAMENTO DE LIXO

Comentários Rede Energia: Correção de texto.

TEXTO/ANEEL TEXTO/INSTITUIÇÃO JUSTIFICATIVA/INSTITUIÇÃO Pág. 197 TABELA I - CODIFICAÇÃO DOS TIPOS DE UC E DISCRIMINAÇÃO DOS ATRIBUTOS 560 - TRANSFORMADOR DE ATERRAMENTO TENSÃO SECUNDÁRIA

Comentários Rede Energia: Sugerimos retirar este atributo.

Comentários Rede Energia: Os transformadores de aterramento não possuem tensão secundária.

Pág. 197 TABELA I - CODIFICAÇÃO DOS TIPOS DE UC E DISCRIMINAÇÃO DOS ATRIBUTOS 565 - TRANSFORMADOR DE DISTRIBUIÇÃO TIPO DE BEM

Comentários Rede Energia: Incluir o TIPO DE BEM 565.04 - EM PEDESTAL.

Comentários Rede Energia: Permitir inclusão de equipamentos/materiais existentes.

Pág. 197 TABELA I - CODIFICAÇÃO DOS TIPOS DE UC E DISCRIMINAÇÃO DOS ATRIBUTOS 570 - TRANSFORMADOR DE FORÇA COMUTAÇÃO

Comentários Rede Energia: Esclarecer se “01 - COM COMUTADOR” significa “COM COMUTAÇÃO SOB-CARGA” e “02 - SEM COMUTADOR” significa “COM COMUTAÇÃO A VAZIO”.

Pág. 199 TABELA II - CLASSES DE TENSÃO, TENSÃO PRIMÁRIA E TENSÃO SECUNDÁRIA

Comentários Rede Energia: Incluir códigos para “12kV”, “30kV”, “60kV”, “120kV”, “440/220 V”.

Comentários Rede Energia: Permitir inclusão de equipamentos/materiais existentes.

Pág. 201 TABELA IIIA - POTÊNCIA - BANCO DE CAPACITORES

Comentários Rede Energia: Incluir códigos para 45 kVAr, 75kVAr, 450 kVAr, 15.000 kVAr e 30.000 kVAr

Comentários Rede Energia: Permitir inclusão de equipamentos/materiais existentes.

TEXTO/ANEEL TEXTO/INSTITUIÇÃO JUSTIFICATIVA/INSTITUIÇÃO Pág. 202 TABELA IIIB - POTÊNCIA - TRANSFORMADORES (todos os tipos de UC), SUBESTAÇÕES e REGULADORES DE TENSÃO

Comentários Rede Energia: Incluir códigos para 38,1 kVA; 138 kVA; 207 kVA; 276 kVA; 414 KVA, 1,3 MVA; 4 MVA; 9,375 MVA; 18,75 MVA; 60 MVA; 2,4 MVA; 1,25 MVA; 4,2 MVA; 3,125 MVA; 12 MVA; 16 MVA; 26,6 MVA; 3,3 MVA; 80 MVA; 85 MVA; 12/16/20 MVA e 20/26,6/33,3 MVA.

Comentários Rede Energia: Permitir inclusão de equipamentos/materiais existentes.

Pág. 204 TABELA IV - Nº DE FASES / PÓLOS

Comentários Rede Energia: Incluir código para “TETRAPOLAR”.

Comentários Rede Energia: Permitir inclusão de equipamentos/materiais existentes.

Pág. 204 TABELA V - CORRENTE NOMINAL

Comentários Rede Energia: Incluir código para 328 A e 3150 A.

Comentários Rede Energia: Permitir inclusão de equipamentos/materiais existentes.

TEXTO/ANEEL TEXTO/INSTITUIÇÃO JUSTIFICATIVA/INSTITUIÇÃO Pág. 205 TABELA VI – TIPO DE CONTROLE

Comentários Rede Energia: Sugerimos alterar o nome da tabela para “TIPO DE ACIONAMENTO”

Comentários Rede Energia: Este termo é mais adequado tendo em vista as descrições. Caso a sugestão seja aceita, alterar o termo tambem nas paginas 30 (BANCO DE CAPACITORES PARALELOS), 30 (BANCO DE CAPACITORES SERIAIS), 38 (CHAVE), 82 (RELIGADOR), 189 (Tabela I – UC 130 - BANCO DE CAPACITORES PARALELOS e UC 130 - BANCO DE CAPACITORES SERIAIS), 190 (Tabela I – UC 160 – CHAVE) e 194 (Tabela I – UC 345 – RELIGADOR).

Pág. 205 TABELA VII – TIPO DE ISOLAMENTO

Comentários Rede Energia: Incluir código para GVO (grande volume de óleo).

Comentários Rede Energia: Permitir inclusão de equipamentos/materiais existentes.

Pág. 205 TABELA VII – TIPO DE ISOLAMENTO

Comentários Rede Energia: Sugerimos alterar o nome da tabela para “MEIO DE EXTINÇÃO”

Comentários Rede Energia: Este termo é mais usual, além de que o nome atual confunde com o Tipo de Isolamento do Condutor. Caso a sugestão seja aceita, alterar o termo também nas paginas 38 (CHAVE), 49 (DISJUNTOR), 190 (Tabela I – UC 160 – CHAVE) e 191 (Tabela I – UC 210 – DISJUNTOR).

TEXTO/ANEEL TEXTO/INSTITUIÇÃO JUSTIFICATIVA/INSTITUIÇÃO Pág. 206 TABELA VIII - TABELA DE BITOLA

Comentários Rede Energia: Incluir códigos para TUBO DE 3'; 8 AWG; 1,5 MM²; 4 MM²; 10 MM²; 240 MM²; 394,5 MCM e 465,4 MCM.

Comentários Rede Energia: Permitir inclusão de equipamentos/materiais existentes.

Pág. 206 TABELA VIII - TABELA DE BITOLA

Comentários Rede Energia: Corrigir descrição do código 14 para 4/0 AWG.

Comentários Rede Energia: Correção de texto.

Pág. 208 TABELA IX - TABELA DE ALTURA

Comentários Rede Energia: Incluir código para 4,5M; 8,5 M; 10,5 M; 18,5 M; 19 M; 21,5 M; 27 M; 28 M; 29 M; 31M e 32 M.

Comentários Rede Energia: Permitir inclusão de equipamentos/materiais existentes.

TEXTO/ANEEL TEXTO/INSTITUIÇÃO JUSTIFICATIVA/INSTITUIÇÃO Pág. 209 TABELA X- TABELA DE CARREGAMENTO/ESFORÇO

Comentários Rede Energia: Incluir códigos para 90 daN e 100 daN. Também incluir:

• para cargas de 700 a 2500 daN: intervalos de 50 em 50 daN;

• para cargas de 2600 a 5900 daN: intervalos de 100 em 100 daN;

• para cargas de 6000 a 9000 daN: intervalos de 1000 em 1000 daN.

Para evitar inclusão de tantos códigos, sugerimos adotar faixas de valores. Incluir código para “EXTRA PESADO (MADEIRA)”

Comentários Rede Energia: A variação de valores de esforço é muito grande, com pouca variação de custo para valores próximos.

Pág. 210 TABELA X- RELAÇÃO DE TRANSFORMAÇÃO

Comentários Rede Energia: Há necessidade de renumerar esta tabela pois este número já foi usado para a TABELA X- TABELA DE CARREGAMENTO/ESFORÇO.

Comentários Rede Energia: Correção de numeração.

Pág. 213 TABELA XII- CLASSE DE EXATIDÃO

Comentários Rede Energia: Incluir códigos para “2X0,3C50; 10B100”, “0,6C50; 2X10B100”, “0,6C50; 2X10B200”, “2X0,3P75”, “0,6P75; 3P75”, “2X0,3P75; 3P75” e “0,6P75; 2X3P75”.

Comentários Rede Energia: Permitir inclusão de equipamentos/materiais existentes.

TEXTO/ANEEL TEXTO/INSTITUIÇÃO JUSTIFICATIVA/INSTITUIÇÃO Pág. 214 TABELA XIII- RELAÇÃO DE TENSÃO

Comentários Rede Energia: Incluir códigos para 34,5 kV / 115 / 115 / √3 e 34,5 / √3 kV / 115 / 115 / √3.

Comentários Rede Energia: Permitir inclusão de equipamentos/materiais existentes.

Pág. 214 TABELA XIV- CAPACIDADE DE INTERRUPÇÃO (Disjuntor e Religador)

Comentários Rede Energia: Incluir código para 10 kA.

Comentários Rede Energia: Permitir inclusão de equipamentos/materiais existentes.

Pág. 215 TABELA XV- TAXAS DE DEPRECIAÇÃO

Comentários Rede Energia: Acertar as descrições das UC: 235 para EQUIPAMENTO GERAL DE INFORMÁTICA e 405 para SISTEMA DE COLETA E TRATAMENTO DE LIXO

Comentários Rede Energia: Correção de texto.

Pág. 216 TABELA XV- TAXAS DE DEPRECIAÇÃO

Comentários Rede Energia: Sugerimos adotar a taxa de depreciação de 20% para a UC 235 - EQUIPAMENTO GERAL DE INFORMÁTICA.

Comentários Rede Energia: Os equipamentos de informática alcançam a sua obsolescência funcional e tecnológica antes dos 5 anos.