news edição 6 issuu

40
News G&P Revista de Comunicação Interna da G&P 06 ª Edição/2014 G&P 25 ANOS G&P SOLIDÁRIA CULTURA Histórias e pessoas dos 25 anos de G&P Em outubro participamos de dois grandes eventos de TI. Confira a cobertura completa Tudo sobre esse importante projeto Veja as melhores dicas de livros e filmes MÊS DE EVENTOS

Upload: gp-projetos-e-sistemas

Post on 06-Apr-2016

270 views

Category:

Documents


33 download

DESCRIPTION

Novidades, eventos, G&P Solidária e dicas. Não deixe de acessar a nova edição da News G&P.

TRANSCRIPT

Page 1: News edição 6 issuu

1 - News G&P

NewsG&P Revista de Comunicação Interna da G&P 06ª

Edição/2014

G&P 25 ANOS G&P SOLIDÁRIA CULTURAHistórias e pessoas dos 25

anos de G&P

Em outubro participamos de dois grandes eventos de TI. Confira a cobertura completa

Tudo sobre esse importante projeto

Veja as melhores dicas de livros e filmes

MÊS DE EVENTOS

Page 2: News edição 6 issuu

2 - News G&P Edição 6

6

Índice

G&P Solidária

20

Entenda os planos de saúde

NOTÍCIAS

10

O melhor da vida está dentro de você

COMUNICAÇÃO INTERNA

COMUNICAÇÃO INTERNA

27

Compradores do Bem

NOTÍCIAS

Page 3: News edição 6 issuu

3 - News G&P

14

CIO Global Summit RJ

EVENTOS

30Por que vale a pena comer mais peixe a partir de agora?

SAÚDE

16

Gartner Symposium/ITxpo

EVENTOS

34Macarrão ao Molho Branco com peito de frango e ervas

GOURMET

Page 4: News edição 6 issuu

4 - News G&P Edição 6

Editorial

6ª Edição 2014 News G&P

EXPEDIENTE

Direção Geral - Patrícia Aleixo

Projeto Gráfico - A3 Comunicação e Marketing G&P

Colaboraram nesta edição - Lívia DamascenoRodrigo Nakamai

Filipe de Souza SantosMaria Rosalia Lins de Sousa

Daniele Cristina Paduan

Atendimento ao Leitor - Telefone: 11 3889-6328

[email protected]

Distribuição online e gratuita.Conceitos e opiniões em artigos assinados são de

inteira responsabilidade do autor. Os textos podem ser reproduzidos desde que citadas as fontes.

Neste mês apresentamos como destaque dois grandes eventos em que a G&P marcou presen-ça, o CIO Global Summit no dia 9 de outubro e o Gartner Symposium/ITxpo, que ocorreu de 27 a 30 de outubro.

Conversamos com a equipe do Projeto G&P Soli-dária sobre sua história e curiosidades.

Dentro da campanha interna “O melhor da vida está dentro de você”, falamos um pouco sobre os benefícios que praticar atividades físicas pode trazer para seu corpo e sua mente, dedicando algumas poucas horinhas por semana.

Como dicas de filmes para assistir, temos o início do fim da saga “Jogos Vorazes: A Esperança - Par-te 1” e o nacional “Os Amigos”.

E aproveite para conferir a receita de Macarrão ao Molho Branco com peito de frango e ervas que o profissional Filipe de Souza Santos, de Li-citações, enviou.

Uma ótima leitura!

Equipe de Marketing

Page 5: News edição 6 issuu

5 - News G&P

Page 6: News edição 6 issuu

6 - News G&P Edição 6

Comunicação INTERNA

G&P Solidária

Você já ouviu falar do Projeto G&P Solidária? Não?! Bom, esta é sua chance de conhecer um pouco mais sobre essa causa e saber porque vale muito a pena participar dessa iniciativa.

Reunindo voluntários em prol de uma causa solidária a fim de auxiliar entidades não gover-namentais, a G&P Solidária nasceu em julho de 2011, através de um gesto que visava ajudar um colaborador que adquiriu uma doença grave e não possuía recursos financeiros para comprar os itens necessários ao seu tratamento.

Composta por um grupo de departamentos diver-sos dispostos a dedicar uma parcela de tempo e motivados a ajudar o próximo, a G&P Solidária dá a oportunidade a todos de contribuir de alguma for-ma, principalmente a quem não tem tempo devido atividades de trabalho, já que “Nós vamos até o co-laborador”, frisa Daniele Paduan, do Departamen-to de Recursos Humanos e uma das participantes mais ativas do projeto. Além disso, o clima solidário também proporciona integração em nossa organi-zação, com todos unidos em um só propósito, que é fazer bem ao próximo.

Dentre algumas das campanhas passadas, po-

6 - News G&P Edição 5

Page 7: News edição 6 issuu

7 - News G&P 7 - News G&P

Page 8: News edição 6 issuu

8 - News G&P Edição 6

Comunicação INTERNA

demos citar: o auxílio a asilos com entrega de kit higiene, auxílio a creche para crianças com necessidades especiais com chocolates e ação recreativa com a presença do coelho da Páscoa e o correio amigo, auxiliando crianças de todo o Brasil, que sonhavam com o brinquedo do final de ano e/ou ansiavam por uma cesta de natal a fim de poderem compartilhar com suas famílias.

AS REUNIÕESQuanto ao critério de escolha da Instituição, ele parte inicialmente daquela que nos transmite serie-dade em suas atividades e nos possibilita uma tro-ca gratificante de experiências. Para isso são feitas reuniões onde um brainstorm aponta quem está precisando de maior apoio e mostra com dados concretos se estamos aptos a atender à demanda requerida. Nesses encontros, cada membro apre-senta a sua sugestão e todas as ideias são analisadas.

Vale lembrar que a função principal do projeto não é juntar dinheiro em espécie e sim colher, de modo voluntário, os itens que a instituição

escolhida mais necessita. FICOU INTERESSADO EM SABER COMO PARTICIPAR? Você pode indicar instituições, dar ideias sobre campanhas, formular grupos com seus colegas mais próximos e até mesmo participar efetivamente do grupo organizador da G&P Solidária. Outro modo de participar é ajudar na divulgação das campanhas, motivando seus colegas de equipe e colaborar com as doações que serão entregues às entidades.O e-mail do projeto é: [email protected].

Para finalizar, Daniele dá a dica: “Todos tem acesso às nossas ações, podendo parti-cipar diretamente ou indiretamente. Saber que es-tamos ajudando o próximo nos ajuda muito mais, pois podemos ter a oportunidade de crescer como indivíduos, valorizando o que possuímos: família, amigos, saúde e os bens que administramos!”

Daniele C. Paduan Coordenadora de Treinamento e De-senvolvimento.

Page 9: News edição 6 issuu

9 - News G&P

Deseja conferir um pouco mais do que acontece na empresa? Não deixe de acessar!

Eventos, comunicados e fotos você encontra na Intranet G&P.

www.intranet.gpnet.com.br

Page 10: News edição 6 issuu

10 - News G&P Edição 6

Confira - 4 costumes pra lá de estranhos da nossa terra

Comunicação INTERNA

7 MOTIVOS PARA PRATICAR ESPORTESSabemos que falar o quanto a prática de es-porte é benéfica ao nosso corpo é chover no molhado, mas nossa campanha de Novembro trata de todas as razões que apontam nes-sa direção e por isso reiteramos o que você

pode ganhar se dedicar algumas horinhas por semana com algo que faz tão bem para o cor-po e a alma.

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 80% da população brasilei-ra é sedentária, ou seja, não pratica nenhuma atividade física ou faz pouco exercício. O car-diologista Eduardo Nagib, diretor médico do

Page 11: News edição 6 issuu

11 - News G&P

Hospital TotalCor, do Rio de Janeiro, afirma que o sedentarismo é responsável por 13% das mortes no país, sendo 8,2% em decorrência de problemas no coração. “A ausência de ativida-des físicas causa um prejuízo acumulativo. Não praticar exercícios e associar essa rotina a má alimentação, tabagismo ou ingestão de bebi-das alcoólicas pode ser altamente prejudicial à saúde em longo prazo”, reforça Nagib.

Porque praticar exercícios hoje?

1-O peso da inérciaSegundo dados do Ministério da Saúde, apro-ximadamente 64% da população brasileira é obesa. E o sedentarismo é o grande adversá-rio da corrida contra a balança. Ficar parado sem se exercitar provoca lentidão no meta-

Page 12: News edição 6 issuu

12 - News G&P Edição 6

Comunicação INTERNA

bolismo, resultando em acúmulo de gordura corporal e perda de massa muscular.

2-Coração de atletaSegundo Nagib, a prática regular de exercícios afasta as chances de o indivíduo desenvolver doenças cardiovasculares como hipertensão arterial, acidente vascular cerebral (AVCs) ou infarto, por exemplo. “Iniciar atividades físicas e dar continuidade a elas proporciona benefí-cios gradativos, que melhoram com o tempo e diminuem em até 54% o risco de morte por doenças cardíacas”, aponta o cardiologista.

3-Aliado contra o câncerPara o diretor médico do TotalCor, o exercício físico é fundamental para ajudar no combate ao câncer. “Manter o corpo saudável e forte aju-da a enfrentar o tratamento de quimioterapia e minimizar seus efeitos colaterais”, afirma Nagib.

4-Diabetes controladaA atividade física auxilia no controle da taxa de açúcar no sangue, pois, durante o exercício, os músculos usam, inicialmente, a glicose da cor-rente sanguínea, reduzindo a reserva dessa substância armazenada na forma de glicogênio, o que ajuda a manter o nível glicêmico estabili-zado. Eduardo Nagib alerta que, no entanto, os pacientes que utilizam doses de insulina devem manter a alimentação equilibrada para evitar episódios de hipoglicemia. Após iniciar um pro-grama de exercícios regulares, esses pacientes devem procurar o endocrinologista para rever a dosagem de insulina mais adequada para o

controle de seus níveis glicêmicos.

5-A democracia dos exercíciosDe iniciantes a praticantes regulares, os benefí-cios da atividade física são para todos. Bastam 30 minutos de atividade moderada cinco vezes por semana e você será capaz de sentir os primeiros sinais, que são a evolução do condicionamento físico para realizar tarefas do dia a dia, como su-bir e descer escadas, ou fazer caminhadas longas. Já os praticantes assíduos de exercícios têm van-tagens, como a diminuição da pressão arterial, da frequência cardíaca e dos níveis de colesterol e glicemia, que, consequentemente, reduzem as chances de problemas no coração.

6-Bom para o corpo, bom para a menteExercitar o corpo traz ganhos para a mente. Aumento da memória e disposição, diminui-ção da sensação de fadiga, liberação do es-tresse e melhora do humor por causa da pro-dução de endorfina, que ajuda a combater a depressão e o baixo-astral, são alguns fatores que mantêm a mente sã.

7-Mobilidade garantidaA inatividade afeta também o sistema esque-lético, provocando a perda de massa óssea e muscular e a degeneração de articulações. Na-gib reforça que a prática de exercícios deve ser incentivada desde a infância, com controle mé-dico, pois garante mobilidade e flexibilidade.

www.revistavivasaude.uol.com.br

Page 13: News edição 6 issuu

13 - News G&P

Aqui você Faz o conteúdo. Não deixe de PARTICIPAR!

A NEWS G&P é construida para você e acredita que a sua colaboração é o item mais importante. Convidamos você para ter seu espaço com colunas, artigos e dicas.

Participe também enviando sua sugestão, dúvida, dica ou crítica para nossa redação. Você poderá solicitar posta-gem anônima se preferir, mas não deixe de participar. Dicas CríticaDúvidas Sugestão

Envie sua mensagem para: [email protected]

Este é o seu espaço!

Page 14: News edição 6 issuu

14 - News G&P Edição 6

Eventos

14 - News G&P Edição 6

Page 15: News edição 6 issuu

15 - News G&P

Eventos

CIO GLOBAL SUMMIT - RJ - 2014

Dia 9 de outubro aconteceu o CIO GLOBAL SUMMIT - Rio de Janeiro 2014, no Wind-sor Barra Hotel, o encontro que faz parte de uma série de eventos executivos de um dia, organizados para uma audiência regional de líderes de TI de médias e grandes empresas dos setores público e privado. Produzidos pela equipe da revista CIO, com apoio inter-nacional do CIO Executive Council, os even-tos trazem informações globais que agre-gam valor à discussão, num ambiente rico em networking no qual CIOs e executivos sênior de TI realizam troca de conhecimen-tos sobre negócios e tecnologia.

Completamente focado, o evento contou com a participação de líderes de TI da região, especialistas de mercado e editores da revista CIO para discussão de cases locais, debater e trocar experiências globais sobre tecnologias, estratégias de TI, inovação e negócios.

PARTICIPAÇÃO G&P

Com seu time comercial da filial Rio de Ja-neiro, a G&P marcou presença em mais esse importante evento. Contando com um espa-ço dedicado a reforçar a marca e apresentar nossos principais serviços, o foco de nossa

participação foram as Soluções Oracle como:

• DB - BANCO DE DADOS - SOLUÇÃO ORA-CLE DATABASE 11G

• BI - SOLUÇÃO ORACLE BUSINESS INTELLI-GENCE

• ECM - SOLUÇÃO ORACLE WEBCENTER CONTENT

• BPMS - SOLUÇÃO ORACLE UNIFIED BUSI-NESS PROCESS MANAGEMENT SUITE

• ID - SOLUÇÃO ORACLE ENDECA INFOR-MATION DISCOVERY

• HS - SOLUÇÃO ORACLE HEALTH SCIENCES

Com uma proposta diferente e segmentada, o CIO GLOBAL SUMMIT deu à G&P a opor-tunidade para fazer novos contatos, além de networking com tomadores de decisão da área de Tecnologia.

15 - News G&P

Page 16: News edição 6 issuu

16 - News G&P Edição 6

Eventos

GARTNER 2014

A G&P Projetos e Sistemas participou do Gar-tner Symposium ITxpo 2014, um dos princi-pais eventos destinados a CIOs e executivos do mercado de Tecnologia da Informação. Realizado entre os dias 28 e 30 de outubro no Sheraton São Paulo WTC Hotel, este ano o Gartner trouxe ao mercado brasileiro o tema “Impulsionando os negócios digitais” e con-tou com aproximadamente 1500 visitantes. O simpósio incluiu uma intensa agenda de ses-sões e reuniões sobre os mais diversos temas de TI, estratégia e execução, além de trazer tendências de mercado e um espaço de expo-sitores composto por grandes players.

Em sua terceira participação consecutiva no evento, a G&P apresentou em seu estande o portfólio de Produtos e Soluções Oracle. Foi realizado um sorteio para os visitantes do es-tande e o CIO da Norvartis (segmento farma-cêutico) foi o grande sorteado, sendo presen-teado com um Kit Tequila.O evento, que também é um importante meio para negócios e troca de experiências profis-sionais, foi uma grande oportunidade para ampliar o networking através de novos con-tatos com grandes empresas dos segmentos público e privado.

16 - News G&P Edição 4

Page 17: News edição 6 issuu

17 - News G&P

Eventos

Kit Tequila sorteado no evento.

Page 18: News edição 6 issuu

18 - News G&P Edição 6

RECURSOS HUMANOS

Este mês, a colaboradora convidada a participar da coluna G&P 25 Anos é Maria Rosalia Lins de Sousa, do Departamento Pessoal. Rosa, como é conhecida entre seus colegas, entrou na empresa em 2005 já no Departamento Pessoal no Departamento de res-cisão de contrato.

Não tardou para Rosa atuar na Folha de Pagamento e em seguida Admissão, área responsável pela con-tratação de novos profissionais.

Dentre as grandes mudanças que testemunhou e viveu intensamente, a mais significativa foi a jun-ção do Departamento Pessoal e Recursos Huma-nos, que tornou todos os processos internos muito mais ágeis e transformou o ambiente entre as duas equipes ainda mais produtivo, algo que beneficiou a empresa como um todo.

Rosa ressalta que aprendeu muito com a forma de trabalhar do CEO da empresa, Sr. Helio Nas-cimento, o considerando um grande profissional, conhecedor do DNA da companhia, o que acaba se refletindo nos colaboradores. Ressalta também a importância do trabalho implementado pelo ge-rente de RH Evandro Faquini, que ao longo dos

anos trouxe coordenadores tanto ao RH/DP/Qua-lificação, reforçando o melhoramento e a força do departamento. Ela conta que ele tem lhe ensinado e apresentado coisas novas para o seu crescimento profissional e pessoal diariamente, o que torna seu trabalho ainda mais desafiante e dinâmico.

Atualmente, trabalhando com Benefícios, Rosa faz questão de deixar registrada uma mensagem a to-dos os nossos leitores:

“A mensagem a você que está chegando ou chegou faz pouco tempo, é que você está numa empresa séria, dedicada, comprometida em atender seus clientes, sem perder o amor e o respeito também pelos seus colaboradores.”

Em comemoração aos 25 Anos da G&P, vamos trazer uma série de depoi-mentos e matérias com as mudanças e momentos importantes, sob a melhor perspectiva possível: a sua.

25 ANOS G&P, A HISTÓRIA QUEM CONTA É VOCÊ!

Maria Rosalia Lins de Sousa da área de Benefícios no Recursos Humanos

Page 19: News edição 6 issuu

19 - News G&P

Uso esse espaço nesta edição do nosso News, para ressaltar os excelentes trabalhos que estão sendo re-alizados pelo grupo de pessoas que formam a “G&P Solidária”. O que talvez muitos não saibam, esse tra-balho teve início há alguns anos atrás quando as nossas iniciativas se limitavam a fazer doações às instituições de caridade conveniadas, que apesar de representar uma importante contribuição social da empresa, não possibilitava um engajamento mais direto de nossos funcionários com as pessoas que efetivamente eram beneficiadas por essas ações. O ponto mais marcante da criação da G&P Solidária, foi sem dúvida a mo-bilização criada na época, para apoiar à uma colega de trabalho que enfrentava uma grave doença, para a qual eram necessários diversos medicamentos de

alto custo, mas que acabou se transformando também numa experiência pessoal muito gratificante para to-dos os envolvidos.Independentemente da orientação religiosa de cada um, eu sou daqueles que entendem que a verdadei-ra solidariedade não consiste em doar aquilo que te-mos de sobra, mas sim, na disposição de compartilhar aquilo que tem. Portanto, quero aqui registrar minha admiração por aqueles que formaram e formam essa equipe da G&P Solidária, que, mesmo na dinâmica da vida moderna, entre os stress do trabalho e os com-promissos pessoais, encontram tempo para dedicar recursos materiais e emocionais aos que necessitam, sem esperar nada em troca. Parabéns e meus sinceros agradecimentos.

PALAVRA DO CEOHELIO NASCIMENTO

G&P Solidária

Helio Nascimento é CEO da G&P Projetos e Sistemas.

Page 20: News edição 6 issuu

20 - News G&P Edição 6

Notícias

07 dicas para entender os planos de saúde

Planos de saúde são polêmicos. Mais de 60 milhões de brasileiros usam os serviços do setor de saúde suplementar, ou seja, os planos de saúde oferecidos

por diversas operadoras.

Mas os direitos e deveres de cada uma das par-tes são terrenos nebulosos para grande parte dos consumidores. Veja uma lista com as 07 maio-res dúvidas (e seus esclarecimentos) sobre esse tipo de serviço, feita pela PROTESTE.

1. Qual a responsabilidade do corretor e da

Page 21: News edição 6 issuu

21 - News G&P

operadora do plano de saúde?O Supremo Tribunal de Justiça entende que as operadoras de planos de saúde são responsá-veis pelos erros de um médico ou hospital da sua rede credenciada, assim como respondem pelos atos dos corretores.

Embora as empresas aleguem que são profissionais autônomos, sem vínculo empregatício, é evidente que o corretor atua no interesse da operadora do plano de saúde. Ele intermedeia a celebração do contrato, se tornando um verdadeiro representan-te. Por isso, se você se sentir lesado, pode entrar com uma ação na Justiça contra a empresa e, se julgar necessário, também contra o corretor. 2. A operadora pode cancelar meu plano?Só existem duas situações em que os contratos de planos individuais ou familiares podem ser cancelados: em caso de fraude (como mentir sobre doenças preexistentes e emprestar a car-teira do plano para outra pessoa) e diante do não pagamento da mensalidade por período superior a 60 dias, consecutivos ou não, nos úl-timos 12 meses de vigência do contrato.

Assim, se no período de um ano, a soma dos dias de atraso no pagamento somarem 60, seu plano pode ser cancelado. Mas antes que isso aconte-ça você deve ser comprovadamente notificado até o quinquagésimo dia de inadimplência. Caso contrário, o rompimento unilateral é proibido. Se você possui um plano de saúde coletivo, o can-celamento pode ocorrer a qualquer momento.

3. Como cancelar e rescindir meu plano de saúde?Se você quiser cancelar o seu plano de saúde, pode fazer isso na hora que quiser. Basta enviar um pedido formal por escrito à operadora do seu plano. Lembre-se de enviar no sistema de carta registrada para garantir o recebimento. E fique atento: as operadoras não podem cobrar qual-quer tipo de taxa de rescisão de contrato, nem exigir fidelidade contratual mínima de um ano. 4. Existe limite máximo para utilização de exames e internação?Não existem limites para utilização de exames so-licitados pelos médicos. Contudo, pode haver cri-térios de utilização já previstos pela ANS. Também não há limites de diária para internação, mesmo em leitos de UTI e CTI, assim como não há para consultas médicas e fisioterápicas e exames.

As exceções são para sessões de psicoterapia, terapia ocupacional, consultas com nutricionis-tas e fonoaudiólogos. O Superior Tribunal de Justiça considera abusiva a cláusula contratual que limita o tempo de internação. 5. Quem possui direito a acompanhante em caso de internação?Os planos que dão direito a acompanhante em caso de internação são aqueles que já preveem isso em contrato. Contudo, menores de 18 anos têm garantido pelo Estatuto da Criança e do Ado-lescente o acompanhante, assim como idosos com mais de 60 anos, segundo o Estatuto do Idoso.

Page 22: News edição 6 issuu

22 - News G&P Edição 6

Notícias

6. O que é compra ou redução de carência?Quando você estiver insatisfeito com seu plano de saúde atual, poderá fazer uma troca de operadora. A nova operadora poderá aproveitar o tempo de contribuição do plano anterior e reduzir o tempo de carência no novo contrato. Assim, pode acon-tecer de você não precisar esperar todo o prazo de carência para realizar exames. Mas lembre-se de que ainda há a opção da portabilidade. 07. Quais são os reajustes que a mensalidade do meu plano pode sofrer?Atualmente, os novos planos individuais ou fa-miliares podem sofrer dois tipos de reajustes: por mudança de faixa etária e por variação de custos. O primeiro reajuste depende da época da contratação do plano e ocorre quando você muda de faixa etária estabelecida no contrato.

Para os planos contratados entre 1º de janeiro de 1999 e 31 de dezembro de 2003, existem sete faixas etárias distintas, que variam de zero a 70 anos ou mais. Se você tem 60 anos ou mais e, no mínimo, dez anos de plano, não pode so-frer reajuste por mudança de faixa etária.

Para os planos contratados a partir de 1º de ja-neiro de 2004, o reajuste por mudança de faixa etária pode ocorrer em dez faixas distintas, de 0 a 59 anos ou mais. Fique atento: depois que completar 59 anos, você não pode sofrer mais

nenhum reajuste por mudança de idade.

O segundo reajuste na mensalidade diz respeito à variação de custo e é anual. Ele acontece em razão da alteração nos custos causada por fato-res como inflação e uso de novas tecnologias. A ANS é quem define previamente esse percentu-al. Contudo, os planos coletivos não precisam de prévia autorização da ANS para aplicar reajustes.

consumidormoderno.uol.com.br

Page 23: News edição 6 issuu

23 - News G&P

CURTA, COMPARTILHE, PROPAGUE E FAÇA PARTE DESSA REDE VOCÊ TAMBÉM.

/gpcompany /gepprojetosesistemas

Você sabia que a G&P está presente nas Redes Sociais?

Essa é mais uma maneira da G&P estar presente e mais uma forma de você acompanhar novidades, notícias e curiosidades relacionadas à empresa.

Page 24: News edição 6 issuu

24 - News G&P Edição 6

Notícias

5 Melhores Ilhas do Mundo Para Visitar

O final de ano está chegando e com ele a possibilidade daquela viagem. Trouxemos a avaliação dos viajantes, que lista as ilhas mais amigáveis para o turista, de acordo com o Trip Advisor.

Anualmente o site especializado em turismo Tripadvisor seleciona as melhores praias, ilhas e hotéis, segundo avaliação dos próprios viajantes que dão a sua nota por meio da ferramenta dis-ponibilizada no portal. Foram selecionados as 10 melhores ilhas do mundo neste ano, confira cinco delas abaixo.

CAYO AMBERGRIS – BELIZESituada na América Central, em Ambergris Caye vivem cerca de dois mil habitantes. Pelo segun-do ano consecutivo, foi eleita pelo Tripadvisor como a melhor do mundo.Repleta de praias brancas, onde os carrinhos de gol-fe são a principal forma de transporte, exuberante barreira de corais e o poço chamado de “Grande Buraco Azul”, que possui mais de 900 metros de

profundidade. Apesar de ser um lugar pacato, os principais comentários dos viajantes no TripAdvisor afirmam que a ilha superou suas expectativas.

ILHAS TURCAS E CAICOS – PROVIDENCIALESMergulhar com cilindro, andar a cavalo ou ape-nas tomar sol são algumas das opções nestas tran-

Page 25: News edição 6 issuu

25 - News G&P

quilas ilhas, que fazem parte dos territórios britâ-nicos ultramarinos. Muito procurada por casais, há muitas atividades destinadas a este público. O Tripadvisor aconselha: Se quiser ficar ainda mais longe das multidões, vá para a Praia Malcolm.

BORA BORA, POLINÉSIA FRANCESA

Parte do território ultramarino francês, localiza-da no Oceano Pacífico, a ilha de Bora Bora é cercada por uma lagoa e uma barreira de corais, sendo um importante destino turístico interna-cional. “Lagos azul turquesa, areias brancas e macias e um pôr de sol alaranjado é o cenário propício ao romance na ilha, que, de tão agra-dável, tem o nome duplicado”, afirma a descri-ção da ilha no portal de turismo.

MARCO ISLAND, FLÓRIDACom praias de areia branca banhadas pelas águas do Golfo do México, esta região é uma das mais procuradas na Flórida. “Cate conchi-nhas ou jogue uma ensolarada partida de golfe. Explore os Everglades (habitat de diversas espé-

cies nativas) em um bugre ou faça uma cami-nhada rejuvenescedora na Reserva da Baía de Rookery”, aconselha o Tripadvisor.

LEWIS AND HARRIS – REINO UNIDO

Ilha do oeste da Escócia dividida em dois terri-tórios e que juntas formam a terceira maior das Ilhas Britânicas depois da Grã-Bretanha e Irlan-da. A região abriga antigas e famosas rochas de milhões de anos. Uma das opções de passeio é um cruzeiro até as ilhas vulcânicas para explorar as ruínas de um vilarejo medieval.

Via CicloVivo

Page 26: News edição 6 issuu

26 - News G&P Edição 6

Stanford no currículo: site lança cursos grátis em português

Além de cursos on-line de Stanford, Universidade de Michigan e Universidade da Pensilvânia, o Coursera fechou parceria com a USP e Unicamp

O Coursera, plataforma de ensino on-line conhe-cida mundialmente por oferecer cursos grátis de universidades renomadas, como Stanford e Har-vard, lançou recentemente cursos em português.

Os cursos objetivam os mais variados temas e tiveram início no mês de setembro. Alguns de-les, como Introdução à Lógica e Introdução às Finanças, são ministrados por professores da Universidade de Stanford, Universidade de Mi-chigan e Universidade da Pensilvânia.

Além de cursos de universidades internacionais, a plataforma firmou parcerias com a USP (Unvi-versidade de São Paulo) e Unicamp (Universida-de Estadual de Campinas). Os primeiros cursos on-line ministrados pelas instituições brasileiras

estarão disponíveis no começo de 2015, com temas desde empreendedorismo até finanças.

Os investimentos do Coursera para o público brasileiro não é por acaso: o País superou recen-temente a marca de 300 mil usuários no site, o que o coloca como quinta maior base de usu-ários, atrás apenas dos Estados Unidos, Índia, China e Reino Unido, respectivamente.

www.rac.com.br

Notícias

Page 27: News edição 6 issuu

27 - News G&P

Compradores do Bem

Cada ação individual representa uma consequência na comunidade ao seu redor, no país e no planeta.O consumo é necessário e faz parte da vida atu-al, mas nem por isso deve ser feito sem análise dos impactos sócio-ambientais de nossas com-pras, e as consequencias para cada um de nós, indivíduos imersos neste processo.

O Portal Compradores do Bem trabalha para aju-dar o consumidor a encontrar fornecedores que compartilham da mesma preocupação, criando assim uma cadeia de consumo equilibrada, sus-tentável e justa, além de disponibilizar informa-ções sobre saúde e bem-estar.

Consumir bem é analisar cada pequena parte do seu dia, incluindo alternativas de consumo que sejam mais viáveis não apenas econômica e socialmente, mas que também considerem a sua saúde a longo prazo.

A proposta é conscientizar o individuo quanto as

macro decisões. Trabalhar para que o consumidor tenha parâmetros e saiba analisar suas compras des-de itens de alimentação até bens duráveis e escolha aquilo que de fato precisa, pode e quer comprar.

PREMISSAS- Origem controlada e sustentável da matéria prima- Forma de trabalho justo;- Não utilizar animais para teste;- Manejo dos detritos corretamente;- Transparência e lealdade com o cliente;- Comunicação respeitosa.

MissãoContribuir para conscientização a respeito do consumo, sustentabilidade e equilíbrio econômi-co e sócio-ambiental.

VisãoSer referência para o consumidor quanto a en-contrar e utilizar produtos e serviços de empresas conscientes e comprometidas com a manuten-ção de um planeta possível de viver.Acesse e faça parte deste movimento, seja um Comprador do Bem!

www.compradoresdobem.com.br

27 - News G&P

Page 28: News edição 6 issuu

28 - News G&P Edição 6

5 passos para ter energia solar em casa

Que economizar energia traz benefícios para o consumidor e para o planeta, muita gente já sabe. Agora, o que as pessoas precisam saber é que é possível produzir a própria energia, tendo de fato uma redução na fatura mensal da conta de luz.

Uma solução, apontada pela empresa brasileira Neosolar, é produzir a própria energia através da microgeração distribuída, em que painéis so-lares são instalados em ângulo favorável para a captação da radiação e a energia é produzida no local. Além de reduzir o consumo, o sistema é conectado à rede, e a produção excedente é lançada para a concessionária, abatendo seu montante em créditos na próxima fatura.

Veja, em cinco passos, como ter sua própria usi-na solar, economizar e fornecer energia elétrica:

- Qual o meu consumo de energia?O primeiro passo para escolher o seu sistema é saber qual o seu consumo de energia elétrica em kWh por mês. Se você já vive na casa é bem sim-ples, basta verificar o seu histórico na conta de luz.

O ideal é fazer uma média dos últimos 12 meses, pois o consumo pode variar muito de um mês para o outro. Caso se trate de uma casa nova, o ideal é fazer uma estimativa baseada na casa atual com a ajuda do engenheiro ou arquiteto da casa nova.

Em último caso, se não houver nenhuma refe-rência, é possível calcular o consumo baseado no uso e potência dos equipamentos elétricos que serão utilizados na casa. Por exemplo: uma TV de 100W utilizada 4 horas por dia = 100W x 4h x 30 dias = 12.000 Wh ou 12 kWh por mês)

Notícias

28 - News G&P Edição 6

Page 29: News edição 6 issuu

29 - News G&P

Quantos painéis são necessários para minha necessidade?Segundo Pedro Pintão, engenheiro e diretor da Neosolar Energia, especializada em projetos e instalação de sistemas fotovoltaicos, isto vai de-pender de uma série de variáveis e até mesmo do tamanho dos painéis escolhidos. “Além disso, não é necessário produzir toda a energia con-sumida. Uma residência com consumo de 500 kWh/mês utilizará cerca de 15 a 20 painéis de 240 Wp ( cerca de 25 a 35 m2) em uma cidade média brasileira, para abastecer 100% de sua necessidade. Caso se decida por produzir ape-nas 50%, metade dos painéis será suficiente”.No caso acima, 100% representaria uma econo-mia anual de até R$ 4 mil.

No site da Neosolar Energia, clicando em “Cal-culadora Solar”, é possível inserir os dados de consumo e tarifas pagas com energia elétrica e saber qual é o tamanho aproximado do sistema fotovoltaico indicado para seu consumo e qual será a economia anual na conta de luz.

- Projeto e InstalaçãoAlém dos painéis, será necessário um inversor (que transforma a energia em 110 ou 220V), estrutura para fixar os painéis e proteções elé-tricas adequadas. É importante que o projeto e a instalação sejam feitas por profissionais espe-cializados, garantindo a segurança das pessoas e também as garantias oferecias pelos fabricantes (de até 25 anos para os painéis).

- Custo do SistemaO custo do sistema depende do seu tamanho e equipamentos selecionados, os quais, por sua vez, dependem da quantidade de energia ne-cessária e das características do local da insta-lação. Um sistema completo e instalado custa entre R$ 7.000 e R$ 15.000/kWp.

- Retorno do Investimento“O interessante é que independente de quanto irá produzir, o consumidor poderá aproveitar toda energia, pois o eventual excesso é convertido em créditos que podem ser utilizados em até 36 meses ou ainda em outra propriedade do mesmo consu-midor”, afirma o diretor da Neosolar Energia.

No exemplo mencionado, com um consumo de 500 kWh/mês, o consumidor terá seu investi-mento retornado em até 10 anos. Como a ga-rantia dos painéis é de 25 anos, ele ainda terá pelo menos 15 anos de benefícios.

Notícias UOL

29 - News G&P

Page 30: News edição 6 issuu

30 - News G&P Edição 6

Espaço SAÚDE

Por que vale a pena comer mais peixe a partir de agora?

Médicos recomendam maior ingestão de peixes com alta concentração de DHA para melhorar função cerebral, cognitiva e visual

O não muito saboroso óleo de fígado de ba-calhau marcou a infância de muita gente e, se depender de um grupo de médicos, continuará

Page 31: News edição 6 issuu

31 - News G&P

presente na rotina das pessoas.

A razão para isso está em um consenso formula-do pela Associação Brasileira de Nutrologia, que traz um conjunto de estudos que confirmam a importância do consumo de alimentos que con-tenham o chamado DHA (ácido docosahexae-noico), tipo de ômega-3 encontrado em peixes comuns em águas profundas e frias, como sal-mão, atum, bagre, sardinha e as diferentes es-pécies de bacalhau.

De acordo com Mario Cicero Falcão, doutor em pediatria pela USP (Universidade de São Paulo), o consenso do qual faz parte foca principalmen-te nos benefícios desse nutriente para gestantes, lactantes e crianças, mas isso não significa que pessoas de todas as idades não sintam o impac-to positivo do DHA.

Consumir 200 miligramas do nutriente, o que equivale a três porções de 100 gramas de sal-mão por semana, basta para que o organismo sinta a diferença. Essa substância atua direta-mente no desenvolvimento das estruturas do cérebro, do sistema nervoso central e dos olhos, durante a gestação.

Após o nascimento, o DHA continua atuan-do no desenvolvimento cognitivo e visual das crianças. Em adultos, o benefício está na pre-venção de doenças neurodegenerativas e car-diovasculares. “Eu comprovei esse resultado em casa. Minha filha melhorou o rendimento esco-lar, porque melhorou o nível de atenção dela”,

afirma Falcão.

Segundo ele, apesar dos vários estudos que mos-tram esses resultados, o consumo de alimentos com DHA pelos brasileiros ainda é baixo. A ra-zão, para o médico, não tem muita relação com o preço alto dos peixes que apresentam maiores quantidades do nutriente.

“Nós temos a questão do preço, mas o pior pro-blema é cultural. O brasileiro não tem costume de comer peixe e aqueles que comem não conso-mem as espécies com mais DHA”, diz. É por esse motivo que o consenso irá orientar médicos de di-ferentes especialidades a falar mais sobre isso com os pacientes, principalmente as grávidas.

Este público é um alvo ainda mais delicado, pois, ao mesmo tempo em que é essencial o consu-mo do nutriente, segundo o médico, existe o risco de contaminação por metais pesados, que faz com que futuras mães fujam de cardápios que incluem peixe. Nesse caso, a orientação é, em vez de comer o peixe, adotar suplementos, como cápsulas ou o tradicional óleo de fígado de bacalhau (preferencialmente puro).

Exame.com.br

Page 32: News edição 6 issuu

32 - News G&P Edição 6

Os Amigos Jogos Vorazes: A Esperança - Parte 1

Filmes do mês

Após sobreviver por duas vezes aos Jogos Vorazes, Kat-niss Everdeen (Jennifer Lawrence) servirá como símbolo de uma revolução iniciada no Distrito 13. Além de ter que manter sua imagem de ícone, a jovem ainda precisa se preocupar em defender sua mãe e sua irmã no meio da guerra.

Lançamento: 20 de novembro

Téo é um arquiteto solitário que passa por uma fase difícil na vida, devido ao falecimento de seu melhor amigo na infância. Sua melhor amiga na atualidade é Majú, que tenta arranjar uma namorada para ele. Ao longo do dia, Téo se perde em meio às lembranças do passado, o que faz com que visite a viúva Lígia, e as atribuições do trabalho.

Lançamento: 06 de novembro

www.adorocinema.com.br

Cultura e Lazer

Page 33: News edição 6 issuu

33 - News G&P

www.canaldoempreendedor.com.br

Deuses da Administração - Handy, Charles

Vantagem Competitiva - Michael Porter Inteligência Emocional - Daniel Goleman

Competindo pelo Futuro - Gary Hamel e C.K. Prahalad

O autor pretende, nesta obra, atingir a excelência adminis-trativa através do conhecimen-to e incentivo dos deuses da administração. Com este livro, o leitor estará apto a enfren-tar as mudanças do mercado e maximizar suas vantagens e oportunidades.

A partir de uma visão eco-nômica, o autor nos mostra como as organizações podem desenvolver e manter vanta-gens competitivas em um mer-cado globalizado e altamente competitivo.

Este livro apresenta um painel sobre o que a empresa deve fazer hoje se quiser ocupar uma posição de liderança no futuro. É tanto um manual para empreendedores quan-to um guia para a criação dos mercados de amanhã.

Aliando o rigor do cientista à experiência humana do psi-cólogo, o autor busca nesta obra examinar questões consi-deradas polêmicas através de uma viagem pelos labirintos da mente humana. Tendo o intuito de mostrar que o controle das emoções é fator essencial para o desenvolvimento da inteli-gência do indivíduo, a obra cita exemplos de casos do cotidia-no que procuram demonstrar a incapacidade das pessoas em lidar com as próprias emoções, tendo como consequência a destruição de vidas e o abalo de carreiras promissoras. Visa ter como enfoque central como atuar diretamente sobre a inteligência emocional para que problemas assim sejam evitados.

Dica de leitura

Page 34: News edição 6 issuu

34 - News G&P Edição 6

Espaço Gourmet

Ingredientes• 01 pacote de macarrão (de sua preferência)•400 gramas de peito de frango (Picado como frios)•300 gramas de mussarela ou queijo prato (Picado)•100 gramas de Azeitonas pretas fatiadas e sem caroço•2 tabletes de caldo de galinha•½ cebola grande•2 colheres de sopa de alho triturado •3 caixas de creme de leite •2 colheres de sopa de cream cheese•1 lata de milho em conserva•100 gramas de bacon (picado)•Folhas de hortelã•Manjericão•½ copo americano de Azeite (250 ml aprox.)•Tempero verde a gosto •Noz moscada a gosto

Preparo do MacarrãoAdicione em 4 litros de água em uma panela grande, colo-que um copo de óleo ou azeite e uma colher de sopa de sal. Assim que a água começar a ferver, abaixe o fogo até a metade e coloque o macarrão. Enquanto o macarrão co-zinha vá mexendo devagar com um garfo até deixá-lo ao

Macarrão ao Molho Branco com peito de frango e ervas

Filipe de Souza Santos

Licitações

ponto. Em seguida retire o da água e jogue água corrente em cima para esfriá-lo, jogue um fio de azeite e misture. Dessa maneira faz com que o mesmo não fique grudado.

Preparo do molhoEm 100 mls de água dissolva os tabletes do caldo de gali-nha até virar um caldo grosso e reserve.Coloque em uma panela o azeite, a cebola picada, as colheres de sopa de alho e o bacon picado. Espere até que os mesmos fiquem bem fritos. Em seguida adicione as azeitonas, o manjericão, as folhas de hortelã, o milho e o peito de frango picado, mexendo por 3 minutos em fogo baixo, em seguida despeje o caldo de galinha.Após, adicione o creme de leite, a mussarela picada (ou queijo prato), o cream cheese, e ainda em fogo baixo mexa até perceber que a mussarela começou a derreter. Feito isso desligue o fogo e coloque o tempero verde e a noz moscada. Pronto, está pronto o molho!

Despeje o macarrão em uma travessa, em seguida despeje o molho e decore com algumas folhas de hortelã no meio. Ai é só servir.

Faça sua receitaSepare seus ingredientes e faça sua receita.

1ºpassoVocê pode participar!Agora você poderá mostrar seus dotes culinários e invenções na cozinha, aqui na News G&P. Divida seus segredos infalíveis conosco e sua receita poderá ser um dos destaques de nossa NewsLetter.

Page 35: News edição 6 issuu

35 - News G&P

FotografeTire uma foto sua com o prato pronto.

2ºpassoTranscreva sua receitaTranscreva passo-a-passo a recei-ta, de forma que contenha ingre-dientes, porção, modo e tempo de preparo.

3ºpassoEnvieEnvie sua receita com a foto para o e-mail [email protected] com o assunto: MINHA RECEITA

4ºpasso

Page 36: News edição 6 issuu

36 - News G&P Edição 6

Nós da G&P queremos parabenizar a todos os aniversariantes e desejar muitas felicidades.

Aniversariantesdo mês Outubro

Thiago Estevão dos Reis

Edgard Felipe SantiagoSidney Ferreira das NevesCarlos Platero

Daniel da Silva BezerraKarla Penido BonaniCarlos Eduardo Silva Oliveira

Pamella Teixeira de CarvalhoLucas Ramos MarianoHorácio Junior de SousaJanaína de Matos Masseri

Regina Teixeira BernardesKleber Santos CarvalhoDiego dos Santos SousaEdmilson Jorge da SilvaOseias Machado ElesbaoDenis Tarcisio da SilvaThiago Avelar de AndradeRodrigo Gomes Marcelo

Luiz Gustavo Aurichio BarbosaJuliana Suemi Nakagawa

Natalia Caroline de MoraesAna Paula Zucari

01

02

03

05

06

07

09

08

10

11

13

14

César Henrique Landini FazaniDavid dos Santos Melo

Danilo da Silva Gomes VianaJoaldo Costa de OliveiraAllan Eduardo de Barros Campos

Erli da Costa MarimDeivid Oliveira de AndradeFernando Aparecido de OliiveirGlauco Guilherme GalhardoSara Graziele VeronezMario Jorge Queiroz Pereira

Flávio Henrique ChapelaFelipe Estrela da SilvaCedenir Tadeu DoratiottoLaercio Marcos Marcondes JuniorWilson Fernando Mellado

Rita de Cassia TufanhukiKarine Barros de JesusCarlos Roberto Piva JuniorVictor Ventura de Souza

Camilla Silveira da Cunha

Fernando Guedes da SilvaOctavio Borghi

16

17

Page 37: News edição 6 issuu

37 - News G&P

18

19

20

21

22

23

24

25

26

27

28

Fabio Manuel PaschoaliniKarina Macedo Varela

Carlos Eduardo RochaCarlos Eduardo CarreiraGregory Silva TeixeiraValdecir Aparecido ReghiniPaulo Cesar Ferreira Cardozo

Fábio Julio MarquesSergio Della PossaKate Barbosa do Nascimento

Bruno Andrade CostaMaria Luiza de Pontes MartinsRenata da Silva Martins Carval

Mirian Barbosa de MoraesJonatan Silva Nunes de SouzaClaudio Henrique Santana SantosFrancisco Adailton Alves SoaresCarlyle da Silva

Aldineti Melo AlbuquerqueGreiciane Alves de SouzaDaniel Vinicius BarbatiAlison Dario PradoMarco Antonio Marvila Mesquita

Leandro de Almeida RibeiroWilliam Costa NunesFranciele Rozante BatistaDiogo Cassemiro Ulrichsen

Eduardo Philomeno

Nelson Takeo MatsunoDaniel Cunha MafraAndrea Cristina de OliveiraRaniel Mendes Rocha

João Paulo Nobrega FigueiredoMarisa Harue Sakane

Alessandra Sarti PimentelItaruma de Castro Cordeiro

Leonardo Felipe Tostes SantanaMicael de Souza BatistaAngelica Aparecida do Carmo BaptistellaMarcelo Duarte Silveira Barret

Aleon Silva das ChagasWillians Evaristo BarbosaDaniel Ruiz Crivelaro

Carlos Henrique de OliveiraDanielle Pereira de QueirozThiago Falci Goya

29

30

31

Page 38: News edição 6 issuu

38 - News G&P Edição 6

Nós da G&P queremos parabenizar a todos os aniversariantes e desejar muitas felicidades.

Aniversariantesdo mês Novembro

Evelyn Santos da SilvaMauro da Silva Gergont Markond’s Gutierrez Santos

Rogerio Vieira de AlencarFelipe Couto Pereira ViolaAdenilza Marcal Ribeiro

Jean Lopes de Azevedo

Yoshio Jaime TamaokiVinicius Gavino do ValleMarina Alves WolfenbergLuiz Fernando RossiMarlon Santos CostaMarcio Siciliano

Cristiane Ghidini de CamargoCaroline Souza Vilela BarcelosLuiz Antonio Claudino Gordilho

Ricardo do Nascimento Francisco

Gil Domingues da SilvaFelipe Santos Correa

Daniele Cristina Paduan Juliana Pinheiro SantosOscar Villas Boas Neto

01

03

04

05

06

09

07

08

10

11

12

13

15

Marcia Cristina Fontoura Pereira

Tiago Ribeiro Santos SouzaFatima Maria Antunes Marins Ligia Clemente

Reinaldo MarucciFernanda Garcia Duarte

Rodrigo de Oliveira Bicas

Cleiton de Oliveira MouraAlessandro de SantanaGabriela Perotti RondiCaio Vinicius de Andrade

Alexandre Hiroaki TaniguchiJose Haroldo Muglia Ferreira

Veruska Felix de Oliveira

Anderson Cardoso de OliveiraLeandro Kengi Takeda

Antonio Coura Mendes

18

17

16

19

Page 39: News edição 6 issuu

39 - News G&P

20

22

23

24

25

26

29

30

Thallys de Jesus SouzaFelipe Yajima Batista

Thayana Sousa SantosEricon Wesler Trindade

Felipe Artioli de FreitasLeslie Samantha BarbosaPaulo Roberto Correia da SilvaMarco Antonio Nogueira GoncalvesMarcio Dias Barbosa

Cicero da Rocha Poncioni NetoNathalia Carrasqueira PeruzzoRafael Domingos Xavier Felipe

Adalberto Vitor dos SantosWilliam Pereira LimaJoão Guenji Shimabukuro

Fabiano Lucio do Nascimento

Jonathan Mello Ferraz PereiraMacrys Duarte LemosAdriano Antonio da SilvaPaulo Cezar Silva de Paiva

Francisco dos Santos SilvaHugo Azenha ZuimDaniel Olímpio Gomes

Page 40: News edição 6 issuu

40 - News G&P Edição 6