e-news - edição 52

3
Ano 9 • Outubro de 2011 • Nº52 Conquista do Emmy: parceria entre Jornalismo e Engenharia O empenho das equipes da TV Glo- bo para levar aos telespectadores to- dos os detalhes da operação no Com- plexo do Alemão (RJ), em novembro de 2010, foi recompensado com um importante prêmio internacional. A entrega da primeira estatueta do In- ternational Emmy Awards ao Jornal Nacional, no dia 26 de setembro, em Nova York, é um reconhecimento ao trabalho de parceria entre o Jornalis- mo e a Engenharia. “O resultado que tivemos foi uma soma de bom planejamento, equipes motivadas e total integração da En- genharia para atuar em cooperação com o Jornalismo”, comenta José Manuel Marino, Dire- tor de Engenharia de Jornalismo. Ele lembra ainda que a área viabilizou o uso de tecnolo- gias – como o Skype e o LiveU – que permitiram à Emissora transmitir, com instantaneidade, importantes momentos da operação policial no Complexo do Alemão. Entre os profissionais da TV Globo que foram à cerimônia de premiação do Emmy estava o Operador de Câme- ra do Globocop Francisco de Assis (na foto, o primeiro da esquerda para a direita). Cinegrafista que registrou a fuga dos traficantes do morro do Ale- mão, cena que entrou para a história do jornalismo nacional – e, agora, in- ternacional –, ele foi o escolhido para representar os 82 profissionais da Engenharia que participaram desta cobertura na prestigiada solenidade. Assis, que já havia recebido prê- mios internos da Engenharia e do Jor- nalismo por esta cobertura, compar- tilha esse reconhecimento com seus colegas. “É muito bom ser lembrado por um bom trabalho. Mas esse prê- mio [Emmy] é para toda a Engenha- ria. A DGEN teve uma importante recompensa e isso nos motiva, ain- da mais, a fazer o nosso trabalho da melhor forma”, afirma o Operador de Câmera, garantindo não imaginar que seus registros daquele dia teriam tamanha repercussão. “Quando vi as imagens que fiz no telão do Emmy, pensei: Aonde cheguei!”, orgulha-se. Confira mais detalhes da cobertu- ra da operação no Complexo do Ale- mão na edição 47 do CGE News, dis- ponível na página da Engenharia na Via Global. Colaborou Carlos Lobo

Upload: celso-alves

Post on 30-Mar-2016

237 views

Category:

Documents


2 download

DESCRIPTION

Edição e-news 52

TRANSCRIPT

Page 1: E-News - Edição 52

Ano 9 • Outubro de 2011 • Nº52

Conquista do Emmy: parceria entre Jornalismo e Engenharia

O empenho das equipes da TV Glo-bo para levar aos telespectadores to-dos os detalhes da operação no Com-plexo do Alemão (RJ), em novembro de 2010, foi recompensado com um importante prêmio internacional. A entrega da primeira estatueta do In-ternational Emmy Awards ao Jornal Nacional, no dia 26 de setembro, em Nova York, é um reconhecimento ao trabalho de parceria entre o Jornalis-mo e a Engenharia.

“O resultado que tivemos foi uma soma de bom planejamento, equipes motivadas e total integração da En-genharia para atuar em cooperação com o Jornalismo”, comenta José

Manuel Marino, Dire-tor de Engenharia

de Jornalismo. Ele lembra ainda que

a área viabilizou o uso de tecnolo-gias – como o Skype e o LiveU – que permitiram à Emissora transmitir, com instantaneidade, importantes momentos da operação policial no Complexo do Alemão.

Entre os profissionais da TV Globo que foram à cerimônia de premiação do Emmy estava o Operador de Câme-ra do Globocop Francisco de Assis (na foto, o primeiro da esquerda para a direita). Cinegrafista que registrou a fuga dos traficantes do morro do Ale-mão, cena que entrou para a história do jornalismo nacional – e, agora, in-ternacional –, ele foi o escolhido para representar os 82 profissionais da Engenharia que participaram desta cobertura na prestigiada solenidade.

Assis, que já havia recebido prê-mios internos da Engenharia e do Jor-

nalismo por esta cobertura, compar-tilha esse reconhecimento com seus colegas. “É muito bom ser lembrado por um bom trabalho. Mas esse prê-mio [Emmy] é para toda a Engenha-ria. A DGEN teve uma importante recompensa e isso nos motiva, ain-da mais, a fazer o nosso trabalho da melhor forma”, afirma o Operador de Câmera, garantindo não imaginar que seus registros daquele dia teriam tamanha repercussão. “Quando vi as imagens que fiz no telão do Emmy, pensei: Aonde cheguei!”, orgulha-se.

Confira mais detalhes da cobertu-ra da operação no Complexo do Ale-mão na edição 47 do CGE News, dis-ponível na página da Engenharia na Via Global.

Colaborou Carlos Lobo

Page 2: E-News - Edição 52

Orientações para emissão de passagens, hospedagens, esco-lha de companhias aéreas e uso de telefonia fixa e móvel. Estas e outras recomendações estão pre-sentes na cartilha “Boas práticas de viagens e telefonia”, disponível na seção “Normas e Procedimen-tos” no portal da Direção Geral de Engenharia, na Via Global.

Elaborado pelo Comitê de Pro-dutividade da DGEN, com apoio dos departamentos de viagem e telefonia, o conteúdo foi pensado para proporcionar uma melhor utilização dos recursos da empre-sa. Paulo Rabello, Diretor de Pro-

Gerar conteúdo exclusivo para a web, mas com qualidade dife-renciada, atendendo, cada vez mais, a requisitos mínimos de produção para a TV. Este foi um desafio que, desde 2009, mobili-zou profissionais da DIEN-SP a buscar novas soluções no merca-do internacional. Até que a equipe chegou ao Controle Web. Usado atualmente para a transmissão de chats e entrevistas do G1, o sis-tema permite produzir áudio e ví-deo diretamente para a internet, com aproveitamento para a TV a cabo ou aberta, trazendo um di-ferencial competitivo ainda maior para a TV Globo.

André Camilo, Coordenador de Projetos da Engenharia de São Paulo, explica que o tricaster ape-lidado de ‘All in a Box’ é a grande inovação do Controle Web. Este equipamento integra switcher de vídeo, pequeno mixer de áudio, gerador de caracteres, efeitos e cenário virtual, memória DDR e streaming encoder. Com isso, possibilita ganhos em produtivi-dade e reduz custos operacionais.

“Estas são as maiores vanta-

jetos e Suporte da DGEN e líder do grupo idealizador da cartilha, comenta que a economia gerada nessas operações pode ser rein-vestida nas equipes.

“Na última edição do NAB Show, em abril deste ano, conseguimos que 90% das passagens fossem emitidas com mais de 60 dias de antecedência. Com o que economi-zamos, levamos mais seis pessoas para o evento”, informa Paulo.

A ideia é que práticas como essa sejam difundidas com a car-tilha e beneficiem as áreas. Fabio Mauro, Gerente de Controladoria da DGEN, lembra ainda que as

gens do Controle Web, pois conta-mos com um operador para o tri-caster, apenas”, pondera André. Embora reúna diversas soluções, outros equipamentos podem ser conectados ao ‘All in a Box’ sem-pre que se pretende obter ganhos na operação e na transmissão.

“Quando precisarmos de uma quantidade maior de microfones, podemos ter um mixer de áudio externo. Assim, enquanto um pro-fissional opera somente o tricas-ter, outro se responsabiliza pelo áudio”, ilustra o Coordenador de Projetos da DIEN-SP, acrescen-tando que o 3Play é outra inova-ção deste sistema de produção. Trata-se de um pequeno servidor com três entradas e três saídas de vídeo, que permite a recuperação de sinais gravados, entre outras funcionalidades.

Da tela da TV para o browser

Após alguns pilotos, o Con-trole Web foi utilizado para a transmissão, ao vivo, de jogos da Copa América de Futebol, em julho. Pela primeira vez, o Glo-boesporte.com recebeu um sinal de TV em um sistema de produ-ção para a internet. Uma câmera para o chroma key e o tricas-ter, somente, já completavam a estrutura para a exibição destas partidas no site.

Além da simpli-cidade de opera-ção, André desta-ca que o Controle

recomendações também podem ajudar no controle do orçamento pessoal. “As dicas são aplicáveis não só na TV Globo”, diz. “Se pla-nejamos as férias de família ante-cipadamente, encontramos passa-gens aéreas mais baratas do que se optarmos por comprá-las na semana da viagem”, exemplifica.

Web permite testar novos recursos na cobertura via internet. Ainda na Copa América, o GloboPhone ser-viu de interface para entrada ao vivo durante a partida Argentina x Costa Rica.

“O narrador interagiu com a Marina (a argentina do Central da Copa), que estava em um restau-rante típico de São Paulo. Instala-mos o sistema na Alameda Santos, recebendo o streaming de iPhone que usava a rede Wi-Fi do estabe-lecimento”, conta. “Quando con-solidado, este modelo viabilizará entradas ao vivo diretamente do estádio”, observa André.

Em breve, será a vez da DIEN-RJ testar o sistema. André informa que a tendência é que, gradativa-mente, todas as regionais Globo passem a produzir conteúdo ex-clusivo em um Controle Web. Afi-nal, esta pode ser uma importan-te solução para a Emissora. “A TV Globo detém uma gama enorme de eventos. Muitos não são exi-bidos em sua totalidade por falta de espaço na grade, e a internet oferece grandes oportunidades”, conclui.Colaborou Ete-

valdo Andrade

Pensando em preparar os profissionais da Direção de ENG (Electronic News Gathe-ring) que este mês serão inte-grados à Central Técnica de Recepção de Sinais (CTRS), o Gerente de Operações Fernando Wiktor promoveu o Workshop de Áudio, Vídeo e Servidores, no Rio de Janeiro

(RJ). Para que ninguém ficasse de fora, o treinamento, cujas apresentações estão disponí-veis na seção de palestras do Portal da Engenharia na Via Global (seção Portal DGEN/Pa-lestras), foi oferecido em dias e horários diferentes.

Com uma carga horária de 20 horas, o treinamento abordou assuntos do dia a dia da CTRS – áudio, vídeo, com-pressão de vídeo e workflow e infraestrutura de servido-res. “Preparamos um conte-údo abrangente. Com isso, o workshop pôde ser oferecido para toda a Engenharia”, ex-plica Wiktor.

A cada semana, cerca de 40

funcionários de diversas áreas, e até profissionais do Projac, compareceram ao treinamento. “Como o conteúdo era relacio-nado à prática, os participantes relatavam suas experiências. O evento foi interativo e isso enriqueceu o curso”, conta.

Enquanto parte dos pre-sentes teve o primeiro conta-to com certos temas técnicos, outros puderam se aprimorar. “Quem trabalha na Engenha-ria há mais tempo teve a chan-ce de participar e se reciclar”, acrescenta Wiktor. “E é preciso se atualizar constantemente, porque a inovação tecnológica acontece numa velocidade mui-to grande”, lembra.

Oportunidade para se aprimorar

Produtividade dentro e fora da empresa

Conteúdo da web com qualidade mais próxima à da TV

CONSELHO EDITORIAL

Carlos Brito Nogueira (DPCC)Celso Araújo (DEEN)Cezar Rossi (DIEN-SP)Eduardo Ferreira (DEPC)Josemar Cruz (DEPC)Lucas Ribeiro (DEJE)

Maurício Félix (DEPS)Paulo Henrique Castro (DEEN)Rodrigo Nascimento (DPCC)Verônica Richardelli (CGPRH)Raquel Andrade (CGPRH)Bruna Porto (CGPRH)

CONTEÚDO E DIAGRAMAÇÃO

www.palavrachave.netE-MAIL INTERNO

Enews E-MAIL EXTERNO

[email protected]

EXPEDIENTE

Page 3: E-News - Edição 52

Campanha para quem é 10 na direção

Novo workflow do CPP favorece a produção de novelas

Desde março de 2001, funcioná-rios da Divisão de Engenharia de São Paulo que dirigem as viaturas com prudência não deixam apenas de receber multas ou se envolver em ocorrências. Com a criação da cam-panha Direção Nota 10, esses profis-sionais passaram a ser valorizados por sua boa conduta no trânsito.

No ano em que a iniciativa da DIEN-SP completa uma década, Paulo Henrique Lima, da equipe de eventos, não recebeu nenhu-ma multa e não registrou qual-quer ocorrência.

Resultado: em agosto, faturou

Imagine se, no mesmo instan-te em que fosse gravado, o mate-rial produzido no estúdio de uma novela estivesse disponível para os editores montarem as cenas, sem que dependessem da dispo-nibilização das fitas com o con-teúdo. Essa nova forma de traba-lhar já é uma realidade no Centro de Pós-Produção da Central Glo-bo de Produções.

Para viabilizar esse workflow, uma série de equipamentos são necessários. Nos estúdios, são instalados uma estação de cap-tura e servidores de arquivo. O CPP, por sua vez, conta com um sistema de edição colaborativa de última geração. Completando a infraestrutura que integra es-túdio e Centro de Pós-Produção, uma rede de alta velocidade, que foi projetada para atender a esse tráfego de informações.

Segundo o Gerente de Ope-rações e Pós-Produção da CGP, Paulo Henrique Castro, tal sis-tema garante uma agilidade fun-damental para a produção das novelas, que, diariamente, envol-vem um grande volume de con-teúdo gravado. “Com esse novo workflow, não é preciso mais es-perar a entrega das fitas após as filmagens. Os editores recebem o material no CPP, instantanea-mente para início da edição artís-tica”, explica PH.

Os pilotos com a nova solu-ção começaram em meados do

uma TV LCD de 32 polegadas, em sorteio no primeiro semestre.

“Nesses dez anos, nosso objeti-vo principal foi mostrar às nossas equipes a importância da direção responsável com as leis de trân-sito e com a imagem da empresa na comunidade. Vamos manter ações para preparação e valoriza-ção dos bons motoristas”, explica o Gerente da DIEN-SP, Cezar Ros-si, acrescentando que o Direção Nota 10 serviu de referência para programas similares em outras unidades da TV Globo.

Segundo Andrea Constantino,

ano passado. Desde o fim do pri-meiro semestre de 2011, o novo workflow do CPP foi adotado nas gravações da novela Aquele bei-jo. Nas demais, os equipamentos vêm sendo implantados gradati-vamente. “Até o final de 2013, es-peramos atender todas as novelas da grade da TV Globo com a inte-gração de diversas novas tecnolo-gias”, informa.

Mais agilidade, mais qualidade

Ao garantir a instantaneidade na transmissão das imagens e áu-dio gravados nos estúdios, o sis-tema também favorece o trabalho dos sonoplastas. A solução con-templa ainda os continuístas, que, por sua vez, podem visualizar as cenas montadas no servidor, sem precisarem recorrer às fitas com o material gravado para executar sua atividade.

Mas os benefícios não são res-tritos a esses profissionais, a no-vidade favorece até os diretores artísticos das novelas. “Quando chegam ao CPP no fim do dia, eles veem editada a cena que grava-ram pouco antes. Com esse tem-po que ganham, podem fazer um trabalho artístico mais apurado”, pondera PH.

“Acredito que essa mudança de processo, que acontece de for-ma quase invisível, proporciona resultados até para a audiência da TV Globo, que conta com uma

Especialista em RH, os resulta-dos demonstram que a campanha está no rumo certo. “Os condu-tores ficam mais atentos à forma como dirigem. Eles não querem perder pontuação na Carteira Nacional de Habilitação ou o sta-tus de bom motorista”, conclui.

grade de novelas produzidas com mais qualidade técnica e mais tempo para apurar a parte artísti-ca também”, completa.

Segurança da informação

PH comenta que o CPP está sempre em busca de novas solu-ções capazes de reduzir custos e otimizar as atividades operacio-nais. “O formato baseado no uso de fitas está começando a ficar obsoleto. E sistemas baseados na transmissão de arquivos em rede, como este, são a tendência do fu-turo”, observa.

Ainda que algumas empre-sas afirmem que já contam com o workflow tapeless [sem fitas], na produção de entretenimento, todo o processo está afinado para assegurar o padrão Globo de Qua-lidade. “Os cuidados adicionais com a resolução e a qualidade da imagem fazem com que os nossos arquivos de vídeo fiquem muito grandes e pesados. Isso é difícil até mesmo para os computadores mais poderosos e para as redes mais robustas”, afirma.

“Precisávamos ainda garantir a alta proteção da rede, para evi-tar danos por vírus de internet e o vazamento de cenas das nove-las, por exemplo. Como trabalha-mos com servidores redundantes e tecnologia de última geração, conseguimos esses ganhos com segurança”, conclui PH.