movimento estudantil histórico geral e brasil

3
MOVIMENTO ESTUDANTIL HISTÓRICO GERAL E BRASIL GUERRA DO VIETNÃ No que diz respeito ao ano de 1968, em diversos países os estudantes saem às ruas gritando palavras de ordem, pelo fim da Guerra do Vietnã, confrontando a rigorosa repressão sexual em voga, ou ainda, as rígidas relações de autoridade comuns nas escolas da época. O movimento hippie tem sua origem nos Estados Unidos da América, com o objetivo de fazer oposição à guerra do Vietnã. Pregava-se o amor e não a guerra, com a frase: “Faça o amor não faça a guerra”. MAIO DE 68 O movimento Maio de 68 foi uma onda de protestos pelos estudantes exigindo reformas no setor educacional. O começo de tudo foi uma série de conflitos entre estudantes e autoridades da Universidade de Paris, em Nanterre, cidade próxima à capital francesa. No dia 2 de maio de 1968, a administração decidiu fechar a escola e ameaçou expulsar vários estudantes acusados de liderar o movimento contra a instituição. As medidas provocaram a reação imediata dos alunos de uma das mais renomadas universidades do mundo, a Sorbonne, em Paris. O Partido Comunista Francês se aliou ao movimento e os trabalhadores aderiram à greve, exigindo melhores condições de trabalho e aumento salarial. Na França a rebelião estudantil liderada pelo estudante Daniel Cohn-Bendit, promove uma greve geral e aproximadamente 10 mil pessoas enfrentam a polícia num confronto que ficou conhecido como a Noite das Barricadas. Pressionado, no dia 30 de maio o presidente De Gaulle convocou eleições para junho. Com a manobra política (que desmobilizou os estudantes) e promessas de aumentos salariais (que fizeram os operários voltar às fábricas), o governo retomou o controle da situação. MAIO DE 68 (TCHECOSLOVÁQUIA)

Upload: gabriel-ribeiro

Post on 10-Dec-2015

216 views

Category:

Documents


1 download

DESCRIPTION

Trabalho de Sociologia

TRANSCRIPT

Page 1: Movimento Estudantil Histórico Geral e Brasil

MOVIMENTO ESTUDANTIL HISTÓRICO GERAL E BRASIL

GUERRA DO VIETNÃ

No que diz respeito ao ano de 1968, em diversos países os estudantes saem às ruas gritando palavras de ordem, pelo fim da Guerra do Vietnã, confrontando a rigorosa repressão sexual em voga, ou ainda, as rígidas relações de autoridade comuns nas escolas da época. O movimento hippie tem sua origem nos Estados Unidos da América, com o objetivo de fazer oposição à guerra do Vietnã. Pregava-se o amor e não a guerra, com a frase: “Faça o amor não faça a guerra”.

MAIO DE 68

O movimento Maio de 68 foi uma onda de protestos pelos estudantes exigindo reformas no setor educacional. O começo de tudo foi uma série de conflitos entre estudantes e autoridades da Universidade de Paris, em Nanterre, cidade próxima à capital francesa. No dia 2 de maio de 1968, a administração decidiu fechar a escola e ameaçou expulsar vários estudantes acusados de liderar o movimento contra a instituição. As medidas provocaram a reação imediata dos alunos de uma das mais renomadas universidades do mundo, a Sorbonne, em Paris. O Partido Comunista Francês se aliou ao movimento e os trabalhadores aderiram à greve, exigindo melhores condições de trabalho e aumento salarial. Na França a rebelião estudantil liderada pelo estudante Daniel Cohn-Bendit, promove uma greve geral e aproximadamente 10 mil pessoas enfrentam a polícia num confronto que ficou conhecido como a Noite das Barricadas. Pressionado, no dia 30 de maio o presidente De Gaulle convocou eleições para junho. Com a manobra política (que desmobilizou os estudantes) e promessas de aumentos salariais (que fizeram os operários voltar às fábricas), o governo retomou o controle da situação.

MAIO DE 68 (TCHECOSLOVÁQUIA)

Os estudantes da Tchecoslováquia, que em maio de 1968, manifestaram-se favoráveis aos estudantes franceses na frente da embaixada da França, também tentaram resistir meses depois à invasão soviética em seu país, ocasionada pela primavera de praga que foi uma liberalização da dominação política pela URSS.

BRASIL

1901 - Fundação da Federação de Estudantes Brasileiros, que iniciou o processo de organização dos estudantes em entidades representativas.

1932 - A morte de quatro estudantes (MMDC – Martins, Miragaia, Dráusio e Camargo) inspirou a revolta que eclodiu na insurreição de São Paulo contra o Governo Central (Revolução Constitucionalista).

Page 2: Movimento Estudantil Histórico Geral e Brasil

1937 - Criação da União Nacional dos Estudantes (UNE), a entidade brasileira representativa dos estudantes universitários. Os primeiros anos da UNE acompanharam a eclosão do maior conflito humano da história, a segunda guerra mundial. Os estudantes brasileiros, recém-organizados, tiveram ação política fundamental no Brasil durante esse processo, opondo-se desde início ao nazi-fascismo de Hitler e pressionando o governo do presidente Getúlio Vargas a tomar posição firme durante a guerra.

1964 - Em 1º de abril, o Golpe Militar derrubou o presidente João Goulart. A partir daí foi instituída a ditadura militar no Brasil, que durou até o ano de 1985. Neste período as eleições eram indiretas, sem participação direta da população no processo de escolha de presidente e outros representantes políticos. Os estudantes formavam uma resistência contra o regime militar, expressando-se por meio de jornais clandestinos, músicas e manifestações, apesar da intensa repressão.

1968 - Em março, morre o estudante Edson Luís, assassinado por policiais no restaurante Calabouço, no Rio de Janeiro. No congresso da UNE, em Ibiúna, os estudantes reuniram-se para discutir alternativas à ditadura militar. Houve invasão da polícia, muitos estudantes foram presos, mortos ou desapareceram, evidenciando a repressão e a restrição à liberdade de expressão que eram características desse período. Em junho deste ano ocorre a passeata dos Cem Mil, que reuniu artistas, estudantes, jornalistas e a população em geral, em manifesto contra os abusos dos militares.

1984 - Diretas Já, movimento da população, com participação fundamental dos estudantes e dos políticos progressistas, para a volta das eleições diretas para presidente no Brasil. O congresso votou a favor das eleições indiretas e Tancredo Neves foi nomeado presidente para o próximo mandato (a partir de 1985). Ficou decidido que as próximas eleições, em 1989, seriam diretas. Depois de 34 anos de eleições indiretas Fernando Collor de Melo é eleito presidente.

1992 - Acontecem sucessivas manifestações nas ruas contra a corrupção no governo, dando início ao movimento de estudantes chamado Caras Pintadas, que resultou no Impeachment do então Presidente da República, Fernando Collor de Melo.

24 de março de 2003 - Estudantes organizados pelo Movimento Estudantil Popular Revolucionário atacaram o Consulado dos Estados Unidos no Rio de Janeiro, uma reação contra o imperialismo Norte Americano.