mossoró - rn, 25 de dezembro de 2011 - nº 15.930 fafÁ...

36
UNIVERSO Natal dos excluídos FAFÁ ROSADO APONTA CRITÉRIO PARA ESCOLHA DE CANDIDATO A PREFEITO Capa PROJETO Página 4 ENTREVISTA DE ACORDO COM A PREFEITA,DEFINIÇÃO LEVARÁ EM CONTA O COMPROMISSO COM O DESENVOLVIMENTO DO MUNICÍPIO DE MOSSORÓ. Página 3 DOMINGO Mossoró - RN, 25 de dezembro de 2011 - Nº 15.930 R$ 2,00 O MOSSOROENSE Capa (Cotidiano) Data marcada pela confraternização e clima familiar, contrasta com a realidade dos que vivem à margem da sociedade. Página 5 (Cotidiano) Calor aumenta 11% em cidades de médio porte Página 8 COMPOSITOR CEZÔCA GRAVARÁ PRIMEIRO DVD DA CARREIRA NO ÚLTIMO DIA DO ANO TECLADO PARA TABLETS A Microsoft lançou um novo teclado sem fio desenvolvido especialmente para uso com tablets. Janigleison Alves Página 6 Confiança do consumidor fica estável em dezembro Página 5 (Cotidiano) Praças mostram contrastes sociais Página 3 (Cotidiano) Reforma do Vuco-Vuco deve ser concluída em janeiro Página 8 (Cotidiano) Presos relatam a ‘época mais triste do ano’ Potiguar fala da trajetória que o levou a destaque mundial como lutador do UFC.

Upload: vuongmien

Post on 27-Nov-2018

238 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Mossoró - RN, 25 de dezembro de 2011 - Nº 15.930 FAFÁ ...p.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/pdf/EDICAO_251211.pdf · Reforma do Vuco-Vuco deve ser concluída em janeiro

UNIVERSO

Natal dosexcluídos

FAFÁ ROSADO APONTA CRITÉRIO PARAESCOLHA DE CANDIDATO A PREFEITO

Capa

PROJETO

Página 4

ENTREVISTA

DE ACORDO COM A PREFEITA, DEFINIÇÃO LEVARÁ EM CONTA O COMPROMISSO COM O DESENVOLVIMENTO DO MUNICÍPIO DE MOSSORÓ.

Página 3

DOMINGOMossoró - RN, 25 de dezembro de 2011 - Nº 15.930 R$ 2,00

O MOSSOROENSE

Capa (Cotidiano)

Data marcada pela confraternização eclima familiar, contrasta com a realidade

dos que vivem à margem da sociedade.

Página 5 (Cotidiano)

Calor aumenta 11% em

cidades de médio porte

Página 8

COMPOSITOR CEZÔCA GRAVARÁ

PRIMEIRO DVD DA CARREIRA

NO ÚLTIMO DIA DO ANO

TECLADOPARATABLETS

A Microsoft lançou um novo teclado sem fio desenvolvido especialmente para uso com tablets.

Janigleison Alves

Página 6

Confiança do consumidor

fica estável em dezembro

Página 5 (Cotidiano)

Praças mostram

contrastes sociais

Página 3 (Cotidiano)

Reforma do Vuco-Vuco deve

ser concluída em janeiro

Página 8 (Cotidiano)

Presos relatam a ‘época

mais triste do ano’

Potiguar fala da trajetória que o levou

a destaque mundial como lutador do UFC.

Page 2: Mossoró - RN, 25 de dezembro de 2011 - Nº 15.930 FAFÁ ...p.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/pdf/EDICAO_251211.pdf · Reforma do Vuco-Vuco deve ser concluída em janeiro

Emery Costa

ós hoje retroagimos ao ano de 1967 eo que está em foco é um ato solene daFundação para a Ciência e da Técnica

- Funcitec, a entidade que antecedeu à nossaUniversidade Regional do Rio Grande do Norte(URRN). Com o seu traje característico aí estáo saudoso monsenhor Raimundo Gurgel do A-maral e ao seu lado está aquele que seria o re-itor-fundador da Uern, João Batista Cascudo

Rodrigues, também de saudosa memória. Am-bos, num acontecimento universitário soleneestavam representando a cúpula da entãoFuncitec.Esta foto é dos arquivos do fotógrafoJosé Rodrigues ou O Rodrigues, que por sinalnutria uma grande amizade por JB Cascudo. Ese o registro é de 1967, então lá se vão,...44anos no túnel do tempo da históriamossoroense.

[email protected]

UFERSAPara o primeiro semestre letivo do ano que

vem (2012) a Ufersa vai disponibilizar 1.l65vagas, sendo 665 destas para Mossoró e ainda200 para Angicos, 150 para Caraúbas e 150 pa-ra a cidade de Pau dos Ferros.

CÂNCERA outrora Casa de Saúde Santa Luzia já es-

tá de portas abertas com uma nova finalidadee uma nova denominação.Agora atende aos pa-cientes com câncer sob a direção do dr. CureMedeiros.

MISSAA principal missa do Natal na área do San-

tuário de Santa Clara será celebrada hoje,às 17h,pelo padre Sátiro Cavalcanti Dantas,na própriaigreja matriz que tem o nome daquela padroei-ra no bairro dom Jaime Câmara.

40 ANOSPara comemorar os seus 40 anos de rádio,

no ano de 2012, o radialista Caby da Costa Li-ma vai apresentar uma noite memorável paraos mossoroenses. E nesta oportunidade esta-rão se apresentando Peninha, Jerry Adriani eNando Cordel.

RECORDEEm seus três anos de governo a prefeita de

Natal, Micarla de Sousa, já exonerou mais de 40secretários e promoveu cerca de 50 mudanças emseu secretariado.E dizem que em janeiro de 2012vem aí uma nova reforma de secretariado.

DENOMINAÇÃOAntes nós conhecíamos favelas, que agora

os técnicos do IBGE estão chamando de aglo-merados subnormais. Tanto faz dar na cabeçacomo na cabeça dá.

LUDMILAA transformação urbanística de Mossoró nos últimos anos foi o tema da tese da professora-

doutora Ludmila Carvalho Serafim de Oliveira, da Ufersa, na Universidade Federal do Rio Gran-de do Norte (UFRN). Ela recebeu conceito A por esse seu trabalho inédito que ressalta o poten-cial de Mossoró.

OPERAÇÃOAmanhã será deflagrada a “Operação Verão” em toda a zona litorânea do Rio Grande do

Norte e que se prolongará até o dia 18 de fevereiro. Neste evento estarão envolvidas a Secretariade Defesa Social, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Polícia Civil, Idema, Secretaria de Comu-nicação e Secretaria de Turismo.

VICENTE SABOYAA rua Coronel Vicente Saboya, outrora um pujante centro comercial de Mossoró, tende a ser

uma artéria morta para o comércio. O recente desaparecimento da Casa Porcino naquele ende-reço nos leva a essa conclusão. Outros grandes magazines daquela rua encerraram as suas ativi-dades.

N

JORNAL O MOSSOROENSEEditora de Jornais Ltda.

Travessa O Mossoroense, 42, Centro Mossoró – CEP 59.600-730

PABX: (0xx84) 3315-3200 – Fax: 3315-3208Comercial: 3315-3203 – Redação: 3315-3207 [email protected]

– www.omossoroense.com.br

Alvanilson CarlosDiretor administrativo

Cid AugustoDiretor de redação

Marcio CostaEditor-geral

"Lá se vão...."

OPINIÃO2 – Domingo, 25 de dezembro de 2011 www.omossoroense.com.br

GRACO

s frases são as mais diversas para diz-er que colhemos o que plantamos,pagamos o que aqui fazemos, e por

aí vai… Concordo com todas elas. A vidaque levamos e o trabalho que fazemos "ol-harão" para nós mais cedo ou mais tarde evamos precisar encará-los. Não importa qualseja o nosso ramo de atividade. A vida sem-pre nos cobra, com juros e correção, por tu-do que fazemos.

Neste domingo de Natal, em que os cristãoscomemoram o nascimento de Cristo, convidoa todos para refletirmos. A gente sempre quermais, faz parte do ser humano, apesar de algu-mas religiões trabalharem o contrário,como,porexemplo, o budismo, que prega o desapego. Éda gente mesmo,sempre querer um pouco mais.Não é feio, não é bonito, é simplesmente denossa natureza. Eu, por exemplo, me orgulhode sempre querer um pouco mais.

No programa Observador Político, que ap-resento com Laíre Rosado, Emery Costa e Ed-mundo Torres, me sinto completamente real-izado pelo serviço prestado à sociedade, pelasamizades conquistadas,pelo respeito que temose recebemos,mas procuro sempre dar um poucomais de mim, me esforçar mais e mais paraagradar nossos telespectadores.

Na condução de nosso mandato na CâmaraMunicipal, outro exemplo de dedicação, temoso mandato mais produtivo dos últimos três anos.Deveria me acomodar por isso? Pelo contrário.Quero mais. Quero retribuir ainda mais a con-

fiança em mim depositada pela populaçãomossoroense.

No Rotary Club, um clube de serviços insta-lados em nossa cidade, que tem como lema cen-tral "dar de si antes de pensar em si", que reúneprofissionais liberais para ajudar às pessoas queenfrentam dificuldades,há um grupo de pessoasabnegadas sempre dispostas a ajudar, a dar desi, para ver um sorriso no rosto de uma criançaao receber um brinquedo ou um livro. Por issovamos parar pelo fato de termos feito algo esteano?

Posso dizer que este ano de 2011 foi um óti-mo ano. Por isso não vou desejar que 2012 sejamuito melhor? É claro que vou! Espero que nopróximo ano possamos fazer ainda mais.

Citei alguns exemplos de minha vida, mas oque quero mesmo é desejar que todos tenhama felicidade de olhar para trás e dizer que fizer-am tudo que esteve ao seu alcance para crescer,melhorar; que todos possam agradecer a Deuspelo ano que passou.

Não importa religião,cor,classe social,opçãosexual ou qualquer outra forma de tentativa desegregação. O importante mesmo é que pos-samos fazer de nossas vidas ferramentas decrescimento, de apoio aos mais necessitados,de amor ao próximo.

Espero que neste domingo estejamos todosde bem com a vida, com a família, com os ami-gos, com o próximo. Não há nenhum presentede Natal tão maravilhoso quanto a paz de es-pírito. Feliz 2012! Feliz Natal!

AFeliz ano velho, feliz ano novo

Vereador

Lairinho Rosado

Page 3: Mossoró - RN, 25 de dezembro de 2011 - Nº 15.930 FAFÁ ...p.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/pdf/EDICAO_251211.pdf · Reforma do Vuco-Vuco deve ser concluída em janeiro

ENTREVISTA

"O critério será escolher alguém com compromissocom o desenvolvimento da cidade", diz Fafá Rosado

POLÍTICA Domingo, 25 de dezembro de 2011 – 3www.omossoroense.com.br

LUCIANO LELLYS

Prefeita coloca papel das pesquisas num plano secundário na definição do candidato governista em Mossoró

BRUNO BARRETOEditor d Política

O Mossoroense: Prefei-ta,qual a avaliação que a se-nhora faz dos trabalhos daPrefeitura em 2011?

Fafá Rosado: Nós procu-ramos trabalhar muito e assimtemos feito.Sempre com o de-ver de fazer cada vez mais.Acho que esse foi um ano mui-to positivo para a municipali-dade. Com várias realizaçõesna área da saúde, da educação,ações sociais, alguns prêmiosque recebemos nos estimu-laram a trabalhar cada vez maispela nossa cidade. Também ti-vemos investimentos de váriosempresários em nossa cidade.Tanto de Mossoró quanto defora. Isso demonstra o cresci-mento da cidade. Enquantogestora do munícipio vejo is-so como algo muito gratifican-te ao ver o desenvolvimento danossa cidade.Mossoró tem quecontinuar nesse desenvolvi-mento, um mérito que não ésó da prefeita Fafá Rosado esim de todos os mossosoroen-ses que contribuem. Tanto osempresários como a pessoamais simples, todos têm umamor muito grande pela nos-sa cidade.

OM:Qual a principal me-ta da senhora para 2012?

FR: Entregar as obras quejá estão em andamento comoa UPA do Belo Horizonte, o-bras que a gente queria até en-tregar ainda este mês, mas es-tamos num mês tão cheio quetemos várias outras para entre-gar. São praças, como as doconjunto José Agripino, San-to Antônio e no Jucuri.Essa doJucuri será na entrada da comu-nidade, no entorno da igrejaque também foi reformada.Também temos várias unida-des de saúde. Uma no FornoVelho,no Planalto 13 de Maio,a UPA do Belo Horizonte queaguarda o aditamento que foiprometido pelo ministro daSaúde,Alexandre Padilha,maseu garanto que se não vieremesses equipamentos dos minis-térios nós vamos equipar comrecursos do erário municipal.Esse é um compromisso de Fa-fá Rosado com a população enós vamos entregar essa UPA.

No ano de 2012 vamos iniciara obra de outra UPA para dei-xar cada um dos quatro eixosda cidade com UPAs, que é oatendimento secundário e va-mos investir cada vez mais nasunidades básicas, que é o aten-dimento primário. Essa sema-na mesmo vamos entregar vá-rios equipamentos para as uni-dades básicas de saúde. Na se-mana passadas entregamos vá-rios computadores para infor-matizar todas as unidades. Naparte educacional entregamoso prêmio gestor de qualidadenas escolas que foram contem-pladas.Vamos entregar um co-légio muito bom no AboliçãoIV e também a Escola e Evan-gélica que está em recuperaçãohá dois anos.Enquanto isso,osalunos estavam assistindo au-las na Escola Joaquim da Sil-veira Borges. Vamos trabalhare entregar obras para que osmossoroenses cada vez se sin-tam melhores e com mais qua-lidade de vida.

OM: A senhora conside-ra esse o melhor ano de suaadministração?

FR: Todo ano tem suas di-ficuldades e seu lado positivo,mas posso dizer que este anofoi muito importante porqueconseguimos realizar váriossonhos e muita coisa foi con-cretizada. O ano de 2011 foimuito bom também.

OM:O Sindiserpum temcriticado o Previ-Mossorópor entender que faltou de-bate e que há alguns pon-tos injustos com os servido-res. Qual a opinião da se-nhora sobre isso?

FR: Como eu sou uma ser-vidora pública estadual con-cursada, eu entendo que é na-tural que o sindicato tenha as

A prefeita Fafá Rosado, nesta entrevista ao O Mossoroense,destacou 2011 como um ano importante de sua administração.Para o próximo ano, ela promete a inauguração de várias obrasdestacadas nessa conversa. Sobre política, ela detalhou a situ-ação em torno da possibilidade de renúncia e os critérios para aescolha do candidato governista.

Fafá diz que não pode falar sobre renúncia porque o assunto nunca foi conversado

suas opiniões. Na semana pas-sada fiz questão de convidar osindicato para a gente conver-sar lá no gabinete e nós conver-samos com o presidente doPrevi-Mossoró, o jurista Pau-lo Linhares, que tirou todas asdúvidas. É natural que o sin-dicato tenha suas dúvidas, dêsuas sugestões e opiniões. OPrevi-Mossoró é o início daprevidência própria que todosos municípios do Brasil estãoaplicando porque é o melhorpara os servidores. Então to-da transição gera dúvidas e in-certezas, mas tenho certeza deque o sindicato e todos os ser-vidores vão ficar felizes comessa previdência própria.O ju-rista Paulo Linhares está à dis-posição para tirar todas as dú-vidas. Todos os ajustes que fo-rem necessários, ouvindo opi-niões e sugestões do sindica-to, principalmente dos servi-dores, vão ser feitos para queessa previdência seja o melhorpara os servidores.

OM: Uma das críticas daoposição a respeito da ges-tão da senhora,que tambémé válida para as anteriores,diz respeito ao crescimen-to sem distribuição de ren-da.A causa apontada é a fal-ta de um trabalho social efi-ciente.Qual a opinião da se-nhora sobre isso?

FR:Todas as críticas são vá-lidas,mas isso não condiz coma nossa realidade porque a ren-da foi distribuída. A prova étanta que nas estatísticas mos-tram que a renda foi distribuí-da. Não é o ideal porque nun-ca nada é o ideal,mas podemostirar até exemplos da estatísti-ca técnica e uma matéria na re-vista Veja, que é muito respei-

tada, mostrando que Mosso-ró está entre as cidades quemais cresceu e se desenvolveu.Então essa crítica não condizcom a realidade de Mossoró.

OM:Como a senhora veressa divergências entre osadvogados Erick Pereira ePaulo de Tarso Fernandesquanto a elegibilidade deRuth Ciarlini?

FR: É um caso complexo.Vi as opiniões de Erick Perei-ra e de Paulo de Tarso Fernan-des. Através do mundo jurídi-co vai ser... orientado, masque... para chegar às conclu-sões... o meu posicionamentoenquanto prefeita de Mosso-ró é como sempre eu tenho di-to: vou continuar trabalhandoaté o último dia da minha ad-ministração. Estou procuran-do trabalhar cada vez mais e noúltimo ano vou trabalhar comose fosse o primeiro.

OM: Concretamente. Jáhouve alguma conversa nes-se sentido da renúncia?

FR:Não.Nunca esse assun-to foi conversado.A gente sem-pre conversa sobre assuntosadministrativos. Até algumasvezes falamos sobre política,mas esse assunto nunca foi tra-

tado nem pelo ex-deputadoCarlos Augusto,nem pela nos-sa governadora Rosalba Ciar-lini.

OM: Partindo do pontode vista da consolidação daaliança da senhora com agovernadora. Se a renúnciafor apresentada como vitalpara a aliança e para man-ter o DEM no poder, comoa senhora agiria?

FR: Nós não podemos daruma opinião nesse sentido por-que é algo que não aconteceue a gente não pode nem pen-sar. A gente só pode pensarquando a coisa acontece. Co-mo não aconteceu o meu de-sejo é trabalhar.

OM: Quando teremos adefinição do candidato go-vernista?

FR: Estou bem mais preo-cupada com o meu trabalho.Haja vista que só tenho um anopara concluí-lo.Estou preocu-pada somente em trabalhar efazer o que foi prometido emmeu plano de governo para apopulação mossoroense, masnão posso fugir a sua pergun-ta. Nós vamos conversar coma nossa líder maior que é a go-vernadora Rosalba Ciarlini etodo o grupo a que pertence-mos.Vamos conversar com ospartidos que vão coligar conos-co e formar uma chapa que vaidar continuidade ao trabalhodesenvolvido pela municipa-lidade.Essa composição vai serpara vencermos em 2012.

OM: A demora na defi-nição do candidato gover-nista, na opinião da senho-ra, não acaba favorecendoa oposição?

FR: Não. Eu acho que isso

nem vem ao caso, porque te-mos vários nomes sendo lem-brados e isso amadurece a es-colha de uma chapa para oExecutivo. Isso de maneira al-guma vai prejudicar, vai ama-durecer.

OM: Qual critério deveser adotado para a escolhado candidato?

FR:O critério será escolheralguém com compromissocom o desenvolvimento da ci-dade, que tenha experiência erespeito com os cidadãos.Temque ser uma pessoa que tenhamaturidade e o compromissocom o que tem sido feito coma municipalidade.

OM:Nesse caso,as pesqui-sas ficam deixadas de lado?

FR:Também tem que se fa-zer uma avaliação crítica sobreos números das pesquisas quesão muito importantes.São coi-sas que caminham paralelas. Sea população anseia aquele nomeé porque ele tem a capacidade deadministrar a nossa cidade.

OM: Chico da Prefeitu-ra aparece melhor colocadonas pesquisa entre os no-mes do grupo da senhora.Então, ele leva vantagemnesse momento?

FR: Eu não sei bem quaisos nomes que estão na frenteou atrás, mas posso aqui dizerque Chico da Prefeitura temseis mandatos como vereadore tem muito conhecimento eé um grande parlamentar.Nãoposso dizer que ele está nafrente porque não tenho co-nhecimento desses números.

OM: E o nome de Cláu-dia Regina,apontado comoo preferido da senhora?

FR: Também é uma verea-dora. Está em primeiro man-dato,mas tem muita experiên-cia em Mossoró nos vários car-gos que já assumiu.É uma pes-soa que tem conhecimento dosproblemas da nossa cidade.

OM:E Ruth Ciarlini,quedepende da renúncia da se-nhora para ser candidata.A senhora vê nela um bomnome?

FR: Como tem aí uma di-ficuldade que é para Ruth as-sumir eu tenha que renunciar...mas posso fazer uma avaliaçãoda pessoa de Ruth Ciarlini e po-lítica. Ela já teve dois manda-tos de deputada estadual e es-teve muito bem no Legislati-vo e como minha companhei-ra. Ela tem conhecimento detodos os problemas de nossacidade e é um grande nome.

"Mossoró tem que con-tinuar nesse desen-volvimento, um méritoque não é só da prefei-ta Fafá Rosado e sim detodos os mossosoroens-es que contribuem."

““

"O critério vai ser o de es-colher uma pessoa quetenha compromissocom o desenvolvimentoda cidade,que tenha ex-periência e respeito comos cidadãos."

““

Page 4: Mossoró - RN, 25 de dezembro de 2011 - Nº 15.930 FAFÁ ...p.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/pdf/EDICAO_251211.pdf · Reforma do Vuco-Vuco deve ser concluída em janeiro

POLÍTICA4 – Domingo, 25 de dezembro de 2011 www.omossoroense.com.br

[email protected]

ORÇAMENTOO Ministério Público investi-

ga a gestão da prefeita Fafá Rosa-do (DEM) quanto a movimenta-ção do percentual de remaneja-mento, o famoso “cheque embranco”. Foram analisados todosos anos da gestão fafaísta e cons-tatado que em alguns deles ela mo-vimentou um volume maior de re-cursos que o previamente autori-zado pelo Legislativo.

ORÇAMENTO 2Ao longo dos últimos anos,Fa-

fá sempre teve um percentual deremanejamento que variou de 20a 25% do Orçamento. Se usassemais do que isso seria necessárioque ela pedisse autorização aos ve-readores.

ORÇAMENTO 3O procedimento investigativo

tramita na esfera civil na 11ª Pro-motoria do Patrimônio Público ena criminal na Procuradoria Ge-ral de Justiça. Está em fase de ou-vir a versão do Palácio da Resistên-cia. O fato é mais grave do que seimagina. Se as irregularidades fo-rem comprovadas, a prefeita po-de até sofrer impeachment.

TEMPO DE HIPOCRISIAProvavelmente ontem você deve ter passado a noite de natal ao lado de parentes e amigos.

Momento de festa. Mas durante essa confraternização de espírito natalino você se sentiu real-mente com o dever cumprido para com seus familiares? Será que quando aquele cunhado cha-to lhe pediu dinheiro emprestado você negou por que realmente estava “liso”? Ou não em-prestou o dinheiro por pura mesquinharia? Na confraternização de fim de ano na empresaserá que você se sentiu à vontade para abraçar os colegas? Será que você não puxou o tapetedaquele amigo que elogiou na brincadeira do “amigo” secreto? E o patrão que passou o anointeiro sem dar um bom-dia aos funcionários e praticando o bom e velho assédio moral, ficouem paz por que ofereceu pão e circo para os subordinados na festinha de fim de ano? E o fun-cionário ingrato que mesmo sendo bem tratado na empresa vive a reclamar nos corredores efez cotinha para um presente caro em “reconhecimento” ao patrão? Se o leitor não se encaixaem casos semelhantes aos citados pode ficar tranquilo porque não agiu de forma hipócritaneste dia de natal.

TEMPO DE HIPOCRISIA 2

CALADAA vice-prefeita Ruth Ciar-

lini (DEM) tem evitado dar de-clarações à mídia.Sempre quea encontro em um eventopúblico e faço a pergunta so-bre o que ela pensa da possi-bilidade de renúncia da prefei-ta Fafá Rosado (DEM),ela dizque o momento não é de dardeclarações e que quando tiv-er novidades serei o primeiroa saber. Conversa típica depolítico que está fugindo depolêmicas. A última vez queela deu uma declaração sobre2012 foi ao O Mossoroense.Na ocasião, ela disse que nasveias dela corre sangue deMossoró e que está à dis-posição do partido.

FESTA SIMBÓLICAVocê se estressou no shopping

aguardando filas enormes paracomprar presentes, passou horasna cozinha fazendo comida para aceia natalina, organizou isso e aqui-lo. Tudo para comemorar o nasci-mento de Cristo, certo? Errado.Nenhum historiador sabe dar a da-ta certa para o nascimento de Jesus.Alguns até duvidam que Ele de fa-to tenha existido. Ainda há os quedefendem que na verdade Ele nas-ceu quatro anos da data marcadapela Igreja Católica.

FESTA SIMBÓLICA 2A festa do natal é mais uma co-

memoração simbólica e cultura doque algo movido por fatos realmen-te comprovados.

FESTA SIMBÓLICA 3O natal nada mais foi do que uma

adaptação aos cultos pagãos feita pe-lo império romano,quando este tor-nou o cristianismo religião oficial doestado. Até o século IV, nesta épo-ca do ano era comemorado o iníciodo inverno com a saturnália, festaem homenagem ao deus saturno.Háoutras correntes de historiadoresque apontam as origens em temposainda mais remotos.

Sabe qual uma das coisas que mais me irritam nessa época do ano recheada de sentimentoshipócritas? A solidariedade de fim de ano. Do que adianta arrecadar brinquedos e alimentospara os mais necessitados se estes a partir de 1° de janeiro começarão a esperar dezembrochegar para serem lembrados pela sociedade? A verdade é que o brasileiro é movido pelo oba-oba. É patriota na copa do mundo, mas fora desse período considera algo brega o amor pelapátria. O brasileiro só é solidário no natal por conta das mobilizações feitas pela mídia. Somoso povo do oba-oba.

ATUAÇÃO

Lairinho apresenta emendas a projeto das PPPs

CPI

Código Penal deve ser alterado para definir crime de tráfico de pessoas

Proposições foram aprovadas na última sessão plenária da Câmara Municipal e aperfeiçoa projeto do Executivo

A Câmara Municipal deMossoró aprovou três emen-das apresentadas pelo verea-dor Lairinho Rosado (PSB) aoprojeto de lei do Executivo queestabelece normas para licita-ção e contratação de ParceriasPúblico Privadas (PPPs).

Uma delas torna mais equi-librada a representação doconselho que acompanhará asPPPs. Assim ficam quatro re-presentantes do Executivo,três do Legislativo, um do Mi-nistério Público e dois da so-ciedade civil organizada.

Na segunda emenda,ele su-primiu o inciso IV do artigo 6°

que trata das garantias. O ve-reador defendeu a retiradadesse trecho da lei por enten-der que não está claro quais sãoos royalties colocados comogarantia nas PPPs.

A terceira emenda tam-bém aborda o artigo 6° quesugere no inciso III um "ban-co de dados" de empresasinstaladas em Mossoró comouma das garantias. Por enten-der que estariam sendo divul-gadas informações de tercei-ros, que deveriam ser sigilo-sas, sem a devida autorização,o vereador conseguiu supri-mir o artigo.

O parlamentar destacou aimportância das PPPs, masponderou que é papel do le-gislador aperfeiçoar propos-tas importantes como essa."As PPPs se constituem co-mo uma alternativa para queo poder público possa aten-der determinadas demandasda sociedade e do processo demodernização e desenvolvi-mento de aparelhos públicos.Entretanto, cabe aos legisla-dores a atenção necessária noprocesso legislativo para queos dispositivos não criem ví-cios ou erros, caindo na sea-ra jurídica", avaliou.

DJALBA LIMA Agência Senado

O Código Penal brasileirodeve ser alterado para definircom mais precisão o crime detráfico de pessoas. Essa foi aprincipal proposta da Comis-são Parlamentar de Inquérito(CPI) do Senado que investi-ga o assunto, ao aprovar naquarta-feira (21) relatório par-cial da senadora Marinor Bri-to (PSOL-PA).

Presidida pela senadora Va-nessa Grazziotin (PCdoB-AM),a CPI acolheu a sugestão

de Marinor no sentido de fi-xar a pena, no caso de tráficointernacional, em no mínimoquatro e no máximo dez anos.Quem praticar o mesmo crimeinternamente sujeita-se a re-clusão de três a oito anos. Emambos os casos, se a vítima formenor de 18 anos ou com de-ficiência física, a pena poderáser aumentada.

O objetivo é harmonizar ocódigo brasileiro ao Protoco-lo Adicional da Convenção dePalermo da ONU sobre o trá-fico de pessoas. De acordocom Marinor Brito, a figura ju-

rídica do "tráfico de pessoas"só existe nas leis brasileirasquando o fim da conduta é aexploração sexual. Coerentecom a Convenção de Palermo,o projeto prevê outros moti-vadores, como o trabalho for-çado ou escravo e a remoçãode órgãos.

ESCRAVIDÃOMarinor, que entregou o

documento na quarta-feira aopresidente do Senado, JoséSarney, atribuiu ao crescimen-to da mão de obra desocupa-da - causada pela globalização

- o aumento do trabalho escra-vo.

Já o tráfico para remoção deórgãos, conforme a senadora,é um crime altamente comple-xo, por envolver profissionaisqualificados e instituições desaúde de considerável apara-to tecnológico.

Um dos casos citados porMarinor foi apurado na chama-da Operação Bisturi,da PolíciaFederal, que resultou na pri-são de 11 pessoas, entre elasdois israelenses, em 2003, emRecife. Um polo médico deDurban,na África do Sul,com-

prava por US$ 10 mil rins reti-rados de jovens da periferia dacapital pernambucana, que er-am levados para a África do Sul.

EXPANSÃOOutro foco da CPI foi o trá-

fico de mulheres, que, segun-do o relatório, encontra-se emexpansão, graças a uma estru-tura "bem organizada com acomplacência de políticos".Favorecem também a expan-são, na avaliação da senadora,recursos econômicos nos paí-ses de origem, de trânsito e dedestino.

O documento estima em 75mil o número de mulheres bra-sileiras que se prostituem empaíses da União Europeia. Acada ano, de acordo com o re-latório, aliciadores levam de800 a 900 mulheres brasilei-ras para fora do país.

Dados da Pesquisa sobreTráfico de Mulheres (Pestraf),citados no relatório, indicama Espanha (36%) como o prin-cipal destino dessas mulheres.Em seguida vêm Portugal(20%), Itália (8%), França(6%), Israel (6%), Suíça (6%),EUA (6%) e Japão (4%).

Emendas de Lairinho foram aprovadas

Page 5: Mossoró - RN, 25 de dezembro de 2011 - Nº 15.930 FAFÁ ...p.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/pdf/EDICAO_251211.pdf · Reforma do Vuco-Vuco deve ser concluída em janeiro

OPINIÃO Domingo, 25 de dezembro de 2011 - 5www.omossoroense.com.br

NOTAS DA REDAÇÃ[email protected]

ADOÇÃO -Segundo dadosdo Conselho Nacional deJustiça (CNJ), a maior partedas 4.932 crianças e adoles-centes atualmente aptas aserem adotadas estão naRegião Sudeste. São dasraças parda e negra e têmidade superior a sete anos.

ADOÇÃO 2 - O banco de da-dos evidencia que nem sem-pre o perfil de quem está à es-pera de uma nova família seencaixa ao exigido por aque-les que têm interesse em ado-tar. E isso é o que impede queum maior número de crian-ças sejam adotadas.

SERVIÇO - As obras doParque da Cidade continuamparalisadas. O motivo é ummistério, uma vez que os re-cursos para o serviço exis-tem.A deputada Sandra Ro-sado alocou recursos no Or-çamento da União em 2009.A emenda, aprovada na Câ-mara e sancionada pela Pre-sidência, foi liberada e o di-nheiro está na CEF. Agora,só resta saber por que o ser-viço está emperrado.

INVESTIMENTO - Para ga-rantir a distribuição de águapotável para o consumo hu-mano, a Caern informa queinveste, anualmente, R$ 9milhões.Os recursos são uti-lizados para a aquisição decloro, policloreto de alumí-nio, cal hidratada e outrosprodutos que são adiciona-dos durante o tratamento daágua distribuída em 152 mu-nicípios do Estado.

PRORROGADO - O Gover-no prorrogou até 13 de janei-ro de 2012 o prazo para acom-panhamento e registro das in-formações da agenda de saú-de dos beneficiários do Pro-grama Bolsa Família, relativasao segundo semestre desteano.Inicialmente,o Sistema deGestão do Programa Bolsa Fa-mília na Saúde ficaria dispo-nível para inserção de dadospelas prefeituras até o dia 30 dedeste mês.

PARTIDOS - Este ano o TSEpermitiu a criação de dois no-vos partidos, alterando o qua-dro político no sistema elei-toral brasileiro, que passou de27 para 29 agremiações parti-dárias.As duas novas legendassão formadas pelo Partido So-cial Democrático (PSD) e pe-lo Partido Pátria Livre (PPL)que poderão lançar candidatosjá para as eleições municipaisde 2012.

FELICITAÇÕES A equipe do jornal O Mossoroense agradece a empresas,

entidades, políticos e cidadãos os votos de felicitações de fimde ano enviadas à redação. E aproveita a oportunidade paradesejar a todos um Feliz Natal com muita saúde, sucesso eboas notícias.

COMÉRCIO Por ser tratar de um feriado, todas as lojas do comércio, su-

permercados e hipermercados da cidade não terão expedientehoje, 25, feriado de Natal. Já no Mossoró West Shopping, ape-nas a praça de alimentação e o cinema funcionarão das 11h às22h, além do boliche, que estará aberto até a meia-noite.

POPULAR Entre os 12 políticos mossoroenses com mandato que pos-

suem perfis no Twitter, a governadora Rosalba Ciarlini é amais popular.A democrata lidera ranking dos perfis com 19.309seguidores; em seguida vem a deputada estadual Larissa Rosa-do,com 5.781 seguidores.E o terceiro mais popular é o vereadorLahyre Rosado Neto, com 4.670 seguidores.

oda vez que se reme-mora odiagnósticodo pouco que se lê no

Brasil, os interessados no te-ma se questionam: como in-centivar a leitura de livros e quedireção devem tomar as polí-ticas públicas no setor de lite-ratura?

O risco que se tem corridoé o de relegar o papel de in-centivo à leitura somente às in-dústrias editoriais etransfor-mar as bibliotecas públicas,que um dia convocaram leito-res, emdepósitos de livros ouespaços de que o leitor se ol-vidou em prol dasconveniên-cias digitais.

Muitos resistem a despen-der tempo notransporte e ar-riscar-se a não encontrar omaterial literário que desejame,portanto, optam pela faci-lidade e praticidade de lermensagens de redes sociai-sou dos infindáveis camposde busca do Google que le-vam "direto ao ponto" den-tro do lar. Cresce o númerode quem adota posturas co-mo esta e, assim, despertaointeresse de gestores e pes-quisadores da cultura.

Karine Pansa,presidente daCâmaraBrasileira do Livro(CBL), recorda que houve au-mento do número de livros

vendidos em território nacio-nal nos últimos anos apesarda queda do faturamentodes-ta indústria. Deduz-se, de ma-neira geral,que houve baratea-mento dos livrose aumento daleitura no Brasil.

Há cálculos da economiaque facilitam o acesso ao li-vro, mas não mudam os há-bitos culturais enquanto nãoseconformam políticas delongo pra-zo que in-centivema leitura eassociemesta ativi-dade como prazer eo desen-volvimen-to da cria-tividade.

A Secretaria Estadual deCultura de São Paulo orga-nizou o quarto "SeminárioInternacional de BibliotecasPúblicas e Comunitárias", de22 a 24 de novembro de 2011no SESC Pinheiros, na capi-talpaulista. Alguns temas daprogramação foram: acessi-bilidade, acervo digital,bi-blioterapia, redes sociais. Háuma tentativa, deste modo, deassociar ohábito de leitura aoutras atividades que incen-

tivem a saúde e despertem oprazer.

Este Seminário trouxe pa-lestrantesde alguns estadosbrasileiros e também do Chi-le,Colômbia,Alemanha e Por-tugal. O desígnio do eventofoi discutir sobre o incentivo àleitura e à disseminação de in-formação nos meios de comu-nicação diversos. Trata-se, noentanto, de dois desafios

distintos.O primeiroprevê, emcerta medi-da, a rever-são de umatendênciaque o se-gundo ge-rou de fa-zer as pes-

soas lerem de tudo em qualquerlugar menos livros. Lê-se maisque em qualquer outra época,mas de fontes diversas e con-teúdos amiúde duvidososquando não comerciais e su-perficiais,ou seja,que não des-pertam o senso crítico.

A internet e os aparelhos e-letrônicos mantêm as maioriasocupadas com leituras de umaforma que não se concebia atépouco tempo atrás. Portanto,devem-se atualizar as estraté-gias que as bibliotecas elaboram

para convocar públicos, aindaque seus edifícios sejamobra daarquitetura mais moderna.Uma delas é a de fornecer aces-so gratuito à internet.

Urge, primeiramente, aidentificaçãodas transforma-ções pelas que passam: 1) a in-dústria editorial, em que se es-tabelecem monopólios; 2) oshábitos de leitura, em que sepriorizam fontesdetermina-das de textualidades sobre ou-tras; 3) e o balanço das políti-casgovernamentais a fim deque realmente nos incentivema ler produtos literáriosdequalidade.

As trocas de experiênciassãoproveitosas para que osprojetos de incentivo que de-ram certo em determinada ci-dade ou país se apliquem nou-tros contextos. A propósito,o Brasil contou com uma ban-ca na Feira Internacional do Li-vro em Guadalajara, México,de 26 de novembro a 4 de de-zembro de 2011.

A importância das bibliote-cas e doslivros persiste emquem acredita nestes comofonte de criatividade,conhe-cimento e raciocínio e naque-las como espaços que ofere-çam algo mais que umcatálo-go recôndito de palavras à es-pera da descoberta.

T

O HOMEM, O PLANETA E A VIDA

IVAN POSTIGODiretor da Postigo Consultoria Comunicação e Gestão

BIBLIOTECAS,LIVROS E CRIATIVIDADE

BRUNO PERON LOUREIROcolaborador

osso planeta é o brin-quedo da criançagrande.Com os recur-

sos naturais, ela cria utilidadese diversões.

Repetindo seu comporta-mento desleixado,quando dei-xava o quarto uma bagunça,agora deixa o que a cerca!

Quebrava seus brinquedose papai e mamãe consertavam.Hoje, seu maior brinquedo, aterra, não tem quem cuide, anão ser ela mesma.

Criança abandona o brin-quedo velho e pega o novo,des-cartando aquele que não quermais. Ora, e a terra?

Fontes de água estão secan-do, reservas vêm sendo con-taminadas, animais estão emextinção,abelhas desaparecemsem explicação. A falta depressa e o desinteresse geral fa-zem com que negligenciemose desconheçamos uma imen-sa ilha de plástico, no meio dopacífico, a 1600 quilômetrosda Califórnia.

Essa ilha, formada por li-xo, principalmente do Japão eEUA,desde 1950, tem o dobrodo tamanho da Grã-Bretanhaou a soma das áreas de São Pau-

lo, Rio de Janeiro, Minas Ge-rais e Goiás.

As vítimas visíveis são as avese os peixes, e as pouco visíveistodos nós!

Não só nos alimentamos depeixes contaminados por resí-duos químicos, absorvidos pe-lo lixo plástico que age como es-ponja,como a absorção de CO2e a fotossíntese estão prejudica-dos, pois oscorais estãomorrendo pe-la plastifica-ção dos ocea-nos.

Não va-mos entrarnesses deta-lhes, o assun-to é extenso,mas vale a pena, quando tiveroportunidade, entrar na inter-net e entender um pouco por-que isso ocorre e começar a co-locar o lixo no lixo.

Se duas potências estão em-porcalhando os oceanos e cien-tistas sabem disso,porque nin-guém faz nada?

Ora, quando vemos en-chentes nas nossas cidades, lo-go após o desastre os rios e cór-

regos não ficam cheios de mó-veis que foram danificados pe-las águas?

Não muda muito, não é?São as crianças grandes descar-

tando seus brinquedos quebra-dos, infelizmente estes não têmpapai e mamãe para recolhê-los!

Como o homem com essecomportamento tão negligen-te consegue criar artefatos fan-

tásticos?Por que age

na crise.Faltam ali-

mentos, cria aconserva,preci-sa pescar, inven-ta o anzol e re-de, tem que selocomover, de-senvolve os veí-

culos, sente necessidade de sedesafiar e ir em busca do des-conhecido, vai ao espaço.

O homem é capaz de sujarmarte e não limpar a terra, afi-nal a crise é chegar lá e não per-manecer sadio aqui!

Seria este o modelo de ges-tão dos próprios negócios?

Sem a menor dúvida!Os melhores controles es-

tão nas empresas que passa-

ram por crises.Estas não precisam ser espe-

radas, podem ser provocadas.Como se provoca uma crise?Simples, seguindo o mode-

lo de prevenção de avalanches.Ao observar pontos críti-

cos, os especialistas lançambombas provocando peque-nos deslizamentos, prevenin-do um desastre maior.

Essa técnica é fantástica pa-ra as empresas.

Ao provocar a crise, o ho-mem coloca a inteligência a ser-viço da solução.

Sabendo que o processo étão simples, porque a técnicanão é amplamente aplicada?

Ora, se o homem age porcrise e esta gera desconforto,por que criaria uma?

Sempre que a dúvida comrelação ao futuro gerar crise,eleagirá.

Quando tiver que desenvol-ver um plano de contingência,além da prevenção que já ob-servou,a melhor pergunta a fa-zer é: onde posso gerar crise?

Ficará fascinado com o quedescobrirá!

Tá, mas e o planeta?Impermeável!

N

A importância das bibliotecase dos livros persiste em quem acredita nestes comofonte de criatividade,conhecimento e raciocínio...

O homem é capaz de sujar marte e não limpara terra, afinal a criseé chegar lá e não permanecer sadio aqui!

Page 6: Mossoró - RN, 25 de dezembro de 2011 - Nº 15.930 FAFÁ ...p.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/pdf/EDICAO_251211.pdf · Reforma do Vuco-Vuco deve ser concluída em janeiro

ECONOMIA www.omossoroense.com.br6 – Domingo, 25 de dezembro de 2011

Confiança do consumidor fica praticamente estável em dezembro

Custo da construçãocivil sobe 7,58% em 2011

MEDIDAS

ALTA

Segundo o levantamento,a proporção de consumidores que julgam a economia atual como boa teve elevação de 25,1% para 27,1%

A parcela de consumidores prevendo melhora nos próximos seis meses aumentou de 26,3% para 26,7%.

THAIS LEITÃORepórter da

Agência Brasil

RIO DE JANEIRO – OÍndice de Confiança do Con-sumidor (ICC) aumentou0,5% de novembro para de-zembro, ao passar de 119 pa-ra 119,6 pontos. De acordocom a Fundação Getulio Var-gas (FGV), que divulgou osdados da Sondagem de Expec-tativas do Consumidor, o re-sultado é uma combinação de“maior satisfação com o pre-sente e de expectativas estáveisem relação aos meses seguin-tes”.

O quesito que mede o oti-mismo em relação à situaçãoeconômica presente subiu 1%e passou de 139,3 para 140,7pontos. É o maior nível desdejulho, quando o ICC ficou em144,6 pontos. Segundo o le-vantamento, a proporção deconsumidores que julgam aeconomia atual como boa te-ve elevação de 25,1% para27,1%. Já a parcela daquelesque a consideram ruim caiude 18,9% para 17%.

Houve melhora também no

BRUNO BOCCHINIRepórter da

Agência Brasil

SÃO PAULO – O ÍndiceNacional de Custo da Cons-trução (INCC), do InstitutoBrasileiro de Economia (I-bre) da Fundação GetúlioVargas (FGV), registrou esteano variação positiva de7,58%. Em dezembro, a taxafoi 0,35%. O índice é calcu-lado com base nos preços demateriais, equipamentos, ser-viços e mão de obra da cons-trução civil.

O destaque ficou com a mãode obra, com uma elevação de10,72%, em 2011. O índice re-ferente a materiais e equipa-mentos teve alta de 4,19% no

ano e o de serviços subiu6,18%.

Em dezembro, o INCC re-gistrou variação positiva de0,35%, pouco menor do queo resultado do mês anterior,(0,5%). O índice correspon-dente a materiais e equipamen-tos registrou variação de0,18%. No mês anterior, a ta-xa havia sido 0,26%. Dois dosquatro subgrupos componen-tes apresentaram decréscimoem suas taxas de variação: ma-teriais para estrutura (de 0,22%para 0,05%) e equipamentospara transporte de pessoas (de0,93% para 0,1%).

No último mês do ano,mãode obra registrou variação de0,47%. No mês passado, a ta-xa havia sido 0,73%.

quesito que mede a avaliaçãodos consumidores sobre a situa-ção econômica futura, que au-mentou 0,3%,mantendo-se aci-ma da média histórica pelo se-gundo mês consecutivo,ao pas-sar de 108,3 para 108,6 pontos.

A parcela de consumidoresprevendo melhora nos próxi-mos seis meses aumentou de26,3% para 26,7%; e a propor-ção dos que esperam piora di-minuiu de 18,5% para 16,8%.

A Sondagem de Expectati-

vas do Consumidor é feita combase em uma amostra commais de 2 mil domicílios emsete capitais brasileiras. A co-leta de dados para a edição dedezembro foi realizada entreos dias 1º e 20 deste mês.

AGÊNCIA BRASIL

Page 7: Mossoró - RN, 25 de dezembro de 2011 - Nº 15.930 FAFÁ ...p.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/pdf/EDICAO_251211.pdf · Reforma do Vuco-Vuco deve ser concluída em janeiro

SOCIAL Domingo, 25 de dezembro de 2011 - 7www.omossoroense.com.br

NATAL DA CARMEM

STEFFENSA vitrine de Natal da Car-

mem Steffens foi eleita a maiscriativa e bonita do MossoróWest Shopping. A comissãoresponsável pela escolha foiformada por Zélia MacedoHeronildes, Stênio Max Fer-nandes, Lavínia Negreiros eLuana Góis.

HONRASDA CASA

A governadora do DistritoLA-5 do Lions Clube,Maria Di-niz Nobre, foi recebida por seuscompanheiros - leões e doma-doras - dos clubes Centro eAbolição, em Mossoró. Narci-so Souto e Georgina Pedrosa,do Lions Centro,e Cimara Gur-jão e Hermes Paiva, do LionsAbolição,foram os anfitriões danoite que teve jantar assinadopelo Requinte Buffet.

@ Parabéns para Iran Veras,Ana Vitória Gurgel,Eriberta Melo Costa e Miguel Silveira, aniver-sariantes festejados hoje.

@ Depois do lançamento em Natal na última quin-ta-feira, a edição 10 da revista Glam será lançada emMossoró dia 27 no Requinte Buffet,com desfile da mo-da praia 2012.Na passarela a Prisma mostrará Cia.Marí-tima e a Maison Tráfego, Despi, Neon e Catalina. Aprodução é da Master Produções e Eventos.

@ Um presente para se deliciar e não esquecer -o segundo trabalho de Maria Gadú gravado em CD- Mais Uma Página, nas melhores casas do ramo.

@ Uma nova pesquisa feita pela empresa de mar-keting Experian Hitwise, que acaba de ser divulgada,revela que o termo mais pesquisado pelos internautasem todo o mundo neste ano foi Facebook.A frase Face-book login e o endereço do site de relacionamentostambém entraram na lista dos mais buscados, deixan-do para trás nomes de gigantes da internet, como oGoogle e o Yahoo!. Do Glamurama.

@ Castelo e Casado, os iluminadores-mor doRN, abrem filial em Mossoró. A instalação estámarcada para janeiro.

@ Beijo e abraços não faltaram no dia do aniver-sário (quinta-feira) de Mayara "Mixtura" Amorim.Daqui mais um montão de beijos e abraços.

@ Tenham todos um bom domingo!

[email protected]

PintoCURTA-METRAGEM

Daniel Victor e Catarina noNatal do BNB

Enver Paiva eKatarina Amorimno Natal do BNB

Page 8: Mossoró - RN, 25 de dezembro de 2011 - Nº 15.930 FAFÁ ...p.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/pdf/EDICAO_251211.pdf · Reforma do Vuco-Vuco deve ser concluída em janeiro

PUBLICIDADE8 – Domingo, 25 de dezembro de 2011 www.omossoroense.com.br

Page 9: Mossoró - RN, 25 de dezembro de 2011 - Nº 15.930 FAFÁ ...p.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/pdf/EDICAO_251211.pdf · Reforma do Vuco-Vuco deve ser concluída em janeiro

COTIDIANOMossoró (RN),

25 de dezembro de 2011Caderno do jornal O Mossoroense

DOMINGO

Natal é uma data tradicionalmen-te dedicada à fraternidade, de reu-nião de famílias, de sentar à mesa pa-ra a ceia natalina.Porém,essa tradiçãoé privilégio de poucos.Além dos exor-bitantes preços dos itens do jantar,muitos não têm com quem confra-ternizar.

São pessoas que vivem à margemda sociedade,enfrentando graves pro-blemas decorrentes, em grande par-te, de desajustes familiares. Genteacostumada com a solidão, imersa napobreza, sem muitas oportunidadesou amigos.

Trata-se de indivíduos que não sãolembrados para confraternizações,que não recebem convites para reu-niões sociais, cuja dificuldade finan-ceira impede o privilégio de dar oureceber presentes.Para essas pessoas,o Natal é só mais um dia.

É o caso do guardador de carrosDiego Richarlison. Para ele, o Natalé uma data como outra qualquer,umanoite comum.Longe da família e compoucos amigos, passa a noite de Na-tal onde dorme e vive todas as noi-tes: na Praça dos Seresteiros, Centro.

No máximo, reunido com poucossemelhantes, compartilhando a soli-dão diária que, de tão cotidiana eantiga, tornou-se comum."Faz no-ve anos que passo o Natal longeda minha família", conta.

Acostumou-se com a distânciados entes querido. Mas o Natal osensibiliza,confessa."Nesse perío-do, a gente pensa mais na família,sente mais falta, mas não há muito

o que fazer, a gente vai levando, su-perando", conta.

O exemplo de Diego Richarlisoné emblemático. Ele é apenas mais umentre milhares de pessoas que vivemna miséria em Mossoró,gente que nãose beneficia com o crescimento dacidade,que não consegue se inserir nopropagado ufanisticamente "boom deprosperidade".

Como ele, milhares de pessoas es-tão em dificuldades e certamente nãopodem comemorar no Natal. Estu-do divulgado semana passada peloInstituto Brasileiro de Geografia e Es-tatística (IBGE) revela que 5.944 pes-soas moram em favelas e similares.

Segundo os dados oficiais, 1.604domicílios ficam em favelas ou agru-pamentos semelhantes. Ou seja, sãopessoas morando em barracos, casasou outras moradias consideradas ca-rentes em conjuntos resultantes deocupação ilegal de terra.

São favelas, invasões,grotas, baixa-das, co-

munidades ou vilas que abrigam, nomínimo, 2,29% da população mos-soroense, segundo o IBGE. Pessoasque desfrutam de uma forma modes-ta da tradicional ceia natalina, ou quena maioria das vezes,nem mesmo des-frutam. São cidadãos que nesta épo-ca só lembram da alegria do Natal atra-vés da solidariedade de outros, queatravés de campanhas de arrecadaçãode brinquedos ou alimentos pro-porcionam um momento de feli-cidade.

Mas a realidade é bem mais du-ra. Há pessoas que nem barracospossuem para morar e que ascampanhas natalinas não as al-cançam. Pessoas como DiegoRicharlison, que passarão oNatal na solidão, na miséria,mas sem perder a espe-rança de um dia a vidalhe sorrir. E de podercelebrar o Natal.

NATAL DOS EXCLUÍDOS NOSCONTRASTES DE MOSSORÓ

Reflexão

Page 10: Mossoró - RN, 25 de dezembro de 2011 - Nº 15.930 FAFÁ ...p.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/pdf/EDICAO_251211.pdf · Reforma do Vuco-Vuco deve ser concluída em janeiro

PRF prevê aumento de aproximadamente 50% notráfego das principais rodovias da região nos feriados

ESTIMATIVA

Agentes policiais deverão intensificar a fiscalização e recomendam cuidado redobrado com bebidas alcoólicas

GERAIS www.omossoroense.com.br2 – Domingo, 25 de dezembro de 2011

Trânsito é sempre um gran-de problema para o cidadão noferiado, e Natal e Réveillon sãohabitualmente as datas maisconcorridas. As BRs 304, 405e 110 são as mais movimenta-das da região e devem ter umaumento de pelo menos 50%neste final de ano. E o acrésci-mo do número de policiais nes-sas vias, segundo a Polícia Ro-doviária Federal (PRF), deveráser na mesma proporção.

Embora prefira não falar emnúmeros absolutos, o inspetorAliatar Guibson diz que a ex-pectativa é "bem elevada" e quea fiscalização será rigorosa,comoperações locais e nacionais.No Rio Grande do Norte, háum revezamento de agentes

que intensifica o policiamentonas BRs. E, neste ano, a aten-ção redobrada vai para o con-sumo de bebida alcoólica, cu-ja vistoria tende a ser bastanterigorosa.

"Nesta semana deverá serlançada a operação nacional,mas a nível local a gente vemfazendo um trabalho de re-vezamento dos policiais, quedeve aumentar a fiscalizaçãoem 50% na região. Nas ro-dovias, a gente tem vistouma diminuição do númerode condutores alcoolizados,depois das campanhas de es-clarecimento, mas, mesmoassim, a gente vai intensifi-car a fiscalização nesse sen-tido", adianta. As BRs 304, 405 e 110 são as vias mais perigosas

Especialistas recomendam planejamento como principalmedida a ser tomada antes das viagens de final de ano

Para evitar acidentes e es-tresse no final de ano, a PRFrecomenda: antes de tudo épreciso planejar a viagem.Ve-rificar a documentação, a se-

gurança necessária - cinto,ca-deirinhas e outros acessórios-, além de fazer o check-upno veículo são as medidas pa-drão. "Primeira coisa é pla-

nejar. E isso envolve não pe-gar estrada à noite, verificar adocumentação,combustível,pneus", recomenda o inspe-tor Guibson.

Ele também alerta paraa prudência na hora de di-rigir. "O fator mais comumde causa de acidentes é a fa-lha humana, então é preci-

so ter cuidado". Uma dicaimportante dada pela PRFé fazer um roteiro de via-gem e checar os horários emque o movimento seja me-

nos intenso. Evita-se engar-rafamentos, ganha-se empaciência e ainda se desa-foga o tráfego nos horáriosde pico.

HABNER WEINER

Page 11: Mossoró - RN, 25 de dezembro de 2011 - Nº 15.930 FAFÁ ...p.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/pdf/EDICAO_251211.pdf · Reforma do Vuco-Vuco deve ser concluída em janeiro

GERAISwww.omossoroense.com.br Domingo, 25 de dezembro de 2011 - 3

Enquanto alguns logradouros são verdadeiros cartões-postais, outros estão abandonados pelo poder público

Praça do Codó está modernizada... ... enquanto a do Vuco-Vuco continua com problemas estruturais

Praças mostram contrastes na arquitetura da cidadeCONSERVAÇÃO

A modernidade da novapraça Bento Praxedes, ou "doCodó", no centro da cidade, éum quadro, se não raro, pelomenos atípico no cenário ur-bano de Mossoró:não tão lon-ge,a precariedade de outros es-paços desenha um contraste naarquitetura da cidade.

A praça Antônio Gomes,em frente ao Museu Munici-pal Lauro da Escóssia,é um ex-emplo clássico de falta de cui-dados.Sequer o capim,que es-capa entre as pedras da calça-da, recebe a poda necessária.As lâmpadas do espaço voltae meia apagam e dão ao cená-rio, já tomado pela inseguran-ça, um ar de completo aban-dono.

Essa situação de contrastese espalha pelo resto da cida-de. Locais bem cuidados pró-ximos a outros que pouca ounenhuma atenção recebem.Há

boas praças que se destacamno bairro Alto de São Manoel,nos conjuntos Abolição ou nasregiões norte e sul de Mosso-ró,como as praças Vigário An-tônio Joaquim, Rodolfo Fer-nandes (recentemente refor-mada) ou a Dorian Jorge Frei-re. Ao mesmo tempo em quelogradouros como a Praça dosSeresteiros, a Raimundo Ru-bira e a do Vuco-Vuco vivemem estado de abandono. Paraa população dos lugaresmalcuidados, os recursos po-deriam ser melhor distribuídos.

"Quanto dinheiro não de-ve ter custado a Praça do Co-dó? Por que não se pegou par-te desses recursos para algunslocais que estão caindo aos pe-daços, sem luz, sem seguran-ça? A população que mora nasredondezas dessas praças tam-bém gostaria de ter um lugaragradável onde pudesse cami-

Recadastramento recupera 426 clientes irregulares em MossoróCAERN

A Companhia de Águas eEsgotos do Rio Grande doNorte (Caern) realiza trabalhode atualização cadastral emMossoró e já conseguiu regu-larizar atendimento em 426imóveis em um ano. O levan-tamento foi concluído emMossoró e em dezenas de ou-tros municípios do RN.

Os técnicos da companhiaestão visitando todos os do-micílios no Estado,a fim de co-

nhecer a situação dos usuáriospara compor um relatório con-tendo as necessidades e o diag-nóstico para melhorar o aten-dimento com a coleta e trata-mento de esgotos.

As visitas dos técnicos daempresa Enops,contratada pe-la Caern,são feitas em cada do-micílio.Eles preenchem cadas-tro com os dados do proprie-tário, como RG, CPF ou CN-PJ, número de telefone etc.

Caso o imóvel seja alugado,o inquilino deverá apresentar có-pia do contrato de locação e sefor ocupado pelo proprietário,apresentar documento de pos-se.Em cada formulário tem umitem “Observações”onde serãocolocados os registros das de-mandas e solicitações dos usuá-rios para providências da Caern.

O assessor comercial JoséDantas informa que os contra-tos antigos precisam ser atua-

lizados e um exemplo dessa ne-cessidade é o caso de faturasemitidas em nome de falecidos,porque a família não comuni-cou à Caern a morte do pro-prietário.

Ele recomenda aos usuá-rios que recebam os pesqui-sadores sem receio e transmi-tam as informações correta-mente, uma vez que os dadosservirão de base para a reali-zação de melhorias nos servi-

ços prestados pela empresa.Durante a pesquisa os téc-

nicos registram as informaçõesem um microcoletor e caso al-guém tenha dúvidas, a orien-tação é informar-se em um dosescritórios da Caern ou tele-fonar para 3315-4624 (escri-tório da Caern em Mossoró).

O chefe da Unidade Comer-cial de Cadastro e Faturamen-to,Márcio Gomes de Carvalho,disse que mesmo as regiões vi-

sitadas, ficaram algumas loca-lidades sem recadastramento.Ele assegurou que todos osmunicípios onde a Caern pres-ta serviço serão visitados e acre-dita que os clientes serão be-neficiados com o trabalho.

A partir da segunda quinze-na de janeiro, a coleta de dadosserá feita em Tibau, seguindopara as cidades de Grossos,Upanema, Baraúna, AreiaBranca e Serra do Mel.

nhar,conversar", reclama o Jo-sé Alcides da Costa, aposen-tado e morador do bairro BoaVista.

E quem mora próximo àPraça do Museu cansou de re-clamar."Aqui o descaso é gran-de. Um lugar tão central toma-do por moradores de rua, ex-

presidiários e traficantes", de-sabafa a comerciante LúciaNogueira.

Na semana passada,a asses-soria do deputado estadualLeonardo Nogueira (DEM) li-berou relação das emendasaprovadas no Orçamento Ge-ral do Estado (OGE), em que

consta para Mossoró R$ 1,2milhão destinados a reformadas praças Dom João Costa edas Oiticicas.

Por três dias consecutivos,a equipe de reportagem do jor-nal O Mossoroense tentouentrar em contato com o titu-lar da Secretaria Municipal de

Desenvolvimento Territorial eAmbiental (Sedetema), Ale-xandre Lopes, mas não obte-ve êxito. No primeiro dia, aequipe foi informada que o se-cretário estava em reunião.Nosdias seguintes, o titular da pas-ta não atendeu aos telefonemasda reportagem.

FOTOS:JOAQUIM MARCELINO

Page 12: Mossoró - RN, 25 de dezembro de 2011 - Nº 15.930 FAFÁ ...p.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/pdf/EDICAO_251211.pdf · Reforma do Vuco-Vuco deve ser concluída em janeiro

4 – Domingo, 25 de dezembro de 2011 GERAIS www.omossoroense.com.br

Sérgio Freireabraçando os convidados

Euzinha ao lado dos meus irmãos Sérgio Freire e Karenine Fernandes

A animação do escritório SF

Fernanda Benjamim e Renatinha Freire

Vestindo acamisa do GrupoSF em defesa domeio ambiente

Karenine Fernandes com oPapai Noel do Grupo SF

FESTA E ALEGRIA NOGRUPO SF

Os funcionários e colaboradores do GrupoSF vivenciaram um noite de muita diversão naúltima sexta-feira, dia 16, na confraternização2011.O evento aconteceu no Sesi e reuniu apro-ximadamente 500 pessoas.O momento de des-contração foi também marcado pela conscien-tização, pois todos os convidados usaram ca-misetas personalizadas com incentivo à pre-servação da natureza.A noite contou ainda commuita música ao vivo, distribuição de brindes,homenagens e o simpático Papai Noel, que ani-mou as crianças. Ótima iniciativa!

[email protected]

Fernandes

Page 13: Mossoró - RN, 25 de dezembro de 2011 - Nº 15.930 FAFÁ ...p.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/pdf/EDICAO_251211.pdf · Reforma do Vuco-Vuco deve ser concluída em janeiro

Projeto de reforma da feira do Vuco-Vuco deverá ficar pronto no mês de janeiro

PREVISÃO

A proposta é ampliar a área coberta e fazer melhoramentos, preservando árvores e outros aspectos

O mercado do Vuco-Vu-co será ampliado e ganharácobertura em 2012. A Secre-taria Municipal de Desenvol-vimento Territorial e Am-biental (Sedetema) está elabo-rando projeto básico da obrapara definição técnica do queserá feito e quanto custará.

Segundo o titular da Sede-tema,Alexandre Lopes,o pro-jeto deverá ficar pronto em ja-neiro e será enviado à Gerên-cia do Turismo, Indústria eComércio, que fará licitaçãopara escolha da empresa queexecutará o serviço.

"Como o projeto ainda es-

tá em fase de elaboração, ain-da não se pode precisar mui-ta coisa em termos de obra ede orçamento. Mas a ideia éampliar a área coberta e fazermelhoramentos,preservandoárvores e outros aspectos", in-forma Lopes.

A ampliação e coberturado Vuco-Vuco foram anun-ciados na semana passada pe-la prefeita Fátima Rosado, naconfraternização de fim deano dos feirantes. A obra se-rá executada com recursospróprios e é antiga reivindica-ção do segmento.

É que o mercado, inaugu-

rado há vinte anos, tornou-se pequeno para tantos co-merciantes. Os que não dis-põem de boxes comercializamao ar livre, expostos ao sol eà chuva. A cobertura darámais conforto para feirantese também clientes.

O Vuco-Vuco tem cercade 600 feirantes e funcionatambém aos sábados e do-mingos, quando recebe pú-blico médio de 2.500 pessoas.Muita gente costuma visitaro local não só para comprar,mas também para lanches,como as tradicionais bucha-das e paneladas.

Incidência do sol aumenta em média 11% em cidades como Mossoró Com o início oficial do ve-

rão e as férias escolares, oscuidados com o sol devemser redobrados, já que é umperíodo do ano onde viagensexpõem mais às pessoas aosefeitos dos raios solares.

É que a incidência de raioscresceu em média 11% nascidades com população aci-ma de 200 mil habitantes, deacordo com os dados maisrecentes do Grupo de Eletri-cidade Atmosférica (Elat),núcleo do Instituto Nacional

de Pesquisas Espaciais (In-pe). Mossoró, segundo o Ins-tituto Brasileiro de Geogra-fia e Estatística (IBGE), temcerca de 250 mil habitantes.

Com base em dados desatélites, o Elat informouque, no ranking mundial, oBrasil ocupa o primeiro lu-gar na incidência de raios,com 57,8 milhões de ocor-rências por ano, seguidopela República Democrá-tica do Congo, com 43,2milhões, pelos Estados

Unidos, com 35 milhões,pela Austrália, com 31,2milhões, China, com 28 mi-lhões, e Índia (26,9 mi-lhões).

Segundo o Departamen-to de Meteorologia da Uni-versidade Federal Rural doSemiárido (Ufersa), o calordecorrente do aumento daincidência dos raios solaresexige ainda mais cuidadocom a saúde. Entre o meio-dia e às 15h, a temperaturaem Mossoró tem girado em

torno de 35° e 37°, na som-bra. No centro da cidade, es-sa temperatura deve ser emtorno dos 40°.

A situação exige cuidadosque embora conhecidos e im-portantes, não são seguidospor todo mundo. É necessá-rio beber muita água para hi-dratar o organismo. Mesmoos indivíduos que têm a sen-sação de suar pouco e nãotêm sede, como os idosos,devem esforçar-se para be-ber muito líquido.

Especialistas também re-comendam alimentos ricosem fibras, sais minerais e vi-taminas, como frutas e legu-mes frescos; evitar refeiçõespesadas com alimentos gor-dos e bebidas alcoólicas, poisdemoram mais tempo paradigerir.

Dentro de casa é reco-mendável que se permaneçanos locais menos expostosao sol. O ar-condicionadopode ser útil, sobretudo, pa-ra os idosos, mas convém

evitar alterações bruscas.Deve-se programar tempe-ratura com a qual se sintabem, mas não demasiada-mente fresca.

A opção por roupas le-ves, de preferência em algo-dão e cores claras, tambémé recomendada, como dechapéu e óculos de sol; me-nos roupa na cama, sobre-tudo nos bebês e doentesacamados. Também re-comenda-se evitar esforçosfísicos exagerados.

O Vuco-vuco tem cerca de 600 feirantes

GERAIS Domingo, 25 de dezembro de 2011 - 5 www.omossoroense.com.br

PESQUISA

JOAQUIM MARCELINO

Page 14: Mossoró - RN, 25 de dezembro de 2011 - Nº 15.930 FAFÁ ...p.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/pdf/EDICAO_251211.pdf · Reforma do Vuco-Vuco deve ser concluída em janeiro

Romário diz que o Brasil poderá nãopassar da primeira fase se não mudar

OPINIÃO

O ex-atacante e hoje depu-tado federal Romário (PSB-RJ) foi duro ao avaliar o atualmomento do futebol brasilei-ro. Durante uma pelada napraia do Leme, no Rio de Ja-neiro, o craque previu um fu-turo duro para o time coman-dado por Mano Menezes.

“Hoje, o futebol brasileiroé tecnicamente inferior ao es-panhol. Digo isso não só pe-lo Barcelona e pela seleção,mas também pelos jogadoresespanhóis que estão espalha-dos pelo mundo. E se o Bra-sil continuar jogando o fute-bol que vem apresentando éarriscado a gente não passarnem da primeira fase”, disseRomário, segundo o jornal OGlobo.

A análise dura combinacom a postura combativa ado-tada por Romário desde queassumiu a função de deputa-do. Frequentemente o ex-at-acante tem apontado seus ca-nhões para Ricardo Teixeira,o Comitê Organizador da Co-pa de 2014 e até a Fifa, alvoda vez.

“A Fifa está querendo se so-

Tudo levava a crer que asnegociações do Vasco pelo za-gueiro Rodolfo, ex-Grêmio,iria se encaminhar sem proble-mas. No entanto, o Lokomo-tiv Moscou-RUS, clube quedetém os direitos econômicosdo jogador, fez jogo duro e oacordo pode ser difícil de seacertar. Por isso, para não fi-car muito para trás,os dirigen-tes cruzmaltinos já começama pensar em um plano B, que,no caso, seria o zagueiro Adaíl-ton, ex-Santos e seleção bra-sileira sub-20.

Antes bem encaminhado, oprojeto do Vasco para a tempo-rada 2012 estacionou. Com odesligamento de Rodrigo Cae-tano, ex-diretor executivo defutebol, algumas negociaçõesque estavam adiantadas aindanão foram concretizadas.As si-tuações de Kleber e Rodolfosão exemplos diários

O zagueiro está atualmen-te no Sion, da Suíça, foi trei-nado por Ricardo Gomes naseleção sub-20 e poderia serum pedido do treinador paraa próxima temporada. Adaíl-

ton está de férias no Brasil eadmitiu à Rádio Tupi ter sidosondado por dois clubes cario-cas, sem revelar o nome deles.O jogador revelou tambémque gostaria de atuar no fute-bol carioca.

A negociação por Adaíltonseria bem mais simples que a deRodolfo, já que os direitos eco-nômicos do atleta pertencema seu empresário,Augusto Cas-tro,que gostaria de negociar es-ta parte para algum clube bra-sileiro.Como o valor pedido se-ria bem menor que o que rus-sos estipularam, a diretoriacruzmaltina vê nesta negocia-ção uma saída para resolver oproblema na contratação de umzagueiro.

Até agora, o Vasco nãotem encontrado sucesso nasnegociações. Os dois nomesque o clube se concentrouainda não avançaram. No ca-so de Rodolfo, o LokomotivMoscou não quer emprestarmais o jogador e só aceita ne-gociá-lo em definitivo. Nema dívida dos russos com o jo-gador fizeram com que tives-

O craque previu um futuro duro para o time comandado por Mano Menezes

ESPORTE www.omossoroense.com.br6 – Domingo, 25 de dezembro de 2011

Negociação por Rodolfo emperra e Vasco da Gama já pensa em Adaílton como plano B

MERCADO

Romário prevê um futuro complicado para a seleção e reclama da interferência da Fifa

Zagueiro Adaílton está atualmente no Sion-SUI

se uma reviravolta no caso.Além dele, a negociação

com o lateral-esquerdo Kléber,do Internacional,não avançou.Depois de o presidente do clu-be gaúcho declarar que ele ficano clube, o Vasco teve de fa-

zer uma nova proposta para osagentes do jogador para tentarviabilizar o negócio.Os dirigen-tes cruzmaltinos tiveram umaboa resposta dos agentes e es-peram uma boa notícia para oinício desta semana.

brepor à nossa soberania, quermandar no nosso país. Aindabem que existem outros depu-tados que pensam como eu”,dis-se Romário,referindo-se ao adia-mento da votação da Lei Geral

da Copa para o ano que vem.A Fifa faz pressão sobre o

governo brasileiro porquequer que as leis do país já es-tejam adequadas aos interes-ses comerciais de seus parcei-

ros. Entre outras coisas, o tex-to deve regulamentar a libera-ção de bebidas alcoólicas emestádios da Copa do Mundo elegislar sobre os benefícios deingressos a estudantes.

Page 15: Mossoró - RN, 25 de dezembro de 2011 - Nº 15.930 FAFÁ ...p.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/pdf/EDICAO_251211.pdf · Reforma do Vuco-Vuco deve ser concluída em janeiro

Hoje é natal, quero que saiba que todos os momentos são gratificantes, quando temos a companhia de pessoas e-speciais. Hoje é natal, e o mais perfeito nisso tudo é que estou podendo te fazer ler esta linda mensagem e lembrá-lo(a) que natal é muito mais que uma data comemorativa, é demonstrar amor, carinho, presença. Hoje é natal, e te dese-jo um maravilho dia de amor, fé e de prosperidade. Feliz Natal!!!

Equipe assuense recebe jogadoresa partir desta segunda-feira

COMEÇANDO

[email protected]

SÉRGIO OLIVEIRA

Amanhã mais dois clubes do futebol potiguar começam pra valer a preparação rumo à 2012, são eles,Assu e ABC. Nas informações que nos chegam, me chamou a atenção o destaque dado ao fato de ser

paulista o novo treinador do time assuense, Ademilson de Almeida. Colocar, como destaque induzindoa uma possível qualidade o termo "o paulista fulano" nem sempre é a solução. Em tempo: nada contrao rapaz, pelo amor de Deus, estou fazendo essa introdução apenas para lembrar que nesta temporadaquem acabou organizando e levando o time para melhorar sua participação no estadual foi o prata dacasa Damião de Bia. Não conheço os motivos pelos quais ele não foi novamente aproveitado, já que

deu certo quando foi convocado, mas não posso deixar de fazer o registro para não deixar ser esqueci-do o seu trabalho. No mais, deixamos votos de boas-vindas ao Rio Grande do Norte ao treinador Ade-

milson de Almeida e que ele possa receber condições para realizar um bom trabalho.

DESTAQUE DO FINAL DE ANONas duas últimas edições já falei sobre o as-

sunto, mas, devido a sua enorme importân-cia, vou insistir no tema pela terceira vez,aproveitando o período natalino e citando osbons exemplos. Refiro-me a iniciativa das di-retorias de ABC e América contra a violêncianos estádios.

Os dois resolveram se unir e até buscarparcerias para seus fortalecimentos fora decampo, deixando a rivalidade apenas para omomento do jogo. Insisto no que disse sex-ta e sábado, essa ideia precisa se espalhar.Se for para pedir um presente ao Papai Noel,que este seja a paz nos estádios em 2012, ea parceria ABC e América já é um bomcomeço. Esse é meu destaque, até aqui, nes-ta reta de final de ano.

ASSESSORIAÉ preciso se orientar e orientar a própria

assessoria. Recebi um texto, que publico hoje,da empresa que cuida da divulgação do jogadorBerg. Eles meteram aspas em uma declaraçãoatribuída ao jogador que fala apenas no Améri-ca sobre a temporada que esteve no Rio Grandedo Norte. Esqueceu onde tudo começou e aimportância do Potiguar para que ele se fir-masse como profissional. E eu conheço osdetalhes.A citação do alvirrubro mossoroensena matéria foi por minha conta.

ATÉ maio, acreditam os médicos, Anderson Silva estará recuperado e pronto para voltar aos ringues. NO Fla-mengo, dirigentes ironizam interesse do Fluminense em Thiago Neves. Falam em blefe. SEM demonstrarmuita preocupação com a forma física, Adriano aproveita férias nas praias do Rio de Janeiro.

Toque EsportivoESTÁDIO

O estadual cearense começa dia 18 dejaneiro e, por enquanto, apenas um es-tádio foi oficialmente liberado para abri-gar os jogos da competição. Se continuarassim, o estádio Presidente Vargas, o"PV", em Fortaleza, será o único apto.O prazo para as prefeituras e a própriaFederação Cearense resolver o proble-ma é de 16 dias. Ainda bem que por aquinão tem tanto rigor.

LIBERADOMediante o pagamento de R$ 1,4 mi-

lhão, a diretoria do São Paulo confirmoua liberação do bom jogador Dagoberto. Elese transfere agora para o futebol do RioGrande do Sul onde jogará no Beira Riodefendendo o time do Internacional. Omelhor é que ele vai continuar no futebolbrasileiro.

DIRIGENTESOnesimar no Potiguar, Moura no Amé-

rica, Ivan no ABC, entre outros, são exem-plos de jogadores que vão deixando o cam-po e entrando para o time dos cartolas. NoFerroviário de Fortaleza a novidade é o ex-jogador Bechara, agora diretor de futebol.A turma entende do assunto e se tiver veiaadministrativa melhor ainda.

NATAL

O Assu iniciará os traba-lhos visando o CampeonatoEstadual de 2012 logo depoisdos festejos natalinos.Os atle-tas começam a chegar à cida-de de Assú a partir de aman-hã (26), quando acontecerãoos primeiros treinos do “Ca-maleão do Vale”. Os traba-lhos iniciais serão comanda-dos pelo preparador físicoGilterlan Ferreira, que já faráalgumas avaliações com osatletas que desembarcamamanhã.

Na terça-feira (27),o técni-co paulista Ademilson de Al-meida chegará a Assu, assimcomo a segunda parte dos atle-tas que defenderão a camisado “Camaleão” em 2012. Otreinador do Assu chega aoclube por indicação do geren-te de futebol do Noroeste,Lu-ciano Sato. Isso porque o No-roeste iniciou uma parceriacom o “Camaleão do Vale”no

ano passado, quando o volan-te Romeu,do Assu, fez um tes-te no clube e teve desempenhobastante satisfatório.

O gestor do clube DailsonMachado segue realizando ascontratações para o Assu,masa maioria dos jogadores já foicontratada. O time contaránovamente com atletas da re-gião, como o volante CarlosMiranda, o zagueiro Jefson eo goleiro Erasmo. Além dis-so, foram contratados joga-dores como o lateral-direitoMagno, o lateral-esquerdoJackson e o experiente zaguei-ro Júnior Bombarda.

O Assu está contratandouma equipe dentro da sua rea-lidade financeira e DailsonMachado está motivado paraque o time realize uma gran-de campanha no Campeona-to Estadual que se aproxima."Não iremos fazer loucuras,estamos contratando um time

Trabalho começa com avaliação física com o professor Gilterlan

Gilterlan Ferreira, preparador físico

ESPORTE Domingo, 25 de dezembro de 2011 - 7www.omossoroense.com.br

HABNER WEINER

PRÉ-TEMPORADA

2012

A Federação Internacionalde Voleibol (FIVB) divulgou,na quinta-feira (22), mudan-ças nos grupos do Grand Prix2012.O Brasil,maior vencedorna história da competição comoito conquistas 94/ 96/ 98/04/ 05/ 06/ 08/09, começaráa busca pelo nono título no dia

oito de junho,na Polônia,e nãomais na República Dominica-na.

A competição terá o mes-mo formato deste ano. Aotodo, 16 times irão brigar pe-lo título da 20ª edição doevento. As mudanças realiza-das pela FIVB alteraram os

grupos do Brasil nas duasprimeiras fases do GrandPrix. No primeiro fim de se-mana, entre os dias oito e 10de junho, na Polônia, as bra-sileiras estarão no grupo D,ao lado das donas da casa, dassérvias e das italianas. Em se-guida, entre os dias 15 e 17

de junho, as atuais campeãsolímpicas jogarão no Brasil,em cidade a ser definida, con-tra as alemãs, as italianas eas americanas. Na terceira se-mana, de 22 a 24 de junho, oBrasil jogará na China con-tra as donas da casa, Cuba ePorto Rico.

A fase final do Grand Prixserá disputada em Ningbo, naChina,na semana seguinte.Ascinco seleções mais bem ran-queadas nas três primeiras se-manas vão se juntar a China,para a fase final.As equipes fi-nalistas serão divididas emdois grupos de três. As duas

melhores classificadas dentrode cada grupo vão disputaras semifinais. Na última edi-ção do Grand Prix, o títuloficou com os Estados Unidos,que venceram o Brasil na de-cisão por 3 sets a 0. A meda-lha de bronze foi para a sele-ção da Sérvia.

Muda o grupo do Brasil no Grand Prix de Vôlei Feminino

O ABC de Natal iniciará suapré-temporada amanhã e oelenco já conta 17 jogadores.Dentre os atletas está o lateralesquerdo Berg, que prometeempenho com a camisa doABC. Natural de Mossoró-RN,o jogador comemora o re-torno ao futebol potiguar epromete disposição para bus-car títulos.

"O Rio Grande do Norteé um estado que eu gosto mui-to, já atuei por três tempora-das no América (2007 e2009/10).Nos clubes onde jo-go, costumo dar todo o gás efaço de tudo para ganhar osjogos.Espero que no ABC eupossa conquistar títulos",afir-mou Berg.Embora não tenhacitado na declaração atribuídaa empresa de comunicação quefaz a sua assessoria,a FutPress

Comunicação,o jogador Bergalém das três temporadas noAmérica de Natal, se tornouconhecido mesmo para o fu-tebol profissional defendendoo Potiguar de sua cidade. An-tes, como atleta amador, sur-giu na escolinha de futebolEifa.

Este ano,Berg fez parte dogrupo do São Caetano nas dis-putas do Campeonato Paulis-ta e da Série B do Campeona-to Brasileiro.Mas no clube pau-lista não teve uma passagemmuito marcante, ficando amaior parte do tempo fora darelação dos jogos ou, no má-ximo, entre os suplentes, nareserva. Situação essa que ojogador quer apagar de sua me-mória fazendo uma boa tem-porada em 2012 pelo alvinegroda capital potiguar.

ABC se apresentaamanhã com partedo elenco já definido

que poderemos pagar. Essaé a receita para fazer um tra-balho que deixa os jogadores

à vontade e leva a equipe aosbons resultados", declarouDailson Machado.

Page 16: Mossoró - RN, 25 de dezembro de 2011 - Nº 15.930 FAFÁ ...p.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/pdf/EDICAO_251211.pdf · Reforma do Vuco-Vuco deve ser concluída em janeiro

Presos falam da frustração de passaro período natalino por trás das grades

Justiça autoriza 115 presos a passarem Natal e Ano-Novo com a família

Detentas do CDP feminino realizam festade confraternização

REALIDADE

POLÍCIA www.omossoroense.com.br8 – Domingo, 25 de dezembro de 2011

Com a aproximação dasfestas de final de ano, Natal eréveillon,todas as pessoas son-ham em passar essas duas datassignificativas com os familiarese amigos,se congratulando pormais um ano vivido e desejan-do felicidades para o próxi-mo.

No entanto, nada é exata-mente como as pessoas plane-jam e alguns vão ter que pas-sar as festividades longe dos fa-miliares e amigos,por estaremtrancados em uma prisão, se-ja por qual motivo for. Essa éa realidade de mais de 400 pre-sos, que estão detidos nas u-nidades prisionais de Mossoró.

São homens e mulheres queamargam a solidão de uma celae vão ficar neste Natal distantesde pais, mães, esposas, filhose maridos.Para muitos,os diasde visitas são as únicas alegriasque sentem desde que forampresos. Outros, porém, nun-ca receberam visitas e já se a-costumaram a passar as datascomemorativas sem ter comquem dividir as alegrias, tor-nando-se pessoas sofridas efrustradas.

Para entender esse univer-so, o jornal O Mossoroenseconversou com homens e mul-heres detidos, que falaram dafrustração de mais um Natalna cadeia. Eles falaram do fu-turo e da esperança que se ren-ova a cada ano, de um dia teruma vida normal.

"Já são dois anos que estoupreso e quando chega esseperíodo de Natal e Ano-No-vo, a coisa se complica aindamais, por saber que não vouestar com a minha família.Por

A expectativa era grande du-rante toda a semana no Centrode Detenção Provisória (CDP)feminino de Mossoró, locali-zado no bairro Nova Betânia,pela realização do Natal das de-tentas.A festa organizada por e-las e pela direção da unidade pri-sional, na última sexta-feira, foia forma como encontraram dese aproximarem um pouco daliberdade.

Para as internas, o Natal emfamília acontece quando rece-bem filhos, pais, irmãos, mari-dos e namorados para o almoçoem família, que não é o caso de-

las. A cadeia decorada para essedia e o almoço diferenciadoforam o jeito mais aproximadode um convívio, muito emboraa realidade diga outra coisa.

A saudade e tristeza, que sãosentimentos que tomam contadas mulheres que estão cumprin-do pena em regime fechado, sãovisíveis na maioria das presas.

De acordo com a diretora doCDP, este ano as detentas ino-varam.A diretora explicou que aprogramação é para as presas seconfraternizarem, que em meioàs adversidades acabaram se tor-nando uma família.

Aproximadamente 115 pre-sos estarão hoje em suas casaspassando o Natal com a família.São detentos sentenciados quecumprem pena no regime semi-aberto do Complexo Peniten-ciário Estadual Agrícola MárioNegócio (CPEAMN) emMossoró.Autorização foi expe-dida no último dia 8 de dezem-bro, pelo juiz da Vara das Exe-cuções Penais da comarca deMossoró,Vagnos Kelly Figueire-do de Medeiros.

Segundo o magistrado, osdetentos saíram às 8h de onteme terão de retornar até as 18hdo dia 1º de janeiro de 2012.Se não se apresentarem nohorário determinado, serãoconsiderados foragidos.

Para Marcos Antônio,a saídatemporária é muito importante,pois ajuda a matar a saudade dafamília."É uma oportunidade deouro, pretendo aproveitar cadadia que passar em casa para matara saudade da família e dos ami-gos", destacou o detento.

Tem direito ao indulto natal-ino o detento que cumpre penaem regime semiaberto, que até adata da saída tenha cumprido umsexto da pena total, se forprimário; ou um quarto, se forreincidente. Além disso, ter boaconduta.

A Lei de Execução prevêpelo menos cinco saídastemporárias ao ano, cadauma podendo durar até setedias corridos.

Final de ano é uma das épocas mais tristes para quem cumpre pena, segundo opinião de detentos

morar em outra cidade, sei quesó os verei no próximo ano eisso é muito frustrante", con-tou um homem de 28 anos,preso por tráfico de drogas.

A solidão na prisão tambémé motivo de tristeza por parteda jovem J.LS.,20,presa por en-volvimento com droga. Ela énatural de uma cidade no Mé-dio Oeste e só recebe visitas acada 15 dias. E como já rece-beu a visita da mãe na últimaquarta-feira, sabe que pelospróximos dias vai ter que secontentar apenas com as boaslembranças de quando levavauma vida normal. "Sempre fuimuito chegada à minha família,por um descuido vim parar

aqui e vou ter que me confor-mar de passar mais uma datasignificativa sozinha", desta-cou a jovem.

A realidade das prisões nãoé característica só das carcera-gens mossoroenses. No inte-rior do Estado há inúmerasprisões superlotadas de presosque também não vão poder es-tar com a família, como é o ca-so das cadeias públicas e presí-dios que abrigam presos sen-tenciados ou provisórios de di-versas partes do Brasil e atémesmo do exterior.

Alvin, 35 anos, comopreferiu ser identificado, atébem pouco tempo morava naEuropa,cheio de regalias e son-

hos para o futuro, foi presocom droga no aeroporto deNatal e transferido para uma u-nidade prisional do interior doRio Grande do Norte, ondehá dois anos aguarda a decisãoda Justiça.

"Este é meu segundo Na-tal no Brasil, mas não plane-jado nessas condições. Nun-ca recebi visita da minhafamília, que não tem como viraqui. O que me resta é son-har com o futuro e tentar ci-catrizar as feridas abertas pe-lo tempo. Quando chega esseperíodo, só me lembro daminha mãe, que sofre com omeu sofrimento", desabafouo estrangeiro.

Muitos presos vão passar o Natal sem a família.

Juiz Vagnos Kelly autorizou ... ...115 detentos da Penitenciária Mário Negócio a passarem o Natal em casa.

Presas do CDP feminino realizaram festa de Natal.

HABNER WEINER

JOAQUIM MARCELINO

HABNER WEINER

Page 17: Mossoró - RN, 25 de dezembro de 2011 - Nº 15.930 FAFÁ ...p.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/pdf/EDICAO_251211.pdf · Reforma do Vuco-Vuco deve ser concluída em janeiro

AREIA BRANCA – Comoplanejamento para 2012, a Pre-feitura de Areia Branca, pormeio da Secretaria Municipal deServiços Públicos, Obras e Ur-banismo,antecipou a execuçãodo plano de convivência com aschuvas na zona urbana,concen-trando as ações nas áreas maiscríticas onde as vias públicas ti-veram suas estruturas prejudi-cadas devido as fortes chuvasregistradas este ano e o empos-samento de água.

O primeiro setor contempla-do com a ação foi o acesso aobairro Ilha, que recebeu novapavimentação. O calçamentoteve que ser elevado em toda asua extensão para evitar que aágua volte a empossar na área,como ocorria antes.

Na semana passada, o pre-feito Manoel Cunha Neto,“Souza’ (PP), empreendeu vi-sita às obras no bairro Ilha edisse que no período do inver-no aquela área era uma verda-

deira calamidade. “A rua fica-va dias com água empossada,mas isto agora vai acabar, damesma forma que acabamoscom a água acumulada nasruas Rui Barbosa e Alfredo Re-bouças”, afirmou.

Segundo “Souza”, no pró-ximo ano colocará em práti-ca mais uma parte desse pla-nejamento que é construir onovo acesso da comunidadede Pedrinhas, que passou a fa-zer parte da zona urbana. Ele

também garantiu as obras dapavimentação ligando os bair-ros Somoban e Nossa Senho-ra da Conceição.

O gestor lembra que quan-do assumiu a prefeitura a maiorparte dos bairros Navegantes eConceição não era pavimenta-da.“Além de dar sequência a es-sa pavimentação,ainda executa-mos um trabalho de drenagemno bairro e esperamos concluí-lo no próximo ano”, reforça.

Ainda na zona urbana, se-

guem em ritmo acelerado asobras de saneamento. O obje-tivo é concluir a primeira etapado saneamento básico visandolivrar principalmente as famíliasdas áreas mais periféricas da ci-dade do risco de doenças, poissaneamento é saúde.

O prefeito “Souza”reconhe-ce que esse tipo de obra, devi-do a sua complexidade, causatranstorno, mas todos têm queter paciência, pois o benefícioserá para o futuro da população.

A obra em andamento é acomplementação de outro tra-balho de esgotamento na zonaurbana que terminou em 2008e permitirá que as duas EstaçõesElevatórias de Esgotos da ci-dade, já concluídas, entrem emfuncionamento.

Na primeira fase da obra fo-ram implantados 21 quilôme-tros de redes básica e condo-minial, cinco quilômetros deemissário e uma Estação de Tra-tamento de Esgotos.

AntecipaçãoAREIA BRANCA DEFLAGRA PLANO DE CONVIVÊNCIA COM AS CHUVAS

REGIONALDOMINGO

Mossoró (RN),25 de dezembro de 2011

Caderno do jornal O Mossoroense

Construção do acesso a Pedrinhas é uma das prioridades do plano no próximo ano

Page 18: Mossoró - RN, 25 de dezembro de 2011 - Nº 15.930 FAFÁ ...p.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/pdf/EDICAO_251211.pdf · Reforma do Vuco-Vuco deve ser concluída em janeiro

Giro Pelo [email protected]

OPINIÃO2 – Domingo, 25 de dezembro de 2011 www.omossoroense.com.br

Operação Verão teráinício amanhã no RN

Atendimento de traumas cresce em mais de 70%

MOBILIZAÇÃOMÁRCIO COSTA

Com a chegada do verão eo aumento de movimentaçãonas praias dos litorais norte esul do Rio Grande do Norte,representantes da segurança,saúde, turismo, meio ambien-te e comunicação do estado de-flagram amanhã uma opera-ção integrada destinada a su-prir as necessidades geradaspelo período.

Após várias reuniões a ope-ração será deflagrada amanhãe se estenderá até o dia 18 defevereiro.

Equipes da Secretaria deEstado da Segurança e Defe-sa Social (SESED),Polícia Mi-litar, o Corpo de Bombeiros,SAMU,Polícia Civil, IDEMA,DETRAN, Assessoria de Co-municação do RN (Assecom)e Secretaria de Estado do Tu-rismo (Setur) trabalharão coma prevenção e fiscalização nolitoral do estado.

LUCIANO LELLYS

Ação integrada atuará no período do veraneio

Ações preventivas buscam melhorar período do veraneio em todo Estado

O foco principal da Opera-ção Verão é garantir tranqüili-dade a veranistas e turistas du-rante a alta estação, combaten-do tráfego de carros em áreasproibidas, orientando banhis-tas em áreas perigosas e alertan-do sobre o consumo excessivode álcool através da intensifi-cação de blitz preventivas e edu-

cativas em pontos estratégicos.Durante o período serão

realizadas abordagens a turis-tas no aeroporto, rodoviária ehotéis; fiscalização ostensivaà beira mar; aumento do efeti-vo da PM e da Polícia Civil naspraias. A Polícia Ambientaltambém atuará no combate àpoluição sonora.

De acordo o coordenadorgeral do SAMU, Luiz RobertoFonseca, o aumento de aten-dimento de trauma é de 72%no período de veraneio,e açõesconjuntas com a Polícia Mili-tar e Corpo de Bombeiros sãode vital importância.

“O período traz muitos aci-dentes envolvendo principal-

mente o consumo de álcool, aparticipação de todos na pre-venção e ajuda no resgate àsvítimas é valiosa”, afirmouLuiz Roberto.

Entidades de classe comoa Associação Brasileira de Ba-res e Restaurantes (ABRA-SEL),Associação Brasileira daIndústria de Hotéis (ABIH),

Cruz Vermelha e Prefeiturastambém serão parcerias da for-ça tarefa.

“Além dos voluntários, pu-demos contar com o apoio dealgumas prefeituras para lim-peza, sinalização, material deapoio e alimentação”. Disse osecretário chefe do gabinete ci-vil, Anselmo Carvalho.

a última parte do Diário de Bordo va-mos abordar um assunto mais do quepeculiar em qualquer viagem de férias:

os pontos turísticos. Clichê em todo o mun-do, nunca fui afeito a estes locais, mas duran-te esta viagem dediquei uma atenção especiala visitação principalmente no Rio e em Curi-tiba. Para se ter uma ideia da falta de afinida-de com tais roteiros, conheci o Cristo Reden-tor apenas na terceira passagem pelo Rio, creioque fato inédito em meio aos visitantes da ci-dade maravilhosa. Para quem conhece o Rio,fica fácil entender o significado de apelo tu-rístico. A cidade conseguiu ao longo dos anos,atrelar sua bela formação geográfica a alter-nativas que atuam como verdadeiras máquinasde arrecadação. Fora o acesso a democráticafaixa de areia das praias cariocas, praticamen-te todos os pontos turísticos cobram, e caro,o acesso para visitação. Não pensem em sairde casa com menos de R$ 100 para ter acessoao Cristo Redentor ou ao Bondinho do Pãode Açúcar. Locais como o Maracanã cobramR$ 20 para ter acesso ao acervo histórico e es-trutura física que se encontra em reforma pa-ra a Copa de 2014. Com valores significativoscobrados, são poucos os brasileiros vistos nes-tes locais. Visitar os pontos turísticos cariocasé sinônimo de localizar umaverdadeira Torre de Babel.Com anos de investimentosvoltados para a potencializa-ção da imagem, o Rio de Ja-neiro conta com apelo que vaialém fronteiras,mesmo dian-te de uma estrutura de apoioque exige melhores investi-mentos.As barreiras na aces-sibilidade não se limitam aoscaros ingressos,mas se esten-dem a estrutura do metrô e aum sistema de transporte de qualidade regu-lar. Se levarmos em consideração o tema aces-sibilidade, teremos que recorrer a nosso segun-do ponto de abordagem: a cidade de Curitiba.Após ler várias reportagens com análises liga-das ao turismo curitibano cheguei a conclu-são de que fazer turismo na capital paranaen-se seria missão dolorosa para o bolso. Ledoengano. Curitiba é uma das únicas capitaisbrasileiras que conseguiu aliar apelo ambien-tal, histórico e arquitetônico como atrativoturístico em torno de uma mega estrutura ecom custo bem próximo de zero. Hotéis ba-ratos, sistema de transporte moderno, dinâ-mico, barato e voltado para a exploração tu-rística da cidade. Com apenas R$ 25 você temacesso a um ônibus circular turístico com doisandares que passa pelos 25 principais pontosda cidade com direito a cinco embarques e in-formações detalhadas.No roteiro constam par-ques municipais surreais com temáticas euro-peias, em sua maioria com apelos alternati-vos. Além do conhecido Jardim Botânico comsua famosa cúpula em acrílico é possível sedeparar com a Opera de Arame, as belezasdos Parques Tingui e Tanguá, e outros meno-res, todos marcados pela união entre a nature-

za e a arquitetura de impacto que contam in-clusive com uma grande obra de Oscar Nie-mayer,o museu homônimo,construído em ho-menagem a um dos maiores arquitetos do mun-do. Durante a passagem pelo Bosque Alemãofoi possível ver que a capital curitibana man-tém um amplo trabalho de base que alimenta-rá a capital como bom roteiro turístico ao lon-go de décadas. No centro do Bosque do Ale-mão é possível encontrar a Casa da Bruxa.Atra-tivo exclusivamente voltado para as criançasque após seguirem uma trilha marcada por pon-tos que contam a história de Joãozinho e Ma-ria, chega a uma casa cercada pela fantasia dofamoso conto dos irmãos Grimm. No local,especialmente personalizado para ampliar oclima de magia, gigantescos caldeirões, mui-tos livros e senhoras preparadas para contarestórias e atrair a atenção das crianças de umaforma toda especial.Perfeito e único.As crian-ças recebem atenção especial num outro pon-to turístico, o Teatro de Bonecos. Instaladono Shopping Estação, o local montado a par-tir de uma parceria público/privada recebevisitantes de todo o mundo para acompanharas apresentações que são mantidas em horá-rios específicos a partir da composição de umapelo visual impressionante.No mesmo shop-

ping, foi montado o MuseuFerroviário,a partir da estru-tura de uma antiga estação.No local a reprodução fiel decomo funcionava o históri-co sistema de circulação detrens que impulsionou o de-senvolvimento do Paraná,tendo como principal atra-tivo a réplica de uma MariaFumaça. Fiz questão deapresentar os dois modelospara provocar um natural

comparativo com a cidade de Mossoró. Atépouco tempo era possível afirmar que as pes-soas da cidade não mantinham o hábito desair de casa a noite, e que a partir desta retóri-ca era impossível manter uma boa rede de res-taurantes e lanchonetes abertas neste perío-do. Com a construção do corredor culturalesta retórica veio abaixo. Mossoró conta comapelo histórico e cultural fortíssimo, mas in-felizmente pouco explorado. Nossa "Estaçãodas Srtes" não mostra o que foi o passado dosistema ferroviário limitando sua estrutura arealização de eventos. O apoio ao turismo écarente e ineficiente, o que dificulta a identifi-cação e localização do nosso apelo natural.Comrelação a arquitetura o caso é ainda mais gra-ve. Os prédios antigos foram substituídos porestruturas contemporâneas num crime sem re-torno. As praças se limitam ao básico e pare-ce que a única alternativa é acompanhar o di-recionamento de recursos milionários para aestruturação de atrativos como o relógio daPraça do Codó que não funciona desde a suainauguração. As autoridades no assunto bemque poderiam tirar férias, e buscar inspiraçãoe obter uma grande lição de como se faz turis-mo na pacata e aconchegante Curitiba.

N

Diário de BordoUma grande lição

As autoridades no assunto

bem que poderiam tirar férias,

e buscar inspiração e obter

uma grande lição de como se

faz turismo na pacata e acon-

chegante Curitiba

““

Page 19: Mossoró - RN, 25 de dezembro de 2011 - Nº 15.930 FAFÁ ...p.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/pdf/EDICAO_251211.pdf · Reforma do Vuco-Vuco deve ser concluída em janeiro

CIDADES Domingo, 25 de dezembro de 2011 - 3www.omossoroense.com.br

do InteriorNotíciasALVANILSON CARLOS

HORA DE REFLETIREstamos chegando a mais um final de ano. Esse é um momento que nos permite fazermos uma

reflexão das nossas ações, procurando analisar de forma consciente o que fizemos de errado e debom.

É nesse período que ficamos mais sensíveis e devemos aproveitar a oportunidade para melho-rar nossa conduta, buscando ser uma pessoa cada vez melhor através da realização de boas ações,praticando o bem sem olhar a quem, promovendo o perdão em prol da união e desejando ao pró-ximo muita paz e saúde.

Assim é que devemos pensar, pois a vida é passageira e o único legado que podemos levar é umdia ser lembrado como um cidadão de bem. Por isso, aproveito o ensejo para desejar a todos umFeliz Natal e um Ano Novo cheio de realizações.

E-mail: [email protected]

PORTALEGREA disputa na cidade de Portalegre praticamente está defi-

nida com a situação apresentando o nome do ex-prefeitoNeto da Emater e a oposição o vereador José Augusto. Comisso, o sistema governista leva vantagem por continuar como mesmo grupo que elegeu o atual prefeito Euclides Pereira.

COBRANDOO vereador Washington Sales,da cidade de Umarizal, apro-

veitou a visita do deputado federal Betinho Rosado para co-brar a construção do estádio de futebol que foi promessa decampanha do parlamentar, sendo inclusive um pleito do edilque é um desportista nato. O vereador vem se destacandopor ser um homem cumpridor de seus compromissos e porisso possui credibilidade junto ao povo de Umarizal.

EMANCIPAÇÃOAs cidades de Lucrécia e Viçosa comemoram esta sema-

na Emancipação Política. Em Lucrécia será amanhã, 26, comDorgival Dantas e Forró dos 3. Em Viçosa será dias 26,com Tetê Pessoa e Solteirões do Forró. Dia 27 tem Fura-cão do Forró e Forró Sacode; e dia 28 Forró Bota Pra Mo-er e João Bandeira Júnior, Forró Pegada de Luxo e Forródo Bole Bole.

MELHOR RESULTADOO mês de novembro se transformou em um dos melhores

da história no que se refere à geração de emprego no Brasil.Desde 2002 que não havia um resultado tão expressivo nes-sa área. Com isso, a presidenta Dilma Rousseff consegue fe-char o ano com "chave de ouro".Esperamos que em 2012 con-tinue assim e que o governo possa ser ainda melhor.

RAIMUNDO RICARTEA cidade de Almino Afonso ficou órfã de um grande ho-

mem, o amigo Raimundo Ricarte (Leão como eu o chama-va), um cidadão de bem que pautou sua vida pelo trabalho erespeito ao próximo, além de ser um exemplo. Daqui me so-lidarizo com sua família, em especial o meu amigo Gilson Car-los (Gilsinho), Gilberto, Chico Carlos e Sátiro.

BEM NAS PESQUISASA deputada Larissa Rosado

vive o melhor momento de suacarreira política. Mais madurae com a experiência adquirida,Larissa acumula prêmios comoa melhor parlamentar do ano eainda lidera as pesquisas de in-tenções de voto na corrida à su-cessão de Mossoró. Larissaaparece com 37,33%, seguidade Chico da Prefeitura que tem16,17%, segundo pesquisaConsult.

PARECE QUE AGORA VAIA governadora Rosalba Ciar-

lini anunciou semana passada nacidade de Campo Grande queas obras da BR-110, mais pre-cisamente o trecho que ligaMossoró-Upanema-CampoGrande, serão realizadas, ten-do inclusive os trabalhos já ini-ciados. Vamos ver se agora saimesmo!

ESTÃO BRINCANDOMuitos prefeitos ainda não

acreditam que administrar re-cursos públicos é coisa séria,poresse motivo é que alguns estãotendo que passar por constran-gimentos que poderiam ser evi-tados se encarassem a adminis-tração de forma diferente. Oresultado é a perda de direitospolíticos, prisões e etc... É pre-ciso saber que a fiscalização érígida e as punições severas.

Parabéns ao primo e amigo Fausto Guilherme, aniversariante da semana.

INDEFINIÇÃOEnquanto o sistema go-

vernista não define o nomea ser indicado como candida-to da situação visando a su-cessão do prefeito RogérioFonseca, em virtude de pos-suir vários postulantes e ain-da não haver um consenso, aoposição já trabalha com umnome definido, a esposa doex-prefeito Manoel Paulo Ca-valvante (Néo), Elijane Pai-va, que será candidata peloPR. Já está na hora da situa-ção se mexer e apresentar umnome que tenha popularida-de e credibilidade junto à so-ciedade umarizalense.

Page 20: Mossoró - RN, 25 de dezembro de 2011 - Nº 15.930 FAFÁ ...p.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/pdf/EDICAO_251211.pdf · Reforma do Vuco-Vuco deve ser concluída em janeiro

CIDADES4 - Domingo, 25 de dezembro de 2011 www.omossoroense.com.br

PAIO meu maior amigo comemorou mais um ano de vida. Estou me

referindo a meu bom e velho pai. Wilson Pinheiro Gonçalves, um cara quesó tenho que me orgulhar de ser seu filho. Mas um ano de prazer de teruma pessoa como essa em minha vida. Parabéns, meu pai.

FILHO DO PAIEssa é a data que devemos lembrar e comemorar o nascimento do homem

que veio ao mundo nos ensinar a ser pessoas melhores e que o arquiteto douniverso estará sempre iluminando nossos passos.

BARATOTALBRASILO site de compra coletiva baratotalbrasil está bombando com promoções

imperdíveis e nesta segunda-feira o restaurante Sushi San vem com umaoferta imperdível, confira.

PORCINOA vaquejada do Porcino Park Center em abril tem confirmada a pre-

sença da banda Garota Safada, que garante fazer o maior show já visto emtodos os tempos. Você é nosso convidado.

PORCINO IIA atração nacional Luan Santana está cotada para ser uma das grandes

atrações da maior e melhor vaquejada do Brasil.

QUARTO DE MILHAMuito bom ver como essa raça a cada ano que passa supera as expecta-

tivas nas pistas de vaquejada. E em nossa região um dos maiores incenti-vadores é o amigo Evaristo, que com seu garanhão Voador Yses, filho deNonononoon, promete produzir campeões no esporte que é puramentenordestino.

4 X 4Um 4 x 4 que tive a oportunidade de conviver durante quatro dias foi a

Pajero Sport, carro que superou todas as minhas expectativas, a partir damotorização e espaço interno. Até porque minha família é grande. Ivandro Cunha Lima - parque eleito o melhor do ano 2011

4 X 4 IIQuero agradecer aos colaboradores da Porcino Mit-

subishi por toda a atenção dedicada à minha L200, poisesse carro faz parte da minha vida e me completo quan-do nas estradas sinto que tenho o melhor.

MELHORES DO ANONa sétima edição do Prêmio Melhores do Ano, o

Parque e Haras Ivandro Cunha Lima foi consagrado,com21% dos votos, o melhor parque de vaquejada do Brasil.Na entrega do "Oscar das Vaquejadas", realizado nacidade de Pilar-AL durante o leilão Aliança Portal nodia 16, Ivandro Filho e Ivandro Neto receberam o troféumais cobiçado pelos proprietários de parques.

CLUBE DO VAQUEIROHoje é dia de reprise do programa Clube do Vaque-

iro, e tivemos o prazer de gravar um especial no AbrigoInstituto Amantino Câmara, onde Lalauzinho de Lalaufez a entrega dos alimentos arrecadados na Carrociata.É bom lembrar que o Programa Clube do Vaqueiro vaiao ar a partir das 17h, na TCM canal 10 ou pela internetwww.portaltcm.com.br.

BLOGAcesse agora www.lalauzinhodelalau.blogspot.com e

fique bem informado de uma maneira muito criativa.

PAU DOS FERROSObrigado aos amigos da cidade de Pau dos Ferros,

em particular a um cara muito especial chamado Vieira,pois o conceituado empresário é um leitor assíduo denossa humilde coluna e isso muito me orgulhar, pois e-screvo com dedicação e carinho. Feliz Natal a todos osnossos leitores e colaboradores.

Page 21: Mossoró - RN, 25 de dezembro de 2011 - Nº 15.930 FAFÁ ...p.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/pdf/EDICAO_251211.pdf · Reforma do Vuco-Vuco deve ser concluída em janeiro

Espetáculo Sonho de Natal trabalha a conscientização ambientalcom a inclusão de pessoas com necessidades especiais na capitalTrabalho foi idealizado pela Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb), em parceria com a Companha Gira Dança

EXEMPLO

NATAL - Trabalhar a cons-cientização ambiental na épo-ca do Natal também é possível.É esta a proposta do espetá-culo Sonho de Natal, abertooficialmente dia 19,na praça deeventos da torre do Parque daCidade Dom Nivaldo Monte,apresentado todas as noites atéhoje, a partir das 18h30.

Esse trabalho foi idealizadopela Secretaria Municipal deMeio Ambiente e Urbanismo(Semurb), em parceria com aCompanha Gira Dança, queorganizou a peça. A compa-nhia desenvolve dança con-temporânea com a inclusão depessoas com e sem necessida-des especiais e que tambémparticipam do Sonho de Natal.

O espetáculo de 20 minutosde duração conta a estória deuma menininha que vivia nafloresta das Dunas,que a emo-ciona todos os dias, por suabeleza e magia, mas que esta-va sendo devastada pelo ho-mem, pelas queimadas e der-rubadas das árvores. Vendoaquela destruição a meninaprotege em uma redoma de vi-dro a última arvore do natal,mais que sozinha não iria con-seguir proteger por muito tem-po.

CIDADES Domingo, 25 de dezembro de 2011 - 5www.omossoroense.com.br

ESTRUTURAÇÃO

Escola de Parnamirim retomará atividades e Caic será reformado até o início do ano letivo

A Escola Estadual Prof.Ar-naldo Arsênio de Azevedo,quefunciona nas instalações do Ca-ic de Parnamirim, vai voltar àsatividades a partir de amanhã.

A escola vai funcionar noprédio da Escola MunicipalProfª Alzelina de Senna Va-lença, situada no bairro Ro-sa dos Ventos, nas proximi-dades do Caic. Uma equipede engenharia da Secretariade Educação do Estado jádeu início ao processo parainício da recuperação do pré-

dio até o próximo dia dez.A Escola Estadual possui

150 funcionários e 1.827 alu-nos, nos três turnos: 22 turmasdo ensino fundamental (1º ao5º ano) pela manhã, 17 turmasdo ensino fundamental (6º ao9º ano) à tarde e 18 turmas (7turmas de Educação de Jovense Adultos- EJA - Ensino fun-damental e 11 turmas de Edu-cação de Jovens e Adultos-EJA-EnsinoMédio) à noite.

Em decorrência da greve,o ca-lendário escolar 2011 foi alterado

para reposição dos dias letivosperdidos, ficando instituído quea escola funcionará regularmen-te até 28 de janeiro de 2012.

Como durante a greve, a es-cola se manteve funcionandode forma parcial, algumas tur-mas já estão concluindo o anoletivo,portanto,o prédio da ins-tituição municipal,que vai abri-gar a escola estadual com ape-nas 11 salas de aula, oferece to-das as condições para a con-clusão do ano letivo nas turmasque estão fazendo reposição.

As providências foram pos-síveis graças ao entendimentoentre a 2ª Diretoria Regionalde Educação e a Secretaria deEducação do Município de Par-namirim.De acordo com Fran-cisca Gilzete de Figueiredo, tit-ular da Dired, a escola munici-pal já encerrou suas atividadesem 2011 e graças a boa vonta-de da Secretaria a escola do Ca-ic vai encerrar o ano sem maio-res problemas.

“Ficamos apenas uma sema-na paralisados após a decisão da

juíza. Estes dias parados tam-bém serão repostos, além domais, algumas turmas, de pro-fessores,que não aderiram à gre-ve, já estão concluindo o ano,portanto não haverá problemasquanto ao cumprimento do ca-lendário,” disse a diretora.

A escola parou as atividades,por uma semana, após decisãoda juíza da Infância e Juventu-de de Parnamirim que deferiuna quinta-feira (15) um pedidodo Ministério Público no sen-tido de interditar a unidade es-

colar até que os problemas deinfraestrutura do prédio sejamresolvidos.

Quanto a reforma do Caic,uma equipe de engenheiros daSecretaria de Estado da Edu-cação e da Cultura já iniciouos trabalhos para recuperar asinstalações físicas. A previsãoé de que até o próximo dia 10as obras sejam iniciadas e queas salas de aula sejam libera-das até o início do ano letivo2012, marcado para o dia 1ºde março.

Projeto mostrasoluções para afauna e a flora

O projeto Sonho de Na-tal é uma narrativa que mos-tra de forma lúdica proble-mas e soluções de nossa fau-na e flora, além da impor-tância da inclusão socialdentro de uma temáticaabrangente que remeterá auma visão maior da susten-tabilidade do homem.

O evento começa comuma ação durante o dia,comum trem onde promotoresvestidos de “ajudantes dePapai Noel”apresentam pa-ra um público visitante,principalmente crianças, oParque da Cidade e suas ca-racterísticas, por meio deuma contação de história lú-

dica dentro do tema.A parte final da apresen-

tação conta com a partici-pação do coral da EscolaMunicipal Celestino Pi-mentel,cantando temas na-talinos e que tem comomaestro Aildemar Paraguai,além da professora Danie-le Ramos, que organiza ocoral.

Ao lado do palco ondeacontece o espetáculo foimontada uma estruturacom tendas, onde artesõesapresentam seus produtosreciclados com temáticas di-versas principalmente nata-linas, além de uma praça daalimentação.

Espetáculo natalino mostra importância da inclusão social dentro de uma temática abrangente

Triste e sem saber o que fa-zer ela faz um pedido aos céus,àquela estrela mais brilhante eanjos da natureza aparecem pa-ra proteger e cuidar da árvoredo natal, para que germine esuas sementes sejam levadaspara todo o mundo.

“Nosso objetivo com esseespetáculo e promover a edu-cação ambiental dentro do pe-ríodo natalino, mostrando quedevemos nos preocupar coma qualidade de nossa água, das

florestas, dos mangues, comáreas como o Parque da Cida-de”, informou o secretário ad-junto de Meio Ambiente e Ur-banismo da Semurb, EugênioBezerra.

O diretor do espetáculo e di-retor artístico do Gira Dança,Anderson Leão, destacou queo Sonho de Natal promoveuma conscientização dupla.“Além de trazer a importânciada preservação ambiental, tam-bém mostramos a importân-

cia da inclusão de pessoas por-tadoras de necessidades espe-ciais, que participam da peça,na sociedade”, ressaltou Ader-son Leão.

Na obra participam cadei-rantes que fazem parte da com-panhia Gira Dança, além deduas atrizes convidadas,a Ales-sandra Augusta, que interpre-ta a mãe natureza, e Júlia Mar-tins Alsieri, que faz o papel damenina que protege a última ár-vore de natal.

Page 22: Mossoró - RN, 25 de dezembro de 2011 - Nº 15.930 FAFÁ ...p.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/pdf/EDICAO_251211.pdf · Reforma do Vuco-Vuco deve ser concluída em janeiro

CIDADES6 - Domingo, 25 de dezembro de 2011 www.omossoroense.com.br

[email protected] AlmeidaO GRILO FALANTE – MACAU

Jair Queiroz, proprietário dos SupermercadosQueiroz, e sua esposa Lucineide durante a confraternização da Stock Frios em Macau

O presidente da OAB-RN,o macauense Paulo Teixeira

Feliz Natal como sorriso daqueridíssima Lourdinha,lê-se FrancisquinhaLanches

Feliz tudo para o casal Gelsa Lúcia e Luís Gonzaga da Silva

DESENVOLVIMENTOA área que engloba os municípios de Macau

e Guamaré está entre as dez regiões emergentesmais dinâmicas do Brasil. É o que mostrauma pesquisa encomendada pela revista Ex-ame à consultoria Deloitte.O resultado mostraque o norte potiguar está embalado pela ex-ploração de petróleo e a geração de energia eóli-ca. Apesar de tudo isso, são discrepantes asdesigualdades sociais e o alto índice de de-semprego na região.

FOTOSHOPA magia do Natal foi esquecida por muitos.

Hoje abro a caixa de e-mail e me assusto coma quantidade de “cartões virtuais” vindo detodo lugar.Alguns muito bem produzidos,out-ros nada condizem com a realidade. Sinto fal-ta do bom e venho cartão entregue pelos Cor-reios para ser colocada na minha árvore de Na-tal, que este ano ficou sem graça sem os tradi-cionais cartões natalinos.

2012Mal o ano acabou e a velha ilha de Manoel

Gonçalves só vive e só fala em política.Pesquisasaparecem a todo tempo e todas as horas e odesenho na cidade salineira começa a se formarcom seus velhos e bons conchavos políticos.O ano que entra promete ser agitado em Macau,e a política promete pegar fogo.

TEREZA CRISTINARecebemos um e-mail lindo e carinhoso

de uma leitora velha conhecida deste espaço.E de Mariquinha recebemos linhas lindascom felicitações e agradecimento pelo anoque passou com votos sinceros de reno-vações quem retribuímos o carinho semprepresente com a coluna.

FESTA NO REINOA cidade vive e respira festas. E para o fim

do ano presentinhos para a população e napróxima quinta-feira, dia 29, com Zezo dosTeclados em Ilha de Santana. Sexta-feira, dia30, com Cavalo de Aço e Briola no largo deeventos da cidade. E para a festa da viradanenhuma novidade.Show da banda Feras,maisshow pirotécnico e também show com a ban-da Grafith na Praia de Camapum.

JUSTA HOMENAGEMEm Macau, o engenheiro Haroldo Andrade

Martins afiou conversas bem avançadas coma jornalista Regina Barros sobre a criação doMemorial Benito Barros.A coluna apurou quemuita coisa já está em andamento. Muito boaideia.

HOMEM DE FERROO nosso abraço afetuoso e carinhoso ao del-

egado Antônio Pinto.Homem competente cu-jo trabalho é de altíssima relevância para a so-ciedade, em especial a de Macau. Antônio ho-je enfrenta forte turbulência em virtude do seudesempenho exemplar.

JÁ NAS BANCAS!

Page 23: Mossoró - RN, 25 de dezembro de 2011 - Nº 15.930 FAFÁ ...p.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/pdf/EDICAO_251211.pdf · Reforma do Vuco-Vuco deve ser concluída em janeiro

Escola Norsal expandiráatividades para a comunidadeCronograma definido para o próximo ano promete muitas novidades na área da capacitação

AREIA BRANCA – Ex-pandir os horizontes da Esco-la Norsal em 2012 é uma dasmetas defendidas pela empre-sa Norte Salineira (Norsal)que, em parceria com o Ser-viço Social da Indústria (Se-si), desenvolve a iniciativa desucesso há 17 anos. O crono-grama definido para o próxi-mo ano vem com muitas no-vidades.

Por meio da Escola Nor-

sal, funcionários que nuncafrequentaram uma sala de au-la e outros que haviam deixa-do os estudos pela metadeabraçaram a oportunidade deaprender a ler e a escrever,além de participar de projetosparalelos como campanhaeducativa em defesa do meioambiente, exposições de pro-dutos confeccionados pelosalunos com uso de recicláveis,entre outras ações.

Antecipando algumas dasmetas pretendidas para o pró-ximo ano, a Escola Norsal es-tá abrindo as portas para a co-munidade, que agora vai po-der se matricular nas turmasde Ensino Fundamental I eII e no Ensino Médio. O pe-ríodo de matrículas começoudia 20 e vai até 12 de janeirode 2012.

A questão ambiental é le-vada a sério pela Norsal, que

paralelo às suas atividades noramo salineiro, nutre umagrande preocupação em man-ter o equilíbro ecológico, res-peitando as diversidades epreservando o meio ambien-te.

É tanto, que a empresamantém um canteiro com mu-das de manguezais, que sãoutilizadas sempre que há ne-cessidade de recompor umadeterminada área.

CIDADES Domingo, 25 de dezembro de 2011 – 7www.omossoroense.com.br

Escola Norsal faz da empresa salineira uma referência nesse tipo de iniciativa na região

EXPANSÃO

Interessados em fazer par-te dos quadros da EscolaNorsal, a partir do próximoano,devem se dirigir à base daNorsal, rua Coronel Solon,168,Cais Souza Nogueira,desegunda a quinta-feira, das19h às 21h. A documentaçãonecessária compreende xeroxdo CPF, RG, comprovantede residência e histórico es-colar.

Com relação ao calendá-rio letivo, para as turmas doEnsino Fundamental I asaulas acontecerão às segun-das e quartas-feiras; Ensi-no Fundamental II, às ter-ças e quintas-feiras; Ensi-no Médio, aulas de segundaa quinta-feira. O horário se-rá das 19h às 21h, na baseda Norsal.

A Escola da Norsal tem

como objetivo alfabetizaros funcionários leigos exis-tentes no quadro da empre-sa. Mas graças ao apoio re-cebido da professora Ma-ria Aparecida de Oliveira,ou "Cidinha", como é maisconhecida, foi além da pro-posta pedagógica do esta-belecimento de ensino econseguiu envolver os alu-nos num projeto de recicla-

gem do lixo domiciliar.Para isso, ela conquistou

o apoio da comunidade, on-de as pessoas voluntariamen-te se transformaram em mul-tiplicadores do programa decoleta seletiva desenvolvidopela educadora nas ruas ebairros da cidade e tambémem algumas localidades ru-rais, como as áreas de assen-tamentos.

Matrículas são feitas na base da empresa salineiraVENDO OU ALUGO

APARTAMENTO, no ResidencialBem Viver I, na avenida Rio Bran-co, 1500,1º andar, com área de127m², com duas vagas nagaragem, uma suíte, dois quartos,banheiro social, dependência com-pleta de empregada, área deserviço, dispensa, cozinha, sala deestar e jantar, duas varandas, ladoda sombra. Fone para contato: (84)8813-1272/ 9647-5313.

Page 24: Mossoró - RN, 25 de dezembro de 2011 - Nº 15.930 FAFÁ ...p.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/pdf/EDICAO_251211.pdf · Reforma do Vuco-Vuco deve ser concluída em janeiro

DESTAQUES

Luciano OliveiraAREIA BRANCA

O esquema que será trabalha-do pelo sistema governista nacampanha eleitoral de 2012 já es-tá todo montado. Na surdina,as coisas estão acontecendo,mas com a participação dos alia-dos do prefeito Manoel CunhaNeto, "Souza" (PP). As últimasreuniões do grupo foram emtom de definições. O prefeito"Souza", que até então usava dacautela quando se referia ao plei-to sucessório municipal, come-ça a tomar pé da situação e or-ganizar as pedras no tabuleiro.Em outras palavras, "Souza" es-tá assumindo o que de fato e dedireito ele é: o condutor do pro-cesso sucessório, no âmbito dogovernismo.

***O pré-candidato a prefeito

do governismo em 2012 é o at-ual vice-prefeito e médico JoséBruno Filho (PMDB). O com-panheiro de chapa de Bruno de-ve sair do PP ou do PSB, é o mais

provável, indicação do prefeito"Souza". Agora, se por algummotivo (ninguém sabe o dia deamanhã) o cabeça de chapa foroutro, e não Bruno Filho, a his-tória muda. Entraria em ação oplano "B" (todos nós temos umna vida) com inversão do qua-dro: aí, já seria "Souza" quem in-dicaria o cabeça de chapa e o vi-ce sairia do consenso entre osdemais partidos que formam acoligação. Em tempo: essa é anossa modesta opinião.

***A deputada federal Fátima

Bezerra (PT) esteve em AreiaBranca durante a semana paradebater o Plano Nacional deEducação (PNE) com os educa-dores e participar de um ato po-lítico organizado pelo Partidodos Trabalhadores (PT) local. Oevento realizado na Câmara Mu-nicipal foi muito concorrido,onde foram apresentados ospré-candidatos a vereador pela

sigla nas eleições municipais de2012.

***Aliado do governismo em

Areia Branca, o PT de FátimaBezerra, que é vice-presidentenacional do partido e tem trân-sito livre no Governo Federal,vive um dos seus melhores mo-mentos. A parlamentar aprovei-tou a deixa para afirmar que oPT tem nome em potencial pa-ra compor na majoritária. Ou se-ja, o PT tem nome para vice-prefeito na chapa do governis-mo. Os petistas presentes con-sideraram o lembrete de Fáti-ma oportuno, mas lá no fundodo plenário, na plateia, teve gen-te que fez beicinho.

***Quem conhece o empresário

Cleodon Bezerra, que presideo PMDB local, sabe que ele édireto nas suas declarações, semarrodeios quando quer dizer al-guma coisa. Em pronunciamen-

to durante a visita da deputadaFátima Bezerra a Areia Branca,Cleodon disse que nunca votouna parlamentar, mas a admirava,pois mesmo não sendo seu elei-tor, precisou dela e foi atendido.

***Aleluia! O servidor público

municipal Alex Rosino vai serpai. E a futura mamãe, Daiane,não esconde a felicidade. Masquem esbanja sorrisos com a no-tícia são os pais de Alex, os fu-turos avós Júlio Bocão e Neta.Aliás, Júlio Bocão vinha pegan-do pesado com Alex, cobrandoo neto que estava demorandomuito a chegar. "Pressionado",Alex teve que mostrar serviço efinalmente a boa notícia: em2012, vai ser papai!

***A estudante Márcia Thainá

Silva Cruz foi a primeira jovemselecionada para trabalhar noInstituto Nacional do Seguro So-cial (INSS), agência de Areia

Branca, pelo programa de está-gios do Centro de IntegraçãoEmpresa-Escola (CIEE), que éparceira no Programa AprendizLegal, da Prefeitura de AreiaBranca. Ela terá um contrato dedois anos com carteira assinadae com direito a vale-transporte.

***A Câmara Municipal de Areia

Branca iniciou o seu recesso par-lamentar no último dia 15, coma realização da última sessão or-dinária que fechou o calendáriode 2011. As atividades normaisserão retomadas em fevereiro de2012, sendo que, apesar do re-cesso estabelecido para esse pe-ríodo, sessões extraordináriaspodem ser realizadas, desde quehaja necessidade para isso.

***O período de trabalho encer-

rado recentemente no Legisla-tivo municipal, segundo o pre-sidente da Casa, vereador Aldode Oliveira Dantas (PMDB), foi

considerado como dos mais po-sitivos, notadamente, pela aber-tura oferecida à comunidade. Aatual gestão desenvolveu um tra-balho no sentido de tornar o lo-cal mais democrático, atender apopulação de forma ininterrup-ta e facilitar o acesso dela aos ve-readores.

***Como planejamento para

2012, a Prefeitura de Areia Bran-ca, por meio da Secretaria Mu-nicipal de Serviços Públicos, O-bras e Urbanismo, antecipou aexecução do plano de convivên-cia com as chuvas na zona ur-bana. O primeiro setor contem-plado com a ação foi o acessoao bairro Ilha, que recebeu no-va pavimentação. O calçamen-to teve que ser elevado em todaa sua extensão para evitar que aágua volte a empossar comoocorria antes. No período do in-verno aquela área era uma ver-dadeira calamidade.

Zona Franca

O vereador Francisco Lopes da Silva, "Chico Lopes", concilioubem as atividades como advogado e parlamentar em 2011. Ele

considera que o ano foi muito positivo para a advocacia potiguare em termos de Legislativo houve avanços significativos

Vereadores, funcionários, familiares e amigos prestigiaram aconcorrida confraternização da Câmara Municipal de Areia Branca,

organizada pelo presidente da Casa, Aldo Dantas. O prefeito"Souza" esteve lá e parabenizou os edis pelo ano produtivo

O jovem comerciante Rodrigo Campielo Bezerra foi o aniversariante do último dia 23. Filho do casal empresarial JoséCampielo/Ana Maria, ele vem se revelando um expert no ramocomercial, tocando com sucesso a loja Baratão dos Calçados

COLAÇÃO DE GRAU O coordenador do Núcleo Avançado da Universidade do Es-

tado do Rio Grande do Norte (Uern), em Areia Branca, VicenteFaustino Filho, confirma para dia 27, às 19h, em solenidade queserá realizada no auditório do Hotel Costa Atlântico, na praia deUpanema, a solenidade de colação de grau de 18 bacharéis, sendo15 em Turismo e 3 em Gestão Ambiental. O paraninfo das tur-mas será o médico e vice-prefeito José Bruno Filho,e como padrin-ho, o prefeito Manoel Cunha Neto, "Souza".

JUSTIÇA NA PRAÇAEntre as novidades previstas para 2012, convênio com o Tribunal de

Justiça do RN garantirá a implantação do projeto Justiça e Escola nos es-tabelecimentos de ensino de Areia Branca. A cidade também poderá se-diar mais uma edição do projeto Justiça na Praça. E ainda terão início asobras do novo Fórum Municipal, que será construído em terreno doadopelo município ao Judiciário.

CIDADES8 - Domingo, 25 de dezembro de 2011 www.omossoroense.com.br

JHANAYNA É SHOW! A simpatia de Jhanayna Azevedo faz toda a

diferença no tocante ao atendimento na loja daClaro no Supermercado Show de Preço. Elaaniversaria no dia 28, e antecipadamente a colu-na parabeniza a bela Jhanayna, com votos deum 2012 repleto de coisas boas.

NOVA BATALHA Pré-candidato a prefeito de Areia Branca Bruno Filho,deputada fed-

eral Sandra Rosado, prefeito Manoel Cunha Neto, "Souza", e a dep-utada e pré-candidata a prefeita de Mossoró Larissa Rosado. Quarte-to que estará em campo no próximo ano em mais uma campanhaeleitoral. As parlamentares têm uma parceria de sucesso com AreiaBranca faz tempo.

Page 25: Mossoró - RN, 25 de dezembro de 2011 - Nº 15.930 FAFÁ ...p.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/pdf/EDICAO_251211.pdf · Reforma do Vuco-Vuco deve ser concluída em janeiro

FELIPE GUERRA - A viradado ano terá um atrativo a mais em Fe-lipe Guerra, Alto Oeste potiguar.

Com oito trabalhos lança-dos de forma in-

dependente, omúsico ecompositor

FranciscoC é z a rd e

Góis, "Cezôca", agendou para o dia31 de dezembro a gravação e filma-gem daquele que será o seu primeiroDVD oficial. Para o DVD, "Cezôca"escolheu um repertório eclético.

A seleção de músicas praticamen-te envolverá todos os oitos LPs/CDsque marcam sua trajetória musical de23 anos de carreira. O investimentototal está estimado em aproximada-mente R$ 6 mil.

O DVD será o segundo trabalhodeste ano do artista felipense. Em se-tembro passado, ele promoveu o lan-çamento do seu oitavo CD intitulado"Depressão Profunda".

O álbum é composto por cançõesque focalizam os problemas comunscom os quais as pessoas se deparamem consequência do turbilhão decoisas que são enfrentadas diaria-mente.

"Apresentamos este CD eagora vamos partir para um de-safio maior que é a gravaçãodeste nosso primeiro DVD.Espero que tudo ocorra beme possamos realizar umbom trabalho", asseverou.

COMPOSITOR CEZÔCAGRAVARÁ PRIMEIRO

DVD DA CARREIRA NOÚLTIMO DIA DO ANO EM

FELIPE GUERRA

UNIVERSODOMINGO

Mossoró (RN),25 de dezembro de 2011

Caderno do jornal O Mossoroense

Funcionário de carreira daUniversidade Federal Rural doSemi-Árido (Ufersa), onde de-sempenha sua atividade profis-sional na cidade de Mossoró,"Cezôca" possui enorme identi-ficação com sua cidade natal, Fe-lipe Guerra.

É lá que, todos os anos, ele e al-

guns amigos e admiradores promo-vem o evento denominado Abe-lhudo Rock. Este ano aconteceu aquarta edição do festival que tem oartista como uma das atrações prin-cipais ao lado da banda Brazôca.

Além dele, se apresentaram es-te ano o Comando Etílico (thrashmetal) de Natal; o Hardwind (hard

rock progressivo), de São José deMipibu; e, o Highway Star (tribu-to ao DeepPurple), de Mossoró.

PREPARAÇÃODe acordo com um dos co-or-

ganizadores do evento, João Ba-tista Pascoal, já está sobre a mesao planejamento para o 5º Abelhu-

do Rock, que deverá ocorrer nomês de julho de 2012, nas depen-dências do Clube Maratana.

"A gente vai começar mais ce-do a discutir a realização do 5ºAbelhudo Rock", declarou JoãoPascoal. A expectativa é que apartir de março comecem oscontatos com as atrações que

participarão do festival. A parti-cipação de Cezôca e banda Bra-zôca está confirmadíssima. Ou-tro nome que deverá se apresen-tar novamente é o Hardwind."Esta foi uma banda que deixouótima impressão e queremoscontar com ela novamente",adiantou João Pascoal.

Músico mantém forte ligação com sua cidade natal

Projeto

Page 26: Mossoró - RN, 25 de dezembro de 2011 - Nº 15.930 FAFÁ ...p.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/pdf/EDICAO_251211.pdf · Reforma do Vuco-Vuco deve ser concluída em janeiro

POESIA2 - Domingo, 25 de dezembro de 2011 www.omossoroense.com.br

BANDEIRA TINHA RAZÃOIvanúcia Lopes

Vi uma estrela tão alta e fria, como a de Bandeira.E me senti tão vazia.Um ser distante. Estranho. Feito lagarta listrada.Feito bicho solto na imundície.Feito louca. Rastejando e sendo olhada.Quis pegar o trem de ferro para ir visitar o rei.Passar o dia à toa. Feito andorinha.E ver a estrela da manhã, só minha.Quis ser feliz nas ondas do mar. Esquecer tudo e descansar.A eternidade está longe, mas ainda no meu destinoEu quero, como o poeta, a delícia das coisas simples.E talvez ainda me reste, ensaiar um tango argentino.Sem pensar na arte de amar, sem querer aquele menino.E se fosse pra mim o conselho pra TerezaEu teria te ouvido, Bandeira.Porque estou farta desse sujeito sentimental.Com lágrima e sem coração.E eu que já tomei tristeza, levaria essa lição.Vou mimbora.Vou depressa.Vou correndo.Bandeira tinha razão.

JUNTO A TILuana Dyane Governador Dix-sept Rosado

Há de se impressionarQuando souber o que venho a lhe falarNão sei se sabe, mas é especialTe ver, para mim, já se tornou crucial.

Não sei quanto tempo duraráPode acabar quando eu menos esperarMas isso eu não quero saberQuero viver o agora com você.

Bom é poder sentirTudo que sinto quando estou junto a tiCada tremor e emoçãoFaz palpitar meu coração.

Pode se sentir importantePois mesmo quando está distanteEu quero você...Desejo poder te ter.

Então me faça feliz no presenteNão importa se seu coração não me pertenceFaça nosso momento valerE deixe-me ser feliz com você.

AMANHECENDOClauder [email protected]

Não há galos por aquiNão há canteiros aquiNenhuma flor nem beirais.

Apenas a saudade oceânicaAmanhecendo com esse solNum dia claro, frio... e longo.

[email protected]

Quando a distância separaOs corações dos amantes...As palavras morrem friasAntes que saiam esvoaçantes.

As bocas tentam balbuciarSons que embalam o amorE fazem brilhar a vida...Que logo se enche de cor.

Acordada está a saudadeAcalentando o sentimento,Que nos braços da paixãoAdormece no pensamento.

"O AMOR...Cecília Meireles

É difícil para os indecisos.É assustador para os medrosos.Avassalador para os apaixonados!Mas, os vencedores no amor são osfortes.Os que sabem o que querem e querem o que têm!Sonhar um sonho a dois,e nunca desistir da busca de ser feliz,é para poucos!!"

MENINO JESUSMikele Santos da SilvaMossoró-RN

O natal está para chegar,Mas nem todos estão a se abraçarTêm pessoas felizesE outras a chorarPor qual motivoSinto muito, não sei explicar.

Recordaremos o nascimentoDe um menino muito legalQue a seu pai é muito lealAlegrou a todos com suas palavrasEle é diferente nunca fez piraçaComo muita gente.

TUA FELICIDADEJoedson Morais de FreitasProfessor

Fico triste com tua consternaçãoMeu desalento ao te ver chorarNo afã de poder tua dor ultimarEnterneço também meu coração

Procuro formas de te afortunarPara suscitar o teu belo sorrisoPor um momento de improvisoFazer o teu prazer se fomentar

Fazendo-me como humoristaPara o teu entusiasmo emergirE aniquilar esse teu sofrimento

Buscando sempre estar otimistaPara a tua esperança fazer nutrirE retornar o teu contentamento

O CÉU DA TUA BOCA...Ângela Rodrigues Gurgel

Quando meu beijo Toca o céu de tua bocaNão busco paz ou serenidade, Quero mesmo é me entranhar Neste mar de promessasRefletidas em teu olhar...

ARCO DO TRIUNFOMárcio de Lima DantasProfessor de Literatura Portuguesa da UFRN

Destinado à passagem por um cortejo,o arco verga-se em espaço aberto,para de longe ser avistado.Não edificou-se ao utilitário ou funcional,apenas comemora-se um evento,desmente o tempo,coagulando um antes e um depois.Nasce como símbolo,perpetua-se como celebração.Escande um certo presente,cristaliza seu passado, chanta uma estela no futuro.O mármore esculpido esplendeos espelhos da memória.

ei que as intenções de-la são boas. Ela nãofaz por maldade. Faz

por alegria. Mas não sabeo quanto a alegria dela mefaz sofrer... Colocou naporta do seu apartamentoum calendário regressivoanunciando quantos diasfaltam para o Natal. Ela sealegra por antecipação...

Para mim é o contrário.O que sinto,não sei se é tris-teza ou irritação. Não é queeu não goste do Natal. Aminha tristeza e irritaçãoacontecem porque amo oNatal.

Sei que isso deve estarconfuso. Preciso explicaresse paradoxo. Vou me va-ler de uns versos do poe-ma de Cassiano Ricardo,

"Você e o seu retrato"."Por que tenho saudade

/ de você, no retrato, / ain-da que o mais recente? / Epor que um simples retra-to, / mais que você, me co-move, / se você mesma es-tá presente?"

O resto do poema são va-riações sobre essas duasperguntas terríveis quequalquer pessoa odiaria ou-vir do amante ou da aman-te! O seu retrato... Comoamo o seu retrato! Olhan-do para o seu rosto parali-sado no papel - você estásempre do mesmo jeito, ol-hando-me com aquele ol-har de criança, eterno-, sin-to uma alegria mansa queeu queria ter sempre. Sabe,preciso confessar, o seu re-

trato, em que você está au-sente, me comove mais queo seu rosto,quando você es-tá presente. A sua presen-ça perturba o amor que sin-to por você, no retrato. Sevocê estivesse sempre au-sente, se eu tivesse somen-te o seu retrato, eu a ama-ria mais...

Resumindo: a gente amamais na ausência que napresença. Porque o objetoausente existe iluminadopela luz de fantasia, fora dotempo.O objeto amado au-sente é um emissário daeternidade.

Havia uma casa da minhainfância que eu muito ama-va. Sempre me lembravadela, tinha saudades, queriavoltar lá. Voltei. A casa es-

tava lá. Mas não era a mes-ma. Sim, era a mesma, masnão era a casa que eu ama-va na minha fantasia.

Thomas Antônio Gon-zaga escreveu um poemaem que ele, movido pelasaudade, volta aos lugaresda sua infância. Volta aosmesmos lugares mas, pormais que procure, não en-contra os seus lugares. Tu-do está diferente. E cadaestrofe termina com esserefrão: "São esses os sí-tios? São esses. Mas eu omesmo não sou...". Ao fi-nal ele recobra a lucidez ereconhece que todos oslugares amados estão nosmesmos lugares onde es-tavam. Então, o que mu-dou? "Mudaram-se meus

olhos de triste que es-tou..."

A alma é o lugar onde es-tão guardadas, como se fos-sem quadros, as cenas queo amor tornou eternas. Oretrato da amada de Cassia-no Ricardo.A casa velha on-de morei. Os lugares da in-fância de Thomas AntônioGonzaga. De vez em quan-do a saudade os chama doseu esquecimento. É o queacontece com o retrato doNatal que mora na minhamemória poética, que éamassado pela realidade doNatal que vai acontecer nodia marcado no calendárioregressivo da minha vizi-nha, tão simpática e amiga...

O meu retrato de Natal,desbotado, me faz lembrar

de uma expressão antiga: "acidade adormecida".Todosdormem. Grande é o silên-cio exceto pelo vento nasárvores, um latido distantede algum cão,o canto de umgalo que se equivocou nohorário. As estrelas velam.É uma cena de tranqüilida-de. Quando se dorme, a vi-da passa devagar.Bachelardobserva que até mesmo umcriminoso adormecidoprovoca sentimentos deternura. Dormindo, todosnos tornamos crianças.Ho-je as cidades não dormemmais. Hoje o Natal aconte-ce nas cidades que não dor-mem. Mas o meu Natal sóacontece numa cidadeadormecida que só existeno meu retrato...

S

A cidade adormecidaRUBEM ALVES - Escritor

Artigo

Page 27: Mossoró - RN, 25 de dezembro de 2011 - Nº 15.930 FAFÁ ...p.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/pdf/EDICAO_251211.pdf · Reforma do Vuco-Vuco deve ser concluída em janeiro

VARIEDADES Domingo, 25 de dezembro de 2011 - 3www.omossoroense.com.br

Artistas celebrarão ocentenário de MarietaLima de MedeirosHomenagem terá uma vasta programação cultural

RECONHECIMENTO

A classe artística mosso-roense está preparando umahomenagem para Marieta Li-ma de Medeiros, uma das pio-neiras no desenvolvimentodas artes plásticas em Mosso-ró, que completará, no próxi-mo dia 12 de janeiro, 100 anosde vida.

A ideia de homenagear ocentenário da artista foi lança-da pelo poeta e artista plásti-co mossoroense Rogério Dias,que revela que no dia do ani-versário de Marieta Lima, elaserá retratada no muro locali-zado em frente à sua residên-cia. “Marieta sempre foi umapessoa que possuía uma admi-ração enorme pelas artes plás-ticas.Por isso eu sinto a neces-sidade de realizar junto commeus amigos uma simples esingela homenagem a essa es-

quecida mulher que tanto no-me deu à cidade de Mossoróe somente foi lembrada parauma medalha doada pela go-vernadora”, comenta.

Para poder concretizar ahomenagem, Rogério diz quefoi necessário pedir autoriza-ção ao reitor da Universidadedo Estado do Rio Grande doNorte (Uern), Milton Mar-ques, uma vez que o muro on-de será retratada a imagem deMarieta Lima faz parte doCentro de Estudos e Progra-mação Cultural, o edifícioAceu, que pertence à Univer-sidade.

“Se por acaso o reitor nãopermitisse, eu faria de qual-quer maneira. A Aceu é umimóvel público e eu não esta-ria depredando nenhum patri-mônio da Uern, apenas pin-

tando um rosto de uma mu-lher tão importante como a ar-tista Marieta Lima, mas valesalientar que muito solidaria-mente dr. Milton Marques mepassou um e-mail se colocan-do à disposição para a reali-zação dessa homenagem”,destaca Rogério Dias.

O poeta mossoroense re-vela ainda que a admiração porMarieta Lima surgiu devido aofato de sua mãe também ter si-do uma artista plástica. “Mi-nha mãe dedicava parte do seutempo em pintar quadros e es-tudava com Dona Marieta.Minha mãe e ela são pionei-ras em artes plásticas nesta ci-dade que vomita cultura e ex-pulsa poetas que comemoramo 13 de março em um local pú-blico como a Cobal”, concluiRogério Dias. Imagem de Marieta Lima será desenhada no muro do Edifício ACEU

CEDIDA

GERALDO [email protected]

mês de dezem-bro nos leva à me-ditação, à autocríti-

ca, a um balanço do queaconteceu no ano.O que ga-nhamos, o que perdemos, oque fizemos e o que deixa-mos de fazer são algumas dasindagações que nós fazemosnesses momentos. E quasesem querer extrapolamos es-ses pensamentos para o queaconteceu a nossa volta, ba-seado no que lemos,presen-ciamos ou apenas assistimosna TV, seja na cidade, no es-tado, no país ou no mundo.O ano que está findando,porexemplo, foi muito rico emacontecimentos. Tivemosescândalos que não deramem nada, ou nada que ter-minou em escândalo, e as-sim os meses foram passan-do. Lembramos tambémdos que se foram,alguns pornos serem caros, deixaram

saudades. E dos que chega-ram. É o círculo da vida.

Nos últimos anos, algunsgrandes do “País de Mos-soró”, com quem tive a sa-tisfação de conviver, muda-ram de plano espiritual, dei-xando na cidade a sensaçãode vazio. Cito dois apenascomo exemplo: o professorVingt-un Rosado e Mauríciode Oliveira, que nos deixoutão precocemente.Maurício,que no meio cultural enca-beçou movimentos como acriação de teatros em Mos-soró,foi presidente da extin-ta Cooperativa Caiçara deArtistas (Coocar) e funda-dor do Grupo Vina. Comobandeira de luta foi um ar-dente defensor do rio Mos-soró, que antes era rio livre;travesso. Corria majestosoem suas enchentes, forman-do grandes redemoinhos,cortando barrancos às suas

margens,arrastando troncosde árvores em suas águasbarrentas e velozes. Traves-suras essas que fizeram comque os nativos que aqui ha-bitavam o chamassem demô-çoroc,vocábulo indíge-na que pode ser traduzidocomo rio destruidor. Hoje,no entanto,pela ação do ho-mem, permanece parado,preso entre muros de con-creto, sendo contaminadopelos restos que o homemdescarta, morrendo lenta-mente. Essa foi uma das ba-talhas de Maurício. Pelo rio,lutou o bom combate; nãoteve tempo,porém,de assis-tir a vitória. Mas com o seuexemplo,outros assumirama luta e a batalha continua.

Foi assim também com oprofessor Jerônimo Vingt-un Rosado, o "Seu Vinte eum", como Câmara Cascu-do o tratava, que nos deixou

no dia 21 de dezembro de2005. Fico pensando se acoincidência do dia da suamorte com o seu nome nãoteria sido a maneira que "OGrande Arquiteto do Uni-verso" achou para que elefosse sempre lembrado. Oamor a sua terra era tão gran-de que ele não a via como umsimples chão do interior nor-destino.Para caber seu amor,precisaria de um país,e assimele criou o "País de Mosso-ró", e a ele dedicou sua vida.Se fez mecenas nesse país;nele semeou livros. E assimnasceu o Boletim Bibliográ-fico e a Coleção Mossoroen-se. E como bom semeador,continuou plantando, e bi-bliotecas foram surgindomundo afora,bibliotecas es-sas que ele tratou a vida to-da de adubar com o enviode novos livros.Foi essa tam-bém a maneira que ele achou

de homenagear as pessoasque ele admirava,emprestan-do o nome dessas pessoasàs suas bibliotecas. E até eu,cujo único mérito foi ser seuamigo, tive meu nome liga-do a uma biblioteca em Mos-soró, que embora desmere-cida a homenagem me levouàs lágrimas à grandiosidadedo seu gesto.

Tal como Maurício,Vingt-un era também agrô-nomo. Talvez o apego à ter-ra tenha refletido quando daescolha de suas formaçõesuniversitárias. Ambos pro-fessor, e como professoresinfluenciaram pessoas. Oquanto influenciaram nãosabemos. Como disse Hen-ry Adams, "Um professorinflui para a eternidade;nun-ca se pode dizer até onde vaisua influência". Sabemosque deixaram discípulos, eque foram muitos.

Às vezes nos achamos nodireito de questionar AoGrande Arquiteto do Uni-verso: Por que os sábios sevão, quando ainda têm tan-to a ensinar? O poeta An-tônio Francisco, num mo-mento de divina inspiração,decifrou o mistério, e divul-gou esse mistério num poe-ma que ele chamou de "AResposta" que assim con-clui:

"E forçando o cordão dopensamento,

numa curva da linha euvi o nó.

E com ele a janela da ver-dade,

e a resposta pra tudo éuma só:

Quando falta um artista láno céu,

Jesus manda buscar emMossoró!".

Boas Festas!!!

O ano que passouO

Page 28: Mossoró - RN, 25 de dezembro de 2011 - Nº 15.930 FAFÁ ...p.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/pdf/EDICAO_251211.pdf · Reforma do Vuco-Vuco deve ser concluída em janeiro

POR ADRIANA MORAIS / MARICELIO ALMEIDA

Aos 28 anos, natural deMossoró,Gleison Tibau (ape-lido que o acompanha desdejovem,e que recebeu devido aofato de ter sido criado nacidade-praia) é hoje um dosprincipais nomes brasileiros noUltimate Fighting Champions-

hip (UFC), competição inter-nacional que vem ganhandodestaque em todo o mundo.

O mossoroense comemo-ra os recentes resultados al-cançados em um ano ondevenceu as três lutas que dis-putou, fato inédito até então.

Gleison Tibau derrotou onorte-americano Kurt Pelle-grino em março, aplicou ummata-leão para vencer o per-nambucano Rafaello "Trator"Oliveira,e no dia 19 de novem-bro,na sua última exibição,su-perou o carioca Rafael dos An-

jos, em decisão dos árbitros.Nesta entrevista do cader-

no Universo, o lutador revelacomo surgiu o interesse peloesporte e destaca como supe-rou os obstáculos existentes noinício de sua carreira,entre ou-tros pontos. Acompanhe.

Janigleison Herculano AlvesENTREVISTA4 - Domingo, 25 de dezembro de 2011 www.omossoroense.com.br

O Mossoroense: Comoteve início a sua carreira?Como surgiu o seu gosto poresse esporte?

Gleison Tibau: Eu come-cei nas artes marciais. Eu tinha11 anos quando vi o filme “Dra-gão Branco”, com Van Dam-me, então, vendo aquelas lutas,despertou o meu interesse. Euachei muito interessante e fa-lei: Vou querer ser isso aí, vouser lutador. Na época, em Ti-bau não havia estrutura de na-da, e quando disse que iria serlutador muita gente ficou assus-tada, algumas pessoas riram demim, e eu fiquei pensando co-mo fazer para me tornar umprofissional da luta. Eu lem-bro que naquele período, eu iade ônibus estudantil de Tibaupara Mossoró, onde comeceia treinar no MMA (sigla em in-glês que significa Mixed Mar-tial Arts,ou Artes Marciais Mis-turadas) com um professor daSuécia, que foi um dos pionei-ros do esporte aqui no RioGrande do Norte.

OM: Quando o esporte setornou profissional para você?

GT: Com 15 anos, partici-pei da minha primeira luta pro-fissional em Mossoró.Quandoviram o meu desempenho dis-seram que eu tinha talento, quetinha tudo para crescer.Depoisdisso vim morar em Mossoró,em uma academia.Passei gran-de parte da minha adolescênciamorando em academia e trei-nando sempre sonhando emum dia ser um grande campeão.A esperança nunca acabava, is-so tudo sem renda nenhuma,pois vim de uma família humil-de e não tinha patrocínio, foibem complicado para mim.Houve fases em que era difícilaté ter o que comer, quando oesporte não era valorizado co-mo hoje, quando era conside-rado violento. Comecei lutan-do no interior, depois de bonsresultados fui morar em Natal,já com uma estrutura melhor,e na sequência lutei em capi-tais como Fortaleza, João Pes-soa, Salvador, Recife.

OM: A participação emcompetições internacionaisfoi iniciada de que forma?

GT: Depois de lutar peloNordeste,fui morar no Rio,trei-nar lá, e com 19 anos participeida minha primeira luta interna-cional, no Japão, foi quando tu-do melhorou. Em seguida vol-tei ao Brasil e lutei no maior even-to de MMA no Brasil, tido co-

mo um dos maiores do mundo,o Meca World, onde ganhei acompetição e fui considerado omelhor lutador do país. Aí pas-sei a ser mais respeitado.Fui pa-ra a Europa, onde passei trêsanos, e nessa época os cachêsforam valorizados, dava para semanter com o dinheiro da luta,mas sempre voltava para o Bra-

sil.Só que aqui não tinha mais ad-versários, foi quando entrei emcontato com uma equipe dos Es-tados Unidos, que já conhecia aminha história, e contei a situa-ção que eu vivia no mo-mento,que no Brasil nãohavia competidores pa-ra mim, e que eu que-ria explodir para omundo.Eles decidi-ram apostar emmim e disseramque eu podia irpara lá.

O M :E essatem-

poradanos Estados Unidos foi po-sitiva?

GT: Lá assinei um contra-to com a equipe e após um mêsde treinamento eles me infor-maram que eu estava dentrodo UFC (Ultimate FightingChampionship). Aquilo foium choque para mim, porqueera meu sonho. Naquela épo-ca o UFC não era o maiorevento do esporte, era top,mas não como hoje. Eu fiqueimuito feliz com a proposta,empolgado, mas eu queriaparticipar do Pride, maiorcompetição do momento.En-

tão aceitei a proposta, e cres-ci junto com o UFC.

OM: Hoje você é o brasi-leiro com mais lutas noUFC. Como você se sentediante desse resultado?

GT:Sou o brasileiro mais ve-terano na competição e ao mes-mo tempo o mais novo, o que émuito legal para minha car-reira. Estou há seteanos no UFC e háseis anos moroem Miami.

O M :E porque vo-cê es-colheuoM M A ,entre aslutas de-senvolvi-das nas ar-tes mar-ciais?

G T :

Por ser maisempolgante,onde vocêluta em pé,você derru-ba o adver-sário, fazjiu-jítsu. NoMMA, vocêjunta todasas artes mar-ciais em umasó, pois seluta muay-thai, boxe.Só um dessesesportes nãome interes-sava.

OM: Ao longo de sua tra-jetória, quantas vitórias vo-cê já conquistou?

GT: Hoje eu tenho 47 lutase 7 derrotas. O MMA é um es-porte onde não existe premia-ção, que só é dada ao campeãodo UFC, considerado o cam-peão mundial. No UFC tenho15 lutas, com 10 vitórias e cin-

co derrotas. Euestou cota-

do paral u t a r

e m

2012 com o campeão FrankieEdgar, que vai disputar agoracom outro adversário,e se man-tiver o título lutarei com ele.Es-te ano lutei com três america-nos e dois brasileiros. Minhapróxima luta ainda não estámarcada, e não tenho noçãonem de data nem de adversário.

OM: Quais são as vanta-gens que você elencaria de-vido a divulgação que o UFCvem ganhando na mídia bra-sileira?

GT:Hoje a mídia está de por-tas abertas para esse esporte, oque torna bem mais fácil. Aquino Brasil mesmo há muitos even-tos, com estrutura melhor paratreinos, com academias maisestruturadas, com mais patro-cinadores. Qualquer criançaque hoje queira seguir essa pro-fissão verá que esse é o esporte

do futuro,que está em crescimen-to.Nos Estados Unidos é febre,aqui no Brasil essa tendência

também está sendo seguida.

OM: Então há possibili-dade de outros jovens deMossoró, Gleison, adota-rem esse esporte e seguiremessa carreira?

GT: Com certeza. Mosso-ró tem muito potencial,conhe-ço vários atletas que estão sedestacando em eventos nacio-nais e têm tudo para ganhar es-paço em qualquer evento domundo, é só querer, e ter foco,disciplina, colocar na cabeçaque quer ser campeão. Hoje ocampo está aberto, é fácil parachegar lá.

OM: Quanto ao patrocí-nio,também existe facilida-de ou ainda é uma barreiraque precisa ser vencida?

GT: É muito relativo. Aquino Brasil, por exemplo, eu nãotenho patrocínio hoje porqueaqui as empresas estão queren-do patrocinar, mas não ofere-cem os valores que os atletasmerecem. Elas preferem pa-trocinar lutadores que parti-cipam de competições nacio-nais porque é um investimen-to menor. É preciso que sejaampliada a visão das empre-sas para esse esporte que estácrescendo muito.

OM: Para finalizar, qualconselho você daria para osjovens que desejam seguir

esse esporte?GT: Quando eu era jo-

vem, eu tinha um sonho eapostei todas as minhas fi-chas nesse sonho, apesarde todas as dificuldades,todos os obstáculos. Omais importante é terforça de vontade, cora-gem e dedicação, ele-

mentos fundamen-tais, além de nun-

ca deixar suacarreira demão, e acre-ditar que

vai che-gar lá.

Mossoró tem muito po-tencial, conheço váriosatletas que estão se des-tacando em eventos na-cionais e têm tudo paraganhar espaço em qual-quer evento do mundo.

JOAQUIM MARCELINO

Page 29: Mossoró - RN, 25 de dezembro de 2011 - Nº 15.930 FAFÁ ...p.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/pdf/EDICAO_251211.pdf · Reforma do Vuco-Vuco deve ser concluída em janeiro

VARIEDADES Domingo, 25 de dezembro de 2011- 5www.omossoroense.com.br

PEQUENAS FICÇÕES XIIIinquentinha

Cabelos ralos,ol-hos fundos, barba

carregada de frios brancos.Barriga lassa, cinturão largo -presente do último Dia dosPais, há cinco anos -, calça decós baixo, sempre de fundofrouxo. Camisa mal passada,com os restos do café da ma-nhã decorando as listas esmae-cidas pelas frequentes lavagens.Uma alimentação que ele viupassar.Hoje, rápida, insípida,eem pé. "Café como rei, almo-ço como pode, jantar como po-bre!"; o conselho da saudosagenitora roncando no estôma-go vazio.

O tratamento de tio pelasmoçoilas da vizinhança.Na bo-ca, a baba da vontade e o travodo desgosto. O encontro con-sigo mesmo, no banheiro, a-mansando-lhe as taras. A for-ça da libido das cinquentas pri-maveras.

No trabalho,a contagem dos

dias para o aposento. Para asfunções nobres: "Há de se lherespeitar a idade!"; dizia-lhe ochefe, amante do bom verná-culo, ao tempo em que batia opó da sua ironia, com tapinhasnas costas.Para os postos altos:"O seu tempo é outro!"; sus-surrava-lhe aos ouvidos.E,nes-te nem-ir-e-nem-vir, lá se foramtrinta anos de batente. Comoprêmio, as placas de dez, vintee trinta anos de serviço presta-do.Dispostas na cômoda da sa-la, a receber a poeira do tempoe o cocô das moscas.

Ao chegar a casa, separadoda mulher e dos filhos, a soli-dão do banho frio,a cama gran-de,e os lençóis sujos e revoltos.Até o gato Sansão desertara."Deve andar em manceboscom a Esmeralda, siamesa davizinha."

No domingo, acordou tar-de, revoltado, disposto a fazeruma besteira.Ao ouvir a alegriada moçada no campo de fute-

bol de terra próximo,a decisão:armou-se de chuteira, calção ecamisa da Canarinha.

Desceu, então, as escadas.Ao abrir a porta, foi logo cor-rendo, ainda a vestir os apetre-chos de craque, rumo à pela-da.Já foi entrando no jogo,sempedir permissão,aos gritos,aosberros, barriga de fora, pois acamisa lhe era curta. Ao ver abola quicando à sua frente,nãocontou até três: Pum...

Foi bola, barriga e apetre-chos, num bolo só, se esbor-rachando ao chão. Quando apoeira assentou, a canalhasapecou-lhe uma vaia, unísso-na. Entrecortada com a mal-dita sentença:

- Dá-lhe, Cinquentinha!Moral da história:Na madureza, em caso de

revolta, nada de ser o rei da bo-la, é preferível a pachorra dosgandulas.

***DoaçãoNoite de sábado. Ele, com-

portado,quieto e sozinho,fren-te à televisão. Apesar do estô-mago seco, da reforma inaca-bada, e do rol de dívidas a qui-tar. "O vulto dos credores natela?" Não, apenas o medo ob-sessivo, pesadelo, incômodasunhadas na noite.

O anúncio do apresentador.Pedido de doação. Cenas deguetos e favelas, com criançasdesabrigadas,vítimas do aban-dono dos pais.O reforço:a che-gada dos artistas, com suas vo-zes embargadas, em falsete.Uma nova impressão. As un-has grandes da novela das oi-to, longas, próximas à meia-noite?

- Doe, colabore com a cam-panha... Ligue...

Os olhos secos, sem sono,o pânico da vigília comprida.Ojeriza aos lençóis amargos.Sua mão ao telefone, a disca-

gem.Mais por desfastio do quepor caridade.

Do outro lado, a voz mecâ-nica, agradecimento de com-putador:

- Meus parabéns. Você aca-ba de ajudar ao programa...

Tevê desligada.Ao sentar nacama, a reza do Pai-nosso e deuma Ave-maria. Como de há-bito. Apesar do estômago se-co, da reforma inacabada, e dorol de dívidas a quitar.

Embaixo dos lençóis, umamúsica nos ouvidos, zumbidode mosca:"Um amigo...É mui-to bom ter amigo...".

REFLEXÃO DOMINGUEIRA XXNasceu numa manjedouraE aguentou um suadouro.

REFLEXÃO DOMINGUEIRA XXIO Natal não se presta a pres-

tação de contas, isto sempre fi-ca para o extrato do Ano-novo.

C

CLAUDER [email protected].

Em 2012,os cinemas de to-do o país terão que exibir en-tre três e 14 diferentes filmesnacionais de longa-metragempor um tempo mínimo quevaria conforme o número desalas em funcionamento. Acota mínima de exibição cons-ta do Decreto 7.647, assinadopela presidenta Dilma Rous-seff e publicado na últimaquinta-feira (22) no DiárioOficial da União (DOU).

Regulamentada pelaAgência Nacional de Cinema(Ancine), a chamada Cota deTela é um instrumento ado-tado por vários países comobjetivo de promover a com-petitividade da indústria cine-matográfica nacional, e noBrasil, vem sendo emprega-da desde a década de 1930,sendo reeditada anualmentepor meio de decreto presi-dencial.

Para o supervisor da redeMulticine Cinemas, João For-miga, a Cota de Tela atual-

mente torna-se desnecessá-ria, uma vez que, segundo ele,a produção cinematográficanacional hoje em dia apresen-ta uma qualidade satisfatória.“O cinema brasileiro cresceumuito em qualidade. Antiga-mente, existia certo receio emexibir longas-metragens pro-duzidos no país, mas hoje es-ses filmes são muito bem-vin-dos”, destaca.

No próximo ano, os cine-mas brasileiros deverão res-peitar a cota mínima de trêsdiferentes filmes nacionais aserem exibidos por pelo me-nos 28 dias em cinemas comapenas uma sala. O númerode títulos obrigatórios e dedias para 2012 é o mesmo quevigorou este ano, e não sofrealterações desde 2005.

“A Multicine exibe men-salmente os filmes brasileirosque estão em cartaz no circui-to nacional, e existe sim pú-blico para esse tipo de produ-ção. Tivemos recentemente

Cinemas de todo o país terão que exibir entre três e14 diferentes filmes nacionais por um tempo mínimo

COMPETITIVIDADE

Medida foi autorizada pela presidente Dilma Rousseff, em decreto publicado na última quinta-feira

Multicine exibe filmes brasileiros que estão em cartaz no circuito nacional

um grande sucesso em exibi-ção, que foi O Palhaço, de Sel-

ton Mello, sem falar no fenô-meno Tropa de Elite”, conta

João Formiga, acrescentan-do: “Nossos longas superam

muitas vezes filmes interna-cionais”, conclui.

Page 30: Mossoró - RN, 25 de dezembro de 2011 - Nº 15.930 FAFÁ ...p.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/pdf/EDICAO_251211.pdf · Reforma do Vuco-Vuco deve ser concluída em janeiro

omo você sabe, estáchegando novamen-te a data do meu ani-

versário. Todos os anos fa-zem festa em minha honrae creio que este ano aconte-cerá a mesma coisa,nada se-rá diferente. No aniversáriotodas as pessoas fazem mui-tas compras, no rádio mui-tas propagandas, na TV fa-zem centenas de anúncios.Por todo o canto não se fa-la em outra coisa a não sernos preparativos para ogrande dia.É bom saber queao menos um dia por anoalgumas pessoas pensam umpouco em mim. Como vo-cê sabe, há muitos anos co-meçaram a festejar meu ani-versário. No começo pare-ciam compreender e agrade-cer o que fiz por eles,mas ho-je em dia ninguém sabe porque razões o celebram. Aspessoas se reúnem e se di-vertem muito, mas não sa-bem do que se trata. Estou

me lembrando do ano pas-sado:ao chegar o dia do meuaniversário, fizeram umagrande festa em minha hon-ra.Havia coisas deliciosas namesa, tudo muito decoradoe havia muitos presen-tes...Mas sabe de uma coi-sa? Não me convidaram! Euera o convidado de honra eninguém se lembrou de meavisar. A festa era para mime quando chegou o grandedia, fecharam a porta na mi-nha cara.Bem,eu queria par-tilhar a mesa com eles.A ver-dade não me surpreendeuporque, nos últimos anos,muitos me fecharam a por-ta. Como não recebo o con-vite, ocorreu-me de entrarsem fazer ruído. Entrei de-vagar e fiquei num cantinho.Estavam todos brincando,alguns já estavam embria-gados,contando piadas, rin-do,divertindo-se.Aí chegouum velho gordo, vestido devermelho, com barba bran-

ca e gritando: Ho! Ho!Ho!Parecia ter bebido demaistambém...Deixou-se cair pe-

sadamente numa cadeira etodos correram para ele di-zendo: Papai Noel! Papai

Noel! Como se a festa fossepara ele.À meia-noite, todoscomeçaram a abraçar-se, fe-

lizes. Eu estendi meus bra-ços esperando que alguémme abraçasse...Quer saber?

Ninguém me abraçou, nin-guém ao menos chegou per-to de mim. De repente, to-dos começaram a entregarpresentes em embalagensespeciais, caras e com lin-dos laços. Um a um, os pa-cotes foram sendo abertos.Cheguei perto pra ver se,poracaso, havia algum pramim...Nada! O que vocêsentiria se no seu aniversá-rio todos se presenteasseme não dessem nenhum pre-sente para você? Compreen-di então, que estava sobran-do na festa...Saí sem fazer ba-rulho, fechei a porta, fui em-bora...Cada ano que passa épior: as pessoas só se lem-bram da ceia, dos presentes,das festas...De mim nin-guém se lembra. Gostariaque, neste natal, você mepermitisse entrar na sua vi-da, reconhecendo que hámais de dois mil anos vimao mundo para dar minha vi-da na cruz e, assim, poder

salvar você. Hoje só queroque acredite nisso com to-do o coração. Vou dizer-lheuma coisa, já que muitos nãome convidaram para a festaque fazem, vou fazer a mi-nha própria festa, uma fes-ta grandiosa como ninguémjamais fez. Estou nos últi-mos preparativos e expedin-do os convites. Este é espe-cial para você. Só quero quevocê me diga se quer vir.Re-servei um lugar especial pa-ra você e incluirei seu nomena lista que confirmaram.Osque não aceitarem, ficarãode fora. Prepare-se porquequando tudo estiver pron-to, quando menos se espe-rar, darei minha grande fes-ta.Não esqueça de enviar es-te convite aos seus amigos,aqueles especiais, assim co-mo você é para mim. Afi-nal, "muitos serão convida-dos,mas poucos serão os es-colhidos", sabe por quê?Poucos aceitarão o convite.

VARIEDADES6 – Domingo, 25 de dezembro de 2011 www.omossoroense.com.br

O ConviteC

A programação do Proje-to Corredor Cultural terá ho-je um momento de interaçãoentre as manifestações artís-ticas no Memorial da Resis-tência de Mossoró (MRM).O espaço intitulado Memo-rial Show terá a apresentaçãodo DVD - "Os Amores deCora e Chico", da Compa-nhia Pão Doce de Teatro.Asatividades do MemorialShow terão início às 20h.

O espetáculo "Os Amo-res de Cora e Chico" reúneem uma mesma apresenta-ção a poesia de Cora Cora-lina e músicas de Chico Cé-sar. A encenação é um con-vite tentador para os aman-tes do trabalho destes doisartistas.

A ousada união da sensi-bilidade da poetisa de Goiáse da melodia do composi-

tor de Catolé do Rocha fazdo espetáculo um belíssimorecital que agrada, encantae emociona o público queprestigia suas apresentações,seja ao vivo ou em DVD.

O ator Romero Oliveiraé o responsável pelos novosarranjos musicais que emba-lam "Os Amores de Cora eChico", que conta com a di-reção da atriz Lígia Kiss efigurino de Chico Windowe Paulo André de Oliveira.O recital tem duração de 30minutos.

O espetáculo foi lança-do no ano passado. Desdeentão,a Cia.Pão Doce apre-senta o espetáculo por dife-rentes eventos do municípioe região. A trupe, inclusive,já fez outras apresentaçãodentro do Projeto CorredorCultural.

Memorial Show apresenta o recital "OsAmores de Cora e Chico" da Cia. Pão Doce

ARTE

Grupo mossoroense reúne a poesia de Cora Coralina e músicas de Chico César em um mesmo espetáculo

Recital já foi apresentado em diferentes eventos do município

[email protected]

Page 31: Mossoró - RN, 25 de dezembro de 2011 - Nº 15.930 FAFÁ ...p.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/pdf/EDICAO_251211.pdf · Reforma do Vuco-Vuco deve ser concluída em janeiro

VARIEDADES Domingo, 25 de dezembro de 2011 - 7www.omossoroense.com.br

DICAS [email protected]

A eficácia do risoO riso pode apresentar um aspecto físico, cognitivo e emocional.Ao escutar uma piada,daquelas que nos fazem disparar a rir, são pro-duzidos na boca uma série de sons vocálicos que duram de 1/16segundo e repetem a cada 1/15 segundo. Enquanto os sons sãoemitidos, o ar sai dos pulmões a mais de 100km/h. Uma gargalha-da provoca aceleração dos batimentos cardíacos,elevação da pressãoarterial e dilatação das pupilas. Os adultos riem em média 20 vezespor dia, e as crianças até dez vezes mais. Rir é um aspecto tão iner-ente à existência humana que esquecemos como são interessantesesses ataques repentinos de alegria. Por que as pessoas riem quan-do escutam uma piada? Segundo o escritor húngaro Arthur Kostler(1905-1983), o riso é um reflexo de luxo, que não possui utilidadebiológica. A gelotologia que pesquisa sobre o riso, aponta que estaé a mais antiga forma de comunicação.

A ausência do zero no sistema de numeração dos romanos Os números criados pelos romanos foram relacionados a letras, d-iferente de outros povos que criaram símbolos na representaçãonumérica de algarismos. Os números romanos utilizavam as letras I,V, X, L, C, D, M na representação dos seguintes valores: 1, 5, 10, 50,100, 500, 1000, respectivamente. O interessante desse sistema de nu-meração é a ausência de uma letra relacionada ao número zero. Masao criar esse sistema de numeração, os romanos não estavam inter-essados na realização de cálculos.Eles simplesmente queriam númerosrepresentativos para a determinação de quantidades, como contarobjetos, animais, armas e etc. A representação numérica adotada pe-los romanos foi durante muitos séculos a mais utilizada por toda aEuropa. Com o desenvolvimento da expansão comercial, a utiliza-ção de cálculos matemáticos tornou-se uma questão primordial. Foinesse momento que os números romanos foram questionados emrazão da ausência do zero e da representação de valores por letras.

Essas características principais do sistema de numeração dos ro-manos dificultavam o desenvolvimento de técnicas matemáticas efi-cazes.Alguns estudiosos romanos tentaram relacionar o sistema numéri-co com a utilização do ábaco, mas os meios operantes requisitavamconhecimentos complexos. O algarismo zero, ausente no sistema denumeração dos romanos, fora descoberto pelo povo hindu, bem co-mo um novo sistema de numeração semelhante ao utilizado atualmente.Esse sistema consistia em uma base decimal (dez algarismos) que or-denados entre si formavam e representavam qualquer número. O sis-tema criado pelos hindus fora divulgado por toda a Europa pelos árabes,passando a ser conhecido como sistema de numeração indo-arábico.Esses números contribuíram de forma incessante na modernizaçãodos cálculos matemáticos, em razão de sua praticidade simbólica erepresentação de quantidades. Atualmente, os números romanos sãoutilizados na representação de nomes de papas e reis,de séculos,nomesde ruas, marcações de relógios, capítulos de livros etc.

RAPIDINHAS

CURIOSIDADES

* Onde, além de advérbio, pode ser usado como

pronome relativo, mas apenas no sentido de lugar

físico. Por isso não é certo empregá-lo em frases co-

mo: o livro onde li essa história; a entrevista onde

você falou tudo, e outras semelhantes. O melhor é re-

stringir o onde a esse outro tipo de frase: o país onde

nasci ou a terra onde minha vive.

* Existem muitas armadilhas na ortografia,e é bom fichara grafia de algumas palavras para jamais esquecer. Eis umalista das que se escrevem com X: xícara, xereta, xavante,xampu, xote, xerife, xaxim, taxa (tributo), orixá, caxumba,broxa (pincel grande), atarraxar, expectativa, explanar, ex-cursão, extorsão, extensão, e, sem dúvida, extraterrestre.

* O vocativo é a palavra que serve para chamar

alguém ou um animal. Se estiver no meio da frase,

vem entre vírgulas. Se estiver no início, põe-se uma

vírgula depois. Se vier no final, põe-se uma vírgula

antes. Vejamos: José, e agora? E agora, José? Mas,

José, e agora?

* O certo é estar em pé ou estar de pé? Tanto faz. O cer-to é acostumado com o barulho ou acostumado ao barul-ho? Tanto faz. O certo é não me compare a você ou nãome compare com você? Tanto faz. O certo, afinal, é re-nunciar o cargo ou renunciar ao cargo? Sim, é isso mesmo,nesses casos, tanto faz.

* Outra dúvida comum, mas bem interessante. Ve-

jamos: O pacote foi entregue ou entregado? Ele tin-

ha entregado ou entregue o pacote? O pacote está

entregue ou entregado? Eu havia entregue ou entre-

gado o pacote? Aí vai a solução, de bandeja: com ser

e estar o verbo entregar fica no particípio irregular

entregue; com ter e haver o verbo entregar fica no

particípio regular entregado.

CURIOSIDADES II

A doença mais antiga do mundoAtualmente, médicos e especialistas têm conhecimento acerca deinúmeras doenças, de todas elas a mais antiga é a hanseníase. Osprimeiros registros dessa doença datam de 1350 a.C.. Apesar de sermuito antiga, o tratamento eficaz da doença só foi descoberto nocomeço dos anos 1980, com o desenvolvimento da poliquimioter-apia. A hanseníase é provocada pela bactéria Mycobacterium lep-rae, também conhecida como Hansen, ela agride principalmenteos nervos e a pele, podendo, em estágios mais graves, resultar emdeformações. A lepra, como era conhecida, consome, resseca, a-gride e penetra na pele,deforma nervos,músculos e ossos.Ela começacom uma dor quase insuportável que logo passa e é substituída pelaperda da sensibilidade e dos movimentos. O nome foi alterado porcausa do preconceito com o qual os portadores da doença eram trata-dos, no Brasil a lepra passou a ser conhecida como hanseníase.

GILBAMAR DE [email protected]

nos após anos as lu-zes coloridas se acen-dem, as árvores se en-

feitam com os mais estranhoscomplementos, os sorrisos seescancaram nos rostos daque-les que ficaram carrancudoso ano inteiro, as esperançasmoribundas rejuvenescem co-mo num passe de magia, todosse abraçam e muitos se tornamsolidários oferecendo presen-tes e/ou cestas básicas a fave-lados e miseráveis do seu bair-ro. Todos querem dar e rece-ber presentes, quase como seisso fosse uma obrigação ir-refutável da qual ninguém pu-desse escapar. Os comercian-tes, risonhos de orelha a ore-lha,não dão importância à sin-geleza da época, importa-lh-es tão-somente vender e ven-der muito, o máximo possívelpara lucrar mais do que o anoanterior, anotando dados, co-letando estatísticas e apelan-do para o emocional coletivo.Para eles, é tempo de aumen-tar intensamente as vendas,pois é apenas esse seu objeti-

vo. E até quem não pode fazo impossível para também in-tegrar esse consumismo de-senfreado, de modo a ser par-te desse todo que segue os di-tames de algo já convencio-nado e do qual ser membro éregra geral.

Um espírito, que se diz cha-mar natalino,se apossa imedia-tamente dos corações, deter-mina gestos e atitudes e trans-forma as pessoas.Tudo por ins-tantes, por uns poucos dias, adesaparecer depois como a es-maecente fumaça. Quem aolongo dos meses se mostrou in-tolerante, malicioso, rude,grosseiro mesmo, subitamen-te aparenta ser o protótipo docordeiro, um ser de luz capazde cometer os atos mais subli-mes.Quem não amou nem res-peitou, agora se acha um anjode bondade porque é Natal,pois assim é que deve ser nes-se período,mesmo que depois,dia subsequente a 25 de dezem-bro, volte ao seu normal e exi-ba sujas garras afiadas e peri-gosas. A hipocrisia toma con-

ta de inúmeros olhares, de vá-rios recônditos d'alma, de nu-cleares corações, devidamen-te disfarçada em sorrisos "na-

talinos", escondida em tapi-nhas nas costas e negros abra-ços de ursos.

A confraternização é gerale envolvente, os votos de "Fe-liz Natal" vão se multiplican-do entre as pessoas das maisdiversas camadas sociais, nin-guém se preocupa em ser di-

ferente nessa época.Porque is-so seria absurdo, claro,há pre-ceitos não escritos a ser segui-dos sem discutir no tocante a

esse aspecto. Não se divertirno Natal,não comemorar comexagerada gastronomia e in-contáveis garrafas de vinho ouqualquer outra bebida alcoó-lica seria um "sacrilégio". Ocomum e usual em dezembroé participar de todos os encon-tros e festas, dos "amigos se-

cretos", das bebedeiras e dosabraços, ainda que alguns se-jam salpicados de falsidade.

Mas há quem se lembre do

sublime aniversariante, de Suadivindade, de Sua entrega totalao sofrimento e à morte em prolde pecadores, de Sua ressurrei-ção gloriosa ao terceiro dia, deque Jesus Cristo é o próprioDeus feito homem, cheio degraça e de verdade? Quantostem a consciência de agrade-

cer fervorosos por Sua miseri-córdia, quantos se voltam se-rena e respeitosamente em Suadireção para, contritos e arre-pendidos, orar, falar com Ele,ouvi-lO? Parece que Ele é omais olvidado no momento emque deveria ser mais venerado,deixado de lado quando maisprecisaríamos procurar por Ele.Homens e mulheres, emboranão todos é bem verdade, sópensam em comprar presentes,os comerciantes, por sua vez,em vender, aguardando comansiedade a noite de Natal pa-ra a grande e farta ceia natalinacom os familiares com vistas àinevitável farra de comilança ebebedeira.No aniversário de Je-sus,o quase esquecido por cau-sa das diversas coisas ofereci-das pelo mundo com seu brilhofantasioso,seus festejos homé-ricos, suas algazarras, seus mo-téis ainda mais transbordantesnesses dias de festanças! O ani-versariante é o menos lembra-do por todos nós que devería-mos, tantas vezes, corar diantedos nossos próprios atos.

SORRISOS FALSOS?A

Page 32: Mossoró - RN, 25 de dezembro de 2011 - Nº 15.930 FAFÁ ...p.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/pdf/EDICAO_251211.pdf · Reforma do Vuco-Vuco deve ser concluída em janeiro

Neste Réveillon, alguns es-paços de eventos da cidadeestão preparando uma pro-gramação destinada ao públi-co que opta por permanecerem Mossoró. É o caso doGarbos Recepções, que pre-tende reunir aproximada-mente 700 pessoas na noitedo 31 de dezembro.

O Réveillon do Garbos es-tá previsto para ser iniciadoàs 22h e contará com a parti-cipação da Orquestra Garcia,de Recife, e do Dj Fagner Fer-nandes, também pernambu-cano. “É uma orquestra depeso, de renome, que já seapresentou em vários paísesda Europa e também por to-do o Brasil. O Dj Fagner tam-bém já tocou em quase todoo país”, destaca João Fagun-des, gerente comercial doGarbos.

A festa deverá ser encer-rada às 5h. “A procura estásendo grande e nossas expec-

tativas são muito boas, está tu-do dentro do programado”,diz João Fernandes, comple-mentando que o público teráà disposição buffet completo,e diversas opções de bebidas.

A decoração do ambien-te, totalmente climatizado, éde responsabilidade de Nil-ton Júnior, decorador per-nambucano que trabalha emMossoró há alguns meses, eque já assinou trabalhos dedestaque como o casamentodo deputado federal Henri-que Alves.

O Garbos Recepções foiaberto oficialmente para arealização de festas em julhodeste ano. Durante esses cin-co meses, o espaço contabi-liza cerca de 40 eventos. “Éuma boa média, superandoaté nossas expectativas. Paranós foi uma grande surpre-sa, pois não esperávamos che-gar aonde chegamos”, con-clui João Fagundes.

8 - Domingo, 25 de dezembro de 2011 www.omossoroense.com.brTECNOLOGIA

Espaços de eventos da cidade preparamprogramação especial para a chegada de 2012

ANO NOVO

Réveillon do Garbos terá animação da Orquestra Garcia, de Recife, e do Dj Fagner Fernandes

Garbos Recepções pretende reunir cerca de 700 pessoas durante a chegada do novo ano

Mais um tablet com An-droid 3.2 “Honeycomb”e valor razoavelmente ca-marada: o Archos 70b In-ternet Tablet, que sai emjaneiro nos Estados U-nidos, tem preço sugeri-do de US$ 199. Segundo afabricante o 70b vem comuma tela capacitiva de 7”(1026 x 600), processadorde 1,2 GHz, conectividadeWi-Fi e roda Android 3.2nativo.

TABLET DE US$ 199,00

A Hitachi GST lançou no Japão o primeiro dis-co rígido interno com 4 TB do mercado. O Hi-tachi 4TB Deskstar 5K4000 Hard Drive é umdisco rígido 3.5 polegadas com 32 MB de cache,interface SATA III 6Gb/s, velocidade de rotaçãoentre 5400rpm/5900rpm e vem equipado com atecnologia CoolSpin da Hitachi que otimiza a per-formance tornando o drive menos quente e maiseconômico.O Hitachi 4TB Deskstar 5K4000 devecustar ¥26.800 (R$ 558) e um pequeno númerojá está sendo enviado para lojas japonesas. Maisinformações no site da Hitachi GSTh t t p : / / w w w. h i t a c h i g s t . c o m / p r e s s -room/2011/hitachi-gst-ships-two-new-4tb-deskstar-based-solutions.

HITACHI LANÇAHD DE 4 TERABYTESTELA DIVIDIDA

Quem utiliza monitores wides-creen pode aproveitar melhor o es-paço generoso no desktop com oprograma gratuito nSpaces(http://www.bytesignals.com).Ele divide a tela em múltiplas áreasde trabalho, para que o usuário vi-sualize várias aplicações ao mes-mo tempo.

NEXTELO mercado de banda larga móvel

ganha mais um concorrente em 2012.A Nextel está realizando testes parapassar a oferecer o serviço 3G no se-gundo semestre.Também é esperadopara 2012 o leilão dos espectros parao serviço 4G - isso se as operadorasnão conseguirem adiar o cronogramada Anatel, como desejam algumas.

CLAROA operadora Claro está anuncian-

do que toda a sua rede de banda lar-ga móvel está agora atualizada paraa tecnologia HSPA+, também co-nhecida como 3G+ (um upgrade do3G antes da evolução para 4G).Teo-ricamente,os acessos podem chegara 3 Mbps, com picos de 6 Mbps.

TECLADO PARA TABLETSA Microsoft lançou um novo tecla-

do sem fio desenvolvido especialmentepara uso com tablets. O Mobile Blue-tooth Keyboard 5000 pode se conec-tar a qualquer tablet, celular ou com-putador via Bluetooth , tem design cur-vo ergonômico com teclas maioresperto do centro do teclado. O Key-board 5000 mede 35cm por 16,7cm etem apenas 1,59cm de espessura. Oteclado Mobile Bluetooth Keyboard5000 custa US$ 49,95 no site da Mi-crosoft US.

ARGOLANTE LOPESTECNOLOGIA

[email protected]

Page 33: Mossoró - RN, 25 de dezembro de 2011 - Nº 15.930 FAFÁ ...p.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/pdf/EDICAO_251211.pdf · Reforma do Vuco-Vuco deve ser concluída em janeiro

MAIS TV

Regina Duarte

EM CENA8 Domingo, 25 de dezembro de 2011 www.omossoroense.com.br

As cenas inéditas de destaque da próxima semana nas novelas

Marília Pêra, Herson Capri e Victor Pecoraro

Marjorie Estiano

MAIS TV

Domingo, 25 de dezembro de 2011 - Caderno do jornal - O MOSSOROENSENão pode ser vendido separadamente

A melhordo ano

Sophia Abrahão e Luciano Szafir

Autora de "Dercy de

Verdade", Maria Adelaide

Amaral quer mostrar a vida de

Dercy Gonçalves aos jovens

PÁGINA 2

Além dopalavrão

"A Vida da Gente" Globo - 18:20 h

Crise de insegurançaManuela estranha quando Rodrigo

conta que Ana não aceitou a propostapara que ele faça o quarto de Júlia em seu

apartamento, em ''A Vida da Gente''.Nesta terça, Manuela não aguenta e deixao ciúme e a desconfiança falarem mais al-

to. A dona do bufê encosta Rodrigo naparede e pergunta se ele ainda nutre

algum sentimento pela ex-namorada.

"Fina Estampa" Globo - 21 h

Ex-marido problemaO grande cúmplice de Tereza Cristina, Fer-

dinand, vai deixar Pereirinha entrar de penetrana festa de Griselda, em ''Fina Estampa''. Apresença do indesejável ex-marido deixa Pe-reirão completamente irritada. Nesta quinta,Pereirinha e Enzo encontram a miniatura demarfim nos pertences de Teodora. Sempre

pensando em passar a perna na periguete, Pe-reirinha vende o objeto no antiquário.

"Aquele Beijo " Globo - 19:15 h

Jogo sujo Alberto propõe um acordo para a parti-

lha dos bens e a esperta Maruschka pede pa-ra ficar com o Covil do Bagre, em ''AqueleBeijo''. Cheia de ódio e ciúmes, a coroa pe-rua planeja revelar as fotos de Sarita e Al-

berto para provocar a prisão da líder comu-nitária. Neste sábado, Alberto dá a combi-nação do cofre para a audaciosa Maruschka

em troca da libertação de Valério.

DE OLHO NA MÍDIAPOR GILSON CARDOSO

"Rebelde" Record - 19 H

Problemas na justiçaApós a forte insistência de Roberta, Franco rev-

ela para a rebelde que ele e Beth estão envolvidoscom as dívidas de jogo deixadas por Augusto, paide Pedro, em ''Rebelde''. Nesta sexta, Eva contapara Franco que está preocupada com Roberta e

pede ajuda para convencê-la a fazer terapia.Mesmo contrariado, Franco garante que conver-

sará com a loirinha.

"Malhação "Globo - 19:15 h

Acerto de contasDesconfiada, Laura

pergunta para Guido co-mo ele conseguiu seu ex-trato bancário, em ''Mal-hação''. Guido teme queseus pais pensem que eleestá explorando Laura.Nesta terça, Laura com-para o documento queimprimiu no computa-

dor de Débora com o ex-trato que Guido lhe deu,e acha muito estranha a

semelhança entre os dois.

"Vidas em Jogo"Record - 22:15 h O perigo volta a

rondarApós conseguir fu-

gir com sucesso, Cleberliga para Regina, avisaque está solto e faz di-

versas ameaças em ''Vi-das em Jogo''. Nesta

sexta, o vilãozão invadeo apartamento da em-presária, troca as fecha-duras e deixa Dila e Ta-tiana trancadas no local.Logo depois que o por-teiro consegue arrom-bar a porta, Regina en-tra em seu quarto e en-contra as paredes pinta-das com uma mensa-gem de ódio deixada

por Cleber.

PÁGINA 5

José Mayer

Page 34: Mossoró - RN, 25 de dezembro de 2011 - Nº 15.930 FAFÁ ...p.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/pdf/EDICAO_251211.pdf · Reforma do Vuco-Vuco deve ser concluída em janeiro

JORNAL O MOSSOROENSE

exigência de Maria Adelaide Amaral com seus trabalhos na tevê é alta.Dessa forma, com oito minisséries e duas novelas, ela conquistou umdos currículos mais autorais da Globo. "Todas as minisséries que escreviforam propostas por mim. Assim consigo manter o prazer de escrever

sobre o que quero e entendo", ressalta a autora de 59 anos. Longe da tevê desdeo fim de "Ti-Ti-Ti", de 2010, Maria Adelaide curtiu pouco suas férias. De volta aoBrasil, depois de uma semana em Nova Iorque, ela teve a ideia de adaptar para atevê a história da atriz Dercy Gonçalves, que morreu em 2008, aos 101 anos deidade. Amiga pessoal da personagem - e responsável pela biografia "Dercy deCabo a Rabo", lançada em 1994 -, a autora não esconde a emoção ao conferir asprimeiras cenas da microssérie "Dercy de Verdade", com lançamento previstopara o dia 10 de janeiro. "Tenho muito orgulho de reapresentar a Dercy para oBrasil. Ela é muito mais do que 'aquela mulher que fala palavrão'", derrete-se.

Protagonizada por Heloísa Périssé e Fafy Siqueira, que interpretam Dercyem fases diferentes, a microssérie de quatro episódios conta os amores, alegrias edesventuras da vida da atriz natural de Santa Maria Madalena, cidade do interiordo Rio de Janeiro. "A história é cativante e contada com muita realidade. Alémdisso, conseguimos uma equipe ótima", elogia.

2 Domingo, 25 de dezembro de 2011 www.omossoroense.com.brMAIS TV

P - O livro "Dercy de Cabo aRabo" foi publicado em 1994. Co-mo surgiu a vontade de adaptá-lo para a tevê 18 anos depois?

R - Quando terminei "Dalva eHerivelto", vi que o formato depoucos episódios seria interessantepara um projeto de resgate dehistórias de pessoas importantes paraa cultura do país. Minha ideia é jog-ar luz em figuras que foram muitopopulares. No caso da microssérieanterior, eles estavam quase de-sconhecidos do público mais jovem.Já a Dercy ainda permeia o incon-sciente coletivo. Falei com a direçãoda emissora sobre a minha ideia defazer a microssérie e eles toparamna hora.

P - A Dercy viveu até os 101 anosde idade e a microssérie tem qua-tro episódios. Como foi o proces-so para resumir a história e adap-

tá-la ao formato?R - Tenho bastante autonomia

nos meus trabalhos na Globo. Eusugeri a duração,pois esse projeto foiescrito e pensando para gerar umfilme também. Por isso, a história t-inha de ser sintética, já que um lon-ga tem, em média, duas horas. Pen-sei no que seria mais fundamentalna vida dela, nos acontecimentosmais fortes dessa trajetória. Não foifácil. O trabalho de revisitar e atu-alizar o que já estava no livro foi e-mocionante. Lembrei dos momen-tos engraçados que tive com a Der-cy.

P - Você e Dercy eram amigasíntimas. Isso dificultou na hora derevelar passagens polêmicas davida dela?

R - Acho que isso ajudou, poispude falar com propriedade. Nosconhecemos no início dos anos 90.

De cara, tive a impressão de que elaera uma velha dama muito digna.Ex-tremamente sóbria, moralista e pu-ritana.Que mantinha uma "persona"pública e outra privada. Com a mi-crossérie, as pessoas terão a chancede ver uma Dercy que nunca foimostrada. O palavrão era apenas omarketing dela.

P - Sua estreia na tevê foi em1990, como colaboradora do Cas-siano Gabus Mendes em "MeuBem, Meu Mau". Depois de anosdedicada somente ao teatro e à lit-eratura, o que a fez entrar e per-manecer na televisão?

R - É que eu estou sempre comalgum projeto na cabeça. E na tele-visão as coisas andam de forma maisrápida e industrial. Sinto falta de es-crever peças. Minha origem é o pal-co, mas não me sinto emprestadapara a tevê. Pois no fim, tudo é diál-

ogo e dramaturgia.P - Seu último trabalho na tevê

foi o "remake" de "Ti-Ti-Ti".Noentanto, você é mais conhecidacomo autora de minisséries doque novelas.Se interessa mais portrabalhos de curta duração?

R - A verdade é que eu gosto deprojetos especiais. Colaborei commuitas novelas, mas assinei a auto-ria principal de apenas duas, queforam adaptações de tramas do Cas-siano, o sujeito que me trouxe paraa tevê. Ou seja, foram trabalhos decaráter emocional. Escrevi muitasminisséries na Globo e me orgulhodo padrão de qualidade delas. Se mederem condições de fazer uma nov-ela com o mesmo padrão, vou fazer.E já está quase tudo certo para eu e-screver meu primeiro texto inéditopara o horário das sete, deve estrearem 2013.

5 PERGUNTASAlém do palavrão

por Geraldo BessaTV Press

Autora de "Dercy de Verdade",Maria Adelaide Amaral quer

mostrar a vida de DercyGonçalves aos jovens

A

Domingo, 25 de dezembro de 2011 7www.omossoroense.com.br MAIS TV

FINA ESTAMPA Globo – 21 h

VIDAS EM JOGO Record - 22:15h

Segunda (26/12) - Cleber consegue sair do car-ro. Logo depois, ele entrar em um beco, enquantoFrancisco tropeça. Cleber se disfarçar em uma lojae obriga uma vendedora acompanhá-lo. Franciscodesconfia de um casal e se aproxima.Cleber empurraa vendedora e sai correndo. Francisco persegue omiliciano. Os dois trocam golpes até que o mili-ciano acerta Francisco.Ele é atendido por paramédi-cos enquanto Carlos entra em contato com Rita econta o que aconteceu. Na mesa de cirurgia, os ba-timentos cardíacos de Francisco começam a cair ver-tiginosamente.

Terça (27/12) - Os médicos lutam para mantero coração de Francisco batendo. Cleber liga paraRegina e conta que fugiu. A empresária ainda duvi-da, mas ele afirma que Carlos pode confirmar ahistória. Regina pede que viaturas sejam enviadaspara sua casa e para a mansão de Francisco, onde

Patrícia está aguardando. Patrícia desmaia ao sabero que ocorreu com Francisco. Após o fim da cirur-gia de Francisco, o médico se dirige até os amigosdo milionário.

Quarta (28/12) - Todos ficam aliviados ao saberque Francisco está fora de perigo. Patrícia vai até ohospital em busca de notícias de Francisco. Temen-do uma possível vingança de Cleber, Andrea se mu-da para a casa de José e Marizete. Andrea recebeuma encomenda na casa de Marizete. Ao abrir opacote, ela vê que é um enorme cachorro de pelú-cia. Ela lê o bilhete e se desespera ao percebe que setrata de mais uma ameaça de Cleber.Regina tambémrecebe uma encomenda. São bonecas destruídas,que fazem referência à Patrícia e Juliana.

Quinta (29/12) - Cleber adquire um aparelhoque muda a voz e ele liga para casa de Marizete eameaça Andrea mais uma vez. Wellington conver-

sa com Edmilson sobre a falsa gravidez de Cacau.Regina pede que Patrícia vá embora do Brasil juntocom Tatiana, mas a gestante se nega. Elton tentaenvenenar Margarida contra a turma do bolão no-vamente. Ele diz que Carlos deixou Francisco cairde propósito. Disfarçado, Cleber consegue autor-ização para entrar no prédio de Regina.

Sexta (30/12) - Cleber segue em direção ao a-partamento de Regina. Ele troca a fechadura do a-partamento, onde estão apenas Dila e Tatiana. Nasaída, as policiais se dirigem até Cleber, que entraem seu carro e foge ao perceber a aproximação doshomens. Após uma pequena explosão, Dila e Ta-tiana não conseguem sair de casa. O porteiro ar-romba a porta da casa de Regina. Ela entra em seuquarto e encontra as paredes pintadas com uma men-sagem de ódio deixada por Cleber. O miliciano vaiaté o hospital a procura de Francisco.

Segunda (26/12) - Crô se preocupa quandoTereza Cristina avisa que irá à festa de sua vizinhaGriselda. Antenor ouve Renê dizer que TerezaCristina vai fazer um jantar de noivado para Patrí-cia. Teodora fica enciumada ao ver Wallace chegarà pizzaria com Zuleika. Vanessa afirma a Estherque ela é a alma da "Fio Carioca". Ferdinand deixaPereirinha entrar na festa de Griselda. Dagmarqueima as roupas de Leandro. Griselda invade acasa de Tereza Cristina.

Terça (27/12) - Paulo pede para Griselda deixara casa de Tereza Cristina. Deborah beija Quinzé.Esther e Vanessa trabalham na coleção de verãopara a "Fio Carioca". Tereza Cristina manda Crôchamar a polícia para acabar com a festa de Grisel-da.Guaracy fica arrasado ao ver Renê beijar Grisel-da. Zambeze encontra o "laptop" de Marcela eÁlvaro vê um vídeo que a jornalista fez antes demorrer. Paulo rasga todos os desenhos de Esther.

Quarta (28/12) - Griselda conta para Giganteque entrou com um pedido de divórcio para seseparar de Pereirinha. Álvaro pensa no vídeo deMarcela e liga para Tereza Cristina. Renê se reúnecom sua equipe e pensa em abrir um restaurante.Griselda fala para Gigante que quer investir norestaurante de Renê sem que ele saiba. Griseldaexplica para Vilma por que quer ser a investidoraanônima de Renê.

Quinta (29/12) - Paulo pede Vanessa em casa-mento. Pereirinha e Enzo encontram a miniaturade marfim nos pertences de Teodora.Gigante pedepara Barinsky fingir ser o investidor do restau-rante que Renê pretende abrir. Pereirinha vende aminiatura no antiquário.Antenor dorme com Beat-riz. Patrícia passa a noite com Alexandre. Guara-cy leva Esther para o hospital para ter seu filho.

Sexta (30/12) - Renê e sua equipe se preparampara a inauguração do restaurante Brasileiríssimo.

Márcia avisa a Paulo sobre o parto do filho de Es-ther. Celeste flagra Daniel e Solange namorandono carro. Esther dá à luz uma menina e chamaGuaracy e Danielle para serem os padrinhos. To-dos os convidados começam a chegar para a inau-guração do Brasileiríssimo. Rafael é condenado eAmália sofre. Tereza Cristina invade o Brasileirís-simo.

Sábado (31/12) - Tereza Cristina critica o cardá-pio e a comida do restaurante e Renê a expulsa doestabelecimento. Paulo visita Esther e se desen-tende com Guaracy. Rafael consegue um alvará desoltura e marca um encontro com Amália. Ferdi-nand entra na mansão de Griselda e tranca Amáliano lavabo. Ferdinand coloca fogo na mansão deGriselda. Rafael chega ao Marapendi Dreams.Amália tenta sair do lavabo, mas não consegue.Griselda se desespera ao ver sua casa pegar fogocom Amália lá dentro.

REBELDE Record - 19 h

Segunda (26/12) - Roberta diz a Diego que onamoro acabou. Pilar ameaça contar sobre a ar-mação de Binho. Preocupado, ele manda Sôniadesaparecer. Paulo conta para os amigos que vaise mudar para Belém. Diego fala para Pilar quenão vai lutar por Roberta. Pilar confessa a Pedroe Alice que sabe o que está acontecendo com Rober-ta. Roberta procura Franco e pergunta por que elee Beth estão envolvidos com a justiça.

Terça (27/12) - Franco diz a Roberta que a con-versa pode esperar, mas ela insiste. Franco revelapara Roberta que ele e Beth estão envolvidos comas dívidas de jogo deixadas por Augusto, pai dePedro. Os Rebeldes concordam que nada pode a-trapalhar a banda. Alice diz que está preocupadacom a possibilidade de Roberta sair da grupo.

Roberta impõe a condição de que Binho assistaaos ensaios para que ela continue na banda.

Quarta (28/12) - Os integrantes da banda nãoacreditam no pedido de Roberta.Binho permanececalado, satisfeito com a situação. Diego sai, incré-dulo,ao ouvir Roberta dizer que quer ficar com Bin-ho. Pedro convence Diego de que há uma expli-cação para o comportamento de Roberta e elepromete falar com ela. Alice diz a Pedro que querreceber mais atenção e os dois discutem. Robertavê Diego se aproximando e beija Binho. Diegonão acredita ao ver os dois juntos.

Quinta (29/12) -Depois que Diego sai,Rober-ta interrompe o beijo em Binho. Alice diz a Pedroque tem medo que eles se separem como aconte-ceu com Roberta e Diego. Pedro pergunta a Bin-

ho o que ele fez com Roberta. Tomás fala paraRoberta que ela não pode atrapalhar a banda. Pi-lar esbarra em Téo, que se aproxima de Márcia eos dois se beijam. Diego diz a Pedro que vai emb-ora do Elite Way. Roberta diz a Tomás que ele setornará cúmplice também ao saber do segredo.

Sexta (30/12) - Roberta revela a Tomás a chan-tagem de Binho. Ele promete ajudá-la. Pedro diza Diego que ele não pode dar as costas para os prob-lemas e ir embora. Alice diz a Carla que está cansa-da de Roberta sempre ser o centro das atenções.Beth fala para Franco que está preocupada com oseu depoimento e os dois temem ser condenados.Roberta e Tomás fingem brincar para que Pedroacredite. Pedro e Tomás discutem por causa deRoberta e Diego intervém.

Editora de Jornais Ltda.

Travessa O Mossoroense, 42, Centro Mossoró – CEP 59.600-730

PABX: (0xx84) 3315-3200 – Fax: 3315-3208Comercial: 3315-3203 – Redação: 3315-3207

[email protected] – www.omossoroense.com.br

Alvanilson CarlosDiretor administrativo

Cid AugustoDiretor de redação

Marcio CostaEditor-geral

Textos e Fotos Carta Z Notícias

DiagramaçãoWalkiria Rodrigues

Page 35: Mossoró - RN, 25 de dezembro de 2011 - Nº 15.930 FAFÁ ...p.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/pdf/EDICAO_251211.pdf · Reforma do Vuco-Vuco deve ser concluída em janeiro

RESUMO DAS NOVELAS6 Domingo, 25 de dezembro de 2011 www.omossoroense.com.brMAIS TV Domingo, 25 de dezembro de 2011 3www.omossoroense.com.br MAIS TV

RAMON NOBRESemana passada destaquei

aqui neste espaço o bom traba-lho que o radialista Jota Nobrevem fazendo no horário nobreda Difusora AM.Hoje é a vez dacriatura,ou seja, o filho,RamonNobre.

RAMONO filho do casal amigo Jota

Nobre/Dalvirene, o RamonNobre, conseguiu ficar entre ostrês no programa Craque do Fu-turo do portal de notícias espor-tivas Lance! O concurso,que vi-sa selecionar estudantes de co-municação social interessadosno jornalismo esportivo, con-tou com jovens de todo o país.

RAMON IIPara participar do concurso,

o estudante precisava enviar ma-terial jornalístico sobre os clu-bes da sua região para o site.Ra-mon mandou por um bom pe-ríodo matérias com o Baraúnas,América e ABC. Inclusive, al-guns serviram de pauta para ou-tros grandes veículos do país.

RAMON IIIOs critérios para que o alu-

no pudesse se dar bem estavana qualidade,no número de ma-térias enviadas e outras coisasmais. Ramon foi na velha má-xima:"filho de peixe, peixinhoé" e mandou bem, deixando oseu pai muito mais orgulho ain-da do filho que tem em casa.

RAMON IV18 anos de idade e estudan-

te do curso de Comunicação So-cial da Uern, Ramon Nobre en-contra no seu pai a fonte de ins-piração para ser um profissionalbrilhante na comunicação.O in-centivo é tanto, que o jovem jáfaz estágio na rádio Dufusora

DE OLHO NA MÍDIAPOR GILSON CARDOSO

==O canal Viva da Globo Sat mostra a novela Top Model às14h30, horário local. Para recordar, claro.

==A 93 FM monta uma grande estrutura para a cobertura do verãoem Tibau.

==Ferreira Monte de férias da rádio Difusora voltará em breve.

==O twitteiro mais atuante nas causas sociais locais, jornalista CésarAlves, aniversariou esta semana. Parabéns, amigo

==A rádio 95 FM pode ser ouvida no canal 95 da TCM.

==A TCM deveria botar todas as rádios locais, assim como faz como sinal das emissoras de televisão.

==Outras operadoras de TV a cabo dão opções de váriasestações, e não somente uma. A Sky faz assim.

===Os veículos de comunicação, na sua grande maioria, já fizeramas suas confraternizações de fim de ano.

==Com o mercado local crescendo, tem agências de publici-dade que precisam também acompanhar. Senão...

===Feliz Natal para todo mundo

RÁPIDAS

ESPORTESAs três maiores rádios da cidade se preparam para botar suas equipes na cober-

tura dos jogos de Baraúnas e Potiguar no certame Estadual que começa dia 15de janeiro próximo. 93 FM, Difusora e RPC já com seus elencos formados.

EXTERNANão tenho certeza, mas acho que fomos os pioneiros em fazer programa de

rádio direto de estabelecimentos comerciais ainda quando trabalhávamos naDifusora no final dos anos 1990. Agora recente a Nova Casa Porcino traz aideia à tona com a 93 e o nosso programa, e o resultado é um sucesso.

MAGNOS ALVESO jornalista Magnos Alves está interino na editoria de Esportes do Jornal

De Fato com as férias do amigo Marcos Santos. Como sempre sem papas nalíngua e opinando o que lhe vem à cabeça. Errado? Não. Sincero com as coisasdo nosso futebol. Magnos é nome do PT para concorrer a uma vaga na CâmaraMunicipal de Mossoró no próximo ano.

AQUELE BEIJO Globo – 19:15 h

Segunda (26/12) - Claudia se desculpa comLucena e Vicente por ter atrapalhado a lua de meldo casal. Maruschka é gentil com Grace Kelly eGisele estranha. Claudia diz à irmã que não querque ela continue trabalhando com Maruschka. Iaraconta para Joselito que o filho que Lucena esperanão é de Vicente. Raíssa e Locanda encontram afortuna escondida por Felizardo e Damiana ouvetudo. Rubinho tenta reatar com Claudia.

Terça (27/12) - Grace Kelly comenta com Ti-ciano que gostou de passar o Natal na casa de Mar-uschka. Regina afirma a Claudia que se vingará deMaruschka. Iara não consegue ter nenhumavidência e Joselito conclui que ela está apaixon-ada. Claudia não aceita reatar com Rubinho. Eve-va alerta Deusa sobre Grace Kelly. Lucena con-ta a Rubinho que está grávida. Vicente avisa aClaudia que conseguiu a soltura de Regina e osdois se beijam.

Quarta (28/12) - Maruschka sugere que Ru-binho esqueça Claudia e saia com Grace Kelly.Vera alerta Sarita sobre a prisão de Alberto e seupossível envolvimento na história da Comprare.Felizardo é solto e volta para casa.Lucena comentacom Vicente que viu Henrique na Comprare.GraceKelly aceita se mudar para o apartamento da mãee pede a Deusa que a ajude a se tornar sócia daComprare. Estela chega no Lar e Olga comemo-ra o retorno na filha.

Quinta (29/12) - Tide e Cleo se queixam deOlga para Otília. Claudia admite para a mãe queestá apaixonada por Vicente. Herondí visita Iara.Belezinha sente enjoo e Íntima estranha.Sarita de-scobre que pode perder o direito de advogar.Regi-na pede para Vicente se afastar de Claudia. Ínti-ma insiste que Belezinha receba Renato. Hen-rique mostra a foto de Sarita e Alberto para aComissão de Inquérito da Comprare.

Sexta (30/12) - Henrique sugere que Saritaseja processada. Felizardo anuncia que se candi-datará a síndico da Vila Caiada. Maruschka se sur-preende com os desenhos feitos por Marisol.Hen-rique propõe um acordo a Sarita para não divul-gar suas fotos com Alberto. Eveva avisa a Or-landinho que seu pai foi preso. Vicente diz paraLucena que entrará com um processo contra Juan.Íntima descobre que Belezinha está grávida.

Sábado (31/12) - Íntima diz que não apoiaráBelezinha, que encontra suporte em seu pai. Al-berto dá a combinação do cofre para Maruschkaem troca da libertação de Valério. Olga fala paraMaruschka que o terreno do Covil do Bagre nãolhe pertence. Iara e Herondi se beijam. Lucena re-cebe um telefonema da Colômbia. Íntima sente-se mal e vai para o hospital. Bernadete beija Ricar-do. Belezinha conta para Agenor que está grávida.Rubinho flagra Claudia e Vicente se abraçando.

MALHAÇÃO Globo – 17 h

Segunda (26/12) - Betão vence Gabriel nocampeonato da academia. Moisés afirma que pre-cisa afastar Gabriel de Alexia. Betão pensa emBabi. Alexia consola Gabriel por causa de Cristal eos dois ficam muito próximos. Laura pergunta paraGuido como ele conseguiu seu extrato bancário.Natália consola Sandra,que chora por ter tido a con-ta de luz do seu salão cortada. Gabriel e Ziggy fla-gram Tomás massageando as costas de Cristal.

Terça (27/12) - Natália pensa em uma formade pagar a conta atrasada do salão. Cristal e Gabrieldiscutem por causa de Tomás.Babi conta para Cristalque beijou Betão. Filipe pede para Helena não seseparar de Nelson. Cristal discute com Gabriel porcausa de Alexia.Moisés se irrita ao ver Gabriel chegar

à comunidade com Alexia.Gabriel se enfurece comCristal por chegar à comunidade com Tomás.

Quarta (28/12) - Sandra ouve a conversa entreLaura e Guido e acredita que ela esteja querendodar dinheiro para o filho. Babi chega com Betão àComunidade e Jefferson fica enciumado. Gabrieltenta falar com Cristal, mas eles não conseguem seentender. Ademir sugere a Sandra que eles se mu-dem para Macaé para recomeçar a vida. Cristal fin-ge tropeçar e Tomás corre para ampará-la. Gabrielpensa em terminar seu namoro depois de ver a Cristalse insinuar para Tomás.

Quinta (29/12) - Cristal teme ter ido longe de-mais na provocação a Gabriel. Ela afirma para Babique conseguirá se entender com Gabriel. Alexia se

afasta de Gabriel e incentiva Cristal a se acertarcom ele.Cristal tenta beijar Gabriel,mas eles voltama discutir. Moisés tenta conversar com Alexia naONG e ela pede que ele se afaste. Betão pede Babiem namoro. Moisés tenta forçar Alexia a beijá-lo,mas Gabriel impede.

Sexta (30/12) - Alexia não consegue impedir oconfronto entre Gabriel e Moisés.Gabriel leva Alex-ia embora da comunidade e Natália evita que Moisésse vingue dele.Laura espera Michele para levar Alex-ia ao aeroporto. Michele não chega, e Alexia sug-ere que Gabriel a leve ao aeroporto para que Lau-ra possa abrir o brechó.Ademir decide que a famíliatem que vender o salão e se mudar para Macaé.Gabriel e Alexia se abraçam e quase se beijam.

A VIDA DA GENTE Globo – 18 h

Segunda (26/12) - Iná e Lorena convencem Lau-delino a ir ao médico. Eva deixa Ana e Rodrigo sozi-nhos em casa. Manuela estranha quando Rodrigodiz que Ana não quer que ele faça o quarto para Jú-lia. Ana diz a Alice que não pode destruir a vida deManuela.Nanda comenta com Rodrigo que Eva queraproximá-lo de Ana para prejudicar Manuela.Manue-la pergunta a Ana o que ela sente por Rodrigo.

Terça (27/12) - Ana diz para Manu que Rodrigofoi uma paixão, mas que é parte do passado dela.Laudelino não revela a Iná as suspeitas de seu médi-co. Ana avisa a Lúcio que vai fazer o tratamento nosEstados Unidos. O médico avisa a Laudelino que eletem um tumor e precisa de operação. Olívia pede pa-ra Dora fazer um quarto para ela. Manuela perguntaa Rodrigo se ele ainda sente alguma coisa por Ana.

Quarta (28/12) - Rodrigo diz para Manu que aama e que quer ficar com ela. Celina aconselha Lúcio

a não se envolver demais com Ana. Cris acusa o mo-torista de assediá-la e sugere que Jonas coloque Ma-tias em seu lugar. Wilson descobre que o marido deMoema morreu. Eva vê Rodrigo entrar em seu pré-dio e chama Manuela para ir à sua casa. Ana e Rodri-go se beijam. Manuela e Eva chegam no apartamen-to flagram os dois.

Quinta (29/12) - Alice se desaponta com Cíce-ro por não empregar Renato.Manuela sai de casa.Anaprocura Manuela. Iná tenta consolar Manuela. Ro-drigo fala com Lourenço. Vitória avisa a Marcos queBárbara passará as férias de janeiro com ele. Rodrigotenta disfarçar o sofrimento na frente de Júlia. Dorafica tensa com a chegada de Marcos e Bárbara. Anachega à casa de Iná e pede para conversar com Ma-nuela.

Sexta (30/12) - Manuela se recusa a falar comAna e Iná se penaliza com a situação das duas ir-

mãs. Nanda aconselha Rodrigo a procurar Manue-la. Ana afirma que não vai mais viajar e Eva fica fu-riosa. Suzana tenta convencer Cícero a ajudar Re-nato. Jonas elogia Ângela para Cléber. Lúcio se en-contra com Ana.Manuela fala para Rodrigo que nãoabandonará Júlia. Lorena descobre que Laudelinoestá doente. Júlia pergunta a Manuela se ela vai seseparar de Rodrigo.

Sábado (31/12) - Manuela e Rodrigo tentamconter as lágrimas perto de Júlia. Rodrigo conver-sa com Ana. Cris tenta chamar a atenção de Matias.Lúcio confessa a Ana que está muito envolvido comela. Celina obriga Lúcio a ir a uma festa de Réveil-lon. Iná diz para Wilson dançar com Moema. Ro-drigo conversa com Júlia sobre a separação.Ana dei-xa um recado na secretária de Manuela. Ela ouve amensagem, mas a apaga em seguida. Rodrigo en-via um e-mail para Manuela.

AM justamente na área que maisgosta que é o futebol.

RAMON VComo prêmio pela colocação

no concurso,o mossoroense Ra-mon Nobre vai fazer estágio naredação do grupo Lance! em SPou RJ. Antes de Ramon outroconterrâneo já tinha conquista-do esse prêmio, o Carlos Guer-ra Júnior. No estágio, Carlos co-briu as semifinais da Taça Gua-nabara em 2008.

RAMON VISei do pai, do esposo, amigo

e profissional completo que é oJota Nobre. Mas diferente de al-guns companheiros de mídia queignoram quando falam na pos-sibilidade dos filhos seguirem suacarreira, Jotinha incentiva e mos-tra que para ser bem sucedidona carreira não importa a pro-fissão e sim o profissional quese deseja ser.

Page 36: Mossoró - RN, 25 de dezembro de 2011 - Nº 15.930 FAFÁ ...p.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/pdf/EDICAO_251211.pdf · Reforma do Vuco-Vuco deve ser concluída em janeiro

Há algum tempo Regina D-uarte demonstrava vontade deexperimentar . Eterna"Namoradinha do Brasil" desdeo início década de 70, a atriz que-ria fugir de papéis de boas mãesque dão a vida pelos filhos. Mas,curiosamente, foi justo na pele dadesmedida Clô Hayalla, de "OAstro" - que defendia o filho Már-cio, de Thiago Fragoso, a ferro efogo - que ela parece ter con-seguido dar o "upgrade" sonhadona carreira. A atuação de Reginaimpressionou e, não à toa, gan-hou com larga folga a votaçãodo "Melhores & Piores 2011 deTV Press". "Amo o que faço enão faço para ganhar prêmios.Nunca pensei nessas coisas. Masquando vem algo assim, é claroque importa.É uma prova de quevaleu a pena, de que é por aí mes-mo. Me faz querer mais e mel-hor sempre", comemora a atriz.

Para Regina,é inegável a aque-cida que Clô Hayalla deu em suacarreira. Mesmo diante de umalista de mais de 30 personagensde destaque na televisão e 50 anosde carreira - ela começou a atuarnos palcos, em 1961. "A Clô foium vulcão de emoções que só mefez bem, só trouxe coisas boas. Me senti pre-miada com ela, 'O Astro' fez de 2011 umano extremamente especial na minha vida",derrete-se a atriz, que fica de olho no que opúblico de casa pensa e espera de seu trabalho.

Domingo, 25 de dezembro de 2011 5www.omossoroense.com.br

Por Márcio MaioTV Press

Regina Duarte encerra 2011 aclamada por sua atuação como a descontrolada Clô de "O Astro"

MAIS TV

A melhor do anoPERFIL

A intenção de Walcyr Carrasco era trazer ReginaDuarte ao ar já no primeiro semestre de 2012, naadaptação que o autor está fazendo de "Gabriela",clás-sico de Jorge Amado.A ideia era que ela interpretassea cafetina Maria Machadão, papel de Eloísa Mafaldana primeira versão, de 1975, adaptada por WalterGeorge Durst. Mas a atriz não pôde aceitar, já quepretende ficar afastada da televisão durante a maior

parte do ano que vem. "Foi com muita pena que eupedi para não ser incluída nesse projeto.Tenho certezade que vai ser um grande sucesso, como 'O Astro' jáfoi", lamenta.

A explicação de Regina para a recusa é o teatro. Aatriz já trabalha há algum tempo em cima de um es-petáculo que deve estrear em breve. Na verdade, tra-ta-se de uma peça que já foi adiada para que ela pudesse

interpretar Clô Hayalla. "Na época, expliquei para oprodutor que era um convite irrecusável da Globo eque eu queria muito fazer e ele topou parar por umtempo", argumenta a atriz, que até tentou encaixar"Gabriela" em sua agenda do ano que vem."Converseide novo, mas ele me disse que adiar mais uma vez se-ria complicado. Expliquei na Globo e todo mundofoi bem compreensivo comigo", resume.

FORA DO AR

"Antigamente, não havia esse 'feedback'. Ago-ra, com a internet, a gente sabe na hora o queacham de tudo. A cena está indo ao ar e con-seguimos entender o que está rolando na cabeçae na emoção das pessoas", explica ela, que es-

teve em diversos momentos co-mo um dos assuntos mais co-mentados das redes sociais porcausa de seu trabalho como Clô.

Uma das grandes surpresasque recebeu em "O Astro" veiojustamente no dia do últimocapítulo, quando Regina desco-briu que sua personagem era agrande assassina desta adap-tação. A gravação estava agen-dada para 20 horas e, às 19:30 h,reuniram a equipe para informarque apenas um final seria roda-do. "Lembro de ter perguntadoqual era e ouvir 'ora bolas, Regi-na, o seu'. Mas eu não sabia denada, tive de decorar rapida-mente o texto para dar tudo cer-to", recorda.

Na verdade, a informaçãodeveria ter sido passada para elacom mais antecedência. Porém,como ninguém definiu quemavisaria Regina, ficou umachando que o outro já teriacontado. Um engano que hojea atriz acredita ter dado aindamais charme à sequência. "Is-so deu à minha interpretaçãouma tensão que, talvez se eu jásoubesse antes, não tivesse a-parecido", avalia ela, que refere-

se à personagem quase que como se falassede uma amiga de longa data. "Foi como sea Clô soubesse, naquele momento, que tin-ha de assumir aquele crime assim, em cimada hora", supõe.

4 Domingo, 25 de dezembro de 2011 www.omossoroense.com.brMAIS TV

FILMES DA SEMANA Diversão GarantidaPOR DAPHNE GOMES

TV Press

DOMIN

GOSEG

UNDA-

FEIRA

QUINT

A-FEIR

ASEX

TA-FEI

RA

TVCINE

Um Natal Brilhante(Globo, 15:05 h)

Deck The Halls, de John Whitesel. Com Danny De-vito, Matthew Broderick e Kristin Davis. EUA, 2006,

cor, 93 min.Comédia - Steve Finch adora comemorar o Natal.

Todo ano ele segue uma série de curiosas tradições na-talinas, que muitas vezes desagradam sua esposa Kelly e

seus filhos Madison e Carter. Porém, a alegria natalina deSteve é destruída quando Buddy Hall, um vendedor decarros, torna-se seu vizinho. Logo surge uma rivalidade

entre eles, envolvendo as comemorações de Natal.

Um Natal Muito Feliz(Band, 17 h)

The Happy Elf, de John Rice. Elenco não informa-

do. EUA, 2005, cor, 43 min. Classificação Etária: Livre.Animação - Beto é um elfo que trabalha para o Papai

Noel e tem a nobre missão de ajudá-lo na entrega dospresentes de final de ano. Ele esta sempre otimista e éalegre, porém, todo esse sentimento é colocado em

cheque quando ele precisa entregar presentes em umapequena e distante cidade chamada Bluesville, onde a

tristeza é a maior característica da população.

Indicado ao Oscar e ao Globo de Ouro em 1996,"Batman Eternamente" - que o SBT exibe nesta terça- tem um elenco que, por si só, já seria sinônimo desucesso. No entanto, mesmo com Val Kilmer na pele- ou capa - do Cavaleiro das Trevas e Tommy Lee Jonese Jim Carrey como os vilões Duas-Caras e Charada,respectivamente, o filme não foi melhor que os ante-

riores. Kilmer não conseguiu superar a performancede Geoge Clooney, talvez por causa do roteiro, que nãopermitiu aos atores que desenvolvessem plenamenteos personagens.

O que rendeu, merecidamente, as indicações aosprêmios, foram os incríveis efeitos especiais e tomadasaéreas. Jim Carrey também conseguiu salvar o longa,

roubando a cena como o Charada, personagem quecombina perfeitamente com suas caretas, marcas reg-istradas do ator. A presença das belíssimas Drew Bar-rymore e Nicole Kidman e a produção de Tim Bur-ton garantem a diversão do espectador, mas não trans-formam a produção em uma obra de arte cine-matográfica.

Segunda, 26/12O Pequeno Stuart Little 2

(Globo, 16:20 h)Stuart Little 2, de Rob Minkoff. Com Geena Davis,

Hugh Laurie e Jonathan Lipnicki. EUA, 2002, 77 min.Comédia - O pequeno Stuart Little salva o passari-

nho fêmea, Margalo, das garras de um falcão traiçoeiro.Levada para morar com a família de Stuart, Margalo se

recupera rapidamente e cria uma grande amizade com o

pequeno rato falante. Até que, repentinamente, Margalodesaparece junto com uma valiosa antiguidade da família.

Stuart vai atrás da nova amiga e do objeto perdido.

Encantada (Globo, 22:25 h)

Enchanted, de Kevin Lima. Com Amy Adams, Pa-trick Dempseu e Susan Sarandon. EUA, 2007, cor, 107

min. A emissora não divulgou a classificação etária.

Comédia - Giselle é uma bela princesa que foi recen-temente banida por uma rainha malvada de seu mundomágico e musical. Com isso, agora está na Manhattan

dos dias atuais, um local completamente diferente de on-de vivia. Logo ela recebe a ajuda de Robert, um advoga-do divorciado por quem se apaixona. Só que Giselle jáesta prometida em casamento para o Príncipe Edward,

que decide também deixar o mundo mágico em busca dasua amada.

Nossa Querida Babá 3:Uma Aventura no Paraíso

(Globo, 16:05 h)Au Pair 3 - Adventure In Paradise, de Mark

Griffiths. Com Gregory Harrison, Heidi Lenhart e JakeDinwiddie. EUA, 2009, cor, 95 min. A emissora não

divulgou a classificação etária.Comédia - A família Caldwell decide entrar em

férias para se aproximar. Em Porto Rico, cada um sesepara e Jessica deverá reuní-los novamente, antes que

tudo vire um completo desastre.

Par Perfeito(Globo, 22:25 h)

Killers, de Robert Luketic. Com Ashton Kutcher,Katherine Heigl e Tom Selleck. EUA, 2010, cor, 100

min. A emissora não divulgou a classificação etária.Comédia - Jen Kornfeldt conhece o homem per-

feito. Spencer é bonitão, educado e inteligente. Mas oque Jen não sabe é que ele ganhava a vida como mata-dor de aluguel, contratado pelo governo. Eles vivem ocasamento dos sonhos até que, em uma bela manhã,

Spencer se torna alvo de uma caçada milionária.Precisando se defender e também proteger sua esposa.

TERÇA-

FEIRA

Zenon: A Garota do Século 21(Globo, 15:55 h)

Zenon: Girl In The 21st Century, de KennethJohnson. Com Kirsten Storms, Raven-Symone e Stu-

art Pankin. EUA, 1999, cor, 97 min.Aventura - No ano 2049, a adolescente Zenon vive

em uma estação espacial com o resto de sua família.Depois que ela tem alguns problemas com o chefe da

estação, Parker Windom, é banida para a Terra. Apósalgumas semanas de adaptação, Zenon consegue ajuda

para retornar para sua casa com evidências de que o"respeitável" Sr Windom é um corrupto.

Batman Eternamente(SBT, 23 h)

Batman Forever, de Joel Schumacher . Com Val K-

ilmer, Tommy Lee Jones e Jim Carrey. EUA, 1995, cor,121 min. Classificação Etária: Livre.

Ação - Batman tem pela frente dois maníacos:Charada e Duas Caras. O herói tem de dividir suas

atenções no combate à dupla com seu novo objeto deafeto, a belíssima doutora Chase Meridian, e com o ór-

fão Dick Grayson, que está prestes a se transformarem Robin, seu companheiro na luta contra o crime.

Milagre na Pista 2(Globo, 16:05 h)

Miracle In Lane 2, de Greg Beeman. Com FrankieMuniz, Rick Rossovich e Molly Hagan. EUA, 2000,

cor, 120 min.Drama - Professor universitário precisa pintar nos

finais de semana para aumentar a renda e cobrir os al-tos gastos dos tratamentos do filho Justin, portador

de uma deficiência rara que o mantém em uma

cadeira de rodas. Como admira o irmão mais velho,Seth, Justin se aventura em uma corrida para

conseguir um troféu como os que o irmão coleciona.

Operação Fronteira(Globo, 0:35 h)

The Sheperd: Border Patrol, de Isaac Florentine.Com Jean-Claude Van Damme, Stephen Lord e Scott

Adkins. EUA, 2008, cor, 95 min.

Drama - Uma unidade renegada das forças espe-ciais dos Estados Unidos prepara um plano paracontrabandear 35 milhões de dólares em heroína

para o país. A única resistência que eles encontram éum patrulheiro de fronteira, que é ex-policial da di-

visão de homicídios dedicado o bastante paraenfrentar bandidos, homens-bomba, torturadores eaté funcionários governamentais corruptos de am-

bos os lados da fronteira.

Dr. Dolittle 4(Globo, 16:10 h)

Dr. Dolittle: Tail To The Chief, de Craig Shapiro.Com Kyla Pratt, Malcolm Stewart e Niall Matter. EUA,

2008, cor, 85 min. A emissora não divulgou aclassificação etária.

Comédia - O sonho de Maya Dolittle de se formarem veterinária vai ter de esperar. Ela recebe um telefone-

ma do Presidente dos Estados Unidos porque o

primeiro-cão está completamente descontrolado e oPresidente precisa da ajuda de Maya, que fala com os an-

imais como o pai. Agora, cabe a ela e a Lucky impedirque uma catástrofe canina se transforme em uma

grande crise nacional.

Noites de Tormenta(SBT, 23 h)

Nights in Rodanthe, de Geoge C. Wolfe . Com

Richard Gere, Diane Lane e Christopher Meloni. EUA,2008, cor, 97 min. Classificação Etária: 10 anos.Drama - A recém-divorciada Adrienne Willis,

mesmo em um momento delicado e confuso de suavida, aceita cuidar, por alguns dias, da pousada desua melhor amiga. Lá, conhece o Dr. Paul Flanner,

um experiente cirurgião plástico em crise deconsciência por conta de sua separação e da rejeição

que sofre por parte do filho.

QUARTA

-FEIRA