ministra da educaçao afirmom

11
Outubro de 2005 Revista Municipal Nova iluminação pública p. 17 IN FOMAI L LOUSA DA Edição: Câmara Municipal de Lousada Coordenação: Gabinete de Imprensa Tnmestral Ano 6 3• Série N°34 Distribuição gratuita Ministra da Educaçao afirmom “Lousada é um exemplo de boas práticas educativas” Mais de 560 mil euros para obras nas freguesias Prevenção e vigilância da floresta reforçada Plano de Desenvolvimento Social aprovado p. 18

Upload: others

Post on 03-Oct-2021

7 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Ministra da Educaçao afirmom

; ,,

Outubrode 2005

RevistaMunicipal

Nova iluminação pública

p.17

IN FOMAI L LOUSADAEdição: Câmara Municipal de LousadaCoordenação: Gabinete de ImprensaTnmestral • Ano 6 • 3• Série • N°34Distribuição gratuita

Ministra da Educaçao afirmom

“Lousada é um exemplode boas práticas educativas”

Mais de 560 mil euros para obras nas freguesias

Prevenção e vigilância da floresta reforçada

Plano de Desenvolvimento Social aprovado p.18

Page 2: Ministra da Educaçao afirmom

REVISTA MUNICIPAL REVISTA MUNICIPAL

[OUSADA

MUNICÍPIO

LOUSADA

MUNICÍPIO

O núcleo da Assistência Médica Internacional (AMI) de Lousada foi inaugurado no dia 1de Julho com a presença do seu fundador ePresidente, Dr. Fernando Nobre.

O fundador da Alvil enalteceu o papel fundamental da autarquia e também das pessoasque estão na liderança deste projecto.

O Presidente da Câmara, Dr. Jorge Magalhães, salientou “o papel relevante que a AMI temtido durante todos estes anos de actividade, nomeadamente nospaíses que mais necessitam. O município agradece aparticzação do D: Fernando Nobre nesta iniciativa estando disponívelpara cooperação com o núcleoda AMI em Lousacla”. A Governadora Civil doDistrito do Porto, Dra. Isabel Oneto, realçou“acompanhar a missão do Dr. Fernando Nobre e também o trabalho da instituição a quepreside”.

Os convidados tiveram oportunidade devi-

sitar a sede das instalaçõese conhecer o espaço ondeos voluntários desempenham as suas tarefas.

‘Telo que me foi dado vee,quer através da total aberturada autarquia, como o empenhodo responsável do ,zúcleo, o EnfVasco Bessa, da restante direcção e também do número de coluntários, estou convicto que estevai ser um núcleo concelhio muito c/iná,,Iico” - refere o Dr.Fernando Nobre.

Perante uma vasta plateia, o Dr. Fernando Nobreapresentou o seu mais re-

Inauguração oficial do núcleo da AMI em Lousadacente livro intitulado “Via-

No mês passado entrou em vigor o Plano de Urbanização da Vilade Lousada, proposto pela Câmara Municipal, aprovado pelaAssembleia Municipal em Fevereiro de 2003. Após a publicação emDiário da República, o Plano tem como âmbito da aplicação o território da Vila integrando as freguesias de Silvares, Cristelos, Boim e Pias.

O projecto assenta toda a sua concepção no desenvolvimento dasoricntações definidas no Plano Director Municipal propondo algumas alterações signficativas no que concerne à ocupação, uso e transformação

do solo.“Esta nova atitude em termos urbanísticos visa fundamentalmente alcançar

padrões de vida e de coqforto mais elevado para os cidadãos. Este é mais uminstrumento de regulação que pode ser complementados com outro tefu de estudosque visem eim ordenamento urbanístico o mais adequado e harmonioso possívelpalavras do Presidente da Câmara, Dr. Jorge Magalhães.

O Plano de Urbanização visa um correcto ordenamento definindoas obrigações, limitações e concessões para qualquer intervenção aefectuar na área abrangida, quer seja com vista à salvaguarda e protecção do património arquitectónico e paisagístico quer seja atendendoàs necessidades de novas edificações na área urbana ou urbanizável.

gens contra a indiferença”.Esta obra surge na comemoração dos 20 anos da AMI e25 anos desde o início dasmissões do autor.

O núcleo da AMI deLousada está a organizar umrastreio de diabetes e hipertensão, entre os dias 10 e 23 destemês, como forma de alertar apopulação para a detecção precoce destas doenças.

Aberta a toda a população, esta iniciativa conta coma presença de uma equipa especializada de enfermeiros.O rastreio decorre durante a

parte da manhã no núcleo da AMI de Lousada. O núcleo local associa-se mais uma vezao peditório nacional da Assistência MédicaInternacional nos dias 20,21,22 e 23 deste mês.

Para o dia 19 do próximo mês, o núcleo daAMI de Lousada convida a população mais idosa para um convívio. A festa realiza-se no Auditório Municipal, a partir das 15 horas, comsessão de fados com cantores locais e animação musical. No final vai ser entregue uma lembrança a cada presente seguindo-se um lancheconvívio.

Entretanto, o núcleo vai alargar a distribuição alimentar e de roupa a todo o concelho.Os interessados devem proceder à sua inscrição no núcleo da AMI.

A Câmara continua aintensificar a transferência de competências paraas Juntas dc Freguesia eassociações locais, através da realização de contratos programas que incluem a cedência de materiais ou de verbas.

O tipo de obras contempladas inclui melhoramentos na rede viáriacomo comprovam oscontratos assinados comas Juntas de Santagarida, Lustosa para pavimentação do caminhode acesso ao reservatório, Cristelos destinadoàs obras na ruaJoaquim Burmester, São Miguelpara alargamento e rectificação da via públicano lugar de Covas, Caíde de Rei, Lodares destinado à construçào de separador central no lugar do Roupar, Boim para a construção dc acessos ao cemitério e para Casais destinado à pavimentação da rua central do Loteamento deCovilhô. A construção de passeios é outra dasintervenções propostas e contratualizadas com

as Juntas dc Nevogildc, Macieira na EM 564-2,em Vilar do Torno e Alentém a construir emSoutelo, Formigal e Igreja e no Torno destinado ao centro urbano. O alargamento dos cemitérios é outra das iniciativas onde se incluem osmelhoramentos efectuados pelas Juntas deCernadelo, com a construção de sanitários,Meinedo, Nevogilde e Pias através da construção de muros. Para as freguesias de Nevogilde,Santa Margarida, Macieira, Silvares e Torno foram subsidiadas obras de melhoramentos nas

igrejas paroquiais, capelas e arranjo dos adros.Destinado à criação e melhoramento de infra-estruturas desportivas foram assinados contratos programa com a Ordem para a construçãopara beneficiação dos balneários do gimnodesportivo, Meinedo para a zona desportiva erecreativa, Associação Recreativa e Cultural doValmesio para o acabamento dos balneários,Centro Cultural, Recreativo e Desportivo“Águias de Figueiras”, Caíde de Rei Sport Clube e Juventude Salgueiros Futebol Clube.

Núcleo da AMI inaugurado por Fernando Nobre Transferência de verbas e material desde Julho

Cerca de 560 mil euros para obras nas freguesias

Apresentação do livro

Plano de Urbanização da Vila em vigor

Construção do muro devido ao alargamento do cemitério, PiasMar-

Construção do gimnoesporiivo, Meinedo

Alargamento da via no lugar de Covas, São Miguei

— -Construção de passeios no lugar da Igreja, Vilar do Torno e Alentém

2 OUTUBRO/05 OUTUBRO/05

Page 3: Ministra da Educaçao afirmom

LØUSADA LOUSADA

As obras para a construção do 1C25/A42decorrem e vão introduzir alterações em algumas freguesias do concelho. Com o objectivode atenuar os resultados desta nova via no trânsito local, a autarquia desencadeou um conjunto de reuniões técnicas com a empresa construtora, LusoScut- Auto Estradas do GrandePorto, de forma a proceder à construção de umasérie de restabelecimentos.

Assim, em Figueiras vai ser construída urnapassagem inferior de ligação do lugar de Alémde Cima ao de Além de Baixo. Nas proximidades da actual escola do 1.°cielo, que vai ser demolida, está prevista a construção de uma passagem superior e o restabelecimento do caminho existente até ao cemitério. Vai ser igualmente construída uma passagem agrícola junto ao caminho de Sendão.

Para a freguesia de Covas está prevista umanova via unto à actual ligaçào à escola que vaientroncar na via que liga ao centro de Figueiras. Será construída uma passagem inferior àauto-estrada com ligação à igreja e outra à escola. A uma cota superior será restabelecida aligação do cemitério à estrada nacional.

Sobre o Rio Mesio será construído um viaduto com cerca de um quilómetro desde as proximidades das antigas instalações das Caves doMonte, Sousela, até à Quinta de Lourosa.

A estrada municipal de ligação à Ordem seráigualmente restabelecida estando prevista umaligação na zona da Lama Grande e ainda umanova via de ligação entre Sousela e Silvares devido à supressão da actual estrada na zona daBregada, Ordem.

A praça da portagem localizada em Alva-

renga e com saida em Silvares vai traduzir-senum nó estruturado com duas rotundas paralelas que vão permitir a entrada e saída da auto-estrada. Será ainda estabelecida a ligação ao centro da Vila, através da rotunda do Hospital, e aligação à EN207 em dois pontos, sendo umdeles na Ordem com passagem pelo Complexo Desportivo e outro em Alvarenga, junto aMontegilde.

Estes novos acessos vão configura-se comouma via externa ao centro da \‘ila para todosos que se deslocam para as freguesias dc Nogueiras, Silvares e Alvarenga.

IPO/ Ali — Ligaçãodirecta ao Portoe a Guimarães

Devido às alterações ocorridas com a construção do traçado da Ali, que vai permitir umaligação directa ao Porto e a Guimarãcs, aautarquia solicitou à E.PE., Estradas de Portugal, a construção de três novos restabelecimentos, aguardando resposta.

Assim, para Caíde de Rei, a Câmara propôsa construção de um restabelecimento e referida rotunda ligando a EM605 à EN207-2. Estáapontada a construção de uma rotunda junto àPadaria Velha que irá ligar à EN207.

Para Aveleda foi solicitado o prolongamento de um caminho de serventia rural desde anova ligação, construída em Nogueira, passando pelo lugar de Moimenta junto à Auto-Estrada saindo nas proximidades da passagem inferior (que liga Macieira ao Largo do Mourinho).Este novo restabelecimento tem como funçãoa passagem pedonal possibilitando uma maiorsegurança para as crianças que se deslocam paraa escola e para a igreja.

Em Nogueira, na Estrada Municipal, aautarquia formulou o pedido para a cedênciados terrenos expropriados de forma a permitiruma ligação desde a EM564-2 ao restabelecimento que liga a Quinta de Recemonde aoLugar Novo.

4 OUTUBRO/05

MUNICÍPIO

Melhores acessos relorçam centralidade

I 1C25/A42 — permiteligação directaao Porto

REVISTA MUNICIPALREVISTA MUNICIPAL

MUNICÍPIO

Distinções entregues a personalidades e associações

Praça da Portagens em Alvarenga

I Beneficiaçãona AvenidaSr.a do Loreto

Decorrem as obras de beneficiação e requalificação urbanana Avenida N.” Sr.5 do Loreto. Aintervenção inclui a realização deinfra-estruturas ao nível da redede águas pluviais, iluminaçãopública e telefones. Beneficiaçãodo pavimento e execução de passeios. O total da obra ascende a162 mil euros.

I Construçãode passeiosna EN15 no Torno

Decorrem as obras de construçãõ de passeios na EN15, na freguesia do Torno, com rectificação da iluminação pública e redes de abastecimentos. A obracontempla ainda a colocação deinfra-estruturas de telefones,construção de rede de águas pluviais e rectificação de muros.

I Reparaçõesviárias diversas

A Câmara procedeu, como habituaknente, a melhoramentos diversos em todo o concelho,efectuados por administração directa.Foram pavimentados os acessosno lugar da Vinha, na freguesiade Boim. Em Figueiras foi pavimentada a via central e em SantoEstêvão procederam-se a melhoramentos nos acessos à Igreja eà Capela da Sr.a do Padrão.Em Macieira procedeu-se à ligação do lugar do Souto ao infantário e em Cernadelo foi pavimentada a rua nova no lugar doTreslarga.

A sessão solene de entregade distinções honorificasrealizou-se no dia 29 de Julhocom a finalidadede homenagear personalidadesou instituiçõesque se destacaram no concelho.A medalha de ouro de méritomunicipal foi atribuídaao Dr. Adérito Guerra, Dr. JoséMaria Vieira, a título póstumoe ao treinador Alberto Babo.A Companhia de TeatroProfissionalJangada recebeua medalha de prata, bem como,o corredor de automóveisJosé Dias e o impulsionadorda Academia de Música PauloCunha. A medalha de bonsserviços atribuídaaos funcionários da autarquiaagraciou o funcionárioaposentado Rui Mota.

Medaiha de Ouro de Mérito Municipalpara Dr. Adérito Guerra, representado pelo filho

Medalha de Ouro de Mérito Municipalpara Or. Vieira, a titulo póstumo, recebida pelos filhos

Medalha de Ouro de Mérito Municipalpara Prof. Alberto Babo

Medalha de Prata de Mérito Municipalpara José Dias

____________

___;

Medalha de Prata de Mérito Municipal Medalha de Prata de Mérito Municipalpara Paulo Cunha para Companhia de Teatro Jangada

Medalha de Bronze de Bons Serviçospara Rui Mota

5OUTUBRO/05

Page 4: Ministra da Educaçao afirmom

LO USADA

A Câmara tem realizado investimentos aonível da substituição de lâmpadas e armaduras em diversos locais.

Recentemente, foi aprovada uma candidatura apresentada ao Programa de Incentivos à Modernização da Economia (PRIME),para a primeira e segunda fase deste projec

Decorre a segunda fase da construçãodo Complexo Desportivo que contemplaos campos de raguebi e futebol. A obra,que ultrapassa um valor de 2 milhões e 500euros, prevê a edificação dos dois campos,bem como balneários, salas de apoio e gabinetes.

to. A primeira fase, realizada no ano passado, contemplou cerca de 700 luminárias, numinvestimento total de cerca de 80 mil euros,comparticipado.

A segunda etapa, respeltante a este ano,prevê a colocação de mais de 2 mil luminárias.O projecto está orçamentado em cerca de 160mil euros, sendo comparticipado em 50 porcento, e será executado até ao final deste ano.

Para o próximo ano prevê-se a continuidade do projecto, dado que a autarquia jáefectuou uma candidatura ao PRIME para aconclusão desta iniciativa.

De acordo com o Vereador da Electricidade, Prof. José Santalha, “o principal o4iectii’o éque sepraceda á substituição das armaduras om lâm

padas de mercário para armaduras com lâmpadas devaporde sódio’ Ainda de acordo como autarcaesta mudança vai permitir “um maior aproveitamento da luminosidade e menor consumo de eneiTia ‘

Recentemente foi aberto concurso para aconstrução de uma via de ligação entre a vilae a Estrada Municipal 562, que serve de acesso à referida infra-estrutura ao nó da AI 1 /1P9 e A42/1C25. Para a realização desta obraprevê-se um custo de 4 milhões de euros,aproximadamente, tendo início no próximoano. Esta nova via pretende criar acessos maisdirectos às industrias já estabelecidas emLustosa e às futuras possibilitando o encaminhamento à auto-estrada e ao centro davila mais rápido.

I Saneamentono concelho

A autarquia vai dar continuidade à cobertura do concelho com rede de saneamento. De acordo com o Vereador dopelouro do Ambiente, Rui Magalhães,“dentro de trés anos todas asfreguesias do concelho vão estar cobertas com rede de Saiieameiito”.4perspecfiva.globala investir em saneamento éde cerca de 1.5 milhões de euros (3 milhões de

contos,) divididos até 2008 “.

A autarquia tem realizado diligênciaspara que todo o processo de abastecimento de água e saneamento decorra o maisrapidamente possível. Por isto, aderiu,como accionista, às Águas do Ave demodo a solucionar a problemática nas freguesias de Lustosa e de Barrosas (Sto. Estêvão) que pendem para o espaço geográfico desta empresa. Com esta infra-estrutura vai ser possível executar a conduta adutora, que vai servir o futuro reservatório de Sousela, abastecendo estafreguesia bem como Covas e Figueiras.A empreitada tem um valor previsto decerca de 2 milhões e 500 mil euros.

O Vereador do Ambiente salienta ainda que “a taxa de saneamento de Lousada éunia das mais elevadas de todo o Vale do Sonsa “.

O passo seguinte, a curto prazo, é lançaro concurso para água e saneamento emLustosa, com um orçamento de 500 milcontos.

Processo deselecção em curso

Decorre o processo de selecção doconcorrente para a constituição da empresa pública de capitais mistos para gestão e exploração de sistemas municipaisde abastecimento de água e águas residuais do concelho de Lousada. De acordo com o Vereador do pelouro do Ambiente, Rui Magalhães, “ultrapassado operíodo legalparapossíveis reclama,cões, avança-separaafase de negociacão”.

Ainda de acordo com Rui Magalhàes“a empresa vai lançar em 2006 cerca de cerca de5 milhões de euros (1 milhão de contos) para osaneamento em baixa, contemplando asfre,guesias de Vilar do Torno e Alentém, Cernadelo,Caíde e concluir a infra-estrutura em Meinedo”.

A Festa de Recepção aos Professores eEducadores que vão exercer funções emLousada realizou-se, no passado dia 9 de Setembro, e contou com a presença da Ministra da Educação, Maria de Lourdes Rodriguese demais entidades da área educativa.

O Presidente da Câmara de Lousada, Dr.Jorge Magalhães, salientou o trabalho desenvolvido pela autarquia na área da educaçãorealçando que “a novidade surge com a introdução das aulas de inglês e no facto das actividadesextra-cur,iculares transitarem para o complementode horário, porque, até agora, já decorriam nas nossas escolas com elevado entusiasmo ‘

Assim, as escolas do I.° ciclo do concelho passam a ter um horário mais alargada.Das 9h00 até às 17h30, onde as horas da componente não lectiva passam a ser ocupadascom seis actividades distintas. Aulas de in

glês, dc natação, de expressão física e motoras, música e ainda de tecnologias dainformação e comunicaçãosão as apostas para o novoano.

“Per,mtam salientar a disponihilidade dosprojissoresparaconcretilçar o incremento desteco!yunto de dinâmicas de etiriquecimento curricular e de apoioáfamília”-palavras do Presidente da autarquia destacando a estreita colaboraçãoentre a Câmara e os agrupamentos de escolas.

O autarca apelou à transferência de recursos fmanceiros para as autarquias de modo afazer face às despesas extras com a contrataçãode pessoal docente e não docente, transporte,aquisição de material deapoio e refeições.

A reformulação dos edifícios do 1.0 ciclo, bem como, a construção de novosrefeitórios, bibliotecas, espaços desportivos e salas dereuniões são algumas dasintervenções efectuadas frutos das novas exigênciaseducativas.

A construção de umanova escola para Lousadafoi oLitra das prioridadesapontadas devido à degrada

LO USADA

MUNICÍPIO

ção e sobrelotação da EB 2,3 de Lousada. Anecessidade de uma nova Escola Secundáriafoi igualmente referenciada.

Dc acordo com a Ministra da Educação,Maria de Lourdes RodrigLtes “Lousada é umexei.iplo de muito boas práticas educativas. E nossoobjectivo criar escolas a tempo inteiro com actividades extra-curricui/ares que o/erecem nuais valias vitais aos mais novos

O 1.0 ciclo foi apontado como a prioridade do Ministério da Educação associado aoaumento da escolaridade até ao 90 ano, ocrescimento no ensino secundário e ainda oalargamento dos cursos profissionais.

A Ministra da Educação e a respectivacomitiva bem como os professores e educadores presentes assistiram à apresentação dapeça “Amor de Perdição” pela Companhiade Teatro residente Jangada seguido do almoço convívio na Quinta de St.° Adrião.

MUNICÍPIO

Nova iluminação pública poupa energia

REVISTA MUNICIPAL.

REVISTA MUNICIPAL

Ministra da Educação na Festa de Recepção aos Professores

“[ousada é um exemplo de boas práticas educativas”

Em construção acessos aos campos multiluncionais._7__

-

Os arranjos exteriores estão tambémincluídos no projecto inicial. Actualmenteestão a ser construídos acessos para queseja possível a mobilidade de máquinas eequipamentos desportivos. A obra, por administração directa, tem um valor que ascende os 455 mil euros.

Acessos à Zona Industrial de Lustosa

6 OUTUBRO/05 OUTUBRO/OS

Page 5: Ministra da Educaçao afirmom

LOUSADA [OUSADAREVISTA MUNICIPAL REVISTA MUNICIPAL

MUNICÍPIO MUNICÍPIO

Bibliotecas escolares aumentam no concelhopai efectuou candidaturas à RBE das EB 1 deBouça Cova, Cristelos, Mourinho e Sub-Ribas.Estas escolas possuem biblioteca escolar, desde Dezembro do ano passado, mas somenteeste ano foi efectuada a candidatura que visa acriação de um espaço dentro das salas com estantes e livros. No que se refere a estas bibliotecas estão a ser desenvolvidos trabalhos pelaspróprias escolas e também pela Biblioteca Municipal de modo a que entrem em funcionamento até final deste mês. Para o Vereador da Educação, Prof. Eduardo Vilar, “este é um processo

muito interessante, na medida em que permite um

envolvimento das escolas e, consequentemente, dos a/tinos para que se veiçfique um maior uivei de leitura”.

Ainda de acordo com o autarca “as salas ofere

cem excelentes condiçõesparapromover /jcíbitns de leitu

ra e estuda de modo mais agradável’ Este processo

Escola Secundária entre as melhoresA Escola Secundária de Lousada tem uma certificação no âmbito da

ENIS (European Nctwork of Innovative Schools). Este reconhecimento, por parte do Ministério da Educação, está relacionado com a qualida

de no ensino e na aprendizagem da escola. Acresce o facto de distinguir

as escolas mais inovadoras na integração educativa das Tecnologias dc

Informação e Comunicação (TIC).São abrangidos todos os níveis de ensino, tendo como base os im

pactos económico-culturais do desenvolvimento tecnológico vigente com

o intuito de proceder à inovação, no âmbito da Sociedade do Conheci

mento e da Aprendizagem.A certificação tem uma vigência de dois anos e prevê a atribui

ção de um certificado europeu e de Outro nacional, bem como autilização do logótipo ENIS permitindo uma visibilidade pública

Centenas de pessoasno Verão Cultural

Os espectáculos do Verão Cultural já se tornaram num sucesso de espectadores em I.ousada, durante o mês de julho.

As ofertas musicais passaram pelo concerto da Academia de Música, pelaNoite de lado com Fadistas de I,ousada, pela actuação do “Grupo de Metais” e “Invicta Sax”, pela Tona de Medicina acrescidas das actuações de karaokecom José Figueiras e do espectáculos com cantores nacionais, entre elesJorgeFerreira, Rádio Macau, Nelo Silva e Cristiana, Paulo Gonzo, o conjunto MariaAlbertina e a banda espanh( da Mckuin

O teatro subiu ao palco do Auditório com o “Julgamento do (;ahi”() Rancho da Camacha e o de Romariz reavivaram as tradições mais

antigas e animaram os presentes.

Incluída na programação do Verão Cultural realizaram-se a Feira do livro e a Feira de Artesanato. Para os mais novos a proposta foi uma visita

aos insufláveis que se encontravam no campo da Feira.O Vereador do pelouro da Cultura, Prof. Eduardo Vilar salienta ainda

que “dura,z/e os dias e 1/si/es do 1 i’rão (.ultural apopulação lousadense, e também a deoutros conce/hos, visitam I.ousadapara tem/ruirem de ofertas culturais e elevada qualida

de que tém sido melhoradas e diz eriçficadas cada nova edição ‘

pode ser desencadeado pelo respectivo agrupamento de escolas, quer através de candidaturas das próprias escolas ou através da Biblioteca Municipal. Com estes projectos as escolasaderentes vão ter melhores condições físicas,

maior organização bibliográfica, bem comoequipamento audiovisual e informático.

da instituição em causa, neste caso a Escola Secundária de Lousada.Para que este estabelecimento de ensino fosse seleccionado teve deobedecer a critérios como a estratégia organizacional para aintegração das TIC na vida escolar, apetrechamento tecnológico esua potenciação, acção pedagógica em curso e enquadramento

curricular e cultural das TIC.A nível nacional a certificação teve início em 1999. A rede EN1S

cobre um total de 500 escolas distribuídas por 20 países. A Escola Secundária de Lousada faz parte, dos 25 estabelecimentos de ensino certi

ficados para o biénio 2005-2007.De acordo com o Presidente do Conselho Executivo, Dr. António

Augusto Silva “a certificacão EiVIS 6 uma distinção que nos deve oigu/hai; tiasque simultaneamente nos deve es/umularpara láger cada vez mais e mel/soe”.

Feira do Livroregista centena de visitantes

A Praça das Pocinhasacolheu, em Julho, maisuma edição da Feira do Livro. A 5. edição contoucom a participação de cercade 50 jovens distribuídospelos 18 stands, onde os visitantes puderam ver e adquirir publicações variadas.

De acordo com o Vereador da Cultura “a Feira doLivro voltou a pautar-se pelascentenas depessoas que visitaram

o certame’ Este ano, destaca-se ainda a colaboração devários jovens que se disponi

bi/iarampara assegurar ofuncionamenta da Feira”.

A autarquia vai iniciar a construção de cinco centros escolares e

ainda um edificio destinado ao ensino pré-primário, em Vilar do Torno

e Alentém.Os centros escolares vão contemplar as freguesias de Sto. Estê

vão de Barrosas, S. Miguel, Nevogilde, Torno e Figueiras. Em todos

estes casos as actuais instalações apresentam alguma disfuncionalidade

com as necessidades de utilização.

No que se refere ao centro escolar de S. Miguel trata-se da ampliação da EBI, de modo a agregar o ensino pré-primário e do 1.° ciclo.

O novo edifício em Nevogilde vai ser implantado junto ao jar

dim-de-infância, fazendo um aproveitamento de terrenos municipais

existentes. No que concerne ao projecto do Torno vai haver uma

junção do ensino pré-primário com o 1.° ciclo.

O Núcleo Educativo de Boim encontra-se em fase de constru

ção, composto por dois pisos com 10 salas que vão receber alunos

do ensino pré-primário e do 1.0 ciclo. Prevê-se a entrada em funcio

namento do Núcleo no próximo ano lectivo.

Melhoramentos na EB1 da Boavista

A EB1 da Boavista - Silvares sofreu obras de reparação no que

concerne a pinturas interiores e exteriores, carpintarias, arranjos ex

teriores e também o telhado. A intervenção foi orçada em cerca de

69 mil euros, ao que acresceu o fornecimento de material. A autarquia

vai adquirir um terreno que será anexado ao logradouro existente. O

terreno em causa tem uma área de 12 metros de frente e cerca de 90

metros de comprimento, num valor total de 10 mil euros.

Também a EB1 de Lagoas n.° 1 — Campo, em Nevogilde, foi alvo

de obras de beneficiação ao nível de pavimentos, paredes, tectos in

teriores, caixilharia, telhado e revisão de portas interiores. Esta obra

tem uma comparticipação da autarquia de 35 mil euros ao que acresce ainda o fornecimento da tijoleira.

Durante a interrupção lectiva de verão foram efectuadas obras de

melhoramentos nas EBI de Soutelo, Vilar do Torno e Alentém, Moreira

e Bairral, em Sousela, em Lodares e em Covas. Procedeu-se ainda à

substituição de mobiliário nas escolas de Casais e na EBI da Igreja,

Vilar do Turno. Os jardins-de-infância da Ordem e do Bairral, em

Sousela foram igualmente alvo de intervenções de melhoramento.

Biblioteca de EB1 de Cristelos

Mais e melhores escolas no concelho

O concelho de Lousada tem implementadouma Rede de Bibliotecas Escolares (RBE).

Em Dezembro foram criadas bibliotecas es

colares nas EB 2,3 de Lousada, Caíde de Rei eLustosa e na Escola Secundária de Lousada,com uma comparticipação de 44 mil euros.

Ao nível do 1° ciclo, a Biblioteca Munici Biblioteca de EBI de Mourinho

Nova Escola de Figueira junto ao Jardim-de-infância

Na freguesia de Figueiras vai ser construída uma nova escola do1.0 ciclo na sequência da demolição do edifício existente devido ao

traçado da A42/ 1C25.

Na freguesia de Vilar do Torno e Alentém vai ser construído jar

dim-de-infância, dado que as actuais instalações não se adequam às

necessidades actuais.

OUTUBRO/05

Beneficiação na EB1 de Lagoas

‘o

Núcleo Educativo de Boim

OUTUBRO/05. 9

Page 6: Ministra da Educaçao afirmom

LO USADA LAUSAIIAREVISTA MUNICIPAL REVISTA MUNICIPAL

AMBIENTE AMBIENTE

A autarquia promoveu durante cinco semanas uma campanhade sensibilização em várias escolas do 1.0 ciclo e pré-primário, doconcelho, para um total de mil alunos.

Em cada sessão, com duração de uma hora, foi desenvolvidaem sala e finalizada ao ar livre, onde as crianças tiveram acesso aexperiências, participando e colaborando directamente na realização destas. Durante as sessões foi focada a aplicação da politicados 3R’s: reduzir, reutilizar e reciclar. A esta prática junta-se oprocesso de compostagem, de modo a valorizar a componenteorgânica dos resíduos. Os mais novos participaram ainda em diversos jogos, com uma ordem de aprendizagem específica.

A Câmara tem implementada a política de reciclagem de papel,plástico e pilhas, numa iniciativa conjunta com a SUMA. Esta iniciativa serviu para relembrar alguns conteúdos relativos à politicados 3 R’s, que visa reduzir, reutilizar e reciclar.

Desde Setembro de 2002 até Dezembro de 2004, a autarquiacontribuiu com cerca de três toneladas de papel e cartão, sendopoupadas 43 árvores, que correspondem ao número de árvoresexistentes no jardim do Sr. dos Aflitos.

Porta-lixinhas para a população

A autarquia aderiu à campanha “Prioridade à Limpeza”, levada a efeito pela Suma. Esta campanha visou abordar os condutores aquando da sua deslocação ao posto de abastecimento de combustível. No local foram entregues os porta-lixinhos com o propósito de recordar aspectos relacionados com a manutenção dahigiene e limpeza das vias rodoviárias. Assim, foi oferecido aoscondutores o porta-lixinhos, uma espécie de cone produzido nummaterial reciclável, permitindo a deposição dos pequenos lixosproduzidos durante os trajectos de automóvel.

Troque tampaspor cadeiras de rodas

Em colaboração com aAssociação “Tampinhas” aautarquia está a desenvolveruma campanha de recolhade tampas plásticas. Cadatonelada de tampas recolhidas significa uma cadeira derodas. As tampas de garrafões e garrafas de água, iogurtes liquidas, sumos e leites passam a ter uma função extra.

A autarquia procedeu àsensibilização junto das escolas e da população em geral devendo as tampas recolhidas ser entregues no edifício dos serviços técnicosda autarquia ou no Eco-centro em sacos de plásticopretos.

Dia Mundial do AmbienteO Dia Mundial do Ambiente, assinalado em 5 de Junho, foi

comemorado com a participação de 150 alunos das EB 2,3 deCaíde de Rei e Lustosa e também da Escola Secundária. Esta iniciativa direccionou-se essencialmente a camadas mais jovens enquanto população mais aberta e dinâmica em matéria deresponsabilização ambiental.

OUTUBRO/05 ii;j_____

Câmara de [ousada amiga do ambienteA autarquia tem desenvolvido várias iniciativas de sensibilização da população paraa defesa do ambiente. Nas campanhas realizadas pretende-se atingir todos os grupos

etários e, para isso, actua-se em diversos locais e de diversas formas.

_

-

Sensibilização ambiental na EB1 da Boavista

Ecocentro de Boim acolheOleos alimentares Campanha de distribuição dos porta-lixinhos

1j

Funcionários separam resíduos

Dia do Ambiente em Lousada

Ecocentro de Boim

O pelouro do Ambiente iniciou um processo de disponibilizaçãode bidões para recolha de óleos alimentares em escolas e tambémno Ecocentro de Boim. Assim todos os munícipes podem depositar os óleos alimentares usados, que posteriormente, são usadosno fabrico de sabão ou de biodiesel. Este produto, que é amigo doambiente, apresenta várias vantagens. Trata-se de um combustívelnão tóxico que não contribui para o efeito de estufa e para asalterações climáticas, uma fonte de energia renovável, e contribuipara a redução da poluição atmosférica. Também as embalagensde óleo vazias podem ser enviadas para a reciclagem dentro doecoponto amarelo.Acção de sensibilização da SUMA para funcionários

1 O OUTUBRO/05

Sexta ediçãodas Jornadas do Ambiente,A Câmara de Lousada organiza a sexta ediçãodas Jornadas do Ambiente; no próximo dia 14,no Auditório Municipal. A Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto colaboracom a autarquia na realização do evento. Acerimónia de abertura está marcada para as9h30 e conta com a presença da Governadoia Civil do Porto, Dra. Isabel Oneto, e do Presidente da Câmara de Lousada, Dr. JorgeMagalhães. Dos temas a abordar destacam-

se “O processo das agendas 21 em Portugal”,“Energias rçnováveis”, “Energia eólica emPortugal”, “Produção de biodiesel a partir deóleos alimentares” e “Potencial da energiafotovoftaica e biomassa”.

Garrafão com as tampas

Page 7: Ministra da Educaçao afirmom

LI1USAIJA

PATRIMÓNIO

O pelouro do Património Histórico daautarquia terminou, em final de Junho, umconjunto de visitas pelo concelho intituladas “Descobrir Lnusada”. O projecto,único na região do Vale do Sousa, teve esteano uma forte adesão da população.

Durante o período em que os munícipesdescobriram Lousada foram várias as visitas efectuadas pelo concelho, de onde sedestacam os “Cemitérios”, “Casas rurais”,“Solares”, “Barroco”, “Capelas” e “Ordemde Malta”.

A Vereadora do pelouro do PatrimónioHistórico, Prof.a Lígia Ribeiro, destaca que“o sucesso desta iniciatie’afoi evidente na segundaedição deste projecto”. A Vereadora acrescenta o facto de “a população aderir em maiornúmero nesta edição, relativamente ao ano anterior, sendo desde logo um estímulo para todos nósque nos empenhamos nesta iniciativa”.

A Câmara associou-se mais uma vez àsJornadas Europeias do Património, que serealizaram no dia 25 de Setembro. Lousadaescolheu a Igreja Matriz de 5. Lourenço dePias para as comemorações.

Um dos momentos altos das comemorações concretizou-se com oconcerto de música sacra e religiosapelo Coro do Orfeão da Vila da Feira, que durante cerca de 45 minutos,e acompanhado por órgão e por umquinteto de cordas, uniu harmoniosamente a arte da talha e a música.

Ainda no âmbito das comemorações foi inaugurada a exposição“Pausas visuais”, com fotografia deRaimundo Gomes. Nesta exposição,os visitantes ficaram a conhecer umpouco melhor a igreja e a históriado seu retábulo, assim como todo oenquadramento histórico e artísticovivido na época.

De acordo com a Vereadora dopelouro do Património Histórico,Prof.a Lígia Ribeiro “esta simbiose que

apenasfoipossívelpela afluência depublico, quer de Luusada, quer de outros co,iceibos, enquadrou-se na interac,cão musical,na iniciatêna da maestrinaAna Paula Oh-

A sede da junta de Freguesia de Alvarengaencontra-se em fase de conclusão.

Outras obras estão a ser realizadas pelafreguesia, como é o caso do alargamento epavimentação a betuminoso da rua no lugarda Herdade, realizada através de um contrato programa estabelecido com a autarquia.“Neste caso concreto a Câmara teve a tarefa de ne,gociar os terrenos com o proprietário de modo a pos

sibilitava execucão da obra” - referencia o Presidente da Junta, José Moreira de Morais.

Actualmente está a proceder-se ao alargamento e obras de melhoramento no cemitério. Esta intervenção prevê um alargamento em cerca de 300 metros, “num terreno cedidopela autarquia”, afirma o Presidente da juntade Freguesia, Joaquim Magalhães.

Das obras concluidas,Joaquim Magalhãesdestaca a ampliação da sede da Junta de Freguesia, efectuada em Abril do ano passado,através de um contrato programa estabelecido com a Câmara. “Esta intervenção contemploua construcão de uma garagem e de sanitários pnblicos, bem £OlliO o arralqo e pintura interior e exteri

O autarca salienta ainda “construção deuma sala destinada ao prolongamento no Jardim-de-Imefáncia bem como a construcão de sepulturas e vários arraqjos no cemitério, atravésde contratos programa estabelecidos com a Câmara”. A Junta em colaboração com aautarquia procedeu também à construção de muros desde o lugar de Herdadea Casal de Ermo. O terreno anexo ao cemitério foi limpo e vedado pela Junta deFreguesia, servindo actualmente de esta

leiro onde são depositados os materiais utilizados nas obras.

O maior investimento executadodurante o mandato passou pela canalização e escoamento das águas pluviais e também a electrificação da redepública.

No que respeita ao abastecimento deágua, o Presidente da Junta destaca que“Alvarenga tem cerca de 90 por cento de taxade cobertura, sendo que apopu/ação tem aderido em grande número”.

De acordo com José Moreira de Morais “mostra-se importante a construção de uma

j o?’, salienta o autarca. Ao nível darede viária foram também construídos passeios por toda a freguesia. De acordo com o Presidente daJunta de Freguesia “actua/mente existeuma extensão de passeios de aproximadamente 3 mil useiros realivados, sobretudo,através de contrato programa, que rondouos 45 mil euros”. Foram contempladas a Avenida de S. Vicente, Rua 5de Outubro, Rua de Santa Ana, Ruada União Cultural e Recreativa deBoim, Travessa de S. Vicente e aindano lugar de Vila Chã.

A Junta efectuou um alargamento na Rua 25 de Abril, es

tando em falta a pavimentação abetuminoso, realizado através de umcontrato programa. Também a Ruada Vinha sofreu um alargamento ea autarquia está a proceder à pavimentação.

Joaquim Magalhães destaca “oalargamento na Rua da Ri-staiiracão,juntoà tona industrial, como sendo mim projectoque a Junta pretende implementar a curto

prato”.

Aconstrução do Núcleo Educa-Ovo de Boim, da responsabilidade da

LAUSAOA

MUNICÍPIO

capela mortuária e mais salas destinadas à catequese”.Ainda de acordo com o Presidente da Juntaum outro anseio passa por “um campo defutebol, que está projectado, com terreno cedido, mas devido à construção da Ali, a solução foi adiada”.Ainda no âmbito da construção da nova via‘foi encontrada uma nascente de água, que será canaliZada para um fontanário a construir de rai

junto a um parque de laZer que é também ambiçãoedflcar”, destaca José Moreira de Morais.

autarquia, vai agregar todos os alunos da freguesia num único espaço com óptimas condições. O autarca afirma ainda que “este empreendimento vai ser excelentepara os mais novos”.

Joaquim Magalhães tem como projecto aconstrução de um berçário e de um centro dedia nas instalações da EB 1 de Boim que ficarádesacnvada. Um outro anseio daJunta de Freguesia “é a construção de um centro de.ortii’o, dadoo número crescente de habitantes que se tem vecadonos últimos anos”. Joaquim Magalhães salientadois serviços inovadores que foram colocados à disposição dos habitantes como éo casoda colocação de um posto multibanco e deum posto de correios.

“Descobrir [ousada” aos domingos

REVISTA MUNICIPAL REVISTA MUNICIPAL

Sede da Junta de Alvarenga para breve

Jornadas Europeias do Patrimónioleira”. A iniciativa realizada no âmbito do fomento de hábitos culturais, estimulandoConselho Europeu, e coordenada, a nível a participação e sensibilização do grande púnacional pelo Instituto Português Patrimó- blico para a importância da defesa e valoriaio Arquitectónico, teve como finalidade o zação do património histórico e cultural.

Sala de Prolongamento do Jardim de Infância

Contrução da sede da Junta

Junta de Boim pretende berçário e centro de dia

Ampliação da Sede da Junta

1

12 OUTUBRO/05

Obras de alargamento do cemitério

OUTUBRO/OS 13

Page 8: Ministra da Educaçao afirmom

1-OUSAPA [OUSADAREVISTA MUNICIPAL

REVISTA MUNICIPAL

MUNICÍPIOMUNICÍPIO

Ajunta de Freguesia tem realizado váriosmelhoramentos na rede viária. José Pintorefere que “foram construídos novos passeias no

lugar de Igreja e também na estrada princijrnl queliga Lousada a Novelas”. Estas intervenções,realizadas durante este mandato, rondam oscerca de três mil euros. Foi também abertoum arruamento no lugar de Cimo de Vila,através de contrato programa estabelecidocom a Câmara Municipal. O Presidente daJunta salienta ainda “a abertura de uma novarua entre o lugar da Boai’ista e o Crista Rei, quet?imto veio facilitar a circulação de trânsito pelafreguesia”.

Ao nível das pavimentações salientam-seas obras nos lugares de Cimo de Vila e dePicoto, efectuadas no final do ano passado.José Pinto adianta que as obras de construção de novos arruamentos e pavimentaçõesrondam os cerca de 12 mil euros.

Uma outra obra recente que o autarcadestaca pela sua importância tem a ver coma “construção da variante á Estrada Nacional 106que trouxe Iantagenspara ajreguesia, conto é o caso

Das obras realizadas em Silvares, o Presidente da Junta, Eng.° Couto dos Reis destaca a “ ampliação do cemitério e arra;!jo da parteanejga do mesmo, onde se inclui limpeza, pavimentações e pintura das grades”. O custo da obra rondou os 135 mil euros para além dos materiais cedidos pela autarquia. Foi tambémconstruído um jardim na parte exterior docemitério, conferindo um embelezamento daárea circundante.

No âmbito das novas construções a Juntaestá a fazer um jardim e parque infantil localizado no lugar da Boavista e ainda a reestruturaçãode outro no lugar de Cancela Nova.

Os alargamentos de caminhos, pavimentações, drenagens e escoamento de águas plu

viais avançam. O autarca destaca “ostrabalhos efectuados pela Junta nos lugaresda Boavista, Além do Rio e Mouta e váriaspavimentações de bermas e valetas e em pequenos caminhos, como aconteceu no lugarde Cancela Nova”. As pavimentaçõesefectuadas na freguesia rondaram os10 mil euros.

A parceria entre a Câmara e ajunta de Freguesia dá resultados no terreno. Disto são exemplos os várioscontratos programas existentes ondese incluem as obras de beneficiaçãona EBI da Boavista, num valor que

ronda os 70 mil euros. Esta intervenção tevecomo objectivo a reparação geral do edifício, contemplando a substituição do telhado, pintura interior e exterior e pequenos arranjos exteriores. No ano passado, foi intervencionada a EBI e jardim-de-Infância de Cancela Nova compintura interior e exterior. No Jardim--de-Infância foi ainda colocada decaixilharia de alumínio.

No que respeita ao abastecimento deágua e rede de saneamento, o Eng.°Couto dos Reis afirma que “afreguesia temuma cobertura superior a 90 por cento”. Oautarca salienta porém que “aparte maisalta dafreguesia, nomeadamente o lugar de Ceia-

cela 1”Joi’a, é o local onde se coloca a maior dçãculdadede abastecimento de água”. Também ao nível daelectrificação da rede pública “a freguesia estámuito bem servida de iluminação e sempre que surgenecessidade a Junta procede à substituição de lâmpada?’.

O autarca salienta a existència de uma obrabastante importante para o desenvolvimento da freguesia. Trata-se da construção do1C25 que vai conferir uma melhor acessibilidade, nomeadamente no lugar de CancelaNova. Ainda no âmbito das acessibilidadestambém a Ali trará mudanças à freguesia,no sentido em que “o nó de 4gação se encontratambém em Silvares, içgando ao 1C25 e à rotundasituadajunto ao Hospital de Lousada”.

No passado dia 18 deSetembro centenas de pessoas juntaram-se para ainauguração do parque delazer denominado Domingos Fcrreira. A inauguração deste novo equipamento serviu ainda comohomenagem a um dos elementos do executivo dajunta de Freguesia que faleceu no início do ano, virima dc doença.

‘Meinedo é uma freguesia dispersageograficamente. Sãoprecisos locais de e,?contro onde aspessoaspossam confrater

nizai; conversar de forma a criar laçosmais intensos”— palavras do párocoda freguesia, Mário Henrique nacerimónia de inauguração.

A atribuição do nome de Domingos Ferreira a este novo equl

Das intervenções realizadas pela Junta de Freguesia de Vilar do Tornoe Alentém destaca-se aconstrução de dois parques infantis nos lugaresde Formigal e Trovoada.“Em 2002, em colaboraçãocom a autarquia, foi tambémconstruído um polidesportivopara aprática dejatebol de 5e balneários de apoios” - realça o Presidente da Junta António Queirós. Asintervenções efectuadaspassam ainda pelo alargamento e obras de melhoramentos nos dois cemitérios existentes na fre

4. guesia, através de contrato programa com a Câmara Municipal. Paraalém disto, ajunta de Freguesia construiu um santuário a Santa Maria Maior, padroeira da freguesia, nolugar de Lameira. António Queirós realça a construção da sede da Junta de Freguesia, inauguradaem Setembro de 2001, como a obra mais significativa do mandato. Em 2003 foi efectuado o arranjourbanístico junto à sede da Junta, com criação delugares de estacionamento, passeios, iluminação pública e construção de um parque infantil com pisosintético. Ajunta de Freguesia, em colaboração com

tendemos cenfraliZar os equipamentos da freguesia e,jun_to à Igreja Paroquial ao Pasto ,Xlédico, Junta de Freguesia, acrescentamos mais estainfra-estrutura destbiada aosmaisJovens, crianças e idosas,para além dogimnodespartivoque já se encontra em coastrução.” Para o Presidenteda Câmara de Lousada,Dr. Jorge Magalhíies, “astarefas desenvolvidas pelas

autarcas da poder local nomeadamente nasfreguesias, nem sempre é fácil e conse,i

sual devido às inúmeras opiniões d/i’rentes que surgem no modo de accào. Noentanto, surgem homens como o Dami,,gos que encabeçam as iniciativas e trabalham em prole da comunidade. Domingos Ferreira é uma referência do poderlocal, ao louça dos últimos anos’

a autarquia, procedeutambém à colocação derails de protecção nos lugares de Boucinhas, Barral, Devesas e Lages “pensando na segurança de veículos e dapopulação”.

Em Vilar do Torno eAlentém a cobertura derede de água ascende a100 por cento e, no querespeita ao escoamento ecanalização de águas pluviais, o autarca destaca ofacto de “se ter dado a devida atenção a estas obras, demodo a escoarpara as linhasde água”. O autarca realça que “no ano passado foiestabelecido um contratoprograma com a Câmara de

- modo a efectuar uma remodelação lia EB 1 da Igreja tio que respeita a telhado, pavimento, janelas e portas, bem como em todo o logradouro”.Quando questionado acerca das carências da freguesia, o Presidente da junta respondeu que “gosta

,-ia de ver co,istruído umjardim-de-infância de raiz ‘ Umoutro projecto que António Queirós refere comonecessário é a construção de um centro de dia, “dadoque alguma população está envelhecida e deve ter-se em conta que os familiares nem sempre têm disponibilidade paraestarem em casa”.

Macieirainaugura

A sede da junta de Freguesiade Macieira foi inaugurada no passado dia 24 de Setembro com apresença de centenas de macieirenses.

A bênção das instalações foipresida pelo pároco Mário CostaPinto seguindo-se o descerrar daplaca comemorativa da cerimónia.

Contando com a presença demuito macicirenses, o Presidenteda junta, Domingos Cunha começou por proferir palavras de apreço e mérito a todos os que colaboraram com a concretização “desteeipaço público que pertence a toda afreguesiel e que se assume co,no a obraprioritária do executivo que presido ‘

De acordo com o Presidente dajunta de Macieira, a melhor recompensa pelo trabalho executado surge das manifestações de apoio dapopulação afirmando que “esta abranào é só minha. É de todos os 31a-cieire,ises’

O Presidente da Câmara deLousada, Dr.jorge Magalhães, iniciou a sua intervenção realçandoque “é um dia marcantepara Macieiracom a inauguração de um obra primordialpara afreguesia coordenadapor umaeqiiçpa de antarcas quepugnampelo trabalho, zelo e dedicação.”

A construção do edifício dasede da junta, bem como, “o arraqjourbanística do denominado Largo de 5.Gonçalo transformam este local no cartão de visitas de Macieira’-realçou oPresidente da Câmara.

A finalizar a cerimónia o presidente da Câmara lançou o desafiopara que o edifício inaugurado seja“opalito departida e de chegada de todosos macieirenses que têm conto objectivo odesenvolvimento dafreguesia e encontramnesta equipa o reflexo dos seus anseios.”

Junta de Nespereira inaugura Casa Mortuária Centenas de pessoas marcaram presença em Meinedo

Inauguração do Parque de Lazer Domingos Ferreira

dos melhoramentos em vários a,-ruamentos”. Nopassado dia 1 foi inaugurada a Casa Mortuária, localizada junto à igreja paroquial. joséPinto salientou que “esta equipapor mim liderada pretender deixar uma obra útil para osnespereirenses, dado que cada vez tunis as pessoasnecessitam deste equipamento ‘ A construção, queteve início este ano, rondou os 60 mil eurose é, de acordo com o Presidente da Junta,“uma das obras mais relevantes do ma,idato”.

Ajunta efectuou ainda o restauro dos dois

sede da Junta

cruzeiros no lugar de Cruzeiro, em que umdeles foi colocado no centro da via, transformado numa pequena rotunda. O Presidenteda junta de Freguesia destaca ainda “o restauro do fontcincína da Nazaré e respectivo acesso”.Desde Junho que a equipa de arqueologia daautarquia está a trabalhar em Nespereira, maisconcretamente junto à Quinta do Outeiro. Aequipa constituída por dois técnicos e doisarqueólogos, descobriu vestígios arqueológicos da Idade Média, situados no século XIII.

135 mil euros para alargamento de cemitério de Silvares

pamento foi unânime tendo o pároco salientado que “o espíritosnbjaceii/e a este espaço está de acordocom a formei de viver do Sr. Domingosque primava pela ajuda ao outro, anti

zade e companheirismoDe acordo com o Presidente da

junta de Freguesia de Mcincdo,Eng.° Agostinho Magalhies “pre

Alargamento do cemitério

Novo Jardim-de-infância para Vilar do Torno e Alentém

14 OUTUBRO/05

Beneficiação na EB1 da BoavistaOUTUBRO/05 1 5

Page 9: Ministra da Educaçao afirmom

LOUSADA [OUSADAREVISTA MUNICIPAL REVISTA MUNICIPAL

JUVENTUDE PROTECÇÃO CIVIL

ColOnia de Fériasem Renteria

Cerca de 50 jovens de Lousada estiveramem Rentcria (Espanha) entre 2 e 13 de Agostona Colónia de Férias, dando continuidade aointercâmbio que acontece anualmente.

A selecção destes jovens foi feita pela Escola Secundária de Lousada e pelos vários agrupamentos de escolas, com alunos de idade superior a 14 anos, que sejam onundos de famiias carenciadas, com bom aproveitamento escolar e bom comportamento.

Lousada recebeu um grupo de 50 jovens dcRenteria mo mês de Julho.

Jovensno Diver Lanhoso

IJ_—y

A Câmara premiou cerca de 50 jovens queasseguraram a realização da Feira do Livro comestadia de seis dias no parque radical DjverLanhoso, na Póvoa de Lanhoso. De 2 a 8 deAgosto estes jovens tiveram oportunidade derealizar várias actividades radicais como o circuito das pontes, B’V1’, percursos pedestres, slidee caça ao tesouro.

OTL com grande adesãoUm outro projecto destinado aos jovens de

Lousada é a Ocupação de Tempos Livres(OTL), do Instituto Português da Juventude.

A Câmara de Lousada esteve envolvida nosprojectos “Mês dajuventude”, “EspaçoJovem/Espaço Artes”, “Lousada Ambiente”, “LousadaEcológico”, “Rumo aos marcos da história” e“Utilização das TIC”. No total participarammais de meia centena de jovens, com idadescompreendidas entre os 12 e os 25 anos.

Jovem em intercâmbioeuropeu

A Câmara de Lousada e a Associação Nacional de Municípios promoveram mais uma vezuma viagem do melhor aluno da disciplina deinglês da Escola Secundária de Lousada. Foram sete dias em que Carlos Magalhães, alunodo 11.°ano, conheceu um pouco da cultura inglesa através de várias actividades como conferências, visitas de estudo, entre outras.

Os jovens tiveram ainda a oportunidade departicipar em actividades desportivas.

Os insufláveis fizeram a delícia dos maispequenos e também de alguns graúdos. C) campo da feira e as Piscinas ‘vlunieipais estiverambastante animados durante dois fins-de-semana de Julho, onde todos puderam divertir-secom a prática de matrecos humanos, casa desaltos, escorrega frontal, gladiadores, parede deescalada, cama elástica, touro mecânico e travessia aquática.

Universidade JúniorA Universidade do Porto implementou, pela

primeira vez, o projecto “Universidade júnior”a que a autarquia aderiu de imediato. Neste programa participaram 10 jovens lousadenses comidades compreendidas entre oslO e os 16 anos,em acções distribuídas pela Faculdade de Letras, de Ciências e dc Psicologia. Os remas estiveram relacionados com “Oficinas de Verão”,“Escola de línguas”, “Verão em projecto” e “Aquímica no dia-a-dia”.

300 jovens nos JogosDesportivos da Juventude

-

A autarquia voltou a organizar, pelo segundo ano, os Jogos Desportivos da Juventude, nosmeses de Junho e Julho. As modalidades emcompetição passaram pelo futsal e futebol de7, feminino e masculino.

Os cerca de 300 participantes com idadescompreendidas entre os oito e os 18 anos representaram as Juntas de Freguesia deAlvarenga, Aveleda, Caíde de Rei, Cernadelo,Covas, Cristelos, Lodares, Nevogilde, Nogueira, Sta. Margarida, 5. Miguel, Sto. Estêvão, Silvares e Vilar do Torno e Alentém.

A iniciativa contou com a colaboração daempresa Lousada Século XXI, da AssociaçãoDesportiva de Lousada ADL, através da secção de ténis de mesa, e do Lousada AcadémicoClube, através da secção de basquetebol.

Atletas lousadensesna selecção nacional

A selecção nacional de Hóquei em Campodisputou o título europeu na Ucrânia, no passado dia 17 de Setembro, onde se sagrou vice-campeã. O técnico nacional, Luís Ciancia, seleccionou quatro atletas da Associação Desporuva deLousada (ADL). Carlos Silva, Hugo Santos,Diogo Rodrigues e Bruno Santos.

Portugal esteve incluído do grupo B conjuntamente com as equipas de Gibraltar, Hungria e Grécia.

Para o jogador Bruno Santos “todo o trabalhoque antecedeu aprova foi recompensado pelos bons resultados epelaprestação da equipa, que muito se deve à

vinda do treinador Luís Ciancia’ A propósito dotreinador Bruno Santos salienta o facto de “eleter tragido novos métodos e também a cultura vencedorada equipa nacional’.

Lousada aderiu ao programa “Voluntariadojovem e sênior para as florestas”, promovido

pelo Governo Civil do Porto. A iniciativa teve

como objectivo sensibilizar as populações contra incêndios, protecção dos recursos florestaise ecossistemas assumindo relevância e dimensão nacional.

No período em que funcionou o programa,entre 1 de Junho a 30 de Setembro, os voluntários juniores e seniores tiveram como missãosensibilizar as populações, efectuar a inventariação, sinalização e manutenção de caminhosflorestais e acessos a pontos de água, proceder

à vigilância móvel nas áreas definidas e também vigilância fixa nos postos de vigia.

Direcção Geral de Recursos Florestais. A tare

fa essencial foi a vigilância florestal do conee

Ibo durante seis dias por semana, numa viaturatodo-o-terreno, entre 2 de Agosto e 30 de Setembro.

“Vigilância MOveiMotorizada”

Ainda no âmbito da defesa da floresta, aautarquia colocou no terreno a “Vigilância Móvel Motorizada”. Este projecto inseriu-se numacandidatura realizada à medida Agris. Nestemesmo sentido uma outra equipa especializada

está a proceder à limpeza dos caminhos florestais, resultante de uma candidatura bianual realizada pela autarquia para os anos de 2004-2005.

Comissão de Defesada Floresta

A Comissão Municipal de Defesa da Flo

resta Contra Incêndios (CMDFCI), criada em

2004, é constituída por várias instituições, como

é o caso da Câmara, através do Vereador daProtecção Civil, os Bombeiros Voluntários deLousada, a Aliança Florestal, a Direcção Geral

de Recursos Florestais, a Associação Florestal

do Vale do Sousa, a Guatda Nacional Republi

cana, o Ministério da Defesa e um presidentede junta de freguesia do concclho. O papel daCMDFCI é também ode dar pareceres vinculativos sobre medidas a tomar aquando da reali

zação de intervenções na floresta. Neste senti

do a Comissão decidiu, recentemente, colocarbarreiras que impeçam o acesso de viaturas nãoautorizadas à zona florestal, neste caso na Serra de Campelos. A CMDFCI tem o apoio integral do gabinete Técnico Florestal de Lousada,criado em Novembro de 2004.

Mostra de produtosagrícolas locais

E

A Mostra de Agricultura voltou à Praça dasPoeinhas em Agosto onde os visitantes sedeliciaram com os 16 stands onde abundavam

produtos tão variados como mel, broa, flores, vi

nho, queijos, compotas, doces, enchidos e produ

tos hortícolas. •\s noites foram animadas com

música tradicional portuguesa no mesmo espaço.

‘4 iniciativa é muito importante pois, deste modo, épossívelmostrar osprodutosprozeutentes da qgiiculturaefloricultiira de qualidade que o comeI/is teu)”- pala

vras do Vereador do Pelouro da Agricultura,

Rui Magalhàcs. O sutarea afirmou que “esta é a

melhor maneira de proceder à divulaçâo dos produtosdo coacelho aos lousadenses, vias também a todos os queestão depassqgempor Lousada, como és caso dos emi

grantes”.

Mais deDO comerciantespreparam candidaturaspara Urbeom

O Urbcom, é um sistema dc incentivos aprojectos de urbanismo comercial, tem avançado de modo bastante célere no coneelho.

O Vereador do pelouro do Comércio, Rui

Magalhães salienta que “foram realigados os ques

tionários aos comerciantes e a autarquia iniciou a inter

venção através do projecto quase dejinitivo, que se espe

ra em cerca de dois ou trés meses dar início”. No que

respeita à adesão dos comerciantes esta tem

sido bastante elevada, ultrapassando as expectativas iniciais. O Vereador afirma “existirem mais

de 90 comerciantes que estão a trabalhar na apresenta-cão de candidaturas’

Centenas de jovens envolvidos nas iniciativas

Câmara dedica verão à juventude

.1 $..

Reforço na vigilância e prevenção da florestaO Pelouro da Protecção Civil tem tido um papel

preponderante na defesa da floresta através das várias medidase projectos implementados. Disso é exemplo o Voluntariado Jovem

e Sénior, Brigada Autárquica de Voluntários, Vigilância MóvelMotorizada e a criação da Comissão de Defesa da Floresta.

“Voluntariadojovem e sénior”

Insuíláveisnas Piscinas e na Feira

“Brigada Autárquicade Voluntários”

16 OUTUBRO/05

Um outro projecto a que a autarquia aderiu

foi a “Brigada Autárquica de Voluntários”, queresultou de uma candidatura ao programa deapoio à vigilância móvel nos espaços rurais, da

OUTUBRO/05 17

Page 10: Ministra da Educaçao afirmom

LO USADA

2007, todos os alunos do concelho teremao seu dispor respostas diferenciadas, numaperspectiva também diferenciada. O terceiro ponto é a “Formação para o desenvolvimento”, sendo o objectivo que, em 2006,exista um plano integrado de formação.

Um outro aspecto que o PDS tem emlinha de conta é a estratégia de desenvolvimento social do concelho. Neste sentido sãoquatro os eixos de intervenção que passampela prevenção das dependências em grupos-alvo estratégicos, intervenção educativaorientada para a inserção, qualificação dejovens e adultos e respostas sociais.

No âmbito do Plano de Acção para2005/2006 são vários os planos a ter emconta. Pretende-se que este Plano seja omais coerente possível com as linhas deorientação definidas no PDS, essencial-mente no que respeita a mobilização e gestão dos recursos existentes. O Plano deAcção deve ter conta a troca de experiências entre os vários parceiros, definição dopapel a desempenhar por cada um deles, ainovação das actividades e criatividade, bemcomo encontrar respostas que operacionalizem os objectivos definidos. O Plano deAcção apresenta-se mediante uma formalógica que contempla várias actividades

A Rede Social tem um site na Internetque pode ser visitado para melhor e maiorconhecimento do programa. Deste modopode aceder-se a wwvalsousa.pt/lousada.

Rede Socialemite pareceres

No final de Junho a Rede Social reuniuo Conselho Local de Acção Social para quefossem definidos critérios respeitantes aemissão de pareceres por este programa.Assim, qualquer projecto ou candidaturana área social deve obter um parecer daRede Social. Deste modo não haverá apossibilidade de sobreposição de candidaturas. São vários os critérios a ter em contapara a análise técnica de emissão de pareceres como é o caso da articulação dosobjectivos do projecto com o diagnósticosocial/ Plano de Desenvolvimento Social,participação, sobreposição, complementatidade, sustentabilidade, valorização dosrecursos locais, qualificação dos recursos,divulgação da informação e avaliação.

Para mim ter ganho a viagem a Londres...Foi bom. Não esperava encontrar uma cidade tão pacata e sos

segada, tendo em conta que se trata de uma das mais populosas do

mundo.O que me surpreendeu em Inglaterra foi....A abundância de zonas verdes e a dimensão de algumas delas, exem

PIO disso é Kew Gardens com cerca de 4X3 quilómetros de área.Foi interessante...Constatar que Londres é uma cidade multicultural. Exemplo disso é

o caso de uma colega inglesa com pais imigrantes cuja religião seguida

era uma variante do islamismo. Para além disso, constatei que as pessoasnão primavam pela simpatia.

LO USADA

MUNICÍPIO

Penso que este intercâmbio...Tem muita importância, pois consegue aproximar os jovens da União

Europeia dando uma experiência única a cada jovem participante.Para mim Lousada é...Um centro inovador e promissor, pois sendo o Concelho mais jovem

da Europa promete, desde que a acompanhado por boas ideias.Para cativar os jovens Lousada tem...

Centros de lazer, nomeadamente as Piscinas Municipais e Auditório.

São dois espaços agradáveis sempre acompanhados com bons eventos.Para os jovens faz falta...Eventos culturais mais adequados à nossa geração e uma melhor va

riedade desporova acessível a todos os jovens.

18 OUTUBRO/05 OUTUBRO/05 19

ACÇÃO SOCIAL

Plano de Desenvolvimento Social aprovado

REVISTA MUNICIPAL REVISTA MUNICIPAL

Em conversa com.1.Carlos Magalhães foi o aluno de Lousada seleccionado para integrar o Intercâmbio

Europeu, organizado anualmente pela Associação Nacional de Municípios,para viajar até Inglaterra, entre 23 e 30 de Julho. Este encontro europeu premiou

o melhor aluno de inglês da Escola Secundária.

A Câmara de Lousada é a entidade promotora do programa Rede Social, que tem

lacionadas com projectos estruturantes, a

articulação, a integração, a monitorização

e acompanhamento, a avaliação e a divulgação.

como objectivo o desenvolvimento de umaparceria para que se articule a intervençãosocial, procura de soluções para os proble

mas das famílias e pessoas em situação depobreza e exclusão social contribuindo para

o desenvolvimento social.Na reunião do passado dia 21 de Julho

foram apresentados e aprovados os Planos

de Desenvolvimento Social (PDS) 2005/2008 e de Acção para 2005/2006. Nesta

reunião os parceiros assistiram à esquema

tização de todo o trabalho que têm vindo

a desenvolver.

H Aprovadas linhasde intervenção socialpara o concelho

O Plano de Desenvolvimento Social écomposto por três projectos estruturantes.O primeiro intitulado “(In)dependéncias”,tem como objectivo principal que, em 2008,as famílias consideradas de risco tenhamcompetências para avaliar os efeitos negativos do álcool. O outro projecto é “Caminhar na escola”, com o propósito de, em

1

_-

Ficha TécnicaLOUSA DA MUNICIPAL - PROPRIEDADE DA CÂMARA MUNICIPAL DE LOUSA DA

Director: O Presidenle da Câmara (Dr. Jorge Magaihães) - Coordenação: Gabinete do Imprensa. Dr.° Ana Cada Fonseca e Dr.° Ana Paula Ribeiro

Sede: Câmara Municipal de Lousada- 4624909 LOUSADA - Telefone: 255 820533 / Fax: 255820549- [email protected] - Depósiio Legai N°49113191

Paginação: Pais Cunha - Tei. 255 752 359- Impressão: Emp. Repórter do Marâo / 8 IR / Soe. Editorial, Lda. - Tei 255 432 900

Page 11: Ministra da Educaçao afirmom

DIA 21 OUTUBRO11 Semináriopara a juventude de LousadaAuditório Municipal

DIA 29 OUTUBROGestão de Instalações DesportivasAuditório Municipal

DIA 24 OUTUBRO“Em Portugal vi eu já...”,de Gil Vicente,pelo Teatro das Beiras.para os alunos do 9.° ano10h00 e 15h00Auditório Municipal

DIAS 4,5, 11e 12 NOVEMBRO“Os Zingareios de Serafinae Malacueca”,pela jangada Teatro.baseado num originalde António Torrado.Encenação:Manuela Pedroso.Actores:Carla Alves,Emanuel de Oliveira,Luiz Oliveirae Manuela Paulo.21h30 Auditório Municipal

DE 2 A 10 NOVEMBRO“Os Zingareios de Serafinae Malacueca”,pela Jangada Teatro,para OS alunos do 1.0 ciclo10h00 e 15h00Auditório Municipal

ATÉ DIA 6 NOVEMBROFotografia de Maria ÁgataMiecznikowska14h30-17h30/2 1h30-23h00Espaço Artes

Programação Municipal

EXPOSIÇÕES .:

DIA 22 OUTUBRO“Em Portugal vi eu jí de GilVicente, pelo Teatro das Beiras,para o público em geral21h30 - Auditório Municipal

DIA 22 NOVEMBROConcerto de Santa Cecíliapela Academia de Música de Lousada21h30 — Auditório Municipal

DEli A 20 NOVEMBROTrabalhos do Curso de ArtesDecorativas realizado na AssociaçãoAo Encontro das Raízes14h30-17h30/2 1h30-23h00(Inauguração às 21h30)Espaço Artes

DIA 19 NOVEMBROFesta do Idoso, com a participaçãode António Mendes,Joaquim Cardoso,José Mendes, Luís Machado,Margarida Mendes.Mélanie e Salomé15h00 — Auditório MunicipalOrganização: AMI