medida É vÁlida durante 90 dias o - nova olinda,...

7
JORNAL INFORMATIVO ANO I | Nº 38 | DE 23 A 31 DE MARÇO DE 2020 Prefeito decreta ponto facultativo e impede cortes de água e energia elétrica por 90 dias MEDIDA É VÁLIDA DURANTE 90 DIAS O prefeito Ítalo Brito de- cretou na sexta-feira (20) a proibição do corte nos serviços de água e energia elétri- ca em Nova Olinda (CE). O decre- to ocorre devido a pandemia do novo coronavírus (Covid-19). A publicação consta na edição do Diário Oficial dos Municípios. A medida é válida por 90 dias a par- tir desta sexta-feira e poderá ser prorrogada. Os cidadãos que tiverem as contas vencidas durante a vigên- cia do decreto não irão sofrer co- brança de juros e correção mo- netária. Além disso, o atraso nos pagamentos não podem ser justi- ficativa para a eventual suspensão dos fornecimentos. O prazo de vencimento destas contas para as pessoas físicas ficam suspensos por 90 dias. O prefeito decretou também para até a próxima sexta-feira (27/3) ponto facultativo em todo o funcionalismo público munici- pal de Nova Olinda e mantém em funcionamento somente os servi- ços de saúde e outros considera- dos essenciais ao serviço público e ao controle do coronavírus. As medidas foram anunciadas nas redes sociais do prefeito Íta- lo Brito e estão em conformidade com o decreto do governador Ca- milo Santana publicado ontem. PREFEITO DE NOVA OLINDA ÍTALO BRITO

Upload: others

Post on 21-Jul-2020

1 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: MEDIDA É VÁLIDA DURANTE 90 DIAS O - Nova Olinda, Cearánovaolinda.ce.gov.br/wp-content/uploads/2020/03/Edicao38.pdf · 2020-03-23 · cante. O gestor apresentou um panorama da situação

JORNAL INFORMATIVO

ANO I | Nº 38 | DE 23 A 31 DE MARÇO DE 2020

Prefeito decreta ponto facultativo e impede cortes de água e energia elétrica por 90 dias

MEDIDA É VÁLIDA DURANTE 90 DIAS

Oprefeito Ítalo Brito de-cretou na sexta-feira (20) a proibição do corte nos

serviços de água e energia elétri-ca em Nova Olinda (CE). O decre-to ocorre devido a pandemia do novo coronavírus (Covid-19). A publicação consta na edição do Diário Ofi cial dos Municípios. A medida é válida por 90 dias a par-tir desta sexta-feira e poderá ser prorrogada.

Os cidadãos que tiverem as contas vencidas durante a vigên-cia do decreto não irão sofrer co-brança de juros e correção mo-netária. Além disso, o atraso nos pagamentos não podem ser justi-fi cativa para a eventual suspensão dos fornecimentos.  O prazo de vencimento destas contas para as pessoas físicas fi cam suspensos por 90 dias.

O prefeito decretou também para até a próxima sexta-feira (27/3) ponto facultativo em todo o funcionalismo público munici-pal de Nova Olinda e mantém em funcionamento somente os servi-ços de saúde e outros considera-dos essenciais ao serviço público e ao controle do coronavírus. 

As medidas foram anunciadas nas redes sociais do prefeito Íta-lo Brito e estão em conformidade com o decreto do governador Ca-milo Santana publicado ontem. PREFEITO DE NOVA OLINDA

Í T A L O B R I T OPREFEITO DE NOVA OLINDA

Í T A L O B R I T OÍ T A L O B R I T O

Page 2: MEDIDA É VÁLIDA DURANTE 90 DIAS O - Nova Olinda, Cearánovaolinda.ce.gov.br/wp-content/uploads/2020/03/Edicao38.pdf · 2020-03-23 · cante. O gestor apresentou um panorama da situação

2ANO I | Nº 38 | DE 23 A 31 DE MARÇO DE 2020

JORNAL INFORMATIVO

Oprefeito Ítalo Brito anunciou novas me-didas adotadas pela

Prefeitura de Nova Olinda para conter o avanço do novo coronavírus, no sábado (21). Entre elas, a entrega em do-micílio de remédios de uso contínuo para pacientes em todo o território do municí-pio. Além disso, haverá uma mudança no esquema de distribuição de remédios em postos de saúde para pacien-tes acima dos 60 anos.

A partir desta segunda (23), os pacientes que fazem uso de remédios contínuos distribuídos na farmácia bá-sica do município, localizada no centro de saúde, vão rece-ber o medicamento em casa, anunciou o prefeito. O co-municado foi feito em edição especial do programa “con-versa com o prefeito” trans-mitido no sábado (21), pela Rádio Nova Olinda FM. Des-ta vez, Ítalo Brito participou do programa por telefone.

“Os remédios de uso contí-nuo distribuído aos pacientes cadastrados com condições como diabetes e hipertensão terão a validade das suas re-ceitas estendidas por esse pe-ríodo”, explica o gestor.

As medidas devem evitar a procura freqüente dos pa-cientes pelas Unidades Bási-cas de Saúde.

Ele também reforçou as medidas anunciadas na sex-ta-feira (20) que impedem as concessionárias de água

e energia de suspenderem os serviços por falta de pa-gamento por um período de 90 dias. O chefe do executivo decretou ainda ponto facul-tativo aos servidores públi-cos municipais no período de 23 a 27 de março como medida de isolamento social para evitar aglomerações nas dependências dos prédios públicos, fi cando ressalva-dos apenas os serviços es-senciais de saúde, vigilância sanitária e segurança.

Prefeitura de Nova Olinda vai entregarremédios de uso contínuo em casa para evitar ida ao centro de saúde

Page 3: MEDIDA É VÁLIDA DURANTE 90 DIAS O - Nova Olinda, Cearánovaolinda.ce.gov.br/wp-content/uploads/2020/03/Edicao38.pdf · 2020-03-23 · cante. O gestor apresentou um panorama da situação

3ANO I | Nº 38 | DE 23 A 31 DE MARÇO DE 2020

JORNAL INFORMATIVO

ASecretaria Municipal da Saúde - SMS de Nova Olinda, em par-

ceria com a Coordenadoria de Vigilância Epidemiológi-ca, realizou na quarta-feira (17), a 1ª Capacitação sobre Coronavírus (Covid -2019).

O encontro aconteceu no auditório da sede da SMS e reuniu profi ssionais da saúde e gestores do hospital muni-cipal, da Clínica de Fisiotera-pia, Rede de Atendimento das Unidades Básica de Saúde – UBS, Setores de Endemias, Vigilância Sanitária, Agentes Comunitários de Saúde, Cen-tro de Especialidades Odon-tológicas, dentre outros.

O prefeito Ítalo Brito abriu o evento ao lado da secre-tária da saúde Kaline Caval-cante. O gestor apresentou um panorama da situação da COVID no mundo, no Brasil e no estado do Ceará, des-tacou que ‘até o momento’ não existe caso confi rmado da doença no município de Nova Olinda.

“A maior preocupação nossa nesse momento é compartilhada com os go-vernos do estado e do país e com o mundo todo quanto à

possibilidade de haver uma contaminação em massa, ou seja, que aconteça uma con-taminação desenfreada de pessoas e isso sufoque ainda mais o sistema de saúde que já atua no limite de sua capa-cidade”, disse.

O prefeito explicou que as medidas anunciadas no plano de contingenciamento semana passada devem ser-

vir para “evitar um colapso” no sistema ao prevenir a con-taminação do maior número de pessoas possíveis, espe-cialmente, daquelas que fa-zem parte do grupo do risco: “as crianças e idosos”, alerta.

Ítalo Brito afi rma que os profi ssionais de saúde que estão sendo capacitados res-pondem pelo atendimento da grande parte dos usuários

do Sistema Único de Saúde – SUS que são atendidas dia-riamente no município. Por isso, o prefeito considera im-portante que as capacitações, que são parte das estratégias do plano municipal de con-tingenciamento, comecem por essa categoria.

Kaline Cavalcante lembra que evento faz parte da sé-rie de ações que o município tem promovido com o intui-to de preparar a rede pública em eventual circulação do vírus no município. De acor-do com o Setor de Epidemio-logia, não há confi rmação da doença no município, ne-nhum caso de suspeita noti-fi cada até o momento.

Durante a capacitação, são abordados aspectos como defi nição e notifi ca-ção de casos, manejo clínico, vigilâncias epidemiológica e laboratorial, além de práti-cas de prevenção e cuidados com a saúde dos próprios profi ssionais como o uso de Equipamentos de Proteção Individual - EPI.

SMS realiza capacitação de profi ssionais da saúde para atuarem no combate ao COVID-19

Page 4: MEDIDA É VÁLIDA DURANTE 90 DIAS O - Nova Olinda, Cearánovaolinda.ce.gov.br/wp-content/uploads/2020/03/Edicao38.pdf · 2020-03-23 · cante. O gestor apresentou um panorama da situação

4ANO I | Nº 38 | DE 23 A 31 DE MARÇO DE 2020

JORNAL INFORMATIVO

HEMOCE volta a fazer coleta de sangue no Hospital Municipal

Hemoce realizando triagem

Doação

OCentro de Hemato-logia e Hemotera-pia do Ceará - HE-

MOCE, em parceria com a Secretaria Municipal da Saúde de Nova Olinda, rea-lizaram na última terça-feira (17) uma campanha de co-leta de sangue e de cadastro de doadores de medula ós-sea.

O Hospital Ana Alencar Alves mais uma vez é esco-lhido para sediar o evento. A ação começou às 08h e se estendeu até o início da tar-de, foi coletado um total de 24 bolsas de sangue e feito o cadastro de 3 possíveis do-adores de Medula Óssea no registro Nacional de Doado-res Voluntários de Medula Óssea- REDOME.

A enfermeira, Gabrie-la Siebra, destacou “que a doação de sangue é um ato voluntario e repleto de soli-dariedade que pode ajudar a salvar muitas vidas e acres-centou que a coleta do san-gue é feito por punção em veia do braço, com material estéril e descartável para se-gurança do doador”.

Para o doador Antônio Pereira ” a gente doa para salvar a vida de pessoas, e acho que o pessoal deve procurar o HEMOCE para doar também, que o sangue da gente e deus que nós dar, então devemos ajudar as pessoas,quanto mais a gente ajudar, deus ajuda a gente”.

A senhora Valéria reforça: “a doação de sangue pode salvar vidas e é bem neces-sário a pessoa ter empatia sobre o outro, você pensar no próximo, e não custa nada, não dói, enfi m”.

Page 5: MEDIDA É VÁLIDA DURANTE 90 DIAS O - Nova Olinda, Cearánovaolinda.ce.gov.br/wp-content/uploads/2020/03/Edicao38.pdf · 2020-03-23 · cante. O gestor apresentou um panorama da situação

Neste período do ano, com a combinação dos eventos de chuva

e sol forte, o mato cresce mui-to rápido, aumentam as áreas de umidade, que são duas das situações que favorecem o nas-cimento e a proliferação de in-setos e de animais peçonhentos nas áreas residenciais. Com isso, aumentam também os riscos de acidentes domésticos envolven-do os peçonhentos e de risco de transmissão de doenças por insetos.

Numa ação intersetorial da Secretaria de Serviços Públicos – SSP com a Secretaria Municipal de Saúde – SMS, no início deste mês a SSP iniciou um conjunto de medidas em vários bairros da cidade para evitar o apareci-mento de animais peçonhentos, enquanto a SMS, por meio dos setores de Vigilância em Saúde e Controle de Endemias, atuam para controlar os focos de inse-tos na zona urbana.

Uma frente de serviços mon-tada pela SSP tem atuado para a limpeza de ruas e de terrenos abandonados através de servi-ços de roçado, capina, retirada de entulhos, varrição, coleta de lixo e de materiais. Localidades como as ruas 7 de Setembro, Padre Cícero, 14 de abril, São Francisco, no centro e outras ruas no bairro João Miguel fo-ram contempladas com a ação que deve chegar a toda a cidade.

Neto Araujo, secretário de Serviços Públicos, conta que essa ação faz parte de um con-junto de medidas da adminis-tração municipal para manter a cidade limpa e segura, tanto do ponto de vista da segurança pública como da segurança da saúde da população.

“A limpeza da nossa cidade está sendo feita para que ela possa fi car mais bonita, além de afastar os insetos e animais pe-çonhentos”, declara o secretário Neto Araújo.

A moradora do bairro João Miguel, Maria Ferreira Lima,

61anos, considera que “ além da limpeza dos matos, o carro passando pra coletar os lixos, as outras pessoas se conscien-tizar pra não acumular lixo nos terrenos baldios e nem solta nas ruas, tudo fi caria perfeito, os mosquito, muriçocas e ou-tros insetos não teriam onde se alojarem.”

Aliado a essa ação da SSP, o Setor de Endemias da SMS realiza a pulverização de áreas onde são registrados os maio-res focos de insetos como o mosquito Aedes Aegypti atra-vés de carro fumacê, enquan-to os Agentes de Endemias reforçam todos os cuidados e controles que devem ser feitos pelos próprios moradores nas visitas domiciliares.

João Paulo Silva, diretor do setor de endemias, conta que os animais peçonhentos mais comuns encontrados em Nova Olinda são as serpentes, ara-nhas, escorpiões, abelhas, ma-rimbondos e formigas. Destes, os mais comuns nas casas dos novo-olindenses são os escor-piões amarelos, espécie que é a maior responsável pelos aci-dentes domésticos na cidade, seguida das aranhas.

Sobre os insetos, João Pau-lo conta que de longe o mais temido por todos e por isso é considerado o inimigo nú-mero 1 da Vigilância Sanitária é o mosquito Aedes Aegypti, por ser transmissor de do-enças como Dengue, Zica e Chicungunha. Depois vem o barbeiro, causador da doença de chagas, e o mosquito-palha ou birigui, infectado que ao picar uma pessoa libera um tipo de parasita na corrente sanguínea capaz de causar o Calazar.

João Paulo informa que este ano já foram registrados a pre-sença de todos estes tipos de insetos e de animais peçonhen-tos, inclusive, com a apreensão de algumas espécies pelo setor de endemias.

Para se proteger desses animais e insetos veja algumas dicas importantes dadas pelo

diretor de endemias da SMS: De modo geral: Não acumular entulho, lixo doméstico, ferro velho, telhas e tijolos, mantendo limpo quintais, jardins e terrenos baldios; Ao aparar a grama, recolher as folhas caídas; Em relação aos barbeiros: verifi car embaixo dos lençóis de cama e travesseiros e roupas antes de usar. Quanto aos mosquitos: olhar atentamente e periodicamente os depósitos com água parada e nos quintais não deixar objetos que possam acumular água da chuva.

Saiba mais PEÇONHENTOS Os animais peçonhentos possuem um aparelho para inocular o veneno. As glândulas de veneno ou peçonha desses animais liga-se com dentes ocos, ferrões ou aguilhões.São exemplos de animais peçonhentos as serpentes, aranhas, escorpiões, vespas, abelhas, marimbondos e formigas.Os animais venenosos produzem veneno. Porém, não possuem estruturas para inoculação.Um exemplo de animal venenoso é o sapo. Algumas espécies são venenosas, mas o veneno só é liberado quando a glândula que o produz é pressionada.No Brasil, os principais animais peçonhentos que causam acidentes são as serpentes, escorpiões e aranhas.

INSETOS Os insetos formam um grupo de animais invertebrados que se destaca pela presença de asas, corpo dividido em cabeça, tórax e abdome e a presença de seis pernas.

5ANO I | Nº 38 | DE 23 A 31 DE MARÇO DE 2020

JORNAL INFORMATIVO

Serviços públicos fazem limpeza de ruas para o controle de insetos e animais peçonhentos

Para se proteger desses animais e insetos Para se proteger desses animais e insetos

Page 6: MEDIDA É VÁLIDA DURANTE 90 DIAS O - Nova Olinda, Cearánovaolinda.ce.gov.br/wp-content/uploads/2020/03/Edicao38.pdf · 2020-03-23 · cante. O gestor apresentou um panorama da situação

6ANO I | Nº 38 | DE 23 A 31 DE MARÇO DE 2020

JORNAL INFORMATIVO

Secretaria de urbanismos e obras continua trabalho na reforma de estradas danifi cas pelas chuvas

APrefeitura de Nova Olinda continua em ritmo acelerado

a realização dos trabalhos de recuperação de estradas da zona rural, a ação têm como objetivo proporcio-nar aos moradores dos sí-tios uma melhor qualidade do tráfego da zona rural para a zona urbana, os ser-viços estão sendo executa-dos pela secretaria de ur-banismos e obras e inclui o trabalho de máquinas e homens que diariamente se revezam em várias co-munidades fazendo o tra-balho de terraplanagem, tapa buracos e roço das es-tradas.

Devido ás fortes chuvas que caem no município, algumas estradas precisam de uma maior atenção, em alguns casos a secretaria tem que refazer o trabalho por conta que as fortes chu-vas acabam danifi cando o que já foi feito, obrigando assim o retorno dos profi s-sionais ao local para nova-mente efetuar o trabalho, com as estradas refeitas, os moradores tem mais segu-rança para trafegar e ir ao centro da cidade para reali-zar seus afazeres diários.

Algumas das estradas que foram recuperadas e até refeitas compreende as se-guintes comunidade: Quati 1 e 2, sítio beleza, estrada

que dá acesso ao sitio Pa-tos, Serrinha, Triunfo, Bar-reiros, entre outras. Nessas estradas o fl uxo de veículos é intenso, principalmente de motos, uma situação que preocupa o prefeito Ítalo Brito que está priorizando a manutenção das estradas carroçáveis do município.

Para o gestor, a reforma das estradas é de suma im-portância para o bem estar das pessoas que moram na zona rural e que dia-riamente precisam ir até a cidade, “precisamos prio-rizar a qualidade de vida da população do campo investindo principalmente no essencial para que nos-so povo tenha o mínimo

de conforto e segurança, entendo que as estradas da zona rural fi cam muito danifi cadas nesta época do inverno, e isso de uma forma ou de outra preju-dica muito a população, dessa forma, meu governo através da secretaria de ur-banismos e obras não tem medido esforços para reali-zar um trabalho que venha minimizar as difi culdades da população nesta época de chuvas em nosso muni-cípio”, detalhou Ítalo.

Para o Secretário Huber-tão, responsável pelo tra-balho de recuperação das estradas, essa época é mui-to difícil para quem mora na zona rural devido ás for-

tes chuvas que caem, mais garante que a secretaria de urbanismos e obras está a pleno vapor para atender a demanda de todo o muni-cípio, “estamos trabalhan-do com homens e máqui-nas para atender a todas as comunidades da zona rural no tocante ao roço e reforma de estradas danifi -cadas pela chuva, algumas que foram feitas tiveram que ser novamente refei-tas devido as fortes chu-vas que não param de cair em nossa região, portanto, estamos atentos para dar resposta de imediato as co-munidades afetadas pelas chuvas”, fi nalizou o Secre-tário.

ESTRADA FEITA

ESTRADA SENDO FEITA

BELEZA ESTRADA DO SITIO PATOS

Page 7: MEDIDA É VÁLIDA DURANTE 90 DIAS O - Nova Olinda, Cearánovaolinda.ce.gov.br/wp-content/uploads/2020/03/Edicao38.pdf · 2020-03-23 · cante. O gestor apresentou um panorama da situação

APrefeitura de Nova Olinda efe-tuou o pagamen-

to da primeira parcela do boleto referente ao programa garantia safra 2019/2020, esse paga-mento vai garantir aos agricultores e familiares, condições mínimas de sobrevivência no caso de perda de safra por ra-zão de fenômenos como estiagem ou excesso de chuvas.

O Garantia-Safra (GS) é uma ação do Progra-ma Nacional de Fortale-cimento da Agricultura Familiar (PRONAF), que tem como objetivo ga-rantir a sobrevivência aos agricultores de municí-pios afetados por condi-ções climáticas indesejá-veis.

O benefício do Garan-tia safra é de R$ 850,00 que são pagos aos agri-cultores aptos a receber o mesmo que é dividido em 5 parcelas de (R$ 170). Para ter esse benefício ga-rantido é necessário que o agricultor pague a par-cela de um boleto no va-lor de R$ 17,00 (dezessete reais), enquanto ao muni-

cípio cabe efetuar o paga-mento de seis parcelas no valor de R$ 2.541,50 que deverão ser efetuados até o mês de julho. Essas par-celas correspondem a 6% do total que correspon-

de ao valor de R$ 51,00 por agricultor. A parcela do estado corresponde a 12% do total do benefício, e a união entra com 40% do custeio do seguro.

O Secretário de Desen-

volvimento Rural – SDR do município, Raimundo Duném, informa que são 299 agricultores assegu-rados para o programa Garantia Safra 2019/2020 no município.

Prefeitura realiza pagamentode primeira parcela de boleto do Garantia safra 2019/2020

7ANO I | Nº 38 | DE 23 A 31 DE MARÇO DE 2020

JORNAL INFORMATIVO

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL Informativo da Prefeitura

Av. Perimetral Sul, 1065-1097, Nova Olinda/CE - CEP 63165-000

Jornalista Responsável Francisco Ranilson da Silva Registro Profi ssional 4116 CE

ProduçãoAndreza Patrícia da Silva Guedes

Assistente de Produção Tarciano Dantas Brito

ReportagensCarlos Paiva

Fotografi a Marcos Aurélio Lucena