matutar - websites.setrem.com.brwebsites.setrem.com.br/assets/cms/40/arquivo-3.pdf · ... em geral,...

16

Upload: lenhu

Post on 05-Jul-2018

212 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Matutar - websites.setrem.com.brwebsites.setrem.com.br/assets/cms/40/Arquivo-3.pdf · ... em geral, não são esses que ela consegue partir em ... segundo criador, o primeiro

1

Page 2: Matutar - websites.setrem.com.brwebsites.setrem.com.br/assets/cms/40/Arquivo-3.pdf · ... em geral, não são esses que ela consegue partir em ... segundo criador, o primeiro

2

Matutar

1 2 3 4

5 6 7 8 9 10

11 12 13 14 15 16

17 18 19 20 21 22 23

24 25 26 27 28 29

30 31 32 33 34 35 36

Todas as noites, antes de dormir e quase até pegar no sono, eu pensava nos meus problemas. Eram três, disso eu tenho certeza, e um deles envolvia uma encomenda feita sem autorização dos adultos a um vendedor ambulante que passava de tempos em tempos na frente da nossa casa — dos outros eu esqueci.

Quando minha mãe me botava na cama e apagava a luz, eu acendia meus três problemas para jogar com eles no escuro. Ainda não tinha aprendido a ler, mas já sabia me preocupar. Apesar de a palavra “problema” ter entrado tão cedo no meu vocabulário, não tive uma infância “problemática” — os maiores problemas de uma criança, em geral, não são esses que ela consegue partir em pequenos pedaços e observar.

Que eu tenha captado o sentido da palavra ouvindo a conversa dos adultos (ou vendo novela) e tenha me apressado a colocá-la em uso todas as noites apenas demonstra certa predisposição precoce para o lado não prático da existência — e hoje me parece fabuloso que uma das minhas memórias mais nítidas da infância diga respeito não a algo que me aconteceu ou que eu vi, mas a uma atividade puramente mental: matutar.

Com o passar dos anos, meus problemas ganharam em concretude e variedade. Os menos graves foram parar na maçaroca indistinta das aflições superadas, lá onde uma não desprezível montanha de preocupações antigas causadas por atritos na família, amores frustrados ou dissabores no trabalho já perderam boa parte do poder que um dia tiveram sobre mim — tenham sido solucionados, esquecidos ou voluntariamente descartados. Quase tenho carinho por eles.

Porque ter um problema é ruim, claro, mas não como um acontecimento trágico ou um fato consumado diante do qual só nos resta sofrer com maior ou menor resignação. Problema é aquilo que a gente fica remoendo não apenas porque nos incomoda, mas porque imaginamos que existe uma solução, em algum lugar, esperando por nós. Como um enigma que nos parece absolutamente banal — mas apenas depois que conseguimos decifrá-lo.

Problema resolvido produz conhecimento. Não devemos subestimar nossa capacidade para resolver impasses, conflitos, crises de pequenas ou grandes proporções. Quando não contempla a possibilidade de solução, não estamos diante de um problema, mas de uma sentença. Costumamos associar a expressão “esquentar a cabeça” com reações impulsivas e violentas, mas, às vezes, o que mais nos esgota mentalmente é o oposto disso: o esforço para buscar não a solução mais rápida, mas a melhor. Matutar.

Fonte: Cláudia Laitano, Jornalista, publicado na Zero Hora de 03/10/2015.

1) O tema que não está presente no texto “Matutar” é:

a) nostalgia de um mundo passado. b) nostalgia de um tempo memorável. c) impasses na existência humana. d) desafios de ser humano resignado. e) preocupações normais de uma pessoa.

Page 3: Matutar - websites.setrem.com.brwebsites.setrem.com.br/assets/cms/40/Arquivo-3.pdf · ... em geral, não são esses que ela consegue partir em ... segundo criador, o primeiro

3

2) A partir da leitura do texto, é possível inferir que a autora:

a) não acredita que uma infância problemática possa conduzir a uma vida adulta infeliz. b) considera que matutar é a solução mais simples que um adulto tem diante de problemas existenciais. c) acredita que desafios inerentes à vida possibilitam reflexão e crescimento, por mais graves que possam parecer. d) critica aqueles que não têm o hábito de matutar. e) enfrenta os desafios cotidianos descartando experiências passadas.

3) Os vários argumentos presentes no texto:

a) evidenciam a importância de refletir diante das mais diferentes situações que o indivíduo enfrenta. b) enfatizam a necessidade de solucionar todos os problemas que enfrentamos. c) criticam o fato dos adultos terem “montanhas de preocupações” diariamente. d) comprovam a prática de pensar em problemas e soluções à hora de dormir. e) demonstram que a autora sempre teve enigmas em sua vida.

4) A palavra em destaque no trecho: “Como um enigma que nos parece absolutamente banal...” pode ser substituída, desde que não haja alteração de sentido, por:

a) corriqueiro. b) desafiador. c) intrigante. d) questionável. e) enigmático.

5) A série de palavras que estão diretamente associadas ao tema central do texto é:

a) sono - criança - problemas - conhecimento. b) existência - acontecimentos - problemas - matutar. c) matutar - carinho - preocupações - noite. d) impasses - crianças - adultos - conhecimento. e) palavra - jogar - família - trabalho.

6) No período de 1909 a 1924, foram publicados, na Europa, diversos manifestos para apresentar propostas dos movimentos de vanguarda. O esforço de reflexão sobre a realidade brasileira, associado ao conhecimento de ideias desses movimentos, motivou a realização da Semana de Arte Moderna no Brasil. Os movimentos de vanguarda do início do século XX representaram uma:

a) consolidação das formas realistas de arte. b) negação do valor da originalidade, através da sustentação de elementos da cultura

burguesa do século XIX. c) confirmação dos valores clássicos, em especial a ordem e a simetria. d) censura autoritária a qualquer expressão artística. e) ruptura com a tradição, trazendo mudanças nos modos de representação da realidade.

Page 4: Matutar - websites.setrem.com.brwebsites.setrem.com.br/assets/cms/40/Arquivo-3.pdf · ... em geral, não são esses que ela consegue partir em ... segundo criador, o primeiro

4

7) Triste Bahia! Ó quão dessemelhante Estás e estou do nosso antigo estado! Pobre te vejo a ti, tu a mi empenhado, Rica te vi eu já, tu a mi abundante. (...) (À cidade da Bahia)

Pequei Senhor: mas não porque hei pecado, Da vossa Alta Piedade me despido: Antes, quanto mais tenho delinquido, Vos tenho a perdoar mais empenhado. (...) (A Jesus Cristo Nosso Senhor)

Anjo no nome, Angélica na cara, Isso é ser flor, e Anjo juntamente, Ser Angélica flor, e Anjo florente, Em quem, se não em vós se uniformara? (...) (À mesma D. Ângela)

Os fragmentos acima, todos do poeta Gregório de Matos Guerra, refletem vários aspectos de sua obra. Esses aspectos são, respectivamente, de natureza:

a) lírica, satírica e religiosa. b) religiosa, satírica e lírica. c) lírica, religiosa e satírica. d) satírica, religiosa e lírica. e) satírica, lírica e religiosa.

8) Considerem-se as seguintes afirmações sobre o Concretismo.

I - Buscou na visualidade um dos suportes para atingir rupturas radicais com a ordem discursiva da língua portuguesa. II - Teve como integrantes fundamentais Haroldo de Campos, Augusto de Campos e Décio Pignatari. III - Foi um projeto de renovação formal e estética da poesia brasileira, cuja importância ficou restrita à década de 1950.

Está (ão) correta (s):

a) apenas I e II. b) apenas I. c) apenas II. d) apenas III. e) I, II e III.

9) Como se refere no texto principal, “Todas as noites, antes de dormir e quase até pegar no sono, eu pensava nos meus problemas. Eram três, disso eu tenho certeza, e um deles envolvia uma encomenda feita sem autorização dos adultos a um vendedor ambulante que passava de tempos em tempos em frente da nossa casa, – dos outros eu esqueci”. Para estes que esqueci, lembrava-me de que um se tratava de um enigma matemático, sobre o qual segue: “Dois criadores de animais estavam conversando e, durante essa conversa, perceberam uma curiosa coincidência. Se o primeiro criador vendesse 7 animais ao segundo criador, o primeiro ficaria com o mesmo número que o segundo criador. Por outro lado, se o segundo criador vendesse ao primeiro 7 animais, o primeiro ficaria exatamente

Page 5: Matutar - websites.setrem.com.brwebsites.setrem.com.br/assets/cms/40/Arquivo-3.pdf · ... em geral, não são esses que ela consegue partir em ... segundo criador, o primeiro

5

com o dobro de animais do segundo criador.” O número de animais que cada criador possui é:

a) o primeiro 49 animais e o segundo 35 animais. b) o segundo 49 animais e o primeiro 35 animais. c) o primeiro 46 animais e o segundo 28 animais. d) o segundo 46 animais e o primeiro 28 animais. e) o primeiro 47 animais e o segundo 34 animais.

10) Toda vez que José se deita para dormir, fica pensando em coisas que realizou durante seu dia, o que deixou de fazer e o que poderia ter feito diferente. Mas como já está deitado, não há nada que ele possa fazer com o que já passou e, sim, somente com o que poderá fazer a partir do seu despertar na manhã seguinte. Sempre teve desejo em construir coisas, brinquedos, travessuras e por aí vai. Porém, José, com o passar do tempo, foi amadurecendo, crescendo e entrou para a faculdade. Lá foi convidado a participar de um projeto muito grande. O projeto se refere ao consumo de combustíveis em veículos diferenciados. Foi realizado um teste de consumo de combustível em um novo veículo e este teste revelou que, quando a velocidade está no intervalo de 70 km/h a 110 km/h, à distância d, em quilômetro, percorrida por litro de gasolina, em função da velocidade v, em

quilômetro por hora, é dada por 𝑑(𝑣) = −𝑣2

150+

16𝑣

12. Pode-se concluir do teste realizado por

José e seu grupo que, no intervalo considerado, a maior economia de combustível se dá quando se estiver andando à velocidade de:

a) 90 km/h. b) 80 km/h. c) 85 km/h. d) 95 km/h. e) 100 km/h.

11) Em 2012 foi realizada uma pesquisa com uma população de 32000 moradores de uma cidade do estado para avaliar o comportamento em relação aos hábitos de sono, bem como mensurar a qualidade do mesmo e seu impacto no dia a dia. Foram entrevistados 2,5% da população: aproximadamente 2/3 da população dorme menos do que o necessário, o principal motivo é a falta de tempo; as pessoas mais velhas dormem menos horas na média, porém julgam ser o suficiente; 59% dos entrevistados são do gênero feminino; possuem uma renda média de até cinco salários mínimos.

Page 6: Matutar - websites.setrem.com.brwebsites.setrem.com.br/assets/cms/40/Arquivo-3.pdf · ... em geral, não são esses que ela consegue partir em ... segundo criador, o primeiro

6

Considerando-se o gráfico, o número de moradores que responderam sim e raramente à pergunta feita é:

a) 288 moradores. b) 128 moradores. c) 400 moradores. d) 416 moradores. e) 290 moradores.

12) O autor menciona no último parágrafo do texto que “Problema resolvido produz conhecimento. Não devemos subestimar nossa capacidade de resolver impasses, conflitos, crises de pequenas ou grandes proporções. Quando não contempla a possibilidade de solução, não estamos diante de um problema, mas de uma sentença.” Baseado nesta afirmação do autor, considere-se o problema: um jovem passou no vestibular e gostaria de se matricular em uma faculdade da região que oferece como promoção matrícula anual em janeiro, para a qual o jovem pagaria R$ 1700,00 por mês. A partir daí, este valor da mensalidade sofre um decréscimo de R$ 150,00 a cada mês. Ao final de doze meses nessas condições o valor gasto por ele ao se matricular nesta faculdade seria de:

a) R$ 10700,00. b) R$ 10400,00. c) R$ 10500,00. d) R$ 10800,00. e) R$ 10600,00.

13) A capacidade térmica de um corpo é a quantidade de calor que o corpo absorve ao variar a sua temperatura em 1°C. Assim sendo:

a) a capacidade térmica de um litro de água é maior do que a capacidade térmica de 5 litros de água quando ambos têm a mesma variação de temperatura.

b) a capacidade térmica de um copo d’água a 90°C é maior que a capacidade térmica de uma gota d´água à mesma temperatura.

c) ao absorverem a mesma quantidade de calor, o óleo atinge temperatura mais alta por ter capacidade térmica maior do que a água.

d) quando dois corpos quaisquer estão à mesma temperatura, terão a mesma capacidade térmica.

e) quando dois corpos quaisquer absorvem a mesma quantidade de calor, terão a mesma capacidade térmica.

14) Após comer uma barra de 80 gramas de chocolate, uma jovem leu a tabela nutricional da embalagem e verificou que o chocolate que havia ingerido equivalia a 1200 kJ, o mesmo que, aproximadamente, 287 kcal. Sendo a massa da jovem igual a 60 kg e a gravidade de 10 m/s2, a quantidade de energia ingerida é correspondente à que a jovem teria ao se encontrar a uma altura em relação ao solo de:

a) 2 m. b) 20 m. c) 200 m. d) 2.000 m. e) 20.000 m.

Page 7: Matutar - websites.setrem.com.brwebsites.setrem.com.br/assets/cms/40/Arquivo-3.pdf · ... em geral, não são esses que ela consegue partir em ... segundo criador, o primeiro

7

15) O fragmento abaixo se refere a uma manchete de um jornal que afirma que um estudante rio-pretense vai ver a curvatura da Terra a bordo de um caça supersônico da força aérea russa, capaz de atingir o dobro da velocidade da luz. (www.diariodaregiao.com.br)

Há claramente um erro no texto já que:

a) o avião é supersônico e, portanto, não pode voar na estratosfera. b) o avião irá voar com o dobro da velocidade da luz o que, na estratosfera, é impossível. c) a velocidade da luz é inatingível – o caça poderá atingir o dobro da velocidade do som e

não da luz. d) voando ao dobro da velocidade da luz, o estudante não conseguirá ver nada, nem

mesmo a Terra. e) a partir da estratosfera não é possível ver a curvatura da Terra.

16) As bases ou hidróxidos dos metais alcalinos são bases fortes. O ácido carbônico (H2CO3) é um ácido fraco e o ácido clorídrico (HCl) é um ácido forte. Com estas informações, considerem-se os itens a seguir. I - O bicarbonato de sódio, NaHCO3, utilizado em talcos para bebês, age neutralizando a acidez da urina. II - O calcário — CaCO3 — é utilizado pelos agricultores para diminuir o pH do solo. III - O cloreto de potássio — KCl — pode ser utilizado como acidulante na conservação de alimentos industrializados. IV - O bicarbonato de sódio provoca gases ao reagir com o suco gástrico (HCl) no estômago.

Está (ão) correta (s):

a) I e II. b) II e III. c) todas as afirmativas. d) nenhuma das afirmativas. e) I, II e III.

Page 8: Matutar - websites.setrem.com.brwebsites.setrem.com.br/assets/cms/40/Arquivo-3.pdf · ... em geral, não são esses que ela consegue partir em ... segundo criador, o primeiro

8

17) Os indicadores ácido-base são substâncias naturais ou sintéticas que possuem a capacidade de mudar de cor de acordo com o pH do meio. Isso significa que quando esses indicadores de pH são colocados em contato com uma solução ácida, eles adquirem determinada cor, mas quando são colocados em meio básico, apresentam outra coloração. Três substâncias W, Z e K foram submetidas separadamente a testes com indicador fenolftaleína, cujo frasco com a substância W não teve sua coloração alterada. Já as substâncias Z e K mudaram sua coloração para um tom róseo. Com base nestas informações e nos testes realizados com as substâncias, é possível afirmar que as substâncias W, Z e K são, respectivamente:

a) base, ácido, ácido. b) neutro, ácido, ácido. c) neutro, base, base. d) base, neutro, neutro. e) ácido, base, base.

18) Um assunto atual e popular e ao mesmo tempo preocupante se chama “Poluição atmosférica”. O CO2 é o gás liberado em maior escala, resultado da combustão completa dos combustíveis; o CO é liberado por processos industriais e na fumaça dos cigarros; o NO2 está relacionado com problemas respiratórios; o SO2 é responsável por problemas cardiovasculares. De acordo com a IUPAC, os nomes dos gases citados no texto são:

a) dióxido de carbono, monóxido de dicarbono, dióxido de nitrogênio, dióxido de enxofre. b) gás carbônico, monóxido de carbono, óxido de nitrogênio, dióxido de enxofre. c) dióxido de carbono, monóxido de carbono, dióxido de nitrogênio, dióxido de enxofre. d) óxido de carbono, monóxido de carbono, óxido de nitrogênio, óxido de enxofre. e) dióxido de carbono, monóxido de carbono, óxido de nitrogênio, óxido de enxofre.

19) O texto “Matutar” aborda a forma como são tratados os problemas ao longo da vida. Há uma grande diferença na maneira como as crianças e os adultos se preocupam, porém a autora ignora uma fase crítica da vida: a adolescência. A adolescência, segundo o Estatuto da Criança e do Adolescente, é o período da vida que vai dos 12 aos 18 anos. Momento em que ocorrem inúmeras mudanças no corpo de homens e mulheres. Essas mudanças são causadas, principalmente, pela ação de:

a) enzimas, conhecidas como estrógeno e testosterona, responsáveis pelo desenvolvimento de caracteres sexuais secundários em homens e mulheres.

b) hormônios, estrógenos e progesterona, responsáveis pelo desenvolvimento de caracteres sexuais secundários em mulheres e homens, respectivamente.

c) hormônios, conhecidos como estrógeno e testosterona, responsáveis pelo desenvolvimento de caracteres sexuais secundários em homens e mulheres, respectivamente.

d) hormônios, conhecidos como estrógeno e testosterona, responsáveis pelo desenvolvimento de caracteres sexuais secundários em mulheres e homens, respectivamente.

e) vitaminas e aminoácidos, responsáveis pelo desenvolvimento de caracteres sexuais secundários em homens e mulheres.

Page 9: Matutar - websites.setrem.com.brwebsites.setrem.com.br/assets/cms/40/Arquivo-3.pdf · ... em geral, não são esses que ela consegue partir em ... segundo criador, o primeiro

9

20) O texto aborda reações violentas e impulsivas como consequências da “cabeça quente”. Porém, no reino animal, reações rápidas e impulsivas podem significar o sucesso na sobrevivência de algumas espécies, principalmente quando falamos da luta por alimento. É o caso de felinos como os leões, que vivem em grupos pequenos, nos quais a fêmea geralmente é a responsável pela caça. É possível classificar a relação ecológica entre leões e zebras como:

a) uma relação ecológica desarmônica de predatismo, na qual o leão é o predador e a zebra a presa.

b) uma relação ecológica harmônica de predatismo, na qual o leão é o predador e a zebra a presa.

c) uma relação ecológica desarmônica de competição, na qual o leão compete com a zebra pelo mesmo tipo de alimento.

d) uma relação ecológica desarmônica que garante o sucesso e a sobrevivência do leão. e) uma relação ecológica harmônica que garante o sucesso e a sobrevivência do leão.

21) Um dos problemas que aflige os adolescentes é a gravidez indesejada, fato que tem aumentado nos últimos anos apesar das campanhas de conscientização. Para evitar a gravidez na adolescência o uso de métodos contraceptivos é fundamental. Dentre os métodos, aquele que pode prevenir a gravidez e também doenças sexualmente transmissíveis é:

a) pílula do dia seguinte. b) dispositivo intra-uterino. c) camisinha masculina ou feminina. d) diafragma. e) vasectomia.

22) No dia 31 de março de 1964 a população brasileira acordou com a notícia que carros e combate e tropas militares estavam nas ruas, executando com sucesso um golpe de Estado que retirou o poder das mãos do presidente da República. O governante deposto pelas Forças Armadas naquele ano foi:

a) Getúlio Vargas. b) João Goulart. c) Jânio Quadros. d) Humberto Castelo Branco. e) Café Filho.

23) Em 2 de julho de 2011, faleceu o ex-presidente Itamar Franco. Sobre a sua chegada ao poder, é correto afirmar que:

a) venceu Luiz Inácio Lula da Silva nas eleições de 1989 no segundo turno das eleições. b) ganhou as eleições de 1994 ainda no primeiro turno. c) foi eleito por voto direto em 1985, sendo conhecido pelo plano Cruzado na tentativa de

estabilizar a economia brasileira. d) foi eleito em 1989, vencendo ainda em primeiro turno, fazendo um governo de coalizão

com todos os partidos políticos, inclusive os de oposição. e) chegou à presidência após o processo de impeachment do presidente Fernando Collor

de Mello e, com seu ministro da fazenda Fernando Henrique Cardoso, implementou o Plano Real.

Page 10: Matutar - websites.setrem.com.brwebsites.setrem.com.br/assets/cms/40/Arquivo-3.pdf · ... em geral, não são esses que ela consegue partir em ... segundo criador, o primeiro

10

24) A partir da década de 1940, o rádio começou a se popularizar na sociedade brasileira. Como se sabe, este meio de comunicação foi fortemente utilizado como instrumento de propaganda política por alguns governos “populistas” no Brasil, entre os quais se destaca o do presidente:

a) Tancredo Neves. b) Getúlio Vargas. c) Artur da Costa e Silva. d) Floriano Peixoto. e) João Figueiredo.

25) Como um dos mais graves impactos ambientais, a poluição do ar causa problemas de saúde a milhões de pessoas no mundo inteiro, principalmente nas grandes cidades. Considerem-se as seguintes proposições. I – A poluição atmosférica é provocada por fontes estacionárias, como indústrias, e móveis,

como caminhões. II – Na zona rural, a prática de queimadas e incêndios florestais não afetam a poluição

atmosférica. III – A elevação de níveis poluentes na atmosfera traz desconforto às pessoas, como

irritação nos olhos e tosse.

Está (ão) correta (s):

a) I, II e III. b) I e II. c) II e III. d) I e III. e) III.

26) A água é fundamental para a vida no planeta. Para os seres humanos, além de fonte de sobrevivência, é também recurso econômico. Há tanta água na Terra que muitas pessoas a consideram inesgotável. Sobre a água, considerem-se as seguintes afirmativas. I – O volume de uma bacia hidrográfica depende dos solos, das rochas e principalmente do

clima de uma região. II – As fontes de água doce, as mais vitais para o ser humano, são justamente as que mais

recebem poluentes. III – A água subterrânea é importante para a manutenção do solo, que garante sua

disponibilidade para a vegetação e para o abastecimento humano.

Está (ão) correta (s):

a) II e III. b) II. c) I e III. d) I e II. e) I, II e III.

Page 11: Matutar - websites.setrem.com.brwebsites.setrem.com.br/assets/cms/40/Arquivo-3.pdf · ... em geral, não são esses que ela consegue partir em ... segundo criador, o primeiro

11

27) O estado do Rio Grande do Sul tem sido castigado por inúmeras chuvas nos últimos meses, provocando enchentes, destruição de lavouras e deixando desabrigados. Sobre as chuvas, é incorreto afirmar que:

a) as chuvas frontais resultam do encontro de uma massa de ar frio com uma massa de ar quente.

b) são a condensação de vapor de água junto à superfície terrestre. c) as chuvas de relevo ocorrem quando as massas de ar quente e úmido se elevam e se

resfriam nas encostas das montanhas. d) que a sua distribuição é bastante irregular. e) as chuvas de convecção são aquelas que provocam granizo.

Língua Inglesa

28) From reading the text, it’s possible to infer that the author:

a) doesn’t believe that thinking can be a good solution to problems. b) believes challenges allow thinking and growing, even they are hard. c) believes that thinking is the best solution to every kind of problem. d) criticizes people who don’t have the habit of thinking when they have problems. e) faces challenges considering they are always different from them she had lived before.

29) The sentence: “We ............ not underestimate our capacity to solve conflicts” (lines 30 and 31), to not change the meaning, must be completed with the modal verb:

a) should. b) ought. c) can. d) may. e) must.

30) False cognates are words which look similar but have different meanings in two languages. There is a false cognate in:

a) problems – problemas (line 2). b) vocabulary – vocabulário ( line 8). c) novel – novela (line 12). d) afflictions – aflições (line 18). e) resignation – resignação (line 26).

Língua Espanhola

28) La alternativa que presenta tres palabras acentuadas por la misma regla de “rápido” es:

a) Goiás - como - policía. b) novísimos - transgénico - elástico. c) indagación - cadáver - exponía. d) próximo - creó - expresó. e) irritación - plasmó - niñera.

29) La manera CORRECTA de separar las palabras CONFLICTOS y PROPORCIONES es:

Page 12: Matutar - websites.setrem.com.brwebsites.setrem.com.br/assets/cms/40/Arquivo-3.pdf · ... em geral, não são esses que ela consegue partir em ... segundo criador, o primeiro

12

a) con-fli-ctos/pro-por-cio-nes. b) con-flic-tos/pro-por-ci-o-nes. c) con-fli-ctos/pro-por-ci-o-nes. d) con-flic-tos/pro-por-cion-es. e) con-flic-tos/pro-por-cio-nes.

30) Las palabras “feita” (línea 3), “cedo” (línea 7) y “quase” (línea 22) pueden ser traducidas sin cambiar el sentido, respectivamente, por:

a) fecha, cedio, cuasi. b) heicha, cedito, cuase. c) hecha, temprano, casi. d) feicha, temprano, cuase. e) fetcha, cedito, casi.

Língua Alemã

Marquieren Sie die richtige Antwort:

28) *Ich habe Durst. - Ich _________ etwas trinken.

a) trinke b) möchte c) willst d) möchtest e) möchten

29) *Warum kommst du so spät? - Ich _______ erst um 10 Uhr aufgestanden.

a) habe b) ist c) haben d) bist e) bin

30) *Was schencken wir Peter? - Wir können _______ ein schönes Buch kaufen.

a) er b) ihn c) ihm d) sich e) es

Page 13: Matutar - websites.setrem.com.brwebsites.setrem.com.br/assets/cms/40/Arquivo-3.pdf · ... em geral, não são esses que ela consegue partir em ... segundo criador, o primeiro

13

Page 14: Matutar - websites.setrem.com.brwebsites.setrem.com.br/assets/cms/40/Arquivo-3.pdf · ... em geral, não são esses que ela consegue partir em ... segundo criador, o primeiro

14

Page 15: Matutar - websites.setrem.com.brwebsites.setrem.com.br/assets/cms/40/Arquivo-3.pdf · ... em geral, não são esses que ela consegue partir em ... segundo criador, o primeiro

15

PROVA DE REDAÇÃO

Considere o tema focalizado no texto base, como proposta a sua redação.

Leia os temas propostos a seguir e analise as ideias nele contidas. Com base nessas ideias, faça uma DISSERTAÇÃO em que você exponha seus pontos de vista e conclusões.

Estruture sua redação com objetividade, clareza e unidade de pensamento.

Será anulada a REDAÇÃO apresentada em forma de verso; que se afaste da proposta do tema e escrita totalmente ilegível.

A dissertação deve ter a extensão mínima de 20 linhas e máxima de 30 linhas, considerando-se letra de tamanho regular.

- Escolha apenas um dos temas apresentados abaixo.

- Não faça transcrições do texto, pois o essencial é o seu próprio posicionamento.

- Escolha um título para o texto.

- Escreva com letra legível.

- Evite rasuras, espaços exagerados, letras muito grandes ou pequenas.

TEMA 1:

O problema é encontrado em todas as áreas do saber e de toda atividade humana, como um desafio que aparece no momento certo para sua evolução. Problema resolvido é produção de conhecimento.

TEMA 2:

[...] Problema é aquilo que a gente fica remoendo não apenas porque nos incomoda, mas porque imaginamos que existe uma solução, em algum lugar, esperando por nós.

TEMA 3:

O grande ganho com a resolução de um problema é o próprio prazer intelectual de resolvê-lo. Um enigma que nos parece puramente banal, mas apenas depois que conseguimos decifrá-lo.

TEMA 4:

As operações criativas que se processam no homem, e só no homem, não estão ligadas somente ao esforço de buscar a solução mais rápida do problema, mas a de buscar a melhor solução: Matutar.

Page 16: Matutar - websites.setrem.com.brwebsites.setrem.com.br/assets/cms/40/Arquivo-3.pdf · ... em geral, não são esses que ela consegue partir em ... segundo criador, o primeiro

16

Folha Rascunho da Redação - VESTIBULAR 2016 SETREM