manhã book

8
MANHÃ

Upload: ricoxxete

Post on 05-Aug-2015

41 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

MANHÃ

Com texto de André Garcia, o espetáculo “Manhã” envolveu 1 ano de trabalho contínuo, em um processo aprofundado de pesquisa e criação.

Tendo sido contemplado pelo Prêmio FUNARTE Myriam Muniz de Teatro (2012), o espetáculo já está com temporadas marcadas nas cidades de São Paulo, Belo Horizonte e Porto Alegre.

“Manhã” propõe uma viagem poética, sensorial e envolvente, para falar sobre as relações humanas e a constante tensão entre o nosso mundo interior e o mundo exterior, entre o “eu” e “o outro”, entre a vida como aspiramos e o mundo como se apresenta.

Essas relações aparecem em “Manhã” em diversos planos, a começar pelo aspecto mais íntimo, o relacionamento romântico. O espetáculo faz um recorte na vida de dois homens, que vivem juntos e procuram, em um momento crise, compreender-se para reencontrar um vínculo mais duradouro e verdadeiro, além da relação desgastada pelo cotidiano. Todo o movimento da peça se passa durante um período de doze horas (a peça terá cerca de duas horas), o fim de um dia, até o começo de outro, até o amanhecer, que traz a Luz renovada, a claridade e a possibilidade de fazer e ser o novo.

RELEASE

Com uma proposta de encenação multimídia, são utilizados no espetáculo desde elementos mais tradicionais até recursos mais sofisticados como o audiovisual, com a projeção de vídeos, imagens e uma animação, para revelar em cena os aspectos objetivos e subjetivos das personagens e para compor atmosferas variadas, emocionais e simbólicas. Também é explorada uma qualidade de teatro físico minucioso e, em alguns momentos, coreografado, mesclando teatro e dança.

Inicialmente o palco é vazio, apenas com um linóleo branco delimitando o espaço de um apartamento imaginário, além de uma tela branca ao fundo. Contudo os ambientes são dinâmicos. Cadeiras, cabides, abajures e até mesmo uma cama entram em cena para compor quadros que, num momento seguinte, se desfazem e novos espaços surgem na frente do público.

ENCENACÃO´^

Os dois atores principais são auxiliados por dois atores “sombras”, duas figuras vestidas de branco, que movimentam a estrutura cenográfica e os objetos de cena (ou até os próprios atores), participando como “motores” de toda a encenação. Esses atores são uma releitura da figura do “kôken”, do teatro Noh japonês, além de se tornarem personagens “curinga” ao longo do espetáculo.

Grupo Domo

O Grupo Domo foi fundado em abril de 1994 pelo ator e diretor André Garcia, tendo no currículo performances diversas e cinco espetáculos: O Grito (1995), O Grande Dormitório (1998), As Lavadeiras (2000), Dos Anjos e de Todos Nós (2003) e O Julgamento (2008).

O Grupo vem contribuindo com a cena teatral brasiliense, desenvolvendo uma linha de pesquisa própria, baseada em um teatro autoral e reflexivo, sempre aberto à experimentação, com enfoque no constante aperfeiçoamento do trabalho físico, sensível e vocal do ator. O aspecto autoral realiza-se pela montagem de textos inéditos, escritos por integrantes do Grupo Domo, conferindo a cada montagem atualidade, o que permite o diálogo com o contexto estético, social e histórico contemporâneo. O viés reflexivo do grupo nasce da concepção do teatro como uma arte vasta, múltipla e comunicativa, capaz de pôr em foco aspectos de nossa condição social e humana, levando-nos a outros espectros de percepção de nós mesmos. Como tema, sempre, os temas de sempre, de todo tempo, a vida do homem, com suas questões, com o eterno embate na busca do auto-conhecimento, mas, renovados pelo olhar da arte moderna, renovados com o frescor dos nossos tempos.

Direção/ Texto:- André Garcia

Elenco:- André Garcia- João Lima- Leudo Lima- Guilherme Victor

Assist. Direção:- Leudo Lima Preparação Corporal/ Coreografia “Meteoros”:- Márcia Almeida

Animação Digital- Fernando Nisio

Cineasta:- José de Campos

Dir. de Fotografia (Vídeos):- Rafael Morbeck

Produção (Vídeos):- Lara Campedelli

DIretor de Produção:- Leudo Lima

Assist. de Produção:- Janaína Melo

Direção de Palco:- Raoni Carricondo

Iluminação:- Lina Borba

Cenários/ Figurinos:- André Garcia

Operação de Luz:- Lina Borba

Operação de Som:- Rafael Garcia

Estagiários de produção:- Juniah Vieira- Rafael Garcia

Fotos:- Camilla Russi- André Garcia

Arte Gráfica:- Leudo Lima

Assessoria de Imprensa:- Daya Mariano- Rodrigo Queiroz

FICHA TÉCNICA

SERVICO´

Local: Teatro SESC GARAGEM (913 Sul)

Dias: 28 de Fevereiro a 10 de Março De quinta-feira a domingo

Horários: De quinta a sábado, às 21 horasDomingos, às 20 horas

Entrada Franca

Classificação Indicativa: 18 anos

Informações:(61) 9254-5740/ [email protected]

Assessoria de Imprensa:Daya Mariano: 7819-3823Rodrigo Queiroz: 7819 9921

Patrocínio:

Este projeto foi contemplado com o Prêmio Funarte de Teatro Myriam Muniz 2012

APLICAÇÃO NA HORIZONTAL APLICAÇÃO NA VERTICALGRUPO DOMO

Realização: