gogoia's book

13
eu sou uma fruta gogoia em três tendências

Upload: mavi-veloso

Post on 28-Mar-2016

246 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

portfolio gogoia thelma bonavita

TRANSCRIPT

Page 1: gogoia's book

eu sou uma fruta gogoia em três tendências

Page 2: gogoia's book

eu sou uma fruta gogoia em três tendências thelma bonavitaContemplado pelo Programa Rumos Dança 2009/10 do Instituto Itau Cultural.

O que é uma fruta gogoia? De onde ela vem?

A peça incita a nossa imaginação fazendo uso de várias instruções coreográficas que reelaboram nossa experiência enquanto público de dança, seja sugerindo a presença de um corpo que dança através de uma peruca que flutua por balões junto ao corpo presente da artista, seja realizando uma coreografia coletivamente, seja através de um jogo de palavras coreograficamente musicadas ou olhando através de filtros coloridos a coreografia que se apresenta no palco. Assim, o público se vê implicado na ação de assistir, de acordo com seu interesse e disponibilidade.

“eu sou uma fruta gogoia...” se dá pela recombinação e sobreposição de imagens-metáforas-ideias evocando a fruta Gogoia, música do folclore baiano, cantada há 29 anos atrás, por Gal Costa; reelaborando elementos da Tropicália, do movimento antropofágico, do pop, da moda e do mundo interconectado, sem perder o senso crítico e a ironia. Pensada em três tendências:

1. Tendência ao fantástico ou “o desejo de flutuar”;2. Tendência transitiva ou “o artista-dj”;3. Tendência ao transbordamento ou “travestimento”.

Page 3: gogoia's book

FICHA TÉCNICADuração: 60 minutos

Pesquisa, performance e ambiente cênico:Thelma Bonavita

Figurino e objetos:Ad Ferrera e Gustavo Silvestre

Música:Thelma Bonavita junto à La Bàs ( banda pop-eletrônico com Natalia Mallo e Ana Dupas)

Iluminador:Marcos Tadeu

Colaborador: Cristian Duarte

Colaboradores agregados : Ana Dupas, Bruno Freire, Daniel Fagundes e Júlia Rocha

fotografia:Gil Grossi

Produção:Gabriela Gonçalves

Agradecimentos especiais aos doadores de citações: Armelle Dousset, Cristian Duarte, Peter Lenaerts, Piranha, Sheila Ribeiro, Thiago Granato, Viva Tosco.

Agradecimento especial à Maíra Sphanguero pela colaboração em Corpo-manifesto.

Page 4: gogoia's book

IMPRENSA:

“Thelma, faz soprar uma rajada forte quando transforma citações em parangolés para serem vestidos, tal como propunha Hélio Oiticica, no contexto das artes visuais, quando se deteve na questão do corpo.” “Sabemos sim, reconhecer quase todas mas não sabemos responder a pergunta que Thelma continua a repetir ao longo de seu trabalho: “Alguém sabe o que é uma fruta gogoia?”Marcelo Evelin, artista do Núcleo do Dirceu, depois de assistir, ensaiou uma resposta: “Uma fruta-flor alucinógena da beira dos rios e dos calçadões de beira mar desse imenso país. Um -pajé-oxumaré, ready made duchampiano-cabloco de pena-miçanga-de índio-tá boa santa,sarava bien!”“Foi mesmo um samba ensaiado que mestre não olha.Uma moça , uma jóia.”

Helena Katz - Estado de São Paulo, 17 dezembro 2010http://www.helenakatz.pro.br/midia/helenakatz11292584008.jpg

GOGOIA é símbolo da cultura do avesso, que adota as linhas periféricas como elementos de sua estética, miscigenando perucas, roupas, músicas, plantas, bichos…GOGOIA é nativa de um jardim equatorial, quente, apimentado e com cheiro de patchoulli. E pode ser muito mais, basta você imaginar.Shhh… All we hear it’s RADIO GOGOIA.

Jackson Araújo - shhh.fm Tropicanalha Feat. Radio Gogoia, Sexta-Feira, 11/NOV/2011

http://www.shhh.fm/page/2/

VÍDEO:http://vimeo.com/29019975

Page 5: gogoia's book

BIOTHELMA BONAVITACoreógrafa e Bailarina/ DRT:7249

Artista da dança, dirige o Como_clube uma plataforma para convivência e produção artística, situada em São Paulo-SP. Foi estudante convidada da School for New Dance Development Amsterdã/Holanda (1997/1998), cursou especialização no Método LABAN na USP - Universidade de São Paulo em conjunto com Centro Laban do Brasil (1989/1990) e praticou por 13 anos dança clássica na escolar de bailados Nice Leite e Ballet Stagium respectivamente, (1972/1977- 1982/1991). Participou de cursos regulares e workshops com Steve Paxton, Kate Duck, Eillen Stanley, Maria Dushenes, Sonia Mota e Graziela Rodrigues, entre outros.

Premiada pela APCA – Associação Paulista dos Críticos de Arte em 1995 ,1997 e 2009 e Mambembe em 1989 e 1996. Foi uma das fundadoras, em 1995, do estúdio Nova Dança , São Paulo , e trabalhou junto ao estúdio durante dois anos – período o qual que recebeu o MAMBEMBE 96 e o prêmio APCA 97 pelo evento Terças de Dança. E em parceria com Cristian Duarte, desenvolveu suas atividades artísticas através da Plataforma Desaba. A plataforma recebeu o prêmio APCA 2008 por sua atuação e produção daquele ano.

Desenvolve o projeto de corpo e moda “Mutantes na Sala de Jantar” com Karlla Girotto e foi uma colaboradora, por vários anos, da revista de moda Key de Erika Palomino e Jackson Araujo. Faz parte do CED, Centro de Estudos em dança - PUC ( Pontifícia Universidade católica), orientado por Helena Katz. E vem atuando nas áreas de moda, cinema, artes plásticas, vídeo dança e performance.

Contato:Thelma [email protected]: 118199 5759/ 1136673770

Page 6: gogoia's book

Auto-entrevista para ser preenchido por você, se você quiser. Vc: O que é uma fruta gogoia? G: Bem, vamos nos perder na tradução ... É um mito popular, é uma fruta do sertão do Nordeste do Brasil, da Bahia, é a música cantada por Gal Costa (e ela foi um símbolo sexual na década de 70 no Brasil)... Mas o que me pegou foi a idéia por trás desta música popular, é que ela é um tiro em nossa imaginação...

Letra:

Eu sou uma fruta gogóia Eu sou uma moça Eu sou calunga de louça Eu sou uma jóia

Eu sou a chuva que móia Que refresca bem Eu sou o balanço do trem Carreira de Tróia

Eu sou a tiranabóia Eu sou o mar Samba que eu ensaiar Mestre não óia Vc: Você traz pensamentos políticos através da dança? G: Eu acho que tudo é político, não importa o quê, tudo. A principal questão é como ser afetado e afetar: cada escolha é política, baby... Vc: Seu trabalho é sobre o Brasil? G: Na verdade eu não dou a mínima para o Brasil. Eu moro aqui e todas as minhas perguntas e obras são resultado de um processo simultâneo, incluindo o lugar em que estou, onde quer que seja. Nesse sentido o que eu trago como questão é muito relacionado com o que eu experiencio e como. Hoje em dia vivemos em “lugar nenhum”, nesta sociedade da Internet, lidamos com grandes mudanças: O que é meu? Qual é a sua? O que é nosso? Acho que a Internet deveria ser um direito do ser humano, não acha?

Vc: Como foi “Fruta Gogoia” em Londres? G: Silent pain and happiness ( evocando a música de Caetano Veloso, London London) Vc:Como você define uma fruta gogoia em relação à sua peça? G:É nossa capacidade de «sonhar, brincar e imaginar em ação». Uma estratégia para «pegar você»: uma sedução, um playground, uma possibilidade de viver de forma diferente, agradável e co-responsável, não convencional e contra tudo que se apresente como reacionário.

Page 7: gogoia's book

G: Você é uma fruta gogoia? Sim, Não ou quer ser? Vc: ___________________________________ Vc: Por que você faz arte? G: Pelo direito a ser traduzido copiado e deformado em todas as línguas. Para ser “comida”. Vc: Como é seu processo de fazer uma peça de dança? G: Às vezes as respostas vêm mais tarde e eu me sinto impotente, mas não podemos ter tudo, podemos? A realidade insiste (repetition I’m coming back to you - música do Depeche Mode), com algumas perguntas em mente eu coleciono tudo relacionado a isso. Eu tento viver numa espécie de estado aberto o suficiente para pegar e combinar as coisas, buscando combinações improváveis… Na «Geopolítica da cafetinagem» eu escolhi a fruta gogoia, porque ninguém sabe o que é realmente e foi completamente esquecida por nós, os brasileiros. É uma porta para a imaginação. Esta peça é uma coleção de muitas tendências do meu fazer artístico. Vc: O que você vêm pensando depois de mostrar o seu peça? G: Levei quase uma vida inteira para entender e aceitar que a coisa mais séria da minha existência foi baseada na minha capacidade de jogar. Vc: Você é uma pessoa religiosa? G: Eu só parei de acreditar em Deus, para não deixar minha vida nas mãos de outros. Vc: Você tem uma fruta gogoia? G: Você gostaria de provar? Vc: Você já comeu uma fruta gogoia? G: (nhan nhan nhan) meninos, meninas, eu não me importo, eu amo igual! Vc: ________________________________________________________ G: Eu não vim aqui para explicar. Eu vim para confundir. Vc: Como é viver no Brasil? G: É tudo certo, como dois mais dois são cinco ...

Referências: Caetano Veloso, Suely Rolnik, Oswald de Andrade, Os Mutantes, Michel Foucault, Pipilot Rist, Depeche Mode, Viva Tosco, Wagner Schwartz, Chacrinha (Aberlado Barbosa), Thiago Granato, Gal Costa, o tropicalismo, a antropofagia, Lygia Clark, Richard Dawkins.

Page 8: gogoia's book

galeria hemma thomas – foto Juliana Freire

CV da peça eu sou uma fruta gogoia em três tendências:

_ Estréia: Instituto Itau Cultural, São Paulo/SP, Dezembro - 2010

_ Núcleo do Dirceu, Bafo de Agosto,

Teresina/Piauí, Agosto - 2011

_ UFRN -Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal/RN, Agosto - 2011

_ Galeria HemmaThomas-Baró, São Paulo/SP, Setembro - 2011

_Galeria o Barco, Projeto Noturno, São Paulo/SP, Outubro - 2011

_Festival Ponto CE , Fortaleza/Ceará, Novembro - 2011

_Chelsea Theater, Londres/Inglaterra, Novembro - 2011

_FIDCU – Festival de Dança Contemporênea do Uruguay, Montevidéu/Uruguay, Junho - 2012

_Festival Entre-Lugares, Rio de Janeiro/RJ, Junho - 2012

Page 9: gogoia's book

Necessidades técnicas e materiais fornecidas pela artista:

Som no palco:· 01 I shuflle· 01 I pod· 01 teclado - Casio tone

Necessidades técnicas e materiais fornecidas pelo programador:

Montagem , desmontagem e transporte local:· Montagem e desmontagem são de responsabilidade do evento,

acompanhada pelo técnico da artista. · Montagem realizada com dois dias antes da apresentação, sendo que um

dia para ensaio geral antes da estreia.· Desmontagem logo após o término da apresentação ou na manhã seguinte

conforme necessidade do evento.· Transporte local do equipamento bem como da equipe

Cenografia:· 01 Ciclorama · Linóleo branco· 05 Vasos de plantas de diferentes tamanhos e espécies (ver referência)· 01 mesa de mdf ( ver referência)

Material cênico:

· Papel celofane e diversas cores ( conforme número da cadeiras da plateia)· 01 cilindro de gás hélio para até 100 balões· 100 balões pretos· 02 fio de Nylon· 100 Alfinetes· 01 rolo de papel alumínio· baby melancia

Som:· Caixas de som· Mesa de som· Cabos para conectar com som no palco· 01 microfone com fio Shure ou similar· 01 microfone headset Shure ou similar· 01 pedestal para microfone

Chegada com (02) dois dias de antecedência ao dia de montagemSaída no dia seguinte à apresentação, até 12:00hs ou logo após.

Equipe de Viagem:Thelma BonavitaRG: 11.811.387-2Marcos Tadeu - Técnico e contra regraRG: 30.878.597-60

Dados pessoais e jurídico

Thelma Bonavita Grimaldi – Thelma BonavitaRG: 11 811 387-2Rua Piauí 1080 – apto 94Cep: 01241-000Fone: 55 11 36673770 Celular: 55 11 8199 5759Email: [email protected]: www.thelmabonavita.info

Ideia produçõesCNPJ: 04.228.216/0001-60Rua Piauí 1080 – apto 94Cep: 01241-000Fone: 55 11 36673770 Celular: 55 11 8199 5759

Page 10: gogoia's book

CENÁRIO

Referência plantas:

Referência mesa:

Page 11: gogoia's book

Mapa de Luz – Espetáculo: RUMOS FRUTA GOGÓIA :

1 1 1 1

9

11

3

7 8 8 8 7 7 7 8

500

500 500

500 500

500 500

500 500

500

500 500

2 2 2 2

3

3

5

5

10 10

5

6

6

4

4

6

4

9

9

9

9

9

Page 12: gogoia's book

Legenda: PC 1000 Watts - TELEM

ELIPSOIDAL – ETC 50 GRAUS

FRESNEL 1000 Watts - TELEM

1 – 4 PC´S FRENTE ESQ. 2 – 4 PC´S FRENTE DIR. 3 – 6 FRISNEIS 500 ESQ. 4 – 3 FRISNEIS 1000 ESQ 5 – 6 FRISNEIS 500 DIR. 6 – 3 FRISNEIS 1000 DIR. 7 – 4 PC´S CONTRA ESQ. 8 – 4 PC´S CONTRA DIR. 9 – 6 PC´S MEIO 10- 2 SET LIGTH PLATÉIA 11- 1 ELIPSO ETC

Técnico de iluminação: Marquinhos Tadeu (011) 9468-8775

FRESNEL 500 Watts – TELEM SETLIGTH 1000 WATTS

Page 13: gogoia's book