maio, mês das mães e de maria - colégio santa maria. 45 - abril-maio.pdf · unidades do colégio...

20
Belo Horizonte . Ano VII . n.º 45 . Abril e Maio de 2015 Conteúdo em prática Pág. 10 Formação Permanente Pág. 14 Pág. 3 No mundo dos livros Pág. 19 Celebração da Páscoa Pág. 7 Projeto Cantarte O mês de maio toca o coração, pois celebramos o Dia das Mães e, entre todas elas, aquela que é a mãe de Deus e nossa Mãe, a padroeira de nosso colégio, Santa Maria, a quem amamos e reverenciamos. Homenagear as mães, em especial Nossa Senhora, é celebrar a vida. Maio, mês das mães e de Maria Pág. 4 Pág. 8 JORNAL DO COLÉGIO SANTA MARIA O Colégio da Arquidiocese de Belo Horizonte

Upload: leliem

Post on 27-Nov-2018

213 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Maio, mês das mães e de Maria - Colégio Santa Maria. 45 - Abril-Maio.pdf · Unidades do Colégio Santa Maria desenvolveram diversas ativi-dades, ... cante. “Gostei muito da experiência

Belo Horizonte . Ano VII . n.º 45 . Abril e Maio de 2015

Conteúdo

em prática

Pág. 10

FormaçãoPermanentePág. 14Pág. 3

No mundo

dos livros

Pág. 19

Celebração da PáscoaPág. 7

Projeto

Cantarte

O mês de maio toca o coração, pois celebramos o Dia das Mães e, entre todas elas, aquela que é a mãe de Deus e nossa Mãe, a padroeira de nosso colégio, Santa Maria, a quem amamos e reverenciamos. Homenagear as mães, em especial Nossa Senhora, é celebrar a vida.

Maio, mês das mães e de Maria

Pág. 4

Pág. 8

JORNAL DO

COLÉGIO SANTA MARIA

O Colégio da Arquidiocese de Belo Horizonte

Page 2: Maio, mês das mães e de Maria - Colégio Santa Maria. 45 - Abril-Maio.pdf · Unidades do Colégio Santa Maria desenvolveram diversas ativi-dades, ... cante. “Gostei muito da experiência

2

EXPEDIENTE DO JORNAL DO COLÉGIO SANTA MARIASociedade Mineira de Cultura - Mantenedora do Colégio Santa MariaCoordenação do Jornal do Colégio Santa Maria: Secretaria de Comunicação e Marketing do Colégio Santa MariaSupervisão: Padre Edecildo José Antônio Prado da SilvaJornalista Responsável: Adriana Duarte (MG-05239JP) | Projeto Gráfico e Diagramação: Daniela Santos | Colaboração: Reginaldo MesquitaEstagiários: Érico Mafra, Fernanda Lavalle, Gustavo Massesine, Jéssica Dias, João Pedro Oliveira, Júlio César Priati, Ívens Barros, Vivian Leite Revisão ortográfica: Márcia Luzia da SilvaImpressão: FUMARC (31) 3249-7400 / Tiragem: 13.000 exemplares Unidades do Colégio Santa Maria:Betim | Cidade Nova | Contagem | Coração Eucarístico | Floresta | Jardim Vitória | Liceu | Medianeira | Nova Suíça | Pampulha | Santa Efigênia | Taquaril

Atividades do Colégio Santa Maria ProvidênciaOs meses de abril e maio foram de muito trabalho, dedicação

e aprendizado nas Unidades do Colégio Santa Maria Providên-cia Conjunto Taquaril, Jardim Vitória e Santa Efigênia. As Novas Unidades do Colégio Santa Maria desenvolveram diversas ativi-dades, muitas delas relacionadas às datas comemorativas, como a Páscoa, o Dia do Índio e o Dia das Mães.

As famílias têm a oportunidade de acompanhar o desevolvi-mento educacional de seus filhos e as crianças, com muito entu-siasmo e motivação, se divertem com cada novo saber.

Page 3: Maio, mês das mães e de Maria - Colégio Santa Maria. 45 - Abril-Maio.pdf · Unidades do Colégio Santa Maria desenvolveram diversas ativi-dades, ... cante. “Gostei muito da experiência

3

O Colégio Santa Maria, reconhecendo a importância do aprendizado e experiên-cia musicais, lançou o Projeto CantArte, que visa à socialização, ao aprimoramen-to da sensibilidade artística e da criativi-dade por meio da arte musical.

Desenvolvido pela Diretoria Religiosa do Colégio Santa Maria, o projeto propor-ciona às crianças aulas de introdução à teoria musical, história da música, além de aprenderem canções nacionais e em outros idiomas, litúrgicas, folclóricas, po-pulares, eruditas, entre outras.

O Diretor Geral Religioso, Padre Edecildo Prado, esteve presente no lançamento do projeto e nas reuniões com os pais dos alunos participantes.

Segundo o professor responsável

pelo coral, José Nício, participar de ativi-dades musicais contribui para a formação integral do indivíduo, levando em conta os valores culturais. “Por meio da músi-ca, expressamos as nossas emoções. A música faz bem para a autoestima das pessoas. O Projeto CantArte é uma opor-tunidade para o participante usufruir de todos esses benefícios.”

“A ideia inicial era formar um grupo com apenas 30 alunos, mas a deman-da, felizmente, foi superior ao esperado. Em breve iremos expandir o projeto para as demais Unidades do Colégio Santa Maria. Contamos com o apoio dos pais, familiares, funcionários dos setores ad-ministrativo e pedagógico da instituição”, destacou o professor.

rteACant

Uma vez mais alunas do Colégio Santa Maria concorreram ao Prêmio Bom Exemplo 2015, na categoria Cidadania, uma iniciativa da TV Globo Minas, em parceria com o jornal O Tempo. Neste ano, a aluna do 6.º Ano/EF, turma AA, Gabriela Francisco Rajão, da Unidade Nova Suíça, concorreu ao Prêmio Bom Exemplo, com o projeto “Fadas dos Li-vros”. A paixão pela leitura se transfor-mou em gesto de solidariedade, quando, em setembro de 2014, a estudante criou o projeto, que consiste na doação de li-vros para instituições carentes.

As amigas, Anna Clara Senna, Rafaela Mendes e Joana d’Arc Xavier, também alunas da Unidade Nova Suíça, se juntaram ao projeto. A iniciativa

despertou o interesse de familiares, amigos e até da Academia Mineira de Letras e do projeto Livro de Graça na Praça. “Começamos a campanha de doação de livros no Colégio. Recolhemos as obras, separamos por faixa etária e sexo e entregamos a uma creche ou instituição. Minha mãe agenda a visita”, destacou Gabriela Rajão.

Desde o início da campanha, as me-ninas já recolheram 600 livros. Gabriela Rajão ficou muito feliz com a indicação. Para ela, mesmo não conquistando o prêmio, a participação no concurso foi uma oportunidade para dar mais visibili-dade à iniciativa. Concorreram ao Prêmio Bom Exemplo outros quatro projetos.

Aluna da Unidade Nova Suíça é indicada ao Prêmio Bom Exemplo 2015

Coral reúne alunos do Colégio Santa Maria

Page 4: Maio, mês das mães e de Maria - Colégio Santa Maria. 45 - Abril-Maio.pdf · Unidades do Colégio Santa Maria desenvolveram diversas ativi-dades, ... cante. “Gostei muito da experiência

4

15 Torcida de DeusªB e m - v i n d o a o n o s s o e n c o n t r o

INFO: www.arquidiocesebh.org.br | (31) 3269 3100

CAMISETAS

No ANO DA PAZ, nosso gesto de comunhão: vamos todos pedir a intercessão da Padroeira de Minas Gerais,

Nossa Senhora da Piedade, para a nossa vida.

Caravana do Colégio Santa Maria para a

Informações e convites na Secretaria de sua Unidade

Inscrições até o dia 15 de maioVagas limitadas

31 de maio | Mineirão | 15h30

Participe desse momento de fé com sua família!

Apresentações musicaisCelebração Eucarística

Procissão e bênção do Santíssimo

Solenidade de Corpus Christi

Kit: camisae lenço

Transporte:Unidade > Mineirão > UnidadeUnidade > Mineirão > Unidade

R$15,00

Imag

ens:

Asse

ssor

ia d

e Co

mun

icaçã

o e

Mar

ketin

g da

Arq

uidi

oces

e de

BH

Imagem meramente ilustrativa

Cerca de 55 mil fiéis participaram da 15.ª Torcida de Deus, realizada no domingo, 31 de maio, no Mineirão. Em comunhão com o Ano da Paz, convocado pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), a Torcida de Deus teve a paz como grande tema.

O evento, realizado pela Arquidiocese de Belo Horizonte, foi marcado por apre-sentações musicais e culturais, Celebra-ção da Eucaristia e procissão do Santíssi-mo Sacramento.

O Colégio Santa Maria esteve presente à solenidade de Corpus Christi, com uma caravana de mais de 500 pessoas, entre alunos, familiares, funcionários e professores. Um grupo de 110 alunas das Unidades Coração Eucarístico e

Nova Suíça apresentou uma coreografia produzida especialmente para o evento.

Os fiéis foram acolhidos, a partir das 15h, com as apresentações dos cantores mineiros Rubinho do Vale e Paulinho Pedra Azul, além da dupla Johnny Marcos e Maurinho. A Celebração Eucarística foi marcada por uma procissão de entrada, na qual o missionário redentorista, padre Geraldo de Paula Souza, do Santuário Nacional de Aparecida (SP), conduziu a imagem peregrina de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil. Colocada em lugar de honra, a imagem foi coroada pelo Arcebispo Metropolitano de Belo Horizonte, Dom Walmor Oliveira de Azevedo.

A Santa Missa foi presidida pelo arce-

bispo metropolitano e concelebrada pelos bispos auxiliares e padres de toda a Arqui-diocese. Estiveram presentes à celebra-ção o Diretor Geral Religioso do Colégio Santa Maria, Padre Edecildo Prado, além de Coordenadores Pedagógicos de Pas-toral da instituição.

Após a missa, foi projetado um vídeo no tablado que cobria o gramado do Mineirão. As imagens, também exibidas nos telões do Estádio, homenagearam Minas Gerais, a Padroeira do Estado – Nossa Senhora da Piedade – e a presença de Cristo Rei, com seu trono nas montanhas mineiras.

Em seguida foi realizada a procissão com o Santíssimo Sacramento, ao redor do gramado do Mineirão.

Comunidade escolar se dedica ao evento religioso

O Colégio Santa Maria se preparou especialmente para a Torcida de Deus. Uma equipe organizadora foi formada para produção de peças gráficas e de material de comunicação, apresentação artística e supervisão da caravana do Colégio.

Formada por membros de toda a co-munidade escolar, a caravana congregou a família do Colégio Santa Maria na fé, ce-lebrando a solenidade de Corpus Christi. Funcionários, professores, alunos, pais e familiares, foram convidados a participar do evento. Todos os participantes recebe-ram um kit contendo a camisa especial-mente criada para a 15.ª Torcida de Deus e um lenço personalizado do Colégio.

Page 5: Maio, mês das mães e de Maria - Colégio Santa Maria. 45 - Abril-Maio.pdf · Unidades do Colégio Santa Maria desenvolveram diversas ativi-dades, ... cante. “Gostei muito da experiência

5

O grupo de 110 alunas do 5.º Ano/EF, das Unidades Coração Eucarístico e Nova Suíça, emocionou o público presente no Mineirão.

Ao som de Kyrie, música de Mozart, tocada durante o Ato Penitencial, as me-ninas apresentaram uma coreografia pro-duzida pela professora de Arte, Fernanda Figueroa especialmente para o evento.

Para a aluna Ana Clara Galhano, da turma LR, Unidade Nova Suíça, a apre-sentação na Torcida de Deus foi gratifi-cante. “Gostei muito da experiência. Foi emocionante, nos apresentamos para Deus, para tantas pessoas que vieram ao Mineirão”, disse a aluna.

Júlia de Freitas, da turma LM, Unida-de Coração Eucarístico, também estava muito feliz por participar da solenidade de Corpus Christi. “As pessoas da minha família que não puderam vir, estão vendo a cerimônia e a nossa apresentação pela televisão. Trabalhamos para Deus.”

CaravanaTambém os pais e familiares de alunos,

além de funcionários e professores do Colégio Santa Maria, destacaram o quanto foi importante participar de um momento de oração e louvor a Deus. Para Maria Arlete Corteletti, mãe de dois alunos da Unidade Pampulha, que foi ao evento acompanhada de seus filhos, é fundamental mostrar os valores morais e religiosos às crianças. “É preciso compreender o outro. É fundamental o respeito e amor ao próximo.”

Vera Lúcia de Paiva, mãe de um aluno da Unidade Pampulha, levou para a Torci-da de Deus, além de seu filho, o marido, a mãe e uma sobrinha. “Viemos celebrar a fé, a paz”. Alexandre Rodrigues, pai de um aluno da Unidade Contagem, ressal-tou que foi um privilégio participar de um evento de comunhão e paz. “O Colégio Santa Maria, com seu compromisso com o ideal cristão, busca a união das famí-lias. É disso que precisamos.”

Coreografia emociona fiéis

O arcebispo metropolitano de Belo Horizonte, Dom Walmor Oliveira de Azevedo, durante a entrevista coletiva concedida antes da Celebração Eucarística, da 15.ª Torcida de Deus, fez um agradecimento especial à comunidade do Colégio Santa Maria.

“Quero agradecer a presença de todos do Colégio Santa Maria. Vieram para a Torcida de Deus, representando os mais de 12 mil alunos da instituição, com o espírito de paz e de alegria”, disse Dom Walmor.

Ressaltou ainda, durante a coletiva, que, diante de tanta violência, a presença de fiéis jovens na solenidade é a prova de que existe o caminho do amor.

“Nosso adversário mais complicado é a violência, e o grande convite é vencê-lo. Não podemos desistir, temos que apostar no amor. Essa é a torcida dos jovens que pedem paz.”

Dom Walmor agradecea presença doColégio Santa Maria

Page 6: Maio, mês das mães e de Maria - Colégio Santa Maria. 45 - Abril-Maio.pdf · Unidades do Colégio Santa Maria desenvolveram diversas ativi-dades, ... cante. “Gostei muito da experiência

6

As alunas Ana Clara Costa e Gabriela Vieira, do 1.º Ano/EM, da Unidade Contagem, estão ajudando as pessoas que sofrem com as reações provocadas pelo tratamento contra o câncer, doando mechas de cabelo a instituições beneficentes que confeccionam perucas, como o Cabelegria (organização não governamental de São Paulo). O projeto criado por elas, Doe Cabelo, teve início em abril de 2014, quando Ana Clara decidiu cortar seu cabelo e doá-lo. A inciativa teve o apoio de suas amigas, que decidiram fazer o mesmo.

A partir do momento em que as garo-tas começaram a divulgar a boa ação, o número de colaboradores aumentou, tan-to que as amigas criaram a página Doe Cabelo em uma rede social (Facebook), por meio da qual incentivam a doação e ainda encontram maneiras mais fáceis de recolher mechas de cabelo de doadores de todo o Brasil. Ana Clara e Gabriela também divulgaram o projeto na Unidade Contagem, onde contaram com o apoio de muitas colegas.

Entre elas está a aluna Larissa Brito Maia, do 2.º Ano/EF, turma SR, que cortou parte de seu cabelo e, no dia 8 de junho, entregou as mechas à coordenação, que as repassou para as amigas Ana Clara e Gabriela. Larissa entregou também me-chas de cabelo de uma amiga e de uma tia. Ela seguiu o exemplo de sua colega de sala, Laura Duarte Azevedo, que tam-bém contribuiu para o projeto.

SucessoO sucesso da campanha surpreendeu

as alunas, que não imaginavam tama-nha proporção. “No início não imaginei que fôssemos conseguir tantas doações, mas, com a da página no Facebook, re-cebemos contribuições vindas de vários lugares do país. Aqui no Colégio recebe-mos mais de 200 mechas e uma peruca”, disse Ana Clara.

A página no Facebook já possui mais de 1,5 mil seguidores e é um espaço para os doadores estimularem outras pesso-as a participar do projeto, além de publi-carem fotos com o antes e o depois do corte. “Recebemos ajuda de muitos ca-beleireiros. Nós não pedíamos somente doação de cabelo, mas qualquer tipo de ajuda”, destacou Gabriela.

Com o trabalho, as alunas ganharam reconhecimento, recebendo mensagens de todo o país. Ana Clara contou que cer-ta vez recebeu uma carta do estado de São Paulo, contendo uma doação. “Na carta, a criança dizia que a mãe dela se curou do câncer e que estava doando mechas do cabelo, porque sabia que as perucas são muito caras. Ela nos agra-deceu e falou que nosso trabalho é muito bonito”, disse.

Mechas de amor e

solidariedade

Troca solidáriaVocê sabia que um litro de óleo jogado

na rede de esgoto degrada um milhão de litros de água, o que equivale ao consumo médio de água de uma pessoa, durante 14 anos? Foi com o objetivo de conscien-tizar a sociedade, que a Unidade Cidade Nova promoveu uma campanha de pre-servação do meio ambiente entre os alu-nos, que foram incentivados a levar para o Colégio o óleo de cozinha que seria descartado. A campanha foi realizada em comemoração ao dia Mundial da Água.

No dia 23 de abril, a Unidade repas-sou para a Recóleo, empresa especiali-zada na coleta e na reciclagem de óleo vegetal usado, 100 litros do produto, que foram arrecadados entre os alunos. O conteúdo recolhido foi trocado por mate-riais de limpeza, como detergente, pá e desinfetante, que foram encaminhados para a Associação Terra da Sobriedade, entidade que faz um trabalho de reabilita-ção de dependentes químicos.

Page 7: Maio, mês das mães e de Maria - Colégio Santa Maria. 45 - Abril-Maio.pdf · Unidades do Colégio Santa Maria desenvolveram diversas ativi-dades, ... cante. “Gostei muito da experiência

7Páscoa

Cerca de 20 mil fiéis lotaram o ginásio do Mineirinho, na manhã da quinta-feira, dia 2 de abril, para acompanhar a Missa da Unidade, presidida pelo Arcebispo Metropolitano de Belo Horizonte, Dom Walmor Oliveira de Azevedo.

A celebração contou com a presença de aproximadamente 200 alunos do Ensino Fundamental e Médio do Colégio Santa Maria, além de funcionários, professores e diretores.

A Missa foi concelebrada pelos bispos

auxiliares dom Joaquim Mol, dom Wilson Angotti, dom Luiz Gonzaga Fechio e dom João Justino; pelo cardeal dom Serafim Fernandes de Araújo, arcebispo emérito de Belo Horizonte; além de todo o clero da Arquidiocese (mais de 400 sacerdotes).

O Diretor Geral Religioso do Colégio Santa Maria, Padre Edecildo Prado, e os Coordenadores Pedagógicos de Pastoral também estiveram presentes.

O professor de Educação Religiosa do Colégio Santa Maria Coração Eucarístico,

Silésio Eustáquio Lopes, acompanhou os estudantes e destacou a importância da presença do Colégio Santa Maria. “É im-portante que crianças e jovens aprendam desde cedo os valores cristãos, pois isso se reflete na formação de bons cidadãos.”

Durante a Missa da Unidade, o clero renovou o seu compromisso de servir a Deus e foram abençoados os óleos que serão usados nas celebrações dos sacra-mentos do batismo, da crisma e da unção dos enfermos, ao longo do ano.

Ressurreição de Cristo é comemorada no Colégio Santa Maria

A celebração mais importante da Igre-

ja Cristã, a Páscoa, quando se comemora a Ressureição de Jesus Cristo, foi reali-zada em todas as Unidades do Colégio Santa Maria. Alunos da Educação Infantil ao Ensino Médio participaram de celebra-ções religiosas organizadas pelos Coor-denadores Pedagógicos de Pastoral das Unidades, além de realizarem atividades específicas em comemoração à data.

Os alunos tiveram aulas de Educação Religiosa que trataram da Ressurreição de Jesus Cristo e desenvolveram trabalhos sobre o tema: fabricação e distribuição de pães; caça ao tesouro, seguindo pistas espalhadas; produção de quebra-cabeças, murais, cartazes, peças teatrais, apresentação de músicas e danças alusivas à Páscoa.

Alunos do Colégio Santa Maria participam da Missa da Unidade

Page 8: Maio, mês das mães e de Maria - Colégio Santa Maria. 45 - Abril-Maio.pdf · Unidades do Colégio Santa Maria desenvolveram diversas ativi-dades, ... cante. “Gostei muito da experiência

8

Homenagens e coroações marcam o mês no Colégio Santa Maria

As primeiras semanas do mês de maio foram de muita homenagem para as mães dos alunos das Unidades do Colégio Santa Maria. Em comemoração ao Dia das Mães, houve uma programação especial, que contou com muita música, dança e exposições. Foram realizadas ainda Celebrações Eucarísticas.

As crianças se apresentaram, vesti-das com adereços especiais, produziram trabalhos, entre eles jogos de tabuleiros, desenhos e quadros. Também escreveram mensagens, produziram murais e apre-sentaram as salas de aula para as mães, mostrando um dos ambientes onde desen-volvem o aprendizado.

Maio:mês das mães e de Nossa Senhora

Page 9: Maio, mês das mães e de Maria - Colégio Santa Maria. 45 - Abril-Maio.pdf · Unidades do Colégio Santa Maria desenvolveram diversas ativi-dades, ... cante. “Gostei muito da experiência

9Coroação

Os alunos do Colégio Santa Maria, ao longo da segunda quinzena do mês de maio, homenagearam Nossa Se-nhora, mãe de Jesus e padroeira do colégio. Em sua maioria, as celebra-ções, entre elas missas e coroações, puderam ser assistidas pelos pais e responsáveis das crianças da Educa-ção Infantil e Ensino Fundamental I.

As coroações, que contaram com a presença dos padres Coordenadores Pedagógicos de Pastoral, foram marcadas por momentos de fé e partilha. Os alunos cantaram músicas religiosas e realizaram leituras de passagens bíblicas.

Page 10: Maio, mês das mães e de Maria - Colégio Santa Maria. 45 - Abril-Maio.pdf · Unidades do Colégio Santa Maria desenvolveram diversas ativi-dades, ... cante. “Gostei muito da experiência

10CONTEÚDOEM PRÁTICA

Os alunos do 2.º Ano/EF, da Unidade Floresta, realizaram um sarau literário, no início do mês de maio, sobre os gêneros textuais estudados ao longo da I Etapa.

Foram expostos, na galeria da biblio-teca, trabalhos sobre os diversos gêneros, como poemas, trovas, adivinhas e parlen-das (versinhos com temática infantil, que

são recitados em brincadeiras).Ao longo da Etapa, também foram res-

gatados diversões e jogos antigos, como as cantigas de roda. A oralidade também foi destacada, quando os alunos quan-do os alunos foram convidados a trocar ideias sobre os gêneros textuais.

Sarau literário envolve alunos do 2.º Ano/EF

O sábado letivo, dia nove de maio, foi marcado por atividades culturais em várias Unidades do Colégio Santa Maria. Os alu-nos do 1.º Ano/EF, da Unidade Contagem, por exemplo, trabalharam o projeto musi-cal Palavra Cantada. Já na aula de Edu-cação Física, desenvolveram movimentos corporais ao som das canções. Orientados pela professora de Arte, Kátia Mathilde, fabricaram chocalhos e se divertiram com eles, usando também óculos e antenas.

Na Unidade Coração Eucarístico, as crianças da Educação Infantil também ex-ploraram o universo das canções do grupo Palavra Cantada. A música “Rato”, umas das preferidas dos alunos, foi encenada por eles, com o apoio da professora de Arte, Cristiane Campomore, e dos profes-sores de Musicalização e Movimento, do SMEC (Santa Maria Esporte e Cultura).

No Liceu Santa Maria Imaculada, de Nova Lima, o músico Leandro Chuim Chukaka se apresentou para os alunos do Maternal II ao 1.º Ano/EF, que dança-ram e se exercitaram. As crianças também apresentaram coreografias e produziram instrumentos musicais, a partir de material reciclado.

A música encanta e educa

Os alunos Amanda Soares, Gabriela Pacheco, Júlia da Mata, Laura Leal, Pe-dro Henrique de Moraes, Rafael Lucas, Sabrina Oliveira e Victor Campos, Giova-na Eduarda e Gabriel Mendes conquista-ram uma medalha de ouro, uma de prata e oito medalhas de bronze, no Concurso Canguru de Matemática 2015.

Já as alunas Thaís Harumi, Isabelle Miríade, Caroline Rezende e Júlia Alves, do 1° Ano/EM, foram selecionadas para participar da primeira etapa da I Olimpí-ada de Cartografia Brasileira (OBRAC) que aconteceu em maio. Por meio da participação em concursos de abrangên-cia nacional, os alunos são estimulados a se interessarem ainda mais pelas dis-ciplinas e a desenvolverem o raciocínio.

Betim é ouro em olimpíada do conhecimento

Page 11: Maio, mês das mães e de Maria - Colégio Santa Maria. 45 - Abril-Maio.pdf · Unidades do Colégio Santa Maria desenvolveram diversas ativi-dades, ... cante. “Gostei muito da experiência

11As turmas do 2.° Ano/EF, da Unidade

Pampulha, durante as aulas de História, desenvolveram um estudo sobre a moe-da no Brasil.

Para conhecer melhor o aspecto eco-nômico do país, no mês de maio, os alu-nos levaram para sala de aula cédulas e moedas antigas e fizeram uma linha do tempo, mostrando as mudanças que aconteceram ao longo da história.

Linha do tempo da moeda Pequenas Corrupções –Diga não!

Em 2015, a Controladoria Geral da União realiza a 7.ª edição do Concurso de Desenho e Redação, que neste ano tem como tema “Pequenas Corrupções - Diga não”. O objetivo é despertar nos estudantes o interesse por assuntos rela-cionados ao controle social, ética e cida-dania, por meio do incentivo à reflexão e ao debate desses temas nos ambientes educacionais. Os professores das disci-plinas de Arte, Introdução à Informática, História, Educação Religiosa e Língua Portuguesa, da Unidade Betim, propõem iniciativas, em suas aulas, para reflexão sobre essa temática.

Nas aulas de Introdução à Informática os alunos acessam ao Portalzinho CGU, site criado pelo órgão direcionado para crianças e adolescentes. O site disponibi-liza informações sobre a função da Con-troladoria Geral da União, jogos educati-vos e quadrinhos, além de um glossário com termos da política.

Os alunos refletiram sobre as práticas cotidianas e constataram que elas são, muitas vezes, posturas antiéticas, como, por exemplo: furar fila, colar na prova, co-piar trabalho escolar da internet. O portal está disponível em www.portalzinho.cgu.gov.br.

Nas aulas de Arte do 6.º Ano/EF, a professora Kátia Mathilde abordou o tema por meio de pesquisas e debates. Em seguida montou um mural com os de-senhos produzidos pelos aluno.

Já no 9.º Ano/EF, nas aulas de Língua Portuguesa, a professora Graciele Ba-tista trabalhou com textos e histórias em quadrinhos com temas, como as peque-nas corrupções e cidadãos reivindicando o combate a esse crime, motivando, as-sim, as turmas para a escrita da redação do concurso.

O uso racional da águaCampanhas de conscientização

quanto ao uso racional da água são re-alizadas sistematicamente em todas as Unidades do Colégio Santa Maria. Tanto alunos quanto professores e funcioná-rios estão trabalhando para a preserva-ção desse recurso fundamental para a vida no Planeta.

Para tanto, são desenvolvidos trabalhos pedagógicos voltados para o tema. Nas Unidades Floresta e Pampulha, por exemplo, os alunos do 2.º Ano/EF pesquisaram e produziram murais, com dicas quanto ao uso correto desse bem natural e à preservação do meio ambiente, além de realizarem aulas práticas sobre o uso da água.

Profissões e o mercado de trabalho

Em abril, os alunos do 3.º Ano/EM, da Unidade Floresta, que se preparam para ingressar na faculdade, realizaram uma atividade sobre profissões e o mercado de trabalho.

Para tanto, os estudantes pesquisa-ram sobre o mercado de trabalho da pro-fissão escolhida, o piso salarial, as me-lhores faculdades que oferecem o curso, entre outras informações.

EncontroNa Unidade Contagem, entre os dias

12 e 14 de maio, foi realizado um encon-tro entre ex-alunos aprovados em vesti-bulares, professores da PUC Minas e atu-ais alunos do 3.° Ano/EM.

Os estudantes trocaram experiências sobre o vestibular, a preparação para o Enem e a vida acadêmica.

Transição No Liceu Santa Maria Imaculada, de

Nova Lima, os alunos do 2.º Ano/EM vi-sitaram as salas do 1.º Ano/EM. A expe-riência foi importante para o compartilha-mento de experiências e a promoção da interação entre as turmas, lembrando que os alunos do 1.º Ano/EM estão vivencian-do a transição do Ensino Fundamental para o Ensino Médio.

Arte em defesa da natureza Os alunos do 5.º Ano/EF, turmas LM e LC, do Liceu Santa Maria Imaculada, de Nova Lima, desenvolveram um trabalho sobre a importância da preservação do meio ambiente, tema estudado na disci-plina de Geografia, com um “olhar” poé-tico. O trabalho foi exposto no dia 22 de maio, nos corredores do Colégio. A pro-dução foi elogiada pelos colegas e fun-cionários da instituição.

A prática no laboratórioOs alunos do 2.º Ano/EF, da Unidade

Contagem, realizaram, nos dias 13 e 16 de abril, uma atividade no laboratório de Ciências. Acompanhados das professo-ras, estudaram as partes do corpo huma-no a partir de um objeto físico, o esquele-to. O trabalho foi bem aceito pelos alunos, que se divertiram com as peças.

Já os estudantes do 4.° Ano/EF, da Unidade Pampulha, participaram de uma aula prática no laboratório de Ciências da Unidade. Com o uso dos equipamentos do laboratório, as crianças puderam com-provar a existência de seres minúsculos e que podem tornar a água imprópria para o consumo humano.

Page 12: Maio, mês das mães e de Maria - Colégio Santa Maria. 45 - Abril-Maio.pdf · Unidades do Colégio Santa Maria desenvolveram diversas ativi-dades, ... cante. “Gostei muito da experiência

12Os alunos do Colégio Santa Maria

demonstraram, através de maquetes produzidas entre os meses de abril e maio, o quanto conhecem a região onde estudam. Os alunos do 4.º Ano/EF, tur-ma DB, do Liceu Santa Maria Imaculada, produziram, coletivamente, uma maque-te da rua Santa Cruz, a principal de Nova Lima.

Os estudantes do 3.° Ano/EF, da Uni-dade Pampulha, realizaram um passeio em volta do quarteirão do colégio e, pos-teriormente, confeccionaram maquetes representando o local visitado. O mesmo aconteceu com os alunos do 3.º Ano/EF,

da Unidade Floresta, que demonstraram capricho e precisão nas retratações. As maquetes foram expostas nos corredo-res das Unidades.

Já os alunos do 5.° Ano/EF, da Uni-dade Pampulha, confeccionaram e apresentaram a seus colegas maque-tes sobres os diversos tipos de relevo. O objetivo do trabalho foi enriquecer o conteúdo estudado nas aulas de Geo-grafia. Também os alunos do 6.º Ano/EF e 1.º Ano/EM, da Unidade Nova Suíça, produziram maquetes, explicando o que são placas tectônicas, vulcões, dentre outros.

Exposição de maquetes nos corredores das Unidades

Para mostrar a constante parceria com a Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) e orientar os alunos sobre a educação no trânsito, a Unidade Pampulha recebeu, no mês de maio, o projeto Transitolândia.

Constituído pelo Batalhão de Polícia de trânsito, é um espaço que há 31 anos promove a educação no trânsito para as crianças.

Organizados no Ginásio Dom João Rezende Costa, alunos do 2.° ao 5.°

Ano/EF receberam a equipe do Sargento Gilberto e do Cabo Marcos. Há oito anos no projeto, Sargento Gilberto vê uma melhora no comportamento dos alunos que participam ou já participaram do programa.

“Depois que visitam ou recebem a Transitôlandia, as crianças viram patru-lheiros de seus pais no trânsito, cobrando a atenção deles a todo o momento. Isso faz com que no futuro se tornem melhores motoristas e pedestres”, disse o Sargento.

Unidade Pampulha recebe a Transitolândia Estudando os textos jornalísticos

No dia 29 de maio, os alunos do 5.º Ano/EF, da Unidade Contagem, estudaram o gênero textual jornalístico. Orientados pela professora Karine Gomes, eles produziram reportagens, com temas livres e as apresentaram para os colegas, como em um jornal televisivo. A aluna Manuella Gomes, da turma LC, se destacou, produzindo uma reportagem sobre a leitura. Na matéria foram abordados temas, como a importância da leitura na formação educacional e o incentivo dado pelo Colégio Santa Maria para a criação do hábito da leitura.

Um mundo a ser criadoNo dia oito de maio, orientados pelo

prof. Mauro Ramos, os alunos 2.º Ano/EM plantaram mudas de ipê-mirim para sim-bolizar e concluir um dos temas estuda-dos na I Etapa, na disciplina de Educação Religiosa, "Um mundo a ser criado". Os alunos terão a missão de cuidar das mu-das, demonstrando que é possível trans-formar o mundo em que vivemos com atitudes éticas e, principalmente, respeito pelo ser humano e pela natureza.

Page 13: Maio, mês das mães e de Maria - Colégio Santa Maria. 45 - Abril-Maio.pdf · Unidades do Colégio Santa Maria desenvolveram diversas ativi-dades, ... cante. “Gostei muito da experiência

13Entre linhas e tecidosAs turmas do 6.º Ano/EF, da Unidade

Nova Suíça, participaram de uma ativida-de diferenciada, no dia 10 de abril. Orien-tados pelas professoras de Língua Portu-guesa, Maria Cecília Ferreira e Dusnelda Gonçalves, e de Arte, Cristiane Ferreira, produziram à mão uma série de capas para celulares, customizadas com dife-rentes tipos de tecidos, laços, botões e outros enfeites.

O trabalho é resultado da leitura e do estudo da obra Entre Linhas, escrita por Ângela Leite de Souza. O tema do livro em questão trata das atividades feitas com agulha e linha, como costurar, bor-dar e fazer crochê. A dinâmica estimulou a criatividade dos estudantes e proporcio-nou-lhes um conhecimento mais aprofun-dado sobre trabalhos manuais e conse-quente valorização da atividade.

Produção de tinta artesanalOs alunos do 5.º Ano/EF, da Unida-

de Contagem, no dia 21 de maio, pro-duziram tinta artesanal no laboratório de Ciências, utilizando materiais naturais. Com o auxílio das professoras, os alunos utilizaram sobras de beterraba, cenoura, folhas vegetais, terra, pétalas e semen-tes para a produção, que resultou em de-senhos coloridos.

As crianças aprenderam ainda que, entre os benefícios da tinta feita com ma-terial orgânico, está a ausência de toxida-de e do odor, que podem provocar irrita-ções, além da experiência de produzir o material a baixo custo.

Estudo sobre as rochas No dia oito de abril, os alunos do 1.º

Ano/EM, da Unidade Betim, participaram de uma atividade para identificação de ti-pos de rochas na aula de Geografia, com o professor Pedro Pereira. Os estudantes analisaram as características das rochas, como: formação de cristais, cor, transpa-rência, textura, hábito, e densidade para classificá-las como Rochas Magmáticas, Metamórficas ou Sedimentares.

O professor destacou que as rochas são matérias formadas por minerais, se originam de várias formas e fazem par-te de nossa vida. São das rochas que são extraídos os minerais, como: ferro, bauxita, cobre, zinco, estanho e outros. Presentes em nosso cotidiano, as rochas são utilizadas para construir e revestir casas, fazer decorativos de interiores e exteriores, fabricar joias e semijoias. Os estudantes concluíram a atividade com dedicação e entusiasmo.

Os alunos do 7.º Ano/EF, da Unidade Cidade Nova, realizaram, no mês de abril, um trabalho sobre o livro La cruz de los templarios, que tem como tema a histó-ria de uma família nobre e respeitada na sociedade espanhola. O objeto ao qual o título da obra faz referência é um cruci-fixo que foi produzido logo após a morte de Jesus. De acordo com historiadores, a peça passou pelas mãos de alguns dos apóstolos de Jesus Cristo.

Além da leitura do livro, os alunos fi-zeram uma pesquisa sobre o passado de outras relíquias da época, como o Santo Sudário, a Cruz de Caravaca, o Santo Graal e o Hueso de Santiago Apóstol. Os alunos confeccionaram réplicas das re-líquias analisadas em sala de aula, com a orientação das professoras Ana Paula Alves e Adna Turró. Os trabalhos foram expostos na biblioteca do Colégio.

As relíquias da Espanha

Teatro é uma expressão artística que pode resultar em muito aprendizado. Prova disso são as várias atividades pedagógicas realizadas nas Unidades do Colégio Santa Maria, entre os meses de abril e maio, e as peças teatrais quesão produzidas. Por exemplo, a obra A que sabe la luna?, do escritor polonês Michael Grejniec, traduzida para o espanhol, foi analisada pelos alunos do Ensino Fundamental I, da Unidade Cidade Nova. Após a análise do livro, os estudantes produziram uma peça teatral

sobre o tema, que foi apresentada aos demais alunos da Unidade.

As crianças do 2.º Período da Educa-ção Infantil, também da Unidade Cidade Nova, assistiram à peça adaptada do fil-me Frozen, no teatro do Colégio Monte Calvário. Trata-se da história de duas ir-mãs princesas, que em meio ao frio do inverno encontram o amor verdadeiro. A atividade fez parte do projeto de estudo das estações do ano, desenvolvido com os alunos nas salas de aula.

Diversão e aprendizado

Page 14: Maio, mês das mães e de Maria - Colégio Santa Maria. 45 - Abril-Maio.pdf · Unidades do Colégio Santa Maria desenvolveram diversas ativi-dades, ... cante. “Gostei muito da experiência

14FORMAÇÃOPERMANENTE

Como os hábitos culturais de uma determinada sociedade podem influen-ciar no desenvolvimento da economia de uma nação? Essa foi a questão central apresentada na palestra “Instituições e desempenho econômico”, realizada no auditório da Unidade Nova Suíça, em parceria com a PUC Minas, no dia 2 de junho, para os alunos do 3.º Ano/EM.

Ministrada pelo professor do Departa-mento de Economia da PUC Minas, Flá-vio Constantino, a palestra abordou os conceitos sociológicos de cultura, institui-ção, regras sociais e suas consequentes implicações no crescimento econômico do Brasil. Além disso, os presentes ainda puderam discutir sobre política e as raí-zes da corrupção no país. Segundo Igor Ballesteros, aluno da turma JV, a palestra contribuiu para mostrar como a política interfere no cotidiano social, apesar de ser ignorada por muitos.

Doses de leitura Pais que leem para seus filhos esti-

mulam o desenvolvimento da criança. A afirmativa é da médica Geralda Magela Costa Calazans, mãe de quatro estudan-tes da Unidade Coração Eucarístico, que no dia 21 de maio ministrou palestra para os pais e responsáveis por alunos daque-la Unidade, no auditório do Ista (Instituto São Tomás de Aquino).

Segundo a médica, que apresentou a palestra “Doses de leitura no receitu-ário pediátrico”, o hábito da leitura é de extrema importância, sendo responsável não apenas pelo desenvolvimento da ha-bilidade literária da criança. “Os pais que leem para seus filhos estimulam muito mais do que habilidades literárias. Pro-movem o desenvolvimento da fala, do senso crítico, da autonomia, ampliam o vocabulário infantil e fortalecem as rela-ções de afetividade.”

Cultura, política e desenvolvimento econômico

Segurança na redeO uso de redes sociais e aplicativos

tem crescido e, junto a essa evolução, aparecem os problemas decorrentes da má utilização desses recursos. Para orientar os alunos, no dia 15 de maio, na Unidade Cidade Nova, foi realizada uma palestra com o Coronel da Polícia Militar de Minas Gerais, Paulo Praxedes, consi-derado referência em crimes cibernéticos.

Ele ministrou uma palestra sobre navegação segura na internet para os alunos do 8.º Ano/EF. O palestrante falou sobre a tendência da autoexposição, perda de privacidade, citou sites de relacionamentos como ferramentas na prática de crimes, como cyberbullying, estelionato e difamação.

Os alunos tiveram a oportunidade de esclarecer várias dúvidas relacionadas ao cotidiano na utilização de ferramentas das redes sociais.

Oficina para a produção de textos infantis

O Diretor Geral Religioso do Colégio Santa Maria, Padre Edecildo Prado, e professores de Educação Religiosa participaram, na manhã do dia 25 de abril, de uma oficina de textos, com a mestre e doutora em Letras, Maria Antonieta Antunes Cunha, na Unidade Nova Suíça. Durante a oficina, os participantes conheceram as técnicas de escrita para o público infantil.

O encontro teve o objetivo de preparar os professores para elaboração do livro que será utilizado na catequese da Primeira Eucaristia.

Maria Antonieta Antunes é especialis-ta em Literatura Infantil e Arte-Educação. Além de diversos projetos culturais e de fomento à leitura, criou e dirigiu a Bibliote-ca Pública Infantil e Juvenil de Belo Hori-zonte e os projetos: Cantinhos de Leitura e Organização de Bibliotecas Escolares. Também foi Secretária Municipal de Cul-tura de Belo Horizonte.

Page 15: Maio, mês das mães e de Maria - Colégio Santa Maria. 45 - Abril-Maio.pdf · Unidades do Colégio Santa Maria desenvolveram diversas ativi-dades, ... cante. “Gostei muito da experiência

15

Consumo consciente Os direitos e deveres do consumidor

foram temas de uma palestra ministrada por estagiários de Direito do Procon da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, para alunos do 7.º Ano/EF, do Liceu San-ta Maria Imaculada, de Nova Lima. No encontro, realizado em 14 de maio, os estudantes aprenderam sobre planeja-mento financeiro, consumo responsável, cuidados ao verificar uma embalagem, entre outros.

O aluno do 7.º Ano/EF, turma BE, Pe-dro Henrique Nascimento Vieira, gostou do tema abordado e afirmou que irá re-passar as informações aprendidas para seus familiares. “Vou explicar para minha mãe como tomar medidas seguras em suas compras.”

Uso do celular Entre os dias 13 e 15 de abril, a Uni-

dade Pampulha recebeu a visita do cabo Rodolfo, da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG), que ministrou palestra para os alunos do 6.° Ano/EF ao 3.° Ano/EM. Com o tema “Cuidados no ir e vir – O uso do celular”, cabo Rodolfo contou um pouco de sua experiência como patrulheiro escolar na área do 13.º batalhão.

O policial orientou os alunos sobre a in-conveniência de se usar o fone de ouvido e o aparelho celular em vias públicas. “O objetivo da PM é conscientizar os alunos. Acreditamos que o trabalho preventivo atinge mais pessoas. Estamos visitando escolas, conversando com os jovens para conscientizá-los do risco que correm ao andarem com seus pertences à mostra”.

Palestras sobre profissões

Entre os dias 7 e 24 de abril, os alu-nos do 2.º Ano/EF e do 3.º Ano/EM, da Unidade Contagem, participaram de uma mostra de profissões. Fonte de informa-ções especializadas acerca dos cursos universitários e do mercado de trabalho, a mostra contribuiu no processo de refle-

xão e opção profissional dos alunos. Eles puderam interagir com universitários e profissionais do mercado, questionando--os quanto às suas opções, os desafios e oportunidades nas suas respectivas áreas.

Já os alunos do 3.º Ano/EM, turma JS, do Liceu Santa Maria Imaculada, de Nova Lima, foram convidados a assistir às pa-

lestras de professores de diversos cursos da PUC Minas, nos dias 16 e 17 de abril. Estiveram presentes professores de Ci-ências Biológicas, Medicina Veterinária, Psicologia, Engenharia, Biomedicina, Di-reito, Jogos Digitais, Arquitetura, que, ao final das palestras, esclareceram dúvidas dos alunos presentes.

Reprodução humanaNo dia 13 de maio, as turmas do 5.º

Ano/EF, da Unidade Nova Suíça, foram convidadas a assistir a uma palestra com a enfermeira Luciana Oliveira de Souza, fun-cionária da Secretaria Municipal de Saúde de Nova Lima, sobre reprodução humana. Por meio de vídeos, imagens, com uma abordagem mais descontraída, Luciana Oliveira falou aos alunos sobre os siste-mas reprodutores, as fases da fecundação e o desenvolvimento do embrião ao longo das etapas de gestação.

Ao final da palestra, a enfermeira ainda tirou uma série de dúvidas dos alunos refe-rentes à temática. Para ela, é importante a visão de um profissional da área da saúde para complementar os estudos realizados em sala de aula.

A professora de Língua Portuguesa, Marília Pereira Mendes, da Unidade Pampulha, foi selecionada para participar, na primeira semana de agosto de 2015, do IV Encontro Mundial sobre o Ensino de Português (IV EMEP), promovido pela American Organization of Teachers of Portuguese, a ser realizado em Georgetown University, Washington DC, USA.

Aceito pela comissão científica do evento, seu trabalho é resultado de uma pesquisa desenvolvida no Programa de Pós--Graduação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). A professora Marília apresentará o trabalho “O Estudo do léxico a partir da mídia impressa popular”, título da sua dissertação de mestrado, defendida em fevereiro de 2015.

Nossos parabéns à professora Marília pela brilhante con-quista, e nossa satisfação por ser ela integrante da equipe de professores do Colégio Santa Maria.

Professora do Colégio Santa Maria selecionada para Encontro Mundial

Page 16: Maio, mês das mães e de Maria - Colégio Santa Maria. 45 - Abril-Maio.pdf · Unidades do Colégio Santa Maria desenvolveram diversas ativi-dades, ... cante. “Gostei muito da experiência

16

Os alunos do 3.º Ano/EM, da Unidade Coração Eucarís-tico, tiveram a oportunidade de conhecer o maior museu de arte contemporânea em espaço aberto do mundo, no dia 26 de maio, quando visi-taram o Instituto Inhotim. Na oportunidade, ainda foram ao Parque Estadual da Serra do Rola Moça, um roteiro que alia aprendizado em sala de aula com conhecimento prático.

As duas áreas verdes es-tão localizadas no município de Brumadinho. O Instituto Inhotim é um imenso comple-xo cultural, misto de Jardim Botânico e Centro de Arte Contemporânea. Já o Parque Estadual da Serra do Rola Moça é uma das mais impor-tantes áreas verdes do Esta-do. É o terceiro maior parque em área urbana do país e abri-ga alguns dos mananciais que abastecem a capital.

No dia 24 e 25 de maio, os alunos do 6.º Ano/EF, turmas AA e AG, respectivamente, da Unidade Coração Eucarístico, fizeram uma visita orientada à Estação de Tratamento de Água de Morro Redondo, da Copasa/MG, localizada no bairro Belvedere, em Belo Horizonte.

Os alunos acompanharam o processo de tratamento de água que abastece a re-

gião Centro Sul da capital e entenderam a importância de cada etapa do processo, os custos de manutenção e o papel da Copasa. A água é foco de grande preo-cupação, sendo que o Brasil atravessa a pior crise hídrica de abastecimento, au-mentando a necessidade de uma maior sensibilização e comprometimento social.

Alunos visitam estação de tratamento da água

Roteiro ecológico e cultural

Page 17: Maio, mês das mães e de Maria - Colégio Santa Maria. 45 - Abril-Maio.pdf · Unidades do Colégio Santa Maria desenvolveram diversas ativi-dades, ... cante. “Gostei muito da experiência

17

Alunos do 5.° Ano/EF, da Unidade Pampulha, no final do mês de abril, visitaram a Rede Sarah de Hospitais de reabilitação, presente em Belo Horizonte, no bairro Gameleira.

Com o objetivo de conscientizar

em relação a acidentes que envolvam a segurança física e psicológica das pessoas, os alunos conheceram as dependências do hospital, que é referência no tratamento de adultos e crianças, admitidos em Programas de Reabilitação

Neurológica, Ortopédica, Infantil e Neurorreabilitação em Lesão Medular. Além disso, tiveram a oportunidade de conhecer o trabalho de reabilitação oferecido pelo hospital a seus pacientes, com auxílio de vídeos e de palestras.

Entre os meses de abril e maio, mui-tos foram os alunos que visitaram museus de Belo Horizonte para complementar os estudos dos conteúdos aplicados em sala de aula.

Uma das visitas foi realizada, no dia 22 de abril, pelos alunos do 2.º Ano/EF, da Unidade Contagem. Eles conheceram o Museu dos Brinquedos, localizado no bairro Funcionários, que possui mais de

cinco mil peças em seu acervo, sendo al-guns dos brinquedos do século XIX, con-tribuindo para contar a história da infância no Brasil.

Nos dias 19 e 21 de maio, os alunos do 8.° Ano/EF, da Unidade Pampulha, visi-taram o Memorial Minas Vale. Localizado na Praça da Liberdade, o memorial conta as histórias das tradições mineiras de for-ma interativa, por meio de cenários reais

e virtuais. Durante a visita, foram tratados temas das disciplinas de Língua Portu-guesa, Geografia e História.

Já os alunos do 2.° Ano/EM, também da Unidade Pampulha, visitaram o Museu de Ciências Naturais da PUC Minas, no fim do mês de maio. Referência em co-leções de paleontologia, o museu possui cerca de 60 mil fósseis e está localizado no bairro Coração Eucarístico.

Museus ilustram conteúdo aplicado em sala de aula

Na Rede Sarah

Page 18: Maio, mês das mães e de Maria - Colégio Santa Maria. 45 - Abril-Maio.pdf · Unidades do Colégio Santa Maria desenvolveram diversas ativi-dades, ... cante. “Gostei muito da experiência

18PRÁTICAS ESPORTIVASPRÁTICAS ESPORTIVAS

O mês de abril marca o início do Cam-peonato de Recreio, realizado durante o intervalo das aulas, na Unidade Pampu-lha. Orientada pelo Coordenador de Área de Educação Física, professor Haroldo Costa, uma comissão de alunos do En-sino Médio organiza a competição, ela-borando os regulamentos, as tabelas, os times e os horários dos jogos.

A comissão é formada por alunos do 3.º Ano/EM, Caio Hirsch, turma JS; Arthur Mendes, turma JS; e Maria Eduarda Furtado, turma JB; com o apoio das alunas Giulia Faraj, turma JB, e Helen Cristina dos Santos Araújo, turma JS. Eles são responsáveis também pelo noticiário do evento, divulgado no blog criado especialmente para o Campeonato de Recreio. Desenvolvido pelo aluno do 1.º Ano/EM, Felipe Marques, turma

TA, com a supervisão da professora de Informática Luana Barreiros, o blog é uma das novidades da edição.

“Ano passado espalhamos cartazes por toda a escola para divulgar o campe-onato, mas isso agora não é preciso. O blog, além de economizar papel, é um instrumento de melhor disseminação do campeonato”, conta Maria Eduarda Fur-tado.

O professor Haroldo Costa destaca a integração da comunidade estudantil, através do esporte. “Podemos atingir pa-tamares que nem imaginamos. Por exem-plo, os alunos que não são atletas estão se integrando por meio do blog”. Além do blog, outra novidade foi a inclusão de duas novas modalidades esportivas: a queimada mista e o futsal feminino.

Cinco alunas do Colégio Espanhol Santa Maria Cidade Nova represen-taram a Unidade no concurso de dan-ça Passo de Arte, realizado no Teatro Sesiminas, em 24 de maio. As alunas conquistaram o 3.º lugar, na categoria Danças Populares, da regional de Belo Horizonte. As alunas do 9.º Ano/EF ao 3.º Ano/EM dançaram flamenco, um gênero criado na Espanha. Elas fazem parte da Companhia Flamenca Tablao Santa Maria, dirigida pela professora de Língua Espanhola, Thaís Maia.

O objetivo da companhia, de acor-do com Thaís Maia, é difundir a cultura espanhola, por meio da manifestação artística típica do país ibérico, a dança flamenca. A professora ressaltou a dedi-cação das alunas nos ensaios prepara-tórios para a apresentação no concurso e a alegria pelo reconhecimento desse esforço, representado pelo troféu que elas trouxeram para o Colégio.

As alunas premiadas são: Alexa Simon, Ana Gabriela Baptista, Ana Luiza Carvalho, Maria Cláudia Araújo e Virgínia Salles.

Olimpíadas do MaternalGastar energia, divertir e trabalhar em

equipe. Essa experiência foi vivida pelas crian-ças do Maternal II, do Liceu Santa Maria Ima-culada, de Nova Lima, ao longo do mês de maio, quando foram realizadas as Olimpíadas do Maternal. Durante as atividades, as crian-ças foram orientadas pelas professoras Bruna Vieira e Bruna Nogueira.

Campeonato interno promove interação de alunos Alunas da Unidade Cidade Nova conquistam prêmio em concurso de dança

Page 19: Maio, mês das mães e de Maria - Colégio Santa Maria. 45 - Abril-Maio.pdf · Unidades do Colégio Santa Maria desenvolveram diversas ativi-dades, ... cante. “Gostei muito da experiência

19No mundo dos livros...

O FANTÁSTICO MISTÉRIO DE FEIURINHA

Pedro Bandeira

Segundo os contos de fadas, todas as prin-cesas viveram felizes para sempre... até que um fato inesperado muda isso : uma das heroínas, a Feiurinha, desapareceu! Acreditando que o sumiço da amiga traria infelicidade a todas, elas procuram descobrir o seu paradeiro. Par-tem, então, para todos os cantos do mundo à sua procura e descobrem o porquê do mis-tério. Um lacaio medieval , vindo da terra dos contos de fadas, é então enviado para solicitar ajuda de um “Autor”, que se encarrega de re-visar a história. Maria Angela Mourão MesquitaCoordenação de Bibliotecas doColégio Santa Maria

Dica deLeitura

Leia na Biblioteca

As bibliotecas do Colégio Santa Maria possuem, em seu acervo, vários livros de histórias fantásticas e divertidas. Não perca tempo!

Faça uma visita à biblioteca da Unidade em que você estuda e escolha a obra que mais lhe agrada.

A Semana do Livro Infantil, realizada entre os dias 13 e 18 de abril, foi come-morada em todas as Unidades do Colégio Santa Maria, com atividades especial-mente voltadas para a data. As bibliotecas foram decoradas com murais, cartazes e houve exposição de obras clássicas da li-teratura infantil. As bibliotecárias também realizaram trabalhos diferenciados para os alunos, como contação de histórias, mostra de vídeos, entre outros.

O objetivo da série especial de ativi-dades foi trabalhar com os alunos a im-portância da leitura e ensinar a história de grandes obras da literatura infantil brasi-leira. A Semana do Livro Infantil aconte-ce no período em que é celebrado o Dia Nacional do Livro Infantil, 18 de abril, data do nascimento de Monteiro Lobato, um dos principais autores da literatura infantil brasileira.

Semana do Livro Infantil é comemorada

As atividades do Projeto Interseção, na Unidade Floresta, chegaram ao fim e já deixaram saudade. As crianças do 1.º Ano/EF que, ao longo da I Etapa, participaram de atividades de contação de histórias, ele-geram a obra preferida e até desenvolve-ram um texto coletivo, enviado às demais Unidade participantes do projeto. Na etapa final, os alunos foram convidados pela bi-bliotecária da Unidade, Luciene Apareci-da Costa Cezário, a ouvirem a leitura dos textos coletivos dos colegas. As crianças se impressionaram com a criatividade na confecção da carta coletiva.

Projeto Interseção deixa saudade

Page 20: Maio, mês das mães e de Maria - Colégio Santa Maria. 45 - Abril-Maio.pdf · Unidades do Colégio Santa Maria desenvolveram diversas ativi-dades, ... cante. “Gostei muito da experiência

CAMPANHADO LEITE 2015Campanha do Leite é um sucesso

A direção do Colégio Santa Maria agra-dece a comunidade escolar, que participou ativamente da campanha de arrecadação de leite longa vida, realizada entre os me-ses de abril e maio. As Unidades partici-pantes foram Betim, que doou 1216 litros; Unidade Floresta, 1365 litros; Unidade Cidade Nova, 900 litros; e Coração Eu-carístico, 836 litros de leite. As caixas de leite foram entregues para instituições que atendem menores carentes.

A campanha foi realizada de maneiras diferentes em cada uma das Unidades. Na Unidade Betim, por exemplo, foi proposta uma gincana solidária entre alunos, com atividades recreativas e jogos diversos, que incentivaram a solidariedade e o amor ao próximo.

Na Unidade Floresta, as doações foram fruto de uma integração dos projetos Cam-panha do Leite com o Dia D Solidário.

O Colégio da Arquidiocese de Belo Horizontewww.santamaria.pucminas.br