jornal colégio santa maria edição 37

24
JORNAL DO COLÉGIO SANTA MARIA Belo Horizonte . Ano V . nº 37 . Abril | Maio de 2013 Práticas Esportivas Pág. 14 Conteúdo colocado em prática Pág. 11 Iniciativas de Soliedariedade e Ações da Pastoral CSM recebe Medalha da Inconfidência Pág. 5 Pág. 3 MUITOS SÃO OS MOTIVOS PARA COMEMORAR Em 2013, o Colégio Santa Maria, primeira instituição de ensino de Belo Horizonte, celebra 110 anos de fundação. Uma história que se mistura à do nascimento da capital. Do sonho de criação de um colégio católico, com ensino de qualidade, materializado pelas Irmãs Dominicanas, à formação educacional de várias gerações, muitos são os motivos para comemorar. Hoje são oito Unidades localizadas em Belo Horizonte e Região Metropolitana e mais de 11 mil alunos. Vários eventos serão realizados ao longo do ano para comemorar a data. Dentre eles, estão as peregrinações ao Santuário Nossa Senhora da Piedade. A primeira visita foi no dia 25 de maio, com a participação das Unidades Coração Eucarístico e Floresta. Cerca de mil pessoas realizaram a caminhada ecológica que dá acesso ao Santuário até a Igreja Nova das Romarias, onde o Arcebispo Metropolitano de Belo Horizonte, Dom Walmor Oliveira de Azevedo, presidiu uma Celebração Eucarística. No dia 24 de agosto, as Unidades Pampulha e Liceu farão a peregrinação e, no dia 19 de outubro, as Unidades Betim, Cidade Nova, Contagem e Nova Suíça. Os interessados devem procurar a Secretaria da Unidade para se informar, lembrando que as vagas são limitadas. No dia 02 de julho, data em que as Irmãs Dominicanas desembarcaram no Brasil - vindas da França com destino a Belo Horizonte e a nobre missão de fundar o Colégio Santa Maria - , será realizada a missa em comemoração aos 110 anos do Colégio. A Celebração Eucarística acontecerá às 20h, na Paróquia Nossa Senhora das Dores, à rua Silva Jardim, 100, bairro Floresta - BH. Celebre conosco! Você faz parte desta história! No Mundo dos Livros Pág. 16 De Olho no Vestibular Pág. 18

Upload: votruc

Post on 20-Dec-2016

221 views

Category:

Documents


1 download

TRANSCRIPT

Page 1: jornal colégio santa maria edição 37

JORNAL DO

COLÉGIO SANTA MARIA

Belo Horizonte . Ano V . nº 37 . Abril | Maio de 2013

PráticasEsportivasPág. 14

Conteúdocolocado

em prática

Pág. 11Iniciativas de Soliedariedade e Ações da Pastoral

CSM recebe

Medalha da

Inconfidência

Nesta edição:

Pág. 5

Pág. 3

Muitos são os Motivos para coMeMorarEm 2013, o Colégio Santa Maria, primeira instituição de

ensino de Belo Horizonte, celebra 110 anos de fundação. Uma história que se mistura à do nascimento da capital. Do sonho de criação de um colégio católico, com ensino de qualidade, materializado pelas Irmãs Dominicanas, à formação educacional de várias gerações, muitos são os motivos para comemorar. Hoje são oito Unidades localizadas em Belo Horizonte e Região Metropolitana e mais de 11 mil alunos.

Vários eventos serão realizados ao longo do ano para comemorar a data. Dentre eles, estão as peregrinações ao Santuário Nossa Senhora da Piedade. A primeira visita foi no dia 25 de maio, com a participação das Unidades Coração Eucarístico e Floresta. Cerca de mil pessoas realizaram a caminhada ecológica que dá acesso ao Santuário até a Igreja Nova das Romarias, onde o Arcebispo Metropolitano de Belo

Horizonte, Dom Walmor Oliveira de Azevedo, presidiu uma Celebração Eucarística.

No dia 24 de agosto, as Unidades Pampulha e Liceu farão a peregrinação e, no dia 19 de outubro, as Unidades Betim, Cidade Nova, Contagem e Nova Suíça. Os interessados devem procurar a Secretaria da Unidade para se informar, lembrando que as vagas são limitadas.

No dia 02 de julho, data em que as Irmãs Dominicanas desembarcaram no Brasil - vindas da França com destino a Belo Horizonte e a nobre missão de fundar o Colégio Santa Maria - , será realizada a missa em comemoração aos 110 anos do Colégio. A Celebração Eucarística acontecerá às 20h, na Paróquia Nossa Senhora das Dores, à rua Silva Jardim, 100, bairro Floresta - BH.

celebre conosco!você faz parte desta história!

No Mundo

dos Livros

Pág. 16 De Olho no

Vestibular

Pág. 18

Page 2: jornal colégio santa maria edição 37

2

EXPEDIENTE DO JORNAL DO COLÉGIO SANTA MARIACoordenação do Jornal do Colégio Santa Maria: assessoria de comunicação e Marketingsupervisão: padre edecildo José prado da silvaJornalista responsável: adriana Duarte (crJ/MG 5239) | projeto Gráfico e Diagramação: Daniela santosrevisão ortográfica: Márcia Luzia da silva impressão: FuMarc (31) 3249-7400 / tiragem: 12.000 exemplares

No dia 24 de abril, as Unidades Floresta e Pampulha par-ticiparam um quiz sobre o Papa Francisco no programa Calei-doscópio, da TV Horizonte. Alunos do 9.º Ano/EF e 1.º Ano/EM foram convidados a estudarem sobre esse tema e mostraram que estavam com a resposta na ponta da língua. O jogo termi-nou com a vitória das duas equipes, que responderam todas as perguntas corretamente.

Como prêmio, ganharam um troféu e foram convidadas a arrecadar produtos de limpeza a serem doados ao Projeto Pro-vidência.

Os alunos das Unidades Liceu e Contagem participaram no dia 22 de maio, respondendo a perguntas sobre o tema Televisão. Mais uma vez o jogo terminou empatado e as duas

Unidades devem arrecadar, material de higiene pessoal para o Projeto Providência.

O programa Caleidoscópio discute temas, como política, economia, comportamento, novas mídias, relacionamento e cul-tura, em um debate dinâmico e democrático. A cada programa, uma atração musical sobe ao palco e anima o público. Os teles-pectadores também são convidados a participar, por telefone, e-mail, chat e twitter.

Um dos poucos programas de auditório realizado ao vivo em Minas Gerais, o Caleidoscópio está na programação da TV Ho-rizonte desde 2001. Transmitido às segundas, quartas e sextas--feiras, às 17h, o programa conta sempre com a participação de jovens na plateia.

aLunos Do santa Maria no caLeiDoscópio

Page 3: jornal colégio santa maria edição 37

3O Colégio Santa Maria, que neste ano completa 110 anos, foi agraciado com a Medalha da Inconfidência,

no dia 21 de abril, em solenidade na Praça Tiradentes, no Centro Histórico de Ouro Preto. A Prof.ª Maria Helena Menezes Carvalho, Diretora Geral Pedagógica, representou o Colégio.

Considerada a mais alta comenda concedida pelo governo mineiro, a Medalha da Inconfidência foi criada no governo de Juscelino Kubitschek, por meio da Lei n.º 882/1952, e homenageia aqueles que, pela notoriedade de seu saber, cultura e relevantes serviços à coletividade, contribuem para a projeção do Estado de Minas Gerais.

Tradicionalmente, a cerimônia de condecoração é realizada no dia 21 de abril, em Ouro Preto, durante a comemoração da Semana da Inconfidência, quando a capital do Estado é transferida simbolicamente para a cidade.

Colégio Santa Maria recebe a mais alta comenda do Governo de Minas Gerais

Page 4: jornal colégio santa maria edição 37

4PARA MATAR A SAUDADE.... Nas Unidades do Colégio Santa

Maria, todo ano acontece a visita de

ex-alunos do 3.º Ano/EM para con-

tar como é a vida após a conclusão

do Ensino Médio. Eles falam sobre

as expectativas, as realizações e

aproveitam para matar a saudade.

Ex-alunos da Unidade Nova Suíça que ti-veram bons resultados nas melhores univer-sidades de Minas Gerais visitaram os alunos do 3.° Ano/EM-2013.

Eles deram várias dicas de como estu-dar, por meio de portais, vídeoaulas, apos-tilas, aulas preparatórias do Enem. Também contaram as experiências vividas recente-mente nos diversos exames para o ingresso em instituições de ensino superior.

Tempo para recordar

Em fevereiro, no auditório do Co-légio Santa Maria Coração Eucarís-tico, aconteceu o reencontro do 3.° Ano/EM-2012 com alunos, profes-sores, direção e coordenação. Os ex-alunos, futuros profissionais em diversas áreas, compartilharam suas experiências e expectativas, além de dar dicas aos alunos do 3.° Ano/EM-2013.

Segundo Natália Rodrigues Mar-tins Furtado, aprovada em Medicina Veterinária/UFMG, a escola possibi-lita a convivência com várias pesso-as, além de desenvolver a respon-sabilidade e incentivar a busca do próprio objetivo.

Para Gabriel de S. Oliveira e Sil-va, aprovado em Ciências do Esta-do/UFMG e Direito em quatro univer-sidades, é fundamental se dedicar aos estudos no Ensino Médio.

Ambos concordam que, para fa-zer um bom vestibular, é necessário estar preparado emocionalmente. Natália Furtado afirma que não se pode colocar o cursinho na frente da escola, pois ela é a base do vesti-bular.

De acordo com os alunos, a ma-nhã foi marcada por sorrisos, lágri-mas, abraços e pela certeza de que o tempo vivido na escola valeu a pena e será para sempre lembrado.

Colaboração das alunas do 9.º Ano/EF, turma FL, Inessa Agda Azevedo, Tátia Andrade Malta, Stephanie Silva Santos e de toda a turma.

“Valorizem muito os professores

do Colégio, vocês não vão ter esse

apoio na Faculdade.” (Bruno)

“Não fiz cursinho, mas estudei tudo que os professores do Colégio ensinaram.” (Mirela)

“Sempre tive muita organização. Na hora de estudar, procuro a melhor estratégia para cada matéria.” (Lucas)

Na Unidade Pampulha, os

ex-alunos Mirela Cristina,

Bruno Canuto e Lucas Perei-

ra foram convidados para fa-

lar aos alunos sobre a traje-

tória estudantil que resultou

na aprovação no Vestibular

da UFMG. Foi uma opor-

tunidade de debater sobre

métodos de estudos e pla-

nejamento do tempo, entre

outros assuntos.

A Unidade Cidade Nova recebeu os

concluíntes do Ensino Médio de 2012 para

um café da manhã.

Foi uma oportunidade de reencontro,

que teve como ponto alto as conversas so-

bre as novidades da vida universitária. Ao

final da visita, os convidados incentivaram

os atuais alunos do 3º Ano/EM, que se pre-

param para o Enem e o vestibular.

Page 5: jornal colégio santa maria edição 37

5INICIATIVAS DE SOLIDARIEDADE E AÇÕES DA PASTORAL

Durante todo o ano, o Colégio Santa Maria realiza ações que despertam a solidariedade e fraternidade. O objetivo dessas ações é estimular a dimensão da comunhão entre alunos, professores e funcionários em todas as Unidades,

viabilizando a identidade católica na formação educacional.

A Coleta do Leite é uma ação de solidariedade para arrecadação de leite do tipo longa vida, organizada pela Diretoria Geral Religiosa do Co-légio Santa Maria, e motiva a comuni-dade escolar a contribuir com o Proje-to Providência.

No mês de março, a campanha foi realizada nas Unidades Betim e Con-tagem, e em abril, na Unidade Cora-ção Eucarístico. Juntas arrecadaram 1614 litros de leite, graças à participa-ção de toda a comunidade educativa.

O Projeto Providência foi cria-do há 25 anos e busca promover a dignidade e a melhoria de vida das pessoas, levando educação, trabalho e solidariedade para as famílias de aglomerados carentes de Belo Hori-zonte (Taquaril, Vila Maria e Aglome-rado da Serra).

Com o objetivo de promover o trabalho voluntário, alunos do 2.º Ano/EM do Colégio Santa Maria Nova Suíça levam alegria às crianças carentes do Projeto Nossa Casa, localizado na Casa das Irmãs do Bom Pastor, no bairro Nova Suíça.

A iniciativa foi das alunas Amanda Lopes e Yasmim Esmeraldo, que organiza-ram, com alguns colegas, brincadeiras e lanches para as crianças.

Na semana que antecede a comemoração da Páscoa, os alunos levaram para as crianças e funcionárias Ovos de Páscoa, adquiridos graças às doações para a Caixinha da Alegria.

Além de ver um sorriso estampado e um olhar de agradecimento das crian-ças, os participantes puderam sentir como esse trabalho foi gratificante para eles.

A Missa da Unidade, grande momento de comunhão, fé e oração da Semana Santa, foi celebrada no Ginásio do Mineirinho, no dia 28 de março, Quinta-Feira Santa. A Mis-sa foi presidida pelo Arcebispo Metropolitano de Belo Horizonte, Dom Walmor Oliveira de Azevedo.

Na ocasião, foram abençoados os santos óleos do Batismo, da Crisma e da Unção dos Enfermos. Como em todos os anos, as ins-tituições da Arquidiocese de BH, paróquias e comunidades de fé se reuniram em cara-vanas e participaram dessa celebração com milhares de fiéis. Alunos do Colégio Santa Maria, acompanhados por diretores, coorde-nadores, professores e funcionários, estive-ram presentes nesse momento de fé.

(Colaboração: Unidade Betim)

coLéGio santa Mariaparticipa Da Missa Da uniDaDe

aLunos Do 2º ano/eM DistriBueM aLeGria na pÁscoa

Page 6: jornal colégio santa maria edição 37

6O tema da Campanha da Fraternidade deste ano

foi Fraternidade e Juventude. Nas Unidades do Colégio Santa Maria, a questão

foi trabalhada de diversas formas. Os alunos puderam aprofundar o conhecimento e colocar em prática o que foi estudado.

Na Unidade Cidade Nova, as turmas da Educação Infantil fizeram uma apresentação teatral. As crianças, usando as cores dos continentes, cantaram o hino da Campanha da Fraternidade e formaram uma cruz, simbolizando a união dos povos.

No Liceu houve Hora Cívica e exposição de car-tazes com o tema da Campanha. O material foi ela-borado pelos alunos do 5.º Ano/EF ao 2.º Ano/EM, a partir de discussões em grupos, nas aulas de Ensino Religioso. As reflexões abordaram a maneira como o jovem lida com temas de grande relevância, como re-ligiosidade, política, educação, violência, consumismo e drogas.

Alunos do 6.º Ano/EF do Colégio Santa Maria Betim fizeram uma caminhada até a capela da PUC Betim, acompanhados pelo professor de Ensino Re-ligioso, para um momento de reflexão e diálogo ecu-mênico.

No encerramento, os alunos deram as mãos em volta de uma árvore, simbolizando um abraço. Eles rezaram pelos jovens brasileiros para que se tornem protagonistas de suas vidas, indo ao encontro dos mais necessitados, conforme oração da Campanha da Fraternidade.

INICIATIVAS DE SOLIDARIEDADE E AÇÕES DA PASTORAL

caMpanHa Da FraterniDaDe 2013

Los alumnos del Colegio Santa María - unidad “Cidade Nova” hicieron una presentación de reflexión sobre el protagonismo juvenil. La Campaña de la Fraternidad de 2013 echa una mirada sobre la realidad de los jóvenes y los acoge en la riqueza de sus diversidades, pro-puestas y potencialidades.

Esta campaña desea acoger a los jóvenes, propiciando caminos para su protagonismo en la construcción de una sociedad fraterna fun-damentada en la cultura da vida, de la justicia y de la paz.

En este día festivo invitamos todos los jóvenes a poner vuestros dones y talentos a servicio de la humanidad, es decir, “Señor soy joven – HEME AQUÍ, ENVÍAME”…

ENVÍAME para evangelizar;ENVÍAME para hacer el bien y ser ejemplo de vida;ENVÍAME a colocar mis dones y talentos a servicio de la sociedad con coraje para cambiar nuestra realidad;ENVÍAME a vivir con responsabilidad y alegría;ENVÍAME a respetar mi familia y buscar caminos para el desarrollo de la salud en nuestra vida;ENVÍAME a amar el prójimo y promover la paz;ENVÍAME para practicar la solidaridad.Todos nosotros del Colegio Santa María creemos que la verdadera Pascua se pasa cuando salimos de nuestra zona de confort y vamos

hacia la sociedad, cambiando nuestro modo de ser y poniéndonos a servicio de la comunidad. La resurrección de Jesucristo se hace presente en nuestra vida y en la vida del prójimo cuando somos ejemplos de justicia social, de solidaridad, de paz, buscando caminos con el fin de desarrollar nuestras capacidades humanas.

João Henrique Baracho Lotti MartinsColégio Espanhol Santa Maria Cidade Nova

Com a palavra, o aluno

A pastoral do Colégio Santa Maria Betim deu início à preparação para a Primeira Eucaristia dos alunos do 6.º Ano/EF e 7.º Ano/EF no dia 4 de abril. Os encontros ocorrem na Unidade, todas às quintas-feiras, no horário das 11h40 às 12h40, com o Coordenador Pedagógico de Pastoral da Unidade, Padre Willamy.

A Primeira Eucaristia é o início de uma etapa fundamental da Fé Cristã. Para tanto, é imprescindível a participação ativa em todos os encontros da Preparação.

preparaÇão para a priMeira eucaristia

BT: alunos rezam pela juventude brasileira

LI: hora cívica com o tema da CF CN: alunos representam os continentes

Page 7: jornal colégio santa maria edição 37

7

Nas Unidades do Colégio Santa Maria, a Páscoa é celebrada e vivida com grande intensidade, momento em que os alunos relembram a Ressurreição de Jesus.

Na Unidade Pampulha, os alunos do 1.º Ano/EF ao 5.º Ano/EF prepararam-se para comemorar a data, confec-cionando um cartão, que foi oferecido às suas famílias. A atividade foi desenvolvida pela professora de Arte, Prof.ª Adriani Pereira, e pelos professores de Ensino Religioso, Prof. Antenor e Prof. Cavalcanti, que reforçaram a impor-tância de renovar as nossas vidas, a cada dia, no Cristo Ressuscitado. As turmas do Maternal ao 5.º Ano/EF parti-ciparam da cerimônia com a bênção do Coordenador Pe-dagógico de Pastoral, Pe. Alexandre José Resende, e a presença do grupo de canto da Paróquia Cristo Operário. Também foram realizadas apresentações dos alunos da Educação Infantil ao 1.º Ano/EF. As irmãs Imaculatinas, que desde o começo de 2013 auxiliam a comunidade em torno da Unidade, também estiveram presentes na cele-bração.

Com o objetivo de proporcionar aos pequenos situ-ações concretas de transformação e mudança de vida, as turmas da Educação Infantil da Unidade Cidade Nova trabalharam, de forma lúdica, situações de partilha e re-flexão.

Na Unidade Nova Suíça, entoando versos, as crian-ças representaram símbolos da Páscoa. Sob organiza-ção dos alunos do 3.º Ano/EF, foi realizada uma celebra-ção, destacando o real significado da Páscoa para os cristãos, o renascer em Cristo.

A família da aluna Laura Goes de Miranda, do 2.º Pe-ríodo, turma NV, da Unidade Coração Eucarístico, prepa-rou o Bolo de Vida Nova para a comemoração. Com esse gesto, os alunos puderam constatar que dividir é muito importante.

Na Unidade Betim, o Coordenador Pedagógico de Pastoral da Unidade, Padre Willamy, celebrou a Páscoa de forma acolhedora. Os alunos foram convidados a re-fletirem sobre o significado da Páscoa na vida de todos, especialmente dos estudantes.

INICIATIVAS DE SOLIDARIEDADE E AÇÕES DA PASTORAL

CELEBRAÇÃO DA PÁSCOADo hebreu Peseach, Páscoa significa a passa-

gem da escravidão para a liberdade. Para os cris-tãos, a Páscoa é a passagem de Jesus Cristo da morte para a vida: a Ressurreição.

Celebrar a Páscoa é celebrar a vida, a esperan-ça de um novo começo.

Page 8: jornal colégio santa maria edição 37

8O novo Diretor Geral Religioso do Colégio Santa Maria, Padre Edecildo José Antônio Prado da Silva, esteve nas oito Unidades

de Ensino para conhecer de perto a realidade de cada lugar e estar mais próximo dos alunos, professores e funcionários. Cada Unidade preparou uma programação especial.

Durante os encontros, Padre Edecildo reforçou a importância da presença do Coordenador Pedagógico de Pastoral nas Unida-des do Colégio Santa Maria, como um diferencial da instituição. Ele visitou as salas de aula, conversou com os alunos e compar-tilhou atividades de música e oração.

Diretor GeraL reLiGioso visita as uniDaDes Do csM

BetimCoração Eucarístico

Cidade Nova Contagem

Floresta Liceu

Nova SuíçaPampulha

INICIATIVAS DE SOLIDARIEDADE E AÇÕES DA PASTORAL

Page 9: jornal colégio santa maria edição 37

9

No dia 12 de março, nós alunos do 2.º Ano/EM do Colégio Santa Ma-ria Coração Eucarístico, visitamos o Novo Céu, instituição carente que cuida de pessoas com paralisia ce-rebral. Antes de irmos ao local, está-vamos inseguros, pois não sabíamos como lidar com os pacientes. Porém, ao chegarmos lá, vimos como o con-tato é fácil e acontece naturalmente. São, sim, pessoas debilitadas, mas a alegria ao nos ver, demonstrada pelo olhar, sorriso e risadas, mostra que nos compreendem e adoram nossa presença, o que traz uma sensação maravilhosa. Foi uma iniciativa incrí-vel do Colégio de nos proporcionar essa visita. Lá aprendemos que não precisamos de muito para sermos felizes e que o pouco que fizemos, faz a diferença em suas vidas. Agora temos certeza de que vale a pena fa-zer o bem, mesmo que seja o nosso mínimo.

Depoimeiro escrito pelas alunas de Giovana França, Paula Luchesi

e Carla Fontoura do2.º Ano/EM, turma MT

A Unidade Floresta recebeu, em 26 de mar-ço a visita do bispo auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte, Dom João Justino de Medeiros Silva.

D. João Justino é responsável pela região Episcopal Nossa Senhora da Piedade. O bispo é um sucessor dos Apóstolos. Como se sabe, os Apóstolos foram escolhidos pelo próprio Cristo. O bispo é, acima de tudo, uma pessoa familiari-zada com Jesus.

NOVO CéU

INICIATIVAS DE SOLIDARIEDADE E AÇÕES DA PASTORAL

visita De DoM João Justino

Com a palavra, o aluno

Page 10: jornal colégio santa maria edição 37

10O Dia Mundial da Água é celebrado anualmente no dia 22 de março. A

data, criada pela ONU em 1992, visa alertar as populações e os governos para a urgente necessidade de preservação e cuidado desse recurso na-tural tão valioso.

Todos são convidados a realizar atividades concretas que promovam a conscientização pública através de publicações e difusão de documen-tários e a organização de conferências, mesas redondas, seminários e exposições relacionadas à conservação e desenvolvimento dos recursos hídricos.

A ONU definiu 2013 como o Ano Internacional de Cooperação pela Água. No Colégio Santa Maria, os alunos são envolvidos em atividades sobre o tema, buscando conscientizar as pessoas da importância dos re-cursos hídricos.

Na Unidade Nova Suíça, as crianças discutiram sobre o tema e com-preenderam a importância do cuidado ao utilizar esse recurso natural. Os alunos da Educação Infantil produziram uma mostra de trabalho sobre o Dia Mundial da Água.

Na Unidade Floresta, em um momento de reflexão, os alunos do 2.º Ano/EF participaram da confecção de um mural sobre o Dia Mundial da Água. No cenário, havia um riacho poluído pelas pessoas e o Esquadrão da Limpeza do 2.º Ano/EF ajudou a deixá-lo limpo e saudável. Com essa atividade, os alunos aprenderam que todo dia é Dia da Água.

Existem várias iniciativas relacionadas ao cuidado com a água. Uma delas é o projeto Água para Crianças – Cada gota é um tesouro, do com-positor Zé Renato, que teve a ideia do trabalho quando seu filho mais novo pediu: “Pai, fecha a torneira que a água do mundo está acabando!”. Alunos da Unidade Coração Eucarístico, inspirados no Projeto, homenagearam a água, que é de importância vital para todos.

Quem nunca dançou ou contou piadas como um grande palhaço? Quem nunca fez truques de mágica para os amigos? Trapezista, bailarinas, malaba-ristas são artistas que fazem parte das brincadeiras da realidade infantil e não podem desaparecer do cotidiano.

O tema Circo sempre encanta os alunos. O mundo que cerca esse universo desperta interesse e a curiosidade das crianças.

As turmas do Maternal da Unidade Nova Suíça, em comemoração ao Dia do Circo, realizaram várias atividades relacionadas a esse tema.

Para comemorar a data, os alunos do Maternal III da Unidade Floresta pre-pararam uma apresentação para as crianças do Maternal II. Os alunos usaram fantasias com a representação preferida do mundo circense: o palhaço.

As crianças cantaram e dançaram músicas que contam a história do dia a dia no circo. Os profissionais circenses fazem parte do imaginário coletivo infan-til, Por isso, incentivar o conhecimento desse assunto proporciona às crianças formas diferentes de apropriar-se do mundo que as cerca.

O Dia do Circo, comemorado em 27 de março, foi criado em homenagem ao palhaço Piolim, Abelardo Pinto, que comandou o circo Piolim por muito tempo. A data foi instituída em razão de seu nascimento, no ano de 1897, em Ribeirão Preto (SP).

O apelido Piolim, que significa barbante, surgiu do grupo de artistas espa-nhóis que faziam espetáculos beneficentes com ele. A justificativa do apelido são suas pernas compridas e sua magreza. Piolim era engajado com os mo-vimentos artísticos e culturais, sempre preocupado em divulgar a arte como forma de expressão cultural.

HOJE É DIA DE CIRCO!

Água pra quê?

... Pra se fazer picolé Ou caldo de feijãoPra se apagar quando houver Fogo na plantaçãoPra gente fazer um cháVocê fazer xixiPra vida continuar Vai ter que ter água aqui

DIA INTERNACIONAL DA ÁGUA

Água pras crianças – Cada gota é um tesouro (Zé Renato / Ivan Santos).Disponível em: <http://www.zerenato.com.br/aguaprascriancas/>. Acesso em: 07 jun 2013.

Page 11: jornal colégio santa maria edição 37

11

Com o objetivo de conhecer a função, a localização e as características principais de vários tipos de células e de tecido do corpo humano, os alunos do 8.º Ano/EF do Colégio Santa Maria Betim desenvolveram um trabalho na disciplina de Ci-ências.

Nessa atividade, cada aluno teve que criar um modelo tri-dimensional de uma célula ou tecido. Houve uma exposição e explicação oral, enfatizando a localização e a função exercida pelos elementos estudados.

Após a apresentação, os modelos produzidos ficaram ex-postos na Biblioteca, para que todos os alunos do Colégio tivessem a oportunidade de observar e conhecer um pouco mais sobre o assunto.

Na Unidade Liceu, a prof.ª Luciane Cristina de Freitas, da disciplina de Ciências, propôs aos alunos do 8.º Ano/EF que confeccionassem uma célula, utilizando como material a mas-sinha ou gêneros alimentícios. O resultado do trabalho propor-cionou uma aprendizagem significativa do conteúdo estudado.

CONTEÚDO COLOCADOEM PRÁTICA...

ESTUDO DAS CéLULASCOM O 8º ANO/EF

Os alunos do 2.º Ano/EF do Colé-gio Santa Maria Contagem participa-ram do Projeto Identidade organizan-do uma exposição de objetos ligados à história de cada um. Foi uma oportu-nidade de resgate da história pessoal e um momento de compartilhar as ex-periências com os colegas.

Na Unidade Floresta, Os alunos do 2.º Ano/EF trouxeram de casa uma fo-tografia do tempo em que eram bebês e puderam constatar que a infância é uma fase maravilhosa e o quanto é bom ser criança.

IDENTIDADE E A HISTÓRIA DE CADA UM

Page 12: jornal colégio santa maria edição 37

12Com o objetivo de aprofundar os co-

nhecimentos cartográficos trabalhados em sala, os alunos do 3.º Ano/EF da Unidade Pampulha, no mês de março, exploraram o quarteirão onde está localizado o Colé-gio.

Nesse trabalho, os alunos puderam vi-sualizar e descrever os principais elemen-tos que formam o quarteirão da escola e as áreas vizinhas.

Os alunos do 5.º Ano/EF da Unidade Nova Suíça, em uma aula de Matemática, produziram sólidos geométricos tridimen-sionais, utilizando canudinhos coloridos e massa de modelar.

O objetivo dessa atividade foi trabalhar os descritores des-se conteúdo. Os alunos identificaram faces, vértices, arestas e os nomes dos poliedros, sistematizando esses conhecimen-tos.

Os alunos do 9.º Ano/EF da Unidade Nova Suíça reali-zaram um estudo sobre as relações entre as massas e os volumes de diversos blocos de madeira. Através dessa in-vestigação, eles encontraram uma propriedade dos materiais muito importante: a densidade. O envolvimento dos estudan-tes nessa atividade enriqueceu os estudos realizados na dis-ciplina de Iniciação à Química.

Várias apresentações de trabalhos sobre as regiões do Brasil aconteceram no mês de março, na sala do 5.º Ano/ EF, turma LG, da Unidade Floresta.

Foram apresentados cartazes, fotos e realias alusivas às cinco regiões. Os alunos apresentaram as características e retrataram, através de gráficos, a população, a industrializa-ção, a vegetação e o clima de região.

Nos mês de abril, alunas do Tablao Santa Maria, grupo de Dança Espanhola do Colégio Espanhol Santa Maria Cidade Nova, visitaram a Feria de Abril do Pátio Espanhol em Belo Horizonte. Apresentações de flamenco, comida típica espa-nhola e bailaron sevillanas. Foi um momento mágico, de muita “flamencura”, junto da professora Thaís Maia e das famílias das bailaoras.

ALUNOS DO 3º ANO/EF APRIMORAM CONHECIMENTOS

CARTOGRÁFICOS

EXPERIMENTAÇÃO REGIÕES BRASILEIRAS

MATEMÁTICA DIVERTIDA CULTURA FLAMENCA

CONTEÚDO COLOCADO EM PRÁTICA...

Page 13: jornal colégio santa maria edição 37

13

Os alunos do 8.º Ano/EF da Unidade Nova Suíça or-ganizaram grupos de estudos na Biblioteca do Colégio, para pesquisar e discutir sobre cé-lulas-tronco.

Esse tipo de atividade pro-cura desenvolver nos alunos a habilidade de trabalhar em equipe, além de enriquecer o conteúdo estudado em sala de aula.

Ao observarem o espaço interno e externo da escola, as crianças da Unidade Cidade Nova e suas famílias puderam ob-servar o verde, as flores e os pássaros. A praça, localizada no início do quarteirão ,está ainda mais bem cuidada. A vegetação está crescida, o que dá um charme especial aos que por ela passam e torna nosso bairro ainda mais arborizado.

A conscientização sobre como preservar os jardins começa no Maternal, estende-se a toda comunidade escolar. Cuidar do meio ambiente é dever de todos e se aprende na escola.

Com o objetivo de trabalhar a matéria sobre ecologia, bem como conhecer os espaços da PUC Betim, onde está instalado o Colégio Santa Maria Betim, os alunos do 6.º Ano/EF dessa Unidade participaram de uma atividade de campo. Na ativi-dade, os alunos, portando máquinas fotográficas, caminharam pelos jar-dins e registraram, através de foto-grafias, os seres vivos encontrados. Os alunos escolheram, dentre todos os seres vivos registrados por eles, um exemplar para utilizar no trabalho escrito, abordando tópicos relaciona-dos ao conteúdo estudado. Esse tipo de atividade possibilita a interação dos alunos entre si e com o ambiente visitado, além de despertar no aluno o interesse e o respeito pela nature-za e desenvolver a capacidade de observação.

No Colégio Santa Maria Nova Suíça, a Prof.ª Ana Marília Maga-lhães Viana Faria organizou com os alunos do 6.º Ano/EF uma caminha-da ecológica pelas dependências da Unidade, enriquecendo o estudo so-bre ecologia.

Na primeira aula de Espanhol dos alunos do Colégio Santa Maria Betim foi desta-cada a posição que ocupa hoje a língua espanhola no contexto mundial e os alunos puderam comprender a importância do aprendizado das línguas estrangeiras para o desenvolvimento cultural e humano. Muitos alunos nunca haviam estudado essa lín-gua e ficaram encantados com o seu uso em sala de aula. O Colégio oferece a esses alunos um curso de nivelamento gratuito, com conceitos básicos e exercícios de funda-mentais o aproveitamento dos estudos.

Na disciplina de Língua e Literatura Espanholas, os alunos do 1.º Ano/EF da Uni-dade Cidade Nova estudaram, com a professora Thaís Maia, uma unidade didática chamada “¿Por qué estudio español?”. A partir da sequência de atividades propostas, os alunos aprenderam sobre a localização geográfica do Brasil e da Espanha, suas respectivas bandeiras e elementos culturais dos dois países.

APRENDENDO ESPANHOL!Hola! ¿Cómo te llamas?ATIVIDADES EM ECOLOGIA

CéLULAS-TRONCO

Os alunos do 1.º Ano/EM da Unidade Betim realizaram um trabalho que promoveu a interação de várias disciplinas, tendo como referência a cultura da cidade de Betim e adjacências. Na disciplina de Sociologia, os grupos trabalharam com os saberes coletivos: dança, teatro, artesanato, culinária, tribos urbanas, religiões e eventos. O resultado das pesquisas de cada grupo foi apresentado no blog da turma, além de apresentações orais e um traba-lho escrito. O projeto teve como objetivo promover a interação dos alunos com a comunidade local, despertando novos olhares para o espaço de Betim e região.

PROJETO INTEGRADO:PERCEPÇÕES SOBRE A CIDADE

DE BETIM E ADJACÊNCIAS

JARDIM EXTERNOAo longo de nossas vidas guardamos tesouros, boas re-

cordações. Os alunos do 5.º Ano/EF, turma LU, da Unidade Floresta, apresentaram seus tesouros - fotos, brinquedos e roupas de quando eram mais novos, relatos - aos colegas, dentro do projeto Perdidos e Guardados. Ao final do trabalho, montaram uma exposição com os objetos apresentados.

EXPOSIÇÃO DE TESOUROS

As frutas são ricas em vitaminas e sais minerais, nutrien-tes que contribuem para a saúde do nosso corpo. Os alunos da Unidade Contagem, do 3º Ano/EF, turmas IS e IL, fizeram uma pesquisa e confeccionaram um painel sobre as frutas típicas das regiões brasileiras. O trabalho proporcionou aos alunos conhecer frutas que eles nem pensavam que existiam.

BRASIL DE SABORES E CORES

CONTEÚDO COLOCADO EM PRÁTICA...

Page 14: jornal colégio santa maria edição 37

14

Considerada uma das atividades físicas mais completas, a natação contribui para o desenvolvimento físico e mental, atuando na melhoria da qualidade de vida. Com objetivo de incentivar o esporte como forma de obter uma vida mais sau-dável, os professores de Educação Física da Unidade Flores-ta realizaram, em março, um torneio de natação com os alu-nos do 6.° Ano/EF ao 9.° Ano/EF. As provas foram coletivas e individuais e houve a participação de mais de 100 alunos do Ensino Fundamental.

PRÁTICAS ESPORTIVASO esporte, a arte e a cultura estão em evidência nas Unidades do Colégio Santa Maria. Diversos exemplos dessas práticas têm

encontrado espaço entre os nossos alunos.Os esportes, jogos, brincadeiras, danças e ginásticas proporciam qualidade de vida, desenvolvem a criatividade, a autonomia,

entre outros benefícios. Os alunos do Colégio Santa Maria comunicam-se através da prática esportiva.

Na Unidade Cidade Nova, alunas do Tablao Santa Maria de Dança Espanhola, fizeram uma apresentação com a prof.ª Thaís Maia, na quadra da escola no dia 19 de março, em uma cerimônia organizada pelo Professor de Educação Religiosa, Prof. João Henrique. A cerimônia apresentou a Campanha da Fraternidade 2013: Fraternidade e Juventude. A professo-ra coreografou a música tema da Campanha e as alunas se apresentaram com seus leques, encerrando a apresentação com uma “sevillana”.

Em abril, o Coordenador de Área de Educação Física, Prof. Haroldo Queiroz Costa, fez uma visita aos alunos do 1.º Ano/EM da Unidade Betim para um bate-papo sobre o Campeonato. A conversa foi proveitosa, despertando nos alunos o interesse em defender a Unidade no Campeonato Esportivo, em julho de 2013. Os alunos foram convidados pelo Prof.Haroldo a repassarem aos demais alunos do Co-légio o conteúdo da conversa, como multiplicadores desse bate-papo.

Em março, as Unidades Coração Eucarístico e Cidade Nova realizaram o primeiro jogo de futsal de professores intercolégios no ginásio poliesportivo da Unidade Coração Eucarístico.

Venceu a competição a equipe do Colégio Santa Maria Cora-ção Eucarístico.

FLAMENCO E CAMPANHA DA FRATERNIDADE

UM BATE-PAPO SOBREO CAMPEONATO

ESPORTIVO DO CSM

PRÁTICAS ESPORTIVAS

CAMPEONATO DE NATAÇÃO

JOGOS INTERCOLéGIOS

Uma preocupação recente com calçados foi despertada por um crescente uso dos calçados da moda entre a criançada. Para quem não conhece, os sneakers são um tipo de sapato de salto disfarçado de tênis: ele possui uma palmilha com plataforma mais alta no calca-nhar, o que gera desequilíbrio dos membros inferiores. Os especialis-tas alertam que, dessa maneira, a pessoa coloca um peso maior nas pernas, podendo perder a sensibili-dade da pisada, facilitando, então, a entorse dos tornozelos.

Outros problemas podem ocorrer com o mau uso de sapatos com saltos: dores nas plantas dos pés causadas pela pressão na parte anterior dos pés ou pelo encurta-mento dos músculos da panturri-lha; dores lombares causadas pela alteração postural; formação de calos e incômodos nas unhas.

A ausência total de salto tam-bém não é adequada. Os sapatos baixos, como as sandálias rasteiri-nhas ou alguns tênis para a prática de futsal, não conseguem absorver o impacto, podendo também gerar sobrecarrega nos tornozelos e nos joelhos.

Para a melhor escolha do cal-çado, devemos pensar para qual atividade se destina. Trocar os sa-

patos durante a semana também é ideal porque descansam os pés, ao variar suas características (peso, altura, flexibilidade e transpiração). Considerando que os alunos ficam cerca de 5 horas calçados, um sa-pato confortável é a melhor esco-lha.

Para os dias de aula de Edu-cação Física, é indicado um tênis flexível, leve e com solado que não derrapa - como os solados embor-rachados que absorvem melhor o impacto. Nas aulas, as crianças correm, saltam e andam sobre ter-renos rígidos. Por isso, a absorção de impacto é muito importante. Porém, os tênis com muito amor-tecimento podem ter também um solado mais alto, o que requer um cuidado na escolha. Enfatizamos que as sandálias nunca são uma boa opção para as aulas de Edu-cação Física.

Por fim, comprar um número maior de calçado não é interessan-te, mesmo sabendo que as crian-ças, em razão do rápido crescimen-to dos pés, acabam perdendo o tênis em pouco tempo. O calçado, não estando ajustado aos pés, pre-judica a marcha da criança.

Os pés na moda devem ser os pés saudáveis. Cuide bem deles!

seus pés taMBéM anDaM na MoDa?Profª Maria José

Colégio Santa Maria Pampulha

Page 15: jornal colégio santa maria edição 37

15As crianças e adolescentes, nos tempos atuais, têm acesso

às tecnologias desde muito cedo. Estão inseridas numa cultura que não consiste apenas em jogos e brincadeiras, mas também na utilização de meios tecnológicos.

Na Unidade Nova Suíça, os alunos da Educação infantil ini-ciaram as atividades no laboratório móvel de informática.

Os pequenos se revelaram, demonstrando habilidade e des-treza ao usar o equipamento.

Durante o período de adaptação das turmas do Maternal II e Maternal III da Unidade Cidade Nova, a professora de Música e Movimento, prof.ª Luciana Castilho, levou para a sala de aula seu tablet. O diferencial causou curiosidade entre as crianças.

Na Unidade Contagem, o estudo dos alunos do 5.º Ano/EF sobre a reprodução das plantas teve a contribuição de vídeos on-line sobre a polinização e agentes polinizadores. A tecnologia enriqueceu a aula, pois permitiu mais aproveitamento por parte dos alunos, que ficaram mais interessados sobre o conteúdo abordado. Na aula de Informática, o 1.º Ano/EF recebeu a visita

dos personagens que fazem parte do processo de alfabetização no CSM, Edu e Filó. Quando o aprendizado extrapola a sala de aula e ocupa outros espaços, tudo se torna mais interessante e significativo.

Ainda na Unidade Contagem, no mês de maio aconteceu uma palestra do Coronel Paulo Praxedes para a comunidade escolar sobre A internet e as novas mídias sociais, buscando refletir sobre os cuidados que se deve ter com o uso da internet e das tecnologias.

Pensando nisso, a Unidade Betim celebrou o Dia da Internet Segura no Brasil. Uma iniciativa anual que mobiliza mais de 85 países para promover o uso seguro e responsável da internet.

As aulas de informáticas do Colégio Santa Maria orientam os alunos a lidar com as mudanças tecnológicas que o mun-do apresenta. Na Unidade Betim, para a maioria dos alunos, a disciplina de Informática é novidade e teve grande aceitação e participação de todos.

INFORMÁTICA E EDUCAÇÃO, UMA PARCERIA QUE DÁ CERTO!

Segurança e privacidade são palavras raramente colocadas em prática em um mundo onde todos têm urgência de compartilhar suas novidades. Ações são necessárias para conter os crimes no mundo virtual. E em nosso país, como essa questão caminha?

No dia 3 de dezembro de 2012, foi sancionada pela Presidente Dilma Rousseff, a Lei Carolina Dieckmann - apelido que rece-beu a Lei Brasileira 12.737/2012. A Lei promove alterações no Código Penal Brasileiro que torna crime a invasão de aparelhos eletrônicos para obtenção de dados particulares, os chamados delitos ou crimes informáticos.

O Projeto de Lei que resultou na Lei Carolina Dieckmann foi proposto em referência e diante de situação específica experi-mentada pela atriz, em maio de 2011, que teve copiadas de seu computador pessoal 36 fotos em situação íntima, que acabaram divulgadas na Rede Mundial de Computadores (INTERNET).

A Lei pode ser utilizada para enquadramento criminal ou mesmo para a defesa e respaldo de infratores cibernéticos, como a seguir:

1) Art. 154-A - Invasão de dispositivo informático – Pena: detenção, de 3 meses a 1 ano, e multa.2) Art. 266 - Interrupção ou perturbação de serviço telegráfico, telefônico, informático, telemático ou de informação de utilidade

pública – Pena: detenção, de um a três anos, e multa.3) Art. 298 - Falsificação de documento particular/cartão – Pena: reclusão, de um a cinco anos, e multa. A Lei Carolina Dieck-

mann entrou em vigor no dia 02 de abril de 2013 e espera-se que, com essa medida, internautas mal-intencionados não passem despercebidos, mas que sejam punidos na vida real.

Disponível em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/Lei_Carolina_Dieckmannhttp://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2011-2014/2012/Lei/L12737.htm>.

Acesso em: 02 mai. 2013.

aÇão reaL Do MunDo virtuaL

Uma nova perspectiva de aula,

um novo método de aprendiza-

do que o Santa Maria nos pro-

porciona!

Clarice e Maria Eduarda

9º Ano/EF, turma FA

Uma aula moderna, que possibilita renovar

conhecimentos de informática, pois hoje

em dia a internet é um local perigoso e

o Santa Maria nos proporciona, com esta

aula, saber navegar com segurança.

Ana Clara e Danieli

6º Ano/EF, turma AA

No Santa Maria, a Informática não é aquela sem aprendizado, aprendemos muito sobre a segurança na internet, e nos traz muitos outros aprendizados que criam expectativas para o nos-so futuro. Hoje tudo depende do computador, temos muito que agradecer ao Colégio.

Amanda Vitoria e Stella Gontijo 7º Ano/EF, turma BA

Veja alguns depoimentos sobre a disciplina de Introdução à Informática:

Alunos da Unidade Nova Suíça na aula de informática

Maternal da Unidade Cidade Nova intertidas com um tablet

Palestra A Internet e as Novas Mídias Sociais, na Unidade Contagem

Page 16: jornal colégio santa maria edição 37

16

O livro Voa, palavra, de Libério Neves, criou asas no 6.º Ano/EF da Unidade Flores-ta. Para enriquecimento do estudo da obra, os alunos pesquisaram sobre os pássaros citados pelo poeta e apresentaram dados, como: procedência, porte, adoração, canto, longevidade e relação com a natureza. Na mostra de imagens e desenhos apareceram trabalhos artesanais e até uma tela pintada pelo próprio aluno. Outro momento foi o de declamação de poemas. Cada aluno escolheu um poema para interpretar diante da tur-ma. Com violão para acompanhamento, na turma AN, a aluna Sara Santos de Santana colocou melodia no poema “Sabiá”. Houve também o momento de criação sobre o tema. Os alunos escolheram um pássaro e produziram textos poéticos ou narrativos para apre-sentarem para os colegas. Um dos textos foi “Cardeal”, de Pedro Freitas, do 6.° Ano/EF, turma AN:

Houve também a colaboração da professora de Artes, prof.ª Jacqueline Beatriz da Costa Moura, para ajudar os alunos na confecção de dobraduras, atendendo à temática do livro.

O LADRÃO DE RAIOSRick Riordan

Percy Jackson é filho de um deus e está prestes a ser expulso do colégio... de novo. Mas, aos doze anos, esse é apenas mais um de seus problemas: além do transtorno do déficit de atenção e da dislexia, parece que, ultimamente, criaturas fantásticas e deuses do Olimpo saltam dos livros de mitologia diretamente para a realidade. E, ao que tudo indica estão aborrecidos. O raio-mestre de Zeus foi roubado, e é Percy quem deve resgatá-lo.

Para restaurar a paz no Olimpo, ele e seus amigos heróis precisarão fazer mais que capturar o verdadeiro ladrão: Percy terá de encarar o pai, resolver o enigma do Orá-culo e desvendar uma traição mais ameaça-dora que a fúria dos deuses.

simone de souza santos Bibliotecária do

colégio santa Maria nova suíça

Dicade

Leitura

Leia na Biblioteca As bibliotecas do Colégio Santa Maria possuem, em seu acervo, várias livros de histórias fantásticas e divertidas. Não perca tempo! Faça uma visita à biblioteca da Unidade em que você estuda e escolha a obra que mais lhe agrade.

A Biblioteca do Colégio Santa Maria Floresta realizou, durante a Semana da Ali-mentação, o Projeto “Panela de Histórias”, com a participação dos alunos da Educa-ção Infantil e do 1.º Ano/EF ao 5.º Ano/EF. O tema foi apresentado aos alunos de for-ma divertida, com a escolha de um livro de história para contar. As histórias seleciona-das foram: O caso do bolinho, de Tatiana Belinky, A bruxa Salomé, de Audrey Wood, e A sopa de prego, de Eric Maddern.

Os alunos do 3.º Ano/EF do Colégio Espanhol Santa Maria aproveitaram o projeto literário com o livro Poemas e Comidinhas, de Roseana Murray, para apre-sentar um bonito trabalho. Cada aluno, com o seu ade-reço, declamou um poema da obra.

VOA, PALAVRA

VISITA À BIBLIOTECA

Cardeal

Um pássaro vermelho

Que mora nas árvores

Não tem “cara” de mal

É o cardeal.

Na natureza é amigável

No cativeiro é raivoso

Seu canto é notável

Além de maravilhoso.

Para conquistar sua fêmea

Dança bonitinho

Com peito estufado

E, no seu bico, um raminho.

Pedro Freitas

PROJETO LITERÁRIO

No mundo dos livros...

Page 17: jornal colégio santa maria edição 37

17No dia 23 de abril, comemora-se o Dia Mundial do Livro e dos Direitos Autorais. A data foi instituída em 1995, pela UNES-

CO, por ser a data de morte de Miguel de Cervantes e William Shakespeare, dois importantes escritores da literatura mundial.Para comemorar essa data, o Colégio Espanhol Santa Maria realizou diversas atividades com o objetivo de incentivar a

leitura entre seus alunos.

A Biblioteca do Colégio Santa Ma-ria Betim em parceria com a Biblio-teca Pública da cidade, Bibliotecária Leonor Aguiar, realizou em abril uma Oficina de História em Quadrinhos. Participaram os alunos do 8.º Ano/EF e o quadrinista João Marcos, roteirista da revista Turma da Mônica e ilustra-dor de livros da Editora Autêntica. O quadrinista, em um bate-papo sobre sua trajetória profissional, incentivou e motivou os alunos na busca pelos sonhos e na apreciação da leitura. No decorrer do bate-papo, João Marcos esboçou algumas cenas, demonstran-do aos alunos como se dá o processo criativo de um roteiro para a revista. Em um momento de descontração, ele desenhou a caricatura de um aluno.

Para incentivar a leitura e a discussão de literatura, a bibliotecária Tatiana Dias Ignácio, da Unidade Liceu, realizou a atividade Leitura Compartilhada, do livro QUE HISTÓRIA É ESSA?, adotado no 6.º Ano/EF.

Os alunos foram convidados a ficar na biblioteca após a aula, no 6.º horário, durante uma semana, quando Tatiana e sua auxiliar, Fernanda Paula dos Santos Oliveira, liam com eles a obra. Todos os participantes se envolveram na proposta.

CELEBRAÇÃO DO DIA MUNDIAL DO LIVRO COM DIVERSAS ATIVIDADES

A Biblioteca foi palco de grande parte dessas atividades. Houve en-cenação, em espanhol, de peças de teatro, abordando o bullying, os pro-blemas típicos da adolescência e a importância do hábito da leitura. Os alunos também realizaram um coral com músicas em espanhol, apresen-tação de contos e troca de experiên-cias de leitura com a atividades ¿Qué libro me recomiendas?, entre outras.

Alunos do 1.º Ano/EF ao 5.º Ano/EF fizeram marcadores de páginas durante as aulas de Arte. No verso foram escritas frases sobre o maravilhoso mundo da leitura.

O evento contou com a presença de María Nieves Aparicio Pérez-Lu-cas, assessora técnica de educação da Embaixada da Espanha, que não poupou elogios ao desempenho dos alunos do Colégio.

Houve também venda de livros de literatura hispano-americana, com o objetivo de inserir os alunos na cultu-ra e literatura espanhola.

OFICINA DE HISTÓRIA

EM QUADRINHOS

QUE HISTÓRIA é ESSA?

Page 18: jornal colégio santa maria edição 37

18

o que é o sisu?

Implantado pelo governo federal em 2010, o SiSU (Sistema de Seleção Unifi-cada) é um programa informatizado que seleciona os alunos para as instituições fe-derais e estaduais de ensino superior, em todo o Brasil. As instituições que aderirem a esse programa disponibilizam as vagas nesse sistema e os estudantes podem concorrer a essas vagas, tendo por base a nota tirada por eles no ENEM (Exame Na-cional do Ensino Médio).

Quando é possível se inscrever para o sisu?

Acontecem duas seleções ao ano, pelo SiSU – uma em janeiro, para entrada nos cursos em fevereiro/ março, e outra em ju-nho, para entrada no segundo semestre. Para participar de ambos os processos, o SiSU considera a nota do ENEM feito no ano anterior (ex.: para entrada no 1.º e/ou no 2.º semestre de 2014, o aluno deve-rá, obrigatoriamente, ter feito o ENEM de 2013).

Qual é o nível de adesão das instituições públicas de ensino superior ao sisu?

A adesão das instituições públicas vem crescendo a cada ano. As vagas ofereci-das no 1º semestre/2013 foram disponibi-lizadas por 101 dessas instituições. Para nós, a grande novidade é a adesão da UFMG ao SiSU/2014. Outras universida-des do estado já haviam aderido parcial ou integralmente ao SiSU, como UFOP, UFLA (60% das vagas), UFJF, UFV (80% das va-gas), UFVJM (50% das vagas), UNIFAL, UNIFEI, UFSJ (70% das vagas), UFTM, UFU e outros institutos federais de edu-cação superior. O CEFET-MG e a UEMG também disponibilizaram algumas das va-gas em edições anteriores do SiSU.

como se dá o sistema de cotas no sisu?

Até 2012 as instituições que possuíam ações afirmativas já distribuíam as vagas no momento da inscrição. Com a assinatu-ra da Lei 12.711/12, todas as universidades e instituições federais de ensino superior e técnico passaram a, obrigatoriamente, re-servar uma porcentagem das vagas para alunos oriundos de escolas públicas. Essa porcentagem deverá abranger 50% das vagas oferecidas pela instituição.

No caso da UFMG, segundo a nota publicada no site da universidade, no dia 20/03, o sistema de cotas adotado em 2012 não sofrerá alteração. O percentual de reserva de vagas previsto para 2014 está em 25%, divididos em 04 modalidades de cotas. O restante das vagas permanece na modalidade de “livre concorrência”. Uma

mudança trazida pelo SiSU é o fechamento da possibilidade de o candidato concorrer em mais de uma modalidade, como ocorreu no último vestibular da UFMG, já que o programa obriga o candidato a optar pela modalidade na qual pretende concorrer já no ato da inscrição, não havendo a possibilidade de inscrição em modalidades diferentes para um mesmo curso.

as notas do eneM têm pesos diferenciados?

Algumas instituições adotam pesos di-ferenciados para as provas do ENEM. Por exemplo, se um candidato está concorren-do a uma vaga num dos cursos de Enge-nharia, a instituição pode colocar peso 1,5 (ou maior) para as provas de Ciências da Natureza e de Matemática e suas Tecno-logias.

Até o momento, a UFMG não se pro-nunciou a respeito desse critério.

como é o processo de inscrição no sisu?

• O período de inscrição para as vagas ofe-recidas pelo SiSU dura, em média, 05 dias. A inscrição no SiSU é gratuita para todos os candidatos.• Durante todo esse período, o candidato poderá acessar sua inscrição para acom-panhar seu desempenho e alterar suas op-ções de curso e/ou instituição até o último momento. Será considerada válida a última inscrição realizada.• O candidato pode inscrever-se em até duas opções de cursos e instituições. O candidato pode, ainda, inscrever-se em dois cursos diferentes oferecidos por uma mesma instituição.• A partir do segundo dia de inscrições, é possível o candidato verificar, dia a dia, seu desempenho, pois o programa calcula dia-riamente a nota de corte (menor nota para ficar entre os potencialmente seleciona-dos) para cada curso.• No caso de notas iguais, o desempate se dará pelos seguintes critérios:

01.Nota de Redação02.Nota da prova de Linguagens, Códi-

gos e suas Tecnologias03.Nota da prova de Matemática e suas

tecnologias04.Nota da prova de Ciências Huma-

nas e suas Tecnologias05.Nota da prova de Ciências da Natu-

reza e suas Tecnologias e06.Antecedência de inscrição definitiva

na respectiva etapa de seleção do SiSU.• Assim como nos vestibulares tradicionais, o SiSU faz outras chamadas até completar o quadro de vagas oferecidas pelas institui-ções. Após o término do processo, o can-didato que ainda quiser manter seu nome na lista de espera do curso para o qual se inscreveu, deve fazê-lo na data determina-da pelo programa.

No dia 19 de março, a UFMG anunciou o fim do vestibular tradicional e sua adesão ao SiSU como forma de selecionar os candidatos a partir de 2014. é natural que a notícia gere dúvidas e ansiedade, principalmente nos alunos do 3º do Ensino Médio, turma já no término do processo de preparação para a entrada nas universidades.

Vamos esclarecer algumas dessas dúvidas e dar a você uma ideia geral de como funciona o SiSU.

FIM DO VESTIBuLAR uFMG

Finalizando...

Como em toda e qualquer experiência nova, só poderemos analisar os pontos positivos e negativos dessa escolha feita pela UFMG após vivenciarmos o processo ao qual ela aderiu. O desempenho dos alu-nos do Colégio Santa Maria tem crescido a cada ano. Os resultados obtidos em 2012, tanto no índice de aprovação na UFMG como em outras instituições públicas, in-cluindo os alunos aprovados pelo SiSU em universidades do interior e outros estados, mostram que o trabalho tem sido bem feito e que estamos no caminho certo.

DE OLHONO VESTIBuLARPor Prof.ª Sandra C. Vitor dos SantosCoordenadora de Ensino (9.º Ano/EF ao 3.º Ano/EM)

Unidade Coração Eucarístico

a inscrição passo a passo:

01. Para se candidatar às vagas, é ne-cessário acessar o site do SiSU, infor-mar o número e a senha de inscrição no ENEM (última edição). Automaticamente o programa puxa as notas obtidas pelo candidato no exame.

02. A partir daí, abre-se uma tela com dois quadros (1.ª e 2.ª Opções de Curso). O candidato inicia a inscrição, na ordem de sua preferência, escolhendo o curso e a instituição para cada uma das opções. Os quadros têm links que permitem ao candidato acessar as opções a partir do curso, da instituição de sua preferência ou, ainda, por município (ex.: se o can-didato acessar pelo curso, ele visualizará todas as instituições do Brasil que ofere-cem vagas para o curso “X”. Se acessar pela instituição, ele visualizará todos os cursos oferecidos pela instituição “Y”. Acessando por município, ele visualiza-rá todas as IES que oferecem vagas no SiSU no município selecionado.).

03. Ao acessar o curso e a instituição desejados, o candidato visualizará quais são as modalidades oferecidas (cotas e/ou ações afirmativas) e quantas vagas são disponibilizadas em cada uma delas.

04. Ao escolher um curso de uma deter-minada instituição, o candidato tem aces-so imediato aos documentos e instruções para a matrícula, sendo de sua respon-sabilidade se certificar de que possui os requisitos necessários exigidos para o preenchimento da vaga.

05. O mesmo procedimento feito para a inscrição na 1.ª opção se aplica à inscri-ção para a 2.ª opção, podendo o candida-to alternar e/ou alterar essas opções até o último dia de inscrição do SiSU.

Page 19: jornal colégio santa maria edição 37

19

Grupo Curupaco faz show exclusivo para os alunos do Colégio Santa Maria

No dia 4 de maio aconteceu, na Unidade Coração Eucarístico, um show exclusivo do Grupo Curupaco para os alunos e familiares da Educação Infantil e 1.º Ano/EF das Unidades do Colégio Santa Maria.

A atividade faz parte do Projeto Musical do primeiro semestre. O Grupo Curupaco, tema do projeto, possui um repertó-rio diversificado, buscando ampliar a musicalidade, os ritmos e a tradição cultural das crianças.

O Grupo brinca com elementos tradicionais da cultura da infância, ao mesmo tempo em que aborda assuntos contem-porâneos pertinentes ao cotidiano dos pequenos. Canta e Conta histórias de vida da família, inventa e recria fábulas que habitam as memórias das crianças de todas as épocas, através da linguagem musical bem cuidada, dos ritmos e dos tam-bores, das melodias suaves das flautas e marimbas. É um convite à dança, à roda e à brincadeira, com clima descontraído e espontâneo, onde o palco se transforma em festa.

Page 20: jornal colégio santa maria edição 37

20

No Colégio Santa Maria Pampulha, envolvidos com o projeto De olho no mundo e pre-ocupados com a Campanha contra a Dengue, os alunos do 5.º Ano/EF pesquisaram sobre o assunto e montaram um telejornal. Durante a apresentação, os grupos divulgaram fatos recentes sobre a epidemia. As turmas do 2.º Ano/EF ao 4.º Ano/EF também realizaram ativi-dades relacionadas ao tema, incluindo pesquisas e textos que fornecem instruções de como combater o mosquito e prevenir contra a doença.

Em Nova Lima, a Secretaria de Saúde mobilizou as escolas para o combate à dengue. As orientações de prevenção vieram em forma de Dever de Casa, com fichas que podem (e devem) ser utilizadas ao longo do ano, para maior controle desse mal. O Liceu assumiu a luta e cobrará ações preventivas o ano todo, participando ativamente da campanha, visando à proteção de seus alunos, professores, funcionários e toda a comunidade.

A doençaA dengue é uma doença febril aguda que atinge toda a população. A pessoa pode adoecer

quando o vírus da dengue penetra no organismo, pela picada de um mosquito infectado, o Aedes aegypti.

É um sério problema de saúde pública em todo o mundo, especialmente nos países tropi-cais como o Brasil, onde as condições do meio ambiente, aliadas a características urbanas, favorecem o desenvolvimento e a proliferação do mosquito transmissor.

Os sintomas mais comuns são febre, dores no corpo, principalmente nas articulações, e dor de cabeça. Também podem aparecer manchas vermelhas pelo corpo e, em alguns casos, sangramento, mais comum nas gengivas.

O único modo de evitar a transmissão da dengue é a eliminação do mosquito transmissor.

coLéGio santa MariaDe oLHo na DenGue

Somente com a conscientização e motivação da população é que a dengue pode acabar.

Confira dicas para eliminar focos do mosquito trans-missor da doença.

Blog contra a DengueA professora de Informática da Unidade Pampulha, prof.ª Luana Mara Barretos, e os

alunos das turmas do 6.º Ano/EF ao 9º Ano/EF criaram um blog que aborda o tema da dengue. As postagens no blog são semanais e feitas pelos próprios alunos.

O blog realiza um concurso de slogans criados pelos alunos do 6.º Ano/EF ao 8.º Ano/EF. Participe você também. Acesse http://csmplcontradengue.blogspot.com.br e dê seu voto.

Mantenha as caixas d’água sempre fechadas com tampas adequadas.

Encha de areia até o topo os pratinhos das plantas.

Jogue no lixo todo objeto que possa acumular água, como embalagens usadas, potes, la-tas, copos, garrafas vazias.

Não deixe água da chuva acumulada.

Page 21: jornal colégio santa maria edição 37

21

O Colégio Santa Maria Betim integrou-se à Comissão de Sustentabilidade da PUC Minas Betim, em parceria com todos os setores do Campus. A Comissão propõe uma gestão com-partilhada, na qual cada setor da Unidade se torna responsável pela sustentabilidade de sua área. Para tanto, é necessário um representante por um ou por alguns setores, prontos para res-ponder dúvidas, discutir propostas e soluções referentes àquele grupo específico.

Nessa parceria, o Colégio comprometeu-se a: • sugerir e absorver propostas integrativas;• propor e sistematizar ações;• identificar, reconhecer e valorizar práticas sustentáveis;• integrar as boas práticas; • fornecer informações para comunicação;• discutir e propor soluções coletivas;• reunir quinzenalmente.

As primeiras ações:• Lixeiras para coleta seletiva

Estudo das necessidades para Instalação de lixeiras para coleta seletiva no Colégio, além da arte e da sinalização desse material

• A arte das caixas de recolhimento de papelOs alunos do 6.º Ano/EF, sob a orientação da professora de

Arte, estão decorando caixas para recolhimento de papéis que serão reutilizados. As caixas serão distribuídas nos diversos se-tores da PUC Minas Betim.

• Conscientização sobre o uso da garrafinhaA estagiária de Ciências Biológicas, em parceria com a Co-

ordenação de Ensino, fará uma intervenção junto aos alunos do Colégio para a conscientização sobre o uso da garrafinha, no lugar do copo plástico.

• Parceria das auxiliares de serviços gerais na separação do lixo, no abrigo da PUC Minas Betim

Todas as sextas-feiras pela manhã os funcionários da PUC se reúnem no abrigo de resíduos da instituição para realizar a separação de materiais reutilizáveis. Toda semana uma funcio-nária do Colégio se reúne com o grupo da PUC Minas Betim para contribuir nessa tarefa sustentável.

O PROERD é uma iniciativa da Polícia Militar de Minas Gerais, com base no Projeto D.A.R.E. (Drug Abuse Resistance Education), implanta-do em Los Angeles/EUA, em 1983, atualmente, presente em mais de 58 países. Trata-se de um curso oferecido nas Unidades do Colégio Santa Maria, destinado aos alunos do 5.º Ano/EF, com o objetivo de prevenir o uso indevido de drogas e combater a violência entre jovens

As turmas do 6.º Ano/EF da Unidade Pampu-lha, receberam no dia 22 de março, o certificado de participação do Proerd, em 2012.

A cerimônia foi conduzida pela Polícia Militar do Estado de Minas Gerais e contou com a par-ticipação do instrutor Cabo Marcílio Macedo, da Capitã Fernanda Abreu Fernandes – Sub. Co-mandante da 16.ª Cia. Especializada da PMMG, do Prof. Marcos Antônio Alvares, Diretor da Uni-dade Pampulha, dos professores, da banda da PMMG e familiares.

Os alunos tiveram a oportunidade de relatar o que aprenderam e, ao final, divertiram-se com a mascote do Proerd.

SuSTENTABILIDADECSM FIRMA PARCERIA COM A PUC MINAS BETIM

ProErD

Page 22: jornal colégio santa maria edição 37

22

Em abril, o Diretor do Colégio Espanhol Santa Maria Cidade Nova, Pe. José Fernando de Melo, participou do curso El Nuevo Liderazgo Pedagogio, uma atividade de formação organizada pelo Ministério da Educação da Espanha.

Foram convidados 15 diretores dos centros de convênio das Américas Latina e Central e do Caribe.

Dentre os objetivos do curso está a busca da relação existente entre o exercício da liderança educativa e resultados de docentes e de discentes. Também foi abordado o incentivo na elaboração de um intinerário pessoal de autoformação para o desenvolvimento das habilidades da direção da liderança educativa.

A piada do aluno Gabriel Sou-za, do 9.º Ano/EF, da Unidade Li-ceu, foi selecionada por sua cria-tividade e publicada na Revista Recreio, nº 652, pág. 8:

Imagine uma cidade onde todos atravessam na fai-xa de pedestre, respeitam a sinalização e convivem no trânsito com responsabilidade e segurança. Esse é um sonho que se constrói desde pequeno.

Foi com esse objetivo que os alunos do 2.º, 3.º e 4.º Ano/EF, da Unidade Nova Suíça, participaram do Projeto Mobilidade Urbana Sustentável, na BHTrans.

Os alunos assistiram a uma peça teatral e realiza-ram atividades lúdicas sobre direitos e deveres dos pe-destres e motoristas. Assim, conscientizaram-se sobre o papel que devem exercer no trânsito.

O programa Transitando Legal utiliza a arte-educa-ção para promover o primeiro contato com os estudan-tes.

Espera-se que a criança, bem informada, passe a ser um agente multiplicador desses conceitos e com-portamentos.

ALUNO é DESTAQUE NA REVISTA RECREIO

ForMaÇão perManentetransitanDo LeGaL

No dia 6 de abril, foi realizada a reunião com os professores de Educação Religiosa e de Filosofia, quando foi apresentado o novo Diretor Geral Religioso, Padre Edecildo J. A. Prado da Silva. Além de conhecer os professores, o Diretor falou sobre as demandas me-todológicas e avaliativas das disciplinas e mostrou a importância da revista A Turma para a formação religiosa de crianças e famílias.

ENCONTRO DE PROFESSORES DEEDUCAÇÃO RELIGIOSA E FILOSOFIA

DIRETOR PARTICIPA DE CURSO DE FORMAÇÃO EM MADRID

QUAL É o CÚMULo DA LErDEZA?

APOSTAR CORRIDA SOZINHO E CHEGAR EM

SEGUNDO LUGAR!

Page 23: jornal colégio santa maria edição 37

23No momento de tomada de uma

das decisões mais importantes da vida estudatil, a escolha da profis-são, o Colégio Santa Maria Conta-gem orientou os alunos do 3.º Ano/EM sobre os cursos de nível supe-rior, o mercado de trabalho e áreas de atuação.

O contato com estudantes e profissionais de áreas, como Me-dicina, Odontologia, Engenharia, Ciências Contábeis e Direito, des-pertou muito interesse nos alunos.

A aluna Mariana Medeiros, da turma JC, explica que as dúvidas foram esclarecidas e os alunos fo-ram informados sobre a preparação para o teste tão esperado, o vesti-bular e o Enem.

A Revista A Turma está cada vez mais próxima dos alunos do Colégio Santa Maria. Na edição de agosto, mês dos Pais e das Vocações, a pu-blicação dedica um seção especial para as crianças.

Os alunos do 5.º Ano/EF de todas as Unidades foram convidados a par-ticipar da publicação, através de de-senhos, elaborados a partir do tema O padre da minha igreja. A atividade foi realizada com a orientação dos professores de Arte.

Na Unidade Coração Eucarísti-co, os alunos do 1.º Ano/EF também fizeram desenhos com o tema Meu papai, meu amigo. Com criatividade, os alunos retrataram o cotidiano da relação entre pais e filhos.

aLunos DesenHaM para arevista a turMa

O processo de alfabetização é uma fase de novas descobertas e desperta em nas crian-ças o desejo pelo saber e pela leitura. Para deixar este momento ainda mais especial, os personagens Filó e Edu, que irão acompanhar os alunos pelo fantástico mundo da leitura, ao longo de todo o ano, visitaram as turmas de 1º ano.

Com brincadeiras lúdicas, os personagens conquistaram as crianças. Os encontros fo-ram uma verdadeira festa. Na Unidade Cidade Nova, Filó e Edu visitaram as turmas, fazen-do mágicas, cantando e, principalmente, encantando os alunos. Ao final do encontro, cada criança recebeu seu livro Sim Salabim e assim pode iniciar sua viagem pelo mundo das letras.

Alunos do 1.º Ano/EF, apertem os cintos: a viagem pelo universo da leitura começou!

Em comemoração à Semana da Nutrição, que ocorreu de 08 a 12 de abril, nas Unidades do CSM, foi apresentado o teatro de fanto-ches Kincas e o Reino dos Alimen-tos, para crianças da Educação Infantil. O objetivo é incentivá-las a consumir mais verduras, legumes, frutas, leite e derivados, água, evi-tando os alimentos ricos em açú-car, gordura e sal.

Uma alimentação adequada, tanto em qualidade quanto em quantidade, é muito importante para o período de formação e de-senvolvimento infantil. A boa ali-mentação é essencial para a for-mação física e emocional.

Para preservar a saúde dos os-sos e dentes, o crescimentos físico e psíquico, deve-se evitar o consu-mo de doces, frituras, refrigerantes e guloseimas em geral .

Mayra Rodrigues NunesNutricionista do CSM

CRN 9 - 7569

seMana Da nutriÇão

nutriÇão

aLFaBetiZaÇãoMostra De proFissÕes

Page 24: jornal colégio santa maria edição 37

24