logistica reversa

20
LOGISTICA REVERSA ÓLEO

Upload: anna-mendez

Post on 14-Dec-2015

79 views

Category:

Documents


4 download

DESCRIPTION

power point sobre logística reversa.

TRANSCRIPT

Page 1: LOGISTICA REVERSA

LOGISTICA REVERSA

ÓLEO

Page 2: LOGISTICA REVERSA

O QUE É LOGISTICA REVERSA?

• A logística reversa é um instrumento de desenvolvimento econômico e social caracterizado por um conjunto de ações, procedimentos e meios destinados a viabilizar a coleta e a restituição dos resíduos sólidos ao setor empresarial, para reaproveitamento, em seu ciclo ou em outros ciclos produtivos, ou outra destinação.

Page 3: LOGISTICA REVERSA
Page 4: LOGISTICA REVERSA

O QUE É ÓLEO?

• O termo óleo refere-se a uma classe de substâncias que, por convenção, deve apresentar-se no estado líquido e viscoso nas condições ambientes de temperatura e pressão ao nível do mar. Os óleos são hidrofóbicos (são imiscíveis com a água) e lipofílicos (miscível com outros óleos). Entre as origens dos óleos, temos a vegetal e mineral.

Page 5: LOGISTICA REVERSA

ÓLEO INDUSTRIALLOGISTICA REVERSA - ÓLEO

Page 6: LOGISTICA REVERSA

COMO SE DEFINE OLEO INDUSTRIAL

• Mais conhecido por Óleo Lubrificante, é um óleo mineral formulado a partir do petróleo que lubrifica as peças. Quando esses se degradam originam resíduos perigosos, ricos em metais pesados, ácidos orgânicos, hidrocarbonetos policíclicos aromáticos e dioxinas. Entretanto podem ser reutilizados pois possuem a matéria prima essencial, o óleo lubrificante básico.

Page 7: LOGISTICA REVERSA

DANOS DO DESCARTE INCORRETO• Em contanto com o solo, deixa-o infértil e pode causar vapores

tóxicos;• 1 litro de óleo lubrificante pode contaminar 1000000 litros de água;• “Quando queimados (o que é ilegal e constitui crime), os óleos

lubrificantes usados ou contaminados causam forte concentração de poluentes num raio de dois quilômetros Também ocorre a geração de uma grande quantidade de particulados (fuligem), produzindo precipitação de partículas que, literalmente, grudam na pele e penetram no sistema respiratório das pessoas.”

Page 8: LOGISTICA REVERSA

DESCARTE CORRETO

Page 9: LOGISTICA REVERSA

LOGISTICA REVERSA

• A logística reversa de óleos lubrificantes é realizada no país desde os anos 50, do século passado, e seu aperfeiçoamento tem se dado com as Resoluções Normativas da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), com as Portarias Interministeriais MMA/MME e com a Resolução Conama Nº 362/2005.

• Para as embalagens, não existe a estruturação de logística reversa em âmbito nacional, com exceção, de experimentos voluntários de produtores de óleos lubrificantes, localizados em alguns municípios. 

Page 10: LOGISTICA REVERSA

RESOLUÇÃO Nº 9, DE 31 DE AGOSTO DE 1993, CONAMA.“Art. 7º Todo o óleo lubrificante usado deverá ser destinado à reciclagem.§ 1º A reciclagem do óleo lubrificante usado ou contaminado regenerável deverá ser efetuada através do rerrefino.”Fonte: http://www.mma.gov.br/port/conama/res/res93/res0993.html

Page 11: LOGISTICA REVERSA

ÓLEO DE COZINHALOGISTICA REVERSA - ÓLEO

Page 12: LOGISTICA REVERSA

DANOS DO DESCARTE INCORRETONa sua casa: • Quando jogado no ralo ou na pia, provoca entupimentos nos

encanamentos e aumenta os custos de limpeza nas caixas de gordura das residências.

• Aumenta a proliferação vetores transmissores de doenças.

Na rede de esgoto• Aumenta o custo de manutenção das redes de esgoto. E, esse custo sai

dos nossos bolsos. Sem contar que para fazer a manutenção abrem-se buracos em nossas ruas, causando transtornos também para o trânsito.

Na terra• Causa a impermeabilização do solo, impedindo a infiltração da água.

Isso destrói a vegetação e colabora para aumentar o drama das enchentes.

Page 13: LOGISTICA REVERSA

Na água• Cada litro de óleo contamina 20 mil litros de água. Se considerarmos

que cada domicílio tem uma caixa de água de 1000 litros, cada litro desse resíduo descartado inadequadamente, deixa 20 famílias sem .

• Ao descartamos na pia, ele chega, por meio dos encanamentos, aos córregos, rios e mares onde flutua, impede a entrada de luz e oxigênio, altera o ecossistema e extermina muitas espécies de vida aquática.

• O acúmulo de óleo nas represas dificulta o sistema de tratamento da água chegando a impossibilitar a sua utilização para consumo humano.

No planeta• O óleo se degenera sobre a água e gera grandes quantidades de gás

metano, em um processo semelhante ao que ocorre nos lixões e aterros sanitários. Isso contribui sobremaneira para o efeito estufa.

Page 14: LOGISTICA REVERSA

SUSTENTABILIDADE E LOGISTICA REVERSA

OLEO DE COZINHA

Page 15: LOGISTICA REVERSA
Page 16: LOGISTICA REVERSA
Page 17: LOGISTICA REVERSA
Page 18: LOGISTICA REVERSA
Page 19: LOGISTICA REVERSA

E MESMO SABENDO DE TUDO ISSO...