livros escritos por tolkien no brasil - 2013

Upload: tolkienbrasil

Post on 03-Apr-2018

226 views

Category:

Documents


2 download

TRANSCRIPT

  • 7/28/2019 Livros Escritos Por Tolkien No Brasil - 2013

    1/107

    Lista de livros Tolkien publicados no Brasil

    www.tolkienbrasil.com

    Publicaes Tolkien

    no

    Brasil

    www.tolkienbrasil.comBrasil, julho de 2013

  • 7/28/2019 Livros Escritos Por Tolkien No Brasil - 2013

    2/107

    Lista de livros Tolkien publicados no Brasil

    www.tolkienbrasil.com

    Publicaes Tolkien

    no

    Brasil

    Organizado pela equipe do site

    www.tolkienbrasil.com

  • 7/28/2019 Livros Escritos Por Tolkien No Brasil - 2013

    3/107

    Lista de livros Tolkien publicados no Brasil

    www.tolkienbrasil.com

    Esta uma obra cujos textos so de autoria de seus idealizadores, mas a formatao e organizao tem direitos

    reservados.

    Texto Breve histrico das publicaes brasileiras relativas a J.R.R.Tolkien de autoria de Eduardo Stark.Todos os direitos reservados. O texto deste livro no pode ser reproduzido no todo ou em parte, por qualquer

    meio, sem prvia e formal autorizao do proprietrio dos direitos autorais.

    1 edio

    Julho de 2013

    Organizao e Edio

    Eduardo Stark

    Reviso

    Amanda Lafet

    Acabamento

    Priscila Lima

    Dados Internacionais de Catalogao na Publicao (CIP)

    (Cmara Brasileira do Livro, SP, Brasil)

    _____________________________________________________________________________________________________________________________

    BRASIL.

    Publicaes Tolkien no Brasil organizao e edio de Eduardo Stark, 1 ed Belo Horizonte:ebook

    MG, 2013.

    107 p.

    ISBN: 000-00-0000-000-0

    1. Lista de livros. 2. Tolkien, J.R.R.Tolkien (John Ronald Reuel), 1892-1973. 3.Fantasia. I.Ttulo

    ____________________________________________________________________________________________________________________________

    Para maiores informaes e contato envie email para: [email protected]

    www.tolkienbrasil.com

  • 7/28/2019 Livros Escritos Por Tolkien No Brasil - 2013

    4/107

    Lista de livros Tolkien publicados no Brasil

    www.tolkienbrasil.com

    ndiceBreve histrico das publicaes brasileiras relativas a J.R.R.Tolkien

    1. As edies no autorizadas da editora arte nova2. A Livraria e Editora Martins Fontes3. Ronald Kyrmse, o entusiasta de Tolkien4. Vinte anos de publicaes Tolkien no Brasil4.1 Autores brasileiros sobre Tolkien4.2. Edies especiais e livros com capa dura4.3 Livros publicados por iniciativa de fs4.4 Livros de jogos de RPG4.5 A nova expanso de publicaes com os filmes do Hobbit5. Livros escritos por Tolkien no publicados no Brasil

    Informaes sobre a lista de livros Tolkien

    199219941995

    20012002200320042005200620082009201020112012

    2013

  • 7/28/2019 Livros Escritos Por Tolkien No Brasil - 2013

    5/107

    Lista de livros Tolkien publicados no Brasil

    www.tolkienbrasil.com

    Breve histrico das publicaes brasileiras relativas aJ.R.R.Tolkien

    Por Eduardo Stark

    [email protected]

    O presente trabalho visa analisar aspectos relacionados a publicaes de livros deautoria de J.R.R.Tolkien e livros que tratam sobre sua vida e obra.

    Para que se compreenda o histrico de publicaes no Brasil relacionadas a Tolkien

    necessrio entender a formao da principal editora do tema: Martins Fontes. Almdisso, interessante ressaltar o trabalho do Ronald Kyrmse, o grande entusiasta dasobras de Tolkien no Brasil.

    Em seguida h uma anlise geral das publicaes relacionadas a Tolkien nos ltimosvinte anos, um perodo que se iniciou em 1992 com a publicao do livroJ.R.R.Tolkien uma biografia de Humphrey Carpenter.

    O presente texto pretende ser um guia rpido de informaes sobre os livros publicadosno Brasil e o mercado editorial relacionado as obras de Tolkien. Visa demonstrar que hum publico formado em decorrncia dos filmes do Senhor dos Anis e que isso pode ser

    um investimento atraente para novas editoras brasileiras.

    1. As edies no autorizadas da editora arte nova

    Os livros do Senhor dos Anis foram publicados pela primeira vez no ano de 1954 pelaeditora Alen & Unwin. Ocorre que passados mais de vinte anos aps sua publicao

    que surgiu as primeira tradues para a lngua portuguesa.

    As primeiras tradues de livros do Tolkien publicadas no Brasil foram as verses daeditora Artenova. Essas edies no tiveram autorizao da famlia Tolkien. A traduobasicamente teve como base as edies piratas dos E.U.A, publicados pela editora ACBook na dcada de 60 do sculo XX.

    A editora Artenova lanou os livros entre os anos de 1974 a 1979, dividindo O Senhordos Anis em seis volumes diferentes. Sendo a traduo dos dois primeiros volumes deAntnio Ferreira da Rocha e os volumes seguintes por Luiz Alberto Monjardim.

  • 7/28/2019 Livros Escritos Por Tolkien No Brasil - 2013

    6/107

    Lista de livros Tolkien publicados no Brasil

    www.tolkienbrasil.com

    Livros de O hobbit e os seis volumes do Senhor dos anis da editora arte nova

    Alm de no serem publicaes oficiais, essas edies pecam pela m qualidade dos

    livros e dos textos traduzidos.Segue abaixo a lista desses livros:

    1. TOLKIEN, J. R. R. O Senhor dos Anis:a terra mgica.Traduo deAntnio Ferreira da Rocha Rio de Janeiro: Arte Nova, 1974. 216 p.

    2. TOLKIEN, J. R. R. O Senhor dos Anis:o povo do anel. Traduo deAntnio Ferreira da Rocha Rio de Janeiro: Arte Nova, 1975. 192 p.

    3. TOLKIEN, J. R. R. O Senhor dos Anis:as duas torres.Traduo de LuizAlberto Monjardim Rio de Janeiro: Arte Nova, 1975. 167 p.

    4. TOLKIEN, J. R. R. O Hobbit, o encantador preldio a sua fantasiapica. Traduo de Luiz Alberto Monjardim Rio de Janeiro: Arte Nova,1976. 227 p.

    5.

    TOLKIEN, J. R. R. O Senhor dos Anis: a volta do anel. Traduo deLuiz Alberto Monjardim. Rio de Janeiro: Arte Nova, 1976. 167 p.6. TOLKIEN, J. R. R. O Senhor dos Anis: o cerco de Gondor.Traduo de

    Luiz Alberto Monjardim. Rio de Janeiro: Arte Nova, 1979. 169 p.7. TOLKIEN, J. R. R. O Senhor dos Anis:o retorno do rei. Traduo de

    Luiz Alberto Monjardim.Rio de Janeiro: Arte Nova, 1979. 209 p.

    Durante muito tempo os brasileiros tinham a opo de ler essas verses ou as traduesde Portugal que surgiram na dcada de 80 do sculo XX e eram importadas para oBrasil.

  • 7/28/2019 Livros Escritos Por Tolkien No Brasil - 2013

    7/107

    Lista de livros Tolkien publicados no Brasil

    www.tolkienbrasil.com

    2. A Livraria e Editora Martins Fontes

    A editora Martins Fontes a principal editora Brasileira que publica livros de autoria deTolkien. Quase todos os livros publicados no Brasil de autoria de Tolkien so daMartins Fontes, dentre eles as principais obras do escritor: O Senhor dos Anis, OHobbit, Silmarillion, Filhos de Hrin e outros.

    importante conhecer a origem e histrico dessa editora, pois est intimamente ligadaao processo de traduo e publicao das obras de Tolkien no Brasil.

    A origem da editora partiu do ideal de Waldir Martins Fontes (1934-2000). Quandojovem deixou um emprego na Petrobrs para vender livros publicados pela editoraGlobo, de Porto Alegre. Era um servio de vendas de porta em porta, cujo pblico eraformado tanto por livrarias quanto por pessoas fsicas.

    Waldir era um grande vendedor, mas tinha o sonho de montar sua prpria editora.Assim, em 1960, com os irmos Walter e Waldemar, fundou uma livraria em Santos.

    Em 1967, Waldir viajou para Portugal e na volta comeou a importar e vender livrosportugueses no Brasil. Ao longo dos anos 70 at meados da dcada de 80, era aprincipal importadora e distribuidora de livros vindos de l.

    Em 1975, a Martins Fontes passou a editar os seus primeiros livros. Na verdade, erauma edio indireta: ela viabilizava edies portuguesas e a que vinha para o Brasiltrazia seu logo na capa.A partir desse processo a editora foi crescendo.

    Nos anos 80 abriram as lojas do Rio de Janeiro e da Dr. Vila Nova, em So Paulo. Nadcada seguinte, inauguraram a loja da Paulista.

    Os trs irmos preferiram separar os negcios no incio da dcada de 90, para facilitar a

    vinda da prxima gerao. Waldir ficou com as quatro lojas e a editora. Os outros doisirmos, Walter e Waldemar, ficaram com a livraria de Santos.

    No incio da dcada de 90 a editora passava por transformaes com investimentos emtradues de livros estrangeiros. Nessa poca comeou o processo de negociao dosprincipais livros de Tolkien: O Senhor dos Anis e o Hobbit. O preo pago pelas obrasfoi considerado muito caro US$ 50 mil.

    O mercado editorial brasileiro comeou a se desenvolver e, aos poucos,os editores detentores dos direitos internacionais comearam a perceberque os contratos assinados com editoras portuguesas tinham de ser

    revistos; era preciso separar os mercados. A Martins Fontes ficou numaposio delicada nessa hora, pois ramos o grande parceiro comercial dos

  • 7/28/2019 Livros Escritos Por Tolkien No Brasil - 2013

    8/107

    Lista de livros Tolkien publicados no Brasil

    www.tolkienbrasil.com

    editores portugueses. Iramos publicar um livro que at meses antesestava sendo importado daquela editora? Se a Martins Fontes no fizesseisso, outras fariam. O Senhor dos Anis se insere nesse momento. Meupai fez uma oferta alta para aquela altura. Em 1990, ele pagou US$ 50mil de adiantamento. Nosso pai morreu em 3 de novembro de 2000,pouco antes do lanamento do filme. Ou seja, ele no viu o fenmenobest-seller do Tolkien. Soube que o livro estava sendo adaptado para ocinema e no ficou feliz. Disse que ele perderia a aura cult. Mas o filmefoi um sucesso e vendemos muitssimo.Alexandre Martins Fontes.(Estado,01-02-2013).

    Alexandre relembra que o ponto chave da editora sempre foi investir em livros long-seller, ou seja, livros que vendem bem ao longo do tempo, e que no se pensava noSenhor dos Anis como um best-seller no Brasil:

    Quando ele comprou, eram livros enormes, com 50 anos de publicao eno muito conhecidos no Brasil. Ele estava comprando um velhoclssico, ou seja, um 'long-seller'. O que no se esperava naquelemomento que viesse uma adaptao cinematogrfica to estrondosa.

    Em 1992, foi publicado o primeiro livro relacionado a Tolkien pela editora MartinsFontes J.R.R.Tolkien,uma biografia escrita por Humphrey Carpenter, com traduo

    para o portugus de Ronald Eduard Kyrmse.

    Foi em 1994 que foi publicado pela primeira vez oficialmente no Brasil os trs livros deO Senhor dos Anis, com traduo de Lenita Maria Rmoli Esteves e Almiro Pisetta,com reviso tcnica de Ronald Kyrmse. Em seguida vieram as publicaes de O Hobbit(1995) e o Silmarillion (1999).

    Em 03 de Novembro de 2000 faleceu Waldir Martins Fontes, aos 66 anos, deixando agesto da editora e das livrarias com a viva Norma Mendona Martins Fontes etambm seus dois filhos Alexandre e Evandro Martins Fontes.

    Alexandre, que comeara a trabalhar na editora desde 1993, com a morte do pai, ficouencarregado da parte comercial e da distribuio dos livros e Evandro assumiu a funode editor. Norma, que at ento cuidava do caixa de uma das trs livrarias em So Paulo(a quarta fica no Rio de Janeiro), assumiu o comando geral do negcio.

    O lanamento dos filmes de Peter Jackson, baseados em O Senhor dos Anis, foi umaverdadeira revoluo na empresa, pois proporcionou a Martins Fontes um rendimentoexpressivo e uma inevitvel ampliao dos empreendimentos.

  • 7/28/2019 Livros Escritos Por Tolkien No Brasil - 2013

    9/107

    Lista de livros Tolkien publicados no Brasil

    www.tolkienbrasil.com

    Segundo Evandro Martins Fontes:

    O que fez de O Senhor dos Anis um best-seller definitivamente no foio texto, foi o cinema. Vendemos mais nos primeiros meses aps olanamento do primeiro filme do primeiro episdio do que na dcada de1990. (Estado, 01-02-2013).

    Segundo Alexandre, os livros de Tolkien so as obras mais importantes da editoraMartins Fontes, tendo em vista o seu grande sucesso:

    A srie mais importante para ns foi a traduo de O Senhor dos Anis

    e todos os livros publicados pelo Tolkien. Vendemos mais de 1 milho deexemplares (Estado,01-02-2013).

    Com o fim da exibio nos cinemas dos filmes do Senhor dos Anis o nmero devendas comeou a diminuir, mas a editora Martins Fontes percebeu que havia seformado um pblico interessado nas obras de Tolkien.

    Em 2004 os tradutores do Senhor dos Anis e O Hobbit, Lenita Maria Rimoli Esteves eAlmiro Pisetta entraram com ao contra a editora Martins Fontes. Os tradutoresutilizaram o argumento de que teriam direitos autorais sobre as obras que atuaram comotradutores, tendo em vista a nova lei de direitos autorais de 1998.

    Nesse mesmo ano conturbado, Evandro Martins Fontes comeou a gerir seu prprionegcio editorial, o que gerou em janeiro de 2005 a criao da Martins-Martins Fontes,que comeou publicando livros nas mesmas reas cobertas pela editora Martins Fontes,ancorando-se em obras de cunho acadmico, de maior flego.

    Poucos meses depois da criao do novo selo de Evandro, Alexandre props a divisoda empresa. Mas como seria complicado ter que realizar a reviso de mais de 1800contratos, Evandro props a ideia de se contratar um Publishere a criao de um seloindependente para seu irmo Alexandre.

    Foi ento contratado o Publisher, que no podia contratar obras novas, apenas relanarqualquer livro do catlogo. Sua funo englobava desde a seleo de ttulos parareimpresso at a venda ao varejo, passando pela logstica da distribuio. As obrasnovas s poderiam ser publicadas nos selos independentes.

    Foi chamado para ser o gestor da editora Jaime Carneiro, que havia trabalhado durante22 anos na prpria Martins Fontes. A ideia na poca era deixar a famlia fora da gestoda editora.

    Nesse perodo entre 2004 e 2007 no houve nenhuma publicao de obras escritas porTolkien pela editora Martins Fontes, tendo em vista que a empresa estava sendo geridapelo Publisher, que no podia contratar novos livros para traduo.

  • 7/28/2019 Livros Escritos Por Tolkien No Brasil - 2013

    10/107

    Lista de livros Tolkien publicados no Brasil

    www.tolkienbrasil.com

    Conforme o combinado Alexandre Martins Fontes tambm comeou a gerenciar suaprpria editora e fundou em 2007 a WMF Martins Fontes.

    A ideia do Publisher, no conseguiu ser promissora, pois os gastos eram maiores, mas orendimento era o mesmo e foi ento que se optou pela ciso da editora entre os doisirmos.

    Assim, a editora Martins Fontes passou a ter dois selos editoriais a Martins-MartinsFontes e a WMF Martins Fontes. Sendo 30% do primeiro selo controlado por Evandro e30% do segundo por Alexandre. Norma M. Martins Fontes permanece como sciamajoritria e controla 70% de cada um dos selos editorias.

    A partir de 05 de janeiro de 2009, ocorreu definitivamente a diviso de catlogos entreas duas editoras dos herdeiros, o que finalizou a atuao no mercado da antiga MartinsFontes.

    Para a diviso do catlogo foram levados em considerao dois critrios: o nmero dettulos e o faturamento de cada obra nos ltimos dois anos.

    A editora WMF Martins Fontes administra a maioria das publicaes dos livrosrelacionados a Tolkien:O Hobbit, Os Filhos de Hrin, Contos Inacabados, Roverandom,Mestre Gil de Ram, Cartas de papai Noel e Sr. Bliss.

    Enquanto que a Martins-Martins Fontes cuida das publicaes de: O Senhor dos Anis,As aventuras de Tom Bombadil e A lenda de Sigurd e Gudrun.

    Atualmente as editoras Martins fontes continuam a administrar novas obras deJ.R.R.Tolkien. Est previsto para o final de 2013 dois novos ttulos na editora, uma republicao de Sobre Histrias de Fadas, e o livro recentemente publicado pela editorainglesa A Queda de Arthur.

    Novos livros parecem surgir pela oportunidade que os filmes do Hobbit abrem.Atualmente milhares de fs brasileiros esperam ansiosamente que algum dia seja

    possvel a publicao em Portugus da srie de 12 volumes The history of Middle Earth.

  • 7/28/2019 Livros Escritos Por Tolkien No Brasil - 2013

    11/107

    Lista de livros Tolkien publicados no Brasil

    www.tolkienbrasil.com

    3. Ronald Kyrmse, o entusiasta de Tolkien

    O tradutor e especialista em Tolkien Rolnald Kyrmse merece uma parte especial nessaanlise histrica de publicaes, pois ele foi talvez o principal incentivador dasprimeiras publicaes brasileiras, e esteve (e ainda est) sempre participando de algumaforma (como revisor ou tradutor) do processo de publicaes relacionadas a Tolkien noBrasil.

    Ronald Eduard Kyrmse nasceu em Curitiba, Paran, em 30 de abril de 1952, e mora em

    So Paulo desde 1975. professor, engenheiro, fiscal da Fazenda, tradutor epesquisador. Diplomou-se em Engenharia Qumica pela Universidade Federal doParan, em 1974, e cursou Direito na Universidade de So Paulo, em 1997. Conquistouo Certificate of Proficiency in English da University of Michigan, Ann Arbor,Michigan, USA e obteve o Diplme Suprieur de Langue et Littrature Franaises (3eDegr) da Universit de Nancy, Frana em 1972.

    Em 1980 lendo a revista Times, teve o primeiro conhecimento a cerca da obra deJ.R.R.Tolkien. Leu o Silmarillion pela primeira vez em ingls e depois procurou asoutras obras. Filiou-se a The Tolkien Society, o maior grupo de fs de Tolkienassociados da Inglaterra e do mundo.

    Em 19 de maro de 1989, Ronald Kyrmse fundou com alguns amigos a primeirasociedade Tolkien no Brasil (e a primeira na Amrica do Sul), conhecida como Heren

    Hyarmeno. Foi o primeiro grupo no Brasil a ter relaes com a The Tolkien Society.

    Ronald Kyrmse iniciou sua carreira como tradutor com a obra Goethe e oCristianismo de Helmut Thielicke e traduziu para a Martins Fontes J.R.R.Tolkien:uma Biografia, de Humphrey Carpenter, em 1992.

    No ano seguinte comeou a trabalhar como revisor tcnico dos trs volumes de O

    Senhor dos Anis (publicados em 1994 pela Martins Fontes), alm de tambm serrevisor tcnico de O Hobbit e O Silmarillion.

    Desde essa poca Kyrmse se destacou como um dos maiores especialistas brasileirossobre Tolkien, atuando em diversas obras diretamente como tradutor ou auxiliando emnovas publicaes relacionadas a Tolkien.

    Em 2003 publicou seu prprio livro chamado Explicando Tolkien, onde apresentaanlises do universo criado por Tolkien e apresenta suas vises como antigo entusiastadas obras.

    Segue abaixo uma lista das obras em que Ronald Kyrmse trabalhou de alguma forma:

  • 7/28/2019 Livros Escritos Por Tolkien No Brasil - 2013

    12/107

    Lista de livros Tolkien publicados no Brasil

    www.tolkienbrasil.com

    Atuando na reviso tcnica das tradues:

    1. TOLKIEN, J. R. R. O Senhor dos Anis: A sociedade do anel2. TOLKIEN, J. R. R. O Senhor dos Anis: As duas torres.3. TOLKIEN, J. R. R. O Senhor dos Anis: O Retorno do Rei4. TOLKIEN, J. R. R. O Hobbit5. TOLKIEN, J. R. R. O Silmarillion.

    Atuando como tradutor:

    6. TOLKIEN, J. R. R. Contos inacabados: de Nmenor e da Terra-mdia.7. TOLKIEN, J. R. R. Sobre histrias de fadas.8. TOLKIEN, J. R. R. As aventuras de Tom Bombadil.9. TOLKIEN, J. R. R. Os filhos de Hrin. NARN I CHN HRIN: O conto dos

    filhos de Hrin.10.TOLKIEN, J. R. R. A lenda de Sigurd e Gudrn11.TOLKIEN, J.R.R. Cartas do Papai Noel12.CARPENTER, Humphrey. J.R.R. Tolkien: uma biografia.13.COLBERT, David. O mundo mgico do Senhor dos Anis.14.MURRAY, Andrew. Perguntas e respostas sobre o universo Tolkien.15.DURIEZ, Collin. O dom da amizade: Tolkien e C.S. Lewis16.FISHER, Jude; O Hobbit, guia ilustrado do filme.17.EARLEY, Dawn Gomes. Senhor dos anis: Jogo de Aventuras, As Diretrizes18.NEY, Jessica M. . Senhor dos anis: Mais Escuro que a Escurido19.NEY, Jessica M. . Senhor dos anis: O Amanhecer Chega Cedo20.AMTHOR, Terry K. Aventuras na Terra-mdia: Um Espio em Isengard21.BARRET, Kevin; PETERS, Saul. Aventuras na Terra-mdia: Traio no abismo

    de Helm22.CREIGHTON, Milt. Aventuras na Terra-mdia: Em busca do Palantir23.MATHEWS, Susan; RUEMMLER, John David. Aventuras na Terra-mdia:

    Minas de Moria.

    Ronald Kyrmse escreveu o prefcio do livro Senhoras dos Anis, mulheres na Obra deJ.R.R.Tolkien e continua atuando como tradutor e incentivando outras publicaesrelacionadas a Tolkien.

  • 7/28/2019 Livros Escritos Por Tolkien No Brasil - 2013

    13/107

    Lista de livros Tolkien publicados no Brasil

    www.tolkienbrasil.com

    4. Vinte anos de publicaes Tolkien no Brasil

    As publicaes no Brasil relacionadas a Tolkien giram em torno de ciclos e momentosde exploses, especialmente em pocas de sucesso dos grandes filmes de O Senhor dosAnis e O Hobbit.

    Percebe-se um inicio tmido com as publicaes na dcada de 90, somando todo esseperodo apenas 12 livros. Os livros no tinham atingido grande vendagem e seconcentravam em leitores mais especficos, em especial os que gostavam de literatura

    fantstica ou jogos de RPG.

    Com o surgimento do primeiro filme de O Senhor dos Anis, dirigido por PeterJackson, em 2001, as editoras comearam a buscar o pblico que surgia aps assistir osfilmes. O sucesso dos filmes proporcionou uma grande vendagem dos livrostradicionais escritos por Tolkien, mas possibilitou uma maior abertura para outraseditoras tambm entenderem que o mercado era promissor nesse tipo de segmentoliterrio.

    Ocorreu um grande nmero de publicaes nos anos de 2002,2003 e 2004. Os livrospublicados de autoria de J.R.R.Tolkien ultrapassaram a vendagem de mais de ummilho de cpias.

    A partir de 2005 ocorreu uma grande queda no nmero de publicaes, decorrncia doencerramento nos cinemas dos filmes da Trilogia do Senhor dos Anis.

    Mas apesar de haver uma reduo drstica no nmero de publicaes aps os filmes, opblico leitor de Tolkien estava formado, por isso ocorreu uma continuidade depublicaes visando esse novo pblico especfico. A mdia de livros publicados passoua ser de pelo menos dois livros por ano.

    Com o lanamento do filme O Hobbit, uma jornada inesperada, o primeiro de uma novatrilogia nos cinemas dirigida por Peter Jackson, o nmero de publicaes em 2012atingiu o mesmo patamar da poca auge dos filmes de O Senhor dos Anis.

    Os filmes foram a influncia maior nas publicaes Brasileiras, pois os anos quepossuem maior nmero de novos livros foram justamente as pocas auges dos filmes.Dois mil e doze se destaca como ano de maior nmero de publicaes (em virtude dofilme O Hobbit, a desolao de Smaug), com treze novos livros. At ento o ano demaior nmero de novos livros foi 2003 (em virtude dos filmes do Senhor dos Anis),com a publicao de doze livros.

  • 7/28/2019 Livros Escritos Por Tolkien No Brasil - 2013

    14/107

    Lista de livros Tolkien publicados no Brasil

    www.tolkienbrasil.com

    4.1 Autores brasileiros sobre TolkienNesses vinte anos de publicaes percebe-se que ainda so poucos os livros escritos porBrasileiros a respeito de Tolkien. So 11 livros escritos por Brasileiros, sendo oprimeiro livro registrado em 2002, O Mundo do Senhor dos Anis de Ives GandraMartins Filho.

    Os ttulos e autores nacionais so os seguintes:

    1. CALDAS FILHO.Carlos Ribeiro. O evangelho da terra-mdia: leiturasteolgico-literrias da obra de J. R. R. Tolkien

    2. GREGGERSEN, Gabriele. O Senhor dos Anis:da fantasia e a tica3. KYRMSE, Ronald Eduard. Explicando Tolkien4. LPEZ, Rosa Silvia. OSenhor dos Anis e Tolkien: o poder mgico da

    palavra5. MARTINS FILHO, Ives Gandra da Silva. tica e fico:de Aristteles a

    Tolkien6. MARTINS FILHO, Ives Gandra. O mundo do Senhor dos Anis: vida e

    obra de J.R.R.Tolkien7. NASCIMENTO, Paulo Henrique Rabelo. Indo alm do Senhor dos Anis

    e continuando at o fim8. PEDROSA, Marcus. O Hobbit: um amigo para seu filho. Os contos de

    fadasna edio das crianas

    9. PEREIRA, Andr Luiz Rodriguez Modesto.O Senhor dos anis e aesttica da finitude.10.RIOS, Rosana. Senhoras dos anis: mulheres na obra de J.R.R.Tolkien11.RODRIGUES FILHO, Osvaldo Conde. A mitologia e o esoterismo em O

    Senhor dos Anis

    Embora o nmero de publicaes tenha aumentado com os filmes e um nmerorazovel de fs brasileiros tenha se estabelecido, o mercado editorial ainda parecetmido nas publicaes relacionadas a Tolkien.

    4.2. Edies especiais e livros com capa dura

    Em 2001, pouco antes do lanamento do filme de O Senhor dos Anis, a sociedade doanel, a editora Martins Fontes publicou uma edio comemorativa em virtude dosfilmes. Essa edio apresenta uma bela qualidade grfica, com bordas douradas, capadura. O interessante que essa edio conteve uma pequena tiragem de apenas 10.000exemplares, sendo cada exemplar numerado de 00001 a 10.000. Em poucos meses todosos exemplares estavam vendidos.

    Em abril de 2002 foi publicado a edio especial em caixa com os livros de O Hobbit eo Senhor dos anis, com capas desenhadas pelo prprio J.R.R.Tolkien. Essa tambm foia primeira edio com capa flexvel. O aspecto visual das capas o que chama mais

    ateno, pela beleza dos exemplares e demonstrao da arte do professor Tolkien.EsseBox especial foi republicado nos anos seguintes, porm com as divises empresariais

  • 7/28/2019 Livros Escritos Por Tolkien No Brasil - 2013

    15/107

    Lista de livros Tolkien publicados no Brasil

    www.tolkienbrasil.com

    dos catlogos dos livros da Martins Fontes o livro O Hobbit deixou de ser publicadocom a capa ilustrada por Tolkien, e os livros do Senhor dos Anis foram publicadosseparadamente.

    Edio especial Box hobbit e senhor dos anis

    Em se tratando de livros sobre Tolkien, os livros do RPG do Senhor dos Anis da

    editora Devir apresentaram capa dura e alta qualidade das folhas dos livros. Outro livrode destaque o livro escrito por David Day O Mundo de Tolkien, publicado em 2004,que apresenta um excelente material nas pginas e uma capa dura.

    Tambm em 2002 a editora Martins Fontes realizou parceria com a editora trs, onde foipublicado uma edio exclusiva para os assinantes das revistas Isto, Isto Gente eIsto Dinheiro. Essa edio no difere da tradicional edio, com exceo do formatoda letra dos ttulos e o tamanho menor dos livros.

  • 7/28/2019 Livros Escritos Por Tolkien No Brasil - 2013

    16/107

    Lista de livros Tolkien publicados no Brasil

    www.tolkienbrasil.com

    Edio exclusiva para assinantes das revistas Isto

    No ano de 2012, em virtude do primeiro filme do Hobbit, surgiram trs novos livroscom capa dura e qualidade de capa. A edio comemorativa de O Hobbit, em virtudedos 75 anos da primeira edio inglesa, vem com uma capa escura e um formatoatraente. O outro livro O Hobbit, o guia ilustrado oficial, que apresenta imagens doprimeiro filme de Peter Jackson. E ainda o livro infantil Sr.Bliss apresenta um modelo

    nico de capa dura e papel couche, com ilustraes do inicio ao fim do livro.

    O primeiro livro com capa dura publicado em 2013 foi a biografia escrita por MichaelWhite, J.R.R.Tolkien, o senhor da fantasia, apresentando um visual de capa especial ebelo.

    O publico leitor das obras de Tolkien, que na poca do senhor dos anis eram em suamaioria adolescentes, agora buscam obras de maior qualidade grfica e com capa dura.Mas at o momento o mercado editorial no investiu nesse aspecto, tendo em vista ocusto da publicao de livros com essa qualidade.

    4.3 Livros publicados por iniciativa de fs

    Alguns livros publicados por autores brasileiros, descritos anteriormente, tambmpoderiam ser aqui explorados e analisados. Mas interessante mostrar em especial umainiciativa que trouxe novas publicaes e uma atividade editorial voltadaexclusivamente para os fs de Tolkien.

    Em 2004, um grupo de fs tiveram a iniciativa de publicar um livro relacionado aTolkien. Tratava-se do Curso de Quenya desenvolvido online pelo fillogo noruegusHelge Fauskanger no site ardalamberon. Os idealizadores desse empreendimento foram

    o Fabio Bettega, Reinaldo Jos Lopes,Gabriel Oliva Blum (tradutor do livro) e o editor

  • 7/28/2019 Livros Escritos Por Tolkien No Brasil - 2013

    17/107

    Lista de livros Tolkien publicados no Brasil

    www.tolkienbrasil.com

    responsvel Thiago Mars, alm de diversas pessoas que contriburam para apublicao.

    Assim, a publicao do Curso de Quenya pela editora Arte e Letra foi uma verdadeirademonstrao de que existe um pblico especfico e um mercado editorial voltado paraos fs de Tolkien propriamente. Atualmente, esse livro encontra-se na sua segundaedio atualizada.

    Fruto do sucesso desse empreendimento, a editora Arte e letra acreditou que aspublicaes relacionadas a Tolkien seriam convenientes e publicou tambm o Curso deSindarin do autor Thorsten Renk e ainda as famosas Cartas de J.R.R.Tolkien, todas

    traduzidas por Gabriel Oliva Blum.

    4.4 Livros de jogos de RPG

    Os livros de RPG podem ser considerados um grupo separado das demais publicaesrelacionadas a Tolkien, pois tratam de um tipo de jogo e no propriamente das obras deTolkien. Mas como entre os fs esses livros so de relevncia, devem ser observados,afinal os livros de Tolkien foram as primeiras fontes daqueles que criaram o RPG.

    As primeiras publicaes de RPG especificas sobre o Tolkien so os livrinhosconhecidos O senhor dos anis, jogo de aventuras da editora ediouro. Na dcada denoventa fizeram um relativo sucesso entre os jovens jogadores de RPG.

    Mas o que pode ser considerado o auge das publicaes de RPG foram os livrospublicados pela editora Devir entre os anos de 2002 e 2004. Com o reaquecimento domercado editorial em razo dos filmes do Hobbit foi publicado o RPG O UM ANELpela editora Devir.

    Os livros de RPG publicados no Brasil so os seguintes:

    1. AMTHOR, Terry K. Aventuras na Terra-mdia: Um Espio emIsengard. Traduo: Ronald Eduard Kyrmse. Rio de Janeiro: Ediouro,1994

    2. BARRET, Kevin; PETERS, Saul. Aventuras na Terra-mdia:Traio no abismo de Helm. Traduo: Ronald Eduard Kyrmse.Rio deJaneiro: Ediouro, 1995.

    3. BENNIE, Scott. MEARS, Mike. MILLER, Steve. e outros. O Senhordos Anis RPG: animais cruis e mgica prodigiosa. Traduo:Maria do Carmo Zanini.So Paulo: Devir, 2003. 96 p.

  • 7/28/2019 Livros Escritos Por Tolkien No Brasil - 2013

    18/107

    Lista de livros Tolkien publicados no Brasil

    www.tolkienbrasil.com

    4.

    CREIGHTON, Milt. Aventuras na Terra-mdia: Em busca doPalantir. Traduo: Ronald Eduard Kyrmse. Rio de Janeiro: Ediouro,1995.

    5. EARLEY, Dawn Gomes. Senhor dos anis: Jogo de Aventuras, AsDiretrizes, Traduo: Ronald Eduard Kyrmse. So Paulo: Ediouro,1995.63 p.

    6. FORBECK, Matt. O Senhor dos Anis RPG: A Sociedade do Anel livro de referncia. Traduo: Maria do Carmo Zanini. So Paulo:Devir, 2003. 130 p.

    7. HENLEY, Margareth. O Senhor dos Anis aventura: Mais Escuroque a Escurido. Traduo: Ronald Eduard Kyrmse. So Paulo:Ediouro, 1995.96 p.

    8. LONG, Steven S. FORBECK, Matt. e outros. O Senhor dos AnisRPG: livro bsico. Traduo: Maria do Carmo Zanini .So Paulo:Devir, 2002. 304 p.

    9. LONG, Steven S. O Senhor dos Anis RPG: escudo do narrador. SoPaulo: Devir, 2003. 16 p.

    10.MATHEWS, Susan; RUEMMLER, John David. Aventuras na Terra-mdia: Minas de Moria. Traduo: Ronald Eduard Kyrmse. Rio deJaneiro: Ediouro, 1995.

    11.NEPITELLO, Francesco. MAGGI, Marco. O Um Anel - Aventurasalm do Limiar do Ermo. So Paulo: Devir, 2012. 192 p.

    12.NEY, Jessica M. O Senhor dos Anis Jogo de aventuras: OAmanhecer Chega Cedo Traduo: Ronald Eduard Kyrmse. Rio de

    Janeiro: Ediouro, 1995.63 p.13.RATELIFF, John. Mapas da Terra-mdia. So Paulo: Devir. 2003,32

    p.14.RATELIFF,John. Mapas da Terra-mdia: cidades e fortalezas.So

    Paulo: Devir,2004, 32 p. Vol. 2.

    Percebe-se que ocorreram trs ondas de publicaes de livros de RPG. A primeiraocorrendo na dcada de 90 do sculo XX, a segunda entre os anos de 2002 a 2004 eagora com a publicao do jogo O Um Anel.

    4.5 A nova expanso de publicaes com os filmes do Hobbit

    Com o lanamento do primeiro filme da trilogia O Hobbit, o mercado editorial comeaa publicar novamente ttulos relacionados a Tolkien. Com essa nova onda depublicaes novos livros esto sendo selecionados por editoras que acreditam nessepblico. Assim, novamente as publicaes tendem a ampliar durante a exibio dosfilmes no cinema, mas espera-se uma maior projeo nos anos posteriores, ao contrriodo que aconteceu na poca aps os filmes do senhor dos anis.

  • 7/28/2019 Livros Escritos Por Tolkien No Brasil - 2013

    19/107

    Lista de livros Tolkien publicados no Brasil

    www.tolkienbrasil.com

    O surgimento do site Tolkien Brasil (www.tolkienbrasil.com) no ano de 2012 representatambm mais uma janela e uma maior interao entre os fs do escritor Tolkien.Exemplo disso so os vrios artigos publicados e as notcias relacionadas que sopublicadas regularmente, bem como divulgao das obras j publicadas e incentivo anovos livros no Brasil.

    O ano de 2013 j comeou bem com sua primeira publicao sobre Tolkien. O livroJ.R.R.Tolkien, o senhor da fantasia, de autoria de Michael White apresenta a vida doprofessor Tolkien em uma nova traduo com uma bela capa e formatao.

    A maioria das editoras aguarda a proximidade do lanamento nos cinemas do filme O

    Hobbit, a desolao de Smaug para lanar novos ttulos e os fs aguardamansiosamente.

    A seguir veja uma tabela com os nmeros de publicaes por ano.

    Nmero de Publicaes 1992-2012

    Ano De Tolkien Sobre Tolkien Total no ano1992 00 01 011993 00 00 001994 03 01 041995 01 06 071996 00 00 001997 00 00 001998 00 00 001999 01 00 012000 00 00 002001 01 00 012002 02 06 082003 01 11 122004 00 07 07

    2005 00 01 012006 02 03 052007 00 00 002008 01 01 022009 01 01 022010 01 01 022011 00 01 012012 03 10 13Total 17 50 67

    Nessa numerao foram contados como livros independentes as edies comemorativasde O Senhor dos Anis (publicada em 2001), a edio nica em brochura do Senhor dos

  • 7/28/2019 Livros Escritos Por Tolkien No Brasil - 2013

    20/107

    Lista de livros Tolkien publicados no Brasil

    www.tolkienbrasil.com

    anis (2001), a verso comemorativa de O Hobbit (2012). Alm disso, as reedies emque foram dados novos tratamentos aos livros e mudana de editoras foram contadoscomo livros independentes. As reedies e meras mudanas de capas no foramconsideradas e contadas.

    5. Livros escritos por Tolkien no publicados no Brasil

    O professor Tolkien era realmente uma pessoa cheia de criatividade, deixou muitos

    escritos com histrias fantsticas. Muitos desses escritos foram publicados aps suamorte (e ainda h muitos para serem publicados), sob administrao e edio de seufilho Christopher Tolkien.

    Apresenta-se a seguir as consideraes sobre algumas obras consideradas fundamentaisentre os fs, mas que ainda no foram publicadas no Brasil.

    A srie de livros mais conhecida que ainda no foi publicada no Brasil a chamadaThe History of Middle-earth, que somam um total de 13 volumes, publicados pelaeditora Harpercollins. Os ttulos so os seguintes:

    The History of Middle-earth(1983-1996)

    The Book of Lost Tales 1 (1983) The Book of Lost Tales 2 (1984) The Lays of Beleriand(1985) The Shaping of Middle-earth (1986) The Lost Road and Other Writings (1987) The Return of the Shadow (1988) The Treason of Isengard(1989) The War of the Ring (1990)

    Sauron Defeated(1992) Morgoths Ring (1993) The War of the Jewels (1994) The Peoples of Middle-earth (1996) Index (2002)

    Essa srie j foi traduzida para algumas lnguas, mas ainda no h verso publicada noBrasil. Os empecilhos apontados para que haja uma publicao no Brasil giram emtorno do alto preo dos direitos autorais dos 13 livros, bem como o custo de traduo epublicao desses volumes. Soma-se o fato de serem livros muito especficos para osleitores mais tradicionais do Tolkien.

  • 7/28/2019 Livros Escritos Por Tolkien No Brasil - 2013

    21/107

    Lista de livros Tolkien publicados no Brasil

    www.tolkienbrasil.com

    Dentro desse mesmo tipo de livro pode-se enquadrar o The History of The Hobbitpublicado em 2007 pela Harpercollins. Nesse livro John Rateliff faz uma anlise etranscrio de documentos escritos por Tolkien durante o processo de criao doHobbit.

    Outros livros interessantes, mas que ainda no foram publicados no Brasil so os livrosque contem ilustraes e desenhos do prprio Tolkien.

    1. J. R. R. Tolkien: Artist and Illustrator (1995)2. Pictures by J. R. R. Tolkien (1979)3. The Art of the Hobbit (2011)

    H ainda dois livros que contem msicas escritas pelo professor Tolkien. Tais livrosforam publicados enquanto o professor ainda estava vivo:

    4. Bilbos Last Song (1966)5. The Road Goes Ever On (1967)

    Diferentemente da srie History of Middle-Earth, os livros com ilustraes e os quecontm canes poderiam ser publicados no Brasil com maior facilidade, pois a suatraduo seria rpida e consequentemente com um custo mais baixo nesse aspecto.

    Referncias:

    Um legado a duas vozes. Entrevista com Alexandre e Evandro Martins Fontes.Disponvel em: http://www.estadao.com.br/noticias/arteelazer,um-legado-a-duas-vozes,991959,0.htm. Publicado em 01/02/2013. Acesso em: 01/07/2013.

    Uma famlia entre livros. Diego Viana. Disponvel em:http://www.observatoriodaimprensa.com.br/news/view/_ed750_uma_familia_entre_livros.Publicado em 11/06/2013. Acesso em:01/07/2013.

    Editora condenada a pagar direitos autorais de tradutores. Disponvel em:http://www.conjur.com.br/2004-mar-29/tradutores_senhor_aneis_receber_direitos_autoraisPublicado em 29/05/2004. Acesso em: 01/07/2013.

    Livros de Tolkien no Brasil. Disponvel em: http://tolkienbrasil.com/j-r-r-tolkien/livros/.Publicado 11/01/2013. em Acesso em: 01/07/2013.

  • 7/28/2019 Livros Escritos Por Tolkien No Brasil - 2013

    22/107

    Lista de livros Tolkien publicados no Brasil

    www.tolkienbrasil.com

    Informaes sobre a lista de livros Tolkien

    O presente trabalho visa apresentar as obras de Tolkien e sobre o autor publicadas noBrasil. Foi realizada uma intensa pesquisa junto aos registros da Biblioteca Nacional eem parcerias com livrarias e editoras.

    Foram separadas dois tipos de listas, em primeiro lugar os livros publicados de autoriade J.R.R.Tolkien e logo depois os livros relacionados ao professor.

    Foram considerados apenas livros com registro de ISBN (abreviao de InternationalStandard Book Number), que um sistema que identifica numericamente os livrossegundo o ttulo, o autor, o pas e a editora, individualizando-os inclusive por edio.Atualmente o registro no ISBN gerido pela Biblioteca Nacional e para que um livroseja considerado publicado oficialmente deve-se ter esse registro (veja mais emhttp://www.isbn.bn.br/).

    As edies da editora artenova de O Senhor dos Anis (1974-1975) O Hobbit (1975),no foram consideradas por no possurem registro de ISBN e por no serempublicaes autorizadas pela Tolkien Estate (atual grupo familiar gestor dos direitos das

    obras de Tolkien).

    Nessa lista foram contados como livros independentes as edies comemorativas de OSenhor dos Anis (publicada em 2001), a edio nica em brochura do Senhor dos anis(2001), a verso comemorativa de O Hobbit (2012). Alm disso, as reedies em queforam dados novos tratamentos aos livros e mudana de editoras foram contados comolivros independentes. As reedies e meras mudanas de capas no foram consideradase contadas.

    Embora no sejam diretamente livros a respeito da obra ou vida do professor Tolkien,os livros de jogos de RPG e a histria em quadrinhos de O Hobbit foram includos

    como publicaes nesta lista, tendo em vista sua importncia como adaptao das obraspara outros segmentos de leitura.

    As imagens das capas dos livros em sua maioria foram retiradas a partir da Bibliotecapessoal de Eduardo Stark e as resenhas ou resumos foram retiradas dos sites oficiais dasprprias editoras.

    A lista est sempre em desenvolvimento, por isso se voc tiver alguma informaoadicional ou sugesto, por gentileza nos envie por email: [email protected]

  • 7/28/2019 Livros Escritos Por Tolkien No Brasil - 2013

    23/107

    Lista de livros Tolkien publicados no Brasil

    www.tolkienbrasil.com

    LIVROS ESCRITOSPOR

    J. R. R. TOLKIEN

  • 7/28/2019 Livros Escritos Por Tolkien No Brasil - 2013

    24/107

    Lista de livros Tolkien publicados no Brasil

    www.tolkienbrasil.com

    Livro: 01

    TOLKIEN, J. R. R. O Senhor dos Anis: A sociedade do anel. Traduo: LenitaMaria Rmoli Esteves e Almiro Pisetta (Reviso tcnica e coordenao de tradues deRonald Kyrmse).So Paulo: Martins Fontes, 1994.

    Encadernao: BrochuraDimenso: 20,1 x 13 cmISBN: 8533615558ISBN13: 9788533615557

    'A Sociedade do Anel' a primeira parte da obra de fico de J. R. R. Tolkien. Numacidadezinha indolente do Condado, um jovem hobbit encarregado de uma imensatarefa. Deve empreender uma perigosa viagem atravs da Terra-mdia at as Fendas daPerdio, e l destruir o Anel do Poder - a nica coisa que impede o domnio malficodo Senhor do Escuro.

  • 7/28/2019 Livros Escritos Por Tolkien No Brasil - 2013

    25/107

    Lista de livros Tolkien publicados no Brasil

    www.tolkienbrasil.com

    Livro: 02

    TOLKIEN, J. R. R. O Senhor dos Anis: As duas torres. Traduo: Lenita MariaRmoli Esteves e Almiro Pisetta (Reviso tcnica e coordenao de tradues de RonaldKyrmse). So Paulo: Martins Fontes, 1994.

    Encadernao: BrochuraDimenso: 20,1 x 13 cmISBN: 8533613385ISBN13: 9788533613386

    'As Duas Torres' a segunda parte da obra de fico de J. R. R. Tolkien, 'O Senhor dosAnis'. impossvel transmitir ao novo leitor todas as qualidades e o alcance do livro.Alternadamente cmica, singela, pica, monstruosa, diablica, a narrativa desenvolve-seem meio a inmeras mudanas de cenrios e de personagens, num mundo imaginrio

    absolutamente convincente em seus detalhes.

  • 7/28/2019 Livros Escritos Por Tolkien No Brasil - 2013

    26/107

    Lista de livros Tolkien publicados no Brasil

    www.tolkienbrasil.com

    Livro: 03

    TOLKIEN, J. R. R. O Senhor dos Anis: O Retorno do Rei. Traduo:Lenita MariaRmoli Esteves e Almiro Pisetta (Reviso tcnica e coordenao de tradues de RonaldKyrmse). So Paulo: Martins Fontes, 1994. 642 p.

    Encadernao: BrochuraDimenso: 20,1 x 13 cmISBN: 8533613393ISBN13: 9788533613393

    O Retorno do Rei a terceira parte da grande obra de fico fantstica de J. R. R.Tolkien, O Senhor dos Anis. impossvel transmitir ao novo leitor todas as qualidadese o alcance do livro. Alternadamente cmica, singela, pica, monstruosa, diablica, anarrativa desenvolve-se em meio a inmeras mudanas de cenrios e de personagens,

    num mundo imaginrio absolutamente convincente em seus detalhes.

  • 7/28/2019 Livros Escritos Por Tolkien No Brasil - 2013

    27/107

    Lista de livros Tolkien publicados no Brasil

    www.tolkienbrasil.com

    Livro: 04

    TOLKIEN, J. R. R. O Hobbit. Traduo:Lenita Maria Rmoli Esteves e Almiro Pisetta.(Reviso tcnica e coordenao de tradues de Ronald Kyrmse).So Paulo: MartinsFontes, 1995.

    Encadernao: BrochuraDimenso: 20,1 x 13 cmISBN: 8533608810

    ISBN13: 9788533608818

    Bilbo Bolseiro um hobbit que leva uma vida confortvel e sem ambies, raramenteaventurando-se para alm de sua despensa ou sua adega. Mas seu contentamento perturbado quando Gandalf, o mago, e uma companhia de anes batem em sua porta elevam-no para uma expedio. Preldio de O Senhor dos Anis, O Hobbitconquistousucesso imediato quando foi publicado em 1937. Vendeu milhes de cpias em todo omundo e estabeleceu-se como um clssico moderno e um dos livros mais influentes denossa gerao.

  • 7/28/2019 Livros Escritos Por Tolkien No Brasil - 2013

    28/107

    Lista de livros Tolkien publicados no Brasil

    www.tolkienbrasil.com

    Livro: 04

    TOLKIEN, J. R. R. O Silmarillion. Traduo: Waldia Barcelos. Reviso tcnica ecoordenao de tradues de Ronald Kyrmse.So Paulo: Martins Fontes, 1999. 460 p.

    Encadernao: BrochuraDimenso: 21 x 14 cmISBN:8578274881ISBN13: 9788578274306

    O Silmarillion, relata acontecimentos de uma poca muito anterior ao final da TerceiraEra, quando ocorreram os grandes eventos narrados em O Senhor dos Anis. So lendasderivadas de um passado remoto, ligadas s Silmarils, trs gemas perfeitas criadas porFanor, o mais talentoso dos elfos. Tolkien trabalhou nesses textos ao longo de toda asua vida, tornando-os veculo e registro de suas reflexes mais profundas.

  • 7/28/2019 Livros Escritos Por Tolkien No Brasil - 2013

    29/107

    Lista de livros Tolkien publicados no Brasil

    www.tolkienbrasil.com

    Livro: 05

    TOLKIEN, J. R. R. O Senhor dos Anis (volume nico). Traduo: Lenita MariaRmoli Esteves e Almiro Pisetta (Reviso tcnica e coordenao de tradues de RonaldKyrmse). So Paulo: Martins Fontes, 2001. 1216 p.

    Encadernao: BrochuraDimenso: 21 x 14 cmISBN: 8533615167ISBN13: 9788533615168

    Alternadamente cmica, singela, pica, monstruosa e diablica, a narrativa deste livrodesenvolve-se em meio a inmeras mudanas de cenrios e de personagens, num mundoimaginrio convincente em seus detalhes. Tolkien criou em O Senhor dos Anis umanova mitologia, num mundo inventado que demonstrou possuir um poder de atraoatemporal.

  • 7/28/2019 Livros Escritos Por Tolkien No Brasil - 2013

    30/107

    Lista de livros Tolkien publicados no Brasil

    www.tolkienbrasil.com

    Livro: 06

    TOLKIEN, J. R. R. O Senhor dos Anis (Edio comemorativa). Traduo: LenitaMaria Rmoli Esteves e Almiro Pisetta (Reviso tcnica e coordenao de tradues deRonald Kyrmse). So Paulo: Martins Fontes, 2001. 1218 p.

    Encadernao: Capa duraDimenso: 21 x 14 cmISBN: 8533614942ISBN13: 9788533614949

    Esta uma edio de 'O Senhor dos Anis' feita especialmente para colecionadores porocasio do lanamento da produo cinematogrfica baseada na obra de Tolkien. Estelivro rene em um nico volume as trs partes da trilogia 'O Senhor dos Anis' - 'ASociedade do Anel', 'As duas torres', 'O retorno do rei'. Essa edio foi publicada emapenas 10.000 exemplares, sendo cada um numerado.

  • 7/28/2019 Livros Escritos Por Tolkien No Brasil - 2013

    31/107

    Lista de livros Tolkien publicados no Brasil

    www.tolkienbrasil.com

    Livro: 07

    TOLKIEN, J. R. R. Contos inacabados: de Nmenor e da Terra-mdia. Traduo:Ronald Eduard Kyrmse. So Paulo: Martins Fontes, 2002. 587 p.

    Encadernao: BrochuraDimenso: 21 x 14 cmISBN: 8578270738ISBN13: 9788578270735

    Este livro contm a nica histria que sobreviveu das longas eras de Nmenor antes desua queda, e tudo o que se conhece sobre temas como os Cinco Magos, os Palantri ou alenda de Amroth. Escrevendo acerca dos Apndices de O Senhor dos Anis,J.R.R.Tolkien disse em 1955: Aqueles que apreciam o livro apenas como romanceheroico e consideram os panoramas inexplicados parte do efeito literrio, desprezaroos Apndices, e faro muito bem. Contos Inacabados destina-se queles que, aocontrrio, ainda no exploraram suficientemente a Terra-mdia, suas lnguas, suaslendas, sua poltica e seus reis. Christopher Tolkien editou e apresenta a coleo.Tambm redesenhou o mapa de O Senhor dos Anis em escala maior e reproduziu onico mapa de Nmenor.

  • 7/28/2019 Livros Escritos Por Tolkien No Brasil - 2013

    32/107

    Lista de livros Tolkien publicados no Brasil

    www.tolkienbrasil.com

    Livro: 08

    TOLKIEN, J. R. R. Roverandom. Traduo: Waldia Barcelos. Reviso Tcnica deRonald Kyrmse. So Paulo: Martins Fontes, 2002. 127 p.

    Encadernao: BrochuraDimenso: 20,8 x 13,8 cmISBN: 8533616872ISBN-13: 9788533616875

    Em 1925, durante as frias, o pequeno Michael Tolkien perdeu, na praia, um cozinhode brinquedo que ele adorava. Para consol-lo, o pai, J. R. R. Tolkien, inventou umahistria sobre um cachorro de verdade que transformado em brinquedo por um mago eenviado por um "feiticeiro-da-areia" Lua e ao fundo do mar. Mais de 70 anos depois,as aventuras do cachorro Rover, tambm conhecido pelo nome de "Roverandom",foram publicadas na Inglaterra. Elas foram organizadas a partir do texto original porChristina Scull e Wayne G. Hammond. Divertido e rico em jogos de palavras,Roverandom agradar a todos os leitores que gostam de um boa histria, e ser bemrecebido pelos muitos admiradores de Tolkien de todas as idades.

  • 7/28/2019 Livros Escritos Por Tolkien No Brasil - 2013

    33/107

    Lista de livros Tolkien publicados no Brasil

    www.tolkienbrasil.com

    Livro: 09

    TOLKIEN, J. R. R. Mestre Gil de Ham. Traduo: Waldia Barcelos. Reviso Tcnicade Ronald Kyrmse.So Paulo: Martins Fontes, 2003. 142 p.

    Encadernao: BrochuraDimenso: 20,8 x 13,8 cmISBN: 853361912XISBN-13: 9788533619128

    Histria, escrita pelo autor de 'O Hobbit', ambientada no vale do Tmisa, na Inglaterra,num passado maravilhoso e distante, quando ainda existiam gigantes e drages. Seu

    heri, Mestre Gil, na realidade um fazendeiro totalmente desprovido de herosmo, masque, graas boa sorte e ajuda do cachorro Garm, da gua cinzenta e da espadamgica Caudimordax (ou Morde-cauda), amansa o drago Chrysophylax e ganhaenorme fortuna. Esta edio inclui o texto publicado pela primeira vez em 1949, com asilustraes originais de Pauline Baynes, as quais Tolkien considerava umacompanhamento perfeito para a histria. Tambm inclui, publicadas pela primeira vez,a mais antiga verso escrita da histria e as anotaes de Tolkien para uma possvelcontinuao.

  • 7/28/2019 Livros Escritos Por Tolkien No Brasil - 2013

    34/107

    Lista de livros Tolkien publicados no Brasil

    www.tolkienbrasil.com

    Livro: 10

    TOLKIEN, J. R. R. Sobre histrias de fadas. Traduo: Ronald Eduard Kyrmse. SoPaulo: Conrad Livros, 2006. 118 p.

    Encadernao: BrochuraDimenso: 20,8 x 13,8 cmISBN: 8576162032ISBN-13: 9788576162032

    J.R.R. Tolkien criou um mundo de elfos e drages, magos e orcs, a Terra Mdia.Lingista excepcional, criou inclusive um idioma, o lfico. espantoso imaginar deonde Tolkien tirou inspirao para um universo to complexo e encantador. o que oleitor pode aprender em 'Sobre Histrias de Fadas'. O livro composto por um ensaio,Sobre Histrias de Fadas, e um conto, Folha por Niggle. O ensaio, essencial para

    quem quer compreender as influncias e tcnicas que Tolkien utilizaria em 'O Senhordos Anis', baseado numa conferncia de 1939. Tolkien procura as bases para oconto de fadas, das adaptaes infantis de Perrault e dos irmos Grimm at os mitosnrdicos do Edda. O escritor usa seu conhecimento acadmico para demonstrar que ashistrias sobre fadas tm um carter mgico e mtico. Tolkien analisa a nossa relaocom o Belo Reino, e demonstra como as histrias sobre fadas dizem no somentesobre um mundo fantstico, mas tambm sobre a nossa prpria realidade. Folha porNiggle, conto publicado originalmente em 1945, serve de exemplo para o ensaio, econta a histria de um pintor mesquinho que sempre atrapalhado pelos seus vizinhosenquanto tenta terminar seu quadro - uma rvore no meio de uma floresta. Numaalegoria da redeno, Niggle passa maus bocados na mo de uma instituio obscura,para mais tarde descobrir como deve ser a verdadeira floresta que deveria pintar.

  • 7/28/2019 Livros Escritos Por Tolkien No Brasil - 2013

    35/107

    Lista de livros Tolkien publicados no Brasil

    www.tolkienbrasil.com

    Livro: 11

    TOLKIEN, J.R.R .As Cartas de J.R.R. Tolkien. Organizado por Christopher Tolkien eHumphrey Carpenter.Traduo: Gabriel Oliva Blum. Curitiba: Arte e Letra, 2006. 460

    p.

    Encadernao: BrochuraDimenso: 23 x 16 cmISBN: 8589101088ISBN-13: 9788589101080

    Neste livro o autor de O Senhor dos Anis relata - em suas mais de 300 cartas - sobreliteratura, religio, amor, guerras e a Terra-Mdia. J.R.R. Tolkien durante os anosescreveu uma quantidade imensa de cartas - para seus editores, sua famlia e fs de seuslivros - que retratam a histria da composio de seus trabalhos e suas reaes paraeventos subsequentes. Esta seleo ir entreter qualquer um que aprecie a arte deescrever cartas com maestria e coloca uma luz sobre seu gnio criativo e odesenvolvimento de um mundo completamente novo - a Terra-Mdia.

  • 7/28/2019 Livros Escritos Por Tolkien No Brasil - 2013

    36/107

    Lista de livros Tolkien publicados no Brasil

    www.tolkienbrasil.com

    Livro: 12

    TOLKIEN, J. R. R. As aventuras de Tom Bombadil. Traduo: Ronald EduardKyrmse, William Guedes. So Paulo: Martins Fontes, 2008. 208 p.

    Encadernao: BrochuraDimenso: 20,8 x 13,8 cmISBN: 8533624425ISBN-13: 9788533624429

    As trs partes que compem este livro incluem, alm do texto original do poema deTolkien, duas tradues para o portugus. So dois poemas que procuram, atravs delinguagens diferentes, aproximar o leitor da poesia tolkieniana. O primeiro, do poetaWilliam Guedes, foi feito em versos brancos, mas mantendo a mtrica irregular dopoema original. O segundo, de Ronald Kyrmse, reflete uma traduo mais tcnicausando ao mximo o conhecimento do mundo e dos personagens do autor. A poesia quepode ter se perdido na leitura dessas duas tradues pode ser resgatada no confrontocom o original ingls reproduzido integralmente na terceira e ltima parte deste livro.

  • 7/28/2019 Livros Escritos Por Tolkien No Brasil - 2013

    37/107

    Lista de livros Tolkien publicados no Brasil

    www.tolkienbrasil.com

    Livro: 13

    TOLKIEN, J. R. R. Os filhos de Hrin. NARN I CHN HRIN: O conto dos filhosde Hrin. Organizado por Christopher Tolkien. Traduo Ronald Eduard Kyrmse. SoPaulo:Martins Fontes, 2009. 360 p.

    Encadernao: BrochuraDimenso: 19,8 x 12,8 cmISBN:857827198XISBN-13:9788578271985

    Antes da lendria era de O Senhor dos Anis, um poderoso esprito dominado pelo

    Senhor do escuro ameaa a vida dos filhos de Hrin. Morgoth, o primeiro Senhor doEscuro, habita na vasta fortaleza de Angband, ao norte; e sombra do temor deAngband e da guerra travada por Morgoth contra os elfos, os destinos de Trin e de suairm Ninor sero tragicamente entrelaados. A vida breve e apaixonada dos doisirmos dominada pelo dio visceral que Morgoth tinha deles, os filhos de Hrin, ohomem que ousara desafi-lo frente a frente. Contra eles, Morgoth envia seu maistemvel servo, Glaurung, um poderoso esprito na forma de um enorme drago de fogosem asas, numa tentativa de cumprir sua maldio e destruir os filhos de Hrin.

  • 7/28/2019 Livros Escritos Por Tolkien No Brasil - 2013

    38/107

    Lista de livros Tolkien publicados no Brasil

    www.tolkienbrasil.com

    Livro: 14

    TOLKIEN, J. R. R. A lenda de Sigurd e Gudrn. Organizado por ChristopherTolkien. Traduo Ronald Eduard Kyrmse. So Paulo: Martins Fontes, 2010. 440 p.

    Encadernao: BrochuraDimenso: 20,8 x 13,8 cmISBN:856163569XISBN-13:9788561635695

    J.R.R.Tolkien comps sua prpria verso da grande lenda da antiguidade setentrional, em doispoemas estreitamente relacionados, 'A Nova Balada dos Vlsungs' e 'A Nova Balada deGudrn'. Na 'Balada dos Vlsungs' contada a linhagem do grande heri Sigurd, matador deFfnir, o mais celebrado dos drages, cujo tesouro ele tomou para si. Fala-se de como eledespertou a valquria Brynhild; de como foram prometidos um para o outro; e de sua chegada

    corte dos grandes prncipes Niflungs (ou nibelungos), com os quais obteve uma fraternidade desangue. Nessa corte nasceu um grande amor, mas tambm um grande dio, provocado pelopoder da feiticeira, me dos Niflungs. A histria apresenta identidades confundidas, uma paixofrustrada, cime e amarga contenda, a tragdia de Sigurd e Brynhild, do Niflung Gunnar e desua irm Gudrn escala, at o desfecho com o assassinato de Sigurd, o suicdio de Brynhild e odesespero de Gudrn. A 'Balada de Gudrn', conta seu destino aps a morte de Sigurd, seucasamento a contragosto com o poderoso Atli, soberano dos hunos (o tila histrico), como esteassassinou seus irmos, senhores dos Niflungs, e como ela se vingou de modo horrendo. Numaverso derivada primariamente dos detalhados estudos da antiga poesia norueguesa e islandesaconhecida por 'Edda Potica', J.R.R. Tolkien empregou uma forma potica de estrofes curtascujos versos corporificam em ingls os ritmos aliterantes e a energia concentrada dos poemas daEdda.

  • 7/28/2019 Livros Escritos Por Tolkien No Brasil - 2013

    39/107

    Lista de livros Tolkien publicados no Brasil

    www.tolkienbrasil.com

    Livro: 15

    TOLKIEN, J.R.R. Cartas do Papai Noel. Traduo: Ronald Eduard Kyrmse. SoPaulo: Martins Fontes, 2012. 168 p.

    Encadernao: BrochuraDimenso: 19,8 x 12,8 cmISBN:8578276337ISBN-13:9788578276331

    Todo ms de dezembro, um envelope com um selo do Polo Norte chegava para os filhosde J. R. R. Tolkien. Dentro dele, uma carta escrita mo com letra trmula e estranha eum lindo desenho colorido. Isso tudo era do Papai Noel, narrando histrias incrveissobre a vida no Polo Norte. Desde a primeira carta para o filho mais velho, em 1920, ata comovente ltima carta para a caula, em 1943, este livro rene todas as memorveiscartas e desenhos que Tolkien fez para os filhos em uma edio primorosa.

  • 7/28/2019 Livros Escritos Por Tolkien No Brasil - 2013

    40/107

    Lista de livros Tolkien publicados no Brasil

    www.tolkienbrasil.com

    Livro: 16

    TOLKIEN, J.R.R. Sr. Bliss. Traduo: Monica Stahel. So Paulo: Martins Fontes,2012.104 p.

    Encadernao: Capa DuraDimenso: 19 x 24,5 cmISBN: 8578276329

    ISBN-13:9788578276324

    O Sr. Bliss conhecido por seus chapus extremamente altos e por seu animal deestimao - um giracoelho. Um dia ele toma a deciso estapafrdia de comprar umautomvel. Mas sua primeira sada para visitar alguns amigos logo se transforma numasucesso de desastres. J. R. R. Tolkien criou e ilustrou o livro sobre as aventuras do Sr.Bliss nos anos 1930, quando seus filhos eram muito pequenos. Esse conto imaginoso reproduzido nesta edio exatamente como o autor o concebeu - escrito mo, commuitos desenhos em cores, intrincados e cheios de detalhes curiosos.

  • 7/28/2019 Livros Escritos Por Tolkien No Brasil - 2013

    41/107

    Lista de livros Tolkien publicados no Brasil

    www.tolkienbrasil.com

    Livro: 17

    TOLKIEN, J. R. R. O Hobbit (edio comemorativa de 75 anos da 1 edio).Traduo: Lenita Maria Rmoli Esteves e Almiro Pisetta. (Reviso tcnica ecoordenao de tradues de Ronald Kyrmse).So Paulo: Martins Fontes, 2012,320 p.

    Encadernao: Capa DuraDimenso: 20,1 x 13 cmISBN: 8578276302ISBN13: 9788578276300

    No incio do sculo XXI, cinemas do mundo todo foram invadidos pelo primeiro filmeda trilogia O Senhor dos Anis , baseada na obra do escritor J. R. R. Tolkien. A legiode fs fiis das obras do escritor comeava a ganhar, a partir daquele momento,

    propores antes inimaginveis. Ainda que os livros de Tolkien j fossem lidos emdiversos idiomas h dcadas, uma euforia poucas vezes vista na histria do cinema e daliteratura tomou conta do planeta. Mas o novo exrcito de fs e leitores do universofantstico de Tolkien implorava por mais. Foi quando o premiado diretor Peter Jacksonviu no livro O Hobbit preldio de O Senhor dos Anis a oportunidade perfeita deretomar, no cinema, os caminhos da Terra Mdia. Agora, uma nova gerao se preparapara conhecer os hobbits, seres muito pequenos, menores do que os anes. A histriatem como personagem central o hobbit Bilbo Bolseiro, que vive muito tranquilo at queo mago Gandalf e uma companhia de anes o levam numa expedio para resgatar umtesouro guardado por Smaug, um drago enorme e perigoso. Leia mais este livromgico de J. R. R. Tolkien, assista ao filme e faa parte dessa festa.

  • 7/28/2019 Livros Escritos Por Tolkien No Brasil - 2013

    42/107

    Lista de livros Tolkien publicados no Brasil

    www.tolkienbrasil.com

    LIVROS SOBRE TOLKIEN

    E SUAS OBRAS

  • 7/28/2019 Livros Escritos Por Tolkien No Brasil - 2013

    43/107

    Lista de livros Tolkien publicados no Brasil

    www.tolkienbrasil.com

  • 7/28/2019 Livros Escritos Por Tolkien No Brasil - 2013

    44/107

    Lista de livros Tolkien publicados no Brasil

    www.tolkienbrasil.com

    Livro: 18

    CARPENTER, Humphrey. J.R.R. Tolkien: uma biografia. Traduo: Ronald EduardKyrmse. So Paulo: Martins Fontes,1992. 314 p.

    Encadernao: BrochuraDimenso: 23 x 15 cmISBN: 8533600496ISBN-13: 9788533600492

    Esta biografia traa o desenvolvimento da personalidade incomum de Tolkien. Faz acrnica da gnese de sua grande obra mitolgica, o Silmarillion, e acompanha o longo e

    penoso processo de criao de O Senhor dos Anis, um livro que levou doze anos paraser escrito. Oferece informaes abundantes sobre as histrias inditas de Tolkien.Trata-se de uma biografia para aqueles que, sendo ou no fs dos hobbits, sentem-sefascinados por personalidades complexas.

  • 7/28/2019 Livros Escritos Por Tolkien No Brasil - 2013

    45/107

    Lista de livros Tolkien publicados no Brasil

    www.tolkienbrasil.com

  • 7/28/2019 Livros Escritos Por Tolkien No Brasil - 2013

    46/107

    Lista de livros Tolkien publicados no Brasil

    www.tolkienbrasil.com

    Livro: 19

    AMTHOR, Terry K. Aventuras na Terra-mdia: Um Espio em Isengard. Traduo:Ronald Eduard Kyrmse. Rio de Janeiro: Ediouro, 1994.

    Encadernao: BrochuraDimenso: 21 x 12ISBN: 850062518XISBN-13: 9788500625183

  • 7/28/2019 Livros Escritos Por Tolkien No Brasil - 2013

    47/107

    Lista de livros Tolkien publicados no Brasil

    www.tolkienbrasil.com

  • 7/28/2019 Livros Escritos Por Tolkien No Brasil - 2013

    48/107

    Lista de livros Tolkien publicados no Brasil

    www.tolkienbrasil.com

    Livro: 20

    EARLEY, Dawn Gomes. Senhor dos anis: Jogo de Aventuras, As Diretrizes,Traduo: Ronald Eduard Kyrmse. So Paulo: Ediouro, 1995.63 p.

    Encadernao: BrochuraDimenso: 23 x 15 cmISBN: 8500225408ISBN-13: 9788500225406

    'O Senhor dos Anis - o Jogo de Aventura' uma introduo divertida e fcil de

    aprender interpretao de fantasia. Jogos de interpretao de fantasia existem hmuitos anos, mas a maioria exige horas de estudo antes que voc consiga entender osuficiente para comear a jogar. Neste livro-jogo, com alguns minutos de leitura vocaprende o essencial e est pronto para comear. Voc dominar os detalhes dainterpretao medida que a aventura se desenrolar em meio a todas as maravilhas daTerra-mdia.

  • 7/28/2019 Livros Escritos Por Tolkien No Brasil - 2013

    49/107

    Lista de livros Tolkien publicados no Brasil

    www.tolkienbrasil.com

    Livro: 21

    HENLEY, Margareth. O Senhor dos Anis aventura:Mais Escuro que a Escurido.Traduo: Ronald Eduard Kyrmse. So Paulo: Ediouro, 1995.96 p.

    Encadernao: BrochuraDimenso: 23 x 15 cmISBN: 8500525894ISBN-13: 9788500525896

    O RPG a primeira seqncia do 'Senhor dos anis - jogo de aventura'. Nas colinas asudeste de Bri, o jogador precisa derrotar um inimigo ou enfrentar um destino pior que amorte. Depois, desafiar o Rei dos Bandidos que domina a Grande Estrada do Leste.

  • 7/28/2019 Livros Escritos Por Tolkien No Brasil - 2013

    50/107

    Lista de livros Tolkien publicados no Brasil

    www.tolkienbrasil.com

    Livro: 22

    NEY, Jessica M. O Senhor dos Anis Jogo de aventuras: O Amanhecer Chega CedoTraduo: Ronald Eduard Kyrmse. Rio de Janeiro: Ediouro, 1995.63 p.

    Encadernao: BrochuraDimenso: 23 x 15 cmISBN: 8500528214ISBN-13: 9788500528217

    Um livro de RPG. uma interpretao divertida e fcil de aprender interpretao da

    fantasia. Com apenas alguns minutos de leitura voc conseguir entender os passos parapoder comear a jogar. Voc dominar os detalhes a medida que a aventura sedesenrolar em meio a todas as maravilhas da Terra-Mdia.

  • 7/28/2019 Livros Escritos Por Tolkien No Brasil - 2013

    51/107

    Lista de livros Tolkien publicados no Brasil

    www.tolkienbrasil.com

    Livro: 23

    BARRET, Kevin; PETERS, Saul. Aventuras na Terra-mdia: Traio no abismo deHelm. Traduo: Ronald Eduard Kyrmse.Rio de Janeiro: Ediouro, 1995.

    Encadernao: BrochuraDimenso: 21 x 12

    ISBN: 8500225378

  • 7/28/2019 Livros Escritos Por Tolkien No Brasil - 2013

    52/107

    Lista de livros Tolkien publicados no Brasil

    www.tolkienbrasil.com

    Livro: 24

    CREIGHTON, Milt. Aventuras na Terra-mdia: Em busca do Palantir. Traduo:Ronald Eduard Kyrmse. Rio de Janeiro: Ediouro, 1995.

    Encadernao: BrochuraDimenso: 21 x 12

    ISBN-13: 9788500925399

  • 7/28/2019 Livros Escritos Por Tolkien No Brasil - 2013

    53/107

    Lista de livros Tolkien publicados no Brasil

    www.tolkienbrasil.com

    Livro: 25

    MATHEWS, Susan; RUEMMLER, John David. Aventuras na Terra-mdia: Minasde Moria. Traduo: Ronald Eduard Kyrmse. Rio de Janeiro: Ediouro, 1995.

    Encadernao: BrochuraDimenso: 21 x 12ISBN-13: 9788500125386

  • 7/28/2019 Livros Escritos Por Tolkien No Brasil - 2013

    54/107

    Lista de livros Tolkien publicados no Brasil

    www.tolkienbrasil.com

  • 7/28/2019 Livros Escritos Por Tolkien No Brasil - 2013

    55/107

    Lista de livros Tolkien publicados no Brasil

    www.tolkienbrasil.com

    Livro: 26

    COLBERT, David. O mundo mgico do Senhor dos Anis.Traduo: Ronald Eduard

    Kyrmse. Rio de Janeiro: Sextante, 2002. 187 p.

    Encadernao: BrochuraDimenso: 21 x 14 cmISBN: 8575420356ISBN-13: 9788575420355

    Que pesadelo foi a chave para a mitologia de Tolkien? Ser que Gandalf pode realmentemorrer? Que monstro de O Senhor dos Anis atacou Tolkien na vida real? Por que o

    tmido Frodo e no o herico Aragorn o portador do Anel? O Senhor dos Anis e OHobbit encantam leitores do mundo inteiro h mais de meio sculo. O reino da Terra-mdia um dos mundos imaginrios da literatura descrito com maior riqueza dedetalhes. Mas as fontes de inspirao de J.R.R. Tolkien continuam sendo um mistriopara a maioria das pessoas.De Shakespeare ao Rei Arthur, passando por lnguas mortase lendas de lugares longnquos, O Mundo Mgico do Senhor dos Anis revela o antigofolclore e os mitos que deram origem a um universo fascinante, povoado por hobbits,elfos, anes, orcs, ents e seres humanos. Em forma de pergunta e resposta, este livrooferece uma deliciosa leitura tanto aos fs de Tolkien quanto s pessoas que viram ofilme inspirado em sua obra. um guia indispensvel para conhecer a vida e as idiasdo criador deste clssico moderno e compreender as histrias por trs das suas histrias.

  • 7/28/2019 Livros Escritos Por Tolkien No Brasil - 2013

    56/107

    Lista de livros Tolkien publicados no Brasil

    www.tolkienbrasil.com

    Livro: 27

    MARTINS FILHO, Ives Gandra. O mundo do Senhor dos Anis: vida e obra deJ.R.R. Tolkien.So Paulo: Madras, 2002. 177 p.

    Encadernao: BrochuraDimenso: 21 x 14 cmISBN:8573745525ISBN-13:9788573745528

    O objetivo deste trabalho dar uma viso de conjunto da obra de Tolkien, integrandocronologicamente todas as suas histrias, de modo a permitir a captao da origem enatureza de cada um dos diferentes seres que povoam este mundo imaginrio. Paracompletar o estudo, o autor traz uma sntese da vida de Tolkien e de sua concepo de

    uma mitologia inglesa. A obra est ilustrada com os belssimos quadros de Ted Nasmithe dos irmos Hildebrandt, notveis artistas que plasmaram em pinturas a frtilimaginao tolkiana. A obra um roteiro de consulta para aqueles que j tenham lidoalgum dos livros de Tolkien ou assistido aos filmes que sobre ele se fizeram, paraentender melhor O Mundo do Senhor dos Anis. Ives analisa e compara a mitologiacriada por Tolkien com arqutipos da religio ocidental, delineando o processo criativoque consegue manter o interesse de toras as geraoes: No se pode deixar de perceberque justamente por ter assumido esses valores bsicos, intrnsecos ao Cristianismo, que chegou a produzir uma obra de valor perene e de atrativo universal. Outro destaquepara obra seu acabamento e diagramao leve e bem planejada. O livro totalmentecolorido e ilustrado, e os personagens so divididos por cores para identificar sua rvore

    genealgica, de forma a auxiliar o leitor no pronto entendimento do nmero imenso deseres que aparecem nas histrias de Tolkien.

  • 7/28/2019 Livros Escritos Por Tolkien No Brasil - 2013

    57/107

    Lista de livros Tolkien publicados no Brasil

    www.tolkienbrasil.com

    Livro: 28

    SMITH, Mark Eddy. O Senhor dos Anise a Bblia. Traduo: Emirson Justino.SoPaulo: Mundo Cristo, 2002. 145 p.

    Encadernao: BrochuraDimenso: 21 x 14 cmISBN:857325288XISBN-13:9788573252880

    'O Senhor dos Anis' oferece lies essenciais de vida, retratando virtudes comogenerosidade, misericrdia, hospitalidade e amor. Essa obra pica de J.R.R. Tolkien,revela pessoas extraordinrias, tais como Bilbo e Gandalf, e mostra as razes dadestruio pelo orgulho e traio, alm de ingredientes intrnsecos do sucesso, como osacrifcio e perspectiva. Cada um de ns - at o mais simples - chamado para uma

    jornada. Podemos at ser chamados a abandonar tudo aquilo de que dependemos. Ahistria de Frodo Bolseiro e seus amigos oferece um vislumbre de esperana queteremos a fora e a ajuda de que precisamos para superar todo e qualquer obstculo edesafio. Este livro tem como objetivo ajudar o leitor a encontrar o caminho.

  • 7/28/2019 Livros Escritos Por Tolkien No Brasil - 2013

    58/107

    Lista de livros Tolkien publicados no Brasil

    www.tolkienbrasil.com

    Livro: 29

    STANTON, Michael N. Hobbits, elfos e magos. Traduo: Fernanda Sampaio.Rio deJaneiro: Frente, 2002. 208 p.

    Encadernao: BrochuraDimenso: 20,8 x 14 cmISBN: 8586166316ISBN-13: 9788586166310

    O autor oferece um encontro extraordinrio com O Senhor dos Anis. Ele explora a

    sofisticao dos dilogos e ilumina a natureza dos personagens. Stanton oferece umolhar fascinante por sobre a terra fantstica de Tolkien e no final demonstra como suaspartes se unem.

  • 7/28/2019 Livros Escritos Por Tolkien No Brasil - 2013

    59/107

    Lista de livros Tolkien publicados no Brasil

    www.tolkienbrasil.com

    Livro: 30

    WHITE, Michael. Tolkien: uma biografia. Traduo: Alda Porto. Rio de Janeiro:Imago, 2002. 308 p.

    Encadernao: BrochuraDimenso: cm.ISBN: 8531208157ISBN-13: 9788531208157

    Michael White revela a vida de um dos grandes escritores - J. R. R. Tolkien, o famoso

    escritor de 'O Hobbit' e 'O Senhor dos Anis'. Nesta obra, o autor narra detalhadamentea infncia de Tolkien na frica do Sul e nas Midlands ocidentais, a prematura morte deseus pais, o romance com Edith Bratt, a fundao do grupo Inklings, a amizade com C.S. Lewis e os anos acadmicos que passou em Oxford.

  • 7/28/2019 Livros Escritos Por Tolkien No Brasil - 2013

    60/107

    Lista de livros Tolkien publicados no Brasil

    www.tolkienbrasil.com

    Livro: 31

    LONG, Steven S. FORBECK, Matt. e outros. O Senhor dos Anis RPG: livro bsico.Traduo: Maria do Carmo Zanini .So Paulo: Devir, 2002. 304 p.

    Encadernao: Capa duraDimenso: 21,5 X 28,5 cmISBN: 8575320483ISBN13: 9788575320488

    Totalmente colorido, com capa dura e 306 pginas com fotos dos 3 filmes da trilogia da

    New Line e tambm com fotos exclusivas para o livro que contm toda a informaonecessria para se sair jogando no universo fantstico da Terra-Mdia. Este livro omdulo bsico e apresenta as regras e cenrio de jogo usando o sistema CODA criadopela Decipher, criadora do jogo nos EUA. Inadequado para menores de 12 anos.

  • 7/28/2019 Livros Escritos Por Tolkien No Brasil - 2013

    61/107

    Lista de livros Tolkien publicados no Brasil

    www.tolkienbrasil.com

  • 7/28/2019 Livros Escritos Por Tolkien No Brasil - 2013

    62/107

    Lista de livros Tolkien publicados no Brasil

    www.tolkienbrasil.com

    Livro: 32CARTER, Lin. O senhor do Senhor dos Anis: o mundo de Tolkien.Traduo:Alves Calado. Rio de Janeiro: Record, 2003.221 p.

    Encadernao: BrochuraDimenso: 21 x 13,5 cm.ISBN: 8501065153ISBN13: 9788501065155

    Este livro traz uma coletnea de artigos e ensaios sobre um dos mais importantestrabalhos de J. R. R. Tolkien, a trilogia O Senhor dos Anis. Lin Carter, mundialmenteconhecido pela srie Conan, mergulha na mitologia de Tolkien e desvenda os segredospor trs de um dos mais talentosos e cultuados autores modernos. Incluindo umapequena biografia de Tolkien, um sumrio da trama, discusses sobre gnero, uma listaparcial das fontes de Tolkien e algumas anlises de literatura fantstica, o livro umaobra de referncia tanto para fs quanto para os que querem conhecer um pouco maissobre a criao de uma obra-prima.

  • 7/28/2019 Livros Escritos Por Tolkien No Brasil - 2013

    63/107

    Lista de livros Tolkien publicados no Brasil

    www.tolkienbrasil.com

    Livro: 33

    GIFFORD, Clive. Voc sabe tudo sobre o senhor dos anis? Traduo: Gracia HelenaAnacleto.So Paulo: Panda Books. 2003. 134 p.

    Encadernao: BrochuraDimenso: 21 x 14 cm.ISBN: 8587537369ISBN13: 9788587537362

    Qual a cor do cabelo de Gandalf? Ah, essa fcil? E o sobrenome do Frodo? Essapergunta est no papo? Ento, responda rpido: qual nome do pai de Gimli? Essas eoutras questes intrigantes esto neste livro de Clive Gifford. O autor testa os

    conhecimentos dos fs mais fanticos de 'O Senhor dos Anis', em uma grande viagempelo mundo dos hobbits, elfos, anes, orcs e outras criaturas da obra de J.R.R. Tolkien,publicada pela primeira vez em 1937 e revivida no cinema.

  • 7/28/2019 Livros Escritos Por Tolkien No Brasil - 2013

    64/107

    Lista de livros Tolkien publicados no Brasil

    www.tolkienbrasil.com

    Livro: 34

    GREGGERSEN, Gabriele. O Senhor dos Anis: da fantasia e a tica. Viosa:Ultimato, 2003. 142 p.

    Encadernao: BrochuraDimenso: 21 x 14 cm.ISBN: 8586539635ISBN-13: 9788586539633

    Em 'O senhor dos anis', nem o bem nem o mal existem como entidades abstratas. Elesso sempre praticados por algum na vida cotidiana. O Senhor dos Anis, ento, um'livro de ao'. Na Bblia, igualmente, a questo do bem e do mal preferencialmenteilustrada por histrias de vida. No h na narrativa chaves moralizantes, como nosdesenhos animados japoneses, que sempre terminam com a 'chave de ouro' de umafrmula pronta para consumo - ' preciso trabalhar em equipe', 'o crime no compensa',etc. Em 'O senhor dos anis', a moral vai se revelando por meio da ao das pessoas quevo mostrando na prtica a maneira correta e a equivocada de agir. Tentar encontrarDeus diretamente na obra , no mnimo, uma ofensa ao escritor, alm de um abuso desua arte. Por outro lado, nenhum autor, cristo ou no, pode negar sua viso de mundoquando escreve. Assim, erram tanto aqueles que procuram aplicaes bblicas diretas,quanto os que no vem relao nenhuma entre 'O senhor dos anis' e a 'Bblia'. No por acaso, certamente, que Tolkien faz questo de frisar que todos os personagens maus

    j foram bons em algum momento do passado. Essa clara aluso concepo do mal naBblia dificilmente poderia ser ignorada.

  • 7/28/2019 Livros Escritos Por Tolkien No Brasil - 2013

    65/107

    Lista de livros Tolkien publicados no Brasil

    www.tolkienbrasil.com

    Livro: 35

    KYRMSE, Ronald Eduard. Explicando Tolkien. So Paulo: Martins Fontes, 2003. 180p.

    Encadernao: BrochuraDimenso:21 x 14 cm.ISBN: 8533619170ISBN-13: 9788533619173

    Desde 1937, quando O Hobbitfoi publicado na Inglaterra, os livros de J. R. R. Tolkienvm entusiasmando legies de fs em todo o mundo. Com a publicao da trilogia OSenhor dos Anis nos anos 50, sua notoriedade aumentou ano aps ano. Recentemente,uma produo cinematogrfica de "O Senhor dos Anis", de amplitude indita, fezcrescer ainda mais o interesse pela Terra-mdia, o continente do mundo tolkienianoonde se passa aquela histria pica. Tolkien foi responsvel pelo nascimento de umgnero literrio: a fico fantstica. Muitos leitores se aprofundam com prazer nas obrasdo genial ingls, porm uma melhor apreciao dos seus livros s possvel sesoubermos mais sobre sua vida, os motivos que o inspiraram e as mensagens que elepretendeu nos transmitir. Em Explicando Tolkien, Ronald Kyrmse, que vem estudandoo autor h quase um quarto de sculo, procura iluminar duas facetas dessa obraprodigiosa. Por um lado, mergulha no mundo tolkieniano para mostrar a riqueza dedetalhes e assuntos que o compem mitos, povos, lnguas, calendrios, geografia, fauna

    e flora; por outro, analisa o efeito que essa subcriao tem sobre nossas emoes e aslies que Tolkien nos legou.

  • 7/28/2019 Livros Escritos Por Tolkien No Brasil - 2013

    66/107

    Lista de livros Tolkien publicados no Brasil

    www.tolkienbrasil.com

    Livro: 36

    MURRAY, Andrew. Perguntas e respostas sobre o universo Tolkien. Traduo:Ronald Eduard Kyrmse. So Paulo: Martins Fontes, 2003. 112 p.

    Encadernao:BrochuraDimenso:21 x 14 cm.ISBN:8533619332ISBN-13:9788533619333

    Quantos hobbits fizeram parte da Sociedade do Anel? De que cor era a pele dos orcs?Por que Gandalf teve dificuldade para abrir o Porto Oeste de Khazad-dm? Quemdelatou Beren e Lthien para Thingol? Qual era o nome completo de mestre Gil? Osmundos de J. R. R. Tolkien, da saga da Terra-mdia a uma breve visita a WoottonMajor, so to ricos e variados que inspiram multides de adeptos de todas as idades.Este Quiz Bookoficial oferece mais de 1.300 perguntas e respostas, incluindo questesfceis de aquecimento e questes mais difceis, para testar a amplitude e profundidadede seu conhecimento. Se, por um lado, cada resposta certa ir confirmar seu domniosobre o assunto, cada resposta errada ser uma oportunidade para voc aprender mais!

  • 7/28/2019 Livros Escritos Por Tolkien No Brasil - 2013

    67/107

    Lista de livros Tolkien publicados no Brasil

    www.tolkienbrasil.com

    Livro: 37

    BRUNER, Kurt; WARE, Jim. Encontrando Deus em O Senhor dos Anis. 1 Ed.Traduo: Valeria Lamin Delgado. So Paulo: Bom Pastor, 2003. 173 p.

    Encadernao: BrochuraDimenso: 18 x 12,5 cm.ISBN: 8586096989ISBN-13:9788586096983

    O senhor dos anis considerado o livro mais popular do sculo XX. Sua estriafascinante, que se passa em um mundo fantstico, a terra-mdia, ao contrrio do quemuitos pensam, transmitem valores cristos essenciais. "Encontrando Deus em o Senhordos Anis" explica como o cristianismo difundido em um enredo que inspirou um dosfilmes de maior sucesso da ltima temporada. Cada captulo dividido em duas partes:na primeira contada, de maneira resumida, uma determinada parte histria; nasegunda, os autores comentam e apontam os elementos do cristianismo que permeiam,de maneira alegrica todo o livro. "Encontrando Deus em o Senhor dos Anis" pode serum excelente instrumento de evangelismo, j que suas observaes podem mostrar aosfs de R.R. Tolkien que o ponto mximo de toda a Histria est nas entrelinhas de O

    Senhor dos Anis.

  • 7/28/2019 Livros Escritos Por Tolkien No Brasil - 2013

    68/107

    Lista de livros Tolkien publicados no Brasil

    www.tolkienbrasil.com

    Livro: 38

    DIXON, Charles.WENZEL, David. Bilbo, o Hobbit (quadrinhos). Traduo: HelenaSoares.So Paulo: Devir, 2003. 134 p.

    Encadernao: Brochura.Dimenses: 26 x 17 cmISBN: 8575320505ISBN-13: 9788575320501

    Publicado pela primeira vez em 1937, na Inglaterra, "O Hobbit", de J.R.R. Tolkien,tornou-se um dos livros mais populares de todos os tempos no mundo inteiro. Da

    mesma forma, esta verso de Charles Dixon e David Wenzel, lanada no Brasil e emPortugal pela Devir, transformou-se num clssico do gnero, principalmente por ser anica adaptao em quadrinhos de uma obra de Tolkien. O volume, um preldio datrilogia Senhor dos Anis, conta a histria de Bilbo Bolseiro, um hobbit pacato e amantedos confortos que a vida oferece. No entanto, seu mundo virado de pernas para o arcom a apario do feiticeiro Gandalf e um grupo de anes aventureiros, que o arrastamnuma jornada pica em busca de um tesouro mtico. Numa aventura cheia de perigos,Bilbo combate trolls, elfos, aranhas gigantes, orcs e vrias outras criaturas fantsticas,alm de enfrentar o drago Smaug, o mais terrvel flagelo da Terra-Mdia!

  • 7/28/2019 Livros Escritos Por Tolkien No Brasil - 2013

    69/107

    Lista de livros Tolkien publicados no Brasil

    www.tolkienbrasil.com

    Livro: 39

    FORBECK, Matt. O Senhor dos Anis RPG: A Sociedade do Anel livro dereferncia. Traduo: Maria do Carmo Zanini. So Paulo: Devir, 2003. 130 p.

    Encadernao: Capa duraDimenses: 21 x 28 cmISBN: 8575320742

    Com uma cronologia detalhada, este livro ofe-rece aos jogadores de RPG e aos fs dasaga um panorama dessa histria fabulosa e seus personagens impressionantes. Osuplemento contm mais de 15 mapas e fornece uma ampla cobertura de todos oslugares visitados e perigos enfrentados pela Sociedade do Anel.

  • 7/28/2019 Livros Escritos Por Tolkien No Brasil - 2013

    70/107

    Lista de livros Tolkien publicados no Brasil

    www.tolkienbrasil.com

    Livro: 40

    BENNIE, Scott. MEARS, Mike. MILLER, Steve. e outros. O Senhor dos Anis RPG:

    animais cruis e mgica prodigiosa. Traduo: Maria do Carmo Zanini.So Paulo:Devir, 2003. 96 p.

    Encadernao: Capa DuraDimenses: 21 x 28 cmISBN:8575320807

    Este Livro dividido em cinco partes cada uma delas com um tipo diferente deinformao para descrever as estatsticas das criaturas e objetos encantados bemconhecidos dos fs da obra de Tolkien. O suplemento contm diversas sugestes

    essenciais para elaborar uma aventura detalhada e inesquecvel.

  • 7/28/2019 Livros Escritos Por Tolkien No Brasil - 2013

    71/107

    Lista de livros Tolkien publicados no Brasil

    www.tolkienbrasil.com

    Livro: 41

    LONG, Steven S. O Senhor dos Anis RPG: escudo do narrador. So Paulo: Devir,2003. 16 p.

    Encadernao: BrochuraDimenso: 21,00 x 28,00 cm.ISBN: 8575320785ISBN13: 9788575320785

    O 'Escudo do Narrador' inclui - o escudo com as tabelas principais e mais importantes

    para rpida referncia; 06 planilhas de personagens em cores para preencher; 02 folhasde referncia para magias e encantamentos; Uma aventura inicial " A Casa de Margil",completa, para iniciar seus jogadores no universo da Terra-mdia.

  • 7/28/2019 Livros Escritos Por Tolkien No Brasil - 2013

    72/107

    Lista de livros Tolkien publicados no Brasil

    www.tolkienbrasil.com

    Livro: 42

    RATELIFF, John. Mapas da Terra-mdia. So Paulo: Devir. 2003,32 p.

    Encadernao: BrochuraDimenso: 21,00 x 28,00 cm.ISBN: 1582369674ISBN13: 9781582369679

    Como viajar por um mundo to extenso sem um mapa? Este acessrio contm um mapageral e seis mapas auxiliares, apresentando os lugares mais importantes da histria e adistncia entre locais impossveis de encontrar no mapa geral, alm de 32 pginas comdescries do cenrio.Indicado para jogadores de RPG e aficcionados pela obra de

    J.R.R. Tolkien.

  • 7/28/2019 Livros Escritos Por Tolkien No Brasil - 2013

    73/107

    Lista de livros Tolkien publicados no Brasil

    www.tolkienbrasil.com

  • 7/28/2019 Livros Escritos Por Tolkien No Brasil - 2013

    74/107

    Lista de livros Tolkien publicados no Brasil

    www.tolkienbrasil.com

    Livro: 43

    BEARD, Henry N.; KENNEY, Douglas C. O Fedor dos Anis:uma pardia da obrade J.R.R. Tolkien. Traduo: Caio Donini. So Paulo: Planetrio, 2004. 177 p.

    Encadernao: BrochuraDimenso: 22 x 15 cm.ISBN:8588210525ISBN13:9788588210523

    Junte-se a Frito Sacoleiro, Aragrogue, Gordalf, Cbolas, Guimba e muitos outros heris

    em sua extraordinria aventura para destruir o Anel do Poder antes que o perigosoSarnon o pegue e domine toda a Terra-Mdia Baixa! Seja saindo do Fumado e viajandopor reinos como Mines Trone e Arrotan, encontrando amigos como Tom Bombagulho;a princesa ruim e os elfos Garfieldel, Redond e Galinhel, ou enfrentadno inimigosterrveis como o mago Sarau-man, o estranho Lngua-de-Sogra e os desagradveisNazguentos, nossos azarados heris iro viver a aventura mais engraada que voc jviu!

  • 7/28/2019 Livros Escritos Por Tolkien No Brasil - 2013

    75/107

    Lista de livros Tolkien publicados no Brasil

    www.tolkienbrasil.com

    Livro: 44

    DAY, David. O Mundo de Tolkien: Fontes Mitolgicas de O Senhor dosAnis.Traduo: Melissa Kassner. So Paulo: Arxjovem, 2004. 184 p.

    Encadernao: BrochuraDimenso: 27 x 21,5 cmISBN: 8589189481ISBN13: 9788589189484

    'O mundo de Tolkien' leva o leitor a uma viagem envolvente pela Terra-Mdia,revelando a diversas fontes mitolgicas, histricas, literrias e lingsticas a que J.R.R.Tolkien recorreu para criar os cenrios e personagens que ficaram famosos pela trilogiacinematogrfica 'O Senhor dos Anis'. Tolkien inspirou-se na mitologia do pas deorigem de sua famlia - a Inglaterra - para criar sua obra. O prprio autor considerava 'OSenhor dos Anis' no apenas uma pea de fico, mas uma trilogia com uma verdadeinerente em seu cerne - mais do que um pico em um mundo imaginrio, uma histriaimaginria de nosso prprio mundo. Este livro um guia completo para desvendar a

    origem de deuses, semideuses, hobbits, elfos, magos e monstros, alm da geografia edos principais eventos da Terra-Mdia.

  • 7/28/2019 Livros Escritos Por Tolkien No Brasil - 2013

    76/107

    Lista de livros Tolkien publicados no Brasil

    www.tolkienbrasil.com

    Livro: 45

    FAUSKANGER, Helger Kore. Curso de Quenya: a mais bela lngua dos elfos.Traduo: Gabriel Oliva Blum. Curitiba: Arte e Letra, 2004. 448 p.

    Encadernao: BrochuraDimenso: 21 x 14 cmISBN:856049930XISBN-13:9788560499304

    'Quenya' uma das lnguas criadas por J. R. R. Tolkien para seus Elfos. Este livro buscaser um completo curso sobre esta lngua e totalmente baseado nas informaes doprprio Tolkien. O curso est estruturado em 20 lies que procuram permitir ao leitor

    se familiarizar com a pronncia, o vocabulrio e a gramtica do quenya, mesmo semconhecimento nenhum de filologia ou lingustica. Segundo Fauskanger, Tolkien nodeixou vocabulrio suficiente para que fosse possvel conversar casualmente emquenya, mas possvel escrever com relativa fluncia na lngua, e h uma literaturacrescente em alto-lfico sendo desenvolvida.

  • 7/28/2019 Livros Escritos Por Tolkien No Brasil - 2013

    77/107

    Lista de livros Tolkien publicados no Brasil

    www.tolkienbrasil.com

    Livro: 46

    FONSTAD, Karen Wynn. O atlas da Terra-mdia. Traduo: Ronald Eduard Kyrmse.So Paulo: Martins Fontes: 2004. 210 p.

    Encadernao: BrochuraDimenso: 27 x 21,5 cmISBN:8533619537ISBN-13:9788533619531

    'O atlas da Terra-mdia', de Karen Wynn Fonstad, uma obra para todos os quedesejem conhecer melhor as paisagens, a topografia e as complexas movimentaes depovos e personagens individuais nas obras do autor ingls. Fruto de extensa pesquisanos textos do autor, revela a geografia do mundo tolkieniano, desde o continente daTerra-mdia at as terras imortais no mais remoto ocidente, comeando pelas origensnos Dias Antigos relatados no Silmarillion e estendendo-se at a Terceira Era, em quese passam O Hobbit e O Senhor dos Anis. Esta obra abrange at mesmo informaesoriundas da Histria da Terra-mdia, obra pstuma em doze volumes ainda indita noBrasil. Fonstad usou cada uma das inmeras menes de terreno, vegetao, distncia eclima que se encontram nos detalhadssimos livros de Tolkien, e os mapas e desenhosdo prprio autor, para 'reconstruir' aquelas regies de fico como se pertencessem a um

    mundo real.

  • 7/28/2019 Livros Escritos Por Tolkien No Brasil - 2013

    78/107

    Lista de livros Tolkien publicados no Brasil

    www.tolkienbrasil.com

    Livro: 47

    LPEZ, Rosa Silvia. OSenhor dos Anis e Tolkien: o poder mgico da palavra. SoPaulo: Devir: Arte & Cincia, 2004. 224 p.

    Encadernao: BrochuraDimenso: 23 x 16 cmISBN: 8575321218ISBN13: 9788575321218

    Neste lviro, a professora Rosa Lpez foi buscar as estruturas mticas, os traos detradio e contemporaneidade que foram usados para compor a narrativa de 'O Senhordos Anis'. Neste trabalho, a autora pretende levar ao leitor o mesmo encantamento queTolkien conseguiu trazer para sua obra, transformando a narrativa em um territrio vivoe multidimensional para onde aquele possa ser conduzido, sendo um participante efetivodas aventuras, identificando-se com a essncia dos personagens, vivenciando suasemoes, seus caminhos e superaes.

  • 7/28/2019 Livros Escritos Por Tolkien No Brasil - 2013

    79/107

    Lista de livros Tolkien publicados no Brasil

    www.tolkienbrasil.com

    Livro: 48

    RODRIGUES FILHO, Osvaldo Conde. A mitologia e o esoterismo em O Senhor dosAnis. So Paulo: Gilgamesh editora. 2004. 134 p.

    Encadernao: BrochuraDimenso: 21 X 14 cmISBN: 8587154052

    Baseado na obra de Tolkien. A saga contada em O Senhor dos Anis a saga do serhumano: A Irmandade do Anel a raa humana; o dilema do Gollum a nossa tentaocotidiana; o Anel o smbolo do poder seja dinheiro ou posio que corrompe a grandemaioria daqueles que no tm condies de manipular eticamente tal poder. Cadapersonagem do livro tem uma lio a nos ensinar, seja a amizade dos Hobbits, o amorde Aragorn, a sabedoria de Gandalf, a fidelidade do ano Gimli, a ecologia dos ents ou a