liderança cristã-parte 1

71
LIDERANÇA CRISTÃ... ...negando-se a si mesmo.

Upload: andresabatini

Post on 19-Feb-2016

20 views

Category:

Documents


1 download

DESCRIPTION

liderança cristã

TRANSCRIPT

Page 1: Liderança Cristã-parte 1

LIDERANÇA CRISTÃ...

...negando-se a si mesmo.

Page 2: Liderança Cristã-parte 1

INTRODUÇÃOAlguns se tornam líderes porque possuem qualidades inatas de liderança. Outros, que não as possuem, vêm a ser excelentes líderes mediante treinamento específico. Contudo, mesmo os líderes natos precisam de aperfeiçoamento, pois ninguém nasce totalmente preparado para tal incumbência.Deus me chamou para o ministério há muitos anos, mas não foi da noite para o dia que me encontrei realmente preparada para assumir uma posição de liderança. Também não foi apenas uma questão de semanas para chegar ao topo da liderança. Cheguei a pensar que já estivesse pronta, mas, na verdade, não estava. O problema era que o fruto do Espírito não era visível em minha vida nem evidente em meu caráter.

Page 3: Liderança Cristã-parte 1

INTRODUÇÃOEu não demonstrava possuir estabilidade, fidelidade, paciência, alegria, amor, bondade, genti leza nem mansidão. Quanto à humildade, era ainda pior: eu não tinha absolutamente nenhuma. Só pensava em mim mesma; só me importava com os meus próprios desejos, agindo como queria. Se naquela época eu estivesse numa posição de liderança, ao invés de ajudar as pessoas a trazer à tona o melhor de si, como um líder deve fazer, eu certamente teria transformado a vida dos meus liderados e a minha própria numa tragédia. Apesar de tudo isso, porém, Deus me vocacionou para ser líder. Às vezes eu ficava me perguntando por que Ele não chamava aqueles que já se encontravam plenamente preparados para liderar.

Page 4: Liderança Cristã-parte 1

INTRODUÇÃOHoje creio que Ele não o faz porque não conseguiria encontrar ninguém assim: tais pessoas não existem.É impressionante constatarmos que há um grande número de pessoas talentosas que estão ociosas, sem fazer absolutamente nada. Talvez você, leitor, seja uma delas. Nesse caso, afirmo-lhe que o fato de Deus usá-lo ou não depende de muitos outros fatores além dos dons e talentos que Ele lhe deu. O fato de Deus nos usar ou não está relacionado ao nosso caráter, à nossa maturidade, que é o fruto do Espírito, bem como à nossa conduta e à atitude do nosso coração.Neste estudo, quando menciono o coração da pessoa, refiro-me à maneira como ela se relaciona com Deus, com os outros e com as circunstâncias.

Page 5: Liderança Cristã-parte 1

INTRODUÇÃOPoderíamos até mesmo substituir a palavra coração pela palavra atitude. Creio que Deus nem sempre usa as pessoas mais talentosas, mas aquelas que têm a melhor atitude interior, isto é, que têm um coração reto para com Ele.Muitos tentam ser líderes, mas nunca passaram por um processo de treinamento. Também não amadureceram nem desenvolveram o caráter e têm uma atitude errada no coração. Se continuarem assim, creio que nunca serão os líderes que Deus quer que sejam. Para ser um líder forte, há certas experiências pessoais pelas quais precisamos passar, ao mesmo tempo em que devemos manter a atitude correta no coração.Mas por que deveríamos querer passar por certas coisas para desenvolvermos o potencial que Deus nos deu?

Page 6: Liderança Cristã-parte 1

INTRODUÇÃOBem, uma das razões é que só atingiremos a plenitude quando desenvolvermos esse potencial.Alguns gostariam de desenvolver o seu potencial, porém não sabem nem por onde começar. Outros até o sabem, mas não sabem como avançar para alcançar a linha de chegada. Se você se enquadra em uma dessas categorias, este livro o ensinará a alcançar seus alvos e a cumprir os bons planos de Deus para você. Irá também aprender o que é necessário para desenvolver as qualidades de um líder eficaz.Antes de escrever este livro, li a obra The Making of a Leader (O Desenvolvimento de um Líder), de Frank Damazio.

Page 7: Liderança Cristã-parte 1

INTRODUÇÃOAli encontrei informações muito úteis, principalmente no que se refere à condição do coração, ao desenvolvimento do caráter, ao processo de preparação para exercer a liderança, a avaliações relativas ao exercício da liderança e às qualidades que ele requer. Lendo isso, me senti inspirada a desenvolver um pouco mais alguns desses assuntos neste estudo. Aliás, creio que esse livro de Frank Damazio pode beneficiá-los grandemente. Por isso o recomendo muito, e o incluí na lista de leituras recomendadas no final do livro.Embora os ensinos deste livro sejam dirigidos a líderes e a aspirantes à liderança, ele contém instruções práticas para o dia-a-dia que podem se aplicar a todos os que desejam experimentar tudo o que Deus tem para a sua vida.

Page 8: Liderança Cristã-parte 1

INTRODUÇÃOAlém disso, mesmo para quem não tenha a intenção de assumir um cargo de liderança, Deus pode ter outros planos em mente. Afinal, nunca se sabe o que Deus tem planejado para o nosso futuro. Talvez Ele tenha mais coisas reservadas para nós do que possamos imaginar! Afinal, a maioria de nós quer liderar algo, mesmo que seja alguma coisa bem simples. O ser humano tem um desejo natural de estar no comando de algo.O líder não é necessariamente alguém que possui um grande ministério ou que ocupa uma posição por meio da qual pode influenciar milhares de vidas. O líder é tão-somente alguém que está no comando das coisas em seu âmbito de influência.

Page 9: Liderança Cristã-parte 1

INTRODUÇÃONeste livro, quero compartilhar o que Deus me ensinou nesses anos, orientando-me desde o início, quando eu manifestava minha impaciência no meu âmbito inicial de influência, que era o ministério com poucas pessoas em nosso estudo bíblico em casa, durante um tempo, até atingir o meu âmbito atual e bem mais abrangente, exercendo um ministério diante de milhares de pessoas por meio das conferências da Vida na Palavra e de outros trabalhos de evangelismo. Eu e meu marido, Dave, estamos fazendo a obra para a qual fomos chamados. E, à medida que vamos aperfeiçoando os dons que Deus nos deu, vamos também desenvolvendo nosso potencial. Já consigo visualizar meus sonhos e minhas visões sendo realizados.

Page 10: Liderança Cristã-parte 1

INTRODUÇÃOE não creio que isso seja algo que Deus reservou somente para poucos privilegiados. Na verdade, creio que a vontade do Senhor é que todos venham a desenvolver ao máximo o seu potencial.Deus quer usar sua vida de tal maneira que você jamais poderia ima ginar. A medida que for lendo este li vro, eu o encorajo a manter o coração e a mente completamente abertos para ouvir o que Ele quer lhe dizer.

Os verdadeiros líderes precisam ter a chamada e o caráter de Jesus Cristo. Nenhum de nós pode se igualar ao Bom Pastor, mas podemos aprender, com seu exemplo, a cuidar melhor do nosso rebanho.

Page 11: Liderança Cristã-parte 1

UM LÍDER PRECISA SER CONFIRMADO Jesus foi confirmado por 7

testemunhas:1. O Pai 2. João Batista3. O Próprio Cristo4. O Espírito 5. As Escrituras6. Milagres7. Os Discípulos

Page 12: Liderança Cristã-parte 1

O QUE VEM A SER UM LÍDER?

É uma pessoa que está consciente do seu papel na liderança, sabe que está no comando e que este comando foi-lhe outorgado por Deus. Também está consciente que exerce um forte impacto e uma grande influência na vida dos liderados. Agora, ele não deve de forma alguma incidir uma influência forçada. Isso deve ser natural. Ele é alguém que vê as necessidades das outras pessoas. Está sensível para com elas. Com isso, procura, na maneira do possível, ajudá-las a superar os seus obstáculos. Deve demonstrar um amor genuíno, como um amor de pai para filho. Afinal de contas, eles são o rebanho que Deus lhe confiou nas mãos e um dia prestará contas disso.

Page 13: Liderança Cristã-parte 1

COMO SE CONHECE UM LÍDER? Por meio de seu poder espiritual, A sua autoridade diretamente da Palavra de

Deus. Fervoroso em oração. Vive na Palavra e através disso desafia os

seus liderados a seguir o seu exemplo. Controlado ou guiado pelo Espírito Santo. É alguém que deixa uma marca na vida,

bem como no coração das pessoas. O seu proceder fará com que alguém sinta o

desejo de fazer o que a Palavra de Deus diz.

Page 14: Liderança Cristã-parte 1

“Para liderar o povo de Deus, um dos maiores segredos é a

firmeza, e não a força. Os líderes mais respeitados são aqueles

que têm firmeza espiritual, refletindo isso em suas vidas

espirituais”. O líder deve ser alguém que busca

auxílio diretamente de Deus. Recorre sempre ao Senhor para aprender a arte

de exercer liderança.

Page 15: Liderança Cristã-parte 1

O QUE É LIDERANÇA ESPIRITUAL

“Liderança é a capacidade de reconhecer as habilidades especiais e as limitações dos outros, associada à capacidade de introduzir cada um dentro do serviço que desempenhará melhor”.

A liderança espiritual é dada por Deus, por meio do Espírito Santo àqueles que Ele acha por bem designar. O homem não escolhe, mas atende ao chamado de Deus, por isso é uma tarefa celeste.

Page 16: Liderança Cristã-parte 1

O QUE É LIDERANÇA ESPIRITUAL

É dito que qualquer pessoa que consegue influenciar alguém a realizar alguma coisa, consegue liderar tal pessoa.

Com isso, pode-se dizer que liderança é influência.

O líder deve procurar influenciar o povo de Deus a buscar cumprir os intentos de Deus. Verifica a Pessoa de Cristo sendo formada na vida de um liderado seu. As maiores mudanças que ocorrem na vida de uma pessoa são exercidas mediante aquele a quem ela tem maior contato.

Page 17: Liderança Cristã-parte 1

O QUE É LIDERANÇA ESPIRITUAL

“Os grandes líderes influenciam-nos a ir a lugares que nunca iríamos por conta própria e a fazermos coisas de que nunca tínhamos pensado que fôssemos capazes”

“O que é mais importante, a pessoa ou a tarefa?

Essa é uma questão que tem causado tensão há séculos. O que é certo depende do que você está fazendo. Se você estiver em uma festa, as pessoas são fundamentais. Se você estiver apagando um incêndio, a tarefa é fundamental.

Page 18: Liderança Cristã-parte 1

O QUE É LIDERANÇA ESPIRITUAL

Salmo 78.72 responde a essa pergunta com um diamante resplandecente:

‘E ele os apascentou consoante a integridade do seu coração e os dirigiu com mãos precavidas’.

É função dos líderes alimentar e guiar.

Page 19: Liderança Cristã-parte 1

Líder e Liderançax

Gerente e Gerência

“ Gerência não é algo que você faça para os outros. Você gerencia seu inventário, seu talão de cheques,

seus recursos. Você pode até gerenciar a si mesmo. Mas você não

gerencia seres humanos. Você gerencia coisas e lidera pessoas”

Page 20: Liderança Cristã-parte 1

Conceito de Liderança“ Liderança :

É a habilidade de influenciar pessoas para trabalharem

entusiasticamente visando atingir aos objetivos identificados como

sendo para o bem comum ”

Page 21: Liderança Cristã-parte 1

Explorando o conceito:

Habilidade: Capacidade adquirida.

Pode ser aprendida e desenvolvida por alguém que tenha

o desejo e pratique as ações adequadas.

Influência: Envolver as pessoas do “pescoço para cima” e acabar com o

antigo paradigma “ nós só queremos você do pescoço

para baixo ”

Page 22: Liderança Cristã-parte 1

Poder x Autoridade Poder: É o direito de forçar ou coagir alguém a fazer sua vontade, por causa de sua posição ou força, mesmo que a pessoa preferisse não

o fazer.

Autoridade: A habilidade de levar as pessoas a fazerem de boa

vontade o que você quer por causa de sua influência pessoal.

Page 23: Liderança Cristã-parte 1

Explorando os conceitos:

“...o poder pode ser vendido e comprado, dado e tomado... A

autoridade não pode ser comprada nem vendida, nem dada ou

tomada. A autoridade diz respeito a quem você é como pessoa, a seu

caráter e à influência que estabelece sobre as pessoas ”

Page 24: Liderança Cristã-parte 1

Explorando os conceitos:

“ E notem que poder é definido como um direito, enquanto autoridade é definida como uma habilidade. Não é necessário ter cérebro ou coragem para exercer poder ... Porém, estabelecer autoridade sobre as pessoas requer um conjunto especial de habilidades ”

Page 25: Liderança Cristã-parte 1

O poder corrói os relacionamentos

“... quando precisar exercer o poder, o líder deve refletir sobre as razões que o obrigaram a recorrer a ele ”

Recorrer ao poder pode significar

que nossa autoridade foi quebrada ou que ela nunca existiu

Page 26: Liderança Cristã-parte 1

Qualidades de caráter do Líder:

Honestidade Bom exemplo Compromisso Bom ouvinte Conquista a confiança das

pessoas

Trata as pessoas com respeito

Encoraja as pessoas

Atitude positiva e entusiástica Gosta das

pessoas

Page 27: Liderança Cristã-parte 1

Comportamento é escolha

Todas as qualidades listadas são comportamentos. E comportamento

é escolha:

“ O desafio para o líder é escolher os traços de caráter que precisam

ser trabalhados... Desafiar-nos para mudar nossos hábitos, nosso

caráter, nossa natureza. Isso requer uma escolha e muito esforço ”

Page 28: Liderança Cristã-parte 1

Liderar é conseguir que as coisas sejam feitas através

das pessoas

“ Ao trabalhar com pessoas e conseguir que as coisas se façam através delas, sempre haverá duas dinâmicas em jogo – a tarefa e o relacionamento. É comum o líder

perder o equilíbrio, se concentrando apenas em uma das

dinâmicas em detrimento da outra... Então, a chave para a

liderança é executar as tarefas enquanto se constroem os

relacionamentos ”

Page 29: Liderança Cristã-parte 1

Tudo na vida gira em torno dos

relacionamentos

“ Isso é especialmente verdadeiro nas igrejas, porque sem pessoas

não há igrejas... Os líderes verdadeiramente grandes têm essa

capacidade de construir relacionamentos saudáveis ”

Page 30: Liderança Cristã-parte 1

Relacionamentos Saudáveis

“ Para haver uma igreja saudável e próspera devem existir

relacionamentos saudáveis entre os responsáveis pela igreja. E não estou falando apenas dos pastores, mas dos obreiros e das ovelhas. Por exemplo, se nossas ovelhas nos deixam e vão

para outros pastos verdejantes, temos um problema de relacionamento. Não

estamos identificando nem satisfazendo suas legítimas

necessidades ”

Page 31: Liderança Cristã-parte 1

Identificar e satisfazer necessidades

“... se não correspondermos às necessidades dos membros, alguém o

fará ”

“ O mesmo princípio se aplica aos obreiros. Agitação, transferências,

baixo moral, baixa confiança e baixo compromisso são meros sintomas de um problema de relacionamento. As necessidades legítimas dos obreiros

não estão sendo satisfeitas ”

Page 32: Liderança Cristã-parte 1

O fator mais importante para um relacionamento

bem-sucedido

“ E a resposta é simples: confiança. Sem confiança é difícil senão impossível conservar um bom

relacionamento. A confiança é a cola que gruda os

relacionamentos ... Sem níveis básicos de confiança, os casamentos

se desfazem, as famílias se dissolvem, as organizações

tombam, os países desmoronam ”

Page 33: Liderança Cristã-parte 1

“ Sentimentos de respeito devem se

expressar através de ações de respeito ”

Page 34: Liderança Cristã-parte 1

Saber ouvir Quando interrompemos as pessoas no

meio de uma frase, enviamos algumas mensagens negativas:

1- Não prestamos atenção ao que foi dito por estarmos pensando nas respostas.

2- Nos recusamos a ouvir, desvalorizando a opinião do outro.

3- Consideramos a nossa opinião mais importante que a do outro.

Page 35: Liderança Cristã-parte 1

Desafiar velhos paradigmas

“ Paradigmas são simplesmente padrões psicológicos, modelos ou mapas que usamos para navegar na vida. Nossos paradigmas podem ser valiosos e até

salvar vidas quando usados adequadamente. Mas podem se tornar

perigosos se os tomarmos como verdades absolutas, sem aceitarmos

qualquer possibilidade de mudança, e deixarmos que eles filtrem as novas

informações e as mudanças que acontecem no correr da vida ”

Page 36: Liderança Cristã-parte 1

Desafiar velhos paradigmas

“Agarrar-se a paradigmas ultrapassados pode nos deixar

paralisados enquanto o mundo passa por nós”

“... é importante que desafiemos continuamente os paradigmas a

respeito de nós mesmos, do mundo em torno de nós, de nossas

organizações e das outras pessoas ”

Page 37: Liderança Cristã-parte 1

Desafiar velhos paradigmas

“ Lembrem-se de que o mundo exterior entra em nossa consciência através dos filtros de nossos paradigmas. E nossos paradigmas nem sempre estão corretos

“ Desafiar os velhos caminhos requer muito esforço, mas acomodar-se nos

paradigmas ultrapassados também. O mundo está mudando tão rapidamente que podemos ficar paralisados se não

desafiarmos nossas crenças e paradigmas ”

Page 38: Liderança Cristã-parte 1

Mudar para melhorar

“ Quase todos compram a idéia do progresso, mas por definição é impossível melhorar, a não ser que

mudemos. São sempre pessoas corajosas da linha de frente que

desafiam e fazem as perguntas que abrirão caminho para as outras ”

Page 39: Liderança Cristã-parte 1

Mudar para melhorar

“É insanidade fazer as mesmas coisas todos os dias e esperar resultados

diferentes.”

Page 40: Liderança Cristã-parte 1

Velho Paradigma

Membros Obreiros

Diáconos

Presbíteros

Pastores

Page 41: Liderança Cristã-parte 1

Novo Paradigma

Membros

Obreiros

Diáconos

Presbíteros

Pastores

Page 42: Liderança Cristã-parte 1

O Papel do Líder “... o papel do líder não é impor

regras e dar ordens à camada seguinte. Em vez disso, o papel do

líder é servir ”

“... um líder é alguém que identifica e satisfaz as necessidades

legítimas de seus liderados e remove todas as barreiras para que possam servir ao liderado. De novo,

para liderar você deve servir ”

Page 43: Liderança Cristã-parte 1

Cuidado com o gerente-gaivota!

“ Eu costumava chamar os supervisores que passavam os dias colocando obstáculos de ‘gerentes-

gaivota’. Um gerente-gaivota é aquele que periodicamente voa para dentro da área, faz muito barulho, engana as pessoas, talvez coma o

seu almoço, e desaparece ”

Page 44: Liderança Cristã-parte 1

O que é servir ?

“ Eu disse que os líderes deviam identificar e satisfazer as

necessidades de seus empregados e servi-los, atendê-los. Eu não disse que

eles deviam identificar e atender as vontades das pessoas, ser escravos delas. Os escravos fazem o que os

outros querem, os servidores fazem o que os outros precisam. Há um

mundo de diferença entre satisfazer vontades e satisfazer necessidades ”

Page 45: Liderança Cristã-parte 1

O Líder estimula a responsabilidade

“ As crianças e os adultos precisam de um ambiente com limites, um

lugar onde haja padrões estabelecidos e onde as pessoas

sejam responsáveis. Elas podem não querer limites e responsabilidade,

mas precisam de limites e responsabilidade. Não fazemos

favor a ninguém dirigindo lares ou departamentos indisciplinados ”

Page 46: Liderança Cristã-parte 1

O Líder busca a excelência

“ O líder nunca deve se contentar com a mediocridade ou o segundo

lugar.

As pessoas têm necessidade de receber estímulo para se

tornarem o melhor que puderem ser ”

Page 47: Liderança Cristã-parte 1

Necessidades x Vontades

“... o líder deve estar sempre mais preocupado com as necessidades do

que com as vontades ”

Vontade: Anseio que não considera as conseqüências físicas ou psicológicas

daquilo que se deseja.

Necessidade: É uma legítima exigência física ou psicológica para o

bem-estar do ser humano.

Page 48: Liderança Cristã-parte 1

O Líder deve ser flexível

Pessoas diferentes têm necessidades diferentes. Por isso é necessário desenvolver diferentes

estilos de tratamento para lidar com essas necessidades individuais.

Há também as necessidades que são universais, como receber um

tratamento respeitoso, por exemplo.

Page 49: Liderança Cristã-parte 1

Hierarquia das Necessidades Humanas

Fisiológicas

Segurança

Afeição

Estima

Autorealizaç

ão

(Maslow)

Page 50: Liderança Cristã-parte 1

A importância da opinião contrária

Liderar é dar a mão aos outros e cantar em coro

“ Devemos ter cuidado antes de fazer julgamentos rápidos ... e eu tento não

falar negativamente a respeito daqueles que não estão presentes ”

“... nunca devemos tratar as pessoas da maneira que não gostaríamos de ser

tratados ”

Page 51: Liderança Cristã-parte 1

Jesus O maior Líder de todos os

tempos

“ Lembre-se, Jesus não usava o estilo de poder simplesmente porque

não tinha poder. O rei Herodes, Pôncio Pilatos, os romanos, toda aquela gente tinha poder. Mas Jesus possuía muita

influência, o que Simeão chama de autoridade, e é capaz de influenciar

pessoas até os dias de hoje. Ele nunca usou o poder, nunca forçou ou coagiu

ninguém a segui-lo ”

Page 52: Liderança Cristã-parte 1

Modelo de Liderança a Serviço

Vontade

Amor

Serviço e Sacrifício

Autoridade

Liderança

A disposição para amar nos leva a servir sacrificialmente este serviço nos conduz a autoridade e nos transforma em líderes.

Page 53: Liderança Cristã-parte 1

Modelo de Liderança Liderança: Habilidade de influenciar

pessoas para trabalharem entusiasticamente na busca dos

objetivos identificados como sendo para o bem comum. Deve ser construída sobre a autoridade

Autoridade: Capacidade de levar as pessoas a realizarem a sua vontade de bom grado, por causa da sua influência pessoal. É envolver as pessoas e fazer com que se comprometam com o que

você diz

Page 54: Liderança Cristã-parte 1

Modelo de Liderança Serviço e Sacrifício: A autoridade

sempre se constrói sobre serviço e sacrifício. No processo de satisfazer necessidades legítimas, será preciso frequëntemente fazer sacrifícios por

aqueles a quem servimos. “ Você colhe o que planta. Você me serve, eu servirei você. Você se arrisca

por mim, eu me arrisco por você. Pensem nisso: quando alguém nos faz

um favor, nós não nos sentimos naturalmente devedores? ”

Page 55: Liderança Cristã-parte 1

Modelo de Liderança Amor: É a base sobre a qual se constroem o serviço e o sacrifício.

Deve ser entendido como um comportamento e não sentimento:

“ o amor é o que o amor faz ”

Vontade: É o fundamento do amor. É quando nossas ações estão de acordo

com nossas intenções: INTENÇÕES + AÇÕES =

VONTADE INTENÇÕES - AÇÕES = NADA

Page 56: Liderança Cristã-parte 1

Modelo de Liderança

“ A liderança começa com a vontade, que é nossa única capacidade como seres

humanos para sintonizar nossas intenções com nossas ações e escolher nosso

comportamento. É preciso ter vontade para escolhermos amar, isto é, sentir as reais necessidades, e não os desejos, daqueles

que lideramos. Para atender a essas necessidades, precisamos nos dispor a

servir e até mesmo a nos sacrificar. Quando servimos e nos sacrificamos pelos outros, exercemos autoridade ou influência, a ‘ lei

da colheita ’ ... E quando exercemos autoridade com as pessoas, ganhamos o direito de sermos chamados de líderes ”

Page 57: Liderança Cristã-parte 1

A importância do Amor

Não confundir sentimento com ação. O amor se expressa de diversas

maneiras:

“ O amor é definido um tanto mesquinhamente, e a maioria das

definições envolve sentimentos positivos... Os gregos usavam várias palavras diferentes para descrever o multifacetado fenômeno do amor ”

Page 58: Liderança Cristã-parte 1

Os quatro tipos de amor

Eros: Atração sexual, desejo ardente (erótico)

Storgé: Afeição, especialmente com a família e entre os seus membros

Philos: Fraternidade, amor recíproco. Espécie de amor condicional “ você me

faz o bem e eu faço o bem a você” Agapé: Amor incondicional, baseado no

comportamento com os outros, sem exigir nada em troca

Page 59: Liderança Cristã-parte 1

Amor Agapé “ Nem sempre posso controlar o que sinto a respeito de outras pessoas, mas posso controlar como me comporto em

relação a outras pessoas ”

“... o amor é paciente, bom, não se gaba nem é arrogante, não se comporta

incovenientemente, não quer tudo só para si, não condena por causa de um erro cometido, não se regozija com a maldade, mas com a verdade, suporta todas as coisas, agüenta tudo. O amor

nunca falha ”

Page 60: Liderança Cristã-parte 1

Amor e Liderança

Paciência: Mostrar autocontrole Bondade: Dar atenção, apreciação e

incentivo Humildade: Ser autêntico e sem pretensão

ou arrogância Respeito: Tratar os outros como pessoas

importantes Abnegação: Satisfazer as necessidades dos

outros Perdão: Desistir de ressentimento quando

prejudicado Honestidade: Ser livre de engano

Compromisso: Sustentar suas escolhas

Page 61: Liderança Cristã-parte 1

Motivação Motivação: Comunicação que

influencia escolhas

“ Como líderes, podemos fornecer todas as condições, mas são as

pessoas que devem fazer as próprias escolhas para mudar. Lembrem-se do princípio do jardim. Não fazemos o crescimento ocorrer. O melhor que

podemos fazer é fornecer o ambiente certo e provocar um questionamento que leve as pessoas a se analisarem para poderem fazer suas escolhas,

mudar e crescer ”

Page 62: Liderança Cristã-parte 1

Determinismo x Livre-arbítrio

“ O determinismo estrito diz que, se soubermos a causa, física ou mental, poderemos predizer o efeito ... Freud,

entretanto, resolveu dar um passo adiante, e aplicou o mesmo princípio

à vontade humana. Ele afirmou que os seres humanos essencialmente não

fazem escolhas, e que o livre-arbítrio é uma ilusão. Ele acreditava que

nossas opções e ações são determinadas por forças

inconscientes das quais nunca nos damos conta completamente ”

Page 63: Liderança Cristã-parte 1

Determinismo x Livre-arbítrio

“Freud afirmou que, se conhecermos suficientemente a

ascendência genética e o ambiente de uma pessoa, poderemos predizer seu

comportamento e até mesmo as escolhas individuais que fará. Suas teorias dinamitaram o conceito de

livre-arbítrio”

Determinismo Genético Determinismo Psíquico

Determinismo Ambiental

Page 64: Liderança Cristã-parte 1

Determinismo x Livre-arbítrio

"Determinismo Revisitado" “Fui ao meu psiquiatra — para ser

psicanalisado Esperando que ele pudesse me dizer

por que esmurrei ambos os olhos do meu amor.

Ele me fez deitar em seu sofá para ver o que poderia descobrir

E eis o que ele pescou do meu subconsciente:

Quando eu tinha um ano mamãe trancou minha bonequinha num baú

Page 65: Liderança Cristã-parte 1

Determinismo x Livre-arbítrio

E por isso é natural que eu esteja sempre bêbada.

Um dia, quando eu tinha dois anos, vi papai beijar a empregada.

E por isso agora sofro de cleptomania. Quando eu tinha três anos senti amor e

ódio por meus irmãos. E é exatamente por isso que espanco

todos os meus amantes! Agora estou tão feliz por ter aprendido

essas lições que me foram ensinadas,

Page 66: Liderança Cristã-parte 1

Determinismo x Livre-arbítrio

De que tudo o que faço de errado é culpa de alguém!

Que tenho vontade de gritar: viva Sigmund Freud!"

Page 67: Liderança Cristã-parte 1

Responsabilidade pelas Escolhas

Responsabilidade : Habilidade + Resposta

“ O estímulo sempre vem a nós, mas, como seres humanos, temos a

habilidade de escolher nossa resposta ... a habilidade de escolher nossa resposta é uma das glórias do

ser humano ”

Page 68: Liderança Cristã-parte 1

Estágios para adquirir novos hábitos ou

habilidades Inconsciente e Sem Habilidade: Estágio

no qual ignoramos o comportamento e o hábito

Consciente e Sem Habilidade: Estágio no qual toma-se consciência de um

novo comportamento, mas ainda não se desenvolveu a prática

Consciente e Habilidoso: Estágio no qual adquire-se a experiência em

praticar o comportamento Inconsciente e Habilidoso: Estágio no

qual nem é necessário pensar para realizar as coisas

Page 69: Liderança Cristã-parte 1

Influências recíprocas:

SentimentoPensamento

Comportamento

Page 70: Liderança Cristã-parte 1

Liderança e Caráter “ A real capacidade de liderança não fala da personalidade do líder, de suas posses ou

carisma, mas fala muito de quem ele é como pessoa. Eu achava que liderança era

estilo, mas agora sei que liderança é essência, isto é, caráter ... Liderança e amor são questões ligadas ao caráter. Paciência, bondade, humildade, abnegação, respeito, generosidade, honestidade, compromisso. Estas são as qualidades construtoras de caráter, são os hábitos que precisamos

desenvolver e amadurecer se quisermos nos tornar líderes de sucesso, que vencem no

teste do tempo ”

Page 71: Liderança Cristã-parte 1

“ Pensamentos tornam-se ações, ações tornam-se

hábitos, hábitos tornam-se caráter, e nosso caráter torna-se nosso destino ”