lideranÇa cristà - 18-03-2012

24
LIDERANÇA CRISTÃ 18/03/2012

Upload: regis-migliorelli

Post on 20-Oct-2015

12 views

Category:

Documents


1 download

TRANSCRIPT

LIDERANA CRIST

LIDERANA CRIST18/03/2012Liderana exercer influncia sobre outras pessoas e fazer com que elas sigam o caminho traado por aquele que lidera. Liderana eclesisticaEfsios 4.11-16:E ele mesmo deu uns para apstolos, e outros para profetas, e outros para evangelistas, e outros para pastores e doutores, querendo o aperfeioamento dos santos, para a obra do ministrio, para a edificao do corpo de Cristo, at que todos cheguemos a unidade da f e ao conhecimento do Filho de Deus, a varo perfeito, medida da estatura completa de Cristo, para que no sejamos mais meninos inconstantes, levados em toda por todo vento de doutrina, pelo engano dos homens que, com astcia, enganam fraudulosamente. Antes, seguindo a verdade em caridade, cresamos em tudo naquele que a cabea, Cristo, do qual todo o corpo, bem ajustado e ligado pelo auxlio de todas as juntas, segundo a justa operao de cada parte, faz o aumento do corpo, para sua edificao em amor.

Os dons ministeriais so, portanto, a constituio do legtimo exerccio da liderana eclesistica para conduzir o corpo de Cristo aos verdadeiros propsitos para os quais ele veio existncia. Qualquer outra liderana em outros departamentos da igreja deve seguir o mesmo padro. Quais so, todavia, esses propsitos?

1) Treinamento, v. 122) Realizao, v. 123) Edificao, 124) Unidade, v. 135) Conhecimento, v. 135) Similitude, v. 136) Firmeza, v. 147) Crescimento, vv. 15, 16

Seguindo o esboo de Rick Warren, autor do livroUma Igreja com Propsitos, os objetivos acima podem ser operacionalizados da seguinte forma:

1) Celebrar a Deus2) Ministrar ao prximo3) Ensinar a obedincia4) Batizar5) Fazer discpulos

Mtodos da liderana eclesistica1) Mtodos so humanos e no se constituem em modelos universais2) Os fins no justificam os meios3) Mtodos no podem constituir-se em paradigmas permanentes4) Mtodos no podem sobrepor-se aos princpios5) Mtodos no podem ser alados condio de verdade absoluta6) Mtodos no podem vestir-se de a nica viso de Deus para a Igreja

QUALIDADES DO EXERCCIO DA LIDERANA ECLESISTICA1) Convico preciso acreditar naquilo que prega2) Carter (Diferena entre temperamento, carter e reputao)3) Poder de agregao Em sentido figurado, o lder um vendedor de idias4) Poder de articulao Uma idia s ter funcionalidade se o grupo estiverarticulado para esse fim5) Clareza de propsitos De onde eu vim, o que eu estou fazendo aqui e para ondeeu vou

LIDERANA CRIST a liderana exercida pelo cristo (a pessoa que Deus escolhe, dirige, e capacita, para administrar a sua obra e o seu povo conduzindo-o como pessoas).

o Senhor quem levanta lderes no meio do seu povo (Jr 3.15; 23.4; Ef 4.7-12).

Liderana um DOM de Deus, mas pode ser aperfeioada: Moiss foi preparado no Egito e no deserto de Midi (At 7.22; Ex 3.1);

Josu foi preparado atravs do convivio com Moiss (Ex 24.12-14; 33.11; Nm 27.18);

Davi foi preparado cuidando de ovelhas (I Sm 16.11; II Sm 7.8);

Eliseu foi preparado derramando gua nas mos de Elias ( II Re 3.11);

Timteo teve em Paulo uma fonte de inspirao (At 16.1-3; II Tm 1.3-6).

Exemplos de lideranas crists:

Liderana crist no lar; na famlia: Gn 18.19; Et 1.22.

Liderana crist na administrao da igreja: At 20.28 e Tt 1.5. A liderana de Moiss, Paulo, Tito.

Liderana crist no ministrio: At 15.13 ( Tiago); 20.17 (Paulo).

Liderana crist no pastorado, junto ao rebanho do Senhor: Jo 21.16 (Pedro); 2 Jo v. l (Joo).

Liderana crist no ensino da Palavra: Ne 8.7,8 (os levitas); I Tm 2.7 (Paulo); At 18.24,25,28 (Apolo).

Liderana crist na literatura evanglica: Moiss, Salomo, Paulo, Lucas, Joo.

Liderana crist na juventude evanglica: Jos, Josu, Davi, Samuel, Daniel, Timteo.

Ver l Tm 4.12 "Ningum te despreze porque tu s jovem" (literalmente).

Liderana crist na msica; no louvor e na adorao ao Senhor: Davi, Hem , Asafe, Et. (Ver l Cr 25. 1-5).

Liderana crist na administrao e nas obras em geral: Neemias, Salomo.

Liderana crist na cincia: Salomo (l Rs 4.29-34).

Liderana crist nas artes: Davi, Bezaleel, Aolabe.

Liderana crist na poltica: Jos, Davi, Isaias, Daniel. Ver Sl 78.72 (Davi).Qualidades de um bom lder cristo

Amor: Somente atravs do amor se pode conquistar o que h de mais precioso num relacionamento: a lealdade. Se no tivesse amor, nada seria (I Co 13.2).

Capacitao divina: "Vinde aps mim, e eu vos farei pescadores de homens" (Mt 4.19), "Recebereis a virtude do Esprito Santo (...) e ser-me-eis testemunhas" (At l .8).

Carter ntegro: Carter o modo de ser, de sentir, de viver, e de proceder, de uma pessoa. O carter est profundamente ligado santificao e fidelidade do lder cristo.

Servio: O lder cristo um servo de Deus. Serve a Deus servindo ao prximo (Mt 20.26-28; 23.11; Jo 13.14).

F em Deus: F viso (Hb 11.1), f segurana (Sl 46.1-3).

Submisso: Em primeiro lugar, submisso a Deus. Depois, submisso aos prprios lderes. Quem no sabe ser liderado, no sabe liderar. O que um lder faz com seus lderes, recebe de seus liderados (Gl 6.7).

Autoconhecimento: Conhece as prprias habilidades e procura aperfeio-las, para cada vez melhor utiliz-las.

Autodisciplina (Autodomnio): O lder, antes de liderar os outros, deve liderar a si mesmo! Autodisciplina do corpo (l Co 9. 25-27); autodisciplina do corao, dos sentimentos (l Sm 16.6); autodisciplina da mente; do pensamento (2 Co 10.5); "temperana" atravs do Esprito Santo (Gl 5.22b).

Obedincia (Hb. 5.8): A obedincia no nos comunicada, nem transferida; aprendida na escola do dever; da responsabilidade. Quem no disciplinado na obedincia, no deve dirigir, nem comandar. H obreiros e lderes que s obedecem enquanto so pequenos, iniciantes e auxiliares. medida que vo subindo, tornam-se indisciplinados e desobedientes.

Maturidade social e espiritual: O fracasso de muitos lderes novatos (ou daqueles que nunca amadurecem) est relacionado a esta qualidade (Ec 10.16; l Tm 3.6).

Humildade: Conhece e admite as prprias limitaes para proteger os pontos fracos e, se possvel, torna-los fortes. Jesus visto como rei, em Joo, cap. 12, e a seguir, como servo, em Joo, cap. 13.

Simplicidade: As coisas simples so mais funcionais (I Sm 17.49,50). Jesus, nosso maior exemplo, era um homem simples (Lc 15.2). No entanto, revolucionou o mundo!

Competncia: Conhecer o grupo; conduzir o grupo de forma a alcanar seus objetivos; aprimorar-se em relao s necessidades do grupo e mtodo de trabalho; manter o grupo em unidade (Ex 18.21).

Iniciativa: Coragem de assumir responsabilidades. Quem faz, pode at errar, quem no faz, j est errando.

Perseverana: Verdadeiros lderes vem as dificuldades como desafios para desenvolver suas potencialidades. Falsos lderes os vem como impossibilidades (Nm 14.24).

Entusiasmo: Palavra de origem grega que significa possudo, inspirado por uma divindade. Jesus utilizava constantemente a expresso tem bom nimo (Mt 9.2, 14.27; Lc 8.48), portanto ele prprio era uma pessoa animada. Tome como exemplo ainda o apstolo Paulo (Fp 1.18; Cl 2.6).

Caractersticas de um mau lder

desorganizado, e desordenado;

liberal na doutrina bblica e nos bons costumes;

Tem vida irregular, estragada (ele e a famlia);

Usa de falsidade.

politiqueiro, briguento, e insubmisso. reclamador crnico.

problemtico. Ele mesmo um problema; ele gera problemas; ele d problema; ele compra problema; ele complica problema; ele "fabrica" problema.

autocrtico, prepotente, ditador.

maledicente (fala mal dos outros).

CRTICAS AO LDER Jesus foi criticado (Jo 7.12)

A NICA maneira de voc no ser criticado: No diga nada; no faa nada; no seja nada.

Saiba que voc jamais agradar a todos.

Os crticos do lder so uma minoria.

A crtica pode ser uma inveja. - Saul e Davi (l Sm 18.7,8).

Nossos crticos podem estar certos, e da?

REFLEXES SOBRE LIDERANA CRIST Devemos nos dar conta de que estamos marcando a vida de outras pessoas.

Deus suscita lderes (Davi, 2 Sm 7.8), mas tambm encosta lderes (l Co 9.27).