lei_momento_do_frevo

2

Click here to load reader

Upload: vinicius-sobreira

Post on 13-Jun-2015

4.768 views

Category:

News & Politics


0 download

DESCRIPTION

Nesta terça-feira (9), às 17h, será sancionada pelo prefeito do Recife o Projeto de Lei 4/2013, batizada de Lei Momento do Frevo. Ela entra em vigor na data de sua publicação no Diário Oficial do Recife, o que deve acontecer na quinta-feira (11), já que não ha publicação do DO na quarta-feira. O Projeto de Lei, aprovado na Câmara dos Vereadores do Recife no dia 19 de março, é de autoria do vereador Marco Aurélio Medeiros (PTC). O PL institui que as rádios do Recife deverão tocar ao menos um frevo por dia, no horário entre 8h e 12h ou entre 14h e 18h.

TRANSCRIPT

Page 1: Lei_Momento_do_Frevo

RU CAMARA MUNICIPAL DO R ECIFE

RUA PRINCESA ISABEL, 410 - BOA VISTA - CEP 50050-450 - RECIFE - PE

PROJETO DE LEI Nº /2013

Institui o Momento do Frevo nos programas das rádios recifenses.

ARTIGO 1º - Fica instituído o Momento do Frevo nas rádios recifenses a ser realizado na programação das rádios recifenses.

ARTIGO 2º - Esta Lei entrará em vigor na data de sua publicação.

Sala das sessões da Câmara Municipal do Recife, em 31 de janeiro de 2013.

MARCO AURÉLIO MEDEIROSVereador do Recife

JUSTIFICATIVA

Este Projeto de Lei tem por objetivo a promoção da mais autêntica cultura recifense e pernambucana. Com a instituição do Momento do Frevo verifica-se o incentivo do frevo na programação das rádios recifenses. Caberão as rádios escolher dentro de sua programação um espaço para a divulgação do frevo, que hoje é Patrimônio Imaterial da Humanidade pela Unesco.Surgido na cidade do Recife no fim do século XIX, o frevo caracteriza-se pelo ritmo extremamente acelerado. Muito executado durante o carnaval, eram comuns conflitos entre blocos de frevo, em que saíam à frente dos seus blocos para intimidar blocos rivais e proteger seu estandarte. Pode-se afirmar que o frevo é uma criação de compositores de música ligeira, feita para o carnaval. Os músicos pensavam em dar ao povo mais animação nos folguedos. No decorrer do tempo, o frevo ganhou características próprias.Da junção da capoeira com o ritmo do frevo nasceu o passo, a dança do frevo.Até as sombrinhas coloridas seria uma estilização das utilizadas inicialmente como armas de defesa dos passistas que remetem diretamente a luta, resistência e camuflagem, herdada da capoeira e dos capoeiristas, que faziam uso de porretes ou cabos de velhos guarda-chuvas como arma contra grupos rivais. Foi da necessidade de imposição e do nacionalismo exacerbado no período das revoluções Pernambucanas que foi dada a representação da vontade de independência e da luta na dança do frevo.

Page 2: Lei_Momento_do_Frevo

RU CAMARA MUNICIPAL DO R ECIFE

RUA PRINCESA ISABEL, 410 - BOA VISTA - CEP 50050-450 - RECIFE - PE

A dança do frevo pode ser de duas formas: quando a multidão dança, ou quando passistas realizam os passos mais difíceis, de forma acrobática durante o percurso. O frevo possui mais de 120 passos catalogados.

Ocorre que com o passar dos anos, outros ritmos foram tomando os espaços culturais em nossas comunidades muitas vezes influenciados pelas músicas que tocam muitas vezes mais músicas de outras culturas do que ao nosso frevo. Não trata esse projeto de querer impedir que outros ritmos façam parte do nosso cotidiano, mas temos que estabelecer as condições mínimas para que novos artistas das novas gerações tenham o desejo de criar, desenvolver novos frevos e que encontrem espaço nas rádios da nossa capital.

Sala das sessões da Câmara Municipal do Recife, em 31 de janeiro de 2013.

MARCO AURÉLIO MEDEIROSVereador do Recife