lei de introduÇÃo Às normas do direito brasileiro · o disposto na lei de introdução às...

25
Lei de Introdução às Normas do Direito Brasileiro – Bateria de Questões Cespe Prof. Dicler Forestieri

Upload: hoangbao

Post on 09-Nov-2018

213 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Lei de Introdução às Normas do Direito Brasileiro –

Bateria de Questões Cespe

Prof. Dicler Forestieri

LEI DE INTRODUÇÃO ÀS NORMAS DO DIREITO

BRASILEIROProfessor Dicler Forestieri Ferreira

EXERCÍCIOS DA BANCA CESPE/UnB

(CESPE/TCE-PA/Auxiliar Técnico de Controle Externo - Área Administrativa/2016)Uma lei nova, oficialmente publicada, que regula inteiramente assunto queantes era disciplinado por outra norma, nada estabeleceu sobre a data de suaentrada em vigor e o seu prazo de vigência; foi silente também quanto àrevogação da lei mais antiga. Sessenta dias depois da publicação oficial, um juizrecebeu um processo em que as partes discutiam um contrato firmado anosantes, com base na lei antiga.Acerca dessa situação hipotética, julgue os itens subsequentes, considerando asdisposições da Lei de Introdução às Normas do Direito Brasileiro.

1. Dispositivos da lei antiga que forem compatíveis com a lei nova ainda estarãovigentes.

2. A lei nova entrou em vigor no dia de sua publicação oficial.

3. Há, nesse caso, conflito de leis no tempo e, para decidir qual delas seráaplicada ao contrato, o juiz deverá considerar a analogia, os costumes e osprincípios gerais do direito.

4. A lei nova vigorará até que outra a modifique ou revogue.

5. (CESPE/FUNPRESP-JUD/Analista:Direito/2016) Ocorre a ultratividade de uma norma jurídica quando essa norma continua a regular fatos ocorridos antes da sua revogação.

6. (CESPE/FUNPRESP-JUD/Analista:Direito/2016) O fenômeno da ultratividade da norma jurídica é exceção à regra de que a lei necessita estar vigente para ser aplicada.

7. (CESPE/TCU/Auditor Federal de Controle Externo - Auditoria Governamental/ 2011) A vigência, uma qualidade da lei, diz respeito a sua eficácia temporal.

(CESPE/TCE-PA/Auditor de Controle Externo - Procuradoria/2016) Considerandoo disposto na Lei de Introdução às Normas do Direito Brasileiro a respeito davigência da norma jurídica, da interpretação das leis e da eficácia da lei noespaço, julgue o item a seguir.

8. Na aplicação da lei, cabe ao juiz, a fim de criar uma norma individual,interpretá-la buscando atender aos fins sociais a que ela se dirige e àsexigências do bem comum.

9. Em caso de lacuna normativa, a revogação de uma lei opera efeitorepristinatório automático.

10. (CESPE/TCU/Auditor Federal de Controle Externo/2013) Após cinco anos devigência de lei especial sobre determinada matéria, foi editada nova leicontemplando disposições gerais acerca do mesmo tema. Nessa situação, aedição da lei mais recente, a qual estabelece disposições gerais, revoga a leianterior especial.

11. (CESPE/TCE-PA/Auditor de Controle Externo - Direito/2016) É possível quelei de vigência permanente deixe de ser aplicada em razão do desuso, situaçãoem que o ordenamento jurídico pátrio admite aplicação dos costumes de formacontrária àquela prevista na lei revogada pelo desuso.

12. (CESPE/TCE-PA/Auditor de Controle Externo - Direito/2016) Casodeterminada lei tivesse sido publicada no dia doze de fevereiro — sexta-feira —,o prazo de vacatio legis começaria a fluir no dia quinze de fevereiro.

13. (CESPE/TCU/Auditor Federal de Controle Externo - AuditoriaGovernamental/2011) De acordo com a Lei de Introdução ao Código Civil, nãohá hierarquia entre as fontes formais do direito, de maneira que, mesmohavendo lei expressa a respeito da causa sob julgamento, o juiz, em vez deaplicar a lei, poderá dar preferência à aplicação da analogia, dos costumes oudos princípios gerais do direito.

14. (CESPE/TCU/Auditor Federal de Controle Externo/2015) A Lei de Introduçãoàs Normas do Direito Brasileiro prevê, em ordem preferencial e taxativa, comométodos de integração do direito, a analogia, os costumes e os princípios geraisdo direito.

15. (CESPE/TRE-PI/AJAJ/2016) O aplicador do direito, ao estender o preceitolegal aos casos não compreendidos em seu dispositivo, vale-se daa) interpretação teleológica.b) socialidade da lei.c) interpretação extensiva.d) analogia.e) interpretação sistemática.

LEI DE INTRODUÇÃO ÀS NORMAS DO DIREITO

BRASILEIROProfessor Dicler Forestieri Ferreira

EXERCÍCIOS DA BANCA CESPE/UnBPARTE 2

16. (CESPE/TRT 8ª Região/AJAJ/2016) Assinale a opção correta, em relação àclassificação e à eficácia das leis no tempo e no espaço.a) Quanto à eficácia da lei no espaço, no Brasil se adota o princípio daterritorialidade moderada, que permite, em alguns casos, que lei estrangeiraseja aplicada dentro de território brasileiro.b) De acordo com a Lei de Introdução às Normas do Direito Brasileiro (LINDB),em regra, a lei revogada é restaurada quando a lei revogadora perde a vigência.c) Por ser o direito civil ramo do direito privado, impera o princípio daautonomia de vontade, de forma que as partes podem, de comum acordo,afastar a imperatividade das leis denominadas cogentes.d) A lei entra em vigor somente depois de transcorrido o prazo da vacatio legis,e não com sua publicação em órgão oficial.e) Dado o princípio da continuidade, a lei terá vigência enquanto outra não amodificar ou revogar, podendo a revogação ocorrer pela derrogação, que é asupressão integral da lei, ou pela ab-rogação, quando a supressão é apenasparcial.

17. (CESPE/TJ-AM/Juiz Substituto/2016) A respeito da eficácia da lei no tempo eno espaço, assinale a opção correta conforme a LINDB.

a) Para ser aplicada, a norma deverá estar vigente e, por isso, uma vez que elaseja revogada, não será permitida a sua ultratividade.

b) Tendo o ordenamento brasileiro optado pela adoção, quanto à eficáciaespacial da lei, do sistema da territorialidade moderada, é possível a aplicaçãoda lei brasileira dentro do território nacional e, excepcionalmente, fora, evedada a aplicação de lei estrangeira nos limites do Brasil.

c) Quando a sucessão incidir sobre bens de estrangeiro residente, em vida, forado território nacional, aplicar-se-á a lei do país de domicílio do defunto, quandoesta for mais favorável ao cônjuge e aos filhos brasileiros, ainda que todos osbens estejam localizados no Brasil.

d) Não havendo disposição em contrário, o início da vigência de uma leicoincidirá com a data da sua publicação.

e) Quando a republicação de lei que ainda não entrou em vigor ocorrer tãosomente para correção de falhas de grafia constantes de seu texto, o prazo davacatio legis não sofrerá interrupção e deverá ser contado da data da primeirapublicação.

18. (CESPE/TCU/Auditor Federal de Controle Externo - Obras Públicas/2011) Emrazão da soberania estatal, pelo sistema da territorialidade, a norma jurídicabrasileira aplica-se no território do Estado brasileiro, território esse quecompreende o espaço geográfico onde se situa e, por extensão, as embaixadas,os consulados e os navios de guerra, onde quer que se encontrem.

19. (CESPE/TJ-DFT/Juiz/2016) A respeito da hermenêutica e da aplicação dodireito, assinale a opção correta.a) Diante da existência de antinomia entre dois dispositivos de uma mesma lei,à solução do conflito é essencial a diferenciação entre antinomia real eantinomia aparente, porque reclamam do interprete solução distinta.b) Os tradicionais critérios hierárquico, cronológico e da especialização sãoadequados à solução de confronto caracterizado como antinomia real, aindaque ocorra entre princípios jurídicos.c) A técnica da subsunção é suficiente e adequada à hipótese que envolve adenominada eficácia horizontal de direitos fundamentais nas relações privadas.d) Diante da existência de antinomia entre dois dispositivos de uma mesma lei,o conflito deve ser resolvido pelos critérios da hierarquia e(ou) da sucessividadeno tempo.e) A aplicação do princípio da especialidade, em conflito aparente de normas,afeta a validade ou a vigência da lei geral.

20. (CESPE/TCE-PR/Auditor-Substituto de Conselheiro/2016) Em relação à Lei deIntrodução às Normas do Direito Brasileiro, assinale a opção correta.a) Em regra, aceita-se o fenômeno da repristinação no ordenamento jurídicobrasileiro.b) Celebrado contrato no período de vigência de determinada lei, qualquer doscontratantes poderá invocar a aplicação de lei posterior que lhes for maisbenéfica.c) Não se admite no ordenamento jurídico pátrio a chamada integraçãonormativa, ainda que para preencher eventuais lacunas do ordenamento.d) Publicada lei para corrigir texto de lei publicado com incorreção, não haveránovo prazo de vacatio legis, se a publicação ocorrer antes da data em que a leicorrigida entraria em vigor.e) autoridade judiciária brasileira tem competência exclusiva para oconhecimento de ações que discutam a validade de hipoteca que recai sobrebens imóveis situados no Brasil, ainda que as partes residam em paísestrangeiro.

21. (CESPE/TRE-RS/AJAA/2015) Com base na Lei de Introdução às Normas deDireito Brasileiro, assinale a opção correta.

a) Sempre que uma lei for revogada por outra lei, e a lei revogadora também forrevogada, a lei inicialmente revogada volta a ter vigência, em um institutojurídico denominado de ultratividade da lei.

b) Haverá repristinação quando uma norma revogada, mesmo tendo perdido asua vigência, for aplicada para reger situações ocorridas à época de suavigência.

c) Denomina-se vocatio legis o espaço de tempo compreendido entre a data dapublicação da lei e a data da sua revogação.

d) Uma norma jurídica pode ser expressa ou tacitamente revogada. Diz-se quehá revogação expressa quando a lei nova declarar, em seu texto, o conteúdo dalei anterior que pretende revogar, enquanto que a revogação tácita ocorresempre que houver incompatibilidade entre a lei nova e a antiga, pelo fato de alei nova regular a matéria tratada pela anterior.

e) Segundo a legislação vigente, a norma jurídica tem vigência por tempoindeterminado e vigora até que seja revogada por outra lei. O ordenamentojurídico brasileiro não reconhece norma com vigência temporária.

22. (CESPE/TJ-PB/Juiz Substituto/2015) Acerca da eficácia da lei no tempo e noespaço, assinale a opção correta.a) O direito brasileiro veda o denominado efeito repristinatório das normas,mesmo que previsto expressamente, de modo que uma lei nova não podeprever a recuperação da vigência de lei já revogada.

b) Caso uma lei cujo prazo de vigência não se tenha iniciado seja novamentepublicada para correção de erro material constante da publicação anterior, oprazo da vacatio legis será contado a partir da primeira publicação, salvo seoutra data nela vier expressa.

c) A contagem do prazo para a entrada em vigor das leis que estabeleçamperíodo de vacância deve ser feita nos termos da regra geral do direito civil, demodo a se excluir a data da publicação da lei e se incluir o último dia do prazo.

d) No que se refere à eficácia espacial da lei, o ordenamento pátrio adotou osistema da territorialidade moderada, de forma a permitir a aplicação de leibrasileira dentro do território nacional e, excepcionalmente, fora, sem, contudo,admitir a aplicação de lei estrangeira nos limites do Brasil.

e) Em razão da denominada ultratividade da norma, mesmo revogado, o CódigoCivil de 1916 tem aplicação às sucessões abertas durante a sua vigência, aindaque o inventário tenha sido proposto após o advento do Código Civil de 2002.

23. (CESPE/TJ-DFT/Juiz/2014) Considerando as disposições da Lei de Introduçãoàs Normas do Direito Brasileiro e a posição doutrinária a respeito dainterpretação dessas normas, assinale a opção correta.a) Uma lei nova que estabeleça disposições gerais revoga leis especiaisanteriores dedicadas à mesma matéria.b) No ordenamento jurídico brasileiro, admite-se a repristinação tácita.c) Entre as fontes de interpretação das normas, considera-se autêntica ainterpretação realizada pelos próprios tribunais.d) A utilização dos costumes como método de integração das normas de direitomaterial depende de expressa previsão legal.e) A lei do país de origem do falecido estrangeiro poderá ser utilizada pararegular a sucessão de seus bens localizados no Brasil.

GABARITO

1-Errada 13-Errada2-Errada 14-Certa3-Errada 15-D4-Certa 16-A5-Certa 17-C6-Certa 18-Certa7-Certa 19-A8-Certa 20-E9-Errada 21-D10-Errada 22-E11-Errada 23-E12-Errada

Bons Estudos

WWW.3DCONCURSOS.COM.BR