josé rocha dinis | director editorial executivo sérgio

11
DIRECTOR JOSÉ ROCHA DINIS | DIRECTOR EDITORIAL EXECUTIVO SÉRGIO TERRA | Nº 4197 | QUARTA-FEIRA, 23 DE JANEIRO DE 2013 10 PATACAS centrais PÁg 5 Maria Helena Falé, ex-pivô da TDM, participa no elenco da série “Depois do Adeus” Aumento dos crimes ligados ao jogo um “desafio”, diz director da Judiciária FOTO DR Campeão de boxe filipino Brian Viloria defende título mundial no Venetian PÁg 9 Macau e Guangdong vão rever modelo de formalidades alfandegárias última Instituto Internacional lança concurso de vídeo para preservar tradições PÁg 8 Xi Jinping promete combater “sintomas” e causas da corrupção PÁg 15 520 cães abatidos pelo canil em 2012 Filipinas levam China a tribunal da ONU por disputa sobre águas territoriais As Filipinas levaram a China a um tribunal arbitral da Organização das Nações Unidas com o objectivo de contestar a reivindicação chinesa da maioria do Mar Meridional da China, incluindo território filipino, anunciou ontem o Secretário dos Assuntos Estrangeiros, Albert del Rosario. “As Filipinas esgotaram quase todos os caminhos políticos e diplomáticos para resolver de forma pacífica e negociada a sua disputa marítima com a China... esperamos que o processo arbitral leve esta disputa a uma solução duradoira”, disse o responsável em conferência de imprensa. Desemprego no mundo vai atingir nível inédito de 202 milhões de pessoas O desemprego no mundo vai ultrapassar o patamar dos 202 milhões de pessoas em 2013 e bater o recorde absoluto de 199 milhões, datado de 2009, estimou a Organização Internacional do trabalho (OIT), noticia a AFP. No seu relatório anual sobre as tendências mundiais do emprego, publicado em Genebra, a OIT estima que, “apesar de uma recuperação moderada do crescimento da produção” esperada para este ano e para o próximo, “a taxa de desemprego deverá aumentar de novo e o número de desempregados no mundo crescer 5,1 milhões em 2013, e ultrapassar os 202 milhões, e mais três milhões em 2014”. Em 2012, o desemprego tornou a subir “deixando 197 milhões de pessoas sem emprego”, o que representa mais quatro milhões do que no ano anterior. MAIS DE 1.200 SINISTROS REGISTADOS ENTRE JANEIRO E OUTUBRO DE 2012 Autocarros culpados em 57 por cento dos acidentes em que se envolveram PÁg 3 PÁg 7 HOMEM SUSPEITO DE CAÇAR CANINOS NAS OBRAS PARA SERVIREM DE REFEIÇÃO

Upload: others

Post on 25-Jun-2022

4 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: José rocha Dinis | Director eDitorial executivo sérgio

Director José rocha Dinis | Director eDitorial executivo sérgio Terra | Nº 4197 | quarta-feira, 23 De jaNeiro De 2013

澳門論壇日報 10 PaTacas

centraisPÁg 5

Maria Helena Falé, ex-pivôda TDM, participa no elencoda série “Depois do Adeus”

Aumento dos crimes ligadosao jogo e um “desafio”,diz director da Judiciária

30anos ao serviçode Macau

FOTO

Dr

Campeão de boxe filipinoBrian Viloria defende título mundial no Venetian PÁg 9

Macau e Guangdong vãorever modelo de formalidadesalfandegárias última

Instituto Internacionallança concurso de vídeopara preservar tradições PÁg 8

Xi Jinping promete combater “sintomas”e causas da corrupção

PÁg 15

520 cães abatidos pelo canil em 2012

Filipinas levam China a tribunal da ONUpor disputa sobre águas territoriais as filipinas levaram a china a um tribunal arbitral da organização das Nações unidas com o objectivo de contestar a reivindicação chinesa da maioria do Mar Meridional da china, incluindo território filipino, anunciou ontem o Secretário dos assuntos estrangeiros, albert del rosario. “as filipinas esgotaram quase todos os caminhos políticos e diplomáticos para resolver de forma pacífica e negociada a sua disputa marítima com a china... esperamos que o processo arbitral leve esta disputa a uma solução duradoira”, disse o responsável em conferência de imprensa.

Desemprego no mundo vai atingirnível inédito de 202 milhões de pessoas o desemprego no mundo vai ultrapassar o patamar dos 202 milhões de pessoas em 2013 e bater o recorde absoluto de 199 milhões, datado de 2009, estimou a organização internacional do trabalho (oit), noticia a afP. No seu relatório anual sobre as tendências mundiais do emprego, publicado em Genebra, a oit estima que, “apesar de uma recuperação moderada do crescimento da produção” esperada para este ano e para o próximo, “a taxa de desemprego deverá aumentar de novo e o número de desempregados no mundo crescer 5,1 milhões em 2013, e ultrapassar os 202 milhões, e mais três milhões em 2014”. em 2012, o desemprego tornou a subir “deixando 197 milhões de pessoas sem emprego”, o que representa mais quatro milhões do que no ano anterior.

MAIS DE 1.200 SINISTROS REGISTADOS ENTRE JANEIRO E OUTUBRO DE 2012

Autocarros culpados em 57 por cento dos acidentes em que se envolveram PÁg 3

PÁg 7

HOMEM SUSpEITO DE CAÇAR CANINOS NAS OBRAS pARA SERVIREM DE REFEIÇÃO

Page 2: José rocha Dinis | Director eDitorial executivo sérgio

jornAl tribunA de mAcAu quarta-feira, 23 de janeiro de 2013 pág 03pág 02 quarta-feira, 23 de janeiro de 2013 jornAl tribunA de mAcAu

Propriedade: Tribuna de Macau, Empresa Jor na lística e Editorial, S.A.R.L. • Administração: José Rocha Dinis • Director: José Rocha Dinis Director Editorial Executivo: Sérgio Terra • Grande repórter: Raquel Carvalho • redacção: Helder Almeida (editor), Fátima Almeida, Pedro André Santos, Sandra Pimentel e Viviana Chan • Secretária redacção: Susana Diniz • Colaboradores: Rogério P. D. Luz (S. Paulo), Rui Rey e Vitor Rebelo • Colunistas: Albano Martins, António Ribeiro Martins, Daniel Carlier, João Figueira, Jorge Rangel e Luíz de Oliveira Dias • Grafismo: Suzana Tôrres • Serviços Administrativos e Publicidade: Joana Chói ([email protected]) • Agências: Serviços Noticiosos da Lusa e Xinhua Impressão: Tipografia Welfare, Ltd • Administração, Direcção e redacção: Calçada do Tronco Velho, Edifício Dr. Caetano Soares, Nos4, 4A, 4B - Macau • Caixa Postal (P.O. Box): 3003 • Telefone: (853) 28378057 • Fax: (853) 28337305 • Email: [email protected] (serviço geral)

jornAl tribunA de mAcAu

local local

O montante acumulado das exportaçõescom isenção de taxas atingiu 360,6 milhões de patacas

30anos ao serviçode Macau

30anos ao serviçode Macau

SErVIÇOS DE SAÚDE FALAM DE CrÍTICA FALSA. os Serviços de Saúde (SSM) garantiram ontem que são falsas as críticas feitas pelos distribuidores locais de leite em pó - de que é muito demorada a apreciação e autorização para a importação daquele produto. Nenhum pedido foi apreciado fora do prazo estabelecido de três dias úteis, asseguraram os SSM.

HSBC rEVÊ EM ALTA CrESCIMENTO DO JOGO. o banco HSBc reviu em alta as suas estimativas para a indústria do jogo, para todo o ano de 2013. Segundo a Macau Business, os analistas Sean Monaghan e Sachin varma estimam que as receitas brutas crescam 13,5%, acima dos 12,9% previstos anteriormente. a projecção para o sector do jogo viP subiu dos 7% para 7,9%, enquanto a previsão da taxa de crescimento do mercado de massas passou de 25% para 26,1%

FOTO

Dr

DADOS DE 2012 DA DIRECÇÃO DOS SERVIÇOS DE ECONOMIA

Mais de 900 PME apoiadas pelo Governoem cerca de 390 milhões de patacasEm 30% dos casos, o apoio financeiro concedido sob o âmbito do plano de apoio a Pequenas e Médias Empresas (o mais abrangente de três planos) foi para o comércio a retalho, enquanto mais de um quinto seguiu para as empresas do sector da construção civil e obras públicas

Mais de 900 companhias de Ma-cau viram ser-lhes aprovados, em 2012, pedidos para planos

de apoio financeiro que o Governo dis-ponibiliza para as Pequenas e Médias Empresas (PME), indicam dados oficiais compilados pela agência Lusa.

O montante global aprovado para 903 empresas locais ascende a 390,3 mi-lhões de patacas, de acordo com dados publicados pela Direcção dos Serviços de Economia (DSE).

Actualmente, existem três planos de apoio a PME: dois de garantia de créditos (sendo que um se destina a projectos es-pecíficos) e um de cariz mais geral, sendo este último o mais concorrido.

O plano de apoio de âmbito mais abrangente permite às PME obterem um empréstimo sem juros, até um tecto de 600 mil patacas, o qual pode ser restitu-ído num prazo de até oito anos.

O apoio solicitado deve servir desig-nadamente para a aquisição de equipa-mentos necessários à exploração; obras de renovação, ampliação dos espaços; aquisição de direito ao uso exclusivo de tecnologia e direitos de propriedade in-

telectual; actividades de promoção, me-lhoria da capacidade de exploração ou da competitividade da empresa, ou para fazer face a situações imprevistas como as resultantes de calamidades naturais e de epidemias.

A este plano em concreto, candida-taram-se em 2012, de acordo com dados da DSE, um total de 901 empresas, das quais 840 obtiveram “luz verde”, com o montante global dos apoios a ultrapassar 272,8 milhões de patacas.

Mais de 30% do apoio financeiro concedido sob o chapéu deste programa foi para o comércio a retalho, enquanto mais de um quinto seguiu para as empre-sas do sector da construção civil e obras públicas.

Estes foram também os sectores mais beneficiados no âmbito do plano de garantia de créditos. No total, foram aprovados 61 pedidos, os quais envol-veram um montante de 115,4 milhões de patacas.

Ao abrigo deste plano, é concedida à empresa beneficiária um garantia de 70% do crédito bancário por si solicitado, até ao valor máximo de 3,5 milhões de pa-tacas, excluindo juros e demais encargos relativos às prestações do crédito em cau-sa. O prazo máximo de reembolso é de cinco anos.

Por último, há ainda um plano se-melhante mas que se destina a projectos específicos, o qual prevê a concessão de garantia bancária de créditos até 100%, de forma a apoiar as PME na obtenção de financiamento de projetos que visem, entre outros, “a inovação e reconversão das empresas, promoção e divulgação das marcas, bem como melhoria da qua-

lidade dos produtos”.A garantia prestada pelo Governo

de Macau alcança o montante de crédito máximo de um milhão de patacas, ex-cluindo juros e demais encargos devidos, sendo o prazo máximo de garantia de cinco anos.

O plano de garantia de crédito para projectos específicos somou apenas três pedidos ao longo do ano passado. Os dois aprovados envolvem um valor glo-bal de dois milhões de patacas, verba que, na sua totalidade, se destinou a pe-quenas e médias empresas do comércio por grosso.

Em 2011, os 474 pedidos aprova-dos envolveram um montante global de

223,4 milhões de patacas, verificando-se assim em 2012 uma quebra ao nível do número de candidaturas validadas, mas um acréscimo em termos do montante global envolvido.

Em termos de pedidos aos três pla-nos de apoio, em 2012, foram formulados 966, contra os 527 entrados no ano prece-dente. Indeferidos contabilizaram-se 47 em 2012, contra 22 em 2011.

Os dados em causa são agrupados de acordo com o ano em que foi profe-rido o despacho de aprovação, realça a DSE.

As PME representam cerca de 90% do tecido empresarial local.

JTM/ Lusa

Existem três planos de apoio a PME: dois de garantia de créditose um de cariz mais geral, que é o mais concorrido

Exportações com “selo” cEPa sobem 20 por centoAs mercadorias que representam o peso mais elevado são: placas revestidas de cobre, vestuário, têxteis e selos. Bens como tintas para impressora ou produtos de pastelaria e confeitaria e café integram também a lista

As exportações de mercadorias, com isenção de direitos aduaneiros, de Macau para o interior da China ascenderam a 104,1 milhões de patacas no

ano passado, mais 20,2% do que em 2011.Desde Janeiro de 2004 a Dezembro de 2012, o mon-

tante acumulado das exportações com isenção de taxas atingiu 360,6 milhões de patacas, indicam dados oficiais.

As exportações para o interior da China, isentas de taxas, são feitas ao abrigo do CEPA - Acordo de Estrei-tamento das Relações Económicas e Comerciais entre o Interior da China e Macau.

Dados facultados pela Direcção dos Serviços de Economia à agência Lusa indicam que as mercadorias que representam o peso mais elevado são: placas reves-

tidas de cobre, vestuário, têxteis e selos. Bens como tin-tas para impressora ou produtos de pastelaria e confei-

taria e café integram também a lista.Em 2011, as mercadorias locais transacionadas ci-

fraram-se em 86,6 milhões de patacas, contra 66,3 mi-lhões de patacas em 2010.

O CEPA tem como objectivo “promover a pros-peridade e o desenvolvimento comum do Interior da China e da Região Administrativa Especial e reforçar a cooperação mútua económica e comercial”, estabele-cendo “um relacionamento semelhante a parceiros de comércio livre, num país com duas regiões aduaneiras autónomas”.

O acordo centra-se sobretudo no comércio de mer-cadorias, de serviços e facilitação do comércio e inves-timento.

No plano do comércio de serviços, de Janeiro de 2004 a Dezembro de 2012, foram emitidos 429 certifica-dos de prestador de serviços de Macau.

Desde a entrada em vigor do acordo, em Janeiro de 2004, têm vindo a ser assinados vários suplementos, com vista ao alargamento das áreas, produtos e serviços. O mais recente foi firmado em Julho de 2012.

JTM/ Lusa

FOTO

Arq

UIVO

helder almeida

ATÉ OUTUBRO AS COMpANHIAS DE AUTOCARROS ENVOLVERAM-SE EM 1229 ACIDENTES

Motoristas culpados em 57% dos acidentesA Reolian foi a companhia que mais acidentes registou até Outubro do ano passado: em 44% dos casos esteve envolvido um autocarro desta companhia. Esta é, porém, também a que possui a maior parte da rede: cobre 44% do total, ou seja, opera em 27 das 62 linhas existentes. Mas percentagens das outras duas companhias – Transmac e TCM – mostram que a relação entre os acidentes que se viram envolvidas e a cobertura de rede é mais ou menos equivalente. A Reolian é, por outro lado, a única empresa contra a qual ainda correm quatro processos na DSAT

No ano passado, até Outubro, as viaturas das três companhias de autocarros do território vi-

ram-se envolvidas em mais de 1200 aci-dentes, dos quais em mais de 700 casos foram consideradas culpadas, ou seja, em 57% das situações, pelo menos na versão da PSP, que disponibilizou os dados ao JTM através da Direcção dos Serviços para os Assuntos de Tráfego (DSAT).

Em média, por mês ocorreram 122 acidentes (quatro por dia), um número que foi superior à média do período ini-cial de implementação do novo sistema de transportes colectivos e que o JTM contabilizou no início do ano passado. Na altura, e tendo em conta o período compreendido entre Agosto de 2011 e Janeiro de 2012, tinham sido registados no total 449 acidentes, uma média de 73 por mês (dois por dia).

De acordo com os dados avança-dos agora, a maior parte dos acidentes até Outubro envolveu veículos da Reo-lian: 545 ao todo, ou seja, 44% do total. A Transmac foi a segunda companhia mais acidentada, com 437 ocorrências, isto é, 36%. Já a TCM viu-se envolvida em 247 acidentes, que correspondem a 20% do todo.

Mas estes números também devem ser lidos tendo em conta a percenta-gem da rede que cada companhia co-bre. Assim, se por um lado, a Reolian foi a companhia em que mais acidentes se envolveu, por outro lado, é também a empresa que tem a maior parte das linhas. Das 62 opera em 27 linhas, ou seja, tem 44% do total. Já a Transmac é a empresa com a segunda maior fatia: tem 21 linhas que representam cerca de 34%. A TCM é a que tem a menor parte: 14 linhas que se traduzem em cerca de 23% do total.

Compilados os números para se

perceber a percentagem de acidentes em que uma companhia foi conside-rada culpada tendo em conta todos os acidentes em que se viu envolvida salta à vista que a empresa com a menor per-centagem de rede, a TCM, tem valores que a aproximam da Reolian e que pas-sam mesmo a Transmac.

Assim, de todos os acidentes em que se viu envolvida, a TCM foi culpa-da em 58% das situações (ou seja, em 144 acidentes). A Reolian, por seu lado, foi culpada em 60% dos acidentes em que esteve envolvida (um total de 326). Já a Transmac, a empresa com mais li-nhas depois da Reolian, foi considerada culpada em 53% dos acidentes relacio-nados com os seus autocarros (isto é, em 231).REOLIAN TEM QUATRO PROCES-SOS A CORRER NA DSAT. A DSAT referiu ainda ao JTM que não foi aberta mais nenhuma investigação às compa-nhias de autocarros. Porém, a Reolian ainda tem quatro processos que estão

Em média, por mês ocorreram 122 acidentes (quatro por dia) envolvendo companhias de autocarros

em fase de procedimento administra-tivo, tal como este jornal adiantou em Setembro do ano passado.

Estes quatro processos que correm contra a empresa dizem respeito ao iní-cio de carreiras fora do horário defini-do, à alteração do trajecto sem a devida a autorização e, o mais caricato, à saída de um condutor durante a prestação de serviços para ir comprar comida. Todos eles já deveriam ter sido concluídos até ao final do ano passado, segundo o ob-jectivo declarado por aquela entidade.

O único caso que foi concluído era referente ao incumprimento de uma carreira, noticiado em Maio de 2012, e que deu origem a multa de 50.000 pa-tacas, depois contestada pela Reolian em tribunal. Desde Agosto de 2011, al-tura em que entrou em funcionamento o novo modelo de autocarros, apenas aquela empresa de autocarros viu se-rem abertos processos pela DSAT. As restantes duas nunca tiveram proble-mas do género.

pREVISTA CONSULTA pÚBLICA NO pRIMEIRO TRIMESTRE

Estudo sobre a rede de autocarros já foi concluídoA reordenação poderá incluir a diminuição ou o ajustamento das carreiras sobrepostas de baixa eficiência; o aumento da frequência das carreiras com alta procura; a alteração dos trajectos das carreiras para servir as zonas com alta densidade populacional, entre outras medidas

A Direcção dos Serviços para os Assuntos de Tráfego (DSAT) já tem em mãos um estudo que foi enco-mendado a uma empresa de consultadoria para

fazer a avaliação da rede de transportes de autocarros de Macau, avançou ao JTM.

O documento, chamado “Estudo Profundo de Servi-ços da Rede de Carreiras de Transportes Públicos de Ma-cau”, encomendado à THI Consultants Inc. Macau Branch, está a ser analisado pela DSAT para servir de base a uma proposta com sugestões de aperfeiçoamento da rede geral

de autocarros e que deverá estar pronta para consulta pú-blica e recolha de opiniões no primeiro trimestre deste ano. Este, pelo menos, foi o prazo confirmado agora ao JTM e que já em Dezembro do ano passado, na Assembleia Le-gislativa, tinha sido avançado por aquela entidade como a altura pretendida para a consulta pública.

E quais as recomendações que foram feitas no rela-tório? Segundo a DSAT, para minimizar impactos e, ao mesmo tempo, facilitar aos cidadãos o uso dos transportes públicos na sua deslocação, deve ser construída, “passo a passo, uma rede de transportes públicos com escalões, avaliando a eficiência de operação das actuais carreiras de autocarro; lançando progressivamente e em ordem de urgência, a reordenação da rede de transportes públicos; e, redistribuindo os recursos de transportes públicos para conseguir gerar maior eficácia”.

Assim, a reordenação poderá incluir: a diminuição ou o ajustamento das carreiras sobrepostas de baixa eficiência; o aumento da frequência das carreiras com alta procura; a

alteração dos trajectos das carreiras para servir as zonas com alta densidade populacional; a expansão da cobertura das carreiras, com recurso a medidas de transbordo que permitam a ligação de trajectos servindo zonas diferentes; a elevação da eficiência e eficácia da rede inteira, dando, ao mesmo tempo, maior rotatividade às carreiras, mediante a redução de mudanças de direcção e inversões de sentido dos trajectos.

Ao JTM, a DSAT referiu também que já foram entre-gues estudos sobre o grau de satisfação dos serviços de autocarros. Os resultados obtidos mostraram que, desde o lançamento do novo modelo, foi registada uma subida, ligeira mas contínua, do grau de satisfação geral, sentido pelos cidadãos, em relação aos serviços dos autocarros. Significa, segundo a DSAT, que, por um lado, está a “evi-denciar-se a eficácia do novo modelo”, e por outro, “é ne-cessário agilizar os melhoramentos e reforçar a supervisão, com vista a satisfazer as necessidades da população”.

h.a.

FOTO

Dr

NÚMEROS:

REOLIAN – oPera eM 27 liNHaS, ou Seja, cerca De 44% DA REDE, e eSteve ENVOLVIDA EM 44% DoS aciDeNteS reGiStaDoS coM autocarroS

TRANSMAC – oPera eM 21 liNHaS, ou Seja, cerca De 34% DA REDE, e eSteve ENVOLVIDA EM 36% DoS aciDeNteS reGiStaDoS coM autocarroS

TCM – oPera eM 14 liNHaS, ou Seja, cerca De 23% DA REDE, e eSteve ENVOLVIDA EM 20% DoS aciDeNteS reGiStaDoS coM autocarroS

Page 3: José rocha Dinis | Director eDitorial executivo sérgio

pág 04 quarta-feira, 23 de janeiro de 2013 jornAl tribunA de mAcAu jornAl tribunA de mAcAu quarta-feira, 23 de janeiro de 2013 pág 05

local 30anos ao serviçode Macaulocal30

anos ao serviçode Macau

FOTO

Arq

UIVO

O relatório sobre a crimi-nalidade em Macau não refere números sobre a

violência doméstica. O facto mo-tivou os jornalistas a questiona-rem Wong Sio Chak sobre o tema. O director da PJ justificou dizen-do que não há uma definição do tipo de crime e que só depois de aprovada a lei sobre a violência doméstica poderá haver dados concretos sobre a matéria.

“Como é que podemos men-

cionar que os casos são de violên-cia doméstica? Qual é o princípio que temos para este tipo de ca-sos? Se for só um homem a bater numa mulher é um caso de vio-lência doméstica?”, questionou o responsável, citado pela Rádio Macau.

“Ainda não temos princípios sobre isto. Depois de termos es-tes princípios, depois da discus-são da população e das opiniões da Assembleia, podemos ter um

número sobre este tipo de casos”, concluiu.

No entanto, em Setembro de 2012, o JTM recolheu dados sobre violência doméstica junto do Ga-binete do Secretário para a Segu-rança, que referiu como sendo ca-sos recebidos pela PJ e pela PSP.

Segundo os dados avança-dos, entre Janeiro e Julho de 2012, os casos de violência doméstica ascendiam a 191, uma média de um caso por dia. Ainda assim,

ficou esclarecido que por não ha-ver definição legal sobre este tipo de crime, as queixas são regista-dos como ofensa à integridade física ou tortura. A diferenciação é feita por triagem no gabinete do Secretário, que classifica os actos que são cometidos em ambiente familiar.

O tema da violência domés-tica tem estado em destaque na opinião pública, em especial de-pois do Instituto de Acção Social

(IAS) ter deixado cair a qualifi-cação desses actos como crime público por ter interpretado essa vontade da população na consul-ta pública que levou a cabo.

Amplamente discutido e especialmente abordado nos de-bates das Linhas de Acção Go-vernativa, é um tema que não foi esquecido por várias associações e mesmo deputados, que exigi-ram respostas ao Governo.

S.P.

DIRECTOR JUSTIFICA FALTA DE DADOS COM AUSÊNCIA DE LEI

PJ sem números de violência domésticaOs casos de violência doméstica não constam no relatório de criminalidade referente a 2012, facto justificado por Wong Sio Chak com a ausência de uma lei que defina este tipo de crime. O director da PJ afirmou no encontro anual que aguarda pelo processo legislativo para apresentar números concretos

pJ ApRESENTOU RELATÓRIO DE CRIMINALIDADE DE 2012

aumento dos crimes ligados ao jogoé um “desafio” para as autoridadesEm 2012 ocorreram mais crimes relacionados com a indústria principal do território. O número de casos ligados ao jogo aumentaram e o director da PJ frisou que são “um desafio” para as autoridades, já que são “muito bem organizados”. No cômputo geral, a PJ instaurou menos processos do que em 2011

Os crimes relacionados com o jogo em Macau aumentaram para 2.070 casos em 2012 e são “um

desafio” para as autoridades por serem “muito bem organizados”, disse ontem o director da Polícia Judiciária (PJ), Wong Sio Chak.

“Este tipo de casos tem vindo a au-mentar. Por isso necessitamos de toda a colaboração dos casinos e esperamos re-forçar a cooperação com a segurança dos casinos, de modo a apresentarem-nos as informações em tempo oportuno no com-bate a esse tipo de crime”, afirmou Wong Sio Chak, à margem do encontro anual da PJ, onde foi apresentado o balanço da criminalidade referente a 2012.

O responsável acrescentou que a PJ vai “reforçar a cooperação com as autori-dades vizinhas e estrangeiras no comba-te” aos crimes relacionados com o jogo.

O aumento deste tipo de crimes corres-ponde a mais 42 casos do que em 2011, quando foram verificados 2.028, ou mais 415 ocorrências em relação às 1.655 regis-tadas em 2010.

Os sequestros directamente relacio-nados com o jogo ascenderam a 23 casos, mais três do que em 2011 e mais sete em relação aos 16 verificados em 2010.

O relatório da PJ aponta ainda que a maior parte dos 16 casos de associação criminosa registados no ano passado, mais nove do que em 2011, “está ligada ao jogo, incluindo fraudes, burlas com recurso à tecnologia, organizações crimi-nosas de agiotagem, organizações crimi-nosas envolvidas em uso de fichas falsifi-cadas e falsificação de cartões de crédito, o que mostra que ocorrem cada vez com mais frequência casos de crimes organi-zados relacionados com o jogo”.

Em contrapartida, os crimes de agiotagem diminuíram para 150 casos, depois de em 2011 terem totalizado 175 casos e 165 em 2010, uma tendência que a PJ justifica “possivelmente com a criação, no início do ano passado, do grupo de Operações Especiais para Patrulhamento

em Estabelecimentos de Jogos”.Os números indicam, por outro

lado, uma diminuição da criminalidade grave, com três homicídios registados no ano passado, menos um caso do que em 2011 e menos dois do que em 2010. O relatório apresenta ainda 32 casos de extorsão, contra 25 em 2010 e 49 em 2011. À semelhança de 2011, não foi registado nenhum caso de rapto.

Já o tráfico de pessoas continuou a subir para um total de 18 casos em 2012, depois de 2011 e 2010 terem sido conta-bilizados 13 e 12 casos, respectivamente. Os crimes de lenocínio diminuíram de 25 casos em 2011 para 17 no ano passado.

Nos casos de burla, a PJ assinalou “uma subida notável” neste tipo de cri-me quando praticado pela Internet, au-mentando de 124 casos em 2011 para 175 casos em 2012, apesar “da descida ex-pressiva” nas fraudes telefónicas e burlas na via pública (sete casos em 2012 contra 16 em 2011).

O número de casos de fogo posto evidenciou uma tendência de diminui-ção, com 23 casos em 2012, depois de em 2011 e 2010 terem sido registados número

idêntico de casos, num total de 38.CASOS DE DROGA EXIGEM “ATEN-ÇÃO URGENTE”. O tráfico de droga re-gistou uma quebra ligeira, com 93 casos em 2012, depois de em 2011 e 2010 terem sido verificados 96 e 102 casos. Mas a PJ alerta que se tem registado, ainda assim, um aumento nos crimes relacionados com o consumo de droga e no número de pessoas envolvidas. Registaram-se 142 casos envolvendo 177 pessoas, contra os 102 casos em 2011.

O consumo e tráfico em zonas re-sidenciais é um problema “que merece uma atenção urgente de toda a socieda-de”. O grupo de prevenção criminal na área da habitação já iniciou o trabalho de sensibilização e de patrulhamento nestes locais.

Os casos de furtos e roubos também diminuíram. A PJ registou 141 casos de roubo e 1.800 casos de furto. Entre eles, os crimes de furto qualificado em resi-dência diminuíram “evidentemente”, um decréscimo de 23,4%.

A PJ salienta que “o desenvolvimen-to do policiamento de proximidade e a implementação eficaz das campanhas de sensibilização” surtiram efeito junto da população que se tem prevenido.

No entanto, os casos de furto qualifi-cado em edifícios comerciais duplicaram, tendo-se registado 28 casos, face aos 14 registados em 2011.

Em 2012, a PJ instaurou 9.283 pro-cessos, entre inquéritos, investigações sumárias, diligências solicitadas e de-núncias, contra os 10.613 abertos em 2011, correspondendo a um decréscimo de 12,53%. Entre estes 4.556 foram inqué-ritos, menos 274 que em 2011.

Apesar da diminuição do volume global, o número total de processos con-cluídos foi de 9.802, uma subida de 64 casos face ao ano anterior.

Foram presentes ao MP mais 250 in-divíduos do que em 2011, no total 1.987. A PJ refere no relatório que este dado “de-monstra um melhoramento da eficiência da execução do trabalho” efectuado.

JTM/Lusa

PJ quer contar com “toda a colaboração dos casinos” para combater crimes relacionados com o jogo

BALANçO ANuALDA PJ

AumentaramBurla - 210 casos (+10)consumo de droga - 142 casos (+40)Sequestro - 23 casos (+3)associação criminosa - 16 casos (+9)

Diminuíram extorsão - 32 casos (-17)fogo posto - 23 casos (-15)roubo - 141 casos (-22)furtos - 1.800 casos (-264)

DUAS ILEGAIS COM DOCUMENTOS FALSOS. Numa “operação preventiva de inverno”, a PSP deteve duas mulheres com documentos falsos. ambas confessaram ter comprado os documentos no continente a um homem e que o mesmo as ajudou a entrar no território. as duas vieram para trabalhar como prostitutas, segundo a PSP.

PJ INVESTIGA FUrTO EM rESIDÊNCIA. a Pj está a investigar um furto numa residência ocorrido na travessa D. quixote, na segunda-feira de madrugada. as autoridades acreditam que o assaltante terá entrado com recurso a uma chave falsa devido à ausência de vestígios de arrombamento. o prejuízo ascende às 2.600 patacas.

zHUHAI ENCONTROU INDIVíDUO pROCURADO DESDE 2010

Detido responsávelpor furtos no valorde 1,8 milhõesUm residente de 42 anos que era já procurado por diversos furtos em residências foi detido pelas autoridades de Zhuhai e entregue à Polícia Judiciária. Depois de efectuar os furtos ficava em Zhuhai o tempo necessário até voltar ao território para furtar de novo

As autoridades policiais de Zhuhai entregaram à Polícia Judiciária (PJ) do

território um indivíduo suspeito de ter furtado vários apartamen-tos entre 2010 e o corrente ano.

Segundo o porta-voz da PJ, Vong Chi Hong, o detido, um homem de 42 anos, terá sido o responsável por furtos em apar-tamentos na Avenida Horta e Costa, no NAPE, em Sai Van e na Taipa, causando prejuízos no valor de 1,8 milhões de patacas.

O suspeito é residente no território mas, segundo o porta-voz, após cada furto, o indiví-

duo saía de Macau ficando em Zhuhai durante o período de tempo que achava necessário para que não fosse descoberto, voltando a entrar no território ilegalmente para que não fosse detectado pelos serviços alfan-degários.

A PJ conseguiu recuperar al-guns objectos furtados como re-lógios, fios e brincos mas garan-te estar a trabalhar em conjunto com as autoridades chinesas no sentido de conseguir recuperar mais alguns valores.

S.d.

A Polícia de Segurança Pública (PSP) deu conta de seis pessoas suspeitas de te-rem organizado casamentos por con-

veniência, para fixação de residência no terri-tório.

Em todos os casos, a PSP iniciou as inves-tigações após terem sido feitos pedidos junto do Serviços de Migração, devido a requisições pendentes de junção familiar.

No primeiro caso, os agentes encontraram na morada que seria de um casal, apenas o ho-mem, de 84 anos, residente, e que contou que não morava com a suposta esposa. Depois de contactada, a suspeita deslocou-se à esquadra onde as declarações prestadas por ambos em salas separadas não bateram certo.

No segundo caso investigado, o homem também se encontrava em casa aquando da deslocação da PSP mas, após ter confirmado o casamento com uma mulher, em 2001, afirmou que três meses depois ela desapareceu e nunca mais soube dela. Referiu que não a voltou a procurar porque só lhe conhecia o nome pois dela só lhe conhecia o nome.

No último caso, a PSP deteve o casal no pos-to fronteiriço das Portas do Cerco. Ao prestarem declarações, os agentes também deram conta de várias contradições como a data do casamento,

SUSpEITOS pEDIRAM JUNÇÃO FAMILIAR

Declarações contraditórias ajudama desmascarar casamentos falsosTrês casais foram detidos devido a suspeitas de casamento falso. A PSP conseguiu apurar que nos três casos a suspeita se confirmou porque os diferentes elementos dos casais prestaram informações contraditórias

de como e quando se conheceram e até em re-lação a familiares. Neste caso a mulher vive no Continente e apenas esperava autorização para que se pudesse mudar para o território.

S.d.

Objectivo do casamento era conseguirresidência em Macau

FOTO

Dr

PJ procura suspeita de penhoras falsasa Polícia judiciária (Pj) está a investigar mais dois casos de burla em casas de penhores, ambos ocorridos na sexta-feira. No primeiro caso, uma mulher, que as autoridades acreditam ser do continente, entrou numa casa de penhores na avenida do Dr. rodrigo rodrigues cerca das 21:00 e penhorou um fio de ouro por 17 mil patacas. uma hora e meia mais tarde, numa casa situada no NaPe, foi penhorado outro fio de ouro falso por 20 mil patacas. a Pj acredita tratar-se da mesma mulher, devido à descrição da suspeita efectuada pelas vítimas.

Jovem macaense desapareceu no domingouma jovem de 14 anos desapareceu no domingo à tarde, em Macau, alertou a PSP depois de uma participação por parte da sua mãe. a mulher contou às autoridades que não a conseguia contactar desde dia 20 e que não encontrava qualquer motivo para o desaparecimento da estudante. Segundo a PSP divulgou, a jovem chama-se Manuela de assis, tem cabelos compridos e 1,50m.

Capitania dos Portos

ANÚNCIO

Estão abertos os concursos comuns de ingresso externo, de prestação de provas, para o preeenchimento das seguintes vagas da Capitania dos Portos:

a) 8 (oito) vagas de assistente técnico administrativo de 2.ª classe, 1º escalão (na área de oficial administrativo), em regime de contrato além do quadro.

b) 2 (duas) vagas de motorista de pesados, 1º escalão, em regime de contrato de assalariamento.

As condições dos concursos estam patentes nos avisos noBoletim Oficial da Região Administrativa Especial de Macau n° 4 – II Série, de 23 de Janeiro de 2013, bem como nos sítios da internet desta Capitania (http://www.marine.gov.mo) e da Direcção dos Serviços de Administração e Função Pública ou deslocar-se pessoalmente à Secção de Pessoal desta Capitania, sita na Calçada da Barra, Quartel dos Mouros.

Capitania dos Portos, 16 de Janeiro de 2013.

A Directora,Wong Soi Man

Governo da Região Administrativa Especial de MacauServiços de Saúde

AVISO

Concurso Público Nº 2/P/2013

Faz-se público que, por despacho do Exmo Senhor Secretário para os Assuntos Sociais e Cultura, de 4 de Janeiro de 2013, se encontra aberto o Concurso Público para «Fornecimento e Instalação de Um Sistema Telefónico ao Centro hospitalar Conde de São Januário», cujo Programa do Concurso e o Caderno de Encargos se encontram à disposição dos interessados desde o dia 23 de Janeiro de 2013, todos os dias úteis, das 9:00 às 13:00 horas e das 14:30 às 17:30 horas, na Divisão de Aprovisionamento e Economato destes Serviços, sita na Rua Nova à Guia, nº 335, Edifício da Administração dos Serviços de Saúde, 1º andar, onde serão prestados esclarecimentos relativos ao concurso, estando os interessados sujeitos ao pagamento de $41,00 (quarenta e uma patacas), a título de custo das respectivas fotocópias ou ainda mediante a transferência gratuita de ficheiros pela internet no website dos S.S. (www.ssm.gov.mo).

Os concorrentes deverão comparecer na Cave 1 da Secção de Património situada no Centro Hospitalar Conde de São Januário no dia 28 de Janeiro de 2013 às 15:00 horas para visita às instalações a remodelar a que se destina o objecto deste concurso.

As propostas serão entregues na Secção de Expediente Geral destes Serviços, situada no r/c do Centro Hospitalar Conde de São Januário e o respectivo prazo de entrega termina às 17:45 horas do dia 20 de Fevereiro o de 2013.

O acto público deste concurso terá lugar no dia 21 de Fevereiro o de 2013, pelas 10:00 horas, na sala do «Auditório» situada junto ao C.H.C.S.J.

A admissão a concurso depende da prestação de uma caução provisória no valor de $520 000,00 (quinhentas e vinte mil patacas) a favor dos Serviços de Saúde, mediante depósito, em numerário ou em cheque, na Secção de Tesouraria destes Serviços ou através da Garantia Bancária/Seguro-Caução de valor equivalente.

Serviços de Saúde, aos 15 de Janeiro de 2013.

O Director dos Serviços, Lei Chin Ion

Governo da Região Administrativa Especial de Macau

Serviços de Saúde

Anúncio

Faz-se público que se encontram afixadas e podem ser consultadas, na Divisão de Pessoal dos Serviços de Saúde, situada no 1.º andar do Edifício da Administração dos Serviços de Saúde, na Estrada do Visconde de S. Januário, e disponível no website destes Serviços: http://www.ssm.gov.mo, as listas classificativas das provas de conhecimentos dos candidatos aos concursos comuns, de ingresso interno, de prestação de provas, para o preenchimento dos seguintes lugares, da carreira médica do quadro dos Serviços de Saúde, aberto por aviso publicado no Boletim Oficial da Região Administrativa Especial de Macau n.°36, II Série, de 5 de Setembro de 2012, ao abrigo do no. 5 do artigo 14.º do Despacho do Chefe do Executivo n.º 131/2012 (Regulamento do Procedimento Concursal da Carreira Médica) e nº.2 do artigo 27.º do Regulamento Administrativo n.º 23/2011 (Recrutamento, selecção e formação para efeitos de acesso dos trabalhadores dos serviços públicos):

- Médico assistente, 1.º escalão, da área funcional hospitalar (pediatria) (3 lugares) (41/MED/PED/2012)- Médico assistente, 1.º escalão, da área funcional de saúde pública (1 lugar) (57/MED/SP/2012)

Serviços de Saúde, aos 22 de Janeiro de 2013.

O Director dos Serviços,Lei Chin Ion

Page 4: José rocha Dinis | Director eDitorial executivo sérgio

local 30anos ao serviçode Macau

pág 06 quarta-feira, 23 de janeiro de 2013 jornAl tribunA de mAcAu jornAl tribunA de mAcAu quarta-feira, 23 de janeiro de 2013 pág 07

MOrADOrES TEMEM PErDEr ACESSO A CASA. os moradores de uma zona, na taipa, temem deixar de poder aceder às suas casas depois de um empreiteiro, que ainda espera autorização para usar um terreno, ter cercado o mesmo. Segundo o canal Macau, os moradores pedem ao empreiteiro que pare com a obra e ao tribunal que embargue o projecto. local30

anos ao serviçode Macau

AMBIENTALISTAS ENTrEGArAM PETIÇÃO CONTrA LAGOAS ArTIFICIAIS. a associação de ecologia de Macau entregou ontem uma petição ao Governo a exigir que pare a construção de cinco lagoas artificiais no mangal da taipa. este é um projecto que tem levantado alguma contestação.

1.802 candidataram-se a empregos no último trimestre de 2012 através da DSAL

FOTO

Arq

UIVO

INSCRIÇÕES NA DSAL DIMINUíRAM NO ÚLTIMO TRIMESTRE DO ANO pASSADO

Mais de 50 por cento dos candidatos a empregoconcluíram ensino secundárioMais de metade dos pedidos de emprego recebidos pela DSAL partem de pessoas com o ensino secundário concluído. No quarto trimestre do ano passado, 1.802 candidatos inscreveram-se no departamento de emprego, correspondendo a um decréscimo de 12% em relação aos três meses anteriores

De acordo com os dados divulgados pelo Departamento de Emprego da Direcção dos Serviços para os As-

suntos Laborais (DSAL), 1.802 candidatos inscreveram-se nos pedidos de emprego durante o último trimestre de 2012. Este va-lor é 12% mais pequeno do que o registado no terceiro trimestre do ano, já que menos 256 pessoas procuraram este serviço.

As principais razões apresentadas pelos candidatos foram “despedimento” e “termo do contrato”, as pessoas nessas situações representaram 52% do total de candidatos inscritos, seguindo-se a “mu-dança de ambiente de trabalho”, com 33%. Já aqueles que “acabaram de chegar a Macau” corresponderam a 6% e os que “procuram o primeiro emprego” eram 5%.

Os restantes 4% ficaram sem trabalho por “outras razões”.

No que diz respeito às habilitações académicas, a maior parte dos candidatos (52%) possuía ensino secundário, enquan-to os candidatos com o ensino primário ou nível inferior representavam 34%. Já 13% eram candidatos com bacharelato e licenciatura. Apenas 1% dos inscritos tinha mestrado ou doutoramento.

A maioria dos candidatos estava na faixa etária entre os 45 e os 59 anos, repre-sentando 54% do total das pessoas inscritas no quarto trimestre. Já 29% tinham entre 25 a 44 anos, enquanto que as pessoas com 60 ou mais anos ocupavam 9% e aqueles com menos de 25 anos representaram 8%.PROFISSÕES PROCURADAS. Relati-vamente às inscrições para pedido de em-prego, verificou-se que as cinco profissões mais procuradas no quarto trimestre pelos candidatos inscritos foram: trabalhador não qualificado dos estaleiros de obras de construção, segurança/porteiro de pré-dios, vendedor, empregado administrativo e trabalhador de casino.

O salário médio mensal pretendido era de, respectivamente, 11.057 patacas; 8.628 patacas; 7.973 patacas; 8.624 patacas e 12.543 patacas. Por outro lado, o salário médio mensal oferecido pelos emprega-dores para cargos semelhantes foi de 9.246

patacas; 6.025 patacas; 6.540 patacas; 7.285 patacas e 10.925 patacas.

Constatou-se que o salário médio mensal oferecido pelos empregadores para as cinco profissões referidas foi mais baixo do que o pretendido pelos candidatos, ten-do as maiores diferenças sido observadas nos salários para segurança/porteiro de prédios (menos 43%) e vendedor (22%).

Quanto às ofertas de emprego, as

cinco profissões que no quarto trimestre tiveram maior número de ofertas foram: empregado de mesa, empregado de limpe-za, vendedor, assentador de tijolos e tacos/estucador e trabalhador de betão armado. Com salários entre as 5.825 patacas e as 13.930 patacas, havendo discrepâncias de mais de 20% entre as ofertas e as expectati-vas dos trabalhadores, indica uma nota de imprensa da DSAL.

MAIS DE 500 ABATIDOS E 305 ABANDONADOS NO ANO pASSADO

cães foram armadilhados por homempara servirem de refeiçãoOs animais foram encontrados perto de uma habitação em Coloane com as patas presas num ferro, depois de terem caído numa armadilha que se suspeita ter sido montada por um homem, com autorização para trabalhar em Macau, e que feria os caninos para depois os consumir. As associações protectoras de animais dizem que este é um caso que vem mostrar a necessidade de um diploma que ponha fim à crueldade. Só no ano passado foram abandonados 305 cães e gatos e abatidos 531

É um cenário cruel. Numa habita-ção em Coloane foram encontra-dos cães com patas armadilhadas

em correntes de ferro, empurrando-os para a morte. Sem força para fugir os animais eram apanhados e comidos. Nas fotografias, publicadas ontem pelo jornal Ou Mun vêem-se os caninos com dificuldades em caminhar, depois de terem sido atraiçoados por uma espécie de ratoeira, escondida em arbustos. A mesma publicação indica que se sus-peita de um homem, alcunhado de “ca-çador de cães” e com autorização para trabalhar em Macau, que capturava os animais nos estaleiros de obras, sobre-tudo em Coloane, servindo-os depois como sua refeição.

Este é um caso que abre novamen-te a ferida sobre um problema para o qual as associações protectoras dos ani-mais têm vindo a alertar e que não tem sido atacado pela raiz. São os animais que continuam a sofrer impiedosamen-te. “Não tínhamos conhecimento que usavam este tipo de armadilhas, mas sabíamos de casos que lhes partiam as pernas para que não fugissem e pudes-sem depois ser comidos”, referiu Al-bano Martins, pedindo que a situação seja encarada de frente. “Temos vindo a dizer que estes casos acontecem, até em documentos escritos. Embora nem sempre se possam garantir, de facto os nossos voluntários contam-nos essas si-tuações e é por isso que queremos uma diploma para proteger os animais”, voltou a alertar o presidente da Anima.

Para Albano Martins, a solução não assenta sequer em publicar a lei que o Instituto para os Assuntos Cívicos e Municipais está a elaborar há anos, mas na elaboração de um regulamento que considere e penalize crimes como o noticiado ontem e todo o tipo de aban-dono. “A [proposta de] lei é uma porca-ria. Espero que não saia, porque só vai servir o IACM ao invés de proteger os animais. Interessa-nos um regulamento de duas a três páginas”, apontou.

Há anos na luta pela defesa dos animais, o presidente da Anima diz que este é um caso que fere os corações até das pessoas que não gostem tanto de animais. “É [também] para que o Go-verno diga que tem de pôr termo a estas

maldades. Se não tivermos uma lei, que haja um regulamento”, reforçou. “Não sei se estes casos estão contemplados na proposta de lei, porque de acordo com o que vimos, não são punidas de forma severa as pessoas que abandonam. Ou seja, não consideram uma crueldade se os cães forem levados para o canil, mas na verdade acabam por ser abatidos”.

Neste sentido, Albano Martins, su-gere um regulamento onde as multas e as penas sejam agravadas, à semelhan-ça do que já acontece noutras regiões vizinhas, como Singapura, para evitar que os animais sejam simplesmente descartados. “A nossa preocupação tem no centro os animais e não os espaços públicos, que é a [área] do IACM”, fri-sa. “São alterações simples de fazer”, disse, ao notar que já foram entregues à Secretária para a Administração e Jus-tiça algumas sugestões para proceder à alteração de regulamentos administra-tivos. MAIS DE 500 ANIMAIS ABATIDOS PELO IACM. Os dados estatísticos pu-blicados pelo IACM mostram que no ano passado foram abatidos 520 cães e 11 gatos. Ainda que os dados eviden-ciem que, no total, foram mortos menos cerca de 100 animais em relação a 2011, e que este é o número mais baixo desde 2006, continuam a ser muitos os abates, constata Albano Martins. “São mortos cerca de 43 animais por mês e 11 por semana”, contabilizou o responsável da Anima, temendo que os números pos-sam ainda ser maiores.

A fundadora do Meow Space tam-

bém se surpreende com o facto de te-rem sido abatidos apenas 11 gatos, mas mostra-se preocupada com o número de cães que são mortos no canil. “Tal-vez se deva ao facto de as pessoas sen-tirem medo quando vêem os cães na rua e pedirem ao Governo para que os leve e acaba por os matar. Os cães estão numa situação pior”, lamentou Chan Pui Yee, apelando a uma maior sensibi-lização e a uma lei que acabe com estas injustiças.

Os dois responsáveis estão de acordo em que a solução para este pro-blema não é ter para os animais uma morte, quase certa, num canil. “Matar não resolve. Não vemos que a política do IACM resulte. Os animais não são esterilizados. E nem as pessoas são pe-nalizadas quando entregam os animais no canil, porque tal não é considerado abandono”, mas na verdade é, enfati-zou Albano Martins.

Em relação ao abandono de ani-mais registou-se um aumento de 16 casos em 2012 face ao ano anterior, em que se verificou um total de 289 casos (251 cães e 38 gatos). “E aqueles que as sociedades protectoras de animais res-gatam?”, questionou Albano Martins. “Só a Anima no ano passado salvou 200 cães e 126 gatos”. “As estatísticas do IACM confundem, porque eles nem consideram abandono quem deposita os cães no canil”, reforçou Albano Mar-tins.

As adopções também registaram uma subida de 16,15 por cento em 2012, resultado que a responsável pelo Meow

fátima almeida

canil Municipal abateu 520 cães e 11 gatos no ano passado

FOTO

Dr

Space encara como “uma boa notícia”. “As pessoas começam a perceber que adoptar um animal significa salvar uma vida”, acredita, mostrando-se porém preocupada com os casos de animais que são cozinhados. “Lutamos para que haja uma lei para limitar os donos a abandonar e para que sejam penali-zados nesses casos em que comem os animais”, referiu Chan Pui Yee.

Albano Martins pede que “o pro-blema seja atacado pela raiz”. “Temos um problema de excedente de oferta de animais nas ‘pet shops’ e muitos, depois de comprados, são entregues no canil, porque tal não é considerado como abandono”, reclama Albano Mar-tins, notando que o IACM está mais preocupado com a gestão dos espaços públicos, garantindo que os cães não circulam nas ruas, do que em salvar as suas vidas.

O presidente da Anima já deixou patente que não concorda que o animal seja morto em cinco dias se não for re-clamado no canil pelo dono, tal como prevê a proposta de lei em elaboração desde 2008. Segundo Albano Martins, é necessário limitar as vendas e penali-zar as pessoas capazes de maltratar um animal e abandoná-lo, bem como mu-dar a política de licenças.

Depois de ter entregue ao Governo várias sugestões que vão naquele senti-do, a Anima ainda não obteve respos-ta. “Esta é uma velha luta. Mas vamos continuar a insistir”, promete o repre-sentante da associação protectora dos animais.

Gabinete para o Desenvolvimento De infra-estruturas

anÚnCioConCurso pÚbliCo para

«empreitaDa De exeCução Do aterro e Construção Do Dique Da «Zona e1» Dos novos aterros urbanos»

1. entiDaDe que põe a obra a ConCurso: Gabinete para o Desenvolvimento De infra-estruturas.2. moDaliDaDe De ConCurso: concurso público.3. loCal De exeCução Da obra: na zona marítima em frente à estraDa De pac on.4. objeCto Da empreitaDa: execução De aterro e construção De Dique.5. praZo máximo De exeCução: 700 (setecentos) Dias.6. praZo De valiDaDe Das propostas: o prazo De valiDaDe Das propostas é De noventa Dias, a contar Da Data Do acto público Do concurso,

prorroGável, nos termos previstos no proGrama Do concurso.7. tipo De empreitaDa: a empreitaDa é por preço Global.8. ConDições De CaráCter profissional, téCniCo, eConómiCo e finanCeiro: os concorrentes Devem apresentar Documentos comprovativos ou

respectivas cópias DeviDamente autenticaDas, com assinaturas reconheciDas notarialmente, relativas à execução De obras semelhantes à Da empreitaDa posta a concurso e De outras obras previstas no proGrama Do concurso, bem como relativamente às restantes conDições previstas no mesmo proGrama.

9. moDaliDaDe juríDiCa De assoCiação que Deve aDoptar qualquer aGrupamento De empresas a quem venha eventualmente a ser aDjuDiCaDa a empreitaDa: consórcio externo nos termos previstos no cóDiGo comercial, aprovaDo pelo Decreto-lei n.º 40/99/m, De 3 De aGosto.

10. Caução provisória: $ 16 000 000,00 (Dezasseis milhões De patacas), a prestar meDiante Depósito em Dinheiro, Garantia bancária ou seGuro-caução aprovaDo nos termos leGais.

11. Caução Definitiva: 5% Do preço total Da aDjuDicação (Das importâncias que o empreiteiro tiver a receber em caDa um Dos paGamentos parciais são DeDuziDos 5% para Garantia Do contrato, para reforço Da caução Definitiva a prestar).

12. preço base: não há.13. ConDições De aDmissão:

concorrentes estabeleciDos em macau: são aDmitiDas as entiDaDes inscritas na Dssopt para execução De obras, bem como as que à Data Da sessão pública De abertura Das propostas tenham requeriDo a sua inscrição ou renovação; neste último caso a aDmissão é conDicionaDa à aprovação Da sua inscrição ou renovação;concorrentes não estabeleciDos em macau: são aDmitiDas as entiDaDes com equivalência à inscrição na Dssopt para execução De obras, nos termos Dos n.ºs 3 e 4 Do artiGo 63.º Do Decreto-lei n.º 74/99/m, De 8 De novembro, bem como as que à Data Da sessão pública De abertura Das propostas tenham requeriDo a equivalência à inscrição; neste último caso a aDmissão é conDicionaDa à aprovação Da equivalência à inscrição.

14. loCal, Dia e hora limite para entreGa Das propostas:local: seDe Do GDi, sita na av. Do Dr. roDriGo roDriGues, eDifício nam KwonG, 10.º anDar;Dia e hora limite: Dia 11 De abril De 2013, quinta-feira, até às 17,00 horas.

15. loCal, Dia e hora Do aCto pÚbliCo:local: seDe Do GDi, sita na av. Do Dr. roDriGo roDriGues, eDifício nam KwonG, 10.º anDar, sala De reunião;Dia e hora: Dia 12 De abril De 2013, sexta-feira, pelas 9,30 horas.os concorrentes ou seus representantes Deverão estar presentes ao acto público De abertura De propostas para os efeitos previstos no artiGo 80.º Do Decreto-lei n.º 74/99/m e para esclarecer as eventuais DúviDas relativas aos Documentos apresentaDos no concurso.

16. loCal, hora e preço para obtenção Da Cópia e exame Do proCesso:local: seDe Do GDi, sita na av. Do Dr. roDriGo roDriGues, eDifício nam KwonG, 10.º anDar;hora: horário De expeDiente;preço: $ 3 000,00 (três mil patacas).

17. Critérios De apreCiação De propostas e respeCtivos faCtores De ponDeração:avaliação técnica Das propostas: critérios De apreciação pesos atribuíDos

conDições profissionais e técnicas

- plano De trabalhos 25%- plano De fornecimento De areias 20%- equipamentos 8%- experiência em obras semelhantes 25%

conDições económicas e financeiras - valor Das obras concluíDas 10%

inteGriDaDe e honestiDaDe 12%critério De aDjuDicação: a aDjuDicação será efectuaDa ao concorrente que tenha apresentaDo a proposta De mais baixo preço De entre as propostas e que tenham obtiDo a pontuação iGual ou superior a 65% (sessenta e cinco por cento) Do total Da pontuação na respectiva avaliação técnica.

18. junção De esClareCimentos:os concorrentes poDerão comparecer na seDe Do GDi, sita na av. Do Dr. roDriGo roDriGues, eDifício nam KwonG, 10.º anDar, a partir De 15 De março De 2013, inclusive, e até à Data limite para a entreGa Das propostas, para tomar conhecimento De eventuais esclareci-mentos aDicionais.

Gabinete para o Desenvolvimento De infra-estruturas, aos 16 De janeiro De 2013.

O COOrdenadOr - Chan hOn Kit

DireCção Dos serviços De solos, obras pÚbliCas e transportes

aviso

reGime para a sistematiZação Do proCesso De Consulta Das empreitaDas De obras pÚbliCas

renovação De insCrição na D.s.s.o.p.t.

nos termos Do Disposto no nº 1.8 Da Descrição Do funcionamento Do reGime para a sistematização Do processo De consulta Das empreitaDas De obras públicas (2011), avisa-se, por este meio, a toDos os construtores civis e empresas que aDeriram ao aluDiDo reGime para proceDerem, no períoDo compreenDiDo entre 1 a 28 De fevereiro De 2013, Durante as horas De expeDiente, na secção De atenDimento e expeDiente Geral Da Dssopt, a renovação Da respectiva inscrição, caDucanDo finDo este prazo.

o impresso para o peDiDo De renovação poDerá ser pessoalmente levantaDo na Dssopt, encontranDo-se também Disponível para download no portal electrónico Desta Dssopt (www.Dssopt.Gov.mo), senDo ainDa aceite fotocópia Do aluDiDo impresso.

assim senDo, ficam DesDe já notificaDos os construtores civis e empresas sobre a renovação Da respectiva inscrição, pelo que não serão inDiviDualmente notificaDos quanto a este assunto.

Direcção Dos serviços De solos, obras públicas e transportes, aos 18 De janeiro De 2013.

O direCtOr dOs serviçOs,Jaime rObertO CariOn

Page 5: José rocha Dinis | Director eDitorial executivo sérgio

pág 08 quarta-feira, 23 de janeiro de 2013 jornAl tribunA de mAcAu jornAl tribunA de mAcAu quarta-feira, 23 de janeiro de 2013 pág 09

local

FOTO

Dr

MGM AJUDA A CONSTrUIr LAr. a MGM doou dois milhões de patacas para ajudar a construir um lar que vai albergar 50 pessoas, um projecto com que os missionários Suzanna e john Hyrons sonhavam. Projectado para a calçada do Monte, o lar além dos cuidados diários básicos terá serviços médicos e de apoio psicológico.

30anos ao serviçode Macau

O título de boxe na categoria “mosca” da Associação Mundial de Boxe (WBA) vai estar em discussão em Macau, a 6 de Abril, com o campeão filipino Brian Viloria a medir forças muito provavelmente com o mexicano Juan Francisco Estrada. O evento deverá contar com grande cobertura televisiva através da ABS-CBN

A comunidade filipina do território está a pouco mais de dois meses de ter a oportunidade de ver de perto Brian Viloria, campeão mundial de boxe

na categoria “mosca”, e logo num combate de topo. O ac-tual campeão tem a defesa do título marcada para 6 de Abril, no Venetian Macau, muito provavelmente frente ao mexicano Juan Francisco Estrada.

Viloria tem estado em grande forma, conseguindo destronar o antigo campeão, Hernan Marquez, em No-vembro do ano passado num combate que lhe rendeu muitos elogios. No mesmo evento participou Estrada que protagonizou um grande espectáculo frente ao

mexicano Roman “Chocalatito” Gonzalez.Aproveitando o actual estatuto do lutador filipino

foi decidido que o combate para defesa do título não se-ria realizado nos Estados Unidos ou nas Filipinas, mas sim em Macau, onde a Arena do COTAI oferece boas condições para a prática da modalidade.

Bob Arum, promotor da “Top Rank”, terá sido um dos impulsionadores da decisão que, de certa forma, acabou por surpreender a legião de fãs de Viloria, con-centrada sobretudo nos Estados Unidos e nas Filipinas. A decisão, contudo, deverá envolver sobretudo questões relacionadas com maiores benefícios fiscais e a transmis-são televisiva, apontam os peritos.

Igualmente no evento de Macau estará Zou Shi Ming, vencedor da medalha de ouro nos Jogos Olím-picos de Pequim e de Londres. O atleta de 31 anos é considerado como um dos melhores boxistas chineses amadores, tendo a assinatura com a “Top Rank” repre-sentado mais um grande passo da China no boxe pro-fissional.

O evento deverá contar com grande cobertura televi-siva, perspectivando-se que seja acompanhado pelo canal filipino ABS-CBN.

P.a.S.

CAMpEÃO DE BOXE FILIpINO TEM COMBATE AGENDADO pARA ABRIL

Brian Viloria defende título no Venetian

Brian Viloria (à esquerda)é o actual campeão mundial na categoria “mosca”

local30anos ao serviçode Macau

CLUBE MILITAr PrOMOVE CUrSO DE MANDArIM. o clube Militar vai organizar um curso de Mandarim para os membros que estejam interessados em aprender a língua. a partir de Março estarão ao dispor os níveis elementar, intermédio e avançado, podendo os membros aprender vocabulário essencial para uso no dia-a-dia.

Envelhecimentoda população comimpacto na economiaO aumento da proporção de idosos nos próximos qua-renta anos vai colocar uma forte pressão nas regiões com economias mais desenvolvidas. É o que diz um re-latório da “Fitch Ratings”, agência de notação financei-ra, que analisa vários países e regiões, incluindo Macau. A mesma entidade indica que a RAEM vai estar entre as 15 jurisdições de diferentes zonas do globo, com mais altos índices de dependência de idosos em 2050. O índi-ce refere-se a pessoas com mais de 64 anos em relação à quantidade de pessoas em idade activa. De acordo com a Fitch, os governos locais devem levar a cabo reformas atempadas que atenuem a pressão resultante do enve-lhecimento da população, notando que a margem para resolver a questão já é reduzida. No entanto, Macau está bem posicionada em comparação com outras econo-mias desenvolvidas, considerando os excedentes finan-ceiros anuais. Além disso, segundo a agência financeira Moody’s, é a única jurisdição actualmente sem défice. A mesma sorte não têm os países com uma situação finan-ceira negativa, que – alerta a Fitch – têm uma margem muito curta para responder ao esperado incremento das despesas associadas ao incremento da população idosa. De acordo com o relatório que analisa os custos do enve-lhecimento e os seus impactos na notação financeira que atribui aos países, Portugal, Itália e Grécia conseguiram neutralizar os custos do envelhecimento da população no longo prazo. No caso de Portugal, a Fitch afirma que o crescimento da despesa derivada do envelhecimento da população, previsto para o período entre 2010 e 2050, era de 9,7 por cento do Produto Interno Bruto em 2003, mas as estimativas mais recentes reduzem este valor para os 0,2 por cento do PIB. A análise da agência colo-ca ainda Portugal como o país melhor colocado entre o grupo dos países observados em termos do impacto que o aumento da despesa teria no rating.

INSTITUTO INTERNACIONAL DE MACAU

concurso para preservar tradiçõesA iniciativa é dirigida aos estudantes de qualquer nacionalidade, desde que matriculados no corrente ano lectivo numa instituição do ensino secundário ou universitário da região

O Instituto Internacional de Macau (IIM) lançou o concurso de vídeo “Tradições de Macau”, com o objectivo de promover a preservação das tra-

dições do território, disse ontem o seu secretário-geral, Rufino Ramos.

O concurso de filmes e documentários é aberto aos estudantes de qualquer nacionalidade, desde que ma-triculados no corrente ano lectivo numa instituição do ensino secundário ou universitário da região.

Os trabalhos - filmes ou documentários - devem ser realizados nas línguas portuguesa ou chinesa e ter a duração de cinco a dez minutos, e ser entregues até 1 de Julho, cabendo aos três primeiros classificados pré-mios pecuniários até 3.000 patacas.

“É um tema que poderá parecer muito simples, mas o nosso objectivo é motivar os jovens, principal-mente os estudantes, a aprenderem um pouco mais so-bre as tradições de Macau, e também incentivar os pro-fessores a ensinarem mais sobre a história de Macau”, disse Rufino Ramos, à margem da entrega do Prémio Jovem Investigador 2012 pelo IIM.

O secretário-geral do IIM recordou que “algumas tradições de Macau já se perderam, incluindo o Car-naval de Macau e as Tunas de Macau”, mas que há “outras que interessa preservar”, como as procissões católicas que se realizam no território.

“As procissões de Nossa Senhora de Fátima e do Senhor dos Passos poderiam fazer parte do património

imaterial de Macau”, disse.Questionado sobre a disponibilidade de o IIM para

apresentar uma candidatura das referidas tradições em risco a património imaterial de Macau, Rufino Ramos salientou que o papel do IIM seria o de coadjuvar, e que qualquer processo teria de ser liderado pelas confrarias ou congregações.

“Não cabe a nós garantir a continuidade dessas procissões, mas se for preciso, poderemos ajudar na or-ganização do processo de candidatura”, acrescentou.

Instituído em 2002, o Prémio Jovem Investigador 2012 do Instituto Internacional de Macau foi atribuído na área de ciências aplicadas a Chan Weng Kin, e na área de ciências sociais a Wong Wei Chin.

JTM/Lusa

“Objectivo é motivar os jovens”,afirma o secretário-geral do IIM, Rufino Ramos

FOTO

Arq

UIVO

FotoslegendaGASTrONOMIA MACAENSE DESTACA-SE EM ITÁLIA. uma delegação da confraria da Gastronomia Macaense deslocou-se a Susegana, na província italiana de treviso, a convite do Grão Mestre antónio roccon da congrega di radici & fasioi. Na ocasião foram entronizados lourenço rosário e luís Machado. ainda fizeram parte da comitiva as confreiras rita cabral e cíntia Badaraco que presentearam os confrades italianos com um “minchi”.

RECRutAMENtO DOIS INtÉRPREtES-tRADutORES DE 2.ª CLASSE

(ÁREA DE INtERPREtAÇÃO E tRADuÇÃO NAS LÍNGuAS CHINESA E PORtuGuESA) QuAtRO tÉCNICOS DE 2.ª CLASSE

(ÁREA DE ELECtRÓNICA E AutOMAtIZAÇÃO) (Pessoal do quadro)

Dois lugares de intérprete-tradutor de 2.ª classe, 1.° escalão, área de interpretação etradução nas línguas chinesa e portuguesaFaz-se público que se acha aberto o concurso comum, de ingresso externo, de prestação de

provas, para o preenchimento de dois lugares de intérprete-tradutor de 2.ª classe, 1.° escalão, da carreira de intérprete-tradutor, área de interpretação e tradução nas línguas chinesa e portuguesa, do quadro da Polícia Judiciária.

Condições de candidatura:Podem candidatar-se todos os indivíduos que, até ao termo do prazo de apresentação de

candidaturas, preencham os seguintes requisitos:a) Sejam residentes permanentes da Região Administrativa Especial de Macau;b) A maioridade;c) Estejam habilitados com licenciatura em tradução e interpretação em línguas

portuguesa e chinesa ou em línguas portuguesa ou chinesa;d) A capacidade profissional;e) A aptidão física e mental.Quatro lugares de técnico de 2.ª classe, 1.° escalão, área de electrónica e automatizaçãoFaz-se público que se acha aberto o concurso comum, de ingresso externo, de prestação de

provas, para o preenchimento de quatro lugares de técnico de 2.ª classe, 1.° escalão, da carreira de técnico, área de electrónica e automatização, do quadro da Polícia Judiciária.

Condições de candidatura:Podem candidatar-se todos os indivíduos que, até ao termo do prazo de apresentação de

candidaturas, preencham os seguintes requisitos:a) Sejam residentes permanentes da Região Administrativa Especial de Macau;b) A maioridade;c) Estejam habilitados com curso superior em engenharia electrónica, engenharia

informática ou automatização;d) A capacidade profissional;e) A aptidão física e mental.Para quaisquer informações adicionais, os interessados poderão consultar os avisos da

abertura dos concursos, publicados no Boletim Oficial n.° 4, II Série, de 23 de Janeiro de 2013, pedir esclarecimentos, durante as horas de expediente (sem interrupção à hora do almoço), junto à Divisão de Pessoal e Administrativa da Polícia Judiciária, sita no 1.° andar do Bloco B, Rua Central, consultar o website desta Polícia: www.pj.gov.mo.

Prazo da apresentação de candidatura: 24/01/2013 - 14/02/2013

POLÍCIA JuDICIÁRIA

Rm. 1907, 19/F, AIA tower, Nºs. 251A-301, Avenida Commercial de Macau

(opposite to New Yaohan and Grand Emperor Hotel)

ICQ dental team is a group of dental specialists with internationally recognized qualifications.

We provide all range of dental services:− Oral examination and radiology investigation− Restorative and Cosmetic Dentistry− Children Dentistry− Orthodontic Treatment− Oral and Dental implant Surgery– Endodontic treatment− Periodontal Treatment− Emergency Treatment

We are committed to deliver high quality dental services with personalized care. We ensure the highest level of infection control.

Website: www.icqoral.com E-mail: [email protected]: www.facebook.com/icqoralConsultation by Appointment Office hour:

10:00 - 19:00Close on Sun, Tue and Public Holiday

tel: (853)28373266 Fax: (853)28356483

CanadianHealth Clinic

Services General Practice, Chiropractic,

Physical & Rehabilitation therapy, Custom Orthotics, Aromatherapy

For Appointment

Av. Almeida Ribeiro, Nº 99, Edifício Comercial Nam Wah, 6º andar, Sala 608, Macau

Monday to Friday: 9:30 am - 1:00 pm / 2:30 pm - 6:30 pm Saturday: 9:30 am - 2:00 pm

Tel: 28335035 Fax: 28335036

CHIROPAk School bag- Anatomically Designed

[ O ] SHAPE

[ X ] SHAPE

AVISO

Recrutamento do pessoal

Pretende admitir-se, em regime de contrato individual de trabalho, o seguinte:

1) 6 lugares de Distribuidor Postal, 1.° escalão; e2) 1 lugar de Motorista de Ligeiros, 1.º escalão.

O prazo de inscrição é de 24/01/2013 até 14/02/2013, inclusive. Para mais pormenores, deve consultar o aviso de abertura publicado no Boletim Oficial da Região Administrativa Especial de Macau, n.° 4, II Série, de 23 de Janeiro de 2013 e afixado no 2º andar, Edifício Sede da Direcção dos Serviços de Correios, sito no Largo do Senado, em Macau. Pode também consultar o aviso em causa através do “Website” da mesma Direcção (http://www.macaupost.gov.mo/ - “Recrutamento”). Para qualquer esclarecimento, por favor contacte-nos através do telefone 83968207.

Aos 17 de Janeiro de 2013.

A Directora dos Serviços,Lau Wai Meng

Page 6: José rocha Dinis | Director eDitorial executivo sérgio

Perfil de maria helena falé

Nasceu em 1946 e na escola primária já integrava peças de teatro. em 1966 ingressou na rtP onde começou como locutora/animadora. Desde 1977 jornalista de televisão e de rádio, chegou a Macau antes do arranque da tDM há quase 30 anos. Durante a comissão de serviço no território, foi pivô e coordenadora do “Últimas Notícias”. em 1987 regressou a Portugal aos quadros da antena 1 onde permaneceu até 2005 data em que se aposentou, encontrando tempo livre para se dedicar à representação. De regresso a Macau em 2010, Maria Helena falé foi a convidada do clube c&c para uma palestra sobre jornalismo, evento organizado em conjunto com o jtM.

pág 10 quarta-feira, 23 de janeiro de 2013 jornAl tribunA de mAcAu pág 11

Sandra Pimentel

30anos ao serviçode Macau

FOTO

Arq

UIVO

30anos ao serviçode MacauEsPEcial

A carreira no jornalismo terminou, mas a televisão per-manece na vida de Maria Helena Falé, agora dedicada à representação. A sua mais recente participação acontece

na nova série da RTP, que estreou no dia 19 de Janeiro. “A mi-nha participação será apenas a partir do episódio quatro, sou uma representante da Cruz Vermelha Portuguesa, que naquele processo desempenhou um papel importante, embora discre-to, no encaminhamento das pessoas que chegavam”, contou ao JTM.

A produção conta o rescaldo do 25 de Abril de 1974 atra-vés da nova vida de uma família retornada de Luanda, em An-gola, que de um momento para o outro se sente estrangeira no seu próprio país em pleno verão quente de 1975.

O nome “Depois do Adeus” faz homenagem à canção que serviu de primeira senha à revolução. Com letra de José Niza e música de José Calvário, foi interpretada por Paulo de Carva-lho na 12ª edição do Festival da Canção, o qual venceu.

“Lembro-me bem pois vivi naquela época”, sublinhou Maria Helena Falé. Também o “papel fundamental” desem-penhado pela Cruz Vermelha nos bastidores do maior êxodo da história do povo português, em especial “no processo de orientação e encaminhamento das pessoas para hotéis, pen-sões ou familiares”.

“É o caso do Diogo Infante que chegará cego e precisa que o encaminhe à mulher, que foi das primeiras a chegar a Lisboa enquanto ele tinha decidido permanecer em Angola, na espe-rança de que as coisas se recompusessem ou de uma criança

MARIA HELENA FALÉ DEDICADA À REpRESENTAÇÃO

“Depois do adeus” ao jornalismoMaria Helena Falé, pivô e coordenadora no arranque da TDM, há 30 anos, integra o elenco da nova série da RTP “Depois do adeus” que retrata a vida dos retornados nos anos de 1975 e 1976 em Portugal. A interpretar uma enfermeira da Cruz Vermelha, a jornalista contou ao JTM que se lembra bem da época que a série retrata e que se tem dedicado a alguns papéis na ficção

perda no aeroporto, sem ninguém conhecido, terá que ser enca-minhada para uma pensão onde ficar, já que não tem família a quem se dirigir”, contou.

A produção conta com alguns nomes sonantes da ficção portuguesa como Diogo Infante, Ana Nave, João Reis, Fátima Belo, António Cordeiro ou Ana Padrão.

Até porque os autores afirmam que a série pretende ser um retrato fiel do que se passou na época, a sua personagem também está envolvida na ajuda para atribuição dos subsídios de sobrevivência que os residentes das ex-colónias tinham di-reito através do Instituto de Apoio aos Retornados Nacionais (IARN). TEMPO PARA A INTERPRETAÇÃO. Esta não é a primeira vez que Maria Helena Falé participa em séries ou telenovelas. “Não tanto como gostaria, já que enquanto estava ainda no ac-tivo na RTP, o tempo disponível não me permitia grandes des-locações para filmagens”.

Desde 1999 que começou a fazer pequenos papéis. Nesse ano a estreia deu-se na novela “A lenda da garça”, na RTP, que contou com interpretações de Carmen Dolores e Sinde Filipe. No mesmo ano, na TVI, participou em “Todo o tempo do mundo”, que tinha como protagonistas Eunice de Muñoz e Ruy de Carvalho.

Até 2004, Maria Helena Falé juntou ao seu currículo vários papéis, altura que significou um interregno até 2012 com esta participação em “Depois do adeus”. Ainda sem data marcada para estreia, está também pronta a transmitir, mas na TVI, uma outra série em que participou. “Bairro Estrela Polar” é da auto-ria de Francisco Moita Flores, e integra o elenco com Maria João Bastos, Paulo Pires, Sinde Filipe, Fernanda Lapa, entre outros.

Actualmente integra o Grupo Intergeracional do Teatro Trindade e é encenadora do Grupo de Teatro Amador da Casa da Moeda (Teatro da Rosa).

Em “Depois do Adeus”, Maria Helena Falé interpreta o papel de uma representante da Cruz Vermelha Portuguesa

SÉRIE DA RTp CONTA VIDA DOS RETORNADOS EM 1975 E 1976

Retrato de uma época conturbadaA nova série da RTP pretende contar a história de uma época reflectida nas estórias de uma família que representa a nova vida de milhares de portugueses residentes nas ex-colónias e que ficaram para sempre conhecidos como “retornados”

É o rescaldo do 25 de Abril em Por-tugal. Milhares de portugueses re-gressam ao país vindos de África

onde começam a rebentar guerras civis. São estórias de um período conturbado e difícil, de famílias separadas e vidas inteiras de trabalho perdidas. As estó-rias de quem tudo deixou com medo do que se tornou o sítio onde construíram uma vida e onde tantos viram nascer os seus filhos.

A RTP estreou no dia 19 de Janeiro a série “Depois do adeus”, que conta o per-curso de quem, de repente, se sente estran-geiro no próprio país, e centrada no casal Álvaro e Maria do Carmo Mendonça, que tinham uma vida feliz em Angola.

Da autoria de Inês Gomes, Ana Vas-ques, Catarina Dias, José Pinto Carneiro,

Luís Marques, Sebastião Salgado, Vasco Monteiro, o primeiro episódio da nova produção de época foi visto por 463 mil telespectadores em Portugal. Foi o tercei-ro programa mais visto do dia na RTP e o vigésimo das emissoras portuguesas.

Álvaro era um empresário de su-cesso e Maria do Carmo uma dona de casa tranquila. Juntos têm dois filhos, Ana e João, que estudavam e viviam a adolescência nas ruas de Luanda, onde nasceram. Com a chegada da guerra ci-vil tudo se precipitou. Entre anúncios de independência, estala uma onda de violência e todo o bem-estar e a ordem estabelecida desaparecem.

A série começa em Julho de 1975, quando deixaram para trás todos os pertences de uma vida de trabalho. A

família Mendonça, juntamente com mais de quinhentas mil pessoas, em-barca numa ponte aérea que marcaria o maior êxodo da história do povo por-tuguês, rumo a uma terra que a maioria conhecia apenas das fotografias e a que chamavam então de “Metrópole”.

Em Lisboa, no pequeno aparta-mento de Joaquim e Natália Cardoso, cunhado e irmã de Álvaro, os Mendon-ça encontram a base para a reconstru-ção das suas vidas. Porém, naquele ve-rão quente de 1975, a integração não se adivinhava fácil.

Com um Portugal subitamente re-duzido às suas dimensões verdadeiras e empenhado num processo revolucio-nário que, em determinados momentos, deixaria o país num estado próximo da anarquia, a família tem de começar do zero, convivendo com estranhos que os recebem com desconfiança (na rua e mesmo dentro de casa) e lhes colam o rótulo de “os retornados”, uma pala-vra incompreensível para os dois filhos, que já nasceram em África.

Como muitos portugueses na altu-

ra, Álvaro tem de arranjar emprego e todos têm de sacudir o orgulho e acei-tar a humildade, sofrendo em silêncio a nostalgia de tudo o que se viram força-dos a abandonar.

Sobrevivente e de espírito empre-endedor, chega sem nada mas disposto a fazer tudo para “salvar” a família da miséria. À imagem de muitos portu-gueses que sofrem a actual crise econó-mica, Álvaro tem de fazer pela vida e lutar contra o desemprego.

Cada episódio começa com um acontecimento relevante da época, do foro político ou social, recorrendo a imagens de arquivo da RTP. “Depois do Adeus” é o retrato da família Mendon-ça, desde o dia em que “retorna” a um mundo onde nunca esteve e que nunca foi o seu, até encontrar o seu lugar. Mas também é o retrato de um novo Portu-gal que, tal como os Mendonça, tem de largar o passado e viver o futuro.

“Depois do Adeus” pretende mostrar uma parte da história que muitos portu-gueses desconhecem e um outro lado do pós-25 de Abril e a vida dos retornados.

(...) “A minha participação será apenas a partir do episódio quatro, sou uma representante da Cruz Vermelha Portuguesa, que naquele processo desempenhou um papel importante, embora discreto, no encaminhamento das pessoas que chegavam” (...) – Maria Helena Falé

Page 7: José rocha Dinis | Director eDitorial executivo sérgio

pág 12 quarta-feira, 23 de janeiro de 2013 jornAl tribunA de mAcAu jornAl tribunA de mAcAu quarta-feira, 23 de janeiro de 2013 pág 13

PUyOL rENOVA COM BArCELONA ATé 2016. o Barcelona anunciou a renovação do experiente central carles Puyol até 30 de junho de 2016. xavi, até 2016, e lionel Messi, até 2018, serão os seguintes a renovar oficialmente pelo clube catalão, tal como tinha sido anunciado durante o mês de Dezembro.

30anos ao serviçode MacauDEsPoRto

rIqUELME APONTADO AO BENFICA. a imprensa argentina noticiou um possível interesse do Benfica no médio argentino juan riquelme, que está de saída do Boca juniors. aos 34 anos (completa 35 em junho), riquelme tinha tudo acertado com o Palmeiras, mas terá abortado a mudança para o Brasil devido à entrada em cena de um clube europeu, sendo o Benfica o nome mais falado.

30anos ao serviçode Macau DEsPoRto

CAN2013

terceiro dia tambémsob o signo do empateA Taça das Nações Africanas de futebol (CAN2013) continua sob o signo dos empates, com os dois jogos disputados no terceiro dia a terminarem igualados, elevando o total de jogos sem vencedor para cinco, em seis já disputados

A grande surpresa, no arranque do Grupo C da CAN2013, que decorre na África do Sul, foi o empate (1-1) da campeã Zâmbia com

a Etiópia, o mesmo resultado com que terminou o Nigéria-Burkina Faso.

Os pergaminhos do último campeonato ganho não pesaram muito para a Zâmbia, que não soube gerir a vantagem conseguida com o golo de Mbesu-ma (45+3), cedendo o empate na etapa complemen-tar, golo de Girma (65).

Incrível como a formação treinada por Hervé Renard, até porque jogava em superioridade nu-mérica desde o minuto 35, quando o guarda-redes titular da Etiópia, Tassew, foi expulso.

Antes, o árbitro tinha sido mais “suave” com os zambianos, não expulsando, aos 23 minutos, Lungu, no lance que originou a grande penalidade falhada por Seid.

A Nigéria, com Elderson, lateral esquerdo do Sporting de Braga, a titular, sofreu bastante ante o Burkina Faso no último quarto de hora, quando passou a jogar com 10 contra 11, por expulsão de Ambrose.

Liderava a Nigéria desde o minuto 23, golo de

Emenike, mas não resistiu à ponta final do Burki-na Faso, que finalmente chegou ao golo ao minuto 90+4, por Alain Traoré.

Angola e Cabo Verde são as selecções de língua portuguesa em prova e integram ambas o grupo A, tendo começado com empates, ante Marrocos e África do Sul, respectivamente. Voltam a jogar hoje com Angola a defrontar a África do Sul e Cabo Ver-de a medir forças com Marrocos.

JTM/Lusa

Nigéria e Burkina Faso empataram a uma bola

PolidesportivoMourinho prepara regresso ao Chelseajosé Mourinho tem estado em contacto regular com roman abramovich, dono do chelsea, preparando todos os pormenores para, no final da época, regressar a londres, avança o Daily Mail. a relação entre Mourinho e abramovich tem estado a ser fortalecida ao ponto do milionário russo utilizar o técnico português como seu consultor no que respeita a assuntos relacionados com o futebol. o Daily Star vai mais longe e garante que Mourinho tem trocado mensagens com jogadores do clube, nomeadamente john terry, frank lampard, ashley cole e Petr cech.

Southampton e Everton empatam sem golosterminou sem golos o último jogo da 23ª jornada da Premier league, após Southampton e everton não terem ido além de um empate a zero. o Southampton não conseguiu aproveitar o factor casa frente ao everton, mas acabou por conquistar um ponto importante na luta pela manutenção. com a divisão de pontos o Southampton é 15º classificado com 23 pontos, mais quatro do que o reading, que ocupa o primeiro lugar abaixo da linha de água. Por sua vez, o everton soma 38 pontos e mantém-se na quinta posição.

Na Li defronta Sharapova nas “meias” do Open da Austrália a chinesa Na li qualificou-se para as meias finais do open de ténis da austrália ao eliminar a polaca agniezka radwanska. Num jogo que se prolongou por uma hora e 45 minutos a tenista chinesa, sexta favorita, impôs-se à polaca, quarta favorita, por 7-5 e 6-3. Na li irá agora medir forças com a russa Maria Sharapova, número dois mundial, que derrotou a compatriota ekaterina Makarova, 19ª cabeça de série, por 6-2, 6-2.

“Briosa” vira resultado e sai da linha de águaA Académica deixou o penúltimo lugar da I Liga de futebol, ao vencer, em Coimbra, o Nacional por 2-1, em jogo da 15ª jornada da prova

Os “estudantes” perdiam ao intervalo, devido ao golo de Rondon, aos 22 minutos, mas na segunda parte inverteram o resultado, com golos de Make-

lele (47 minutos) e de Edinho (82), beneficiando do facto de a equipa madeirense ter ficado reduzida a 10 unidades desde o minuto 40.

A Académica entrou melhor e foi a primeira a criar perigo, através de Marinho e de Wilson Eduardo, respon-dendo o Nacional por Diego.

A equipa de Manuel Machado inaugurou o marcador aos 22 minutos, num cabeceamento de Rondon dentro de área, a culminar um livre cobrado por Revson na direita.

Aos 40 minutos, o árbitro Vasco Santos assinalou grande penalidade contra o Nacional, a castigar o derrube de Saleiro pelo defesa João Aurélio, que recebeu ordem de

expulsão directa.Chamado à conversão, o mesmo Saleiro permitiu a

defesa do guarda-redes Gottardi, que, em cima do inter-valo, evitou novamente o golo do empate, numa defesa difícil a um cabeceamento do central Ferreira.

A “Briosa” empatou praticamente no reatamento da partida, aos 47 minutos, num golpe de cabeça do brasilei-ro Makelele, dentro da área, depois de um cruzamento de Cleyton na esquerda.

Sem lances de verdadeiro perigo, o jogo era domina-do pela equipa da casa, embora o Nacional não abdicasse de atacar sempre que tinha possibilidade.

O avançado português Edinho, entrado sensivelmen-te a meio da segunda parte, colocou a Académica na frente do marcador, aos 82 minutos, num remate de fora de área, sem dar hipóteses ao guarda-redes Gottardi.

A seis minutos do final, a equipa visitante ficou re-duzida a nove elementos com a expulsão de Revson, por acumulação de amarelos. JTM/Lusa

LIGA pORTUGUESA

a máquina de Jesus também sabe ser guerreiraSalvio e Lima resolveram um problema bicudo frente ao Moreirense. O Benfica mantém-se na liderança antes da viagem a Braga

O Benfica fechou a primeira volta em Moreira de Cónegos com uma vitó-ria, por 2-0, frente a um Moreiren-

se, que é último classificado da Liga, mas que colocou muitas dificuldades ao líder, sobretudo na primeira parte.

Os minhotos estavam à partida para este jogo bastante condicionados devido a sete baixas entre jogadores habituais ti-tulares – Fábio Espinho, Filipe Gonçalves, Augusto e Wagner por castigo, Castro, Pa-blo Olivera e Paulinho por lesão. Por isso mesmo, o treinador Jorge Casquilha viu-se obrigado a promover as estreias de Jorge Chula e Florent Hanin recrutados às esqui-pas B de Sporting e Sp. Braga B, respectiva-mente. Nem por isso o Moreirense se enco-lheu e começou por colocar o Benfica em sentido com um remate de Ghilas ao poste nos primeiros segundos da partida.

No banco dos encarnados, Jorge Jesus coçou a cabeça. A tarefa iria ser complicada e não iria haver espaço para nota artística. O Moreirense amarrou o adversário, não

lhe deu espaços e apostou nas combina-ções entre Chula e Ghilas, que tentavam constantemente provocar o erro de Jardel e Melgarejo, os defesas do lado esquerdo.

Aos poucos, o Benfica equilibrou-se, mas manteve as dificuldades em criar pro-blemas ao guarda-redes Ricardo Andrade. Só uma jogada de Gaitán, concluída por Salvio ao poste, em cima do intervalo, foi excepção e um indicador para uma entra-da forte no segundo tempo.

Foi Salvio a abrir caminho à vitória numa das suas habituais arrancadas e con-firmou a tendência do Benfica em marcar em todos os jogos – já são 19 consecutivos na Liga – e o Moreirense de ver sempre o seu guarda-redes batido.

As dúvidas quanto ao vencedor ter-minaram com o oitavo golo de Lima no campeonato, que acabou por premiar a face guerreira da equipa de Jorge Jesus que para ganhar esta partida, num relvado pe-sado e acidentado, teve de vestir o fato de macaco, sempre com o sérvio Matic como exemplo maior.

Os encarnados vão agora esperar que o FC Porto acerte hoje o calendário em Se-túbal, na esperança de uma escorregadela do rival. É que o próximo desafio do Ben-fica é sábado em Braga, onde não vence há três épocas e terá uma grande oportunida-de de vincar a força de uma equipa aposta-da em roubar o título ao dragão.

BRUNO CéSAR CONFIRMA SAíDA. O brasileiro Bruno César confirmou a trans-ferência para o Al Ahli da Arábia Saudita, negócio que renderá 5,5 milhões de euros aos cofres encarnados.

“Quando recebi a primeira proposta, fiquei um pouco relutante, afinal qualquer jogador sonha jogar na Europa, e ainda ti-nha contrato com o Benfica. Mas conver-sei com alguns jogadores que já actuaram na Arábia Saudita. O Victor Simões, que actua no Al-Ahli, passou-me informações preciosas. Decidi aceitar o desafio e espero ser feliz”, disse, salientando sair da Luz de cabeça erguida: “Fiz uma excelente época passada, participei em praticamente todos

os jogos e marquei 16 golos. Na actual, o treinador optou por um rodízio e joguei menos do que esperava. Mas levo lem-branças muito boas da minha primeira experiência na Europa e desejo sorte aos meus ex-companheiros.”. Entretanto, Luís Filipe Vieira, presidente do Benfica, está em conversações com o seu homólogo do Gra-nada, Quique Pina, para o empréstimo de Nolito, jogador que pretende deixar a Luz para jogar com mais regularidade.

“Esperamos que o Benfica e o Granada cheguem a um acordo para finalizarmos a transação”, revelou ao DN Oscar Font, em-presário do futebolista encarnado.

JTM/DN

Só hoje [ontem] às 13h tive oportunidade de me deslo-car aos serviços do Sporting

e confirmar que estão reunidas as condições estatutárias para a rea-lização de uma Assembleia Geral extraordinária”, explicou Daniel Sampaio, referindo-se ao reque-rimento apresentado pelo Movi-mento Dar Rumo ao Sporting.

Daniel Sampaio acrescentou ainda que a data e o local desta reunião magna “serão divulgados

SpORTING

assembleia Geral aceita marcar reunião magnaO vice-presidente da mesa da Assembleia Geral (AG) do Sporting, Daniel Sampaio, confirmou que foi aceite o requerimento para realização de uma reunião magna extraordinária para votar a destituição dos órgãos sociais do clube

em momento oportuno”, confir-mando, porém, que a mesma terá de ser realizada” no espaço de 30 dias, a contar de hoje [ontem]”.

“O que posso dizer é que garantimos aos sócios que a As-sembleia Geral vai realizar-se”, concluiu o dirigente.INSÚA FICA, JOÃOZINHO E VENTURA JÁ TREINAM. Fá-bio Koff, presidente do Grémio, anunciou o fim das negociações com o Sporting tendentes à con-

tratação de Emiliano Insúa. “Já não há negociações, não há hipó-teses de que o negócio aconteça. Sporting e jogador têm assuntos por resolver. O Insúa é credor do Sporting”, informou o dirigente, em declarações à TSF.

Entretanto os novos “leões” Joãozinho e Ventura já começa-ram a treinar. O lateral ex-Beira-Mar passou nos testes médicos a que foi sujeito pelo departamento médico e já participou no treino

colectivo, na Academia de Al-cochete. O seu contrato é válido até final da presente época, mas contém uma opção de compra do passe por parte do Sporting.

Também o guarda-redes Ventura já participou nas sessões de treino, mas não foi a única novidade, visto que a mesma marcou a estreia dos novos trei-nadores adjuntos de Jesualdo Ferreira, Rui Almeida e Nuno Almeida, que se juntam assim a

Oceano Cruz, Nelson Pereira e Sérgio Vieira.

O empréstimo de Ventura é válido até Junho, altura em que o FC Porto poderá prescindir dos direitos desportivos do jogador ou indicar outro nome para se transferir para o Sporting, uma vez que o acordo entre os dois clubes, no âmbito da transferên-cia de Izmailov para o Dragão, inclui a ida de dois jogadores do plantel portista para Alvalade.

Edinho deu mais três pontos à Académica

carloS nogueira

Para os devidos efeitos, vimos por este meio notificar os representantes dos agregados familiares da lista de candidatos a habitação social abaixo indicados, no uso da competência delegada pela alínea 16) do n.º 3 do Despacho n.º 09/IH/2012, publicado no Boletim Oficial da RAEM, n.º 13, II Série, de 28 de Março de 2012 e nos termos do n.º 2 do artigo 72.º do Código do Procedimento Administrativo, aprovado pelo Decreto-Lei n.º 57/99/M, de 11 de Outubro:

ANÚNCIO

[ N.º 13/2013 ]

5014179 5014196 5023782 5025490 503772750422515042287*

AO IEONG IOK HENG IAM IOK I CHONG SEONG SEONG WONG KUN KUN WONG TAI KUAN LEONG SIO IENG HOI SIO KIT*

Nome N.º do boletim de candidatura

Após as verificações deste Instituto, notamos que os representante dos agregados familiares e/ou os seus cônjuges de candidatos a habitação social acima mencionados são ou tenham sido proprietários de fracções autónomas na Região Administrativa Especial de Macau, desde o termo do prazo para entrega do boletim de candidatura até à data de assinatura do contrato dearrendamento com este Instituto, pelo que não reúnem os requisitos exigidos para a candidatura, nos termos da alínea 2) do n.º 4 do artigo 3.º do Regulamento Administrativo n.º 25/2009 (Atribuição, Arrendamento e Administração de Habitação Social).

Tendo este Instituto publicado um anúncio na imprensa de língua chinesa e língua portuguesa, no dia 11 de Dezembro de 2012, a solicitar aos interessados acima mencionados para apresentarem por escrito as suas contestações pelos factos acima referidos no prazo de 10 (dez) dias a contar da data de publicação do referido anúncio, mas não fizeram a entrega das suas contestações dentro do prazo indicado. Nos termos dos n.º 1 do artigo 46.º do Regulamento Administrativo n.º 25/2009, artigo 5.º e alínea 2) do artigo 11.º do Regulamento de Candidatura para Atribuição de Habitação Social, aprovado pelo Despacho do Chefe do Executivo n.º 296/2009, n.º 2 do artigo 9.º do Regulamento de Candidatura para Atribuição de Habitação Social, aprovado pelo Despacho do Chefe do Executivo n.º 296/2009, revisto pelo Despacho do Chefe do Executivo n.º 141/2012, assim como do despacho do signatário, exarado na Informação n.º 0195/DAHP/DAH/2013, as respectivas candidaturas foram excluídas da lista geral de espera.

*Simultaneamente, foi cessada a concessão de abono de residência por o agregado familiar beneficiário ter sido excluído da lista geral de espera, de acordo com os termos da alinea 1) do n.º 1 do artigo 8.º do Regulamento Administrativo n.º 23/2008 (Plano Provisório de Atribuição de Abono de Residência a Agregados Familiares da Lista de Candidatos a Habitação Social).

E nos termos dos n.º 21 do Despacho n.º 09/IH/2012, revisto pelo Despacho n.º 20/IH/2012, e artigo 155.º do Código do Procedimento Administrativo, aprovado pelo Decreto-Lei n.º 57/99/M, de 11 de Outubro, cabe recurso hierárquico necessário da respectiva decisão administrativa, ao Presidente deste Instituto, no prazo de 30 (trinta) dias a contar da data de publicação do presente anúncio, o recurso hierárquico tem efeito suspensivo.

O Chefe do Departamento de Assuntos de Habitação Pública,

Cheang Sek Lam21 de Janeiro de 2013

Page 8: José rocha Dinis | Director eDitorial executivo sérgio

jornAl tribunA de mAcAu quarta-feira, 23 de janeiro de 2013 pág 15pág 14 quarta-feira, 23 de janeiro de 2013 jornAl tribunA de mAcAu

FOTO

Dr

VOLTA AOMUNDCHINAo oleoduto que ligará a china a Myanmar e que está a ser construído pela “china National Petroleum cor-poration” ficará concluído em Maio, revelou a agência xinhua. o projec-to, que começou a ser construído em 2011, está estimado em 2.500 mi-lhões de dólares e permitirá à china ter acesso directo ao petróleo prove-niente do Médio oriente, em vez de aguardar pelos petroleiros que se-guem pelo estreito de Malaca.

HONG KONGa companhia de bandeira de Hong Kong, a cathay Pacific, está a pro-mover a reforma voluntária ante-cipada de pessoal de cabine para reduzir custos e potenciar lucros. a oferta está a ser apresentada ao pessoal que entrou para a empresa antes de Setembro de 1996 e visa também facilitar o recrutamento e a promoção dos restantes trabalha-dores. a companhia tem 9.000 tri-pulantes de cabine.

JAPÃOo Banco do japão anunciou a in-tenção de encetar uma flexibiliza-ção monetária “agressiva” através do programa de compra de activos e fixou em 2% a meta da inflação, seguindo o objectivo do Governo. a partir de janeiro de 2014, o banco introduzirá um sistema de aquisi-ção mensal de activos financeiros sem um tecto limite.

FILIPINASum canadiano que ontem matou um advogado e um médico numa sala de um tribunal de cebú, nas filipinas, morreu após ser alvejado pela polícia. identificado como john Pope, o arguido ia ser julgado por posse ilegal de armas de vanda-lismo depois de ter sido detido em 2011. Pope disparou ainda sobre a procuradora Maria theresa casiño que ficou gravemente ferida.

INDONéSIAum terramoto de 5,9 graus de mag-nitude atingiu ontem a província indonésia de aceh, matando uma menina de oito anos e deixando 15 feridos, cinco dos quais em esta-do grave, segundo as autoridades. Pelo menos 50 casas ficaram dani-ficadas com paredes parcialmente desmoronadas.

POrTUGALo Governo português ordenou um inquérito na sequência da colisão entre dois comboios em alfarelos, no concelho de Soure, na noite de segunda-feira. o choque causou 15 feridos, que foram transportados para os Hospitais da universidade de coimbra, mas já tiveram todos alta.

VENEZUELAo Presidente Hugo chavéz, hospi-talizado há seis semanas em cuba, brincou e deu instruções em anteci-pação da cimeira latino-americana que será realizada no final do mês no chile, anunciou o ministro vene-zuelano dos Negócios estrangei-ros. a principal figura da oposição, Henrique capriles, tem contestado o silêncio de chavéz desde o início do seu internamento.

pORTUGAL

Gaspar pediu mais tempopara pagar à “troika”O ministro Vítor Gaspar pediu ao Eurogrupo a extensão dos prazos de maturidade dos empréstimos a Portugal e deixou Bruxelas com a expectativa de que haverá apoio por parte dos parceiros europeus. A Comissão Europeia promete estudar a questão

A Comissão Europeia vai analisar “todos os problemas” relaciona-dos com uma eventual extensão

dos prazos de maturidade dos emprés-timos a Portugal, afirmou, em Bruxelas, o presidente cessante do Eurogrupo, Jean-Claude Juncker, na conferência de imprensa que se seguiu à reunião dos ministros das Finanças da zona euro.

Referindo-se ao programa de ajus-tamento português, Juncker reiterou que o consenso social e político é a “chave” para o “sucesso” do mesmo.

O presidente cessante do Eurogru-po disse ainda estar “confiante” de que o regresso de Portugal aos mercados “vai ser um sucesso”.

O ministro português das Finan-ças, Vítor Gaspar, disse que solicitou ao Eurogrupo a extensão dos prazos de maturidade dos empréstimos a Portu-gal, de modo a facilitar o regresso aos mercados, afirmando ter a “expectativa fundada” do apoio dos seus parceiros do euro.

Falando à saída da reunião dos ministros das Finanças da zona euro, Vítor Gaspar indicou que sublinhou, perante os seus homólogos, o facto de Portugal ser um país “que cumpriu e que cumpre” os seus compromissos do programa de ajustamento e que a “forte capacidade de execução” permite que o país esteja agora “prestes a poder rea-lizar emissões no mercado primário de obrigações”.

Todavia, realçou, a sustentabili-dade do acesso pleno ao mercado de obrigações “é tornado mais difícil para o caso português”, dado que Portugal enfrenta “uma concentração de paga-mentos muito considerável nos anos

de 2014, 2015 e 2016”, pelo que “é im-portante” que as autoridades portu-guesas possam contar com o apoio dos seus parceiros europeus “de forma a diluir e diferir esses compromissos ao longo do tempo”. Segundo o ministro, cumprir-se-ia assim o compromisso as-sumido pelos líderes da zona euro em 2011, de facilitar o regresso da Irlanda e de Portugal aos mercados desde que a condicionalidade dos programas fosse respeitada.

Quanto à operação que Portugal se prepara para realizar no mercado pri-mário, o ministro não se comprometeu com datas, revelando apenas que deu conta ao Eurogrupo da “capacidade técnica” do IGCP (Agência de Gestão da Tesouraria e da Dívida Pública) para “poder realizar uma operação dessa natureza num prazo de tempo muito curto”.

“Portugal está agora em condições de aproveitar qualquer oportunidade que se apresente nos mercados de obri-gações para concretizar uma emissão de mercado primário e, consequente-mente, dar esse passo importante no restabelecimento do acesso pleno aos

mercados”, disse, reforçando que “esta acção por parte do IGCP será uma im-portante etapa” no programa de ajus-tamento e “um passo para Portugal ganhar a sua independência financeira e gerir a transição para o período pós-programa”.

“É também um contributo decisivo para resolver um dos maiores proble-mas da economia portuguesa: o custo excessivo do crédito, em particular do crédito bancário (…) O facto de o Te-souro português recuperar o seu acesso ao mercado de obrigações permite que os bancos portugueses e as grandes empresas portuguesas possam também elas beneficiar desse acesso ao merca-do”, e tal é “um impulso decisivo para a recuperação da actividade da econo-mia em geral e do investimento em par-ticular”.

Por fim, Vítor Gaspar sublinhou o facto de esta ser a altura indicada para o IGCP concretizar a operação, já que não há qualquer urgência em termos de necessidade de financiamento, havendo por isso “margem de manobra”, com “a opção de emitir ou não obrigações”.

JTM/Lusa

Mário soares já regressou a casa

O ex-presidente da República teve alta hospitalar na segun-

da-feira à tarde. De acordo com a direcção clínica do Hospital da Luz, em Lis-boa, onde esteve internado desde dia 12, Mário Soares teve uma “evolução clínica favorável e passou bem o fim de semana”. Segundo a última edição do Expresso, Soares sofreu uma encefali-te (infecção do cérebro), que resultou de uma gripe mal

curada. No domingo, ainda hospitalizado, Soares falou ao telefone com Marcelo Re-belo de Sousa. O comentador anunciou-o à noite, abrindo o seu comentário político se-manal na TVI. Pouco depois, João Soares, filho de Mário Soares, desmentia o telefo-nema, escrevendo no Face-book que, desde o seu inter-namento, o fundador do PS só falara com duas pessoas ao telefone: com António José Seguro, secretário-geral

do PS, e com o neurocientis-ta António Damásio. Pouco depois João Soares reconhe-ceria, em declarações ao Ex-presso, que fora tudo uma “grande confusão”, que “la-mentava”. Afinal, Marcelo Rebelo de Sousa falou mes-mo com Soares ao telefone. “Era a voz dele, não era nin-guém a imitar”, garantira o comentador na TVI – e com razão.

JTM/DN

Vítor Gaspar disse ter a “expectativa fundada” do apoio dos seus parceiros do euro

actual 30anos ao serviçode Macau actual

FIM DA ADSE rETIrArIA 200 MILHÕES AOS HOSPITAIS PrIVADOS. a eventual extinção do regime de assistência na doença dos funcionários públicos portugueses (aDSe) teria um impacto de 270 milhões de euros nos privados, noticiou ontem o DN. Segundo o diário, a aDSe, que dá resposta a 1,3 milhões de beneficiários, representa 20% da facturação anual dos hospitais privados.

30anos ao serviçode Macau

CHINA

Xi Jinping ataca “sintomas” e causas da corrupção

catarina reiS da fonSeca

Na cerimónia de tomada de posse para o seu segundo mandato, o Presidente norte-americano deu a conhecer as suas prioridades: recuperar a economia, reformar o sistema de imigração e continuar a lutar pela igualdade de direitos

Perante quase um milhão de pessoas que pareceram não se importar com o frio

que se faz sentir em Washington, Barack Obama fez o juramen-to de tomada de posse, dando início ao seu segundo mandato enquanto 44º Presidente dos Es-tados Unidos. Para os próximos quatro anos, Obama prometeu paz e deixou claro que irá con-tinuar lutar pela igualdade de direitos, centrando o seu dis-curso nas primeiras palavras da Constituição americana: “Nós, o povo”.

“A nossa viagem não esta-rá completa até que as nossas mulheres possam ganhar a vida como recompensa dos seus es-forços. A nossa viagem não es-tará completa até que os nossos

irmãos e irmãs homossexuais sejam tratados como todas as outras pessoas perante a lei”, afirmou o Presidente, referin-do-se ainda à necessidade de “reconhecer os direitos dos imi-grantes e honrar as suas habili-tações”. Em 2009, o Presidente falou para uma multidão com-posta por quase dois milhões de pessoas. Este ano, a afluência foi menor, mas ainda assim esti-veram presentes entre 700 a 900 mil pessoas, de acordo com nú-meros provisórios da imprensa americana.

Reconhecendo as dificulda-des económicas que os Estados Unidos têm atravessado, Oba-ma lembrou, por outro lado, que o país está prestes a terminar um ciclo de dez anos de guerra e garantiu que, no futuro, pre-tende resolver os conflitos usan-do a paz como arma. “Vamos

mostrar a nossa determinação em resolver os nossos conflitos com outros países não através da guerra, mas através da paz”, afirmou.

O Presidente, que lutou nos dois primeiros anos de manda-to pela aprovação da reforma do sistema de saúde, sublinhou a importância de programas como o Medicare ou o Medi-caid, acreditando que estes não tornam os EUA “numa nação de dependentes”, mas antes li-bertam o país “para enfrentar os riscos que o tornam grande”. Reformar a legislação relativa às alterações climáticas foi outra das preocupações que enume-rou.

O dia da família Obama co-meçou na Igreja Episcopal de St John, que é conhecida como “a igreja dos presidentes” por ficar tão próxima da Casa Branca e ser habitualmente frequentada pelos chefes de Estado america-nos.

Às 10:40 locais (23:40 em Macau) o Presidente e a sua co-mitiva saíram da Casa Branca em direcção ao Capitólio sob

forte escolta policial. Pelo cami-nho, milhares de pessoas aplau-diram a caravana presidencial. Enquanto isso, inúmeras perso-nalidades da política americana iam chegando ao recinto da ceri-mónia, desde os ex-presidentes Jimmy Carter e Bill Clinton a John Kerry, que irá substituir Hillary Clinton na liderança do Departamento de Estado. Como é habitual neste tipo de eventos, um dos membros do Executivo de Obama (não identificado) não esteve presente na cerimó-nia para que pudesse assumir o poder em caso de uma eventual tragédia.

Durante o juramento, Oba-ma colocou a sua mão esquerda sobre duas Bíblias: aquela que foi usada por Abraham Lincoln na sua primeira tomada de pos-se, em 1861, e a Bíblia usada por Martin Luther King. Aliás, a ce-rimónia de segunda-feira coin-cidiu com o dia em que o país assinalou o dia de homenagem a um dos mais importantes líde-

res do movimento dos direitos civis, assassinado em 1968.

A cerimónia teve vários momentos musicais, mas a actu-ação cantora americana Beyon-cé Knowles, que interpretou o hino americano, foi a que mais se destacou. Também um coro de Brooklin e a cantora Kelly Clarkson marcaram presença.

No momento em que es-tava prestes a abandonar o pa-lanque depois da cerimónia, Obama parou, olhou para a multidão que enchia a alameda e disse aos que estavam mais próximos: “Deixem-me olhar mais uma vez, nunca mais vou ver isto.” Após a tomada de posse, seguiu-se um almoço e a parada presidencial. O dia de Obama terminou com o tradi-cional baile, onde a sua mulher, Michelle, foi a estrela. Por tra-dição, os vestidos usados pelas primeiras-damas neste evento são doados ao Museu Nacional de História Norte-Americana.

JTM/DN

Xi Jinping exigiu maior contenção no exercício do poder

ESTADOS UNIDOS

obama promete mais igualdade

O próximo Presidente da China quer “eliminar constantemente o terreno que alimenta a corrupção”. Num discurso que a imprensa oficial destacou como “muito importante”, Xi Jinping endureceu os avisos, prometeu “resultados concretos” nessa cruzada e assegurou que as punições não irão abrandar

O novo secretário-geral do Partido Comunista Chinês (PCC) prome-teu ontem “combater inabalavel-

mente a corrupção”, anunciou a agência noticiosa oficial chinesa Xinhua.

Xi Jinping fez questão de sublinhar que a luta contra a corrupção deve primar pela consistência e nunca poderá abrandar. “Devemos ter a determinação para comba-ter todos os fenómenos de corrupção, punir todos os funcionários e eliminar constante-mente o terreno que alimenta a corrupção, de modo a ganhar a confiança do povo através de resultados concretos”, disse Xi

Jinping, citado pela Xinhua.Xi Jinping falava numa reunião da

Comissão Central de Disciplina e Con-trolo do PCC, acompanhado pelos outros seis membros da nova “liderança central” da China: Li Keqiang, Zhang Dejiang, Yu Zhengsheng, Liu Yunshan, Wang Qishan e Zhang Gaoli.

No seu discurso, classificado como “muito importante” pela imprensa oficial chinesa, o secretário-geral do PCC e pró-

ximo Presidente da China defendeu que a corrupção deve ser combatida de forma abrangente, abordando tanto os seus “sin-tomas” como as causas e combinando as vertentes da punição com a prevenção.

Exigindo maior contenção e supervi-são em torno do exercício do poder, Xi Jin-ping frisou também que é necessário criar um mecanismo de prevenção e disciplinar para assegurar que as pessoas não se atre-vam ou não sejam capazes de facilmente

cometer actos de corrupção. “Se queremos dirigir de forma estrita

os membros do Partido não devemos rela-xar a aplicação de sanções”, salientou.

Mais de uma dezena de funcionários, entre os quais um membro suplente do Co-mité Central, foram punidos por corrupção desde que Xi Jinping substituiu o ainda Presidente Hu Jintao na chefia do PCC e da Comissão Militar Central, em Novembro passado.

A corrupção é uma das principais fon-tes de descontentamento popular e uma ameaça à própria manutenção do PCC no poder.

“A corrupção é uma questão de gran-de preocupação para o povo (...) Se não conseguirmos controlar bem essa questão, poderá ser fatal para o Partido e até causar o colapso do Partido e a queda do Estado”, alertou Hu Jintao no último Congresso do PCC.

Xi Jinping, 59 anos, representa a quin-ta geração de líderes da Nova China e em Março próximo assumirá também o cargo de Presidente da Republica.

FOTO

Dr

Michelle voltou a preferirdesigner de taiwano glamour marcou a parte final da segunda tomada de posse de obama e o “segredo” mais bem guardado da noite foi finalmente desvendado: Michelle obama voltou a escolher - como tinha feito no baile de 2008 - um vestido da autoria de jason Wu, jovem promessa da moda de taiwan. Michelle optou por um estrondoso vestido de gala vermelho rubi, numa combinação de chiffon e veludo.

Page 9: José rocha Dinis | Director eDitorial executivo sérgio

pág 16 quarta-feira, 23 de janeiro de 2013 jornAl tribunA de mAcAu

RotEiRo 03:45Arsenal vsWest Ham United

TDm sPorT

28822866www.macaucabletv.com

28715732 / 63018939fax:28715732 / 63018939Telefone:28715732 / 6301893928715732 / 63018939fax:

socieDaDe ProTecTora Dos animais

De macau28715732 / 63018939Telefone:

socieDaDe ProTecTora Dos animais

De macau

animasocieDaDe

ProTecTora Dos animais

De macau

28715732 / 63018939Telefone:

Telefones ÚTeis

avenida da Praia Grande, 975, Macautel: 28714000

Clube Militar de Macau

cinema

número de Socorro 999Bombeiros 28 572 222Pj (Linha aberta) 993Pj (Piquete) 28 557 775PSP 28 573 333Serviços de alfândega 28 559 944Centro Hospitalar Conde S. januário 28 313 731Hospital Kiang Wu 28 371 333CCaC 28 326 300iaCM 28 387 333dSt 28 882 184aeroporto 88 982 873/74táxi (amarelo) 28 519 519táxi (Preto) 28 939 939Água - avarias 28 990 992telecomunicações - avarias 28 220 088electricidade - avarias 28 339 922directel 28 517 520rádio Macau 28 568 333

cineTeaTros1 The Impossible14:30 • 16:30 • 21:30

s3 The Last Stand14:15 • 16:45 • 19:15 • 21:30

Torre De macauTwilight Saga-Breaking Dawn Part 214:30 • 16:30 • 19:30 • 21:30

galaxYTheaTer VáriosThe Last Tycoon18:10 • 22:35 • 22:50

TheaTer VáriosThe Impossible - 15:55 • 16:00 • 18:05 • 20:25 • 22:40 • 00:50

TheaTer 6Young & Dangerous: Reloaded14:20 • 16:25 • 18:55 • 23:00 • 01:00

TheaTer 8CZ 12 - 19:40 • 00:55

TheaTer VáriosLes Miserables

15:15 • 17:15 • 20:05 • 22:00

TheaTer 7The Hobbit:

An Unexpected Journey 3D

12:55

TheaTer 8Twilight: Breaking Dawn (part 2)

15:05

TheaTer 8Life of Pi 3D

12:45 • 17:15

a programação é da responsabilidadedas estações emissoras

TDM 13:00 TDM News - Repetição 13:30 Jornal das 24h RTPi 14:45 RTPi Directo 19:00 TDM Entrevista (Repetição) 19:30 Resistirei 20:30 Telejornal 21:00 Montra do Lilau 21:30 Irmãos e Irmãs 22:00 Escrito nas Estrelas 23:00 TDM News 23:40 Vá Cavar Batatas 01:00 Telejornal (Repetição) 01:30 RTPi Directo

30 ESPN12:30 Big Ten Conference Basketball 2012/13 Iowa vs. Ohio State 14:30 Bwf Copenhagen Masters 2012 - Highlights 15:30 Southern Classic 2012 17:30 Big Ten Conference Basketball 2012/13 Iowa vs. Ohio State 19:30 (LIVE) Sportscenter Asia 2013 20:00 WTC Ironman 2012 20:30 Chang World of Football 2012/13 21:00 Samsung Beach Soccer Intercontinental Cup Dubai 2012 Nigeria vs. Switzerland 22:00Sportscenter Asia 2013 22:30 AFF Suzuki Cup 2012 Semifinal, Leg 2 Thailand vs. Malaysia

31 STAR SPORTS08:00 (LIVE) Australian Open 2013 Men’s / Women’s Quarterfinals 14:30 Australasian Safari 2012 15:30 Max Power 2013 16:30 (LIVE) Australian Open 2013 Men’s / Women’s Quarterfinals 20:00 Rebel TV 19 20:30 Sports Max 2012/13 21:30 (LIVE) Score Tonight 2013 22:00 Ifmxf Freestyle Motocross World Championships 2012 22:30 (Delay) Australian Open 2013 Day #10 Highlights 23:30 Score Tonight 2013

40 FOX MOVIES12:15 Seven Pounds 14:20 The Entitled 16:00 The Covenant 17:40 Monte Carlo 19:30 Alvin And The Chipmunks 21:00 Diary Of A Wimpy Kid 22:40 The Switch 00:25 Glee: The Concert Movie

41 HBO11:40 Catwoman 13:25 The Sunset Limited 15:00 Ocean’S Eleven 17:00 Wuthering Heights 18:40 Yogi Bear 20:00 Footloose 22:00 XXX: The Next

Level 23:45 Boardwalk Empire 00:50 Friends With Benefits

42 CINEMAX12:40 Red 14:30 Urban Legends 16:00 Winning 18:10 Spies Like Us 20:00 Mary Shelley’S Frankenstein 22:00 The Last Airbender 23:45 Cherry Falls

50 DISCOVERy13:00 How We Invented The World 14:00 Life In The Undergrowth 15:00 Body Invaders 16:00 Surviving The Cut 17:00 Man Vs. Wild 2 18:00 How Do They Do It? 18:30 How It’s Made 12 19:00 I Shouldn’t BE Alive 20:00 One Car Too Far 21:00 You Have Been Warned 22:00 Secret Service 23:00 Countdown To Collision 00:00 I Shouldn’t BE Alive

51 NGC12:30 Locked Up Abroad 13:25 Dog Whisperer 14:20 Moray Eels: Alien Empire 15:15 Doomsday Preppers 16:10 Dog Whisperer 17:05 In The Womb 18:00 Last Secrets of The Third Reich 19:00 Dog Whisperer 20:00 Locked Up Abroad 21:00 Doomsday Preppers 22:00 Dog Whisperer 00:00 Doomsday Preppers

54 HISTORy13:00 The Pickers 14:00 Kings Of Restoration 16:00 Mankind The Story Of All Of Us 17:00 Swamp People 18:00 Kings Of Restoration 18:30 Pawn Stars 19:00 The Pickers 20:00 Cajun Pawn Stars 21:00 Underwater Uni-verse 22:00 Countdown to Apocalypse 23:00 Ancient Aliens 00:00 Haze Hell Over Asia

55 BIOGRAPHy CHANNEL13:00 Heavy 14:00 Celebrity Ghost Stories 15:00 Way Off Broadway 17:00 Mariah Carey 18:00 Billy The Exterminator 19:00 Child Of Our Time 20:00 Monster In-Laws 21:00 My Ghost Story Asia 22:00 Ghostly Encounters 23:00 Celebrity Ghost Stories 00:00 Child Of Our Time

62 AXN13:00 The Firm 13:55 House 14:50 The Amazing Race 15:45 Breaking The Magician’S Code 16:40 Leverage 17:30 Ncis: Los Angeles 18:20 Common Law 19:15 Last Resort 20:10 Breaking The Magician’S Code 21:05 Csi: Ny 22:00 Csi: Crime Scene Investigation 22:55 Leverage 23:50 Csi: Ny 00:45 Csi: Crime Scene Investigation

63 STAR WORLD12:30 Don’t Stop Believing 13:25 Once Upon A Time 14:20 Glee 16:10 Don’t Stop Believing 17:05 Jane By Design 18:00 Friends With Benefits 18:55 How I Met Your Mother 19:50 America’s Next Top Model 20:45 Asia’s Next Top Model 21:40 The Apartment 22:40 America’s Next Top Model 23:35 Asia’s Next Top Model 00:30 The Apartment 82 RTPI08:00 24 Horas 09:03 5 Para A Meia-Noite 10:05 Iniciativa 10:34 Praça Da Alegria(R/) 13:20 Repórter África(R/) 2ª Edição 13:49 24 Horas 14:20 Zig Zag 15:00 Telejornal Madeira 15:37 Viva A Música Com: Nancy Vieira 16:33 Anticrise 17:00 Bom Dia Portugal 17:59 Decisão Final 18:51 Vingança 19:38 Destino: Portugal viseu 20:13 Santa Maria Connection 21:00 Jornal Da Tarde 22:17 O Preço Certo 23:07 Portugal No Coração 01:43 Notícias Rtp Madeira (4) 02:00 Portugal Em Directo

30anos ao serviçode Macau

jornAl tribunA de mAcAu quarta-feira, 23 de janeiro de 2013 pág 17

(...) “Para se ser radical, creio eu, é preciso fazer mais que desenhar cartazes e ser bom arremessador de géneros alimentares. É sobretudo preciso ter ideias que não sejam as de sempre e agir em conformidade com elas com uma constância perigosa” (...)

Maria Caetano, in “Ponto Final”

Dit

o

oPinião 30anos ao serviçode Macau

car

toon

JTM/DN

In “Jornal de Macau”e “Tribuna de Macau”

23/01/1993

Há 20 anos

AEROPORTO SERÁ CONCLUÍDO NO

PRAZOO Governo de Macau

continua a acreditar que o aeroporto internacional do Território possa estar concluído no prazo pre-

visto pela companhia, isto é, Junho de 1995, disse o

porta-voz do governador. No seu habitual encontro semanal com os jornalis-tas, Salavessa da Costa

salientou que a projecção feita por um ex-secretário-adjunto de Macau sobre a data de conclusão da obra do aeroporto reflecte ape-nas uma “avaliação pesso-al”. “Temos de acreditar no

que diz a Companhia do Aeroporto de Macau (de que o Território é um dos

accionistas)”, disse o porta-voz do governador, salien-tando que “1995 continua a ser uma data importante

na viabilização de todo o projecto”. O semaná-rio “Tribuna de Macau” publica uma entrevista de duas páginas com o

ex-secretário-adjunto para as Obras Públicas, Luís

Vasconcelos, responsável pelo arranque das obras do aeroporto, na qual o antigo governante garante que o empreendimento “não vai estar construído em 1995”.

“Macau não terá aero-porto nessa data (1995)”, sustenta na entrevista o

ex-secretário-adjunto, su-blinhando que “não vai ser possível cumprir os prazos

entretanto estabelecidos, designadamente ao nível da construção da pista”.

Ainda durante o encontro com os representantes do órgãos de Comunicação Social, o porta-voz do

governador, anunciou que a inauguração do monu-mento “Porta do Entendi-mento”, inicialmente pre-vista para 10 de Junho, foi

remetida para Setembro ou Outubro, durante uma das passagens do Presidente Soares pelo Território em

direcção ao Japão.

A Fundação Rui Cunha arrancou anteon-tem as suas actividades deste ano da mesma forma vigorosa e serena com

que as terminou em 2012: com três iniciativas em áreas tão diversas quanto a apresentação duma colecção de moda, uma exposição de aguarelas e o lançamento dum livro sobre as Relações dos Estados Unidos com a Ásia. Altas cavalarias, qualquer delas.

A exposição de aguarelas de Ken Chan, formada por jovens amadores de Macau, tem o duplo interesse das suas obras em si mesmas e de ajudar a promoção de artistas locais pratica-mente desconhecidos, na linha que a Fundação desde o início se propôs.

A sessão de apresentação do livro “The Palgrave Handbook of Eu-Asia Relations”, de Thomas Christiansen, professor de Políticas Institucionais Europeias na Universidade de Maastrich, é uma obra já famosa na Europa pela sua actualidade e pela alta categoria cien-tífica e profissional das mais de quatro dezenas de personalidades europeias, asiáticas, norte americanas e australianas que nele colabora-ram, transmitindo-nos as suas perspectivas e pontos de vista sobre as relações políticas, eco-nómicas e culturais entre estes blocos.

A acrescer ao grande interesse desta obra de referência, o painel de “sábios” que vai pro-ceder à sua apresentação, composto pelo Em-baixador Carlos Frota, actualmente docente na área das Relações Internacionais da Universi-dade de São José, Zaicheng Yi, docente de Di-reito Internacional Privado e Direito Económi-co Internacional na de Ciência e Tecnologia de

Bonito começo

Postais Das ilHas Luiz Oliveira Dias*

Têm nome suave que mais parece um nespresso, velutina, mas são máquinas de guerra invasoras.

Como num filme de ficção científica, chegaram ao porto de Bordéus talvez escondidas num vaso chinês, em 2004 ou perto, subiram já até Paris e a Alemanha treme com a chegada delas, desceram pelo País Basco e descobriram-se, há dias, 40 ninhos no Minho.

Diz-se que em poucos anos a Vespa velutina nigrithorax pode dar cabo das colmeias europeias.

O eurodeputado Nuno Melo perguntou ao Parlamento Europeu o que pensa e este respondeu como na crise financeira: que cada país se safe.

A lenda diz que 40 destas recém-chegadas vespas conseguem dar cabo de 30 mil abelhas (uma colmeia pode ter 80 mil). Carnívoras, des-pedaçam a abelha, desperdiçam a cabeça, asas e patas, ficam só com o

abdómen, que levam para o ninho, para alimentar as suas larvas. Lá longe, as abelhas japonesas têm um truque para sobreviver

a uma vespa mais terrível, a mandarina: deixam-na entrar na col-meia, fecham as entradas e aquecem o ambiente abanando as asas. Com 43 graus, matam a vespa que é mais sensível ao calor do que as abelhas.

Sempre mais inteligentes os japoneses. Mas como importar essa sabedoria?... Os cientistas franceses, os europeus mais aplicados no estudo da ve-

lutina, tentam acalmar dizendo que não há vespas más. O povo está assustado. E, como já vimos, as autoridades empurram

a solução com a barriga. A Europa é previsível qualquer que seja o assunto.

JTM/DN

não há vespas más

Macau e José Luís Sales Marques, presidente do Instituto de Estudos Europeus. Se me é permiti-da a vulgaridade de expressão, “ la crème de la crème” deste ramo de Direito aqui em Macau. Mantém-se, como se vê - e era de se esperar - o elevado nível das iniciativas do Centro de Re-flexão, Difusão e Estudo de Direito de Macau (o CRED) da Fundação Rui Cunha, na sequên-cia das que nos vem apresentando desde a sua criação somente em Março de 2012.

E, agora, a colecção de Barbara Diaz, nome artístico - nome “de guerra” - de Maria Bárbara de Oliveira Dias, cujo currículo “o meu cora-ção” sabe de cor. Gostaria imenso de falar sobre a beleza das suas criações e o valor do seu es-forço vontade de vencer. Mas, não o vou fazer pois que o que dissesse seria - embora incons-cientemente - inevitavelmente salpicado por alguns grãozinhos de vaidade de Pai. Quem lá foi viu que, apesar disso, nada exageraria sobre o seu talento, a vaticinar-lhe (para mim, a confirmar) a carreira de sucesso a que a sua vocação a chamou. Assim, somente contarei como chegou até aqui, à primeira apresentação individual duma colecção:

Tudo começou na Escola Portuguesa, a meio do seu 12° ano, quando hesitava entre seguir Medicina (ou Medicina Veterinária) e, precisamente, Design de Moda, uma vez que se sentia atraída igualmente por ambas as áreas. A psicóloga da Escola não ajudou muito pois que as provas psicotécnicas a que a sujeitou ti-veram igual pontuação. Assim, foi Bárbara que, num golpe de audácia (já que as outras Ciên-cias davam, à partida, mais garantias de futuro profissional), “mergulhou” nos mares bravos da Moda, mesmo sem ainda saber nada…E seguiu-se a difícil caminhada: dois anos na Academia Italiana de Florença para aprender

desenho e Moda ocidental, mais dois em Ban-guecoque para estudar os mistérios da Moda oriental e, por fim, também dois em Londres para conseguir as especialidades que mais lhe interessavam.

Depois de aí ter trabalhado numa grande agência de Moda que, além de promover os contactos entre os grande criadores britânicos e as principais revistas internacionais da Moda, organizava as Semanas de Moda de Londres e Paris, voltou para Macau (de facto, a sua terra, pois veio para cá com 4 anos) para dar início à sua vida profissional independente. E, degrau a degrau, foi alcançando os primeiros sucessos: vencedora do concurso para a concepção dos uniformes dum dos grandes hotéis da Taipa, primeiro lugar no dos novos uniformes das hospedeiras da Air Macau, uma fulgurante participação na Macau Fashion Link de há dois anos e, pelo meio, várias encomendas particu-lares. O que não tem sido fácil num mercado tão reduzido como o de Macau. Mas, lá tem continuado, no seu “atelier” que é a sala de jan-tar do seu apartamento onde, sozinha, tira as medidas da sua clientela, desenha os vestidos, faz as telas, vai de autocarro ás fábricas chine-sas comprar e trazer os tecidos e corta e confec-ciona as suas criações na pequena máquina de costura portátil que comprou com o dinheiro do seu 1° prémio. A dar-me a mim - chegou a sua vez - lições de coragem, persistência, for-taleza de ânimo, espírito de sacrifício e capa-cidade de trabalho. Deus seja louvado! Não será tudo isto, razão para os tais “grãozinhos de vaidade”?

E é por compreender estes jovens talen-tos e ajudar a “empurrá-los” para a vida que a Fundação Rui Cunha - e o seu Fundador e principais Colaboradores, com destaque para Mestre Carla Mendes - merecem o nosso res-peito e reconhecimento. Que assim continue pois tem valido a pena.

*Docente. Anterior presidentedo Instituto Politécnico de Macau.

uM Ponto é tuDo Ferreira FernandesANÚNCIO

[ N.º 11/2013 ]

Para os devidos efeitos vimos por este meio notificar os representantes dos agregados familiares da lista de candidatos a habitação social abaixo indicados, no uso da competência delegada pela alínea 16) do n.º 3 do Despacho n.º 09/IH/2012, publicado no Boletim Oficial da RAEM, n.º 13, II Série, de 28 de Março de 2012 e nos termos do n.º 2 do artigo 72.º do Código do Procedimento Administrativo, aprovado pelo Decreto-Lei n.º 57/99/M, de 11 de Outubro:

Nome N.º do boletim de candidatura AO IEONG UT CHOI 5046571

Após as verificações deste Instituto, notamos que a representante do agregado familiar de candidatos a habitação social acima mencionada é elemento que figure no boletim de candidatura de outro agregado familiar, ao qual este Instituto já tenha autorizado a aquisição de habitação nos termos do Regulamento Administrativo n.º 24/2000 (Regime de bonificação ao crédito para aquisição ou locação financeira de habitação própria), pelo que, este não reúne os requisitos exigidos para a candidatura, nos termos da alínea 4) do n.º 4 do artigo 3.º do Regulamento Administrativo n.º 25/2009 (Atribuição, Arrendamento e Administração de Habitação Social).

Tendo este Instituto publicado um anúncio na imprensa de língua chinesa e língua portuguesa, no dia 13 de Dezembro de 2012, a solicitar à interessada acima mencionada para apresentar por escrito a sua contestação pelos factos acima referidos no prazo de 10 (dez) dias a contar da data de publicação do referido anúncio, mas não fez a entrega da sua contestação dentro do prazo indicado. Nos termos dos n.º 1 do artigo 46.º do Regulamento Administrativo n.º 25/2009, artigo 5.º e alínea 2) do artigo 11.º do Regulamento de Candidatura para Atribuição de Habitação Social, aprovado pelo Despachodo Chefe do Executivo n.º 296/2009, n.º 2 do artigo 9.º do Regulamento de Candidatura para Atribuição de Habitação Social, aprovado pelo Despacho do Chefe do Executivo n.º 296/2009, alterado pelo Despacho do Chefe do Executivo n.º 141/2012, assim como do despacho do signatário, exarado na Informação n.º 0187/DAHP/DAH/2013, a respectiva candidatura foi excluída da lista geral de espera.

E nos termos dos n.º 21 do Despacho n.º 09/IH/2012, revisto pelo Despacho n.º 20/IH/2012, e artigo 155.º do Código do Procedimento Administrativo, aprovado pelo Decreto-Lei n.º 57/99/M, de 11 de Outubro, cabe recurso hierárquico necessário da respectiva decisão administrativa, ao Presidente deste Instituto, no prazo de 30 (trinta) dias a contar da data de publicação do presente anúncio, o recurso hierárquico tem efeito suspensivo.

O Chefe do Departamento de Assuntos de Habitação Pública,Cheang Sek Lam

21 de Janeiro de 2013

ANÚNCIO

[ N.º 12/2013 ]

Para os devidos efeitos vimos por este meio notificar os representantes dos agregados familiares da lista de candidatos a habitação social abaixo indicados, no uso da competência delegada pela alínea 16) do n.º 3 do Despacho n.º 09/IH/2012, publicado no Boletim Oficial da RAEM, n.º 13, II Série, de 28 de Março de 2012 e nos termos do n.º 2 do artigo 72.º do Código do Procedimento Administrativo, aprovado pelo Decreto-Lei n.º 57/99/M, de 11 de Outubro:

IONG TIN FOK 5015549 CHIO KUOK WAI ALIÁS KYAUK THEIN WIN 5047736

Nome N.º do boletim de candidatura

Após as verificações deste Instituto, notamos que os representantes e os elementos dos agregados familiares de candidatos a habitação social acima mencionados são proprietários de fracções autónomas na Região Administrativa Especial de Macau, desde o termo do prazo para entrega do boletim de candidatura até à data de assinatura do contrato de arrendamento com este Instituto e os representantes dos agregados familiares são elementos que figurem no boletim de candidatura de outros agregados familiares, aos quais este Instituto já tenha autorizado a aquisição de habitação nos termos do Decreto-Lei n.º 35/96/M (Regime de bonificação ao crédito para aquisicão ou locação financeira de habitação própria), de 8 de Julho, ou do Regulamento Administrativo n.º 17/2009 (Regime de bonificação de juros de crédito concedido para aquisição de habitação própria), pelo que, estes não reúnem os requisitos exigidos para a candidatura, nos termos das alíneas 2) e 4) do n.º 4 do artigo 3.º do Regulamento Administrativo n.º 25/2009 (Atribuição, Arrendamento e Administração de Habitação Social).

Tendo este Instituto publicado um anúncio na imprensa de língua chinesa e língua portuguesa, no dia 13 de Dezembro de 2012, a solicitar ao interessados acima mencionados para apresentarem por escrito as suas contestações pelos factos acima referidos no prazo de 10 (dez) dias a contar da data de publicação do referido anúncio, mas não fizeram a entrega das suas contestações dentro do prazo indicado. Nos termos dos n.º 1 do artigo 46.º do Regulamento Administrativo n.º 25/2009, artigo 5.º e alínea 2) do artigo 11.º do Regulamento de Candidatura para Atribuição de Habitação Social, aprovado pelo Despacho do Chefe do Executivo n.º 296/2009, n.º 2 do artigo 9.º do Regulamento de Candidatura para Atribuição de Habitação Social, aprovado pelo Despacho do Chefe do Executivo n.º 296/2009, alterado pelo Despacho do Chefe do Executivo n.º 141/2012, assim como do despacho do signatário, exarado na Informação n.º 0192/DAHP/DAH/2013, as respectivas candidaturas foram excluídas da lista geral de espera.

E nos termos dos n.º 21 do Despacho n.º 09/IH/2012, revisto pelo Despacho n.º 20/IH/2012, e artigo 155.º do Código do Procedimento Administrativo, aprovado pelo Decreto-Lei n.º 57/99/M, de 11 de Outubro, cabem recurso hierárquico necessário da respectiva decisão administrativa, ao Presidente deste Instituto, no prazo de 30 (trinta) dias a contar da data de publicação do presente anúncio, o recurso hierárquico tem efeito suspensivo.

O Chefe do Departamento de Assuntos de Habitação Pública,Cheang Sek Lam

21 de Janeiro de 2013

Page 10: José rocha Dinis | Director eDitorial executivo sérgio

pág 18 quarta-feira, 23 de janeiro de 2013 jornAl tribunA de mAcAu jornAl tribunA de mAcAu quarta-feira, 23 de janeiro de 2013 pág 19

lazERrEALIZADOr MICHAEL WINNEr MOrrE AOS 77 ANOS. Michael Winner, realizador de “Death Wish”, “the Nightcomers”, entre outros, faleceu aos 77 anos de idade. o realizador lutava contra problemas hepáticos desde 2007, acabando por sucumbir à doença que o afectava.

30anos ao serviçode Macau

Gente GiraC

oordenação:

Ped

ro And

ré Santos

envie as suas fotos para: gente.gira@

yahoo.com

Praticargolfe para

relaxare fazer

exercício físico

antónio almeida tem uma vida atarefada por causa da advocacia mas encontrou a forma ideal de relaxar

e praticar exercício físico ao mesmo tempo: o golfe. esta fotografia retrata um desses momentos durante uma sessão com amigos no “caesar’s Golf club”.

antónio almeida aproveitou ainda para recomendar a prática da modalidade a todos os que queiram

diminuir o stress, para além de que o contacto com a natureza faz muito bem à

saúde.

Reencontro entre grandes amigasMaria Sousa e raquel chacim são duas grandes amigas que se conheceram na escola Portuguesa de Macau durante o secundário. No entanto, quando terminaram essa etapa das suas vidas partiram para destinos opostos, raquel para a austrália e Maria para Portugal. Mantiveram sempre o contacto através das redes sociais e tiveram entretanto hipótese de se encontrar em Melbourne, tendo registado o momento através desta fotografia num bar local.

Convívioentre amigospara celebraro Ano Novo

Zinha anok disponibilizou esta fotografia ao GeNte

Gira num encontro de amigos para celebrar o

ano Novo, contando com várias iguarias macaenses, como o famoso tá-Pin-lou.

o encontro teve lugar no restaurante “Dim Sum”, no

cacém.

Stéphanie Seymour, musa de Verão aos 44 anos aos 44 anos e mãe de quatro crianças, Stéphanie Seymour, regressa como musa da nova colecção Primavera/verão 2013 de jason Wu. Deixando para trás muitas modelos mais novas, Stéphanie Seymour continua a exibir uma forma física invejável, mostrando várias razões por ter sido escolhida. “queria uma mulher forte com apelo sexual definitivo para a minha colecção, que tem como inspiração as fotografias de Helmut Newton. Stephanie foi escolhida com a musa perfeita e o fato de que ela já trabalhou com Newton também fez todo o sentido”, explicou o estilista em declarações ao site WWD.

Príncipe Harry diz que matou insurgentes no Afeganistãoo príncipe Harry, da Grã-Bretanha, disse ter morto insurgentes no afeganistão durante a sua segunda passagem pelo país como militar, responsável pela artilharia em helicópteros de combate apache. o neto da rainha isabel ii, de 28 anos, terceiro na linha de sucessão do trono, está de regresso a londres depois de 20 semanas a servir numa base das forças da Nato na província de Helmand, no sul do afeganistão. questionado sobre se tinha morto insurgentes nesse período disse: “Sim, disparamos quando precisamos, tiramos uma vida para salvar uma vida, mas essencialmente somos muito mais uma dissuasão do que qualquer outra coisa”. a base de Harry, o camp Bastion, foi atacada no seu dia do aniversário, em Setembro, mas não ficou claro se o príncipe era o alvo dessa acção dos talibã, que resultou na morte de dois soldados dos eua.

Amy ChencoroadaMiss Ásia 2012amy chen foi a vencedora do concurso Miss Ásia 2012, ficando à frente de annie qi e Svetlana Gulakova, segunda e terceira classificadas, respectivamente. a final decorreu em Hong Kong, destacando-se o sensual desfile em fato de banho por parte das 18 concorrentes que participaram.

Holly Weber quer vingar no cinemaHolly Weber é uma jovem modelo de 28 anos que pretende vingar no mundo do cinema, mostrando que é mais do que uma “cara bonita”. apesar da idade apresenta já um currículo invejável, tendo conseguido papéis pequenos no grande ecrã em “fast & furious”, “tropic thunder”, entre outros. Na televisão já participou em várias séries de sucesso, casos de “Modern family”, Nip tuck” ou “cSi”.

Elton John pagou 25 mil euros pelo segundo filhoelton john pagou 25 mil euros (cerca de 265 mil patacas) pelo segundo filho, avança o the Sun. Segundo a publicação, elijah custou apenas mais 3,7 mil euros (aproximadamente 39 mil patacas) do que o irmão, Zachary. caso elton john e David furnish queiram ter um terceiro filho, terão de pagar cerca de 27 mil euros. elijah joseph Daniel furnish-john nasceu a 11 de janeiro, em los angeles, e no registo David furnish consta como mãe da criança. a publicação afirma ainda que elton john pagou tão pouco pelo filho porque usou o centro de Barrigas de aluguer em encino, califórnia, que se destina especialmente a casais gays.

Descoberta gravação inédita de Paul McCartneyPeter asher, do grupo Peter and Gordan, descobriu uma gravação inédita de Paul Mccartney da música “a World Without love”. a canção foi escrita por Mccartney e oferecida ao grupo nos anos 60, tendo chegado a número 1 em 1964. em entrevista à revista rolling Stone, Peter asher revelou que ninguém nos Beatles queria a música e que john lennon não gostava e gozava com a letra. o músico acrescentou ainda que não pensa em editar a descoberta.

Kung Hei Fat ChoiFernanda Viseu Pinheiro

30anos ao serviçode Macau

o ano Novo chinês é sem-pre uma festa

muito colorida. as pessoas vestem-se do melhor que têm e as crianças, geralmente, de vermelho. lembro-me que as ruas, as lojas e os hotéis eram decorados de vermelho e dourado. as casas também decoradas da mesma forma, com flores de pessegueiro e tangerineiras. era uma alegria princi-

palmente para as crianças que gos-tavam muito de ir visitar os familiares para receberem os “lai Si”. quando se cruzavam com pessoas conheci-das cumprimentavam-nas com um “Kung Hei fat choi” para depois rece-berem os tais “lai Si”. o barulho dos panchões era ouvido constantemente durante o dia, principalmente ao meio dia, altura em que era mais intenso. as ruas ficavam cobertas de restos de

panchões queimados que pareciam um tapete vermelho. tinha medo de andar na rua porque muitos miúdos gostavam de mandar os panchões pe-las janelas e varandas para assustar as pessoas que passavam. lembro-me que os funcionários púbicos só po-diam entrar nos casinos nos primeiros três dias do ano Novo chinês e eu ia só por curiosidade, geralmente dava uma voltinha e saía logo por causa do

fumo do tabaco. Houve um ano que jo-guei nas “slots” e ganhei 300 patacas. Depois fui-me logo embora. tínhamos sempre uma caixa vermelha com as guloseimas, e nos dias em que não saía de casa não parava de as comer, mais as pevides vermelhas. Gostava muito de comer o “Nin Kou” fatiado e frito também. aproveito para desejar a todos paz, saúde, amor e dinheiro nes-te ano da Serpente.

Page 11: José rocha Dinis | Director eDitorial executivo sérgio

pág 20 quarta-feira, 23 de janeiro de 2013 jornAl tribunA de mAcAu feCHo deSta edição jtM - 02:00 HoraS

últiMajornAl tribunA de mAcAu

hOjE AmANhã

www.JTM.COM.MOFONTE: BNUcâmbios - indicAtivostempo FONTE: SERVIÇOS METEOROLÓGICOS

E GEOFíSICOS www.SMG.GOV.MO

150c240c

150c200c

Administração, Direcção e Redacção: Calçada do Tronco Velho, EdifícioDr. Caetano Soares, Nos4, 4A, 4B - Macau Caixa Postal (P.O. Box): 3003Tel.: (853) 28378057 Fax: (853) 28337305 • Email: [email protected] [email protected]

PATACA COmPRA VENDAuS Dólar 7.93 8.03euro 10.55 10.68yuaN (rPc) 1.240 1.298

En Passant

“A grandeza de uma nação e o seu progres-so moral podem ser julgados pelo modo como os seus animais são tratados”. Proferida por Mahatma Gandhi, a frase ficou para a história e continua a ser respeitada em grande parte do mundo civilizado, onde a protecção dos animais é um valor intrínseco da cultura, da moral e dos bons costumes.Em Macau, infelizmente, o cenário é bem distin-to. Há anos que o problema está identificado e, a exemplo de tantas outras matérias, até motivou processos de auscultação - ainda que nem sem-pre abrangentes - mas sem quaisquer resultados práticos, mantendo o território num marasmo inquietante em torno de uma questão que não pode ser menosprezada.Como tem sublinhado a ANIMA, está de facto “tudo por fazer” nessa área, porque o Governo protela decisões e ignora promessas publica-mente assumidas. Enquanto isso, e só para apontar algumas situa-ções flagrantes, lojas do sector inundam o mer-cado com animais sem licença, fomentando in-directamente inúmeros casos de abandono. Ao mesmo tempo, centenas de cães e gatos são aba-tidos todos os anos no Canil Municipal e galgos são alvo de tratamento cruel no Canídromo sem que as autoridades procurem limpar a péssima imagem que deixam no panorama internacio-nal. Numa cidade onde a legislação vigente apenas pune com multas irrisórias (20 a 200 patacas) quem comer animais, não protegendo sequer os seus preciosos pandas, ignoram-se também os riscos para a saúde pública derivados do aban-dono ou contrabando de animais. Em 2008, imagens de um gato que foi queimado e espetado por 11 adolescentes num pau de bam-bu chocaram a sociedade, mas depressa caíram no esquecimento, não estranhando por isso que esta semana tenha sido descoberto um “caçador de cães”, que comia animais que apanhava em estaleiros de obras, depois de já terem sido feitos vários alertas sobre a existência de armadilhas nesses locais.Até quando teremos nós de ser sistematicamen-te confrontados com casos de tamanha cruelda-de? É que esta intolerável complacência arrisca tornar-se num flagelo tão grande como o dos maus tratos e abandonos de animais.

Sérgio Terra

intolerável

rAem e guAngdong vÃo rever modelode FormAlidAdes AlFAndegáriAs A RAEM e o Continente chegaram a consenso sobre a criação de um novo mo-delo de formalidades alfandegárias que será aplicado no posto fronteiriço do novo acesso entre Macau e Zhuhai, revelou ontem o director-geral dos Serviços de Alfândega, Choi Lai Hang, que integrou a comitiva liderada pelo Chefe do Executivo, Chui Sai On, numa visita a Pequim. Segundo uma nota oficial, Choi Lai Hang referiu ainda que nas reuniões em Pequim foram abordados temas como “a redução do tempo necessário para completar e facilitar as formalidades alfandegárias”. Sublinhando que os encontros foram “muito positivos”, Chui Sai On referiu, por sua vez, que os “próxi-mos trabalhos vão ser promovidos com a Província de Guangdong e outras partes envolvidas, para que o Governo Central aprove, o mais cedo possível, o projecto do novo acesso entre Guangdong e Macau e seja possível resolver os problemas das inundações nas zonas antigas de Macau”. Sobre esta matéria, acrescentou que “o Governo da RAEM já definiu planos de curto, médio e longo prazo, mas estes implicam a utilização de águas territoriais”. Por isso, a RAEM pretende apresen-tar uma proposta ao Governo Central para “resolver de forma eficiente e permanente esta situação”.

lÍnguA sul-AFricAnA mAis AntigA já só é FAlAdA por duAs pessoAsAenki Kassie, uma das três pessoas no mundo que falava a língua mais antiga da África do Sul, o “San”, morreu aos 71 anos na cidade sul-africana de Upington, na província de Cabo Norte. Segundo o jornal “Cape Times”, com a morte da mulher, apenas duas pessoas na África do Sul continuam a falar o “San”, uma língua do Deserto do Kalahari que os estudiosos consideram a mais antiga entre as dezenas de línguas indígenas do país que possui 11 oficiais. Com a língua praticamente desaparecida, são conservadas cerca de 12 mil páginas de transcrições do “San” oral, com informações sobre mitos, crenças e rituais do povo khomani. O linguista alemão Wilhelm Bleek, grande estudioso do “San”, publicou em 1956, nos Estados Unidos, um dicionário explicativo deste idioma à beira da extinção.

berlim e pAris Querem reForÇAr uniÃo monetáriAA Alemanha e a França vão apresentar, “até Maio, propostas para o Conselho Europeu de Junho para a estabilização e reforço da união económica e monetária”, anunciou a chanceler Angela Merkel numa conferência de imprensa com o Presidente François Hollande, por ocasião das celebrações dos 50 anos do tratado de amizade franco-alemão, também conhecido por Tratado do Eliseu. “Vão ser tomadas decisões nos próximos meses para aprofundar a união económica e monetária. Estamos a trabalhar nisso. Estamos a tentar ser o mais concretos possível, isto é para que as decisões sejam úteis ao reforço do crescimento”, disse, por seu lado, François Hollande. “Há uma questão que temos de resolver, que é a do orçamento europeu. A França e a Alemanha têm uma quota parte de responsabilidade neste ponto”, considerou o Presidente francês. Para Merkel, a Alemanha e a França estão conscientes da “sua grande responsabilidade” para que “melhore a situação na União Europeia, se ultrapasse a crise na zona euro, seja possível o crescimento económico, ao mesmo tempo que se defende o valor do modelo europeu, ou seja, sermos competitivos, economicamente forte e, ao mesmo tempo, manter-se a coesão social”.

óculos jAponeses impedem reconHecimento de câmArAsInvestigadores do Instituto Nacional de Informática do Japão inventaram óculos que prote-gem a intimidade da pessoa que os estiver a usar. Quem colocar os óculos pode ser identifi-cado sem problemas à vista normal, mas aparece irreconhecível em imagens gravadas por uma câmara. A nova tecnologia pretende proteger as pessoas que são fotografas ou filmadas sem o saberem e sem terem dado a sua autorização para tal, numa resposta ao complicado assunto da protecção de privacidade. Apesar das boas intenções da invenção, já se especula nas redes sociais o que poderá acontecer se o uso dos óculos cair em mãos menos apropria-das, podendo conduzir a mais problemas do que benefícios.

seQuestrAdos gestores de FábricA de XAngAiQue impuserAm dois minutos pArA ir À cAsA de bAnHoCerca de mil operários revoltados sequestraram durante dia e meio 10 administradores japoneses e oito chineses de uma fábrica em Xangai em protesto contra as severas regras que lhes foram im-postas para usar a casa de banho, entre outras imposições. Os trabalhadores da Shinmei Electric Company só libertaram os reféns depois da intervenção de trezentos polícias, anunciou ontem a empresa, citada pela Associated Press. “Os trabalhadores exigiram o fim de regras ridículas que davam apenas dois minutos para ir à casa de banho, com multas para quem se atrasasse uma vez e despedimento para quem se atrasasse duas vezes”, referiu um segurança da fábrica de produtos electrónicos, acrescentando que “os administradores foram libertados quando a polícia interveio e concordaram mudar as regras”. Ontem, a fábrica esteve fechada, mas os operários voltarão hoje ao trabalho, adiantou outro guarda.