jornal viva cotia ed. nº 01 / agosto de 2012

16
www.vivacotia.com.br Edição n o 1 Cotia Agosto de 2012 VOCê SABIA? Saiba o que é água de reúso e onde pode ser utilizada PáG. 6 Beleza: Toda atenção para a saúde do seu cabelo no inverno PáG.12 SEGURANçA SEGURANçA Ecofeira confirma o prestígio do setor de orgânicos e produtos naturais PáG. 3 Sicília: Taormina, Don Corleone e o vinho de Plínio, o Velho PáG. 15 Exposição inédita sobre Elvis Presley PáG. 13 PáG. 4 SUSTENTABILIDADE TURISMO MULHER MEIO AMBIENTE CULTURA Diretor do Demacro recebe título de Cidadão Carapicuibano PáG. 5 INAUGURADA A CENTRAL DE MONITORAMENTO DA GUARDA CIVIL

Upload: fau-barbosa

Post on 09-Mar-2016

221 views

Category:

Documents


2 download

DESCRIPTION

Nasce o VIVA COTIA impresso! A realização de um projeto independente! Um estudo que levou um ano e meio, e foi colocado em prática em papel especial, com arte, composição gráfica, diagramação e fotos de alta qualidade, chegando para trazer mais informação à população! São 15 mil exemplares mensais, em sua 1ª edição, que começaram a ser distribuídos nessa terça-feira(14), em Cotia (do km 21 ao 39 da Rodovia Raposo Tavares), além de condomínios em Jandira, Itapevi, Barueri, Vargem Grande e Embu. Afinal de contas, a informação necessita utilizar todos os meios para chegar aos lugares mais distantes. Aí sim teremos cumprido nosso papel na sociedade!E Viva Cotia! :)

TRANSCRIPT

Page 1: Jornal Viva Cotia ed. nº 01 / Agosto de 2012

www.vivacotia.com.br • Edição no 1 • Cotia • Agosto de 2012

Você sabia?

Saiba o que é água de reúso e onde pode ser utilizada

pág. 6

Beleza: Toda atenção para a saúde do seu cabelo no inverno

pág.12

segurança

segurançaEcofeira confirma o prestígio do setor de orgânicos e produtos naturais pág. 3

Sicília: Taormina, Don Corleone e o vinho de Plínio, o Velho pág. 15

Exposição inédita sobre Elvis Presley

pág. 13

pág. 4

sustentabilidade

turismo

mulhermeio ambiente

cultura

Diretor do Demacro recebe título de Cidadão Carapicuibano pág. 5

inaugurada a central de monitoramento da guarda ciVil

Page 2: Jornal Viva Cotia ed. nº 01 / Agosto de 2012

2 www.vivacotia.com.br • Edição no 1 • Cotia • Agosto de 2012

O edital completo pode ser acessado no site do Metrôwww.metro.sp.gov.br/metro/licitacao/licitacao-list.aspx

editOrial sOciedade

Rotary empossa quatro clubes em Festiva na Granja Viana

metrô publica edital de licitação para estudos de um ramal São Paulo-Cotia

Quatro clubes do Rotary empos-saram sua nova di-retoria no mês de julho. A festiva foi realizada no Espaço Sonata com a pos-se do Rotary Em-presarial, Mulheres Empreendedoras, Cotia e Granja Via-na.

Mais de 150 pes-soas estiveram reu-nidas prestigiando o evento, que con-tou com a presença

do atual governador do Distrito 4610, Reinaldo Franco, da ex-governadora e granjeira Ligéia Stivanin, além de presidentes de ou-tros clubes.

O evento mos-trou a união entre todos os clubes de Cotia, que sempre executam diversos projetos em nos-sa região, visando sempre o bem da comunidade.

O Metrô publicou em seu site, o edital referente à Concor-rência internacional nº 40442213, de pres-tação de serviços para o desenvolvimento do projeto funcional da Linha 22, ligando São Paulo à Cotia.

O estudo abran-gerá a elaboração de projeto funcional de corredores estruturais de transporte coletivo urbano (metrô, trem urbano de passagei-ros, corredor de ôni-bus, VLT ou monotri-lho); a elaboração de estudos urbanísticos com caracterização regional; a elabora-ção de estudos de reorganização e inte-

gração de transporte coletivo; e a elabo-ração de estudos de viabilidade econô-mico-financeiro para corredores estruturais de transporte coletivo urbano.

Segundo o edital, a Proposta Técnica, a Proposta Comercial e os Documentos para Habilitação deverão ser entregues em Ses-são Pública de Recebi-mento a ser realizada no 14/09/2012, às 09h.

O valor do orça-mento estimado pela Companhia do Metrô para esta licitação é de R$ 4.022.527,00 (quatro milhões, vinte e dois mil, quinhentos e vinte e sete reais).

nossa missão“ser a referência em

notícias, com jornalismo de qualidade, ética e

independência, defendendo os interesses da população

e do meio ambiente”

Viva Cotia Comunicação e Eventos Ltda ME. www.vivacotia.com.br

CNPJ: 07.690.553/0001-62 • DirEtor rEsponsáVEL: Marco Barbosa • JornaLista rEspon-

sáVEL: Fau Barbosa, Mtb 58083/SP • Contato: e-mail: [email protected] • Fone: 7824-9539 • iMprEssão E aCabaMEnto: D’ARTHY Editora e Gráfica Ltda. • Distribui-

ção: do Km 21 ao 39 da Raposo Tavares • Publicação mensal, tiragem de 15.000 exemplares.

Os artigos assinados não refletem a opinião do Jornal Viva Cotia, e são de inteira responsabilidade de seus autores, da mesma forma que não nos responsabilizamos pelo teor dos anúncios. Matérias não assinadas são da Redação.

Quando há mais de um ano, resolvemos maturar a idéia de colocar em prática o projeto do VIVA CO-TIA impresso, alguns amigos mais próxi-mos com quem dis-cutimos a ideia, nos questionaram: “por que lançar um jornal, quando vocês já tem um site de notícias que é referência na cidade, reconhecido até pelas grandes mí-dias nacionais, com matérias exclusivas e alcançando índices cada vez maiores de credibilidade e audi-ência?”

E s s e s m e s m o s amigos levantaram um argumento impor-

tante: em um mundo invadido por tablets, smartphones, redes sociais, fóruns de dis-cussão, a velocidade da informação hoje é essencial e um jornal “anda” na contramão dessa agilidade, pois, por mais que se ten-tasse, as notícias im-pressas seriam sem-pre “velhas notícias”.

Talvez tenha sido esse o argumento que levou mais tem-po a ser ponderado, pesando bastante na decisão final de fazer ou não fazer o jornal. Durante muito tempo, ficamos questionando o porque sim, pois o porque não parecia óbvio.

O porque sim, acabou vindo depois de um encontro de co-municação que ocor-reu em São Paulo em maio desse ano, onde foram analisadas es-sas e outras questões. O veredito final e unânime foi de que a informação necessita usar todos os meios disponíveis para po-der chegar aonde me-nos se espera e aí sim terá cumprido seu pa-pel junto à sociedade.

D e n t r o d e s s e contexto e seguindo nossa missão de ser a referência em no-tícias na região, com jornalismo de quali-dade, ética e indepen-dência, sempre defen-

dendo os interesses da comunidade e do meio ambiente, traze-mos para vocês a pri-meira de uma série de edições do VIVA CO-TIA, um jornal jovem em todos os sentidos e com muita informa-ção de qualidade.

E temos certeza que, assim como o PORTAL VIVA, o VIVA COTIA tam-bém será, e em pouco tempo, referência na cidade.

Sejam bem vindos e boa leitura a todos!

Marco Barbosa

Editor Chefe do Viva CotiaEngenheiro Eletrônico e

Administrador de Empresas

Os caminhos da informação

Page 3: Jornal Viva Cotia ed. nº 01 / Agosto de 2012

3www.vivacotia.com.br • Edição no 1 • Cotia • Agosto de 2012

Em maio, cerca de 1500 pessoas circu-laram pelas tendas da eco-Vesak no Templo Zulai, dentro da pro-gramação da comemo-ração do nascimento de Buda.

O Cantinho das Crianças foi uma atra-ção à parte, com ativi-dades de plantio de mu-das de horta, além da programação especial da Brinca Yoga, ativi-dade desenvolvida por Renata von Poser, onde a criançada pode pra-ticar posturas de yoga e aprender alguns con-ceitos de forma lúdica e envolvente.

ecofeira confirma o prestígio do setor de orgânicos e produtos naturais

plementaram a programa-ção cultural: C o m p o s t a -gem Domés-tica, ministra-da por Isabela Menezes e Confecção de Chaveiros a partir de rea-proveitamen-to de tecidos, c o m C é l i a

Russo.Em julho, o arraiá

sustentável contou com inúmeras atrações e uma programação cultural extensa.

A Oficina de Ela-boração de Adereços

Juninos com mate-rial reaproveitado, foi ministrada pela ex-positora e artista Ro-berta Lorfuz. A Roda de Conversa sobre a Rio+20, com Isabela Menezes, trouxe al-gumas das discussões que aconteceram pa-ralelamente ao encon-tro dos governantes, demonstrando a vita-lidade dos processos sociais nas questões da sustentabilidade. O expositor O grupo de teatro da SELVA, apre-sentou uma divertida pantomima sobre o tema Casamento Cai-pira.

sustentabilidade

Em junho, a eco-- m e i o a m b i e n t e comemorou o Dia do Meio Ambiente. A Roda de Conversa, momento de diálogo e tro-ca de informa-ções, contou com a presen-ça de Giovan-na Palazzi, ge-rente de áreas protegidas do Ministério do Meio Ambien-te, que falou sobre a Rio+20 e sobre as uni-dades de conservação do Brasil. Ela ainda respondeu perguntas dos participantes sobre a Reserva Florestal do Morro Grande, em Co-tia.

Duas oficinas com-

as ecofeiras tem como foco a sustentabili-dade, o fomen-to ao consumo de orgânicos/integrais e a geração de renda para os produtores locais.

Page 4: Jornal Viva Cotia ed. nº 01 / Agosto de 2012

4 www.vivacotia.com.br • Edição no 1 • Cotia • Agosto de 2012

zoom de 35x e uma visão de 360º, já es-tão ins ta ladas em pontos estratégicos da cidade. São quatro câmeras em Caucaia (Praça dos Romeiros e ruas do comércio), quatro em Cotia (Pra-ça Joaquim Nunes, Sacolão, Praça José

delegacia eletrônica: registre sua ocorrência sem sair de casa

Por Fau Barbosa

Muita gente deixa de registrar Boletim de Ocorrência por que logo pensa que vai perder horas em uma Delegacia. A espera, acontece muitas ve-zes, justamente por que muitas ocorrên-cias registradas ali, poderiam ser feitas sem sair de casa.

Essa é a proposta da Delegacia Eletrôni-ca, serviço que desde 2000 proporciona co-modidade ao cidadão, mas que pouca gente conhece.

Quem pode regis-trar a ocorrência pela internet

- Vítimas de furto de veículo, de placa ou de documentos, furto de celular, perda de documentos em geral, desaparecimento de pessoas, acidentes de

Vítimas podem registrar boletins de Ocorrência sem sair de casa

trânsito (em que não há feridos), crimes contra a honra como injúria, calúnia ou di-famação e ameaça.

- Insultos verbais de natureza homofóbi-ca ou racista também podem ser registrados, sem a necessidade de ir presencialmente a alguma delegacia.

Pela Delegacia Eletrônica também é possível acompanhar o seu Boletim Eletrô-nico.

Para registrar o Boletim de Ocorrên-cia pela internet, é só acessar o endere-ço http://www.ssp.sp.gov.br/bo/default.aspx.

segurança

Inaugurada a central de monitoramento da Guarda Civil

Recentemente, foi inaugurado em Cotia o novo Cecom - Cen-tro de Comunicação da Guarda Civil, o qual será responsável pelo videomonitoramento da cidade.

O espaço também abrigará o Gabinete de Gestão Integrada Mu-nicipal (GGIM) e o In-foseg-rede que integra informações de Segu-rança Pública, Justiça e Fiscalização.

A central de video-monitoramento (CE-COM) será coordena-da por guardas civis que terão contato ime-diato com as viaturas da Guarda e Polícia Militar. Seu objetivo é empreender um tra-balho conjunto entre a Guarda Municipal, Po-lícias Militar e Civil, e demais entidades que compõem o Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM).

a central de Videomonitora-mento

O investimento da central é todo muni-cipal e o sistema de captação de imagens é feito por meio de uma parceria com o Shop-ping Granja Viana que doou as câmeras. A sala conta com quatro TV’s de 42 polegadas e 06 computadores

serViçocecom - central de comunicação da guarda civilav. rotary, nº 144 - Jardim nomuratelefones: 4616-2835 - 4243-9729 e/ou 153gabinete de gestão integrada [email protected]

conectados 24 horas. Todas as imagens re-gistradas pelas câme-ras ficarão arquivadas no banco de dados da central. Além disso, o novo Cecom também fará o vídeomonitora-mento de ruas e locais públicos.

Outras duas salas fazem parte da nova casa: uma sala mista, criada para receber reuniões com a Polícia Militar, Polícia Civil e Defesa Civil e a sala de reuniões do GGIM. As duas têm acesso ao monitoramento por meio de monitores de LCD.

Nove câmeras da marca Pelco , com

Barreto e Cecom), e uma na Granja Viana (Praça Niso Viana). Essa por enquanto, o sinal ainda vem pela internet.

Para o secretário de Segurança Pública, Cilso Vieira, o projeto é nada mais do que a tecnologia no auxílio à proteção do patrimônio público e na segurança da comunidade. “A im-plantação do sistema é um sonho da Guarda Civil Municipal que hoje se transforma em realidade”, disse.

Está comprovado que o sistema de vide-omonitoramento reduz os índices de crimina-lidade.

Page 5: Jornal Viva Cotia ed. nº 01 / Agosto de 2012

5www.vivacotia.com.br • Edição no 1 • Cotia • Agosto de 2012

Diretor do Demacro recebe título de cidadão carapicuibano

Autoridades poli-ciais civis estiveram na Câmara Municipal de Carapicuíba, para par-ticipar da homenagem ao Diretor do Dema-cro - Dr. Youssef Abul Chain, agraciado com o Título de Cidadão Carapicuibano.

Youssef recebeu a homenagem das mãos da vereadora Gilmara Gonçalves. A vereado-ra presidiu a mesa du-rante a sessão, ao lado do vereador Ronaldo Souza.

“O título, é uma forma que a cidade de Carapicuíba tem, para agradecer por tudo o que o Dr. Youssef fez na Segurança Pú-blica. Além de deixar profundas marcas, ele deixou uma pessoa à altura em seu lugar, o Dr. Albano, que faz com que o cidadão e a

polícia de Carapicuíba tenham laços estreita-dos”, ressaltou o vere-ador Ronaldo Souza.

“A responsabilida-de que me cabe é enor-me, pois o Dr. Youssef é meu referencial pro-fissional e meu ami-go. Um exemplo de competência, profis-sionalismo, carisma e sensibilidade únicos”, ressaltou seu sucessor, o Delegado Seccional de Carapicuíba, Dr. Al-bano Fernandes. “Esse é o reconhecimento do sucesso, parabéns!”, disse.

A vereadora Gil-mara citou a trajetória de Youssef, que esteve em Carapicuíba por 18 meses, como Delegado Seccional.

“Passei a admirá--lo pela sua responsa-bilidade, entusiasmo e competência. É um or-

Mat

éria

e F

otos

: Fau

Bar

bosa o Delegado Seccional

Dr. AlbanoO prefeito Sergio

Ribeiro, também este-ve presente no final da sessão. “Posso teste-munhar o trabalho do Dr. Youssef. Na figura dele houve um diálogo permanente. Tivemos todo o apoio. Ele es-creveu uma página na história da cidade de Carapicuíba”, finali-zou.

No final do evento, Youssef falou à repor-tagem do Viva Cotia: “Quando na nossa profissão a gente pas-sa por um local e dei-xa uma marca boa, o reconhecimento nos envaidece. Passar por aqui e ter meu traba-lho reconhecido me deixa emocionado”, relatou.

Estiveram pre-sentes os delegados seccionais de Cara-picuíba. Taboão da Serra, Franco da Ro-cha, Osasco, Diade-ma, Mogi das Cru-zes, São Bernardo do Campo, Santo André, São Caetano do Sul e Guarulhos, o Diretor da Academia de Po-lícia, os Delegados Titulares de Cotia, Barueri, Pirapora do Bom Jesus, Santana de Parnaíba, Jandira, Carapicuíba, Itapevi e Vargem Grande Pau-lista, a Corregedora Dra. Malta, os delega-dos da SIG, da SHPP, do Meio Ambiente, e da DDM de Barueri e Carapicuíba.

delegados seccionais prestigiam o diretor do demacro, dr. Youssef

dr. Youssef, vereadora gilmara e dr.albano

pública, e unidos, to-das as forças do Bem interagem. O segredo é, com honestidade, trabalhar com afinco”, enfatizou.

Youssef ressa l -tou que o policial tem que atender as pesso-as como se estivesse atendendo a sua mãe, a sua família. “Essa é uma exigência minha em todo o Demacro”, disse.

Com relação ao seu substituto, o diretor de-clarou: “O Albano foi escolhido por mim não por ser meu amigo. Ele sabe trabalhar e sabe comandar. Não basta ter qualidades, é pre-ciso saber comandar”, ressaltou.

O diretor do De-macro, Dr. Youssef, a vereadora Gilmara e

gulho para Carapicuí-ba ter feito parte da sua trajetória profissional. Um homem que com-bate o crime de forma destemida e justa. É de pessoas assim que a sociedade necessita”, relatou.

O Diretor do Dema-cro agradeceu a todos os colegas presentes.

“Tenho o dever de di-vidir esse título com todos vocês”. dis-se. “Quando vim do DEIC, me surpreendi com a mão de obra es-pecializada, dedicada e comprometida com o Município, que encon-trei aqui. Aqui o pro-fissional é muito mais envolvido com a causa

Page 6: Jornal Viva Cotia ed. nº 01 / Agosto de 2012

6 www.vivacotia.com.br • Edição no 1 • Cotia • Agosto de 2012

MeiO aMbiente

Saiba o que é água de reúso e onde pode ser utilizada

A reutilização ou o reuso de água ou o uso de águas residuá-rias não é um conceito novo e tem sido prati-cado em todo o mundo há muitos anos.

Existem relatos de sua prática na Grécia Antiga, com a dispo-sição de esgotos e sua utilização na irrigação. No entanto, a demanda crescente por água tem feito do reuso plane-jado da água um tema atual e de grande im-portância.

N e s t e s e n t i d o , deve-se considerar o reuso de água como parte de uma atividade mais abrangente que é o uso racional ou efi-ciente da água, o qual compreende também o controle de perdas e desperdícios, e a mini-mização da produção de efluentes e do con-sumo de água.

Dentro dessa ótica, os esgotos tratados têm um papel fundamental no planejamento e na gestão sustentável dos recursos hídricos como um substituto para o uso de águas destina-das a fins agrícolas e de irrigação, entre outros.

Ao liberar as fontes de água de boa quali-dade para abasteci-mento público e outros usos prioritários, o uso de esgotos contribui para a conservação

dos recursos e acres-centa uma dimensão econômica ao plane-jamento dos recursos hídricos. O reuso re-duz a demanda sobre os mananciais de água devido à substituição da água potável por uma água de qualida-de inferior. Essa práti-ca, atualmente muito discutida, posta em evidência e já utiliza-da em alguns países é baseada no conceito de substituição de manan-ciais. Tal substituição é possível em função da qualidade requerida para um uso específi-co.

Dessa forma, gran-des volumes de água potável podem ser poupados pelo reuso quando se utiliza água de qualidade inferior (geralmente efluen-tes pós-tratados) para atendimento das finali-dades que podem pres-cindir desse recurso dentro dos padrões de potabilidade.

tipos de reuso

A reutilização de água pode ser direta ou indireta, decorrentes de ações planejadas ou não:

reuso indireto não p l a n e j ad o d a ág u a : ocorre quando a água, utilizada em alguma atividade humana, é

descarregada no meio ambiente e novamen-te utilizada a jusante, em sua forma diluída, de maneira não inten-cional e não controla-da. Caminhando até o ponto de captação para o novo usuário, a mes-ma está sujeita às ações naturais do ciclo hidro-lógico (diluição, auto-depuração).

reuso indireto pla-nejado da água: ocorre quando os efluentes, depois de tratados, são descarregados de forma planejada nos corpos de águas super-ficiais ou subterrâneas, para serem utilizadas a jusante, de maneira controlada, no atendi-mento de algum uso benéfico.

O reuso indireto pla-nejado da água pressu-põe que exista também um controle sobre as eventuais novas des-cargas de efluentes no caminho, garantindo assim que o efluente tratado estará sujeito apenas a misturas com outros efluentes que também atendam ao requisito de qualidade do reuso objetivado.

reuso direto plane-jado das águas: ocorre quando os efluentes, após tratados, são en-caminhados direta-mente de seu ponto de descarga até o local do reuso, não sendo des-

carregados no meio ambiente. É o caso com maior ocorrência, destinando-se a uso em indústria ou irrigação.

aplicações da água reciclada

irrigação paisagís-tica: parques, cemité-rios, campos de golfe, faixas de domínio de auto-estradas, campus universitários, cintu-rões verdes, gramados residenciais.

irrigação de cam-p o s p a r a c u l t i v o s : plantio de forrageiras, plantas fibrosas e de grãos, plantas alimen-tícias, viveiros de plan-tas ornamentais, prote-ção contra geadas.

u s o s i n d u s t r i a i s : refrigeração, alimenta-ção de caldeiras, água de processamento.

recarga de aqüífe-ros: recarga de aqüífe-ros potáveis, controle de intrusão marinha, controle de recalques de subsolo.

usos urbanos não--potáveis: irrigação paisagística, combate ao fogo, descarga de vasos sanitários, siste-mas de ar condiciona-do, lavagem de veícu-los, lavagem de ruas e pontos de ônibus, etc.

F i n a l i d a d e s a m -bientais: aumento de vazão em cursos de água, aplicação em

pântanos, terras alaga-das, indústrias de pes-ca.

u s o s d i v e r s o s : aqüicultura, constru-ções, controle de po-eira, dessedentação de animais.

aproVeitamento de águas de chuVa

As águas de chuva são encaradas pela le-gislação brasileira hoje como esgoto, pois ela usualmente vai dos telhados, e dos pisos para as bocas de lobo aonde, como “solvente universal”, vai carre-ando todo tipo de im-purezas, dissolvidas, suspensas, ou Simples-mente arrastadas me-canicamente, para um córrego que vai acabar dando num rio que por sua vez vai acabar su-prindo uma captação para Tratamento de Água Potável. Claro que essa água sofreu um processo natural de diluição e autodepura-ção, ao longo de seu percurso hídrico, nem sempre suficiente para realmente depurá-la.

Uma pesquisa da Universidade da Ma-lásia deixou claro que após o início da chuva, somente as primeiras águas carreiam áci-dos, microorganismos, e outros poluentes at-

mosféricos, sendo que normalmente pouco tempo após a mesma já adquire características de água destilada, que pode ser coletada em reservatórios fecha-dos.

Para uso humano, inclusive para como água potável, deve sofrer evidentemente filtração e cloração, o que pode ser feito com equipamento barato e simplíssimo, tipo Clo-rador Embrapa ou Clo-rador tipo Venturi au-tomático. Em resumo, a água de chuva sofre uma destilação natural muito eficiente e gra-tuita.

Esta utilização é especialmente indi-cada para o ambiente rural, chácaras, con-domínios e indústrias. O custo baixíssimo da água nas cidades, pelo menos para residên-cias, inviabiliza qual-quer aproveitamento econômico da água de chuva para beber. Já para Indústrias, onde a água é bem mais cara, é usualmente viável sim esse uso.

O Semi árido Nor-destino tem projetos onde a competência e persistência combatem o usual imobilismo do ser humano, com a construção de cister-nas para água de beber para seus habitantes.

Fonte: Cetesb

Page 7: Jornal Viva Cotia ed. nº 01 / Agosto de 2012

7www.vivacotia.com.br • Edição no 1 • Cotia • Agosto de 2012

saúde

SUS vai distribuir novo medicamento contra o câncer de mama

O Ministério da Saúde informou hoje que vai incorporar o medicamento Trastu-zumabe, utilizado no combate ao câncer de mama, ao SUS (Siste-ma Único de Saúde).

O remédio de alto custo reduz as chan-ces de reincidência da doença e diminui em 22% o risco de morte das pacientes.

De acordo com a pasta, o medicamen-to é considerado um dos mais eficientes no combate ao câncer de mama e também um dos mais procurados.

artigO

Como se livrar da “inadimplência indevida”

Os meios de co-municação sempre noticiam o aumento do número de inadim-plentes cadastrados nos serviços de prote-ção ao crédito. A esse cadastramento de in-formações negativas do consumidor dá-se o nome de negativação.

As negativações consideradas inde-vidas, são realizadas sem prévia comuni-cação ao consumidor, em afronta ao art. 43,

§2º do Código de De-fesa do Consumidor.

É obrigação dos fornecedores e dos serviços de proteção ao crédito, antes de inscrever o nome do consumidor no rol de inadimplentes, co-municá-lo acerca da existência da dívida e adverti-lo de que a não quitação poderá levar à sua negativa-ção.

S e n ã o h o u v e qualquer cobrança,

o nome do consu-midor não pode ser cadas t rado no ro l de inadimplentes e, ainda que esta tenha existido, deverá ha-ver uma nova comu-nicação, advertindo o consumidor, antes da negativação do seu nome.

A negativação im-plica uma série de restrições de crédito, que podem perdurar por cinco anos, se o consumidor não vier

a quitar a dívida an-tes.

Quem teve o seu n o m e n e g a t i v a d o sem motivo, tem di-reito a uma indeni-zação porque as con-sequências nocivas ao consumidor são evidentes. É preciso que os consumidores estejam atentos para esse tipo de situação e que, diante de casos assim, tomem as pro-vidências judiciais contra as empresas.

esta coluna tem o objetivo de di-vulgar leis criadas para proteger o ci-dadão. aumentar o conhecimento de direito e deveres é a forma mais efi-ciente de valorizar a cidadania e fazer valer os direitos in-dividuais. conhecer é poder.

OpiniãO

Antonio Carlos M. Thame

Deputado federal (PSDB-SP),

professor licenciado da ESALQ-USP e

advogado dep.mendesthame@

camara.com.br

Em 2011, o governo federal gastou R$ 4,9 milhões para atender a um total de 61 pedidos judiciais que determina-vam a oferta do remédio. Este ano, já foram gastos R$ 12,6 milhões com a compra do Trastuzuma-be por ação judicial.

Para disponibilizar o remédio em unidades públicas de saúde, serão necessários R$ 130 mi-lhões ao ano. A incorpo-ração foi aprovada pela Conitec (Comissão Na-cional de Incorporação de Tecnologias) para o tratamento de câncer de mama inicial e avança-do e integra as ações do Plano Nacional de Pre-venção, Diagnóstico e Tratamento do Câncer

de Colo do Útero e de Mama, lançado no ano passado.A partir da pu-blicação no “Diário Ofi-cial” da União, o SUS tem prazo de 180 dias para iniciar a oferta do medicamento. Segundo o ministério, o câncer de mama é o segundo tipo mais comum no mundo e o mais frequente entre mulheres, com uma es-timativa de mais de 1,15 milhão de novos casos a cada ano. A doença é responsável ainda por 411.093 mortes anual-mente. No Brasil, a es-timativa é que 52.680 novos casos sejam de-tectados de 2012 a 2013. Em 2010, foram notifi-cadas 12.812 mortes por causa da doença no país.

Fonte: Agência Brasil

Page 8: Jornal Viva Cotia ed. nº 01 / Agosto de 2012

Mas o que faz um vereador?No Brasil, a Câma-

ra Municipal, Câma-ra de Vereadores, ou Câmara Legislativa é o órgão legislativo da administração dos mu-nicípios, ou seja, é uma “assembleia de repre-sentantes dos cidadãos ali residentes”.

O vereador tem duas funções princi-pais: fiscalizar as ações da Prefeitura e legislar. A segunda implica em analisar e votar, apro-vando ou rejeitando, projetos de lei apresen-tados pelos próprios parlamentares, pelo Executivo (Prefeitu-

ra) ou pela sociedade civil. O parlamentar, como parte de seu mandato, exerce suas funções também fora das salas do legislati-vo, seja visitando as comunidades ou parti-cipando de discussões sobre temas munici-pais em eventos fora da Câmara. Mas, em grande parte do tempo, estão nos gabinetes, nas comissões técni-cas ou em plenário, onde são apreciados e votados a maioria dos projetos que podem se transformar em leis municipais.

do ponto de Vista estrito da constituição Federal, o Vereador pode...

Aprovar, emendar ou rejeitar o pro-jeto de orçamento do município, que é de iniciativa do Executivo. Definir de que forma o solo urbano deve ser ocupado: altura dos prédios, uso residencial ou comercial etc. Fiscalizar permanentemente atos do governo – acompanhar e denunciar irregularidades da administração municipal ao Tribunal de Contas e ao Ministério Público. Exemplo: acompanhar o resultado das licita-ções, empenho e pagamento das fir-mas contratadas; acompanhar como

o dinheiro é aplicado e verificar a qualidade dos serviços. Criar normas gerais sobre conces-são de serviços públicos. Conceder títulos de homena-gem aos cidadãos.

e o Vereador não pode...

Alterar a estrutura admi-nistrativa da Prefeitura. Gerar despesa pública fora do orçamento. Legislar sobre assuntos de competência do Esta-do ou da União.

Já está disponível no site do TSE - Tribunal Superior Eleitoral, a lista completa dos can-didatos a prefeito, vice prefeito e vereadores que disputarão as Elei-ções 2012 em Cotia.

A Campanha Elei-toral começou oficial-mente na sexta-feira, 06

de julho, e o resultado sobre quem será o pró-ximo prefeito e quais serão os 13 candidatos a vereador que irão ocu-par uma vaga na Câma-ra Municipal nos próxi-mos quatro anos, será conhecido no próximo dia 07 de outubro.

O Município terá

três candidatos a pre-feito: Carlão Camargo, do PSDB, candidato à reeleição com a coli-gação “Cotia no Cami-nho Certo”, Toninho Kalunga, do PT, com a coligação “Mudança de Verdade”, e Santo Siqueira, do PSol, sem coligação.

Obs: Os dados de eleições passadas foram obtidos no site do TSE.

Pelo link Divul-gaCand é possível consultar o núme-ro de candidaturas por município (tanto

prefeito como vere-ador), verificar a si-tuação do pedido de registro do candida-to e pesquisar infor-mações repassadas à Justiça Eleitoral, como a declaração de bens, a consulta

a certidões criminais e a previsão de gas-tos de campanha de cada candidato.

O sistema está dis-ponibilizado na inter-net e para acessá-lo não há necessidade de cadastro prévio.

acesse http://divulgacand2012.tse.jus.br/divulgacand2012

8 www.vivacotia.com.br • Edição no 1 • Cotia • Agosto de 2012

pOlítica

eleições 2012conheça os candidatos que disputarão a prefeitura de cotia:

Começa a corrida eleitoral em Cotia

santo siqueira PSOL (Partido Socialis-mo e Liberdade)

Santo dos Reis Siquei-ra tem 69 anos. É ca-sado com a prof. Nilza e tem três filhos e três netos. Nascido em Po-tirendaba/SP, foi eleito vereador pelo PT em 2000, com 1.061 votos. Em 2004 foi candidato a prefeito. Sua candidata à vice é a comerciante Dalva Afonso. Sem co-ligação.

carlão camargoPSDB (Partido da Social Democracia Brasileira)

Antonio Carlos de Ca-margo tem 54 anos. É casado com Silmara Gheneim com quem tem quatro filhos e dois netos. Nascido em Cotia, foi vereador e suplente de deputa-do estadual. Em 2008, foi eleito prefeito pelo PSDB com 35.562 vo-tos. Coligação “Cotia no Caminho Certo”.

toninho KalungaPT (Partido dos Traba-lhadores)

A n t o n i o C a r l o s d e Melo Sá tem 40 anos. É casado com Mirthes Sá e pai de três filhos. Nascido em Cotia foi vereador por duas ve-zes pelo PT, sendo elei-to em 2004 com 1.023 votos, e em 2008, com 1.949 votos. Seu candi-dato a vice é o advoga-do Dr. José de Oliveira. Coligação “Mudança de Verdade”.

Page 9: Jornal Viva Cotia ed. nº 01 / Agosto de 2012

quer anunciar no ViVa Cotia ?

É só entrar em contato conosco!email: [email protected]

nextel: 7824-9539 id 7*93945

9www.vivacotia.com.br • Edição no 1 • Cotia • Agosto de 2012

granJa Viana

parque teresa maia recebe academia ao ar livreCom recursos da

governadoria do distri-to 4610 e de patrocina-dores locais, os Rotary Club de Cotia, Granja Viana e Empresarial conjuntamente realiza-ram o projeto da aca-demia da melhor ida-de. A academia ficará de frente para o lago e chega para trazer mais qualidade de vida à re-gião.

São 08 aparelhos de ginástica (alongador, rotação dupla, pressão de pernas, simulador de remada, simulador de caminhada, simu-lador de cavalgada , simulador de esqui e multi exercitador) es-

palhados por uma tri-lha de pedriscos entre os jardins do parque.

No último sábado, a reportagem do Viva Cotia esteve no par-que e pode constatar a população já aprovei-tando os equipamentos instalados. A entrega oficial dos equipamen-

tos será feita no próxi-mo dia 18 de agosto.

Além do Rotary In-ternational, ajudaram tecnicamente e finan-ceiramente a Aetec, Conibase, Envia Servi-ce, Academia Winner Club, Atelier da Granja e o ex-vereador Zeca Pamplona.

José roberto baraúna e luis gustavo napolitano, membros do rotary granja Viana empresarial, acompanham a instalação dos equipamentos

Avenida São Camilo é recapeadaNa noite do últi-

mo dia 31 de julho, foi iniciada a fresa-gem do asfalto para dar início ao recape-amento da Avenida São Camilo, um dos principais acessos à Granja Viana.

O recapeamento era uma antiga rein-vindicação dos mo-radores, que recla-mavam demais do excesso de buracos da via.

Toda a extensão da São Camilo será recapeada, desde a

entrada da avenida, na altura do viaduto Willian Ortiz até a divisa com Carapicu-íba, no final do muro do condomínio Palos Verdes.

A obra está sendo

realizada durante o período noturno para não atrapalhar o trân-sito na Granja Viana. Essa semana já está sendo recapeada tam-bém a Rua José Félix de Oliveira.

Mat

éria

e fo

tos:

Fau

Bar

bosa

Page 10: Jornal Viva Cotia ed. nº 01 / Agosto de 2012

10 www.vivacotia.com.br • Edição no 1 • Cotia • Agosto de 2012

Variedadesreceita

Camarão na moranga

Bem fácil de fazer, essa receita de camarao na moranga vai deixar todos com gostinho de quero mais.

ingredientes

• 1 kg de camarão (separando alguns cama-rões inteiros para decorar)

• 1 frasco/copo de requeijão • 1 moranga • 1 tomate grande sem sementes picado • azeite a gosto • 1 cebola grande picada • 1 sache de hondashi • Cheiro verde a gosto

por cida silva

Acrescentar em uma panela o azeite cobrindo parcialmen-te seu fundo, doure uma cebola média picada, um tomate grande maduro pica-do e sem sementes e cheiro verde a gosto.

A p ó s d o u r a r , acrescente um quilo de camarão limpo e tempere com sal a gosto. Deixe até refogar e reserve. Acrescente um copo ou sachê de requei-jão cremoso (250

gramas), uma lata de creme de leite, mis-turando bem.

Cozinhe a Moran-ga até que fique no ponto firme, e com seu interior cozido (no forno ou no mi-croondas). Retire a polpa de seu interior e misture ao cama-rão. Em seguida co-loque a mistura no interior da Moran-ga, levando ao forno para gratinar com queijo parmesão por cima.

modo de preparo

parque Villa-lobos oferece várias atrações de lazer ao ar livre

Localizado no bair-ro de Alto dos Pinhei-ros, na região oeste da capital, o Parque Villa--Lobos oferece vá-rias atrações de lazer ao ar livre. O parque, que abrange uma área de 732 mil m², pos-sui ciclovia, quadras, campos de futebol, playground e bosque com espécies de Mata Atlântica.

A área de lazer in-clui ainda aparelhos para ginástica, pista de cooper, tabelas de street basketball e um anfitea-tro aberto com 750 lu-gares, sanitários adap-tados para deficientes físicos e lanchonete. A frequência du-rante a semana é estimada em 5 mil pessoas por dia. Aos finais de semana, o parque recebe até 20 mil visitantes e aos fe-riados, 30 mil.

ciclovia, quadras, playground, bosque e anfiteatro estão à disposição dos visitantes.

O Parque Villa--Lobos foi um dos pri-meiros de São Paulo a ser adequado à aces-sibilidade de pessoas

com necessidades especiais. A

grande área plana e os caminhos p r a t i c a -mente nive-lados tor-

nam mais fácil o deslo-

camento.

Outras atrações fa-zem do Villa-Lobos um dos locais mais procurados pelos vis i tantes . Lá existe o Espaço Villa Ambiental, um lugar especial para as crianças de 8 a 10 anos aprenderem so-bre meio am-biente. Tem ainda o Vai pela Som-

serViçoparque Villa-lobos

av. professor Fonseca rodrigues, 2.001, alto dos pinheiros, são paulo – sp telefones: (11) 3023-0316 / 3023-2229 Funcionamento: todos os dias das 6h às 18h; no horário de verão, até às 19h

bra, uma trilha feita de pedriscos que per-

corre os principais bosques do parque sob a sombra das

árvores.

Page 11: Jornal Viva Cotia ed. nº 01 / Agosto de 2012

o sol ingressa em leão no dia 22 de julho de 2012. no cÉu temos uma tensão entre marte plutão e urano, o momento pede mudanças de atitudes e

conceitos, o que não traz mais alegria deVe ser deixado pra trás.

11www.vivacotia.com.br • Edição no 1 • Cotia • Agosto de 2012

Áries: aproveite para fazer coisas prazero-

sas, que alimente seu ego, sua auto-estima,

fique perto de pessoas que-ridas. Pratique arte! Cuidado como impõe sua vontade ao seu parceiro, procure sempre um caminho que seja de har-monia.

tOurO: estar com a famíl ia pode

ser especialmente prazeroso. Cuidado

com gastos exagerados. Tal-vez seja um momento ideal para começar aquela acade-mia, ou então a dieta, ou ain-da largar algum vicio.

gêMeOs: aproveite esse momento em

que se sente mais fe-liz e auto confiante

e comece a executar os seus planos antigos. Seu regente, Mercúrio,  está retrogradan-do até o dia 08 de agosto, as-sim os últimos detalhes po-dem ser reajustados.

câncer: reveja a forma como lida com seu dinheiro, o

momento é ideal para planejar os gastos para o ultimo semestre do ano. Não só em relação a suas finanças, mas também é um período em que conseguirá ver com mais nitidez o que precisa ser transformado na relação com o outro, e parcerias em geral.

leãO: parabéns leo-nino, agora se inicia

um ano novo solar, um novo ciclo, nesse momento Mercúrio

está em movimento retró-grado em seu signo solar, o momento é ideal para rever como você se vê, como se ex-pressa e como sente o mundo ao seu redor.

VirgeM: o período começa com a Lua Nova da lunação canceriana em seu signo, as emoções

estarão a flor da pele, você estará iniciando coisas novas, e se mostrando de um novo jeito para o mundo.

libra: você está pas-sando por grandes e fortes mudanças, não

pense que resistir a elas o ajudará, pelo

contrário, elas são necessá-rias e só lhe farão bem, desa-pegue-se do medo do novo, e siga em frente.

escOrpiãO: o tra-balho e a carreira podem passar por um momento de revisão,

de reajuste, não se im-pressione, essa renovação na estrutura faz parte.

sagitÁriO: o mo-mento é ideal para fazer o que mais

gosta, viajar e co-nhecer lugares novos, o céu lhe abençoa.

capricórniO: rever as coisas que pre-cisa deixar morrer,

deixar o passado pra trás, não se agarrar ao que perdeu o sentido, desapegar.

aquÁriO: rever o modo como lida com

suas parecerias na vida, procurar dia-logar sem impor

sua vontade será o desafio.

peixes: rever como você se organiza no dia a dia é uma boa

pedida para o mo-mento, cuidar da saúde,

praticar esportes, estabelecer uma rotina saudável. 

Marco de Fiori

Formando em administração pela PUC SP, com pós graduação em Marketing pela University Of California

Berkeley, Presidente da Screens do Brasil, Presidente do Instituto Pró-Cidadania, sócio-fundador do Rotary

Empresarial e Tesoureiro do Instituto Gira-Sol.

Ruth Sasaki

Astróloga e estudante de Tarot. Atende a consultas de mapa astral, revolução solar,

e trânsitoss. (11) 6081-7985 [email protected]

O Piemonte abriga as preeminentes DO-CGs de Barolo e Bar-baresco, que juntas re-presentam alguns dos melhores vinhos da Itália e do mundo. A reputação está muito ligada à sua uva, a di-ficílima Nebbiolo, que segundo os enólogos, seja talvez mais difícil de se trabalhar do que a própria Pinot Noir, pois é muito sensível e requer enormes cuida-dos. Para aqueles que querem mergulhar e ter mais detalhes so-bre o Piomente e so-bre a Nebbiolo, reco-mendo muito o livro “ A Arte de fazer um Grande Vinho”, de Edward Steiberg, que conta a vida do mag-nífico Angelo Gaja, que revolucionou o vi-nho do Piemonte e da Italia e colocou seus Barbarescos e Barolos (eles abandonou de-pois essa denomina-ção por não concordar muito com a regras da DOCG de Barolo) en-tre os melhores e mais disputados vinhos do mundo.

O Terroir da lan-ghe (da palavra latina para língua) fica no cerne dos melhores vinhos tintos do nor-te da Itália. A combi-nação de clima, cepa e solo é tão poderosa quanto em Bordeaux ou Borgonha, assim

como a longevidade dos vinhos. A Neb-biolo, que domina o topo dos morros da Langhe, amadurece muito lentamente, e requer um cuidado ab-soluto em todas as eta-pas até a sua colheita, mas produz seus dois filhos mais ilustres: Barolo e Barbaresco.

barolo é uma ex-pressão grac iosa , suntuosa e potente da arte da vinicultura, cuja chave é a cepa Nebbiolo. Chamado de vinhos do reis e rei do vinhos, quan-do jovem, a grande massa de taninos e acidez deixa o vinho quase impenetrável de distante (já tomei

um Barolo jovem e meu sentimento foi ter “lambido um cinzei-ro”), mas já com um sublime aroma. Desta-cam-se aromas de vio-leta, groselha, alcaçuz e tabaco. Com a ida-de (mínimo 10 anos), ele se abre, como uma linda pétala de rosas...tudo aquilo que era “negado” na sua ju-ventude, se apresenta agora: toques florais, com toques de pimen-ta, a fruta muda de vermelha para preta, além de sabores de ta-baco, couro e alcatrão. Os melhores vinhos duram 20 anos ou mais. A DOCG Baro-lo, a oeste de Langhe, abrange as comunas da La Morra, Barolo, Monforte d’Alba, Ser-ralunga d’Alba e Cas-tiglione Falleto, e os vinhedos de Cannu-bi, Brunate, La Serra, Monprivato e Bussia. Tomei recentemente um Barolo Bussia do produtor Prunotto, que faz hoje parte do famoso grupo Tosca-no Antinori e foi algo inesquecível...era um Barolo 2000, mas tive que deixá-lo umas 4 horas no decanter para que ele pudesse co-meçar a revelar seus aromas, mas a espera valeu muito a pena; o melhor Barolo que já tomei e um dos me-lhores tintos que já

tomei. Muitas pessoas me dizem que provam um Barolo e não gos-tam...esse é um vinho que exige envelheci-mento na garrafa e depois exige tempo no decanter, fazendo isso, vocês vão expe-rimentar com certeza um dos melhores vi-nhos do mundo.

O barbaresco também feito de Neb-biolo, (não confundir com os Barberas, feitos com a uva Barbera) tem a reputação de “irmão mais novo” do Barolo. Seus exemplares mais simples demonstram algumas diferenças para seu “irmão mais velho”, pois o tanino é mais suave, a fruta é mais vermelha do que preta e o vinho evolui mais depressa que o Barolo, fazendo com que possamos tomá-lo mais jovens. Mas toda essa regra vem abaixo quando falando de An-gelo Gaja, que revolu-cionou o mundo com seus fantásticos Bar-barescos, que deixou de ser o “primo pobre” do Barolo e começou a ter vida própria. Os Barbarescos de Angelo Gaja, são a expressão máxima da Nebbiolo e considerado por muitos experts, dentre os me-lhores vinhos do mun-do.

Bons vinhos a to-dos.

nebbiolo, a uva do Piemonte

artigO HOróscOpO

Page 12: Jornal Viva Cotia ed. nº 01 / Agosto de 2012

culturaartigO

Toda atenção para a saúde do seu cabelo no inverno

No inverno de-vemos tomar alguns cuidados muito im-portantes com os ca-belos:

1. Evite lavar os cabelos com água muito quente , pois a tendência é ressecar os fios e causar esca-mação do couro ca-beludo ou irritações. Obs: util ize água morna.

2. Lave com xam-pus nutritivos, ca-pazes de recompor a hidratação natural dos fios. Em segui-da aplique também uma máscara nutriti-va dando sequência à hidratação necessária para os fios. Lem-brando que deve-se ter cautela na aplica-ção em cabelos muito finos e oleosos. Apli-car somente do meio do cabelo até as pon-tas, nunca na raiz.

3. Quando for uti-lizar o secador, apli-que algum protetor térmico para a seca-gem dos fios.

4. Sempre que possível faça uma cauterização no salão de cabeleireiro de sua confiança, pois ela ajuda a recompor as proteínas e vitaminas necessárias para um cabelo saudável .

5. Um dos trata-mentos mais utili-zados nesse inverno tem sido a selagem térmica. Ela forma uma película prote-tora nos fios, capaz de dar brilho e ma-ciez, nutrindo o fio e devolvendo todas as vitaminas e nutrientes perdidos no dia à dia, alinhando os fios e dando o resultado de-sejadom, sem alterar a estrutura natural do cabelo.

Magno Camilo

Sapporo Hair Shopping Granja Viana

[email protected]

MulHer12 www.vivacotia.com.br • Edição no 1 • Cotia • Agosto de 2012

tristeza com o fim das férias? A diversão em agosto continua para papai nenhum botar defeito

Término das férias não significa fim da di-versão. O Centro Cul-tural Wurth inicia as apresentações do mês de volta de férias, rece-bendo nos dias 11 e 12 de agosto, às 16 horas, a peça infantil O meni-no que mordeu Picas-so. A narrativa conta a história de Tony, uma criança inglesa de seis anos que se torna ami-go do conhecido pintor Pablo Picasso. A partir de um relacionamen-to casual envolto em curiosidades, os dois desenvolvem uma re-lação de amizade, con-traposta a todo o mo-mento pela genialidade do artista e a ingenui-dade do garoto.

Nos dias 17, 18 e 19, às 21 horas, 20 ho-ras e 19 horas, respec-tivamente, o palco do Centro Cultural Wurth recebe a peça Grávido, comédia em formato de esquetes estrelada

serViçocentrO cultural WurtH • Compra de ingressos: Shopping Granja Vianna, Ingresso.com (www.ingresso.com) ou no local duas horas antes do início do espetáculo • Telefone da bilheteria no Shopping: (11) 4613-9030 • Horário de atendimento: 5ª a domingo, das 10h às 22h • Endereço: Rua Adolf Wurth, 557 - Jardim São Vicente, Cotia (SP) • Informações gerais: (11) 4613-1894

por Marcelo Laham e Fábio Herford. O es-petáculo conta diver-tidas histórias sobre as dúvidas, alegrias e incertezas que surgem com a chegada de um filho sobre a ótica mas-culina. A peça foi um

grande sucesso em São Paulo e faz parte da mesma produtora do espetáculo de 6 Aulas de Dança em 6 Sema-nas, que fez muito su-cesso em fevereiro no Centro Cultura Wurth.

O Centro Cultural

Wurth apresenta tam-bém, os maiores suces-sos do saudoso cantor brasileiro Luiz Gonza-ga, cantados por Ítalo Queiroz, em Luiz Lua, Cem anos de Luz. As apresentações ocorre-rão nos dias 24 e 25, às 21 horas e 20 horas, respectivamente. O musical homenageia o centenário de nasci-mento do rei do baião, Luiz Gonzaga.

No último dia do mês, sexta-feira, dia 31, às 21 horas, e no sá-bado, dia 1º de setem-bro, às 20 horas, será apresentado um suces-so que mistura música caipira e rock n’ roll. A dupla Sá & Guarabira já esta há 40 anos na es-trada e são conhecidos por tocarem melodias de ‘Rock Rural’. O es-tilo mistura violas cai-piras com sofisticadas harmonias nordestinas, sobre forte influencia do rock n’roll. Já são trinta discos lançados, milhares de shows, de-zenas de trilhas de no-velas, como “Roque Santeiro”, “Verdades e Mentiras”, e “Dona” e mais de quatrocentas músicas gravadas por eles e por cantores de três gerações da música brasileira.

sá & guarabyra

O Menino que Mordeu picasso

Teatro infantil, comédia adulta e

música com Rock Rural e homenagem a Luiz Gonzaga são as atrações que irão envolver o público da região da Granja Vianna no mês de volta às aulas.

Page 13: Jornal Viva Cotia ed. nº 01 / Agosto de 2012

13www.vivacotia.com.br • Edição no 1 • Cotia • Agosto de 2012

A maior exposição sobre Elvis Presley já realizada no mundo e a primeira fora dos EUA, chega ao Shopping Eldo-rado no próximo dia 5 de setembro.

“The Elvis Experien-ce”, é uma exposição com mais de 500 itens raros e pessoais de Elvis Presley, como utensílios, documen-tos e fotos, a maioria nunca vista fora de Graceland.

Entre os itens que serão embarcados para o Brasil estarão o famoso carro MG vermelho que aparece no filme “Feitiço Havaiano –

Blue Hawaii”, um telefone folheado a ouro do quarto de dormir de Elvis e seu famoso figurino branco, usado no especial de TV de 1968. Um dos mais famo-sos itens que estará vindo de Memphis é o figurino “American Eagle” usado no especial de 1973 “Alo-ha from Hawaii”, o primei-ro concerto transmitido via satélite no mundo.

Organizada pela Elvis Presley Enterprises e pela 2Share Entertainment, a exposição contará com uma sala de equalização, onde será possível ver e

ouvir dezenas de imagens e músicas de Elvis.

Os 16 ambientes tam-bém mostram o tempo do cantor no exército, a in-fância (antiga casa e in-fluências musicais), sua volta aos palcos e sua vida em Graceland, além de jóias, recibos e docu-mentos nunca antes ex-postos.

Uma das salas contém dezenas de telas translú-cidas penduradas no teto, que projetam cenas dos 31 filmes estrelados pelo artista. Em outro espa-ço, o visitante relembra

o fatídico 16 de agosto de 1977, com uma série de noticiários do mundo todo que anunciaram a morte de Elvis.

Também haverá espa-ço para crianças, jogos, curiosidades e muita in-teração. Na lanchonete especial, o menu vai in-cluir comidas e bebidas preferidas do rei do rock, e uma loja credenciada irá vender itens variados da marca Elvis.

Uma particularidade da atração é que os visi-tantes terão hora marcada para chegar ao local.

São Paulo terá exposição inédita sobre elvis presley

segundo a assessoria de imprensa da mostra, a deter-

minação foi um pedido da elvis presley enterprises, a organi-zadora do evento. Os ingressos custarão r$40 e r$60 reais e serão vendidos pelo www.ingressorapido.com.br

Page 14: Jornal Viva Cotia ed. nº 01 / Agosto de 2012

14 www.vivacotia.com.br • Edição no 1 • Cotia • Agosto de 2012

turisMO

sicília: Taormina, Don Corleone e o vinho de Plínio, o Velho

Como os granjeiros gostam de qualidade, vou escrever no Viva Cotia! sobre turismo que faz o turista cres-cer e não apenas gas-tar. A Sicília, ponto de passagem entre o Oci-dente e o Oriente, com uma história de 3.000 anos com as culturas Fenícia, Grega, Roma-na, Árabe e Normanda é um destino extraor-dinária: na Sicília exis-tem mais monumentos da Grécia Antiga do que na própria Grécia. E a região de Taormi-na, na Província de Messina, é um exem-plo perfeito disso.

Fundada por sicu-lianos em 400 AC, re-fundada pelos gregos e reconstruída por ro-manos sobre o monte Tauro, na beira do mar Jônico, Taormina é uma das cidades mais encantadoras da Italia

– e olha que esta frase é difícil de dizer! En-tre Messina e Catania é um dos roteiros mais badalados destinos de turismo de qualidade, visitada especialmente por europeus do norte e norte-americanos.

Com menos de 10.000 habitantes, Taormina encanta os visitantes com ruas medievais, vielas char-mosas, estúdios, cafés, hotéis e restaurantes de alto padrão e seu rico acervo arquitetônico e artístico. Lá estão residências romanas como o Palazzo San-to Stefano e o Pallazo Corvaia, o pequeno teatro romano Ode-on, a Igreja de San-to Pancras, a Badia Vecchia e a Porta Messina. Mas a principal atração de Taormina é um anfi--teatro construído pe-

los gregos e ampliado pelos romanos, com cerca de 2.300 anos, utilizado para espetá-culos durante o verão – e no qual ainda se pode ver um assento reser-vado para a “madame” Philistide, esposa deo rei Hieron II de Siracu-sa...

OK, você pode en-contrar coisas assim em outros destinos eu-ropeus. Mas quando a noite cai, Taormina oferece outras atra-ções. Enquanto você saboreia frutos do mar com vinhos brancos DOCs (uma especiali-dade siciliana) em res-

Vista de toarmina e giardini-naxos de castelmola

passeio chique nas ruas de taormina

chiesa della trinitá, em Forza d’agró

Page 15: Jornal Viva Cotia ed. nº 01 / Agosto de 2012

15www.vivacotia.com.br • Edição no 1 • Cotia • Agosto de 2012

Rogério Ruschel

Granjeiro, consultor e jornalista, editor do

blog de enoturismo http://invinoviajas.

blogspot.com.br/

Madonna della Rocca, no alto da montanha, de onde a vista é sim-plesmente espetacular.

Também na região está Forza D’Agró, in-tegrante da minha cole-ção de “vilarejos mais simpáticos do mundo”.

Além das tradicio-nais ruelas simpáticas e construções com mais de 1.500 anos, em For-za D’Agró fica a Chie-sa della Trinitá, na qual em 1972 Francis Ford Coppola filmou a cena de casamento da filha

do “Poderoso Che-fão”, com a presen-ça de Marlon Bran-do, Al Pacino, James Caan e uma conste-lação de artistas.

De Taormina é fá-cil pegar as belas au-to-estradas e rodovias rurais para conhecer outros encantos da Si-cília, tão ou mais char-mosos quanto a Tosca-na e a Costa Malfitana como Siracusa, Erice, Agrigento, Segesta, Ena, Monreale e Pa-lermo. Estes e outros destinos poderão estar aqui no Viva Cotia! - e a partir de setembro, no meu blog de enotu-rismo, In Vino Viajas. Um brinde ao bom gosto!

taurantes debruçados sobre o mar, percebe o diferencial: um certo encantamento mágico, uma sensação de pri-vilégio. Sensação que já vem de séculos: o poeta romano Ovídio escreveu que adorava as “doces sardinhas e ternas enguias” que se podia comer em Taor-mina e Plínio, o Velho – o maior erudito da história imperial ro-mana - descreveu um banquete na cidade rasgando elogios para o vinho produzido na ilha.

Mas acredite, isto pode melhorar: bas-ta ter a sorte de jantar vendo o vulcão Etna, a 40 quilômetros de dis-

tancia, despejar lavas vermelhas na noite estrela-da - o que, aliás, é freqüente!

Perto de Ta-o rmina e s t á Giardini-Na-xos , funda -da por povos chalcidensios em 735 AC e considerada a mais antiga povoação grega da Sicília. Castelmola, outro vilarejo estupi-damente charmoso, tem uma população de 1.100 habitantes que protege um castelo normando do século XIII. Almoce uma pas-ta por lá, visite o cas-telo e suba até a igreja

O teatro grego de taormina

Page 16: Jornal Viva Cotia ed. nº 01 / Agosto de 2012

no seu

Unidade II

Unidade I

A MELHOR faculdade da região, com conceito na Avaliação Institucional pelo MEC4ESCOLAADMINISTRAÇÃO &MARKETING Mario SchenbergFaculdade

Administração | Marketing

Biomedicina | Direito | Educação Física Enfermagem | Engenharia Civil

Fisioterapia | Gastronomia | Pedagogia

Processo Seletivo Agendado 2º Sem/ 2012

www.fms.edu.br | 4613.6200 - 4617.8300

Diferenciais:

Bolsa semestral de 100% para o(a) aluno(a) classificado(a) em primeiro lugar, em cada um dos cursos (ver regulamento).

ManhãNoite

4Unidade II