cÂmara municipal de cotia

15
jò- 42 CÂMARA MUNICIPAL DE COTIA Estado de São Paulo RESOLUÇÃO N1/2019 Regulamenta a utilização dos carros e motocicletas, E o CONSUMO DE COMBUSTÍVEIS. DIOMENEIS ANDRADE SILVA, Presidente da Câmara Municipal de Cotia, FAÇO SABER, que a Câmara Municipal aprovou e eu promulgo a seguinte Resolução: Art. 1- a Câmara Municipal de Cotia disponibilizará carros e motocicletas para o transporte de Vereadores e servidores, no exercício de suas atribuições administrativas e legislativas. § - O uso dos carros e motocicletas fica restrito aos fins estabelecidos no caput deste artigo, sendo expressamente vedada a sua utilização em benefício particular ou de terceiros. § - É vedado o transporte de terceiros nos automóveis, salvo para o exercício das atividades parlamentares. § - É proibido o transporte de terceiros nas motocicletas. Art. 2- Os carros destinados à utilização dos gabinetes ficarão sob a responsabilidade dos Vereadores. Parágrafo único - No ato da entrega será obrigatória a assinatura de termo de responsabilidade. Art. 3- Excetuados os casos especiais, somente é permitida a utilização dos carros e motocicletas custeados pela Câmara nos dias úteis. Parágrafo único - Consideram-se casos especiais, quando será permitida a utilização dos veículos em dias não úteis, mediante a devida comprovação, para: I. viagens de representação em solenidades dentro e fora do Município; II. participação em seminários, encontros, congressos e congêneres; III. participação em reuniões comunitárias, audiências públicas, e sessões itinerantes; e IV. outras relacionadas para desempenho da atividade administrativa ou parlamentar.

Upload: others

Post on 20-Nov-2021

2 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

jò- 42

CÂMARA MUNICIPAL DE COTIAEstado de São Paulo

RESOLUÇÃO N” 1/2019Regulamenta a utilização dos carros e motocicletas,

E o CONSUMO DE COMBUSTÍVEIS.

DIOMENEIS ANDRADE SILVA, Presidente da Câmara Municipal de Cotia,

FAÇO SABER, que a Câmara Municipal aprovou e eu promulgo a seguinte Resolução:

Art. 1“ - a Câmara Municipal de Cotia disponibilizará carros e motocicletas para o transporte de Vereadores e servidores, no exercício de suas atribuições administrativas e legislativas.

§ 1° - O uso dos carros e motocicletas fica restrito aos fins estabelecidos no caput deste artigo, sendo expressamente vedada a sua utilização em benefício particular ou de terceiros.

§ 2° - É vedado o transporte de terceiros nos automóveis, salvo

para o exercício das atividades parlamentares.§ 3° - É proibido o transporte de terceiros nas motocicletas.

Art. 2“ - Os carros destinados à utilização dos gabinetes ficarão sob a responsabilidade dos Vereadores.

Parágrafo único - No ato da entrega será obrigatória a assinatura de termo de responsabilidade.

Art. 3“ - Excetuados os casos especiais, somente é permitida a utilização dos carros e motocicletas custeados pela Câmara nos dias úteis.

Parágrafo único - Consideram-se casos especiais, quando será permitida a utilização dos veículos em dias não úteis, mediante a devida comprovação, para:

I. viagens de representação em solenidades dentro e fora do

Município;II. participação em seminários, encontros, congressos e

congêneres;III. participação em reuniões comunitárias, audiências

públicas, e sessões itinerantes; eIV. outras relacionadas para desempenho da atividade

administrativa ou parlamentar.

V 43

CAMARA MUNICIPAL DE COTIAEstado de São Paulo

Art. 4” - Fica expressamente proibida a utilização dosautomóveis para:

I. transporte coletivo ou individual de servidor, da residência para o serviço ou vice-versa, excetuada a hipótese de viagem a serviço, devidamente comprovada e autorizada;

IL atender interesses alheios ao serviço;III. excursões, passeios ou trabalhos estranhos ao serviço

público; eIV. transporte de pessoas estranhas ao serviço público, salvo

no caso de interesse público comprovado.

Art. 5° - Os carros somente poderão ser conduzidos por servidores ocupantes do cargo de motorista, assessores e vereadores, assim como as motocicletas por motoboy.

§ 1° - Somente poderão fazer uso dos veículos condutores devidamente habilitados, ficando vedado o uso em caso de suspensão ou vencimento da Carteira Nacional de Habilitação - CNH.

§ 2° - Fica estritamente vedado o uso dos referidos veículos por condutores que estiverem fazendo uso de medicamentos controlados que possam causar sonolência ou distúrbios psíquicos e mentais, conforme especificado na bula dos medicamentos.

§ 3° - É vedado o transporte de combustíveis e substâncias

inflamáveis.

Art. 6" - Os condutores deverão efetuar o controle rigoroso de quilometragem rodada, o respectivo consumo de combustível e a checklist de cada veículo, utilizando os formulários anexos a esta Resolução para tal finalidade.

§ 1° - Os formulários preenchidos deverão ser encaminhados quinzenalmente à Coordenadoria do Setor de Transporte, até o primeiro dia útil da quinzena subsequente.

§ 2° - Os condutores deverão, no início ou final do expediente do serviço, comunicar ao Coordenador do Setor de Transporte, mediante preenchimento do “Relatório de Ocorrências”, anexo II, quaisquer falhas ou defeitos verificados nos veículos sob sua direção ou responsabilidade, visando providenciar, em tempo hábil, o ajuste e/ou conserto.

§ 3° - O controle de saída e de chegada far-se-á mediante o preenchimento, diário, do “Relatório de Viagens”, anexo I. E obrigatório o registro da data, hora e quilometragem constante do hodômetro, no momento da saída e chegada, o destino, o serviço a ser realizado, o setor para o qual executará o serviço, bem como a identificação do motorista ou motoboy.

§ 4° - Quinzenalmente o motorista ou o motoboy responsável por cada carro ou motocicleta deverá preencher o formulário ''('-hecklist" de Carro e Motocicleta, anexos III e IV, a fim de verificar a necessidade de manutenção.

44

CÂMARA MUNICIPAL DE COTIAEstado de São Paulo

DAS RESPONSABILIDADES DA COORDENADORIA DO SETOR DE TRANSPORTE

Art. 7” - Compete ao Coordenador do Setor de Transporte manter organizado o registro da documentação, utilização, conservação, manutenção, consumo de combustível, e outras informações relativas ao uso dos carros e motocicletas.

Parágrafo único - Para conhecimento e acompanhamento da Presidência, o Coordenador do Setor de Transporte encaminhará, mensalmente, até o décimo dia do mês subsequente ao mês de competência, relatório circunstanciado a respeito da utilização dos veículos e consumo de combustíveis.

Art. 8“ - São responsabilidades do Coordenador do Setor deTransporte:

I. zelar pelo estado de conservação dos carros e motocicletas providenciando as manutenções preventivas e corretivas;

II. controlar, conferir e arquivar os formulários de “Relatório de Viagens”, anexo I, preenchidos pelos motoristas e motoboys, os quais deverão constar os registros de deslocamentos, data e hora, quilometragem de saída e chegada, nome do condutor, 0 serviço realizado e o setor solicitante;

III. manter cópia e controle da data de vencimento da Carteira Nacional de Habilitação - CNH de cada servidor ocupante do cargo de motorista ou motoboy;

IV. receber as notificações de trânsito e identificar o condutor responsável pela imputação da infração;

V. supervisionar o uso, guarda, conservação e manutençãodos carros e motocicletas;

VI. controlar o vencimento do licenciamento e seguro obrigatório e manter a guarda de toda a documentação obrigatória dos carros e motocicletas;

VII. controlar o abastecimento e consumo de combustível da frota, nos termos desta Resolução; e

VIII. conferir a compatibilidade das informações prestadas nos relatórios de viagens com os relatórios de abastecimentos e as notificações e infrações de trânsito.

Art. 9“ - Na hipótese de atraso da entrega dos relatórios, o Coordenador do Setor de Transporte deverá imediatamente suspender a utilização do cartão de combustível até a efetiva regularização.

Art. 10 - Nos casos em que o Coordenador do Setor de Transporte verificar a incompatibilidade das informações prestadas nos relatórios, deverá suspender imediatamente a utilização do cartão de combustível e solicitar, por escrito, ao motorista ou ao servidor responsável pelo gabinete, a correção no prazo de 2 (dois) dias úteis.

45

CAMARA MUNICIPAL DE COTIAEstado de São Paulo

§ 1° - Não sendo efetuada a eorreção no prazo mencionado no caput, deverá o Coordenador do Setor de Transporte informar ao Vereador, por intermédio de ofício, para que tome as providências necessárias para regularização dos relatórios, no prazo de 5 (cinco) dias úteis.

§ 2° - Ultrapassado o prazo disposto no §1° sem que tenha havido a regularização, informará o Coordenador do Setor de Transporte ao Diretor de Administração, para a adoção das medidas necessárias, com a instauração de procedimento administrativo para a devolução dos valores utilizados indevidamente.

Art. 11-0 Coordenador do Setor de Transporte deverá verificar a condição da Carteira Nacional de Habilitação - CNH dos motoristas e motoboys e, constatando alguma irregularidade, deverá notificá-los, cientificando-os da impossibilidade de dirigir e, solicitando as providências necessárias para imediata regularização da situação.

DA RESPONSABILIDADE DO CONDUTOR

Art. 12 - São responsabilidades do condutor:I. conduzir conscientemente o carro ou motocicleta,

obedecendo as suas características técnicas e observando rigorosamente as instruções contidas no manual do proprietário;

II. exigir do passageiro o uso do cinto de segurança;III. dirigir o carro ou motocicleta, de acordo com as normas

de trânsito e obedecendo aos procedimentos de direção defensiva;IV. verificar, constantemente, se o carro ou motocicleta está

em perfeitas condições técnicas, com os equipamentos e acessórios obrigatórios e com a documentação em ordem, incluindo o certificado de licenciamento e o cartão de identificação do seguro;

V. entregar à Coordenadoria do Setor de Transporte o documento de notificação quando incorrer em multas, imediatamente após a sua ocorrência; e

VI. entregar à Coordenadoria do Setor de Transporte, até o primeiro dia útil da quinzena subsequente, os formulários de “Relatório de Viagens”, anexo I, “Relatório de Ocorrências”, anexo II e ‘''Checklist, anexos III e IV, referente à quinzena anterior.

Art. 13-0 servidor ocupante do cargo de motorista ou motoboy deverá apresentar à Coordenadoria do Setor de Transporte cópia da Carteira Nacional de Habilitação - CNH atualizada, logo após ser investido em seu cargo e no mês de janeiro de

cada ano.Parágrafo único - O ocupante do cargo de motorista ou

motoboy deverá manter, durante o exercício de suas funções, a validade da sua Carteira Nacional de Habilitação, sob pena de responsabilização funcional.

Y' 46

CAMARA MUNICIPAL DE COTIAEstado de São Paulo

DAS MULTAS DE TRANSITO

Art. 14_- a responsabilidade pelo pagamento de eventuais multas por violação às normas de trânsito, caberá ao condutor responsável pelo veículo no momento da infração.

Art. 15 - Depois de ser cientificado da existência da multa, o condutor deverá preencher e assinar o formulário de identificação do condutor infrator, podendo contestá-la, se for o caso, junto ao órgão competente, comprovando qualquer das hipóteses junto à Coordenadoria do Setor de Transporte.

Parágrafo único - Caso não seja feita a indicação, por quaisquer motivos, sendo conhecida a identidade do condutor este será responsabilizado pelo pagamento de eventual infração por não indicação do condutor, aplicada para veículos de propriedade de pessoa jurídica, nos termos do Código Brasileiro de Trânsito.

Art. 16 - Esgotados os recursos administrativos apresentados para impugnação da multa, e sendo-lhes negado provimento, os valores serão pagos pelo Setor de Tesouraria que informará o Setor de Recursos Humanos a fim de descontá-los da remuneração do condutor responsável.

DOS SINISTROS COM VEÍCULOS

(ACIDENTES, FURTOS E ROUBOS)

Art. 17 - Ocorrendo colisão, atropelamento ou qualquer outro evento com carro ou motocicleta, o condutor deverá comunicar o sinistro ao Coordenador do Setor de Transporte e à companhia de seguros, bem como providenciar o registro do “Boletim de Ocorrência”, nos termos da legislação vigente.

Art. 18 - Em caso de acidentes com vítima(s), além do procedimento descrito no artigo anterior, o condutor deverá adotar as medidas necessárias para o socorro, permanecendo no local, se possível, até a realização de perícia, quando for tecnicamente viável.

Art. 19 - Em caso de roubo ou furto do carro ou motocicleta, o condutor deverá, imediatamente, comunicar à autoridade policial visando gerar o Boletim de Ocorrência e, em seguida, informar o ocorrido ao Coordenador do Setor de Transporte.

Parágrafo único - Neste caso, o Coordenador de Transporte será responsável pelo acionamento da companhia de seguro.

Art. 20-0 condutor responderá pelos danos que causar se tiver agido com imprudência, imperícia ou negligência, devidamente comprovada por meio de

>' 47

CAMARA MUNICIPAL DE COTIAEstado de São Paulo

perícia, inquérito, sindicância e/ou procedimento administrativo, sem prejuízo das demais sanções na esfera cível ou criminal aplicável ao caso.

Art. 21 - a responsabilidade administrativa do condutor do veículo envolvido em qualquer tipo de sinistro, roubo, fiirto, abalroamento, atropelamento, com ou sem vítimas, caso resulte em dano ao erário ou a terceiros, será apurada mediante sindicância ou processo administrativo.

DA UTILIZAÇÃO DE COMBUSTÍVEIS

Art. 22 - Para cada carro ou motocicleta será disponibilizado um cartão magnético ou eletrônico para abastecimento em rede credenciada de postos de combustível, com limite preestabelecido pela Presidência.

Parágrafo único - A cota mensal de combustível não será cumulativa, assim, não sendo utilizada em sua totalidade, o saldo remanescente não será transferido para o mês subsequente.

Art. 23-0 cartão de abastecimento ficará sob a responsabilidade dos motoboys, motoristas, ou, na falta destes, do Assessor Chefe de Gabinete.

§ 1° - O condutor ao efetuar o abastecimento deverá observar a digitação correta dos dados ao passar o cartão, em especial a descrita no hodômetro, objetivando evitar erro, que se porventura ocorrer, deverá ser corrigido no mesmo momento, solicitando o estorno da operação e se iniciando um novo procedimento, sendo de responsabilidade do condutor se proceder de forma contrária.

§2°- Permanecendo o erro de registro de quilometragem, o condutor deverá encaminhar memorando ao Gestor de combustível, constando informações para a correção no sistema e apuração do ocorrido, bem como, qualquer ocorrência com o cartão, seja extravio, perda, roubo, quebra ou dano, para que este proceda ao bloqueio e/ou cancelamento, ou emissão de T- via.

§ 3° - O condutor de veículo que deixar de exercer a função de motorista ou motoboy, por qualquer motivo, deve solicitar ao Gestor de combustível, por meio de memorando, o bloqueio imediato do cadastro. Em caso de designação de condutor, deve-se solicitar o cadastro, anexando cópia legível e atualizada da CNH - Carteira Nacional de Habilitação.

§ 4° - O condutor deve evitar que o indicador do combustível alcance a reserva, tendo o cuidado de verificar constantemente o nível indicado.

§ 5° - O condutor não deve permitir o complemento do tanque após o travamento automático da bomba, indicando o nível seguro de abastecimento.

§ 6° - A confecção de vales é terminantemente proibida.

48

CÂMARA MUNICIPAL DE COTIAEstado de São Paulo

Art. 24 - Será designado um Gestor de combustível com a função de cadastrar e acompanhar todos os dados referentes aos carros, motocicletas e condutores no sistema de gerenciamento de combustível.

§ 1° - Caberá ao Gestor de combustível orientar todos os condutores que a senha é pessoal e intransferível, sendo de responsabilidade dos condutores sua utilização para efetuar o abastecimento.

§ 2° - É responsabilidade do Gestor de combustível divulgar e

orientar os condutores quanto às restrições de abastecimento, reforçando a responsabilidade deles na informação de dados fidedignos sobre o hodômetro dos carros e motocicletas, o valor da compra, bem como a quantidade e o tipo de produto no momento do abastecimento.

§ 3° - O Gestor de combustível encaminhará à Presidência, mensalmente, até o décimo dia do mês subsequente ao mês de competência, planilha de gastos com abastecimento.

Art. 25-0 uso do cartão deve ser exclusivo para abastecimento do veículo cadastrado, ficando expressamente proibida a sua utilização para abastecimento de outros veículos, inclusive particulares.

Art. 26 - Constituem parte integrante da presente Resolução:Anexo I - Relatório de Viagens;Anexo II - Relatório de Ocorrências;Anexo III - Checklist de Carro; eAnexo IV - Checklist de Motocicleta.

Art. 27 - Esta Resolução entra em vigor na data de sua publicação, ficando revogada a Resolução n° 2, de 11 de abril de 2018.

Câmara Municipal de Cotiq, êm'6 de fevereiro de 2019.

DIOMENEISPRESI

DE SILVA

Publicada na Secretaria Parlamentar da Câmara Municipal de

Cotia, em 6 de fevereiro de 2019.

GILBERTO I)OM>y . l I MRES DE ARAUJO

DIRETOR ADMINISTRATIVO

Y>‘49

CÂMARA MUNICIPAL DE COTIAEstado de São Paulo

ANEXOI

oLQ Anexo I - Relatório de Viagens

Gabinete/Setor Modelo do carro/ motocicleta: Placa: < c

SaídaDestino e Serviço Realizado Setor

Chegac aCondutor - Motorista/ MotoboyData Hora KM Data Hora KM

Vereador responsável - Nome: Assinatura:

CÂMARA MUNICIPAL DE COTIAEstado de São Paulo

ANEXOII

Anexo II - Relatório de OcorrênciasOJLO

Gabinete/ Setor: Tipo: ( ) carro ( ) motocicleta Modelo:Placa:

Tipo de Ocorrência ( ) Avarias mecânicas ( ) Colisão/ Arranhão ( ) Falta de objetos/Equipamentos ( ) Outros:

Descrição:

Condutor - Nome:

Vereador responsável - Nome:

Assinatura:

Assinatura:

Data:

Data:

./___ /.

./___ /.

y 53

CAMARA MUNICIPAL DE COTIAEstado de São Paulo

ANEXOIII

V 54

CÂMARA MUNICIPAL DE COTIAEstado de São Paulo

Anexo III - Checklist de carroGabinete/ Setor: Modelo do carro: PlacaNome do motorista responsável:

Mês de referência:1= Ok; 2= Regular; 3=Péssimo

DESCRIÇÃO 13 Semana 23 Semana 33 Semana 43 SemanaÓleo do MotorÓleo de FreioÁgua do RadiadorÁgua do EsguichoCombustívelMotorSuspensão

PARTE ELÉTRICARetrovisoresBuzinaLimpador de ParabrisaEsguichoLuz InternaLuz do PainelFarol AltoLanternaLuz de RéPisca-AlertaLuz de FreioLuz de Placa

INSTRUMENTOSAr Condicionado/ Ar Quente

AlarmeRádio

ESTADO DE CONSERVAÇÃO

PneusStepMacaco/Chave de RodaTriânguloExtintor de IncêndioCintos de SegurançaTampa do RadiadorFreiosVazamentos de ÓleoAcionador dos VidrosTravasLimpeza InternaLimpeza ExternaParachoque TraseiroParachoque DianteiroLatariaEscapamento

DOCUMENTAÇÃOLicenciamentoCartão Combustível

Para quaisquer observações, utilizar o Relatório de Ocorrências.

55

CÂMARA MUNICIPAL DE COTIAEstado de São Paulo

ANEXOIV

56

CÂMARA MUNICIPAL DE COTIAEstado de São Paulo

Anexo IV - Checklist de MotocicletaGabinete/ Setor: Modelo da Motocicleta* PlacaNome do Piloto Responsávei:Mês de Referência:

1= Ok; 2= Regular; 3=PéssimoDESGRIÇÃO lã Semana 2ã Semana SãSemana 4ã semana

MotorÓleo do MotorÓleo do FreioFiltro de ÓleoFiltro de ArVelasCombustívelCarburador/Injeção Elet.Suspensão DianteiraSuspensão Traseira !Caixa de DireçãoBateriaFreiosCorrenteRolamentosEstado dos PneusCalibragem dos PneusRetrovisoresBuzinaCabosLuzes do PainelLuz de FreioLuz da PlacaFaróisSetasPisca - AlertaAntena Corta LinhaBaúAlarmeConservação da LatariaLimpezaAdesivos de identificaçãoEscapamentoPezinhoDescanso- de- Pé

DOCUMENTAÇÃOLicenciamentoCartão Combustível

Para quaisquer observações, utilizar o Relatório de Ocorrências.