jornal visÃo regional - ediÇÃo 77 - marÇo de 2011 - 2ª ediÇÃo - unaÍ - paracatu-mg

12
MARÇO DE 2011 1 Nº 77 - ANO 7 - MARÇO DE 2011 - 2ª EDIÇÃO NOROESTE MINEIRO E ENTORNO DE BRASÍLIA Um novo jornal. Uma nova visão. Jornal Abram Alas! Escolas de Samba inovam na Avenida em Paracatu SAAE comemora Dia da Água em Unaí Durante a solenidade foi anunciada a gincana de conscientização quanto ao uso correto da água e feito o lançamento do selo comemorativo dos Correios Cooperativistas estão unidos em Paracatu Assembleia da COOPERVAP deu demonstrações claras de que o cooperativismo está em alta no município de Paracatu Portal Unaí Fest ficou marcada pela mega estrutura e show de Julio Cesar Jogos interperíodos da FACTU contagiam acadêmicos no CIELC Página 11 Página 05 Páginas 4 e 5 Página 12 Página 03

Upload: folha-de-unai

Post on 01-Jul-2015

275 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

• Abram Alas! Escolas de Samba inovam na Avenida em Paracatu• SAAE comemora Dia da Água em UnaíDurante a solenidade foi anunciada a gincana de conscientização quanto ao uso correto da água e feito o lançamento do selo comemorativo dos Correios• Cooperativistas estão unidos em ParacatuAssembleia da COOPERVAP deu demonstrações claras de que o cooperativismoestá em alta no município de Paracatu• Portal Unaí Fest ficou marcada pela mega estrutura e show de Julio Cesar• Jogos interperíodos da FACTU contagiam acadêmicos no CIELC

TRANSCRIPT

Page 1: JORNAL VISÃO REGIONAL - EDIÇÃO 77 - MARÇO DE 2011 - 2ª EDIÇÃO - UNAÍ - PARACATU-MG

MARÇO DE 2011 1

Nº 77 - ANO 7 - MARÇO DE 2011 - 2ª EDIÇÃONOROESTE MINEIRO E ENTORNO DE BRASÍLIA

Um novo jornal.Uma nova visão.

Jornal

Abram Alas!Escolas de Samba inovam na Avenida em Paracatu

SAAE comemora Dia da Água em Unaí Durante a solenidade foi anunciada a gincana de

conscientização quanto ao uso correto da água e feito o lançamento do selo comemorativo dos Correios

Cooperativistas estão unidos em

ParacatuAssembleia da

COOPERVAP deu demonstrações claras de que o cooperativismo está em alta no município de

Paracatu

Portal Unaí Fest ficou marcada

pela mega estrutura e show

de Julio Cesar

Jogos interperíodos da

FACTU contagiam acadêmicos no

CIELC

Página 11

Página 05

Páginas 4 e 5

Página 12

Página 03

Page 2: JORNAL VISÃO REGIONAL - EDIÇÃO 77 - MARÇO DE 2011 - 2ª EDIÇÃO - UNAÍ - PARACATU-MG

MARÇO DE 20112

Visão Geral aqui, o registro de tudo que se passou à frente de nossas lentes.

Redator Chefe: Rubens MartinsEmpresa Responsável: Portal Regional Vídeo e Publicidade Ltda.

Contato: (38) 3676-5131 / 9919-3030

E-mail: [email protected]ção: Print House (38) 3676-7776 - [email protected]

Fotos: Rubens Martins e Portal Unaí

Já virou rotina, ao ligar nosso televisor para assistir ao telejornal que melhor nos agrada sermos bombardeados por manchetes que degradam a dignidade humana no tocante à Política Nacional. São políticos e servidores públicos de diversas áreas, dos mais altos níveis, sendo colhidos em flagrantes de corrupção, de abuso de poder, de maus tratos aos usuários dos serviços públicos, de propinas das mais diferentes e inimagináveis situações.

Evidentemente que não podemos, de maneira al-guma, generalizar os fatos e seus grupos sociais, mas é preciso urgentemente que se faça uma varredura de forma criteriosa, onde possa preservar pessoas de boa índole e impedir que “corruptores” e “corrompidos” ocupem tais posições no cenário Nacional.

Recentemente vivemos um momento que nos apre-sentou as possibilidades de mudanças, fomos às urnas e escolhemos os nossos representantes majoritários e pro-porcionais, ou seja, Presidente da República Federativa, Governadores de Estados, Senadores da República, Deputados Federais e Estaduais. O que deve prevalecer na nossa consciência é o bem comum, a coletividade, e a forma de errar menos é pesquisar a vida pregressa dos nossos candidatos, pois, é possível que por traz de um grande marketing político, de uma aparência sociável e amiga, esteja adormecido um deste exemplar que devemos claramente repudiar.

Cabe a cada um de nós cidadãos do bem, eleitores deste País, uma postura ética e uma conduta ilibada, capaz de denunciar e cobrar que sejam exemplarmente punidos todos os envolvidos com propinas, abuso de autoridade, enfim, corruptos de toda natureza. Não basta apenas fazer críticas ao sistema que estagnou, sem que haja fundamentos e alternativas de mudanças. Agindo com autenticidade e cidadania, a ética Nacional passará a ser o orgulho de todo cidadão.

* Vanderlito Nunes de Souza é Técnico em Contabilidade e Ativista

Cultural de Bonfinópolis de Minas. Texto Publicado

Recanto das Letras

ESTAGNAÇÃO MORAL NA POLÍTICA NACIONAL*Eleições 2012

Passado o Carnaval tudo volta ao normal no Brasil. Da mesma forma a data marca a largada para as próximas eleições, ou seja, as eleições municipais de 2012. Em Unaí, a briga política promete ser muito boa, principalmente se o grupo de oposição à atual administração conseguir reunir seus principais nomes em torno de um só candidato. O candidato da situação, como já se sabe há mais de ano, é o vice-prefeito José Gomes Branquinho, que observa de camarote a briga política entre os grupos na definição dos candidatos. Em Unaí, é público e notório que se a oposição insistir em caminhar cada um para um lado, com os partidos pensando exclusivamente no próprio projeto político, Branquinho será o próximo prefeito.

Paracatu

Em Paracatu a situação está um pouco mais complicada para o prefeito Vasquinho. Com a popularidade lá em cima e sem poder disputar mais uma eleição, vários candidatos querem o seu apoio no ano que vem. No seu grupo político já se sabe das pretensões de Emiliano, Zé Maria, Peté e Darcizinho. Tem ainda o presidente da Coopervap, Ed-mundo de Sá, que nega em público sua candidatura, mas dizem que nos bastidores tem a mesma pretensão. Com cinco pré-candidatos no grupo, Vasquinho terá que ter muita habilidade para administrar, por enquanto, o ciúme entre estes “companheiros”. Com a inteligência que lhe é peculiar, Vasquinho não deverá anunciar qual desses terá sua preferência. Se alguém perguntar quem será seu candidato em 2012, Vasquinho deverá responder: “Vamos ver primeiro quem será a rainha do carnaval”, ou seja, a preferência do prefeito de Paracatu só será revelada, após a próxima festa de Momo.

Edmundo

O presidente reeleito da COOPERVAP, seguindo o mesmo destino de outros ex-presidentes, que saíram da Cooperativa direto para a Prefeitura, é um pré-candidato natural. Edmundo está mostrando serviço e vem sendo assediado por vários partidos de Paracatu, que já prome-teram apoio a ele numa candidatura a prefeito. Edmundo vai ter que pensar muito para vencer a primeira batalha que é ser candidato. No DEM ele sabe que não pode fi-car. Lá, só será candidato se o presidente do partido, que também é presidente da Câmara, o vereador João Macedo, permitir que ele seja, pois, apesar de ser um partido de-mocrático, Macedo detém o poder. Se for para o PMDB, precisa ter a certeza de que será o candidato do partido, ou, é melhor nem ir, pois, lá, a briga ta feia. De qualquer forma, Edmundo é grato a João Macedo, que muito bem o acolheu no partido, e também tem muito apreço pelo prefeito Vasquinho que, além de apoiá-lo nas eleições da Cooperativa, tem elogiado seu trabalho. Alguém consegue imaginar Edmundo de Sá em algum outro partido? Vamos dar tempo ao tempo e em outubro saberemos que rumo ele tomou.

Imprensa

Durante a solenidade do Dia da Água, realizada no auditório do CredUnaí, várias autoridades falaram da importância da imprensa na conscientização das pessoas quanto ao uso correto da água. Ora, se a imprensa é tão importante assim, cadê as campanhas sobre conscientiza-ção nos veículos de comunicação da cidade? Observe que nesta edição do Jornal Visão, apenas a Kinross, o SAAE Unaí e o CBH Paracatu tiveram esta preocupação.

Edital de Convocação de Audiência Pública referente ao Estudo de Impacto Ambiental e Relatório de Impacto Ambiental (EIA/RIMA), para o empreendimento: Barragem de Ge-ração de Energia (PCH Mata Velha), localizado nos municípios de Unaí/ MG e Cabeceira Grande/ MG, sob responsabilidade da empresa CIPLAN-CIMENTO PLANALTO S.A.

CIPLAN-CIMENTO PLANALTO S.A., por determinação do Conselho Estadual de Política Ambiental – COPAM, vem convocar os interessados em comparecer à Audiência Pública refe-rente ao empreendimento: Barragem de Geração de Energia (PCH Mata Velha), de responsabi-lidade da CIPLAN-CIMENTO PLANALTO S.A, processo COPAM n.º 12264/2010/001/2010, localizado nos municípios de Unaí/ MG e Cabeceira Grande/ MG, a ser realizada no dia 13 de abril de 2011, às 16 horas, no Auditório do Sicoob Crediunaí, situado na rua São José, nº 667, centro – Unaí/ MG.

Informa ainda que o Relatório de Impacto Ambiental (RIMA) encontra-se a disposição dos interessados na Superintendência Regional de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentá-vel – SUPRAM Noroeste de Minas, situada na rua Nossa Senhora do Carmo, nº 18/ 1º andar, centro – Unaí/MG, no horário de 8h às 11h e das 14h às 17h; na Prefeitura Municipal de Unaí, situada na Praça JK, s/nº, centro, no horário de 8:30h às 11:30h e das 13h às 17:30h; na Prefeitura Municipal de Cabeceira Grande, situada na Praça São José, s/nº, centro, no horário de 7:30h às 11:30h e das 13:30h às 17:30h; na Câmara Municipal de Vereadores de Unaí, situada na Av. Governador Valadares, nº 594, centro, no horário de 12h às 18h; na Câmara Municipal de Vereadores de Cabeceira Grande, situada na Rua Trajano Caetano, nº 121, centro, no horário de 12h às 18h; no Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Unaí, situado na rua Virgílio Justi-niano Ribeira, nº 41, centro, no horário de 7:30h às 11:30h e das 13h às 17h; e no Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Cabeceira Grande, situado à Rua Pedro Costa, s/nº, centro, no horário de 7:30h às 11:30h e das 13h às 17h.

Kinross tem novo gerente de comunicação

em Paracatu

A Kinross Paracatu apre-sentou à imprensa paraca-tuense o novo gerente de comunicação da empresa. A apresentação foi feita duran-te um almoço oferecido no clube dos funcionários pela gerente Fádwa Mohamed. O novo membro da família Kinross é Ricardo Rodri-gues. Mineiro de Varginha, com vasta experiência na área de comunicação em-presarial e governamental.

Entre outros, Ricardo foi assessor de comunicação do então governador de Minas, Francelino Pereira. Ele, que conhece mais de 300 muni-cípios mineiros, devido suas andanças com a comitiva do Palácio da Liberdade, fez vários elogios a Paracatu e afirmou que a cidade está en-tre as melhores de Minas Ge-rais. Durante a apresentação, a relação empresa imprensa foi colocada na mesa.

Apresentação informal do novo gerente foi a pauta do almoço

Foram assinados no último dia 20 de março, no evento que marcou a abertura da Semana das Águas em São Lourenço, no Sul de Minas, decretos para criação de três novas Unidades de Conserva-ção estaduais. As novas áreas irão garantir a pre-servação de importantes refúgios da fauna e flora, além de mananciais e nas-centes. Uma das Unidades será criada em Paracatu.

Parque Estadual

de Paracatu A criação do Parque

Estadual de Paracatu é uma das condicionan-tes estabelecidas pelo Conselho Estadual de

Política Ambiental (Copam) no licen-ciamento ambien-tal do projeto de expansão da Mina Morro do Ouro da empresa Rio Paracatu Minera-ção S/A. A área do Parque Estadual é de 6.539 hectares. Sendo criado, o Parque Estadual de Paracatu in-cluirá a Área de Proteção Especial (APE) Santa Isabel e Espalha, que atu-almente protege os recur-sos hídricos na região. O presidente do Movimento Verde de Paracatu, Antô-nio Eustáquio, o Tonhão, comemorou a notícia e

Minas Gerais ganha três novas Unidades de Conservação

disse que valeu a pena a luta de mais de 20 anos. “Agindo muitas vezes em silêncio, levamos esta batalha pra frente, hoje estamos vendo os resul-

tados”, disse Tonhão. Ele lembrou ainda que esta conquista de Paracatu só será percebida pela popu-lação daqui mais alguns anos.

Governador Anastasia assinou o decreto durante a abertura da Semana da Água

Page 3: JORNAL VISÃO REGIONAL - EDIÇÃO 77 - MARÇO DE 2011 - 2ª EDIÇÃO - UNAÍ - PARACATU-MG

MARÇO DE 2011 3

Nos dias 3 e 12 de mar-ço de 2011, os alunos do 3º período do curso de Enfer-magem da Faculdade de Ci-ências e Tecnologia de Unaí

– FACTU, sob a supervisão da Professora Nathália, rea-lizaram visitas domiciliares às famílias das crianças que participam do projeto

“Criança Cidadã do Futuro” no CIELC, com a finalidade de obter dados referentes às condições de saúde, higiene, saneamento básico e mora-

dia dessa população e, pos-teriormente, implementar intervenções de enfermagem para melhorar sua qualidade de vida. Com essa ativida-

de, os acadêmicos tiveram oportunidade de integrar seus conhecimentos teóricos com a prática, conhecendo a realidade local, com o obje-

tivo de formar profissionais críticos e conhecedores dos problemas da população e com capacidade de inter-venção.

A recepção aos calouros do curso de Educação Física da FACTU não poderia ter sido melhor. A coordenação do curso organizou mais uma edição dos jogos In-terperíodos da Faculdade e, com isto, acertou em cheio na forma de recepcio-nar os novos acadêmicos. Os jogos aconteceram no CIELC – Centro Integrado de Esportes, Lazer e Cultu-ra, durante os dias 02, 03, 04 e 05 de março e conta-giaram os acadêmicos. De acordo com a professora Graziela Simões, coordena-dora do curso de Educação Física, os jogos serviram também para promover a socialização entre todos os períodos do curso, além de ex-alunos, que também

participaram dos Jogos e levaram suas experiências aos demais acadêmicos. As modalidades disputadas du-rante os Jogos foram: Futsal, Voleibol, Handebol, Bas-quetebol, Natação, Xadrez, Peteca e Corrida Rústica. A competição contou com a participação de 160 pessoas entre alunos, ex-alunos e professores, que encerraram o evento com muito mais experiência. “Quero agrade-cer a todos os participantes desta nona edição dos Jogos Interperíodos da FACTU e aproveitar a oportunidade para parabenizá-los pela bri-lhante participação. Tenham certeza que hoje vocês estão muito mais experientes que ontem. Parabéns”! finalizou a professora Graziela.

Jogos Interperíodos da FACTU contagiaram acadêmicos

1º e 2º períodos de Educação Física vencem na classificação geral dos Jogos

Enfermagem da FACTU em visita domiciliar

Acadêmicos de Enfermagem fazem uma pausa no CIELC para traçar os planos antes

de sair às ruas

Cadastro feito pelos acadêmicos registra a situação

de cada família

Abordagem foi feita em todas as residências dos participantes do

Projeto

Corrida Masculina1º. Lugar: Patrício Marciano da Silva – 1º. Período2º. Lugar: Pedro Henrique da Silva Mendes – 3º. Período3º. Lugar: Guilherme Couto de Melo – 3º. Período

Corrida Feminina1º. Lugar: Joselane Gonçalves Cruzei-ro – 1º. Período2º. Lugar: Adilene de Brito Martins – 3º. Período3º. Lugar: Carolina Pires de Oliveira – 1º. Período

Futsal Masculino1º. Lugar: 1 e 2º. Períodos2º. Lugar: 5º. Período3º. Lugar: 3º. Período

Futsal Feminino1º. Lugar: 1 e 2º. Períodos2º. Lugar: 3º. Período

Peteca Masculina1º. Lugar: Patrício Marciano da Silva e Rafael Pereira Máximo – 1º. Período2º. Lugar: Marcos Antônio G Pereira e Robervelt Cícero P Gomes – 3º. Período3º. Lugar: Marcelo Bernardes da Silva e Eduardo Samuel Ramos – 3º. Período

Peteca Feminina1º. Lugar: Patrícia de Souza Vieira e Carolina Pires de Oliveira – 1º. Período2º. Lugar: Carla de Moura Oliveira e Adilene de Brito Martins – 3º. Período3º. Lugar: Clariana Valadão e Flávia Ap. Pereira Lopes – 5º. Período

Voleibol Masculino1º. Lugar: 3º. Período2º. Lugar: 1 e 2º. Períodos

Voleibol Feminino1º. Lugar: 1 e 2º. Períodos2º. Lugar: 3º. Período

Xadrez Misto1º. Lugar: Coaracy A Ezequiel Ochoa Vinholis – 5º. Período2º. Lugar: Diomir José Coimbra – 3º. Período3º. Lugar: Uálisson Silva dos Santos – 3º. Período

Handebol Masculino1º. Lugar: 3º. Período2º. Lugar: 5º. Período3º. Lugar: 1 e 2º. Períodos

Handebol Feminino1º. Lugar – 3º. Período

Basquetebol Masculino1º. Lugar: 1 e 2º. Períodos2º. Lugar: 5º. Período3º. Lugar: 3º. Período

Basquetebol Feminino1º. Lugar – 3º. Período

Natação Masculina1º. Lugar: Rafael Pereira Máximo – 1º. Período2º. Lugar: Pedro Henrique da Silva Mendes – 3º. Período3º. Lugar: Gleidson Amaral dos Reis – 1º. Período

Natação Feminina1º. Lugar: Carolina Pires de Oliveira – 1º. Período2º. Lugar: Carla de Moura Oliveira – 3º. Período3º. Lugar: Marcela de Melo Amorim Vaz – 1º. Período

Resultado GeralCampeão – 1 e 2º. PeríodosVice-campeão – 3º. Período3º. Colocado – 5º. Período

Resultados dos Jogos

Jogos contagiaram e promoveram socialização entre acadêmicos

Disputa de várias modalidades deram mais experiência aos acadêmicos

Page 4: JORNAL VISÃO REGIONAL - EDIÇÃO 77 - MARÇO DE 2011 - 2ª EDIÇÃO - UNAÍ - PARACATU-MG

MARÇO DE 20114

Page 5: JORNAL VISÃO REGIONAL - EDIÇÃO 77 - MARÇO DE 2011 - 2ª EDIÇÃO - UNAÍ - PARACATU-MG

MARÇO DE 2011 5

Novo ProNto Socorro do HoSPital MuNiciPal. doSeS diáriaS de dedicação a você.o novo Pronto Socorro do Hospital Municipal de Paracatu vai trazer inúmeros benefícios para toda a população da cidade e contribuir muito para melhorar as condições do serviço de saúde. São 5.000 m2 de novas áreas, incluindo:

• Enfermaria com 53 novos leitos para internação.• Novo pronto socorro com 12 leitos de observação.• Novo bloco cirúrgico com três salas (inauguração

prevista para o mês de maio).

No total, mais de três milhões de reais foram investidos na obra, que foi realizada por meio de uma parceria entre a Prefeitura de Paracatu, a Kinross e a Faculdade Atenas.

O SAAE de Unaí, au-tarquia municipal respon-sável pelo fornecimento de água tratada à comunidade unaiense, comemorou o Dia da Água neste 22 de março. Durante a solenidade de co-memoração foram lançados a Gincana “SOS Água” e o “Selo Comemorativo dos Correios”. A gincana objetiva conscientizar, a partir dos estudantes, toda a comuni-dade quanto ao uso racional da água, e o selo, como bem frisou a representante dos Correios, é para aplaudir as ações desenvolvidas pelo SAAE em Unaí. Durante a solenidade, as autoridades do município ressaltaram a importância da conscientiza-ção e enalteceram o trabalho do SAAE. O prefeito Antério Mânica lembrou que a falta de cuidado com a água é o grande problema do mundo, e que em Unaí há uma preocu-pação com este problema por parte do SAAE, que está sem-pre buscando novas formas

SAAE comemora Dia da Água em UnaíSolenidade marcou lançamento da gincana de conscientização e selo comemorativo dos Correios

Prefeito Antério Mânica e autoridades mais os representantes dos estudantes de Unaí carimbam envelopes com o novo Selo comemorativo

de conscientizar as pessoas. “Esta conscientização tem que continuar a existir, e o SAAE está trabalhando neste sentido”. O vice-prefeito José Gomes Branquinho lembrou que hoje, em Unaí, os princi-pais usuários da água, que são os produtores rurais, estão conscientizados, e isto é um grande ganho para o muni-cípio. “Felizmente em Unaí, grande parte da população está conscientizada. Somado a isto, temos o SAAE, que

presta um excelente serviço à nossa comunidade, oferecen-do ao nosso povo uma água boa e barata”, disse Bran-quinho. O vereador Thiago Martins parabenizou o SAAE pela iniciativa da gincana, lembrou a importância dos educadores no processo de conscientização das pessoas e frisou que “é com pequenas atitudes que se tem grandes resultados. “Sou um grande admirador do serviço presta-do pelo SAAE”, declarou. A

Secretária de Meio Ambiente de Unaí, parceira do SAAE, ressaltou que é preciso come-morar a vida todos os dias, e isto se faz preservando a água.

Selo comemorativo

“O Selo comemorati-vo dos Correios está sendo lançado em homenagem ao SAAE de Unaí como forma de aplaudir suas iniciativas em defesa da água e do meio

ambiente como um todo”, disse a chefe regional dos Correios, Adélia Maria Go-mes. Ela lembrou ainda que, o Noroeste Mineiro tem uma grande responsabilidade com o Brasil, já que a região é celeiro e manancial ao mes-mo tempo. O diretor geral do SAAE, Geraldo Antônio de Oliveira, foi quem abriu oficialmente as comemo-rações do Dia da Água em Unaí. Ele lembrou iniciativas importantes tomadas dentro

da autarquia para sanear as contas e propiciar à popula-ção uma água saudável e com a prestação de serviço barata. Coronel Oliveira falou da nobre missão do SAAE, que é levar água tratada a todos os cidadãos, e lembrou que com as campanhas desenvolvidas, a comunidade terá sucesso e não será penalizada no futuro pela escassez de água. A so-lenidade de comemoração ao Dia da Água foi realizada no auditório do CedUnaí.

Selo dos Correios em homenagem ao SAAE e à Secretaria de Meio Ambiente de Unaí

Servidores do SAAE e profissionais contratados distribuem água e panfletos aos participantes da solenidade e à população em geral

Page 6: JORNAL VISÃO REGIONAL - EDIÇÃO 77 - MARÇO DE 2011 - 2ª EDIÇÃO - UNAÍ - PARACATU-MG

MARÇO DE 20116

A Assembleia Geral Ordinária da Cooperativa Agropecuária do Vale do Paracatu, realizada no Par-que de Exposições durante o último dia 12 de março, confirmou a união do coo-perativismo no município de Paracatu. Diferente de todas as outras, em que os cooperados se diver-giam em vários pontos e chegavam a fazer graves acusações mútuas, a AGO ocorreu de forma muito tranquila, surpreendendo, inclusive, os mais otimistas. Os cooperados aprova-ram as contas da diretoria por unanimidade e ainda aceitaram todas as indica-ções da diretoria como, por exemplo, a forma de desti-nação das sobras colocadas à disposição da Assembleia. Meio milhão foi destinado ao Fundo Tecnológico e será revertido em investi-mentos na COOPERVAP e 299 mil reais voltaram para o capital social dos cooperados na proporção de suas produções. Não houve nenhum tipo de di-vergência, o que tornou a Assembleia a mais tranquila da história da Cooperativa. “A partir desta assembleia, nós confirmamos aquilo que eu vinha dizendo, que hoje temos um grupo de coope-rados unidos e com o intuito de fortalecer o cooperati-vismo, fazendo com que a nossa cooperativa cresça mais a cada dia”, disse o presidente reeleito Edmun-do de Sá. Ele afirmou que vai dar continuidade ao processo de crescimento da COOPERVAP e agradeceu a todos que “direta ou in-diretamente” contribuíram com sua gestão. Frisando o crescimento da Cooperati-va, que teve seu faturamen-to de 2010 na casa dos 165 milhões de reais, Edmundo lembrou os investimentos feitos em vários setores, principalmente no setor de pecuária, com o Programa Leite a Pasto e a ampliação

Sem segurança, sem divergência e sem disputa. Foi assim a Assembleia Geral Ordinária

Iano apresentou as contas... ...que tiveram parecer favorável do auditor...

da Usina de Laticínios. “Andamos lado a lado com o cooperado na busca da qualidade do leite oferecen-do os subsídios necessários para as adequações exigi-das pelo governo federal. Conseguimos resgatar a dignidade e a esperança do pequeno produtor com a implantação do pagamento do leite por qualidade e do Programa Leite a Pasto”, disse. “União. Este é o nosso segredo”, finalizou Edmundo de Sá.

O diretor de negócios Leandro Botelho, tam-bém reeleito para o triênio 2011/2014, reafirmou o otimismo que impera na Cooperativa. De acordo com ele, a COOPERVAP está crescendo a passos largos, e todos os planos da diretoria estão se con-cretizando. “Procuramos sempre trabalhar com o melhor preço, e quando o mercado esteve em baixa, conseguimos oferecer ao cooperado a maior remu-neração de toda a região”, disse Leandro, citando em seguida os pontos de maior crescimento dentro da Co-operativa em 2010, como: o aumento do faturamento anual, de 117 para 165 mi-lhões de reais; o crescimen-to de 40% na captação de leite, que passou de 143 mil litros para 200 mil litros dia em média e o número de associados que subiu de 1.754 para 2.109. Os dire-tores Edmundo e Leandro ainda contabilizam outros feitos na administração. O pagamento da recuperação do preço do leite, apelidado de décimo terceiro salá-rio, que em 2010 repassou mais de 3 milhões e 700 mil reais aos produtores; a valorização dos quase 500 empregados, que tem par-ticipação nos lucros e ainda o financiamento de tanques de leite, ordenhas mecâni-cas e silos para ração, além do repasse de tourinhos e novilhas a preços especiais.

Edmundo e Leandro tiveram contas aprovadas por unanimidade

Apuração dos votos ocorreu em clima de muita harmonia

Chapa eleita para o Conselho Fiscal comemora e posa pra fotos com amigos e familiares

Assembleia da COOPERVAP confirma união do cooperativismo em Paracatu

Page 7: JORNAL VISÃO REGIONAL - EDIÇÃO 77 - MARÇO DE 2011 - 2ª EDIÇÃO - UNAÍ - PARACATU-MG

MARÇO DE 2011 7

...do Conselho Fiscal... ...e aprovação da Assembleia Geral

Eleição dos Conselhos

Mesmo tendo sido registrada uma única chapa para disputar a eleição do Conselho de Administração, o que significa que a chapa encabeçada por Edmundo e Leandro não teve concorrente, o processo eleitoral deveria ocorrer normalmente para que os cooperados pudessem confirmar o nome dos novos conselheiros e revalidar o mandato da diretoria executiva, ou seja, de Edmundo de Sá para presidente e Leandro Botelho para diretor de negócios. Os cooperados votaram e confirmaram a chapa, que teve apenas 38 votos em branco. Já o Conselho Fiscal foi muito disputado. Três chapas concorreram ao pleito e disputaram a eleição voto a voto. Num clima de muito respeito, tanto que após o resultado os concorrentes se uniram à frente para receber os aplausos da Assembleia, a eleição comprovou que “união” é palavra chave no coope-rativismo em Paracatu. A chapa número 02 venceu a eleição com 143 votos, contra 119 da chapa 01 e 89 da chapa 03.

Veja como ficou composto o Conselho da COOPERVAP

Conselho de Administração

Efetivos:

Edmundo Antônio de Sá – PresidenteLeandro Botelho Neiva – Diretor de NegóciosJosé Cecílio Cezar – ConselheiroFrancisco Carlos da Silva – ConselheiroAltino José Severino Silva – ConselheiroAntônio Carlos Monteiro da Silva – ConselheiroFrancisco Andrade Porto – Conselheiro

Suplentes:

Valdir Rodrigues de OliveiraEvandro José Caixeta

Conselho Fiscal

Efetivos:

Cácio Aurélio da CunhaLionel Oliveira dos SantosAntônio Carlos Mariano de Almeida

Suplentes:

Osvando Marques GuimarãesCiro Rodrigues TeixeiraEduardo Reis Borges

Ex-presidentes da COOPERVAP compareceram à Assembleia e votaram

Mesmo sendo mui-to cotado para disputar a Prefeitura nas eleições de 2012, o presidente Ed-mundo de Sá centra todas as suas atenções no pró-ximo triênio à frente da COOPERVAP. Ao lado de Leandro Botelho e de um Conselho Administrativo escolhido a dedo por capa-cidade técnica, Edmundo espera poder concluir todas

as benfeitorias que a CO-OPERVAP necessita para crescer ainda mais.

Veja o que está previsto:

• Reforma do Hipermer-cado.

• Ampliação do Programa Leite a Pasto.

• Auxílio ao produtor na busca da qualidade do

leite.• Traçar estratégias de mer-

cado para manter o preço do leite como o melhor da região.

• Adquirir caminhão ca-çamba e carregadeira para dar suporte ao pro-dutor.

• Buscar créditos do ICMS para aquisição de novos veículos.

• Lançamento de novos

produtos lácteos.• Lançamento de uma ra-

ção mais competitiva no mercado.

• Recuperação de impostos PIS e COFINS

• Investimento na capacita-ção dos funcionários para melhorar o atendimento ao cliente.

• Reavaliação do patrimô-nio da COOPERVAP.

• Redução dos estoques.

Mais melhorias no triênio 2011/2014

Vencedores comemoram e são cumprimentados após o resultado

Cooperados mais uma vez contribuíram com o Banco de Cadeiras do Rotary e Edmundo

parabenizou o Clube pelos serviços prestados à comunidade

Chapa única para o Conselho de Administração passou no crivo dos cooperados

Sem segurança, sem divergência e sem disputa. Foi assim a Assembleia Geral Ordinária

Assembleia da COOPERVAP confirma união do cooperativismo em Paracatu

Page 8: JORNAL VISÃO REGIONAL - EDIÇÃO 77 - MARÇO DE 2011 - 2ª EDIÇÃO - UNAÍ - PARACATU-MG

MARÇO DE 20118

Só percebemos o valor da água depois

que a fonte seca.

Ainda há tempode evitar que isto aconteça!

Faça sua parte!Nós estamos

fazendo a nossa.

Só percebemos o valor da água depois

que a fonte seca.

Ainda há tempode evitar que isto aconteça!

Faça sua parte!Nós estamos

fazendo a nossa.Uma Campanha do

Dia Mundial da Água

22 de março

Prin

t Hou

se

Page 9: JORNAL VISÃO REGIONAL - EDIÇÃO 77 - MARÇO DE 2011 - 2ª EDIÇÃO - UNAÍ - PARACATU-MG

MARÇO DE 2011 9

A Prefeitura de Paracatu, por meio da Secretaria

Municipal de Cultura, trabalhou

e conquistou, com o seu apoio, um importante

reconhecimento para a nossa cidade: o título de

Patrimônio Histórico e Artístico Nacional concedido

pelo Iphan, órgão responsável pela preservação

dos bens culturais no Brasil.

Prefeitura Municipal. Todos por Paracatu.

O Centro de Paracatu tem casarões, becos, igrejas

e agora o título de Patrimônio Cultural

Brasileiro. Parabéns, Paracatu! Essa conquista é nossa.

A novela sobre as ativi-dades da Kinross em Paraca-tu está longe de ter um final feliz. Apesar de afirmar que segue rigorosamente todos os padrões de segurança em mineração, a Kinross tem sofrido uma série de ataques por parte da comunidade, que cobra muito mais da mi-neradora. Recentemente, a empresa anunciou um acor-do feito com o Ministério Público e uma audiência foi marcada para as exposições de suas cláusulas. Porém, uma gama de paracatuenses ainda segue contrária às propostas da mineradora no que tange a compensações pelo ouro tirado de Paracatu e ao acordo firmado com o Ministério Público de Mi-nas Gerais. Sem a presença do cientista Sérgio Ulhôa Dani, inimigo número 01 da Kinross, que está em Heidelberg na Alemanha, o papel principal ficou por conta do geólogo e profes-sor Márcio José dos Santos, que expôs suas razões e foi aplaudido por grande parte dos presentes. “Em primeiro lugar, quero deixar claro que estou convencido de que o Ministério Público de Mi-nas Gerais, através de seus procuradores, procurou um acordo com a Mineradora Kinross que atendesse aos interesses da população atin-gida. Porém, também quero deixar claro que discordo da

maneira como esse acordo foi conduzido, sem a partici-pação da sociedade paraca-tuense e especificamente das populações mais atingidas; não foi um processo aberto, mas centralizador e autori-tário, que expressa a relação de poder que existe na so-ciedade brasileira”, atacou Márcio. Ele criticou também o fato da mineradora, dentro do acordo, se comprometer em não realizar atividade de extração mineral sem o devi-do processo de licenciamen-to ambiental. “Ora, se são determinações legais devem ser cumpridas independente de acordo”, diz o professor. Entre outras coisas, ele fez ainda duras críticas às me-didas mitigadoras inseridas no acordo, como custeio de projeto de rede otimizada de monitoramento da qualidade do ar, o que para ele jamais pode ser considerado como medida mitigadora. “Me-didas mitigadoras seriam diminuir a poeira fugitiva da mina, as detonações, o consumo de água; seria substituir a tecnologia com uso de cianeto por outra me-nos agressiva ao ambiente; seria não soterrar com lama tóxica o Córrego Machadi-nho; seria não lançar arsênio na barragem de rejeitos; medida mitigadora seria es-tocar, em local seguro e bem distante da zona urbana, o arsênio recuperado no bene-

ficiamento; seria melhorar o gerenciamento dos lagos de drenagem ácida, seria tam-bém agir com transparência acerca dos riscos ao invés de escondê-los, envolvendo a comunidade no enfrenta-mento do risco. Isto seria mitigar!”, disse Márcio.

Arsênio

O arsênio é outra preo-cupação da comunidade. Em recente audiência pública promovida pela Assembleia Legislativa de Minas, dia 17 de março, a população compareceu em massa e revelou o medo de contami-nação por arsênio, metal que aparece associado ao ouro. O presidente do Instituto Serrano Neves sustentou durante a audiência que a população corre sério risco de ser envenenada por ar-sênio, tendo em vista que a população está exposta a um poluente cujas interven-ções na saúde humana ainda não foram completamente elucidadas. “A hipótese de envenenamento crônico por arsênio em Paracatu é autentica”, afirmou o ex--promotor Serrano Neves. A professora da UNB, Ro-sângela Correa, também fez coro aos demais e defendeu a realização de vários es-tudos epidemiológicos na cidade com a participação de geneticistas, geólogos e

Problemas a vista para a Kinross ParacatuAudiência pública demonstra que Sérgio Dani aumentou seus seguidores na cidade

físicos. A Kinross afirma que detêm total controle sobre a situação e nega contamina-ção por arsênio em Paracatu. Sobre as considerações do professor Márcio a Kinross informa que a assinatura do Termo de Compromisso foi uma iniciativa proativa e voluntária da Kinross que, em uma ação conjunta com o Ministério Público Esta-dual, busca assegurar maior transparência às ações já realizadas pela empresa, de prevenção e controle dos impactos ambientais. Por meio da assinatura do Termo de Compromisso, a empresa ratificou as condicionan-tes já assumidas durante o processo de licenciamento ambiental, as quais já estão em execução, assim como assumiu novas obrigações, a título de medidas de com-

pensação ambiental. “Como exemplo, temos o custeio de projetos de relevância ambiental que totalizarão recursos no valor de R$ 12 milhões. O Termo de Com-promisso não corresponde a uma ação para regularização da situação ambiental da Kinross. A empresa possui todas as licenças ambien-tais devidamente concedi-das pelo órgão ambiental estadual competente”, diz a Kinross em Nota. Em re-lação ao monitoramento da qualidade do ar, a empresa informou que já possui uma rede de monitoramento em Paracatu, que foi licenciada pelos órgãos ambientais. “Essa rede está em opera-ção há mais de 20 anos e demonstra que os níveis de particulados na cidade sem-pre se mantiveram dentro

dos valores legais permiti-dos”, completa. Como parte do programa de melhoria contínua, a empresa insta-lou, em um bairro próximo à empresa, uma estação online de monitoramento contínuo de particulados. Em seu pla-nejamento, dois outros equi-pamentos serão instalados em 2011. Dentro do escopo do Termo de Compromisso com MPE, foi solicitada a revisão do programa de mo-nitoramento para estendê-lo a outras áreas da cidade, inclusive para que pudesse ser avaliada a influência de outras fontes de poeira e particulados sobre a comu-nidade. “A Kinross entende que essa solicitação trará benefícios adicionais para a comunidade e encontra-se alinhada à sua política de melhoria contínua”.

Audiência pública da Assembleia Legislativa voltou a debater o assunto

Page 10: JORNAL VISÃO REGIONAL - EDIÇÃO 77 - MARÇO DE 2011 - 2ª EDIÇÃO - UNAÍ - PARACATU-MG

MARÇO DE 201110

SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE

Page 11: JORNAL VISÃO REGIONAL - EDIÇÃO 77 - MARÇO DE 2011 - 2ª EDIÇÃO - UNAÍ - PARACATU-MG

MARÇO DE 2011 11

A disputa das escolas de Samba Arca de Noé e Unidos do Novo Horizon-te em 2010 ficou marcada pela inovação da escola campeã. Este ano, a Esco-la de Samba Arca de Noé buscou a mesma inovação e pegou de volta o título de campeã do carnaval 2011 em Paracatu. Apesar da chuva, fraca porém cons-tante, as escolas brilharam na avenida do samba e arrancaram aplausos do público que se encontra-va em maior concentra-ção nas galerias cobertas montadas pela Prefeitura Municipal. A Unidos do Novo Horizonte, com o tema: “A Cor do Amor”, prestou homenagem ao ministro do Supremo Tri-bunal Federal, o paraca-tuense Joaquim Barbosa. A Escola de Samba Arca de Noé abordou o meio ambiente retratando as be-lezas naturais e levou para a avenida o enredo “Asas da Imaginação”. A disputa foi acirrada, mas a Arca levou a melhor. O prefeito municipal Vasco Praça Fi-lho aplaudiu de pé as duas agremiações e afirmou que o desfile das escolas de samba vem enriquecendo

Carnaval de Paracatu está cada ano melhorEscolas de Samba dão o show na avenida e ajudam a popularizar ainda mais o carnaval de rua da cidade

Festa de Momo teve início com a escolha do rei e da rainha do Carnaval 2011

Douglas Fernandes e Nathália Cardoso venceram o concurso e foram coroados pelo prefeito Vasquinho

Bloco Raio de Sol puxou o desfile na Avenida Blocos tradicionais como Pão Moiado e Las Bregas fizeram a alegria das ruas e becos de Paracatu

Escola de Samba Unidos do Novo Horizonte veio deslumbrante...

...mas esbarrou no brilho e na criatividade da Escola de Samba Arca de Noé

o carnaval paracatuense. O Bloco Carnavalesco “Raio de Sol”, do Sesc Laces Paracatu, abriu o desfile na avenida.

Rei Momo e Rainha do Carnaval

Outra disputa que abriu com chave de ouro o car-naval de rua de Paraca-tu foi o concurso de Rei Momo e Rainha do Car-naval. Quatro candidatos a rei e nove candidatas a rainha fizeram o público vibrar e torcer muito na avenida. O concurso foi

na sexta-feira, dia 04 de março, no palco principal montado em frente a Pre-feitura. Os candidatos a rei deram um show de alegria e samba no pé, enquanto as candidatas a rainha esban-jaram charme e elegância, sem perder o rebolado. Após uma minuciosa ava-liação, os jurados decla-raram Douglas Fernandes e Nathália Cardoso como rei e rainha do Carnaval 2011. A Bateria da Escola de Samba Unidos do Novo Horizonte, escola campeã de 2010, embalou a apre-sentação dos candidatos.

O concurso foi organizado pela Prefeitura Municipal, através da Fundação Mu-nicipal Casa de Cultura e SEJEL.

Blocos

Os blocos carnavales-cos, já tradicionais nos carnavais paracatuenses, e agora em maior número, também deram o ar da gra-ça no carnaval de Paracatu. Turma do Beco, Bloco do Pilek, Pão Moiado, Las Bregas, Camisinha, Ba-gaceira e A Corda, após a tradicional concentração,

cada um em locais e horá-rios diferentes, foram para as ruas, arrastaram multi-dões e comprovaram que em Paracatu o carnaval de rua já faz parte da cultura.

Outrora

Há três anos a Prefeitu-ra investiu no carnaval de outrora, montou uma estru-tura no Largo da Jaqueira, principal ponto do Centro Histórico de Paracatu, con-tratou uma banda especia-lizada em marchinhas de carnaval e atraiu para o lo-cal os adeptos dos antigos

carnavais de salão da cida-de, enquanto na Avenida Deputado Quintino Vargas, a turma do axé continuou fazendo folia, ao som das bandas contratadas pela Prefeitura e de carros com potentes sons automotivos. Quem não gosta da folia de momo, mesmo com as chuvas que caíram sobre o município no período car-navalesco, teve a opção de curtir as águas de Paracatu com suas belas cachoeiras. Cada um, a seu modo, fez do carnaval paracatuenseo melhor já registrado na his-tória do Noroeste Mineiro.

Page 12: JORNAL VISÃO REGIONAL - EDIÇÃO 77 - MARÇO DE 2011 - 2ª EDIÇÃO - UNAÍ - PARACATU-MG

MARÇO DE 201112

A Kinross é uma mineradora que contribui para um mundo sustentável. Para isso, reutilizamos 79% de toda

a água usada em nossas atividades na região de Paracatu. Também investimos em projetos, como Cercamento

de Nascentes, Projeto Espalha – Águas que Unem e a revitalização de 5,5 quilômetros do Córrego Rico.

Esse é o nosso jeito de cuidar do meio ambiente para as futuras gerações.

Dia Mundial da Água. Para a Kinross, um dia para inspirar todos os outros.

IMAGINE REAPROVEITAR quase 80% DA ÁGUA DO SEU DIA A DIA.

NÓS JÁ REUTILIZAMOS 79%.

www.kinross.com.br

Festa do Portal Unaí Encantou UnaiensesEstrutura de tendas, som, imagem e iluminação foi

a melhor já montada na área das piscinas do ColinaA estrutura montada no

Colina Clube e o show do cantor Julio Cesar encan-taram os presentes à festa do Portal Unaí, realizada na noite de 18 de março. A área das piscinas do Colina Clube foi totalmente transformada por uma mega estrutura de tendas, imagem, iluminação e uma super decoração que fizeram com que a grande maioria ficasse impressio-nada. De acordo com José Ney, do Portal Unaí, várias pessoas elogiaram o evento, que acabou sendo prejudi-cado pela chuva que iniciou exatamente no momento em que as pessoas saíam de casa. “A chuva fez com que

o nosso público diminuísse em mais de 50 por cento, ainda assim fizemos uma grande festa. Várias pessoas que vieram já confirmaram presença para o ano que vem”, disse Ney. O show do cantor unaiense Julio Cesar, que hoje faz sucesso em várias regiões do Brasil, também foi outra grande atração. Durante uma hora e meia, Julio Cesar encantou o público com suas canções e ainda promoveu um grande entretenimento ao convidar para o palco várias pessoas que cantaram e dançaram para a alegria e diversão dos demais. Entre os convidados estava a dupla unaiense João

Lucas e Samuel. Durante o show em Unaí, Julio Cesar deu a notícia de que foi classificado para a final do concurso que vai escolher o garoto propaganda de uma grande marca de cerveja bra-sileira, o que poderá projetá--lo para um sucesso em nível nacional. Ele disse ainda que tem grande perspectiva em relação à sua carreira, e quando chegar onde preten-de, vai levar junto o nome de Unaí e região. Ainda durante a festa, os promotores do evento informaram que o Portal Unaí Fest terá con-tinuidade no próximo ano, porém, em outra data, fora do período chuvoso.

Veja o registro dos principais lances do Portal Unaí Fest 2011