jornal folha de unaÍ - ediÇÃo 29 - janeiro de 2013

8

Click here to load reader

Upload: folha-unai

Post on 18-Mar-2016

230 views

Category:

Documents


1 download

DESCRIPTION

NOVO TELEFONE: 38 3676-3962www.folhadeunai.com.brUnaí-MG, Janeiro de 2013 | Ano 8Valor doExemplar1 realNOVO TELEFONE: 38 3676-39623676-77768818-21889963-2188a partir deImpressãoColorida#29Página 5Vai dizer que nãodeu vontade?Três unaiensesmorrem em colisãoentre carro e VanTragédia comove Unaínio EliasRochaGabriel Nunes deAlmeidaAilson XavierGarciaEntre os melhoresO criador de Unaí, Célio Teodoro ganhou oprimeiro e segundo lugares do torneio leiteiro acategoria fêmea jovem na FEILEITE 2012.Unaí comemorou os50 anos da UnimontesCampus de Unaí sediou as comemoraçõeslocais pelos 50 anos da Unimontes.Unaí pronto para estrearApós intensos treinamentos durante a prétemporada, a equipe aguarda o dia do jogoue marcará a volta à elite do futebol dacapital do país.Delvito no G1 Página 3 Página 4 Página 8Em entrevista ao site da Rede Globo, o prefeitodiz que a “Saúde precisa de um trabalhoemergencial” e que pretende construir umaterro sanitário e o Centro Administrativo.Página 6

TRANSCRIPT

Page 1: JORNAL FOLHA DE UNAÍ - EDIÇÃO 29 - JANEIRO DE 2013

NOVO TELEFONE: 38 3676-3962www.folhadeunai.com.br

Unaí-MG, Janeiro de 2013 | Ano 8

Valor do Exemplar

1 real

NOVO TELEFONE: 38 3676-3962

3676-77768818-21889963-2188

a partir de

Impressão

lCo orida

#29

Página 5

Vai dizer que não deu vontade?

Três unaienses morrem em colisão entre carro e Van

Tragédia comove Unaí

Enio Elias Rocha

Gabriel Nunes de Almeida

Ailson Xavier Garcia

Entre os melhores

O criador de Unaí, Célio Teodoro ganhou o primeiro e segundo lugares do torneio leiteiro na

categoria fêmea jovem na FEILEITE 2012.

Unaí comemorou os 50 anos da Unimontes

Campus de Unaí sediou as comemorações locais pelos 50 anos da Unimontes.

Unaí pronto para estrear

Após intensos treinamentos durante a pré temporada, a equipe aguarda o dia do jogo que marcará a volta à elite do futebol da

capital do país.

Delvito no G1Página 4Página 3 Página 8

Em entrevista ao site da Rede Globo, o prefeito diz que a “Saúde precisa de um trabalho

emergencial” e que pretende construir um aterro sanitário e o Centro Administrativo.

Página 6

Page 2: JORNAL FOLHA DE UNAÍ - EDIÇÃO 29 - JANEIRO DE 2013

JANEIRO DE 20132 JANEIRO DE 20133 Bastidores da NotíciaEditorial

PorAndre Oliveira

Expediente

SedeRuA AfONSO PENA, 621 - BAIRRO CENtRO

CEP 38610-000 - uNAí-MG

Contato38 3676-3962 / 9910-7776 / 8818-2188

[email protected]

Editado por PRINt HOuSE GRÁfICA DIGItAL

Assessoria JurídicaMarília Campos de Moura

MOuRA & MORAES - CONSuLtORIA JuRíDICASEPN 509 - BLOCO D - SALA 412 - EDIfíCIO íSIS

tELEfAX: (61) 3032-2266 / (61) 8261-1252 / (38) 8801-0202E-mail: [email protected] / [email protected]

Revisão Elta Lânia

PeriodicidadeMENSAL

CNPJ: 07.434.805/0001-92 - INSC. MUNICIPAL: 032470

As matérias assinadas e comercializadas, não refletem necessariamente a opinião do jornal. O conteúdo dos anúncios é de responsabilidade dos anunciantes.

Recado dos Leitores

@folhadeunai

facebook.com/folhadeunai

[email protected]

O recado deve ser encaminhado ao

JORNAL FOLHA DE UNAÍ - Rua Afonso Pena, 621 - CEP

38610-000 - Unaí-MG ou pelos contatos ao

lado.O Jornal Folha de Unaí

se reserva o direto de recusar acusações

insultuosas ou desacompanhadas de

documentos.

Diretora ExecutivaJOANNE MEDEIROS

Chefe de RedaçãoANDRÉ OLIVEIRA

filiado a

Memórias Unaienses

Charge

Até a próxima edição!

Joanne Medeiros

“Comunicamo-lhe ou comunicamos-lhe?”

O uso do pronome “lhe” em ênclise não afeta a forma verbal. Assim sendo, não cortamos o “s”. O certo é “comunicamos-lhe”. Cortamos o “s” quando usamos o pronome “nos”: encontramo-nos, reunimo-nos.

Por Elta Lânia

3676-77768818-21889963-2188

a partir de

Impressão

lCo orida

Procura-se uma musa para o Unaí

A chuva voltou em Janeiro

Eu sou Wesllêy Vieira Batista, nascido em 29/06/1993, natural de Riachinho-MG. Quando nasci, tinha muita dificuldade para falar e para andar sozinho e até hoje ainda tenho deficiência na fala.

Em 28/08/2000 comecei a estudar na APAE por não ter condições de frequentar a escola pública regular, passaram-se dez anos e aos poucos fui me desenvolvendo. No ano de 2005 quis mudar para a escola pública, a direção e os funcionários da APAE resistiram no início, mas após pedir o apoio de minha família, me aconselharam a estudar em dois períodos. E assim continuei, Cursei na Escola Municipal Diomedes de Araújo Valadares de 2ª a 4ª série, recebendo ao mesmo tempo instruções e ensinamentos das duas instituições. Participei de vários cursos e projetos como: Inclusão Digital pela Fundação Banco do Brasil, 1º e 3º Fórum da Família Apaeana de Riachinho, VI Olimpíada Regional das APAES do noroeste na cidade de Vazante, 1ª Con-ferência Mundial dos Direitos da Criança e do Adolescente em Riachinho, etc.

Já era uma grande conquista, embora ainda não fosse o suficiente, aos 15 anos fui matriculado na Escola Estadual José de Alencar de 1º e 2º graus, lá me ingressei no PAV (Programa Acelerar para Vencer), neste projeto pude cursar dois anos em 2008 e dois anos em 2009, concluí o ensino fundamental e a partir daí tudo mudou, apesar das dificuldades por causa das salas cheias, indisciplina de alguns alunos e a “falta” do atendimento com uma fonoaudióloga, fui me adaptando, me relacionando com alunos e funcionários e superando os problemas que surgiam.

Fui participante assíduo do Projeto GDPEAS, um programa de apoio e incentivo aos jovens sobre orientações vocacionais, dentre outros assuntos e temas muito importantes que puderam fazer a diferença na vida de alguns alunos da escola, inclusive da minha. Entre 2010 e 2012 concluí o Ensino Médio.

Durante toda a minha vida pessoal e escolar passei por inúmeras dificuldades, graças a Deus recebi boas orientações, alguns foram contra os meus avanços e ainda são, acho que por insegurança ou medo de que eu me distancie deles. Foi com muita força de vontade, persistência e dedicação que digo que venci mais uma etapa. Hoje estou feliz pelas oportunidades que me foram dadas e por ser um vencedor, sendo o 1º aluno da APAE de Riachinho com Necessidades Educacionais Especiais (NEE) a concluir o 2º grau. Pude mostrar a sociedade que as pessoas com NEE também são capazes de mostrar o seu talento através do seu desempenho e que “não há dificuldade alguma que supere a garra e a força de vontade de um ser humano.”

Em dezembro de 2012 fiz o vestibular e fui aprovado, em 2013 pretendo cursar Ciências Contábeis em Unaí MG.

Agradeço imensamente às pessoas que me ajudaram e que torceram pelo meu sucesso. Agradeço ainda a você André, de forma especial por me dar a oportunidade de mostrar um pouco da história da minha vida.

Atenciosamente,Wesllêy Vieira Batista

Riachinho-MG, 02 de Janeiro de 2013

Recado dos Leitores

Casa do Dr. Adolfo Rodrigues no estilo Palácio da Alvorada

Estão abertas as ins-crições para o Concurso Musa do Candangão 2013.

Promovido pelo Portal Esporte Candango, será realizado de janeiro a maio de 2013 e visa escolher a nova modelo de beleza do futebol candango.

Para participar, as in-teressadas, uma vez pre-

enchidos os requisitos, deverão enviar um e-mail para o endereço: [email protected], onde deverão ser informa-dos os dados solicitados.

A divulgação das can-didatas selecionadas será realizada exclusivamente através do endereço: www.esportecandango.com.br.

Unaí tem sido atacada nacionalmente por causa de seu produto mais famoso: o feijão! Informações distorcidas e acusações sem provas contra a marca “Feijão Unaí”, têm causado uma discursão na internet sobre a qualidade do feijão produzido em nossa cida-de. Fica a impressão de que todo “feijão de Unaí” está comprometido, o que é uma inverdade. Unaí como o maior produtor do mundo é vitrine. Os produtores da região podem se preocupar, pois se pegar a “imagem” de que Unaí produz feijão contaminado por veneno, isso não será bom para seus negócios.

ANDRÉ OLIVEIRA,Chefe de Redação

Page 3: JORNAL FOLHA DE UNAÍ - EDIÇÃO 29 - JANEIRO DE 2013

JANEIRO DE 20132 JANEIRO DE 20133

O mundo da moda era um lugar cheio de regrinhas, não pode isso com aquilo, não pode rosa com vermelho, estampa com estampa, listra com bolinha...mas se você ainda faz parte do time que pensa assim, é hora de mudar! A moda ficou mais divertida, livre, espontânea e hoje quase que “tudo pode com tudo”, desde que se tenha bom senso, claro.

E minha brincadeira preferida, é misturar o leve e o pesado, o romântico e o dark, o chic e o despojado e por aí vai...Mas tem que fazer de uma forma legal, sem desestruturar a silhueta e nem parecer estranho. Veja algumas dicas de mix:•tecido leve com estampa floral + jaqueta de

couro

•vestido levinho + coturno•jeans destroyed + blusa de seda•vestido romântico + paletó•brilho + t-shirt•camiseta podrinha + brilho•renda + alfaiataria•shortinho + paletó•look levinho + salto grosso ou ankle-boot•peça chic + moletom•jeans + tweed

Outra idéiascurto + comprido / comportado + sexy /

clássico + moderno / girly + clássico / rock + chic / rock + girly / rock + folk / navy + poás / flores + poás / sexy + despojado / transparência + tecido pesado ....

Mistura Chic - Faça a sua!por Karol Lourenço

www.karollourenco.com.br

Rotary Novas Gerações realiza o 1° Pet Show

Artigo

idadedigital.blogspot.com.br

2013: ano de Copa das Confederações. O Brasil vai receber esse evento, demonstrando o que precisa ser me-lhorado para a Copa do Mundo e para as Olimpíadas; em segundo lugar, os testes ficam por conta dos novos prefei-tos e vereadores que irão assumir os poderes executivo e legislativo em todo o Brasil.

Em terceiro, por sua vez, o Brasil começará o ano sem planejamento orçamentário aprovado, em contrapartida, 2012 foi um ano de ganhos na legislação, como a nova lei Seca que dobrou o valor da multa e reconhece como provas, fotos e vídeos feitos no ato da abordagem, assim como também o novo salário mínimo de R$678,00, afetando diretamente nossas vidas (e os cofres públicos).

Esse ano também promete um clima mais quente na política nacional em função, principalmente, da volta do julga-mento do mensalão aos holofotes da grande mídia. Grandes personalidades como Niemayer e Millôr morreram deixando saudades, mas outros também nos despedirão nesse ano, entretanto, o momento é de evidenciar as conquistas e os caminhos que levaram até elas para obter novas conquistas.

Com certeza, a administração de Antério e Branquinho foi importante para o desenvolvimento ao qual Unaí chegou. Mesmo contando com problemas endêmicos e históricos, a gestão passada deixou inúmeras pegadas positivas na história do município. No presente, os vereadores, Delvito, Hermes e sua equipe de governo estão em teste pela população que os confiaram como representantes. Essa administração atual tem, com absoluta certeza, imensa capacidade para administrar e desenvolver a cidade tão amável e promissora.

O Idade Digital vai trazer nesse mês uma série de maté-rias sobre o trânsito unaiense, vai trazer também a página “Expedi-ção: uma visão do desconhecido!” visando valorizar as riquezas naturais de nossa região e tendo como ponto de partida o “Pilão de Pedra”. Se você ainda não conhece, acesse e contate-nos: fb.com/brunocidadao.

Bruno de Oliveira Rocha

2013: ano de testes!

Educação

Unaí comemorou os 50 anos da Unimontes O anúncio do projeto

de melhoria da es-trutura logística do

campus local, que poderá ser executado já em 2013, marcou a solenidade ofi-cial de comemoração pelos 50 anos da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), na noite do dia 12 de dezembro, em Unaí, Noroeste de Minas. Em seu pronunciamento, o reitor da Unimontes, pro-fessor João dos Reis Cane-la, falou da possibilidade de aplicação de recursos da ordem de R$ 800 mil – oriundos de emenda de bancada – para a substitui-ção de todo o telhado e dos vidros das salas, além da modernização do sistema elétrico do prédio.

“Temos consciência de nossas limitações, mas tam-bém temos a disposição de transformar, de forma po-sitiva, o que foi construído até aqui pela Unimontes em Unaí”, observou o reitor, que esteve acompanhado da vice-reitora Maria Ivete So-ares de Almeida no evento.

Em setembro último, o Governo de Minas, através da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sectes), repassou à Unimontes – pelos próximos vinte anos – a posse do terreno no qual está instalado o cam-

pus de Unaí. Esse é o as-pecto jurídico pelo qual a Universidade passa a ter autonomia para que possa aplicar recursos e executar obras no local.

Maturidade“Todos precisam de

maturidade para encarar a educação. A história quan-do é percebida torna-se construtora. Mesmo que apenas uma pessoa absorva a concepção do que repre-senta o ensino superior como agente transformador de uma sociedade, tenham certeza de que o papel da Unimontes em Unaí está sendo cumprido”, acres-centou o professor João Canela.

A pró-reitora adjunta de extensão Jussara Maria Guimarães também parti-cipou da festividade, jun-tamente com o coordenador do campus local Dirlenval-der do Nascimento Loyolla e professores e alunos da Unimontes em Unaí, além de acadêmicos dos campi de Montes Claros e de Pirapora atuantes como vo-luntários do projeto “Unir-Montes” no atendimento à comunidade em geral – sob coordenação dos profes-sores Marcelo Rezende e Gilson Fróes.

Durante o evento ofi-cial pelo cinqüentenário da

Campus de Unaí sediou as comemorações locais pelos 50 anos da Unimontes

Superintendente de Ensino de

Unaí, Neuzani Branquinho, e o gerente dos

Correios, durante a apresentação

do selo postal do campus de Unaí

Unimontes no campus de Unaí, os Correios lançaram o selo postal alusivo à data e que reproduz uma imagem do pavilhão de aulas. Será utilizado nas correspon-dências daquele município pelos próximos 30 dias.

HomenagensTrês lideranças de Unaí

foram homenageadas pela Unimontes durante a so-lenidade dos 50 anos: a superintendente regional de ensino Neuzani Soares das Graças Branquinho, o ex-secretário municipal de educação Geraldo Magela

da Cruz e o ex-prefeito José Braz da Silva, que chefiou o município no período de implantação do campus, em 2003. A Câmara Mu-nicipal também receberá uma comenda pelo apoio ao funcionamento da univer-sidade naquele município.

Os professores Roberto Mont’Sá e Maristela Car-doso, acompanhados do instrumentista Isaías Ra-mos, encerraram o evento. Eles integram o Núcleo de Ópera da Unimontes e apresentaram três canções clássicas ao público. Foram aplaudidos de pé.

Pela definição dos organizadores, é um evento que mistura

diversão e social, contando com concursos de beleza (para cães e gatos), ades-tramento e agility (apenas para cães), consultas, exa-mes e vacinas gratuitas, feira de produtos PET, vendas e adoções de ani-mais e também palestras abertas para todos os pú-blicos.

Os concursos terão premiações em dinheiro e troféu para os primeiros colocados, além de várias premiações.

Todas as pessoas que tiverem interesse podem doar, vender, adotar ou comprar um animal. Se você quiser participar do-ando ou vendendo, além do animal estar saudável e devidamente vacina-do, é necessário que você chegue entre 7 e 9 horas da manhã (antes do iní-cio do evento) para que você e seu animal seja devidamente cadastrado e concordar com as normas do evento. A entrada do evento será apenas um qui-lo de alimento por pessoa (exceto sal) e toda arreca-dação será revertida para a Associação Mão Amiga.

Já é certo a participa-ção de criadores, canis e amantes de Brasília, Para-catu, Uberlândia, Buritis e demais cidades da região.

Ação Social

Campanha de divulgação nas redes sociais inovou com a criação de

alguns anúncios bem humorados

FONTE: Unimontes

Page 4: JORNAL FOLHA DE UNAÍ - EDIÇÃO 29 - JANEIRO DE 2013

JANEIRO DE 20134 JANEIRO DE 20135

Durante a FEILEITE 2012, um criador de Unaí se desta-

cou entre os grandes cria-dores do país.

A 6ª Feira Internacio-nal da Cadeia Produtiva do Leite, que reuniu mais de 2.000 animais de raças leiteiras, provenientes de criatórios de todo País, é a maior feira indoor do setor leiteiro da América Latina.

Célio Teodoro, da fa-zenda Columbia, é um cria-dor persistente e cuidadoso. Decidido a selecionar para leite, sempre participou das exposições de Unaí e dos torneios leiteiros da região.

Na Feileite 2012, em São Paulo, Célio participou com dois animais e ficou entre os melhores. “Partici-par da Feileite, que é uma das maiores do Brasil, foi um desafio muito grande e nosso resultado foi re-cebido com humildade, mas com a certeza de que estamos no caminho certo e com capacidade de concor-rer e mostrar para o Brasil e para o mundo o resultado

Entre os melhoresPecuária

O criador de Unaí, Célio Teodoro ganhou o primeiro e segundo lugares do torneio leiteiro na categoria fêmea jovem na FEILEITE 2012

do nosso trabalho”, ressalta o criador.

CampeãO destaque da partici-

pação da fazenda Columbia na FEILEITE 2012 foi a vaca Divisa Fiv, filha do touro Radar dos Poções na Serra Nobre – 8.296 Kg, que produziu a média de 43.637 quilos de leite du-rante o torneio. Com esse resultado, Divisa é a sexta melhor fêmea jovem gir leiteiro em torneio leiteiro e a segunda melhor fêmea

jovem do Radar no Brasil.Segundo Célio, “Divisa

é uma vaca extraordinária, além do pedigree moderno no gir leiteiro, é um animal de excelente caracterização racial, tipo leiteiro e uma pelagem vermelha de rara beleza”.

Antes da Feileite, Di-visa já tinha feito bonito no torneio leiteiro de Unaí em 2012, quando sagrou-se reservada campeã fêmea jovem com produção de 38.860 quilos de leite. A campeã foi Jeneika Kalu,

com 40.227 quilos de leite.

Jeneika KaluCélio também levou

para o torneio leiteiro da Feileite uma filha do Ja-guar TE do Gavião, Jenei-ka Kalu, cuja mãe, Safira Kalu tem lactação oficial de 10.781 quilos de leite e conquistou o segundo prê-mio na categoria Fêmea Jo-vem com produção média de 43.427 quilos de leite. Para ele, “foi um orgulho e um prazer muito grande ver meus dois animais li-

Célio Teodoro da Silva, da Fazenda

ColumbiaJeneika e Divisa na FEiLEiTE 2012

derarem a categoria fêmea jovem do torneio leiteiro da Feileite”, comemora.

Jeneika Kalu, segundo Célio Teodoro, “é outro animal especial, pois é uma das melhores filhas do touro Jaguar TE do Gavião da atualidade, além disso possui um excelente tipo leiteiro, bem caracterizada e expressa toda a capacida-de produtiva do seu pai e da sua mãe, Safira Kalu, que possui uma das melhores lactações da minha fazen-da, ultrapassando os 10 mil quilos de produção em um ano de lactação”.

Jeneika Kalu, antes da Feileite, faturou dois tor-neios leiteiros na categoria fêmea jovem: Unai 2012 (40.227 kg/dia ) e Brasília 2012 (42.027 kg/dia). Em Unaí a festa foi completa, pois foi a grande campeã na pista, melhor úbere do torneio e da pista. Na Expo-sição de Brasília conquis-tou o título de reservada grande campeã na pista e os prêmios de melhor úbere no torneio leiteiro e na pista de

FONTE: www.portaldogir.com

melhor úbere jovem.

ResultadoPara o criador de Unaí,

“promover seleção gené-tico é preciso de muito trabalho e trabalhar so-mente com o melhor, por isso tivemos um resultado extraordinário na Feileite, pois levamos para São Pau-lo duas excelentes vacas, filhas dos melhores touros da atualidade para produ-ção de leite e tipo: Radar e Jaguar”, finaliza.

Page 5: JORNAL FOLHA DE UNAÍ - EDIÇÃO 29 - JANEIRO DE 2013

JANEIRO DE 20134 JANEIRO DE 20135 Comunidade

Três unaienses morrem em colisão entre carro e Van

No fim da tarde do dia 11 de janeiro, na altura do km

7 da rodovia L-798, pró-ximo ao trevo de acesso à Almeida Campos e à MG-190, a chuva forte e a pouca visibilidade na pista podem ter sido a cau-sa de uma colisão frontal entre o veículo Palio, de cor branca, com placas OGZ-9731, de Luziania- GO, e uma van modelo Sprinter, de cor branca, com placas GVP-7914, de Patos de Minas-MG,

que deixou o triste saldo de três mortos.

A van seguia sentido Nova Ponte e o Palio em direção a Uberaba. O motorista e o passageiro da van ficaram feridos e foram encaminhados, um para hospital em Nova Ponte e outro para o pron-to-socorro do Hospital de Clínicas da UFTM. No Palio, estavam quatro ocupantes. Três morreram no local e o outro foi tra-zido para Uberaba, sendo encaminhado para o pron-

to-socorro do Hospital de Clínicas da UFTM.

Os bombeiros tiveram muita dificuldade no local e o trânsito ficou parali-sado por cerca de duas horas, sendo liberado pos-teriormente pela Polícia Rodoviária Estadual.

Cuidados ao dirigir na chuvaO verão chegou e junto

com a estação mais quente do ano vem as chuvas tro-picais. O número de aci-dentes de trânsito tendem

Tragédia comove Unaí

Enio Elias Rocha

Gabriel Nunes de Almeida

Ailson Xavier Garcia

a aumentar em dias de chuva. E para quem dirigir no meio de um temporal, ou mesmo com a pista molhada, os especialistas recomendam calma, pru-dência e muito cuidado.

As recomendações básicas, independente de uma chuva fina ou uma pancada, são diminuir a velocidade, acender o farol, ligar o limpador de pára-brisa, o desembaça-dor e manter a distância de pelo menos dois carros em relação ao automóvel da sua frente.

“Ainda assim, é pouco

para confiar”, diz o ins-trutor. Afinal, o principal perigo em dias de chuva está sempre camuflado. Trata-se da aquaplana-gem, quando o pneu per-de contato com o solo e fica sem aderência, sem controle nenhum. “Nessa situação, se o carro não te obedece, só resta rezar”, diz o piloto e instrutor da escola de pilotagem de In-terlagos, César Visconti. O efeito ocorre por excesso de água no solo, os pneus estão quase ou carecas e a velocidade é excessiva.

Para evitar um aci-

dente assim, Clauset re-comenda “jamais frear bruscamente”. O ideal é desacelerar e deixar que a força da gravidade coloque o carro em con-tato com o asfalto. Outra dica do instrutor é sempre olhar pelo retrovisor.

“Se o pneu deixar um rastro grosso no asfalto, por uma boa distância, significa que ele não está numa situação perigosa. Agora, se as marcas estão muito próximas ao auto-móvel ou não existem, infelizmente está perto de um possível desastre”.

FONTE: Jornal de Uberaba

Page 6: JORNAL FOLHA DE UNAÍ - EDIÇÃO 29 - JANEIRO DE 2013

JANEIRO DE 20136 JANEIRO DE 20137 Política

Eleito com 22.067 votos, o que repre-senta 49,88% dos

votos válidos, o prefeito Delvito Alves tomou posse no dia 01 de janeiro. Em entrevista ao site da Rede Globo, o prefeito diz que a “Saúde precisa de um trabalho emergencial” e que pretende construir um aterro sanitário e o Centro Administrativo. Confira a seguir.

G1 - Quais são as três maiores prioridades de sua administração?

Delvito – Priorizamos a Saúde, a construção de um Centro Administrati-vo e a construção de um Aterro Sanitário. A saúde em nosso município possui carências em todos os seus setores, exigindo de nós um trabalho emergencial para atender diretamente a nossa população.

O Centro Administra-tivo precisa ser construído no início da nossa gestão, porque a sede da Prefei-tura hoje não comporta as secretarias municipais e outros órgãos do município. A maioria das unidades ad-ministrativas funciona em imóveis alugados em locais distantes, onerando os gas-tos públicos, dificultando o deslocamento de servidores e das pessoas que buscam os serviços públicos.Hoje, com as severas normas e exigências ambientais, a construção de um Aterro Sanitário resolverá de vez os problemas dos resíduos, que ainda são depositados no lixão da cidade. Com a construção desta obra, reduziremos o impacto so-bre o meio ambiente e nos adequaremos às exigências da legislação que propõe o fim dos lixões até 2014.

Delvito no G1

Um dos grandes pro-blemas dos municípios é a dificuldade de atendimen-to à saúde. Como o senhor pretende solucionar este problema?

Delvito - A primeira preocupação nossa na área da saúde é humanizar o aten-dimento. Quando as pessoas procuram uma unidade de saúde, chegam fragilizadas. Nesse momento, enten-demos que essas pessoas precisam ser bem atendidas e encaminhadas, conforme o grau de emergência que o caso requer. Queremos tam-bém acabar com as filas, que acreditamos ser uma prática perversa contra a população que tem direito à saúde e vem, ao longo dos anos, passando por constrangi-mentos. Para isso, queremos contratar mais médicos e contar com a compreensão de todos os profissionais do setor de saúde para mudar essa situação.

Como o senhor preten-de realizar obras diante da queda do Fundo de Parti-cipação dos Municípios?

Delvito - Nós temos de adotar ações e políticas específicas de valorização dos investimentos públicos, entre os quais “enxugar” a máquina pública, conter despesas de custeio e bus-

car recursos nos governos federal e estadual. Com a atual crise, dificilmente os administradores públicos conseguirão realizar obras somente com recursos pró-prios do município. Por isso, teremos que buscar as parcerias do Estado e da União.

Como o senhor acredi-ta que será seu relaciona-mento com a Câmara de Vereadores?

Delvito - O nosso rela-cionamento com os verea-dores deverá ser harmônico e respeitoso. Nós, como os vereadores, sabemos que a boa relação entre os Poderes Executivo e Le-gislativo é essencial para a governabilidade do municí-pio. Para se ter uma ideia, nessas últimas eleições, a nossa coligação elegeu apenas quatro dos 15 ve-readores que compõem a bancada que nos apoia no Poder Legislativo. No dia da posse, conseguimos maioria absoluta ao eleger a Mesa Diretora da Câmara Municipal, por oito votos a sete. Foi à demonstração de que os vereadores entende-ram que desta forma seria mais fácil trabalhar juntos em busca da melhoria da qualidade de vida de toda a população.

ALEMG debate o aumento dos casos de câncer em Unaí

Representantes de movimentos so-ciais, professores e

membros do Poder Judici-ário defenderam, em audi-ência pública da Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, que o número de casos de cân-cer em adultos e crianças, motivados pelo consumo e contato com agrotóxicos, está crescendo na cidade de Unaí e na região Noro-este do Estado. O tema foi debatido em reunião no dia 12 de dezembro e foi solici-tada pelo deputado Rogério Correia (PT).

IrregularidadesO assessor do deputado

federal Padre João (PT--MG), Francis Guedes, afirmou que existem agro-tóxicos utilizados no Brasil de modo irregular, uma vez que teriam sido autorizados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (An-visa) de forma fraudulenta. Ele explicou que, por meio de laudos preparados com assinaturas falsificadas, os defensivos foram liberados sem análise laboratorial. “O deputado Padre João lidera, na Câmara dos De-putados, uma campanha contra agrotóxicos, que pretende sensibilizar o Go-verno Federal, por meio dos órgãos competentes, a realizar um estudo sobre o impacto do uso desses venenos na população de Unaí e região”, disse.

Novo prefeitoO então deputado esta-

dual Delvito Alves (PTB), afirmou que, desde 2007, defende o combate ao uso indiscriminado de agrotó-xicos na região. Segundo ele, na época, a Comissão de Saúde da ALMG esteve na cidade para debater o tema, mas não contou com o respaldo do poder público local. “O prefeito era meu adversário político, por isso, não acatou nenhum dos nosso pedidos para que houvesse uma fiscali-zação maior do uso desses produtos”, lembrou. Ele colocou-se à disposição dos parlamentares, especialis-tas e movimentos sociais para levar o debate adiante. “A partir de 1º de janeiro, estou pronto a recolocar o assunto na ordem do dia da prefeitura e espero que possamos fazer alguma

coisa para mudar essa rea-lidade”, comprometeu-se. Sobre a declaração do novo prefeito, os deputados Dur-val Ângelo (PT), presidente da comissão, e Rogério Correia se mostraram espe-rançosos quanto à melhoria da qualidade de vida da população local.

Pesquisas confirmamA professora da Uni-

versidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Eliane Novato Silva, fez um relato técnico sobre os efeitos do contato com os agrotóxi-cos nas pessoas, especial-mente em crianças. Ela garantiu que há evidências laboratoriais e teóricas de que os defensivos podem causar malefícios crônicos de curto, médio e longo prazo. Para ela, é preciso uma grande mobilização social para que essa prática seja banida da sociedade brasileira. “O veneno está na mesa das pessoas, tan-to no campo quanto nas grandes cidades. Estamos consumindo produtos que já são proibidos em todo o mundo há muito tempo, mas são permitidos no Brasil”, alertou.

fiscalizaçãoA defensora pública e

coordenadora da Defen-soria Especializada em Direitos Humanos, Cole-tivos e Socioambientais, Ana Cláudia Silva, anun-ciou que foi aberto pro-cedimento administrativo para averiguar o caso de Unaí, e que o problema é de saúde pública, impacta a Previdência Social e a Assistência Social.

ProvidênciasO deputado Durval Ân-

gelo teve requerimento de sua autoria aprovado, em que solicita o envio das notas taquigráficas da reunião e da audiência pública realizada em Unaí, em 2007, quando o tema foi debatido, ao frei Gil-vander, ao Ministério do Trabalho, ao Ministério da Saúde, aos Ministérios Públicos Estadual e Fede-ral, à Secretaria de Estado de Saúde, ao Conselho Nacional de Justiça, à Cor-regedoria Estadual de Jus-tiça e à Defensoria Pública Federal. O objetivo é pedir providências a esses órgãos quanto uso indiscriminado de agrotóxicos em Unaí.

Quais as medidas o senhor tomará para atrair a geração de emprego e renda no município?

Delvito - Como deputa-do, preocupamos muito com as obras de estruturação do município e da nossa região. Prova disso foi a aprovação de um projeto de minha au-toria na Assembleia Legisla-tiva, instituindo a política de desenvolvimento industrial do Noroeste Mineiro. Com os programas do Gover-no do Estado, Proacesso e Caminhos de Minas, foram asfaltadas todas as nossas estradas. Os sistemas de telefonia e energia elétrica também foram ampliados, principalmente numa ação forte do Estado com as Hidrelétricas, solucionando problemas de carência de energia no nosso muni-cípio. Essas ações, hoje, nos possibilitam receber investimentos para gerar trabalho e renda para a po-pulação de Unaí e de toda a região. Queremos agora como município detentor do 1º PIB agrícola do Estado, atrair investimentos para agregar valor à nossa pro-dução, uma vez que ainda vendemos nossos produtos no seu estágio primário. Para isso, vamos demonstrar com clareza para todo o país que Unaí é um município altamente viável. Além de sua estrutura funcional, o município possui uma bacia leiteira em expansão, um dos maiores rebanhos bo-vinos, uma localização es-tratégica pela proximidade com Brasília e acesso fácil ao Norte e Nordeste do país. Como sabemos, em curto prazo podemos contar com a Ferrovia Pirapora-Unaí, que será um marco divisor para alcançarmos nosso pleno desenvolvimento.

Saúde

Participantes denunciaram aumento no número de casos de câncer na região de Unaí

FONTE: ALEMG / Foto: Guilherme Bergamini

Com o foco volta-do às necessidades dos produtores de

soja brasileiros, a Bayer CropScience preparou para a safra 2012/2013 uma ação diferenciada que levará in-formações relevantes sobre o manejo das lavouras. Chamada de Bayer Contra Ferrugem, a iniciativa co-meça agora em janeiro e vai até março, totalizando mais de 500 eventos de

dias de campo. Com uma estrutura inovadora em um caminhão compacto, o Bayer Contra Ferrugem será realizado em locais estratégicos para que os sojicultores possam rece-ber informações, conferir os resultados da adoção de tecnologias em campos de-monstrativos e saber mais sobre como pode produzir mais e melhor.

A ação vai contar com

cinco unidades móveis que percorrerão durante toda a safra e de forma simultânea 13 Estados e mais de 100 cidades nas principais regiões produto-ras de soja. Distrito Fede-ral, Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul fazem parte no roteiro no Centro--Oeste. Na região Sudeste, os eventos serão realizados em Minas Gerais e São Paulo, enquanto os três

Estados da região Sul – Pa-raná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul – recebem as equipes. As equipes do Bayer Contra Ferrugem também percorrem Bahia, Maranhão e Piauí no Nor-deste e Tocantins e Rondô-nia no Norte do Brasil.

Em Unaí, a ação acon-teceu no dia 14 de janei-ro, na Fazenda Canto, de propriedade de Dário Grando.

Bayer promove Dia de Campo em Unaí

FONTE: www.g1.com

Agricultura

A Expedição Safra retoma suas ativi-dades a partir do

dia 16 de janeiro. O proje-to que realiza um levanta-mento técnico-jornalístico da safra de grãos há sete anos, pega a estrada no-

vamente para confirmar as estimativas levantadas até agora de que o Brasil irá produzir mais 82 milhões de toneladas de soja e qua-se 36 milhões de toneladas de milho verão no ciclo 2012/13.

Unaí será visitada na segunda etapa de viagens, que será entre os dias 07 e 21 de fevereiro.

O evento possui um formato diferenciado, sen-do um dia de campo itine-rante.

Agricultura

Expedição Safra volta a campo com eventos técnicos e com mais roteiros

FONTE: Assessoria de Imprensa Expedição Safra / CNC Comunicação

Page 7: JORNAL FOLHA DE UNAÍ - EDIÇÃO 29 - JANEIRO DE 2013

JANEIRO DE 20136 JANEIRO DE 20137

VENDE-SE: Honda Titan 125 KS, 2000/2000 cor prata à gasolina. A mesma se encontra em ótimo estado de funcionamento com pneus novos, banco e acessórios em perfeito estado, sendo o retrovisor cromado, super econômica e na compra você já leva 1 capacete e o tanque cheio. Interessados ligar para: (38) 9910-7776/ 8818-2188. Valor: R$ 2.100,00

VENDE-SE MOtOCICLEtA

ou envie um e-mail para:[email protected]

REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL - ESTADO DE MINAS GERAIS

MAGDA ALICE DA SILVA -Oficial do Registro Civil

Faz saber que pretendem casar-se: 005637 - PAULO HENRIQUE NORONHA TORRES, solteiro, maior, Servidor

Público, residência Rua Artur Alves de Sousa n. 09, Unaí-MG, filho de ARISTEU LEPESQUEUR TORRES e ENI NORONHA TORRES; e MARUSA BATISTA DE MELO, solteira, maior, advogada, residência o mesmo do nubente, Unaí-MG, filha de JACI MARIANO BATISTA DE MELO e DELMIRA RODRIGUES DE MELO;

005638 - LEONARDO PEREIRA LEITE, solteiro, nascido em 23 de setembro de 1994, serviços gerais, residência Rua Juracy de Oliveira n. 99, Unaí-MG, filho de LIANDRO FERREIRA LEITE e MARGARIDA PEREIRA BRAGA DE SOUZA; e FRANCIELY TEIXEIRA DA SILVA, solteira, nascida em 20 de janeiro de 1992, diarista, residência o mesmo nubente, Unaí-MG, filha de SILVIO TEIXEIRA DA SILVA e MARIA DA PENHA SOUZA BOTELHO SILVA;

005639 - MALAQUIAS PIRES TEIXEIRA, solteiro, maior, Pedreiro, residência Rua Santa Luzia n. 151, Unaí-MG, filho de MACIEL PIRES TEIXEIRA e CARMOSINA TEIXEIRA DE SOUSA; e MARIA MADALENA DE JESUS, solteira, maior, costureira, residência O mesmo do nubente, Unaí-MG, filha de JOSÉ OLIMPIO ALVES e BERCHOLINA MARIA ALVES;

005640 - WAGNER JUNIOR DE FREITAS, solteiro, maior, segurança, residên-cia Avenida Pau Brasil n. 621, Unaí-MG, filho de GASPAR ROCHA DE FREITAS e MARIA DE LOURDES PINTO BROCHADO; e ERICA BATISTA NASCIMENTO DA CRUZ, solteira, nascida em 17 de agosto de 1993, Técnica de Saúde Bucal, residência O mesmo do nubente, Unaí-MG, filha de GERALDO JOSÉ DA CRUZ e VALDETE BATISTA DO NASCIMENTO;

005641 - GILSON LOPES CARVALHO, solteiro, maior, pedreiro, residência Rua Cecilia da Silva Couto n. 66, Unaí-MG, filho de JOSÉ DE FÁTIMA XAVIER CARVALHO e MARIA DAS DORES LOPES CARVALHO; e SANDRA SOUTO PEREIRA, solteira, maior, do lar, residência O mesmo do nubente, Unaí-MG, filha de ANTÔNIO ALVES PEREIRA e GISLENE APARECIDA SOUTO FREITAS;

005642 - ANDERSON MACEDO GOMES, solteiro, maior, pedreiro, residência Rua Antonio Sena Souto n. 235 apt., Unaí-MG, filho de ANTONIO LUIZ DE MACEDO e RENILDA GOMES PEREIRA MACEDO; e ALICE RIBEIRO BRANDÃO, solteira, nascida em 11 de dezembro de 1991, serviços gerais, residência Rua Maria Gaia n. 10, Unaí-MG, filha de GERMANO DO CARMO BRANDÃO e MARIA APARECIDA RIBEIRO DAMACENA BRANDÃO;

005643 - ERMESON ALVIM MACIEL, solteiro, maior, pintor, residência Rua Francisco Rodrigues da Silva n. 295, Unaí-MG, filho de JOANES PIRES MACIEL e IRENI ALVIM MACIEL; e MARIA SOLANGE DE SOUSA MARTINS, solteira, maior, operadora de caixa, residência O mesmo do nubente, Unaí-MG, filha de JOÃO DE SOUSA MARTINS e OTALIA FIUZA BARBOSA;

005644 - CLAYTON APARECIDO DA SILVA MENDES, solteiro, maior, tratorista agrícola, residência Fazenda PA Brejinho, lote 80, Unaí-MG, filho de MANOEL SILVERIO MENDES e MARIA ARILDA DA SILVA; e KEILA BATISTA FRANCO, solteira, maior, trabalhadora rural, residência o mesmo do nubente, Unaí-MG, filha de VICENTE BATISTA FILHO e ANA TEIXEIRA BATISTA;

005645 - ADRIEL JOSÉ DA ROCHA, solteiro, maior, trabalhador agrícola, residência Rua Araxá n. 95, Unaí-MG, filho de RUFINO JOSÉ DA ROCHA e BENEDITA RODRIGUES DA ROCHA; e RAQUEL LOPES RIOS, solteira, nascida em 11 de junho de 1995, do lar, residência Fazenda Salabro, Unaí-MG, filha de RONALDO GONÇALVES RIOS e ISANILDE LOPES OLIVEIRA GONÇALVES;

005646 - FERNANDO ANTONIO DE OLIVEIRA JÚNIOR, solteiro, maior, dentista, residência Rua Calixto Martins de Melo n. 157, Unaí-MG, filho de FERNANDO ANTONIO DE OLIVEIRA e GENI LUCAS BARBOSA OLIVEIRA; e MAYARA CRISTINA ALVES ROCHA, solteira, maior, dentista, residência Rua Alba Gonzaga n. 355 apt. 402, Unaí-MG, filha de JOSÉ ADÃO RIBEIRO ROCHA e ÁUREA MARIA ALVES RIBEIRO;

005647 - JOSÉ GOMES, viúvo, maior, Lavrador, residência Fazenda Bar-reiro Grande, Unaí-MG, filho de e TEREZA GOMES; e LUZIA BARBOSA LOPES, viúva, maior, do lar, residência Rua das Flores n. 339, Unaí-MG, filha de VERGÍLIO BARBOSA DE ARAÚJO e RENEIA LOPES DE ANDRADE;

005648 - UILSON ALVES GUIMARÃES, divorciado por escritura, maior, Motorista, residência Avenida Vereador João Narciso n. 1175, Unaí-MG, filho de SILVIO ALVES GUIMARÃES e OTILIA VIEIRA GUIMARÃES; e DENISE MARTINS TIAGO, solteira, maior, professora, residência Rua Paracatu n. 745, Unaí-MG, filha de SEBASTIÃO JOSÉ TIAGO e ERENITA MARTINS TIAGO;

005649 - LUCAS BATISTA ARAÚJO, solteiro, maior, Motorista, residência Rua Prefeito João Costa n. 166, Unaí-MG, filho de JOSÉ BATISTA DE ARAÚJO e RONILDA APARECIDA BATISTA; e LAUANA NUNES DA COSTA, solteira, maior, secretária, residência Avenida São João n. 430, Unaí-MG, filha de EDIS NUNES DA COSTA e MARIA APARECIDA BATISTA FRANCO;

005650 - ITALO VINÍCIUS MORAES MONTEIRO, solteiro, nascido em 18 de junho de 1993, serviços gerais, residência Rua Jozinda Martins n. 25, Unaí-MG, filho de JESO RODRIGUES MONTEIRO e MARLÚCIA BENTO DE MORAES; e BIANCA BARBOSA DE FREITAS, solteira, nascida em 4 de outubro de 1995, estudante, residência Rua Dona Dezinha n.356, Unaí-MG, filha de GERALDO PEREIRA DE FREITAS e SANDRA APARECIDA BARBOSA;

005651 - SAMUEL HENRIQUE FERREIRA ARAÚJO, solteiro, maior, reposi-tor, residência Rua Dona Maria Maia n. 146, Unaí-MG, filho de JOÃO DIAS ARAÚJO e VERA LUCIA FERREIRA ROCHA ARAÚJO; e TALITA CAMPOS DOS SANTOS, solteira, maior, estudante, residência Rua Pará n. 91, Unaí-MG, filha de WALDECI JOSÉ CAMPOS BORGES e IRENY RIBEIRO DOS SANTOS;

005652 - MARCOS PAULO TAUFFER, solteiro, nascido em 23 de julho de 1992, cinegrafista, residência Rua João Pinheiro n. 134, Unaí-MG, filho de GERSON TAUFFER e GENÉSIA MARTINS DE MELO; e CASSIA LOPES PEIXOTO, solteira, maior, professora, residência Rua Miguel Morais n. 154, Unaí-MG, filha de ROBERTO PEIXOTO DE SOUZA e SANTA DE JESUS LOPES FERREIRA DA SILVA;

005653 - SERGIO RICARDO TEIXEIRA, viúvo, maior, Engenheiro agronomo, residência Rua Nossa Senhora do Carmo n. 168 apt. 101, Unaí-MG, filho de ARY TEIXEIRA e MARILENA DA COSTA; e SILVANA APARECIDA DE ANDRADE, divorciada, maior, Empresária, residência O mesmo do nubente, Unaí-MG, filha de e LUCI FERREIRA DE ANDRADE;

005654 - ALFREDO SILVA ANDRADE, solteiro, maior, representante comer-cial, residência Rua Imburana n. 39, Unaí-MG, filho de JOSÉ MAURO DE ANDRADE e MARIA JOSÉ DA SILVA ANDRADE; e BRUNA HELENA MIRANDA, solteira, nascida em 12 de julho de 1995, estudante, residência Avenida Santos Dumont n. 432, Unaí-MG, filha de LUIZ GONZAGA DE MIRANDA e LUCIMAR PEREIRA DA SILVA;

005656 - EDSON ALVES PIMENTA JUNIOR, solteiro, maior, professor, residência Rua Jovino Rodrigues Santana n. 13 A, Unaí-MG, filho de EDSON ALVES PIMENTA e EUNICE BORGES ALVES; e MALÚ RAMOS SILVA, solteira, professora, residência Av. Vereador Joao Narciso n. 789, Unaí-MG, filha de FRANCISCO PEREIRA DA SILVA e VALDERLENE RAMOS DE OLIVEIRA;

005657 - EDUARDO DOS REIS, solteiro, maior, carregador, residência Rua Venina Ramos Aguiar n. 107, Unaí-MG, filho de JOSÉ MAURO DOS REIS e LAZARA MARIA DOS REIS; e PATRÍCIA MEIRIELE FARIA PEDROSA, solteira,

maior, auxiliar administrativo, residência Rua Niteroi n. 54, Unaí-MG, filha de DIVINO MARQUES PEDROSA e MARIA ISABEL FARIA PEDROSA;

005658 - CARLOS JOSÉ DO NASCIMENTO SANTOS, solteiro, nascido em 25 de outubro de 1993, servente, residência Rua Antonio Gonçalves Junior n. 158, Unaí-MG, filho de JOSÉ DE JESUS SANTOS e SEBASTIANA JORGE DO NASCI-MENTO; e JAQUELINE PEREIRA DE SOUSA, solteira, nascida em 10 de abril de 1996, estudante, residência Rua Florencio Rocha n. 157, Unaí-MG, filha de PAULO PINTO RABELO SOUSA e EUNICE PEREIRA MACEDO;

005659 - JOSÉ HANDER NUNES DA SILVA, solteiro, maior, Empresário, residência Rua José do Patrocinio n. 724 apt. 302, Unaí-MG, filho de ALTIVO NUNES DA SILVA e JUVERSINA MENDES DE SOUSA; e ANA PAULA ZANCANAR0 CARNIEL, solteira, maior, fisioterapeuta, residência Rua Cachoeira n. 86 apt., 601, Unaí-MG, filha de JOSÉ AMERICO CARNIEL e LUCILA ZANCANARO CARNIEL;

005660 - DANILO DE SOUZA, solteiro, maior, Enfermeiro, residência Rua Tres n. 546, Unaí-MG, filho de GERALDO ORIÔNE DE SOUZA e MARIA ELCI PIO DOS SANTOS E SOUZA; e ANNE CAROLINE DA SILVA CORRÊA, solteira, maior, estudante, residência Rua 21 de Abril n. 274, Unaí-MG, filha de JARES DOMINGOS CORREA e MARIA ENI MONTEIRO DA SILVA CORREA;

005661 - ADRIANO ALVES BARBOSA, solteiro, maior, estoquista, residência Rua Laguna n. 192, Unaí-MG, filho de JOSÉ ALVES DA SILVA e MARIA DE LOURDES GOMES BARBOSA; e ARLETE VAZ DA COSTA, solteira, maior, cabeleleira autonoma, residência Av. São João n. 567, Unaí-MG, filha de GERALDO VAZ DA COSTA e MARGARIDA PEREIRA DA COSTA;

005662 - OSMAR CORRÊA DE OLIVEIRA, solteiro, maior, aposentado, residên-cia Rua Ouro Preto n. 153, Unaí-MG, filho de e ELVIRA CORRÊA DE OLIVEIRA; e GENOVEVA JOSÉ DE FARIA, divorciada, maior, do lar, residência O mesmo donubente, Unaí-MG, filha de FLORENCIO XAVIER DA SILVA e IRACÍ JOSÉ DE FARIA;

005663 - LEANDRO ANDRADE DOS SANTOS, solteiro, maior, expedidor, residência Av. Lisboa n.263, Unaí-MG, filho de LUCIMAR JOSÉ DOS SANTOS e MARIA DE FÁTIMA DE ANDRADE DOS SANTOS; e NAYARA GABRIELLE AVELAR, solteira, maior, do lar, residência Av. Governador Valadares n. 2582 Apt. 202, Unaí-MG, filha de WORTON DOS REIS AVELAR e DIVA JOSÉ DA SILVA AVELAR;

005664 - VALDIR DE JESUS LEITE, solteiro, maior, Auxiliar de pedreiro, residência Rua C n. 79, Unaí-MG, filho de JOÃO DE JESUS LEITE e DIVINA HELENA DE JESUS; e QUEILA LIMA DE SOUZA, solteira, nascida em 25 de abril de 1995, do lar, residência O mesmo do nubente, Unaí-MG, filha de CARLOS ANTONIO VIEIRA DE SOUZA e SIRLEY RODRIGUES LIMA;

005665 - OSVALDO CANALE CURIEL, divorciado, maior, administra-dor, residência Rua Júlia Lara n. 380, Unaí-MG, filho de VALERIANO CURIEL e ARMINIA CANALE CURIEL; e MÁRCIA ALVES TEODORO, solteira, maior, advogada, residência O mesmo do nubente, Unaí-MG, filha de JOSÉ ALVES TEODORO e VANILDA CAETANO TEODORO;

005666 - EDUARDO DE BRITO ARAÚJO, solteiro, maior, trabalhador rural, residência Duadra B, n. 49, Casa A, Unaí-MG, filho de PEDRO IZAIAS GOMES DE ARAÚJO e MARIA DA PIEDADE DE BRITO ARAÚJO; e DANIELA MENDES DA SILVA, solteira, nascida em 27 de maio de 1995, estudante, residência o mesmo do nubente, Unaí-MG, filha de JOSÉ ALVES DA SILVA e EVANICE MENDES SANTIAGO;

Apresentaram os documentos exigidos pelo artigo 1.525 do Código Civil Brasileiro. Se alguém souber de algum impedimento, oponha-o na forma da Lei. Lavra o presente para ser afixado em cartório e publicado pela imprensa.

Unaí, 10 de janeiro de 2013

OFICIAL DO REGISTRO CIVIL

SINDICATO DOS TRABALHADORES NAS EMPRESAS DE LOCAÇÃO EM GERAL NO ESTADO DE MINAS GERAIS – SINTRAL –MG – CNPJ: 10.508.007/0001-72 – EDITAL DE COMUNICAÇÃO – O Presidente do Sindicato dos Trabalhadores nas Empresas de Locação em Geral no Estado de Minas Gerais – SINTRAL-MG, no uso de suas atribuições estatutárias, atendendo ao que dispõe o artigo 605 da Consolidação das Leis do Trabalho – CLT, COMUNICA as empresas de locação de veículos, máquinas e equipamentos agrícolas, industriais e comerciais, ferramentas, equipamentos médicos e hospitalares, aparelhos eletrônicos, artigo para festas, vestuários, equipamentos e materiais esportivos e de lazer, sinucas e bilhares, informática, banheiros químicos, estruturas tubulares para montagem de palco com base territorial no Estado de Minas Gerais, que deverão descontar na folha de pagamento de seus empregados, relativa ao mês de março de 2013, a CONTRIBUIÇÃO SINDICAL, prevista no artigo 582 da CLT. As empresas deverão observar os demais artigos do capítulo III da CLT que trata sobre o tema, bem como a Portaria nº 488 de 23/11/2005 do Ministério do Trabalho e Emprego – MTE, publicada no D.O.U de 24/11/2005, seção 01 – pag. 89, que aprova o novo modelo e instruções de preenchimento da Guia de Recolhimento de Contribuição Sindical Urbana – GRCSU. A importância a ser descontada deverá cor-responder a 1/30 (um trinta avos) da remuneração de cada um de seus empregados, sindicalizados ou não, percebidos no mês de março do corrente ano (art. 580, inciso I, CLT). O recolhimento da Contribuição Sindical referente aos empregados deverá ser efetuado no mês de abril de 2013, em uma agência da Caixa Econômica Federal, em nome do SINDICATO DOS TRABALHADORES NAS EMPRESAS DE LOCAÇÃO EM GERAL NO ESTADO DE MINAS GERAIS –SINTRAL – MG, código da entidade sindical nº 005.093.98241-1. Uma vez recolhida a CONTRIBUIÇÃO SINDICAL, os empregadores deverão remeter ao Sindicato a seguinte documentação: 1) relação nominal dos empregados contribuintes, indicando a função de cada um, o salário percebido no mês a que corresponder a Contribuição, com o respectivo valor recolhido; 2) GRCSU – Guia de Recolhimento de Contribuição Sindical Urbana, devidamente quitada, correspondente à relação. Belo Horizonte, 10 de janeiro de 2013.Geraldo Anatólio da Silva – Presidente.

COMUNICADOO Sr JOSÉ CARLOS CEPERA – FAZENDA SÃO PAULO II., por determinação do Conselho Estadual de Política Ambien-tal - COPAM, torna público que solici-tou através do Processo Técnico nº 06727/2004, a Licença de Operação, para licenciamento das atividades que são desenvolvidas no empreendimento, localizado na Rodovia Bonfinópolis/Unaí, km 50, Bonfinópolis de Minas, Estado de Minas Gerais.

COMUNICADOO Sr JOSÉ CARLOS CEPERA – FAZENDA SÃO PAULO III., por determinação do Conselho Estadual de Política Ambien-tal - COPAM, torna público que solici-tou através do Processo Técnico nº 14157/2005, a Licença de Operação, para licenciamento das atividades que são desenvolvidas no empreendimen-to, localizado na Rodovia Riachinho/Arinos, km 08, Riachinho, Estado de Minas Gerais. VENDO BAR (ALTO FATURAMENTO) - 38 9242-8066

Page 8: JORNAL FOLHA DE UNAÍ - EDIÇÃO 29 - JANEIRO DE 2013

JANEIRO DE 20138 JANEIRO DE 2013PB

Unaí pronto para estrearApós intensos treinamentos durante a pré

temporada, a equipe aguarda o dia do jogo que marcará a volta à elite do futebol da capital do país

PRiMEiRO TURNO - TAÇA JK

1ª RodadaSábado, 19/1/201316h | Serejão - Brasiliense___x___Brasília16h | Abadião - Atl. Ceilandense___x___Unaí16h | Augustinho Lima - Sobradinho___x___Capital16h | Bezerrão - Botafogo-DF___x___GamaDomingo, 20/1/201316h | Serra do Lago - Luziânia___x___Brazlândia16h | Augustinho Lima - Legião___x___Ceilândia

2ª RodadaSábado, 26/1/201316h | Abadião - Atl. Ceilandense___x___Botafogo-DF16h | Serejão - Brasília___x___Legião16h | Cave - Capital___x___UnaíDomingo, 27/1/201316h | Bezerrão - Gama___x___Sobradinho16h | Chapadinha - Brazlândia___x___Brasiliense16h | Abadião - Ceilândia___x___Luziânia

3ª RodadaSábado, 2/2/201316h | Bezerrão - Botafogo-DF___x___Brazlândia16h | Augustinho Lima - Sobradinho x BrasíliaDomingo, 3/2/201316h | Serejão - Brasiliense___x___Capital16h | Augustinho Lima - Legião___x___Gama16h | Serra do Lago - Luziânia___x___Atl. Ceilan-dense16h | Urbano Adjuto - Unaí___x___Ceilândia

4ª RodadaSábado, 9/2/201316h | Abadião - Atl. Ceilandense___x___Legião16h | Cave - Capital___x___Luziânia16h | Serejão - Brasília___x___Botafogo-DF

Domingo, 10/2/201316h | Bezerrão - Gama___x___Brasiliense16h | Chapadinha - Brazlândia___x___Unaí16h | Abadião - Ceilândia___x___Sobradinho

5ª RodadaSábado, 16/2/201316h | Augustinho Lima___x___Sobradinho x Atl. Ceilandense16h | Bezerrão - Botafogo-DF___x___CapitalDomingo, 17/2/201316h | Serejão - Brasiliense___x___Ceilândia16h | Augustinho Lima - Legião___x___Brazlândia16h | Serra do Lago - Luziânia___x___Brasília16h | Urbano Adjuto - Unaí___x___Gama

6ª RodadaSábado, 23/2/201316h | Cave - Capital___x___Legião16h | Serejão - Brasília___x___UnaíDomingo, 24/2/201316h | Abadião - Ceilândia___x___Botafogo-DF16h | Serejão - Brasiliense___x___Atl. Ceilandense16h | Chapadinha - Brazlândia___x___Sobradinho16h | Bezerrão - Gama___x___Luziânia

SEMIFINALDomingo, 3/3/201316h | a definir - 1º chave A___x___2º chave B16h | a definir - 1º chave B___x___2º chave A

FINAL - JOGO DE IDADomingo, 10/3/201316h | a definir - a definir___x___a definir

FINAL - JOGO DE VOLTADomingo, 17/3/201316h | a definir - a definir___x___a definir

SEGUNDO TURNO - TAÇA MANÉ GARRiNCHA

1ª RodadaSábado, 23/3/201316h | Augustinho Lima - Sobradinho___x___Unaí16h | Abadião - Atl. Ceilandense___x___Gama16h | Serejão - Brasília___x___BrazlândiaDomingo, 24/3/201316h | Augustinho Lima - Legião___x___Brasiliense16h | Abadião - Ceilândia___x___Capital16h | Serra do Lago - Luziânia___x___Botafogo-DF

2ª RodadaSábado, 30/3/201316h | Augustinho Lima - Sobradinho___x___Legião16h | Cave - Capital___x___ Brazlândia16h | Abadião - Atl. Ceilandense___x___Brasília16h | Bezerrão - Botafogo-DF___x___BrasilienseDomingo, 31/3/201316h | Bezerrão - Gama___x___Ceilândia16h | Urbano Adjuto - Unaí___x___Luziânia

3ª RodadaSábado, 6/4/201316h | Augustinho Lima - Legião___x___Luziânia16h | Serejão - Brasília___x___Ceilândia16h | Cave - Capital___x___GamaDomingo, 7/4/201316h | Serejão - Brasiliense___x___Sobradinho16h | Chapadinha - Brazlândia___x___Atl. Ceilan-dense16h | Urbano Adjuto - Unaí___x___Botafogo-DF

4ª RodadaSábado, 13/4/201316h | Bezerrão - Botafogo-DF___x___Legião16h | Abadião - Atl. Ceilandense___x___Capital

Domingo, 14/4/201316h | Serejão - Brasiliense___x___Unaí16h | Bezerrão - Gama___x___Brasília16h | Abadião - Ceilândia___x___Brazlândia16h | Serra do Lago - Luziânia___x___Sobradinho

5ª RodadaSábado, 20/4/201316h | Augustinho Lima - Sobradinho___x___Bota-fogo-DF16h | Cave - Capital___x___BrasíliaDomingo, 21/4/201316h | Abadião - Ceilândia___x___Atl. Ceilandense16h | Chapadinha - Brazlândia___x___Gama16h | Serra do Lago - Luziânia___x___Brasiliense16h | Urbano Adjuto - Unaí___x___Legião

SEMIFINALDomingo, 28/4/201316h | a definir - 1º chave A___x___2º chave B16h | a definir - 1º chave B___x___2º chave A

FINAL - JOGO DE IDAQuarta-Feira, 1/5/201316h | a definir - a definir___x___a definir

FINAL - JOGO DE VOLTADomingo, 5/5/201316h | a definir - a definir___x___a definir

FINAIS DO CAMPEONATOJogo de IDADomingo, 12/5/201316h | a definir - a definir___x___a definir

Jogo de VOLTASábado, 19/5/201316h | a definir - a definir___x___a definir

Esporte

Depois de quatro temporadas longe da primeira divi-

são e após vencer a segun-dona em 30 de setembro de 2012, o Unaí Esporte Clube volta a jogar na primeira divisão de um campeonato de futebol. A equipe disputará a primeira divisão pela oitava vez.

O time teve a seu lado a proximidade entre os dois torneios para manter a base da equipe campeã e conseguir reformular a defesa com reforços pon-tuais. O mais conhecido deles, o volante Pedrinho, disputou a última Série C pelo Crac-GO e aceitou a proposta do Unaí. “Pa-gamento em dia e hones-tidade fazem um jogador nos escolher”, afirma Elias Andrade.

Pré-temporadaO início das prepara-

ções para o campeonato de 2013 se deu no dia 07 de

dezembro,, com uma cole-tiva de imprensa, onde fo-ram apresentados o elenco e a comissão técnica. No mesmo dia a equipe viagou para Urucuia-MG, onde fez intensos treinamentos durante 17 dias no Centro Olímpico da cidade.

Um amistoso contra a Seleção de Urucuia-MG, marcou o final dessa fase de treinamentos na cidade vizinha. O jogo foi realiza-do no dia 22 de dezembro de 2012, e o Unaí ganhou de 1 a 0.

No dia 30 de dezem-bro, no Estádio Urbano Adjuto, o Unaí realizou um amistoso contra o time de Luziânia, que é o atual vice campeão do campe-onato candango e que irá disputar a Copa do Brasil em 2013. O jogo terminou em 1x1.

No dia 05 de janeiro, o compromisso foi contra a equipe do Unaí Colina Clube e a movimentada

partida terminou empatada em 2 a 2.

O último jogo dessa fase foi disputado no dia 13 de janeiro, contra a forte equipe do Mamo-ré, de Patos de Minas, que disputou em 2012 o Campeonato Mineiro da 1ª Divisão - Módulo II. O jogo terminou 2 a 0 para os donos da casa.

O CampeonatoSerá disputado em dois

turnos, 1º turno e 2º turno, com Semifinal e Final em cada turno.

As 12 agremiações serão divididas em dois grupos de seis, que se enfrentaram chave contra chave no primeiro turno e no segundo turno os clubes se enfrentam den-tro da própria chave. O Campeão Candango será conhecido após o enfren-tamento do campeão de cada turno, com mando

de campo na segunda partida para a equipe que alcançar maior pontua-ção somando-se a fase de classificação dos dois turnos. Em hipótese de igualdade de pontos, serão obervados os critérios de desempate.

Após a realização dos dois turnos, as duas equi-pes com menor pontuação após a soma dos turnos serão rebaixadas para a segunda divisão de 2014.

Vaga GarantidaO que no início gerou

preconceito - e estranha-mento entre os outros 26 campeonatos estaduais do país - não vai mudar. “Quem está fora não en-tra, quem está dentro não sai. Essa é uma resolução da Confederação Brasi-leira de Futebol (CBF)”, explica o presidente da Federação Brasiliense de Futebol (FBF), Jozafá Dantas.

O time manteve a base de 2012 e reforçou os treinamentos para disputar a 1ª divisão

Tabela do XXXVIII Campeonato Brasiliense de Futebol

APOIO

FOTO: André Oliveira