jornal interessante - ediÇÃo 13 - janeiro de 2011 - unaÍ-mg

16

Upload: folha-de-unai

Post on 28-Jun-2015

894 views

Category:

Documents


6 download

DESCRIPTION

Chuva preocupa ribeirinhos no NoroesteRibeirão do Gato: Moradores reclamam da poluição; ETE construída pela COPASA tratará o esgoto antes de lança-lo ao rebeirãoEntrevista: Deputado Estadual reeleito Almir Paraca fala de seus projetos2 milhões: Este é o número de toneladas de grãos que será produzida este ano no Noroeste MineiroFolia de Reis: Seguidores da tradição lutam para manter a cultura vivaUnaí 67 anosRain worries bordering the Northwest Stream Cat: Residents complain of pollution, built by TEE COPASA treat the sewage before throwing it in the rebeirão Interview: State Representative elected Almir Paraca talk about their projects 2 million: This is the number of tons of grain to be produced this year at the Northwest Mining Folia de Reis: Followers of the tradition are struggling to keep the culture alive Unai 67 years 接壤的西北有雨忧虑流猫:居民抱怨的污染,通过食道COPASA建成的污水处理之前它扔在rebeirão专访:国家对他们的代表当选Almir谈项目Paraca2000000:这是多少吨粮食在西北矿业今年要生产Folia德雷斯:传统的追随者的努力,以保持文化活67岁垂发المطر المخاوف المتاخمة لشمال غربتيار القط : السكان يشكون من التلوث ، والتي بناها COPASA تى معالجة مياه الصرف الصحيقبل رميها في rebeirãoانتخب الممثل الدولة المير Paraca الحديث عن مشاريعهم : مقابلة2000000 : هذا هو عدد من طن من الحبوب إلى أن تنتج هذا العام في شمال غرب التعدينالورقات دي ريس : أتباع التقليد تكافح من أجل الحفاظ على الثقافة على قيد الحياةأوناي 67 سنةLluvia preocupaciones fronterizas del noroesteGato Ciclo: Los residentes se quejan de la contaminación, construido por ETE COPASA tratar las aguas residualesantes de tirarla en el rebeirãoEntrevista: Representante del Estado elegidos Almir Paraca hablar sobre sus proyectos2000000: Este es el número de toneladas de grano que se produce este año en la Minería del NoroesteFolia de Reis: Los seguidores de la tradición están luchando para mantener viva la culturaUnai 67 años

TRANSCRIPT

Page 1: JORNAL INTERESSANTE - EDIÇÃO 13 - JANEIRO DE 2011 - UNAÍ-MG
Page 2: JORNAL INTERESSANTE - EDIÇÃO 13 - JANEIRO DE 2011 - UNAÍ-MG

Com a economia em processo de crescimento e agora ostentando o título de patrimônio histórico na-cional, Paracatu tem motivos fortes para orgulhar-se, embora tenha que lidar, como qualquer outra cidade do seu porte, com diversos obstácu-los, entre os quais o do trânsito.

A intolerância dos condutores que, sem temer uma “garfada” nos seus bolsos e pontos descontados em suas habilitações, estacionam veículos em locais impróprios, es-tréia como uma das infrações mais freqüentes na cidade. Tornou-se co-mum, por exemplo, faixas de pedes-tres e rampas de acesso para cadei-rantes estarem ocupadas por carros e outros meios de transporte.

Em virtude da grande frota de veículos em circulação, localizar uma vaga para estacionar nas vias de maior fluxo de Paracatu, tornou-se muito difícil e talvez por isto, al-guns motoristas utilizam a prática

de parar o veículo em plena pista e, como suposta justificativa para a ação, ligar o pisca alerta.

Com a expectativa de democra-tizar o uso do espaço destinado aos veículos, já se houve falar em Zona Azul pela associação comercial lo-cal, principal interessada em garan-tir a comodidade de sua clientela. A implantação dessa área especial para estacionamento, por sua vez, implicaria pagamento de taxa, que a exemplo da cidade de Uberlândia, oscila entre R$ 0,50 e R$ 1,00 para períodos de meia hora e uma hora, respectivamente.

O acentuado número de motoci-cletas no município também reflete uma questão a ser equacionada pe-los órgãos que gerenciam o trânsito local, pois a falta de fiscalização in-tensiva deu lugar a uma série de ir-regularidades, como ultrapassagem pela direita ou entre dois veículos em movimento, não dar preferência

aos pedestres em suas faixas e esta-cionar em vagas destinadas a carros.

Na região do Núcleo Histórico não é difícil flagrar o desrespeito dos condutores ao patrimônio ali existente. Onde há a sinalização de “proibido tráfego de veículos pesados”, caminhões transitam li-vremente. É sabido que a movimen-tação de transportes dessa natureza provoca danos no casario histórico, como rachaduras nas paredes e des-locamento das telhas.

A organização do trânsito na ci-dade não é tarefa simples de resol-ver e também não pode ser alcança-da sem o empenho da comunidade e o esforço conjunto dos seus res-ponsáveis. O desenvolvimento eco-nômico deve sim ser almejado, mas de modo sustentável.

Texto: Carlos Lima – Arquivista, consultor em organização de arqui-vos e coordenador do Arquivo Pú-blico de Paracatu.

2 . Opinião . Janeiro de 2011

Editorial

Charge

por Alda Alves Barbosa Poeta e escritora

>> Artigo

A ProcuraTentei adjetivar o dia e como não

consegui fui esconder-me na triste-za. Tristeza para mim são saudades do tempo que passou no reviver da memória. Meu pensamento adquire uma qualidade de eternidade. Eter-nidade… Eternizar o pensamento nos ontens, magia de viver o mesmo conteúdo da mesma forma no mes-mo tempo. Mas eternidade não é só o tempo, é algo enraizado, profundo, que não posso reter dentro de mim. Eternizar o pensamento é diferen-te de eternidade do pensamento. O pensamento não é eterno porque com a morte ele alça voo. Minha imaginação apreende o passado en-quanto meu corpo continua recos-

tado numa postura de entrega, de cansaço. Fiquei assim esquecida por longo tempo… Através da percepção do passado eu me comuniquei com a alegria. O mistério do reviver re-velava-se. Tive uma sensação de ser eternizada no retorno. As nuances do passado iam se concretizando e passavam a existir. Naquele passado eu poderia estar nele, mas ele existia no presente de outras pessoas, era a vida se repetindo em outras vidas. Eu o capto e vivo cada instante, cada filamento de instantes no retrocesso da imaginação; tudo que foi aproxi-ma-se se mim, e eu mergulho sur-damente nas águas que já passaram pelo rio da minha vida. Mas o que

desejo não encontro, a minha vida que se perdeu de mim. Perdeu? ou eu nunca fui, nunca vivi ? Neste mo-mento senti os dias vividos no tem-po, ali, assexuados, e alguma coisa perdida encaminhando-se para um frágil desespero… Minha imagina-ção corria em busca de mim, eu não estava ali naquele tempo, mas onde estavam escondidos meus sonhos, as minhas alegrias os meus silêncios, os meus amparos? Tenho uma clara noção da imperfeição dos ontens tão distantes: eu não tinha história, eu não participei da vida naquele tem-po, pois nada ali vem de mim para mim, não me vejo ali, mas ouço o soar das folhas mortas do chão.

Mais artigos: www.aldaalvesbarbosa.com

ExpedienteExpedienteDIRETOR GERAL

Danny Diogo T. Santana(38) 3676-3882 / [email protected]

TIRAGEM

10.000 exemplares

G8 COMUNICAÇÃO LTDACNPJ: 09.467.920/0001-73Rua Celina Lisboa Frederico, 64 - Sl. 304 - TELEFAX: (38) 3676-3882B. Centro - CEP 38610-000 - Unaí - Minas Gerais

W W W . P O R T A L I N T E R E S S A N T E . C O M . B R

REDAÇÃO

Marcos Antonio Padilha

� Inicialmente, cumprimento-o pela qua-lidade e imparcialidade deste veículo de comunicação do Noroeste Mineiro, oportunidade em que parabenizo pelos 365 dias de existência, o que demonstra a seriedade e o reconhecimento público dos seus milhares de leitores, anunciantes e colaboradores. Como mero poeta e ati-

vista cultural, sugiro ao amigo que crie o “Espaço Cultural” neste jornal que já nas-ceu para ser grande, assim, a arte literária o enriquecerá.

Vanderlito Nunes de Souza, Secretário Municipal de Governo de

Bonfinópolis de Minas/MG

� Quero parabenizar os responsáveis pelo jornal Interessante. Jornalismo sério, im-parcial e com assuntos de relevância para nossa população. Um periódico com tex-tos inteligentes e que fazem o leitor pensar.

José Antônio Alves Almeida, funcionário público e autor do Blog

Opinião e Ponto de Vista – Unaí/MG

Cartas à Redação

Fale com a redação: Rua Celina Lisboa Frederico, nº 64 sala 304, Centro, Unaí, MG. CEP 38610-000 ou pelo e-mail: [email protected]. Inclua nome completo e endereço.

Que faixa de pedestre, que nada!

“Pra cachorro não beber água em pé”

Artigos publicidados são de responsabilidade dos autores.

por Carlos Lima Arquivista, Consultor em Organização de Arquivos e Coordenador do Arquivo Público de Paracatu

>> Artigo

Esta é a primeira edição do INTERESSANTE no ano de 2011. Em dezembro, o veículo comemorou seu primeiro aniversário, junto à busca de um tra-balho imparcial e digno, de ouvir a sociedade civil por inteiro, sem exceção.

Nesta edição de n° 13, o jornal trás assuntos que direcionam os leitores a diversas matérias que são do interesse público. A questão das enchentes não é algo particular. Todos os dias os dramas, de mo-radores da região serrana do Rio de Janeiro (já so-mam 710 mortos e 210 desaparecidos) e de Minas Gerais (16 mortos e 82 casos de inundações), são expostos nos noticiários. Seus sofrimentos são co-locados diante de várias perguntas, menos, de uma: De quem é a culpa? Por isto, nesta edição, tratamos de fortalecer o assunto respectivo às enchentes e de suas conseqüências para a população.

Em destaque, temos a matéria sobre as enchen-tes que causam desalojamento de famílias ribeiri-nhas. Entramos em contato com os municípios, que geralmente são atingidos pelas chuvas nesta época do ano, como Urucuia, Paracatu, Unaí e Arinos, para sabermos como está a situação nesses locais. Junto aos problemas causados pelas enchentes, existe a realidade dos moradores do bairro Itapuã, em Unaí, que há 3 anos, convive ao lado de uma cratera que se formada no início da rua João Pinhei-ro. Em entrevista o vice-prefeito de Unaí, Branqui-nho, fala da dificuldade de remover os moradores que vivem em áreas de risco.

Também aprofundamos o tratamento sobre a matéria referente ao estado deteriorado que se en-contra o Ribeirão do Gato. Mostramos como anda o trabalho da estação de tratamento de esgoto e água da Copasa, na Penitenciária Agostinho de Oliveira Júnior, que poderá ser a solução para a despoluição do ribeirão.

O INTERESSANTE abre nesta edição um pro-jeto que entrevistará os dois Deputados Estaduais reeleitos na região do Noroeste. A entrevista deste mês é com o Deputado Estadual Almir Paraca (PT), que nos falou sobre seus trabalhos e projetos. Na próxima edição, será a vez do Deputado Estadual Delvito Alves (PTB) apresentar seu plano de gover-no.

A festa religiosa do Dia de Reis que acontece todo ano no Noroeste é assunto de uma matéria, que fala da resistência cultural (por parte dos futu-ros praticantes), para manter a tradição. Entramos em contato com vários atletas, de renome da região, que nos contaram suas vitórias e projeto para 2011. Eles falaram também de seus esforços para se tor-narem reconhecidos.

E, para finalizarmos a edição, apresentamos um balanço policial com relação às ações da Polícia Militar, referentes ao ano de 2009 e 2010. Por se tratar de dados técnicos, da instituição, não tive-mos acesso a todos os números das ações pratica-das pela Polícia Militar.

Page 3: JORNAL INTERESSANTE - EDIÇÃO 13 - JANEIRO DE 2011 - UNAÍ-MG

Valdair Antonio da Silva, com a conclusão da esta-ção, imediatamente o rio começará a dar indícios de melhora.

Moradores esperam por solução

O Ribeirão do Gato é referência para diversas famílias que dele necessita ou está próximo. Exemplo

é a vida da dona de casa, Maria da Penha Amaral, 60, que há 21 anos mora próximo ao ribeirão. De acordo com a ela, hoje o ribeirão não tem nenhuma serventia. “Nem mesmo o gado bebe água dele. An-tes nós pescávamos, nadá-vamos, nós mesmos, utili-závamos a água dele para tudo: tratar dos animais,

nas plantações. Agora aca-bou”, lamenta. Hoje, todos os moradores (estima-se que entorno de 50 famí-lias, vivem próximo ao ribeirão) para cuidar de suas criações e plantações, precisam furar poços arte-sianos.

O extremo da situação, segundo um morador, que não quis se identificar, se

deu antes do Natal, quan-do ele diz, ter sentido um cheiro diferente, do odor produzido (normalmen-te) pelo ribeirão. “Era um cheiro de remédio, dife-rente do cheiro de esgoto”, destaca. De acordo com o morador, dias depois, ele se deparou com peixes mortos boiando no ribei-rão. “Igual quando a gente

Janeiro de 2011 . O Noroeste . 3

O Noroeste

O jornal INTERES-SANTE publicou uma reportagem,

entre os meses de março e junho, de 2010, notician-do o estado de poluição que se encontra o Ribeirão do Gato, em conseqüência do derramamento de de-jetos humanos, vindos da estação de tratamento de esgoto (ETE) da penitenci-ária Agostinho de Oliveira Junior (a 36 km de Unaí).

Na época a Copasa acabava de firmar um con-vênio, com a Secretaria de Estado de Defesa Social e Desenvolvimento Econô-mico, para garantir à cons-trução e à manutenção do saneamento do esgoto e da água, nas unidades prisio-nais do Estado.

Na penitenciária Agos-tinho de Oliveira Júnior à implantação dos maqui-nários (usado para fazer o tratamento do esgoto e a da água), já está aconte-cendo, e segundo o dire-tor geral da penitenciária,

Ribeirão do Gato continua poluídoCopasa tratará a água e o esgoto da penitenciária Agostinho de Oliveira Júnior; o Ribeirão do Gato ainda preocupa moradores

Cinco tanques decantarão a água poluída

vê na televisão. Era muito peixe”, lembra.

O estado vital do Ri-beirão do Gato é critico. Todos os moradores entre-vistados, afirmaram que o rio é inutilizável. Muitos, este ano, tiveram que fazer barragens para não perder a água da chuva. “Nós com um rio aí e, têm que ar-mazenar água de chuva”, salienta o produtor rural Luis França Martins, 63, que há oito anos reside no local.

Nota

Em nota a Copasa es-clareceu que foram in-vestidos R$ 320 mil para ampliar e melhorar a ETE na penitenciária e mais R$ 115 mil, para obras de cap-tação de tratamento e dis-tribuição de água. A pre-visão do término da obra é para abril deste ano.

“Concluídas, essas obras irão contribuir para a revitalização do Ribeiro do Gato”, afirma a empresa.

Page 4: JORNAL INTERESSANTE - EDIÇÃO 13 - JANEIRO DE 2011 - UNAÍ-MG

4 . O Noroeste . Janeiro de 2011

Os rios Urucuia, Preto e Paracatu, já foram os cau-sadores de diver-

sas enchentes nos períodos chuvosos. Este ano, de acordo com informações do 5° Batalhão de Bombeiros Militar (BBM), até o fecha-mento da edição, nenhuma ocorrência foi registrada. Isto não quer dizer que o rio não pode a vir transbor-dar, por isto, toda precau-ção é necessária.

Na última semana do ano de 2010, foi convocada uma reunião no gabinete do prefeito de Unaí, para tratar de temas relaciona-dos à prevenção e à aplica-ção de práticas de resgate (caso seja necessário) em momentos de enchentes. Paracatu que também pos-sui áreas de risco, até o momento só registrou um momento crítico, que foi no último dia 29 de dezembro, quando uma forte chuva afetou pontos da cidade, in-clusive o centro comercial. Urucuia e Arinos, ambos cortados pelo rio Urucuia, estão sobre controle até o momento, mas, não descar-tam às prevenções.

Enchentes Em Unaí às cheias do

Rio Preto não são proble-mas somente para os mora-dores do Itapuã. Em perío-dos chuvosos, pessoas que vivem em bairros próximos ao rio, já sofreram –e po-dem ainda sofrer– com o excesso de água, que trans-borda, inundando casas e desabrigando pessoas.

Segundo o secretário municipal de desenvolvi-mento social e cidadania, Diácono Gê, a maior en-chente que aconteceu em Unaí, foi no dia 5 de março

de 2005. De acordo com o secretário, no final deste mês, a população foi sur-preendida outra vez com as água do rio. “Em menos de trinta dias aconteceram duas grandes enchentes. Talvez sejam [principal-mente à primeira] às maio-res da história de Unaí”, destaca o secretário.

Com 58 anos de idade, Maria Cordeiro de Moura, conta que duas vezes ela e seus familiares, tiveram que mudar por causa das inundações. Mas no ano de 2007, aconteceu algo que ela ainda não tinha vis-to: enchente em dias sem chuva. “Eu fico sem saber direito quando vamos ser

Enchentes preocupam moradores que vivem em área de risco No Noroeste, Unaí, Paracatu, Arinos e Urucuia são municípios banhados por rios que em período de chuvas transbordam inundando bairros e desalojando pessoas

Em 2005, em menos de 30 dias, aconteceu

duas grandes enchentes

em UnaíAlerta o Secretário Gê

invadidos pelas águas, por-que, teve vez, que eu tive que mudar debaixo de sol”, lembra.

Na opinião do aposen-tado, Luis de Oliveira, 71, que há 30 anos reside no local, à causa das enchen-

tes é a grande quantidade de chuva que cai na ca-beceira do rio. “Enchente aqui é comum. Quando ela não chega a alagar toda à área, ela chega à porta de minha casa”, detalha.

Para a moradora Helo-

ísa Oliveira, às enchentes são conseqüências da Usi-na Hidrelétrica de Quei-mados, instalada no rio. “Antes de construírem à hidrelétrica, a água do rio subia, mas não chegava a entrar nas nossas casas. De-

pois que a hidrelétrica foi montada, a água passou a inundar quase toda à rua”, relata.

“Outras prioridades”

Conforme relatou o vice-prefeito, Antonio Go-mes Branquinho (PR), em reunião, no seu gabine-te, na última semana do ano, a enchente ocorrida em 2005, grande parte do acontecimento, se deu, em conseqüência da “falta de experiência de todos, até mesmo, da Cemig”, que segundo ele, subestimou as águas do Rio Preto ( a Cemig é responsável pela Usina de Queimados). Mas

Enchente aqui é comum. Quando ela não chega a

alagar toda a área, ela chega à porta de minha casa

Luis de Oliveira, 71, aposentado

Em 2005 o Rio Preto transbordou; para alguns moradores atingidos, a culpa foi da Usina de Queimados

Page 5: JORNAL INTERESSANTE - EDIÇÃO 13 - JANEIRO DE 2011 - UNAÍ-MG

Janeiro de 2011 . O Noroeste . 5

Enchentes preocupam moradores que vivem em área de risco No Noroeste, Unaí, Paracatu, Arinos e Urucuia são municípios banhados por rios que em período de chuvas transbordam inundando bairros e desalojando pessoas

Cratera em bairro de Unaí preocupa moradores

Uma cratera se abriu na rua João Pinheiro,

em Unaí, devido à rua começar às margens do Rio Preto. A dimen-são do buraco se agra-vou em conseqüência das cheias deste rio. De acordo como os mora-dores, o buraco existe há três anos e, até o dia em que à reportagem esteve coletando dados, nenhuma providência tinha sido tomada para solucionar o problema.

A dona de casa, Heloisa Viana Olivei-ra, teve que fazer, com seu próprio dinheiro, uma parede de concre-to (muro de contenção), para se proteger de um possível desmorona-mento. Sua casa é a que fica mais próximo ao buraco. Segundo a mo-radora, nenhum órgão e autoridade responsável foram até o local para analisar a situação. “Já caiu aí dentro, um mo-toqueiro e um carro”, afirma.

A Secretaria de De-senvolvimento Social e

Cidadania, disse, que já estão sendo tomadas to-das às providências ca-bíveis. O Corpo de Bom-beiros 5° Bataltambém esteve no local e fez o boletim de ocorrência, que será encaminhado para prefeitura.

já caiu aí dentro um

motequeiro e um carro

Heloisa Viana Oliveira, dona de casa

ele destacou que em outras ocasiões, a barragem (Usi-na) controla o nível de água do rio e impede que este transborde.

Perguntado pelos mo-radores que vivem em lo-cais de risco, se há algum

projeto de remoção desses moradores, ele disse existir dois fatores que impedem com que às medidas neces-sárias sejam tomadas. De acordo com Branquinho, os moradores têm uma “resis-tência natural”, de não se

mudarem do local, que há anos eles habitam. E segun-do, explica o vice, “alguns só sairão dali, se o negócio for muito bom para eles. E se for muito bom para eles, é muito ruim para o muni-cípio, que terá que comprar

O município [com toda clare-za] tem outras prioridades, outras demandas, que nós não conseguimos atender

José Gomes Branquinho, vice-prefeito de Unaí

uma nova área, edificar e levar essas famílias para lá. E o município [com toda clareza] tem outras priori-dades, outras demandas, que nós não conseguimos atender”, detalha. Bran-quinho também explicou à dificuldade de construir meios para remover a po-pulação. Segundo ele, o que dificulta à remoção desses moradores, para uma área mais segura, é o fato de, um grande número de pessoas viverem em lo-cais que podem ser inunda-dos. “Não se trata de duas, dez, casa, eu estou falando, de 200, 300, 500, casas” justifica o vice, se tratando de construções de novas habitações, para atender a demanda.

PrevisõesJá foram registrados 84

casos de cidades alagadas, em todo o Estado de Minas Gerais. Os desalojados so-mam 20 mil pessoas. E 16 já morreram com as inun-dações. No Rio de Janeiro a situação ainda é mais drásti-ca, o número de mortos con-tabiliza-se em 710 pessoas e 207 estão desaparecidas.

Nas cidades do Noro-este como Unaí, Paracatu, Arinos e Urucuia, para os próximos dias a previsão é de chuva. A temperatu-ra máxima nessas cidades pode chegar a 34°C e a mí-nima 19°C. Para o próximo dia (27), são esperados 5 mm de chuva em Paracatu e, 6 mm em Unaí. Em Uru-cuia a quantidade de chuva para o dia (23), é de 6 mm e em Arinos, estima-se, para o dia (26), 5 mm. Nos outros dias as previsões não de-monstram anormalidade e a temperatura deve continuar estável.

No final do ano passado, o centro de Paracatu alagou devido às fortes chuvas do período

Rio Urucuia costuma transbordar com o excesso de chuva; Arinos e Urucuia são afetados por ele

Corpo de Bombeiros vistoriou o local e encaminhou a ocorrência à prefeitura

FOTO: WWW.PARACATU.NET

Page 6: JORNAL INTERESSANTE - EDIÇÃO 13 - JANEIRO DE 2011 - UNAÍ-MG

6 . O Noroeste . Janeiro de 2011

IBGE divulga resultado do Censo de 2010

Novo anexo da Câmara de Unaí é inaugurado

O Instituto Brasileiro de Geografia e Es-tatística (IBGE) di-

vulgou no mês de novem-bro, o resultado do Censo 2010. O recenseamento totalizou 190.732.694 pes-soas em todos os Estados nacionais. Trabalharam na pesquisa 191 mil re-censeadores, em um prazo de quatro meses. Foram visitados 67,6 milhões de residências e 901 mil do-micílios se encontraram fechados. Também tive-ram os domicílios vagos (os que não tinham mo-radores) com 6,1 milhões contabilizados.

Em nota o IBGE, afir-mou o crescimento da po-pulação com em relação ao ano de 2000. Segun-do o portal, “ocorreu um aumento de 20.933.524 pessoas. Esse número de-monstra que o crescimen-to da população brasileira

no período [entre 2000 e 2010] foi de 12,3%, infe-rior ao observado na dé-cada anterior (15,6% entre 1991 e 2000)”, explica. O Censo consta que a popu-lação está mais urbaniza-da, do que há 10 anos. Em 2000, 81% dos brasileiros viviam na zona urbana, agora este número subiu para 84%.

Unaí e regiãoMinas Gerais teve sua

população contada com 19.595.309 milhões de habitantes. Entre eles, 9,6 milhões são homens e 9,9 milhões são mulheres. Sua população urbana é de 16,7 milhões enquanto a rural é de 2,8 milhões.

Entre as cidades do Noroeste mineiro, Unaí totalizou 77,5 mil habi-tantes, Paracatu 84,6 mil, Natalândia 3,2 mil, Bonfi-nópolis de Minas 5,8 mil,

João Pinheiro 45,2 mil, Cabeceira Grande 6,4 mil, Arinos 17,6 mil, Riachinho 8 mil, Uruana de Minas 3,2 mil e Buritis com 22,7 mil pessoas.

A população de Unaí cresceu em números de homens. Hoje são 39,3 mil homens e 38,2 mulheres. O município de Riachinho tem a população urbana quase igual à rural, com uma diferença de apenas 863 pessoas. Os outros municípios não apresenta-ram variações expressivas.

Particularidades nacionais

Entre as regiões que tiveram um aumento no nível populacional, des-taca-se, a região Sudeste, (com uma população de 80.353.724 pessoas). Mas mesmo assim, a região caiu em participação, de 42,8% para 42,1%, entre

2000 e 2010. São Paulo ainda lidera

com 41.252.160 pessoas. Roraima fica na outra ex-tremidade, sendo o Estado que possui a menor popu-lação, conta com 451.227 habitantes. Brasília per-deu lugar e caiu dentro do ranking dos maiores mu-nicípios. Belo Horizonte subiu da 4º para a 6º colo-cação, já Brasília saiu do 6º lugar e foi para 4º posição.

O resultado mostrou que existem mais mu-lheres do que homens no Brasil. Em 2000, para cada 100 mulheres, havia 96,9 homens. Hoje, a popula-ção brasileira é composta por 97.342.162 mulheres e 93.390.532 homens.

Entre os Estados que mais possuem brasileiros centenários, estão Bahia (3.525 pessoas), São Pau-lo (3.146) e Minas Gerais (2.567).

Devido à necessida-de de aumentar o espaço físico da Câ-

mara Legislativa de Unaí, foi construído um anexo para servir de sustentação aos trabalhos desta casa. O anexo foi inaugurado no dia 21 de dezembro, mas suas obras começa-ram em 2007, ano em que foi aprovado o projeto ar-quitetônico do edifício. O prédio do anexo são seis andares e mais uma ga-ragem no subsolo. Nele funcionarão os gabinetes dos vereadores, os setores administrativo e pessoal, à assessoria de comunica-ção e o almoxarifado. A obra foi concluída no va-

lor de R$ 2,2 milhões. De acordo com ex-presidente da Câmara de Vereado-res, Euler Braga (PSDB), a obra era para ter sido fina-lizada, no final de maio. Isto não aconteceu pelo fato de que a construtora responsável, não repassa-va o dinheiro, pago, aos trabalhadores. Indigna-dos muitos abandonaram os serviços, impedindo maior agilidade na cons-trução. Voltaram somen-te no inicio de dezembro, quando realmente a cons-trução foi finalizada. O prédio recebeu o nome do ex-prefeito, Sebastião Al-ves Pinheiro, mais conhe-cido como ‘Tão’.

Unaí destaca-se entre às cidades do Noroeste, com mil homens a mais que mulheres; em comparação com o ano de 2000 o Brasil cresceu em termos populacionais

O anexo custou R$ 2,2 milhões e tem seis andares

Page 7: JORNAL INTERESSANTE - EDIÇÃO 13 - JANEIRO DE 2011 - UNAÍ-MG

Janeiro de 2011 . O Noroeste . 7

Jornal Interessante – Quais serão os projetos prioritários em seu mandato?

Almir Paraca – Continu-aremos empunhando a nossa bandeira histórica do Desenvolvimento Re-gional Sustentável (DRS), lutaremos pelo fortaleci-

mento e a ampliação da presença dos Institutos

Federais de Educação na região, com a implanta-ção do campus em Unaí, e com a possibilidade de ex-tensões em Butiris e João Pinheiro. A instalação de pólos da Universidade Aberta do Brasil (UAB). A continuidade do Programa Luz Para Todos e a pavi-mentação dos ramais de li-gação entre os municípios da região.

J.I.- Fale sobre os projetos voltados para a agricultura e pecuária.

A.P. – A solução pela qual temos lutado é a li-gação intermodal ferrovia/hidrovia/rodovia, com a revitalização da hidrovia do São Francisco e do Porto de Pirapora e a cons-trução dos ramais rodovi-ários. Buscaremos o apoio para o alcance da produ-ção pelos assentamentos da reforma agrária. Con-tinuaremos o trabalho de facilitação do acesso às políticas governamentais para a agricultura familiar, como os créditos do Pro-

naf, o PAA, a compra dire-ta para a merenda escolar e a política dos territórios. Também daremos conti-nuidade aos trabalhos de suporte à implementação da agroindústria com base no associativismo e no co-operativismo.

J.I. – Existe algum projeto que visa angariar empreendi-mento industrial para a região?

A.P. – Queremos, retor-nar o diálogo com o go-

verno, novamente petista, do Distrito Federal, como fizemos com o ex-gover-nador Cristóvão Buarque, colocando em pauta, a im-portância do desenvolvi-mento regional do entorno de Brasília.

J.I. – Paracatu foi tom-bado pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico Artístico e Nacional) o que vem agregado?

A.P. – Queremos tra-balhar junto aos governos federal e estadual para que este diferencial trans-

forme-se, numa cadeia de geração de trabalho, renda e desenvolvimento. Pode-mos, ainda, trabalhar de forma sustentável a região, em sua dimensão ambien-tal, comprometendo-nos com a sua preservação, orientando este movimen-to econômico para a ex-pansão do ecoturismo, ou turismo ambiental.

J.I. – O senhor tem algum projeto voltado para a produção de biodiesel na região?

A.P. – A fábrica de bio-diesel de Montes Claros tem encontrado dificulda-des em manter e expandir sua produção, por falta de matéria-prima. Temos uma articulação com a Pe-trobras, que devemos reto-mar, no sentido de difun-dir as políticas públicas de apoio à cultura das oleagi-nosas, como a garantia de compra da produção por preços justos, a assinatu-ra de contratos de longo prazo, a prestação de as-sistência técnica e distri-buição de sementes.

J.I. – Fica aberto o espaço para o senhor fazer suas consi-derações.

A.P. – Quero aqui agra-decer pela possibilidade de me utilizar deste es-paço para me comunicar com a nossa população e me colocar à disposição do Jornal INTERESSAN-TE para mais contatos.

Aproveito para agradecer, especialmente, aos que me confiaram o seu voto e trabalharam para a minha reeleição.

Entrevistas Especiais

Deputado Estadual

Almir Paraca“Continuaremos empunhando nossa bandeira histórica do Desenvolvimento Regional Sustentável”, afirma Paraca

O jornal INTERESSANTE entrevistou dois Deputados Estaduais para saber, quais serão seus trabalhos na próxima gestão. Os dois deputados escolhidos foram Almir Paraca (PT) e Delvito Alves (PTB). Nesta edição publicamos a entrevista do Deputado Estadual Almir Paraca, reeleito com 40.521 votos. De acordo com a

assessoria do deputado, foram votos de todas às partes do Estado, mas com expres-sividade, na região do Noroeste. A próxima edição teremos às idéias e projetos do deputado Delvito Alves. A escolha da ordem para à publicação das entrevista, deu-se, através de sorteio e, todos terão o mesmo espaço para divulgarem seus ideais.

Buscaremos o apoio para o

alcance da pro-dução pelos

assentamentos da reforma

agrária

Podemos, ain-da, trabalhar de forma sustentá-vel a região, em

sua dimensão ambiental

lutaremos pelo fortalecimento e a ampliação

da presença dos Institutos

Federais de Educação na

região

Aproveito para agradecer,

especialmente, aos que me confiaram o

seu voto

Page 8: JORNAL INTERESSANTE - EDIÇÃO 13 - JANEIRO DE 2011 - UNAÍ-MG

Desde que assumiu o Governo Municipal em janeiro de 2005, o prefeito Antério Mânica comemora a data que, em sua opinião, simbo-liza o mais importante fato político de Unaí: a emancipação do muni-cípio. Pelo sétimo ano consecutivo, a atual Ad-ministração Municipal celebra o 15 de Janeiro.

Antério afirmou que a data deveria ser sempre lembrada e, celebrada, para ho-menagear essa grande “batalha” de visionários comandados por José Luiz Adjuto (primeiro prefeito de Unaí), que lutaram de 10 a 15 anos para conseguir a eman-cipação política em re-lação à terra-mãe Para-catu.

A solenidade oficial das comemorações do 67º aniversário da emancipação ocorreu na noite de sábado (15) após um dia inteiro de ações de saúde, edu-cação, competições es-portivas e expressões artístico-culturais. Du-rante a solenidade, o prefeito Antério Mânica “convocou” a popula-ção unaiense para, jun-tos, construir uma Unaí melhor para todos.

Em discurso, o pre-feito lembrou sua che-gada a Unaí – vindo do sul do país – há 33 anos. “Naquela épo-ca, fomos recebidos de braços abertos. Por isso, nossa dedicação ao povo de Unaí. Quem recebe flores, tem de dar flores. Quem rece-be carinho, tem de de-volver carinho, e é isso que eu tento fazer”, ele declarou.

Otimismo e trabalho

Também em discur-so durante a solenida-de, o vice-prefeito José Gomes Branquinho afirmou ser Unaí “uma

cidade muito bem tra-çada, moderna, com belas construções e que cresce a passos largos”.

E no centro de tudo isso, ele salientou as qualidades do povo trabalhador e otimista. “Felizmente, as pesso-as otimistas é que fa-zem a coisa acontecer, e o povo de Unaí é um povo assim. Unaí é fei-ta por pessoas nascidas aqui e vindas de várias partes do Brasil e do exterior. Essas pessoas trabalhadoras é que fa-zem o desenvolvimen-to do município que é o maior produtor de grãos de Minas Gerais”.

Para ressaltar o de-senvolvimento muni-cipal, o vice-prefeito disse que obras estru-turantes serão implan-tadas em Unai e estão programadas para inau-guração ainda este ano. A proximidade com a capital federal também foi assinalada por ele como mais uma vanta-gem que ajuda nesse desenvolvimento. “Es-tarmos a uma hora e meia de Brasília é um grande privilégio”, ele disse.

Durante a solenida-de, discursaram tam-bém o secretário mu-nicipal Alino Coelho (Juventude, Esportes e Lazer), que considerou “um orgulho contribuir para levar diversão e lazer, muita festa e alegria à população no aniversário de Unaí”, e o representante da Câmara Municipal no evento, vereador Thia-go Martins, para quem os últimos 67 anos fo-ram feitos de trabalho e muita luta: “É com o suor do dia-a-dia traba-lhado que vamos cons-truindo uma cidade melhor para se viver”, afirmou o vereador.

Fonte: www.prefeituraunai.mg.gov.br

Unaí, 67 anos de emancipação políticaO município representa para muitos à esperança de que às coisas podem mudar e, que é necessário, continuarmos, como a cidade que um dia foi arraial

A dupla sertaneja Mato Grosso e Mathias foi a grande atração da noite do dia 15

Museu Municipal recebeu exposição de fotografias da cidade de Unaí

Duplas regionais apresentara nas festividades

Foto:

www

.cone

xaon

oroe

ste.co

m.br

Foto:

www

.porta

lunai.

com.

br

Foto:

www

.porta

lunai.

com.

br

O vice prefeito, José Gomes Branquinho destacou que “pessoas trabalhadoras é que fazem o desenvolvimento do município”

Prefeito de Unaí, Antério Mânica ladeado da dupla Mato Grosso e Mathias minutos antes do grande show do dia 15

Quem recebe carinho, tem de devolver carinho, e é isso que eu tento fazer

Felizmente, as pessoas otimis-tas é que fazem a coisa acontecer, e o povo de Unaí é um povo assim

Antério Mânica, prefeito de Unaí José Gomes Branquinho, vice-prefeito

Page 9: JORNAL INTERESSANTE - EDIÇÃO 13 - JANEIRO DE 2011 - UNAÍ-MG

Unaí, 67 anos de emancipação políticaO município representa para muitos à esperança de que às coisas podem mudar e, que é necessário, continuarmos, como a cidade que um dia foi arraial

Com o fortalecimento do ouro no Brasil e a queda da cana de açúcar, Minas Gerais começou a ser desbravada por pessoas que cortavam suas terras em busca de novas descobertas e riquezas. Os bandeirantes é um exemplo claro desses desbravadores que abriram florestas em busca de índios, metais preciosos e lendas de paraísos per-didos. Paracatu no séc. XVIII – segundo consta no livro produzido por Deusdete José Ferreira (no ano de 2005), teve suas terras adentrada pela comitiva do bandei-rante Domingos Jorge Velho, que com cer-teza trouxe sua cultura colonizadora.

Disto surgiu uma vila que recebeu o nome de Vila Capim Branco. Para lá, vão se mudar às famílias “tronco”, porque, se-gundo consta no livro, eram famílias que vinham para a vila e região e, fincavam ra-ízes, ou seja, fazia daqui, seus definitivos lares.

Mas nesta época, Unaí ainda não exis-tia. Paracatu mesmo, nasceu como vila so-mente em 1798, concentrando-se, depois da emancipação, em um imenso territó-rio. Deste, parte foi cedido à Unaí para em 1943, José Luis Adjuto (primeiro prefeito de Unaí) deu início ao processo de “pró--emancipação”.

Então, através do Decreto de lei n° 1.058, de 31 de dezembro de 1943, Unaí se torna emancipada. Sua oficialização é no dia 15 de janeiro de 1944.

Geografia e curiosidadesNo início Unaí era constituído da se-

guinte maneira: Unaí era a sede, Buritis (Frois, conhecida como ex-lages), Gara-puava e Serra Bonita (ex-Joanópolis) eram os outros distritos que pertencia à sede de Unaí.

O nome Unaí vem de “Rio Preto”. Se-gundo consta no livro, além da derivação li-gada ao rio, a palavra (Unaí) deriva também de “Capim Branco”. O livro, esclarece, que ,“para evitar transtornos, fez a inversão da palavra indígena, Iuna, que significa águas escuras, para Unaí, e deu o novo nome ao então distrito de Capim Branco”.

Na prova de atletismo, entre os atletas que se destacaram, Mandim, atleta de Unaí, ficou em 1º lugar na categoria local e em 2º na categoria geral

Grande público prestigiou a festa

Foi montada a Rua do Lazer com diversas atividades como futebol de sabão, ping-pong, cama elástica, pula-pula, pintura e pipoca para a criançada

Foram oferecidos vários serviços a população; entre eles corte de cabelo e manicure

Foto:

www

.cone

xaon

oroe

ste.co

m.br

Felizmente, as pessoas otimis-tas é que fazem a coisa acontecer, e o povo de Unaí é um povo assim

Um orgulho contribuir para levar diversão e lazer, muita festa e alegria à população

José Gomes Branquinho, vice-prefeito Alino Coelho, secretário municipal

Page 10: JORNAL INTERESSANTE - EDIÇÃO 13 - JANEIRO DE 2011 - UNAÍ-MG

10 . O Noroeste . Janeiro de 2011

E D I T A I S

EDITAL CONTRIBUIÇÃO SINDICAL RURAL PESSOA JURÍDICA EXERCÍCIO DE 2011O Sindicato Rural e/ou de Produtores Rurais de Buritis Minas Gerais e os demais Sindicatos Rurais e/ou de Produtores Rurais abaixo nomea-

dos, com o objetivo de notificarem, em iguais termos, os contribuintes produtores rurais, pessoas jurídicas, com domicílio fiscal neste Estado, ratificam e transcrevem o inteiro teor do Edital de Notificação e Convocação de pagamento da Contribuição Sindical Rural – contribuinte pessoa jurídica, exercício 2011, com vencimento em 31 de janeiro de 2011, publicado pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil em jornais de grande circulação nacional. “E D I T A L CONTRIBUIÇÃO SINDICAL RURAL PESSOA JURÍDICA EXERCÍCIO DE 2011. A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil – CNA, em conjunto com as Federações Estaduais e os Sindicatos Rurais e/ou de Produtores Rurais com base no Decreto-lei nº 1.166, de 15 de abril de 1.971, que dispõe sobre a Contribuição Sindical Rural, em atendimento ao princípio da publicidade e ao espírito do que contém o art. 605 da CLT, vêm NOTIFICAR e CONVOCAR os produtores rurais, pessoas jurídicas, que possuem imóvel rural ou empreendem, a qualquer título, atividade econômica rural, enquadrados como “Empresários” ou “Empregadores Rurais”, nos termos do artigo 1º, inciso II, alíneas a, b e c do citado Decreto-lei, para realizarem o pagamento das Guias de Recolhimento da Contribuição Sindical Rural do exercício de 2011, devida por força do que estabelecem o Decreto-lei 1.166/71 e os artigos 578 e seguintes da CLT, aplicáveis à espécie. O seu recolhimento deverá ser efetuado imprete-rivelmente até o dia 31 de janeiro de 2011, em qualquer estabelecimento integrante do sistema nacional de compensação bancária. A falta de reco-lhimento da Contribuição Sindical Rural até a data de vencimento acima indicada, constituirá o produtor rural em mora e o sujeitará ao pagamento de juros, multa e atualização monetária previstos no artigo 600 da CLT. As guias foram emitidas com base nas informações prestadas pelos contribuintes nas Declarações do Imposto Sobre a Propriedade Territorial Rural, repassadas à CNA pela Secretaria da Receita Federal com amparo no que esta-belece o artigo 17 da Lei nº 9.393, de 19 de dezembro de 1.996, e estão sendo remetidas por via postal para os endereços indicados nas respectivas declarações. Em caso de perda, de extravio ou de não recebimento das Guias de Recolhimento pela via postal, os contribuintes deverão solicitar a emissão da segunda via diretamente à Federação da Agricultura do Estado onde têm domicílio, até 5 (cinco) dias úteis antes da data do vencimento. Eventuais impugnações administrativas contra o lançamento e cobrança da contribuição deverão ser feitas, no prazo de 30 (trinta) dias, contados do recebimento da guia, por escrito, perante a CNA, situada no SGAN Quadra 601, Módulo K, Edifício CNA, Brasília - Distrito Federal, Cep: 70.830-903. O protocolo das impugnações poderá ser realizado pelo contribuinte na sede da CNA ou da Federação da Agricultura do Estado, podendo ainda, a impugnação ser enviada diretamente à CNA, por correio, no endereço acima mencionado. O sistema sindical rural é composto pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil–CNA, pelas Federações Estaduais de Agricultura e/ou Pecuária e pelos Sindicatos Rurais e/ou de Produtores Rurais. Brasília, 09 de Janeiro de 2011. Kátia Regina de Abreu - Presidente.” Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais e Sindicatos Rurais e/ou de Produtores Rurais dos municípios de: Abadia dos Dourados, Abaeté, Abre Campo, Açucena, Água Boa, Águas Formosas, Aimorés, Além Paraíba, Alfenas, Almenara, Alpinópolis, Alterosa, Alto Jequitibá, Alvinópolis, Andradas, Andrelândia, Antônio Dias, Antônio Prado de Minas, Araçuaí, Araguari, Arapuã, Araújos, Araxá, Arcos, Areado, Argirita, Arinos, Ataléia, Baependi, Bambuí, Barão do Monte Alto, Barbacena, Belmiro Braga, Belo Vale, Betim, Bicas, Boa Esperança, Bocaiúva, Bom Despacho, Bom Jardim de Minas, Bom Jesus da Penha, Bom Jesus do Amparo, Bom Jesus do Galho, Bom Sucesso, Bonfinópolis de Minas, Borda da Mata, Botelhos, Brasília de Minas, Brasópolis, Brumadinho, Bueno Brandão, Buenó-polis, Buritis, Cabeceira Grande, Cabo Verde, Cachoeira de Minas, Caldas, Cambuí, Cambuquira, Campanha, Campestre, Campina Verde, Campo Belo, Campo Florido, Campos Altos, Campos Gerais, Canápolis, Candeias, Caparaó, Capelinha, Capetinga, Capinópolis, Capitólio, Caputira, Caran-daí, Carangola, Caratinga, Careaçu, Carlos Chagas, Carmo da Cachoeira, Carmo da Mata, Carmo de Minas, Carmo do Cajuru, Carmo do Paranaíba, Carmo do Rio Claro, Carneirinho, Carrancas, Cássia, Cataguases, Caxambu, Centralina, Chalé, Cláudio, Coimbra, Comendador Gomes, Conceição da Aparecida, Conceição das Alagoas, Conceição do Mato Dentro, Conceição do Rio Verde, Conquista, Conselheiro Lafaiete, Conselheiro Pena, Coqueiral, Coração de Jesus, Cordisburgo, Corinto, Coroaci, Coromandel, Coronel Murta, Córrego Danta, Cristais, Cristina, Cruzília, Curvelo, Delfinó-polis, Descoberto, Desterro de Entre Rios, Diamantina, Divino, Divinópolis, Dom Cavati, Dom Silvério, Dores do Indaiá, Elói Mendes, Entre Rios de Minas, Ervália, Esmeraldas, Espera Feliz, Espinosa, Estrela do Indaiá, Estrela do Sul, Eugenópolis, Extrema, Felisburgo, Felixlândia, Ferros, Formiga, Formoso, Fortaleza de Minas, Francisco Sá, Fronteira, Frutal, Galiléia, Gouveia, Governador Valadares, Guanhães, Guapé, Guaranésia, Guarani, Guarda-Mor, Guaxupé, Guiricema, Gurinhatã, Heliodora, Ibertioga, Ibiá, Ibiraci, Igarapé, Igaratinga, Iguatama, Ilicínea, Indianópolis, Ipanema, Ipatin-ga, Ipiaçu, Iraí de Minas, Itabira, Itabirinha de Mantena, Itabirito, Itaguara, Itajubá, Itamarandiba, Itambacuri, Itamogi, Itamonte, Itanhandu, Itapagipe, Itapecerica, Itaúna, Itinga, Itueta, Ituiutaba, Iturama, Jabuticatubas, Jacinto, Jacuí, Jacutinga, Janaúba, Januária, Jequitaí, Jequitibá, Jequitinhonha, Joaíma, João Pinheiro, Juiz de Fora, Lagamar, Lagoa da Prata, Lagoa Formosa, Lagoa Grande, Lagoa Santa,Lajinha, Lambari, Laranjal, Lavras, Le-opoldina, Lima Duarte, Limeira do Oeste, Luz, Machacalis, Machado, Madre de Deus de Minas, Malacacheta, Manga, Manhuaçu, Manhumirim, Mantena, Mar de Espanha, Maria da Fé, Mariana, Marliéria, Martinho Campos, Matipó, Matutina, Medeiros, Medina, Minas Novas, Minduri, Miradouro, Miraí, Moema, Monsenhor Paulo, Monte Alegre de Minas, Monte Azul, Monte Belo, Monte Carmelo, Monte Santo de Minas, Monte Sião, Montes Claros, Morada Nova de Minas, Muriaé, Mutum, Muzambinho, Nanuque, Natércia, Nazareno, Nepomuceno, Nova Ponte, Nova Resende, Nova Ser-rana, Novo Cruzeiro, Oliveira, Ouro Fino,Padre Paraíso, Pains, Palma, Palmópolis, Pará de Minas, Paracatu, Paraguaçu, Paraisópolis,Paraopeba, Passa Quatro, Passa Tempo, Passos, Patos de Minas, Patrocínio, Patrocínio de Muriaé, Paula Cândido, Pavão, Peçanha, Pedra Azul, Pedralva, Pedrinópolis, Pedro Leopoldo, Perdizes, Perdões, Piedade do Rio Grande, Pimenta, Piracema, Pirajuba, Pirapetinga, Pirapora, Piraúba, Pitangui, Piumhi, Poço Fundo,Poços de Caldas, Pocrane, Pompéu, Ponte Nova, Pouso Alegre, Pouso Alto, Prata, Pratápolis, Pratinha, Presidente Olegário, Raul Soares, Recreio, Resplendor, Ressaquinha, Rio Casca, Rio do Prado, Rio Novo, Rio Paranaíba, Rio Pomba, Rio Preto, Rio Vermelho, Rubim, Sabinópolis, Sacramento, Salinas, Santa Bárbara, Santa Juliana,Santa Luzia, Santa Margarida, Santa Maria do Suaçuí, Santa Maria de Itabira, Santa Rita do Ibitipoca, Santa Rita do Jacutinga, Santa Rita do Sapucaí, Santa Vitória, Santana da Vargem, Santana do Deserto, Santana de Pirapama, Santo Antônio do Amparo, Santo Antônio do Aventureiro, Santo Antônio do Grama, Santo Antônio do Monte, Santos Dumont, São Domingos do Prata, São Francisco, São Francisco de Sales, São Geraldo, São Gonçalo do Abaeté, São Gonçalo do Pará, São Gonçalo do Sapucaí, São Gotardo, São João Batista do Glória, São João da Ponte, São João Del Rei, São João do Manhuaçu, São João Nepomuceno, São Pedro dos Ferros, São Roque de Minas, São Sebastião do Maranhão, São Sebastião do Paraíso, São Tiago, São Vicente de Minas, Sericita, Serra do Salitre, Serrania, Serro, Sete Lagoas, Silvianópolis, Simonésia, Sobrália, Tabuleiro, Tapira, Taquaraçu de Minas, Tarumirim, Teófilo Otoni, Tiros, Tocantins, Tombos, Três Corações, Três Marias, Três Pontas, Tupaciguara, Turvolândia, Ubá, Ubaí, Uberaba, Uberlândia, Unaí, União de Minas, Urucuia, Varginha, Varjão de Minas, Várzea da Palma, Vazante, Veríssimo, Viçosa, Virgínia, Virginópolis, Visconde do Rio Branco, Volta Grande. Belo Horizonte, 09 de dezembro de 2.010 - Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais – FAEMG – Roberto Simões – Presidente. Buritis – MG 29 de Dezembro de 2.010 – Sindicato dos Produtores Rurais de Buritis – MG – Delio Prado Lopes – Presidente.

EDITAL CONTRIBUIÇÃO SINDICAL RURAL PESSOA JURÍDICA EXERCÍCIO DE 2011O Sindicato Rural e/ou de Produtores Rurais de Unaí Minas Gerais e os demais Sindicatos Rurais e/ou de Produtores Rurais abaixo nomeados,

com o objetivo de notificarem, em iguais termos, os contribuintes produtores rurais, pessoas jurídicas, com domicílio fiscal neste Estado, ratificam e transcrevem o inteiro teor do Edital de Notificação e Convocação de pagamento da Contribuição Sindical Rural – contribuinte pessoa jurídica, exercí-cio 2011, com vencimento em 31 de janeiro de 2011, publicado pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil em jornais de grande circulação nacional. “E D I T A L CONTRIBUIÇÃO SINDICAL RURAL PESSOA JURÍDICA EXERCÍCIO DE 2011. A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil – CNA, em conjunto com as Federações Estaduais e os Sindicatos Rurais e/ou de Produtores Rurais com base no Decreto-lei nº 1.166, de 15 de abril de 1.971, que dispõe sobre a Contribuição Sindical Rural, em atendimento ao princípio da publicidade e ao espírito do que contém o art. 605 da CLT, vêm NOTIFICAR e CONVOCAR os produtores rurais, pessoas jurídicas, que possuem imóvel rural ou empreendem, a qualquer título, ativi-dade econômica rural, enquadrados como “Empresários” ou “Empregadores Rurais”, nos termos do artigo 1º, inciso II, alíneas a, b e c do citado De-creto-lei, para realizarem o pagamento das Guias de Recolhimento da Contribuição Sindical Rural do exercício de 2011, devida por força do que es-tabelecem o Decreto-lei 1.166/71 e os artigos 578 e seguintes da CLT, aplicáveis à espécie. O seu recolhimento deverá ser efetuado impreterivelmente até o dia 31 de janeiro de 2011, em qualquer estabelecimento integrante do sistema nacional de compensação bancária. A falta de recolhimento da Contribuição Sindical Rural até a data de vencimento acima indicada, constituirá o produtor rural em mora e o sujeitará ao pagamen-to de juros, multa e atualização monetária previstos no artigo 600 da CLT. As guias foram emitidas com base nas informações prestadas pelos contri-buintes nas Declarações do Imposto Sobre a Propriedade Territorial Rural, repassadas à CNA pela Secretaria da Receita Federal com amparo no que estabelece o artigo 17 da Lei nº 9.393, de 19 de dezembro de 1.996, e estão sendo remetidas por via postal para os endereços indicados nas respec-tivas declarações. Em caso de perda, de extravio ou de não recebimento das Guias de Recolhimento pela via postal, os contribuintes deverão solicitar a emissão da segunda via diretamente à Federação da Agricultura do Estado onde têm domicílio, até 5 (cinco) dias úteis antes da data do vencimen-to. Eventuais impugnações administrativas contra o lançamento e cobrança da contribuição deverão ser feitas, no prazo de 30 (trinta) dias, contados do recebimento da guia, por escrito, perante a CNA, situada no SGAN Quadra 601, Módulo K, Edifício CNA, Brasília - Distrito Federal, Cep: 70.830-903. O protocolo das impugnações poderá ser realizado pelo contribuinte na sede da CNA ou da Federação da Agricultura do Estado, podendo ainda, a impugnação ser enviada diretamente à CNA, por correio, no endereço acima mencionado. O sistema sindical rural é composto pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil–CNA, pelas Federações Estaduais de Agricultura e/ou Pecuária e pelos Sindicatos Rurais e/ou de Produtores Rurais. Brasília, 09 de Janeiro de 2011. Kátia Regina de Abreu - Presidente.” Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais e Sin-dicatos Rurais e/ou de Produtores Rurais dos municípios de: Abadia dos Dourados, Abaeté, Abre Campo, Açucena, Água Boa, Águas Formosas, Ai-morés, Além Paraíba, Alfenas, Almenara, Alpinópolis, Alterosa, Alto Jequitibá, Alvinópolis, Andradas, Andrelândia, Antônio Dias, Antônio Prado de Minas, Araçuaí, Araguari, Arapuã, Araújos, Araxá, Arcos, Areado, Argirita, Arinos, Ataléia, Baependi, Bambuí, Barão do Monte Alto, Barbacena, Belmiro Braga, Belo Vale, Betim, Bicas, Boa Esperança, Bocaiúva, Bom Despacho, Bom Jardim de Minas, Bom Jesus da Penha, Bom Jesus do Amparo, Bom Jesus do Galho, Bom Sucesso, Bonfinópolis de Minas, Borda da Mata, Botelhos, Brasília de Minas, Brasópolis, Brumadinho, Bueno Brandão, Buenópolis, Buritis, Cabeceira Grande, Cabo Verde, Cachoeira de Minas, Caldas, Cambuí, Cambuquira, Campanha, Campestre, Campina Verde, Campo Belo, Campo Florido, Campos Altos, Campos Gerais, Canápolis, Candeias, Caparaó, Capelinha, Capetinga, Capinópolis, Capitólio, Caputira, Carandaí, Carangola, Caratinga, Careaçu, Carlos Chagas, Carmo da Cachoeira, Carmo da Mata, Carmo de Minas, Carmo do Cajuru, Carmo do Paranaíba, Carmo do Rio Claro, Carneirinho, Carrancas, Cássia, Cataguases, Caxambu, Centralina, Chalé, Cláudio, Coimbra, Comendador Go-mes, Conceição da Aparecida, Conceição das Alagoas, Conceição do Mato Dentro, Conceição do Rio Verde, Conquista, Conselheiro Lafaiete, Con-selheiro Pena, Coqueiral, Coração de Jesus, Cordisburgo, Corinto, Coroaci, Coromandel, Coronel Murta, Córrego Danta, Cristais, Cristina, Cruzília, Curvelo, Delfinópolis, Descoberto, Desterro de Entre Rios, Diamantina, Divino, Divinópolis, Dom Cavati, Dom Silvério, Dores do Indaiá, Elói Mendes, Entre Rios de Minas, Ervália, Esmeraldas, Espera Feliz, Espinosa, Estrela do Indaiá, Estrela do Sul, Eugenópolis, Extrema, Felisburgo, Felixlândia, Ferros, Formiga, Formoso, Fortaleza de Minas, Francisco Sá, Fronteira, Frutal, Galiléia, Gouveia, Governador Valadares, Guanhães, Guapé, Guara-nésia, Guarani, Guarda-Mor, Guaxupé, Guiricema, Gurinhatã, Heliodora, Ibertioga, Ibiá, Ibiraci, Igarapé, Igaratinga, Iguatama, Ilicínea, Indianópolis, Ipanema, Ipatinga, Ipiaçu, Iraí de Minas, Itabira, Itabirinha de Mantena, Itabirito, Itaguara, Itajubá, Itamarandiba, Itambacuri, Itamogi, Itamonte, Itanhan-du, Itapagipe, Itapecerica, Itaúna, Itinga, Itueta, Ituiutaba, Iturama, Jabuticatubas, Jacinto, Jacuí, Jacutinga, Janaúba, Januária, Jequitaí, Jequitibá, Jequitinhonha, Joaíma, João Pinheiro, Juiz de Fora, Lagamar, Lagoa da Prata, Lagoa Formosa, Lagoa Grande, Lagoa Santa,Lajinha, Lambari, Laran-jal, Lavras, Leopoldina, Lima Duarte, Limeira do Oeste, Luz, Machacalis, Machado, Madre de Deus de Minas, Malacacheta, Manga, Manhuaçu, Ma-nhumirim, Mantena, Mar de Espanha, Maria da Fé, Mariana, Marliéria, Martinho Campos, Matipó, Matutina, Medeiros, Medina, Minas Novas, Minduri, Miradouro, Miraí, Moema, Monsenhor Paulo, Monte Alegre de Minas, Monte Azul, Monte Belo, Monte Carmelo, Monte Santo de Minas, Monte Sião, Montes Claros, Morada Nova de Minas, Muriaé, Mutum, Muzambinho, Nanuque, Natércia, Nazareno, Nepomuceno, Nova Ponte, Nova Resende, Nova Serrana, Novo Cruzeiro, Oliveira, Ouro Fino,Padre Paraíso, Pains, Palma, Palmópolis, Pará de Minas, Paracatu, Paraguaçu, Paraisópolis,Paraopeba, Passa Quatro, Passa Tempo, Passos, Patos de Minas, Patrocínio, Patrocínio de Muriaé, Paula Cândido, Pavão, Peçanha, Pedra Azul, Pedralva, Pedrinópolis, Pedro Leopoldo, Perdizes, Perdões, Piedade do Rio Grande, Pimenta, Piracema, Pirajuba, Pirapetinga, Pirapora, Piraúba, Pitangui, Piumhi, Poço Fundo,Poços de Caldas, Pocrane, Pompéu, Ponte Nova, Pouso Alegre, Pouso Alto, Prata, Pratápolis, Pratinha, Pre-sidente Olegário, Raul Soares, Recreio, Resplendor, Ressaquinha, Rio Casca, Rio do Prado, Rio Novo, Rio Paranaíba, Rio Pomba, Rio Preto, Rio Vermelho, Rubim, Sabinópolis, Sacramento, Salinas, Santa Bárbara, Santa Juliana,Santa Luzia, Santa Margarida, Santa Maria do Suaçuí, Santa Maria de Itabira, Santa Rita do Ibitipoca, Santa Rita do Jacutinga, Santa Rita do Sapucaí, Santa Vitória, Santana da Vargem, Santana do Deserto, Santana de Pirapama, Santo Antônio do Amparo, Santo Antônio do Aventureiro, Santo Antônio do Grama, Santo Antônio do Monte, Santos Dumont, São Domingos do Prata, São Francisco, São Francisco de Sales, São Geraldo, São Gonçalo do Abaeté, São Gonçalo do Pará, São Gonçalo do Sa-pucaí, São Gotardo, São João Batista do Glória, São João da Ponte, São João Del Rei, São João do Manhuaçu, São João Nepomuceno, São Pedro dos Ferros, São Roque de Minas, São Sebastião do Maranhão, São Sebastião do Paraíso, São Tiago, São Vicente de Minas, Sericita, Serra do Salitre, Serrania, Serro, Sete Lagoas, Silvianópolis, Simonésia, Sobrália, Tabuleiro, Tapira, Taquaraçu de Minas, Tarumirim, Teófilo Otoni, Tiros, Tocantins, Tombos, Três Corações, Três Marias, Três Pontas, Tupaciguara, Turvolândia, Ubá, Ubaí, Uberaba, Uberlândia, Unaí, União de Minas, Urucuia, Varginha, Varjão de Minas, Várzea da Palma, Vazante, Veríssimo, Viçosa, Virgínia, Virginópolis, Visconde do Rio Branco, Volta Grande. Belo Horizonte, 09 de dezembro de 2.010 - Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais – FAEMG – Roberto Simões – Presidente. Buritis – MG 29 de Dezembro de 2.010 – Sindicato dos Produtores Rurais de Unaí – MG –Hélio Oscar Machado – Presidente.

O presidente do Sindicato dos Servidores Pú-

blico Ativos e Inativos de Unaí, Adair Mendes, 46, em entrevista ao jornal INTERESSANTE, afir-mou “à greve continua”. A continuidade é um ato simbólico, devido, reivin-

dicações não atendidas. Exemplo é a categoria dos enfermeiros e pro-fessores. Os enfermeiros exigem redução na carga horária (de 40h para 30h e o pagamento do 13º sa-lário, da gestão passada) e os professores buscam o enquadramento dos

profissionais ao plano de carreira. O presidente ressaltou que dias foram cortados (por eles esta-rem em greve) e ainda não foram pagos. De acor-do com Mendes, eles irão recorrer ao STJ (Superior Tribunal de Justiça) para os dias serem pagos com

o acréscimo de 1%. A contribuição sindical de 1% também foi suspensa, mas, voltou em dezem-bro.

ExecutivoEm entrevista o prefei-

to Antéro Mânica (PSDB), explicou que os setores

do funcionalismo públi-co, que não tiveram suas demandas atendidas, não serão prejudicados. De acordo com o prefeito, tanto o enquadramen-to dos profissionais da educação, quanto o paga-mento do 13º salário dos enfermeiros, acontecerão

este ano. Já com relação à redução da carga ho-rária, esta só poderá ser feita, através de uma de-cisão do Poder Judiciário. “Os enfermeiro é mais complicado porque eles fizeram o concurso, com o edital, para 40h e não para 30h”, diz o prefeito.

Professores e enfermeiros de Unaí aguardam resposta do ExecutivoEm entrevista, o prefeito Antéro Mânica, afirmou que todas às reivindicações serão atendidas ainda este ano; já a redução da carga horária dos enfermeiros depende de decisão judicial

Na última reunião da Câmara Legis-lativa de Unaí,

(27/12), foi rejeitado por sete votos a três, o projeto de lei complementar, de autoria do Executivo, que altera a lei nº22 (criada em 27 de dezembro de 1994), lei esta, que insti-tui o Sistema Tributário do Município de Unaí. O projeto isenta 60% da po-

pulação,( principalmen-te a de baixa renda), do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano). Tam-bém reforma a taxa de limpeza urbana e reduz as alíquotas para lotes vagos que eram de 4%. Os vereadores que fize-ram oposição ao projeto, disseram, que é necessá-rio estudá-lo com calma, antes de votarmos. O

secretário municipal da fazenda, Waldir Wilson Novaes, diz que o projeto foi rejeitado por questões políticas. De acordo com ele, quem perdeu com a rejeição foi à população. “Eu fiquei surpreso da Câmara não aprovar o projeto. Se tivesse apro-vado [já em 2011] ele entraria em vigor”, expli-ca. Como não foi votado,

somente depois do re-cesso parlamentar – que encerra no próximo dia 7 – é quando a casa pode-rá avaliar e, daí, colocar o projeto em votação.

Visões contrárias O vereador Paulo

Arara (PSB) votou con-tra a inclusão do projeto de lei complementar. De acordo com o vereador, a

rejeição se deu pelo fato de se tratar de um pro-jeto feito “da noite para o dia”. “No meu ponto de vista é um projeto ilegal. Primeiro o IBAM (Instituto Brasileiro de Administração Munici-pal), afirmou que não é um projeto legal. E ou-tra coisa, você pegar um imposto e extingui-lo, como fica a cidade, ela

precisa de saúde, educa-ção”, destaca. Na opinião do vereador, o Executivo deveria rever às taxas do IPTU existente e, tentar equalizá-lo, à realidade sócio-econômica de cada pessoa. “Não é justo uma pessoa pagar e a outra não. Todos devem pagar conforme suas possibili-dades”, orienta o verea-dor.

Projeto de lei referente ao IPTU de Unaí não é aprovado na CâmaraO projeto de lei isentava 60% da população de baixa renda de pagar o IPTU; um dos vereadores que fizeram oposição ao projeto, afirmou se tratar de um projeto ilegal

Page 11: JORNAL INTERESSANTE - EDIÇÃO 13 - JANEIRO DE 2011 - UNAÍ-MG

Í N D I C E

1. VEÍCULOS 2. IMÓVEIS

1 VEÍCULOS 2 IMÓVEIS

CHEVROLETCORSA SEDAN 03/04 – Bege - AC/DH/TE – R$ 18.600,00

D-20 89/89 – Vinho - Cabine Dupla – Básica – R$ 28.000,00

S-10 ADVANCED 08/09 - Pra-ta - Flex – Completa – R$ 50.900,00

S-10 EXECUTIVA 04/04 – Azul - Completa + Couro - R$ 51.500,00

S-10 02/02 – Prata - Diesel – Completa – R$ 43.000,00

S-10 01/01 – Prata – Gasolina -

Cabine Simples – Completa – R$ 24.900,00

S-10 00/00 4x4 – Azul - Comple-ta – R$ 40.000,00

VECTRA CHALENGE 01/01 - Cinza - Completo + Couro – R$ 23.500,00

VERANEIO 77/77 – Preta - Die-sel – DH – R$ 24.000,00

OMEGA 3.8 V6 99/00 - Pre-to - Completo + Couro – R$ 33.900,00

CITROENC3 1.6 16V EXCLUSIVE 05/05 – Azul – Completo – R$ 23.900,00

FIATBRAVA 00/00 – Prata – Comple-to – R$ 12.900,00

PALIO WEEKEND ADVENTU-RE 10/10 – Prata – Dualogic – R$ 48.900,00

SIENA 1.4 HLX 08/09 – Prata – Completo – R$ 32.900,00

SIENA 99/99 – Prata – DH – VE – R$ 10.500,00

STRADA ADVENTURE 1.8 07/07 – Prata – Completa – R$ 28.900,00

STRADA TREK 1.8 05/06 – Cin-za – Completa – R$ 23.900,00

STRADA ADVENTURE 1.8 05/05 – Preta – Completa – R$ 25.900,00

UNO MILLE 06/06 2P – Azul – Ar Condicionado – R$ 16.500,00

UNO MILLE 04/04 4P – Azul - Básico – R$ 14.500,00

UNO 93/94 4P – Vermelho – Bá-sico – R$ 8.900,00

FORDF-1000 HSD 96/97 – Branca – Completa – R$ 29.900,00

COURIER 03/04 – Branca – Bá-sica – R$ 14.900,00

FIESTA CLASS 08/08 – Preto – Completo – R$ 28.900,00

FIESTA STRETT 00/00 – Verde – Básico – R$ 13.900,00

PAMPA 94/94 – Branca – Básica – R$ 7.500,00

PAMPA 89/89 – Azul – Couro – R$ 11.900,00

PAMPA 89/89 – Azul – Básica – R$ 7.300,00

HONDACIVIC 06/06 – Prata – Completo – R$ 31.900,00

VOLKSGOL G3 04/05 – Preto – Ar Con-

dicionado – R$ 17.900,00

GOL 1.0 8V 00/00 – Vermelho – AC – RL – R$ 14.500,00

GOL 1.0 8V 98/98 – Vermelho – Básico – R$ 9.800,00

GOL 1.0 8V 96/97 – Verde – RL – AL – TE – VE – R$ 11.800,00

GOL 1.0 16V 99/99 – Azul – Bá-sico – R$ 10.900,00

GOL 1.6 97/97 – Azul – VE – TE – AL – R$ 10.300,00

GOL 1.8 95/95 – Preto – VE – R$ 8.900,00

GOLF 2.0 CONFORTLINE 06/07 – Branco – Completo – R$

35.500,00

SANTANA 2.0 96/96 – Azul – Completo – R$ 10.900,00

SPACEFOX 07/08 – Prata – Completo – R$ 36.500,00

TOYOTAHILUX 3.0 SRV 07/08 4x4 Ma-nual – Preta – Completa – R$ 88.900,00

CAMINHÕES8-120 01/01 – Branco – Baú – R$ 72.000,00

MB 1313 86/86 – Azul - Truck - Graneleiro – R$ 68.000,00

MB 1313 79/79 – Azul – Caçam-ba – R$ 65.000,00

MB 1620 02/02 – Branco – Gra-nel – R$ 117.000,00

MB 2213 83/83 – Amarelo – Ca-çamba – R$ 62.000,00

MB 2213 76/76 – Verde – Ca-çamba – R$ 68.000,00

SCANIA 89/90 – Branco – Só Cavalo – R$ 125.000,00

VW 608 78/78 – Branco – Baú – R$ 30.000,00

FOTOS DOS VEÍCULOS:WWW.FOCOUNAI.COM.BR

3676-9090

Compra •VendaTroca

ConsignaçãoFinanciamento

Locação de Veículos

• • • • •

www.polloveiculosunai.com.brAqui você encontra ofertas imperdíveis

para comprar seu semi novo

CHEVROLETASTRA HATCH 4P 09/10 – Prata – Completo – R$ 42.000,00______________________CELTA 2P 10/10 – Prata – Básico – R$ 22.900,00______________________CELTA 4P 09/10 – Prata – Completo – R$ 27.500,00______________________CORSA CLASSIC 03/04 – Dourado – Ar Condicionado e Direção Hidráulica – R$ 19.500,00

FIATLINEA 09/09 Absolute – Prata – Dualogic – Completo – R$ 52.000,00______________________PALIO ADVENTURE 1.8 09/10 – Cinza – Completa – R$ 45.900,00______________________PALIO ADVENTURE 1.8 09/10 – Prata – Completa –

R$ 44.900,00______________________PALIO ADVENTURE 1.8 09/10 – Prata – Completa – R$ 44.900,00______________________PALIO FIRE 09/10 Eco-nomy – Prata – Completo – R$ 27.500,00______________________PALIO ED 97/97 4P – Prata – Básico – R$ 11.500,00______________________STILO 06/07 – Vermelho – Completo – R$ 33.900,00______________________STRADA FIRE 1.4 09/10 – Prata – Completa – R$ 31.500,00______________________UNO FIRE 07/08 – Prata – Alarme e Trava Elétrica – R$ 18.900,00______________________UNO 03/04 – Prata – Ar Condicionado e Alarme – R$ 15.500,00______________________UNO 94/95 – Preto – Vidro e Trava Elétrica – R$ 9.800,00______________________

UNO 94/94 – Verde – Básico – R$ 7.800,00

FORDFIESTA 4P 99/00 – Branco – Ar Condicionado e Alarme – R$ 12.500,00______________________FIESTA 4P 97/98 – Prata – Básico – R$ 9.800,00______________________FOCUS GL 1.6 04/05 – Prata – Completo – R$ 23.500,00______________________PAMPA 89/89 – Azul – Bási-co – R$ 7.500,00

VOLKSFUSCA 86/86 – Branco – Básico – R$ 6.000,00______________________GOL G4 1.0 09/09 – Prata – Completo – R$ 27.000,00______________________GOL POWER 1.6 08/09 – Prata – AR / TE / DH – R$

29.000,00______________________GOLF 2.0 02/02 Automáti-co – Prata – Completo – R$ 28.500,00______________________SAVEIRO 1.6 09/09 Flex – Prata – Completa – R$ 26.900,00

MOTOS

HONDA BIZ C100 04/04 – Azul – Partida Elétrica – 3.500,00______________________SUZUKI BURGMAN 08/08 – Amarela – Completa – R$ 3.800,00______________________YAMAHA YBR 125 0KM

10/11 – Vermelha – Básica – R$ 6.000,00______________________

Alugar um carro?Na Localiza é fácil.

Em Paracatu:Rua Padre Manoel, 298

Tel.: (38) 3671-6131

Em Unaí:Praça São Cristóvão, 107

Tel.: (38) 3676-3999

* Não estão inclusas taxas (5% ou 10%, dependendo da agência de retirada e/ou de devolução do carro), coberturas de risco e extras. Consulte as condições no www.localiza.com.** Cartões de crédito American Express, Visa, Mastercard e Diners Club International emitidos no Brasil, exceto cartões Corporate.

solu

tion

R$39, + R$ 0,46 por km rodado

Diárias a partir de

90*

Pagamento à vista ou em até10x sem juros no cartão.**

Reservas 24h: 0800 979 2000www.localiza.com

CHEVROLETCHEVY 500 86/87 – Verme-lha – R$ 8.000,00______________________CORSA W 4P 1.0 97/98 – Vermelho – TR – AL – VD – R$ 12.900,00______________________VECTRA 2.2 98/98 – Azul – Completo – R$ 17.900,00

FIATPALIO 1.4 ELX 08/08 – Pra-ta – Flex - Completo – R$ 28.900,00______________________PALIO 4P 1.6 98/98 – Vinho – TR – AL – VD - DH – R$ 12.900,00______________________STILO CONNECT 1.8 SP 06/07 – Prata - Flex – Com-pleto – R$ 35.900,00______________________STRADA CE 1.4 06/06 – Cinza - Flex – TR – AL – AR - DH – R$ 24.900,00______________________UNO WAY 2P 07/08 – Bran-co – Flex – R$ 16.900,00______________________UNO 1.0 4P 96/97 – Preto – R$ 9.900,00______________________UNO 1.0 2P 96/96 – Cinza – TR - AL – R$ 8.800,00

FORDF SCORT GL 1.6 00/00 – Cinza – TR – AL - DH – R$

10.900,00______________________SCORT HOBBY 95/95– Vermelho – R$ 4.900,00

VOLKSGOL CL 4P 1.6 03/03 – Vermelho – Completo – R$ 21.500,00______________________GOL MI 1.0 97/97 – Cinza – VD – R$ 9.800,00______________________GOL 1.0 93/94 – Branco – R$ 5.900,00______________________GOL CL 1.6 AT 96/96 – Preto – Completo – R$ 11.900,00______________________GOL 1.6 92/92 – Azul – Ál-cool – R$ 6.400,00______________________GOL 1.6 89/90 – Branco – R$ 5.900,00______________________PARATI 1.0 97/98 – Cinza – TR / AL / VD - R$ 11.900,00______________________VOYAGE 1.6 4P 86/86 – Cinza - Álcool – R$ 5.200,00

MOTOS

SUZUKI 500 E 94/94 – Ver-melha – R$ 7.500,00______________________HONDA CB 500 02/02 – Preta – R$ 16.000,00

FORDNOVO FOCUS – Vinho – TR – AL – VD – DH – R$ 12.900,00 - (38) 3676-5334 e (38) 8828-9893

FORDPEUGEOT 206 SW 1.6 06/07 16V ESCAPADE – Preto - Único Dono – Flex – Trio Elétrico – AR – DH – ABS – 57.000 KM Rodados – R$ 27.900,00 - (38) 3676-5334 e (38) 8828-9893HON-DA CB 500 02/02 – Preta – R$ 16.900,00

VENDO APTO ED. UNA-CAR Reformado – 3 Quartos c/ Suíte Banhei-ra Hidromassagem Dep.Emp. – Banheiro Social - Garagem - R$ 140.000,00 - (38) 3676-5334 e (38) 8828-9893_______________________VENDO IMÓVEL DE ESQUINA - Av. Souza Lima 121, Divinéia Sendo: APTO 3 Quartos e Suíte – Garagem – Cômodo de Co-mércio – Meia-Água de 5 Cômodos - R$ 195.000,00 - (38) 3676-5334 e (38) 8828-9893

Page 12: JORNAL INTERESSANTE - EDIÇÃO 13 - JANEIRO DE 2011 - UNAÍ-MG

12 . Agricultura . Janeiro de 2011

Agricultura

Conforme os dados do Instituto Brasi-leiro de Geografia e

Estatística (IBGE), a região do Noroeste mineiro terá 541.263 (ha) de área plan-tada, com uma produção de grãos de 2 milhões t. Entre as cidades da região destacam-se à produção de Unaí (em primeiro lugar na classificação) com previsão de 556,9 mil toneladas de grãos, Buritis com 357,8 mil t., Paracatu com 254,6 mil t. e Guarda-Mor, com previsão para 203,2 mil t.

No plantio de soja, Unaí é a primeira na colocação, com uma produção para 330 mil toneladas. Em 2009,

o município produziu 321 mil t. do produto. Logo em seguida vem Buritis, com expectativa de produzir 228 mil t., Paracatu 162 mil t. e Guarda-Mor 150 mil t. Na produção de sorgo, Paracatu é a única cidade, no ranking, com estimativa para produ-zir 2 mil t. Unaí aparece em segundo lugar, na produção de milho (1ª safra), com es-timativa para produzir 195 mil t. O município fica atrás apenas de Uberaba, que esti-ma produzir 327 mil t.

O algodão herbáceo é outro produto com destaque no Noroeste. Entre os cinco municípios classificados, quatro são da região. Em

primeiro lugar está Buritis, com 15 mil t., Unaí 13 mil t., Presidente Olegário 11 mil t. e São Gonçalo do Abaeté 8 mil t. Segundo o IBGE, a plantação do algodão herbá-ceo foi estimulada devido à estabilidade, deste, no mer-cado, ano passado.

Mesmo com o alto risco da produção do arroz se-queiro (em casca), porque tem apresentado quedas su-cessivas em relação ao seu preço, três municípios da re-gião aparecem em destaque. Primeiro é Guarda-Mor 1,2 mil t., depois Paracatu com 750 t. e Vazante com 720 to-neladas.

Paracatu está em primei-

ro lugar na produção de ar-roz irrigado (em casca) para este ano. Estima-se uma produção de quatro mil to-neladas.

Unaí, também se des-tacou na produção de feijão (1ª safra) com uma produ-ção esperada para 42 mil to-neladas e uma área plantada de 20 mil (ha). Em 2010, em uma área plantada de 173 mil hectares, ou seja, infe-rior ao alqueire, a produção foi de 679 mil t.Buritis tam-bém aparece entre as cida-des que produzirá o feijão, com uma produção espera-da para 19 mil t., Paracatu 8 mil t. e Cabeceira Grande com 6 mil t.

Noroeste Mineiro produzirá 2 milhões de toneladas de grãos este anoEntre as cidades da região que se destacaram na produção está Unaí, Paracatu, Buritis, Guarda-Mor, São Gonçalo do Abaeté, Vazante e Cabeceira Grande

Noroeste Mineiro aumentará sua produção, segundo IBGE

Acontecerá na Capul palestra sobre manejo bovino – pré e pós-parto

Curtas

Acontecerá no próximo dia 22, no auditório da Capul, uma palestra sobre manejo bovino – pré e pós–parto. A palestra tem como objetivo orientar e capacitar os pro-fissionais da área, sobre as particularidades do setor. O palestrante será Daniel Navarro da Educampo. A palestra está marcada para as 15h. Todo conhecimento voltado para a profissionalização do trabalhador rural é de extrema importância, justamente no Brasil, que é um país de potencial com relação à pro-dução agrícola e leiteira. Os interessados em participar da palestra devem entrar em contato com a Capul pelo tele-fone 2102–5165. Já estão abertas às vagas para o projeto EDUCAMPO. Os interessados devem ligar para (38) 2105–5165 e falar com Juliano ou Maria.

Agrotóxico usado em plantações de soja será proibido no paísAté o final de 2012 o agrotóxico metamidofós não mais será utilizado em território nacional. O produto é muito utilizado em plantações de cana-de-açúcar, soja e algo-dão. Por decisão do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), foi publicado no Diário Oficial, no último dia 17, a proposta que estabelece em 120 dias, o prazo limite para que o produto não seja mais importado e produzido. Mas, a comercialização do mesmo está libe-rada até novembro de 2012. A medida segue uma tendência mundial de suspensão de uso do produto. Nos próximos dias, o Ministério da Agri-cultura vai publicar uma norma oficializando o cancela-mento dos registros, dos pedidos e das autorizações de importação do agrotóxico.

Page 13: JORNAL INTERESSANTE - EDIÇÃO 13 - JANEIRO DE 2011 - UNAÍ-MG

anos, integrou grupos de outros municípios. Segun-do ele, os foliões e adep-tos são na maioria pessoas idosas, assim, muitos tem se afastado por motivos de saúde. “Eu tento fazer o possível para manter a tra-dição, meu filho é capitão de folia e meu neto é folião. Se os capitães mais velhos não repassarem os conhe-cimentos, e se os jovens não se interessarem pela cultura, em alguns anos a Folia de Reis irá acabar”, alerta.

Gilson Moreira é um exemplo das pessoas em que os foliões depositam a esperança. O unaiense é devoto de Santos Reis e faz questão de receber a folia anualmente em sua residência com uma grande

confraternização. “Procu-ro ensinar os meus filhos, acredito que quando eu não estiver mais aqui, eles continuarão seguindo e apoiando os grupos de fo-lia”, afirma.

Janeiro de 2011 . Cultura e Sociedade. 13

O evangelho de Ma-teus, capítulo 2, versículos de 1 a

18, conta a história de fé dos magos do oriente que, guiados por uma estrela, peregrinaram até Belém da Judéia em busca daquele que seria o rei dos reis. Nas-cia Jesus Cristo o filho de Deus, e a estrela conduzia a ele. Assim que os magos o encontraram, prostaram-se diante da manjedoura e em sinal de adoração ofertaram ouro, incenso e mirra para o menino que seria o salva-dor do povo.

Os registros do evan-gelista Mateus não dizem, mas, hoje, devido ao nú-mero dos presentes e estu-dos bíblicos, os fiéis crêem que eram três os magos. Somente séculos depois é que eles receberam nomes, representando cada um, di-ferentes locais de origem. Melquior, da Pérsia; Gas-par, da Índia e Baltazar, da Arábia. Já o título de reis veio como uma maneira de confirmar a profecia conti-da no salmo 72, que em um de seus versos diz, “todos os reis cairão diante dele”.

Folia de ReisApós a idade média,

na monarquia absolutista, a história de fé e devoção tornou-se motivo de tradi-ção cultural. Em meados do século XVII, os Portugueses já festejavam o Dia de Reis com muita diversão e, no século XVIII a comemora-ção já havia sido repassada para o Brasil através da co-lonização.

Firmou-se o período festivo de 24 de dezembro, véspera de Natal, a 6 de ja-neiro, Dia de Reis e, como

Noroeste mantém tradição da Folia de Reis Cultura e Sociedade

Uma das manifestações culturais populares mais importantes do Noroeste de Minas funciona como âncora identitária da região

atrativo, cantadores e ins-trumentistas se uniam para compor e entoar versos re-lativos a visita dos reis ma-gos ao menino Jesus. Eles peregrinavam pela cidade recolhendo donativos para os menos favorecidos. O manifesto já recebeu várias denominações como, Folia de Magos, Reisado, Com-panhia de Reis e outros, porém na região Noroeste, os mineiros o identificam como Folia de Reis.

TradiçãoA região noroeste co-

labora significativamente com a tradição cultural e religiosa oriunda da de-voção aos Santos Reis. Ao todo, são mais 60 grupos de foliões nas cidades de Unaí, Paracatu, Buritis e João Pinheiro. Todos man-tém, rigorosidade, no cum-

primento dos costumes da folia. Organizam a divisão das vozes e personagens de acordo com o conheci-mento de cada integrante, em todas as apresentações, carregam a bandeira, que representa a doutrina da fo-lia e arrecadam donativos para os pobres.

PreocupaçõesEm Unaí, o grupo De-

votos dos Reis Magos, é o mais velho do município. Dos 15 integrantes, todos herdaram a tradição vi-venciada pelos familia-res ou pela geração. Eles fundaram uma associação para facilitar as ações cul-turais, pois arcam com as despesas de deslocamento, uniforme, compra e manu-tenção dos instrumentos. Domingos Davi, capitão do grupo, se preocupa

com a falta de interesse dos jovens pelo manifesto na atualidade. “A folia de reis é muito rica. É preciso que mais pessoas tenham

o interesse de se envolver nesse movimento para que ele não seja esquecido no tempo”, afirma.

A preocupação se es-tende para toda a região. Em Buritis, o aposentado Manoel Martins que acom-panha a folia a mais de 50

É preciso que mais pessoas tenham o in-teresse de se

envolver nesse movimento para que ele não seja

esquecido no tempo

Domingos Davi, capitão do grupo Devotos dos Reis Magos

se os jovens não se interessarem pela cultura, em

alguns anos a Folia de Reis irá

acabarManoel Martins, aposentado.Acompanha a Folia de Reis a

mais de 50 anos

acredito que quando eu não

estiver mais aqui, meus

filhos continu-arão seguindo e apoiando os

grupos de foliaGilson Moreira,

devoto de Santos Reis

No Noroeste Mineiro, Dia de Reis é tradição e resistência cultural dos praticantes

Page 14: JORNAL INTERESSANTE - EDIÇÃO 13 - JANEIRO DE 2011 - UNAÍ-MG
Page 15: JORNAL INTERESSANTE - EDIÇÃO 13 - JANEIRO DE 2011 - UNAÍ-MG

Janeiro de 2011 . Policial . 15

De acordo com a assessoria de co-municação orga-

nizacional do 16ª Região da Polícia Militar (RPM), houve uma redução em toda região do Noroeste, a respeito da criminali-dade. Segundo a assesso-ria, a redução de crimes violentos contra o patri-mônio foi de 31,62% e de

20%, em relação a crimes violentos.

Na cidade de Bonfi-nópolis de Minas a redu-ção de crimes violentos chegou a 60%; já Paraca-tu apresenta uma redu-ção de apenas 16%. Unaí aparece com 26,96% de redução sobre crimes violentos. Entre as cida-des que apresentaram

um maior índice de re-dução de crimes contra o patrimônio, destacam-se Natalândia e Riachinho, ambas reduziram sua cri-minalidade em 100%.

Segundo a assesso-ria do 16ª RPM o êxito dos trabalhos reforça a missão das políticas de segurança exercida pela instituição. “Focada na

realização de políticas de segurança, voltadas ao atendimento das de-mandas da comunidade, com base na filosofia da polícia comunitária e pautada nos direitos hu-manos”, destaca a asses-soria. A PM frisa que é de suma importância a par-ticipação comunitária no combate à criminalidade.

PM reduz crimes no Noroeste em 2010

28º BPM recebe novos oficiais

Policial

No último dia 10, o 28º Batalhão da Polícia Militar (BPM) recebeu três aspirantes à Oficial. O Cidadão, após ser aprovado no Concurso Público para o Cargo de 2º Tenen-te da PM, ingressa no Curso de Formação de Oficiais (CFO) e frequenta o curso por três anos na Academia de Polícia Militar em Belo Horizonte, onde estuda várias disciplinas jurídicas e específicas na formação de Oficial da Policia Militar. Após o curso o Militar e promovido a Aspirante--Oficial, permanece por seis meses em estágio probatório e posteriormente é promovido ao Posto de 2º Tenente PM com acesso a carreira até o Posto máximo da Polícia, que é o Posto de Coronel PM. Os Aspirantes que farão parte do 28° BPM são Leonardo Cordeiro Campos Leal, Luiz Car-los Ferreira Dias e Paulo Filipe Moura Martins.

Homens são apreendidos em Paracatu depois de fugirem da barreira policialNo último dia 10, às 20h14, na BR-040, o 45° Batalhão da Polícia Militar (BPM), recebeu informação de que um carro da marca Celta, placa JHA 7169, estava em atitudes suspeita e que, possivelmente os homens que estavam no veículo, portavam armas de fogo. A PM deparou com eles e deu ordem para que eles parassem e fosse feito a abor-dagem. Porém, o condutor não obedeceu à ordem dos policias e, em alta velocidade, saio pela BR-040. O veiculo parou somente quando eles adentraram a rua José Boni-fácio, quando um PM disparou contra o pneu do carro fu-gitivo. No veículo os policiais encontraram seis munições intactas calibre 38 e um revolver (que tinha sido jogado fora durante a fuga) também calibre 38.

A redução foi sobre crimes violentos e contra o patrimônio; Riachinho e Natalândia tiveram redução de 100%

Curtas

No último dia 17, por volta das 14h, em Paraca-tu, uma pessoa (vítima), caiu no golpe da carteira. De acordo com a vítima, o golpe aconteceu depois que ela foi ajudar um se-nhor, de idade avançada, a recuperar sua carteira que tinha caído na rua. O se-

nhor vendo a boa vontade da pessoa que o ajudou, re-solveu recompensá-la dan-do lhe R$ 100. Neste mo-mento, segundo a vítima, chegou outra mulher, mais nova, dizendo que também iria com eles até o banco, local onde o senhor iria sa-car o dinheiro para fazer a

recompensa. Chegando ao banco a

vítima entrou na institui-ção deixando a bolsa com a mulher. Quando a vítima voltou para saber de seus pertences, era tarde de mais.

De acordo com o Polí-cia Militar, a vítima caiu

no estelionato. Segundo a PM, este crime é muito comum próximo a estabe-lecimento bancário e casas lotéricas.

Entres os pertences que estavam na bolsa, tinha a pagamento na quantia de R$ 2 mil e mais dois car-tões de créditos.

Golpe da carteira faz vítima em Paracatu Motocicleta é furtada em UnaíNo último dia 16, a Polícia Militar (PM), compareceu a rua Cipotira para atender à solicitação de um cidadão, que in-formou que sua motocicleta tinha sido roubada, na porta de sua casa. De acordo com a PM, o solicitante, depois de ter trabalhado, parou para descansar em sua casa às 6h30. Quando saiu, às 9h, ele não encontrou sua moto-cicleta. Segundo a PM, a vítima não apontou suspeitos. A PM fez o rastreamento, mas até o fechamento desta edi-ção, não tinha encontrado o veículo. A moto é da marca Honda, estilo CG, de cor vermelha, placa JJX 3857.

Page 16: JORNAL INTERESSANTE - EDIÇÃO 13 - JANEIRO DE 2011 - UNAÍ-MG

16 . Esporte . Janeiro de 2011

Esporte

O Noroeste de Minas tem sido iluminado pelos flashes e ho-

lofotes do cenário esportivo mundial. Apesar da falta de apoio público e privado para os atletas, a nossa re-gião tem sido o a “galinha dos ovos de ouro”, e orgu-lhado não só o estado mi-neiro, mas todo o território nacional por revelar talen-tos de representatividade dentro e fora do país.

Exemplo disso são os lu-tadores de Jiu-jitsu, Marco Antônio, de Paracatu, que é tri-campeão brasileiro, vice-campeão mundial e tri-cam-peão brasiliense; e Ana Lau-ra Cordeiro, de Unaí, dona de três títulos mundiais, dois Pan Americanos e um

mundial No-Gi (luta sem quimono). Há alguns anos Ana Laura se mudou para os Estados Unidos para crescer profissionalmente e, conse-guiu. Hoje, casada, e moran-do na cidade de Upland no estado da Califórnia, ela e o marido são proprietários de uma academia. “Estamos completando 6 meses em ja-neiro e já temos quase 100 alunos”, conta orgulhosa.

Em 2010 a unaiense não disputou nenhum campe-onato, pois se recupera de uma lesão na coluna, sofri-da há quase 3 anos. Ela não vê a hora de voltar ao tata-me para representar o Brasil novamente. “O meu grande projeto para 2011 é me curar da lesão para voltar a com-

petir”, afirma.E quando o assunto é

luta, há quem duvide que o Karatê também seja um esporte promissor, mas Adrielly Cristiny prova o contrário. Com 18 anos, a jo-vem acumula um histórico que poucos veteranos pos-suem. Em 2009 ficou entre as dez melhores do mundo no campeonato mundial disputado no Marrocos, e no ano passado, foi bi-campeã da Copa Brasil, campeã da Copa Centro-Oeste, penta campeã em Brasília e bronze no Brasileiro Adulto reali-zado no Mato Grosso. Para 2011 ela promete novas con-quistas. “Com o apoio da mi-nha família e patrocinado-res, pretendo ganhar todos

os campeonatos e disputar o Pan Americano que acon-tecerá em Fortaleza–CE”, declara.

O futebol também reve-la várias estrelas do noro-este para o mundo. Todos podem acompanhar pela televisão o desempenho do goleiro unaiense, Gabriel Vasconcelos que, defende o Brasil na seleção sub-20 e está em pleno Campeonato Sul-Americano.

Já em Paracatu, Gilson Mundim é a nova aposta. O jogador de 23 anos acumula dezenas de títulos regionais e é campeão paulista pelo Votoraty. Em 2010 levou alegria e emoção para os torcedores do bairro Para-catuzinho, por doar sua ha-

bilidade para o Clube da co-munidade, conhecido como AMABAP, e se destacar na conquista do título munici-pal. Ele assume que os clu-bes das associações de Para-catu não tem condições para pagar a dinheirama que todo jogador espera, e que por isso jogou sem pretensões. “Não deixo esses problemas que não afetam a minha saú-de, tirarem a minha vontade de ser campeão”, explica.

Gilson está em negocia-ção com alguns times de médio e grande porte, e em 2011 voltará para o futebol profissional.

Quando se trata de adre-nalina e aventura, o noroes-te também não fica de fora, existem vários praticantes

de rally, rapel, motocross e outros. O jovem Geraldo Au-gusto, por exemplo, aos 17 anos ocupa a 6ª posição, na sua categoria, entre os me-lhores do Brasil no moun-tain bike, além de uma gama de troféus e medalhas de pódios estaduais e regionais. O ciclista é de Unaí e, assim como os novatos e veteranos citados na matéria, sonha com o reconhecimento das pessoas, através de boas colocações. “É o desejo do início que prevalece durante toda a carreira, quero ser um campeão mundial e poder levar a bandeira da minha cidade e do meu país até o topo do mundo, claro, trei-narei bastante para isso.”, explica.

Atletas regionais falam sobre conquistas e projetos

Seja nas trilhas onde são disputados os campeonatos de mountain bike (Direita: Geraldo Augusto, ciclista), nos tatames das lutas de Jiu-jitsu (Centro: Ana Laura, lutadora de Jiu-Jitsu) ou nos combates de Karatê, ou ainda, nos gramados por onde a bola rola (Esquerda: Gabriel Vasconcelos, jogador de futebol), atletas do Noroeste Mineiro brilham pelo Brasil e pelo mundo a fora