jornal tribuna - ediÇÃo 282- marÇo de 2011 - unaÍ-mg

12
Colégio do Carmo inicia ano letivo com recorde de matrículas www.jornaltribuna.net [email protected] Ano XXII - Número 282 Segunda-Feira, 07 de Março de 2011 CARNABOM 2011: O Melhor Carnaval do Noroeste! Mais de 20 mil foliões frequentaram os cinco dias de festa do CARNABOM 2011 em Bonfinópolis de Minas, de 04 a 08 de março na Praça Silvésia Cândida, que re- cebeu uma mega estrutura de palco com vários shows. Arinos comemora 48 anos Prefeitura inaugura seis grandes obras durante as festividades O prefeito Carlos Al- berto e sua equipe de governo presentearam a população de Arinos com seis importantes obras inauguradas du- rante as comemora- ções do 48º aniversário do município: a escola municipal João Gonti- jo ganhou uma quadra poliesportiva coberta e instalação do Pólo de Informática. Na área de saúde foram inaugura- das uma Unidade Mis- ta de Saúde e um PSF – Programa Saúde da Família. Também foram inaugurados o Centro de Apoio ao Turismo e o Centro de Cultura e Lazer. Inaugurado durante o aniversário da cidade o Centro de Cultura e Lazer é o novo Cartão Postal de Arinos. Localizado na entrada da cidade tem como central a Praça Emília Pereira de Araújo toda reestruturada, composta por um Coreto, aparelhos de ginástica, quadras de areia, quadra poliesportiva e quadras de vôlei. Sicoob Crediunaí agora é SICOOB NOROESTE A nova nomenclatura da marca foi autorizada pelos cooperados em Assembleia Geral Extraordinária no dia 05 de março no auditório da cooperativa de crédito Faculdades INESC e Sebrae-MG lançam “Meu 1º Negócio” em Unaí Antério e Branquinho prestigiam cerimônia de posse da nova diretoria do BDMG O prefeito Antério Mânica e o vice José Gomes Branquinho estiveram em Belo Horizonte, no dia 02 de março, para a posse da nova diretoria do Banco de Desenvolvi- mento de Minas Gerais (BDMG). O ex-deputado José Santana de Vasconcelos é o novo vice-presidente do BDMG As Faculdades INESC e o Sebrae-MG, em parceria com várias entidades de Unaí, irão realizar entre 23 e 27 de maio o programa “Meu 1º Negócio” que oferece orientações gratuitas para quem quer abrir ou melhorar a gestão do negócio. Hospital Municipal é inaugurado em Paracatu Vereador Tadeu do PMDB fala à população sobre as verdades do IPTU Páginas 05, 06 e 07 Página 08 Página 08 Página 09 Página 11

Upload: folha-de-unai

Post on 30-Jun-2015

1.992 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

• CARNABOM 2011: O Melhor Carnaval do Noroeste!Mais de 20 mil foliões frequentaram os cinco dias de festa do CARNABOM 2011 em Bonfinópolis de Minas, de 04 a 08 de março na Praça Silvésia Cândida, que recebeu uma mega estrutura de palco com vários shows.• Arinos comemora 48 anos: Prefeitura inaugura seis grandes obras durante as festividades• Sicoob Crediunaí agora é SICOOB NOROESTE• Antério e Branquinho prestigiam cerimônia de posse da nova diretoria do BDMG• Faculdades INESC e Sebrae-MG lançam “Meu 1º Negócio” em Unaí• Colégio do Carmo inicia ano letivo com recorde de matrículas• Hospital Municipal é inaugurado em Paracatu• Vereador Tadeu do PMDB fala à população sobre as verdades do IPTU

TRANSCRIPT

Page 1: JORNAL TRIBUNA - EDIÇÃO 282-  MARÇO DE 2011 - UNAÍ-MG

Página 1 Segunda-Feira, 07 de Março de 2011

Colégio do Carmo inicia

ano letivo com recorde

de matrículas

www.jornaltribuna.net • [email protected] XXII - Número 282 Segunda-Feira, 07 de Março de 2011

CARNABOM 2011: O Melhor Carnaval do Noroeste!Mais de 20 mil foliões frequentaram os cinco dias de festa do CARNABOM 2011 em Bonfinópolis de Minas,

de 04 a 08 de março na Praça Silvésia Cândida, que re-cebeu uma mega estrutura de palco com vários shows.

Arinos comemora 48 anosPrefeitura inaugura seis grandes obras durante as festividadesO prefeito Carlos Al-

berto e sua equipe de governo presentearam a população de Arinos com seis importantes obras inauguradas du-rante as comemora-ções do 48º aniversário do município: a escola municipal João Gonti-jo ganhou uma quadra poliesportiva coberta e instalação do Pólo de Informática. Na área de saúde foram inaugura-das uma Unidade Mis-ta de Saúde e um PSF – Programa Saúde da Família. Também foram inaugurados o Centro de Apoio ao Turismo e o Centro de Cultura e Lazer.

Inaugurado durante o aniversário da cidade o Centro de Cultura e Lazer é o novo Cartão Postal de Arinos. Localizado na entrada da

cidade tem como central a Praça Emília Pereira de Araújo toda reestruturada, composta por

um Coreto, aparelhos de ginástica, quadras de areia, quadra poliesportiva e quadras de vôlei.

Sicoob Crediunaí agora éSICOOB NOROESTE

A nova nomenclatura da marca foi autorizada pelos cooperados em Assembleia Geral Extraordinária no dia

05 de março no auditório da cooperativa de crédito

Faculdades INESC e Sebrae-MG lançam “Meu

1º Negócio” em Unaí

Antério e Branquinho prestigiam cerimônia de posse da nova diretoria do BDMG

O prefeito Antério Mânica e o vice

José Gomes Branquinho

estiveram em Belo Horizonte, no dia

02 de março, para a posse da nova

diretoria do Banco de Desenvolvi-

mento de Minas Gerais (BDMG).

O ex-deputado José Santana de Vasconcelos é o novo vice-presidente do BDMG

As Faculdades INESC e o Sebrae-MG, em parceria com várias entidades de Unaí, irão realizar

entre 23 e 27 de maio o programa “Meu 1º Negócio” que oferece orientações gratuitas para quem quer abrir ou melhorar a gestão do negócio.

Hospital Municipal é inaugurado

em Paracatu

Vereador Tadeu do PMDB fala à população

sobre as verdades do

IPTU

Páginas 05, 06 e 07

Página 08 Página 08 Página 09 Página 11

Page 2: JORNAL TRIBUNA - EDIÇÃO 282-  MARÇO DE 2011 - UNAÍ-MG

Página 2 Segunda-Feira, 07 de Março de 2011

DIRETOR PRESIDENTE: Everson Luiz da SilvaREDAÇÃO: Everson Luiz da [email protected] [email protected]

DIAGRAMAÇÃO E ARTE FINAL:Print House - 38 3676-7776 - 8818-2188 - [email protected]

CIRCULAÇÃO: Arinos, Buritis, Formoso, Bonfinópolis de Minas, Riachinho, Brasilândia de Minas, Dom Bosco, Natalândia, Urucuia, Chapada Gaúcha, Uruana de Minas, João Pinheiro, Paracatu, Cabeceira Grande, Unaí e Entorno do Distrito Federal

MARKETING: andre Oliveira - 38 3676-7776 / [email protected]

COLABORAÇÃO: Maria Madalena IMPRESSÃO: Editora Sempre - BHTIRAGEM: 5.000 Exemplares

TRIBUNA PROMOÇÃO E PUBLICIDADE LTDA. - CNPJ 41 824 194/0001-27

Anotei & BastidoresAnotei & Bastidores Por Everson Luiz em Parceria com UnaíNet e Portal Unaí

Branquinho vai para o PSDB

Em recente conversa com o governador Anastasia, Bran-quinho adiantou os entendimentos para sua filiação no PSDB. Branquinho deverá disputar a eleição para prefeito de Unaí com total apoio do grupo político que dá sustentação ao go-verno do prefeito Antério Mânica.

Romualdo deve ser o candidato do PMDB

Tudo pronto para o lançamento da candidatura do Dr. Ro-mualdo Neiva Gonzaga a prefeito de Unaí pelo PMDB com apoio total do deputado federal Antônio Andrade. De famí-lia tradicional, Dr. Romualdo é diretor geral das Faculdades INESC.

Mais um mandato para José Augusto

Com total apoio da diretoria e dos cooperados o presidente do Sicoob Crediunaí, agora Sicoob Noroeste, José Augusto de Carvalho, deve ser eleito no mês de abril para mais um mandato a frente daquela cooperativa de crédito.

Rosival quer ser presidente da Capul

Depois de ser funcionário da Capul por muitos anos e ter participação importante na reforma do estatuto da Coopera-tiva Agropecuária de Unaí aprovado no último mês, Rosival Francisco de Oliveira que agora é produtor rural, diz que pre-tende ser o candidato da oposição a presidente na próxima eleição.

Antônio Andrade é um dos vice-líderes

na Câmara

O deputado federal Antônio Andrade (PMDB-MG), foi escolhido no dia 1º de março como um dos vice-líderes do PMDB na Câmara Federal. Para ocupar o cargo, o parlamen-tar precisa ter experiência, capacidade de articulação na Casa e no partido. Depois de muita articulação política no Con-gresso Nacional, o deputado federal Antônio Andrade, presi-dente do PMDB de Minas Gerais, comemora uma importante conquista para o partido mineiro. O deputado federal Sarai-va Felipe (PMDB-MG) assumiu a presidência da Comissão Permanente de Seguridade Social. Para Antônio Andrade, a presidência representa a força do PMDB-MG.

Zé Silva toma posse na Comissão de Agricultu-ra da Câmara Federal

O deputado federal Zé Silva tomou posse nesta quarta--feira, em Brasília, como membro titular da Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural da Câmara Federal. Indicado pela bancada do PDT para ocupar esta importante comissão para o desenvolvimento da agropecuária brasileira, Zé Silva vai posicionar sua atuação para as demandas e interesses de todo o setor agropecuário brasileiro, mas, de uma forma especial, para o desenvolvi-mento rural sustentável, com foco no apoio e fortalecimento da agricultura familiar.

Delvito é nomeado vice-líder da bancada do PTB e será

membro efetivo da Comissão de Constituição e Justiça

O deputado unaiense Delvito Alves tomou posse como membro efetivo da CCJ - Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia de Minas. Indicado pelo Bloco Somos Mais Minas Gerais, de apoio ao governo, Delvito Alves do PTB, integrará umas das dezenove comissões permanentes da Casa de Leis. A reunião aconteceu no Salão Nobre da Assembleia Mineira. A indicação foi considerada uma forma de reconhe-cimento do trabalho que o parlamentar realizou como mem-bro efetivo da referida comissão na última legislatura, quando Delvito exerceu o seu primeiro mandato como deputado esta-dual. Prova de que Delvito Alves foi muito bem acolhido no PTB, foi a sua nomeação como vice-líder da bancada do par-tido para a 17ª legislatura da Assembleia de Minas. O anúncio foi feito pelo deputado Dilzon Melo, presidente regional do PTB e 1° secretário da ALMG.

Adriely conquista medalha de bronze

A atleta Adriely Cristiny segue em busca de mais e mais vitórias, enchendo sua cidade de orgulho. A representante de Unaí participou recentemente da Copa Brasil Biolab de Kara-te, e como sempre, se destacou entre os competidores. Estre-ante na categoria Junior (atletas com faixa etária de 18 a 21 anos), Adriely conquistou rapidamente espaço entre as cam-peãs e trouxe para casa a medalha de bronze. Adriely Cristiny é treinada pela Academia Tigre de Karate e tem o apoio do empresariado de Unaí. A 9ª Copa Brasil Biolab de Karate re-cebeu 789 Karatecas nos dias 19 e 20 de fevereiro em Pouso Alegre (MG). Foram 1.234 participações em 113 categorias. Os dois dias de competição receberam atletas do Distrito Fe-deral, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso do Sul, Paraná, Rio de Janeiro, São Paulo, Bahia e Santa Catarina. Agradecimento especial à Imprensa de Unaí.

Page 3: JORNAL TRIBUNA - EDIÇÃO 282-  MARÇO DE 2011 - UNAÍ-MG

Página 3 Segunda-Feira, 07 de Março de 2011

A nova nomenclatura da marca foi autorizada pelos cooperados em Assembleia Geral Extraordinária no dia 05 de março no auditório da cooperativa de crédito que foi fundada em 29/04/1994 como Cooperativa de Cré-dito Rural de Unaí Ltda – CREDIUNAI. Já em Assem-bleia Geral Extraordinária do dia 23/10/2004 foi alterada para Cooperativa de Crédito de Unaí e Noroeste Mineiro Ltda – SICOOB CREDIU-NAÍ que agora passa a se chamar Cooperativa de Cré-dito de Unaí e Noroeste Mi-neiro Ltda – SICOOB NO-ROESTE.

A Assembleia teve dois objetivos distintos: A refor-ma geral do Estatuto Social da Cooperativa de Crédito e a reforma do Regimento Eleitoral.

Segundo o presidente José Augusto de Carvalho, as co-operativas de crédito são re-gidas pela Lei 5764 de 1961 que tem normas que devem ser cumpridas. “Estamos na verdade fazendo uma ade-quação de uma lei que foi sancionada pelo presidente Lula em 2009, a Lei Comple-mentar 130, que posterior-mente veio determinada pelo Conselho Monetário Nacio-nal a Resolução 3859 que re-

gulamentou essa lei, porque no passado tivemos muitas cooperativas que quebraram e tiveram que encerrar suas atividades, e o Banco Central e nem a Crediminas tinham o poder de interferências nessas cooperativas. O que o sistema está fazendo é dando mais segurança para as coo-perativas de crédito”, disse José Augusto.

Várias reformas no esta-tuto foram apresentadas e explicadas detalhadamente pelos diretores do agora Si-coob Noroeste, sendo todas aprovadas quase que por unanimidade, dentre elas, a extensão da Assembleia de

30 de março até 30 de abril; o alongamento do prazo de vi-gência do Conselho Fiscal de 2 para 3 anos; a contratação de 1 até 2 executivos profis-sionais; o aumento do valor da cota; a redução do fundo de reserva e as reformas do regimento eleitoral que pas-sam a valer já para a próxima eleição que será realizada no mês de abril.

“Todas as reformas do es-tatuto visam aprimorar, dar segurança, essa é a nossa vi-são e esse é o compromisso, a obrigação e a responsabi-lidade que a gente tem, na medida em que a cooperativa cresce temos que ter mais se-

gurança na estrutura, pois tra-balhamos com dinheiro, uma mercadoria perigosa, então é um avanço muito grande, um dia de grande relevância para o Sicoob Noroeste ter feitas essas alterações, o coopera-do compareceu e entendeu o espírito do cooperativismo com votação quase unânime nas decisões, e isso é muito importante para a sustentabi-lidade do Sicoob Noroeste, mas tudo isso é porque esta-mos crescendo, e como lida-mos com dinheiro dos outros a fiscalização está cada vez mais exigente”, finalizou o presidente agradecendo a participação dos cooperados.

Boa notíciaO Sicoob Noroeste possui

3.657 cooperados e como faz em toda Assembleia terá o sorteio de Bolsas de Estu-do para cooperado ou depen-dente de cooperado que está cursando o ensino superior em qualquer parte do Brasil. Mas esse ano tem novidades: serão sorteadas 60 bolsas no valor de R$ 300,00 mensais. Nos anos anteriores eram 40 bolsas no valor de R$ 250,00. As inscrições podem ser feitas de 10 de março a 08 de abril em Unaí, Arinos, Buritis e Formoso. O sorteio será realizado em Unaí, no dia 18 de abril.

Sicoob Crediunaí agora é SICOOB NOROESTE

Foi inaugurado no dia 25 de fevereiro na Dro-garia Droga Vida que fica na Rua Matias Nunes de Sousa, 203, Bairro Canaã, o primeiro Correspondente Bancário Sicoob Noroes-te em Unaí que atenderá a população dos Bairros Iú-na, Canaã, Novo Horizon-te e Cidade Nova com os serviços de recebimentos de contas de água, luz, te-lefone e boletos bancários. O horário será de 8 h às 15h30min, e o limite para recebimento de boleto é de até R$ 500,00. Os atenden-tes da Drogaria Kênia e Ro-berto foram treinados por um funcionário do Sicoob Noroeste.

“Nosso objetivo é trazer mais comodidade para a comunidade desses bairros com a inauguração do pri-meiro Correspondente Ban-cário do Sicoob Noroeste, e a idéia é que posteriormen-te implantaremos em outros bairros de Unaí e também

nas cidades de Arinos, For-moso e Buritis”, disse Ta-tiane Félix, Supervisora de Produtos do Sicoob Noro-este.

Funcionando há sete anos no bairro o proprietário da Drogaria Droga Vida, Mar-cos Régis José de Souza, informou que a implanta-ção daquele correspondente bancário é de grande im-portância para a farmácia, para o Sicoob Noroeste e para os moradores dos bair-ros beneficiados. “Agora as pessoas terão como pagar suas contas aqui mesmo, is-to certamente economizará tempo e não causará tantos transtornos ao terem que se deslocarem até o centro da cidade”, falou Marquinhos.

O Presidente do Sicoob Noroeste, José Augusto de Carvalho, enalteceu o traba-lho de cooperativismo pres-tado pela agência em Unaí, Arinos, Buritis e Formoso e que agora chega mais perto das comunidades dos bair-

ros Canaã, Novo Horizonte, Iúna e Cidade Nova com os serviços oferecidos, mesmo restritos, mas com confian-ça e credibilidade da coope-rativa de crédito.

“Hoje é mais um dia his-tórico na história do Sicoob Noroeste, pois estamos aqui inaugurando nosso primeiro correspondente bancário”, disse o presidente cumpri-mentando o proprietário da Droga Vida, Marcos Régis José de Souza, que é um cooperado antigo do Sicoob Noroeste.

Participaram da inaugu-ração os presidentes das associações comunitárias dos bairros Canaã, Novo Horizonte e Cidade Nova, respectivamente, Antônio Rodrigues Vieira, Ronei Jo-sé Rodrigues da Silva e Sgt Araújo que hipotecaram apoio total a parceria, a Po-lícia Militar e os diretores do Sicoob Noroeste Demil-son Carvalho, Pedro Nilson e Cleide Silva.

Sicoob Noroeste inaugura seu primeiro correspondente bancário no Bairro Canaã

José Augusto, Marcos Régis e diretores do Sicoob Noroeste

Antônio Rodrigues Vieira, presidente do Bairro Canaã

Ronei José Rodrigues da Silva, presidente do Bairro Novo Horizonte

Sargento Araújo, presidente do

Bairro Cidade Nova

As propostas da diretoria foram debatidas e aprovadas quase que por unanimidade pelos cooperados

O Presidente do Sicoob Noroeste, José Augusto de Carvalho, e os Diretores Pedro Nilson Leite, Demilson Carvalho e Cleide de Fátima F. Silva explicaram detalhadamente as propostas da diretoria sobre a reforma geral do Estatuto Social e a reforma do Regimento Eleitoral

Page 4: JORNAL TRIBUNA - EDIÇÃO 282-  MARÇO DE 2011 - UNAÍ-MG

Página 4 Segunda-Feira, 07 de Março de 2011

COOPERATIVA AGROPECUÁRIA UNAÍ LTDA

CNPJ 25.834.847/0001-00

Rua Prefeito João Costa, 1375, Unaí-MG, CEP 38.610-000, Caixa Postal 05, (38)2102-5100

www.capul.com.br

EDITAL DE CONVOCAÇÃO DA ASSEMBLEIA GERAL ORDINÁRIA A COOPERATIVA AGROPECUÁRIA UNAÍ LTDA convoca os senhores(as) cooperados(as)

para a ASSEMBLEIA GERAL ORDINÁRIA que será realizada no PARQUE DE EXPOSIÇÕES Drº Joaquim Brochado, situado à Praça Sandoval Martins Ferreira, Bairro Barroca, em Unaí-MG, no Domingo, dia 27 de março de 2011, às 08:00 horas, em 1ª (primeira) convocação com a presença de pelo menos 2/3 (dois terços) do total de cooperados(as) aptos a votar. Não havendo quorum legal, a assembleia será realizada, no mesmo dia e local, em 2ª (segunda) convocação às 09:00 horas, com a presença de cooperados(as) aptos a votar que represente mais do que a metade do total de cooperados(as). Persistindo a falta de quorum, a Assembleia será realizada então, no mesmo dia e local, em 3ª (terceira) e última convocação às 10:00 horas, com a presença de no mínimo 10(dez) cooperados(as) em condições de votar, a fim de deliberarem sobre a seguinte ORDEM DO DIA:

1ª - Prestação de contas dos Órgãos de Administração, compreendendo: a) Relatório de

gestão; b) Balanço geral; c) Demonstrativo de sobras ou perdas do exercício; d) Parecer do Conselho Fiscal; e) Parecer da Auditoria Externa;

2ª - Destinação das sobras do exercício; 3ª - Aprovação do orçamento e do plano de atividades para o exercício seguinte; 4ª - Eleição dos componentes do Conselho Fiscal; 5ª - Outros assuntos de interesse da sociedade: - Bolsas de Estudo – Avisos da data de inscrição e sorteio. De acordo com o art. 54 do Novo Estatuto Social, os pedidos de registro de chapa dos

candidatos para o Conselho Fiscal deverão ser apresentados junto a Secretaria do Conselho de Administração, na sede da CAPUL, até às 08:00 horas do dia 22 de março de 2011.

Os documentos relativos aos assuntos constantes da ordem do dia estarão à disposição dos

cooperados(as), na sede da CAPUL, a partir do dia 18 de março de 2011. Nos termos do art. 25, V, do Novo Estatuto Social da CAPUL, declaramos que o número de

cooperados(as) em pleno gozo dos seus direitos sociais, para efeito de cálculo de quorum, é de 1.111 (um mil, cento e onze) cooperados(as), cuja lista também é publicada nesta data e poderá ser impugnada no prazo de 10 (dez) dias a contar da sua publicação.

Unaí-MG, 07 de março de 2011.

COMARCA DE UNAÍ/MG. EDITAL DE CITAÇÃO. PRAZO DE 20 (VINTE) DIAS. O Dr. Daniel Leite Chaves, MM. Juiz de Direito em exercício nesta 2ª Vara desta Comarca de Unaí, Estado de Minas Gerais, na forma da Lei, etc... FAZ SABER a todos quantos o presente edital virem ou dele tiverem conhecimento que tem curso por este Juízo e Secretaria da 2ª Vara Cível os autos da AÇÃO DE EXECUÇÃO POR QUANTIA CERTA, autos nº 0704.06.046859-9, proposta por COMPANHIA DE HABITAÇÃO DO ESTADO DE MINAS GERAIS COHAB/MG, sociedade anônima de economia mista estadual, com sede na Rua Bernardo Guimarães, nº 2.640, Belo Horizonte, inscrita no CGC/MF sob o nº 17.161.837/0001-15, fundada em contrato particular de financiamento com garantia hipotecária nº 10610109-9, vinculado ao Sistema Financeiro de Habitação, em face de CONSTANTINO PEREIRA MACIEL, brasileiro, casado, construtor, inscrito no CPF sob o nº 338.461.206-00 e sua mulher ODÍLIA PEREIRA MACIEL, casada, do lar, que se encontram em LUGAR INCERTO E NÃO SABIDO, pelo presente, CITA-OS e CHAMA-OS para todos os termos da ação proposta, para no prazo legal de 03 (três) dias, efetuar (em) o pagamento do débito no valor de R$ 40.166,45 (quarenta mil e cento e sessenta e seis reais e quarenta e cinco centavos), a ser devidamente atualizado na data do efetivo pagamento, alertado(s) que é de 15(quinze) dias, contados do término do prazo do presente edital de citação, o prazo para opor (em)-se à Execução, por meio de embargos (art. 652 e art.738 do Código de Processo Civil). Fica advertido que a falta de pagamento importará em penhora de tantos bens quantos bastem à garantia da execução acrescida das custas processuais e honorários advocatícios, bem como que no prazo para embargos, reconhecendo o crédito do (a/s) Exeqüentes e comprovando o depósito de 30% (trinta por cento) do valor em execução, inclusive custas e honorários de advogado, poderá(ao) requerer seja(AM) admitido (a/s) a pagar o restante, em até 06 (seis) parcelas mensais, acrescidas de correção monetária e juros de 1% (um por cento) ao mês (art. 745 – A do Código de Processo Civil). E para que a notícia chegue ao conhecimento de todos e ninguém possa alegar ignorância, expediu-se o presente, que será publicado na forma da Lei e afixado nos lugares de costume deste Juízo. Dado e passado nesta cidade e Comarca de Unaí/MG, 03 de setembro de 2010. Eu, Juraci Gonçalves de Oliveira, Oficial de Apoio Judicial, digitei e fiz imprimir. Eu, Bel. Cleber Araújo Lara, Escrivão Judicial, mandei digitar e o subscrevo. Dr. Daniel Leite Chaves, Juiz de Direito.

COMARCA DE UNAÍ. MINAS GERAIS. EDITAL DE CITAÇÃO. PRAZO DE 20 (VINTE) DIAS. O Dr. Daniel Leite Chaves, MM. Juiz de Direito em exercício nesta 2ª Vara desta Comarca de Unaí, Estado de Minas Gerais, na forma da Lei, etc... FAZ SABER a todos quantos o presente edital virem ou dele tiverem conhecimento que tem curso por este Juízo e Secretaria da 2ª Vara Cível os autos da AÇÃO DE EXECUÇÃO POR QUANTIA CERTA, autos nº 0704.06.046867-2, proposta por COMPANHIA DE HABITAÇÃO DO ESTADO DE MINAS GERAIS – COHAB/MG, sociedade anônima de economia mista estadual, com sede na Rua Bernardo Guimarães, nº 2.640, Belo Horizonte/MG, inscrita no CGC/MF sob o nº 17.161.837/0001-15, fundada em contrato particular de financiamento com garantia hipotecária nº 10610079-3, vinculado ao Sistema financeiro de Habitação, em face de JOSÉ AUGUSTO PEREIRA DA ROCHA, brasileiro, solteiro, garçom, inscrito no CPF, sob o nº 400.802.856-00, que se encontra em LUGAR INCERTO E NÃO SABIDO, pelo presente, CITA-O e CHAMA-O para todos os termos da ação proposta, para no prazo legal de 03 (três) dias, efetuar (em) o pagamento do débito no valor de R$ 23.800,89 (vinte e três mil e oitocentos reais e oitenta e nove centavos), a ser devidamente atualizado na data do efetivo pagamento, alertado(s) que é de 15(quinze) dias, contados do término do prazo do presente edital de citação, o prazo para opor(em)-se à Execução, por meio de embargos (art. 652 e art. 738 do Código de Processo Civil). Fica advertido que a falta de pagamento importará em penhora de tantos bens quantos bastem à garantia da execução acrescida das custas processuais e honorários advocatícios, bem como que no prazo para embargos, reconhecendo o crédito do (a/s) Exequentes e comprovando o depósito de 30% (trinta por cento) do valor em execução, inclusive custa e honorários de advogados, poderá(ão) requerer seja(am) admitidos(a/s) a pagar o restante em até 06 (seis) parcelas mensais, acrescidos de correção monetária e juros de 1%(um por cento) ao mês (art. 745-A do Código de Processo Civil). E para que a notícia chegue ao conhecimento de todos e ninguém possa alegar ignorância, expediu-se o presente, que será publicado na forma da Lei e afixado nos lugares e costume deste Juízo. Dado e passado nesta cidade e Comarca de Unaí/MG, 03 de setembro de 2010, Eu, Juracy Gonçalves de Oliveira, Oficial de Apoio Judicial digitei e fiz imprimir. Eu, Bel ,Cleber Araújo Lara, Escrivão Judicial , nadei digitar e o subscrevo. Dr. Daniel Leite Chaves, Juiz de Direito.

E D I T A LCONTRIBUIÇÃO SINDICAL RURAL - PESSOA FÍSICA – EXERCÍCIO DE 2011

A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil – CNA, a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais – FAEMG e o Sindicato dos Produtores Rurais de Unaí, de Buritis, de Cabeceira Grande, de Formoso e de Urucuia, com base no Decreto-lei nº 1.166, de 15 de abril de 1.971, que dispõe sobre a Contribuição Sindical Rural, em atendimento ao princípio da publicidade e ao espírito do que contém o art. 605 da CLT, vêm NOTIFICAR e CONVOCAR os produtores rurais, pessoas físicas, que possuem imóvel rural ou empreendem, a qualquer título, atividade econômica rural, na base territorial das mencionadas entidades sindicais, enquadrados como “Empresários” ou “Empregadores Rurais”, nos termos do artigo 1º, inciso II, alíneas a, b e c do citado Decreto-lei, para realizarem o pagamento das Guias de Recolhimento da Contribuição Sindical Rural do exercício de 2011, devida por força do que estabelecem o mencionado Decreto-lei e os artigos 578 e seguintes da CLT, aplicáveis à espécie. O seu recolhimento deverá ser efetuado impreterivelmente até o dia 22 de maio de 2011, em qualquer estabelecimento integrante do sistema nacional de compensação bancária. A falta de recolhimento da Contribuição Sindical Rural até a data de vencimento acima indicada, constituirá o produtor rural em mora e o sujeitará ao pagamento de juros, multa e atualização monetária previstos no artigo 600 da CLT. As guias foram emitidas com base nas informações prestadas pelos contribuintes nas Declarações do Imposto Sobre a Propriedade Territorial Rural, repassadas à CNA pela Secretaria da Receita Federal do Brasil, com amparo no que estabelece o artigo 17 da Lei nº 9.393, de 19 de dezembro de 1.996, e estão sendo remetidas por via postal para os endereços indicados nas respectivas declarações. Em caso de perda, de extravio ou de não recebimento das Guias de Recolhimento pela via postal, os contribuintes deverão solicitar a emissão da segunda via diretamente à Federação da Agricultura do Estado onde têm domicílio, até 5 (cinco) dias úteis antes da data do vencimento. Eventuais impugnações administrativas contra o lançamento e cobrança da contribuição deverão ser feitas, no prazo de 30 (trinta) dias, contados do recebimento da guia, por escrito, via postal ou diretamente, mediante protocolo perante a CNA, situada no SGAN Quadra 601, Módulo K, Edifício CNA, Brasília, Distrito Federal, CEP: 70.830-903. Belo Horizonte, 7 de março de 2011 – Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil – CNA, Presidente Kátia Regina de Abreu. Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais – FAEMG, Presidente Roberto Simões. Sindicato dos Produtores Rurais de Unaí, Presidente Hélio Oscar Machado. Sindicato dos Produtores Rurais de Buritis, Presidente Délio Prado Lopes. Sindicato dos Produtores Rurais de Cabeceira Grande, Presidente Fábio de Salles Meirelles Filho. Sindicato dos Produtores Rurais de Formoso, Presidente Zenir João Pascoal. Sindicato dos Produtores Rurais de Urucuia, Presidente Antônio Júlio Carneiro.

REPUBLICA FEDERATIVA DO BRASIL

ESTADO DE MINAS GERAIS

MAGDA ALICE DA SILVA Oficial do Registro Civil

Faz saber que pretendem casar-se:

004887 - NATANAEL BRUNO RODRIGUES, solteiro, maior, arte finalista, residência Av. Belo Horizonte 780 A, Unaí-MG, filho de NELSON RODRIGUES DA SILVA e ALTAMIRA JOSÉ SILVA RODRI-GUES; e FLAVIA DE CAMPOS PINTO, solteira, maior, secretária, residência Av. Rui Barbosa n. 318, Unaí-MG, filha de NELSON COSTA PINTO e MARIA LUIZA DE SOUZA CAMPOS PINTO;

004888 - MAURÍCIO DE OLIVEIRA GARCIA, solteiro, maior. Bancário, residência Rua Vicente Rocha Costa n. 130, Unai-MG, filho de MAURO RODRIGUES GARCIA e^VILMA LÚCIA DE OLIVEIRA GARCIA: e MARIANA FAGER COIMBRA, solteira, maior, pedagoga, residência O mesmo› do nubente, Unaí-MG, filha de GERALDO JOSÉ COIMBRA e MARIA DE FATIMA BARBOSA COIMBRA;

004889 - CRISTIANO MAX MO DOS SANTOS, solteiro, maior, empresário, residência Rua Jarbas de Oliveira Souto n. 25, Unaí-MG, filho de UELITON ANTÓNIO MÁXIMO DOS Reis e GERALDA MÁXIMO DOS SANTOS; e SIMONE APARECIDA MOREIRA,solteira, maior, vendedora, residência Rua Maria Lúcia Cabral Moreira filha de JOÃO SATURNINO MOREIRA e APARECIDA DE SOUSA

004890 - SÉRGIO ROBERTO FERREIRA, solteiro, maior, analista judiciário, residência Rua Uru-guai 66,, Patos de Minas-MG, filho de AFONSO FERREIRA e BALDOINA DE OLIVEIRA FERREIRA; e FERNANDA SOUZA DUQUE, solteira, maior, Tabeliã, residência Rua Calixto Martins de Melo 475,ap. 101, Unaí-MG, filha de MANUEL FARIA DUQUE FILHO e VANEA LÚCIA SOUZA DUQUE;

004891 - RENATO LIMA DE SOUSA, solteiro, maior, Operador de máquinas, residência Rua Lígia Versiane n. 305, Unaí-MG, filho de RICARDO DE SOUSA e TEREZINHA DE MATOS LIMA; e JOI-CIMEIRE DUARTE FERREIRA, solteira, maior, manicure, residência O mesmo do nubente, Unaí-MG, filha de PAULO DUARTE FERREIRA e MARIA DOMINGAS FONSECA DUARTE;

004892 - IZAEL TIMOTEO TEIXEIRA, solteiro, maior, operador de máauinas, residência Rua Celina Lisboa 1005, Unaí-MG, filho de EDSON TIMOTEO TEIXEIRA e ROSIMAR DA MOTA FERNANDES TEIXEIRA: e CÁSSIA FERNANDES NEIVA, solteira, maior, trabalhadora rural, residência o mesmo do nubente, Unai-MG, filha de ROSELY MOREIRA DA SILVA NEIVA e MARIA OLENI MOTA FERNANDES:

004893 - CHARLES JOSÉ SANTOS SILVA, solteiro, nascido em 11 de setembro de 1990, comerciário, residência Rua Jaçanã 497 casa A, Unaí-MG, filho de ADONALDO PEREIRA DA SILVA e NEUZITA DE JESUS SANTOS: e ERVINA LUZIA DA COSTA FRUTUOSO, solteira, nascida em 5 de novembro de 1992, do lar, residência Rua Jaçanã 497 casa A, Unai-MG, filha de ERVINO FRUTUOSO e MARIA MADALENA DA COSTA:

004894 - CLARINDO BERTOLINO DA CRUZ, solteiro, maior, empresário, residência Av. Castro Alves 793, Unaí-MG, filho de JOSÉ BERTOLINO DA CRUZ e ILMA MARIA CRUZ SILVA; e MICHELE DE SALES NUNES DE MELO, solteira, maior, auxiliar de saúde bucal, residência o mesmo do nubente, Unaí-MG, filha de JOÃO NUNES DE MELO e LÚCIA LOPES DE SALES;

004895 - MARCELO DA SILVA BARBOSA, solteiro, maior, motorista, residência Rua Amélia

Gaia 21, Unaí-MG. filho de MARCELINO FIUSA BARBOSA e CUSTODIA QUIRINO DA SILVA BARBO-SA; e MARILIA DA SILVA NORONHA, solteira, maior, administradora de empresas, residência Rua Francisco Rodrieues Silva 202, Unaí-MG. filha de HAMILTON PINTO DE NORONHA e MARIA ALICE DA SILVA NORONHA:

004896 - AIRTON FLAVIO FERREIRA GONÇALVES, solteiro, maior, funileiro, residência Rua dos Jambos n. 245, Unaí-MG, filho de ANTÓNIO CARLOS FERREIRA GONÇALVES e ANGELA MARIA GONÇALVES; e KEILA VIEIRA MOTA, solteira, maior, do lar, residência o mesmo do nubente, Unaí--MG, filha de // e MARIA MONICA VIEIRA MOTA;

004897 - DARLAN CARNEIRO PAIVA, solteiro. maior. Auxiliar de vendas, residência Rua Jus-tino Lucas n. 06, Unaí-MG, filho de MARTINHO RODRIGUES PAIVA e TEREZINHA CARNEIRO PAIVA: e LEIDIANE PEREIRA SANTANA, solteira, maior, secretária, residência Avenida Transamazonica n. 41, Unaí-MG, filha de WILSON PEREIRA SANTANA e ISAURA PEREIRA DE SOUSA:

004898 - EDSON ALESSANDRO MAIA MARTINS. solteiro, maior, lavador, residência Rua Presidente Bernardes 48, Unaí-MG, filho de ANTÓNIO RITA MARTINS CHAVES e MARIA ONDINA MAIA: e VALDIRENE MENDES FERREIRA, solteira, maior, aux. administrativo, residência Rua António Brochado 1409, Unaí-MG, filha de DERCIO CAIXETA FERREIRA e VALDIVINA MENDES FERREIRA:

004899 - WELERSON ALVES RIBEIRO, solteiro, maior, serralheiro, residência Rua Ari Lacerda 415, Unaí-MG, filho de COSME ALVES MARTINS e AURELINA RIBEIRO MARTINS: e ELAINE DOS REIS SILVA LEITE, solteira, nascida em 17 de novembro de 1990, do lar, residência Rua Ari Lacerda 246, Unaí-MG, filha de JOSÉ DOMINGOS DA SILVA LEITE e LUCI MARTINS DOS REIS LEITE:

004900 - ADRIAÁN MARTIN KOOIMAN, solteiro, maior, produtor rural, residência Rua Celina Lisboa Frederico 1757 A, Unaí-MG, filho de HENDRIK KOOIMAN e MAGDALENA JOHANNA VAN VEELEN: e ROSIANE SILVA LIMA, solteira, maior, auxiliar de escritório, residência Rua Aldeia 323 - apt.08, Unai-MG, filha de RAIMUNDO CEZAR FREITAS LIMA e MARIA DAS GRAÇAS PEREIRA SILVA:

004901 - ALEX SOARES DOS SANTOS, solteiro, maior, mecânico, residência Rua Cap. Carlos Gonzaga 275, Unaí-MG, filho de DANIEL SOARES DOS SANTOS e ABIGAIL LEMOS DOS SANTOS; e JULIANA GALLEGO, solteira, maior, do lar, residência o mesmo do nubente, Unaí-MG, filha de CARLOS LUÍS GALLEGO e MARIA BELÉM GALLEGO;

004902 - DIOVANE ALVES DE SOUSA, solteiro, maior, assistente administrativo, residência Rua Martinho Leite 158, Unaí-MG, filho de AMILTON CONCEIÇÃO DO CARMO ALVES DE SOUSA e APARECIDA MARIA ALVES; e KATIA ASSUNÇÃO DA SILVA, solteira, maior, aux. de dentista, resi-dência Rua Honorio Martins 222, Unaí-MG, filha de JOÃO BATISTA RESENDE DA SILVA e ELEUZA GOMES DE ASSUNÇÃO:

Apresentaram os documentos exigidos pelo artigo 1.525 do Código Civil Brasileiro. Se alguém souber de algum impedimento, oponha-o na forma da Lei. Lavra o presente para ser afixado em cartório e publicado pela imprensa.

Unaí, 03 de março de 2011Magda Alice da SilvaOficial de Registro

PORTARIA Nº 1.876 DE 25 DE FEVEREIRO DE 2011Nomeia candidatos para contratação temporária em virtude de aprovação em Processo Seletivo e dá outras providências.O PREFEITO MUNICIPAL DE ARINOS, Estado de Minas Gerais, usando de suas atribuições legais;CONSIDERANDO que houve desistência de candidatos aprovados no Processo Seletivo, gerando assim vagas a serem preenchidas;

R E S O L V E:Artigo 1º - Nomear, em virtude de aprovação em Processo Seletivo nº 01/2010, homologado pelo Decreto nº 1.440, de 06 de Janeiro de 2011, candidatos abaixo relacionados para os seus respectivos cargos conforme o disposto, a saber:

Nome CargoSILVANIA PEREIRA LOPES ALCANTARA Agente Comunitário de Saúde – cargo 01MARIA JOSÉ PEREIRA DOS SANTOS Agente Comunitário de Saúde – cargo 01GLAUCIA ALVES TRIGUEIRO Agente Comunitário de Saúde – cargo 01MARIA APARECIDA CAETANO DOS SANTOS Agente Comunitário de Saúde – cargo 01ROSEANE RODRIGUES DE MORAES Agente Comunitário de Saúde – cargo 01STEFANY DE BRITO E SILVA Agente Comunitário de Saúde – cargo 04LINDAURA RODRIGUES DA SILVA Agente Comunitário de Saúde – cargo 04ELIZETH SANTANA VALADARES Agente Comunitário de Saúde – cargo 04ROZALHA CIPRIANO NERY Agente Comunitário de Saúde – cargo 04MEIRY RESNE CARDOSO RAMOS Agente Comunitário de Saúde – cargo 04JORGE ROBERTO CARDOSO REIS Agente Comunitário de Saúde – cargo 08MARIA JOSÉ RODRIGUES DE OLIVEIRA Agente Comunitário de Saúde – cargo 09ACSSIONILDES RIBEIRO VIANA Agente de EndemiasWILZEMAR FERREIRA DOS SANTOS Agente de Endemias

Artigo 2º - Os candidatos, ora nomeados, deverão entregar protocolar seus documentos, na sede da Prefeitura, conforme edital do Processo Seletivo nº 01/2010, no prazo de 30 (trinta) dias contados da data de publicação desta portaria.Artigo 3º - Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação.PUBLIQUE-SE, REGISTRE-SE, CUMPRA-SE. Prefeitura Municipal de Arinos/MG, 25 de fevereiro de 2011.

Carlos Alberto Recch FilhoPrefeito Municipal

Page 5: JORNAL TRIBUNA - EDIÇÃO 282-  MARÇO DE 2011 - UNAÍ-MG

Página 5 Segunda-Feira, 07 de Março de 2011

O prefeito Carlos Alber-to e sua equipe de governo presentearam a população de Arinos com seis importantes obras inauguradas durante as comemorações do 48º ani-versário do município: a es-cola municipal João Gontijo ganhou uma quadra polies-portiva coberta e instalação do Pólo de Informática. Na área de saúde foram inaugu-radas uma Unidade Mista de Saúde e um PSF – Programa Saúde da Família. Também foram inaugurados o Cen-tro de Apoio ao Turismo e o Centro de Cultura e Lazer.

As comemorações come-çaram no dia 26 de fevereiro com esporte e cultos religio-sos que se estenderam tam-bém no dia 27. As inaugura-ções foram realizadas no dia 28, e a meia-noite a Banda Scalla interrompeu o show para que o prefeito e a popu-lação cantasse o “Parabéns Pra Você”. O dia oficial do aniversário, 1º de março, foi reservado para a parte cultu-ral e apresentações artísticas, finalizado com muito esporte na praça “Emília Pereira de Araújo”, novo point da so-ciedade arinense.

Durantes as inaugurações, o prefeito Carlos Alberto sempre esteve acompanha-do pelo seu secretariado municipal, pelo presidente da Câmara Alcides Rodri-gues e pelos vereadores Fá-bio Valadares, Luzia Maria, Idelbrando e Matos Além. Também participaram das inaugurações o presidente da Fundação Municipal de Saúde, José Paulo Mathias, a representante da Fundação Banco do Brasil, Rosângela, e do representante da Ge-rência Regional de Saúde de Unaí, Aprígio Oliveira. Os

nomes dos deputados Gus-tavo Correa, Silas Brasileiro, Zé Santana e Paulo Abi-Akel foram citados pelos recursos e investimentos destinados pelos parlamentares ao mu-nicípio de Arinos. A vice--prefeita Sandra Mara esteve presente no palanque das au-toridades e elogiou o prefeito Carlos Alberto pelo que tem feito durante esses seis anos à frente do poder executivo, desenvolvendo e crescendo cada vez mais o município.

Durante sua primeira ges-tão e agora depois de reeleito o governo de Carlos Alberto

tem proporcionado cresci-mento e destaque de Arinos no Noroeste Mineiro e regi-ões longínquas, conquistan-do o respeito e credibilidade de todos que conhecem a sua forma de administrar o muni-cípio. A administração atual desde quando começou a tra-balhar não parou mais, apli-cando os recursos públicos sempre com transparência, seriedade e respeito aos ci-dadãos arinenses, proporcio-nando um crescimento nunca visto antes, melhorando cada vez mais a qualidade de vida da população.

“É gratificante, como prefei-to, ver que apesar das dificulda-des, estamos conseguindo cum-prir todos os compromissos assumidos com a população de nossa querida cidade. Arinos tem crescido a olhos vistos, em todas as áreas. E a receita para isso é uma só: trabalho sério, transparente, com dedicação e coragem para realizar. A mis-são não acabou. Nunca acaba! Mas enquanto estivermos à frente da administração, Arinos continuará crescendo e dando melhor qualidade de vida para o nosso povo!”, disse o prefeito Carlos Alberto Recch Filho.

Arinos comemora 48 anosPrefeitura inaugura seis grandes

obras durante as festividades

O NOVO POINT DE ARINOS: inaugurado durante o aniversário da cidade o Centro de Cultura e Lazer é o novo Cartão Postal de Arinos. Localizado na entrada da cidade tem como central a Praça Emília

Pereira de Araújo toda reestruturada, composta por um Coreto, aparelhos de ginástica, quadras de areia, quadra poliesportiva e quadras de vôlei, valorizando cada vez mais a convivência social do povo de

Arinos. Todos os shows artísticos e comemorações agora serão realizados no Centro de Cultura e Lazer

A população prestigiou todos os eventos realizados durante as comemorações do 48º aniversário de Arinos

O prefeito Carlos Alberto e sua esposa Solange Recch juntos com a população cantaram os “Parabéns Pra Você”

Page 6: JORNAL TRIBUNA - EDIÇÃO 282-  MARÇO DE 2011 - UNAÍ-MG

Página 6 Segunda-Feira, 07 de Março de 2011

Flashes do 48º aniversário de Arinos

Show com a Banda Scalla Passeio Ciclista Atletismo Adulto Atletismo Infantil

Coral Idade de Ouro Fiandeiras da Região Dança São Gonçalo Bruno de Sagarana

Hasteamento de Bandeiras Fanfarra Municipal Cavalgada Apresentação Gospel

Stand do CCPT Stand do IFMG Stand do PROJOVEM Stand da APAE

Missa em Ação de Graça Culto Evangélico Vice-campeãs do Vôlei Campeãs do Vôlei

Vice-campeões do Vôlei Campeões do Vôlei Vice-campeãs do Futsal Campeãs do Futsal

Vice-campeões do Futsal Campeões do Futsal Vice-campeão Taça Verão A Campeão Taça Verão A

Vice-campeão Taça Verão B Campeão Taça Verão B Vice-campeão Torneio Veterano Campeão Torneio Veterano

Page 7: JORNAL TRIBUNA - EDIÇÃO 282-  MARÇO DE 2011 - UNAÍ-MG

Página 7 Segunda-Feira, 07 de Março de 2011

Obras inauguradas no 48º aniversário de ArinosInauguração da Quadra Poliesportiva da Escola João Gontijo

A educação física e o esporte escolar são espaços privilegia-dos para o exercício da cidadania à medida que proporcionam uma formação qualificada pela emancipação do ser humano, que resulta na construção de uma identidade subjetiva do ser

para o trabalho, o lazer, a criatividade e para a consciência de ser saudável. Pensando em tudo isso, a prefeitura celebrou um convênio com a União, por intermédio do Ministério do Esporte, para a execução do Programa Segundo Tempo o qual

proporcionou a reforma e cobertura da quadra de esportes da Escola Municipal João Gontijo, oferecendo melhores condi-ções de se desenvolverem práticas desportivas aos alunos. A próxima etapa é a construção de arquibancadas.

Inauguração do Pólo de Informática na Escola João Gontijo

O Programa Nacional de Informática na Educação - PROINFO – é desenvolvido pela Secretaria de Educação à Distância em parceria com as secretarias municipais de Edu-cação. Tem por finalidade principal introduzir o uso das tec-

nologias de informação e comunicação nas escolas da rede pública, além de contribuir para a inclusão digital dos profis-sionais da educação, instrumentalizando-os para a utilização significativa de recursos de computadores e da internet. A es-

cola municipal João Gontijo Ferreira que tem 653 alunos do 1º ao 5º ano ganhou 09 computadores com 17 monitores. A cerimônia foi prestigiada pelo diretor da escola e diretores de escola rurais, professores e pais de alunos.

Inauguração da Unidade Mista de Saúde

Grandiosa obra e de suma importância que a prefeitura en-trega à população. A Unidade Mista de Saúde foi construída por meio de convênio com o Ministério da Saúde. É composta por consultório odontológico, fisioterapia, farmácia básica e

laboratório municipal, obra esta que trará mais conforto no atendimento, facilitando o acesso da população e proporcio-nando mais qualidade na prestação do serviço de saúde. A Unidade Mista de Saúde fica ao lado do Hospital Municipal

que no ano passado recebeu reformas e instalação da lavan-deria hospitalar. Também ao lado do Hospital Municipal está sendo construído um prédio que abrigará mais um PSF que atenderá a região central e a zona rural.

Inauguração do PSF no Bairro Primavera

Na busca por uma saúde cada vez melhor, a administração municipal vem realizando melhorias fundamentais em suas unidades de saúde e por meio de Convênio celebrado com a Secretaria de Estado de Saúde entrega à população mais uma

unidade moderna, ampla e que tem como objetivo atender a população com conforto e qualidade. No Município já foram construídos 04 PSFs. O PSF Primavera visa fortalecer a aten-ção básica, onde a prevenção e promoção à saúde é priorida-

de, e para tanto, é necessário que a população seja recebida em um ambiente acolhedor e que lhe proporcione segurança e tranquilidade. A cerimônia contou com a presença do Diretor da GRS de Unaí, Aprígio Oliveira.

Inauguração do Centro de Apoio ao Turismo

A Prefeitura de Arinos construiu o Centro de Apoio ao Tu-rismo, que tem como finalidade ser um ponto de apoio de in-formação ao turista, que visita a cidade que tanto tem crescido e mostrado a toda região a grandeza de sua beleza natural e o

potencial do seu povo. Também foram implantadas a Central Veredas e a COPABASE que surgem com a marca Urucuia Grande Sertão, no território onde se apresentam produtos ar-tesanais e da agricultura familiar que retratam da forma mais

simples e sofisticada as riquezas e o grande potencial do povo sertanejo, que na labuta constante e na astúcia solidária se juntam para buscar e conquistar seu espaço, ampliar renda, dignidade e a qualidade de vida.

Inauguração do Centro de Cultura e Lazer

Os locais destinados à prática de esportes são espaços privilegiados para o exercício da cidadania, convivência social e valorização de relações familiares, assumindo a função de verdadeiro centro democrático de práticas es-

portivas, onde cidadãos de todas as faixas etárias têm a oportunidade de se exercitarem, de se conscientizar de ser saudável e melhorar a qualidade de vida. Pensando nisso, a Prefeitura de Arinos entregou à população a Praça “Emília

Pereira de Araújo” toda reestruturada, composta por Co-reto, aparelhos de ginástica, quadras de areia, quadra po-liesportiva e quadras de vôlei, valorizando a convivência social do povo de Arinos.

Page 8: JORNAL TRIBUNA - EDIÇÃO 282-  MARÇO DE 2011 - UNAÍ-MG

Página 8 Segunda-Feira, 07 de Março de 2011

As Faculdades INESC e o Sebrae-MG, em parceria com várias entidades de Unaí, irão realizar entre 23 e 27 de maio o programa “Meu 1º Negócio” que oferece orientações gratuitas pa-ra quem quer abrir ou melhorar a gestão do negócio. O evento re-úne serviços de orientação para abertura e formalização de em-presas, consultorias gerenciais de marketing, legislação, recursos humanos e finanças, orientação sobre oportunidades de negócio e crédito, palestras gerenciais, oficinas de artesanato, clínicas tecnológicas e Mostra de Ideias de Negócio.

No ano passado, o evento foi realizado em sete cidades: Ube-raba, Governador Valadares, Pouso Alegre, Muriaé, Conse-lheiro Lafaiete, Itaúna e Montes Claros. Foram oferecidas 707 atividades gratuitas como pales-tras, oficinas e consultorias sobre abertura, formalização e gestão de empresas. Foram mais de 19 mil capacitações.

O lançamento do programa para empresários, entidades par-ceiras e autoridades políticas aconteceu no auditório das Fa-culdades INESC no dia 03 de março.

Em mensagem virtual o Dire-tor das Faculdades INESC, Dr. Romualdo Neiva Gonzaga, sa-lientou a importância do evento para Unaí e região. Segundo ele, o programa será realizado junto com a 7ª Jornada Científica, Cul-tural e Social do INESC que terá como tema Educação e Desen-volvimento.

“Vai ser o maior evento di-recionado ao desenvolvimento

Faculdades INESC e Sebrae-MG lançam “Meu 1º Negócio” em Unaí

econômico realizado no Noro-este de Minas Gerais envolven-do a comunidade, empresários, professores, alunos e políticos. Só com eventos dessa natureza é que estaremos alavancando a economia de Unaí que está a pas-sos lentos”, disse Dr. Romualdo Gonzaga.

O Meu Primeiro Negócio

É um evento popular e gratui-to, realizado pelo Sebrae Minas, desde 2007. Foi criado com o ob-jetivo de oportunizar aos poten-ciais empreendedores e empre-sários iniciais o acesso aos ser-viços e produtos da Instituição que contribuam para a abertura, formalização, fortalecimento e sobrevivência dos pequenos ne-gócios. Para uma pequena em-presa se tornar competitiva e am-pliar seu mercado, é necessário que o dono do empreendimento procure orientação, consultoria

e capacitação para administrar o negócio, além de compreender quais são os pontos principais que precisam ser aprimorados na gestão do empreendimento. Visando atender os interesses individuais deste grupo de clien-tes em todo o estado, o Sebrae

Minas e sua equipe técnica, em conjunto com Entidades Parcei-ras, promove, durante o evento, várias atividades para estimular a legalização do negócio e fortale-cer o já existente, propiciando o conhecimento de modernas téc-nicas de gestão.

Escritório: Rua N. Sra. do Carmo, 678 – (038) 3676-2043Tatersal: Rodovia Unaí/Paracatu, Km 04 – (038) 3505-2043

LEILÕES TODAS AS TERÇAS ÀS 20:00 HS

O Unaí Leilões convida para seu Quarto Grande Leilão Car-ga Fechada que será realizado no dia 30 de abril a partir das 17:00 hs em seu Tatersal para gado de cria, recria e engorda.

DOMINGOS SÁVIO SPEZIA

Coordenador da Pós-Graduação eCoordenador da

Jornada Científica, Cultural e Social

WALTER EUSTÁQUIO

RIBEIROCoordenador do Curso de

Administração das Faculdades INESC

MARDEN MÁRCIO MAGALHÃES

Gerente Macro Oeste do

SEBRAE-MG

LUIZ ARAÚJOPrefeito de

Bonfinópolis e vice-presidente

da AMNOR

Emerson Gonçalves, Rosely Vaz e João Cláudio, técnicos do SEBRAE-MG

Lançamento do “Meu 1º Negócio” no auditório das Faculdades INESC

Confirmando a sua con-solidação no setor educacio-nal do noroeste, o Colégio Cenecista Nossa Senhora do Carmo superou todas as previsões e recebeu cerca de 350 alunos novatos. O pre-

domínio se deu na Educação Infantil e no Ensino Funda-mental.

A recepção aos alunos aconteceu no dia 03 de fe-vereiro.

Em março, o “CARMO-

FOLIA” reuniu alunos para se divertir ao som de antigos carnavais.

Nos dias 11 e 12 os pais foram recebidos para a 1ª reunião do ano. Na opor-tunidade conheceram todo

sistema de gestão da escola, bem como as normas peda-gógicas e de convivência.

Nas reuniões enfatizou-se o papel da família na educa-ção dos filhos e a sua parce-ria com a escola.

Colégio do Carmo inicia ano letivo com

recorde de matrículas

Page 9: JORNAL TRIBUNA - EDIÇÃO 282-  MARÇO DE 2011 - UNAÍ-MG

Página 9 Segunda-Feira, 07 de Março de 2011

O prefeito de Paracatu Vasco Praça Filho recebeu o deputado federal Antônio An-drade (PMDB), o deputado estadual Almir Paraca (PT), prefeitos de todas as regiões do estado, o diretor geral da Kinross Paracatu, Gilberto Azevedo, o diretor geral da Faculdade Atenas, Hiran Ra-belo, e junto com o secretário de Estado de Saúde, Antônio Jorge de Souza Marques e o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, inaugurou, no dia 13 de fevereiro, o Hospital Mu-nicipal, onde foi construído um pronto socorro e um setor de internação com 55 leitos. A obra, parceria da Prefeitura de Paracatu com a Minera-dora Kinross e a Faculdade Atenas, exigiu recursos da ordem de R$ 4,3 milhões.

Para o gerente geral da Kinross Paracatu, Gilberto Azevedo, o novo pronto--socorro é motivo de orgulho para toda a cidade. “O nosso compromisso com o desen-volvimento de Paracatu está expresso em atitudes e pro-jetos voltados para a melho-ria da qualidade de vida da população. Essas iniciativas têm como pilares dois valo-res fundamentais da Kinross, que são pessoas em primeiro lugar e a cidadania corporati-va exemplar”, enfatizou Aze-

vedo.“Sem união, nenhum povo

realiza um sonho. A Faculda-de Atenas se sente honrada e lisonjeada pela aliança”, afirmou o diretor geral da Fa-culdade, Hiran Rabelo, que também destacou a participa-ção de Roberto Rabelo para o sucesso da parceria.

Durante a solenidade, o secretário Antônio Jorge res-saltou a importância da re-gionalização para adequar a oferta e a qualidade de cuida-dos secundários e terciários à distribuição territorial das redes de atenção à saúde em Minas Gerais. “Este hospital vem fortalecer a saúde nos polos regionais, se tornando referência na região. Paraca-tu tem cerca de 85 mil habi-tantes, que a partir de agora podem contar com um aten-dimento de qualidade, uma vez que este pronto socorro está entre os melhores do Estado”, disse. O secretário lembrou ainda a união de es-forços e representatividades dos entes privados, estadual e municipal.

Para o ministro da Saúde, a mobilização de usuários do SUS, profissionais de saúde e prefeitura para melhoria das novas áreas do Hospital Municipal veio qualificar os serviços na cidade. “O pron-

Hospital Municipal é inaugurado em Paracatu

to socorro conta agora com o que existe de mais moderno. Paracatu será conhecida co-mo cidade referência em saú-de”, destacou.

Além dos 55 leitos, o pro-

jeto de expansão do Hospi-tal Municipal inclui, ainda, um bloco cirúrgico com três salas, com previsão de inau-guração ainda para este ano. Com o novo setor de interna-

ção, o hospital passará a con-tar com 68 leitos e a expec-tativa é de que esse número chegue a 150 até julho.

O prefeito de Paracatu, Vasco Praça Filho, declarou

que 33% dos recursos do município são destinados à saúde. “Paracatu está entre as cidades que mais inves-tem em saúde no Brasil”, afirmou ele.

Os setores sucroalcooleiro e o extrativo vegetal – carvoa-rias foram alvos das operações realizadas conjuntamente pelo Ministério Público do Traba-lho, o Ministério do Trabalho e Emprego e as Polícias Fe-deral e Rodoviária federal, no período de 7 a 18 de fevereiro em cidades da região de João Pinheiro.

No setor sucroalcoolei-ro, foram lavrados 119 autos de infração para três grandes empresas – Bevap Bioenergé-tica Vale do Paracatu, Capuan Agrícola e Rio Paracatu Agrí-cola e Comercial S/A. Três atividades foram interditadas por falta de condições adequa-das de trabalho.

“As empresas investigadas

receberam para assinarem um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), que reú-ne 47 obrigações necessárias para assegurar direitos legais e condições de segurança aos trabalhadores”, explicaram as procuradoras que atuaram nos casos Elaine Nassif e Letícia Moura.

De acordo com as procura-doras, dentre as muitas irre-gularidades encontradas neste seguimento, destacam-se des-contos indevidos em folha de pagamento; não pagamento de horas extras; não capacita-ção para uso de agrotóxicos; ausência de local para refei-ção; ausência de instalações sanitárias; o não pagamento das horas in intineri (os tra-

balhadores gastam entre 1h e 1h30 até o local de trabalho fora da jornada); violações ao princípio da isonomia no que tange a ajuda de custo de tra-balhadores migrantes e plano de saúde.

Para Victor Hugo Cabral, Auditor Fiscal do Trabalho da SRTE/MG que participou da ação, a gravidade das in-frações aos direitos trabalhis-tas e às condições de trabalho motivou a lavratura das deze-nas de autos de infração e da apreensão de documentos de interesse da fiscalização. “Em 2011, a Secretaria de Inspeção do Trabalho irá intensificar a fiscalização no setor sucroal-cooleiro que é um segmento da economia no Estado de

Minas Gerais reincidente em irregularidades trabalhistas.”, afirma Cabral.

Situação nas carvoarias - Nas carvoeiras, foram to-talmente interditadas as ati-vidades, resgatados 6 traba-lhadores e firmado um Termo de Ajustamento de Conduta para assinatura de CTPS e pagamento de todas as verbas rescisórias. Os mais de dez de-poimentos colhidos dão mos-tras das inúmeras irregularida-des que permeiam o setor de carvoejamento na região, cujo produto é fornecido para gran-des siderúrgicas de Sete Lago-as e Divinópolis.

Para dar sequência à inves-tigação, o Ministério Público do Trabalho instaurou um pro-

MPT e MTE investigam carvoarias e usinas de cana

cedimento denominado PRO-MO (24/2011) em Patos de Minas, no qual serão reunidos todos os documentos e provas relativas à situação carvoeira na região.

Em visitas institucionais, o MPT buscou apoio para a in-

vestigação junto à Promotoria de Justiça, o IEF (escritórios de João Pinheiro, Paracatu e Unaí) e a Polícia Militar Am-biental, com vistas ao enca-minhamento das denúncias de trabalho degradante nas car-voeiras.

A Associação dos Magis-trados Brasileiros (AMB) repudia, com veemência, tentativas de desestabiliza-ção da atuação judicial pau-tada na Lei Maria da Penha, ou em quaisquer outras nor-mas, cuja efetividade repre-senta avanço no respeito à cidadania e na consolidação do Estado Democrático de Direito.

Para o presidente da

AMB, Nelson Calandra à ação da juíza Lisandre Bor-ges, da Comarca de Buritis, no Noroeste de Minas, está orientada pela legalidade e pelo princípio da pacifica-ção das relações sociais. Ao exercer sua função consti-tucional de julgar e decidir, a Magistrada nada mais fez do que adotar medida pro-tetiva em favor de uma mu-lher que sofria grave ame-

aça e agressões físicas, diz. Calandra diz que é de

reconhecimento público que a Lei Maria da Penha trouxe importante avanço à legislação brasileira por permitir a intervenção pre-ventiva do juiz em prol da pacificação das relações sociais. Foi exatamente o que fez a Magistrada, com correção e eficiência, como é de sua característica, ao

decidir pelo afastamento do autor das ameaças do local onde residia a vítima.

Constava dos registros que o réu seria domiciliado em outra cidade e que suas ameaças ocorriam quando ele voltava a Buritis, razão pela qual, na busca da pre-servação da integridade da vítima, foi pactuado, em audiência (acordo entre as partes), que, durante seis

meses, o acusado não iria ao domicílio da vítima, que é sua irmã, explica Calandra.

Lembra o presidente da AMB, que pior, e digno de crítica, seria o contrário, quando em vez de proteger e defender uma vida, tives-se a juíza que, por omissão, julgar depois um crime consumado, do qual a so-ciedade, com toda a razão, teria motivos para lamentar

e reprovar. Registre-se ain-da que não houve recurso à medida protetiva, que, pelo decurso do tempo ne-la definido, já se encontra extinta. Ao final, ficaram, de um lado, críticas e in-compreensões, e de outro, a plena convicção de que a Magistrada agiu, com lisu-ra, no cumprimento da lei e, principalmente, em defesa de uma vida, diz.

AMB se solidariza com juíza de Buritis

Deputado Almir Paraca, ministro da Saúde, Alexandre Padilha, prefeito Vasquinho e o deputado Antônio Andrade na inauguração do Hospital Municipal de Paracatu

Page 10: JORNAL TRIBUNA - EDIÇÃO 282-  MARÇO DE 2011 - UNAÍ-MG

Página 10 Segunda-Feira, 07 de Março de 2011

O prefeito Antério Mâ-nica e o vice José Gomes Branquinho estiveram em Belo Horizonte, no dia 02 de março, para a posse da nova diretoria do Banco de Desenvol-vimento de Minas Gerais (BDMG). O governa-dor do Estado, Antônio Anastasia, empossou o economista Matheus Cotta de Carvalho como presidente do banco e o ex-deputado José Santa-na de Vasconcelos como vice-presidente. Quatro novos diretores também tomaram posse.

Para o prefeito Anté-rio Mânica, a presença de Unaí ao evento foi “oportuna” tanto para le-var os cumprimentos do município quanto para estreitar a aproximação com os novos gestores do BDMG.

“Tivemos a oportuni-dade de cumprimentar o presidente Matheus Cotta e o vice-presidente

José Santana, e já iniciar conversas no sentido de acelerar os recursos de Unaí já pleiteados ao BDMG, abrir possibili-dades para busca de no-vos recursos”, declarou Antério.

O município tem um pedido no banco da libe-ração de R$ 5 milhões de financiamento do Projeto Soma. O recurso é para o asfaltamento das ruas da cidade. “A aproxima-ção com a nova diretoria e, principalmente, com o vice-presidente José San-tana, que tem uma afini-dade muito grande com Unaí”, observou Antério, “com certeza vai acelerar os processos de liberação de recursos e gerar mais benefícios para a nossa comunidade”.

Mais recursos Durante a solenidade

no BDMG, o prefeito An-tério também teve a opor-tunidade de uma conver-

sa rápida com o governa-dor Antônio Anastasia. “O governador é muito grato pela expressiva vo-tação – acima da média do estado – que obteve em Unaí. Mais uma vez ele se colocou à dispo-sição do município para a liberação dos recursos necessários ao desenvol-vimento municipal”.

De acordo com o pre-feito, o próximo recurso a ser liberado pelo esta-do deve ser R$ 3 milhões – compromisso ainda do ex-governador Aécio Neves e assumido por Anastasia – com o muni-cípio. Esse valor é parte da verba que o governo do estado está destinan-do, a fundo perdido, aos municípios desde o ano passado. O montante do recurso é proporcional ao número de habitantes do município.

Fonte: www.prefeitu-raunai.mg.gov.br

Antério e Branquinho prestigiam cerimônia

de posse da nova diretoria do BDMG

União de esforços GDF e Presidência da República pode beneficiar Unaí

A expectativa é manifes-tada pelo vice-prefeito José Gomes Branquinho após par-ticipar de reunião dos prefei-tos da Amab (Associação dos Municípios Adjacentes à Bra-sília), no dia 24 de fevereiro, em Brasília. O encontro foi coordenado pelo Governo do Distrito Federal (GDF) e Sub-chefia de Assuntos Federati-vos da Presidência da Repú-blica. Branquinho substituiu o prefeito Antério Mânica na reunião.

Conforme o vice-prefeito, o GDF e a Presidência da Re-pública querem unir esforços na busca de soluções para os grandes “gargalos” que afli-gem a Região Metropolitana de Brasília (o entorno da ca-pital federal). “A ideia deles é estruturar Brasília e estruturar os municípios vizinhos para desafogar os problemas gera-dos no entorno e que chegam à capital”, Branquinho sinteti-za.

Grandes “gargalos” nos se-tores de saúde, segurança pú-blica e saneamento básico es-tiveram no centro das discus-sões que envolveram os prefei-tos dos municípios do entorno de Brasília (19 de Goiás e os três de Minas: Unaí, Buritis e Cabeceira Grande).

“Eu notei que a presidente Dilma Rousseff quer fazer um projeto-piloto em Brasília. Ela quer criar um modelo de solu-ção para a região metropolita-na da capital federal e depois aplicar o mesmo modelo nas várias regiões metropolitanas do país”, disse Branquinho, para quem Unaí pode ganhar com isso.

“O governador do DF Ag-nelo Queiroz é do PT, a pre-sidente Dilma é do PT, e eles estão com muita vontade de buscar soluções para Brasília e os municípios vizinhos. Por isso, acho que Unaí poderá se beneficiar dessa união de es-forços”, explica.

Branquinho disse ter sina-lizado para o prefeito Antério que este é o momento de forta-lecer a Amab e buscar os equi-pamentos públicos que podem incrementar os municípios. “O prefeito já autorizou a Amab a incluir seu nome em uma das comissões de prefeitos que serão formadas para estudos e tomadas de decisões”.

O próximo encontro com os prefeitos da Amab deverá ocorrer na segunda quinzena de março.

Fonte: www.prefeituraunai.mg.gov.br

O vice-prefeito José Gomes Branquinho fala aos participantes do encontro da Amab

Antério e Branquinho cumprimentaram o governador Anastasia...

... depois parabenizaram o novo presidente do BDMG, Matheus Cotta...

...e o novo vice-presidente do banco, ex-deputado federal José Santana

Apesar do tempo chuvoso, o Unaí Folia 2011 conseguiu cumprir seus objetivos e le-var alegria e muita música aos quatro cantos da cidade. A chuva cancelou a folia so-mente da noite de sexta-feira (4) no Mamoeiro. Nas outras noites, muito som e alegria, com destaque para a noite de segunda e madrugada de ter-ça que lotaram a Praça JK (da Prefeitura).

A folia programada para a noite de sexta-feira no Mamo-eiro foi cancelada devido à for-te chuva que causou, inclusive, a queda de energia elétrica no local. O cantor Lúcia Rocha e o DJ Serginho Facão fariam o som da primeira noite.

Sem a chuva da noite an-terior, a folia do sábado con-tagiou a galera no Novo Ho-rizonte/Canaã. A dupla Célio Júnior e Tayrone e o DJ Sergi-nho Facão se encarregaram de “agitar” os foliões.

A chuva marcou também a programação da terceira noite. No bairro Cachoeira, porém, o público compareceu e mais uma vez a alegria dos foliões ficou por conta de Célio Jú-nior e Tayrone e do DJ Sergi-nho Facão.

Na segunda-feira de carna-val, a melhor noite. Não cho-veu e uma multidão de foliões ocupou a Praça JK, no Centro da cidade, e varou a madruga-da até altas horas. A música que partia do palco também “ecoava” nos sons automoti-vos.

A banda Swing & Cia. le-vou o melhor do Axé Music para os foliões. Simultanea-

mente, o som era reproduzido pela Equipe Conect de som automotivo e seus convidados (GCinco, Digital, Comando). Cerca de 20 veículos ajuda-ram a fazer a festa e “arrasta-ram” as “tribos” para a Praça da Prefeitura.

A banda Swing e Cia. vol-tou ao palco na tarde de terça--feira, para encerrar o Unaí Folia 2011 com uma grande matinê direcionada princi-palmente ao público infanto--juvenil.

Os foliões com mais idade também foram lembrados: no domingo à tarde, no Espaço da Melhoridade, Lúcio Ro-cha fez os maiores de 60 anos "caírem" na folia ao som de tradicionais marchinhas car-navalescas.

Organização

A organização e realiza-ção da folia ficaram a cargo da equipe da Secretaria Mu-nicipal de Cultura e Turismo (Sectur), com apoio direto da Secretaria Municipal de Juventude, Esportes e Lazer (Sejel).

Secretária de Cultura e Turismo, Creonice Leitão, destacou como “positivo” o balanço do Unaí Folia 2011. “Mesmo com a chuva algu-mas noites, o pessoal partici-pou ativamente, brincando, dançando e cantando. Tudo aconteceu com muita música e alegria e não houve nenhuma ocorrência policial ou de qual-quer natureza, foi tudo muito positivo”, avaliou a secretária, agradecendo a todos os que se envolveram direta ou indi-

Apesar da chuva, Carnaval cumpriu objetivo e superou expectativas

retamente, fazendo a folia ou brincando o carnaval.

Para Creonice, o apoio da Sejel foi fundamental para o sucesso da folia. “O secretário Floriano Collato e sua equipe estiveram presentes durante todo o evento ao nosso lado ajudando a fazer o carnaval”, ela reconheceu a parceria, agradecida.

Empossados em suas res-pectivas Pastas recentemente, Creonice e Floriano dizem acreditar que o município po-de fazer um carnaval “ainda melhor” em 2012. “O prefeito quer um carnaval mais moder-nizado no ano que vem”, reve-

lou Floriano, para quem Unaí precisa organizar um evento que mantenha o unaiense na cidade e, ao mesmo tempo, consiga atrair foliões de ou-tros lugares.

Para incrementar a folia do próximo ano, Creonice consi-dera a possibilidade de criar duas escolas de samba, eleger o rei momo e a rainha do car-naval e formar blocos carna-valescos. “Estamos estudando essas e outras possibilidades”, arremata a secretária de Cultu-ra e Turismo.

Fonte: www.prefeituraunai.mg.gov.br

A Praça da Prefeitura ficou lotada na noite de segunda para terça e jovens de todas as idades

curtiram a folia em clima de muita alegria

Page 11: JORNAL TRIBUNA - EDIÇÃO 282-  MARÇO DE 2011 - UNAÍ-MG

Página 11 Segunda-Feira, 07 de Março de 2011

O município de Unaí, o se-gundo maior de Minas Gerais e líder da região Noroeste, es-ta sem previsão de arrecada-ção sobre o IPTU nesse exer-cício. Isso se deu devido ao projeto enviado pelo Executi-vo a Casa, que tinha a preten-são de isentar grande parcela da comunidade e que não foi aprovado pela Câmara. Co-locado a apreciação dos se-nhores vereadores no último dia 21, a reunião foi rechea-da de discursos e posiciona-mentos a favor e contrários. Ao mesmo, foram colocadas nada menos que 18 emendas que acabariam por beneficiar ainda mais a população, po-rém, deixando o município quase sem recursos oriundos desse imposto. As emendas apresentadas davam isenção a empresários, funcionários públicos, aposentados e até para organizações sindicais. Com vereadores defendendo e outros apontando erros, as emendas foram aprovadas, todas as 18 e passaram então para a votação do projeto de-vidamente emendado. Com uma apuração de cinco votos a favor, quatro abstenções e um voto contra, do Vereador Tadeu, o projeto foi rejeitado e deverá voltar, em forma de um novo projeto às comissões

da Casa e posteriormente en-viado ao plenário para nova votação. Veja abaixo, na ín-tegra, o discurso e o posicio-namento do Vereador Tadeu, único parlamentar a votar contra o projeto por entender que ele fere mais a população e os cofres públicos do que beneficia. Veja a transcrição:

“Senhor presidente, se-nhores vereadores, público presente. Essa parte que eu me inscrevi para falar sobre o projeto de lei, porque muito se noticia na imprensa sem passar pela essência e pela verdade do processo. Eu, preocupado com a interpre-tação do Regimento Interno, eu me dirigi ao presidente desta Câmara, nobre verea-dor Hermes, e esse me deu a garantia política, que repeti-mos na presença dos senho-res, de cumprir estritamente o Regimento Interno e tenho certeza que irá cumpri-la. Na verdade, esse projeto trouxe uma alteração nos valores do IPTU elevando-se em 100, 200, 300, 400, 800, e até 900%. Nas plantas que ele especificou e juntou a outros dois projetos para tentar atra-vés de pressão popular, que votasse, indo ao rádio, a tele-visão, e dizendo que se votas-se, dizendo: – olha, os apo-

Vereador Tadeu do PMDB fala à população sobre as verdades do IPTU

Muito debatida a reunião do ultimo dia 21 de fevereiro quando a Câmara Municipal dis-cutiu os novos valores do IPTU. Com discussões calorosas, o projeto acabou rejeitado

sentados, os portadores de doenças, que procurem seus vereadores, procurem quem tem imóvel até 50 mil para pressioná-los porque o proje-to é bom . Ora, senhores. Se o projeto é bom, não existe ne-cessidade de propaganda. Por que esse Poder Legislativo é composto por dez homens, nenhum de nós, nenhum mesmo, teria a coragem de votar contra um aposentado, de votar em quem tem menos favorecimento nas camadas sociais e possuidor de imó-veis de pequeno valor. Nos seriamos incapazes e, todos os senhores sabem disso, de votar contra um idoso. Ve-ja que é um projeto feito as pressas, as correrias, porque,

através de um decreto legis-lativo, sustou-se esse IPTU absurdo, e depois voltou com esse mesmo projeto e, esse projeto, depende de legalida-de, que a Prefeitura, através do prefeito, através de sua assessoria, não respeitou e, vai ao rádio, vai ao jornal, a televisão e falando somente o que lhe interessa. Não diz ele, em nenhuma linha de seu projeto, quais os imóveis que serão atribuídos o valor de 50 mil reais. É sabido e ressabi-do, é corrente e é moente, que raro são os imóveis, raríssi-mos, os que chegam a 50 mil, então, a isenção alardeada, cantata, versada e proseada, pelo prefeito, pelo vice pre-feito, chega-se as raias do ab-

surdo. Primeiro porque viola a Lei de Responsabilidade Fiscal. Todos os projetos que vierem, tem-se que trazer o impacto orçamentário, quan-to se arrecada a mais, quan-to se arrecada a menos, e em bom som, naquela tribuna, o economista da prefeitura, o advogado da prefeitura, afirmavam e afirmaram por escrito, no bojo do projeto, que o impacto é imprevisível, e imprevisível, é o que não se pode prever; Imprevisí-vel são os casos fortuitos de força maior, aqueles que não estão no poder para ser man-tido pela vontade do homem, mas, por ser ciência, a Ma-temática nesse projeto teria que vir clara. Venha prefeito, venha vice prefeito, venha assessores e afirmam que não existe possibilidade, que é imprevisível, e chegam a raia de afirmar em bom som, que esse dinheiro que se arrecada do IPTU de nada vale, por-que o orçamento de Unaí é de mais de 110 milhões. Então, por que ao invés, de querer, aumentar os parâmetros de 100 a 900 %, não deu uma anistia gera? Aí, ele mistu-ra como se fosse um “cerca Leôncio”, um projeto que a votação para ele, é de certa forma diferente e, o outro,

é outra votação. Ele podia muito bem, e pode, fazer os processos separados, esse é o do IPTU, esse outro é dos benefícios dados. Veja bem a conclusão que se chega, as leis hoje vão ser respeitadas, o presidente da Câmara, afir-mou que a garantia jurídica foi resguardada, eu vou com-plementar a explicação para que o povo saia esclarecido e saiba que nenhum vereador desta Casa, nenhum mesmo, irá votar contra aposentados, contra idosos, contra pessoas com doenças terminais que prefiro não citar o nome. É isso que eu quero, que todos saibam a verdade, e isso que eu disse aqui é a verdade”. Disse em seu discurso o Ve-reador Tadeu que ainda deixa a pergunta no ar: Por que não foram feitos projetos distin-tos?

Como o projeto foi rejei-tado, a Câmara Municipal espera agora um novo projeto a ser enviado pelo Executivo que deverá ser analisado em comissões e somente após essas análises, voltar ao ple-nário. Participe mais das reu-niões Ordinárias da Câmara e saiba tudo, na integra e ao vi-vo, o que acontece nesse Po-der. Reuniões segundas-feiras às 15:00 horas.

Na manhã de 10 de feve-reiro uma operação conjunta de policiais civis e militares culminou na prisão de 03 pessoas envolvida com o trá-fico de entorpecentes no mu-nicípio de Riachinho, o qual pertence a comarca de Bonfi-nópolis de Minas.

Policiais Civis e Militares, comandados pelo Delegado Regional de Unaí, Dr. Mar-cos Tadeu e pelo Tenente Ézio deram cumprimento de forma simultânea a diversos mandados de busca e apreen-são naquela cidade.

A Operação “Águas de Março”, planejada pelo Dr. Jonas Tomazi, titular de Bon-finópolis de Minas, foi de-sencadeada em continuação a Operação “Riacho das Pe-dras”, que em dezembro de 2010 levou diversas pessoas envolvidas com o tráfico de “crack” à prisão em Riachi-nho.

Para desencadearem tal operação, os policiais saíram de Unaí por volta das 03 ho-ras da manhã, se reuniram em Bonfinópolis, traçando as últimas diretrizes para tal operação a fim de que os mandados fossem cumpridos de forma garantindo assim o êxito da ação policial.

Odair Jose de Souza

Operação “Águas de Março”Prisão de traficantes em Riachinho

Treinamentos do SENAR em Olericultura mudam vida de assentados em FormosoA produtora rural do

Assentamento Capão do Mel, Antonilha Gonçalves da Silva, já colhe os resul-tados do treinamento em Olericultura Básica, feito no ano passado. Ela con-seguiu ter mais aproveita-mento da produção, com a adoção das técnicas corre-tas. “Vi que não sabia nem como plantar uma horta”, comentou.

A mobilizadora do Sin-dicato dos Produtores Ru-rais, Marilúcia Lima de

Araújo, informou que este resultado foi notado em to-da a comunidade, situada à 35 quilômetros de For-moso. Segundo ela, uma das lições aprendidas pe-los participantes foi com relação ao planejamento da produção. “Eles per-diam muitos produtos por não plantarem na época certa. Com o treinamento, eles aprenderam, também, como deve ser o manejo para os diversos legumes e verduras”, disse.

Marilúcia observou, ainda, que a partir de en-tão, começaram a progra-mar melhor e, com isso, a colher mais. “Antes, pro-duziam só para consumo. Agora, eles comerciali-zam na feira aos domin-gos. Durante a semana, fornecem para a meren-da de uma escola muni-cipal”, informou. Outro ponto que contribuiu para melhorar a renda das fa-mílias foi a diversidade de produtos.

foi autuado por tráfico de entorpecentes(art. 33 da Lei 11.343/06), bem como por posse ilegal de munição de uso permitido(art. 12 da Lei 10.826/03) e posse ilegal de acessório de uso restrito (art. 16 da Lei 10.826/03).

Aurelino Cardoso dos Santos e sua filha Maria Dar-lene Santana dos Santos, pai e filha, foram autuados em flagrante por tráfico de entor-pecentes e associação para o tráfico (artigos 33 e 35 da Lei 11.343/06), sendo que Aure-lino também foi autuado por posse ilegal de munições (art. 12 da Lei 10.826/03).

Outro mandado de busca e apreensão foi cumprido na zona rural de Riachinho,

na Fazenda Riacho Doce, pertencente a Iraci e Pedro Henrique da Silva que não foram presos por não ter si-dos localizados tendo sido instaurado inquérito policial para se apurar tais fatos que constituem crimes previstos nos artigos 12 e 16 da Lei 10.826/03.

Segundo o Delegado Re-gional de Unaí, Dr. Marcos Tadeu, mais uma vez ficou demonstrado que o profissio-nalismo, a dedicação e a in-tegração das Policias Civil e Militar são fatores decisivos para o combate a criminali-dade, principalmente o tráfi-co de entorpecentes, garan-tindo assim a segurança das famílias do noroeste mineiro.

Dr. Marcos Tadeu e o Tenente Ézio com os traficantes apreendidos em Riachinho

Vereador Tadeu foi o único vereador que votou contra o projeto do IPTU

“CAUSAR POLUIÇÃO SONORA É CRIME, COM

PENA DE RECLUSÃO DE 01 (UM) A 04 (QUATRO) ANOS”Referente ao Processo nº 0704.10.000654-0

Page 12: JORNAL TRIBUNA - EDIÇÃO 282-  MARÇO DE 2011 - UNAÍ-MG

Página 12 Segunda-Feira, 07 de Março de 2011

Mais de 20 mil foliões fre-quentaram os cinco dias de festa do CARNABOM 2011 em Bonfinópolis de Minas, de 04 a 08 de março na Praça Silvésia Cândida, que rece-beu uma mega estrutura de palco com shows de Danny

Rabello & Banda, Banda Zem, Banda Stigma, Aliba-bá & Os meninos da Bahia e Banda SambAzul. Na rua ou no palco os dj’s Luciano Kruz, Crazy Frog, Wesley Chapa Quente, Xandy e Ser-ginho Fenômeno comanda-

ram o som e a ordem era não deixar ninguém parado.

Durante a tarde as equipe de som Gcinco Sound Car e Digital Top Sound com seus carros de sons possantes agi-taram a galera na avenida central da cidade, já que não

foi possível frequentar o Ri-beirão Santa Cruz devido a cheia do rio.

Segundo o prefeito Luiz Araújo, foi uma das melho-res festas já realizadas sem nenhuma ocorrência grave registrada. O prefeito infor-

ma também que tem surpre-sas para a festa do carnaval do ano que vem.

A animação foi total de quem participou do Carna-bom 2011. Várias caravanas de cidades da região e de até outros estados festejaram à

vontade garantindo a Bonfi-nópolis de Minas o título de melhor carnaval do Noroeste Mineiro.

O evento teve realização e organização da Prefeitura Municipal com apoio da Câ-mara Municipal.

CARNABOM 2011: O Melhor Carnaval do Noroeste!