jornal novo tempo carioca - ed.27

8
JUNHO/JULHO - Nº27 - RIO DE JANEIRO >> NOTÍCIAS CARIOCAS Página 2 REVISTA ENSAIOS ACADÊMICOS VALORIZA A PESQUISA NA UNICARIOCA >> ACONTECEU >> EM PAUTA Prática Carioca valoriza qualidade de vida para funcionários e alunos AgeCom, a agência laboratório de Comunicação Página 6 Página 8 Você acha que o Dia dos Namorados se tornou apenas uma data comercial? >> EM PAUTA >> EM PAUTA ALUNOS DE MARKETING PRESTAM CONSULTORIA A MICRO E PEQUENAS EMPRESAS CURSO DE PUBLICIDADE OBTÉM 1º LUGAR NO ENADE Página 7 Página 8 >> DESTAQUE >> ENQUETE Gilberto Mendes Ana Gonzalez Mírian Barbosa Unicarreira 2012 ajuda estudantes que buscam oportunidade no mercado de trabalho Páginas 4 e 5 Renata Sigilião e Weider Campos representaram a empresa L’Oréal, que marcou presença com oportunidades de empregos. Versão Final.indd 1 31/05/12 01:58

Upload: nucom-unicarioca

Post on 29-Mar-2016

223 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Destaque: UniCarreira 2012 e o mercado de trabalho. Coordenação do Curso de Jornalismo e Publicidade - Jean Pierre Hashimoto/ Editora - Ronize Aline/ Revisão - Antônio José Chaves/ Chefe de Reportagem - Luciana Gachet/ Assistente de Reportagem - Angélica Lima e Carolina Souza/Diagramação - Eidy Tasaka

TRANSCRIPT

Page 1: Jornal Novo Tempo Carioca - ed.27

J U N H O / J U L H O - N º 2 7 - R I O D E J A N E I R O

> > N OT Í C I A S C A R I O C A S

P á g i n a 2

REVISTA ENSAIOS ACADÊMICOS VALORIZA A PESQUISA NA UNICARIOCA

> > A C O NT E C E U> > E M P A U TA

Prática Carioca valoriza qualidade de vida para funcionários e alunos

AgeCom, a agência laboratório de Comunicação P á g i n a 6P á g i n a 8

Você acha que o Dia dos Namorados se tornou apenas

uma data comercial?

> > E M P A U TA

> > E M P A U TA

ALUNOS DE MARKETING PRESTAM CONSULTORIA A MICRO E PEQUENAS EMPRESAS

CURSO DE PUBLICIDADE OBTÉM 1º LUGAR NO ENADE

P á g i n a 7

P á g i n a 8

> > D E STA Q U E

> > E N Q U E T EG

ilber

to M

ende

sA

na G

onza

lez

Míri

an B

arbo

sa

Unicarreira 2012 ajuda estudantes que buscam oportunidade no mercado de trabalho P á g i n a s 4 e 5

Renata Sigilião e Weider Campos representaram a empresa L’Oréal, que marcou presença com oportunidades de empregos.

Versão Final.indd 1 31/05/12 01:58

Page 2: Jornal Novo Tempo Carioca - ed.27

2 J U N H O / J U L H O - 2 0 1 2

Novo Tempo Carioca - Expediente

Coordenação dos cursos de Jornalismo e Publicidade:Jean Pierre Hashimoto

Editores:Antônio José ChavesRonize Aline

Chefe de Reportagem:Luciana Gachet

Assistentes de Reportagem:Angélica Lima e Carolina Souza

Diagramação:Eidy Tasaka

Alunos de Jornalismo que participaram dessa edição:Amanda MonteAna Beatriz SantosBruno ÁvillaCarlos Milton JúniorCarina AlmeidaCintia CanutoFernanda MirellaHugo de Oliveira Isabelle de OliveiraJosecleyde MontesLeandro EiróMírian Barbosa Naruna Mota

Alunos de Publicidade que participaram dessa edição:Ana Paula Gonzalez Angélica LimaEidy TasakaIvanhoé Poubel

Alunos de Design que participaram dessa edição:Gilberto MendesDérick Cabral

Impressão: Editora Folha DirigidaTiragem: 4 mil exemplares

Participe do ‘‘Novo Tempo Carioca’’, enviando suas críticas e sugestões para o email

[email protected]

Uma das funções das instituições de ensino superior é a de gerar e divulgar conhecimento por meio da pesquisa aplicada às demandas da sociedade. Com esse propósito, a UniCa-rioca lançou Ensaios Acadêmicos, uma revista eletrônica com a fi nalidade de produzir e pu-blicar artigos realizados pelos seus professores. Esse é um projeto realizado pela Coordenação de Pós-Graduação Pesquisa e Extensão (Co-pex), pelo Conselho Executivo, Diretoria e Gerência Acadêmica da instituição.

O idealizador do projeto, Jalme Pereira, coorde-nador da Copex e do curso de Marketing, infor-

O auditório Arcy Magno na UniCarioca - uni-dade Rio Comprido abriu as portas na noite de 18 de abril para a apresentação dos projetos de Iniciação Científi ca, desenvolvido pelos estudan-tes Antonio Podgorski e Filipe Lucas Souza, am-bos do curso de Ciência da Computação, mais o projeto das alunas Débora de Cássia e Márcia Seitas em parceria com a pro-fessora Regina Célia Moraes.

Antonio Podgorski e Filipe Lucas iniciaram a noite apre-sentando seu projeto de rede social inteligente, batizado de “Unir-Carioca”, similar a ou-tras redes como Facebook e Yahoo Respostas. A proposta é unir em um mesmo fórum os alunos da instituição com o objetivo de trocarem expe-riências por meio de dúvidas e respostas. Ali os alunos po-dem buscar e oferecer ajuda a todos, no sistema que valoriza a classifi cação de assuntos por meio de ferramentas como tags. A rede ainda está em fase de testes (Beta) e será integrada em breve ao 28Horas, dentro do portal da faculdade.

Revista Ensaios Acadêmicos valoriza a pesquisa na UniCarioca

UniCarioca apresenta projetos de Iniciação Científi ca

TeXTO: Ana Santos

TeXTO: Carlos Junior / FOTO: Ana Gonzalez

NOTÍCIAS CARIOCAS

mou que a importância da revista está na chance de criar o conhecimento dentro da instituição. “Queremos valorizar o trabalho dos nossos mes-tres e trazer para a comunidade acadêmica o co-nhecimento além da sala de aula”, disse Jalme.

A revista já está recebendo propostas de pro-fessores externos para a divulgação de seus ar-tigos, comprovando a importância do veículo. Atualmente, ela está disponível on-line, pelo site < www.unicarioca.edu.br> e no 28Horas, o que facilita o acesso de alunos e professores. A insti-tuição almeja futuramente tê-la impressa e ser indexada por um conselho editorial externo.

Dando seguimento às apresentações, a professo-ra Regina Célia introduziu o tema “Os caminhos do letramento na crise da modernidade: um estu-do com mulheres no Bairro Vila Canoas“, fruto de sua pesquisa com Marcia Seitas e Débora de Cássia. Elas compartilharam um pouco de sua experiência na Vila Canoas, comunidade que fi ca próxima à Rocinha, na Zona Sul do Rio, onde examinaram o cotidiano da vila administrada exclusivamente por

mulheres, oriundas das mais diver-sas partes do país.

Inseridas no ambiente de Vila Canoas e participando das ativida-des da região, a professora e suas orientadas conseguiram traçar um paralelo entre a Metodologia do Círculo de Cultura de Paulo Freire e a Teoria da Curva de Rogers, que diz respeito à propagação das infor-mações debatidas no círculo pelas pessoas da comunidade. O projeto rendeu material sufi ciente para a produção de um livro, pelas mãos

de Débora de Cássia, a ser lançado futuramente.A Iniciação Científi ca é uma iniciativa da Uni-

Carioca com o objetivo de estimular os alunos que se destacam e têm interesse pela carreira docente ou no desenvolvimento de pesquisas científi cas.

Professora e doutora Regina Célia Moraes.

Versão Final.indd 2 31/05/12 01:58

Page 3: Jornal Novo Tempo Carioca - ed.27

3J U N H O / J U L H O - 2 0 1 2

O dia 12 de junho está chegando e é só dar uma caminhada pelas ruas para ver que as vitrines já estão enfeitadas com motivos românticos, corações, cupidos e afi ns. Além de compartilhar bons momentos ao lado da pessoa amada, o Dia dos Namorados vem se

transformando, há algum tempo, em motivo para dar e receber presentes. Aliás, muitos acreditam que estar junto de quem se ama deixou de ser a razão principal da data.

Você acha que o Dia dos Namorados se tornouapenas uma data comercial?

Isnahia Garboggini, Gestão de RH, Ja-carepaguá: “Também é uma data comercial, assim como toda comemoração onde o comer-cio está envolvido, porém acredito que é um dia onde as pessoas pensam um pouco mais no amor, e o romantismo afl ora.”(Angélica Lima)

Lilian Nagata, Análise e Desenvol-vimento de Sistemas, Jacarepaguá: “Sim. Infelizmente todo dia agora é trans-formado em data comercial, porque tudo é motivo para vender.”(Angélica Lima)

Ang

elic

a Li

ma

Isab

elle

Oliv

eira

Ang

elic

a Li

ma

Isab

elle

Oliv

eira

Cyntia Fonseca, Jornalismo, Rio Compri-do: “Acredito que de alguma forma, sim, virou uma data comercial. Ainda mais no país e no mundo em que vivemos, tão capitalista. Tudo vira um motivo de exploração do comércio. E com isso acaba perdendo um pouco o sentido. Mas continua sendo romântico!”(Cintia Canuto)

Thiago Amaral, Jornalismo, Rio Com-prido: “Virou sim. Assim, como o Dia das Mães, dos Pais, das Crianças... Mas, para as pessoas continua sendo uma data sentimen-tal.”(Cintia Canuto)

Cin

tia C

anut

o

Cin

tia C

anut

o

Tania Oliveira, Pedagogia, Bento Ribei-ro: “Sim. Antes era uma data festiva que unia os casais, na qual o amor era celebrado. Hoje em dia existem pessoas que arrumam um namorado próximo à data somente para ganhar um bom presente.” (Angélica Lima)

Mônica Nunes, Pedagogia, Bento Ri-beiro: “Sim. Porque a data não é mais vista como um dia romântico, e sim como um dia de dar presente e gastar no shopping. Nin-guém liga para o Dia dos Namorados como antes.”(Angélica Lima)

Ang

elic

a Li

ma

Ang

elic

a Li

ma

Renan Ramos, Administração, Meier I: “Sim. Nos dias atuais é mais uma data para o comércio lucrar, seja em fl oricultura, lojas de chocolate ou de esportes. Através dos meios de comunicação, o comércio consegue cada vez mais transmitir a ideia do consumo nessa data.”(Isabelle Oliveira)

Karina Machado, Administração, Meier I: “Sim. É uma forma de o comércio lucrar mais no mês de junho, já que o mesmo não tem outra data comemorativa, e como temos o costume de trocar presentes, é uma data excelente para os namorados.”(Isabelle Oliveira)

Fábio Luís Santana, Publicidade, Rio Comprido: “Eu acho que sim. Acho que o ca-pitalismo precisa disso, de datas que comemo-rem alguma coisa justamente pra poder vender produtos. Ele usa muitos artifícios pra vender as coisas.”(Naruna Mota)

Dérick Cabral, Design, Rio Comprido: “Fato. Virou uma data comercial como qual-quer outra data comemorativa, assim como Dia das Mães, Natal ou Páscoa. O comércio se aproveitou da tradição de dar presente para lucrar, pois identifi cou que o consumo nessa data se torna frenético”.(Angélica Lima)

Nar

una

Mot

a

Nar

una

Mot

a

ENQUETE

Versão Final.indd 3 31/05/12 01:58

Page 4: Jornal Novo Tempo Carioca - ed.27

4 J U N H O / J U L H O - 2 0 1 2

CAPA

José

Aze

vedo

Auxílio a estudantes que buscam oportunidade no mercado de trabalho

A jornalista Maria Paula Carvalho, repórter e apresentadora da Globo News, teve como anfitrião o professor Carlos Kober, da TV Globo e da UniCarioca, que já havia sido seu professor no passado, e conversou sobre os desafios de conciliar a vida acadêmica com a vida profissional, compartilhando suas expe-riências com a plateia presente. Maria Paula apresentou seu trabalho sobre a série de re-portagens “Caravanas da identidade”, que resultou em um livro de sua autoria sobre o telejornalismo brasileiro. Carlos Junior

Mais uma vez a UniCarioca abriu suas portas para o mercado de trabalho. De 17 a 19 de maio aconteceu em todas as unidades da instituição a UniCarreira, evento que já é um sucesso entre alunos e professores. Palestras, debates, workshops, oficinas e a presença de profissionais renomados fizeram parte da programação. Além disso, estandes de empresas faziam o cadastro dos interessados em se candidatarem a uma vaga de estágio. Confira alguns destaques do evento.

unicarreira 2012

Vida acadêmica e profissional com Maria Paula Carvalho

Versão Final.indd 4 31/05/12 01:59

Page 5: Jornal Novo Tempo Carioca - ed.27

5J U N H O / J U L H O - 2 0 1 2

CAPA

Ana

Gon

zale

zA

na G

onza

lez

A empresa L’oreal apresentou todos os pro-dutos do grupo e mostrou a preocupação em oferecer produtos de beleza de forma aces-sível e com qualidade para satisfação do pú-blico no mundo inteiro. Renata Sigilião, do Recursos Humanos, alertou que para garantir uma vaga em uma empresa multinacional é necessário – além das qualidades profi ssionais – ter um bom comportamento e atitude.

O grupo está em busca de atrair novos ta-lentos, e já fechou parceria com a UniCarioca participando das aulas de alguns cursos. Fi-que ligado!

Luciana Gachet

Mírian Barbosa e Bruno Avilla

Amanda Monte

A palestra “O mercado de trabalho em Tecnologia da Informação”, proferida por Marcelo Sávio, arquiteto de TI da empresa IBM, abordou como é o trabalho na área, além de orientar quem deseja trabalhar com informática. Deu dicas que valem para fu-turos profi ssionais de qualquer curso. Entre elas, ressaltou a necessidade fundamental do estágio para um aluno universitário.

O tema Jornalismo Esportivo fi cou com os jornalistas da rádio CBN, Felipe Santos e Le-andro Lacerda.

Leandro mostrou os erros mais famosos das transmissões de rádio e deixou uma sensação positiva de que o mercado a cada dia se aque-ce visando a Copa do Mundo de 2014, e assim deve continuar até que cheguem as Olimpíadas 2016. Já Felipe Santos aconselhou os futuros jornalistas que desejam trabalhar na área a te-rem espírito crítico para saber o que é noticia e o que é entretenimento. Ele atualmente também ministra um curso de extensão em Jornalismo Esportivo na UniCarioca.

 A participação do grupo Parafernalha no UniCarreira descontraiu o público com muitas brinca-deiras e gozações. Um dos integrantes, o “webceleb” (celebridade da internet) Felipe Neto, contou que o grupo surgiu após o sucesso de um trabalho num canal do YouTube, chamado “Não faz sentido”. Hoje, possui uma produtora que pretende levar conteúdo divertido para as pessoas, mas tecnicamente profi ssional. A intenção do grupo é ajudar o país a ser referência em produção de con-teúdo audiovisual na web.

O programa Foco na Carreira, da TV Unicarioca, gravou um programa especial com os convi-dados do UniCarreira. A tenente Deila Malta falou sobre o mercado promissor e as oportunidades na Marinha brasileira. João Estevam, das rádios Manchete e Tupi, alertou sobre a necessidade de o jornalista entender dos mais variados assuntos e não parar de estudar.

Os professores da UniCarioca Luciene Setta, Ary Santos e Jalme Pereira enriqueceram ainda mais o programa contando suas experiências profi ssionais.

Jornalismo Esportivo, um mercado em ascensão

Grupo Parafernalha traz diversão ao UniCarreira

Programa ao vivo com bate-papo sobre carreira

O mercado de trabalho na área de TI

Universo L’oreal

Josecleyde Montes

Ana Santos

Versão Final.indd 5 31/05/12 01:59

Page 6: Jornal Novo Tempo Carioca - ed.27

6 J U N H O / J U L H O - 2 0 1 2

O projeto de reforço acadêmico Letras e Números está agora focado nas provas de concursos públicos. Com esse novo formato, obteve recorde de participação atraindo um grande número de alunos que estão buscando aprimorar seus conhecimentos matemáticos e de português. As aulas são destinadas aos alu-nos da instituição, que podem convidar ami-gos e parentes para participar. Os professores Manuel Martins e Lúcia Venina informam que os participantes contam com o apoio vir-tual, no 28Horas, além da presença de um intérprete de libras para os alunos deficientes auditivos.

O projeto Prática Carioca, idealizado pelo pro-fessor Eduardo Cherem, acontece desde o semes-tre passado e já conta com aproximadamente 30 alunos, a maioria da unidade Rio Comprido. Eles praticam futebol de salão, sempre com a super-visão do professor, que vem buscando dentro do sistema 28Horas interagir com alunos a fim de descobrir qual esporte ele pode agregar ao proje-to e aumentar a prática esportiva entre alunos e funcionários.

Atualmente apenas o futebol de salão está sendo praticado, mas já houve a inserção do muay thai (boxe tailandês) no projeto, dependendo apenas de alunos interessados em praticá-lo. O projeto engloba as uni-dades Rio Comprido, Meier II e Bento Ribeiro. Todas as quartas e sextas e todo sábado os alunos da unidade Rio Comprido se reúnem, entre 21h e 23 h, para jogar futsal e, no sábado, de 14h até as 15 h. A prática de

‘Letras e números’ tem recorde de participação de estudantes

Prática Carioca leva qualidade de vida a funcionários e alunos

TeXTO: Luciana GachetFOTOS: Hugo de Oliveira

TeXTO: Bruno AvillaFOTO: Mírian Barbosa

ACONTECEU

muay thai acontece das 15 h às 16 h. A prática esporti-va acontece no Esporte Clube Casa Vila da Feira (Rua Haddock Lobo, nº195).

Os alunos de Bento Ribeiro jogam na quin-ta-feira a partir das 21h na própria unidade,

que já tem uma quadra disponível, ou no clu-be disponibilizado para a prática no Rio Com-prido. Já os alunos do Meier II podem esco-lher pela quadra de Bento Ribeiro ou o clube do Rio Comprido.

Versão Final.indd 6 31/05/12 01:59

Page 7: Jornal Novo Tempo Carioca - ed.27

7J U N H O / J U L H O - 2 0 1 2

EM PAUTA

O Escritório de Práticas de Marketing é uma gran-de oportunidade para os alunos da UniCarioca apri-morarem os conhecimentos teóricos aprendidos em sala de aula. Os alunos prestam consultoria a micro e pequenas empresas, que geralmente não possuem recursos para fi nanciar esse tipo de serviço.

Segundo o coordenador do escritório, professor Jalme da Silva Pereira, os alunos buscam entender qual o problema da empresa, o público-alvo, qual seu diferencial e, a partir daí, traçam metas e ob-jetivos a serem alcançados.

O Escritório de Práticas de Marketing já teve seu trabalho reconhecido pela mídia em notas pu-blicadas nos jornais O Globo e Extra – uma delas sobre a pesquisa de mercado realizada para saber o pensamento do consumidor do Rio em relação à compra de ovos de Páscoa, publicada no cader-no de Negócios e Cia., e a outra com informações a respeito do atendimento realizado pelos alunos.

Os colaboradores, além de ganharem horas PAC, depois de alcançado um determinado número de horas ainda recebem uma certifi cação intermediária

A Expo CIEE é o maior evento voltado a carreira e profi ssões do Rio de Janeiro. Nos dias 17, 18 e 19 de abril, o Centro de Convenções Sulamérica, no Cen-tro, recebeu grandes empresas, curso de qualifi cação e idiomas, cursos preparatórios, agência de intercâmbio e as principais universidades da cidade.

A UniCarioca esteve presente com um estande, distribuindo brindes e descontos especiais para os visitantes da feira, e ainda realizou uma palestra con-duzida pelo professor Jalme Pereira.

O tema “Competências profi ssionais essenciais para as próximas décadas” alertou os estudantes sobre as necessidades do mercado e ainda deu dicas para ter um diferencial e conquistar uma vaga de emprego.

Alunos de Marketing prestam consultoria a micro e pequenas empresasTeXTO: Carina AlmeidaFOTO: Ivanhoé Poubel

TeXTO: Luciana Gachet

de assessor de marketing. Isso proporciona um dife-rencial no mercado de trabalho, pois o aluno passa a ter qualifi cações a mais que seus concorrentes.

É muito fácil participar do projeto. Basta aces-sar o 28Horas e clicar no link Escritório de Práti-cas de Marketing. Após a inscrição o aluno parti-cipará de forma presencial, nas unidades Meier e Rio Comprido, ou virtual, a seu critério. Não há restrição quanto ao período, e alunos de outros cursos também podem colaborar.

De acordo com o professor Jalme da Silva Perei-ra, em breve o Escritório de Práticas de Marketing funcionará em todas as unidades e terá parcerias com outros núcleos, como o Núcleo de Comuni-cação e Novas Mídias (Nucom).

Mais uma vez a UniCarioca projeta o nome da instituição ajudando no crescimento de micro e pequenas empresas e, ao mesmo tempo, propor-cionando aos seus alunos o treinamento necessá-rio para se tornarem excelentes profi ssionais.

consultoria de Marketing atendimento: Av. Paulo de Frontin, 568 Rio CompridoHorário: 10h às 17 h

A Unicarioca oferecerá no próximo semestre o MBA em Gestão Universitária. O objetivo da pós-gradu-ação é capacitar pessoas a lidar com as atividades relacionadas ao controle de uma universidade. O curso foi desenvolvido em resposta à tendência de crescimento das universidades, que deixaram de ser meros centros de educação para se tornarem grandes empresas. Um mercado promissor se for-mou, que necessita de profi ssionais cada vez mais habilitados para lidar com os desafi os desse tipo de gestão. Uma primeira turma formada pelo corpo de funcio-nários da UniCarioca compôs a primeira turma, que se forma esse mês. O curso tem em seu quadro do-centes com passagens por órgãos da administração pública como Inep, Sisu e o próprio MEC, os alunos terminam o MBA com um diferencial para gerir uma universidade. São 360h abordando questões de marketing, fi nanças, liderança, termos regulatórios, MEC e outros. Maiores informações nas secretarias das unidades. (Leandro Eiró)

Palestra sobre competências profi ssionais é destaque na Expo CIEE 2012

Versão Final.indd 7 31/05/12 01:59

Page 8: Jornal Novo Tempo Carioca - ed.27

8 J U N H O / J U L H O - 2 0 1 2

Depois de três anos de espera, foi publicado no Diário Ofi cial da União (DOU) do dia 16 de março que o curso de Publicidade e Propaganda da UniCa-rioca é o primeiro lugar entre os cursos de todos os centros universitários do Rio de Janeiro. Com isso obteve renovação do seu reconhecimento e conquis-tou um grande status.

Esse resultado foi produto do Enade realizado em 2009. A instituição teve bom desempenho, e além do 1º lugar como centro universitário, fi cou em 5º lugar no ranking geral, que inclui, além dos centros universitários, as faculdades e as universidades. A co-locação também se deve à boa infraestrutura do curso, que concilia a quantidade de mestres e doutores que trabalham na instituição.

O prestígio foi tão grande que a estudante Laryssa Mello, que está no 7º período do curso, se sente or-gulhosa por ter feito parte dessa colocação, já que fez o Enade 2009 estando apenas no 1º período. “Me sinto muito feliz por ter participado disso também, desse 1º lugar. Além do mais teve e terá sua impor-tância porque vai contar bastante no mercado de tra-balho quando verem o nome da instituição que cur-sei, verem que ela tem seu status”, declarou Laryssa.

Além disso, o 1º lugar ainda têm sua infl uência no lado pessoal dos alunos. “Fiquei feliz com a no-

Curso de Publicidade obtém 1º lugar no Enade

AgeCom aproxima alunos da prática do mercado

TeXTO / FOTO: Naruna Mota

TeXTO: Fernanda Mirella / FOTOS: Gilberto Mendes

EM PAUTA

tícia, pela importância que signifi ca para nós, para o nosso currículo. No meu caso, que estou concluindo o curso e já tento entrar no mercado de trabalho, a notícia é boa para fortalecer o cur-rículo, por fazer parte de uma instituição que con-seguiu tal nota no Enade. Foi importante e é uma conquista pra Carioca”, afi rmou Ivanhoé Poubel, que está no 8º período.

Sobre o futuro do cur-so, o coordenador Jean Pierre Hashimoto diz que o resultado é muito importante porque confi r-ma o trabalho dos professores da UniCarioca, e que o Enade não é um momento na vida acadêmica, e sim um ciclo. “Além de mostrar para nossos alunos que eles são capazes, isso traz muita sinergia para o curso, não só agora, mas também para o futuro. O Enade é como uma corrida com bastão, o aluno que está estudando agora está ‘colhendo os frutos’ do exame que os colegas realizaram no passado. No

fi nal deste ano teremos mais um desafi o e os alu-nos de agora precisam deixar bons resultados para os que virão. Temos que transformar o Enade em rotina, temos que encará-lo sem medo ou pregui-ça. Costumo dizer que os preparativos para o Ena-de começam no primeiro dia em que o aluno pisa na faculdade, então é isso: ministrar uma boa aula e dedicar-se aos estudos, o resto é consequência”, ressaltou Jean Pierre.

A Agência Experimental de Comunicação (Age-Com) é um projeto criado para proporcionar ao alu-no da UniCarioca o contato direto com atividades do mercado. Ela foi fundada no ano de 2010 para os es-tudantes de Publicidade e Jornalismo desenvolverem, na prática, campanhas publicitárias e projetos de co-municação em geral.

Nesse ano, a Agecom abriu espaço para que estu-dantes de todos os cursos possam participar como voluntários e expandir seus conhecimentos, além de ganhar horas PAC. Por enquanto o projeto está se-diado no Rio Comprido, mas em breve deverá chegar a outras unidades. Para quem quiser participar como voluntário, é simples: basta comparecer à própria Age-Com no sexto andar e se inscrever.

A AgeCom funciona de segunda à sexta, das 9h às 21h. Para mais informações, entre em contato com o professor Jean Pierre ou acesse o blog da AgeCom: agecom1.blogspot.com.br.

Ivanhoé Poubel, Laryssa Mello (ao centro) e Ana Paula Araújo: felizes com o resultado.

Versão Final.indd 8 31/05/12 01:59