boqnews ed 941 de 27 a 03 05 13

24
EM CIRCULAÇÃO DESDE 1986 Santos, 27 a 3 de maio de 2013 | Nº 941 | ANO XXVIII Dia do Trabalho Tempo superado ARQUIVO PESSOAL DANÇA Dia Internacional da Dança será comemorado com atividades gratuitas nesta segunda-feira (29), em Santos. Página 21 etc CULTURA & VARIEDADES FOTOS DIVULGAÇÃO CINEMA Terceiro filme da franquia Homem de Ferro é a principal estreia da semana. Página 22 TEATRO Louca de Amor - Quase Surtada é atração do Teatro Guarany neste final de semana. Página 21 Passeios no interior Socorro e Águas de Lindoia oferecem diferentes passeios e aventuras para toda a família, em contato direto com a natureza. Páginas 11 a 13 Cada vez mais pessoas de cabelos brancos têm celebrado o Dia do Trabalho, comemorado nesta quarta-feira (1º). Conheça a história de quatro profissionais que já ultrapassaram os 80 anos, mas não pensam em parar, como o professor universitário Celso Volpe (foto), de 82 anos, que também é o participante mais idoso em atividade no Projeto Rondon no País. Páginas 4 e 5

Upload: jornal-boqnews

Post on 26-Mar-2016

217 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Boqnews ed 941 de 27 a 03 05 13

TRANSCRIPT

Page 1: Boqnews ed 941 de 27 a 03 05 13

EM CIRCULAÇÃO DESDE 1986 Santos, 27 a 3 de maio de 2013 | Nº 941 | ANO XXVIII

Dia do Trabalho

Tempo superadoARQUIVO PESSOAL

DANÇADia Internacional da Dança será comemorado com atividades gratuitas nesta segunda-feira (29), em Santos.Página 21

etc CULTURA & VARIEDADES

FOTOS DIVULGAÇÃO

CINEMATerceiro filme

da franquia Homem de

Ferro é a principal

estreia da semana.

Página 22

TEATROLouca de Amor - Quase Surtada

é atração do Teatro Guarany

neste final de semana. Página 21

Passeios no interior

Socorro e Águas de Lindoia oferecem diferentes passeios e

aventuras para toda a família, em contato direto com a natureza.

Páginas 11 a 13

Cada vez mais pessoas de cabelos brancos têm celebrado o Dia do Trabalho, comemorado nesta quarta-feira (1º). Conheça a história de quatro profissionais que já ultrapassaram os 80 anos, mas não pensam em parar, como o professor universitário Celso Volpe (foto), de 82 anos, que também é o participante mais idoso em atividade no Projeto Rondon no País. Páginas 4 e 5

Page 2: Boqnews ed 941 de 27 a 03 05 13

Mala

Boqnews FUNDADORJairo Sérgio de Abreu Campos (Mtb 12.514)

DIRETOR DE REDAÇÃOHumberto Iafullo Challoub (Mtb 17.645)

DIRETOR ADM./COMERCIALFernando De Maria dos Santos (Mtb 21.123)

IMPRESSÃOEmpresa Folha da Manhã S.A.

(Folha de S. Paulo)

FALE CONOSCO

PABX (13) 3238.3380 REDAÇÃO: [email protected] MARKETING E PUBLICIDADE: [email protected] DEPTO. FINANCEIRO: [email protected] DEPTO. DE ARTE: [email protected]

INTERNETWWW.BOQNEWS.COM

@BOQNEWS BOQNEWS

EM CIRCULAÇÃO DESDE 1986

BOQNEWS É PUBLICADO PELA ENFOQUE JORNAL E EDITORA LTDA.

Avenida Pedro Lessa, 3.076 - cj 81 - Embaré - Santos - SP - CEP 11025-002

Distribuição gratuita em residências, estabelecimen-tos, centros comerciais e shoppings de Santos. Em

bancas da Baixada Santista, a R$ 0,50.

Campo Neutro URIEL VILLAS BOASDIRETOR DA FITMETAL/CTB E DA ASIMETAL

Dia internacional da classe trabalhadora

As lutas precisam ser unitárias e mais politizadas, com a superação das divergências e a busca de envolvimento da classe trabalhadora na defesa dos direitos já conquistados.

Os trabalhadores de todo o mundo foram incentivados a relembrar uma gre-ve deflagrada nos Estados Unidos e que causou a execução de oito trabalhadores, acusados como líderes do movimento que buscava a implementação da jornada de trabalho de oito horas.Isto aconteceu nos idos de 1886 na cidade de Chicago nos Estados Unidos e entrou para a história do movimento operário mundial. E a Interna-cional Socialista, anos depois, decidiu que a data seria o marco histórico, a referência para que os trabalhadores do mundo também se sentissem motivados a lutarem contra a exploração a que eram submetidos por seus patrões, nas mais diversas atividades.

No Brasil a data foi comemorada pela primeira vez em 1896 e aqui na cidade de Santos. Era o fim de mais um século e o nosso país recebia milhares de imigrantes, entre os quais os espanhóis, italianos e portugueses., E muitos deles vinham com uma formação política radical, defenden-do ideias socialistas e também estavam presentes muitos anarquistas. Era o início da formação sindical dos brasileiros, nas muitas atividades econômicas que já proporcionavam muitos empregos. E os trabalhadores não se limitavam a ações isoladas. Os militantes sindicais buscaram a organização de entidades representativas. E com influência ideológica.

O tempo passou, muita coisa acon-teceu, muitas leis foram criadas, muitas lutas, muitas greves, mas também muita repressão.Uma fase que ganhou muito destaque foi denominado de ditadura Vargas. O político gaucho assumiu o poder nos primórdios dos anos 30 e de forma

inteligente, criou mecanismos para tentar se contrapor ao movimento operário mais politizado. Foi quando surgiu a denomina-da Consolidação das Leis do Trabalho, e também a a Lei da Previdência Social.Ele promoveu também a formatação da estrutu-ra sindical, que até hoje não foi modificada.

E quando se fala em 10 de Maio, para parte significativa da classe dos trabalhadores é apenas mais um feriado, mais um dia de descanso. E esta é uma questão que exige uma profunda reflexão.As comemorações que estão sendo programadas em várias lo-calidades se caracterizam pela realização de festividades, de modo a atrair a participação de muita gente. Mas em tais manifestações as reivindicações e as questões considera-das como bandeiras de luta não ganham o destaque merecido. Entre elas podem ser citadas a redução da jornada de trabalho, a estabilidade no emprego, um salário mínimo que corresponda aos ditames constitucionais, a mudança na estrutura sindical, com re-presentação por local de trabalho.

E também a luta pelos direitos dos aposentados, pela saúde e educação pública de alto nível. Estes são temas que exigem mais ênfase, mais empenho dos militantes sindicais. As lutas precisam ser unitárias e mais politizadas, com a superação das divergências e a busca de envolvimento da classe trabalhadora na defesa dos direitos já conquistados. E colocando em destaque os pontos que são as bandeiras de luta de todos os que exercem alguma atividade profissio-nal. São procedimentos que caracterizam a homenagem que os líderes operários que foram os motivadores da data tão importante efetivamente merecem.

Ao aprovar a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) estabelecendo que decisões do Supremo Tribunal Federal (STF) sobre a não validade de emendas constitucionais passem a ser chanceladas pelo Congresso Nacional, a Comissão de Constituição e Justiça da Câmara Federal evidenciou com toda a clareza o embate travado entre os poderes Judiciário e Le-gislativo, a partir dos recentes julgamen-tos que desagradaram parlamentares. A proposta de submeter as decisões do tribunal ao crivo do Congresso Nacional, que incluiu ainda a intenção de aumen-tar, de 6 para 9 , o número de votos para declarar, no STF, a inconstitucionalidade de leis, carrega clara intenção revanchista e, por isso, dificilmente deverá prosperar nos plenários da Câmara e Senado.

O conflito velado entre os dois poderes serviu para trazer à tona o questionamento sobre o real papel ins-titucional que a suprema corte jurídica e o parlamento devem exercer dentro do estado brasileiro. Há de se reconhecer que, contrariando os princípios de discrição e neutralidade, o STF passou a ganhar maior notorie-dade em razão dos posicionamentos políticos de seus ministros e pela tomada de decisões em consonância com a opinião pública nacional. Também é verdadeiro que, ao extrapolar, em alguns casos, sua área de atuação, as repetidas intromissões da suprema corte motivaram controvérsias e realçaram suas fragilidades, tornando--se assim também alvo da desconfiança da sociedade.

O papel que cabe a cada umNesse sentido, o momento favorece o retorno do debate sobre a implemen-tação de órgãos de fiscalização externa do Judiciário, assim como já ocorre em diversos setores do poderes executivo e legislativo. O processo endêmico de cor-rupção e clientelismo que está entre as principais mazelas que afetam o serviço público brasileiro, ao que se sabe, tam-bém não exclui os sistemas jurídicos, que, em muitas situações, se valem das égides da inviolabilidade e imunidade para acobertar decisões orientadas por interesses econômicos e absolutistas.

Da mesma forma, é importante a realização de uma profunda revisão sobre os sistemas de acesso aos principais cargos do Judiciário, a partir de critérios que valorizem, além da base de conhecimento pessoal, a postura ética e o histórico de realizações profissionais na área. Mais do que dedicar tempos generosos ao fomento de polêmicas e debates por meio da mídia, seria de maior valia que os parlamentares dedicassem atenção a temas de maior relevância, como a reforma política; e aos ministros do STF igual atenção ao traba-lho de tornar o Judiciário mais ágil, menos burocrático e preocupado em democratizar o acesso a milhares de brasileiros hoje subtraídos de seus direitos fundamen-tais. Aos que legislam e aos que julgam cabe o dever de preservar os valores éticos e morais inerentes aos poderes que representam, sem os quais não se poderá exigir o respeito que as instituições ensejam.

FERNANDO DE MARIA

[email protected]

Panorama Regional

Cultura do absurdoSe o cronograma se confir-

mar, as obras do VLT - Veículo Leve sobre Trilhos começam em maio. A EMTU - Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos já homologou o resul-tado da licitação para execução do primeiro trecho, ligando Barreiros, em São Vicente, até a Estação Conselheiro Nébias. A vencedora da concorrência foi a Construtora Queiroz Galvão e Trail Infraestrutura Ltda, cuja proposta foi de R$ 313,5 milhões.

É inegável a falta de inte-ligência dos burocratas, pois a primeira etapa dos trabalhos do VLT provocará o caos no já con-turbado espaço urbano santista.

Já não bastasse a incompe-tência por partes das autoridades para a execução de obras de aces-so ao Porto de Santos, que têm provocado transtornos às pesso-as, cenário que, infelizmente, irá se aprofundar com os recordes de safras, agora os burocratas da EMTU enfiam goela abaixo uma obra que carece de lógica impressionante.

Isso porque a licitação de todo o VLT foi dividida em duas etapas: a primeira ligando Barreiros à Avenida Conselheiro Nébias. Ou seja, o itinerário seguirá o trecho da linha férrea já existente, que fazia o trajeto Samaritá - Santos trazendo car-gas e passageiros (que desciam na estação localizada junto à Avenida Ana Costa). Pela lógica, esta etapa deveria terminar no Porto para apenas no segundo momento iniciar a discussão da segunda fase que prevê a ex-tensão pela Avenida Conselheiro Nébias até o Valongo, cortando as ruas do Centro. A assessoria

da EMTU garante que as obras desta segunda etapa iniciarão em julho e não haverá prejuízos ao cidadão. Alguém crê que este prazo será cumprido?

Na hipótese da primeira etapa avançar, teremos às vés-peras das eleições estaduais do próximo ano uma linha que ligará São Vicente até a Avenida Conselheiro Nébias, findando no cruzamento com a Avenida Afonso Pena. Por estar incom-pleta, todos os trens terão seu ponto final neste trecho impac-tando sobremaneira esta região da Cidade.

Esquecem os burocratas que o segundo setor a ser licitado será o mais trabalhoso e demorado, incluindo desapropriações de imóveis e o realinhamento de espaços públicos (pelo projeto, o VLT vai cruzar a Praça dos An-dradas, em frente à Cadeia Velha, por exemplo), demandando um tempo maior para sua eventual execução. Além disto, existem sítios arqueológicos espalhados pelo Centro, que necessitam de estudos prévios e demorados.

Ou seja, a obra ficará pela metade causando mais trans-tornos que soluções. Seria mais inteligente se a primeira licitação contemplasse o trecho férreo já existente, mas que se estendesse até o Porto e não parasse na Aveni-da Conselheiro Nébias. Assim, o impacto seria bem menor do que a forma como a licitação foi feita. Isso é cristalino como a água.

O que surpreende é a falta de ação por parte da CET e Câma-ra, que aceitam uma decisão des-te porte sem questionamentos sobre o assunto. Afinal, para que facilitar se é possível complicar?

A proposta de submeter as

decisões do STF ao crivo do Congresso Nacional carrega

clara intenção revanchista

Boqnews - 27 a 3 de maio/2013 - 2

Page 3: Boqnews ed 941 de 27 a 03 05 13

Boqnews - 27 a 3 de maio/2013 - 3

possibilidade de o atual prefeito Paulo Barbosa disputar a reeleição. Elucubração precoce IINo caso de Duppre, há fortes indícios de que ele levantará voo do ninho tucano rumo ao PSD, de Gilberto Kassab, que está sem liderança na Cidade desde a renúncia do empresário Roberto Varela, ou para o PTB, que recentemente ganhou força com a filiação do pró-reitor da Unisanta, Marcelo Teixeira, um de seus padrinhos políticos. No caso de Mattos, a intenção é a de valorizar seu status na legenda, onde, conforme alega, não tem recebido a atenção pleiteada.

Encontro mineiro O hotel Solar do Rosário, em Ouro Preto (MG), recepcionou, no último domingo (21), para um generoso café da manhã, o presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Joaquim Barbosa, o senador e presidenciável Aécio Neves (PSDB) e o governador de Minas Gerais, Antônio Anastasia. Encontro mineiro IIA motivação oficial para o encontro foi a entrega de medalhas alusivas à Inconfidência Mineira. Barbosa foi o orador principal da solenidade, mas antes conversou reservadamente com Aécio e Anastasia. E como bons mineiros, nenhum dos três revelou o teor da conversa. No entanto, para observadores da cena, que está disponibilizada em diversos sites, o papo girou

[email protected]

JAIRO SÉRGIO & COLABORADORES

Viva o Bairro Introduzido entre as primeiras ações práticas do prefeito santista, Paulo Barbosa, o Programa Viva o Bairro foi destaque no Observatório de Gestão da Inovação, como uma iniciativa governamental inovadora. Idealizado pelo secretário de Comunicação e Resultados, Rivaldo Santos, e coordenado pelo Ouvidor Público, Flávio Ramires Jordão, o programa caiu no gosto da população e tem ajudado a resolver questões pontuais dos bairros, que antes levavam meses para sair do papel.

Viva o Bairro IIA aceitação ao programa, no entanto, não é plenamente compartilhada por integrantes da Administração, especialmente por aqueles que têm de ampliar o período de expediente na Prefeitura, uma vez que a iniciativa ocorre aos finais de semana. O próximo encontro acontece neste domingo (28), a partir das 9 horas, no Morro da Vila Progresso. A previsão do tempo é de sol sem nuvens.

Elucubração precoceAs eleições municipais mal terminaram e já há gente anunciando candidatura para 2016. Pelo menos no PSDB, onde dois de seus filiados já se lançaram publicamente como pré-candidatos a prefeito: Taylor Mattos (ex-assessor do deputado federal Koyu Iha) e o vereador Hugo Duppre. Ambos, por certo, desconsideram a

@jairosacampos

Quando...a Lei de Acesso à Informação, que, entre outros pontos, prevê a publicação da folha de pagamento de pessoal de órgãos públicos, será efetivamente cumprida pelas prefeituras, câmaras e autarquias públicas da região?

RAUL SEIXASPOETA, CANTOR E COMPOSITOR

“Todos os partidos são variantes do absolutismo. Não fundaremos mais partidos; o Estado é seu estado de espírito.”

mesmo em torno de política e sucessão presidencial. Encontro mineiro IIIAmigos, Barbosa – que já foi cogitado como presidenciável – e Aécio chegaram juntos ao hotel, no mesmo veículo, onde eram aguardados pelo governador. Saudado como futuro presidente, o senador e correligionários não escondiam a satisfação, especialmente pela presença de hóspedes paulistas que faziam turismo em Ouro Preto e acompanharam tudo de perto.

Candidato verdeO comando estadual do PV tem empenhado esforços para convencer um de seus ilustres filiados na Cidade, o jornalista e consultor econômico, Rodolfo Amaral, a disputar, pela legenda, uma vaga na Assembleia Legislativa nas eleições do próximo ano. O partido crê que, em razão da credibilidade e qualidade profissional que Amaral goza na região, sejam ampliadas as chances dele conquistar uma cadeira. Novo comando no PTCAngelica Mariano, filha do ex-vereador, prefeito de três mandatos e ex-deputado federal, Maurici Mariano, assumiu o comando doPTC em Guarujá. Angelica aceitou o convite do presidente estadual e vice-presidente Nacional do PTC, Ciro Moura, após encontro onde também estiveram presentes, sua mãe, Regina Mariano, e militantes do PTC santista.

Quem Responde?

Dilema ShakespeareanoO fechamento do Teatro Coliseu está ganhando contornos dignos de Hamlet, obra singular de William Shakespeare, tantos são os questionamentos feitos sobre sua real necessidade. Para alguns técnicos, o teatro poderia continuar funcionando mediante algumas pequenas intervenções, evitando o imenso transtorno que tem afetado a agenda cultural santista.

Controle de qualidadeOs fornecedores da Prefeitura de Santos não estão tendo vida fácil. Na última semana, a empresa Engeluz foi notificada - via Diário Oficial - a consertar a iluminação da ciclovia da orla, que apresenta pontos de escuridão - objeto de nota deste colunista - e que, conforme contrato, a empresa é responsável pela sua manutenção por cinco anos.

Controle de qualidadeIINo sábado passado, foi a vez da empresa santista Engeterpa Construções ser notificada para apresentar um novo cronograma de obras na construção do pontilhão sobre o canal da Avenida Almirante Cóchrane (Canal 5) com a Rua Conselheiro Ribas. As obras estão atrasadas e provocam transtornos aos motoristas que trafegam pela região. Faroreste caiçaraDecididamente o cenário político em Mongaguá assemelha-se aos clássicos do western cinematográfico. Já

não bastasse a guerra recente travada na disputa pelo Executivo, que envolveu os ex-prefeitos Paulo Wiazowski e Artur Parada Prócida, agora foi a vez de vereadores da Câmara protagonizarem, durante a semana, cenas de faroeste caiçara.

Faroreste caiçara IIDois vereadores quase chegaram às vias de fato após a indagação de um deles sobre as obras de readequação do Legislativo, que está fechado há mais de dois meses por determinação do Corpo de Bombeiros. A situação só não chegou aos finalmente por força da turma do ‘deixa disso’.

PLANO DE INVESTIMENTOSO engenheiro e gerente geral da Unidade de Operações de

Exploração e Produção da Petrobras na Bacia de Santos (UO-BS), José Osvaldo Kawakami (foto), apresentará o plano de investimentos

da empresa até 2020, durante palestra que ministrará aos alunos da Faculdade de Engenharia da Universidade Santa Cecília (Unisanta), nesta segunda-feira (29), às 19 horas, no auditório Bloco E, 4º andar. O evento também é aberto aos alunos de outros cursos de graduação

e pós-graduação e público em geral interessado.

DIVULGAÇÃO

Page 4: Boqnews ed 941 de 27 a 03 05 13

TRABALHO Com a expectativa de vida cada vez maior, trabalhadores - mesmo quando ultrapassam os 80 - continuam com suas atividades.

Nesta quarta-feira (1º), come-mora-se o Dia do Trabalho. Data que é cada vez mais celebrada por pessoas de cabelos brancos que continuam na ativa mesmo depois de chegar à Quarta Idade: os 80.

Na reportagem, quatro perso-nagens, quatro histórias diferentes. Em comum, apenas as marcas do tempo estampadas no corpo. O an-dar já não é tão ágil, mas a memória está intacta.

Ao mesmo tempo que as datas se embaralham, as histórias vividas

ABASTECIMENTO DE ÁGUA Neste domingo (28), a Sabesp realiza manutenção na ETA Cubatão. Os procedimentos visam a otimi-zação do bombeamento da água tratada para o sistema interno de reservação da estação, localizada em Cubatão. Durante o serviço haverá períodos de baixa pressão no abastecimento, podendo causar faltas de água em bairros de Cubatão, além de Alemoa, Piratininga, São Manoel e Saboó, em Santos. Já em

São Vicente, os bairros que podem ser atingidos são Cidade Náutica, Jardim Pompeba, Conjunto Tan-credo Neves 1 e 2 e Vila Fátima. Os trabalhos acontecerão entre 9 e 13 horas e o restabelecimento do

fornecimento se dará ao longo do dia. Em caso de dúvidas é possível ligar para o número 0800 055 0195.

NARA ASSUNÇÃODA REDAÇÃO

FOTOS NARA ASSUNÇÃO

Parar?Nem pensar

Oitenta anos de uma história de amor com a Odontologia. Esta é a

melhor descrição para o cirurgião-dentista Nilson Denari, que acabou

de chegar aos 80. Filho de dentista, desde pequeno sentia os aromas da

profissão. "Eu me apaixonei ainda criança pela Odontologia e me casei

quando formado", brinca. Em uma simples conversa, percebe-se a paixão

de Denari com o que faz. Os olhos brilham a cada explicação de como é o

seu trabalho, e indagado se irá parar, a resposta é simples: "nunca". Relem-

bra que quando o pai decidiu se aposentar, no dia que iria avisá-lo, faleceu

dentro do carro. Ele, que não gosta de ser chamado de senhor, apenas pelo

nome ou você, está em constante evolução. Tem quatro filhos do primeiro

casamento e o atendimento aos pacientes ainda é à moda antiga, criando

laços de amizade. Denari vai muito além de cuidar dos dentes dos outros:

já escreveu dois livros - Boca, espelho da Alma e Na Busca das Belezas

Ocultas da Odontologia como arte e ciência -, gosta de música - toca na

banda Os Insistentes - , de filosofia e tem grande ligação com a religião,

além de ser apreciador da arte. E foi em Museu em Nova York que en-

controu a obra que conta sua história: um quadro de Jean Lean Gérôme.

Ao chegar na entrevista, Celso Volpe estava - em sua sala na Univer-sidade Santa Cecília - lendo um livro atentamente. O que já demonstra a busca constante pelo conhecimen-to. As mãos já denunciam a idade. Afinal, são 82 anos, mas a fala deixa dúvidas. Depois de se aposentar por uma universidade pública, Celso não conseguiu ficar parado. Primeiro, montou uma indústria de cerâmica, mas pouco tempo foi necessário para que sentisse saudade do mundo aca-dêmico. Vendeu a fábrica e mudou--se para o Guarujá. Tempo depois foi convidado para trabalhar na Unisan-ta. As funções não são poucas. Ele é presidente da Comissão de Carreira Docente, responsável por classificar os professores contratados, o que implica nos salários. Além disso, é professor na universidade e ministra 12 aulas de Matemática por semana nos cursos de Engenharia, totali-

zando 54 por mês. As aulas - sem intervalo, por opção dele - são de 180 minutos. Ele não falta, nem dá moleza. E se tudo isso - para muitos - parece muito, a rotina é ainda mais agitada. Ele ainda coordena o Projeto Rondon na Unisanta. Em atividade, é o rondonista mais idoso do País. E é nesse momento que seus olhos mais brilham. As histórias são muitas. De cada viagem, relembra fatos.

A mais recente foi a Tanquinho, na Bahia, e contou com orgulho o morro da Cidade que escalou com a turma de rondonistas. Parar? "De jeito nenhum. Só quando morrer", conta. Em julho, partirá para mais uma ação do projeto Rondon, em uma embarcação da Marinha pela Amazônia. Ah, e ele ainda faz acade-mia diariamente. Na verdade, tomou uma decisão: nos dias que dá aula, não irá mais à academia. "O corpo no fim do dia sente muito", reconhece.

e repassadas na memória parecem que aconteceram no dia anterior, tamanha riqueza de detalhes. Se o corpo apresenta uma certa idade, a conversa reduz drasticamente esta diferença.

Qual o segredo para chegar e ul-trapassar os 80 anos em plena saúde física e mental e ainda trabalhando? Sem dúvida, para eles, é nunca ter parado. Após a aposentadoria, por tempo de serviço ou mesmo pela idade, eles não param e nem pensam em tal possibilidade. E continuam na ativa, seja na área em que sempre atuaram ou em outras que se aventu-raram após a aposentadoria.

Aos 82,

Dentista aos 80

ARQUIVO PESSOAL

educador

Boqnews - 27 a 3 de maio/2013 - 4

Segundo a pesquisadora no assunto Anita Neri, é inevitá-vel que o idoso sofra algumas perdas nesta fase da vida, assim como ocorre em todas as etapas do desenvolvimento. Porém, há um grande número de idosos que consegue man-ter a capacidade biológica e o funcionamento biopsicossocial bem próximo aos dos adultos jovens.

Pois, o acúmulo de conhe-cimento e desenvolvimento de habilidades compensam as perdas naturais decorrentes do avanço da idade.

Page 5: Boqnews ed 941 de 27 a 03 05 13

Boqnews 27 a 3 de maio/2013 | cidades | 5

Seu DireitoMIGUEL ROLLO

[email protected]

Esclarecendo dúvidasFui surpreendida por um funcionário da Sabesp que sob alegação

de inadimplência cortou o fornecimento da minha água, muito embora a conta estivesse quitada. Como a referida conta quitada, naquele momento não estava comigo, imediatamente via internet providenciei uma 2ª via e novamente paguei a conta para que o funcionário voltasse para ligá-la, o que acabou não ocorrendo sob alegação que somente na sede da empresa seria autorizada a religação. Assim, somente após dez dias, a Sabesp mandou uma equipe para normalizar a minha situação. O que fazer para reparar o transtorno e a vergonha que passei perante meus vizinhos?

Aida Lucia Santos – Bom Retiro - Santos

Prezada Aida,Comprovado o corte indevido de fornecimento de água, entendo

que você deve ser indenizada por danos morais, uma vez que houve uma má prestação do serviço prestado. Neste sentido, a 3ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte quando da decisão da Apelação Cível n.º 2012.011677-1, manteve decisão proferida pela 16ª Vara Cível de Natal, que condenou a Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande no Norte ao pagamento de indenização de R$ 5 mil a um consumidor que sofreu corte indevido. A relatora do recurso de apelação, a juíza convocada Sulamita Bezerra Pacheco de Carvalho, entendeu que o fornecimento de água está jungido às relações de consumo, na forma do art. 14 do Código de Defesa do Consumidor.

Os demais magistrados aplicaram a responsabilidade objetiva ao caso, na forma do artigo 37, § 6º, da Constituição Federal, e definiram que a vítima “não precisa demonstrar a culpa do seu causador, sendo suficiente a comprovação do prejuízo suportado e o liame de causalidade entre a atividade do agente e o dano ensejado”. É importante ressaltar que os prestadores de serviços públicos, especialmente os concessionários, podem suspender a prestação do serviço se houver inadimplência do consumidor, desde que este seja previamente comunicado.

ERRATA: Na semana passada erramos quando respondemos ao leitor Moacir Fernandes que a informação prestada no JEC era equivocada. Na verdade, a informação prestada é correta, sendo certo que em uma causa entre 20 e 40 salários mínimos é obrigatória a representação acompanhada de advogado.

A queda recente fez com que braços e pernas perdessem um

pouco a força e ficassem mais frágeis, um pouco trêmulos. Mas

basta poucos segundos para que as palavras transformem a jornalista

Helle Alves numa jovem contando momentos e surpreendendo

pela garra. Como aposentada, participou e ainda atua em diferen-

tes movimentos em favor da Terceira Idade para que a sociedade

ofereça mais serviços e atenção a essa faixa etária. Depois de se

aposentar, optou viver em Santos, continuou sua luta e decidiu fazer

um programa voltado à Terceira Idade, junto com sua irmã Vida Al-

ves. Ficou seis meses no ar da TV Santa Cecília e como nada é fácil

não conseguiu patrocínio, tendo que abandonar o projeto. "Fiquei

triste e coloquei em xeque a minha vida. Para me animar, decidi

colocar no papel algumas memórias", conta. E é desta terapia que

surgiu o livro Eu Vi. E ela viu mesmo. São muitas as histórias que

acompanhou de perto como jornalista, como o furo de reportagem

sobre a morte de Che Guevara na Bolívia, em 9 de outubro de 1967.

Na semana passada, esteve em São Paulo para mais um lan-

çamento de seu livro. A filha a ajudou com os nomes das pessoas

e dedicatória - ela apenas assinava. Ainda hoje continua atuando

no Fórum da Cidadania de Santos. Na terça-feira (23) à noite - por

exemplo - esteve em mais uma reunião e já pensa em uma segunda

edição do livro. Com 86 anos, ela diz: "Para eu parar só quando

Deus mandar".

Escritora aos 86

"O Papa (Bento XVI) renunciou, mas eu não renuncio. Temos a mesma idade", brinca o jornaleiro Emídio Simões Silva, que completa 86 anos em outubro e não pensa em parar. "Não estou com idade para isso". Português, de uma pequena cidade perto de Coimbra, Emídio veio ao Brasil há 59 anos e ainda apresenta bem o sotaque do país de origem. Aposentado desde 1987, ele não conseguiu ficar parado muito tempo e logo comprou a banca, localizada na esquina das ruas Teixeira de Freitas com Carvalho de Mendonça, no Campo Grande.

"Financeiramente não dependo da banca, aqui funciona mais como uma terapia. Um ponto de encontro com amigos. Às 5h30, abro a banca, em menos de meia hora já vendi meia dúzia de jornais e conversei bastante", conta. Emídio fecha o comércio às 12h30 para almoçar e depois tem o dia livre até o dia seguinte, quando acorda novamente às 5 horas para começar sua rotina diária. E aos domingos, ainda tem o hábito de beber a tradicional caipirinha. (leia mais em boqnews.com)

Jornaleiro aos 85NANDO SANTOS

NARA ASSUNÇÃO

Page 6: Boqnews ed 941 de 27 a 03 05 13

Boqnews6 27 a 3 de maio/2013

Page 7: Boqnews ed 941 de 27 a 03 05 13

Boqnews 7 27 a 3 de maio/2013

Page 8: Boqnews ed 941 de 27 a 03 05 13

8 27 a 3 de maio/2013 Boqnews

NARA ASSUNÇÃO

NATASHA GUERRIZEDA REDAÇÃO

Estudo alteradoENTREVISTA COM Evandro Losacco, diretor de gestão operacional da EMTU

À frente da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo (EMTU), o engenheiro esteve na quinta (25) em Santos para apresentar o projeto executivo do VLT e esclarecer questões técnicas. Avaliado em R$ 900 milhões, o processo avançou

nesta semana pelo anúncio da licitação do primeiro lote das obras do trecho Barreiros-Conselheiro Nébias após 15 anos de entraves e prazos não cumpridos

A pauta do VLT é discutida há 15 anos na Baixada Santista. Por que é um projeto tão difícil de sair do papel?

Primeiro é a questão da priorida-de de investimentos. O governo não tem como investir em tudo, então acaba priorizando o que é mais urgen-te. Percorremos um caminho muito burocrático de licitações,esbarrando com muitas legislações complexas. No caso do VLT, chegamos na EMTU e tínhamos acabado de dar vazão à licitação. Acontece que foi modelada de uma forma que não atraiu qualquer empresa. Ou seja, a empresa que ganhasse a licitação iria construir e operar. Quem cons-troi, não sabe operar e vice-versa. Isso precisou ser discutido com o [governador] Geraldo Alckmin e a EMTU explicou que era preciso retificar esse modelo de contratação. Ficou decidido que o governo se encarregaria em construir e entregar e a empresa escolhida seria designada para executar a operação. E é o que estamos fazendo agora.

Em cronograma apresentado na audi-ência pública de 2011, o início das obras do primeiro trecho estava previsto para junho de 2012. Faz quase um ano e o resultado da licitação de um dos lotes só saiu agora em abril. Por que o prazo não foi cumprido?

Porque em 2011 a gente tinha uma previsão que acabou tendo uma série de entraves, como qualquer licitação. Sou muito cauteloso em relação a fornecer prazos, porque a imprensa só fica de olho nas datas.

Não só a imprensa, a população tam-bém cobra esse assunto...

Acontece que existem situações que não dependem só da gente, mas de terceiros. O gargalo de tudo isso são as licenças ambientais. Esse tipo de entrave começou exatamente nessa época, em que se tinha um cronograma e tivemos de refazê--lo. Agora para o segundo lote, por exemplo, estamos com o Iphan para

os estudos dos sítios arqueológicos, porque nesse trecho foram descober-tos cadáveres que não poderiam ser removidos. Tínhamos, também, um projeto básico que não estava muito bom. Foi preciso fazer uma revisão.

Antes eram previstas as obras do trecho Barreiros-Porto por completo. Agora elas foram divididas em dois lotes (Barreiros--Conselheiro Nébias e Conselheiro Nébias--Porto-Valongo). Quais critérios técnicos foram adotados para essa divisão?

É que dessa vez acrescentamos o trecho do Valongo, antes não pre-visto. Vimos que seria uma demanda importante e não tinha como deixá-lo para uma segunda etapa. Então fize-mos uma pré-qualificação (processo quando são chamadas as empresas interessadas em participar da execu-ção, elas enviam suas documentações técnicas) e avaliamos o que é viável para o projeto. Chegamos a um consenso que a divisão em dois lotes seria a logística mais correta porque o trecho Barreiros-Porto já estava com o projeto executivo pronto, enquanto que o trecho do Valongo ainda precisava ser feito. Se fosse esperar, ia atrasar todo o processo. Agora é esperar a licença ambiental prévia para publicarmos o edital.

De que forma a CET trabalha com a EMTU no projeto?

Fazemos constantes reuniões e a interação é muito boa. Não há en-traves. Já nos pediram modificações com as quais atendemos em relação ao projeto.

Que tipo de modificações?No trecho da Avenida Francisco

Glicério, que passa rente à calçada e a Prefeitura pediu que fosse transferida para o meio. Fizemos uma permuta para que o fluxo de trânsito não atrapalhasse as conversões das ruas de alguns bairros, que poderiam ficar isolados se o VLT passasse pela lateral.

Leia mais no boqnews.com

Page 9: Boqnews ed 941 de 27 a 03 05 13

Com o objetivo de manter a saúde em dia e principalmente preocupadas com a chegada da idade, pessoas começam a procu-rar por vitaminas e suplementos. Um dos fatores que preocupa os profissionais de saúde é a autosu-plementação de cálcio, que é um nutriente essencial ao corpo e não é produzido pelo organismo. O cálcio tem várias funções, desde a construção de ossos saudáveis até o auxílio na condução de impulsos nervosos.

Um dos motivos para o aumen-to no consumo deste suplemento está relacionado ao crescimento do números de casos de osteoporose no Brasil. Por esse motivo, muitas mulheres ao atingirem a meno-pausa ingerem cálcio por meio de suplemento sem orientação e por terem facilidade em encontrar o produto em farmácias.

Os suplementos de cálcio dis-poníveis no mercado possuem diferentes formas químicas e dosagens. Portanto é necessário que o produto seja indicado por um profissional habilitado, pois o consumo indiscriminado pode acarretar danos à saúde.

Além do cálcio, existem outros nutrientes que são necessários para manter a saúde óssea, como o fósforo, a vitamina D, o magnésio e o zinco. Desta forma, nem sem-pre o necessário é recorrer à repo-sição de cálcio, pois a deficiência pode estar em outros nutrientes.

De acordo com a nutricionista, Karina Nunes de Simas, antes de empregar a suplementação, o paciente precisa passar por uma avaliação médica e nutricional. “O uso do cálcio normalmente é

MAYARA BARBOZADA REDAÇÃO

Atenção ao cálcio

GRIPEO Ministério da Saúde prorrogou até o próximo dia 10 de maio

a Campanha de Vacinação Nacional Contra a Gripe, que a princípio terminaria na última sexta-feira, dia 26. As unidades

básicas e de saúde da família que também disponibilizam a vacina atendem de segunda a sexta-feira das 9h às 16h. Cerca

de 59 mil doses já foram aplicadas na Cidade. A meta é de que 87 mil pessoas sejam vacinadas somente em Santos.Boqnews - 27 a 3 de maio/2013 - 9

Neste domingo, dia 28, é comemorado o Dia da Sogra. Em relação a elas, o que se ouve são piadas e histórias escabrosas. E lá vamos nós mais uma vez reforçar o dito popular que sogra rima com cobra!

Poderíamos também falar das noras e genros que contagiados pela mítica desse papel já vêem essa parente totalmente conta-minada. Na contramão de tudo isso, acho importante fazer uma releitura desse parentesco muito mais de uma relação entre a ex-periência e a iniciação, permeada de sentimentos inconscientes de perda, competição, desvalia questionamentos existenciais com contornos, às vezes, até dramáticos.

Sem dúvida, a sogra deve participar para integrar e colabo-rar. O grande perigo é que essa participação seja confundida com intromissão, na medida em que obviamente a sogra conhece mais as armadilhas da vida e se sente capacitada para impedir os erros dos mais jovens, tirando deles a possibilidade de acertar e errar por seus próprios mecanismos.

Ouvi esses dias uma história que me impressionou e me im-pulsionou a escrever este artigo.Uma senhora - bem articulada e coerente - comentava que seu genro em cuja casa ela morava ti-nha por hábito levar café na cama para sua esposa - no caso em questão, sua filha. Isso revestia o genro de um valor imensurável: ela dizia que era o melhor do mundo, modelo de marido para toda mulher, o genro dos sonhos de toda sogra.

Essa mesma senhora ficou espantada com seus sentimen-tos quando foi passar um fim de semana na casa do filho, que morava em outra cidade. Ela o surpreendeu com aquela mesma atitude valorizada por ela, de servir o café na cama à esposa. Curiosamente, ao invés de orgu-lho ou satisfação, ela sentiu uma pontada no coração que quase a

Vida & PrazerMARCIA ATIK

Sograsfez sufocar.

Mas o que vale a pena é per-ceber o quanto essa relação da sogra com seus genros e noras, às vezes, saem do controle racional e batem numa emoção cega e inexplicável até para quem a sente. Tudo isso aliado a grande dificuldade para impor limites dentro da família, acaba também desgastando a relação.

Manter a privacidade em relação à sogra ou qualquer outra pessoa, inclusive aos fi-lhos, é um exercício que o ca-sal deve fazer conjuntamente, percebendo os vários aspectos envolvidos,ficando atento às particularidades de cada situação e não se prendendo a valores simbólicos daquele papel de sogra, nora ou genro.

O casal deve buscar sempre o espaço para sua intimidade, mesmo que more com a sogra. Esse exercício é possível, impondo limites e criando situações com criatividade.Vale lembrar que essa busca pode ser altamente enrique-cedora na relação e não um peso.

Nesse momento de globali-zação, erroneamente colocamos as relações afetivas e familiares no mesmo saco de gatos que as outras relações. Porém, é impor-tante dar espaço à troca familiar, desde que cada um tenha ciência de seu papel nessa relação. A par-ticipação das sogras na estrutura familiar é importante sim, com apoio, colo e compreensão e não como uma competição para ver quem tem mais poder.

Caso seja necessário vale ter uma conversa esclarecedora fa-zendo um contrato de boa convi-vência. Relações felizes têm por base a capacidade de negociar, transigir e evitar papéis rígidos.

Enfim, a busca pelo enten-dimento e integração deve ser prioridade, sob pena de se car-regar um fardo que, ao decorrer da vida, pode se tornar um vírus destrutivo da relação a dois, ao cultivar mágoas e frustrações, pois afinal a sogra é sempre a mãe de um dos dois envolvidos.

[email protected] www.marciaatik.com.br

CÁLCIO Essencial ao corpo, ele pode causar danos se ingerido inadequadamente

FRANCISCO ARRAIS/SECOM-PMS

indicado para alguns idosos, mu-lheres na menopausa, caso tenham carência do mineral; pessoas com alergia ao leite ou intolerância à lactose, uma vez que excluem ou reduzem o consumo de leite e de-rivados, que são alimentos fontes de cálcio. Porém, cada caso deve ser avaliado de forma isolada para a identificação da necessidade ou não da suplementação”.

Algumas das consequências da ingestão indevida de cálcio é a formação de cálculos renais, em indivíduos com predisposição ge-nética, alimentação inadequada e pouca ingestão de água. Um estu-do britânico levanta a hipótese de que a ingestão excessiva de cálcio pode aumentar os riscos de infar-to, porém, ainda são necessários outros trabalhos para confirmação desses resultados.

Para Karina, é possível que haja uma sobrecarga cardiovascular para aqueles que ingerem quan-tidade excessiva de cálcio, nor-malmente aliada à suplementação sem orientação, pois o cálcio em excesso permanece na corrente sanguínea, podendo enrijecer as artérias, promovendo assim uma inflamação nesta região.

Além de uma melhor alimen-tação, exercícios físicos também contribuem para a saúde óssea. Estes devem ser sempre orienta-dos por um educador físico, caso contrário pode trazer danos.

51é a idade média em que as mulheres entram na

menopausa, podendo variar de 48 a 55 anos. Também é o período em que acontece

a queda do cálcio no organismo.

Page 10: Boqnews ed 941 de 27 a 03 05 13

Envie sugestões para o e-mail:[email protected]

O Centro de Convivência Maria

Helena – Abase realiza na segunda (29) e terça (30), e nos dias 2, 3 e 6 a

10 de maio, o Bazar Beneficente do Dia das

Mães, das 14h30 às 17 horas, à Avenida Marechal Deodoro, 106, no Gonzaga. Informações pelo

telefone 3251.7257.

A Comunidade Assistencial Espírita

Lar Veneranda precisa de voluntários para atuar no bazar da pechincha, à Rua Itororó, 111, de 2 a 6 feira, das 14h às

17h. Informações pelo telefone 3239-4020. A entidade atende a

184 crianças de zero a doze anos.

Curso gratuito de redação oficial será realizado nos dias 9 e 10 de maio para

servidores públicos. Informações até

o dia 8 pelo www.oficinamunicipal.org.br

ou (11) 3032-4330.

Com o tema Roupa boa, a gente doa, teve início no dia 22 a 8ª Campanha do Agasalho na Região Metropolitana da Baixada Santista, iniciativa do Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo (FUSSESP), com a parceria de todas as secretarias do Estado, além de contar com o auxílio de empresários e da população em geral.

A campanha segue até o dia

22 de junho e tem como objetivo arrecadar agasalhos que estejam novos ou em bom estado para serem doados às famílias de baixa renda da região. Todo o material arrecadado será encaminhado para entidades assistenciais cadastradas nos fundos sociais de sua cidade.

Em 2012, a campanha conseguiu arrecadar um total de 414.585 peças.

Foram montados postos de coleta nas nove cidades da Baixada Santista: Santos, São Vicente, Bertioga, Guarujá, Cubatão, Praia Grande, Mongaguá, Itanhaém e Peruíbe. Só em Santos, a estimativa é de que 100 locais servirão como ponto de arrecadação.

Outras informações podem ser obtidas no site da campanha: www.campanhadoagasalho.sp.gov.br.

Roupa boa, a gente doa

A campanha estadual tem como objetivoarrecadar agasalhos e calçados em bom estado para famílias carentes

Passo 1Avalie quais são as peças que você não utiliza mais. Todo mundo sempre tem algo que está encalhado no guarda-roupa. Aquilo que não serve mais,

pode fazer a diferença para quem não não tem

opção.

Passo 2Vale doar agasalhos, calças, meias, luvas, cachecóis e até cobertores, desde que estejam em bom estado e limpos, pois nem sempre quem recebe a doação tem condições de lavar a peça de imediato. Também é possível roupas novas. Não se preocupe com os tamanhos.

10 | cidades | 27 a 3 de maio/2013 Boqnews

Passo 3 Deposite as doações nos postos de arrecadação que estarão espalhados na cidade. Geralmente esses postos estão localizados nas prefeituras, escolas, associações e estabelecimentos.

SEMPRE É BOM FAZER UMA BOA AÇÃO

Passo 4Sempre que as caixas de coleta estão cheias ou a cada 15 dias, as peças doadas são recolhidas e levadas para os depósitos dos organizadores, onde são separadas em roupas masculinas, femininas, infantil, calçados e cobertores. Em seguida, são entregues conforme as necessidades das instituições.

SEMPRE É BOM FAZER UMA BOA AÇÃO

Page 11: Boqnews ed 941 de 27 a 03 05 13

Boqnews - 27 a 3 de maio/2013 - 11

DIVULGAÇÃO

diversãoAventuras e

Conheça Socorro e Águas de Lindóia, que reúnem passeios e atrações com paisagens inesquecíveis.Págs. 12 e 13

INTERIOR

Page 12: Boqnews ed 941 de 27 a 03 05 13

INTERIOR PAULISTA Conheça detalhes sobre as diversas opções de roteiros naturais, que oferecem inesquecíveis aventuras e belas paisagens, além de passeios rurais para quem visita Socorro e a vizinha Águas de Lindóia

No interior de São Paulo, Socorro oferece diversas opções de passeios, que oferecem belas paisagens. Um deles é o passeio pela Gruta do Anjo, no Bairro do Rancho Alegre, corredor turístico, que é a estrada para o Rio do Peixe.

Proveniente de uma antiga mi-neração, iniciada no ano de 1960, é consequência da extração dos mine-rais quartzo. Em 1995, a mineração foi desativada formando então uma piscina natural de água mineral, com

Natureza e aventura

Atrações na calma e bela Águas de Lindóia

Ao lado de Socorro, encontra-se Lindóia e um bom motivo para estender a viagem é conhecer o Engenho e Vinícola Cavalo de Tróia. Construído em 1987 pelo empreendedor José Cremasco, o local oferece diversas atrações gastronômicas, que encantam A todos os visitantes.

Uma delas é a produção artesanal de vinhos, suco de uva e licores. A produção de vinhos acontece nos meses de janeiro e fevereiro. No meses de agosto a novembro, o Parthenon e a cave de tijolos (local climatizado naturalmente onde os vinhos ficam guardados). Além de se deliciar, também é possível comprar cosméticos exclusivos de sementes de uva.

Antes de ir embora, a dica é tomar um café torrado e moído na hora. O ideal é ir com toda família e amigos para conhecer as delícias do local . O atendimento é exclusivo, feito pelo próprio José Cremasco, a simpática Arcília e toda equipe. Informações e reservas pelo telefone (19) 3898-1278.

FOTOS DIVULGAÇÃO

Delícias em Lindóia

A 180 quilômetros de São Paulo e oito quilômetros antes da divisa com Minas Gerais, Águas de Lindóia apresenta paisagens exuberantes, além de proporcinoar diferentes passeios para os turistas. Aliás, a cidade conseguiu dobrar sua área verde nos últimos anos.

AtraçõesO Balneário Municipal da Ca-

pital Termal do Brasil hoje oferece momentos de lazer, relaxamento e tranquilidade para toda a famíalia. Atualmente, o local trabalha não apenas com banhos para tratamen-tos, mas também os relaxantes e hidratantes, massagens, drenagem linfática, ducha escocesa, entre ou-tros serviços. Uma dica é o Banho Cleópatra, uma das cinco opções de banhos de SPA.

Com leite de cabra em sua composição, proteínas e aminoá-cidos e notas de rosas, deixa na pele uma sensação aveludada e um perfume duradouro. O local também oferece diversão para as crianças com as piscinas.

Informações sobre horário de funcionamento dos banhos e valo-res pelo e-mail [email protected] ou pelos telefones (19) 3824-1435 ou (19) 3824-3194.

Para quem gosta de uma histó-ria e também uma boa cachaça, a dica é colocar no roteiro o Engenho do Barreiro. A visita encanta pela simplicidade. Além da produção e comercialização da cachaça também são oferecidos café e fubá, além de pratos típicos do interior, como linguiça e torresmo à pururuca.

O ideal é agendar um almoço no rancho, que fica na Rua Aparecido Rodrigues da Rocha, número 1175, no bairro do Barreiro, em Águas de Lindóia-SP. Informações pelo telefone (19) 3824-3137.

Já para quem gosta de caval-gadas, a opção é o Rancho São Nicolau. Localizado logo após o

vista para o piso mesmo chegando a ter quatro metros de profundidade e com uma temperatura média de 10 graus. O local é utilizado para fazer passeios ecológicos e pedalinhos, além de poder visualizar imagens formadas nas pedras.

Ainda falando em águas, o Par-que Vale das Pedras com 600 mil m² é cercado pela Mata Atlântica, na Serra da Mantiqueira. No local, é possível encontrar artefatos históri-cos, cachoeiras, nascentes de água,

FOTOS DIVULGAÇÃO

Engenho do Barreiro, além de hospedar os animais, o Rancho São Ni-colau recebe grupos de em-presas e escolas que quei ram desenvolver em seus membros o auto-conheci-mento e capaci-dade de liderança e improviso.

Se a ideia é ter aven-tura, a Cidade oferece também um passeio de jeep rumo ao Circuito das Montanhas, partindo da Praça Adhemar de Barros, no centro da cidade. São quase duas horas de passeio, passando por belos cami-nhos com estradas de terra, outras de asfalto.

O Jeep Trilha & Cia Ecoturis-mo oferece outros roteiros, ainda mais radicais. Para outras informa-ções pelo telefone (19) 9742- 7474 e fale com o Marquinho.

HospedagemA Cidade oferece diversas

opções de pousadas e hoteis de diferentes estilos. Dicas em www.aguasdelindoia.sp.gov.br, onde há uma lista de hoteis e pousadas.

trilhas ecológi-cas, animais da fazenda e turis-mo de aventura.

Outro ponto que não pode ficar fora do roteiro é o Mirante do Cristo. Espaço adaptado com vista privile-giada de toda a ci-dade.

O Mirante do Cristo ainda possui playground, sanitários e estacionamento. O local fica próximo ao Portal Lions.

Já na área central da Cida-de, a Igreja Matriz de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro é ótimo local para um passeio a pé. Localizada em uma praça, o entorno é enriquecido por casarões históricos, cafés, bares e clubes.

Malhas Para quem gosta de compras,

a cidade é especializada em ma-lhas. O pontos principal é a Feira Permanente de Malhas, que fun-ciona das 9 às 11h30 e das 13h30 às 17h30, de terça a sexta; das 9 às 12 horas e das 14 às 18h30, aos sábados, domingos e feriados.

1. Gruta do Anjo

2. Mirante do Cristo

3. Parque Vale das

Perdas4. Igreja

Matriz, na praça central

Feira Com a Campanha Caça ao

Tesouro, Socorro levará à Adven-ture Sports Fair 2013, o Capitão Aventura. Neste ano, quem visitar o estande de Socorro na feira - além de encontrar informações sobre as mais de 20 atividades de aventura que a cidade oferece, e o roteiro de hotéis, pousadas, pontos turísticos e comércio central - concorrerá a 10 pacotes de viagem, para duas pessoas, com hospedagem e ativi-dades de aventura inclusas.

A feira, considerada a maior do gênero de aventura do Hemisfério Sul, chega à 15ª edição e voltada para os amantes dos esportes radicais. Neste ano, ocorrerá de quarta (1) a domingo (5), na Bienal Ibirapuera em São Paulo. Informações sobre a feira no site www.adventurefair.com.br.

17.266é o total de moradores da

cidade, segundo o IBGE. A área territoral é de 60,126 Km²

12 | turismo | 27 a 3 de maio/2013 27 a 3 de maio/2013 | turismo | 13

1

1

2

3

1. Balneário Municipal de Águas de Lindóia2. Rancho São Nicolau

2

4

Page 13: Boqnews ed 941 de 27 a 03 05 13

INTERIOR PAULISTA Conheça detalhes sobre as diversas opções de roteiros naturais, que oferecem inesquecíveis aventuras e belas paisagens, além de passeios rurais para quem visita Socorro e a vizinha Águas de Lindóia

No interior de São Paulo, Socorro oferece diversas opções de passeios, que oferecem belas paisagens. Um deles é o passeio pela Gruta do Anjo, no Bairro do Rancho Alegre, corredor turístico, que é a estrada para o Rio do Peixe.

Proveniente de uma antiga mi-neração, iniciada no ano de 1960, é consequência da extração dos mine-rais quartzo. Em 1995, a mineração foi desativada formando então uma piscina natural de água mineral, com

Natureza e aventura

Atrações na calma e bela Águas de Lindóia

Ao lado de Socorro, encontra-se Lindóia e um bom motivo para estender a viagem é conhecer o Engenho e Vinícola Cavalo de Tróia. Construído em 1987 pelo empreendedor José Cremasco, o local oferece diversas atrações gastronômicas, que encantam A todos os visitantes.

Uma delas é a produção artesanal de vinhos, suco de uva e licores. A produção de vinhos acontece nos meses de janeiro e fevereiro. No meses de agosto a novembro, o Parthenon e a cave de tijolos (local climatizado naturalmente onde os vinhos ficam guardados). Além de se deliciar, também é possível comprar cosméticos exclusivos de sementes de uva.

Antes de ir embora, a dica é tomar um café torrado e moído na hora. O ideal é ir com toda família e amigos para conhecer as delícias do local . O atendimento é exclusivo, feito pelo próprio José Cremasco, a simpática Arcília e toda equipe. Informações e reservas pelo telefone (19) 3898-1278.

FOTOS DIVULGAÇÃO

Delícias em Lindóia

A 180 quilômetros de São Paulo e oito quilômetros antes da divisa com Minas Gerais, Águas de Lindóia apresenta paisagens exuberantes, além de proporcinoar diferentes passeios para os turistas. Aliás, a cidade conseguiu dobrar sua área verde nos últimos anos.

AtraçõesO Balneário Municipal da Ca-

pital Termal do Brasil hoje oferece momentos de lazer, relaxamento e tranquilidade para toda a famíalia. Atualmente, o local trabalha não apenas com banhos para tratamen-tos, mas também os relaxantes e hidratantes, massagens, drenagem linfática, ducha escocesa, entre ou-tros serviços. Uma dica é o Banho Cleópatra, uma das cinco opções de banhos de SPA.

Com leite de cabra em sua composição, proteínas e aminoá-cidos e notas de rosas, deixa na pele uma sensação aveludada e um perfume duradouro. O local também oferece diversão para as crianças com as piscinas.

Informações sobre horário de funcionamento dos banhos e valo-res pelo e-mail [email protected] ou pelos telefones (19) 3824-1435 ou (19) 3824-3194.

Para quem gosta de uma histó-ria e também uma boa cachaça, a dica é colocar no roteiro o Engenho do Barreiro. A visita encanta pela simplicidade. Além da produção e comercialização da cachaça também são oferecidos café e fubá, além de pratos típicos do interior, como linguiça e torresmo à pururuca.

O ideal é agendar um almoço no rancho, que fica na Rua Aparecido Rodrigues da Rocha, número 1175, no bairro do Barreiro, em Águas de Lindóia-SP. Informações pelo telefone (19) 3824-3137.

Já para quem gosta de caval-gadas, a opção é o Rancho São Nicolau. Localizado logo após o

vista para o piso mesmo chegando a ter quatro metros de profundidade e com uma temperatura média de 10 graus. O local é utilizado para fazer passeios ecológicos e pedalinhos, além de poder visualizar imagens formadas nas pedras.

Ainda falando em águas, o Par-que Vale das Pedras com 600 mil m² é cercado pela Mata Atlântica, na Serra da Mantiqueira. No local, é possível encontrar artefatos históri-cos, cachoeiras, nascentes de água,

FOTOS DIVULGAÇÃO

Engenho do Barreiro, além de hospedar os animais, o Rancho São Ni-colau recebe grupos de em-presas e escolas que quei ram desenvolver em seus membros o auto-conheci-mento e capaci-dade de liderança e improviso.

Se a ideia é ter aven-tura, a Cidade oferece também um passeio de jeep rumo ao Circuito das Montanhas, partindo da Praça Adhemar de Barros, no centro da cidade. São quase duas horas de passeio, passando por belos cami-nhos com estradas de terra, outras de asfalto.

O Jeep Trilha & Cia Ecoturis-mo oferece outros roteiros, ainda mais radicais. Para outras informa-ções pelo telefone (19) 9742- 7474 e fale com o Marquinho.

HospedagemA Cidade oferece diversas

opções de pousadas e hoteis de diferentes estilos. Dicas em www.aguasdelindoia.sp.gov.br, onde há uma lista de hoteis e pousadas.

trilhas ecológi-cas, animais da fazenda e turis-mo de aventura.

Outro ponto que não pode ficar fora do roteiro é o Mirante do Cristo. Espaço adaptado com vista privile-giada de toda a ci-dade.

O Mirante do Cristo ainda possui playground, sanitários e estacionamento. O local fica próximo ao Portal Lions.

Já na área central da Cida-de, a Igreja Matriz de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro é ótimo local para um passeio a pé. Localizada em uma praça, o entorno é enriquecido por casarões históricos, cafés, bares e clubes.

Malhas Para quem gosta de compras,

a cidade é especializada em ma-lhas. O pontos principal é a Feira Permanente de Malhas, que fun-ciona das 9 às 11h30 e das 13h30 às 17h30, de terça a sexta; das 9 às 12 horas e das 14 às 18h30, aos sábados, domingos e feriados.

1. Gruta do Anjo

2. Mirante do Cristo

3. Parque Vale das

Perdas4. Igreja

Matriz, na praça central

Feira Com a Campanha Caça ao

Tesouro, Socorro levará à Adven-ture Sports Fair 2013, o Capitão Aventura. Neste ano, quem visitar o estande de Socorro na feira - além de encontrar informações sobre as mais de 20 atividades de aventura que a cidade oferece, e o roteiro de hotéis, pousadas, pontos turísticos e comércio central - concorrerá a 10 pacotes de viagem, para duas pessoas, com hospedagem e ativi-dades de aventura inclusas.

A feira, considerada a maior do gênero de aventura do Hemisfério Sul, chega à 15ª edição e voltada para os amantes dos esportes radicais. Neste ano, ocorrerá de quarta (1) a domingo (5), na Bienal Ibirapuera em São Paulo. Informações sobre a feira no site www.adventurefair.com.br.

17.266é o total de moradores da

cidade, segundo o IBGE. A área territoral é de 60,126 Km²

12 | turismo | 27 a 3 de maio/2013 27 a 3 de maio/2013 | turismo | 13

1

1

2

3

1. Balneário Municipal de Águas de Lindóia2. Rancho São Nicolau

2

4

Page 14: Boqnews ed 941 de 27 a 03 05 13

Boqnews

Check InPlano NacionalFoi publicado na quinta-

-feira (25), no Diário Oficial da União, o decreto aprovando o Plano Nacional de Turismo 2013-2016. O texto pretende colocar o Brasil entre as três maiores economias turísticas do mundo até 2022. Para isso, o desafio é aumentar o número de turistas estrangeiros que visitam

o País, incentivar o turismo interno e aumentar a oferta de postos de trabalho no setor.

Adventure Sports FairA Adventure Sports Fair sedia

o 10º Fórum Interamericano de Turismo Sustentável na sexta (3). O evento, que também acontece no Pavilhão da Bienal, no Parque do Ibirapuera, em São Paulo, contará com a participação de enti-dades ambientalistas, empresas do setor de turismo, órgãos públicos, acadêmicos e profissionais do setor. Nesta edição, o evento irá abordar o turismo em unidades de conservação no País, a situação das parcerias público privadas e o andamento dos processos de certi-ficação. O exemplo da Costa Rica também será mostrado. O evento ocorre das 14h30 às 20 horas. Infor-mações www.adventurefair.com.br

Debater sobre o conteúdo dos intestinos da Câmara dos De-putados e do Senado, em Brasí-lia, costuma ser um exercício tão previsível quanto superficial. A distância protege o eleitor, que se encosta na ausência de memória e transforma o político numa figu-ra genérica, sem cobrar – inclusi-ve – aquele que o enxerga como gado de um curral eleitoral.

E quando os deslizes ou a desfaçatez ocorrem no quintal de casa, na câmaras municipais? Esta semana, três casas legislati-vas deram sinais que trabalham da forma curiosa, muitas vezes de costas para quem apertou as teclas no dia das eleições, há ape-nas seis meses.

Em Mongaguá, as sessões só podem ser vistas por 18 pessoas, 10% da capacidade do lugar. O limite que transforma público em testemunhas é por conta da falta de segurança no auditório da Câmara.

O auditório, interditado pela Defesa Civil, não possui saídas de emergência e sinalização de segurança. Até extintor de incên-dio está em falta na Câmara. Isso sem falar no famoso auto de vis-toria dos Bombeiros. O cinismo é que o local passou por reforma no ano passado, obviamente cus-teada com dinheiro público. A interdição vale desde fevereiro e a Câmara só enviou o projeto ao Corpo de Bombeiro em 17 de abril.

Em Guarujá, três vereadores utilizaram o microfone da Câma-ra para defender os marajás do Legislativo local. Edilson Dias (PT), Jailton Reis dos Santos, o Sorriso (PPS) e Valdemir Batista Santana, o Val (PSB), reclamaram do fim da Gratificação por Assi-duidade e Pontualidade (GAP).

O benefício premiava, com o pagamento de até duas horas extras diárias, o funcionário que cumprisse as obrigações profis-sionais. Ou seja: comparecer ao trabalho e ser pontual. O “pre-sente” fez com que funcioná-

rios ganhassem até R$ 35 mil por mês. Telefonistas recebiam R$ 18 mil. Motoristas, R$ 12 mil mensais. A gratificação tam-bém era paga aos servidores em férias, com faltas abonadas ou afastados por licenças.

Diante do escândalo, o pre-sidente da Casa, Marcelo Squas-soni, revogou o benefício, mas manteve outras regalias, como abono-aniversário, no qual o fun-cionário folga para – quem sabe? – ter mais tempo de cantar para-béns. O vereador Edilson Reis, por exemplo, afirmou que a dig-nidade dos funcionários foi vio-lada, segundo o jornal Diário do Litoral. O caso está nas mãos do Ministério Público.

Em Santos, três vereadores da última gestão foram multados por falhas na licitação da obra da nova sede do Poder Legislativo. O Castelinho, como o prédio é conhecido, era antiga sede do Corpo de Bombeiros e foi rei-naugurado no final de 2010, com custo de quase R$ 15 milhões. Os vereadores Marcus de Rosis, Marcelo Del Bosco Amaral e Fa-bio Nunes foram multados em R$ 3.874 cada um. Todos podem recorrer da decisão, assim como a Câmara Municipal.

O Tribunal de Contas do Estado enxergou problemas no edital que estabelecia a concor-rência, restringindo a participação de empresas. Das 12 concorren-tes, sete foram consideradas ina-bilitadas pelo processo. A Câmara de Santos alega que as exigências visavam assegurar a “prestação de serviços de qualidade, com segu-rança econômico-financeiro”.

Se olharmos mais de perto para as casas legislativas, per-ceberemos que sempre brotam esqueletos nos armários. Temos a obrigação de apontar para a su-jeira na casa do parente distante do cerrado, inclusive porque pagamos as despesas de lá. Mas é urgente deixar de fingir que o quintal daqui brilha como se a grama tomasse sol todos os dias.

Povo: personanon grata

Ideias & Distrações

[email protected] @casadomedo

MARCUS VINICIUS BATISTA

14 | turismo | 27 a 3 de maio/2013

Page 15: Boqnews ed 941 de 27 a 03 05 13

[email protected]@denise_covas

Umas &outras

Casa Natal tombada A 19ª edição da Santos Arquidecor – Casa Natal, de 2013, com o tema O Charme de Viver à Beira-Mar, ocupará o prédio remanescente do Parque Balneário Hotel (atrás do shopping Balneário), no Gonzaga. O prédio é tombado e o projeto da Mostra está dentro das normas, que contará com 40 ambientes residenciais e comerciais, além de café, restaurante e salão de eventos.

Casa Natal tombada II Os profissionais que farão parte

DIVULGAÇÃO

da maior mostra de arquitetura e decoração do litoral paulista vão dar nova vida ao edifício que foi um símbolo da hotelaria de luxo e colocou a cidade de Santos entre os principais roteiros turísticos do mundo.

Show de PatinaçãoCom o tema Novelas, as campeãs sul-americanas , brasileiras e paulistas participam do espetácu lo do Clube Internacional – tradicional e campeão na modalidade. Cenários e iluminações especiais, diversas músicas que fizeram sucesso serão

DeniseCovas

Encontro

Márcio Calves, diretor executivo da Associação Comercial de Santos (ACS) e o secretário municipal de Desenvolvi-

mento Urbano, Nelson Gonçalves de Lima Junior no encontro do Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano

(CMDU), realizado na última quarta (24), no Salão de Reuniões da ACS. Um dos destaques da reunião foi a 5.ª Con-

ferência Municipal da Cidade, que ocorrerá em 18 de maio, com o tema Quem Muda a Cidade Somos Nós: Reforma

Urbana Já! e o lema será: Conselho Estadual das Cidades: Já!. Informações www.santos.sp.gov.br/conferenciacidade

Café na KamaRomance, Amor ou um lance... falando de traição é o tema do bate-papo com as psicólogas, especialistas em sexualidade, Aparecida Favoreto e Márcia Atik, e o filósofo Pedro Richalski. Neste sábado (27), no Ao Café (Canal 4 c/ Lobo Viana), às 20 horas.

O Maior Amor do MundoTema da exposição de fotos de recém-nascidos, com até 10 dias de vida durante o período de sono profundo e em posições, que muitas vezes lembram o modo como ficavam no útero materno, é o objetivo desse tipo de ensaio chamado newborn session, da fotógrafa Loraine Prokisch, em homenagem ao Dia das Mães. Até 12 de maio, no shopping Pátio Iporanga.

o que vem por aí...

LançamentoMaristela Bizarro, diretora executiva da WIFT Brasil, – Women in Film & Television, entidade internacional sem fins lucrativos, presente em 16 países e com 13 mil associa-dos, que visa oferecer suporte, educação e aperfeiçoamento profissional às mulheres que trabalham com cinema, tele-visão e novas mídias, no lan-çamento da entidade em São Paulo, na última segunda (22) com exibição gratuita do filme Hoje, da diretora Tata Amaral. A entidade deve começar com atividades em Santos em um futuro próximo!

Boqnews - 27 a 3 de maio/2013 - 15

interpretadas. As coreografias são de Katya Silva, Karla Silva e Andréia Freitas. No sábado (27) (27) e domingo (28), a partir das 20 horas, no ginásio do clube da Ponta da Praia.

DINO MENEZES/DIVULGAÇÃO

TeatroAlgumas Histórias é o monólogo inspirado no livro Memórias Substantivas, de Tânia Carvalho. O espetáculo tem interpretação do ator Bruno Fracchia, com direção de Paula D'Albuquerque, e leva aos palcos a vida e obra do ator e diretor Paulo José, compartilhadas com o público por um contador de histórias. A produção fica em cartaz de 3 a 6 de maio, no Teatro Municipal Brás Cubas, em Santos. Informações 3226-8000

ALESSANDRA HARO/DIVULGAÇÃO

Page 16: Boqnews ed 941 de 27 a 03 05 13

Boqnews16 27 a 3 de maio/2013

Page 17: Boqnews ed 941 de 27 a 03 05 13

Boqnews 17 27 a 3 de maio/2013

Page 18: Boqnews ed 941 de 27 a 03 05 13

Boqnews - 27 a 3 de maio/2013 - 18

FUTEBOL Semana é marcada por mata-matas das mais disputadas competições, entre estaduais e continentais, imperdíveis aos fãs do esporte bretão

CAMPEONATO PAULISTA SEGUNDA DIVISÃOJabaquara e Portuguesa Santista fazem o Clássico das Praias

neste domingo (28), a partir das 10 horas, no Estádio Espanha (foto). Na quinta (25), a Federação Paulista de Futebol (FPF)

anunciou que o jogo será aberto ao público. Até então, o estádio tinha sido interditado e precisava do aval do Corpo de

Bombeiros para a liberação dos portões. Os ingressos estão à venda na bilheteria do estádio pelo valor de R$ 20,00. Pessoas

com mais de 60 anos e estudantes pagam meia.

Após decisões das fases preli-minares dos campeonatos Paulista, Libertadores (estes iniciados em janeiro) e até mesmo Liga dos Cam-peões, na Europa, a última semana de abril será marcada pela maratona das oitavas, quartas e semifinais.

Este final de semana, por exemplo, é marcado pelas quartas de final do Paulistão. No sábado (27) será realizado o único clássico da primeira fase de mata-mata: Santos x Palmeiras. O Peixe, que está há um mês sem perder (desde 17 de março, quando perdeu de 2 a 1 para a Ponte Preta), deve ter o lateral direito Rafael Galhardo como desfalque. Isso porque seu irmão faleceu na tarde da última terça-feira (23) e, por motivos de luto, será poupado para ficar com a família. O atacante Giva também é outra importante peça de Muricy Ramalho que não vai jogar, devido à uma lesão no púbis.

Já Neymar, que jogou o último amistoso da Seleção Brasileira con-tra o Chile no Mineirão na quarta (24), sofreu uma lesão durante a partida, porém após avaliação do Departamento Médico do clube no dia seguinte, nenhuma gra-vidade foi apontada e o atacante está em tratamento intensivo para atuar contra o alviverde.

Outra peça importante entre os titulares que retornará aos grama-dos será o meia Marcos Assunção que, por sinal, terá pela frente o primeiro confronto decisivo contra o ex-clube, desde que saiu no final de 2012.

No lado do Palmeiras, impor-tantes desfalques marcam o clássi-co, como o goleiro Fernando Prass

(que ficará de fora por dois meses) e o polivalente zagueiro Vilson, perda que o próprio técnico Gilson Kleina avaliou como "técnica, pois é um jogador que se posiciona como ninguém, seja como cabeça de área, seja como lateral direito".

Ponte Preta e Corinthians se reencontram nas quartas, assim como em 2012, com a vitória do alvinegro de Campinas em cima do Timão. Em seguida, São Paulo encara o Penapolense em busca de vaga nas semifinais do Estadual.

InternacionalA Liga dos Campeões já caiu

1. Resultado NormalDez do Manduca

Não sei o motivo dessa lenga--lenga em cima do empate do Brasil com o Chile em 2 a 2 no Mineirão. O Chile está disputando uma competição. O Brasil se pre-para para disputar. São situações diferentes. O volante/lateral Jean, do Fluminense, carimbou sua ida à Copa das Confederações. Entre Leandro Damião e Pato, quem não prefere o jogador corintiano nada entende de futebol. Sobre as vaias a Neymar, entendo o seguinte: se o Mineirão vaia a Seleção Bra-sileira, que o time então jogue no Nordeste, no Piauí, em Manaus...Lá todos querem ver Neymar e o Brasil de Felipão. O Chile jogou bem. Neymar também. Afinal, correu, deu passes bons, marcou gol. Atacante, como ele vive de fazer gol, como palhaço vive da graça. Marcou gol, cala-te boca.

2. Kaká não vaiAcho difícil Kaká ser con-

vocado para a disputa da Copa das Confederações por Felipão! Além do Real Madrid ter tomado quatro gols do Lewandovski do Borussia Dortmund (e não aquele do Supremo Tribunal Federal do Brasil), Kaká jogou apenas poucos minutos.

3. Tertúlia finalmente!Sou um homem de palavra.

Apostei com os meus compa-nheiros de bancada do Programa Esporte por Esporte, da Santa Cecília TV, que o Palmeiras não cairia em 2012. Perdi! E será nesta terça-feira (30) o pagamento dessa aposta na Churrascaria Tertúlia, para alegria das lombrigas do Flávio Antunes. Será um almoço inesquecível para o time que faz a bola rolar leve e solta, como diz o nosso samba de abertura.

4.Faro grandeO supervisor de Futebol do

Santos, Felipe Faro, quer se meter fora de sua área, o que é um absurdo. Ele tem articulado e trabalhado pela demissão do responsável pelo almoxarifado do clube, que é Rubens Quintas Ovalle Júnior, filho do presidente campeão paulista de 1978. Faro precisa ficar atento ao futebol. Lá realmente estão precisando de supervisão e gerenciamento.

5.Força, LAOR!Estou na torcida pela recupe-

ração completa do presidente do Santos FC, Luis Álvaro de Oliveira Ribeiro.

ARMANDO GOMES Maratona da bolaNATASHA GUERRIZE

DA REDAÇÃO

[email protected] @armandogomes_

DIVULGAÇÃO

no gosto dos brasileiros, que acom-panham a qualidade do futebol europeu. Para essa semana, o jogo de volta define quais times vão a Wembley (em Londres) para a grande final - ainda que, matema-ticamente, tudo indica que Bayern de Munique e Borussia Dortmund façam a final alemã, já que ven-ceram Barcelona e Real Madrid nas partidas de ida por 4 a 0 e 4 a 1, respectivamente, com ótimas atuações de Thomas Müller, entre os bávaros, e o polonês Robert Lewandowski, no lado aurinegro.

Pela Libertadores, o torneio mais importante das Américas, os brasileiros têm importantes due-los. Grêmio e São Paulo jogarão as partidas de ida dentro de casa e precisam garantir resultados satisfatórios contra o Santa Fé e o Atlético-MG, respectivamente, para não depender da pressão do jogo de volta. Os outros quatro brasileiros também não terão tarefas fáceis. Para administrar com tranquilidade o resultado em casa, Corinthians, Palmeiras, Flu-minense e Atlético-MG precisam marcar fora, pois o saldo de gols como visitante conta para a soma de resultados.

PROGRAMAÇÃO NA TV

LIBERTADORES DA AMÉRICAOITAVAS DE FINAL

30 de abril (terça-feira)22h30 Tijuana X Palmeiras (SporTV/Fox Sports)1º de maio (quarta-feira)19h30 Grêmio X Santa Fé (SporTV/Fox Sports)21h50 Boca Juniors X Corinthians (Globo/PPV)2 de maio (quinta-feira)20h15 São Paulo X Atlético-MG (SporTV/Fox Sports)22h30 Emelec X Fluminense (SporTV/Fox Sports)

CAMPEONATO PAULISTAQUARTAS DE FINAL

27 de abril (sábado)16h15 Santos X Palmeiras (Globo/PPV)18h30 Mogi Mirim X Botafogo (SporTV)28 de abril (domingo)16h00 Ponte Preta X Corinthians (Globo)18h30 São Paulo X Penapolense (SporTV/PPV)

LIGA DOS CAMPEÕESSEMIFINAIS

30 de abril (terça-feira)15h45 Real Madrid X Borussia Dortmund (Globo/ESPN)1º de maio (quarta-feira)15h45 Barcelona X Bayern de Munique (ESPN Brasil)

6. Valeu, Leoz!Lamento a saída de Nicolás

Leoz da FIFA e da Conmebol. Leoz era um amigo do Santos FC. Esta relação se estreitou na gestão de Marcelo Teixeira. Certa vez, levado pelo saudoso Ary Leal, almocei com o presidente no Parque Balneário Hotel e ele me revelou ser um apaixonado pelo clube, pelas praias de Santos e pelos santistas. Recebeu o título de Cidadão Santista dado pelo ve-reador Banha em reconhecimento aos serviços prestados.

7. Parabéns, Marcelo! Neste domingo (28), é aniversá-

rio do ex-presidente do Santos FC, Marcelo Teixeira. Como amigo que sou, desejo toda paz, luz, saúde e sucesso para ele. Tenho certeza que, esteja onde estiver, meu grande amigo Milton Teixeira está muito feliz com a maneira de que você e seus irmãos têm conduzido a família e os negócios. Parabéns e curta o dia ao lado da Valéria, do Marcelinho e da Caroline. Um beijo desse amigo que te adora.

8. Clássico das praiasNeste domingo (28), às 10

horas, o Estádio Espanha recebe o Clássico das Praias da Segunda Divisão do Paulistão: Jabaquara x Portuguesa Santista. Será um bom jogo. Veremos o que os técnicos Axel e Cristiano Troisi irão armar em campo.

9. Clássico nas oitavasNeste sábado (27), teremos o

primeiro confronto entre Santos e Palmeiras pelas quartas de final do Paulistão. O jogo será na Vila Belmiro, que estará lotada para apoiar o Peixe. Não tenho dúvidas que a vitória virá.

10. Maria LenkA Unisanta continua mandando

bem na natação. Até o fechamento dessa coluna, o desempenho da equipe da universidade no Troféu Maria Lenk tem sido excelente. A Unisanta já conquistou quatro medalhas em provas individuais (ouro, prata e dois bronzes) e mais duas de bronze em revezamentos: 200m peito – Julia Sebastian – ouro, 1500m livre – Luiz Rogério Ara-piraca – prata, 200m peito – Tales Cerdeira – bronze, 1500m livre – Virgínia Bardach Martin – bronze, Revezamento masculino 4x50m livre- bronze e Revezamento feminino 4x50m livre – bronze.

#DeusExiste

Page 19: Boqnews ed 941 de 27 a 03 05 13

27 a 3 de maio de 2013 19Boqnews

Page 20: Boqnews ed 941 de 27 a 03 05 13

SoL NascenteJOSÉ ADELSON DE SOUZA

Masako, a 'Princesa Triste'

FATOS DA COMUNIDADE

Parabéns!

27 a 3 de maio de 201320 Boqnews

[email protected] professorjoseadelson.webnode.com

A princesa Masako, esposa de Naruhito, herdeiro do trono do Japão, realizará no final do mês a sua primeira viagem ofi-cial em 11 anos, após quase uma década de tratamento devido a uma depressão induzida pelo estresse. Masako, de 49 anos, conhecida como a 'Princesa Triste', acompanhará o príncipe herdeiro na cerimônia de coro-ação do futuro rei da Holanda, Guilhermo Alejandro, na próxi-ma terça (30).

O casal imperial não havia confirmado até esse mês a viagem, que será o primeiro compromisso oficial no exterior de Masako desde que iniciou seu tratamento, aguardando pela liberação dos médicos. De acordo com o calendário previs-to, ambos partem do aeroporto de Haneda, em Tóquio, neste domingo (28) e regressam de Amsterdã em 3 de maio. Espera--se que o casal de herdeiros, cuja última visita oficial foi à Nova Zelândia e Austrália há 11 anos, participe do jantar organizado no dia 29 pela rainha Beatrix da Holanda, e do banquete que se-guirá a coroação no dia seguinte.

Naruhito deverá assistir a todos os eventos e atividades da cerimônia, enquanto a presença da princesa dependerá do seu estado de saúde. Este ano de 2013 é uma data especial para Naruhito e Masako, pois come-moram seu 20º aniversário de casamento.

A princesa tem limitado suas aparições públicas e compromis-sos oficiais desde 2003, quando a Casa Imperial revelou que ela sofria de estresse. Alguns

Assim como manda a tradição, a Associação Japonesa de Santos realizará na quarta (1º), o Undo-Kai, um grande festival esportivo

de entretenimento familiar e social em comemoração aos 105 anos de imigração japonesa no Brasil. A gincana, que reúne todas as

famílias no Dia do Trabalho, já conhecida pela comunidade japonesa como um ponto de encontro onde os amigos se confraternizam, apesar de não se encontrarem por muitos anos. O presidente da

Associação Japonesa de Santos, Alcides Tadaki Sekitani, convida o povo em geral para participar da cultura japonesa, estreitando os

laços de amizade entre o Brasil e o Japão. O evento será realizado na Associação Atlética Portuários de Santos.

A saga e a sabedoriade um povoJAPÃO

O colunista José Adelson ao lado de sua nora Thays

Silva e Souza na comemora-ção do seu aniversário.

veículos de comunicação japo-neses atribuíram à rigidez do protocolo da Casa Imperial e a forte pressão para ter um filho para perpetuar a linha imperial japonesa. Desde o anúncio, Naruhito fez 17 viagens ao ex-terior sem a presença da esposa.Masako Owada, filha mais velha do diplomata Hisashi Owada e de sua esposa Yumiko Egashira Masako, têm duas irmãs meno-res gêmeas, Setsuko e Reiko.

Problemas A pressão para Masako dar

à luz um menino foi grande, causando à princesa estresse e depressão. Consequentemente, a princesa afastou-se a partir de 2003 de seus compromissos ofi-ciais da vida pública ganhando o apelido de 'Princesa Triste'.

Em 1999, ela sofreu um aborto espontâneo. Somente em 2004 a casa Imperial do Japão reconheceu por meio de um comunicado que Ma-sako sofria de um 'transtorno de adaptação', devido a vida da família imperial ser muito reclusa. Aparentemente sua cunhada, a princesa Kiko, não teve problemas com o protocolo do Palácio Imperial, o qual, de acordo com o príncipe Naruhi-to, em entrevista à imprensa, 'esmagou' a personalidade de Masako. Hoje, embora continue sob tratamento médico, Masako incorpora-se progressivamente aos compromissos oficiais.

A imprensa é a luz que nos ilumina para chegarmos à justi-ça, à verdade e à liberdade.

Parabéns Japão! Parabéns Brasil!

Undo-Kai é tradição

Page 21: Boqnews ed 941 de 27 a 03 05 13

TeatroTorta na Cara - InfantilUma viagem pela música e costumes populares da América do Sul com rotinas que revivem circo clássico e contemporâneo. Um mestre da música, duas mulheres que matam... de riso, um malabarista de primeira classe e um palhaço de classe turista.Recomendação: Livre - Local: Sesc Santos - Sessões: Dom (5) - 17h30. Ingresso: Grátis. Informações: 3278-9800.

Um Dia a MenosO espetáculo fala da possibilidade da morte para valorizar a vida. Do universo feminino de Clarice Lispector nascem duas mulheres e um inimigo invencível: o dia a dia.Recomendação: 14 anos - Local: Bloco Cultural (Pça. dos Emancipadores, s/nº - Cubatão) Sessões: Sáb (27) e Dom (28) - 20h- Ingresso: Grátis.

Louca de AmorA comédia descreve a mente de uma mulher que tenta expurgar as neuroses causadas por experiências amorosas fracassadas, dolorosas e frustradas e os desequilíbrios causados pelas inseguranças, medos e expectativas em relação a um relacionamento. Baseada na obra da jornalista e escritora santista Viviane Pereira.Recomendação: 14 anos - Local: Teatro Guarany - Sessões: Sab (27) - 21h - Dom (28) - 19h. Ingresso: R$ 40,00. Informações: 3219-3828.

ReclameReclame - Uma história de amor resgata costumes de cada período, destacando o trabalho de artistas e comunicadores brasileiros.Recomendação: Livre - Local: Miss - Museu da Imagem e do Som de Santos (Av. Pinheiro Machado, 48 - Vila Mathias) - Sessões: Sempre aos sábados. Até 29 de junho - 21h. Ingresso: R$ 15,00 a R$ 30,00. Informações: 9134.0713.

EstamiraAdaptação do documentário Estamira, de Marcos Prado. Uma catadora de lixo, doente mental, com uma percepção do mundo surpreendente e devastadora.Recomendação: 14 anos - Local: Sesc Santos - Sessões: Sex (3) - 21h e Sab (4) - 20h. Ingresso: R$ 3,00 a R$ 12,00. Informações: 3278.9800.

Algumas HistóriasA trajetória do ator e diretor Paulo José ganha um espetáculo teatral de produção santista. A peça também traz ao público a convivência do diretor com o mal de Parkinson.Recomendação: 14 anos - Local: Teatro Municipal Bras Cubas - Sessões: De 3 a 6 de maio - 17h30. Ingresso: R$ 10,00 a R$ 20,00. Informações: 3226-8000.

MúsicaFilhos da TradiçãoO Grupo Fi lhos da Tradição se apresenta com músicas típicas portuguesas embalando a hora do almoço do restaurante Quinta da XV.Recomendação: Livre - Local: Quinta da XV (Rua XV de Novembro, 112 – Centro) - Sessões: Sab (27) - 13h. Ingresso: R$ 3,00 couvert artístico. Informações: 3219-4280.

Chorinho no AquárioA cantora Viviane Davoglio tem uma extensa carreira, com apresentações em festivais de música, teatro, bares e bandas de baile.Recomendação: Livre - Local: Praça Vereador Luiz La Scala Jr. (ao lado do Aquário Municipal - Ponta da Praia) - Sessões: Sáb (27), às 18h - Ingressos: Grátis

Tudo tem LimiteNesse show, Beto Hora se apresenta com o músico e humorista Alaor Coutinho para brincar com o cotidiano e apresentado atrações musicais dentro

DIVERSÃO, CULTURA & LAZER

Teatro Coliseu: Rua Amador Bueno, 237 - SESC: Rua Conselheiro Ribas, 136 - Teatro Municipal Braz Cubas: Avenida Pinheiro Machado, 48 - Teatro Guarany: Praça dos Andradas, 100 -Pinacoteca Benedicto Calixto - Avenida Bartolomeu de Gusmão, 15 - Sesi Santos: Av. Nossa Senhora de Fátima, 366, Jd. Santa Maria - Biblioteca Municipal Mário Faria: Posto 6 – Orla da Aparecida - Teatro Serafim Gonzalez - Av. Presidente Costa e Silva, 1600, Boqueirão - Praia Grande - Cinemateca de Santos (Rua Ministro Xavier de Toledo, 42, Campo Grande).

agende-seÁLEX HERMES/DIVULGAÇÃO

de uma informalidade que mantém o público bem próximo.Recomendação: 12 anos - Local: Teatro Municipal Brás Cubas - Sessões: Sab (27) - 21h - Dom (28) - 20h. Ingresso: R$ 35,00 a R$ 70,00 Informações: 4062-0177.

ThiaguinhoO ex-vocalista do grupo Exaltasamba, que segue carreira solo, apresenta seus sucessos novos e antigos.Recomendação: 18 anos - Local: Fantastic Chopperia (Av. Antonio Emmerick nº 1643 - Jd - Guassu) - Sessões: Sab (27) - 22h. Ingresso: R$ 25,00 . Informações: 3561-2524.

Construtores do ChoroOs músicos Marcos Canduta (violão), Débora Gozzoli (flauta), Edinho Schimidt (pandeiro) e Mauro 7 cordas (violão de sete cordas) contam a história do choro por meio de seus compositores, mostrando a sua importância no contexto da música brasileira, dentro das homenagens ao Dia do Choro.Recomendação: Livre - Local: Sesc Santos - Sessões: Dom (28) - 18h. Ingresso: Grátis.Informações: 3278-9800.

Criança da TerraMusical interativo que visa transmitir a rica vivência da cultura tradicional brasileira para o público infantil.Recomendação: Livre - Local: Sesc Santos - Sessões: Dom (28) - 17h30. Ingresso: Grátis. Informações: 3278-9800.

MC CriouloO rapper se apresenta no ginásio do Sesc.Recomendação: 14 anos - Local: Sesc Santos - Sessões: Qua (1), às 20 horas- Ingressos: Esgotados. Informações: 3278.9800.

Conrado Pouza O cantor santista Conrado Pouza traz o melhor do MPB, com o baterista Evan Junior.Recomendação: Livre - Local: Porto Brasil (Rua XV de Novembro, 18 - Centro Histórico) - Sessões: Às quintas-feiras, das 19h às 24h. Ingresso: Grátis. Informações: 3216.1645.

ShowrrosselO destaque do musical fica por conta da dupla de atores mirins Lucas Santos e Esther Marcos. Os talentosos jovens estão no ar atualmente como Paulo e Margarida, em Carrossel.Recomendação: Livre - Local: Palácio das Artes (Av. Presidente Costa e Silva, 1.600 - Boqueirão) - Sessões: Sab (4) - 15h e 17h - Ingressos: R$ 60,00. Informações: 3496-5725.

Mc BuchechaO cantor voltou às paradas de sucesso com força total em 2006, após o acidente que tirou a vida de seu parceiro Claudinho, em 2002. O show promete reunir sucessos antigos como Quero Te Encontrar e inéditos, como Hot Dog.Recomendação: 18 anos - Local: Fantastic Chopperia (Av. Antonio Emmerick nº 1643 - Jd - Guassu) - Sessões: Sab (4) - 00h. Ingresso: R$ 20,00. Informações: 3561-2524.

Reisado SergipanoA Associação Folclórica Reisado Sergipano e Bumba Meu Boi de Guarujá possui um grupo de Reisado, autêntico do Estado de Sergipe, trazido na década de 60 pelo Mestre Zacarias de Matos. A apresentação tem como prioridade incentivar a preservação da cultura brasileira.Recomendação: Livre - Local: Sesc Santos - Sessões: Sab (4) - 17h. Ingresso: Grátis. Informações: 3278-9800.

Literatura LançamentoO escritor santista Guilherme Antunes lança o livro A ilha de um homem só. Recomendação: Livre - Local: Museu do Café (Rua XV de Novembro, 95)- Sessões: Sáb (27) - 10h. Ingressos: Grátis.

Salve Santos e PaguNos anos 50, depois de trocar a militância política pela militância cultural e pelo jornalismo, Patrícia Galvão chega a Santos em 1954 para roubar a cena, escrevendo no jornal A Tribuna, produzindo peças de teatro, promovendo eventos literários e difundindo a vanguarda. Recomendação: Livre - Local: Sesc Santos- Sessões: Sáb (27) - 17h. Ingresso: Grátis. Informações: 3278.9800.

Infantil - Contos da TerraAs histórias são preenchidas de desenhos que estabelecem uma relação viva, tátil com a história, como ilustrações que pulam dos livros para o jogo de cena e com músicas de sanfona.Recomendação: Livre - Local: Sesc - Sessões: Sáb (27) - 17h30. Ingresso: Grátis. Informações: 3278.9800.

Infantil II - Roda de LeituraA leitura em voz alta é um dos melhores meios de facilitar o domínio da palavra escrita. Mediação de leitura para crianças e roda de leitura.

Recomendação: Livre - Local: Sesc Santos- Sessões: Qua (1) - 14h30 e 16h30. Ingresso: Grátis. Informações: 3278-9800.

DançaPatinaçãoCom o tema Novelas, o show de patinação do Clube Internacional de Regatas promete surpreender a todos. Com cenários e iluminações especiais, diversas músicas que fizeram sucesso. Recomendação: Livre - Local: Clube Internacional de Regatas (Av. Alm. Saldanha da Gama, 5). Sessões: Sab (27) e Dom (28) - 20h. Ingresso: R$ 10,00 a R$ 15,00. Informações: 3278.9800.

Danças CircularesDanças de roda refletem a necessidade de comunhão entre os membros de uma comunidade e se associam a diferentes momentos de suas vidas. Um convite à celebração da vida e união entre as pessoas.Recomendação: Livre - Local: Sesc Santos- Sessões: Qua (1) - 16h às 18h. Ingresso: Grátis Informações: 3278.9800.

ExposiçãoNina ConteFormada em fotografia pela Escola Panamericana de Artes de São Paulo, com 5 anos de experiência em Roma e na Itália, Vanina Conte é especializada em Fotografia Newborn, ou seja, de recém-nascidos.Recomendação: Livre - Local: Shopping Parque Balneário (Av. Ana Costa, 549)- Sessões: De 1 a 11 de maio. Ingresso: Grátis. Informações: 3284-0360.

Mata Atlântica, Berço das ÁguasAs 20 fotografias mergulham no bioma da Mata Atlântica, que detém sete das nove grandes bacias hidrográficas brasileiras, e apresentam um registro da região da Serra do Mar pelas lentes do fotógrafo Simão Salomão.Recomendação: Livre - Local: Sesi Santos - Sessões: Até quarta (1) - 9h às 17h - Ingresso: Grátis. Informações: 3209-8230.

Koz PalmaO artista plástico Koz Palma expõe pela primeira vez na Pinacoteca Benedicto Calixto, em Santos, e traz para o público 26 obras em pintura digital e duas em metal gravado, além de um biombo e um painel.Recomendação: Livre - Local: Pinacoteca Benedicto Calixto - Sessões: Ter a dom - 9h às 18h - Até 12 de maio. Ingresso: Grátis. Informações: 3288-2857.

PassosO caminho de Santiago de Compostela está retratado na exposição fotográfica

Passos, assinada pelo artista Leandro Ayres. Recomendação: Livre - Local: Galeria de Arte Braz Cubas - 2º piso do Centro de Cultura Patrícia Galvão (Av. Pinheiro Machado, 48) - Sessões: Até terça (30). Visitação diária, das 10h às 20 horas. Ingresso: Grátis. Informações: 3226.8000.

100 Anos da Propaganda em SantosComplementando a reestreia da peça Reclame, a exposição conta com 140 peças publicitárias, de 1900 a 2000, distribuídas em 64 painéis.Recomendação: Livre - Local: Miss - Museu da Imagem e do Som de Santos (Av. Pinheiro Machado, 48 - Vila Mathias) - Sessões: Sempre aos sábados. Até 29 de junho - 21h. Ingresso: Grátis (A visitação da exposição ocorre somente em conjunto à apresentação da peça, que custa de R$15,00 a R$ 30,00). Informações: 3226-8019.

Eu Vi uma HistóriaA mostra apresenta um recorte do Acervo Sesc de Arte Brasileira com cerca de 60 obras que narram situações cotidianas, anedotas e notícias políticas.Recomendação: Livre - Local: Sesc - Sessões: Até o dia 19/5 - Ter a sex, das 10h às 21h. Sáb, dom e feriados, das 10h às 18h30. Ingresso: Grátis. Informações: 3278.9800.

100 Anos de História e EnergiaA iniciativa celebra o centenário desse feito para expor ao público o impacto e a importância econômica, política e social dos sistemas elétricos de potência.Recomendação: Livre - Local: Cais Milton Teixeira (Av. Rangel Pestana, 150, Vila Mathias) - Sessões: Até 19 de maio, de seg a sex, das 9h às 19h - sáb e dom das 11h às 20h. Ingresso: Grátis.

RetratosExposição de fotos de Fernanda Miranda, com o tema Retratos.Recomendação: Livre - Local: Biblioteca Municipal Mário Faria (Av. Bartolomeu de Gusmão, s/nº - Aparecida ) - Sessões: Até terça (30) - 9h às 19h Ingresso: Grátis. Informações: 3226-8000

Bienal no SesiA 1ª Mostra Itinerante de Videoarte exibirá trabalhos de sete artistas participantes da 30ª Bienal de São Paulo.Recomendação: Livre - Local: Sesi - Sessões: Até 29 de maio - 9h às 17h Ingresso: Grátis. Informações: 3209-8230.

7ª Arte Melhores FilmesO Sesc Melhores Filmes traz o filme Xingu, seguido de Operação Skyfall. Confira a programação em www.boqnews.com/cadernoRecomendação: 12 anos / 14 anos- Local: Cine Roxy Pátio Iporanga, (Av. Ana Costa, 465, Gonzaga)- Sessões: Sab (27) e Dom (28)- 19h e 21h. Ingresso: R$2,00 a R$ 4,00. Informações: 3278.9800.

Boqnews 27 a 3 de maio/2013 | etc | 21

Dia Internacional da DançaPara celebrar a data, a Cia Etra de DançaContemporânea e o Canal Oito de Dança organizam uma série de atividades na segunda-feira (29). Programação: Aulas - Teatro Municipal, das 9h30 às 13h30; e Praça Mauá, das 12h às 13h30. Apresentações - Centro Cultural Patrícia Galvão, das 14h30 às 17hFórum de Discussão - Teatro Municipal, às 18 horas. Flash Mob e JAM - Fonte do Sapo, a partir das 20hIngresso: Grátis. Informações: www.canaloitodedanca.wordpress.com ou www.ciaetradedanca.blogspot.com

Page 22: Boqnews ed 941 de 27 a 03 05 13

etc 27 a 3 de maio/ 2013 Boqnews22

Cinema DE 25 A 2 DE MAIOPoupança

Sab 27

TempoMin 18ºCMax 28ºC

Dom 28Min 17ºCMax 27ºC

ABRILCPTEC-INPE

18 a 24 - 0,413418 a 24 - 0,5000

Salário base (R$) Alíquota Até 1.247,11 8%De 1.247,12 a 2.078,52 9%De 2.078,53 até 4.157,05 11% Empregador 12% Trabalhador Autônomo De 678,00 a 4.157,05 20%

O sábado será um dia típico de outono, com sol e poucas nuvens. Não chove

Contribuição Trabalhador Assalariado e Doméstica

ABRIL

IGPM/FGVMarço: 0,21% 12 meses: 8,05%

ABRILBrasil: R$ 678,00 São Paulo: R$ 755,00

Previdência

Salário Mínimo

Inflação

ANO BASE 2013IR Fonte

Depósitos até 3.5.2012 Depósitos após 4.5.2012

26.04Compra: R$ 1,97 Venda: R$ 2,07

Dólar Turismo

Base (R$) Alíquota (%) Deduzir(R$) Até 1.710,78 - IsentoDe 1.710,79 a 2.563,91 7,5 128,31De 2.563,92 a 3.418,59 15,0 320,60De 3.418,60 a 4.271,59 22,5 577,00 Acima de 4.271,59 27,5 790,58

O domingo terá um dia semelhante ao sábado, com sol e poucas nuvens

Programação sujeita a alterações. Informações: Roxy - 3289-8336, Cinemark - 3231-2889, Cine Posto 4 - 3288-4009, Miramar- 3284-4044, Ferry Boat Plaza (Guarujá) - 3348-4482, Cinesystem (Litoral Plaza- PG) - 3476-2000.

Cinemark Praiamar - SantosA Morte do Demônio (leg) - 12h20 (sab e dom), 14h30, 16h40, 18h50, 21h, 23h20 (sáb). 18 anos. Homem de Ferro 3 (dub) - 11h40 (sáb e dom), 14h40, 17h40, 20h40, 23h40 (sáb). 12 anos. Homem de Ferro 3 - 3D (dub) - 11h10 (sáb e dom), 13h10, 14h10, 17h10, 19h10, 20h10, 23h10 (sáb). Homem de Ferro 3 (leg) - 12h40, 15h40, 18h40, 21h40. Homem de Ferro 3 - 3D (leg) - 12h10 (sáb e dom), 15h10, 16h10, 18h10, 21h10, 22h10, 00h10 (sab). Amor é tudo o que você precisa (leg) - 19h35. 12 anos. Invasão à Casa Branca (leg) - 17h05, 19h35, 22h05. 16 anos. GI Joe - A Retaliação (leg) - 16h30, 00h (sáb). Meu Pé de Laranja Lima - 13h, 15h. 12 anos. O Acordo (leg) - 19h. 14 anos. Um bom partido (leg) - 13h30, 18h25, 20h45, 23h30 (sab). 12 anos. Oblivion (leg) - 15h50. 12 anos. Vai que Dá Certo - 12h15 (sab e dom), 14h20, 16h20, 18h30, 20h50, 23h (sab). 12 anos. Um Porto Seguro (leg) - 14h (exc. 3ª), 14h (cinematerna 3ª), 21h30. 12 anos.

Roxy Gonzaga 5 - SantosOs Croods (dub) - 14h15, 16h15. Livre. Homem de Ferro 3 (dub)- 14h30, 17h, 19h30, 22h. 12 anos. Homem de Ferro 3 (leg) - 14h, 16h30, 19h, 21h30. Homem de Ferro 3 - 3D (dub) - 13h30 (sab e dom), 16h, 18h30, 21h . Homem de Ferro 3 - 3D (leg) - 15h,017h30,

20h, 22h30, 3h30 (sab). A Morte do Demônio (leg)- 18h15, 20h15, 22h15. 18 anos.

Roxy Iporanga 4 - SantosUm Porto Seguro (leg)- 14h15. 12 anos. O Acordo (leg)- 15h15. 14 anos. Oz: Mágico e Poderoso (dub) - 14h30. Livre. Jack, o Caçador de Gigantes (dub) - 16h30h. 12 anos. Oblivion (leg) - 17h, 19h30, 22h. 10 anos. Vai que dá Certo - 17h15, 19h15, 21h15. 12 anos. Um Bom Partido (leg) - 15h30, 17h45, 19h45, 21h45. 12 anos.

Cine Miramar - SantosMeu Pé de Laranja Lima - 14h30, 16h30. 10 anos. Uma História de Amor e Fúria - 18h50.12 anos. Thérèse D (leg) - 21h. 14 anos. Sejam Muito Bem Vindos (leg) - 15h, 17h, 19h, 21h. 14 anos. Homem de Ferro 3 (leg) - 13h30, 16h, 18h30, 21h. 12 anos.

Posto 4 - SantosDe Coração Aberto - 16h, 18h30, 21h. 14 anos.

Roxy Brisamar - São VicenteOblivion (dub) - 14h30. 10 anos. Os Croods (dub) - 15h, 17h, 19h. Livre. Vai que Dá Certo - 16h45, 18h45, 20h30, 22h15. 12 anos. G.I. Joe: A Retaliação (dub) - 14h15, 21h. 10 anos. Homem de Ferro 3 (dub) - 14h, 16h30, 19h, 21h30. 12 anos. Homem de Ferro 3 - 3D (dub) - 13h30 (sab e dom), 14h30, 16h, 17h, 18h30, 19h30, 21h, 22h. A Morte

do Demônio (dub) - 14h45, 18h30, 20h30, 22h15. 18 anos.

Parque Anilinas - CubatãoOs Croods (dub) - 14h. Livre. Homem de Ferro 3 - 3D (dub)- 14h, 16h30, 19h, 21h30. 12 anos. Homem de Ferro 3 (dub) - 15h45, 20h30. A Morte do Demônio (dub) - 18h30. 18 anos.

Cine 3 - Ferry Boat’s - GuarujáOblivion (dub) - 16h, 18h15. 12 anos. O Acordo (dub) - 20h30, 22h35. 14 anos. Os Croods (dub) - 16h15, 18h10. Livre. Oz - Mágico e Poderoso (dub) - 15h45. Livre. Vai que Dá Certo - 20h15, 22h. 12 anos. Homem de Ferro 3 (dub) - 15h, 17h30, 20h, 22h30. 12 anos.

Cinesystem - Praia GrandeO Acordo (dub) - 13h50, 19h.14 anos. Vai que Dá Certo - 15h, 17h10, 19h10, 21h10. 12 anos. Homem de Ferro 3 (dub) - 13h30, 15h, 16h10, 18h35, 18h50, 21h15, 21h30. 12 a. Homem de Ferro 3 - 3D (dub) - 13h45, 14h, 16h25, 16h40, 19h05, 19h20, 21h45, 22h, 00h. Oblivion (dub) - 16h30, 21h40. 14 anos.

Page 23: Boqnews ed 941 de 27 a 03 05 13

Boqnews BoqNegócios27 a 3 de maio/2013

_____________________SOBRADO CAMPO GRANDE2 garagens, 3 dorms., sendo 1 ste, 2 salas, churrasq., dep. comp. emp. wc. 900mil. Ac. (-) valor. www.felizlar.com.br(3018-7051 / 9118-9413

creci 52944

_____________________CASA PARA COMÉRCIO

Ampla residência no Canal 3. ( 3221.1587

_____________________ALUGA-SE - BOQUEIRÃO

Sala/living,frente a praia, re-formado. Pacote R$ 1.200,00 ((13) 9132-8062

Distribuição Treelog LogísticaNAS BANCAS DA CIDADE

_____________________OCASIÃO R$ 1.550 - VAZIO

R. Estácio de Sá, n°7, 2 dorms., com armários, banh.,

coz., área de serviço, qto. W.C. p/ emp., gar. privativa

( 3273-5148_____________________

AV. PEDRO LESSA, VAZIOJunto Av. Siqueira Campos,

2 dorms., banh. coz., área de serviço, gar. Ocasião pacote R$ 1.600,00 ( 3273-5148

_____________________EMBARÉ FRENTE VAZIO

R. Nascimento ao lado da Igreja do Embaré, 2 dorms., banh., coz., área de serviço, gar. Prédio de 5 and. Pacote R$ 2.100,00 ( 3273-5148

Page 24: Boqnews ed 941 de 27 a 03 05 13

BoqnewsBoqNegócios24 27 a 3 de maio/2013