jornal expressao sinjus

12
injus Ano 17 nº 200 Belo Horizonte abril/2011 www.sinjus.org.br - [email protected] ELEIÇÕES SINJUS-MG DATA-BASE Especial Dia do Trabalhador; Passeio Ecológico; Cidadania; Direitos; Qualidade de Vida; Aposentados e Nossa História VALE-REFEIÇÃO PLANO DE CARREIRAS pg.7 pg.6 pg.5 pg.4 Confira as últimas considerações do GT acerca das propostas apresentadas pelo SINJUS-MG SINJUS-MG se DECEPCIONA com proposta do Tribunal no GT do Benefício Filiados legitimam “Justiça para Todos”; nova Diretoria toma posse no próximo dia 06/05/11 SINJUS-MG lança Campanha pela efetivação da Data-Base, relembra trajetória dessa conquista e informa sobre cenário atual E E +

Upload: mariana-franca

Post on 26-Mar-2016

223 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Reformulação do jornal Expressao Sinjus, novo projeto gráfico, moderno e dinamico

TRANSCRIPT

Page 1: Jornal Expressao SINJUS

i n j u s

Ano 17nº 200

Belo Horizonteabril/2011

www.sinjus.org.br - [email protected]

ELEIÇÕES SINJUS-MG

DATA-BASE

Especial Dia do Trabalhador; Passeio Ecológico; Cidadania; Direitos; Qualidade de Vida; Aposentados e Nossa História

VALE-REFEIÇÃO

PLANO DE CARREIRAS

pg.7

pg.6

pg.5

pg.4Confira as últimas considerações do GT acerca das propostas apresentadas pelo SINJUS-MG

SINJUS-MG se DECEPCIONA com proposta do Tribunal no GT do Benefício

Filiados legitimam “Justiça para Todos”; nova Diretoria toma posse no próximo dia 06/05/11

SINJUS-MG lança Campanha pela efetivação da Data-Base, relembra trajetória dessa conquista e informa sobre cenário atual

EE +

Page 2: Jornal Expressao SINJUS

opiniãopágina 2

Expressão SINJUS - 200 - ABRIL DE 2011

Agradeço, sensibilizado, a expressiva votação que obtive pelos queridos colegas, visando ao cargo de Conselheiro Fiscal do SINJUS.Muito grato e vamos à luta.

Daniel Klein Pedroso – Servidor TJMG

Ficha limpa? É isso aí, pessoal.Pelo menos enalteçamos os nomes daqueles Ministros (com “M” maiúsculo) que tiveram a hombridade de votar com o povo brasileiro. Esse tal de “Fux” começou mal: pode entender de direito, mas não entende nada de cidadania. Continuemos a luta. Um dia esse país vai ser de todos.

Victorino Cerqueira - Servidor TJMG

Parabéns à coordenação geral e à nova diretoria pelo trabalho sério de vocês.Abraços e boa sorte na nova gestão.

Isabel Rocha – Servidora TJMG

O STF não derrubou a Lei da Ficha Limpa, apenas aplicou o que reza a Constituição Federal. A Lei editada em um ano, sobre o processo eleitoral, só poderá viger no ano seguinte. O Supremo é o guardião da Carta Magna, se a lei foi editada em 2010 somente poderia viger a partir de 2011, temos que ter segurança jurídica no Estado Democrático de Direito. Portanto, nas eleições de 2012 terá plena eficácia. No Direito não se discute se a lei é justa, não cabe ao magistrado julgar com paixão e sim racionalmente, observando os preceitos legais.

Carlos Oliveira – Leitor

fala companheiro

editorial

Sônia de Souza - Diretora de Imprensa e Comunicação do SINJUS-MG

Uma edição especial para marcar momentos especiaisO Jornal EXPRESSÃO SINJUS completa a sua marca de 200 edições, levando informação e sendo porta voz fiel dos anseios da categoria. E este número chega num momento muito especial: foi eleita a nova diretoria do SINJUS-MG. Além disso, em 1º de maio é celebrado o DIA DO TRABALHADOR e é também a data em que os servidores da Justiça esperam ver concretizada a sua primeira e pioneira Data-Base.

Sem o servidor não há justiçaEsse slogan marcou a primeira edição do EXPRESSÃO, ocorrida em 1997, e, 14 anos depois, esse grito por Valorização e Justiça continua ecoando cada vez mas forte. Apesar de acumular importantes conquistas, os servidores da Justiça ainda clamam por respeito aos seus direitos, por valorização, por melhores condições de trabalho, por uma carreira condizente com as complexidades inerentes ao desempenho de suas funções. Afinal, o trabalho no Judiciário exige cada vez mais preparo intelectual e tecnológico e os servidores têm investido em formação e qualificação. Mas não vê contrapartida que valorize de fato tanto tempo e dedicação investidos. A Evasão vem marcando território no TJMG e mostrando também que SEM JUSTIÇA, NÃO HÁ SERVIDOR QUE AGUENTE!

Organização como estratégia de lutaO SINJUS-MG tem buscado, por meio de sua

Comunicação, estar cada vez mais próximo dos seus representados. E, para isso, tem inovado seus veículos de comunicação, oferecendo outras mídias como opção para informação, conscientização e mobilização. Mas o jornal é o canal mais direto, que alcança toda a categoria, desde ativos aos aposentados. Além disso, os trabalhadores da Justiça elegeram, em abril, a nova diretoria que estará à frente do SINJUS-MG pelos próximos três anos. Com diálogo, transparência e muita União, os servidores se organizam e se fortalecem para alcançar melhorias e efetivar conquistas por meio de um Sindicato ainda mais forte.

Expressão de cara novaCaros filiados, para marcar um momento tão especial em que o nosso EXPRESSÃO completa 200 edições e em comemoração ao 1º de maio, Dia do/a Trabalhador/a, é que trazemos novidades para vocês: a partir desta edição, o jornal será enviado mensalmente direto para a sua residência. Além disso, o nosso jornal está de cara nova e com mais páginas. Tudo para tornar a sua leitura ainda mais agradável. Esperamos que goste. Envie-nos sua opinião para o “fale conosco” do nosso site: www.sinjus.org.br e participe! No “Fala Companheiro” você pode soltar o verbo. Outra novidade são os classificados, onde você poderá fazer um bom negócio. Informe-se e dê sugestões de pauta. Boa leitura!

**Os artigos assinados são de inteira responsabilidade de seus autores e não refletem, necessariamente, a opinião do SINJUS-MG.

DIRETORIA COLEGIADA: Robert Wagner França (Coordenador-Geral), Nicolau Prímola (Secretário-Geral); Aguinaldo Eustáquio da Silva (Assuntos Sociais, Culturais e de Saúde), Renato Elias Charchar (Finanças e Patrimônio), Sônia Aparecida de Souza (Imprensa e Comunicação), Wagner de Jesus Ferreira (Jurídico).

Jornalistas Responsáveis: Alessandra Costa (MG 09126 JP); Patrícia Brum (MG 10872 JP)Estagiária: Rayssa Marques FróesDesigner Gráfico: Mariana FrançaProjeto Gráfico: Mariana FrançaProjeto Editorial e Edição: Alessandra Costa/Patrícia BrumRevisão: Carla Pacífico; Robert Wagner e Sônia de Souza Impressão: Gráfica Formato / 2.700 exemplares -

Conselho Fiscal: Idalmo Constantino, Hudson Brígido da Silva e Maria Auxiliadora S. Reis

Jornal Mensal do Sindicato dos Servidores da Justiça de 2ª Instância do Estado de Minas Gerais

Impresso em papel reciclado

i n j u s

Page 3: Jornal Expressao SINJUS

opinião página 3

Expressão SINJUS - 200 - ABRIL DE 2011

As conquistas da classe trabalhadora, de lá pra cá, são muitas e, constantemente, relembradas – como deve ser – no dia 1º de maio. Em 2011, em homenagem a este dia, o SINJUS-MG traz

uma reflexão diferente. Em uma análise evolutiva do contexto apontado acima, a nova diretoria do SINJUS-MG responde questões acerca das perspectivas para o triênio (2011/2014).

O ditado popular está relacionado ao pensamento defendido por Max Weber, no século XIX – época do triunfo dos métodos das ciências naturais, concretizadas nas radicais transformações da vida material do homem, motivadas pela Revolução Industrial. Desde aquele tempo, já entendíamos que o trabalho é mais do que um meio de sobrevivência no mundo capitalista. Dois séculos depois, apesar de reunirmos conquistas históricas, nossos locais de trabalho, comumente, ainda não dignificam seus trabalhadores, desvalorizando sua produção e bem estar. Haja vista a constante necessidade de campanhas por reajuste salarial, combate ao assédio moral e às tentativas de aumento de jornada de trabalho. Mas como evoluir?

“O Trabalho dignifica o homem(?)!”Você já parou para refletir sobre qual o trabalho que, verdadeiramente, dignifica o homem?

Movimento sindical

VIVIANE CALLAZANS (Sec. Geral)Entrar no Sindicato é uma oportunidade de ajudar a tornar mais real aquilo que o TJMG tem como valores, que é a base ética e política deste Órgão:

O constante aperfeiçoamento e a valorização das pessoas

são requisitos essenciais para aprimorar o desempenho

do Tribunal de Justiça e atingir os resultados esperados.

(http://www.tjmg.jus.br/institucional/missao.html)

Foram várias as valorizações que conseguimos desde 2007. Podemos destacar a ampliação da Licença-Maternidade, a Data-Base e o Adicional de Desempenho. Fica a certeza de que o Sindicato somos todos. Com ideias e participação, podemos tornar o TJMG um exemplo de valorização dos seus servidores.

O papel dos servidores públicos

Robert França (Coord. Geral)Dizem alguns teóricos, “o servidor público é aquele que empresta sua vida à vontade do Estado”. Mas historicamente sua imagem foi desgastada. Hoje, a palavra de ordem é a profissionalização. As novas tecnologias eliminarão tarefas rotineiras,

Relação com o TJMG

WAGNER DE JESUS (Dir. Jurídico)A formação de Grupos de

Trabalho, com a participação efetiva dos Sindicatos,

demonstra que a Administração do TJ vem se democratizando e reconhecendo cada dia mais o papel das entidades sindicais. Esse formato dos GTs permite que haja a construção de uma proposta de consenso, evitando-se desgastes desnecessários, como aconteceu em gestões anteriores. No entanto, a administração muda a cada dois anos e não temos a certeza de que essa sistemática continuará, mas vamos nos empenhar para que isso seja uma regra na Casa.

Saúde e lazer

ROBERTO PAIVA (Dir. Social, Cultural e de Saúde)Acredito que há muito por fazer, notadamente no aspecto cultural. A pluralidade dos canais de informação - agora interativos - propicia em tempo real a divulgação das ideias e, sindicalmente falando, de mobilização para quaisquer eventos. Temos planos para potencializar as manifestações culturais do Sindicato, tendo os filiados como parceiros, partícipes e agentes. Quanto à saúde, o Sindicato tem “dado conta do recado” e o Tribunal tem feito a sua parte. Contudo, pode melhorar. No plano social, promover mais eventos propiciatórios à integração lúdica dos filiados.

Aposentados e pensionistas

AGUINALDO SILVA (Dir. de Aposentados e PensionistasSerá um privilégio estar

à frente da Diretoria de Aposentados e Pensionistas

e poder encarar mais um desafio pela frente, lutando por uma classe, que, ano após ano, dedicou sua vida ao TJMG. O primeiro passo já foi dado, com a criação do Núcleo, que já faz parte da futura Diretoria de Aposentados, por meio do qual o SINJUS vem somar o útil ao agradável. A novidade respalda e fortalece as lutas com todo o respeito que os servidores merecem.

a

R

Tefe

A

A

sot

cto

a

o que, ao mesmo tempo que requer qualificação, demanda valorização. É nesse contexto que se encaixa nossa

luta sindical. Qualquer instituição que deseja ser forte e respeitada deve

investir nos seus servidores e deles cobrar a contrapartida que é devida à sociedade, que tende a ampliar sua consciência de cidadania e cobrar melhores serviços.

Page 4: Jornal Expressao SINJUS

GT apresenta considerações sobre as propostas dos sindicatos, em reunião realizada dia 24/3

Criar perspectivas, incentivar a qualificação dos profissionais e servir de instrumento para uma gestão planejada, que valorize os servidores. É esse o Plano de Carreiras (PC) que o SINJUS-MG defende para a categoria.

Como a Portaria-Conjunta nº 193/10, que criou o Grupo de

Direitos dos aposentadosO SINJUS ressaltou que qualquer mudança no Plano deve respeitar os direitos dos aposentados, constando expressamente na proposta. Isso é necessário para que sejam decididas as

Trabalho (GT) para analisar o tema, não incluiu os representantes sindicais, as análises têm ‘ido e vindo’ (veja a ilustração abaixo). Na última reunião, realizada dia 24 de março, o GT apresentou suas considerações sobre as emendas propostas pelos Sindicatos ao projeto. Pouca coisa foi acatada, mas as negociações continuam. Veja os detalhes no quadro abaixo.

questões relativas à GIAF, ao art. 5º da Lei 13.467/2000 e ao art. 23 da Lei 16.645/07, que se arrastam há anos no Tribunal. Veja a íntegra da proposta final do GT e a do SINJUS-MG no portal www.sinjus.org.br

Em defesa de um Plano de Carreiras que garanta a valorização dos servidores

sindical

Expressão SINJUS - 200 - ABRIL DE 2011

página 4

GT elabora proposta

GTapresenta considerações sobre as emendas

Sindicatos apresentam emendas

Sindicatos analisam as considerações

Alessandra Costa

Tema Proposta do GT Proposta do SINJUS-MG

Posição do SINUJUS-MG

Promoção Vertical (PV)

Fixar número de vagas para PV, com base nos

anexos da Lei 13.467/2000

Correta aplicação da Lei 16.645/07. A PV

não pode ser limitada por falta de vaga.

A proposta do GT é contrária à Lei 16.645/07 e ao acordo firmado

perante o CNJ, no qual ficou consignado o respeito ao princípio

da legalidade na promoção vertical. A defesa desse ponto será feita por

todos os meios.

Data do efetivo posicionamento

após obtenção da PV

“em até 1º de abril”, e não em 1º de

janeiro, como vem sendo feito

Manter a data atual de 1º de janeiro

A mudança não se justifica, pois, tradicionalmente, nunca trouxe

problemas para o TJ; além disso, haveria alteração do mês para as

progressões e promoções horizontais, hoje fixado em janeiro.

Abertura da Classe A com

jornada de trabalho de

6 horas

Não define critérios para o

posicionamento dos servidores nessa

classe.

Posicionamento na Classe A deve ser regulamentado, mantendo-se a

jornada de trabalho do cargo efetivo

As leis referentes ao Plano de Carreiras permitem a

regulamentação da Classe A. O MP e o TCE já regulamentaram o acesso de todos os servidores na classe A com jornada de trabalho

do cargo do efetivo.

Page 5: Jornal Expressao SINJUS

Protestos pela aprovação do projeto de Lei da Data-base na ALMG - maio de 2010

Ao lado, reunião do GT, realizada em 11 de abril de 2011, para definição do índice

A poucos passos de uma conquista: SINJUS-MG se mobiliza pela efetivação da Data-Base

A Data-Base é um direito. E dele, os servidores do Judiciário mineiro não abrem mão.

Com o slogan ‘Data-Base: eu não abro mão’, o SINJUS-MG iniciou a campanha pela efetivação desse direito no portal do Sindicato(www.sinjus.org.br). Falta pouco para que isso ocorra, mas alguns passos ainda precisam ser dados. Reveja a trajetória dessa conquista e acompanhe os últimos andamentos sobre a questão.

PASSO 1: IniciativaSINJUS-MG entrega ao TJ proposta da Data-Base (meados de 2009)

PASSO 2: MobilizaçãoServidores entram em estado de greve (outubro a dezembro de 2009) e aderem à campanha DATA-BASE JÁ (fevereiro de 2010)

PASSO 3: ConquistaCorte Superior do TJ aprova Projeto de Lei a ser enviado ao Legislativo mineiro (março de 2010); PL é aprovado na Assembleia Legislativa e Lei é sancionada pelo Governador de Minas Gerais (maio de 2010). A norma fixou em 1º de maio ‘a data-base para a revisão dos vencimentos e proventos dos servidores do Poder Judiciário do Estado’ (art. 1º).

PASSO 4: EfetivaçãoSindicatos se mobilizam pela definição do índice que servirá de referência e são representados no Grupo de Trabalho (GT) criado pelo Tribunal (Portaria Nº 2551/2011). O Coordenador Geral do SINJUS-MG, Robert Wagner França, ocupa uma das nove vagas do GT.

PRÓXIMOS PASSOS:O IPCA/IBGE (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo), utilizado pelo Governo Federal para medição de metas inflacionárias, foi sugerido pelo GT para servir de referência para a Data-Base. A análise foi entregue à Presidência do Tribunal e, após ser despachada, seguirá para a Comissão Administrativa, para a Corte e, por fim, será enviado como Projeto de Lei (PL) para a Assembleia Legislativa deMinas Gerais, já com a decisão sobre o índice.

Agora, é definir prazos para votação nas instâncias do TJ. Caso isso não ocorra já na primeira semana de maio, o SINJUS convocará uma Assembleia Geral Extraordinária para deliberar sobre as medidas a serem tomadas.

Em reunião histórica, CNJ promove conciliação entre TJ e SINJUS-MG

A conciliação entre SINJUS-MG e TJMG acerca dos atrasos das Promoções Verticais esteve na pauta da 123ª sessão ordinária do CNJ, no dia 29/3/2011. No total, a pauta possuía 63 itens. Entre esses, o próprio CNJ destacou o nosso acordo, que teve sua formalização realizada, pessoalmente, no último dia 17 de março, em Belo Horizonte. Uma ação inédita!

Tamanha foi a importância dessa histórica reunião (17/3), que o CNJ divulgou nacionalmente, em 28/3, a condução da audiência pelo conselheiro Nelson Tomaz Braga, destacando o Pedido de Providências (PP 0006655-66.2010.2.00.0000) do SINJUS-MG como motivador do encontro. Nós comemoramos a homologação, esperando que o acordo seja realmente cumprido. Continuaremos atentos ao andamento dos processos de 2007 e 2008, bem como ao reposicionamento, ainda neste ano, dos servidores promovidos nesses certames. Além disso, reforçaremos a reivindicação da publicação dos editais em atraso.

CNJ homologa acordo entre TJMG e SINJUS-MG

sindical página 5

Expressão SINJUS - 200 - ABRIL DE 2011

Ray

ssa

Mar

ques

Ale

ssan

dra

Cos

taArquivo SIN

JUS-M

G

Page 6: Jornal Expressao SINJUS

Membros da nova diretoria do SINJUS-MG, que toma posse dia 6 de maio. Da direita para a esquerda: Nicolau Prímola, Sônia de Souza, Alex Aguiar, Alexandre Paulo Pires, Viviane Queiroz, Ademir Barbosa, Robert França, Aguinaldo Eustáquio da Silva, Roberto Paiva, Wagner de Jesus Ferreira, Maria Libéria da Silva, Renato Charchar, Flávia Maria da Silveira Filiados apostam na continuidade do trabalho

realizado pela chapa ‘Justiça para todos’A palavra final foi dos filiados. E os resultados não deixam dúvidas: o trabalho desenvolvido pelo SINJUS-MG nos últimos três anos foi aprovado e legitimado nas urnas. O número de votos recebidos pela chapa ‘Justiça para Todos’, nas eleições realizadas em 4 de abril, demonstra que o Sindicato está no caminho certo. Com luta e perseverança, a categoria já conquistou direitos importantes. Mas ainda há muito trabalho pela frente! Por isso, a participação de todos é fundamental. Lembre-se: o SINJUS-MG somos todos nós. Fortaleça a luta!

Os filiados também definiram os representantes do Conselho Fiscal, responsáveis pela fiscalização da gestão financeira e

patrimonial do Sindicato. Assumem como titulares:- Idalmo Constantino da Silva- Hudson Brígido da Silva- Daniel Klein Pedroso

Participe da cerimônia de posse da nova Diretoria Colegiada e do Conselho Fiscal do SINJUS-MG!

Data: 6 de maio

Hora: 19h

Local: auditório da Fiemg (avenida do Contorno, 4456, bairro

Funcionários)

8348348038033131

total de votantes da eleição SINJUS-MG

toral de votos válidos na Chapa1

votos brancos e nulos

“A gestão atual tem demonstrado que o

trabalho desenvolvido com seriedade,

colaboração e boa vontade produz bons

resultados em prol dos servidores. A continuidade

é a consagração para assegurar o triunfo de seu

esforço.”

“Trata-se de uma chapa com credibilidade e com eficiência no trato com a Administração, bem como preocupada com os interesses dos filiados de forma coerente e positiva. É uma chapa merecedora de nosso apoio e, com certeza, no momento atual, não teve sequer qualquer oposição.”

“Quero parabenizar a diretoria e colaboradores do SINJUS-MG, pelo ótimo trabalho que veem fazendo, mobilizando os servidores e acionando as esferas competentes, vide a iniciativa inédita do CNJ, gerando um acordo formal da direção do TJ. Parabéns.”

Fernando Baêta Amorim - TJMG COIND EJEF

Túlio Naves - TJMG2º CACRI / Unidade Goiás

sindicalpágina 6

Expressão SINJUS - 200 - ABRIL DE 2011

Maria Beatriz de A. Parisi - TJMGUnidade Raja / 14ª CACIV

Alessandra Costa

Page 7: Jornal Expressao SINJUS

Relembre a 1ª edição do nosso Jornal Expressão SINJUS – Sem o Servidor não há Justiça!“Uma ferramenta comprometida com a conscientização e com a valorização de toda a categoria”. Com esse propósito, foi publicada, em 1997, a primeira edição do NOSSO Jornal EXPRESSÃO SINJUS. E, para marcar o seu “nascimento”, a capa trazia, em destaque, a frase que melhor representa a NOSSA bandeira de luta: SEM O SERVIDOR NÃO HÁ JUSTIÇA! Na época, os servidores da 2ª Instância da Justiça mineira realizavam uma manifestação na luta por dignidade e melhores salários.

Para celebrar a edição número 1 do EXPRESSÃO SINJUS foi realizada uma grande festa de lançamento, no hall do Anexo I, da Unidade Goiás do Tribunal de Justiça (TJMG). Cerca de 200 pessoas prestigiaram o evento, entre elas, o então

presidente do Tribunal de Justiça Militar (TJMMG), juiz José Joaquim Benfica. A festa contou, também, com a presença de jornalistas do “Diário do Comércio”, “CBN” e “TV Alterosa”, que louvaram o lançamento de mais um veículo da imprensa sindical.

Na sua primeira edição, o Jornal EXPRESSÃO trazia reportagens sobre o movimento político de esquerda no Brasil e no mundo; denúncias contra a direita no governo brasileiro; protestos de amplitude nacional, como a morte do índio Galdino (queimado por cinco jovens em Brasília); privatizações ocorridas na época. Além disso, dicas culturais e depoimentos dos servidores completavam a publicação.

Por ter o compromisso de ser um veículo ágil,

comprometido com as lutas dos servidores do Judiciário e ser, de fato, o elo efetivo entre o SINJUS-MG e sua categoria, que a editoria “FALA COMPANHEIRO” está, desde o lançamento, presente em TODAS as edições. Já o nome “EXPRESSÃO” foi uma escolha da própria categoria por meio de um concurso lançado no dia 4/12/1996.

sindical página 7

Expressão SINJUS - 200 - ABRIL DE 2011

O conflito instalou-se no Grupo de Trabalho (GT) criado para analisar o Vale-Refeição. Os representantes do Tribunal não aceitaram a proposta feita pelos membros dos sindicatos que integram o grupo. E mantiveram uma postura intransigente. “Essa inflexibilidade de negociação chega a nos causar estranheza, uma vez que joga por terra a justificativa para existência do GT”, argumenta o diretor financeiro do SINJUS-MG, Renato Charchar, que representa o Sindicato no GT.

A proposta dos representantes da Administração contradiz o

Reajuste gradual, fixado com base no PJ01 (começando com 50% (R$ 406,00) até alcançar 100% desse PJ, em julho de 2015;

Cronograma: 50% do PJ01 a partir de 1º/07/2011; 55% a partir de 1º/01/2012; 65% a partir de 1º/07/2012; 75% a partir de 1º/01/2013; 85% a partir de 1º 01/2014; 100% a partir de 1º/01/2015, ficando o valor do benefício fixado no PJ 01.

Reajuste com base no valor atual (R$ 352,00);

15%, em julho de 2012;

A partir de 2013 até 2016, reajuste de 12% ao ano;

Totalizando, somente em 2016, R$ 636,00, sem recuperação das perdas inflacionárias.

compromisso do Tribunal de estabelecer uma política que garanta a recuperação do benefício, conforme prevê o Artigo 1º da portaria 2539/11, que instituiu o GT. Além disso, frustra as expectativas de recuperação da ‘integridade material dos servidores’, promessa feita pelo presidente Cláudio Costa no início da gestão.

A recuperação do vale-refeição é uma das frentes de combate à evasão. O benefício está muito abaixo dos valores que atualmente são pagos nos órgãos para onde os bons profissionais do Tribunal estão evadindo (veja o gráfico).

Tribunal não aceita negociar Vale-Refeição

Proposta dos Sindicatos Proposta da AdministraçãoTJRO

R$96

0,00

TJSC

R$80

0,00

TJPB

R$70

0,00

Justiça

Federal

R$63

0,00

TJMG

R$35

2,00

Feve

reiro

de

2011

Arquivo Serjusmig

Durante reunião no dia 19 de abril, representantes do Tribunal no Grupo de Trabalho não se mostraram receptivos à negociação, apesar de terem elogiado anteriormente a proposta apresentada pelos Sindicatos.

Page 8: Jornal Expressao SINJUS

EXERÇA seus direitos!

cidadaniaO que estamos fazendo para salvar o NOSSO Planeta?

Comprovando a importância da conservação do meio ambiente para a nossa sobrevivência, é comemorado, no dia 22 de abril, o Dia Mundial do Planeta Terra. A data foi instaurada em 1970, nos Estados Unidos e, desde então, nunca mais afastou do seu objetivo de promover a reflexão e a conscientização das pessoas a fim de renovar o compromisso global de construir um Planeta cada vez mais limpo, saudável e seguro. O “Dia do Planeta” é um evento anual, celebrado pelas entidades e organizações ambientais, que almejam uma sociedade livre de carbono, baseada em energias renováveis, ressaltando o consumo responsável. E, após 40 anos, essa luta continua mais atual do que nunca.

As tragédias ambientais dos últimos anos são, em quase sua totalidade, consequências do NOSSO mau uso dos recursos naturais. Exemplos disso são as ocorrências no Golfo do México, em 2010, e no Japão, em 2011. Devido à relevância da situação, a Campanha da Fraternidade 2011 lançou o lema “Fraternidade e a Vida no Planeta”. Veja, abaixo, o hino da Campanha e reflita: O QUE ESTAMOS FAZENDO PARA SALVAR O NOSSO PLANETA?

Olha, meu povo, este planeta terra:Das criaturas todas, a mais linda!Eu a plasmei com todo amor materno,Pra ser um berço de aconchego e vida. (Gn 1)Nossa mãe terra, Senhor, Geme de dor noite e dia.Será de parto essa dor?Ou simplesmente agonia?!Vai depender só de nós!Vai depender só de nós!

A terra é mãe, é criatura viva;Também respira, se alimenta e sofre.É de respeito que ela mais precisa!Sem teu cuidado ela agoniza e morre.

Vê, nesta terra, os teus irmãos. São tantos...Que a fome mata e a miséria humilha.Eu sonho ver um mundo mais humano,Sem tanto lucro e muito mais partilha!

Olha as florestas: pulmão verde e forte!Sente esse ar que te entreguei tão puro...Agora, gases disseminam morte;O aquecimento queima o teu futuro.

Contempla os rios que agonizam tristes. Não te incomoda poluir assim?!Vê: tanta espécie já não mais existe!Por mais cuidado implora esse jardim!

A humanidade anseia nova terra. (2Pd 3,13)De dores geme toda a criação. (Rm 8,22)

Transforma em Páscoa as dores dessa espera,Que essa terra em plena gestação!

Hino Campanha da Fraternidade 2011 -“A Criação geme em dores de parto” (Rm 8,22)

Outro grupo protagonista nesse sistema, que precisa de mais respeito e preservação da nossa parte são os verdadeiros descobridores dessa nossa terra, onde, até hoje, se plantando tudo dá: os índios. Aproveitando

O que estamos fazend

Coconocomorre

AsmJa“FFA

Hino Campanha da Fraternidade

o mês de abril, em que se comemora o Dia do Índio (19), o SINJUS-MG sugere a reflexão acerca da nossa participação na proteção aos povos indígenas. De acordo

com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), estima-se que 5 milhões de índios viviam no Brasil na época do descobrimento. Hoje, esse número aproxima-se de 300 mil, representando apenas 0,2% da população brasileira.

VOCÊ SABIA que as pessoas portadoras de deficiência têm direito ao credenciamento para utilização das vagas especiais, em Belo Horizonte? Esse direito é garantido no art. 7° da Lei Federal 10.098/2000 e está regulamentado por portaria específica. Caso a vaga esteja ocupada por um veículo sem a credencial, a BHTrans deverá ser notificada imediatamente para a retirada do automóvel. O telefone da BH Trans é 156.

VOCÊ SABIA que se alguém prestar a você um serviço que NÃO foi contratado, o pagamento não deve ser efetuado? O art. 39, parágrafo único, do Código de Defesa do Consumidor (Lei 8. 078/90) garante que você não é obrigado a pagar pelo serviço que NÃO solicitou.

VOCÊ SABIA que os médicos são obrigados a emitir receitas médicas, laudos ou atestados com a letra LEGÍVEL? Quem determina é o art. 11, do Capítulo 3, da Resolução n° 1931/09, do Código de Ética Médica, estabelecido pelo Conselho Federal de Medicina. Ninguém é obrigado a “decifrar” receitas, possibilitando ao paciente adquirir o medicamento errado. Caso contrário, o Procon e o Ministério Público deverão ser acionados.

página 8

Expressão SINJUS - 200 - ABRIL DE 2011

Page 9: Jornal Expressao SINJUS

cidadania

Pecúlio e Seguro ColetivoO Pecúlio e o Seguro Coletivo são espécies de seguros de vida e estão condicionados a um evento futuro e certo, ou seja, a morte do segurado.

O pecúlio assegura o pagamento de indenização devida ao cônjuge e aos herdeiros pelo sinistro do segurado. Já o seguro coletivo assegura a indenização aos beneficiários designados pelo segurado.

Adquirem direito ao pecúlio, após a morte do segurado, o cônjuge e os herdeiros. Na falta de filhos menores, poderá o segurado designar toda a importância do pecúlio ao cônjuge sobrevivente e ainda, na falta de cônjuge sobrevivente, a metade poderá ser paga à(ao) companheira(o) designada(o) pelo segurado.

O segurado solteiro ou viúvo, sem descendente ou ascendente, poderá indicar livremente os beneficiários do pecúlio. Não terá direito ao pecúlio o cônjuge que, ao tempo de falecimento do segurado estiver separado judicialmente ou divorciado.

A contribuição do pecúlio é de 1% e o seguro coletivo é de 0,5%, incidentes sobre a remuneração do contribuinte, observando o teto de 20 salários mínimos.

A indenização do seguro de pecúlio corresponde a 10 vezes o valor da remuneração/proventos e a indenização do seguro coletivo corresponde a cinco (5) vezes o valor da remuneração/proventos, sendo que a indenização dos seguros é calculada sobre o estipêndio de contribuição relativo ao mês anterior ao sinistro do segurado.

São considerados estipêndio de contribuição: os valores permanentes no demonstrativo de pagamento do segurado, como provento/remuneração básico, quinquênio, trintenário etc.

O segurado que contribua para pecúlio ou seguro coletivo, poderá solicitar, a qualquer momento, seu cancelamento. Não haverá restituição parcial ou integral dos valores já pagos. Para solicitar o cancelamento o segurado deverá se dirigir a uma das unidades de atendimento do IPSEMG.

Aposentados atentos às proposições feitas durante encontro do Núcleo

Por Juliana Zunzarren

página 9

Expressão SINJUS - 200 - ABRIL DE 2011

O Núcleo de Aposentados do SINJUS-MG reuniu-se, em 11/4/2011, para se informar e deliberar sobre as últimas ações do Sindicato. Como de costume, o encontro foi conduzido pelo secretário-geral do SINJUS-MG, Nicolau Prímola, e pelo diretor de AssuntosSociais, Aguinaldo Eustáquio.

Além dos tradicionais informes jurídicos e administrativos dos aposentados, essa reunião teve um ponto de pauta especial em abril. O diretor Aguinaldo repassou aos participantes orçamentos de companhias de viagem para realização de uma edição especialdo Passeio dos Aposentados. O destino? Buenos Aires, Argentina. Quando? Em junho deste ano!!!

Ainda durante o encontro, o diretor Nicolau ressaltou as últimas negociações do SINJUS-MG com a administração do TJMG, relativas à Pauta de Reivindicações 2011. Para enriquecer o encontro, as terapeutas conveniadas ao Sindicato, Adriana Lopes e Isaura Maria ministraram, juntas, uma palestra sobre qualidade de vida, em especial, os cuidados de combate à dengue.

Núcleo de Aposentados sugere primeiro “Passeio” internacional

coluna jurídica

Mar

iana

Fra

nça

A próxima reunião do Núcleo será realizada dia 16 de maio, às

14h30, na Sala de Atividades do SINJUS-MG (Av. João Pinheiro,

39 – 11° andar). Venha participar e prestigiar o encontro com a

SUA presença!

Page 10: Jornal Expressao SINJUS

Brinquedos conscientizam as crianças sobre a importância do meio ambiente

Data: 3/4 a 8/5/2011, das 15h às 21h.Local: Boulevard Shopping (Av. dos

Andradas, 3000 – Sta. Efigênia)Entrada Gratuita

Data: 8/5/2011Local: Parque Ecológico da Pampulha – no estacionamento do Marco Zero (Av. Otacílio

Negrão Lima, Lagoa da Pampulha)Percurso: 5 e 10 Km

Horário de largada: 8hInformações: www.ecorun.com.br

Grupo Contemporâneo de Dança LivreData: 7/5/2011 Local: Teatro José Aparecido de Oliveira (da Biblioteca Luiz de Bessa) – Pça da Liberade, 21 – Funcionários. Horário: 20h

Ingresso: R$ 10

Data: 30/04/11 a 09/05/11Local: Minascentro (Av. Augusto de Lima,

785 – Centro)Informações: www.dynamicaeventos.com.br

Toda semana, o público é presenteado

com recitais de piano, flauta e saxofone

Data: Todas as quartas-feiras

Horário: 12h (meio-dia)

Local: Conservatório UFMG (Av. Afonso

Pena, 1534 – Centro)

Entrada Gratuita

Informações: (31) 3409-8300

Data: 22/5/2011Local: Lagoa Seca (bairro Belvedere)

Percurso: 6 KmInformações: www.encontrodelas.com.br

Corrida – Braskem Eco Run

Quarta Cultural no Conservatório

UFMG

“Percurso” – Espetáculo de dança contemporânea

Eco-Alegria Turma da Mônica

Feira de Malhas e Tricô doSul de Minas

Corrida Feminina – Encontro Delas

qualidade de vidaassédio moral

agenda

Mandar ou liderar?O sociólogo Max Weber define o poder: “Faculdade de forçar ou coagir alguém a fazer sua vontade”. Direito e poder são sinônimos de faculdade. O triunfo de uma vontade sobre outra vontade pode ser por meio do diálogo, da persuasão, da sedução, do logro, da violência. Na escravidão pela violência, pela força, o forte domina o mais fraco. Cria-se uma relação de dominador e dominado. A violência física, aos poucos, é substituída pela violência psicológica. Mas as estruturas perversas permanecem. Muitas empresas e instituições públicas ainda seguem o modelo hierárquico/autoritário, no qual quanto mais alto o cargo mais poder tem o indivíduo, pois esse poder é referendado pela sociedade. O excesso de poder envaidece. O orgulho cega; o autoritarismo é a marca de quem tem a ilusão do poder. A violência moral, as humilhações, a intenção de prejudicar por meio de atos sistematizados, que caracterizam o assédio moral, pode ser fruto do excesso de poder, do autoritarismo, da omissão da instituição.

O poder de uma instituição como o Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) deve existir para que a vontade da sociedade

Arthur Lobato é psicólogo, integra a Comissão de Combate ao Assédio Moral do SINJUS-MG

prevaleça sobre a violação de nosso código social. Entretanto, no trabalho diário, para alcançar os objetivos desejados, a tarefa e o relacionamento são o amálgama para um serviço bem realizado. Em cada equipe o chefe deve ser também um líder.“A força produtiva mais importante, conhecida como força de trabalho, depende da estrutura psíquica do homem” (Wilhelm Reich).

Constata-se que não adianta só chefiar, mandar, ordenar; tem de haver liderança. E como se forma um líder? É um talento nato? A liderança pode ser aprendida? O que é ser líder? Como ser líder? Estas são algumas perguntas e desafios, e não adiantam fórmulas mágicas, pois o ser humano é imprevisível, dinâmico, assim como o mundo do trabalho. Barreto, Heloani, Freitas, no livro Assédio Moral no Trabalho, comprovam, por pesquisas acadêmicas e estudos científicos, que “os gestores são responsáveis pela intervenção na organização do trabalho, modificando-a no sentido de torná-la menos indutora de violência e mais geradora de processos colaborativos”. Fica também a dica de James Hunter sobre liderança: “É a habilidade de fazer com que os outros façam as coisas de bom grado”.

Mãe é o ser que gera uma vida em seu útero. Mãe é a mulher que dedica a sua vida a essa nova vida. Mãe é aquela que cria e educa. Mãe é a expressão do amor incondicional.

Homenagem do SINJUS-MG pelo Dia das Mães.

O que: vacina trivalente, imunizando contra a gripe comum e a H1N1Quando: 3 a 5 de maio de 2011Onde: Anexo I - 1º andar - 10h às 16h Anexo II - 15º Andar - 12h às 16h Fórum Lafayette - Sala A L56 - 10h às 16h Fórum Lafayette - Sala da Amagis - 12h às 16h Unidade Raja Gabáglia - Pilotis - 10h às 16hQuem: gestantes e maiores de 60 anos.

Magistrados e servidores que não se enquadram nesses critérios: vacinas adquiridas da iniciativa privada em regime de consignação. As doses serão pagas por meio de boletos bancários, disponíveis na Gerência de Saúde no Trabalho (GERSAT).

TJMG promove a XIII Campanha de Vacinação: fique atento às datas e locais

página 10

Expressão SINJUS - 200 - ABRIL DE 2011

Page 11: Jornal Expressao SINJUS

Mudanças no Ipsemg começam a ser discutidas

Servidores federais fazem paralisação em Brasília

Concurso de monografias de Ética Judicial

Senado na mira do Dia da Liberdade de Imprensa

Justiça em alta Justiça em baixa

TJMMG alerta!

geral

O Ipsemg precisa de políticas que valorizem o Instituto e a saúde dos servidores. A defesa foi do representante do Poder Judiciário no Conselho do Ipsemg, Robert França, coordenador-geral do SINJUS-MG. A discussão do Conselho sobre soluções para fazer do Ipsemg um plano de saúde sustentável, que preste bons serviços aos usuários, ocorreu no dia 12/04, na Cidade Administrativa, em BH. Durante o encontro, a presidente do Instituto, Jomara Alves da Silva, admitiu que o problema é de financiamento e

Servidores públicos federais deram mais uma prova do poder de mobilização e unidade da categoria em torno dos eixos que compõem a Campanha Salarial 2011. No dia 13/04, cerca de 15 mil trabalhadores promoveram grande marcha até o Ministério do Planejamento. O encontro com a ministra Miriam Belchior foi o primeiro desde a posse da presidenta Dilma e

A Comissão Ibero-Americana de Ética Judicial lança a 5ª edição do Concurso Internacional de Trabalhos Monográficos acerca do Código Ibero-Americano de Ética Judicial. Neste ano, poderão concorrer trabalhos inéditos que tratem do tema “Educação e Conhecimento”. As monografias deverão ser encaminhadas ao STJ até o dia 30 de junho de 2011 para a fase de pré-seleção nacional. Os trabalhos devem ser escritos em português ou espanhol e ter um mínimo de 15 páginas e um máximo de 50. Haverá premiação para os três primeiros colocados, inclusive

O Projeto de Lei da Câmara (PLC) 41/10, que regula o direito dos cidadãos de acesso à informação, poderá ser votado no Plenário em 03/05/11, Dia Internacional da Liberdade de Imprensa. A previsão foi feita pelo senador Walter Pinheiro (PT-BA), relator da matéria na Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática (CCT), durante audiência pública sobre o tema, promovida em 13/04, pela CCT e pela Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH). No início do mês de abril,

Racismo é racismo, mesmo na internetIncitar a prática de discriminação racial e etnológica conscientemente na internet não deve ser tipificado como injúria preconceituosa, mas sim como racismo. O entendimento é da 2ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Paraná, que manteve condenação de usuário que se autodenominava “Satan” e outro de codinome “chefia” pela prática de racismo via internet. Tanta coisa boa pra fazer na internet e gente se ocupando com algo tão miserável. Lamentável!

Comissionado, só se for de carreira!Por unanimidade, o Plenário do STF declarou a inconstitucionalidade de leis do Amapá e de Goiás que permitiam o preenchimento de vagas por servidores comissionados temporários. O artigo 37, inciso II, da Constituição Federal, só admite o provimento após aprovação em concurso público. Ponto para o respeito aos servidores!

Juizados limitadosOs Juizados Especiais não são competentes para julgar ações de indenização contra fabricantes de cigarro por danos causados pelo consumo do produto. Esse foi o entendimento adotado pelo Plenário do Supremo Tribunal Federal ao julgar um Recurso Extraordinário interposto pela Souza Cruz. Mais um bônus

para a apologia à lentidão no Judiciário!

STF moraliza corrupçãoA Ficha Limpa caiu em março. A decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) de que a Lei não se aplica às eleições de 2010 refletiu na composição do Senado em abril, permitindo a posse de candidatos barrados devido à “ficha suja”. O presidente da Casa,

José Sarney (PMDB-AP), afirmou que “decisão do STF não discute, se cumpre”, deixando de lado qualquer discussão acerca da vontade de milhões de cidadãos que rubricaram abaixo-assinado oficial no sentido contrário. Que país é este?

“Qualquer tentativa, escrita ou por computador ou por telefone, usando o nome Coronel João Libério da Cunha, é falsa e objeto de estelionatários, no intuito de extorquir dinheiro. As autoridades policiais, cientes, já estão tomando as devidas providências. Leia o depoimento do Cel. João Libério em

gestão. Os problemas do Ipsemg permanecem os mesmos. O diagnóstico sobre a situação atual e as principais carências dos usuários será o primeiro passo rumo aos novos pilares. O estudo deve ser concluído até junho. As primeiras novas diretrizes acordadas foram a promoção da saúde da mulher e do idoso, além da implantação de um atendimento mais humanizado na área de saúde mental. Jomara Alves garantiu que o Ipsemg não será privatizado.

marcou a reabertura das negociações. Na audiência, a ministra defendeu o diálogo permanente. Uma nova reunião já está confirmada. Duvanier Ferreira, agora secretário de Relações do Trabalho, foi nomeado pela ministra para conduzir os processos de negociação. O SINJUS-MG parabeniza os servidores pela iniciativa!

bolsas de estudos na Aula Judicial Ibero-Americana – órgão educacional mantido pela Cúpula Judicial Ibero-Americana. As monografias deverão ser encaminhadas, sem identificação do autor, para o gabinete do vice-presidente do STJ, Ministro Felix Fischer, que é o representante do Brasil na Comissão de Ética. O endereço é: Superior Tribunal de Justiça (STJ), SAFS Quadra 06, Lote 1, Trecho III, Edifício Ministro II, 7º Andar. Mais informações sobre o concurso e as regras de identificação do trabalho podem ser obtidas pelo site www.cidej.org.

o Senado estabeleceu um prazo de cinco dias para “maquiar” atos ilegais ou, pelo menos, inescrupulosos cometidos pelos seus parlamentares e denunciados pela imprensa. O pedido foi disparado, pelo Órgão, para todos os veículos de comunicação do País. Depois de várias irregularidades denunciadas pela mídia, a direção da Casa decidiu dificultar o acesso a informações. Além das perguntas dos jornalistas terem de esperar esse prazo, elas também devem ser formalizadas por ofício em plena era da informação veloz.

www.tjm.mg.gov.br.”

Em Tempo: O TJMMG não envia e-mails com informações sobre andamento processual.

página 11

Expressão SINJUS - 200 - ABRIL DE 2011

Page 12: Jornal Expressao SINJUS

Passeio Ecológico do SINJUS-MG chega à 26ª ediçãoMais de 200 pessoas aproveitaram um sábado de sol, calor e descontração no 26° Passeio Ecológico do SINJUS-MG. Realizado no dia 9/4/2011, o destino dos participantes foi o “Rio de Pedras Balneário e Business”, localizado em Itabirito, a 72 Km de Belo Horizonte.

Atenção, filiados ao SINJUS-MG! A partir

da próxima edição do Jornal EXPRESSÃO

SINJUS-MG, haverá, nesta página,

uma coluna de CLASSIFICADOS. Os

filiados que desejarem vender, comprar

ou trocar objetos deverão acessar o

site www.sinjus.org.br e clicar no link

CLASSIFICADOS.

Para que seu anúncio seja publicado,

preencha a ficha completa nesse

mesmo link. Mas, atenção! Os anúncios

poderão ser feitos apenas pelos FILIADOS

ao SINJUS-MG.

Colega filiado, o Jornal EXPRESSÃO é

SEU. Usufrua de mais esse espaço!

Quatro ônibus lotados saíram por volta das 7h30, da Sede do Sindicato (Av. João Pinheiro, 39). Na chegada, foram recepcionados por um reforçado café da manhã que garantiu uma energia extra para os participantes na tradicional caminhada ecológica. Aqueles que optaram por descansar puderam usufruir de seis piscinas com toboáguas (incluindo uma aquecida), pedalinhos, cavalos, playground e muitas outras atrações, além do tradicional sorteio de brindes.

Após uma interativa aula de hidroginástica, um saboroso almoço recarregou a energia dos participantes para uma tarde de muitas diversões. Confira algumas fotos do 26° Passeio Ecológico do SINJUS-MG em www.sinjus.org.br, no link “flickr” (à direita no site).

Filiados curtem mais uma edição do Passeio Ecológico do SINJUS-MG

Classificados

em açãopágina 12

Expressão SINJUS - 200 - ABRIL DE 2011

radarMuitos ainda não sabem, mas dá pra comprar o carro dos sonhos e ir ao cinema assistir o filme do ano com um desconto especial! Desde o ano passado, o SINJUS-MG tem dois novos parceiros: a FORD Automóveis e a CINEART. No site www.sinjus.org.br, uma tabela da Ford é atualizada mensalmente com os descontos oferecidos para cada modelo de automóvel. Já os interessados no cineminha, devem solicitar a carteira SINJUS-MG/CINEART pelo telefone (31) 3213-5247, e pagar uma taxa administrativa de R$ 12. A carteirinha é válida por seis meses, podendo ser renovada, e dá direito à meia-entrada todos os dias da semana, nas salas CINEART, localizadas no Shopping Cidade, Del Rey e Itaú Power.

No dia da Campanha Nacional de Prevenção da Alergia, médicos e especialistas irão distribuir materiais educativos, exibir vídeos, além de esclarecer dúvidas e orientar a população a prevenir e tratar corretamente a alergia. O evento será no Boulevard Shopping (Av. dos Andradas, 3000 – Sta. Efigênia), das 10h às 16h, no dia 7 de maio (sábado). A entrada é gratuita. Informações pelos telefones (31) 3247-1647 e (31) 3247-1600.

Os belorizontinos ganharam boas opções para satisfazer o paladar. Até 29/5/2011, bares e restaurantes da cidade participam da 6ª edição do Festival Gastronômico Brasil Sabor. Cada restaurante elege um prato específico que represente o lugar. No site, é possível acessar a lista de restaurantes participantes, a descrição do prato do festival e o valor cobrado. Outras informações pelo site www.brasilsabor.com.br. Também neste mês, é realizada a 12ª edição do Festival “Comida di Buteco”. Até o dia 15/5, o público pode votar nos pratos escolhidos e premiar os melhores botecos de BH. A Festa da Saideira, que marca o encerramento do evento, será nos dias 21 e 22 (sábado e domingo). Outras informações pelo site www.comidadibuteco.com.br. Bon appétit!

Convênios SINJUS-MG

Alergias, você sabe como prevenir?

Gastronomia

Aguinaldo Eustáquio

Agu

inal

do E

ustá

quio