jornal do Ônibus de curitiba - edição 30/03/2015

16
A n o t í c i a n o p o n t o . Número 2.162 | Diretor Renato Barroso D E C U R I T I B A (Página 5) Curitiba, Segunda-feira, 30 de Março de 2015 /jornaldoonibusdecuritiba jornaldoonibusdecuritiba.com.br grupor3a.com Curitiba 322 anos Celebridades Aniversário tem bolo de 600 kg no Barigui Thalia mostra corpo sarado aos 43 anos (Página 7) (Página 8) SMCS Divulgação (Página 15) Policial Amistoso Roubam carro e na fuga batem num muro Brasil vence o Chile e chega a oito vitórias seguidas Bruno Henrique/Banda B Divulgação Na zona da morte Trabalho Seguro- desemprego será pedido pela internet (Página 4) A Seleção Brasileira venceu o Chile, por 1x0, em amistoso, ontem em Londres. O time do técnico Dunga venceu a oitava vitória seguida após a Copa de 2014. O gol de ontem foi marcado por Roberto Firmino. (Página 11) O Atlético perdeu para o Londrina, ontem no Estádio do Café, por 1x0 e vai disputar o Torneio da Morte, que indicará os dois times rebaixados para segunda divisão em 2016. (Página 13)

Upload: editora-correio-paranaense

Post on 21-Jul-2016

218 views

Category:

Documents


2 download

DESCRIPTION

 

TRANSCRIPT

Page 1: Jornal do Ônibus de Curitiba - Edição 30/03/2015

A n o t í c i a n o p o n t o .

Número 2.162 | Diretor Renato Barroso

D E C U R I T I B A

(Página 5)

Curitiba, Segunda-feira, 30 de Março de 2015

/jornaldoonibusdecuritibajornaldoonibusdecuritiba.com.br

grupor3a.com

Curitiba 322 anosCelebridades

Aniversário tem bolo de 600 kg no Barigui

Thaliamostra corposarado aos43 anos

(Página 7)(Página 8)

SMC

S

Divu

lgação

(Página 15)

Policial

Amistoso

Roubamcarro e na fuga batem num muro

Brasil vence o Chile e chega a oito vitórias seguidas

Bruno Henrique/Banda B

Divulgação

Na zona da morte

Trabalho

Seguro-desemprego será pedido pela internet

(Página 4)

A Seleção Brasileira venceu o Chile, por 1x0, em amistoso, ontem em Londres. O time do técnico Dunga venceu a oitava vitória seguida após a Copa de 2014. O gol de ontem foi marcado por Roberto Firmino. (Página 11)

O Atlético perdeu para o Londrina, ontem no Estádio do Café, por 1x0 e vai disputar o Torneioda Morte, que indicará os dois times rebaixados para segunda divisão em 2016. (Página 13)

Xxxx

Page 2: Jornal do Ônibus de Curitiba - Edição 30/03/2015

Quina

Mega Sena

Timemania

Lotomania

Fique LigadoSegunda-feira, 30 de Março de 20152 grupor3a.com

Imagem do Mundo

Neymar fica no chão após pancada na partida contra o Chile

Paul Gilham/Getty Images

LOTERIAS

fonte: Simepar

Fonte: Paulinas

TEMPO

SANTO DO DIA

17º mín

24ºmáx

n Manhã

n Tarde

n Noite

Parcialmente nublado com chuvas e

trovoadas isoladas

Pancadas de chuva isoladas

Nublado passando a nublado com chuvas

fracas e isoladas

São João Clímaco

O Monte Sinai está historica-mente ligado ao cristianismo. Foi o lugar indicado por Deus para entregar a Moisés as tábuas gravadas com os Dez Mandamentos. É uma serra ro-chosa e árida que, não só pela sua geografia, mas também pelo significado histórico, foi escolhida pelos cristãos que procuravam a solidão da vida eremítica. Assim, já no século IV, depois das perseguições romanas, vários mosteiros rudimentares foram ali construídos por numerosos monges que se entregavam à vida de oração e contempla-ção. Esses mosteiros tornaram-se famosos pela hospitalidade para com os peregrinos e pelas bibliotecas que continham manuscritos preciosos.

Concurso nº 3750

Concurso nº 1690

Concurso nº 706 - OLARIA/RJ

Concurso nº 1542

20-30-42-64-74

21-24-26-35-45-53

30-38-41-44-48-57-73

23-26-28-30-38-43-45 47-54-55-57-59-64-74 76-77-78-83-88-91

ACONTECEU30 de MARÇO

A anestesia é utilizada pela primeira vez em uma cirurgia pelo Dr. Crawford Long.

Primeiro registro da passagem do cometa Halley.

1842

240 a.C.

Reprodução

Os afro-americanos conquistam direito ao voto nos Estados Unidos.

A felicidade é uma estação

intermédia entre a carência e o excesso”

Henrik Ibsen

Frase do dia

1870

EDITORIAL

- Mais de 200 cidades brasileiras aderem à Hora do Planeta.

- A partir do dia 1º, empregador terá de pedir seguro-desemprego pela internet.

- Pagamento de compras por meio de smartphones chega ao Brasil.

- Vítimas da ditadura mostram revolta com pedidos de intervenção militar.

- Servidores públicos e de concessionárias aparecem em lista do caso SwissLeaks.

- Custo médio da energia para indústria nacional sobe 48% desde o início deste ano.

Os últimos dias marca-ram uma posição evi-

dente do PMDB em tomar conta do governo federal. A presidente Dilma, fragi-lizada pelos protestos da população e pelas inúmeras de corrupção em vários ór-gãos administrados pela sua equipe, ficou refém do Con-gresso para aprovar medidas necessárias para ajustar a economia, mas que são an-tipáticas à população, como qualquer ajuste de despesas.

Durante os últimos go-vernos, o PMDB sempre atuava como um partido “acessório” ao governo fe-

deral, calcado sobre o gran-de número de parlamenta-res, que permitiam aprovar ou rejeitas matérias no Con-gresso Nacional. Mas sem nomes com apelo popular ou carismáticos, a legenda era obrigada a se sujeitar ao comando de PSDB e PT.

Mas este modelo parece ter esgotado e de agora em diante, presidentes da Câ-mara e do Senado, ambos peemedebistas, vão mandar no país. A própria oposição ao governo Dilma já começa a repensar posições, depois de perder o espaço eu legiti-mamente seria seu. n

SOBE

DESCE

Sem disfarces

CURIOSIDADE

Cão vira hit na web ao se secar com toalhas após tomar banho

Dono colocou toalhas no chão para beagle se secar.Em 2014, Maymo fez sucesso ao equilibrar frutas na cabeça.

Editora Jornal do Ônibus

Editora Jornal do Ônibus Ltda. | CNPJ 11.255.258/0001-55 | Editor chefe: Renato Barroso (reg. 940/MTB/PR) Redação | Administração | Rua Fagundes Varela, 2092 | 82520-040 | Curitiba | PR | Fone|Fax (41) 3263 2002Circulação de Segunda a Sexta-feira.

COMERCIAL (41) 3263 2002

Page 3: Jornal do Ônibus de Curitiba - Edição 30/03/2015

Política Segunda-feira, 30 de Março de 2015 3grupor3a.com

Aceno à militância No momento em que o governo enfrenta resistências da base aliada para emplacar o ajuste fiscal no Congresso, a presidente Dilma Rousseff decidiu fazer um aceno ao PT. Nomeou para a Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom) o ex-deputado estadual petista Edinho Silva, tesoureiro da campanha presidencial em 2014; e para o Ministério da Educação (MEC) o professor de ética e filosofia política da USP Re-nato Janine Ribeiro, nome simpático à legenda.

Pelo passe livreEm vias de fato com o prefeito Gustavo Fruet (PDT) para 2016, o PT já se articula na pauta dos movimen-tos sociais. Professora Josete (PT) protocola hoje, na Câmara de Vereadores um pedido audiência pública sobre o passe livre no transporte coletivo de Curiti-ba. A vereadora pretende debater, com representan-tes do prefeito e sociedade civil, a implantação do passe livre para estudantes e desempregados.

Mudanças de partidoComeça a debandada no PT paranaense. Entre os membros do diretório municipal de Curitiba o assunto é a informação de que o ex-deputado Angelo Vanhoni, a ex-vereadora Roseli Isidoro e o vereador Jonny Stica estão sendo incentivados por gente do PT do Paraná a ingressar no partido de Marina Silva, a Rede.

Controle do PMDBEm entrevista ao Globo, o presidente da Câmara afirma que Dilma não conhece o Congresso, se cerca de pessoas fracas e é responsável por crise política. “Na prática, a gente finge que está lá (no governo). E eles fingem também (que o PMDB está no governo)”. Eduardo Cunha fez duras críticas ao governo. Na avaliação dele, Dilma passa a sensação de “paralisia” e de quem não tem o que propor ao país.

Notas políticasAlvos da Lava Jato bancaram 40% das doações a partidos

O conjunto das em-preiteiras investigadas pela Operação Lava Jato foi responsável, em mé-dia, pela doação de 40% dos recursos privados ca-nalizados para os cofres dos três principais parti-dos do País - PT, PMDB e PSDB - entre 2007 e 2013. No período, as legendas, somadas, receberam pelo menos R$ 557 milhões de 21 empresas envolvidas no escândalo.

Em valores absolutos, o PT foi o principal be-neficiado pelos repasses oficiais do cartel acusado de superfaturar obras na Petrobrás. Mas o cerco ao grupo também ameaça as finanças do maior par-tido de oposição: 42% das doações privadas recebi-das pelo PSDB vieram das empresas investigadas. n

Empreiteiras aparecem como doadores do PT, PSDB e PMDB

Reprodução

O juiz federal Sérgio Moro não se deu por suspei-to para conduzir as ações penais da Operação Lava Jato. Em despacho que juntou aos autos do pro-cesso contra o empreiteiro Ricardo Pessoa, da UTC Engenharia – preso desde 14 de novembro de 2014 por suspeita de corrupção e lavagem de dinheiro -, o juiz rechaçou pedido de sua suspeição. “Não se compreende como o exercício pelo Juiz de poder expresso na lei, destinado a esclarecer os fatos, pode ser elevado a causa de suspeição”, anotou Moro.

A defesa de Ricardo Pessoa argumentou em exceção de suspeição que Moro teria adiantado seu convencimento quanto à responsabilidade criminal dos acusados quando da inquirição das testemunhas Augusto Ribeiro de Mendonça Neto e Julio Gerin de Almeida Camargo – ambos delato-res da Lava Jato. A defesa alegou, ainda, que Moro decretou nova prisão preventiva do empreiteiro, apontado como presidente do clube ‘vip’ das cons-trutoras que teriam formado cartel para assumir o controle de contratos bilionários da Petrobras. n

O governador Beto Ri-cha afirmou que não pode “responder pelos erros dos outros”, ao comentar as denúncias que envolvem o empresário Luiz Abi, o fo-tógrafo Marcelo Caramori e o auditor da Receita Es-tadual, Márcio Albuquer-que de Lima, investigados pelo Ministério Público em operações que envol-vem suspeitas de fraude em licitação, corrupção de menores e cobrança de propina na Receita. As de-

clarações foram dadas em entrevista à RPC.

Luiz Abi Antoum – que seria primo em sétimo grau do governador – foi indicia-do pelo Gaeco, acusado de fraude em licitação para a contratação emergencial de uma empresa que fazia a manutenção de veículos oficiais do Estado na região de Londrina. Ele e outras seis pessoas foram denun-ciadas por formação de quadrilha, falsidade ideoló-gica e fraude à licitação. n

Moro rechaça pedido de suspeição

Richa diz que não pode responder por erros de outros

DefesaDivulgação

AE

As investigações da PF apontam para doações ligadas às propinas

Moro negou o pedido da defesa de empreiteiros

O ex-governador Orlando Pessuti divulgou nota acu-sando o grupo do senador Roberto Requião de tentar expulsá-lo do PMDB em reu-nião da Comissão de Ética do Diretório Regional do par-tido marcada para hoje. Se-gundo ele, a convocação da comissão feita pela relatora do processo disciplinar con-tra ele, a vereadora Márcia Ferreira, de Pinhais, seria ir-regular. “Só quem pode con-vocar a reunião da comissão é o seu presidente, Sérgio

Marchauek, e não a Márcia (Ferreira), a relatora do pro-cesso. Essa convocação é ir-regular “, disse Pessuti.

Para Pessuti, todo processo disciplinar contra ele “é um ato claro de truculência, uma agressão a todos os peeme-debistas”. O ex-governador rompeu com Requião desde a eleição de 2010, quando o antecessor o impediu de ser candidato ao governo, levando o PMDB a apoiar a candidatura do ex-senador Osmar Dias (PDT). n

Pessuti acusa Requião de tentar expulsá-lo do PMDB

Pessuti passará por julgamento do conselho de ética

Richa defende as apurações das denúncias e possíveis punições

Reprodução

Editora Jornal do Ônibus

Page 4: Jornal do Ônibus de Curitiba - Edição 30/03/2015

GeralSegunda-feira, 30 de Março de 20154 grupor3a.com

Dólar alto pode dar fôlego à economia

Divulgação

Sistema permitirá o cruzamento de informaçõessobre os trabalhadores em diversos órgãos

Empregador pedirá seguro-desemprego somente pela internet

Para tornar mais rápido o atendimento ao pedido e dar maior segurança às informações sobre os tra-balhadores, o Ministério do Trabalho e Emprego determinou que as empre-sas passem a preencher o requerimento do seguro-desemprego de seus empre-gados pela internet. A me-dida começa a valer nesta quarta-feira (1º), de acordo

com resolução do Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador.

Os empregadores só po-derão preencher o requeri-mento do seguro-desem-prego e a comunicação de dispensa de trabalhadores por meio do aplicativo Em-pregado Web, disponível no Portal Mais Emprego, do ministério. A entrega dos formulários impres-

sos, utilizados hoje, será aceita até 31 de março.

Segundo o ministério, o sistema dará maior rapidez à entrega do pedido, além de garantir a autenticidade dos dados, e possibilitará o cruzamento de infor-mações sobre os trabalha-dores em diversos órgãos, facilitando consultas ne-cessárias para a liberação do seguro-desemprego. n

O dólar valorizado pres-siona os preços no mercado interno, aumentando a in-flação, e é ruim para quem vai viajar. Mas, em um ano em que é prevista retração do Produto Interno Bruto

(PIB, soma dos bens e ser-viços produzidos no país), o fortalecimento da moeda norte-americana pode dar algum fôlego às exporta-ções e, por tabela, à própria atividade econômica.

A consequência disso, segundo o presidente da Associação de Comércio Exterior do Brasil (AEB), José Augusto de Castro, será as empresas focarem nas exportações. n

Medida passa a valer nesta quarta-feirae deve agilizar atendimento

A organização não governa-mental (ONG)

WWF informou neste domingo que as 27 ca-pitais brasileiras, mais de 180 municípios e mais de 600 monumen-tos apagaram as luzes no sábado, como parte da mobilização Hora do Planeta. No mundo, mais de 10 mil cidades em 172 países aderiram ao movimento simbóli-co para alertar a popu-lação sobre as alterações climáticas.

A manifestação ocor-re uma vez por ano, no fim de março. Vários pontos do mundo apa-gam as luzes das 20h30 às 21h30, em seus horá-rios locais, assumindo

Mais de 200 cidades brasileiras aderem à Hora do Planeta

Agência Brasil

compromisso com a sus-tentabilidade. No país, pontos famosos como o Congresso Nacional e a Catedral Metropolitana, em Brasília, participaram do movimento. No exte-

rior, a Torre Eiffel (Fran-ça), a ponte de Sidney (Austrália), a Times Squa-re (EUA), o Big Ben (In-glaterra) e a Torre Taipei (Taiwan) também apaga-ram as luzes. n

Catedral de Brasília foi um dosmonumentos que teve as luzes desligadas

Mobilização

Editora Jornal do Ônibus

Page 5: Jornal do Ônibus de Curitiba - Edição 30/03/2015

Geral Segunda-feira, 30 de Março de 2015 5grupor3a.com

DNA de 78 ocupantesde avião é identificadoMaterial será comparado com amostras de parentes

Os investigadores fran-ceses identificaram o DNA de 78 dos 150 ocupantes do avião A320 da Ger-manwings, que caiu nos Alpes franceses na última terça-feira. O anúncio foi feito neste domingo pelo líder da equipe de investi-gação, Brice Robin. Ainda não foi identificado ne-nhum passageiro, o que será feito posteriormente em Paris, comparando o material colhido no local da tragédia às amostras trazidas por parentes.

Também no domingo, a imprensa internacional publicou novos relatos de problemas enfrenta-dos pelo copiloto Andre-as Lubitz, que podem ter sido um fator na queda do avião. Segundo o jor-nal francês Le Parisien, Lubitz, de 27 anos, sofria de transtorno de ansie-

Buscas pelos corpos de vítimas da tragédia segue nos Alpes franceses

Divulgação

dade generalizada (TAG) e já havia sido medica-do com o antipsicótico olanzapina e o antide-pressivo agomelatina.

Lubitz se tornou peça central na investigação porque supostamente derrubou a aeronave de forma deliberada duran-

te o trajeto entre Barcelo-na e Düsseldorf, causan-do a morte de todas as 150 pessoas a bordo do A320 da Germanwings. n

AFP

Tunísia

Milhares de pessoas foram neste domingo às ruas de Túnis, capital da Tunísia, para partici-par da Marcha Republi-cana contra o Terroris-mo. A manifestação foi convocada pelo gover-no tunisiano para mar-car a revolta popular

contra o atentado que matou 22 pessoas no Museu do Bardo, mais os dois terroristas, mor-tos pela polícia.

Entre os líderes mun-diais que foram à ma-nifestação para prestar solidariedade às famílias das vítimas e ao povo

tunisiano estavam o pre-sidente francês, François Hollande, o primeiro-ministro da Itália, Mat-teo Renzi, e o presidente da Autoridade Nacional Palestina, Mahmoud Ab-bas. Eles foram recebidos pelo presidente da Tuní-sia, Beji Caid Essebsi. n

Milhares marcham contra o terrorismo

Agência Brasil

Manifestação foi convocada pelo governo tunisiano

Ativistas protestam contra líder francês

De topless, ativistas do grupo Femen protestaram neste do-mingo contra a líder da extre-ma-direita francesa, Marine Le Pen, no momento em que ela votava no segundo turno das eleições regionais da França. Aproximadamente 45 milhões de franceses eram esperados nas urnas, em contraste com os 21 milhões que votaram no pri-meiro turno, há uma semana.

O partido FN, de extrema-direita, foi a segunda força mais votada (25%) no primeiro turno, atrás apenas do partido UMP, do ex-presidente conser-vador Nicolas Sarkozy (28,75%), e à frente dos socialistas (21,5 % dos votos). Pela primeira vez, o FN tem a chance de ganhar a eleição em vários departamen-tos franceses. n

Mulheres saíram as ruasde topless como protesto

Avião sai da pista durantepouso e 23 ficam feridos

Um avião da Air Cana-da teve um pouso con-turbado no Aeroporto Internacional de Halifax, no Canadá, durante uma tempestade de neve, na madrugada deste do-mingo. Devido ao inci-dente, 23 ocupantes do voo ficaram feridos, de acordo com informações da companhia aérea.

A aeronave, que fazia

um voo doméstico, saiu de Toronto com 133 pas-sageiros e cinco tripulan-tes a bordo. O avião, um Airbus A320, saiu da pista no momento do pouso, quando nevava e havia pouca visibilidade, de acordo com a imprensa local. Algumas horas de-pois do acidente, apenas cinco feridos ainda per-maneciam no hospital. n

Editora Jornal do Ônibus

Page 6: Jornal do Ônibus de Curitiba - Edição 30/03/2015

O mês de março será encerrado com mais de 26 mil famílias de São José dos Pinhais cadastradas no banco de dados utilizado pela Prefeitura para o encami-nhamento aos programas sociais. Parti-cipar deste banco de dados, o Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚni-co), é o pré-requisito básico para aque-les que desejam ser atendidos pelos diversos serviços oferecidos pela Secre-taria Municipal de Assistência Social.

Instrumento utilizado em conjunto com o Governo Federal, o CadÚnico

identifica e caracteriza famílias de bai-xa renda e permite conhecer a realidade socioeconômica destas famílias, tra-zendo informações do núcleo familiar, características do domicílio, das formas de acesso a serviços públicos essenciais e dados de cada membro da família. Ele funciona também como um censo social próprio que, com os dados cole-tados por um sistema informatizado, o poder público pode formular e implan-tar políticas que contribuam para a re-dução das vulnerabilidades sociais.

A partir desta se-gunda-feira (30) a Secretaria de Tra-

balho, Emprego e Econo-mia Solidária de São José dos Pinhais promove a Feira de Páscoa 2015 na rua XV de Novembro. Através do programa de Economia Solidária, os grupos e artesãos do Município estarão com diversos produtos como cesta, coelhos e ovos de chocolate a preços po-

pulares até o dia 02 de abril (quinta-feira).

A Feira de Páscoa 2015 estará instalada no tre-cho entre as ruas Tenente Djalma Dutra e Marechal Deodoro e funcionará das 9h às 18h com oito barracas que reúne nove grupos de Economia So-lidária e envolve cerca de 50 artesãos. Para mais informações os interes-sados podem ligar para a Setrab (41) 3283-6800.

Preços populares

A feira permanece na Rua XV de Novembro até quinta-feira, dia 2

A prefeitura centralizou os programas sociais no cadastro único

Divulgação

CadÚnico

Cadastro Único é a entrada para os programas oferecidos pela Assistência Social

Economia Solidária promove Feira de Páscoa 2015

Divulgação

Estudantes universi-tários residentes em São José dos Pinhais, matricu-lados em instituições par-ticulares e que não possu-am outro tipo de auxílio educação, interessados em se inscrever no Pro-grama Bolsa Auxílio Edu-cação tem até esta terça-feira (31) para protocolar requisição e documentos.

Os requerimentos de concessão a alunos novos devem ser feitos via proto-colo, na Prefeitura de São

José dos Pinhais. As soli-citações serão analisadas por Comissão Específica da Secretaria de Educação. Após a decisão, os benefi-ciários serão chamados a comparecer na Secre-taria para assinatura de termo de compromisso. Os inscritos concorrerão a uma das cinco bolsas ofertadas anualmente pela Prefeitura de São José dos Pinhais, através das Secretarias de Edu-cação e de Finanças.

Estudantes universitários podem requerer a bolsa na Secretaria de Educação

Programa

Termina amanhã o prazo para inscrição no Bolsa Auxílio Educação

Divulgação

São José dos PinhaisSegunda-feira, 30 de Março de 20156 grupor3a.com

23ª Feira do Peixe Vivo acontece nesta semanaA venda acontece quarta e quinta na Praça do Verbo Divino

Nos dias 01 e 02 de abril acontece a já tradicional Feira do Peixe Vivo de São José dos Pinhais, na Praça do Verbo Divino – ao lado da Câmara Municipal. Em sua 23ª edição, a Fei-ra do Peixe Vivo permite ao consumidor comprar o peixe vivo e ainda pagar uma pequena taxa para limpar no local. Quem compra o produto asse-gura um peixe fresco de qualidade, contribuindo com os produtores locais da atividade pesqueira em São José dos Pinhais, con-forme informa a Divisão de Pecuária da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento.

Este ano são nove pro-dutores que estarão nos dois dias de evento e têm

Os peixes vendidos na feira são produzidos no município

Divulgação

a expectativa de comer-cializar mais que no ano de 2014, quando o volume de peixes chegou a seis toneladas. A Secretaria informa que na Feira será

oferecida a venda de filé de peixe, limpo e embala-do de acordo com as de-terminações da Vigilância Sanitária e o serviço rea-lizado pela Coopescado

Sul. A 23ª Feira do Peixe Vivo começa às 9h e vai até as 21h nos dois dias de funcionamento com en-trada gratuita. Informa-ções: (41) 3381-5824.

O Ginásio Ney Bra-ga mais uma vez será palco do gran-

de espetáculo do futebol, na noite desta segunda-feira (30), onde craques da bola que fizeram história nos clubes de futebol da capital estarão reunidos e participando do Futebol das Estrelas, em uma par-tida amistosa de futsal com as equipes Amigos do Ma-caris x Amigos da Rosilete.

A iniciativa partiu do ca-sal de boxeadores, Rosilete dos Santos e Macaris do Livramento, e conta com o apoio da Prefeitura de São

Um dos ex-jogadores que estará presente é Tcheco, ex-Coritiba

Futebol das Estrelas acontece hoje no Ginásio Ney Braga

José dos Pinhais, por meio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semel). Neste evento, que começa às 19h30, jogadores que conquistaram o título bra-sileiro pelo Coritiba, em 1995, serão homenagea-dos. Entre eles; o goleiro Jairo Nascimento, Gérson, Andrezinho, Vavá, Heraldo, Hélcio, Marildo, Toby, Eli-seu, Gil e Luizinho. Já pelo Atlético, receberão home-nagens os ex-craques Gus-tavo Caiche, Nem, Cocito, Alessandro, Rogério Souza, Fabiano, Ivan, Igor e Clóvis. O Futebol das Estrelas tam-

Divulgação

bém terá a participação de cinco atletas e ex-jogadores do Paraná Clube; Saulo, Ney Santos, Marlon, Lúcio Flávio e Serginho “Cabe-ção” Prestes, além dos jo-gadores Netinho e Gustavo Lazaretti, do J. Malucelli, e convidados especiais como Tcheco, Reginaldo Araújo, Pachequinho, Ademir Al-cântara, Marcelo Taman-daré, Luizinho Neto, Pau-lo Rink, Jônatas, Ricardo Schedit e Paulo Miranda. O Futebol das Estrelas co-meça às 19h30, no Ginásio Ney Braga I e os ingressos custam R$ 10,00.

Editora Jornal do Ônibus

Page 7: Jornal do Ônibus de Curitiba - Edição 30/03/2015

Apesar da chuva, centenas de curitibanos foram ao Par-que Barigui, neste domingo (29), para comemorar a festa dos 322 anos de Curitiba. A principal atração foi o bolo de 600 quilos, que motivou a for-mação de uma fila já no início

da tarde. O prefeito Gustavo Fruet esteve presente à festa, que teve também atrações ar-tísticas, recreação e oferta de serviços pelas secretarias mu-nicipais.

Gustavo Fruet cortou a pri-meira fatia do bolo, logo após

ser cantado o tradicional “para-béns pra você”. “Valeu o esforço de todos. Este momento coroa o trabalho intenso de todos os órgãos da Prefeitura, durante o mês de março, para oferecer este festa ao povo curitibano”, disse o prefeito. n

Monitoramento da Urbs serácompartilhado com Guarda Municipal

Bolo de 600 quilos foi distribuído para população que foi à festa

Cidade Segunda-feira, 30 de Março de 2015 7grupor3a.com

SMCS

O bolo foi oferecido pelo Sindicato dos Panificadores

A central tem 750 câmeras espalhadas pela cidade

Munidos de pincéis e latas de tinta, cerca de 100 voluntários participaram ontem, dia do ani-versário de 322 anos de Curitiba, da terceira edição do mutirão contra pichação, que é promo-vido pela Associação Comercial do Paraná (ACP), e tem o apoio

da Prefeitura de Curitiba. O tra-balho começou às 9h, na esqui-na das ruas XV de Novembro e Presidente Faria. O objetivo era pintar as portas dos estabeleci-mentos da Rua das Flores, tre-cho de calçadão da Rua XV de Novembro. n

Mutirão limpapichações na Rua XV

Transporte público, trânsito e defesa social ganham, a partir de hoje, uma estrutura integrada de controle operacional. A unifica-ção do Centro de Controle Opera-cional (CCO) da Urbs com o Cen-tro de Monitoramento Eletrônico da Guarda Municipal na Praça Osório marca o início da implan-tação de um espaço integrado de gestão municipal, com monitora-mento de imagens e informações que poderá ser compartilhado por diversas áreas da gestão.

A primeira etapa do novo cen-tro entrará em funcionamento às 15 horas desta segunda-feira (30). Guardas municipais passarão a atuar no local, ao lado de operado-

Foi inaugurada sába-do a Reserva do Bugio, maior Unidade de Con-

servação Integral de Curitiba e a maior em ambiente urbano do Brasil na categoria “Refúgio de Vida Silvestre”. São mais de 8 milhões de metros quadrados, conciliando áreas públicas com o uso da terra pelos proprie-

tários das áreas particulares, demonstrando o compromisso de Curitiba com a natureza e a sustentabilidade.

A Reserva do Bugio contri-buiu para a formação de re-servas nos dois municípios li-mítrofes (Araucária e Fazenda Rio Grande), formando o pri-meiro mosaico metropolitano

do Brasil, com 1800 hectares de área preservada. “Esse mo-mento tem que ser eternizado porque essa área tem um valor incalculável. Estamos fazendo história e a maioria das pesso-as pode só entender isso daqui alguns anos”, disse o prefeito de Fazenda Rio Grande, Márcio Wozniack. n

SMCS

Meio Ambiente

Reserva do Bugio é inauguradacomo maior refúgio urbano

Curitiba comemora 322 anos com chuva no Barigui

res, engenheiros e fiscais do trân-sito e do transporte. Com a uni-ficação, o CCO passa a trabalhar

com 750 câmeras – 622 de opera-ção do transporte; 89 do trânsito e 39 da Guarda Municipal. n

Editora Jornal do Ônibus

Page 8: Jornal do Ônibus de Curitiba - Edição 30/03/2015

* A programação de novelas é de responsabilidade de cada emissora e está sujeita a eventuais alterações.

Sete VidaS– GLOBO 18H30

João/Miguel salva Pedro e o leva para o hospital desacor-dado. Antônio avisa a Vicente sobre o acidente e Bernardo se preocupa. Júlia almoça com Edgard. Irene tem uma ideia para sua campanha e comenta com Vinícius. João/Miguel pen-sa em se desculpar com Pedro. Irene confessa a Isabel que está encantada com Vinícius. Júlia fica aflita ao saber do acidente de Pedro e discute com Edgard. Vicente e Bernardo conversam com Pedro pelo computador.

MaLHaÇÃO – GLOBO 17H50

Karina e Cobra dão força um pro outro. Lobão se enfurece com o sumiço de Nat. Duca pede que Nat saia de sua casa pra não encontrar Dona Dal-va. Pedro dedica uma música pra Karina, que se irrita e vai embora da festa com Cobra. Bianca tenta impedir a irmã de ir embora. Marcelo apoia Pe-dro. Lobão pressiona Nat. Jade dança com Henrique. Karina e Cobra lutam pra esquecer dos problemas. Tomtom surpreen-de Delma e Fernando juntos.

aLtO aStraL – GLOBO 19H30

Laura se recusa a dormir com Marcos. Caíque pede a Esco-bar que descubra o hotel onde Marcos está com Laura. Marcos obriga Laura a fazer as malas para deixarem o hotel. Castilho aconselha Meire a contar a ver-dade para Afeganistão sobre a fi-lha. Maria Inês se preocupa com Caíque, que insiste em procurar Laura e Marcos. Manuel avisa a Bélgica que ela está proibida de participar do concurso.

BaBiLônia – GLOBO 21H05

Regina e Vinícius namoram na Pedra do Leme. Maria José se irrita com Aderbal. Rafael leva Laís para passear. Paula, Wolnei e Carlinhos testam uma nova receita de Tadeu. Alice fica in-dignada com a falta de ciúmes de Murilo. Teresa e Estela se pre-ocupam com o filho. Laís pede para Rafael levá-la a uma boate. Dora incentiva Diogo a ir à festa de Evandro. Alice discute com Murilo. Laís se diverte na boate. Regina e Vinícius pensam um no outro. Laís e Rafael se beijam.

OS deZ MandaMentOSrecOrd 21H30

Miriã disfarça e pergunta por que Moisés está sozinho na vila dos hebreus. Henutmire percebe o sumiço do filho e entra em deses-pero. Ramsés suborna os oficiais e consegue sair do palácio para procurar por Moisés. Henutmire pede a Seti que mande os oficiais atrás de Moisés. Seti diz que Moi-sés foi um erro e que sua vontade é que ele continue desaparecido, deixando-a revoltada. Moisés diz querer saber por que sua mãe o abandonou.

nossa maior descober-ta vai se tornar a maior ameaça para a huma-nidade quando um cientista na iminência de um grande avanço da medicina começa a fazer testes num jovem chimpanzé chamado césar. Quando o chim-panzé desenvolve in-teligência e emoções semelhantes às dos humanos, uma batalha épica surge para deter-minar a espécie domi-nante no planeta.

tV aBerta

Planeta dos Macacos: a Origem

VariedadesSegunda-feira, 30 de Março de 2015 9grupor3a.com8 grupor3a.com Segunda-feira, 30 de Março de 2015

Filmes de hoje

a história de uma mãe e um filho que têm suas vidas abaladas quando, em uma manhã de ve-rão, são abordados em um supermercado por um fugitivo da prisão. Os dois são forçados a levá-lo para casa e não têm outra opção a não ser cooperar um com o outro. É aí que suas vi-das serão transforma-das para sempre.

tV PaGa

(tcine Premium – 22h)

refém da paixão

novelas

Áries 20/3 a 20/4Chegou a hora de realizar todas as suas esperan-ças. O trabalho em equipe terá resultados mais expressivos e imediatos. Mudanças benéficas em seu lar. Terá apoio da pessoa amada. Saúde ótima. Tente em jogos. C. 590 M. 0246

Gêmeos 21/5 a 20/6Mercúrio, seu planeta regente, encontra-se em Peixes e, com isso, você estará um tanto nervoso e depressivo. Evite atitudes negativas. Conte com amigos, sócios e com a família. A pessoa amada estará mais exigente. C. 387 M. 9862

Leão 22/7 a 22/8Dia em que a Lua faz com que você alcance seus obje-tivos financeiros e profissionais. Terá apoio total dos amigos, superiores e empregados. Indicação de boas mudanças em sua carreira. Positivo para viagens e com-pras. C. 126 M. 7905

Virgem 23/8 a 22/9Você esta sob a influência desfavorável da Lua. Sua impa-ciência será responsável pelos problemas que terá com a família e colegas de trabalho. Não discuta com ninguém e nem faça cobranças desmedidas. Dia de rotina. C. 052 M. 3189

Libra 23/9 a 22/10Você precisa de ações firmes para acertar o ambiente de trabalho. Fuja da indecisão, especialmente em relação à família. Desfavorável para negociar com nativos de Vir-gem ou Touro. Sentirá uma grande inclinação por nati-vos de Áries. C. 614 M. 2971c

escorpião 23/10 a 21/11Terá contatos positivos com nativos de Sagitário, Peixes ou Gêmeos. É hora de saber aproveitar as chances de ganhar dinheiro. Bom clima com parentes e familiares. Romance em alto astral. Saúde em perfeita ordem. C. 947 M. 3458

Sagitário 22/11 a 21/12Uma segunda-feira favorável para o trabalho. Or-ganize as mudanças necessárias nos negócios. Faça acertos com sócios ou superiores. Sua responsabili-dade profissional será solicitada a todo tempo. Amor bem posicionado. C. 073 M. 7584

capricórnio 22/12 a 21/1 O ambiente doméstico não poderia estar melhor, com proteção e colaboração de todos. Criatividade em destaque, portanto trate de aproveitar. Sua popu-laridade irá aumentar com o passar das horas. Noite agradável com seu amor. C. 801 M. 1067

aquário 22/1 a 18/02Aumentará seu interesse por questões imobiliárias, com chances de aumentar os ganhos. Conte com amigos e nativos de Leão e Escorpião. Saúde em perfeito estado. Bons momentos ao lado do seu par afetivo. C. 465 M. 8712

Peixes 19/2 a 19/03 Segunda-feira em que terá chances de mudar o dire-cionamento do trabalho ou negócios. Favorável para se associar a Leão, Escorpião ou Áries. Amor com de-monstrações de carinho e muitas decisões. Saúde em alta. C. 259 M. 5630

Áries é o atual regente, é um signo de fogo, cardinal. É masculino, positivo, regido pelo

planeta Marte. Seu símbolo é o carneiro. Seu nome foi tirado do deus grego da guerra, o que o fez um dos poucos signos com uma mitologia bem desenvolvida. Áries é associado à cabeça.

Quem nasceu hojeÉ lógico e procura agir dentro dessa linha

na vida profissional e pessoal. Terá atração pela política e trabalhos junto ao grande público. Persuasivo, cuidadoso e com grande prestígio em seu meio social. Intenso, fascinante e encantador.

alertaSegunda-feira negativa para os

virginianos. Seu estado nervoso poderá alterar o relacionamento com seu par afetivo. Use de rotina em todos os afazeres. Não faça grandes negócios hoje, aguarde um aspecto astrológico mais positivo. n

[email protected]

touro 21/4 a 20/5Segunda-feira em que sua disposição física será fora do comum e, com isso, você termina os tra-balhos e negócios que estavam parados. Encon-tros benéficos com amigos e sócios. Colabore mais com os familiares. C. 734 M. 6393

câncer 21/6 a 21/7Fase em que você deve organizar melhor os ne-gócios e trabalho. Sua simpatia e ternura trarão novos amigos e chances de acertar os problemas domésticos. Sucesso financeiro à vista. Terá mais dinheiro em sua conta. C. 918 M. 4420

Bom dia astral - dirce [email protected]

Rio News

Divulgação

Reprodução

Reprodução

(Globo – 22h50)

Cézar diz que Adrilles“é muito chato”

Dani Suzuki faz selfie com fãs no Lollapalooza

Beatriz Thielmann morre aos63 anos

Na tarde de sábado, Cézar estava na cozinha do Big Brother Brasil quando ob-servou Adrilles no jardim. Ao ver a cena, o brother fez baixinho, sem que ninguém ouvisse, um comentário so-bre o poeta. “É muito chato esse cara. Gente boa, mas é chato. Por isso que as pes-

soas correm dele”, disse. Por conta do casal Amanda e Fernando, os dois rapazes acabaram se aproximando um pouco e passando horas conversando. Porém, Adril-les nem desconfia que está mais sozinho do que parece na luta pelo prêmio de R$ 1,5 milhão.n

Morreu neste domin-go, aos 63 anos, a jorna-lista Beatriz Thielmann, da Rede Globo. Ela lutava contra um câncer desde o ano passado e deixou dois filhos. Beatriz tinha mais de 30 anos de carreira e sempre trabalhou na Glo-bo, onde começou como estagiária. Ela foi a primei-ra repórter da Globo a en-

trevistar Fidel Castro, em 1987, matéria que rendeu grande repercussão. Em 2003, escreveu o livro “De Mulheres para Mulheres” e também roteirizou e di-rigiu os documentários “O Bicho Dá. O Bicho Toma” (2005) e “Vento Bravo” (2007). Os detalhes do se-pultamento não foram re-velados. n

Dani Suzuki entrou na onda do selfie e fez a festa dos fãs no Lollapalooza, neste domingo, em São Paulo. A atriz, que foi ao evento para gravar o pro-

grama da TV Globo que exibirá os shows do festi-val, tirou várias fotos com fãs. Mesmo trabalhando, Dani não deixou, é claro, de curtir os shows. “Estou

adorando, são bandas al-ternativas, então não tem lugar melhor para conhe-cer uma banda do que um festival como esse”, disse a morena. n

Depois de ser fotografada em cli-ma de intimidade com o ator Sérgio Malheiros e ainda assim negar que estão namorando, Sophia Abrahão deixou escapar que os dois estão “cur-tindo” e podem até tirar férias juntos. “Férias? Vai coincidir com as do meu namorado”, disse. Em seguida, ela se corrigiu e disse que, na verdade, suas férias vão coincidir com o seu aniver-sário. Sobre os questionamentos a respeito do relacionamento dos dois, a ruiva disse que não se importa. “As pessoas precisam de um rótulo, de uma resposta, estamos curtindo, meus fãs sabem que eu estou feliz, então está tudo bem”, disse. n

Na tarde de domingo, Anitta dei-xou seu talento dos palcos de lado e foi explorar novos horizontes. A cantora “virou” modelo e desfilou no Fashion Week Kids, que aconte-ceu em São Paulo. Sempre sorriden-te, a cantora usou um vestido com direito a decotão, que deixou suas curvas em evidência. Em sua se-gunda entrada na passarela, ela exi-biu um modelito mais comportado com relação aos seios, já que estava com uma camiseta e uma jaqueta, mas mostrou bastante as pernas, vestindo uma saia de couro.n

anitta usa decote cavado em desfile infantil

Sophia abrahão “entrega” que está com Malheiros

Luto43 anos

romance

a esperança na Globo é que a novela Babilônia se recupere, mas uma comparação de audi-ência consolidada entre seus 10 primeiros capítulos e todas as novelas anteriores não deixa dú-vidas. a atual novela das 21h vai registrando o pior desempenho desde a inauguração da emissora – embora lidere com folga o ibo-pe em São Paulo e no país. do ca-pitulo 1 ao 10, Babilônia teve 27,7 pontos de média. a antecessora império era, até então, dona do título de pior começo, com 31,5 pontos no mesmo período.n

início de Babilônia é pior resultado da Globo

Divulgação

Rio News

Rio News

Agnews

thaila ayala faz aula de tiro e jiu-jitsu

thalía revela segredopara “corpaço”

a atriz thaila ayala mudou sua rotina de exercícios para viver uma policial na série americana “rio Hit”. Para interpretar a pro-tagonista da trama, que é uma detetive particular que já foi policial, thaila está fazendo aulas de tiro e jiu-jitsu. “estou na quarta semana de fil-

magem. Fiz teste para uma personagem e acabei ganhando o pa-pel principal. Sou uma ex-policial que deixou o cargo por causa de corrupção”, revelou. a produção é uma em-preitada da Fox Mun-dial e os 13 episódios do programa serão exibidos pelo canal americano aBc. n

a cantora e atriz mexicana thalía, protagonista de novelas de gran-de sucesso mun-dial como Maria do Bairro e Maria Mercedes, publicou uma foto de biquíni em seu perfil no ins-tagram. aos 43 anos, thalía demonstrou estar satisfeita com o seu corpo, e reve-lou o segredo aos seguidores. “dis-ciplina. comer ali-mentação saudável. Muita proteína, sem pão, arroz, sobre-mesa (duas vezes por semana), mui-tos vegetais e muita água. e mexa o seu corpo: dançar, pular corda, correr, cami-nhar, bicicleta, yoga e ser positivo na vida. com força de vontade e desejo”, escreveu a estrela mexicana.n

Rep

rod

ução

Editora Jornal do Ônibus Editora Jornal do Ônibus

Page 9: Jornal do Ônibus de Curitiba - Edição 30/03/2015

* A programação de novelas é de responsabilidade de cada emissora e está sujeita a eventuais alterações.

Sete VidaS– GLOBO 18H30

João/Miguel salva Pedro e o leva para o hospital desacor-dado. Antônio avisa a Vicente sobre o acidente e Bernardo se preocupa. Júlia almoça com Edgard. Irene tem uma ideia para sua campanha e comenta com Vinícius. João/Miguel pen-sa em se desculpar com Pedro. Irene confessa a Isabel que está encantada com Vinícius. Júlia fica aflita ao saber do acidente de Pedro e discute com Edgard. Vicente e Bernardo conversam com Pedro pelo computador.

MaLHaÇÃO – GLOBO 17H50

Karina e Cobra dão força um pro outro. Lobão se enfurece com o sumiço de Nat. Duca pede que Nat saia de sua casa pra não encontrar Dona Dal-va. Pedro dedica uma música pra Karina, que se irrita e vai embora da festa com Cobra. Bianca tenta impedir a irmã de ir embora. Marcelo apoia Pe-dro. Lobão pressiona Nat. Jade dança com Henrique. Karina e Cobra lutam pra esquecer dos problemas. Tomtom surpreen-de Delma e Fernando juntos.

aLtO aStraL – GLOBO 19H30

Laura se recusa a dormir com Marcos. Caíque pede a Esco-bar que descubra o hotel onde Marcos está com Laura. Marcos obriga Laura a fazer as malas para deixarem o hotel. Castilho aconselha Meire a contar a ver-dade para Afeganistão sobre a fi-lha. Maria Inês se preocupa com Caíque, que insiste em procurar Laura e Marcos. Manuel avisa a Bélgica que ela está proibida de participar do concurso.

BaBiLônia – GLOBO 21H05

Regina e Vinícius namoram na Pedra do Leme. Maria José se irrita com Aderbal. Rafael leva Laís para passear. Paula, Wolnei e Carlinhos testam uma nova receita de Tadeu. Alice fica in-dignada com a falta de ciúmes de Murilo. Teresa e Estela se pre-ocupam com o filho. Laís pede para Rafael levá-la a uma boate. Dora incentiva Diogo a ir à festa de Evandro. Alice discute com Murilo. Laís se diverte na boate. Regina e Vinícius pensam um no outro. Laís e Rafael se beijam.

OS deZ MandaMentOSrecOrd 21H30

Miriã disfarça e pergunta por que Moisés está sozinho na vila dos hebreus. Henutmire percebe o sumiço do filho e entra em deses-pero. Ramsés suborna os oficiais e consegue sair do palácio para procurar por Moisés. Henutmire pede a Seti que mande os oficiais atrás de Moisés. Seti diz que Moi-sés foi um erro e que sua vontade é que ele continue desaparecido, deixando-a revoltada. Moisés diz querer saber por que sua mãe o abandonou.

nossa maior descober-ta vai se tornar a maior ameaça para a huma-nidade quando um cientista na iminência de um grande avanço da medicina começa a fazer testes num jovem chimpanzé chamado césar. Quando o chim-panzé desenvolve in-teligência e emoções semelhantes às dos humanos, uma batalha épica surge para deter-minar a espécie domi-nante no planeta.

tV aBerta

Planeta dos Macacos: a Origem

VariedadesSegunda-feira, 30 de Março de 2015 9grupor3a.com8 grupor3a.com Segunda-feira, 30 de Março de 2015

Filmes de hoje

a história de uma mãe e um filho que têm suas vidas abaladas quando, em uma manhã de ve-rão, são abordados em um supermercado por um fugitivo da prisão. Os dois são forçados a levá-lo para casa e não têm outra opção a não ser cooperar um com o outro. É aí que suas vi-das serão transforma-das para sempre.

tV PaGa

(tcine Premium – 22h)

refém da paixão

novelas

Áries 20/3 a 20/4Chegou a hora de realizar todas as suas esperan-ças. O trabalho em equipe terá resultados mais expressivos e imediatos. Mudanças benéficas em seu lar. Terá apoio da pessoa amada. Saúde ótima. Tente em jogos. C. 590 M. 0246

Gêmeos 21/5 a 20/6Mercúrio, seu planeta regente, encontra-se em Peixes e, com isso, você estará um tanto nervoso e depressivo. Evite atitudes negativas. Conte com amigos, sócios e com a família. A pessoa amada estará mais exigente. C. 387 M. 9862

Leão 22/7 a 22/8Dia em que a Lua faz com que você alcance seus obje-tivos financeiros e profissionais. Terá apoio total dos amigos, superiores e empregados. Indicação de boas mudanças em sua carreira. Positivo para viagens e com-pras. C. 126 M. 7905

Virgem 23/8 a 22/9Você esta sob a influência desfavorável da Lua. Sua impa-ciência será responsável pelos problemas que terá com a família e colegas de trabalho. Não discuta com ninguém e nem faça cobranças desmedidas. Dia de rotina. C. 052 M. 3189

Libra 23/9 a 22/10Você precisa de ações firmes para acertar o ambiente de trabalho. Fuja da indecisão, especialmente em relação à família. Desfavorável para negociar com nativos de Vir-gem ou Touro. Sentirá uma grande inclinação por nati-vos de Áries. C. 614 M. 2971c

escorpião 23/10 a 21/11Terá contatos positivos com nativos de Sagitário, Peixes ou Gêmeos. É hora de saber aproveitar as chances de ganhar dinheiro. Bom clima com parentes e familiares. Romance em alto astral. Saúde em perfeita ordem. C. 947 M. 3458

Sagitário 22/11 a 21/12Uma segunda-feira favorável para o trabalho. Or-ganize as mudanças necessárias nos negócios. Faça acertos com sócios ou superiores. Sua responsabili-dade profissional será solicitada a todo tempo. Amor bem posicionado. C. 073 M. 7584

capricórnio 22/12 a 21/1 O ambiente doméstico não poderia estar melhor, com proteção e colaboração de todos. Criatividade em destaque, portanto trate de aproveitar. Sua popu-laridade irá aumentar com o passar das horas. Noite agradável com seu amor. C. 801 M. 1067

aquário 22/1 a 18/02Aumentará seu interesse por questões imobiliárias, com chances de aumentar os ganhos. Conte com amigos e nativos de Leão e Escorpião. Saúde em perfeito estado. Bons momentos ao lado do seu par afetivo. C. 465 M. 8712

Peixes 19/2 a 19/03 Segunda-feira em que terá chances de mudar o dire-cionamento do trabalho ou negócios. Favorável para se associar a Leão, Escorpião ou Áries. Amor com de-monstrações de carinho e muitas decisões. Saúde em alta. C. 259 M. 5630

Áries é o atual regente, é um signo de fogo, cardinal. É masculino, positivo, regido pelo

planeta Marte. Seu símbolo é o carneiro. Seu nome foi tirado do deus grego da guerra, o que o fez um dos poucos signos com uma mitologia bem desenvolvida. Áries é associado à cabeça.

Quem nasceu hojeÉ lógico e procura agir dentro dessa linha

na vida profissional e pessoal. Terá atração pela política e trabalhos junto ao grande público. Persuasivo, cuidadoso e com grande prestígio em seu meio social. Intenso, fascinante e encantador.

alertaSegunda-feira negativa para os

virginianos. Seu estado nervoso poderá alterar o relacionamento com seu par afetivo. Use de rotina em todos os afazeres. Não faça grandes negócios hoje, aguarde um aspecto astrológico mais positivo. n

[email protected]

touro 21/4 a 20/5Segunda-feira em que sua disposição física será fora do comum e, com isso, você termina os tra-balhos e negócios que estavam parados. Encon-tros benéficos com amigos e sócios. Colabore mais com os familiares. C. 734 M. 6393

câncer 21/6 a 21/7Fase em que você deve organizar melhor os ne-gócios e trabalho. Sua simpatia e ternura trarão novos amigos e chances de acertar os problemas domésticos. Sucesso financeiro à vista. Terá mais dinheiro em sua conta. C. 918 M. 4420

Bom dia astral - dirce [email protected]

Rio News

Divulgação

Reprodução

Reprodução

(Globo – 22h50)

Cézar diz que Adrilles“é muito chato”

Dani Suzuki faz selfie com fãs no Lollapalooza

Beatriz Thielmann morre aos63 anos

Na tarde de sábado, Cézar estava na cozinha do Big Brother Brasil quando ob-servou Adrilles no jardim. Ao ver a cena, o brother fez baixinho, sem que ninguém ouvisse, um comentário so-bre o poeta. “É muito chato esse cara. Gente boa, mas é chato. Por isso que as pes-

soas correm dele”, disse. Por conta do casal Amanda e Fernando, os dois rapazes acabaram se aproximando um pouco e passando horas conversando. Porém, Adril-les nem desconfia que está mais sozinho do que parece na luta pelo prêmio de R$ 1,5 milhão.n

Morreu neste domin-go, aos 63 anos, a jorna-lista Beatriz Thielmann, da Rede Globo. Ela lutava contra um câncer desde o ano passado e deixou dois filhos. Beatriz tinha mais de 30 anos de carreira e sempre trabalhou na Glo-bo, onde começou como estagiária. Ela foi a primei-ra repórter da Globo a en-

trevistar Fidel Castro, em 1987, matéria que rendeu grande repercussão. Em 2003, escreveu o livro “De Mulheres para Mulheres” e também roteirizou e di-rigiu os documentários “O Bicho Dá. O Bicho Toma” (2005) e “Vento Bravo” (2007). Os detalhes do se-pultamento não foram re-velados. n

Dani Suzuki entrou na onda do selfie e fez a festa dos fãs no Lollapalooza, neste domingo, em São Paulo. A atriz, que foi ao evento para gravar o pro-

grama da TV Globo que exibirá os shows do festi-val, tirou várias fotos com fãs. Mesmo trabalhando, Dani não deixou, é claro, de curtir os shows. “Estou

adorando, são bandas al-ternativas, então não tem lugar melhor para conhe-cer uma banda do que um festival como esse”, disse a morena. n

Depois de ser fotografada em cli-ma de intimidade com o ator Sérgio Malheiros e ainda assim negar que estão namorando, Sophia Abrahão deixou escapar que os dois estão “cur-tindo” e podem até tirar férias juntos. “Férias? Vai coincidir com as do meu namorado”, disse. Em seguida, ela se corrigiu e disse que, na verdade, suas férias vão coincidir com o seu aniver-sário. Sobre os questionamentos a respeito do relacionamento dos dois, a ruiva disse que não se importa. “As pessoas precisam de um rótulo, de uma resposta, estamos curtindo, meus fãs sabem que eu estou feliz, então está tudo bem”, disse. n

Na tarde de domingo, Anitta dei-xou seu talento dos palcos de lado e foi explorar novos horizontes. A cantora “virou” modelo e desfilou no Fashion Week Kids, que aconte-ceu em São Paulo. Sempre sorriden-te, a cantora usou um vestido com direito a decotão, que deixou suas curvas em evidência. Em sua se-gunda entrada na passarela, ela exi-biu um modelito mais comportado com relação aos seios, já que estava com uma camiseta e uma jaqueta, mas mostrou bastante as pernas, vestindo uma saia de couro.n

anitta usa decote cavado em desfile infantil

Sophia abrahão “entrega” que está com Malheiros

Luto43 anos

romance

a esperança na Globo é que a novela Babilônia se recupere, mas uma comparação de audi-ência consolidada entre seus 10 primeiros capítulos e todas as novelas anteriores não deixa dú-vidas. a atual novela das 21h vai registrando o pior desempenho desde a inauguração da emissora – embora lidere com folga o ibo-pe em São Paulo e no país. do ca-pitulo 1 ao 10, Babilônia teve 27,7 pontos de média. a antecessora império era, até então, dona do título de pior começo, com 31,5 pontos no mesmo período.n

início de Babilônia é pior resultado da Globo

Divulgação

Rio News

Rio News

Agnews

thaila ayala faz aula de tiro e jiu-jitsu

thalía revela segredopara “corpaço”

a atriz thaila ayala mudou sua rotina de exercícios para viver uma policial na série americana “rio Hit”. Para interpretar a pro-tagonista da trama, que é uma detetive particular que já foi policial, thaila está fazendo aulas de tiro e jiu-jitsu. “estou na quarta semana de fil-

magem. Fiz teste para uma personagem e acabei ganhando o pa-pel principal. Sou uma ex-policial que deixou o cargo por causa de corrupção”, revelou. a produção é uma em-preitada da Fox Mun-dial e os 13 episódios do programa serão exibidos pelo canal americano aBc. n

a cantora e atriz mexicana thalía, protagonista de novelas de gran-de sucesso mun-dial como Maria do Bairro e Maria Mercedes, publicou uma foto de biquíni em seu perfil no ins-tagram. aos 43 anos, thalía demonstrou estar satisfeita com o seu corpo, e reve-lou o segredo aos seguidores. “dis-ciplina. comer ali-mentação saudável. Muita proteína, sem pão, arroz, sobre-mesa (duas vezes por semana), mui-tos vegetais e muita água. e mexa o seu corpo: dançar, pular corda, correr, cami-nhar, bicicleta, yoga e ser positivo na vida. com força de vontade e desejo”, escreveu a estrela mexicana.n

Rep

rod

ução

Editora Jornal do Ônibus Editora Jornal do Ônibus

Page 10: Jornal do Ônibus de Curitiba - Edição 30/03/2015

Segunda-feira, 30 de Março de 201510 grupor3a.com Geral

Ministro da Fazenda disse que não criticou a presidenteO ministro da Fazenda,

Joaquim Levy, contestou o que considerou uma inter-pretação errada de frase dita por ele a membros do setor financeiro, na semana pas-sada. “Acho que há um dese-jo genuíno da presidente de acertar as coisas, às vezes, não da maneira mais fácil… não da maneira mais efetiva, mas há um desejo genuíno”, disse o ministro, de acordo com o jornal Folha de São Paulo. Segundo o diário, a fala foi uma crítica “à pes-soa” da presidente.

Após a publicação da matéria, a assessoria de co-municação do Ministério da Fazenda disse que Levy “la-menta a interpretação dada

A forte desvalo-rização do real frente ao dólar

tem trazido um alento para setores da indús-tria brasileira, sobretudo para os exportadores, que começam a mirar uma alta na rentabili-dade e a enxergar novas oportunidades de mer-cado. É o caso da Fibria, maior produtora de ce-lulose de eucalipto do mundo, com mais de 90% da produção desti-nada a exportações, que tem se beneficiado, e

à sua frase”. “Aqueles que têm a honra de encontra-rem-se ministros sabem que a orientação da política do governo é genuína, reconhe-cem que o cumprimento dos seus deveres exige ações di-fíceis, inclusive da Excelen-tíssima Senhora presidente, Dilma Rousseff, e eles têm a humildade de reconhecer que nem todas as medidas tomadas têm a efetividade esperada”, disse a nota.

A assessoria de comuni-cação ressaltou que a con-testação não é uma nota oficial da Fazenda, mas uma manifestação pessoal de Levy, e destacou que o ministro proferiu a fala em uma conversa informal.

Levy: “Nem todas as medidas tomadas têm a efetividade esperada”

Divulgação

Levy contesta interpretação de frase sobre Dilma

Maior produtora de celulose comemora alta do dólar

Victor Moriyama

muito, do câmbio.“Não fazemos proje-

ções, mas o câmbio, do jeito que está, realmente é muito bom. A desvalo-rização do real tem um efeito muito positivo para nossa receita e, con-sequentemente, mais positivo ainda na nossa geração de caixa”, afirma Guilherme Cavalcanti, diretor de finanças e re-lações com investidores da Fibria. A gigante bra-sileira foi criada em 2009, após incorporação da Aracruz pela VCP.

Mais de 90% da celulose da Fibria é destinada à exportação

Prejuízo

Motorista destrói carro esportivo de meio milhão

O motorista de um Ford GT perdeu o controle da direção e bateu em um poste de iluminação pú-blica na QI 11 do Lago Sul, área nobre de Brasília, na tarde de sábado. O moto-rista, de 51 anos, não se fe-riu, mas o carro ficou com toda a parte frontal destru-ída pelo impacto.

O modelo esportivo, fa-bricado em 2006, é impor-tado e tem valor declarado de R$ 520 mil, segundo o sistema de consulta das forças de segurança do DF. O carro, que está em nome de uma empresa de empreendimentos imobi-liários, foi retirado do local logo após o acidente.

HSBC

Servidores públicos aparecem em lista do caso Swissleaks

Um levantamento do jor-nal O Globo em parceria com o portal UOL, com base em lista de brasilei-ros que tiveram contas

no HSBC da Suíça em 2006 e 2007, aponta que há três servidores públicos, entre eles um delegado de polícia aposentado, e dois que tra-balham em concessionárias de serviços públicos. As in-vestigações sobre o caso, co-nhecido como SwissLeaks, mostram que houve sonega-ção e evasão fiscal por parte do banco e de alguns cor-rentistas, de vários países.

O delegado é Miguel Gonçalves Pacheco e Olivei-ra, com saldo nas contas de US$ 194,9 milhões. Os ou-tros citados são o inspetor de polícia Fernando Henri-que Cavalcante, o engenhei-ro Mauro Chagas Bonelli, da Secretaria de Obras do Rio de Janeiro, Murilo Siqueira, conselheiro da concessio-nária do Aeroporto de Cabo Frio, e Hamilton de Souza Freitas Filho, ex-diretor da antiga concessionária de metrô do Rio, a Opportrans. Todos negaram ser corren-tistas do banco.

Crise hídrica

O nível do Sistema Cantareira aumentou neste domingo pelo 23º dia consecutivo, ao pas-sar de 14,4% para 14,5% de sua capacidade de ar-mazenamento, de acor-do com a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sa-besp). O volume armaze-nado de água alcançou 183,5 milhões de metros cúbicos (m³) de um total de 1,2 bilhões de m³.

A quantidade acumu-

lada de chuva recebida pelo sistema no mês chega a 189,9 milíme-tros, superior a média histórica de março, 178 mm. Nos sistemas Alto Tietê, Guarapiranga, Alto Cotia e Rio Claro os níveis se mantive-ram, de sábado para do-mingo, em 22,9%, 85%, 64,4% e 43,7% respec-tivamente. No sistema Rio Grande, o índice subiu de 97,3%, ontem, para 97,6%, hoje.

Nível do Sistema Cantareira volta a subir

Investigação aponta que banco e correntistas promoveram sonegação e evasão fiscal

Divulgação

Divulgação

Esportivo de R$ 520 mil ficou

com a frente destruída

Volume armazenado de água alcançou 183,5 milhões de m³

Divulgação

Um levantamento do jor-

no HSBC da Suíça em 2006

Editora Jornal do Ônibus

Page 11: Jornal do Ônibus de Curitiba - Edição 30/03/2015

Esportes Segunda-feira, 30 de Março de 2015 11grupor3a.com

Roberto Firmino parece ter consoli-dado uma vaga na seleção brasileira. O atacante teve pouco mais de 30 minutos em campo no amisto-so contra o Chile, no estádio Emirates, na tarde deste domingo, em Londres, e garan-tiu a vitória brasileira por 1 a 0 ao marcar um bonito gol com direito a drible no go-leiro Claudio Bravo antes da finalização. A entrada do jogador do Hoffeinheim-ALE foi um dos testes rea-lizados por Dunga de olho na Copa Améri-ca, em junho. E valeu demais a experiência.

A equipe de Dunga jogou com seis alte-rações em relação ao time que bateu a Fran-

Com seis mudanças, Brasil supera a forte marcação chilena

Muito criticado no pas-sado, Dunga parece estar sempre esperando ouvir algo contra ele. Não tem sido diferente nessa segun-da passagem pela Seleção Brasileira como técnico. Apesar do atual sucesso, com oito vitórias em oito jogos - a mais recente, por 1 a 0, sobre o Chile, em Lon-dres -, ele acredita que ain-da vive sob desconfiança.

“Todo mundo tem que entender quais serão as di-ficuldades, tanto na Copa quanto nas Eliminatórias (para a Copa do Mundo de 2018). A gente vai entrar na

A festa do britânico Lewis Hamilton estava pronta. Em sua 150ª corrida na Fórmula 1 , ele iniciava o Grande Prê-mio da Malásia na ponta do grid, a 40ª pole de sua car-reira, como favorito à vi-tória. Só não contava com a grande performance do alemão Sebastian Vettel, que adotou estratégia dife-rente da maioria de seus ri-vais e venceu sua primeira prova na Ferrari.

O tetracampeão do Mun-

dial se transferiu para a tra-dicional escuderia italiana depois de enfrentar muitos problemas em seu relacio-namento com a Red Bull em 2014. Na primeira prova da temporada, subiu ao pódio na terceira colocação. Na segunda, a deste domingo, já conquistou a vitória, dan-do sinais de que a Ferrari pode ameaçar o domínio da Mercedes. O chefe de equi-pe Maurizio Arrivabene se empolgou e anunciou que

a escuderia está de volta. Vettel conquistou o GP da Malásia com bom uso da estratégia, deixando Ha-milton na segunda posição. O britânico, campeão da temporada passada da F1, era favorito à vitória em sua 150ª prova da carreira, mas viu o alemão da Ferrari ga-nhar vantagem ao não parar nos boxes na quarta volta, quando o safety car entrou na pista. Nico Rosberg com-pletou o pódio. (Terra) n

Firmino sai do banco egarante vitória sobre o Chile

ça por 3 a 1 no meio de semana. O meia-campo todo era diferente com a formação Souza, Fer-nandinho, Douglas Costa e Phillipe Couti-nho. Luiz Adriano foi a opção como parceiro de Neymar sendo subs-tituído por Firmino no

decorrer do jogo. Já Robinho também teve chance ao jogar os 30 minutos finais da par-tida na vaga de Couti-nho. Se foi teste para o Brasil, o Chile levou a partida mais a sério. Não poupou titulares e aplicou grande mara-

ção em campo. Alexis Sanchéz teve bela atu-ação, ganhando vários combates individuais. Pelo lado do Brasil, des-taques para Firmino, claro, Danilo e Miran-da. Neymar sofreu com a violência chilena e foi discreto. (UOL) n

Neymar apanhou bastante e não teve brilho contra o Chile

Rep

rod

ução

Mesmo com mudanças, o time brasileiro bateu o Chile por 1x0

Sebastian Vettel usou estratégia diferente e superou a Mercedes

Em sua primeira competição nesta tem-porada, Rafael Silva, o Baby, conquistou neste domingo a medalha de prata do Grand Prix de Samsun, na Turquia, e reassumiu a liderança do ranking mundial. O bra-sileiro desbancou o mito francês Teddy Riner, heptacampeão mundial e campeão olímpico, que não competiu neste fim de semana.

O algoz de Baby na decisão foi o forte tu-nisiano Faicel Jaballah,

número 5 do mundo, que forçou três pu-nições do medalhis-ta olímpico em Lon-dres 2012 para vencer após os cinco minutos de luta, levar o ouro e somar 300 pontos no ranking. Entretan-to, como Rafael estava apenas 58 pontos atrás de Riner, os 180 pontos obtidos com a prata fo-ram suficientes para a retomada da ponta. Ele soma agora 2.372 pontos contra 2.250 do europeu. (GloboEsporte.com) n

Divulgação

Judô

F1

Brasileiro é segundo noGrand Prix e assume ponta no ranking

Dunga não perde a oportunidade de alfinetar

Vettel vence a primeira com a Ferrari na Malásia

Copa América com apenas oito jogos (feitos) e pouco tempo de treinamento. Mas amistoso não vale nada até perder”, ironizou, dizendo que será mais cobrado assim que perder o primeiro jogo.

O técnico também comparou a Copa Amé-rica 2015 com outras que disputou, seja como téc-nico ou jogador: “é a mais difícil, porque os países evoluíram, mesmo os que não eram tradicionais. Eles têm jogadores em toda a Europa, e isso fez com que o nível aumentasse muito”, analisou Dunga. (Terra) n

A crise do AtléticoA queda do Atlético para

o Torneio da Morte no Campeonato Paranaense de 2015 tem consequên-cias graves para a imagem do clube. Em uma época na qual todos as institui-ções comerciais buscam a valorização de sua marca, uma campanha pífia como a que o time da Baixada re-alizou na fase classificató-ria da competição provoca grande impacto negativo. E gera prejuízos financeiros difíceis de serem reparados a médio prazo.

No plano técnico, o Atlético tem potencial para recuperar-se. Em campo, tende a sagrar-se cam-peão do torneio. Contudo, a questão não é exclusiva-mente técnica. É de ima-gem, de perda significativa de status comercial.

Assim, se a fanática tor-cida atleticana lamenta-se pelo fato de ver seu time humilhado em uma com-petição na qual tem obri-gação de brigar pelo título, a diretoria, em especial o presidente Mário Celso Pe-traglia, teve estar calculan-do o baque financeiro que

o clube sofrerá daqui por diante.

É hora de se parar para reavaliar o futebol atleti-cano. Há muitas lições a se tirar desse vexame no Para-naense 2015. Notadamen-te porque o Campeonato Brasileiro se aproxima. E a base que o clube formou, objetivando a disputa na-cional, mostra-se extre-mamente frágil, de baixa qualidade.

Pode haver quem bus-que explicações para esse momento delicadíssimo pelo qual passa um dos grandes ícones do futebol do sul do país, nos investi-mentos feitos para a cons-trução da Arena da Baixa-da. Pode, sim. E até seria compreensível. Ocorre que não há como negar que o vexame em campo do time reflete algo mais profundo: uma crise interna, política, que parece não ter fim. Algo precisa ser feito para con-tornar essas divergências políticas. O Atlético, como instituição, precisa ser mais forte do que as pessoas, por mais representativas que estas sejam. n

Josias [email protected]

Divulgação

Editora Jornal do Ônibus

Page 12: Jornal do Ônibus de Curitiba - Edição 30/03/2015

Segunda-feira, 30 de Março de 201512 grupor3a.com Esportes

O Coritiba não precisou nem vencer para asse-

gurar a melhor campanha do Campeonato Parana-ense ao final da primeira fase. Em clássico com por-tões fechados no estádio Durival Britto e Silva, o time segurou o 0 a 0 com o anfitrião Paraná e garan-tiu a primeira colocação nesta última rodada, defi-nindo as quartas de final.

O Coxa somou seu 26º ponto e encara na próxima fase o Cascavel, que em-patou por 2 a 2 com o Foz do Iguaçu, fora de casa, e assegurou a oitava colo-cação, com 14 pontos. O Paraná atingiu 18 pontos e caiu para sexto, tendo que encarar o Operário, dono da terceira colocação com

20 pontos após bater o Rio Branco por 3 a 1. Na se-gunda colocação aparece o J. Malucelli, que estacio-nou nos 23 pontos ao per-der por 2 a 1 em visita ao Maringá e encara o Foz do Iguaçu. Outros confronto pelas quartas de final é o Maringá, quarto colocado com 20 pontos, e o Lon-drina, em quinto, com 18, após vencer o Atlético por 1 a 0, dentro de casa. Cada duelo das quartas de final será definido em partidas de ida e volta, e a única vantagem de Coritiba, J. Malucelli, Operário e Ma-ringá, os quatro primeiros colocados, será realizar o segundo jogo da fase den-tro de casa, correndo risco de decidir a vaga na semi-final nos pênaltis. (Terra)

Empate garante liderança ao CoxaCoxa enfrenta Cascavel e Paraná pega o Operário na segunda fase

Vasco e Bota só empatam e Fla é o líder

Vasco e Bota-fogo perde-ram a chance

da liderança no Cam-peonato Carioca e ainda beneficiaram o rival Flamengo. Nes-te domingo, os times empataram por 1 a 1 em um clássico com 25.047 presentes ao Maracanã. Gilberto e Roger Carvalho fize-ram os gols. Com 30 pontos, o Alvinegro ocupa a 2ª colocação, enquanto o Cruzmal-tino está em 4º lugar - 30. Depois de vencer o Bonsucesso no sába-do e “secar” os concor-rentes, o Rubro-negro seguiu na ponta da tabela, com 32 pontos.

Agora, os times concentram-se na Copa do Brasil. Na quarta-feira, o Vasco encara o Rio Branco-AC, às 22h (de Brasília), na Arena da Floresta. Já o Botafogo pega o xará Botafogo-PB, no mesmo horário, no estádio Almeidão, em João Pessoa. (UOL)

gurar a melhor campanha

Num jogo com vários poupados, Pedro Ken foi titular no Paratiba de ontem

Divulgação

Gilberto chuta para marcar o gol vascaíno no clássico

Divulgação

Palmeiras não joga nada e perde pro Red Bull

O Palmeiras viveu uma última se-mana dos sonhos:

vitória por 3 a 0 sobre o São Paulo, com gol humi-lhante sobre o ídolo rival Rogério Ceni, e, no sábado, homenagem ao ex-meia e ídolo Alex, por sua apo-sentadoria. O domingo, no entanto, trouxe sensações opostas. No Moisés Luca-relli, em Campinas, o time treinado por Oswaldo de Oliveira jogou muito mal e foi derrotado por 2 a 0 pelo Red Bull Brasil, pelo Paulis-tão. Quem aproveitou foi o meia Lulinha, revelado pelo Corinthians, que fez um gol e deu assistência para outro, do zagueiro Fa-biano Eller.

O Palmeiras pareceu

ter deixado a intensidade de jogo no Allianz Parque. Neste domingo, o jogo rá-pido e objetivo que rendeu o massacre sobre o rival São Paulo simplesmente não deu as caras. Dudu, atuando pela ponta es-

querda, não mostrou ab-solutamente nada do fu-tebol que o fez ser um dos melhores em campo no último jogo. Igualmente, Rafael Marques, autor de dois gols, também não jo-gou bem. (UOL)

Segue o jejum da Chape-coense em confrontos com o Figueirense. Depois da der-rota no meio da semana, o time verde e branco queria a revanche na tarde deste do-mingo. Mas ficou no empate em 1 a 1 e completa sete jogos sem vencer a equipe de Flo-rianópolis. O jogo foi válido pela sexta rodada do hexago-nal semifinal do Catarinense.

Assim como os recentes duelos, a partida na Arena Condá na tarde deste do-mingo foi bastante tensa e acirrada. O Figueira, por exemplo, levou oito cartões amarelos. O Verdão do Oeste começou melhor, mas sofreu o gol de Rafael Bastos no iní-

cio. O mandante conseguiu o empate com um golaço de Hyoran. Apesar da pressão no final do time alviverde, a equipe do técnico Argel Fu-cks conseguiu o empate em Chapecó.

Com o resultado, a Cha-pecoense chega a nove pon-tos e ocupa no momento a terceira posição da tabela. O Figueirense está com 12 pontos e termina a rodada na vice-liderança. O Verdão volta a campo neste sábado, às 16h, diante do Metropo-litano, fora de casa. O Alvi-negro encara o Criciúma no domingo, também às 16h, no Heriberto Hülse. (Globo Esporte.com)

Chapecoense pressiona, mas não ganha do Figueira

Catarinense

O bom futebol palmeirense do meio de semana parece ter sido esquecido

Divulgação

Editora Jornal do Ônibus

Page 13: Jornal do Ônibus de Curitiba - Edição 30/03/2015

Esportes Segunda-feira, 30 de Março de 2015 13grupor3a.com

Atlético e Paraná Clube entrarão em campo, neste meio de semana, iniciando suas participações na Copa do Brasil 2015. E os dois vão atuar bem longe de casa neste primeiro jogo. O Pa-raná Clube joga nesta quarta-feira, dia 1º, em Riachão do Jacuí-pe, na Bahia (186 km de Salvador) contra o Jacuipense, às 20h30, enquanto o Atlético vai a Belém do Pará para enfrentar o Remo, no Estádio Mangueirão, na quinta-feira, dia 2, a partir das 21h50. Os jogos de volta aconte-cem nos dias 15 e 16.

A Copa do Brasil já teve jogos para o Cori-tiba, que venceu o Villa Nova-MG, em Nova Lima, por 3x0 e elimi-nou o jogo de volta. O alviverde aguarda a definição do seu pró-ximo adversário entre Fortaleza ou Ríver (PI), que fazem o primeiro jogo nesta quarta-fei-ra em Teresina. n

Copa do Brasil tem jogos para dois paranaenses

Foz e Cascavel empatam e garantem vaga na próxima fase

Divulgação

Rubro-negro ficou entre os quatro piores da primeira faseO Atlético pre-cisará disputar o chamado Tor-

neio da Morte, grupo dos clubes que disputarão quem permanece na pri-meira divisão do futebol paranaense para 2016 do Campeonato Parana-ense . Neste domingo, o time comandado por En-derson Moreira revoltou sua torcida no Estádio do Café ao ser derrotado por 1 a 0 pelo Londrina e terminar a primeira fase entre os quatro últimos colocados. O resultado deixou o Atlético com 11 pontos, à frente ape-nas de Rio Branco (10), Nacional (4) e Pruden-tópolis (3). Já o Londrina comemorou a sua classi-ficação para as quartas de final com os mesmos

18 pontos do Paraná, na quinta posição.

O único gol do jogo deste fim de semana foi marcado por Arthur, aos 11min do segundo tem-po. Ele recebeu pela direi-ta sem marcação, avan-çou para a área e concluiu na saída do goleiro We-verton para encerrar um jejum de dez jogos sem balançar a rede.

Nos minutos finais da partida, o Atlético se desorganizou em bus-ca ao menos do empa-te. Àquela altura, a sua torcida já extravasava a revolta contra a dire-toria e o time, chama-do de “sem vergonha”. Não adiantou, e o time rubro-negro vai brigar mesmo é para não cair no Estadual. (Terra) n

Foz do Iguaçu e Cascavel empataram em 2 a 2 na últi-ma rodada da primeira fase do Campeonato Paranaense de 2015, no estádio do ABC. Toni e Marcelo fizeram para o Cascavel e Renatinho e Quiri-no marcaram para o Foz.

O resultado garantiu os dois na próxima fase do pa-

ranaense. O Foz ficou na sétima posição e enfrenta o JMalucelli, o vice-líder. Já o Cascavel conseguiu a última vaga - que era disputada ain-da por Atlético e Rio Branco - e pega o primeiro coloca-do, o Coritiba. Os jogos das quartas de final começam no próximo domingo. n

Atlético perde em Londrina e disputará o Torneio da Morte

Esta não vai ser a pri-meira vez que o Atlético vai jogar o Torneio da Morte do Campeonato Paranaense. Em 1980, o clube da capital já pas-sou por esta vexatória situação e conseguiu escapar na ocasião. Di-ferente do ocorrido em 1967, quando acabou re-baixado para a Segunda Divisão do Estadual.

Em 67, o Atlético dis-putou 28 partidas e con-quistou apenas três vi-tórias - teve também 11 empates e 14 derrotas. Assim, a equipe rubro-negra acabou o Estadual na última colocação e não jogou a Segundona do Estadual por causa de um acordo político com a Federação e com os ri-

vais - na época Coritiba e Ferroviário, que pediram sua permanência na eli-te. Mas, após o vexame, surgiu um dos maiores personagens da história do Atlético: Jofre Cabral e Silva, um dos principais dirigentes da história do clube. Já em 1980, quan-do foi para o Torneio da Morte, a equipe escapou do vexame maior. O ex-meia Nivaldo Carneiro estava naquele time do Atlético e comentou so-bre a desagradável situ-ação. “Foi uma equipe montada às pressas, que simplesmente não correspondeu. Aca-bamos neste torneio, horrível, não gosto nem de lembrar”, re-lembra. (Terra) n

Time disputou descenso em1980 e foi rebaixado em 1967

G1

Depois de 35 anos, Atlético volta a disputar o Torneio da Morte

Experiência

Quarta

O Foz ficou na frente por duas vezes, mas o Cascavel empatou

Editora Jornal do Ônibus

Page 14: Jornal do Ônibus de Curitiba - Edição 30/03/2015

ClassificadosSegunda-feira, 30 de Março de 201514 grupor3a.com

Editora Jornal do Ônibus

Page 15: Jornal do Ônibus de Curitiba - Edição 30/03/2015

Policial Segunda-feira, 30 de Março de 2015 15grupor3a.com

Uma médica que estava de plantão na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Pinhais, na Re-gião Metropolitana de Curitiba, no Para-ná, foi sequestrada na madrugada deste do-mingo (29) enquanto trabalhava. Segundo a Polícia Civil, a vítima foi abordada por uma

adolescente de 17 anos e um rapaz de 18 anos dentro da unidade e trancada no porta-ma-las do próprio veículo.

A Polícia Militar foi acionada cerca de uma hora mais tarde, quan-do iniciou as buscas pelos suspeitos. O veí-culo foi localizado cir-culando pelas ruas da região e foi persegui-

do até que o motorista perdeu o controle da direção e bateu contra o muro de uma casa. O casal foi detido e a mé-dica resgatada com al-guns ferimentos leves.

Com a dupla, foi en-contrado um revólver. Os policiais não infor-maram o motivo do sequestro. O caso está sendo investigado. n

Resgate

Médica é sequestrada na UPA de Pinhais

Mãe invadeescola e ameaçadiretora com faca

Agente penitenciário é assassinadoem Colombo

Dois bandidos foram presos em Curitiba na manhã deste sábado (28) após roubarem o carro de uma empresa e baterem contra um muro do bairro Sítio Cercado, em Curitiba. De acordo com a Polí-cia Militar, eles teriam abordado o dono de uma empresa que che-gava para trabalhar em Campina Grande do Sul, mas uma viatura perce-beu o momento em que eles tentavam fugir já na capital e iniciou perse-guição. O rastreador do veículo também ajudou a polícia.

Segundo a proprie-tária do terreno onde ocorreu a batida, o local é alugado para servir de estacionamento para a igreja e felizmente os danos foram apenas materiais. “Quando vi que a movimentação era no meu terreno, fi-

Três bandidos armados fize-ram um arras-

tão contra um ônibus da linha Interbairros II no começo da ma-nhã do último sábado (28) nas proximidades da Pedreira Paulo Le-minski, em Curitiba. De acordo com tes-temunhas, enquan-to dois dos bandidos

André Monteiro Reis e Edevaldo Ribeiro estão detidos

Bruno Henrique/Banda B

Bandidos roubam carro e batem contra muro

Ladrões fazem arrastão no Interbairros II ameaçavam cobrador e motorista, o terceiro bandido recolheu ce-lulares e dinheiro dos vários passageiros que seguiam para o traba-lho. Os três estavam com garrafas de bebi-da na mão e pareciam estar transtornados. A Delegacia de Furtos e Roubos deve investi-gar a situação. n

quei com medo de ser alguém da minha fa-mília, mas por sorte os danos foram apenas no muro”, comentou.

André Monteiro Reis, 29 anos, e Ede-valdo Ribeiro, 31 anos, agora ficam à disposi-ção da Justiça. n

Fabrizio Bensch/Reuters

Marginais fugiram de Campina Grande do Sul até o Sítio Cercado

Imagens mostram mulherpartindo para cima da diretora

Cleverson Curupana foi morto no bairro Rio Verde

Rep

rod

uçã

o A

Red

eB

and

a B

Uma mulher foi presa no fi-nal da tarde da

última terça-feira (24) após ameaçar com uma faca a diretora de uma escola de Ponta Grossa, na região nos Campos Gerais. A situação acon-teceu após a mãe saber que o filho não estava na instituição. A ação foi filmada por uma funcio-nária da escola e o vídeo foi divulgado nesta sex-ta-feira (28).

Segundo informações da própria escola onde a situação foi registrada, a avó da criança teria ido buscar o menino após o fim da aula e ficou sa-bendo que ele não se en-

contrava no colégio, pois teria ‘fugido’ com um amigo. A avó avisou a mãe sobre o acontecido, que decidiu ir até o local para tirar satisfação com a diretora.

A mãe acabou deti-da pela Polícia Militar e encaminhada até a 13ª Subdivisão Policial para registrar o flagrante. Ela foi transferida para a Ca-deia Pública Hildebran-do de Souza logo após o fim da documentação e teve a prisão tempo-rária decretada. A mu-lher poderá responder na Justiça pelo crime de ameaça. O menino ‘rea-pareceu’ no fim da tarde do mesmo dia. n

O agente penitenciá-rio Cleverson Curupana foi assassinado quando visitava a avó no come-ço da tarde deste sábado (28), no bairro Rio Verde, em Colombo (PR). De acordo com a Polícia Mi-litar, um veículo Nissan prata teria passado e re-alizado os disparos.

Cleverson estava afastado do trabalho

há alguns dias devido a uma fratura no pé. O acidente de trabalho te-ria acontecido no presí-dio em que trabalhava, em São José dos Pinhais. Segundo o aspirante Lo-pes, da PM, a autoria até o momento é desconhe-cida e o veículo utilizado para o crime foi encon-trado incendiado no Jar-dim Osasco. n

Oriente Médio

Ponta Grossa

RMC

Vítima foi mantida no porta-malas do próprio carro até ser resgatada pela PM. Com a dupla, foi encontrado um revólver

Editora Jornal do Ônibus

Page 16: Jornal do Ônibus de Curitiba - Edição 30/03/2015

GeralSegunda-feira, 30 de Março de 201516 grupor3a.com

Em quatro anos, o Governo do Estado ampliou em 61% o

número de leitos de UTI disponíveis na rede públi-ca de saúde em Curitiba e Região Metropolitana. São 308 leitos a mais do que em 2011, reforçando a es-trutura de retaguarda para o atendimento a casos

graves, sobretudo na área de urgência e emergência.

Com a ampliação, as Redes Paraná Urgência e Mãe Paranaense contam hoje com 810 leitos de UTI na capital e cidades do en-torno, incluindo aqueles com serviços especializa-dos para tratamento adul-to, pediátrico, neonatal,

coronariano e de queima-duras.

Diferente de quatro anos atrás, a maior parte da estrutura está concen-trada nos municípios da RMC. Ao todo, são 482 leitos nas cidades da RMC contra 328 instalados em serviços de saúde localiza-dos em Curitiba.

Novos leitos na RMC desafogam CuritibaVagas em UTI aumentaram em 61% na região metropolitana

O aumento dos leitos nas cidades vizinhos ocorreu em quatro anos

ANPR

PR solucionou todos os casos de crianças desaparecidas

O Paraná é consi-derado referência na-cional em solucionar casos de crianças de-saparecidas. Em 2014, o Serviço de Investiga-ção de Crianças Desa-parecidas (Sicride) da Polícia Civil solucionou todos os 254 casos de desaparecimentos de crianças de até 11 anos ocorridos no Estado.

Pelo bom desempe-nho, o Sicride foi ho-menageado na abertura da Semana Nacional de Mobilização para a Bus-ca e Defesa da Crian-ça Desaparecida, que aconteceu em Curitiba. A Semana Nacional vai até a próxima terça-feira (31) e é promovida pelo Conselho Federal de Medicina.

Cerca de 100 cami-nhoneiros e motoristas participaram em São José dos Pinhaisde mais uma edição do “Co-mando de Saúde nas Rodovias”. A operação ofertou gratuitamente uma série de serviços de saúde e foi realizada no Posto da Polícia Ro-doviária Federal (PRF) da BR-277, no trecho que liga Curitiba a Pa-ranaguá.

Os motoristas ti-veram acesso a testes rápidos para a detec-

ção de HIV, sífilis e he-patites virais, vacinas contra tétano, difteria, hepatite B e febre ama-rela, aferição de pres-são, teste de glicemia e colesterol, verificação de acuidade visual, atendimento nutricio-nal, entre outros proce-dimentos básicos. Uma equipe composta por médico, enfermeiro e técnicos de enferma-gem também estava à disposição para aten-der os motoristas du-rante todo o dia.

Caminhoneiros recebem atendimento de saúde

Estradas

AN

PR

A polícia foi homenageada pelo desempenho em 2014

Os motoristas puderam realizar uma série de exames na estrada

ANPR

Editora Jornal do Ônibus