jornal do clube da saúde março de 2009

4
Clube da Saúde março de 2009 Associação dos Profissionais de Saúde Pública do DF Impresso Especial 9912174668 DR/BSB Clube da Saúde CORREIOS ASSEMBLÉIA ELEGE COMISSÃO ELEITORAL O Clube da Saúde realizou, no dia 14 de fevereiro, Assembléia Geral Ordinária e Extraordinária. Os se- guintes tópicos foram votados: - A Diretoria do Clube apresentou as con- tas do exercício fiscal de 2008 e dispo- nibilizou cópias do Balanço Patrimonial e Contábil da Entidade, publicado no Jornal de Brasília. As contas foram aprovadas pelos associados presentes. - O Conselho de Ética teve seus integran- tes reeleitos para o exercício de 2009. - A Diretoria apresentou o Plano Or- çamentário para 2009. As prioridades do Plano são a conclusão do Complexo Termal, a reforma do Parque Aquático Infantil e a construção da Policlínica. O Plano foi devidamente votado e aprova- do pela Assembléia. - A contribuição social do servidor asso- ciado ao Clube da Saúde só terá aumento em índice proporcional ao aumento sala- rial que o GDF conceder à categoria. - A Assembléia elegeu os integrantes que comporão a Comissão Eleitoral do Clube da Saúde. São eles: Anderson Almeida Rodrigues, Carlos Eduardo de Moraes, Wedsney Luiz Lopes Rogério e Damião Lopes Neto. Presidente Helvécio Ferreira comemora resultado da eleição com associados Os associados foram identificados com cartões de votação

Upload: levy-brandao

Post on 06-Mar-2016

215 views

Category:

Documents


1 download

DESCRIPTION

Jornal do Clube da Saúde

TRANSCRIPT

Clubeda Saúdemarço de 2009

Associação dos Profissionais de Saúde Pública do DF

Impresso Especial

9912174668 DR/BSB

Clube da Saúde

CORREIOS

AssembléiA elege Comissão eleitorAl

O Clube da Saúde realizou, no dia 14 de fevereiro, Assembléia Geral Ordinária e Extraordinária. Os se-

guintes tópicos foram votados:

- A Diretoria do Clube apresentou as con-tas do exercício fiscal de 2008 e dispo-nibilizou cópias do Balanço Patrimonial e Contábil da Entidade, publicado no Jornal de Brasília. As contas foram aprovadas pelos associados presentes.

- O Conselho de Ética teve seus integran-tes reeleitos para o exercício de 2009.

- A Diretoria apresentou o Plano Or-çamentário para 2009. As prioridades do Plano são a conclusão do Complexo Termal, a reforma do Parque Aquático Infantil e a construção da Policlínica. O Plano foi devidamente votado e aprova-do pela Assembléia.

- A contribuição social do servidor asso-ciado ao Clube da Saúde só terá aumento em índice proporcional ao aumento sala-rial que o GDF conceder à categoria.

- A Assembléia elegeu os integrantes que comporão a Comissão Eleitoral do Clube da Saúde. São eles: Anderson Almeida Rodrigues, Carlos Eduardo de Moraes, Wedsney Luiz Lopes Rogério e Damião Lopes Neto.

Presidente Helvécio Ferreira comemora resultado da eleição com associados

Os associados foram identificados com cartões de votação

O P O S I Ç Ã O

2

Não teve sucesso a tentativa de opositores de interferir na política interna do Clube da Saúde. O grupo formado por ex-dirigentes do Clube da Saúde, que, no pas-sado, endividaram a entidade e renunciaram ao mandato sem prestar contas ao associado, trouxeram à Assembléia do Clube pessoas estranhas para engrossar as manifestações. Isto mesmo! Estes, que se dizem oposição dentro do Clube da Saúde, levaram à Assembléia da entidade dezenas de pesso-as estranhas, que não fazem parte da cate-goria, com promessas de bebida, churrasco e dinheiro. O propósito de tal ato era simples: tumultuar a área externa da Assembléia, tentando demonstrar que associados com direito a voto foram proibidos de entrar. Felizmente, ficou comprovado que todos os associados, devidamente iden-tificados na recepção da Assembléia, tive-ram acesso permitido. A chamada oposição menospreza a inteligência do associado, ao dizer que a organização da Assembléia proibiu o acesso de todos que votariam con-tra a atual gestão. Para começo de conversa, como poderia a organização da Assembléia saber de que forma um associado vota? Não há como! A verdade é que o grupo infiltrado de gente estranha esbarrou frente ao esque-ma de organização da Secretaria do Clube, que permitiu a entrada somente aos associa-dos, os legítimos donos da casa. Ao percebe-rem que não tinha quorum suficiente para votar a favor de seus interesses, a oposição decidiu fazer um protesto ruidoso.

do Clube da Saúde para alavancarem seus projetos políticos. O associado já demonstrou nas urnas que rejeita tal comportamento. É sabido por todos o desastre pra-ticado no Clube pelo grupo do ex-dirigentes renunciantes, cuja herança nefasta o asso-ciado paga a conta até hoje. Como eles não têm voto e nem apoio popular, tentaram sus-pender a Assembléia na Justiça, mais uma vez. No entanto, a juíza fez justiça ao Clube, mantendo à atual Diretoria o direito de rea-lizar a Assembléia, que foi feita e reafirmou os propósitos de defesa da entidade.

Mais uma vez tentam atrapalhar a Assembléia Ten tou - se forçar a entrada de dezenas de pessoas não-sócias, acusan-do-se os profissionais de segurança do Clu-be de uso de força. Quem estava lá – e são muitas testemu-nhas! - viu a pretensa oposição tentando usar da força para colocar dentro do Clube pessoas estranhas à Entidade. Fato que ilustra bem a índole des-tas pessoas vem das palavras proferidas quando a Policia Militar chegou ao Clube: “O tenente é gente nossa!”. Pessoas estranhas ao Clube se refe-riam a uma suposta proximidade entre o tenen-te da Polícia Militar e os chamados oposicionis-tas. Mas, para azar deles, o tenente é servidor do Estado e sabedor de suas obrigações, tendo se portado de forma digna e profissional. Os manifestantes viram mais uma vez frustrada a tentativa de se reapossarem

Atenção!!Eles quebraram oClube e renunciaramao mandato, mas oEstatuto protege aentidade contra esse tipo de administrador.

Processo : 2009.01.1.016402-2 Data Dist. : 13/02/2009Vara : 205 - QUINTA VARA CIVELNatureza da Vara : JUDICIALProcedimento : 1 - SUMARIOValor da Causa: 465,00Requerente : AILTON VIEIRA DA FONSECA Advogado Autor: DF010308 - RAUL CANAL Requerido : ASSOCIACAO DOS PROF. DE SAUDE PUB. DO DF

Brasília - DF, sexta-feira, 13/02/2009 às 17h40.

Juíza de Direito, Dra. LUCIMEIRE MARIA DA SILVA.

DECISÃO - A despeito das alegações do autor, não se pode vis-lumbrar, neste momento processual, a presença dos elementos necessários à concessão da antecipação de tutela sem a oitiva da parte contrária, especialmente o convencimento sobre a veros-similhança das alegações (CPC, art. 273, caput). Ademais, é cediço que a assembléia dos associados tem poder para estipular as regras necessárias para atender à vontade da maioria e não é desarrazoada a tese de limitar a futura elegibilidade do associado que re-nunciou ou se afastou de cargo para o qual foi eleito. Dessa forma, indefiro o pedido de antecipação de tutela.

Opositores tentaram tumultuar a Assembléia

3

Presidente do Clube entregA Ao seCretário PesquisA sobre o Perfil do servidor

No último dia 19, Helvécio Ferreira, presidente do Clube da Saúde, entre-gou a Augusto Carvalho, Secretário de

Saúde, o resultado completo da inédita pes-quisa contratada pelo Clube, que estudou o perfil do servidor da saúde pública do DF. A pesquisa foi realizada em dezem-bro de 2008, pelo Instituto Dados Opinião de Brasília, abrangendo o universo de 520 ser-vidores da Secretaria de Saúde, entrevistados nas suas unidades de trabalho em todo o DF e 80 aposentados do mesmo setor. O Clube da Saúde vê o resultado da pesquisa como de extrema importância, porque indica de forma técnica o quadro só-cio-psicológico da categoria. “O Clube da Saúde é um parceiro, com quem temos um ótimo relacionamento. Vamos analisar e estudar a pesquisa com bas-tante atenção”, disse o secretário Augusto, reconhecendo que seu índice de aprovação na pesquisa está satisfatório, considerando o tempo de atividade no cargo. O Clube da Saúde proporciona, no re-latório da pesquisa, um retrato da categoria dos servidores da Secretaria de Saúde do DF, com avaliações pessoais, opiniões sobre questões li-gadas ao governo do DF e muitos outros itens. “Com a pesquisa, pela primeira vez podemos sair do achismo, detectando quais são as necessidades urgentes do nosso pesso-al”, ressaltou Helvécio. O presidente fez ques-tão que Augusto Carvalho fosse o primeiro secretário a ter acesso aos dados. “Agora que já entregamos, em mãos, ao nosso secretário, podemos também disponibilizar o resultado da pesquisa às demais áreas interessadas do governo”, complementou. Surpreende saber que 15,5% dos funcionários que cuidam da saúde da popu-lação sofrem de hipertensão arterial; 9,2% de ansiedade; 6% de depressão; 5% de dia-betes; 4,7% de tireóides; 7,2% de artrose; entre outros resultados preocupantes.

Os servidores avaliaram a qualida-de da rede pública de saúde no DF, no que se refere à internação de pacientes, nos seguin-tes níveis:

- Ótima, 10%; boa, 15,8%; razoável, 10%; ruim, 2%; e péssima, 2,2%.

- Outros 60% não quiseram avaliar ou disse-ram não ter conhecimento sobre esse item.

A pesquisa realizada pelo Instituto Dados procurou avaliar a dificuldade dos próprios servidores da Saúde para marcar consulta na rede do GDF. São 60% dos entrevistados que afirmam encontrar dificuldade para se con-sultar ou para o atendimento dos seus pa-cientes. Apenas 31,8% dizem que não vêem problemas nesse atendimento. É um resulta-do preocupante, que leva o Clube da Saúde a ter em seu plano orçamentário para 2009 a construção da Policlínica do Servidor e a inauguração imediata de cinco novos ambu-latórios destinados ao público feminino.

É preocupante saber que 75,5% dos funcionários do setor não seguem qualquer dieta alimentar e que 36,5% se consideram gordos. Felizmente apenas 11% se confessam fumantes. De certa forma surpreendente é a ava-liação dos servidores sobre os seus salários. Para 5,8% deles, a remuneração mensal é ótima; para 38,7%, boa; já 38,8% acham que o próprio salá-rio é razoável; 12,5%, ruim; e 6,8%, péssimo. “Esta é uma pesquisa valiosa, como conhecimento aprofundado do grupo de ho-mens e mulheres que, com abnegação, tra-tam da saúde do povo brasiliense. Muitos se encontram em pleno sofrimento psicológico por se capacitarem e não serem reconheci-dos profissionalmente. Não é certo o servidor que mudou de cargo por ter prestado novo concurso público perder o tempo de progres-são funcional e não ser considerado tempo de serviço. A pesquisa merece ser estudada, para correção da situação nos casos em que o problema se apresenta preocupante, como a saúde do trabalhador e a reestruturação do plano de carreira. É o que esperamos ao divulgar esses resultados”, define Helvécio.

Augusto Carvalho e Helvécio Ferreira reforçam parceria

Opositores tentaram tumultuar a Assembléia

4

Clube da Saúde - Associação dos Profissionais de Saúde Pública do DFSGAP Lote G SIA Cep: 71.200-000

FONES: 61- 3362.7353 / 3234.1967 FAX: 3234.6401www.clubedasaude.org.br

Produção: Jan Riella (9206-0382)

ClíniCA dA sAúdeesPAço AmPliAdo e melhorAdo

O Clube da Saúde vai inaugurar, de imediato, quatro novos am-bulatórios destinados ao públi-

co feminino e cinco novas salas para exames. A necessidade constatada de novos ambulatórios para as mulheres vem do fato de que elas compõem 65 % do quadro social do Clube e muitas se encontram na faixa dos 40 anos.

VALE A PENA LEMBRAR:- O Clube já apresenta ambulatórios de hepatites e DST.

- A coordenadora dos Serviços de Saúde Lúcia Margarida e o doutor-professor Ri-cardo Marins estão na fase final de análi-se dos dados da pesquisa contratada pelo Clube para definir o perfil epidemiológico dos servidores da saúde pública do DF.

Dois novos ambulatórios serão os de pediatria e ginecologia, que terá foco em climatério, menopausa e prevenção de câncer. O novo espaço, cujo as obras estão em andamento, terá recepção ampliada e confortável, banheiros, enfermagem e três salas para exames. Haverá uma sala para ecocardiograma e um consultório destacado para exame médico (piscina).

Novidades- A Administração da Clínica traba-lha em proposta para informatizar prontuários e reduzir o tempo de espera dos atendimentos.

- Tendo o objetivo de elevar a qua-lidade e padronizar os serviços de saúde do Clube, a Administração da Clínica está elaborando protocolos de atendimento.

- Está em fase final a formação do primeiro grupo de hipertensão ar-terial e diabetes.