jornal de bairros de guaramirim n.80

8
7 ANO II • Nº 80 • SEXTA-FEIRA, 26 DE AGOSTO DE 2011 GUARAMIRIM DE OLHO NO CARTILHA ECONÔMICA 58 e 2 6 FUTURO Em parceria com o Jornal de Bairros, a Weg Tintas estimula crianças. Amvali lança publicação com dados econômicos dos municípios da microrregião. A Escola Lauro Loyola Carneiro e a creche Maurita Maria Rosa foram em busca do passado dos bairros onde se loca- lizam. Os alunos tiveram a oportunidade de conhecer duas personalidades que vivem há muito em Guaramirim. Duas histórias de vida 3°Planeta Sertanejo atrai multidão BANCO DE IMAGENS/JB DIVULGAÇÃO

Upload: flavio-brugnago

Post on 29-Mar-2016

241 views

Category:

Documents


1 download

DESCRIPTION

Edição número 80 do Jornal de Bairros de Guaramirim

TRANSCRIPT

Page 1: Jornal de Bairros de Guaramirim n.80

7

ANO II • Nº 80 • SEXTA-FEIRA, 26 DE AGOSTO DE 2011GUARAMIRIM

DE OLHO NO CARTILHA ECONÔMICA

5 8e

26

FUTUROEm parceria com o

Jornal de Bairros, a Weg Tintas estimula crianças.

Amvali lança publicação com dados econômicos dos municípios da microrregião.

A Escola Lauro Loyola Carneiro e a creche Maurita Maria Rosa foram em busca do passado dos bairros onde se loca-lizam. Os alunos tiveram a oportunidade de conhecer duas personalidades que vivem há muito em Guaramirim.

Duas histórias de vida

3°Planeta Sertanejo atrai multidão

BANCO DE IMAGENS/JB

DIVULGAÇÃO

Page 2: Jornal de Bairros de Guaramirim n.80

2 SEXTA-FEIRA, 26 DE AGOSTO DE 2011

CIDADANIA

Realizado pela WEG, em parceria com o Jornal de Bairros, estão sen-do ministradas palestras para 15 turmas de escolas da região. O ob-jetivo é atingir cerca de 380 alunos na faixa etária de oito a dez anos.

Na manhã do dia 4 de agosto, foi a vez da turma de 5º ano da Escola Profº Atilano Kruger visi-tar a WEG Tintas, na BR 280, em Guaramirim. O superintendente da empresa, Reinaldo Richter, apresentou aos alunos dicas para ser tornar um bom profissional. Ser autoconfiante, ético, traba-lhar em equipe e ser pontual fo-ram alguns dos temas abordados. Richter fez recomendações aos pequenos: estudar, ler e viajar

WEG Tintas de olho no futuro das criançasO Cidadão do Futuro, vertente do projeto Redescobrindo os Bairros, já esta acontecendo

Cidadão do Futuro

Com um histórico de responsabilidade social, a WEG Tintas, empresa do Grupo WEG, estava em busca de um novo projeto de auxílio à comunidade. Foi então que surgiu a oportunidade de se unir ao Jornal de Bairros e ao Redescobrindo os Bair-ros de Guaramirim. A intenção das palestras e visitas à fábrica é mostrar aos jovens opções de carreira e incentivá-los a planejar o próprio futuro, buscando capacitação mais adequada ao mer-cado local. Além disso, orientá-los para os cuida-dos com o meio ambiente e conscientizá-los sobre os malefícios das drogas.

bastante, mesmo que apenas através dos livros. Além disso, apresentou um breve histórico da empresa, mostrando as áreas de atuação da WEG Tintas.

Após a palestra, os estudantes visitaram a fábrica, acompanha-

dos pela supervisora do ensino fundamental, Gisela Klotz. Klotz disse que o projeto permite que as crianças aprendam fora dos livros. “Elas estão aqui in loco, aprenden-do com a empresa que cresceu junto com a cidade”, falou.

Reinaldo Richter e os alunos da Atilano Kruger

O superintendente Richter fez recomendações às crianças

FOTOS BANCO DE IMAGENS/JB

Diagramação:Jeferson Klahold

[email protected]

Tiragem: 4.000 exemplares

Circulação: Jaraguá do Sul e Guaramirim

O Jornal de Bairros é uma publicação semanal da Editora Pavanello Ltda.CNPJ 08.782.045.0001-77 I.E.: 255.391.323

Administração:Rua 25 de Julho, 1936, • Sala 1Vila Nova • Jaraguá do Sul (SC)

CEP 89259-000Fone/Fax: (47) 3371-5588

Comercial:Fone/Fax:

(47) 3371-5588 • (47) 3275-0633E-mail: [email protected]

Editor Chefe: Osmar Pinheiro (DRT 17764)

Redação:[email protected]

Direção: Odila Pavanello Brugnago

No dia 29 de junho de 2011 os alunos do 5º ano da Escola Isolada Iaro Eugenio Hansch visitaram o Jornal do Vale do Itapocu e Jornal de Bairros. As redações produzidas pelos estudan-tes após a visita estão sendo publicadas neste espaço no Jornal de Bairros de Guaramirim.

O passeioOi, meu nome é David, estou no 5º ano e no

dia 29 de junho fiz um passeio que foi muito legal.Demorou um pouquinho para chegarmos!

Quando chegamos uma senhora nos convidou a entrar. Ela nos desejou boa tarde e falou como foi bom receber a gente lá.

Na primeira sala que entramos eles tiraram fotos, e na segunda mostraram como é que se es-creve o jornal e de que forma eles têm as notícias.

Recebemos um jornal para procurarmos alguns erros que ocorrem durante a edição do jornal. Na verdade, edição é um programa que distribui a notícia em colunas.

Na terceira sala, nos mostraram como é que se monta um jornal. O jornal funciona em uma casa antiga, e lá tem alguns móveis antigos.

Também ganhamos pacotinhos com doces. Eles sabem que criança gosta de doce. Tiramos muitas fotos e fomos ver a gruta que havia ao lado da casa.

Foi muito agradável o passeio, aprendi coisas novas e isso é muito bom.

Aluno: David Wilham Chaves

O passeio ao jornalEm 29 de junho de 2011, o dia estava chu-

voso e frio. Fomos com o ônibus da Prefeitura, e quando chegamos ao Jornal do Vale, fomos recepcionados pela Dona Odila.

Ela nos levou para uma sala, e lá nos falou da importância da leitura e da escrita e como o jornal é um meio de comunicação importante. Exemplo: o prefeito não tem como saber de todos os problemas do município, então o Jor-nal recebe ligações da população. O jornalista publica e o prefeito recebe o jornal e resolve o problema. Ela também nos disse que não se pode colocar mentiras em um jornal.

Na segunda sala nós conhecemos a Tatiana. É ela quem tira as fotos e escreve as reporta-gens. Depois, ela manda um e-mail para a outra sala. Na terceira sala, o Jeferson distribui em um diagrama as fotos e as notícias. Ele pode deixar as fotos coloridas ou em preto e branco, ou aumentar e diminuir as fotos.

Bem, aprendemos um pouco de história também. Havia uma penteadeira com mais ou menos 120 anos e um baú com 75 anos. São móveis de família.

Eu gostei de ver como eles fazem um jornal; é tudo muito simples. Bem, gostei muito disso.

Aluno: Brun K. Kassner

Visita à redação

Page 3: Jornal de Bairros de Guaramirim n.80

3SEXTA-FEIRA, 26 DE AGOSTO DE 2011

O Corpo de Bombeiros de Guaramirim conta com uma nova ambu-lância, que reforçou os recursos da entidade no socorro às vítimas. O fur-gão, adquirido em março deste ano, foi transfor-mado em ambulância por uma empresa de Erechim, no Rio Grande do Sul. Com a viatura totalmente adaptada, o Corpo de Bombeiros aguarda a vinda de mais equipamentos. É espe-rada a chegada de um aspirador elétrico, um oxímetro e um desfibri-lador DEA.

O comandante da cor-poração Lauri Carlos Lei-te disse que a ambulân-cia veio para suprir a ne-cessidade de mais uma viatura. “Nossa cidade é cortada por uma rodovia federal e com um índice muito alto de acidentes e atropelamentos”, falou.

E não são só os aci-dentes no trânsito que preocupam. “Os casos clínicos também aumen-taram muito. Estamos com uma média de dez ocorrências por dia, mais as ocorrências no trânsi-to. Fazemos cerca de 15 atendimentos diários”, informou.

Ambulância nova para os bombeiros

APOIAM O REDESCOBRINDO OS BAIRROS

RECANTO FELIZ

Um bairro recente, com cerca de 700 famílias habitando a margem do Rio Itapocu-zinho. Este é o cenário onde está localizada a Escola Vereador Armin Bylaardt, no Bairro Recanto Feliz, em Guaramirim.

O bairro é escolhido pelos moradores por ser próximo de Jaraguá, que oferece mais oportunidades de emprego, melhorando as condições de vida. A professora Glauce Machado coordenou em julho deste ano

Bairro Recanto Feliz é redescoberto por alunosRelembrando o passado, vivenciando o presente e projetando o futuro. Com este lema e trabalhos de pesquisa e criação de maquetes, os alunos conheceram melhor o lugar onde moram

uma pesquisa com as famílias dos alunos, que mostrou que a maioria dos habitantes do Bairro Recanto Feliz veio de um Estado próximo: o Paraná.

E foi com alguém vindo de fora que a his-tória do Recanto Feliz começou. Entre 2002 e 2004, a escola fez um resgate histórico do bairro, registrado em um livro bastante manuseado. Nele é possível ler uma história bem curiosa: a do “Alemão Cachorro”. Lá por volta do fim do século XIX, um homem chamado Paulo Schneider mudou-se para as terras onde mais tarde se fixaria o Re-

canto Feliz. Na época não havia estradas; a única forma de penetrar naquelas matas era pelo Rio Itapocuzinho. O Sr. Schneider, acompanhado da esposa e dos três filhos, vivia isolado ali. E não era por falta de estra-da: ele mesmo não permitia que as pessoas atravessassem o rio e adentrassem as terras do bairro. Por este comportamento pouco simpático, Paulo Schneider ficou conhecido como o “Alemão Cachorro”.

O Bairro Recanto Feliz, que tem agora sete ruas, foi retratado pelos alunos em maquetes que ficaram expostas nas depen-dências da escola. O rio, a escola, o morro, a lagoa e até a mercearia do bairro foram representadas ao lado das casinhas de pa-pelão com cores de tinta guache. Um primor.

A estudante do 5º ano Mirian Dias de Oliveira, 10, acredita na importância do trabalho. “Nosso bairro está precisando ser relembrado”, afirma. A colega Rúbia Leticia Junk, 9, concorda e acrescenta “É legal saber que muitas pessoas já moraram aqui”.

Por ser um bairro recente, existem pou-cas pessoas que nasceram ali; a maioria é imigrante de outras cidades, bairros e estados. Segundo a professora Glauce, isto é um reforço para as atividades do Redesco-brindo os Bairros. “Os alunos e os pais não conhecem a história do bairro”, diz.

As crianças reproduziram o bairro em maquetes

FOTOS BANCO DE IMAGENS/JB

Page 4: Jornal de Bairros de Guaramirim n.80

4 SEXTA-FEIRA, 26 DE AGOSTO DE 2011

MÚSICA

Na sexta-feira (12), aconteceu em Gua-ramirim o Festival Municipal da Canção. Realizado na Sociedade Atiradores Diana, o evento teve vinte e sete candidatos inscritos nas categorias gospel, popular e sertanejo.

Três vencedores no Festival da Canção

A banca do júri foi ocupada por Alessan-dra Coelho Camargo, Bruni Hübner Schwartz e Ricardo Vicenzi. Os jurados avaliaram a afinação, dicção, ritmo, postura no palco e interpretação dos concorrentes.

Na categoria gospel, quem saiu vencedora foi Janai da Silva Magalhães, com a música ‘Digno és Senhor’. Mosart Soares de Mello se sagrou vencedor com a popular ‘Voa liber-dade’, e a dupla Roger e Lucas conquistou o título com a sertaneja ‘Dona do meu destino’.

Os vencedores levaram para casa um troféu e o prêmio de R$ 750. Os segundo e terceiro lugar de cada categoria também foram premiados.

Além da competição, outras atrações acon-teceram no evento. A banda marcial tocou o Hino Nacional e outras músicas de seu reper-tório. O coral de funcionários da Prefeitura cantou o Hino de Guaramirim, e as professo-ras da Casa de Cultura Paulino João de Bem, Eliana Dunke e Vera Possari, apresentaram as canções ‘Se’, de Djavan ‘Não precisa’, de Paula Fernandes.

Candidatos concorreram em três categorias

O projeto “Eu Quero É +” promoveu a semana “Sinta-se um pouco mais bailarino”. As crianças que participam das oficinas de dança do programa puderam usar toda a criatividade e imaginação para caracterizarem-se com figurinos próprios. Coordenados pela professora Gabriela, os alunos desfilaram e fizeram uma sessão de fotos.

As aulas de dança acontecem nos bairros Recanto Feliz, Corticeira, Caixa d’àgua, Vila Amizade, Avaí e Rio Branco. O projeto também oferece oficinas de capoeira, artesanato, canto em coral, flauta doce e violão.

Crianças despertam criatividade e imaginação em semana especial

Crianças soltaram a imaginação para criarem figurinos próprios

Dupla Roger e Lucas conquistou o 1º lugar na categoria sertanejo

Sábado CidadãoNo dia 13 de agosto aconteceu o Sábado Cidadão em

comemoração aos 62 anos de Guaramirim. O evento acon-teceu próximo ao Ginásio de Esportes Prefeito Rodolfo Jahn, e reuniu centenas de pessoas que participaram de mais uma edição do projeto social.

A estrutura foi montada com espaço para oficinas, brin-quedos infláveis e outras brincadeiras para os pequenos.

Para os adultos, foram oferecidas massagens, acupun-tura sem agulhas, cortes de cabelo, oficina de caricatura, manicure, emissão de segunda via de certidão de nasci-mento e casamento, entre outros serviços.

Mais uma vez o trenzinho Jujuba esteve presente, levando as famílias para passearem pelas ruas centrais da cidade.

A banda Baladão Sertanejo garantiu a animação mu-sical, junto com a Casa de Cultura Paulino João de Bem e Doutores Saúde do Grupo Artístico Teatral Scaravelho (Gats). O público também pode conferir a final do troféu de aniversário da Associação de Futebol de Mesa de Bonecos.

FOTOS DIVULGAÇÃO

FOTOS DIVULGAÇÃO

DIVULGAÇÃO

Sábado Cidadão foi especial pelos 62 anos da cidade

Page 5: Jornal de Bairros de Guaramirim n.80

5SEXTA-FEIRA, 26 DE AGOSTO DE 2011

AMIZADE

Plantações de banana, uma fábrica de cachaça, uma vila com casas concentradas. Uma viela com muitos buracos, onde até as carro-ças tinham dificuldade para passar

Foi isso que descreveu Dona Cidália Nart Testoni aos alunos do 4º e 5º ano da Escola Lauro Loyola Carneiro. A simpática senhora, que nasceu em Luiz Alves, mas mora há 70 anos em Guaramirim, estava se referindo ao Bairro Amizade. Déca-das atrás, era assim que se vivia lá. Sem comércio, as famílias trocavam entre si o que produziam; o trans-porte das mercadorias produzidas pelos moradores era realizado por carroças puxadas a boi ou a cavalo.

“O traçado da rua era outro. Precisávamos contornar o morro para levar comida ao papai que trabalhava na lavoura”, conta Dona Cidália. Para estudar, era preciso ir até a Escola Almirante Tamandaré, a pé ou de bicicleta. A rua que hoje leva o nome de um antigo morador, João Sotter Cor-rea, era chamada de Tifa do Elói

Uma volta ao passado através da memória viva

ou Tifa do Morro do Defuntinho.O proprietário da fábrica de

cachaça, onde grande parte dos primeiros moradores do bairro tra-balhava, percebeu a necessidade de uma escola para atender as crianças da vila. Ele cedeu uma casa de madeira, com poucos recursos, mas que serviu perfeita-mente como sede para as aulas que eram ministradas em meio a muita vontade de ensinar e aprender. A

Antes e depois

primeira professora chamava-se Eliane Correa.

Para Dona Cidália, o progres-so foi muito bem-vindo. “Tudo é mais fácil; temos o Fórum, mercado, padaria, verdureira e farmácia bem pertinho”, diz. Infelizmente, existem também os percalços que acompanham o avanço. “As ruas são estreitas para o grande fluxo de veículos, dificultando a travessia e faltam sinalizações”, afirma. Há também o aumento da violência; a casa de Dona Cidália já foi assaltada duas vezes.

Quanto à educação, dona Cidá-lia diz que tudo no seu tempo era mais rigoroso. Havia respeito, e em alguns momentos até medo. Para ela, hoje em dia há mais liberdade. “Os pais, pela necessidade de traba-lhar, deixam de acompanhar grande parte do processo de aprendizagem dos filhos”, encerrou.

FOTO

S D

IVU

LGA

ÇÃ

O

Turma posa com Dona Cidália em frente a casa

A CREVISC está comemorando no dia 06 de agosto, o seu terceiro aniversário. Nesta data além da fundação, comemoramos os três anos que o espírito cooperativista está presente em Guaramirim.

No início éramos 44 sócios-fundadores, e hoje já somos mais de 1.500 associados en-gajados nessa idéia.

E é esse intenso envolvimento dos coope-rados, que são a nossa base de sustentação, que faz com que a cooperativa tenha bons motivos para celebrar.

Um deles é a inauguração da nova sede que ampliou o espaço e melhorou a qualidade do atendimento ao cooperado. Lançamos um informativo com informações sobre conquistas, eventos, produtos e serviços além de notícias do cooperativismo.

A cooperativa agora conta com um caixa eletrônico junto a sua sede, onde em breve, os cooperados poderão fazer saques, depósitos, pagamentos, transferências e consultas de sal-do/extrato, a qualquer dia e horário. Podendo também usufruir da rede de caixas eletrônicos compartilhadas do sistema CECRED, em 175 terminais da rede.

Além disso, merece destaque sua evolução. Hoje a CREVISC administra mais de R$ 9 mi-lhões de ativos, possui mais de R$ 6 milhões em operações de crédito, R$ 5 milhões de depósitos totais e Patrimônio Líquido de R$ 1,4 milhões de reais.

E é com orgulho e satisfação que parabe-nizamos a todos os cooperados por todas as nossas conquistas. São eles que acreditaram nos valores do cooperativismo, valores pelos quais lutamos e desejamos nos tornar conhe-cidos na sociedade. Pois a cada novo coopera-do, renova-se a nossa certeza de que juntos, sempre podemos ir mais longe.

Page 6: Jornal de Bairros de Guaramirim n.80

6 SEXTA-FEIRA, 26 DE AGOSTO DE 2011

ANIVERSÁRIO

Três dias de shows e público com cerca de 20 mil pessoas. Foi assim o 3º Planeta Sertanejo, evento promovido pelo Governo de Guaramirim em comemoração aos 62 anos da cidade.

Na sexta-feira (19), a banda Nenhum de Nós relembrou as músicas dos 24 anos de carreira e agitou o público com seu rock poético, e na mesma noite, a banda Festerê encerrou a festa.

No sábado (20) foi a vez dos Nativos co-locarem o público para dançar. Pela terceira vez em Guaramirim, os rapazes trouxeram um repertório animado que não deixou ninguém parado. Para finalizar a noite, o Grupo Legião assumiu o palco.

Ídolo reúne multidãoNo domingo (21), a grande atração esperada era o

cantor Henrique Lemes, vencedor da última edição do programa Ídolos, da Rede Record. O garoto de 16 anos fez seu primeiro show em Guaramirim, acompanhado por amigos e pela banda In Natura. Mesmo com poucos ensaios, Henrique surpreendeu ao interpretar suces-sos sertanejos e sua música de trabalho “O Amor Não Sai”. A cantora Marjory Porto, que também participou do Ídolos, interpretou canções de Celine Dion, Ivete Sangalo e outros artistas. A banda In Natura encerrou o festival, que o prefeito Nilson Bylaardt definiu como um grande sucesso. “A felicidade da população e a alegria é contagiante. É muito bom poder proporcionar isso e festejar o aniversário de Guaramirim”, falou.

RockO tema era sertanejo, mas

quem abriu o primeiro dos três dias de shows do 3º Planeta

Sertanejo foi o rock gaúcho da Nenhum de Nós. Na estrada

e com a mesma formação há mais de vinte anos, a banda tocou as inesquecíveis “Ca-

mila, Camila”, “Paz e Amor”, “Astronauta de Mármore”, além

de tocar as inéditas do álbum recém-lançado, “Contos de

Água e Fogo”. Ao final do show, o quinteto atendeu os fãs que

pediam fotos e autógrafos.

FOTOS DIVULGAÇÃO

3° Planeta Sertanejo atrai multidão à Guaramirim

Page 7: Jornal de Bairros de Guaramirim n.80

7SEXTA-FEIRA, 26 DE AGOSTO DE 2011

Pinte e escreva o nomeVamos colorir estes

dois lugares importantes de Guaramirim?

No dia 15 de agosto, a Associação dos Municípios do Vale do Itajaí (Amvali) apresentou sua Cartilha Econômica. Iniciativa do Colegiado de Administra-ção, Finanças e Tributação, o documento detalha os dados econômicos dos municípios da microrregião, servindo como material de consulta para o governo e empresas. Segundo o prefeito de Guaramirim e presidente da Amvali Nilson Byllardt, a publicação demonstra transparência e a estrutura econômica de cada município filiado à associação. A cartilha pode ser acessada pelo site www.amvali.org.br

Amvali apresenta dados econômicos dos municípios

Foi aprovado na segunda-feira (15), o pro-jeto de lei que autoriza a implantação do pro-grama ‘Cidade Digital’. A intenção é oferecer Internet banda larga através de rede gratuita e sem fio, para que a população tenha acesso à informação em tempo real, além de utilizar a rede para propagar educação, cultura e lazer.

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) dispõe de linhas de créditos e incentivos para as cidades que desejam implantar o sistema digital. O município de São José, em Santa Catarina, é um exemplo de sucesso e refe-rência nacional em Cidades Digitais.

O governo municipal de São José está rea-lizando o cabeamento com fibra ótica de boa parte da cidade, prevendo 40 pontos de acesso gratuito à Internet com tecnologia sem fio capaz de fornecer conexão em um raio de um quilômetro de distância. Até 2012, a Prefeitura de lá pretende ter 112 pontos de acesso. Um ótimo exemplo a ser copiado.

Internet banda larga através de rede gratuita e sem fio para Guaramirim

REPRODUÇÃO

Page 8: Jornal de Bairros de Guaramirim n.80

8 SEXTA-FEIRA, 26 DE AGOSTO DE 2011

AVAÍ

O nome dele é Daniel Graudin da Silva, com 76 anos de histórias para contar. Funcionário público aposentado, o hobby do Sr. Daniel é ser historiador. E hoje, segundo ele, foi a pri-meira vez que contou como era a vida antiga-mente para crianças tão pequenas. O Centro de Educação Infantil Maurita Maria Rosa, no bairro Avaí, foi a primeira creche da cidade, e atende cerca de 100 meninos e meninas. A diretora Teresinha Marli convidou o Sr. Daniel para conversar com as crianças, mostrando um pouco mais do bairro onde moram.

Graudin já foi convidado para palestrar a estudantes de diversas idades, inclusive universitários, em cidades como Joinville e Blumenau. O seu acervo histórico pessoal,

com dados importantes e inéditos sobre os municípios da região, foi doado à Prefeitura de Guaramirim.

Para as crianças do CEI, ele trouxe um balaio cheio de capim, um bodoque e os apitos que imitam o canto dos pássaros, utilizados para atraírem as aves. Mostrou as brincadeiras feitas em sua época de estu-dante, e contou que por serem muito pobres e não terem cadernos, as crianças usavam lousas para anotarem as lições.

Para o Sr. Graudin, o interesse pela preservação da história vem de família. Quando seus pais vieram como imigrantes para o Brasil, fizeram questão de preservar os objetos trazidos da terra de origem. E é com visível prazer e orgulho que ele passa a história para frente.

Volta no tempoAs crianças distraídas são pegas de surpresa pela chegada de um senhor de galochas, chapéu de palha e enxada, que entra no recinto de mãos dadas com a bisneta. Ele se posiciona a frente das crianças com a difícil missão de prender a atenção das pequenas, que têm no máximo quatro anos. E consegue.