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Guiax Bairros Edição 03 www.guiawebx.com.br

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  • N 03 - Distribuio gratuita - Abril | Maio www.guiawebx.com.br

    Pq Continental | Vl So Francisco | Jaguar

    viva comSade!

  • Mexa-se!

    Uma boa dica para evitar os males da vida moderna buscar sempre alguma forma de mexer o corpo, fazer exerccios fsicos pelo menos trs vezes por semana. Caso no possa frequentar uma academia, faa uma caminhada pelo bairro, de preferncia na parte da manh andar um pouquinho por dia e ir aumentando gradativamente, at o limite suportvel.

    Sempre que possvel, deixe o carro na garagem e v a p at a padaria ou supermercado. Muita gente prefere usar o veculo para curtas distncias, s vezes trs ou quatro quarteires. Nesse caso, ento, por que no estacionar um pouco distante do seu destino e completar o trajeto a p? Cada vez mais as pessoas dependem do automvel, no utilizam o transporte coletivo, que exige mais movimentao do usurio e acaba sendo mais sau-dvel e antiestressante.

    Os especialistas sempre aconselham os pais a no deixarem seus filhos por muito tempo na frente do computador. uma tendncia crescente que faz com que as crianas deixem de fazer atividades fsicas, prejudicando o seu desenvolvimento.

    No custa atentar para esses pequenos cuidados e mudanas de hbitos em busca de melhor qualidade de vida, para evitar o sedentarismo e outros males dos tempos modernos.

    Alm do Guia impresso voc pode, pelo site: www.guiawebx.com.br buscar o servio que deseja em sua regio. Acesse tambm sempre o site, assim voce ficar atualizado com as notcias e eventos da sua regio: www.nossobairroemdestaque.com.br.

    Por fim, o GuiaX est aberto a sugestes e crticas dos leitores para poder aperfeioar ainda mais esse

    Samir MiguelJornalista ResponsvelMTb 8670

    Marco Miguelmarco.miguel@gruposama.com.brDiagramao

    Marcos Arroyomarcos.arroyo@gruposama.com.brDepto Comercial

    Grupo Sama Comunicaocontato@gruposama.com.br

    Distribuio

    Editora Postallecontato@postalle.com.brProduo Grfica

    Para anunciar: Fone: 11. 3729-0257

    novo veculo de comunicao, buscando sempre atender aos interesses da populao.

    Nossos canais de contato so: contato@gruposama.com.br ou pelo telefone: 11 3729-0257.

    Tiragem desta edio:7 mil exemplaresDistribuio: Parque Continental,Jaguar, Vila So Francisco e Parque dos Principes.

  • 6AdolescentesPara os adolescentes que desejam emagrecer sem dietas, a dica inserir exerccios enquanto estiver diante da te-leviso na falta de tempo para sua prti-ca. Enquanto assiste TV, faa flexes na escada durante os intervalos comer-ciais. Ponha as mos no segundo ou no terceiro degrau. Comece com 10 a 15 repeties e aumente at chegar a 15 ou 20. Conforme for ficando mais forte, baixe um degrau at ficar com as mos no cho; assim voc sustentar um per-centual maior do peso do seu corpo.Encolha a barriga, inspire quando dobrar os braos e expire quando os esticar, sem arquear a coluna.

    20 anosSempre que possvel, pratique esportes para ajudar o aumento do nvel de tes-tosterona. O hormnio ajuda o corpo a criar mais msculos, queimar gordura e melhorar a resistncia, alm de promo-

    ver o impulso sexual. Exerccios de altoimpacto correr, por exemplo tambmso combinados com os de baixo (ousem) impacto nadar e pedalar.

    30 anosO nvel de testosterona nos homens co-mea a cair nessa idade, e alguns tmproblemas de autoestima com o incioda calvcie. Muitas repeties lentas deexerccios com pesos aumentaro osnveis do hormnio e o faro se sentirmelhor com a sua aparncia.As mulheres, para serem mes em for-ma, deveriam se reunir com amigas quetm filhos da mesma idade para se exer-citar em conjunto, fazendo corridas ouflexes.

    40 anosAprenda a queimar gordura mais de-

    Especialistas elaboraram um guia apontando diferentes tipos de exerccios fsicos ideais para cada idade e estilo de vida de cada umpara aumentar o nvel de energia e levar uma vida saudvel.

    Saiba qual o exerccio fsico ideal para sua idade

  • 7pressa, fazendo exerccios aerbicos durante 20 a 30 minutos, quatro vezes por semana. Em apenas seis semanas voc ver uma mudana corporal im-pressionante. Se voc dispe de meia hora, faa uma caminhada vigorosa; se tem 20 minutos, corra; se s tem 10 mi-nutos, faa exerccios de circuito.Agachamentos: finja que v se sentar numa cadeira; levante-se e finja que vai se sentar de novo. Suba e desa um degrau. Ponha uma perna frente da outra (cerca de um passo) e dobre os joelhos. Faa agachamentos no mes-mo lugar ou andando. Erga pesos com as mos ao mesmo tempo, se quiser. Faa flexes de brao contra um arm-rio ou outro mvel pesado.

    50 anos ou maisSaiba como perder peso na meia-ida-de. Um bom mtodo comer menos e fazer mais abdominais. Caso seja obe-so faa tambm uma hora de atividade aerbica por dia; para os demais, meia hora suficiente.Para quem est acima do peso ou tem mais de 50 anos, a esteira provoca me-nos impacto nas articulaes do que a caminhada rpida. Bicicletas ergom-tricas tambm reduzem o impacto. Im-portante: faa aquecimento para evitar danos a msculos, articulaes, ten-des e ligamentos.Os msculos mais fortes tambm usam oxignio e nutrientes com mais eficin-cia e ajudam a regular a glicemia, redu-zindo o risco de diabetes tipo 2 gran-de problema em pessoas idosas e com sobrepeso.

    Tente caminhar em lugares difceis, o que forar o corpo a uma sobrecarga aerbica.

    70 anosSe a dana de salo o atrai, voc ter de tonificar os msculos flexores do quadril e anteriores das coxas para requebrar as cadeiras. De joelhos, avance o p di-reito at o joelho fazer um ngulo de 90 graus, exatamente acima do p. Com o corpo ereto, mova o quadril para frente. Repita o movimento com o p esquerdo. Comece repetindo cinco vezes e aumen-te as repeties at chegar a dez.E para prevenir a dificuldade de movi-mento, curve-se, alongue-se e erga pe-sos.Sentado, exercite-se enquanto assiste televiso. Protege os joelhos e forta-lea os msculos da coxa sentando-se ereto na cadeira de modo que a parte posterior da coxa se apoie no assento. Estenda totalmente as pernas, sustente por cinco segundos e volte lentamente posio inicial. Repita 12 a 15 vezes, at trs vezes por dia.

    Todas as idadesMesmo para quem nunca foi ativo, ago-ra hora de comear. Se desejar maxi-mizar a durao da vida, a palavra de ordem mexa-se. Pequenas atividades do dia-a-dia, como ajudar a carregar as compras e cuidar do jardim, certamen-te ajudaro as pessoas que sofrem de desgaste das articulaes a fortalecer e aumentar a flexibilidade. Em termos de melhora da sade, trs ou quatro sesses de meia hora de aer-bica por semana equivalem a parar de fumar at dez cigarros por dia!

    (Fonte: Revista Selees)

  • 8Aqueles sinais que aparecem na pele como sardas, manchas ou pintas merecem ateno, pois podem se transformar em cncer de pele. um risco preocupante que acomete milhares de pessoas que se expem ao sol, seja no

    vero ou no inverno.

    Dados do Instituto Nacional de Cncer (INCA) revelam que todo ano cerca de 6 mil brasileiros tm melanomas diagnosticados. Melanoma o cncer dos melancitos, clulas que produzem pigmentos. Embora se encontre principalmente na pele, o melanoma pode se espalhar para outras partes do corpo, inclusive na garganta, no cu da boca, debaixo das unhas e regio genital.

    Apesar da crena de que s corre risco quem passa muito tempo exposto ao sol, sob os efeitos da radiao ultravioleta (UV), tambm provvel que a exposio intermitente nos fins de semana danifique as clulas da pele e provoque melanoma, se comparada a tomar um pouquinho de sol todos os dias. Mas a ao cumulativa da radiao perigosa e tambm pode causar cncer. Por isso, devemos usar filtro solar diariamente.

    A probabilidade de desenvolver melanoma aumenta com a idade, mas os jovens tambm apresentam esse tipo de cncer. Os especialistas

    VOC SABIA

    Quem pratica jardinagem tem maior probabilidade de entrar em forma.

    Pesquisadores australianos descobri-ram que, quem cuida do jardim no pe-rodo recomendado de pelo menos 150 minutos semanais reduz em 36% o risco de demncia em pessoas com mais de 60 anos. um mtodo perfeito para bai-xar o estresse e melhorar a autoestima.

    Ao chegar aos 75 anos, os mais de 200 resfriados que voc pode ter contrado ao longo de sua vida o fez espirrar por um perodo equivalente a dois anos?

    A boa notcia que, nesta idade, poder gozar de frias nasais pois j ter adqui-rido imunidade maioria das cepas que provocam os resfriados.

    ?

    Cncer de peleProteja-se tambm no inverno

  • 9Rua Dr. Frascisco Patti, 249 Vila So Francisco SP

    Massagem

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    advertem que o maior risco vem da exposio ao sol na infncia. Por isso, importante proteger as crianas e lhes ensinar hbitos seguros.

    Uso protetor solar, ento estou bem. Esse outro mito, j que muitas pessoas no aplicam a quantidade certa de protetor. O ideal passar aproximadamente 35 ml no corpo cerca de uma colher de ch por brao ou perna e reaplicar medida que o protetor sair. A pele bronzeada apresenta pouqussima proteo contra o sol; mais ou menos como usar o fator 4. Tambm o bronzeamento artificial no d proteo nenhuma. importante buscar a sombra, como recomenda a Organizao Mundial da Sade (OMS).

    Principais formas de proteo

    No saia ao sol quando o ndice UV estivar acima de 3 (entre 10h e 15h);

    Aplique protetor 30 minutos antes da exposio ao sol e reaplique a cada 2 horas;

    Use chapu, roupas adequadas e culos de sol com certificao do Inmetro;

    Fique sombra; No faa bronzeamento

    artificial; Faa o autoexame em casa,

    pedindo que algum observe o couro cabeludo, as costas e todas as partes do corpo que voc no consegue enxergar;

    Consul