jornal das donas de casa

12
Dia Internacional da Mulher reúne 750 donas de casa Agradecemos as empresas que mais foram parceiras em 2010 União de lideranças femininas garante a força do Cedesom Em mais uma demonstração de união, as integrantes da Associação das Donas de Casa do Estado do Rio de Janeiro se reuniram para comemorar o Dia Internacional da Mulher. Centenas de mulheres participaram do evento que apresentou várias atrações. (Pág. 8 e 9) Mais uma vez as mulheres estão mos- trando sua força. A união de diversas li- deranças femininas vem proporcionando ao Centro de Desenvolvimento Social da Sucesso absoluto o I Baile do Havaí das Donas de Casa. Muita alegria e descontração mar- caram o evento. I Baile do Havaí das Donas de Casa Excursão Sítio Bumerangue Saúde da Mulher (pág. 4) Gravidez na Adolescência (pág. 10) Dicas da Iara (pág. 11) Dieta do Pão (pág. 11) A fim de aprenderem como cuidar da casa, mulheres sem experiência nos afazeres domésticos estão recorrendo à donas de casa profissionais, que en- sinam como arrumar o guarda-roupas, organizar o armário de cozinha, prepa- rar a lista de compras, entre outros . Mulher - Cedesom, alcançar com mais rapidez os objetivos planejados. Agora, definitivamente, é a nossa vez, vamos nos unir cada vez mais. Convocamos to- das as ONGs, associações e grupos que defendem os interesses da mulher a par- ticiparem do nosso movimento. A União faz a força! Consultoras ensinam a cuidar da casa (Pág. 3) (Pág. 2) (Pág. 2)

Upload: fernando-antonio-teixeira-pinto-de-mendonca

Post on 17-Mar-2016

262 views

Category:

Documents


20 download

DESCRIPTION

Jornal das Donas de casa

TRANSCRIPT

Page 1: Jornal das Donas de Casa

Dia Internacionalda Mulher reúne

750 donas de casa

Agradecemos as empresas que mais foram parceiras em 2010

União de lideranças femininas garante a força do Cedesom

Em mais uma demonstração de união, as integrantes da Associação das Donas de Casa do Estado do Rio de Janeiro se reuniram para comemorar o Dia Internacional da Mulher. Centenas de mulheres participaram do evento que apresentou várias atrações.

(Pág. 8 e 9)

Mais uma vez as mulheres estão mos-trando sua força. A união de diversas li-deranças femininas vem proporcionando ao Centro de Desenvolvimento Social da

Sucesso absoluto o I Baile do Havaí das Donas de Casa. Muita alegria e descontração mar-caram o evento.

I Baile do Havaí das Donasde Casa

ExcursãoSítio Bumerangue Saúde da Mulher (pág. 4)

Gravidez na Adolescência (pág. 10)

Dicas da Iara (pág. 11)

Dieta do Pão (pág. 11)

A fim de aprenderem como cuidar da casa, mulheres sem experiência nos afazeres domésticos estão recorrendo à donas de casa profissionais, que en-sinam como arrumar o guarda-roupas, organizar o armário de cozinha, prepa-rar a lista de compras, entre outros .

Mulher - Cedesom, alcançar com mais rapidez os objetivos planejados. Agora, definitivamente, é a nossa vez, vamos nos unir cada vez mais. Convocamos to-

das as ONGs, associações e grupos que defendem os interesses da mulher a par-ticiparem do nosso movimento.

A União faz a força!

Consultoras ensinam a cuidar da casa

(Pág. 3)(Pág. 2) (Pág. 2)

Page 2: Jornal das Donas de Casa

2

Feliz Ano Velho!

Chegamos ao final de 2010, um ano difícil para muitos, porém, para nós do Cedesom e da Adcerj, maravilhoso. Com o apoio do assessor especial do ministro Carlos Lupi, An-tonio Albuquerque e do gerente executivo do INSS-RJ - Norte, Fernando Pestana, e é preciso res-saltar, com o empenho da nossa presidente Iara Bar-ros, conseguimos a sede que, com a valiosa colaboração do deputado Dionísio Lins e alguns empresários, iniciare-mos as obras logo no ínicio de janeiro. Mas há muito ainda o que fazer: precisamos prepa-rar as salas para os cursos de panificação, confeitaria, bolos e cakes, hotelaria, cestas di-versas etc., com previsão de conclusão em 60 dias, portan-to, continuaremos na capta-ção de empresas e empresá-rios para firmamos parceria e assim tocarmos o projeto. Esperamos que 2011 seja tão bom ou melhor que 2010.

Temos ainda os núcleos, onde implantaremos os cur-sos de gastronomia, hotelaria e turismo - a Associação Cristã Feminina, no Centro da Cidade do Rio de Janeiro, cuja sede já está preparada para ministra-ção dos cursos, aguardando apenas a liberação de verba para iniciarmos. Temos tam-bém, na Cidade Maravilhosa, o núcleo Taquara, na Estrada Mapuá, 350, precisando de reformas, o núcleo do Rôdo, em São João de Merití, onde implantaremos cursos para as nossas associadas e morado-res, dependendo de peque-nas reformas, além de outros núcleos, como Maracanã, Caxias, Engenho da Rainha, Senador Camará, Cidade Alta, Complexo do Alemão, Inhaú-ma e Guadalupe. Na sede de

O jornal Donas de Casa News é uma publicação da Editora Raízes Ltda., e é distribuído gratuitamente às integrantes das associações das donas de casa do Estado do Rio de Janei-ro, nos sindicatos de classe das atividades dirigidas à mulhe-res, nos supermercados, feiras e eventos, entre outros. Tira-gem: 25 mil exemplares.

Dir. Executiva: Iara Barros • Dir. de Finanças: Cícera Félix • Dir. Administrativa: Solange Barros • Editor Responsável: Mauro Fernandes - Mtb 31.306 • Arte: Fernando Mendonça • Foto-grafia: Luiz Alexandre, Manoel Delgado, Júlio Freire • Departa-mento Comercial: I.A. Promo-ções e Publicidade Ltda.

Os artigos assinados são de res-ponsabilidade de seus autores, não expressando obrigatoria-mente a opinião da publicação.

CENTRO DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL DA MULHER E ASSOCIA-ÇÃO DAS DONAS DE CASA DO ES-TADO DO RIO DE JANEIRO - Sede adm.: Rua do Arroz, 90/407 Pe-nha - Rio de Janeiro - RJ - Sede operacional: Rua André Azeve-do, 87 - Olaria - Rio de Janei-ro - RJ - Tels.: (21) 2584.0000 • 3867-0185 • [email protected]

PRESIDENTE:Iara da Silva Barros

VICE-PRESIDENTE:Cícera Félix da Silva

DIRETORA SECRETÁRIA:Elizabeth Maria F. Cannavan

DIRETORA FINANCEIRA:Nildéia Mariano Freitas

DIRETORA DE CULTURA,EVENTOS E PROJETOS:

Eliza Aparecida G. Almeida

DIRETORA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL E RECREAÇÃO:Rosangela Gonçalves

DIRETORA DE RELAÇÕES PÚBLICAS:

Adriana Gomes Odorico

EXPEDIENTE

Donas de Casa News Dezembro 2010

Olaria, na rua André Azevedo 87, no conjunto do INPS, nos-sa sede-mãe, pretendemos reativar, para a terceira ida-de, a área de lazer, a ginásti-ca gratuita e a fisioterapia.

Temos a certeza que os compromissos assumidos serão cumpridos. O Centro de Desenvolvimento Social da Mulher e a Associação das Donas de Casa do Estado do Rio de Janeiro têm como objetivo apoiar a mulher e a dona de casa e assim o fa-rão, podem escrever. Sabe-mos que para muitas delas será uma fonte de renda, sem sair da residência.

Estamos cientes que en-contraremos obstáculos, não será fácil, mas com determi-nação e empenho de todas nós, iremos conseguir, com a graça de Deus.

Futuramente pretendo im-plantar os cursos de cabelei-reira, manicure, maquiagem, entre outros voltados para a beleza da mulher, com o apoio da indústria de cosmé-ticos Face Bela, onde sou di-retora executiva.

Cícera Félix

Com o tema “Baile do Ha-vaí, a Adcerj promoverá em 13 de fevereiro de 2011, uma domingueira no Sítio Bume-rangue, em Itaguaí-RJ.

Os participantes poderão desfrutar de vasta progra-mação que contará na parte de alimentação, com café da manhã completo, tira-gostos, salgadinhos, chur-rasco, caldo verde, almoço com sobremesa e no encer-ramento, a famosa canjica. Refrigerantes e cervejas a vontade no período de 11 horas às 15 horas. Na par-te do lazer, a descontração ficará por conta da música ao vivo com a participação de professores de dança e do banho de piscina durante todo o dia.

Excursão Sítio Bumerangue

As reservas já estão sen-do feitas com a presidente da Adcerj, Solange Barros, pelos telefones 3867-0185 e 3867-0099. Valor adulto: R$ 80,00 e crianças (4 à 12 anos): R$ 40,00.

Iara Barros e Solange Barros, na Praia de Iracema - Excursão Fortaleza - CE

Mesmo com todas as facili-dades que novas tecnologias trouxeram para o dia a dia da dona de casa, não é raro en-contrarmos mulheres que até hoje têm pavor de panela de pressão. Organizar armários de cozinha de forma impecável, nem pensar. Faxina geral? Co-meçar por onde?

De um modo geral são mu-lheres que moraram com os pais até se casarem e nunca se interessaram pelos afazeres domésticos. Depois de casa-das, elas encontram nas tare-fas do lar um desafio maior até que nas suas profissões. Sites especializados com dicas de como tirar manchas de roupas, cozinhar, organizar uma fes-ta, etc, recebem milhares de acessos diariamente. No mer-cado, há livros, programas de TV, workshops e até um novo tipo de profissional, a personal assistance.

Mulheres recorrem à consultoras para cuidar da casa

A crescente onda de vio-lência e a preocupação com a qualidade de vida, também contribuiu para que famílias que costumavam sair para se divertirem, despertassem o interesse de permanecerem mais em suas casas.

E quem é a personal assis-tance? São mulheres criadas à moda antiga. Quando meni-nas, aprenderam com as mães a serem donas de casa. Hoje, ensinam a lavar, passar, lim-par, organizar um cardápio e dão toques até de economia doméstica. O valor da consulto-ria depende do serviço presta-do. Esta tem sido uma solução para muitas mulheres que não negam o pavor pelos serviços domésticos e também para as tradicionais donas de casa, que conhecedoras profundas nessa área, reforçam a renda familiar com a prestação do serviço de consultoria.

(Alagoana, casada, mãe de uma filha, Beatriz, empresária no ramo de cosméticos, é vice-presidente do Centro de Desenvolvimento Social da Mulher e conselheira da Associação das Donas de Casa do Estado do Rio de Janeiro).

Page 3: Jornal das Donas de Casa

3Donas de Casa NewsDezembro 2010

Descontração e alegria mar-caram o I Baile do Havaí das Donas de Casa realizado no mês de fevereiro de 2010. A festa, que contou com o apoio da Kicaldo, e é exclusiva para mulheres, é uma forma de descontrair as donas de casa nos dias que antecedem o carnaval.

Com um saboroso serviço de buffet composto de macarro-nada, oferecido pela Vilma Ali-mentos e uma belíssima mesa de frutas da época, mais uma cortesia do Prezunic, além de uma magnifica mesa de bolos e café, oferecido pela Buaiz Alimentos, as donas de casa se divertiram e dançaram ao som de música ao vivo, com destaque para as tradicionais marchinhas de carnaval e mui-to samba, com a cerveja ro-lando solta. O momento mais

I Baile do Havaídas Donas de Casa

Iara Barros, presidente do Cedesom , Tereza Bitencourt, diretora da Adcerj e madrinha do baile, a rainha eleita, Alcione, do grupo Sapeca Feliz de Pilares, Ivone Coelho, de Irajá, princesa eleita, Nádia, do Grupo Vivendo e Dançando, de Senador Camará, 3ª colocada, e a representante do Grupo Estrela da Luz, de Guadalupe, eleita Miss Simpatia. No detalhe, Elizabete Vianna, presidente do Grupo Viver de Guadalupe, com a Miss Simpatia e Iara Barros. Todas as candidatas receberam produtos Face Bela.

esperado foi o da eleição da rainha e da princesa do baile. As candidatas indicadas pelos seus grupos, desfilaram pelo salão e foram avaliadas por um júri nos quesitos “simpa-tia” e “fantasia”. Foi coroada como rainha do baile a repre-sentante do Grupo Sapeca Fe-liz, de Pilares, Alcione e como princesa, a representante do Grupo Florescer para a Vida, de Irajá, Ivone Coe-lho. As cinco pri-meiras colocadas foram contem-pladas com uma cesta de produ-tos cosméticos da Face Bela.

Já estamos pre-parando o II Bai-le do Havaí para 2012. Participem!

Page 4: Jornal das Donas de Casa

4 Donas de Casa News Dezembro 2010

Grupo Florescer para a Vida - Irajá“Envelhecer com a juventu-

de na alma é como eternizar o prazer de Viver” - Esse é um dos lemas do Grupo Florescer para a Vida, do bairro de Irajá, na Cidade do Rio de Janeiro.

Criado em 2001, o Grupo, vem cumprindo seu intuito de congregar a comunidade e pro-porcionar melhor qualidade de vida à terceira idade, através de passeios culturais e turísti-cos. Nesse período, o grupo já participou de inúmeros even-tos, festividades, montagem de peças teatrais, campanhas em prol do lazer, bem como bailes e outras atividades afins.

Segundo Ivone Coelho, pre-sidente do Florescer para a Vida, o grupo conta atualmen-te com 84 pessoas filiadas, as quais vêm se beneficiando, não só com os eventos co-

1 – O que é o exame preventi-vo do câncer de colo do útero?

O Exame preventivo do câncer de colo do útero ou Papanicolau, é uma etapa do exame ginecológico onde é realizada a coleta e material do colo do útero para aná-lise posterior. É um exame simples, rápido, e realizado gratuitamente nos postos e centros de saúde e unidades ambulatoriais.

2 – Quem deve se submeter ao exame?

Todas as mulheres que têm ou já tiveram atividade se-xual. Deve-se ressaltar que o exame é indolor, rápido, não requer nenhum prepapro es-

Saúde da Mulher

pecial, devendo a mulher ter apenas alguns cuidados: não estar menstruada, não man-ter relação sexual nas véspe-ra do exame e não estar em uso de medicação vaginal ou duchas nos três dias anterio-res ao exame.

3 – O que fazer após o exame?Após a realização do preven-

tivo, será agendada uma con-sulta para entrega do resultado e para orientações médicas.

4 - Por que fazer o preventivo?O principal objetivo do exa-

me preventivo é descobrir alterações no colo do útero que podem se transformar em câncer.

PREVENÇÃO DO CÂNCER DE COLO DO ÚTERO

O auto-exame realizado ro-tineiramente é um importante instrumento de prevenção do câncer de mama. Conhecendo suas mamas você pode verifi-car rapidamente qualquer al-teração que apareça.

Se por acaso você encontrar alguma alteração como as ci-tadas abaixo, procure atendi-mento médico nos postos de saúde.

Lembre-se de pedir para que o profissioanl de saúde examine suas mamas nas consultas de rotina.

Como realizar o auto-exame:

1 – Diante do espelho observe se há alterações na pele como retrações e abaulamentos, além de alterações no forma-to das mamas. Eleve e abaixe os braços lentamente.

PREVENÇÃO DO CÂNCER DE MAMA

2 – Deitada, realize a palpa-ção da mama esquerda man-tendo a mão esquerda sob a cabeça e depois repita o exame com o braço esquer-do próximo ao corpo. Deslize os dedos da mão esquerda pelas partes internas e ex-ternas da mama. Repita o mesmo na outra mama.

As principais alterações encontradas são:

Deformações ou alterações no formato;Caroços nas mamas ou axilas;Retrações ou abaulamentos na pele;Feridas próximas ao mamilo;Secreções anormais pelos mamilos.

Extraído da cartilha VIVA MULHER – RIO DE JANEIRO – Programa Nacional de Controle do Câncer do Colo Uterino e do Câncer de Mama – Ministério da

Saúde

memorativos e confraterni-zações, como também, com os vários passeios em pontos turísticos e culturais da cidade do Rio de Janeiro e em cidades adjacentes.

Anualmente o Grupo realiza a Festa do Idoso, comemora-da sempre no mês de outu-bro, em homenagem ao Dia Nacional do Idoso, fazendo apresentações coreográficas

através de vários temas atua-lizados, sob a coordenação da atriz Samira Azeredo, respon-sável por estas coreografias e pelas peças teatrais.

“A atividade principal do gru-po é proporcionar fe licidade ao idoso, possibilitando o re-juvenescimento do espírito mesmo assumindo o tempo de vida”. - Resume a presidente Ivone Coelho.

GrupoTaquara

O Grupo da Taquara, que tem como presidente a di-nâmica Vilma Aparecida, faz questão de compa-recer a todos os eventos promovidos pela Adcerj.

Como conta a presidente: “Tudo começou em março de 2006 numa kombi com dez mulheres, quando saímos da Taquara para a festa do Dia Internacional da Mulher da Associação das Donas de Casa, no Salão Nobre da Bolsa de Gêneros Alimentícios - BGA. Hoje somos 150 mulheres e a tendência é crescer cada vez mais” - garante Vilma.

A sede do grupo fica na Es-trada do Mapuá, 350, na Taquara, Jacarepaguá e, se-gundo Vilma, precisando de pequenas reformas as quais, as integrantes do grupo estão buscando apoio na iniciativa privada.

Vilma Aparecida que é casada e mãe da Cíntia e do Júnior é também avó da Emily e da Nicole e ainda divide seu tempo dedicando-se ao buffet “Arte em Sabor” em sua re-sidência.

Para quem qui-ser conhecer os salgados, doces, bolos e outros quitutes da Vil-ma, o telefone é 2446-8424.

A presidente Vilma Aparecida com Lú, a deputada federal eleita, Lilian Sá, Iara Barros e Cícera Félix

Cícera Félix e Vilma Aparecida apresentam mais um bolo oferecido pelo Prezunic Taquara

Page 5: Jornal das Donas de Casa

5Donas de Casa NewsDezembro 2010

Grupo Recordar é Viver e Grupo dos Trinta e Seis“Apesar dos problemas que acomete-

ram o Grupo Recordar é Viver e o Grupo dos Trinta e Seis, no ano de 2010, gra-ças aos esforços das diretorias e a co-laboração de nossos associados, conti-nuamos em plena atividade e cada vez mais irmanados, em prol de um bem comum.” - A afirmação é da diretora de eventos dos grupos, Telma Pires.

Embora juntos, cada um dos grupos é direcionado distintamente para o lazer das pessoas da terceira idade, atuando principalmente na área da Leopoldina. Fundado em junho de 1975, o Grupo Re-cordar é Viver conta hoje com 95 asso-ciados que se reúnem toda quarta-feira à tarde no Buffet Van, na Rua Barreiros, em Olaria, para dançarem ao som de música ao vivo. Nas segundas, no mes-mo local, aproximadamente 25 pessoas frequentam as aulas de dança de salão, com seis instrutores. Já o Grupo dos Trin-ta e Seis, curiosam ente batizado com esse nome em função de à época de sua fundação em janeiro de 1980, os ônibus só possuirem 36 lugares, é um grupo de

viagens que tem como objetivo propor-cionar aos associados, oportunidades de conhecer belos lugares do Brasil, a pre-ços bastante convidativos, uma vez que não há intenção de lucros. O grupo conta atualmente com 125 associados

FESTAS DE FIM DE ANOO Grupo Recordar é Viver fez uma lin-

da festa de Natal, com distribuição de brindes, buffet natalino, mesa de fru-tas e um bolo oferecido pelo Prezunic Olariae com a apresentação de dança moderna, executada por dez associa-

das ao som da Ave Maria de Gounod e do presépio vivo, que emocionou a todos os presen-tes enquanto o Grupo dos Trinta e Seis, inovou com uma Festa de Pré-Ano Novo, quando todos os associados vestiram roupas amarelas e brancas. O mesmo grupo de associadas brindou a todos com uma linda apresentação de Dança de Roda, ao som da música Mar-cas do que se foi. No final da festa foi sorteada entre os associados, uma pas-sagem com todas as despesas pagas para São Lourenço (Hotel Metrópole).

Já está programada a próxima viagem do Grupo dos Trinta e Seis para a bela cidade de Iriri, no Espírito Santo, no pe-ríodo de 17 a 22 de fevereiro.

Os contatos com os grupos podem ser feitos com Joana pelos telefones 2564-6751 ou 9751-6991) ou Telma pelos 3869-7887 e 9493-4384

Prezunic Supermercados, AtivPlus, Bu-aiz Alimentos, Kicaldo, Xamego Bom, Colonial Conservas, Golden Vital, Yara Alimentos, Água Mineral Passa Quatro, J. Araújo Representações, Sucos Cura-matan, Café Bom Dia, Frisa, Wilckbold, Granfino, Massas Cadore, Café Canaan, Neutral, Massas da Vovó, Hulalá, Asa/Palmeron, Arroz Prato Fino, Super-mercados Intercontinental, Linguiças Calábia, Aurora Alimentos, Cerezer, M. Barros Representações, Guraracamp, Sorvetes Nestlé, Combrasil, Massas Ná-poles, Pão de Queijo de Minas, Dr. Oe-tker Brasil, Payot Brasil, MF Fermentos, Água Sanitária Super Globo, Indústria de Bebidas Thomaz de Aquino Filho, Ce-reais Crowner Temperos, Vitalis Alimen-tos - Chinezinho, Face Bela Cosméticos, Mercadão Rio, Lidador, Kibon, Vilma Alimentos, Café Pimpinela, Leopan Dis-tribuidora, Latícinios Maranguape, Ve-las Santa Clara, Padaria Cabral, Padaria Rainha das 5 Bocas, Padaria Eldorado, Padaria Nova Aurora, Padaria Cance-la, Padaria Simpatia, Padaria Trigo de

Ramos, Padaria Santa Helena, Padaria Flor do Brasil, Padaria do Filé, Flor de Liz Decorações, Marly Scalzille - Cursos de Confeitagem e Cakes, Desinfetantes Big Soft, Cosme e Damião Representa-ções, Arroz Blue Ville, Vassoura Mágica, Café Capital, Fósforos Paraná, Biscoitos Amanteigados Pacheco, Kokino’s, Creki-tos-Crec, Lavita Pães de Forma, Doces Santa Helena, Velho Barreiro, Produtos Soymix, Plastilando, Limp Soft, Rede Unidos de Supermercados, Emprel Em-balagens, Auto Escola Aleixo e Grupo Gr de Higiene e Limpeza.

Especiais agradecimentos

Deputado estadual Dionísio Lins, ve-readora Vera Lins, deputada estadual Graça Pereira, vereadora e deputada federal eleita, Lilian Sá, Heitor Beline, presidente do Olaria Atlético Clube, Jorge Scalzille, Antônio Borges (AI-PERJ), Armando Cruz (Sindicato da Ind. Panificação RJ), Izabel Neves, Edgar de Souza e Miguel Martins.

O Cedesom e a Adcerj agradecem às empresas parceiras no ano de 2010

Page 6: Jornal das Donas de Casa

Super.News.indd 1 23.09.10 15:12:23

Page 7: Jornal das Donas de Casa

Super.News.indd 1 23.09.10 15:12:23

Page 8: Jornal das Donas de Casa

8 Donas de Casa News Dezembro 2010

Descontração e alegria noDia Internacional da Mulher

O Dia Internacional da Mulher foi mais uma vez co-memorado em grande estilo pela Associação das Dona de Casa do Estado do Rio de Janeiro - Adcerj.

O evento, tradicional da associação, nesta edição con-tou com diversas caravanas de vários bairros da Cidade do Rio de Janeiro e da baixada fluminense, reunindo, além de políticos e empresários, aproximadamente 750 mulheres no salão do Olaria Atlético Clube,

Muita descontração e alegria tomou conta do ambiente com as atrações apresentadas. Ao som do músico Léo de Leon, as participantes dançaram sem descanso, além de se divertirem com o show de transformista, bingo, brin-

cadeiras e sorteios. Foi servido ainda uma mini-refeição composta de massas, cachorro-quente, pizzas, sopa de ervilha, salgadinhos, doces e degustação de produtos oferecidos pelas empresas parceiras da Adcerj.

Entre os convidados, destaque para a presença do deputado estadual Dionísio Lins e esposa, a vereadora Vera Lins, da deputada estadual Graça Pereira, do pre-sidente do Sindicato das Indústrias de Panificação do Rio de Janeiro, Armando Cruz, acompanhado de sua esposa, Dilcéa Cruz, dos panificadores Dário Silva, da Confeitaria Eldorado, e Filé, do Grupo Filé e do geren-te nacional de vendas da Kicaldo, Gerson Bortolanza.

Na oportunidade, Iara Barros e Cícera Félix, respec-tivamente presidente e vice-presidente do Centro de Desenvolvimento Social da Mulher - Cedesom, foram agraciadas com Diploma e Medalha de Honra ao Mé-rito, conferido pela Associação de Medalhística Brasi-leira, pelos relevantes serviços prestados à causa da mulher.

Solange Barros, atual presidente da Adcerj, adian-tou que, em virtude da data comemorativa do Dia Internacional da Mulher, em 2011 cair no carnaval, o evento será realizado no mês de maio, “porém com o mesmo brilho” - assegurou.

Vice-presidente do Cedesom, Cícera Félix abrindo o evento.

A diretora social, Rosangela Gonçalves agradecendo aos patrocinadores.

Cícera Félix e o empresário Filé, homenageando, em nome das mulheres, a presidente do Cedesom, Iara Barros.

Sheila, liderança do Grupo de Senador Camará.

Panificador Dário Silva, da Padaria Eldorado com Armando Cruz, presidente do Sindicato das Indústrias de Panificação do RJ.

Centenas de mulheres curtiram seu dia Momento do corte do bolo oferecido pelo Prezunic

Iara Barros recebendo a vereadora Vera Lins.

Participação das empresas Dolly Refrigerantes, Vassoura Mágica, Buaiz Alimentos e Velho Barreiro Homenagem às lideranças

Page 9: Jornal das Donas de Casa

9Donas de Casa NewsDezembro 2010

Cícera Félix e Iara Barros recebendo o diploma e medalha de honra ao mérito da Abramil.

Homenagem às mulheres Nota 10: Célia Dalto, Marly Scalzille, Dilcéa Cruz, primeira dama do Sindicato das Indústrias de Panificação RJ, Cidália Silva, Cícera Félix e Iara Barros.

Entrega da bicicleta sorteada, oferecida pelos representantes RJ da empresa Xamêgo Bom, Lêda e João Boiteux

Deputado estadual, Dionísio Lins, discursando em homenagem às mulheres.

Lideres de grupos de donas de casa recebendo produtos Kicaldo Gerson Bortolanza, gerente de vendas-RJ da Kicaldo, fazendo a entrega da cesta de produtos à dona de casa.

Distribuição de brindes oferecidos pelas empresas patrocinadoras

A deputada estadual Graça Pereira homenageando as diretoras do Cedesom, Cícera Félix e Iara Barros.

Show de transformista

A turma curtiu a degustação oferecida pela Kicaldo Show do músico Léo de Leon

Bolo doado pelo Prezunic Olaria Presentes ofercidos pelas empresas patrocinadoras

Page 10: Jornal das Donas de Casa

10 Donas de Casa News Dezembro 2010

Rosane Trindade,Psicóloga CRP 05/26652

De acordo com a estatísti-ca do Ministerio da Saúde, a cada ano os casos de adoles-centes gravidas no Brasil se multiplicam.

Ainda com traços infantis, a barriga cresce e junto cres-ce o medo pela mudança do corpo e da hora da chegada do bebê. Sem saber ao cer-to como agir, algumas mães dessas adolescentes, tentam se consolar com a idéia de que logo vão ser avós, man-tendo, contudo, certo senti-mento de culpa e penalizadas com a situação da filha.

Um dos principais fatores que acabam deixando as mães confusas é conseguir dar o apoio necessário à filha, mas sem retirar responsabili-dade que cabe à ela, segundo a psicóloga Martha Daud.

O momento da descoberta da gravidez é o mais adequa-do para que mãe e filha se tornem mais amigas. Explicar a filha a responsabilidade de ser mãe é um dos principais pontos a serem abordados. A psicóloga Fernanda Grimberg lembra que esse é o momento de transmitir carinho e o apoio da família, apoio que não sig-nifica “fazer pelo outro”, mas sim dar suporte, direcionar. É preciso dar ao adolescente a responsabilidade.

A gravidez é um período de muita importância para toda mulher. Sendo assim, tudo o que acontece durante a gestação interfere no pro-cesso como um todo, não só para a gestante, como para a saúde do bebê. A depressão pós parto está ligada a uma questão hormonal e a uma predisposição genética, mas pesquisas mostram que a mu-lher que sofre maus tratos, as chances da depressão apare-cer se potencializam, afirma a psicóloga Martha Daud.

Além de problemas relacio-nados à saúde física e emo-cional, a adolescente e os pais

Gravidez na Adolescência

também têm que enfrentar os comentários maldosos. As pessoas apontam na rua, os vizinhos comentam, as ami-gas da escola olham torto... não é facil aceitar tudo sem ficar chateada. Especialistas afirmam que as mães devem sempre evitar ao máximo que a auto estima da adolescente seja atingida.

Defender, apoiar a filha, conversando e explicando que nessa situação é normal comentários, mas que estes não devem ser levados sério, é a melhor reação, diz Martha. Esse apoio deve estreitar a li-gação entre mãe e filha, refor-çando um instinto acolhedor, que facilmente será percebido pela adolescente, completa Fernanda Grimberg.

Quando se engravida, para ser uma boa mãe é preciso amadurecer, sendo assim uma adolescente que en-gravida e recebe o apoio familiar, nesse sentido deve entender a seriedade de ser mãe. Em todos os prazeres e dificuldade dessa situaçao, não ser envolta de carinhos exagerados. Mimar jamais! A responsabilidade deve ser delegada à essa adolescente. Ela deve ser preparada para enfrentar todas as fases que vierem pela frente. Apoio, sim, mas mimo não, a doles-cente, tendo ou não o apoio do companheiro, precisa ter consciência e arcar com as consequências da sua atitu-de, cobrando do seu parceiro suas responsabilidades, isso desde antes do parto.

Sueli Azevedo completou em 13 de outubro, 65 anos de idade. A aniversariante come-morou a data em uma casa de festas com um elegante e jan-tar para amigos e parentes.

Sueli, que é aposentada e casada, tem dois filhos e ado-ra viajar. Nossos parabéns à aniversariante.

A Vilma Alimentos apresen-ta a nova linha de massas no-bres Vilma Gourmet e o quei-jo ralado parmesão Vilma.

Os novos produtos têm conceito diferenciado, tendo como destaque a embala-gem sofisticada.

As massas tem opções de formatos gigantes (Conchi-glioni, penoni, parafusoni e caneloni) e lasanhas no con-ceito direto ao forno, nos sa-bores tradicional, espinafre e integral.

A presidente da Adcerj, So-lange Barros, completou mais uma primavera em 10 de no-vembro. A data foi comemora-da com um almoço-dançante na casa de festas em Olaria e contou com a participação de aproximadamente 80 pessoas entre amigas e parentes.

A simpaticíssima Thaisys Vitória, filha da Sara, diretora da Adcerj, também co-memorou mais uma primavera no dia 17 de dezembro. A meni-na, que além de linda é muito inteligente, conta agora com 6 aninhos e comemorou com os amiguinhos.Acesse o site

www.vilma.com.br e confira!

Vilma Alimentos apresenta sua linha Gourmet

Page 11: Jornal das Donas de Casa

11Donas de Casa NewsDezembro 2010

1) Beba uma garrafa de 1,5 litro de água por dia. Não sossegue enquanto ela não esvaziar! A água desintoxica o organismo, melhora a pele (até mesmo a celulite), hi-drata o corpo e ainda reduz a fome. Só não vale beber na hora das refeições.

2) Faça uma hidratação se-manal nos cabelos. Pode ser em casa mesmo. Eles ficarão mais macios, sedosos e resis-tentes.

3) Recheie o cardápio com alimentos ricos em betacaro-teno, como cenoura, manga, abóbora, mamão, laranja e beterraba. Você vai perceber como a praia ou piscina do fim de semana vão render uma cor muito mais rapidamen-te, e o que é melhor: bonita, dourada e sem descascar. Mas não dispense o filtro solar!

4) Intensifique os exercícios físicos. Se você é sedentária, comece com qualquer ativi-dade, pelo menos meia hora, quatro vezes por semana. A caminhada é a opção mais simples e barata. Se você já malha, aumente em 10 mi-nutos o tempo do exercício aeróbico ou procure dividir a malhação em duas etapas: uma pela manhã, outra à noi-te. Os resultados vêm mais rápido.

5) Se você quer emagrecer rapidinho, troque o jantar por uma refeição líquida. Pode ser um prato de sopa, uma vi-tamina de frutas ou um shake dietético. Você vai acordar no dia seguinte bem mais leve e com a barriguinha chapada.

6) Evite tomar sol entre 11h e 17h (horário de ve-rão), o sol em excesso pode ser muito prejudicial ao or-ganismo, provocando desde queimaduras, manchas e alergias até câncer de pele. Mas o sol na medida certa pode ser bom para o trata-mento de doenças de pele, como a psoríase, a dermati-te e a seborréia.Fique atento aos sintomas

de câncer de pele:Calombos brilhantes, aver-

melhados, castanhos, rosa-dos ou de várias cores.

Pintas pretas ou castanhas que aumentam de tamanho.

Manchas ou feridas que co-çam ou sangram.

Evite manchas na peleNão manuseie limão e la-

ranja em contato com o sol, pois eles contém substâncias que provocam queimaduras com bolhas e manchas. Após saborear aquela deliciosa caipirinha lave bem as mãos e a boca antes de se expor ao sol.

O verão chegou e você ainda está longe de ficar em forma?Não caia no desespero, saiba que ainda há tempo de curtir

a estação com a pele, o corpo e os cabelos lindos.

Agracedendo a graça alcançada por intermédio dos poderosos:

São Judas Tadeu e Sto. Expedito.

São Judas Tadeu São Judas Tadeu, glorioso Após-tolo, fiel servo e amigo de Jesus! O nome de Judas Iscariotes, o traidor de Jesus, foi causa de que fôsseis esquecido por muitos, mas agora a Igreja vos honra e invoca por todo o mundo como patrono dos casos desesperados e dos negócios sem remédios. Rogai por mim que estou tão desolado. Eu vos imploro, fazei uso do privilégio que tendes de trazer socorro imediato, onde o socorro desapareceu quase por completo. Assiste-me nesta grande necessidade, para que eu possa receber as consolações e o auxílio do céu em todas as minha precisões, tribulações e sofrimento. São Judas Tadeu, alcançai-me a graça que vos peço (fazer seu pedido). Eu vos prometo, ó bendito São Judas Ta-deu, lembrar-me sempre deste grande favor e nunca deixar de vos louvar e honrar como o meu especial e poderoso patrono e fazer tudo que estiver ao meu alcance para espalhar a vossa devoção por toda a parte. São Judas Tadeu, rogai por nós. Reze um Pai Nosso, Uma Ave Maria e Glória ao Pai. Mande publicar e distribuir um milheiro desta oração para propaganda imediatamente após o pedido.

Oração de Santo Expedito Meu Santo Expedito, das Causas Justas e Urgentes, socorra-me nessa hora de aflição e desespe-ro, interceda por mim junto ao Nosso Senhor Jesus Cristo! Vós que sois o Santo dos Deses-perados, vós que sois o Santo das Causas Urgentes, protegei-me, ajudai-me, dai-me força, coragem e serenidade. Atenda o meu pedido (fazer o pedi-do). Ajudai-me a superar essas horas difíceis, protegei a minha família, atendei ao meu pedido com urgência. Devolva-me a paz a tranquilidade. Serei grato pelo resto da minha vida e levarei o seu nome a todos que tem fé. Obrigado.

Reze um Pai Nosso, uma Ave Maria e fazer o Sinal da Cruz. Igreja Santo Expedito

Rua Leopoldina Rego, 917 - Penha.

Dicas de Verão

Dieta do Pão

Café da Manhã(300 calorias)

Opção 1• 1 xícara (chá) de café com leite desnatado • 1 pão francês com fibras, com uma colher (sobremesa) rasa de margari-na light • 1 fatia de mamão

Opção 2• 1 xícara de chá • 1/2 bague-te com 2 fatias de queijo pra-to • 1/2 mamão papaia

Opção 3• 1 copo de suco de laranja • 2 fatias de pão caseiro com fi-bras e fatias de queijo branco

Almoço ou Jantar(400 calorias)

Opção 1 • 1 Pão francês com fibras com 1 colher (sobremesa) de margarina light + 5 fatias fi-

Emagreça comendo pão

nas de presunto cru + 2 folhas de alface e 2 mini pepinos em conserva • 1 copo de suco de polpa de tangerina

Opção 2 • 1 pão ciabatta com 1 ome-lete feita com 1 ovo e queijo parmesão + 1/2 tomate e 2 folhas de alface americana • 1 copo de refrigerante light • 1 banana prata

Opção 3 • 1 pão de hambúrguer com 1 hambúrguer + 1 fatia queijo prato + 2 folhas de alface e ce-bolinha picada • 1 copo de suco de abacaxi com adoçante

Opção 4• 2 fatias de pão de forma com 1 colher (sopa) de re-queijão light + 2 fatias de queijo prato e 2 fatias de pre-sunto magro • 1 copo de suco de maçã diet.

Page 12: Jornal das Donas de Casa