jornal 100% vida

8
N 0 14 DEZEMBRO DE 2009 DISTRIBUIÇÃO GRATUITA ANO 2 A equipe do Jornal 100% Vida agradece aos seus leitores, colaboradores e anunciantes por mais um ano de trabalho em busca de qualidade de vida. Que o ano de 2010 sirva para firmar novas parcerias e fortalecer as atuais. Saúde, trabalho e paz são os desejos do jornal a você, leitor. Momento Cidadão - especial ano novo Com a proximidade DAS FESTAS NATALINAS, entrada do ano de 2010 e as férias escolares, os consumidores começam a programar o que fazer nestes dias de folga. O quadro MOMENTO CIDADÃO – ESPECIAL ANO NOVO vem trazendo algumas dicas e orientações muito úteis para que sua viagem de férias não se torne um “pesadelo”. Confira na página 8. Por Dra. Valéria Reani Planeje sua Viagem! O que você vai mudar no próximo ano? Um artigo do Dr. Mário Sabha para refletir, na página 5. Reiki: a imposição das mãos para restabelecer o equilíbrio energético, na página 3. Atletas de Campinas descobrem o botox para tratar o suor em excesso, na página 7. Acompanhe as dicas de como se alimentar no verão com a nutricionista Fernanda Giácomo, na página 6. Saiba mais sobre a Psicologia Corporal que considera corpo e mente como parte de um mesmo organismo e ajuda na conquista de uma vida mais saudável, na página 2.

Upload: gustavo-vaz-camargo

Post on 10-Mar-2016

220 views

Category:

Documents


2 download

DESCRIPTION

Edição de Dezembro do jornal 100% Vida. Ano 2

TRANSCRIPT

Page 1: Jornal 100% Vida

N0 14 DEZEMBRO DE 2009 DISTRIBUIÇÃO GRATUITAANO 2

A equipe do Jornal 100% Vida agradece aos seus leitores, colaboradores e anunciantes por mais um ano de trabalho em busca de qualidade de vida.Que o ano de 2010 sirva para firmar novas parcerias e fortalecer as atuais. Saúde, trabalho e paz são os desejos do jornal a você, leitor.

Momento Cidadão - especial ano novoCom a proximidade DAS FESTAS NATALINAS, entrada do ano de 2010 e as férias escolares, os consumidores começam a programar o que fazer nestes dias de folga. O quadro MOMENTO CIDADÃO – ESPECIAL ANO NOVO vem trazendo algumas dicas e orientações muito úteis para que sua viagem de férias não se torne um “pesadelo”. Confira na página 8.Por Dra. Valéria Reani

Planeje suaViagem!

O que você vai mudar no próximo ano? Um artigo do Dr. Mário Sabha para refletir, na página 5.

Reiki: a imposição das mãos para restabelecer o equilíbrio energético, na página 3.

Atletas de Campinas descobrem o botox para tratar o suor em excesso, na página 7. Acompanhe as dicas de como se alimentar

no verão com a nutricionista Fernanda Giácomo, na página 6.

Saiba mais sobre a Psicologia Corporal que considera corpo e mente como parte de um mesmo organismo e ajuda na conquista de uma vida mais saudável, na página 2.

Page 2: Jornal 100% Vida

DISTRIBUIÇÃO GRATUITAwww.jornal100porcentovida.com.br

Página 2

ANO 2

ExpedienteEsta é uma publicação da Editora 100% Vida Ltda ME.

CNPJ: 092 11 133 0001-81

Os artigos são de inteira responsabilidade de seus autores.

Jornalista responsável: Luciane Pavini

MTB 20310

Publicidade: André Hunter (19) 9102 9267 [email protected]

Diretor administrativo: Alfredo Figueiredo

Jornal 100% Vida : (19) 3325 4399 www.jornal100porcentovida.com.br email: [email protected]

Impressão: Jornal Última Hora do ABC (11) 4226 7272

Editoração: Yuppie Studio Design

Logotipo: Yuppie Studio Design

Distribuição: Jardim Chapadão, Castelo, Guanabara, Vila Itapura, Alto do Taquaral, Jardim Primavera, Jardim das Paineiras, Nova Campinas, Jardim Paraíso, Cambuí, Sousas e Barão Geraldo.

Envie suas sugestões para o Jornal 100% Vida para o email : [email protected] ou pelo telefone (19) 3325 4399

Espaço do leitor

Onde Encontrar o Jornal 100% VidaGuanabara e Vila Itapura- Banca do Dirceu- Banca BrasilCastelo e Chapadão- Banca Nakazone- Padaria Trapiche- Nico Paneteria- Restaurante Chimarrão- Panificadora Pão do castelo- Pharma Terra - Círculo MilitarBonfim- Supermercado Pão de AçúcarJardim das Paineiras, Nova Cam-pinas e Jardim Paraíso- Ventura Mall- Banca do Bosque- Banca Berini- Padaria Abelha Gulosa- Banca Paineiras- Carrefour Bairro- Padaria Norte Sul- Casa do Yakisoba- AABB, Associação Atlética Banco do BrasilCambuí- Pão do Cambuí- Massa Pura- Tênis Clube de Campinas- Banca Maria Monteiro- Clínica Pupo Nogueira - Clínica Politano- Galeria Beija Flor - Clínica Reis Neto- Padaria dos Alecrins- Banca da Dona SinháSousas- Banca Praxedes- República da Pizza- Café Senzala- 100% vídeo- Galpão Supermercado- Banca do Jair- Rico Panne- Supermercado Kushi- Agropecuária Reino Animal- Essência da Beleza- Neide Conte CabelosChácara Primavera e Alto do Taquaral- Padaria Império dos Pães- Padaria Primavera- Shopping Primavera - Centro Cultural CPFL-The MallBarão Geraldo- Banca do Amaral- Padaria Alemã- Banca do Léo- Banca Barão - Paneteria Capri- Supermercado Pão de Açúcar - Praça do CocoVinhedo- The Gardener PlacePaulínia- Replan

Diferente das psicoterapias tradicionais que tratam apenas o sofrimento emocional, a psicoterapia corporal considera corpo e mente como parte de um mesmo organis-mo, uma vez que nossas emoções se expres-sam através do nosso corpo. Olhar para a mente e o corpo do ser humano tem como objetivo reencontrar a capacidade de regu-lar a sua própria energia, e, por conseqüên-cia, seus pensamentos e emoções, podendo alcançar uma vida mais saudável.

Conhecido como “pai” das Psicotera-pias Corporais, Wilhelm Reich (1896-1957), médico vienense e colaborador de Freud, ao romper com a Psicanálise, criou sua própria teoria e técnica, segundo a qual, pensamento e emoção são indissolúveis e influenciam-se mutuamente. Se deparan-do com as dificuldades encontradas por muitos pacientes em obter a “cura” através dos métodos tradicionais de análise, Reich concluiu que se tratava de resistências ori-ginárias do caráter de cada paciente, que eram expressas não somente no conteúdo de suas palavras, mas também através do comportamento típico de cada um: o modo de falar, olhar, respirar, andar, gesticular, etc. Percebendo a íntima relação com esta-dos emocionais e expressões corporais, ele passou a observar não só o que os pacientes diziam, mas também como eles se expres-savam, dando inicio ao que chamamos hoje de leitura corporal.

“Podemos mentir com a boca, mas com a expressão da boca ao mentir dizemos a verdade.” Nietzsche.

Com a análise do paciente como um todo e não apenas do sintoma isolado, o trabalho analítico tornava-se mais comple-to. Isso levou Reich a distanciar-se do pa-pel passivo do analista e a intervir de forma mais ativa sobre os processos do paciente.

A psicoterapia corporal Reichiana é a raiz de várias linhas de psicoterapias corporais, entre elas a Psicologia Biodinâ-mica, desenvolvida por Gerda Boyesen, psicóloga e fisioterapeuta norueguesa, cuja proposta é ter uma visão de mundo em que corpo e mente são elementos de um mesmo organismo. “O trabalho que realizamos tem como princípio o respeito à singularidade de cada ser humano, in-centivando a criatividade, potência e es-pontaneidade de forma afetiva, tolerante e não-invasiva. Enfatiza o amor, o prazer, o conhecimento, o trabalho e a espiritualida-de como fundamentos de uma existência plena”, explicam Tais de Azevedo e Sylvio Lincoln S. Almeida, ambos psicólogos e terapeutas Corporais Biodinâmicos, que em seus consultórios trabalham com duas formas de abordagem somática:

- Massagem Biodinâmica, que inclui a concepção do contato físico como forma de comunicação não-verbal, a valorização da intenção no toque e o uso de técnicas espe-cíficas de massagem adequadas às diver-sas necessidades de cada fase do proces-so psicoterápico, dentre elas a massagem psicoperistáltica, que utiliza um estetoscó-pio colocado sobre o ventre como guia do processo.

- Vegetoterapia Biodinâmica, que abrange diversas formas de intervenção corporal sem necessariamente haver con-tato físico com o paciente, incluindo-se aí a associação livre de movimentos, o traba-lho com a respiração e exercícios mobiliza-dores e integradores.

Através de técnicas verbais, corporais e trabalhos com a consciência e imaginação, a psicoterapia corporal procura sensibili-zar a auto-percepção e facilitar a expressão emocional com o objetivo de entender e superar bloqueios, liberando potenciais e fortalecendo a autodeterminação.

“Nós temos vivido em uma sociedade onde a sensibilidade, o auto- conhecimento e a percepção corporal são deixados de lado. Erroneamente consideramos que para estar bem no mundo, é preciso ser forte e construir uma muralha para nos prote-ger de tudo e de todos. Mas muitas vezes essa muralha nos limita a ponto de nos adoecer. Sempre que me deparo com um paciente me pergunto que história este corpo carrega, o que a fala e a postura repre-sentam, que tipo de muralha, este ser, que é único, construiu

e o que ele está queren-do me dizer”, explica Tais.

A psicó-loga ex-plica que muitos pacien-tes que chegam ao con-sultório ficam admirados quando se apoderam de sua consciência corpo-ral, percebendo que há muito tempo não respiram direito, não se alimentam e não dormem bem, se sentem sempre tensos, es-tressados, sem prazer nas pequenas coisas da vida.

“No decorrer do processo psicoterapêu-tico a tendência é de tornar aquela muralha, que citamos acima, flexível, para que o pa-ciente saiba como se defender apenas quan-do for necessário e possa olhar para dentro de si e recuperar sua autonomia e saúde psí-quica e corporal”, concluem Tais e Sylvio.“Mente sã, corpo são”.

Serviço:Tais Fernanda V. F. de Azevedo PsicólogaFormação em Psicologia Biodinâmica e Perinatal e-mail:[email protected] Lincoln Saikovich de AlmeidaPsicólogoFormação em Psicologia Biodinâmicae-mail: [email protected]: Jorge de Figueiredo Corrêa, 1334Parque Taquaral – Campinas ( atrás da CPFL)Fone: (019) 3256 – 5488“Psicólogos são profissionais da vertigem e mer-gulham em sua escuridão. As sombras que reco-lhem não são apenas aquelas de seus pacientes, mas também das almas a sua volta . Frequentam as fronteiras do humano. Muitas vezes abrem as portas do inferno. Tocam em inseguranças e vazios ancestrais que permeiam as relações para além de toda explicação estatística...” Luiz Felipe Pondé

Psicologia Corporal: a conquista de uma vida mais saudável

Page 3: Jornal 100% Vida

DISTRIBUIÇÃO GRATUITAwww.jornal100porcentovida.com.br

Página 3

ANO 2

Reiki: a imposição das mãos para restabelecer o

equilíbrio energético

Reiki é uma forma de terapia basea-da na canalização da energia universal (ki) através da imposição de mãos com o objetivo de restabelecer o equilíbrio energético vital de quem a recebe e, assim, restaurar o estado de equilíbrio natural; podendo eliminar doenças e promover saúde.

A sua prática teve origem numa an-tiga arte budista de canalizar a energia universal pela imposição das mãos, re-descoberta no Japão no início do século XX pelo Dr. Mikao Usui, e introduzida nos Estados Unidos por volta de 1940 pela Sra. Hawayo Takata, uma ameri-cana de origem japonesa.

Como o conhecemos hoje, o Reiki é uma terapia holística natural que pre-coniza que, através da imposição de mãos do Terapeuta Reiki, irradiam-se as vibrações de harmonia da energia vital do Universo (Rei) para restabe-lecer o equilíbrio da energia vital (Ki) de quem o recebe, podendo refletir as-sim nas zonas doentes do corpo de um paciente.

A terapia não é reconhecida pela medicina pela ausência de evidências científicas de sua eficácia, mas é re-conhecida como terapia alternativa complementar pela OMS (Organiza-ção Mundial de Saúde), e considerada complementar a qualquer tratamento convencional. Na verdade, o Reiki ain-da não foi explicado pelo homem. É algo divino (Fonte Wikipedia).

O Reiki tradicional Usui, muito uti-lizado num período pós guerra, aju-dou principalmente na cura de perdas e dor, relacionadas a esse período. A energia do Reiki é a mesma, e continua oferecendo a cura pelas mãos, mas os métodos de ensino foram sendo modi-ficados desde que o Reiki foi canaliza-do pelo Dr. Usui.

Outras necessidades da humanida-de apareceram, e com elas outras técni-cas de Reiki estão sendo descobertas e ensinadas por inúmeros Mestres. Atu-almente nós temos o Reiki Tibetano, Kahuna, Atlantis, Sufi, Estelar e tantos

mais, alargando a consciência energé-tica e trazendo benefícios para os de-safios atuais.

Quem procura o Reiki, tem como principais queixas, distúrbios de sono, falta de motivação, ansiedade, insatis-fação com os relacionamentos, depres-são, dores físicas e problemas comuns da vida moderna.

“Eu costumo dizer que vou tirar uma foto do paciente antes e depois da sessão de Reiki. A fisionomia se transforma, o ar preocupado, cansado, estressado, ansioso desaparece e em questão de minutos, a pessoa recebe uma limpeza energética. Aquilo que estava pesando se converte em leveza. A sensação é muito boa e se prolonga após a aplicação”, diz Fernanda Carra-cedo, Terapeuta Reiki.

Os outros benefícios do Reiki in-cluem a ajuda no processo de liberta-ção das emoções, a limpeza dos órgãos como o fígado, rins, as artérias e ou-tros, ajuda no tratamento de doenças crônicas e agudas, doenças relaciona-das com stress e desordens, como nos casos de sinusite, rinite, menopausa, cistite, asma, fadiga crônica, artrite, ciática, insônia e depressão. O Reiki acelera também o processo de recupe-ração em casos de cirurgia ou doença de longo prazo e tem a capacidade de reduzir os efeitos secundários e ajustar a ajuda aos tratamentos tradicionais do paciente. Fernanda garante que um paciente sujeito a quimioterapia que receba Reiki durante o mesmo proces-so, irá notar uma redução significativa dos efeitos secundários do tratamento.

“A Energia do Reiki é amor no es-tado puro”, diz Fernanda que explica que os terapeutas ao aplicar Reiki de-vem estar num estado de Amor Incon-dicional e perfeita união com Deus e o Universo!

Fernanda aplica há dois anos, o Rei-ki Estelar, e faz um trabalho voluntário atendendo gratuitamente às segundas-feiras das 14h00 às 17h00 no Espaço e Equilíbrio (www.espacoeequilibrio.com.br), localizado numa travessa da Av. Brasil, próximo ao IAC.

Rua Francisco Otaviano, 921 - Jardim

Chapadão - Campinas – SP

Tel.: (19) 3243-1368

Fernanda Menezes Carracedo

[email protected]

Page 4: Jornal 100% Vida

DISTRIBUIÇÃO GRATUITAwww.jornal100porcentovida.com.br

Página 4

ANO 2

FLORIANÓPOLIS

A Colonização Açoriana é marcan-te nas construções mais antigas de Florianópolis.Não se pode falar de Florianópolis sem mencionar as mais de 40 Praias existentes, com paisagens abençoa-das pela natureza e para os mais va-riados gostos, com praias tranqüilas e outras mais agitadas. As que mais se destacam são a Praia da Joaquina com as suas famosas Dunas, ao norte as belíssimas praias de Canasvieiras,

Ingleses, Jurerê e Jurerê Internacional.Ao Sul as praias como Armação, Campe-che e Pântano do Sul, que preservam ares de Vila de Pescador.Para a moçada que gosta mais de agito tem a famosa Praia Brava e Mole.Outro ponto a ser visitado é o Mercado Municipal, conhecendo o Artesanato da Região, o centro Histórico e tomar aquele famoso Chopp geladinho.A gastronomia é outro ponto forte, ba-seadas em frutos do mar onde pode-se

saborear uma deliciosa seqüência de ca-marão na Lagoa da Conceição.Outra ótima opção no final da tarde é fazer uma bela caminhada no calçadão a beira mar.Enfim, não é à toa que Florianópolis é cha-mada de Ilha da Magia, um lugar encanta-dor onde quem visita nunca esquece!!!A TJR TURISMO Tem um Pacote de Re-veillon com saída dia 30/12/2009 a noite e retorno no dia 03/01/2010, incluindo

Transporte em ônibus especial de turis-mo com ótimo serviço de bordo, hospe-dagem no Hotel Bristol Castelmar (4*), 3 cafés da manhã, a ceia na noite do reveillon, 02 jantares(no hotel), 1 almo-ço em Curitiba no retorno( incluindo em todos eles 1 água ou 1 refrigerante), be-bidas alcoólicas a parte, Guia local - Se-guro Viagem, e Guia acompanhante em todo o percurso (credenciado no Minis-tério do Turismo).

Maiores informações TJR VIAGENS E TURISMO LTDA Rua Sampaio Vidal, n° 521 Jd Ch padão, Campinas SP. Tel: (19) 3241-1560 - 3213-4402

Kumon: matemática, português, inglês

Para aprender melhor, é preciso primeiro, aprender a gostar. A dificul-dade manifestada por essa ou aquela criança em relação ao aprendizado da disciplina não significa menor capaci-dade, como muitos pensam. É apenas uma questão de desenvolver a habili-dade para permitir a utilização da ca-pacidade de raciocínio, da qual todas as pessoas são dotadas. Significa na verdade, aprender maneiras de gostar e valorizar o aprendizado - pontos fun-damentais para uma rápida e perfeita assimilação.

Esse é o objetivo básico do Método Kumon, criado no Japão em 1956, pelo professor de matemática, Toru Kumon, com a finalidade de ajudar seu filho, que apresentava dificuldades naquela matéria.

A filosofia aplicada pelo idealizador do método, baseada numa experiência de vida de 33 anos como professor de Matemática, é a de que, qualquer crian-ça que é presenteada com o material

correspondente ao seu nível de capaci-dade, gostará do estudo e se desenvol-verá. Todas as crianças têm um enorme potencial e quando guiadas através do método correto de aprendizagem, são capazes de progredir.

O Kumon prevê a aplicação de ati-vidades práticas para que a criança desenvolva a destreza de que irá pre-cisar no futuro. O método enfatiza o domínio de uma seqüência de exercí-cios preparados cuidadosamente, per-mitindo que a criança estude sozinha e com boa vontade, podendo medir seu próprio progresso, ficando livre, portanto, da ansiedade de comparação com os colegas. “O método faz mais pelas crianças do que simplesmente melhorar o rendimento escolar. Ele é capaz também de instigar nelas o sen-so vital de autoconfiança, aumentando sua capacidade de concentração e seu desejo de aprender”, garante a coorde-nação do método em Campinas.

O Kumon não é exclusivo para

estudantes. Profissionais liberais, em-presários, donas de casa e crianças não alfabetizadas podem usufruir dos be-nefícios que o método oferece. O aluno freqüenta a unidade duas vezes por se-mana e faz exercícios diários – cerca de meia hora - em casa.

Depoimento“Ao ingressar no método Kumon de

matemática, eu estava na segunda série. No início, tudo é fácil, mas à medida que fui avançando nos estágios, as dificuldades foram aumentando e várias vezes pensei

A formação de alunos tranqüilose japonês ao alcance de todos

em desistir, porém com o apoio de minha família e de minha orientadora, resolvi persistir e me tornei aluna dois, três e até mesmo quatro anos adiantada. Agora posso perceber o quanto valeu meu trabalho por-que consigo desenvolver uma boa linha de raciocínio rápido. Tanto que decidi iniciar o Kumon de português. As áreas explora-das no Kumon não se aplicam somente na matemática e no português, mas também nas outras disciplinas e até na própria vida, o que nos leva a encarar a escola com outros olhos, diferente daqueles que não fazem o método”, diz Flávia Pisani, concluinte em Kumon em matemática e português, me-dalha de bronze na Olimpíada Paulista de Matemática em 2004, 4ª colocada no COTUCA-Informática, medalha de prata na Olimpíada Paulista de Matemática de 2007 e medalha de bronze na Olimpíada Brasileira de Matemática em 2008.ServiçoMaiores informações pelo site:www.kumon.com.brTel. (19) 3243 8816

UMA ÓTIMA OPÇÃO PARA PASSAR O REVEILLON

Valor por Pessoa em apto Duplo 07 X de R$185,00Solicite-nos o roteiro detalhado ou visite nosso site www.tjrturismo.com.br

e-mail: [email protected] Site: www.tjrturismo.com.br

Aluna Flavia Pisani

Page 5: Jornal 100% Vida

DISTRIBUIÇÃO GRATUITAwww.jornal100porcentovida.com.br

Página 5

ANO 2

O que Você vai Mudar no Próximo Ano? Mário Sabha Jr. Fisioterapeuta e

Terapeuta Metafísico

Estamos novamente prestes a encarar um novo período de transformações, o que na verdade acontece constantemente, mas geralmente nos damos conta delas na pas-sagem de cada ano. A utilização sadia do tempo (ao contrário do que muitos fazem ao sentirem-se velhos a cada aniversário) acontece quando percebemos que ele con-siste numa medida de quanto já se passou e quanto ainda tem por vir em um deter-minado espaço e tempo das nossas vidas. Desta forma, a funcionalidade do tempo nos ajuda a lembrar e a organizar o que fa-remos daqui a dez minutos, ou até no próxi-mo mês ou ano, embora também sirva para alguns ficarem ansiosos até amanhã, ou se lamentarem pelo que fizeram ou deixaram de fazer num passado distante ou recente.

Ao consultar o calendário e lembrar que o ano presente já está terminando, logo pensamos naquilo que fizemos durante este ano, e vemos como aqueles planos que ju-ramos que faríamos no primeiro de ano não passaram de delírios e promessas em vão. Num ciclo vicioso, pensamos novamente em fazer algo diferente no próximo ano: muitas são as promessas, as rezas, os pro-jetos arrojados que nem sempre saem do papel, ou ainda pior, quando estes projetos nem chegam ao papel. Seria muito bom, até como ato de auto-respeito fazer aquele tra-tamento que você sabe que precisa, aquela reeducação física, alimentar, psico-emocio-nal, energética e espiritual, não é mesmo?

Aproveito o ensejo, e nesse exato mo-mento lhe pergunto:

Você concretizou aquilo que prometeu no início do ano? Seja uma promessa pra si mesmo ou para outra pessoa. Pelo menos tentou fazer algo diferente, ou na hora de executar achou que não iria dar certo? Você é daquelas pessoas que se deixam levar pela opinião alheia e acabam minando sua própria confiança?

As forças e as capacidades inerentes ao ser humano são poderosas, pois materia-lizam a sua realidade. Imagine se alguém consegue realizar um trabalho sério e orga-nizado, sem atributos como a disciplina, a concentração, a força de vontade, a garra, o espírito do bom humor, a capacidade de envolvimento para se levar adiante na vida e muitas outras como a força da amizade e do trabalho em equipe. Certamente essas capacidades são ajudadas pelas forças es-pirituais inteligentes (Deus, a divindade), o que acontece quando estamos em sintonia com elas, quando estamos nos fazendo bem. O fato é que nem sempre sabemos conduzi-las a nosso favor, é como alguém que tem um carro, mas não sabe dirigir, ou se sabe não o faz com segurança. Como você tem conduzido suas forças e suas capacidades na vida? Você tem certeza que vai mudar no próximo ano? Será que só porque você comeu lentilha num lugar alto, Deus vai te dar prosperidade, sucesso, saúde, dinheiro e oportunidades? Será que as forças inteli-gentes espirituais estão vendo quantas on-das do mar você pulou na entrada do ano? Que idéia sem propósito, infantil...

Nos trabalhos que realizo em consultório,

tenho notado através das pessoas que aten-do, como somos fortes para fazer prece, pedir, reclamar, porém pouco somos fortes para nos manter e investir naquilo a que nos propomos. Por exemplo, muitas pessoas dizem querer felicidade, mas não querem enfrentar problemas que estão dentro de si, seus medos, sua culpa, seu passado, suas in-seguranças, sua baixa auto-estima, pois têm medo da solidão, do desamparo, de encarar algo novo, principalmente quando o mundo prega a mentira de que tudo o que é novo é perigoso. Certa vez questionei um paciente que acreditava nisso e também estava com um sério problema afetivo:

- Como você se sentiria se resolvesse esse problema? Ele me respondeu: - Me sentiria muito bem, ao que eu retruquei:- Está vendo? Apesar da solução deste pro-blema ser algo novo, você não sente ne-nhum medo a esse respeito, não é? Nesse caso, perceba como agora o novo te deixa bem motivado e disposto! – É mesmo, con-cordou prontamente...

Na verdade, o medo se torna uma gran-de desculpa para aquilo que não queremos encarar em nossas vidas. Quanta gente se deixa coibir pelo medo para não ter que viver? Por um lado a vida exige de nós certo esforço, um trabalho constante de de-senvolvimento dos nossos potenciais, mas sempre que você enxerga cada passagem da sua vida como um problema, estará atraindo problemas, no discurso do sacrifí-cio, da dificuldade e na atitude vitimista do fracassado, do azarado. Por outro lado, se interpretar que em cada situação, a vida re-quer de você uma habilidade diferente, terá mais chance de êxito, pois você aprendeu a sair da atitude de fracassado transfor-mando seu problema em situação, assim se torna responsável pelo seu sucesso na vida, na medida em que você se estimula com o novo, se interessa e se envolve em cada si-tuação, dando o melhor de si.

Esta mensagem tem o objetivo de fazê-lo conversar consigo e perceber que menta-lizar um ensinamento é algo bom, saber o que é necessário fazer também é bom, mas não é suficiente para mudar suas atitudes na vida. As mudanças significativas acontecem

apenas quando somos corajosos, quando queremos realmente levar a sério nossa fe-licidade, sem nos importar em ganhar ou perder coisas, pessoas (pois elas nunca são nossas), assim como certas posições e em-pregos (estes também nunca são nossos, apenas os ocupamos temporariamente), ar-riscando e enfrentando nosso lado negro, ou seja, quando nos COMPROMETEMOS com a nossa felicidade. Então pense:

Não quero estimulá-lo a agir de forma inconsequente, sem pesar os riscos e os be-nefícios, mas sim a definir para si o que re-almente quer e o que está disposto a investir para que isso aconteça. Sua felicidade vale a pena? Quanto? Pouco ou muito? Você está maduro para investir em seu íntimo, em sua paz, a ponto de fazer um compromisso com seu mundo interior? Espero que sim, pois continuo acreditando no imenso poder que o ser humano tem de escolher seus caminhos, tomar seus próprios rumos na vida, ser fe-liz ou se condenar, escolhendo o caminho da inteligência ou o da dor... Todos os dias acompanho o processo de transformação de pessoas comuns (como você) mudando suas vidas, fazendo bom proveito de sua liberda-de, se realizando na vida.

Boas reflexões e se precisar conte conos-co... Desejo a você, caro leitor um excelente dia, boas festividades e um banho de cons-ciência plena!!!Dr. Mário Sabha Jr. Em Campinas (19) 3386-9411Visite o Site e envie sua opinião: www.mariosabha.com.br ou por e-mail: [email protected]ÇÃO PROFISSIONAL •Doutor em Neuroanatomia (UNICAMP) •Mestre em Anatomia Humana (UNICAMP)•Pós Graduado em Acupuntura (Talent International University of Natural Health)•Graduado em Fisioterapia (Universida-de de Marília)•Especialista em Hidroterapia (TAI- Te-rapia Aquática Integrada)•Conselheiro Metafísico Transenergético (Luiz Antônio Gasparetto)• Palestrante Motivacional e Consultor Metafísico em Relacionamentos e Inteli-gência Emocional• Professor do Curso de Fisioterapia e Ed. Física da UNIPINHAL• Formação em Terapia Manual Osteopá-tica (TMO)

Dr. Mário Sabha Jr. CREFITO 3/23349-F

Ph D. Neuroanatomia , Fisioterapeuta, Pós-Graduado em Acupuntura, Formação em Terapias Manuais Osteopáticas e Terapeuta Metafísico

Acupuntura Osteopatia Fisioterapia Terapia Metafísica

Acupuntura - Excelente tratamento para Insônia, enxaquecas , ansiedade, obesidade, vícios, desânimo, dores em geral, problemas endócrinos, restabelecendo o reequilibrio fisiológico e energético.

Osteopatia – Técnica de realinhamento e reposicionamento ósseo, promovendo reequilíbrio osteo-muscular, eliminando dores na coluna vertebral, problemas musculares e articulares, como: quadril, joelho, tornozelo, ombro e outros.

Terapia Metafísica- Age diretamente na causa emocional das doenças, promovendo confiança e paz interior. Indicada para Depressão, Autoestima baixa, Medo, Ansiedade, Instabilidade emocional, Insegurança, Timidez, problemas de relacionamentos em geral.

Visite nosso site: www.mariosabha.com.br

Marque já sua Consulta – Fones: (19) 3386-9411 ou 8173-7731Rua Lourenço Jampaulo,108 - Jd. Chapadão – Campinas

Page 6: Jornal 100% Vida

DISTRIBUIÇÃO GRATUITAwww.jornal100porcentovida.com.br

Página 6

ANO 2

Fernanda GiácomoNutricionista

Dicas de alimentação para o verão

O verão é uma das estações mais es-peradas do ano. É quando geralmente temos férias, vamos viajar, tomar sol, “desencanamos” dos horários para acordar e principalmente dos horários para se alimentar. Apesar do calor da estação pedir alimentos mais frescos, é muito comum devido à mudança na rotina alimentar, ganharmos alguns

quilinhos ou até mesmo termos pro-blemas mais sérios como intoxicações ou alergias alimentares.

Para aproveitar melhor o seu verão, seguem abaixo algumas dicas de nu-trição tanto para quem ficará em casa quanto para quem irá viajar:

• devido ao calor, não se es-queça de ingerir bastante líquido,

principalmente água pura. Água de coco e sucos podem ser ingeridos, mas com moderação, pois possuem calorias e açúcares naturais da fruta;

• durante viagens, é muito co-mum ter vontade de experimentar alimentos diferentes, o que pode, em alguns casos, provocar distúrbios gas-trintestinais leves, como diarréias, ou mais graves, causados por intoxicações alimentares. Por isso experimente esses alimentos em pequenas quantidades e verifique quais os ingredientes utiliza-dos nas preparações;

• para quem gosta de tomar sol, além de alimentos ricos em caroteno (amarelo-alaranjados) para otimizar o bronzeado, procure consumir alimen-tos ricos em vitamina E (germe de trigo, castanhas, ovos), que têm efeito prote-tor sobre a pele;

• aproveite a estação para “se-car” as gordurinhas corporais. Procu-re ingerir alimentos mais leves como frutas, saladas, grelhados, sanduíches

e picolés de frutas, não deixando de se alimentar a cada 3 horas!

Não se esqueça que para manter a forma só a alimentação adequada não faz milagres, portanto, pratique exercí-cios físicos nesse período!

Fernanda Oliveira Giácomo: Nutricionis-ta pós-graduada em nutrição esportiva e cursando MBA em Gestão de Promo-ção de Saúde e Qualidade de Vida nas Organizações (ABQV/ABRAMGE/SÃO CAMILO). Proprietária da FR Nutri Assessoria e Consultoria Nutricional. Experiência em atendimento nutricional de praticantes de atividade física, alimen-tação natural, personal diet, tratamento de sensibilidades alimentares e atuação em Programas de Qualidade de Vida em empresas.

Contatos Consultório: 19 3295 2331. Celular: 19 8148 5676. Email: [email protected] Site: www.frnutri.com.br

Page 7: Jornal 100% Vida

DISTRIBUIÇÃO GRATUITAwww.jornal100porcentovida.com.br

Página 7

ANO 2

O Jornal 100% Vida publica nesta edição as redações premiadas no Concurso Cultural promovido em homenagem ao Dia da Criança

Eu adoro ser criança. Porque ser criança é como sonhar só com coisas boas. Eu estudo no pe-ríodo da manhã, e como é delicioso chegar em casa depois da aula e comer a comidinha gostosa da ma-mãe. Minha mãe trabalha muito, e ainda cozinha para mim e meus irmãos. Fico pensando: será que quando eu crescer vou conseguir fazer tudo que a minha mãe faz? Eu espero que sim. Depois que eu estudo, à tarde, eu vou brincar. Como é bom brincar. Brincar de correr, de andar de bicicleta, de esconde-esconde. Minha mãe, sempre fala para eu voltar para casa às 5 horas. Mas eu nunca volto nessa hora. Tem dias que eu estou com vontade de ir ao banheiro, mas fico me segurando, porque se eu chegar em casa, minha mãe logo fala: chega de brincar e vai tomar seu banho!.

É bom ter quem se preocupe comigo, porque eu sou criança. Eu não sei como, mas sempre tenho roupas limpinhas, minha cama está sempre arru-madinha, se estou doente tem quem cuide de mim. Se não for minha mãe, pode ser meu pai. O meu pai trabalha muito também. Meus pais não fumam

e nem bebem. Eu acho isso muito legal. Aprendi na escola e vendo TV que fumar faz mal e beber demais também.

Nem tudo que eu peço eles me dão. Mas eu acho que eles estão certos, porque eu sei que eu peço muitas coisas.

Enquanto estou escrevendo , estou pensando como é bom ser criança. Sabe, eu me considero uma criança feliz, tenho pais legais, irmãos legais, tenho cachorrinho, tenho o meu médico que mi-nha mãe fala que é o pediatra, oculista, dentista. Eu faço natação e Inglês. Eu sei que nem todas as crianças tem o que eu tenho. Às vezes eu penso em repartir o que tenho com algumas coleguinhas minhas. Mas não dá para fazer isso com todas.

Eu não sou muito boa em português, nem em redação, mas agora eu quis escrever como eu sou uma criança feliz , e como muitas crianças precisam que os adultos modifiquem alguma coi-sa nesse mundo para que todas as crianças sejam felizes como eu, afinal, quando os adultos morre-rem vai sobrar para a gente resolver o que eles não resolveram.

Gabriela De Mure, DE 12 anos, moradora de Santos e estudante do Grupo Escolar Mu-nicipal da Cidade de Santos

Criança 100% Vida Criança 100% Vida

O que é ser criança? É ser feliz, brincar, sonhar, andar pelas campinas atrás de pipas, descansar debaixo das laranjeiras, pular corda, dar as primeiras pedaladas sem cair da bicicle-ta. Ser criança é chegar toda suja e cansada em casa de tanto brincar com os amigos. Ser crian-ça é ter momentos mágicos.

Toda criança tem que ter seus direitos res-peitados pela sociedade, toda criança tem direi-to de crescer com saúde, de ter lazer, habitação, recreação e assistência médica! Todas as crian-ças têm o direito de receber educação primaria e gratuita, e oportunidades para desenvolver suas habilidades. Toda criança para ser feliz necessita de amor e carinho, toda criança pre-cisa do colo dos pais. Nenhuma criança deverá sofrer descriminação seja social ou material, pouco caso de seus responsáveis ou do governo, nem crueldade e exploração. Nenhuma crian-ça deverá trabalhar antes da idade mínima, e nada que possa prejudicar sua saúde, educação e desenvolvimento. As crianças não podem ser

diferenciadas por causa de sua raça ou por não ter nascido na mesma cidade, estado ou País que o seu.

Não importa a cor da pele, a cor do cabelo, a cor do olho. Todas as crianças que um dia vão crescer e construir uma nova família merecem as mes-mas coisas. As crianças com deficiência devem ser aceitas e ter apoio de outros da mesma idade e dos mais velhos, pois por dentro somos todos iguais. Hoje em dia as mulheres ficam grávidas muito novas e acabam não querendo seu filho (a) lar-gando-o (a) na rua sem comida, sem lar e com frio. Toda criança tem que ser amada pela socie-dade para ter um vida 100%.

Camila Gregorio Ribeiro Leite, de 13 anos, moradora de Campinas, estudante da Escola Renovatus.

Contra o suor em excesso, atletas de Campinas descobrem o BotoxClínica Splendore, de Campinas, realiza aplicações em axilas para impedir sudorese excessiva

Vida de atleta não é nada fácil. Além do esforço físico e do cansaço natural, muitos corredores – e mesmo praticantes de outros esportes – enfrentam um obstáculo inespe-rado: o suor em excesso embaixo das axilas. Essa hipersudorese, que causa constrangi-mentos e problemas de convívio social na hora da atividade física, ganhou um aliado inesperado: o botox. Normalmente asso-ciado a tratamentos meramente estéticos, a aplicação de toxina botulínica agora está sendo utilizada para resolver o problema do suor excessivo.

“Recentemente realizamos esse

procedimento com um corredor que fre-qüenta a Lagoa do Taquaral e sofria demais com a hipersudorese. Além do desconforto e das dificuldades de convívio social, esse problema pode minar a auto-estima do atle-ta, que constantemente se preocupa com o mal-cheiro e sente que todos estão olhando para ele de maneira condenatória”, explica Mônica Felici de Almeida, responsável pela Clínica Splendore, em Campinas.

Segundo Mônica, que é médica pós-graduada em dermatologia e estética, o nú-mero de atletas que procuram o botox para resolver o problema vem crescendo, por-que ele traz mais benefícios que a cirurgia até então apontada como melhor solução.

“A cirurgia, chamada de simpatecto-mia, traz consigo o risco de uma sudorese compensatória, ou seja, a pessoa para de suar nas axilas, mas começa a suar em ex-cesso nas costas ou nas palmas das mãos, por exemplo. Já com a aplicação do botox, que dura de oito meses a um ano, esse problema não ocorre: o corpo redistribui o suor de maneira natural e discreta, sem uma nova hipersudorese”, conta.

Mônica acrescenta que a aplicação de botox é feita após um teste preliminar nas axilas, que determina onde elas estão

eliminando o suor excessivo. A partir daí, em um processo que dura cerca de 30 mi-nutos, o botox é aplicado e bloqueia o ex-cesso de suor. O processo não tem contra indicação e pode ser feita tanto por homens quanto por mulheres.

Homens seguem exemplo de nadadores e aderem à depilação

Durante toda sua carreira o nadador Fernando Scherer foi adepto da depilação completa do corpo, de modo a reduzir o atrito e obter melhor desempenho nas pis-cinas. O que para o medalhista brasileiro era uma necessidade profissional está sen-do adotado por inúmeros homens de Cam-pinas por razões estéticas, e de maneira definitiva: é crescente o número de pessoas do sexo masculino que buscam a depilação a laser.

“Antigamente essa era uma prática res-trita aos atletas, mas hoje em dia os homens se cuidam mais e venceram o preconceito. Geralmente eles depilam o abdômen, as costas inteiras ou os ombros”, conta Mô-nica Felici de Almeida, lembrando que a depilação escolhida por eles é a laser, que é definitiva para no mínimo 92% dos pe-los depilados – os outros 8% ou menos, se

voltam a nascer anos depois, são muito fi-nos e não geram incômodo.

“A opção pela depilação ocorre porque eles se sentem desconfortáveis com pelos ou o excesso deles nestes locais do corpo. Já no rosto também há muitos homens que procuram a depilação, mas nesse caso de maneira parcial. Há aqueles que tiram só os pelos na região do pescoço, por exem-plo, porque se machucam constantemente ao fazer a barba, mas mantém os demais para terem a opção de um visual barbado”, conta.

O procedimento de depilação a laser não costuma ser demorado – dependen-do, obviamente, da quantidade de pelos a ser removida -, mas Mônica muitas vezes sugere que seja dividido em mais de uma sessão. “Especialmente para os homens, que não estão acostumados a se depilar, o processo pode parecer mais dolorido, por isso optamos em fazê-lo em etapas”, fina-liza a médicaServiço: Clínica Splendore - Rua Coronel Quirino, 1101 - Cambuí - Campinas SP – email: [email protected] - Fone: (19) 3254-0606- Horário de funcio-namento: de segunda a sexta das 7h às 21h e aos sábados das 8h às 15h.

Page 8: Jornal 100% Vida

DISTRIBUIÇÃO GRATUITAwww.jornal100porcentovida.com.br

Página 8

ANO 2

Direitos do consumidorComo planejar sua viagem

Momento Cidadão

Valéria ReaniAdvogada

Viajar de ônibusO transporte usado na viagem deve

estar com a manutenção e revisão em dia bem como as dependências devidamente limpas. Caso contrário, o consumidor po-derá reclamar imediatamente antes do em-barque. Identificar a mala por dentro e por fora com endereço de origem e de destino. Objetos que julgue importantes ou de valor e documentos pessoais, levar consigo na bagagem de mão.

Passagens aéreas A passagem aérea é um contrato que

estipula as obrigações e deveres da compa-nhia e do passageiro.

Ao retirar o bilhete, observe se a data, hora, a validade, o local de embarque e o número de vôo, estão corretos.

Quando se tratar de passagem com tari-fas promocionais, o consumidor deve estar ciente de que elas possuem diferenças das convencionais. Verificar a validade, as res-trições para cancelamento e reembolso.

Atenção quando a passagem for adqui-rida por telefone ou via Internet! O consumi-dor possui sete dias para cancelá-la. Partindo o cancelamento da companhia aérea, o pas-sageiro tem direito a reembolso integral ou endosso, sem qualquer despesa adicional.

Atraso de vôoSe o vôo atrasar por motivo de falha

da companhia aérea, o consumidor tem direito:1. Viajar, mesmo que seja por outra com-panhia, ou receber de volta a quantia paga, ou ter acesso a toda infra-estrutura como: alimentação, hospedagem, transporte, faci-lidades de comunicação etc. sem ônus;2. Ressarcimento ou abatimento proporcio-nal no caso de ocorrer algum dano material devido ao atraso como, perda de diárias, passeios e conexões;3. Pleitear reparação junto ao judiciário se entender que o atraso causou-lhe algum dano moral (não chegou a tempo a uma reunião de trabalho, casamento etc.)

OverbookingOverbooking é a venda de mais passa-

gens do que o número de poltronas dispo-níveis. A empresa é obrigada a acomodar o passageiro em outro vôo, arcando com as

despesas relativas a refeições, telefonemas, transportes e acomodações, se for o caso ou, reembolsá-lo.

Bagagens em transporte aéreo:

As malas, sacolas, pacotes devem ser identificadas dentro e fora, incluindo a ba-gagem de mão. Verifique com antecedên-cia o limite de peso ou volume determina-do pela companhia. Algumas bagagens, obrigatoriamente, devem ser despachadas como carga, informe-se junto à companhia aérea inclusive o valor da taxa.

Após o check-in, ou seja, recepção para embarque, a empresa aérea torna-se res-ponsável pela sua bagagem e deve indeni-zá-lo em caso de extravio ou danos. Aten-ção sempre às bagagens de mão!

Existem alguns itens que não podem ser levados na bagagem, os frágeis ou perecí-veis. Consultar a companhia aérea quando necessitar transportar este tipo de produto.

Em caso de viagens internacionais, os equipamentos eletrônicos como máquina fotográfica, filmadora, computador portá-til, devem ser declarados no posto da Re-ceita Federal localizado dentro do aeropor-to antes do embarque.

Caso a bagagem seja extraviada, deve ser registrada imediatamente a ocorrência no balcão da companhia aérea ou nas se-ções de Aviação Civil da ANAC instaladas em cada aeroporto. A empresa é obrigada a enviar a bagagem em questão no local indi-cado pelo dono. Guarde bem o comprovan-te de embarque das bagagens,

HospedagemDeve-se procurar obter o maior número

de informações possíveis sobre a infra-es-trutura do estabelecimento e quais os servi-ços que oferecidos; lazer, refeitório, sala de TV e/ou leitura, se próximo ao local existe condução, farmácia, restaurante e se ele está registrado na EMBRATUR (Empresa Brasileira de Turismo).

Confirmar os horários de início e térmi-no da diária e se há refeições inclusas nela. Tudo deve estar especificado no contrato.

Se ao chegar ao local a situação for ad-versa ao combinado, o consumidor deve procurar munir-se de documentos que comprovem o ocorrido como, por exemplo, recibos, fotos e outros que venha a assinar. Quando o consumidor necessitar usar o co-fre de hotel para guardar dinheiro, objetos de valor ou documentos, é aconselhável ve-rificar quem tem acesso ao mesmo, se existe horário para funcionamento, se há cobertu-ra de seguro.

Locação de veículo deve ser verificada:- quando se tratar de viagens para o exterior, como funciona a legislação de trânsito local;- como é cobrada a locação e tarifas de pro-teção ou seguro (é sempre recomendado contratar);- como proceder em caso de acidentes com danos materiais e quem serão responsáveis pelo pagamento de gastos com guincho;- como proceder na ocorrência de furto ou assalto;- como funciona a questão de combustível na retirada e entrega do veículo;-como são cobradas as horas excedentes quando do atraso na devolução.

No caso de problemas nas locações para o exterior, efetuadas antecipadamente em empresas com representantes no Brasil, as reclamações podem ser encaminhadas a um órgão de defesa do consumidor no Brasil. Mas, quando a locação é feita dire-tamente com empresa no exterior, o consu-midor fica atrelado à legislação do país.

Reserva de passeios e viagens online

É um meio muito prático, porém obser-ve as seguintes orientações:1) o consumidor deve consultar alguém que já tenha estado no local escolhido; 2) receber uma confirmação de reserva por fax ou email:3) o depósito solicitado para reserva deve ser no menor valor possível e, recibo4) Guardar e imprimir qualquer documen-to e anúncios publicitários referentes ao pacote5) consultar sites registrados na Embratur:6) no caso de passagens aéreas, deve-se consultar os preços com agentes de viagens, pois os sites não informam sobre combina-ções tarifárias que podem tornar o bilhete mais barato.

Bem agora, é só fazer as malas, deixar seu lar em segurança e partir para as férias muito bem planejadas, porque é melhor “prevenir do que remediar”.

Respeite o Direito Autoral- Lei nº 9610/98

Valéria Reani

Advogada- OAB/SP 106061

Graduada em Direito pela Universidade

Católica de Santos

Extensão em Direito e a Internet e Tecno-

logia da Informação

Autora de Publicações Digitais: “A Advo-

cacia Preventiva”, entre outras.

Website: www.valeriareani.com.br

Blog: www.valeriareani.blogspot.com