jornal 01/05/2013

16
Festas & Eventos Bar e Mercearia Boa Espe- rança, nesta quarta-feira de feriado em Atilio Vivacqua no Bairro Vila Reis, Churrasco grátis e música ao vivo Pag. 04 DIRETOR DE REDAÇÃO: JACKSON RANGEL VIEIRA CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM, ES - R$1,00 FOLHA DO ES OPINATIVO - ANALíTICO - INVESTIGATIVO WWW.FOLHADOES.COM 01 DE MAIO 2013 - QUARTA-FEIRA ANO XV - N° 413394 O Pronto Aten- dimento Infantil (PAI), no bairro Sumaré, ficará aberto das 7h às 22h. Pag. 06 Saúde de plantão no feriado JR Celebrity Pag. 09 Pag. 05 Vaga cidadã A tragédia foi na manhã de ontem (30) em Cachoeiro-ES Pág 14 Graciliano Castro morreu na hora e três pessoas ficaram feridas Quem não receber a restituição até dezembro deve procurar o extra- to no site da Re- ceita para ver por que caiu na malha fina. Pág 07 Foi inaugurado em Jerônimo Montei- ro-ES, o primeiro Museu de História Natural do Estado, com apoio da Fa- pes. Pág 08 Receita prepara restituição História Natural preservada De acordo com a iniciativa, as vagas deverão ser em núme- ro equivalente a 2% do total disponível Negociando tercei- ro ensaio nu, Fani diz que só posa se o cachê for alto. "Não vou descer nenhum centavo, posso ganhar esse dinheiro trabalhando." Acidente mata idoso no Valão Graciliano da Silva Castro

Upload: folha-do-esanto

Post on 07-Mar-2016

224 views

Category:

Documents


3 download

DESCRIPTION

EDIÇÃO Nº 413395

TRANSCRIPT

Page 1: JORNAL 01/05/2013

Festas & EventosBar e Mercearia Boa Espe-rança, nesta quarta-feira de feriado em Atilio Vivacqua no Bairro Vila Reis, Churrasco grátis e música ao vivoPag. 04

DIRETOR DE REDAÇÃO: JACKSON RANGEL VIEIRA CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM, ES - R$1,00

FOLHA DO ES OPINATIVO - ANALíTICO - INVESTIGATIVO www.fOLHADOES.COM

01 dE Maio 2013 - Quarta-FEiraANO XV - N° 413394

O Pronto Aten-dimento Infantil (PAI), no bairro Sumaré, ficará aberto das 7h às 22h. Pag. 06

Saúde de plantão no feriado

Jr Celebrity

Pag. 09

Pag. 05

Vaga cidadã

A tragédia foi na manhã de ontem (30) em Cachoeiro-ES Pág 14

Graciliano Castro morreu na hora e três pessoas ficaram feridas

Quem não receber a restituição até dezembro deve procurar o extra-to no site da Re-ceita para ver por que caiu na malha fina. Pág 07

Foi inaugurado em Jerônimo Montei-ro-ES, o primeiro Museu de História Natural do Estado, com apoio da Fa-pes.Pág 08

receita prepararestituição

História Natural preservada

De acordo com a iniciativa, as vagas deverão ser em núme-ro equivalente a 2% do total disponível

Negociando tercei-ro ensaio nu, Fani diz que só posa se o cachê for alto. "Não vou descer nenhum centavo, posso ganhar esse dinheiro trabalhando."

Acidente mata idoso no Valão

Graciliano da Silva Castro

Page 2: JORNAL 01/05/2013

02 Folha do E. Santo01 de Maio 2013 - Quarta-feira www.folhadoes.com

As pessoas costumam dizer que a motivação não dura sempre. Bem, nem o efeito do banho, por isso re-

comenda-se diariamente.Zig Ziglar

[email protected]

Isaías, 44:3 Porque derra-marei água so-bre o seden-to, e torrentes sobre a terra seca; derrama-rei o meu Es-pírito sobre a tua posterida-de, e a minha bênção sobre os teus descen-dentes // Ro-dovia Alício Franco ligando Muqui a Jerô-nimo Monteiro faltan-do alguns "gargalos" para ficar pronta // A paisagem é muito bonita // PM continua explodindo "bocas de fumo" no município // Está faltando detector de metais para ação preventiva dos poli-ciais // O empresa-riado poderia ajudar // A Prefeitura está buscando médicos para o PSF, sem su-cesso // Oferecendo a metade do salário das outras prefeitu-ras do sul // Prefei-to quer mesmo con-tratar ou finge que quer ? // Restauran-te 7 irmãos em Pa-rada Cristal, Jeronimo Monteiro tem um "self service" e churras-co caprichado // Vale a pena uma visita // Idosos acamados fi-cando sem receber a vacina antigripal // Prefeitura sem car-ro e gasolina para a importante ação pre-ventiva // É o salve--se quem puder // En-quete revelando que a população aumen-te sua confiança no Corpo de Bombeiros e diminui nas insti-tuições religiosas // Padre Marcelo Rossi opinando que padres não devem se envol-ver na política // re-dação // Filipenses, 1:6 Estou plenamen-te certo de que aquele que começou boa obra em vós há de comple-tá-la até o Dia de Cristo Jesus // A.W

desfolhando

CaPa aNtErior

As mortes que se sucedem por negli-gência ou desca-so com os pacien-tes que procuram o Pronto Atendimen-to Paulo Pereira Go-mes, em Cachoeiro--ES, foram parar na polícia e no Minis-tério Público. Famí-lias com ações con-tra o município vão se multiplicando e a situação se agra-vando

Volta e meia, os institutos de pes-quisas espalhados pelo Brasil apresen-tam os resultados de avaliações de serviços e órgãos governamentais, e mostram o que po-demos chamar de óbvio.

Agora, uma pesqui-sa do Índice de De-sempenho do Siste-ma Único de Saúde, criado pelo governo federal para medir o

acesso do usuário e a qualidade dos ser-viços da rede públi-ca, destaca que vin-te e sete por cento da população bra-sileira vive em cida-des com as notas mais baixas.

Dos 5.563 muni-cípios, 1.150 rece-beram pontuação abaixo de 5, em uma escala de 0 a 10 es-tabelecida pelo índi-ce. Nessas cidades, onde a infraestrutu-ra de saúde é clas-sificada de alta, mé-dia ou baixa, vivem mais de 50 milhões de brasileiros.

Esse é o serviço pelo qual pagamos – e caro – e que no momento de preci-são, “nega fogo”. Al-guém já viu algum graúdo, político ou não, usar dos servi-ços do Sistema Úni-co de Saúde?

Espaço BíblicoLouis Pasteur, o famoso mi-

crobiologista francês que des-cobriu que a maioria das do-enças é causada por germes, dedicou-se à busca do conhe-cimento. Cria, entretanto, na existência de valores espiritu-ais que transcendem a ciên-cia.

Pasteur casou-se com Ma-rie Laurent, tiveram cinco fi-lhos. Três morreram na in-fância. Anos mais tarde, ele sofreu uma lesão vascular cerebral por excesso de tra-balho e ficou parcialmente paralisado.

Na guerra franco-prussia-na em 1870, o único filho de

Pasteur, Jean Batiste, foi con-vocado para servir seu país e envolveu-se na catastrófi-ca derrota do exército fran-cês em Metz. Depois de se-manas sem receber notícias do rapaz, Pasteur deixou seu laboratório em Paris e foi pro-curá-lo. A jornada foi árdua, mas depois de muitas per-guntas Pasteur localizou a unidade de seu filho: de um grupamento de 1.200 ho-mens, menos de 300 haviam sobrevivido. Mas ele não de-sistiu. Chegou finalmente ao local onde um soldado esta-va enrolado até os olhos num sobretudo pesado; mal podia

ser reconhecido em seu es-tado de definhamento. Era Jean Batiste! Pai e filho, co-movidos demais para falar, abraçaram-se em silêncio.

Na guerra entre as forças do bem e do mal, muito filho, mui-ta filha já sofreu derrotas ca-tastróficas nas mãos do inimi-go das almas. E muitos, como o filho de Pasteur, mal podem ser reconhecidos por causa dos estragos do pecado. Mas mesmo que eles se esque-çam (ver Isa. 49:15), o Bom Pastor e os pais fiéis nunca se esquecerão, mesmo que por vezes tenham de administrar um amor severo.

o Bom Pastor Não desiste

Saúde pública é vergonha

opiniãoCharge

Page 3: JORNAL 01/05/2013

03www.folhadoes.comFolha do E. Santo

01 de Maio 2013 - Quarta-feira

TRABALHADORO governador Rena-to Casagrande re-cebeu ontem (30) membros da CUT-ES , véspera do feriado do Dia do Trabalha-dor. Entre as reivin-dicações da entida-de, estão a criação de uma Universi-dade Pública Esta-dual e a instituição de um piso salarial estadual superior ao valor do salário mínimo. O encontro acontece no Palácio Anchieta.

ACERTANDOQuatro dias depois de acusar o Supre-mo Tribunal Federal (STF) de “intromis-são” em uma deci-são do Congresso, os presidentes da Câmara, Henri-que Eduardo Alves (PMDB-RN), e do Senado, Renan Ca-lheiros (PMDB-AL), afirmaram ontem que não há “crise” entre os Poderes, mas sinalizaram que vão arquivar a Proposta de Emen-da à Constituição (PEC) causadora da crise institucional

PalaNQuEJackson Rangel

Jesus Cristo foi o maior psicólogo, advogado e jornalista do mundo.

Psicólogo tem que ser ateu?

A psicóloga cristã Marisa Lobo vem sendo perseguida pela sua crença. Tenho 30 anos de jornalismo e formado em direito desde 1990. E, também, cristão evangélico. Escrevo, infelizmen-te, que instituições importantes no nosso País estão cheias de dirigentes ateus e até satanistas. Defendem a tolerância religiosa, mas na verdade não suportam pessoas com convicções de sua fé.

O Conselho Federal de Psi-cologia (CFP) tem cometido de-satino legal e constrangimento moral ao exigir e corrigir a liber-dade de expressão aos seus fi-liados como no caso da Marisa e do pastor Silas Malafaia, porque defende expressões absolutas da Bíblia. Eles confessam sua crença. Onde está no estatuto do CFP que só pode estar filiado a ele se não tiver fé ou participante de uma religião?

Toda essa perseguição por causa da ditadura gay em curso no Brasil, financiada até por di-nheiro público. Se o hétero tem conflito existencial, na alma, por-que os “oráculos” do Conselho Federal recomendam não acon-selhamento aos homossexu-ais como se ofensa fosse? Ora, partindo do princípio de que to-dos os seres são iguais, na psi-cologia não? Se um gay precisar de ajuda, e pode ser espiritual, procurando, espontaneamente, ser-lhe-á negada ajuda psicológi-ca e médica a que pressuposto científico ou legal?

A prevalecer esta persegui-ção aos psicólogos Mariza Lobo

e Pastor Silas Malafaia por esta premissa criminosa de que aconse-lhamento cristão ao homossexual é praticar homofobia, recomendo am-bos a ingressar com ação de danos morais e materiais, senão , ainda, abuso de autoridade de grave lesão à imagem, cabendo até injúria, calú-nia e difamação. Isto não é brinca-deira! Discriminar uma parte do cor-po do CFP.

Esta malandragem de parte de movimentos organizados que odeiam os cristãos e de parte da mídia declaradamente gay desmo-raliza o Conselho Federal de Psico-logia. Tenho certeza, envergonharia Sigmund Freud e Carl Gustav Jung que entre cartas e artigos não te-miam debater sobre incursões espi-rituais, antes mantiam respeito em à liberdade de expressão de muitos intelectuais e pensamentos cristãos como de Issac Newton e Albert Eins-tein e tantos outros.

Eu digo e nunca desdirei: Jesus Cristo foi o maior psicólogo, advoga-do e jornalista do mundo. Tenho cer-teza que o Sindicato de Jornalistas não me punirá por essa declaração e nem a Ordem dos Advogados do Brasil.

*Jackson Rangel Vieira é jornalista, advogado e evangelista

Page 4: JORNAL 01/05/2013

EdiMar BarriGa EM MaraPéBar e Mercearia Boa Esperança, mais conhecido como Bar do Edimar Barriga, nesta quarta-feira de feriado dia 1º, em Atilio Vivacqua no Bairro Vila Reis, Churrasco grátis e música ao vivo a partir das 14:00 horas. Imperdível.

Quem não se lembra do ex-pre-sidente Lula su-

jando as mãos de petróleo? Quem não se lembra da anunciada inde-pendência? E o pré-sal que ficou anos povoando os meios de comu-nicação como a salvação do Brasil--potência? Foi tudo uma intrincada história da carochinha, petas de fa-zer inveja aos contos de fadas.

Dez anos de PT e nada do paraí-so prometido. E o álcool vai cada dia pior.E a culpa parece residir tam-bém na Petrobrás. A produção de cana deste primeiro semestre foi 3,9% menor que a do ano anterior. Acompanhando a queda agrícola em geral e a pecuária.

Estima-se em R$ 130 bilhões o investimento necessário para se voltar a produzir etanol numa pro-porção de 50% na matriz de com-bustíveis. Ou seja, cem novas usi-nas de álcool. Para se ter uma ideia, em 2010, o etanol represen-tou 44,6% dos combustíveis utili-zados, no ano passado caiu para 31,7%.

Se não bastasse tudo isso, os oti-mistas do governo previam que a Petrobras teria um lucro de R$ 3,2 bilhões, mas teve um prejuízo líqui-do de R$ 1,346 bilhões no segun-do trimestre. No ano passado, teve lucro líquido de R$ 10,943 bilhões do mesmo período.

Como toda desgraça é pouca, o segundo trimestre ainda nos reser-va outra notícia triste, a produção da Petrobrás caiu. Isso mesmo, a produção de óleo e gás natural foi de 2.579 milhões de barris diários, apresentando uma retração de 1% na comparado ao mesmo período do ano anterior. Em relação ao pri-meiro trimestre deste ano, a retra-ção foi de 4%.

E fica a pergunta: até quando nosso povo vai acreditar em fadas- madrinhas, sacis e sapos barbu-dos? Cidadania se constrói

Newton Braga

tECNoloGiaFicar sem fazer um curso na área de in-formática nos tempos atuais não dá. E pen-sando nisso é que a Informática Futura Ca-choeiro este ano tras a mais completa li-nha de cursos bási-cos e avançados para quem deseja traba-lhar na área, ou em empresas ou mesmo por conta própria. 12 anos de mercado com uma super estrutura e os melhores instruto-res, ligue 3511-1990.

CaMiNHadaBoa oportunidade para quem curte cami-nhar ao ar livre e gos-ta de apreciar belezas naturais. Estão aber-tas as inscrições para a primeira atividade deste ano do projeto “Caminhadas na Na-tureza”, que será reali-zada no dia 5 de maio, no distrito de Burara-ma, em Cachoeiro de Itapemirim. Para ga-rantir participação, basta preencher o for-mulário disponível no site da prefeitura.

O PRé-sal e falácias

Mario EugEnio Saturno TECNOLOGISTA

GiNáStiCaProjetos que incenti-vam a prática de exer-cícios físicos reto-mam suas atividades na próxima terça-fei-ra (30) em Cachoeiro. São os Núcleos de Gi-nástica nos bairros e a Caminhada Orientada na avenida Beira Rio. A ginástica começa pe-los bairros Monte Belo, Otton Marins, Nova Brasília, Santa Cecília, Teixeira Leite, Das 7h às 8h, nas quadras de esportes dos bairros. Para participar, basta comparecer.

Newton Braga

Page 5: JORNAL 01/05/2013

05www.folhadoes.comFolha do E. Santo

01 de Maio 2013 - Quarta-feirapolítica :.

Banda largaO ministro das Comunicações, Paulo Bernar-do, afirmou nesta quinta--feira que os investimentos n e c e s s á r i o s para a segun-da fase do Pro-grama Nacional de Banda Lar-ga (PNBL 2.0) devem chegar a cerca de R$ 125 bilhões. "Se formos pe-gar as redes de longa distância, será em torno de R$ 27 bi de infraestrutura”, afirmou.Juro no cartãoAs taxas de ju-ros cobradas nos cartões de crédito vão con-tinuar em ten-dência de que-da este ano e nos próximos, mas não num ritmo tão ace-lerado como foi em 2012, se-gundo Roberto Cury, diretor de Cartões do Ci-tibank. "A infla-ção hoje está maior do que a desejada e a inadimplên-cia não recuou", justificou ele, ao palestrar em evento direcio-nado ao setor de cartões.

notaTom

eDEPUTADOQUER VAGACIDADÃ

O deputado Euclério Sam-paio (PDT) apresentou o projeto de lei 115/2013, que busca garantir as ges-tantes o direito a vagas

preferenciais em estacionamentos públicos e privados no âmbito esta-dual. As vagas reservadas deverão fi-car posicionadas em locais de aces-so facilitado.

De acordo com a iniciativa, as vagas deverão ser em número equivalente a 2% do total disponível, sendo garan-tida, no mínimo, uma vaga devida-mente sinalizada e com as especifica-ções técnicas de desenho e traçado, de acordo com as normas técnicas vi-

gentes.O parlamentar argumenta que a

mobilidade da mulher grávida fica na-turalmente dificultada durante o perí-odo de gestação e é necessário que o acesso a determinados lugares seja facilitado, já que a maioria tem de se-guir sua rotina diária. “Está difícil con-seguir vagas em estacionamentos pú-blicos e até mesmo nos privados. Por isso, faz-se necessário melhorar a acessibilidade dessas cidadãs, dispo-nibilizando vagas para as gestantes, a fim de minimizar o desconforto”, de-fende.

leia mais notícias no portalfolhadoes.com

de acordo com a iniciati-va, as vagas deverão ser em número equivalente a

2% do total disponível

Da Redação

o projeto foi apresentado na assembleia legislativa pelo deputdo Euclerio Sampaio

Page 6: JORNAL 01/05/2013

06 Folha do E. Santo01 de Maio 2013 - Quarta-feira www.folhadoes.com

Sem aumentoO aumento da taxa básica de ju-ros, a Selic, no cus-to do crédito pode não ser repassado para os consumi-dores. A avaliação é do diretor execu-tivo e coordenador de estudos econô-micos da Associa-ção Nacional dos Executivos de Fi-nanças, Adminis-tração e Conta-bilidade (Anefac), Miguel José Ribei-ro de Oliveira. O Comitê de Política Monetária do Ban-co Central anun-ciou o aumento da Selic em 0,25 pon-to percentual ao ano

dengue no ESA Secretaria de Estado da Saúde recebeu um total de 37.153 notifi-cações de casos de dengue, sendo 882 suspeitas da forma grave (den-gue com compli-cação e hemorrá-gica), oito óbitos confirmados e 27 em investigação, no período entre 30 de dezembro de 2012 e 06 de abril de 2013. Es-sas informações são enviadas à Secretaria até o dia anterior à di-vulgação do bo-letim epidemioló-gico.

notaTom

e

.: políticaSAÚDE DEPLANTÃONO FERIADO

A prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim mantém seus serviços essenciais no fe-riado de hoje, o Dia do Trabalhador. Funcionam

normalmente os pronto atendimen-tos 24 horas do município, localiza-dos no bairro Baiminas e no distri-to de Itaoca.

O Pronto Atendimento Infantil (PAI), no bairro Sumaré, ficará aber-to das 7h às 22h. Depois das 22h, estará disponível o pronto socor-ro do Hospital Infantil Francisco de

Assis (Hifa).A coleta de lixo e o trabalho da

Guarda Municipal também não pa-ram.

A corporação poderá ser aciona-da, a qualquer momento, pelo tele-fone 190. A Defesa Civil Municipal manterá profissionais de sobrea-viso. Para acioná-la, a população deve ligar para o telefone 9999-0199.

leia mais notícias no portal folhadoes.com

o Pronto atendimento infantil (PAI), no bairro Sumaré, ficará

aberto das 7h às 22h.

Da Redação

o pronto socorro do Hospital infantil tambem funciona nesta quarta-feira de feriado

Page 7: JORNAL 01/05/2013

07www.folhadoes.comFolha do E. Santo

01 de Maio 2013 - Quarta-feira

Menos impostoO Ministério das Comunicações publicou no Di-ário Oficial da União portaria com os requisitos técnicos mínimos dos smartphones que serão bene-ficiados com a desoneração de PIS e Cofins. Na terça-feira, por meio de decreto, o governo zerou as alíquotas des-ses tributos na venda de smar-tphone produzi-do no País que custe até R$ 1,5 mil no varejo.

Cresce o créditoO número de em-presas que pro-curaram crédito em março cres-ceu 7,7% na com-paração com o mês anterior, se-gundo levanta-mento divulgado pela empresa de consultoria Sera-sa Experian. Em relação a março do ano passado, a demanda das empresas por crédito recuou 10,4%. No acu-mulado do pri-meiro trimestre de 2013, a pro-cura das empre-sas por crédito registrou queda de 7% ante o pri-meiro trimestre do ano passado.

notaTom

e

economia :.RECEITAPREPARARESTITUIÇÃO

O primeiro lote de restitui-ção do Imposto de Ren-da Pessoa Física (IRPF) 2013 será liberado no dia 17 de junho. Ao todo,

são sete lotes regulares. O último está previsto para o dia 16 de de-zembro. O ato declaratório com as datas de liberação dos lotes foi pu-blicado na edição de ontem (30) do Diário Oficial da União.

Quem não receber a restituição até dezembro deve procurar o ex-trato no site da Receita para ver por que caiu na malha fina. Ontem

terminou o prazo para a entrega da Declaração do Imposto de Ren-da Pessoa Física 2013, ano-base 2012. A expectativa da Receita Fe-deral é que as declarações supe-rem 26 milhões, um recorde em re-lação aos anos anteriores. Quem perder o prazo estará sujeito à mul-ta mínima de R$ 165,74, limitada a 20% do imposto devido.

Este ano, o Fisco espera rece-ber mais de 26 milhões de decla-rações, ante 25.244.122 de 2012.

leia mais notícias no portal folhadoes.com

Quem não receber a restituição até dezembro deve procurar o

extrato no site da receita para ver por que caiu na malha fina.

Da Redação

o primeiro lote de restituição do irPF 2013 será liberado em junho

Page 8: JORNAL 01/05/2013

08 Folha do E. Santo01 de Maio 2013 - Quarta-feira www.folhadoes.com

Barbosa é destaqueA revista "Time" divulgou a lista das 100 persona-lidades mais in-fluentes do mun-do e o presidente do Supremo Tri-bunal Federal, Joaquim Barbo-sa, aparece nela.De acordo com a revista, Barbosa foi o primeiro pre-sidente negro do STF e simboliza a promessa de um novo país, prezan-do a igualdade e o multiculturalismo. Ele é descrito na publicação como o menino pobre que atuou como faxineiro e dati-lografista do Se-nado para conse-guir arcar com os custos da facul-dade de Direito.

Volks lança SaveiroA picape compac-ta Volkswagen Sa-veiro ganhou novo visual em sua li-nha 2014. O ve-ículo passa ago-ra a ter a mesma identificação visu-al da família Gol e à linguagem glo-bal de design da montadora. O pre-ço vai partir de R$ 33.490. Entre as mudanças vi-suais está o novo para-choque dian-teiro que, tem de-sign esculturado exclusivamente para a pick-up

notaTom

e

.: geralHISTÓRIANATURALPRESERVADA

Foi inaugurado em Jerôni-mo Monteiro-ES, o primei-ro Museu de História Na-tural do Estado(MUSES), com apoio da Fundação de

Amparo à Pesquisa do Espírito San-to (Fapes).

O local mostra coleções que re-presentam a diversidade de fauna, flora, material geológico e ecossis-temas para todo o Estado. O MU-SES é um espaço educativo que contempla atividades culturais, científicas e lazer gratuito, levan-do o cidadão a perceber a necessi-dade da preservação da natureza, mostrando também como a Região

Sul é expressivamente rica em sua biodiversidade.

Peixes, répteis, aves e mamíferos são alguns dos exemplares que po-dem ser encontrados no Museu. A ossada da grande baleia Jubarte, localizada na entrada do MUSES, desperta curiosidade em adultos e crianças. O Museu fica na Ave-nida Governador Lindenberg, 316, Centro, Jerônimo Monteiro, ES. O agendamento pode ser feito pelos telefones (27) 9830-0140 ou (28) 8807-7504.

leia mais notícias no portal folhadoes.com

Foi inaugurado em Jerônimo Monteiro-ES, o primeiro Mu-

seu de História Natural do Es-tado, com apoio da Fapes.

Da Redação

o Museu de história natural de Jerônimo Monteiro é o único do setor no Espírito Santo

Page 9: JORNAL 01/05/2013

09www.folhadoes.comFolha do E. Santo

01 de Maio 2013 - Quarta-feira

'Queria ter mais um filho'

JRCELEBR I T Y

Jennifer e Justin adiaram casamento

Os fãs, que estavam ansiosos para ver Jennifer Aniston de noiva, terão que es-perar mais um pouco. A atriz e Justin The-roux decidiram adiar o casamento para mais alguns meses, pois não conseguiam chegar a um acordo em alguns pormeno-res da cerimônia, segundo a revista Hello.

Considerada a mais bela do mundo

Aos 40 anos, Gwyneth Paltrow é eleita a mais bonita do mundo. A atriz disse que ficou muito contente de ter sido escolhi-da pela revista People como "a mulher mais bonita do mundo" de 2013, mas que a afirmação "obviamente não é verdade".

Beyoncé aparece morena

Beyoncé estrela a campanha de sua linha de moda praia em parceria com a rede de fast fashion sueca, H&M, com novo visual. Além do cabelo claro, a cantora sensualiza no mar com seus longos fios morenos usan-do um vestido curtinho e colado ao corpo.

dançarina do Faustão exibe boa forma

Fani se mostrou mais relutante. "Não vou descer nenhum centavo, não preciso ti-rar a roupa por causa de mídia. Posso

ganhar esse dinheiro trabalhando."

Pérola Faria SENSualiZaPérola Faria tinha 15 anos quando deu o pri-meiro beijo. A atriz de Rebelde continua se dizendo muito tímida. Mas a timidez pode ser um dos segredos da se-dução. Pérola é precio-sa mas sua timidez cus-tou a deixá-la entender isso. “Ainda sou tímida.

Ela é nojenta e falsa moralista.Nicole Bahls , sobre Luana Pio-vani em desabafo pelo Twitter

Patrícia Gonçalves, uma das dançarinas do "Domingão do Faustão", posou para a nova campanha da grife de biquínis Santa Areia e mostrou que tem um corpão. Nas fotos, feitas em Niterói, no estado do Rio de Janei-ro, a morena aparece supersexy nas fotos.

Isabella Fiorentino já é mãe de trigêmeos - Bernardo, Lorenzo e Nicholas, de um ano e oito meses -, mas a modelo revelou à re-vista "Lord Élégant" que ainda não fechou a fábrica.“Queria ter mais um filho, indepen-dente do sexo. " diz ela.

Mar

ido

se se

nte

mal

por

Ree

se

Reese Witherspoon foi presa por con-duta desordeira na última sexta-fei-ra, após Jim Toth ser preso por suspei-ta de DUI (dirigir sob influência), e agora seu marido está chateado e culpado por "arrastar" sua esposa para a prisão.

CiNtHia MouraHá 16 anos vivendo fora do Brasil, essa gata de Uberlândia começa a conquis-tar Hollywood “Pro-curo me divertir e aproveitar cada si-tuação da vida,” ex-plica. Ser feliz, es-tar bem consigo mesma, taí a recei-

ta certa para conseguir ser feminina, se-dutora, sexy, sem incorrer na vulgaridade.Para Cinthia, já são 16 anos de estrada – e de camarins. De Uberlândia para Milão, de-pois para Nova York e agora em Los Angeles, e especialmente no universo da beleza, não se deve nunca deixar de focar no próprio sonho.

deborah SeccoA maré não anda nada boa para De-borah Secco. Se-parada de Roger Flores, a atriz vai perder a carteira de habilitação, se-gundo noticiou o jor-nal Extra. Mas não se trata de ter sido pega na blitz do bafômetro, não. É que, após cinco multas entre novembro do ano passado e abril deste ano. No total foram 27 pontos per-didos e um prejuízo de R$ 527,79 — com 20 pontos, um motorista já tem a CNH suspensa.

Page 10: JORNAL 01/05/2013

10 Folha do E. Santo01 de Maio 2013 - Quarta-feira www.folhadoes.com

Contato: Ivan cecconTelefone: 28-9884-1232Valor: R$ 350.000,00Area industrial com 1300 m2 , escritorio com 2 andares , terreno plano , atras do pos-to coramara.

Contato: Rogerio domingos da fonsecaE-mail: [email protected]: R$ 200.000,00CASA COM 4 QUARTOS, SENDO UMA SUITE, SALA AMPLA, COPA, COZINHA, GARAGEM PAR 3 CARROS, TODA COBERTA,PISCINA, 300 MT2 CASA ESCRITU-RADA.

Contato: MarcosTelefone: (28)98836067Valor: R$ 60,00Com 72 metros quadrados lote 10x14 estrutura para outra casa,2 quartos,sala e cozinha um lugar para des-cansar e ficar em contato com a natureza localizada em São João de Jaciguá--Vargem Alta-ES.

Contato: Marco moreiraTelefone: (28)9882-3549 /9902-7758Valor: R$ 100.000,00VENDO UMA CASA COM GARAGEM,MAIS T E R R E N O, E XC E L E N T E LOCALIZAÇÃO,BAIRRO JAR-DIM ITAPEMIRIM.CACHOEI-RO DE ITAPEMIRIM ES.

Contato: VagnerTelefone: (28) 9985 - 7255Valor: R$ 700.000,00CASA COM 4 QUARTOS (SENDO 1 SUÍTE COM HI-DRO), PISCINA, SALA 2 AM-BIENTES, ÁREA DE SERVIÇO, GARAGEM P/3CARROS, 380M² DE TERRENO.

Contato: Joel Raymundo NetoTelefone: 28 99168910Valor: R$ 240.000,00Propriedade em Jerônimo Monteiro,casa, curral, piscina, poço peixe, pastagem for-mada, churrasqueira, fogão lenha, defumador a 2.5 do asfaldo Contato: Marcos

Telefone: (28)98836067Valor: R$ 68,00Com 72 metros quadrados lote 10x14 estrutura para outra casa,2 quartos,sala e cozinha um lugar para des-cansar e ficar em contato com a natureza localizada em São João de Jaciguá--Vargem Alta-ES.

Contato: RogerioTelefone: 27*8128-9975Valor: R$ 125.000,00Apartamentos de 2 e 3 dor-ms com sacada, lazer com-pleto na melhor localizaçao de cariacica,com mensais apartir de 700,00 morando.

Contato: Monzo SilvaTelefone: 2899553483Valor: R$ 40.000,00vendo lote no bairro caiça-ras proximo ao hipermerca-do otimo acesso otimo bairro.

Contato: Antonio Dias VieiraValor: R$ 0,00Urgente fazenda 20 alquei-res estrutura completa para produção de leite ou engor-da de gado. Ac troca por imovel

Contato: Ronaldo GoulartTelefone: 27 9731- 7111 Valor: R$ 60.000,00vendo lote de 180 mts qua-drados, b riviera da barra px pracinha, rua guaçui com muitas frutas no lote terreno arenoso ótimo para construir.

Contato: Adriana AltoéTelefone: (28) 9922-3992Valor: R$ 30.000,00Vendo lote 275m² proximo ao trevo de Iriri, totalmente urbanizado, escriturado,local tranquilo, excelente oportuni-dade. Aceito carro.

Contato: Renata ou MalcolmTelefone: 28/35115325Valor: R$ 180.000,00Vendo uma propriedade em corrego dos monos com casa semi nova terraço area de 1.600mt arvore frutiferas gramada . Favor entrar em contato

Contato: RONALDO LIMA DE OLIVEIRATelefone: 28-9924-9620Valor: R$ 8.500,00vendo terreno em rua proje-tada, Loteamento Village da

Luz, morro em cima da igre-ja Sagrada Familia - Village da Luz - aceito moto na troca Contato: Dirceu Cade VieiraTelefone: 28-99628838Valor: R$ 2.000.000,00Propriedade em Itupiran-ga 50 KM de Maraba 200 Alqueiros Vlr:2.000.000,00 Tratar Dirceu.

Contato: Dirceu Cade VieiraTelefone: 28-99628838Valor: R$ 2.000.000,00Propriedade de 17.5 Al-querios em Jeronimo Montei-ro ,tem Rocha e Matação de Preto São Gabriel e Corum-ba Fundo Claro.

Contato: Dirceu Cade VieiraTelefone: 28-99628838Valor: R$ 150.000,00Vendo terreno na Cida-de Nova em Marataizes de Frente para o Mar, Rua Cal-çada na Frente e Lateral e Fundos VLr:150.000,00 Tra-tar Dirceu

Contato: Dirceu Cade VieiraValor: R$ 100.000,002 casas no bairro Amaral Escriturada pode ser finan-ciada pela Caixa Economi-ca Federal tratar Leila Valor 100.000,00 a vista.

Contato: Adilson NevesTelefone: 2732075103Valor: R$ 290.000,00Casa com 3 quartos (01 sui-te) com armários, lavabo, sala/copa, cozinha, area de serviço, DML, varanda, escri-tório, aprovada p financia-mento

2Imóveis ( aluguel )

Contato: VAGNER NEVESTelefone: 28 99728982Valor: R$ 450,00PROCURO CASA OU APAR-TAMENTO PARA ALUGAR NA NOVA BRASÍLIA OU PROXIMIDADES: SANTO ANTÔNIO, OTTO MARINS OU LINHA VERMELHA.

Contato: EugênioTelefone: (28)3522-9935 ou 8801-8842Valor: R$ 650,003 qtos, sala, cozinha, copa,banheiro social,2 varandas,quintal, garagem

Caminhão Toco (M-Bens 1113) Frontal, ano 62.

Agregado com serviço de segunda á sábado (fixo)Falar com Sandro(28) 9938-8165R$: 40.000,00Motivo: Mudança de cidade

Cabine 1113 (M-Bens) (T--Baixo)

Com entrada para max-clima, lanterna e pintura nova.Pronta para uso!R$: 10.000,00Falar com Sandro(28) 9938-8165

1 3Imóveis ( venda ) Veículos ( venda )

A empresa CONSTRUTORA E INCOR-PORADORA SULINA LTDA" torna públi-co que requereu à SEMMA a alteração da titularidade da Licença de Operação - LO nº 037/2012 por meio do protocolo 7290/2013, para atividade - Construçãoi de edifícios. Situado na rua Manoel Luiz dos Santos, Nº 11 - Monte Belo, Cachoeiro de Ita-pemirim - ES. NF: 0083.

liCENÇa aMBiENtal

A GUTSCAN PUBLICIDADE LTDA ME, CNPJ: 08874751/0001.49, I.M 28.777-1 comunica a quem fizer necessário o EXTRA-VIO da nota fiscal número 0387.

EStraVio dE Nota FiSCal

Page 11: JORNAL 01/05/2013

11www.folhadoes.comFolha do E. Santo

01 de Maio 2013 - Quarta-feiraconcurso :.VAGAS NAFAZENDAFEDERAL

Vagas no ExércitoO Departamen-to de Educação e Cultura do Exér-cito abrirá no dia 13 de maio de 2013 as inscri-ções para o con-curso que visa o provimento de 101 vagas para professores com nível superior nas disciplinas de ci-ências físicas biológicas, edu-cação artística, física, matemá-tica, português, entre outros. As inscrições pode-rão ser realiza-das até o dia 17 de junho, atra-vés do site http://www.decex.ensi-no.eb.br/default.

Estágio na EscelsaA empresa está com as inscri-ções abertas no site www.edp.com.br, até de 30 de maio para o Programa de Es-tágio ON TOP. As vagas são para São Paulo (SP), Mogi das Cruzes (SP), São José dos Campos (SP) e Vitória (ES). A EDP oferece bol-sa-auxílio e bene-fícios, como as-sistência médica, seguro de vida, ticket refeição e vale transporte. As inscrições po-dem ser feitas pelo site: www.edp.com.br.

O Ministério do Planejamen-to, Orçamento e Gestão autorizou a realização de concurso público para o preenchimento de 347 car-

gos de nível superior, do Plano Espe-cial de Cargos do Ministério da Fazen-da. Os cargos e as respectivas vagas a serem preenchidas são os seguin-tes: analista técnico-administrativo (192); arquiteto (31); contador (47); engenheiro (58); e pedagogo (19).

Todos estes cargos têm remunera-

ção inicial de R$ 3.977,42. O edital de abertura das inscrições deve ser publicado em até seis meses, con-tando a partir da data de publicação da portaria autorizando a realização do concurso. A Portaria nº 134 revo-gou a Portaria nº 4, de 3 de janeiro de 2013, que também previa concur-so para 347 vagas, mas seriam 300 para analista técnico-administrativo e 47 para contador.

leia mais notícias no portal folhadoes.com

todos estes cargos têm remunera-ção inicial de r$ 3.977,42. o edital de abertura das inscrições deve ser

publicado em até seis meses

Da Redação

Entre os profissionais selecionados está o arquiteto que disputarão 19 vagas na Fazenda

notaTom

e

Page 12: JORNAL 01/05/2013

12 Folha do E. Santo01 de Maio 2013 - Quarta-feira www.folhadoes.com .: regional

CAMINHOSNO MEIOAMBIENTE

Estão abertas as inscrições para a primeira atividade deste ano do projeto “Ca-minhadas na Natureza”, que será realizada no dia

5 de maio, no distrito de Burarama, em Cachoeiro de Itapemirim. Para garantir participação, basta pre-encher o formulário disponível no site da prefeitura (www.cachoeiro.es.gov.br).

Serão cinco circuitos ao longo de 2013. O primeiro é o Circuito das Cachoeiras, que tem cerca de dez quilômetros. No percurso, que pas-

sa por propriedades rurais, os par-ticipantes conhecem áreas de flo-resta, quedas d'água, piscinas de águas naturais, açude e produtos da agroindústria local.

O ponto de partida é a praça José Gava e a saída está prevista para 7h30, depois de um café da manhã e de breve sessão de alongamento. A organização do evento também garante água e acompanhamento de educador físico para os partici-pantes

leia mais notícias no portal folhadoes.com

Para garantir participação, bas-ta preencher o formulário dis-ponível no site da prefeitura (www.cachoeiro.es.gov.br).

Da Redação

o projeto “Caminhadas na Natureza” será realizado no dia 5 de maio, no distrito de Burarama

Perigos de lubrificarA prática de la-var a área inter-namente, as cha-madas duchas, e o uso de sa-bonetes aumen-tam as chances de contrair doen-ças sexualmente transmissíveis. O mesmo alerta é feito sobre os lu-brificantes, segun-do levantamento da Universidade da Califórnia. Isso acontece porque essas substân-cias prejudicam os tecidos inter-nos e levam à al-teração do equilí-brio das bactérias que naturalmen-te vivem no cor-po, aumentando chances de infec-ção por herpes, clamídia ou HIV.Qualidade do caféUma pesquisa re-cente ressaltou os benefícios do café grego para o coração, alentan-do os fãs da be-bida em todo o mundo. Mas será que todos os tipos de café são bons para o bom funcio-namento do órgão mais vital do cor-po humano?Todos os dias milhões de nós consumimos café saboreando seus componen-tes viciantes, e a verdade é que, a cada gole na xíca-ra, nem todos pen-sam nos benefí-cios para a saúde.

notaTom

e

Page 13: JORNAL 01/05/2013

13www.folhadoes.comFolha do E. Santo

01 de Maio 2013 - Quarta-feira

Constru-ção civilO Índice Nacio-nal da Constru-ção teve infla-ção de 0,18% em março deste ano, taxa inferior ao 0,73% observado no mês anterior. O dado foi divulgado pelo Instituto Bra-sileiro de Geogra-fia e Estatística. O metro quadra-do da constru-ção passou a cus-tar R$ 865,03 em março. O custo dos materiais su-biu 0,22% e che-gou ao valor de R$ 457,60 por metro quadrado.

Gestão escolarEstão abertas as inscrições para o Prêmio Gestão Es-colar 2013. Com participação aber-ta a todas as es-colas da rede es-tadual de ensino, as inscrições para a 14ª edição do Programa pode-rão ser feitas até o dia 31 de maio, pelo site http://www.premioges-taoescolar.com.br/. Promovido pelo Conselho Na-cional de Secretá-rios de Educação (Consed), o papel do prêmio é ava-liar a questão da gestão nas esco-las de educação básica e premiar as que forem des-taque.

notaTom

e

geral :.FOMENTONA CULTURACAPIXABA

A Secretaria de Estado da Cultura do Espírito Santo (Secult) abriu as inscrições para mais nove editais de incentivo à cultura. Agora

é momento de artistas, criadores e produtores culturais enviarem pro-postas nos campos da Literatura e do Patrimônio Cultural. Os projetos podem ser inscritos até o próximo dia 12 de junho.

Informações completas sobre os editais abertos estão na seção "Edi-tais" do site da Secult (www.secult.es.gov.br). Entre os editais abertos,

há dois inéditos: o de Sítios Arqueo-lógicos e Educação Patrimonial (Edi-tal nº 28/2013) e o de Valorização da Capoeira (Edital nº 31/2013).

Neste ano, estão sendo disponibi-lizados, a cada quinzena, grupos de editais organizados a partir de áre-as temáticas. A exceção é o Edital de Locomoção (Edital nº 01/2013) que recebe inscrições todos os me-ses. Todas as 41 modalidades de editais têm um prazo de inscrição de 45 dias.

leia mais notícias no portal folhadoes.com

agora é momento de artistas e produtores culturais enviarem

propostas nos campos da litera-tura e do Patrimônio Cultural.

Da Redação

o editais foram lançados ontem pela Secretaria de Estado da Cultura do Espírito Santo

Page 14: JORNAL 01/05/2013

14 Folha do E. Santo01 de Maio 2013 - Quarta-feira www.folhadoes.com.: segurança

acusados de tráficoRenato Pereira do Nascimento, 36 anos e Jadson Ro-zario de Matos, 25, e Samantha Barbo-sa da Silva, 23, fo-ram presos pela Polícia Militar, no último sábado, na rua Sargento Valde-cir Simões no bairro Alto Eucalipto, em Cachoeiro-ES. Se-gundo os militares, após uma denúncia anônima de um ve-ículo VW Gol, com placa LPD 1161, do Rio de Janeiro, esta-va vindo de Marata-ízes, com uma cer-ta quantidade de drogas para o bairro Alto Eucalipto. Con-tinuando as buscas foram encontrados quatro papelotes de cocaína, seis pinos de cocaína na coifa da marcha e com o trio a quantia de R$ 1.975.

drogas em Mimoso-ESMilitares do 9º Ba-talhão da Polícia Mi-litar, através de vá-rias denúncias de que no bairro Fu-nil em Mimoso do Sul, havia intenso tráfico de drogas, prenderam Ander-son da Silva de 33 anos; Ariana Gua-landi Mendel 35; Stefanie Faria 26 e a apreensão L.J.G.S de 14 anos. No lo-cal foram encontra-das 29 pedras de crack, 12 papelo-tes de cocaína, 25 buchas de maco-nha, R$ 182e uma pedra de crack pe-sando 50 gramas. O trio foi encami-nhado para o DPJ de Cachoeiro, estão presos por trafico de drogas.

notaTom

eJUSTIÇACONVOCAAPROVADOS

A lista com os nomes dos convocados para o Teste de Aptidão Física do con-curso da Secretaria de Estado da Justiça (Sejus)

já está disponível. As chances são para Agente Penitenciário e Agen-te de Escolta e Vigilância Peniten-ciária. Os testes começarão no dia 18 de maio.

Os candidatos podem conferir a lista de habilitados para a segun-da etapa do processo seletivo no site da Fundação para o Vestibu-lar da Universidade Estadual Pau-

lista: http://www.vunesp.com.br. Os candidatos habilitados devem ficar atentos, pois os 1,2 mil pri-meiros de cada cargo convocados para a próxima etapa não farão os testes no mesmo dia. Os tes-tes ocorrerão em dias e horários diferenciados. O concurso oferece 250 vagas para agentes penitenci-ários e 250 para agentes de escol-ta e vigilância. O salário inicial é de R$ 2.156,70.

leia mais notícias no portal folhadoes.com

as chances são para agente Peni-tenciário e agente de Escolta e Vi-gilância Penitenciária. os testes começarão no dia 18 de maio.

Da Redação

os testes de aptidão física começarão no dia 18 de maio para os aprovados no concurso

Page 15: JORNAL 01/05/2013

15www.folhadoes.comFolha do E. Santo

01 de Maio 2013 - Quarta-feirapolícia :.Preso com arma e drogaPoliciais Militares do 9º batalhão da Polí-cia Militar, em patru-lhamento no bair-ro Rubem Braga, por volta de 2h des-ta terça-feira (30). Terminou na Prisão de Claudinei Pru-cho Ribeiro de 20 anos, com drogas e arma e dinheiro pro-veniente da venda de entorpecentes.De acordo com os militares, o local e constantemente denunciado devido ao intenso tráfico, o acusado estava em atitude suspei-ta no momento que a guarnição passa-va no local. Após a abordagem foi en-contrado com ele uma espingarda ca-libre 12 , 23 perdas de crack e R$ 70.

Morta a pedradasO corpo de uma mulher conheci-da como “Tieta” foi encontrado por populares, na ma-drugada de ontem, no bairro Bela Vis-ta, em Cachoeiro de Itapemirim-ES.De acordo com a Polícia Militar pe-las marcas da vio-lência, a vítima foi morta a pedra-das e pauladas. Os policiais infor-maram ainda, que o crânio foi esma-gado e que várias pedras foram en-contradas perto do corpo. O caso foi encaminha-do para a Delega-cia de Crimes Con-tra a Vida, e até o momento nenhum suspeito foi preso.

Na manhã de ontem (30), na rodovia do Valão, em Cachoeiro de Itapemi-rim-ES, um grave aciden-te matou o idoso Graci-

liano da Silva Castro de 78 anos e deixou três pessoas feridas.

Segundo a Polícia Militar, um VW Gol placa MPO-5722 que seguia em direção ao Centro da cidade, bateu de frente com uma Hilux pla-ca MTS-8338, que com o forte im-pacto, o veiculo capotou. Graciliano que estava no carona do Gol e mor-

reu na hora. No momento do acidente, ele era

levado para realizar um exame de vista. O motorista Ely Ferreira Les-sa, de 53 anos e a esposa da ví-tima Ignez Previsol de Castro, de 69 anos, foram socorridos e leva-dos para a Santa Casa de Miseri-córdia de Cachoeiro. Segundo in-formações, eles estão internados e passarão por procedimentos cirúr-gicos.

leia mais notícias no portalfolhadoes.com

Da Redação

Graciliano que estava no carona do Gol e morreu na hora

ACIDENTEMATA UME FERE TRÊS

Segundo informações, eles estão internados e passarão

por procedimentos cirúrgicos.

notaTom

e

Graciliano da Silva Castro

Page 16: JORNAL 01/05/2013

O coronel João Antônio Darós, encerrou suas ati-vidades na corpo-ração do Corpo de Bombeiro de Ca-choeiro em alto estilo. Caminhou mais de 130 km no trajeto Vitória x Cachoeiro. Na chegada o coro-nel foi homenage-ado com um ba-nho de mangueira utilizada no com-bate a incêndios. Agora, Daróz, en-tra para a reser-va, mas, quem co-nhece sabe que não vai viver vida de aposentado.

Aposentou

Marcos Tristão - [email protected]

O casal André Ghazi e Ingrid Coelho participam do grupo Aventura a vista e visitam belas paisagens de nossa região

Quem comemo-rou nesta sema-na é o palestrante e consultor Ro-mário Vargas. In-centivador de um comércio mais ar-rojado e com ex-celente atendi-mento, Romário estará ministran-do palestra no au-ditório da Acisci. Parabéns!

Sion

Aniversário

Vai abrir um japa novo em Cacho-eiro. Os empre-sários Márcio e fabrício Araú-jo vão investir na culinária orien-tal e contempo-rânea. A inaugu-ração será junho. Toda arquitetura está sendo pla-nejada pela pro-fissional Bruna Guio. Sem dúvi-da, tudo de mui-to bom gosto.

Abertura

A boutique Sion, lançou no último dia (25) espaço ex-clusivo para moda “festas”. Vestidos longos, para aten-der os clientes mais exigentes do mercado.

A série de crônicas sobre Rubem Bra-ga, publicada na revista Leia, deno-minada “Encontros com Braga” pode virar livro. A nego-ciação está sendo feita entre o advo-gado wilson Már-cio Depes e o di-retor executivo da revista, Jackson Ju-nior. A Revista Leia, que está sob o co-mando de Jackson Junior, tem o maior interesse em cui-dar do livro.

Livro

Uma bela família. Paula Mirinha, Thiago, Nuno Mirinha e Marina