jaci, na mitologia tupi-guarani é a

8
História: Jaci, na mitologia Tupi-Guarani é a deusa da Lua, a protetora das plantas, dos amantes e da reprodução. Ela foi criada por Tupã e é irmã de Guaraci. É para Jaci que as índias rezam por proteção e pelo regresso de seus mari- dos que saíram pra caçar ou guerrear. Ela, atendendo essas preces, desperta a saudade no coração dos caçadores e guerreiros, para que estes voltem para o colo de suas esposas e cuidem de suas familias. Origem: Tupi-Guarani Outros Nomes: Deusa protetora das Plantas Deusa protetora dos Amantes Deusa da Reprodução Deusa mãe do Céu Rainha da Noite Mãe dos Frutos História: Ceuci, é uma deusa virginal tupi-gua- rani, protetora das lavrouras e das moradias. Era filha do deus Tupã e mãe de Jurupari. Sendo uma virgem e sem nenhum consorte, sua gravidez se deu de forma miraculosa. Origem: Tupi-Guarani Outros Nomes: Deusa da Moradia e da Lavoura Mãe do pranto Deusa virgem

Upload: others

Post on 08-Jul-2022

21 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Jaci, na mitologia Tupi-Guarani é a

História:Jaci, na mitologia Tupi-Guarani é a deusa da Lua, a protetora das plantas, dos amantes e da reprodução. Ela foi criada por Tupã e é irmã de Guaraci.É para Jaci que as índias rezam por proteção e pelo regresso de seus mari-dos que saíram pra caçar ou guerrear. Ela, atendendo essas preces, desperta a saudade no coração dos caçadores e guerreiros, para que estes voltem para o colo de suas esposas e cuidem de suas familias.

Origem: Tupi-Guarani

Outros Nomes:Deusa protetora das PlantasDeusa protetora dos AmantesDeusa da ReproduçãoDeusa mãe do CéuRainha da NoiteMãe dos Frutos

História:Ceuci, é uma deusa virginal tupi-gua-rani, protetora das lavrouras e das moradias. Era filha do deus Tupã e mãe de Jurupari. Sendo uma virgem e sem nenhum consorte, sua gravidez se deu de forma miraculosa.

Origem: Tupi-Guarani

Outros Nomes:Deusa da Moradia e da LavouraMãe do prantoDeusa virgem

Page 2: Jaci, na mitologia Tupi-Guarani é a

História:Yebá Bëló, a mulher que apareceu do nada, é a figura principal no mito de criação dos índios dessanas (Que viveram no alto do rio Negro, fron-teira do Brasil com Colômbia.De sua iluminada morada de quartzo, ela criou todo o Universo e os seres vivos que nele vivem. Os seres hu-manos foram criados a partir do ipadu (folha de coca) que ela mascava.

Origem: Tupi-Guarani

Outros Nomes:A não criada;A mulher que apareceu do nada;A avó do universo;

História:Certa vez, Ticê utilizou seus encantos para não ser atingida pela loucura e morte que eram causados pelos olhos de Anhangá, o deus do submundo. Assim, com ambos podendo se olhar diretamente nos olhos, eles se apaixo-naram. Anhangá então casou-se com Ticê e a levou para reinar ao seu lado no submundo, assim tornando-a uma deusa.

Origem: Tupi-Guarani

Outros Nomes:Deusa do SubmundoFeiticeira

Page 3: Jaci, na mitologia Tupi-Guarani é a

História:Obá, Orixá africana do Rio Oba ou rio Níger, primeira esposa de Xangô, iden-tificada no jogo. Obá é a deusa da guerra e do poder, seu culto está rela-cionado ao rio Obá, as águas em seu culto fazem referência aos afetos.

Origem: Africana

Outros Nomes:Deusa do amor e da paixão incon-trolávelDeusa da Guerra e do Poder

História:Deusa do amor, Orixá das águas, Oxum é aquela que mantém em equilíbrio as emoções, da fecundidade e da nature-za. Mãe gentil dos povos antigos e dos novos, é ela que renova e intercede por nós em todas as situações.

Origem: Africana

Outros Nomes:deusa do amor

Page 4: Jaci, na mitologia Tupi-Guarani é a

História:A grande Deusa Oyá ou Deusa Yansã é uma Deusa Yorubá dos ventos e tem-pestades. Guerreira e poderosa ela é considerada a irmã de Xangô o Orixá das tempestades, ou uma de suas três esposas juntamente com a Deusa Oxum e a Deusa Oba. Ela pode se manifestar como uma calma brisa ou um podero-so ciclone. Ela também acompanha o Deus quando suas tempestades elétri-cas estão presentes, destruindo prédios e arrancando árvores.

Origem: africana

Outros Nomes:deusa da tempestadedeusa da forçadeusa dos ventosdeusa do fogo

História:Iemanjá é um orixá feminino (divin-dade africana) das religiões Can-domblé e Umbanda. O seu nome tem origem nos termos do idioma Yorubá “Yèyé omo ejá”, que significam “Mãe cujos filhos são como peixes”.

Origem: Africana

Outros Nomes:Deusa do marrainha das águasMãe da água

Page 5: Jaci, na mitologia Tupi-Guarani é a

História:Hel é a deusa do reino dos mortos, É filha de Loki e da gigante Angrboda.Hel foi banida por Odin para o mundo inferior que recebeu seu nome, Helheim.Lá, recebeu o poder de domi-nar nove mundos , onde distribui aqueles que lhe são enviados. Um Deusa justa, quando os espíritos dos bondosos, dos doentes e dos idosos eram trazidos à sua presença, ela cuidava deles e lhes dava conforto.

Origem: Mitologia

Outros Nomes:Hela;Deusa dos mortos

História:Sif é deusa da colheita e dos grãos. O irmão de deu marido thor, deus od trovões, cortou seu cabelo enquanto dormia. Loki foi forçado a substituí-lo com fios de ouro feitos pelos anões para não ser condenado por sua brincadeira. Sif é a deusa Asynjor da excelência e habilidade em combate, e é retratada como uma deusa guerreira. Aprecia os guerreiros leves e habilidosos, que não dependem só da força bruta.

Origem: Nordica

Outros Nomes:Deusa da colheita

Page 6: Jaci, na mitologia Tupi-Guarani é a

História:Freia é a deusa do amor. Filha de Njord, o deus do mar e Skadi deusa do gelo, e irmã de Frey, ela é a deusa do amor, da beleza, da sensualidade, da guerra e morte, da música e das flores.É também a deusa da magia, da adivinhação e da sabedoria, é líder das valquírias, condutoras das almas dos mortos em combate. Segundo a mitologia, suas lágrimas viravam ouro na terra e âmbar no mar.

Origem: Mitologia

Outros Nomes:MardollO brilho do mar

História:Frigga é a Deusa-Mãe da dinastia de Aesir na mitologia nórdica. é a deusa da fertilidade, do amor e da união. É também a protetora da família, das mães e símbolo da doçura. Tem o poder da profecia. Frigga é a filha de Fjorgyn, versão masculina da terra

Origem: Nordica

Outros Nomes:Deusa mãeFricka

Page 7: Jaci, na mitologia Tupi-Guarani é a

História:Benzaiten, ou Benten, é a deusa de tudo que flui: palavras, eloquência, água ou música. No Japão ela representa umas das sete deusas da sorte.

Origem: Japonesa

Outros Nomes:Benten

História:Amaterasu é a deusa do sol, mas também do universo. Suas criadas teciam cotidianamente um quimono da cor do tempo, Todos os dias de manhã, ela saía com seu quimono para iluminar a Terra. A deusa nasceu do olho esquerdo de Izanagi ,divindade responsável pela criação do mundo

Origem: Japonesa

Outros Nomes:Amaterasu-ōmikamŌhirume-no-muchi-no-kami Grande Deusa que ilumina o céu

Page 8: Jaci, na mitologia Tupi-Guarani é a

História: Konahana Sakuya é a deus das flores, montanhas e vulcões, Representa também o ciclo da vida e da morte, assim como o desabrochar das cerejeiras. No Monte Fuji está situado o templo de Sengen-sama. Conta a lenda que nos primórdios, a Deusa escoltada por servos invisíveis aos olhos mortais, pairava em uma nuvem acima da cratera, atirando em suas profundezas qualquer peregrino que se aproximar-se sem um coração puro.

Origem: Japonesa

Outros Nomes:Deusa da flores e montanhasDeusa do monte Fuji

História:Izanami é a deusa da criação, junto com seu irmão Izanagi, foram responsáveis pela criação do mundo e de outras divindades na mitologia japonesa. Agitando uma lança com pedras preciosas no mar salgado criaram a primeira ilha do mundo.

Origem: Japonesa

Outros Nomes:Deusa da criação