instrumento da paz - dez 2012/jan 2013

16
A Sagrada Família ANO 9 - Nº 69 - DEZEMBRO 2012/JANEIRO 2013 - DISTRIBUIÇÃO GRATUITA Página 04 Batismo Saiba mais sobre este sacramento em uma série de três capítulos. Página 07 Alimentação Uma alimentação saudável nas férias. É possível? Página 09 O Presépio Você sabia que quem “inventou” o presépio foi São Francisco? Página 06

Upload: sao-francisco-gopouva

Post on 26-Mar-2016

229 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Nesta edição: A sagrada família, Batismo, o Presépio e muito mais.

TRANSCRIPT

A Sagrada Família

ANO 9 - Nº 69 - DEZEMBRO 2012/JANEIRO 2013 - DISTRIBUIÇÃO GRATUITA

Página 04

BatismoSaiba mais sobre este sacramento em uma série de três capítulos.

Página 07

AlimentaçãoUma alimentação saudável nas férias. É possível?

Página 09

O PresépioVocê sabia que quem “inventou” o presépio foi São Francisco?

Página 06

Instrumento da Paz | Dezembro 2012 - Janeiro 20132

Responsáveis: Pe. José Miguel da Silva FilhoJornalista Resp.: Nany Cardoso de Lima MTB 70.433Editoração Eletrônica: Ronaldo SantosImpressão: Gráfica Pana Fone: 11 3209-3538Paróquia S. Francisco de Assis - Rua Francisco Polilo, 24 - GopoúvaEmail: [email protected]: 3.000 exemplares - www.saofranciscogopouva.com.br

Expediente paroquialSecretaria: Segunda a Sexta: 09h às 12h / 14h às 19h - Sábados: 09h às 12h

Missas: Segunda, Quartas e Sextas às 19h30Sábados às 18hDomingos às 8h, 10h e 18h

Email: [email protected]ço: Rua Francisco Polilo, 24 - Gopoúva - Fone: 2447-0814 e 2408-2772

Carta da redaçãoNatal de novo?

Querido(as) amados(as) de Deus.

Pode ser que haja esta pergunta mencionada acima: Natal de novo?! E mais ainda: Mas ele não nasceu de uma vez por todas?

Posso partilhar com vocês o seguinte: A maravilhosa graça acontecida na nossa vida foi a vinda do filho de Deus que se entregou e deu a vida por nós. Celebrar o seu Natal é o ato gratuito de amor que devemos sempre manifestar porque chegou até nós a doação total para sermos felizes através de Jesus, pois Ele mesmo disse que veio para que todos tenham vida (Jo 10, 10).

Alegremo-nos com o coração em festa levando esta mesma alegria através do amor que existe em nossos corações para ser partilhado; onde sempre brilha o perdão, a compreensão a unidade, a solidariedade aos irmãos e principalmente a caridade... O Natal acontece todos os dias, nasce e renasce a vida. A disposição, o entusiasmo para bendizer a Deus e servi-lo, estão dentro de nós, pois assim nós diz São Paulo Apóstolo: “O amor de Deus foi derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado (Rom 5,5).

A maravilhosa graça do Natal do Senhor, acontecerá sempre em nós. Sejamos como Maria: “Eis aqui a serva do Senhor, faça-se em mim segundo a vossa palavra” (Lc 1,38).

Façamos como José: “José fez como o anjo do Senhor o havia mandado...” (Mt 1,24). Façamos como Jesus aos doze anos que era obediente aos seus pais, “...e lhes era submisso...” (Lc 2,51). Quem faz a vontade de Deus é feliz e torna-se uma pessoa de esperança e da frutos a partir de Jesus que é o verdadeiro Natal em nossas vidas.

Agora convido a rezar comigo assim:

“Bendito seja o Senhor, Deus de Israel, porque visitou e resgatou o seu povo, e suscitou-nos um poderoso Salvador, na casa de Davi, seu servo (como havia anunciado, desde os primeiros tempos, mediante os seus santos profetas), para nos livrar dos nossos inimigos e das mãos de todos os que nos odeiam. Assim exerce a sua misericórdia com nossos pais, e se recorda de sua santa aliança segundo o juramento que fez a nosso pai Abraão: de nos conceder que, sem temor, libertados de mãos inimigas, possamos servi-lo em santidade e justiça, em sua presença, todos os dias da nossa vida. E tu, menino, serás chamado profeta do Altíssimo, porque precederás o Senhor e lhe prepararás o caminho, para dar ao seu povo conhecer a salvação, pelo perdão dos pecados. Graças à ternura e misericórdia de nosso Deus, que nos vai trazer do alto a visita do Sol nascente, que há de iluminar os que jazem nas trevas e na sombra da morte e dirigir os nossos passos no caminho da paz. O menino foi crescendo e fortificava-se em espírito, e viveu nos desertos até o dia em que se apresentou diante de Israel.” (Lc 1, 68 - 80)

Feliz Natal com Jesus, Deus lhe abençoe Pe. José Miguel

/saofranciscogopouva [email protected] www.saofranciscogopouva.com.br

É Natal... Momento de paz, onde as pessoas se abraçam, se entendem, se cumprimentam e comunicam a verdadeira felicidade que vem. Onde Deus se faz presente em cada coração, se comunicando através de cada oração, em cada família.

Queremos desejar que seus passos nunca estejam sós, que sejam sempre amparados pelas vozes daqueles que promovem a paz comunicando Espírito Santo sobre toda a face da Terra.

Que possamos cada vez mais ser Instrumentos da Paz em nossas casas, em nosso trabalho e em nossas paróquias.

Que Nossa Senhora da Comunicação juntamente com São José neste Natal, anuncie Jesus, nosso Salvador, em nossos corações.

Feliz Natal e um excelente Ano Novo!

Equipe Pascom

Instrumento da Paz | Dezembro 2012 - Janeiro 2013 3

SantosImaculada Conceição

8 de Dezembro

Na Bíblia, no Livro do Gênesis, Deus criou o homem e a mulher, colocando-os no Jardim de Éden. Deus deu uma ordem ao homem: “Você pode comer de todas as árvores do jardim. Mas não pode comer da árvore do conhecimento do bem e do mal, porque no dia em que dela comer, com certeza você morrerá” (Gn 2, 15-17). Mas a mulher, enganada pela astúcia de uma serpente, comeu do fruto proibido e ofereceu ao homem, que também comeu (Gn 3, 1- 24). O homem e a mulher desobedeceram a Deus. A desobediência é o pecado original.

Maria, mãe de Jesus, foi concebida sem este pecado da desobediência. Daí o título de Nossa Senhora Imaculada Conceição.

Este título foi definido em 1854, pelo Papa Pio IX através da bula Ineffabilis Deus.

Outros muitos documentos da Igreja atestam que Maria é Imaculada, dentre eles o Catecismo da Igreja Católica no parágrafo 2177.

As raízes dessa devoção se reportam ainda aos primeiros séculos da Cristandade.

Já os Padres da Igreja do Oriente, de fato, ao exaltar a Mãe de Deus, usavam expressões que a colocavam acima do pecado original.

Maria vem como a preparação radical para a vinda do Messias. De fato, Maria obedeceu à aquilo que Deus preparou para ela, e ensina-nos a plena disponibilidade, portanto, Maria é a preparação mais perfeita para que possamos acolher verdadeiramente o Verbo de Deus que se fez carne.

Jesus, o nosso Salvador, nasceu desta mulher que viveu, plenamente, a vontade de Deus.

Oremos à Imaculada Conceição:

Nossa Senhora Imaculada Conceição que fostes concebida sem o pecado original e por isto merecestes este título, que soube tão perfeitamente servir a Deus. Nós vos pedimos que nos alcanceis através do vosso divino Filho o auxílio necessário para vencermos as tentações. Nos ensine a vencer o pecado da desobediência, que nos separa do nosso Criador e nos conduz a tantos outros pecados.

Nossa Senhora Imaculada Conceição, rogai por nós pecadores.

Dezembro01 – Bem Aventurado Charles de Foucauld02 – São Cromácio03 – São Francisco Xavier04 – São João Damasceno e Santa Bárbara05 – São Geraldo06 – São Nicolau07 – São Ambrósio08 – Nossa Senhora Imaculada Conceição09 – Santa Leocádia10 – Santa Joana Francisca de Chantal11 – São Damásio I e São Juan Diego12 – Nossa Senhora de Guadalupe13 – Santa Luzia14 – São João da Cruz15 – Santa Maria de Rosa16 – Santa Albina e Santa Adelaide17 – São Lázaro18 – São Rufo e São Zózimo19 – São Urbano V20 – São Domingos de Silos21 – São Pedro Canísio

22 – Santa Francisca Xavier Cabrini23 – São João Câncio e Santa Vitória24 – Santa Ermina e Santa Adélia25 – Natal de Jesus26 – Santo Estevão27 – São João Evangelista28 – Santos Inocentes29 – São Tomás Becket30 – São Salvino31 – São Silvestre I

Janeiro

01 – Maria, Mãe de Deus02 – Santo Basílio03 – Santa Genoveva04 – Santa Ângela de Foligno05 – Santo Simeão o Estilista06 – Dia de Reis Epifania do Senhor07 – Santo Raimundo de Penhaforte08 – Santo Severino09 – Santo Adriano

10 – São Guilherme de Bourges11 – Santo Teodósio12 – Santo Arcádio13 – Santo Hilário de Poitiers14 – São Félix de Nola15 – São Mauro16 – Santo Marcelo I17 – Santo Antão18 – Santa Prisca19 – Santo Canuto IV20 – Santo Sebastião21 – Santa Inês22 – Santo Vicente Pollotti23 – Santo Ildefonso24 – Santo Francisco de Sales25 – A Conversão de São Paulo26 – Santo Timóteo e São Tito27 – Santa Ângela de Mérici28 – Santo Tomás D’Aquino29 – Santo Valério de Treviri30 – Santa Jacinta de Mariscotti31 – São João Bosco

Santo de cada dia

por Gilberto Argeri Dias - Pascom

Instrumento da Paz | Dezembro 2012 - Janeiro 20134

A Sagrada Família

Para os que pensam com a razão, pode ser difícil entrar no entendimento, e na intimidade desta Santa Família, mas é isso que tentarei fazer através deste texto. Assim poderemos compreender este exemplo que o Senhor nos deixou sobre a família.

Em primeiro lugar falaremos de Nossa Senhora, se considerarmos tudo quanto ela é, nós veremos um acúmulo de perfeições criadas. Maria nasceu com a missão exclusiva de ser mãe de Jesus, de criar o Filho de Deus. Foi assim que Deus quis. Ele quis que Seu Filho viesse ao mundo feito homem e tivesse uma mãe biológica; e Maria foi a escolhida. Desde sempre ela foi a escolhida para ser mãe do Filho.

Por ser mãe, nas bodas de Canaã ela pode intervir, adiantando assim o plano de salvação, mostrando o Senhorio de Jesus, e também a educação que Ele teve dentro de sua família, obedecendo ao que sua mãe diz: “Fazei tudo o que ele vos disser”.

E em seu coração Maria tudo guardava. Ela aceitava toda missão de Deus em sua vida. E sendo mãe, podemos dizer que seu discurso é o mesmo de João Batista: “É preciso que Ele cresça e que eu diminua”.

No dia de Sua morte, no alto da cruz, Jesus nos deu Maria como mãe. O Seu sangue derramado foi o preço da nossa salvação, e ainda

assim ele nos entregou Maria como nossa mãe, e esse desde sempre foi o plano que o Pai concebeu. Em Seu coração, Maria seria a mãe de Seu Filho e mãe de todos, e sendo assim Jesus se torna o primogênito de uma multidão de irmãos.

Agora vamos falar um pouco sobre José. Ele também foi escolhido por Deus, para ser o pai adotivo de Jesus e esposo de Maria. Pai do Rei do Universo, pai do Senhor dos senhores, do Deus feito homem, por obra do Espírito Santo. Escolhido semelhante à Maria. E podemos dizer que José foi condição indispensável para a vida de Jesus.

São Mateus narra o nascimento de Jesus, o Filho de Davi. Podemos assimilar aqui a

Instrumento da Paz | Dezembro 2012 - Janeiro 2013 5

escolha fundamental de José, e sua contribuição para a salvação. José como descendente de Davi assume Maria como esposa, e Jesus como Filho. Sendo assim, Jesus é Filho de Davi em José, pois José é assumidamente seu pai.

José apostou toda sua vida em Maria e Jesus. Esse foi seu ato de fé que atingiu toda a sua vida. Ele viveu somente para os dois. Imagine o carinho que José tinha com Maria, e que Maria tinha com ele. José abriu a mão se ser pai biológico, situação que era muito importante entre os judeus, para viver única e exclusivamente para Jesus e Maria.

Com certeza José esperava ter uma vida normal e boa com Maria, com filhos, netos. Mas através do Espírito Santo ele abriu mão de tudo isso. Ele aceitou não ser pai de ninguém, para contribuir com os planos de Deus. Que beleza ele viveu.

E em família? Jesus, Maria e José. Como será que eles viviam?

Maria amou José e Jesus com amor incondicional. Ensinou Jesus a falar, caminhar. Cuidava dos afazeres da casa. José por sua vez como homem e bom profissional, educava e ensinava tudo o que sabia a Jesus. Tanto que Jesus era reconhecido como o “Filho do carpinteiro”.

Que maravilha não viveram ali. Jesus como Filho de Deus, o Deus entre nós, aprendendo a viver como homem, sendo educado como homem, sofrendo as dores dos homens. Mas amparado

por um homem e uma mulher que rejeitaram suas vidas para viver o que Deus queria.

Imagino Maria e José em suas orações diárias dizendo a Deus: “Eis aqui os servos do Senhor, faça em nós, segundo a Tua palavra.”

Como é linda a vocação para a família. Deus confiou no homem e lhe entregou uma mulher, do mesmo modo que entregou Maria a José. Deus, que é Pai, deu ao homem a missão de ser pai e a mulher a missão de ser mãe. Confiou-lhes filhos para criar. São filhos de Deus, mas foram entregues aos homens para serem cuidados.

E foi aí que Jesus nasceu. Em meio a este amor mútuo entre Maria e José, Jesus veio somar. Em uma noite fria, junto aos animais de uma estrebaria, mas com o calor de uma Família, família essa escolhida e constituída por Deus.

Essa Família Santa é exemplo de vida para as nossas famílias. Que marido e mulher possam se amar pela graça do matrimônio. Que eles possam entregar suas vidas por seus filhos. Que os filhos amem e respeitem seus pais e irmãos.

Neste Natal, convido você a fazer a entronização da Sagrada Família em seu lar, através do presépio, de uma imagem ou um quadro. Afim de que Jesus nasça a cada dia onde você mora, reconhecendo-o como Rei e Senhor da sua casa.

Jesus, Maria e José precisam ser encontrados em nossa casa para que nós e nossa família sirvamos ao Senhor. Que Jesus, Maria e José sejam nossos donos, os senhores da nossa casa.

“Jesus, Maria e José, minha família vossa é.”

Capa/A Sagrada Família

Convido você a fazer a entronização da Sagrada Família

em seu lar...

por Ronaldo Santos - Pascom

OraçãoSagrada família, Jesus, Maria e

José, nós vos agradecemos pela convivência exemplar que tivestes

no cumprimento da vontade do Pai.

Que em nossos lares floresçam as virtudes que animaram o vosso lar em Nazaré: caridade, humildade, diálogo, compreensão e ternura. Intercedei por todas as famílias que hoje passam por grandes

dificuldades e crises.

Queremos também pedir a graça de sempre colaborar com a nossa vida e testemunho, para que todas as famílias descubram os caminhos

do amor, da compreensão, do diálogo sincero e da paz. Jesus, Maria e José, rogai a Deus por

todas as famílias.

Amém!

Instrumento da Paz | Dezembro 2012 - Janeiro 20136

Nascidos da devoção cristã, os presépios são montados desde o tempo dos primeiros cristãos. A representação plástica da época de Jesus tinha uma função educativa - servia para contar uma história ou registrar um acontecimento para os iletrados. Que eram maioria na sociedade. Essa função está preservada até hoje. Quem monta um presépio, mesmo sem saber, recria o nascimento de Jesus e traz para a sala de estar o espírito de renovação e benevolência contido na simbologia do Natal.

Embora os cristãos festejem o nascimento de Jesus desde o século III, o culto à natividade só surgiu no século seguinte com Santa Helena, mãe do imperador Constantino de Roma. As pequenas esculturas representando os personagens envolvidos no nascimento de Jesus começaram a surgir como instrumentos desse culto. E a força que envolve esta arte foi gerada por São Francisco de Assis, que muitos apontam como o “inventor” do presépio. São Francisco viveu obcecado por compreender e imitar com perfeição, atenção, esforço, dedicação e fervor os passos de Nosso Senhor Jesus Cristo no seguimento de sua doutrina, conforme explica Tomás de Celano, em “Vida I”, primeira biografia de São Francisco de Assis. A representação teatral realizada por São Francisco em 1223, numa gruta perdida na mata ao redor do povoado de Greccio, no Vale da Umbria, na Itália, três anos antes de morrer, inaugurou o que hoje conhecemos como “presépio

vivo” e definiu o conceito que norteia os presépios atuais - sejam eles encenados ou representados por esculturas.

O objetivo desta representação era permitir que as pessoas mais simples entendessem a encarnação descrita nas escrituras, absolutamente incompreensível para os que não eram estudiosos. Não havia menino Jesus. São Francisco queria que as pessoas trouxessem Jesus no coração. Segundo frei Pedro, há relatos contando que, apesar de não haver crianças presente, nesta noite todos ouviram o choro de um bebê no auge da encenação. Foi talvez a primeira “vivência” de que se tem notícia na história - técnica atualmente muito usada nos consultórios psicológicos.

O presépio não é feito só de imagens. Há um ritual que deve ser seguido por aqueles que se dispõem a preservar o costume, determinado pela liturgia cristã e enriquecido pelas crendices populares. Abaixo estão relacionadas as “regras da liturgia”:

1. O presépio deve ser montado quatro domingos antes do Natal.

2. O menino Jesus só aparece em cena na noite do dia 24.

3. Os Reis Magos ou são colocados no final de uma estradinha, que vai terminar na manjedoura, e diariamente movimentados em

direção a ela, de forma que só estejam diante do Menino Jesus no dia 6 de janeiro, ou então só aparecem neste dia.

4. A data correta para desmontar é no batismo de Jesus, que tem data móvel. Depois disso a Sagrada Família parte em fuga para o Egito. Em algumas regiões, o presépio é substituído por cenas da fuga.

5. É comum - e recomendável - que se acendam incensos durante todo o tempo que o presépio permanecer montado. Frei Pedro Pinheiro recomenda o incenso litúrgico, que pode ser mantido aceso com carvão ativado, o que irá garantir um perfume suave no ambiente.

No Brasil, a tradição dos presépios chegou com os missionários jesuítas, encarregados de evangelizar os índios e cuidar para que os europeus que viviam aqui não se entregassem por inteiro aos prazeres mundanos.

Há informações de que o padre jesuíta José de Anchieta, no início da colonização brasileira, teria moldado figuras de presépio em argila com a ajuda dos índios para incutir-lhes a tradição e também para honrar Jesus no Natal.

Fonte: Livro Fontes Franciscanas

O presépio

Por Sergio Mathias - Pascom

Instrumento da Paz | Dezembro 2012 - Janeiro 2013 7

Refletiremos um pouco sobre os sacramentos da igreja, através do Catecismo da Igreja Católica que nos ensina e nos mostra como o homem uniu-se à Deus. Segundo o Catecismo, os sacramentos estão categorizados

em: 1) Sacramentos da iniciação cristã (batismo, confirmação – crisma e Eucaristia); 2) Sacramentos de cura (penitência – confissão, unção dos enfermos); 3) Sacramentos a serviço da comunhão e da missão (ordem e matrimônio).

Começaremos nosso estudo pelo Batismo, ele é o caminho do reino da morte para a vida, a porta da Igreja e o começo de uma comunhão duradoura com Deus. Nesse sacramento o homem une-se a Cristo, pois ele é uma aliança com Deus, e a condição prévia para receber os outros.

A denominação “Batismo” é baseado em seu próprio ritual ao qual é realizado: Batizar (“baptízein” - em grego) significa “mergulhar”, “imergir”, o “mergulho” na água simboliza o sepultamento do catecúmeno na morte de Cristo, da qual com Ele ressuscita como “nova criatura”. (2Cor 5,17; Gl 6,15).

Este sacramento também é chamado “o banho da regeneração e da renovação no Espírito Santo” (Tt 3,5), significa que realiza este nascimento a partir da água e do Espírito, e sem o qual “ninguém pode entrar no Reino de Deus”. (Jo 3,5) No Antigo Testamento encontram-se várias prefigurações do batismo: a água, fonte

de vida e de morte; a arca de Noé, que salva por meio da água; a passagem do Mar Vermelho, que liberta Israel da escravidão do Egito; a travessia do Jordão, que introduz Israel na Terra Prometida, imagem da vida eterna. O próprio Jesus Cristo se fez batizar por João Batista, no Jordão: na cruz, do seu lado trespassado, derramou Sangue e Água, sinais do batismo e da Eucaristia, e depois da Ressurreição confia aos apóstolos esta missão: «Ide e ensinai todos os povos, batizando-os no nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo» (Mt 28, 19-20). A Igreja, desde o dia de Pentecostes, administra o batismo a quem crê em Jesus Cristo. O batismo aparece sempre ligado à fé: “Crê no Senhor e serás salvo, tu e tua casa”, declara São Paulo a seu carcereiro de Filipos (At 16, 31-33). Pelo Espírito Santo, o Batismo é um banho que purifica, santifica e justifica. O Batismo é, pois, um banho de água no qual “a semente incorruptível” da Palavra de Deus produz seu efeito vivificante.

Em continuidade a este estudo, iremos refletir na próxima edição sobre o ritual do Batismo, como acontece e como é celebrado o sacramento do Batismo. Paz e bem!

Papa Bento XVI abriu oficialmente o Ano da Fé no dia 11 de outubro com uma Santa Missa realizada no Vaticano. O Ano da Fé é um tempo próprio para redescobrir, aprofundar e viver a fé católica. Até o dia 24 de novembro de 2013, quando será encerrado o Ano da Fé, o Santo Padre propõe várias iniciativas para os católicos crescerem nessa virtude, entre elas, estudar o Catecismo da Igreja Católica, intensificar o testemunho cristão e crescer em obras de caridade e no amor fraterno.A logomarca acompanhará toda a trajetória do Ano da Fé, carregada de um significado próprio. Entenda cada parte deste logo:

No campo quadrado e com borda, encontra-se simbolicamente representada a nau (barca), imagem da Igreja, que navega sobre águas sutilmente esboçadas no desenho.

O mastro principal é uma cruz que iça as velas. Estas por sua vez, realizam o Trigama de

Cristo (IHS= iniciais que identificam Jesus Cristo desde os primeiros séculos da Igreja).

Ao fundo, aparece o sol que, associado ao Trigama, remete à Eucaristia.

A Igreja é como uma barca nas águas do mar deste mundo, conduzida pelo sopro do Espírito e direcionada por Aquele que é sua Cabeça, Jesus Cristo, que, por Sua Paixão Morte e Ressurreição, reconciliou o mundo com Deus e permanece conosco na Eucaristia, penhor de nossa salvação. Essa é a fé que professamos.

Fonte: Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro

A luz da Igreja

por Nany Cardoso - Pascom

O Ano da Fé: Definição da logomarca

Série Sacramentos - O Batismo I

por Fábia Coelho - Pascom

Instrumento da Paz | Dezembro 2012 - Janeiro 20138

No dia 25 de Dezembro comemoraremos a grande festa da Esperança. O dia em que o menino Deus veio ao mundo. O dia em que Jesus Cristo, Deus de Deus e Luz da Luz, tornou-se homem.“... Maria deu à luz um filho. E José deu a ele o nome de Jesus...” (Mt 1, 25).

É tempo de esperança, de alegria e de festa, porque o Filho de Deus está em nosso meio. Lembrar-se do dia em que Jesus veio a Terra, para nós católicos é motivo de muita graça, pois a salvação da humanidade começou a partir desse exato momento. O momento do nascimento de Jesus.

“Quando entraram na casa, viram o menino com Maria, sua mãe. Ajoelharam-se diante dele, e lhe prestaram homenagem. Depois, abriram seus cofres, e ofereceram presentes ao menino: ouro, incenso e mirra...” (Mt 2, 11).

A atitude dos magos ao entrarem na casa onde Jesus estava com Maria deve servir de exemplo para nós, ou seja, devemos ajoelhar diante do menino nos braços da Mãe. Devemos

presentear o Filho de Deus abrindo nossos cofres que são os nossos corações e entregar-lhe os presentes que são as nossas orações, nossos louvores, nossa adoração. “... o anjo disse aos pastores:...Eu anuncio a vocês a Boa Notícia... hoje na cidade de Davi, nasceu para vocês um Salvador... De repente, juntou-se ao anjo uma grande multidão de anjos. Cantavam louvores a Deus, dizendo: Glória a Deus nas alturas e paz na terra aos homens por ele amados...” (Lc 2, 10-13).

Junto com os anjos e os santos devemos também na Santa Missa glorificar o nome de Deus, entoando o hino de louvor: “Glória a Deus nas alturas e paz na terra aos homens por ele amados”. Rezar pedindo a Deus que Jesus nasça no interior dos nossos corações.

Natal não é uma festa pagã em que celebramos um ser inexistente como o papai-noel, Natal é o nascimento de Jesus o nosso Deus e Senhor. Por isso presentear um irmão não é o mais importante, mas é relembrar o presente que Deus

nos deu: seu Filho Amado. Por isso ao presentear seu irmão, amigo ou parentes, não se deve esquecer de dizer: Jesus esteja em teu coração. E ao receber o presente responder: Amém, Deus abençoe.

Natal é tempo de festa e de louvor e não tempo de fogos e bebedeira. Natal é tempo de celebração, comunhão, ceia repleta de AMOR e UNIÃO. Natal é Solidariedade. Natal é ESPERANÇA.

Por isso com muita fé e alegria é que desejo a todos um Feliz Natal e que Deus abençoe a vida de cada família, cada paroquiano, cada pessoa desta imensa e maravilhosa família, que é a Igreja.

Que Maria Santíssima possa nos encher de muitas graças e bênçãos do céu e faça gerar e nós o Cristo, para que as pessoas vejam e nossos rostos o próprio Filho de Deus. Amém

Feliz Natal!

Natal, a festa da esperança

por Bruno Otenio - Seminarista

Instrumento da Paz | Dezembro 2012 - Janeiro 2013 9

Comportamento

Nany Cardoso

Férias, quem não gosta delas? Quando falamos de férias vem logo o sinônimo de descanso, busca por um maior bem-estar, momentos de lazer, de diversão, de novas alegrias e renovação das energias. Mas… alguém se preocupa com a alimentação nas férias?

Há quem pense que neste período a boa alimentação também “entra de férias”, puro engano. Com mais tempo para pensar em si mesmo, o melhor é pararmos para reavaliar como anda nossa alimentação, buscando assim um equilíbrio capaz de maximizar os benefícios de umas boas férias!

Dicas saudáveis para uma boa alimentação nas férias e período de viagens nas férias:

• Procure manter a rotina: horário para acordar, para fazer as refeições, para se divertir e para dormir; Faça de 5 a 6 refeições ao dia;

• Não fique mais de três horas sem se alimentar, evitando assim o jejum prolongado;

• Permita-se comer coisas que tem vontade, mas tenha cuidado para não exagerar;

• Evite “pular” o café da manhã, pois a primeira refeição deve garantir a energia necessária para aproveitar o dia inteiro;

• No café da manhã, inicie com frutas, suco, pão com queijo branco e Evite bolos, bolacha doce, pães recheados;

• Cuidado com os embutidos (mortadela, salame, presunto, etc). Eles carregam uma quantidade considerável de gordura, colesterol e sódio;

• Coma uma fruta no lanche da manhã e beba água;

• No almoço, inicie pelas saladas evitando as cremosas, com molhos e maionese, evite frituras, empanados, parmeggiana, prefira assados, grelhados ou cozidos, não esqueça dos legumes refogados;

• Cuidado com as sobremesas!

• Prefira alimentos integrais, pois eles contêm mais nutrientes e fibras, que fazem bem para o organismo;

• Mastigue bem os alimentos;

• No lanche da tarde, inclua uma fruta, ou uma barrinha de cereais ou um sorvete de frutas no palito;

• No jantar coma igual às recomendações do almoço, porém em quantidades reduzidas, pois o jantar deve ser a nossa menor refeição;

• Antes de dormir pode consumir uma xícara de chá, menos que contenha cafeína.

• Evite comer certos tipos de alimentos em exagero, como chocolates, doces, salgadinhos, frituras, refrigerantes, etc.

• Se está viajando, portanto fora de seu hábito alimentar de rotina, não exagere ao querer experimentar novos pratos, pois pode causar indigestão;

• Realize atividades físicas, ao menos uma caminhada.

• Beba pelo menos 1,5 litro de água durante o dia.

E lembre-se: apesar de férias serem sinônimo de diversão, não podemos descuidar da nossa saúde.

Caso contrário, no final das férias, novamente estaremos com a consciência pesada por termos adquirido aqueles ‘quilinhos a mais’, indesejáveis. Curta as férias da melhor maneira possível, aprendendo que:

Não deve tirar férias de uma boa alimentação.

Você é aquilo que come!

Alimentação equilibrada

por Dra Lilian Meira - Nutricionista

Férias:

Instrumento da Paz | Dezembro 2012 - Janeiro 201310

Aconteceu/Novena e Festa do Padroeiro

25/09 - 1º Dia - Pe. Salvador 26/09 - 2º Dia - Pe. Vinicius

28/09 - 4º Dia - Pe. Ednaldo

27/09 - 3º Dia - Pe. Bosco

30/09 - 6º Dia - Pe. Marcelo29/09 - 5º Dia - Carlos Gamberini

01/10 - 7º Dia - Pe. Elisio 02/10 - 8º Dia - Pe. Pelegrino 03/10 - 9º Dia - Pe. Gildarte

04/10 - Festa do Padroeiro - Celebração presidida por Dom Joaquim Justino Carreira.

Padres da várias localidades celebraram conosco por ocasião da festa e novena do nosso Padroeiro.

Desde o dia 25 de Setembro eles presentearam os fiéis com suas reflexões.

O ponto alto das festividades aconteceu no dia 04 de Outubro durante a Missa Solene presidida pelo Bispo da cidade de Guarulhos, Dom Joaquim Justino Carreira

e concelebrada pelo nosso pároco Pe. José Miguel.

Ao longo do dia os fiéis puderam participar de missas, cenáculo, trazer seus animais para serem abençoados, e a noite após a ultima celebração todos se reuniram no salão paroquial para festejarem este grande dia.

Instrumento da Paz | Dezembro 2012 - Janeiro 2013 11

Aconteceu

04/10 - Benção dos animais 04/10 - Celebração presidida por Pe. Miguel e concelebrado pelo Pe. Marcelo

04/10 - Festa do Padroeiro 11/10 - Abertura do Ano da Fé

12/10 - Missa em honra de N“ Sra Aparecida 25/11 - Assembleia Paroquiana

Curso de noivos25/11 - Inauguração da placa do Ano da Fé

“Eu sou a videira; vós, os ramos. Quem permanece em mim e eu nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer.” (Jo 15,5)

E assim se iniciou o 18º Encontro Estadual de Comunicação que aconteceu entre os dias 23 a 25 de Novembro em São Paulo com o tema “Mídias digitais: possibilidades e desafios para a evengelização”. O evento foi realizado pelo setor de comuncação Regional Sul 1 - CNBB.

Em resumo o encontro levou os participantes a entender que podemos evangelizar de muitas formas, e uma delas são os meios digitais. Mas isso só funcionará se deixarmos Jesus ser o centro, ser a videira, e nós através de seus “ramos” poderemos compartilhar o evengelho em todo lugar, e para todos.

“A Igreja não pode ficar fora desses novos meios, e sim fazer parte deles, dessa transformação cultural, para assim atingir esta nova geração.” Finalizou o Pe. Gildásio Mendes, um dos colaboradores deste evento.

por Ronaldo Santos - Pascom

Instrumento da Paz | Dezembro 2012 - Janeiro 201312

Vai acontecerDezembro

Confissões07 Paróquia Nª Sra do Rosário, Vila Rosália - 20h

10 Capela S. Judas Tadeu, Jd. Bebedouro - 20h

11 Paróquia Santo Antônio, Parque Sto Antônio - 20h

12 Capela Nª Sra do Sion, Gopoúva - 20h

17 Paróquia S. Francisco de Assis, Gopoúva - 20h

18 Paróquia São Pedro, Vila Galvão - 20h

19 Santuário São Judas Tadeu, Torres Tibagi - 15h e 20h

20 Paróquia Santo Antônio, Gopoúva - 20h

08 Imaculada Conceição - Missa às 18h

08 Envio para a Novena de Natal às 18h

23 Missa de encerramento da Novena de Natal às 18h

24 Véspera de Natal - Missas às 18h e 20h

25 Natal do Senhor - Missa às 19h

26 Adoração ao Santíssimo Sacramento às 18h30

26 Ação de graças ao Divino Pai Eterno - Missa às 20h

29 Festa da Sagrada Família - Missa às 18h

30 Festa da Sagrada Família - Missas às 08h, 10h e 18h

31 Véspera de Ano Novo - Missas às 18h e 20h

01/01/13 Ano Novo, Nossa Sra Rainha da Paz - Missa às 19h

Instrumento da Paz | Dezembro 2012 - Janeiro 2013 13

Aniversariantes/Dizimistas

DEZEMBRO

01/12 NEUSA ZUCARELLI FERREIRA02/12 ELIAS SPINETT LIFANTE02/12 ARLETE DE FÁTIMA ORNELAS03/12 FLÁVIO JORGE DE OLIVEIRA03/12 LUIZ CARLOS FAVRE

04/12 CLAUDIA ZAMPIERE04/12 PAULO ROBERTO FIRMINO06/12 MAURI CLARIT DE SOUZA06/12 AMANDA BELO DE SOUZA07/12 ANTONIO FERREIRA DOS SANTOS08/12 JOÃO FUZITA08/12 ALICE DA CONCEIÇÃO CASTRO08/12 MARIA DA CONCEIÇÃO E. JULIO08/12 ISABEL APARECIDA L. DOS SANTOS09/12 JOSÉ NILSOM GONÇALVES10/12 DÉBORA SOARES MARQUES10/12 JOANA OLIVIA DE MATOS10/12 TEREZINHA LAURINDA DE L. FALSIA11/12 JULIETA SOUZA SANTOS11/12 GERUZA BENEVIDES SANTOS MIRA11/12 CHARLENE DE SOUSA NEVES11/12 JOSEANE DE FARIAS PRADO12/12 JOSELITA MASCARENHAS A. SILVA12/12 LAERCIO AP. DA SILVA SANTOS12/12 HILDERICA S. DE O. MARTINS12/12 CESAR AUGUSTO MARTINS13/12 IVANILDE DOS SANTOS CORREA13/12 MARIA EULALIA F. DE MACEDO13/12 JOSÉ LUIZ MONTANINO15/12 ANTHONY ASCENDINO DA SILVA15/12 MARIA FERREIRA DA SILVA15/12 ERMELINDO LUCIANO DE ASSIS16/12 EDVIRGEM S. M . CHABARIABERY16/12 VERA LUCIA ARNELAS PAIÃO17/12 PAULO ALEXANDRE DOMINGOS17/12 ALESSANDRA DE O. SILVEIRA17/12 CESAR CARUSO FILHO18/12 DEUSDEDIT R. GONÇALVES18/12 MELÂNDIA PIFFER CACELA18/12 WILSON PRAT FILHO20/12 ANTONIA ARAUJO DOS SANTOS20/12 ALFREDA BORGES SANTOS20/12 MARIA LEONICE DA SILVA TELLES

20/12 AUGUSTO F. DE MACEDO22/12 IRACEMA CACILDA DA S. PRATES23/12 NOEMI MARIA GUISSA23/12 ANA MARIA ORNELAS DOS SANTOS23/12 ALGUSTINHO GOMES24/12 EMILIA LELLI DE OLIVEIRA24/12 ENEAS TEIXEIRA DA SILVA24/12 LEONICE MARIA DE SOUZA24/12 THEREZA DEL PASSO DE TOLEDO25/12 PAULO HADDAD RODRIGUES25/12 JOSÉ MARIVON BATISTA DA SILVA26/12 PERCIO DONIZETE DE LIMA28/12 MARIA DE LOURDES GRAÇA JULIÃO29/12 JOÃO FIRMINO MOREIRA30/12 CARLOS ROBERTO D. DE LIMA31/12 CONCEIÇÃO MARIA DE CAMARGO

JANEIRO

01/01 JOSÉ LEITE SANTOS02/01 JOÃO BATISTA R. PAULINA02/01 DANIELA PEIXOTO PEREIRA02/01 CREUZA FERREIRA DA SILVA03/01 ALEX LIGEIRO MONTANHEIRO03/01 EDUARDO PEREIRA DOS SANTOS04/01 DALVANIRA HERMINIA DOS SANTOS04/01 ORLANDO BARBOSA 05/01 JOÃO FRANCISCO DOS SANTOS05/01 EVA BORGES SANTOS06/01 EDUARDO ALBUNO MESSIAS06/01 JESSICA LOBO LIMA06/01 SERGIO LARA06/01 HENRIQUE REIS LEANDRO06/01 NATALINA MENDES DA SILVA07/01 VANESSA DE CASSIA DOMINGUES07/01 AMILCAR DA SILVA07/01 DULCE AP. DE M. FELIPE FRANÇA07/01 CRISTIANE RORATO08/01 MANOEL JOAQUIM T. DE ALMEIDA08/01 VILMA DE ASSIS SANTORO08/01 LUCIANA AP. CASABONA BRAGA08/01 MARIA AP. DE SOUZA RICCI11/01 FÁBIA DE CARVALHO COELHO12/01 FRANCISCA BENEDITA ANTONICCI12/01 JOSÉ HUMBERTO M. LEMA

13/01 CLARICE NASCIMENTO ALMEIDA13/01 NILDE PIEDADE ALARCON14/01 RUTH OLIVEIRA POLILLO17/01 ZELIRDIS FERREIRA DA SILVA17/01 PAULO SERGIO COELHO18/01 ITAMAR CHABARIABERY NETO18/01 VIVIANE VERONEZE CASTRO18/01 LEANDO RITTER NESTERICK19/01 SALETE M. A. RORATO20/01 ALEXIS SANTOS TOSTI20/01 ROMILDA A. CARVALHAES RIBEIRO22/01 SOLANGE AP. FREITAS23/01 MARCIO CLARETE ALVES23/01 ANA PAULA DOS S. DOMINGOS23/01 ANA MARIA LOBATO CHAVES 24/01 CLAUDIO DINIZ DA SILVA24/01 APARECIDA LIMA LEAL25/01 PAULO SAKIO SATO26/01 LUCIANA MORAES DA S. RUPERO26/01 ROSEMAR C. DA SILVA MATHIAS26/01 SALVATORE STAGNO27/01 SANDRA FERRARI28/01 MURILO CEZAR DA SILVA28/01 AILTON RODRIGUES DE ARRUDA29/01 SIMONE BORGES DA SILVA29/01 BENEDITA MARIA S. FUZITA30/01 GILSA BATISTA SOUSA DA SILVA30/01 CASSIANA NASCTO DE ALMEIDA30/01 RENATO FROSSATI31/01 EDSON LOPES31/01 CRISTIANO ALVES PESSOA31/01 RENILDA MARIA GAMA S. PENNA

Seja também dizimista em nossa paróquia!

Destacamos também, com alegria o aniversário, no 01/01, do nosso querido Padre Eduardo. Que Deus abençoe e que nossa Mãe Maria esteja sempre à

sua frente.

Instrumento da Paz | Dezembro 2012 - Janeiro 201314

Classifé Prestigie os nossos anunciantes!

Instrumento da Paz | Dezembro 2012 - Janeiro 2013 15

Espaço Teen

Marina Cavalli

Instrumento da Paz | Dezembro 2012 - Janeiro 201316

Variedades/Espaço do Leitor

Ingredientes 1 copo de leite morno4 gemas3 ovos inteiros1 colher (chá) de essência de baunilha1 pitada de sal1,5kg de farinha de trigo350grs de açúcar100grs de fermento biológico200grs de gordura de coco200grs de margarina200grs de uva passa 200grs de uva passa sem caroçoFrutas cristalizadas Modo de preparar

Dissolva o fermento no leite morno. Coloque 1 xícara de açúcar com 1 pitada

de sal, 3 xícaras de farinha de trigo e misture muito bem.

Acrescente a gemas e os ovos inteiros, a gordura e a margarina derretidas, 1 kg de farinha de trigo peneirada, a essencia de baunilha e 200grs de acúcar.

Misture, cubra bem e deixe em um lugar quente e abrigado de vento para crescer por aproximadamente 2 horas.

Depois acrescente as passas e as frutas cristalizadas. Unte uma forma bem funda, amolde a massa com as mãos de maneira que dê para colocá-la na forma, e deixe crescer por mais 1 hora.

Leve ao forno quente para assar.

Panetone Simples

Bimestralmente o Jornal: Instrumento da Paz escolherá uma receita enviada por nossos leitores. Mande sua receita você

também: [email protected]

Receita enviada pela paroquiana Janete Pereira Andreu

Angela Cristina, 14 anos - Coroinha Bruno Otênio - Seminarista