instruÇÕes · 2015-11-20 · circunferências de centro a, b e c são paralelos, ... 4...

30
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE SANTA CATARINA PRÓ-REITORIA DE ENSINO DEPARTAMENTO DE INGRESSO Exame de Classificação 2016/1 Cursos Técnicos Subsequentes INSTRUÇÕES 1. Confira seu nome e número de inscrição no cartão-resposta e, se os seus dados estiverem corretos, assine o cartão-resposta no campo indicado. Caso haja algum erro, comunique ao fiscal de sala. 2. No verso desta folha, há uma cópia do cartão- -resposta para que você use como rascunho. Preencha primeiro essa cópia e depois transfira os resultados para o cartão-resposta. Faça-o com bastante cuidado, porque não serão distribuídos cartões-resposta extras. Use somente caneta azul ou preta. 3. Faça as marcações para cada letra correspondente à resposta correta, como exemplificado ao lado. Preencha completa- mente os campos. 4. Seu caderno de provas contém 30 questões, assim distribuídas: questões de 01 a 10, Matemática; de 11 a 20, Português; de 21 a 30, Conhecimentos Gerais. Se faltar alguma folha ou se alguma questão estiver ilegível em algum ponto, comunique ao fiscal de sala. 5. O cartão-resposta contém questões numeradas de 01 a 30. 6. Cada questão apresenta cinco alternativas A, B, C, D e E das quais apenas uma é correta. Duas marcações para uma mesma questão farão com que a resposta seja considerada incorreta. 7. Cuide para não rasurar o cartão-resposta e para não anotar nele nada além das respostas das questões. 8. A duração da prova será de 3 horas, das 8h30 às 11h30, incluído, nesse período, o tempo para as instruções iniciais e para o preenchimento do cartão-resposta. A entrega do cartão-resposta poderá ser feita somente a partir das 10h, ou seja, depois de decorrida uma hora e trinta minutos do tempo total previsto para a realização da prova. 9. Os três últimos candidatos deverão permanecer na sala até que todos concluam as provas e possam sair juntos. 10. Ao terminar as provas, você deverá devolver ao fiscal de sala apenas o cartão- -resposta. Leve o caderno de provas com você.

Upload: lykhanh

Post on 15-Dec-2018

213 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE SANTA CATARINA PRÓ-REITORIA DE ENSINO DEPARTAMENTO DE INGRESSO

Exame de Classificação 2016/1 – Cursos Técnicos Subsequentes

INSTRUÇÕES 1. Confira seu nome e número de inscrição no cartão-resposta e, se os seus dados

estiverem corretos, assine o cartão-resposta no campo indicado. Caso haja algum erro, comunique ao fiscal de sala.

2. No verso desta folha, há uma cópia do cartão--resposta para que você use como rascunho. Preencha primeiro essa cópia e depois transfira os resultados para o cartão-resposta. Faça-o com bastante cuidado, porque não serão distribuídos cartões-resposta extras. Use somente caneta azul ou preta.

3. Faça as marcações para cada letra correspondente à resposta correta, como exemplificado ao lado. Preencha completa-mente os campos.

4. Seu caderno de provas contém 30 questões, assim distribuídas: questões de 01 a 10, Matemática; de 11 a 20, Português; de 21 a 30, Conhecimentos Gerais. Se faltar alguma folha ou se alguma questão estiver ilegível em algum ponto, comunique ao fiscal de sala.

5. O cartão-resposta contém questões numeradas de 01 a 30.

6. Cada questão apresenta cinco alternativas – A, B, C, D e E – das quais apenas uma é correta. Duas marcações para uma mesma questão farão com que a resposta seja considerada incorreta.

7. Cuide para não rasurar o cartão-resposta e para não anotar nele nada além das respostas das questões.

8. A duração da prova será de 3 horas, das 8h30 às 11h30, incluído, nesse período, o tempo para as instruções iniciais e para o preenchimento do cartão-resposta. A entrega do cartão-resposta poderá ser feita somente a partir das 10h, ou seja, depois de decorrida uma hora e trinta minutos do tempo total previsto para a realização da prova.

9. Os três últimos candidatos deverão permanecer na sala até que todos concluam as provas e possam sair juntos.

10. Ao terminar as provas, você deverá devolver ao fiscal de sala apenas o cartão--resposta. Leve o caderno de provas com você.

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE SANTA CATARINA PRÓ-REITORIA DE ENSINO DEPARTAMENTO DE INGRESSO

Exame de Classificação 2016/1 – Cursos Técnicos Subsequentes

RASCUNHO DO CARTÃO-RESPOSTA

IMPORTANTE: O cartão acima é apenas o rascunho. A leitora ótica não pode processá-lo. Portanto, até as 11h30, impreterivelmente, você deverá ter transferido suas respostas para o cartão-resposta que

recebeu no início da prova.

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO 1 INSTITUTO FEDERAL DE SANTA CATARINA PRÓ-REITORIA DE ENSINO DEPARTAMENTO DE INGRESSO

Exame de Classificação 2016/1 – Cursos Técnicos Subsequentes

FORMULÁRIO DE MATEMÁTICA

V = Ab.h V= π.R².h

Com base nas informações do texto a seguir, resolva as questões 01 a 07.

A figura abaixo representa uma garrafa de vidro. As três circunferências de centros A, B e C têm raios medindo 10 cm, 5 cm e 5 cm, respectivamente. A distância do ponto A até o ponto B é 12 cm, e do ponto B até o ponto C é 5 cm. Os planos que contêm as circunferências de centro A, B e C são paralelos, e o segmento AC é perpendicular à base da garrafa.

Questão 01 Considerando os sólidos que compõem a garrafa, é CORRETO afirmar que ela é formada por

(A) um tronco de cone e um cilindro.

(B) um cone e um cilindro.

(C) dois cilindros de raios diferentes.

(D) um cubo e um tronco de pirâmide.

(E) dois prismas.

V=π.h

3.(R² +R.r+r² )

A=π .R²

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO 2 INSTITUTO FEDERAL DE SANTA CATARINA PRÓ-REITORIA DE ENSINO DEPARTAMENTO DE INGRESSO

Exame de Classificação 2016/1 – Cursos Técnicos Subsequentes

Questão 02

É CORRETO afirmar que a garrafa constitui um sólido de revolução que é gerado pela rotação de qual dos polígonos em torno do seu lado AC?

(A)

(B)

(C)

(D)

(E)

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO 3 INSTITUTO FEDERAL DE SANTA CATARINA PRÓ-REITORIA DE ENSINO DEPARTAMENTO DE INGRESSO

Exame de Classificação 2016/1 – Cursos Técnicos Subsequentes

Questão 03

Considerando = 3,14, é CORRETO afirmar que a capacidade de armazenamento da garrafa

(A) é maior que 8 L.

(B) está entre 3 e 4 L.

(C) está entre 4 e 5 L.

(D) está entre 5 e 8 L.

(E) é menor que 3 L.

Questão 04

Deseja-se construir uma bandeja em forma de círculo para apoiar a garrafa.

Considerando que = 3,14, é CORRETO afirmar que a área mínima dessa bandeja

para que a garrafa fique totalmente apoiada nela será

(A) 78,5 cm².

(B) 423 cm².

(C) 314 cm².

(D) 614 cm².

(E) 384 cm².

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO 4 INSTITUTO FEDERAL DE SANTA CATARINA PRÓ-REITORIA DE ENSINO DEPARTAMENTO DE INGRESSO

Exame de Classificação 2016/1 – Cursos Técnicos Subsequentes

Questão 05

Deseja-se fazer uma graduação com riscos na face lateral da garrafa, de 10 em 10 mL, para indicar o volume do líquido contido no seu interior. Sobre essa graduação, assinale a alternativa CORRETA.

(A) Na parte inferior (até 12 cm de altura), esses riscos inicialmente serão mais afastados um do outro e, quanto mais alta estiver a coluna de graduação, mais próximos entre si os riscos ficarão. Na parte superior da garrafa (acima de 12 cm de altura), os riscos terão a mesma distância entre si.

(B) Na parte inferior da garrafa (até 12 cm de altura), esses riscos inicialmente serão mais próximos um do outro e, quanto mais alta estiver a coluna de graduação, mais afastados entre si os riscos ficarão. Na parte superior da garrafa (acima de 12 cm de altura), os riscos terão a mesma distância entre si.

(C) Na parte inferior da garrafa (até 12 cm de altura), esses riscos inicialmente serão mais próximos um do outro e, quanto mais alta estiver a coluna de graduação, mais afastados entre si os riscos ficarão. Na parte superior da garrafa (acima de 12 cm de altura), os riscos não terão a mesma distância entre si.

(D) Tanto na parte inferior (até 12 cm de altura) quanto na parte superior da garrafa (acima de 12 cm de altura), os riscos terão a mesma distância entre si.

(E) Na parte inferior da garrafa (até 12 cm de altura), esses riscos inicialmente serão mais afastados um do outro e, quanto mais alta estiver a coluna de graduação, mais próximos entre si os riscos ficarão. Na parte superior da garrafa (acima de 12 cm de altura), os riscos não terão a mesma distância entre si.

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO 5 INSTITUTO FEDERAL DE SANTA CATARINA PRÓ-REITORIA DE ENSINO DEPARTAMENTO DE INGRESSO

Exame de Classificação 2016/1 – Cursos Técnicos Subsequentes

Questão 06

Considerando que a garrafa esteja vazia, se despejarmos água dentro dela a uma taxa constante de 10 mL/s, é CORRETO afirmar:

(A) Na parte inferior da garrafa (até 12 cm de altura), a água subirá de forma cada vez mais lenta. Já na parte superior (acima de 12 cm de altura), a água subirá a uma velocidade constante.

(B) Na parte inferior da garrafa (até 12 cm de altura), a água subirá de forma cada vez mais rápida. Já na parte superior (acima de 12 cm de altura), a água subirá cada vez mais lentamente.

(C) Tanto na parte inferior da garrafa (até 12 cm de altura) quanto na parte superior (acima de 12 cm de altura), a água subirá cada vez mais lentamente.

(D) Tanto na parte inferior da garrafa (até 12 cm de altura) quanto na parte superior (acima de 12 cm de altura), a água subirá de forma cada vez mais rápida.

(E) Na parte inferior da garrafa (até 12 cm de altura), a água subirá de forma cada vez mais rápida. Já na parte superior (acima de 12 cm de altura), a água subirá a uma velocidade constante.

Questão 07

É CORRETO afirmar que o comprimento do segmento EF da garrafa mede

(A) 15 cm.

(B) 13 cm.

(C) 10 cm.

(D) 8 cm.

(E) 9 cm.

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO 6 INSTITUTO FEDERAL DE SANTA CATARINA PRÓ-REITORIA DE ENSINO DEPARTAMENTO DE INGRESSO

Exame de Classificação 2016/1 – Cursos Técnicos Subsequentes

Questão 08

Sobre uma circunferência cuja equação é x² + y² – 4x – 6y – 23 = 0, analise as seguintes afirmações:

I. Seu centro é o ponto ( –4, –6).

II. Ela tangencia o eixo das abscissas.

III. Seu raio é 6.

Assinale a alternativa CORRETA.

(A) Apenas as afirmações II e III são verdadeiras.

(B) Apenas as afirmações I e III são verdadeiras.

(C) Apenas as afirmações I e II são verdadeiras.

(D) Apenas a afirmação III é verdadeira.

(E) Todas as afirmações são verdadeiras.

Questão 09

Para pintar um quarto, compraram-se duas latas de tinta com volumes iguais e de cores diferentes. O pintor utilizou ½ lata de uma cor e ¼ da lata de outra cor. Sobre a quantidade total de tinta que restou nas latas, é CORRETO afirmar:

(A) Sobrou

de lata, ou seja, mais de uma lata.

(B) Sobraram

de lata, ou seja, menos de uma lata.

(C) Sobraram

de lata, ou seja, menos de uma lata.

(D) Sobraram

de lata, ou seja, menos de uma lata.

(E) Sobraram

de lata, ou seja, menos de uma lata.

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO 7 INSTITUTO FEDERAL DE SANTA CATARINA PRÓ-REITORIA DE ENSINO DEPARTAMENTO DE INGRESSO

Exame de Classificação 2016/1 – Cursos Técnicos Subsequentes

Questão 10

Sobre a função y = x² – 14x + 48, analise as seguintes afirmações:

I. A soma de suas raízes é 14. II. O produto de suas raízes é 48. III. O gráfico que representa essa função é uma parábola de concavidade voltada para

cima. IV. O gráfico que representa essa função intercepta o eixo das ordenadas em dois

pontos.

Assinale a alternativa CORRETA.

(A) Apenas as afirmações I e II são verdadeiras.

(B) Apenas as afirmações I, II e III são verdadeiras.

(C) Apenas as afirmações III e IV são verdadeiras.

(D) Apenas a afirmação III é verdadeira.

(E) Todas as afirmações são verdadeiras.

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO 8 INSTITUTO FEDERAL DE SANTA CATARINA PRÓ-REITORIA DE ENSINO DEPARTAMENTO DE INGRESSO

Exame de Classificação 2016/1 – Cursos Técnicos Subsequentes

Leia o Texto 1 para responder as questões 11 a 15.

TEXTO 1 Rodando

Depois de muita e boa chuva, Célia voltava de Belo Horizonte para sua casa no 1

interior do Estado. Era bom viajar de ônibus, vendo, parecia-lhe que pela primeira vez, o 2

verde rebrotando com força. Ouviu um passageiro falando pra ninguém: que cheiro de 3

mato! Sol farto e os moradores desses conjuntos habitacionais de caixa de papelão e 4

zinco, que brotam como grama à margem das rodovias, aproveitavam pra esquentar o 5

couro rodeados de criança e cachorro. Os deserdados desfilavam, a moça e seu 6

namorado com bota de imitação de peão boiadeiro iam de mãos dadas, com certeza à 7

casa de uma tia da moça, comunicar que pretendiam se casar. Uma avó gorda com seu 8

neto também passou, ela de sombrinha, ele de calcinha comprida de tergal. Iam aonde? 9

Célia fantasiou, ah, com certeza na casa de uma comadre da avó, uma amiga 10

dela de juventude. O menino ia sentir demais a morte daquela avó que lhe pegava na 11

mão de um jeito que nem sua mãe fazia. Desceram três moços de bermuda e camisa do 12

Clube Atlético Mineiro, e um quarto com grande inscrição na camiseta: SÓ CRISTO 13

SALVA! Camiseta e bermuda não favorecem a ninguém, ela pensou desgostosa com a 14

feiura das roupas. Bermudas principalmente, teria que se ter menos de dez anos pra se 15

usar aquela invenção horrorosa. Teve dó dos moços que só conheciam futebol e dupla 16

sertaneja. Foi um pensamento soberbo, se arrependeu na hora. Tinha preconceitos, 17

lembrou-se de que gostara muito de um jogo de futebol em Londrina, rodeada de 18

palavrões e chup-chup com água de torneira e famílias inteiras se esturricando 19

gozosamente entre pão com molho e adjetivos brutais, prodigiosamente colocados, lindos 20

e surpreendentes como as melhores invenções da poesia. Concluiu sonolenta, o mundo 21

está certo. Uma criança começou a chorar muito alto: quero ficar aqui não, quero sentar 22

com meu pai, quero o meu pai. A mãe parecia muito agoniada e pelo tom do choro Célia 23

achou que ela abafava a boca da criança com uma fralda ou a apertava raivosa contra o 24

peito, envergonhada de ter filha chorona. Suposições. Tudo estava muito bom naquele 25

dia, não sofria com nada, nem ao menos quis ajudar a mãe, botar a menina no colo, 26

estas coisas em que era presta e mestra. Assistia ao mundo, rodava macio tudo, o 27

ônibus, a vida, nem protagonista nem autora, era figurante, nem ao menos fazia o ponto 28

naquele teatro perfeito, era só plateia. Aplaudia, gostando sinceramente de tudo. Contra 29

céu azul e cheiro de mato verde Deus regia o planeta. 30

Estava muito surpresa com a perfeita mecânica do mundo e muitíssimo 31

agradecida por estar vivendo. Foi quando teve o pensamento de que tudo que nasce 32

deve mesmo nascer sem empecilho, mesmo que os nascituros formem hordas e hordas 33

de miseráveis e os governos não saibam mais o que fazer com os sem-teto, os sem-34

terra, os sem-dentes e as igrejas todas reunidas em concílio esgotem suas teologias 35

sobre caridade discernida e não tenhamos mais tempo de atender à porta a multidão de 36

pedintes. Ainda assim, a vida é maior, o direito de nascer e morar num caixote à beira da 37

estrada. Porque um dia, e pode ser um único dia em sua vida, um deserdado daqueles 38

sai de seu buraco à noite e se maravilha. Chama seu compadre de infortúnio: vem cá, 39

homem, repara se já viu o céu mais estrelado e mais bonito que este! Para isto vale 40

nascer. 41 (PRADO, Adélia. Rodando. In _____. Filandras. Rio de Janeiro: Record, 2001.)

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO 9 INSTITUTO FEDERAL DE SANTA CATARINA PRÓ-REITORIA DE ENSINO DEPARTAMENTO DE INGRESSO

Exame de Classificação 2016/1 – Cursos Técnicos Subsequentes

Questão 11

Considerando o Texto 1, assinale o que for CORRETO.

(A) Célia fica entristecida ao perceber a miséria cultural e a pobreza material que caracterizam a vida da população do interior de Minas Gerais.

(B) O conto descreve as observações da personagem Célia em sua viagem de volta para casa, no interior de Minas Gerais, com ênfase nos sentimentos de surpresa e gratidão diante dos pequenos detalhes da vida.

(C) A narrativa defende a necessidade de ajudar ao próximo e também de cultivar o sentimento religioso.

(D) Nas pessoas que observa ao longo do seu trajeto, Célia percebe atitudes de apatia e insensibilidade para com o próximo e o ambiente ao redor.

(E) Os ambientes por onde Célia passa durante a viagem estão marcados pelos estragos das chuvas e das enchentes, revelando a violência da natureza.

Questão 12

Quanto às características do Texto 1 e à linguagem utilizada nele, é CORRETO

afirmar:

(A) O texto obedece rigorosamente às regras de pontuação e introduz com aspas e travessão os pensamentos e falas da personagem Célia.

(B) O leitor tem acesso aos pensamentos e reflexões da personagem de modo direto, já que a história é narrada pela protagonista Célia.

(C) O texto possui caráter informativo, pois sua finalidade é descrever e divulgar de modo objetivo o retorno de Célia a sua cidade natal.

(D) A linguagem empregada ao longo de todo o texto reproduz o modo de falar típico da região Minas Gerais, como demonstra o uso dos termos “chup-chup”, “esturricando” e “hordas”.

(E) No trecho “avó que lhe pegava na mão” (linhas 11-12) o emprego do pronome oblíquo “lhe” obedece à norma padrão escrita.

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO 10 INSTITUTO FEDERAL DE SANTA CATARINA PRÓ-REITORIA DE ENSINO DEPARTAMENTO DE INGRESSO

Exame de Classificação 2016/1 – Cursos Técnicos Subsequentes

Questão 13

Sobre os trechos destacados no Texto 1, assinale o que for CORRETO.

(A) O trecho “prodigiosamente colocados, lindos e surpreendentes como as melhores invenções da poesia” (linhas 20-21) refere-se ao termo antecedente “famílias inteiras”.

(B) Em “Os deserdados desfilavam” (linha 6), o vocábulo em destaque foi usado no sentido conotativo e significa “desfavorecidos”, “sem posses”.

(C) Em “Chama seu compadre de infortúnio” (linha 39) a palavra destacada pode ser substituída por “aventura”, sem provocar alteração no sentido do texto.

(D) A personagem Célia se ressentia do que via ao seu redor e desejava ocupar a posição de protagonista e autora da sua história, como se pode depreender do fragmento “Assistia ao mundo, rodava macio tudo, o ônibus, a vida, nem protagonista nem autora, era figurante, nem ao menos fazia o ponto naquele teatro perfeito, era só plateia” (linhas 27-29).

(E) Na frase “Foi um pensamento soberbo, se arrependeu na hora” (linha 17), o adjetivo destacado pode ser trocado por “medíocre”, sem modificar o sentido da frase.

Questão 14

Assinale a alternativa CORRETA, que melhor resume a ideia central do Texto 1.

(A) Mesmo em meio à miséria e à banalidade, a vida e o mundo seguem em um movimento contínuo e inevitável de renascimento e há nisso uma grande beleza que tudo justifica.

(B) O mundo está cheio de pobreza e miséria, por isso deveríamos evitar o crescimento populacional, realizando campanhas de controle da natalidade.

(C) É importante respeitar os interesses alheios e não julgar o mérito de preferências esportivas ou de gêneros musicais, pois não devemos alimentar preconceitos.

(D) O modelo de transporte rodoviário é caro e ineficiente, como relata Célia em sua viagem de ônibus, problema apontado desde o título do texto, “Rodando”.

(E) As coisas são como são e cada um deve ser grato pelo destino que lhe foi reservado dentro da mecânica do mundo, seja ele qual for.

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO 11 INSTITUTO FEDERAL DE SANTA CATARINA PRÓ-REITORIA DE ENSINO DEPARTAMENTO DE INGRESSO

Exame de Classificação 2016/1 – Cursos Técnicos Subsequentes

Questão 15

Sobre o Texto 1, analise as afirmações abaixo.

I. No trecho “Ouviu um passageiro falando pra ninguém: que cheiro de mato!” (linhas 3-4), as formas verbais destacadas estão no pretérito perfeito do indicativo e no gerúndio, respectivamente.

II. Na frase “Teve dó dos moços que só conheciam futebol e dupla sertaneja” (linhas 16-17), o termo em destaque exerce função sintática de sujeito do verbo ter.

III. Em “Uma criança começou a chorar muito alto” (linha 22), os vocábulos destacados são classificados morfologicamente como substantivo, verbo e advérbio, respectivamente.

IV. Na passagem “A mãe parecia muito agoniada e pelo tom do choro Célia achou que ela abafava a boca da criança com uma fralda ou a apertava raivosa contra o peito...” (linhas 23-25), o pronome destacado faz referência à mãe, mencionada no início do período.

Está CORRETO somente o que se afirma em

(A) I e IV.

(B) I, II e III.

(C) II e IV.

(D) I e III.

(E) II e III.

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO 12 INSTITUTO FEDERAL DE SANTA CATARINA PRÓ-REITORIA DE ENSINO DEPARTAMENTO DE INGRESSO

Exame de Classificação 2016/1 – Cursos Técnicos Subsequentes

Leia o Texto 2 para responder as questões 16 a 18.

TEXTO 2

(Disponível em: http://www1.folha.uol.com.br/ilustrada/cartum/cartunsdiarios/#4/10/2014. Acesso em: 3 ago. 2015.)

Questão 16

Considerando o Texto 2, leia atentamente as afirmações abaixo.

I. No segundo quadrinho, Hagar faz uma suposição que se confirma no quadro final.

II. No trecho “Passei meses fora, invadindo os grandes castelos da Europa”, o termo destacado é uma locução adjetiva que poderia ser substituída por “europeus”.

III. As formas verbais “passei”, “invadindo”, “ficará” e “cheguei” estão todas no modo indicativo e no tempo pretérito perfeito.

IV. Em “Helga ficará radiante por me ver de novo”, “ficará” é verbo de ligação, e “radiante” tem a função sintática de predicativo do sujeito.

Está CORRETO somente o que se afirma em

(A) I, III e IV.

(B) I e IV.

(C) II e III.

(D) I e II.

(E) II e IV.

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO 13 INSTITUTO FEDERAL DE SANTA CATARINA PRÓ-REITORIA DE ENSINO DEPARTAMENTO DE INGRESSO

Exame de Classificação 2016/1 – Cursos Técnicos Subsequentes

Questão 17

Ainda com relação ao Texto 2, assinale a alternativa CORRETA.

(A) Helga demonstra imensa alegria com a volta de Hagar.

(B) Em “Helga ficará radiante” e “Por quê?”, os vocábulos ficará e quê recebem acento gráfico pela mesma razão: ambos são paroxítonos.

(C) A fala de Hagar no segundo quadrinho, “Helga ficará radiante por me ver de novo!”, traduz a felicidade de Helga por ter conhecido a Europa.

(D) Em “Cheguei, querida”, o termo destacado é um vocativo.

(E) No segundo quadrinho, “por me ver de novo” indica uma consequência de Helga ficar radiante.

Questão 18

Analise as alternativas a seguir sobre o Texto 2 e assinale a que estiver CORRETA.

(A) Nos vocábulos passei, Europa e cheguei há encontros vocálicos do tipo ditongo.

(B) No primeiro quadrinho temos uma oração sem sujeito.

(C) Não há pronome pessoal no segundo quadrinho.

(D) No primeiro quadrinho, Hagar aparece observando um dos castelos que invadiu na Europa.

(E) A fala de Hagar “Helga ficará radiante por me ver de novo”, no segundo quadrinho, poderia ser reescrita assim: “Helga ficará radiante para me ver de novo”, sem que houvesse mudança no sentido que a frase tem no texto.

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO 14 INSTITUTO FEDERAL DE SANTA CATARINA PRÓ-REITORIA DE ENSINO DEPARTAMENTO DE INGRESSO

Exame de Classificação 2016/1 – Cursos Técnicos Subsequentes

TEXTO 3

Lema da tropa

Na guerra, o general estimula seus soldados antes da grande batalha: 1

– Não esqueçam, ao avistar o inimigo, pensem logo no lema de nossa tropa: Ou mato 2

ou morro. 3

Dito e feito. Quando encontraram os inimigos, metade do batalhão correu para o mato, 4

e o restante para o morro. 5

(ILARI, Rodolfo. Introdução à semântica: brincando com a gramática. São Paulo: Contexto, 2006, p.104)

Questão 19

Após ler com atenção o Texto 3, assinale a alternativa CORRETA.

(A) O general, a fim de proteger sua tropa, recomendou aos soldados que fugissem para o mato ou para o morro.

(B) O humor do texto acontece devido ao fato de os vocábulos mato e morro possuírem mais de um significado.

(C) Fazendo uso de uma estratégia de guerra recomendada pelo general, ao perceberem que nem todos os soldados conseguiriam se esconder em um mesmo local, a tropa se dividiu. Enquanto metade dos homens foi para o mato, a outra metade foi para o morro.

(D) Ao mencionar o lema da tropa para seus soldados, o general buscava, em primeiro lugar, preservar a vida de seus soldados durante o combate.

(E) Ao encontrarem seus inimigos, os soldados se dispuseram a matar ou morrer, pondo em risco a própria vida em defesa da pátria.

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO 15 INSTITUTO FEDERAL DE SANTA CATARINA PRÓ-REITORIA DE ENSINO DEPARTAMENTO DE INGRESSO

Exame de Classificação 2016/1 – Cursos Técnicos Subsequentes

Questão 20

A respeito do Texto 3, assinale a alternativa CORRETA.

(A) As palavras tropa (linha 2) e batalhão (linha 4) foram utilizadas com significados distintos.

(B) Em “Não esqueçam, ao avistar o inimigo, pensem logo no lema de nossa tropa.” (linha 2), as formas verbais esqueçam e pensem indicam condição.

(C) No lema da tropa, “Ou mato ou morro” (linhas 2 e 3), em seu sentido original, os vocábulos destacados são adjetivos.

(D) A expressão “Dito e feito” (linha 4) revela que os soldados honraram o lema da tropa.

(E) O termo “ao avistar o inimigo” (linha 2) poderia ser escrito “quando avistarem o inimigo”, assim como “Quando encontraram os inimigos” (linha 4) poderia ser escrito “ao encontrarem os inimigos”, sem que o sentido da informação fosse alterado.

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO 16 INSTITUTO FEDERAL DE SANTA CATARINA PRÓ-REITORIA DE ENSINO DEPARTAMENTO DE INGRESSO

Exame de Classificação 2016/1 – Cursos Técnicos Subsequentes

FORMULÁRIO DE FÍSICA

Questão 21 A senhora Zimerman, uma agricultora da região de Santo Amaro da Imperatriz, colheu em seu pomar vários tipos de frutas: bananas, laranjas, abacaxis, maracujás etc. Ao largar as frutas sobre a mesa, um maracujá rolou com velocidade constante e caiu no chão. Considerando que o maracujá tenha caído sem a interferência do ar, analise as afirmações a seguir e assinale a alternativa CORRETA.

(A) A energia cinética do maracujá permaneceu constante durante o evento.

(B) Após o maracujá perder contato com a mesa, sua velocidade horizontal diminuiu e a velocidade vertical aumentou.

(C) Após o maracujá perder o contato com a mesa, sua aceleração aumentou.

(D) Houve conservação de energia mecânica nesse evento.

(E) A energia potencial do maracujá permaneceu constante durante o evento.

2

0 t.a2

1t.vd

tavv .0

d.a.2vv 2

0

2

hgmEGP ..

2

2

1kxE

EP

2

. 2vmEC

F = m.a

P = m.g

I = q

I = F.t

q = m.v

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO 17 INSTITUTO FEDERAL DE SANTA CATARINA PRÓ-REITORIA DE ENSINO DEPARTAMENTO DE INGRESSO

Exame de Classificação 2016/1 – Cursos Técnicos Subsequentes

Questão 22 Com base nos princípios da óptica geométrica, analise as afirmativas abaixo. I. Na reflexão, o raio incidente e o raio refletido estão contidos no mesmo plano que a

reta normal, portanto são congruentes.

II. Quando a luz incide numa fronteira separadora de dois meios, pode sofrer reflexão, absorção e refração.

III. Ao observarmos uma pessoa através de um espelho plano, também seremos vistos por ela. Este fenômeno é descrito pelo Princípio da Independência dos Raios Luminosos.

IV. A faixa de frequência de ondas capaz de sensibilizar o olho humano é denominada de espectro visível.

V. Podemos considerar que a “sombra” de uma nuvem projetada sobre o solo é do mesmo tamanho da própria nuvem, devido aos raios solares serem aproximadamente paralelos.

É CORRETO afirmar que

(A) apenas II, IV e V são verdadeiras.

(B) apenas II e III são verdadeiras.

(C) apenas III e V são verdadeiras.

(D) apenas I, II, III e VI são verdadeiras.

(E) apenas III e IV são verdadeiras.

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO 18 INSTITUTO FEDERAL DE SANTA CATARINA PRÓ-REITORIA DE ENSINO DEPARTAMENTO DE INGRESSO

Exame de Classificação 2016/1 – Cursos Técnicos Subsequentes

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO 19 INSTITUTO FEDERAL DE SANTA CATARINA PRÓ-REITORIA DE ENSINO DEPARTAMENTO DE INGRESSO

Exame de Classificação 2016/1 – Cursos Técnicos Subsequentes

Questão 23

“[A chuva ácida] é um dos problemas ambientais mais sérios da atualidade, causado pelos gases tóxicos liberados na queima de combustíveis como o carvão e o petróleo. Depois que as chaminés das indústrias e os escapamentos dos carros despejam no ar a sujeira da combustão, uma parte da poluição reage com o vapor d'água e outros componentes da atmosfera. Nesse processo, os gases poluentes se transformam em ácidos, que caem sobre a terra misturados com as gotas de tempestade, neblina ou nevoeiro. Daí vem a acidez da chuva, que pode destruir florestas, acabar com os nutrientes do solo, matar a vida aquática e prejudicar a saúde humana."

(Disponível em: http://mundoestranho.abril.com.br. Acesso em: 3 ago. 2015)

Considerando as informações do texto, indique a alternativa CORRETA.

(A) Outros poluentes emitidos pelas chaminés e escapamentos de automóveis são os gases de enxofre, como o etanol e o metano.

(B) O texto fala de um grave problema ambiental conhecido como "efeito estufa".

(C) O dióxido de carbono emitido na queima de combustíveis pode combinar-se com a água da chuva formando ácido carbônico.

(D) A chuva ácida só ocorre nas grandes cidades, devido ao grande número de automóveis em circulação.

(E) O ácido sulfúrico está presente nas chuvas ácidas, aumentando o pH da água.

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO 20 INSTITUTO FEDERAL DE SANTA CATARINA PRÓ-REITORIA DE ENSINO DEPARTAMENTO DE INGRESSO

Exame de Classificação 2016/1 – Cursos Técnicos Subsequentes

Questão 24

"Se, em algum cataclisma, todo o conhecimento científico for destruído e só uma frase puder ser passada para a próxima geração, qual seria a afirmação que conteria maior quantidade de informação na menor quantidade de palavras? Eu acredito que seria a hipótese atômica de que todas as coisas são feitas de átomos..."

Richard Feynman (1918-1988) em The Feynman Lectures on Physics

(Disponível em: http://www.socioambiental.org/esp/agua/pgn/. Acesso em: 3 ago. 2015)

Considerando a afirmação acima e a importância da teoria atômica para o desenvolvimento da ciência, assinale a alternativa CORRETA.

(A) O átomo é formado por partículas ainda menores de cargas negativas (os ânions) e de cargas positivas (os cátions).

(B) O modelo atômico atual prevê que os átomos são indivisíveis.

(C) A substância cloreto de sódio é uma molécula formada por quatro átomos.

(D) O átomo de carbono pesa 20 vezes mais que o átomo de hidrogênio.

(E) Os átomos não são todos iguais e apresentam massas diferentes.

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO 21 INSTITUTO FEDERAL DE SANTA CATARINA PRÓ-REITORIA DE ENSINO DEPARTAMENTO DE INGRESSO

Exame de Classificação 2016/1 – Cursos Técnicos Subsequentes

Questão 25 “O fator imediatamente deflagrador da Revolta da Vacina foi a publicação, no dia 9 de novembro de 1904, do plano de regulamentação da aplicação da vacina obrigatória contra a varíola. O projeto de lei que instituía a obrigatoriedade da vacinação tinha sido apresentado cerca de quatro meses antes ao Congresso, pelo senador alagoano Manuel José Duarte. (...) O argumento do governo era de que a vacinação era de inegável e imprescindível interesse para a saúde pública.”

(SEVCENKO, Nicolau. A Revolta da Vacina: mentes insanas em corpos rebeldes. São Paulo: Cosac Naify, 2010. p. 17.)

O texto acima faz referência a um movimento popular ocorrido no início do século XX, no Brasil. Sobre a Revolta da Vacina, leia e analise as afirmações abaixo:

I. O texto afirma que a regulamentação da aplicação da vacina foi o fator deflagrador da revolta, mas o movimento aconteceu por motivos diversos, entre os quais, as transformações urbanas na cidade do Rio de Janeiro.

II. A Revolta da Vacina está inserida no contexto da República Velha a qual tem, entre suas características, a interferência das oligarquias no governo.

III. A Revolta da Vacina foi um movimento de abrangência nacional, que eclodiu nas principais capitais brasileiras, entre elas São Paulo, Minas Gerais e Salvador.

IV. A Revolta da Vacina teve como principal efeito o fim da república oligárquica e o início da Era Vargas.

Assinale a alternativa CORRETA.

(A) Apenas I, II e III são verdadeiras.

(B) Apenas I e II são verdadeiras.

(C) Apenas I, II e IV são verdadeiras.

(D) Apenas II e III são verdadeiras.

(E) Todas são verdadeiras.

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO 22 INSTITUTO FEDERAL DE SANTA CATARINA PRÓ-REITORIA DE ENSINO DEPARTAMENTO DE INGRESSO

Exame de Classificação 2016/1 – Cursos Técnicos Subsequentes

Questão 26 O cangaço brasileiro já serviu de inspiração para o cinema, televisão e quadrinhos e teve, entre seus principais expoentes, Virgulino Ferreira da Silva, o Lampião. Sobre o Cangaço, leia e analise as afirmações abaixo: I. O cangaço teve sua principal atuação no Sudeste brasileiro.

II. Os cangaceiros promoviam, entre suas ações, saques e pilhagens.

III. Alguns cangaceiros prestavam serviços a donos de terras.

IV. O cangaço foi duramente combatido no governo de Getúlio Vargas.

Assinale a alternativa CORRETA.

(A) Apenas II e III são verdadeiras.

(B) Apenas I, II e IV são verdadeiras.

(C) Apenas II e III e IV são verdadeiras.

(D) Apenas I, III e IV são verdadeiras.

(E) Todas são verdadeiras.

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO 23 INSTITUTO FEDERAL DE SANTA CATARINA PRÓ-REITORIA DE ENSINO DEPARTAMENTO DE INGRESSO

Exame de Classificação 2016/1 – Cursos Técnicos Subsequentes

Questão 27

Em relação aos desequilíbrios ambientais provocados pela espécie humana, relacione as duas colunas abaixo:

(1) Chuva ácida ( ) Fenômeno que leva à proliferação de bactérias aeróbicas que consomem o gás oxigênio da água, causando a morte de peixes e de outros organismos aquáticos.

(2) Efeito Estufa ( ) Fenômeno acentuado pelo acúmulo, na atmosfera, de gases como o dióxido de carbono (CO2) e o metano (CH4), capazes de absorver energia e irradiar calor.

(3) Eutrofização ( ) Fenômeno que, no inverno, provoca a retenção de poluentes atmosféricos próximos à superfície.

(4) Inversão térmica ( ) Fenômeno diretamente relacionado com o dióxido de enxofre (SO2), produto tóxico liberado na atmosfera a partir da queima industrial de combustíveis.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA da associação entre as colunas, de cima para baixo.

(A) 2, 3, 1, 4.

(B) 3, 4, 2, 1.

(C) 4, 1, 2, 3.

(D) 3, 2, 4, 1.

(E) 1, 4, 3, 2.

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO 24 INSTITUTO FEDERAL DE SANTA CATARINA PRÓ-REITORIA DE ENSINO DEPARTAMENTO DE INGRESSO

Exame de Classificação 2016/1 – Cursos Técnicos Subsequentes

Questão 28

Considerando o Sistema Sanguíneo ABO, assinale a alternativa CORRETA.

Em uma família em que o pai é do grupo considerado ‘doador universal’ e a mãe do grupo considerado ‘receptor universal’, quais grupos sanguíneos podemos esperar entre os filhos?

(A) O e AB

(B) A e B

(C) Somente O

(D) A, B e AB

(E) A, B, AB e O

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO 25 INSTITUTO FEDERAL DE SANTA CATARINA PRÓ-REITORIA DE ENSINO DEPARTAMENTO DE INGRESSO

Exame de Classificação 2016/1 – Cursos Técnicos Subsequentes

Questão 29

Quais são as vantagens e desvantagens da subida recente do valor do dólar para o brasileiro? O dólar tem subido devido à crise externa que irá afetar a economia do mundo inteiro. Uma das consequências dessa crise financeira é a alta da moeda americana em todo o mundo.

(Texto disponível em:

http://financaspessoais.organizze.com.br/consequencias-da-alta-do-dolar-para-os-brasileiros/. Acesso em: 9 set. 2015.)

(Imagem disponível em:

http://www.jornalnh.com.br/_conteudo/2014/11/noticias/regiao/103907-alta-do-dolar-e-mudancas-nos-ministerios-em-destaque-nas-charges-dos-jornais-de-terca-feira.html. Acesso em: 9 set. 2015.)

Leia e analise as afirmações abaixo:

I. O aumento da moeda americana favorece a compra de produtos importados pelos brasileiros.

II. O turista brasileiro nos Estados Unidos é um dos mais prejudicados com a alta do dólar, pois consumir está ficando mais caro.

III. Uma das consequências da alta do dólar e desvalorização do real é a chegada de muitos turistas estrangeiros que podem consumir nossos produtos e injetar dinheiro na economia brasileira.

IV. A alta do dólar não beneficia os empresários brasileiros para exportarem, considerando-se que o lucro obtido é mínimo.

Assinale a alternativa CORRETA.

(A) Apenas I e IV são verdadeiras.

(B) Apenas IV é verdadeira.

(C) Apenas II e III são verdadeiras.

(D) Apenas III é verdadeira.

(E) Todas são verdadeiras.

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO 26 INSTITUTO FEDERAL DE SANTA CATARINA PRÓ-REITORIA DE ENSINO DEPARTAMENTO DE INGRESSO

Exame de Classificação 2016/1 – Cursos Técnicos Subsequentes

Questão 30

Solicitações de refúgio concedidas*

Brasil – 2.077

Argentina – 233

Uruguai –117

Chile – 10

EUA – 1.243

Canadá – 2.374

*Estimativas até o 2º trimestre de 2015.

(Imagem disponível em: http://www1.folha.uol.com.br/mundo/2013/09/1338749-refugiados-sirios-vivem-cotidiano-de-tedio-e-

ansiedade-em-campo-na-jordania.shtml. Acesso em: 10 set. 2015.)

(Dados disponíveis em: http://www.bbc.com/portuguese/noticias/2015/09/150904_brasil_refugiados_sirios_comparacao_internacional_lgb. Acesso em: 10

set. 2015.)

Assinale a alternativa CORRETA.

(A) Nenhum país membro do Mercosul acolheu refugiados sírios.

(B) As adversidades naturais foram as maiores responsáveis pela busca de refúgio dos sírios em outros países.

(C) O Mar Morto tem sido a principal rota de travessia em direção à Europa Ocidental.

(D) O Brasil também é o país que mais concedeu asilo a refugiados sírios na América Latina. No continente americano, só perde para o Canadá ─ que recebeu 2.374 refugiados entre janeiro de 2014 e janeiro deste ano, segundo as estimativas.

(E) Infere-se, a partir das informações fornecidas acima, que a maioria dos refugiados são adultos.

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO 27 INSTITUTO FEDERAL DE SANTA CATARINA PRÓ-REITORIA DE ENSINO DEPARTAMENTO DE INGRESSO

Exame de Classificação 2016/1 – Cursos Técnicos Subsequentes

R A S C U N H O

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO 28 INSTITUTO FEDERAL DE SANTA CATARINA PRÓ-REITORIA DE ENSINO DEPARTAMENTO DE INGRESSO

Exame de Classificação 2016/1 – Cursos Técnicos Subsequentes

R A S C U N H O