instruÇÕes - energia.com.br · 1a sÉrie instruÇÕes 1)para fazer a prova, você usará este...

23
1 a SÉRIE INSTRUÇÕES 1)Para fazer a prova, você usará este caderno, que possui 23 (vinte e três) páginas com perguntas, um cartão-resposta e uma folha-resposta para a redação. 2)Verifique se constam todas as 40 questões e a proposta de redação. Observe também se há faltas ou imperfeições gráficas que lhe causem dúvidas. Qualquer reclamação só será aceita durante os trinta minutos iniciais da prova. 3)Você encontrará questões de proposições múltiplas (tipo A, B, C, D, E), além da proposta de redação. 3.1) A redação deve ser escrita na modalidade padrão da língua portuguesa e apresentar no mínimo 20 e no máximo 30 linhas. O rascunho pode ser feito na última página deste caderno e posteriormente deve ser passado a limpo na folha própria. 4)Procure responder a todas as questões. 5)Durante a prova, não será admitido que o candidato se comunique com outros candidatos, efetue empréstimos, use outros meios ilícitos ou pratique atos contra as normas ou a disciplina. 6)Não será permitida a substituição do cartão-resposta caso haja erro de marcação. Para evitar esse problema, preencha primeiramente a lápis e depois confirme à caneta. Obs.: use somente caneta esferográfica azul-escura ou preta. 7)Não utilize corretor líquido na marcação do cartão-resposta, pois a leitura óptica poderá ser prejudicada. 8) O gabarito e a resolução das questões serão divulgados posteriormente. 9)Se houver mais de um candidato com a mesma pontuação, o desempate para efeito de classificação será feito através da pontuação obtida na redação. 10)Em cada sala há um fiscal de prova. Colabore para que a seriedade do Simulado contribua para sua preparação e seu bom desempenho. 11) Ao terminar, entregue o cartão-resposta e a folha de redação ao fiscal. 12)O candidato (aluno) deverá concluir a prova até as 12 h.

Upload: phamtuong

Post on 30-Nov-2018

223 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

1a SÉRIE

INSTRUÇÕES

1) Para fazer a prova, você usará este caderno, que possui 23 (vinte e três) páginas com perguntas, um cartão-resposta e uma folha-resposta para a redação.

2) Verifique se constam todas as 40 questões e a proposta de redação. Observe também se há faltas ou imperfeições gráficas que lhe causem dúvidas. Qualquer reclamação só será aceita durante os trinta minutos iniciais da prova.

3) Você encontrará questões de proposições múltiplas (tipo A, B, C, D, E), além da proposta de redação.

3.1) A redação deve ser escrita na modalidade padrão da língua portuguesa e apresentar no mínimo 20 e no máximo 30 linhas. O rascunho pode ser feito na última página deste caderno e posteriormente deve ser passado a limpo na folha própria.

4) Procure responder a todas as questões.

5) Durante a prova, não será admitido que o candidato se comunique com outros candidatos, efetue empréstimos, use outros meios ilícitos ou pratique atos contra as normas ou a disciplina.

6) Não será permitida a substituição do cartão-resposta caso haja erro de marcação. Para evitar esse problema, preencha primeiramente a lápis e depois confirme à caneta.

Obs.: use somente caneta esferográfica azul-escura ou preta.

7) Não utilize corretor líquido na marcação do cartão-resposta, pois a leitura óptica poderá ser prejudicada.

8) O gabarito e a resolução das questões serão divulgados posteriormente.

9) Se houver mais de um candidato com a mesma pontuação, o desempate para efeito de classificação será feito através da pontuação obtida na redação.

10) Em cada sala há um fiscal de prova. Colabore para que a seriedade do Simulado contribua para sua preparação e seu bom desempenho.

11) Ao terminar, entregue o cartão-resposta e a folha de redação ao fiscal.

12) O candidato (aluno) deverá concluir a prova até as 12 h.

3

Redação

Tema

Saúde pública no Brasil ainda sofre com recursos insuficientes

Instruções:

• O rascunho da redação deve ser feito no espaço apropriado;• O texto definitivo deve ser escrito em tinta, na folha própria, em até 30 linhas;• A redação que apresentar cópia dos textos da Proposta de Redação ou do Caderno de Questões terá o número

de linhas copiado desconsiderado para efeito de correção;• O título não é obrigatório.• Receberá nota zero, em qualquer das situações expressas a seguir, a redação que: • Tiver menos de 20 linhas escritas, considerado texto insuficiente;• Fugir ao tema ou que não atender ao tipo dissertativo-argumentativo;• Apresentar proposta de intervenção que desrespeite os direitos humanos;• Apresentar parte do texto deliberadamente desconectada do tema proposto.

Saúde é uma das principais preocupações do brasileiro e também um dos maiores desafios dos governantes. [...] Em um levantamento do Ministério da Saúde para atestar a qualidade do Sistema Único de Saúde (SUS), a média nacional ficou em 5,5, em uma escala de 0 a 10.

O sistema de saúde pública que tem a pretensão de atender a todos os brasileiros, sem distinção, apresenta falhas em seus principais programas. Um exemplo é o Saúde da Família, que tem o objetivo de atuar na prevenção de doenças, alterando um modelo de saúde centrado nos hospitais. [...]

Proposta

Com base na leitura dos textos motivadores e nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija um texto dissertativo-argumentativo em norma culta escrita da língua portuguesa sobre o tema: Como garantir saúde a todos os cidadãos brasileiros? Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista, apresentando uma proposta de intervenção de acordo com os direitos humanos.

(Disponível em: <http://www2.camara.leg.br/camaranoticias/noticias/SAUDE1480185-SAUDE-PUBLICA-NO-BRASIL-AINDA-SOFRE-COM-RECUR-SOS-INSUFICIENTES.html>. Acesso em: 19 ago. 2016.)

4

Linguagens, códigos e suas tecnologias Questões de 01 a 10

01) O texto publicitário, um tipo de texto veiculado em campanhas publicitárias, pode ser de natureza escrita, oral e visual. Eles estão presentes no nosso cotidiano e possuem o intuito principal de convencer o leitor para a compra de produtos e/ou serviços. Considerando o fato de todo texto ter uma função predominante, pode-se afirmar que no publicitário pre-domina:

a) função conativa, ou apelativa da linguagem, ou seja, a mensagem está centrada no receptor ou interlocutor com a finalidade de despertar emoções, sentimentos e sensações.

b) função emotiva, pois está centrada no emissor da mensagem.c) função poética, porque se caracteriza basicamente pelo uso de linguagem figurada, metáforas e demais figuras de

linguagem.d) função metalinguística, uma vez que se caracteriza por trazer consigo uma explicação da própria língua, típica dos

textos publicitários.e) função fática, pois o objetivo é abrir um canal de comunicação.

02) Leia o poema a seguir:

O canto do guerreiro

I Aqui na floresta Dos ventos batida,Façanhas de bravosNão geram escravos, Que estimem a vida Sem guerra e lidar. – Ouvi-me, Guerreiros.– Ouvi meu cantar.

IIValente na guerraQuem há, como eu sou? Quem vibra o tacape Com mais valentia? Quem golpes daria Fatais, como eu dou? - Guerreiros, ouvi-me; - Quem há, como eu sou?

(Gonçalves Dias)

Na segunda estrofe o guerreiro faz alguns questionamentos. A partir desses questionamentos fica implícita outra pergunta:

a) Quem há como os brasileiros, descendentes de seres tão nobres?b) Quem há na mata mais valente que eu?c) Quem poderia ser mais importante do que um português?d) Quem ama mais a natureza do que o indígena?e) Quem há no território americano mais vibrante que eu?

03) A Literatura é uma manifestação artística difícil de ser conceituada. Na Antiguidade Clássica Aristóteles, em sua Arte poética, definiu aquilo que chamamos de gêneros literários. Considerando os gêneros teorizados pelo filósofo Aristóteles, está correto:

a) No gênero épico, ou narrativo, há a presença de personagens e rubricas, uma vez que foi feito para ser encenado.b) No gênero lírico, que expressa sentimentos e emoções, há a predominância de pronomes e verbos na 3ª pessoa, além

da exploração da musicalidade das palavras. c) No gênero épico, ou narrativo, há a presença de um narrador, responsável por contar uma história na qual as perso-

nagens atuam em determinado espaço e tempo.d) De acordo com a definição de Aristóteles em sua Arte poética, os textos dramáticos são próprios para contar um fato

heroico, histórico.e) No gênero lírico os temas abordados estão diretamente ligados a fatos heroicos.

5

04) Leia o fragmento a seguir.

A arte é muitas coisas. Uma das coisas que a arte é, parece, é uma transformação simbólica do mundo. Quer dizer: o artista cria um mundo outro – mais bonito ou mais intenso ou mais significativo, ou mais ordenado – por cima da realidade imediata [...]. Naturalmente, esse mundo do outro que o artista cria ou inventa nasce de sua cultura, de sua experiência de vida, das ideias que ele tem na cabeça, enfim, de sua visão de mundo [...]

(CHAUÍ, Marilena. Convite à filosofia. São Paulo: Ática, p. 271. 2003.)

Analise as afirmativas:

I. Na oração A arte é muitas coisas, se retirarmos o acento do termo é o seu significado permanecerá o mesmo. Por isso, não se justifica a acentuação gráfica dele.

II. A palavra simbólica é acentuada por ser uma palavra proparoxítona, e todas devem ser acentuadas.III. Segundo o Acordo Ortográfico publicado em 2009, a palavra ideias está correta, portanto não deve ter o acento gráfico.IV. No fragmento que ele tem na cabeça, se passarmos o pronome ele para o plural, não ocorrerá alteração na acentuação

gráfica do verbo tem.V. Em sua cultura, de sua experiência de vida e que ele tem na cabeça; os termos em destaque retomam de forma

coesiva a palavra artista.

A alternativa cujas afirmativas estão corretas é apenas:

a) I e II.b) II, III e IV.c) II, III e V.d) I, III e V.e) III e IV.

05) Leia as charges e observe os termos ou expressões em destaque a fim de identificar o que foi empregado de forma literal, ou seja, sentido real, denotativo.

a)

(Disponível em: <http://humortadela.bol.uol.com.br/charges>.)

b)

(Disponível em: <https://professorjoaopaulo.com/charges-dos-jornais/>.)

6

c)

(Disponível em: <http://www.psdb.org.br/ce/category/imprensa/charges/>.)

d)

(Disponível em: <https://jogadacerta.wordpress.com/category/charges/>.)

e)

06)

(KUCZYNSKIEGO, P. Ilustração.)

Observe a ilustração de Pawla Kuczynskiego com muita atenção, em seguida analise as alternativas abaixo.

O artista gráfico polonês Pawla Kuczynskiego nasceu em 1976 e recebeu diversos prêmios por suas ilustrações, carregadas de temas políticos e sociais de fina ironia. Nessa obra, ao abordar o trabalho infantil, Kuczynskiego usa sua arte para:

a) difundir a origem de marcantes diferenças sociais.b) estabelecer uma postura proativa da sociedade. c) provocar a reflexão sobre essa realidade. d) propor alternativas para solucionar esse problema. e) retratar como a questão é enfrentada em vários países

do mundo.

7

07) Texto I

(Sitio do Boqueirão da Pedra Furada – Parque Nacional da Serra da Capivara. Piauí.)

Texto II

(Arte Urbana por Banksy, famoso artista britânico.)

8

O grafite contemporâneo, considerado em alguns momentos como uma arte marginal, tem sido comparado às pinturas murais de várias épocas e às escritas pré-históricas. Observando e comparando as imagens apresentadas, é possível reconhecer elementos comuns entre os tipos de pinturas murais, tais como:

a) a preferência por tintas naturais, em razão de seu efeito estético.b) a inovação na técnica de pintura, rompendo com modelos estabelecidos.c) a repetição dos temas e a restrição de uso pelas classes dominantes.d) o registro do pensamento e das crenças das sociedades em várias épocas.e) o uso exclusivista da arte para atender aos interesses da elite.

a)

Retrato de Dora Maar, Pablo Picasso.

b)

Van Gogh, Luciano Martins.

c)

Jackie, Andy Warhol.

d)

Príncipe William e Kate Middleton, Romero Britto.

e)

Mona Jackson.

08) Na busca constante pela sua evolução, o ser humano vem alternando a sua maneira de pensar, de sentir e de criar. Nas últimas décadas do século XVIII e no início do século XIX, os artistas criaram obras em que predominam o equilíbrio e a simetria de formas e cores, imprimindo um estilo caracterizado pela imagem da respeitabilidade, da sobriedade, do concreto e do civismo. Esses artistas misturaram o passado ao presente, retratando os personagens da nobreza e da burguesia, além de cenas míticas e histórias cheias de vigor.

(RAZOUK, J. J. (Org.). Histórias reais e belas nas telas. 2003.)

Atualmente, os artistas apropriam-se de desenhos, charges, grafismo e até ilustrações para compor obras em que se misturam personagens de diferentes épocas, como na seguinte imagem:

9

09)

(Disponível em: <www.barhampc.kentparishes.gov.uk>. Acesso em: 31 jul. 2012.)

Uma campanha pode ter por objetivo conscientizar a população sobre determinada questão social. Na cam-panha realizada no Reino Unido, a frase A third of the food we buy in the UK ends up being thrown away foi utilizada para enfatizar a(o):

a) desigualdade social. b) escassez de plantações. c) reeducação alimentar. d) desperdício de comida. e) custo dos alimentos.

Texto

I read a study that measured the efficiency of locomotion for various species on the planet. The condor used the least energy to move a kilometer. Humans came in with a rather unimpressive showing about a third of the way down the list. That didn't look so good, but then someone at Scientific American had the insight to test the efficiency of locomotion for a man on a bicycle. And a man on a bicycle blew the condor away. That's what a computer is to me: the computer is the most remarkable tool that we've ever come up with. It's the equivalent of a bicycle for our minds.

(JOBS, S. Disponível em: <www.msnbc.msn.com>. Acesso em: 28 fev. 2012 (adaptado).)

10) Ao abordar o deslocamento de várias espécies, com base em um estudo que leu, Steve Jobs apresenta o computador como uma ferramenta que:

a) amplia a quantidade de energia gasta no planeta. b) alcança a mesma velocidade de uma bicicleta. c) altera a velocidade com a qual nos movemos. d) torna os meios de transporte mais eficientes.e) aumenta o potencial de nossas mentes.

Ciências humanas e suas tecnologiasQuestões de 11 a 23

11) Observe a charge, interprete e responda com base nos seus conhecimentos sobre o assunto.

A charge de Miguel Paiva, publicada no dia da promulgação da atual Constituição brasileira, no ano de 1988, aponta para a contradição entre realidade social e garantias legais. Sobre esse assunto podemos afirmar que:

I. no Brasil, os problemas sociais graves não são nenhuma novidade, mas o fato de serem debatidos há décadas não implica resoluções eficazes, pois ainda persistem muitas barreiras que dificultam o exercício pleno da cidadania.

II. o Brasil é um país de grande contraste social. A distribuição de renda é desigual, sendo que uma pequena parcela da sociedade é muito rica, enquanto grande parte da população vive na pobreza e miséria.

III. embora a distribuição de renda tenha melhorado nos últimos anos, em função dos programas sociais, ainda podemos concluir que vivemos num país socialmente injusto.

10

IV. existem milhões de famílias brasileiras que não possuem condições habitacionais adequadas. Nas grandes e médias cidades é muito comum a presença de favelas e cortiços. Encontramos também pessoas morando nas ruas, embaixo de viadutos e pontes.

V. o programa do Governo Federal intitulado Minha casa minha vida colocou um ponto-final no déficit habitacional, graças a um intenso programa de construção de moradias a custos baixos e acessíveis aos brasileiros mais carentes.

Das proposições acima:

Passeata estudantil dos caras-pintadas no Rio de Janeiro, outubro de 1992, reúne milhares de jovens e pede o impeachment do presidente

Fernando Collor de Mello. (Disponível em: <http://acervo.oglobo.globo.com/fotogalerias/jovens-de-caras-pintadas-9666114>.)

Passeata em São Paulo, abril de 2015, pedindo o impeachment da presidente Dilma Rousseff. (Disponível em: <http://noticias.uol.com.br/

album/2015/04/12/protestos-de-12- de-abril.htm>.)

As imagens acima retratam dois momentos singulares da história política do Brasil: a conjuntura do movimento dos "Caras-Pintadas", momento em que milhares de manifestantes foram às ruas pedindo a interrupção do governo de Fer-nando Collor de Mello, e as recentes manifestações contra o governo da presidente Dilma Rousseff. Em comum aos dois processos, destaca-se:

a) Crítica severa aos preceitos democráticos, como a liberdade de expressão e as manifestações públicas. b) Crítica às políticas públicas, vistas como incapazes de controlar a inflação, a corrupção e promover o desenvolvimento

do país. c) Defesa do catolicismo e da "família tradicional" como sustentáculos dos valores cristãos da sociedade brasileira. d) Necessidade urgente de impedir que esses governos atendessem às demandas dos movimentos sociais e das minorias. e) Oposição diante da dependência da economia brasileira frente ao capital estrangeiro manifesta na defesa incondicional

do nacionalismo econômico.

a) apenas I e IV estão corretas. b) apenas II e V estão corretas. c) apenas III e V e estão corretas.

d) apenas I, II, III e IV estão corretas. e) todas estão corretas.

12) Acidente com bote de refugiados deixa 13 mortos na costa da Turquia

Pelo menos 13 imigrantes, incluindo crianças, morreram neste domingo após o bote em que estavam colidir com um ferry boat em águas da Turquia, afirmou a guarda costeira turca. O acidente ocorreu perto do porto de Galípoli. O bote estava a caminho da ilha grega de Lesbos.

(BBC Brasil, 20 set. 2015.)

Muitos imigrantes saem de países pobres em direção aos territórios de economias desenvolvidas. Essa procura intensifica--se porque nos países desenvolvidos:

a) há uma política de controle e recepção dos grupos imigrantes, que visa dar total apoio e integração ao mercado de trabalho em todos os países europeus.

b) há um alto nível de instrução da população, que resulta em baixos índices de xenofobia (aversão a estrangeiros) e no acolhimento dos estrangeiros.

c) a burocracia bastante reduzida facilita a regularização de imigrantes, mesmo que ilegais.d) existem políticas de incentivo aos deslocamentos sazonais.e) os imigrantes acreditam que poderão encontrar trabalho e melhores condições de vida.

13) Observe as imagens, interprete e responda com base nos seus conhecimentos sobre o assunto.

11

14) Para Platão, o que havia de verdadeiro em Parmênides era que o objeto de conhecimento é um objeto de razão e não de sensação, e era preciso estabelecer uma relação entre objeto racional e objeto sensível, ou material, que privilegiasse o primeiro em detrimento do segundo. Lenta, mas irresistivelmente, a Doutrina das Ideias formava-se em sua mente.

(ZINGANO, M. Platão e Aristóteles: o fascínio da filosofia. São Paulo: Odysseus, 2012 (adaptado).)

O texto faz referência à relação entre razão e sensação, um aspecto essencial da Doutrina das Ideias de Platão (427 a.C.-346 a.C.). De acordo com o texto, como Platão se situa diante dessa relação?

a) Estabelecendo um abismo intransponível entre as duas.b) Afirmando que a razão é capaz de gerar conhecimento, mas a sensação não.c) Privilegiando os sentidos e subordinando o conhecimento a eles.d) Atendo-se à posição de Parmênides de que razão e sensação são inseparáveis.e) Rejeitando a posição de Parmênides de que a sensação é superior à razão.

15) Portanto as ações são ditas justas e temperantes quando são tais como as que praticaria um homem justo ou tempe-rante; mas o homem que as pratica não é justo e temperante apenas por praticá-las, e sim porque as pratica tal como o fariam os homens justos e temperantes. Está certo, então, dizer que é pela prática de atos justos que o homem se torna justo, e é pela prática de atos temperantes que o homem se torna temperante, e sem essa prática ninguém teria nem sequer a possibilidade de tornar-se bom.

(Aristóteles. Ética à Nicômaco. São Paulo: Martin Claret, 2000.)

Aristóteles é o autor da doutrina ética conhecida como doutrina das virtudes, que pode ser considerada uma doutrina descritiva pautada menos no pressuposto de uma ideia de justiça eterna e imutável e mais em uma prática da virtude e no exercício da razão em relação às ações humanas. É correto afirmar a esse respeito:

a) Para Aristóteles, o homem nasce puro e o meio o corrompe, sendo o homem naturalmente bom e justo.b) A virtude, para Aristóteles, consiste no contrário da falta, ou seja, no excesso, como a coragem, que consiste na au-

sência de medo.c) A finalidade das ações virtuosas segundo as concepções aristotélicas é a riqueza e o poder, sem os quais é impossível

ser feliz na pólis.d) O homem não nasce bom e justo, torna-se bom e justo praticando ações boas e justas, afirma Aristóteles, e, segundo

ele, as ações virtuosas são sempre ações racionais.e) A finalidade das ações viciosas é a felicidade, que segundo Aristóteles é a única coisa que procuramos como um fim

em si mesmo e não somente como meio para algo mais.

16) Própria dos festejos juninos, a quadrilha nasceu como dança aristocrática, oriunda dos salões franceses, depois difundi-da por toda a Europa. No Brasil, foi introduzida como dança de salão e, por sua vez, apropriada e adaptada pelo gosto popular. Para sua ocorrência, é importante a presença de um mestre "marcante" ou "marcador", pois é quem determina as figurações diversas que os dançadores desenvolvem. Observa-se a constância das seguintes marcações: Tour, En avant, Chez des dames, Chez des cheveliê, Cestinha de flor, Balancê, Caminho da roça, Olha a chuva, Garranchê, Passeio, Coroa de flores, Coroa de espinhos etc.

No Rio de Janeiro, em contexto urbano, apresenta transformações: surgem novas figurações, o francês aportuguesado inexiste, o uso de gravações substitui a música ao vivo, além do aspecto de competição, que sustenta os festivais de quadrilha, promovidos por órgãos de turismo.

(CASCUDO. L.C. Dicionário do folclore brasileiro. Rio de Janeiro: Melhoramentos, 1976.)

As diversas formas de dança são demonstrações da diversidade cultural do nosso país. Entre elas, a quadrilha é consi-derada uma dança folclórica por:

a) possuir como característica principal os atributos divinos e religiosos e, por isso, identificar uma nação ou região.b) abordar as tradições e os costumes de determinados povo ou regiões distintas de uma mesma nação.c) apresentar cunho artístico e técnicas apuradas, sendo também considerada dança-espetáculo.d) necessitar de vestuário específico para a sua prática, o qual define seu país de origem.e) acontecer em salões e festas e ser influenciada por diversos gêneros musicais.

12

17) Sites de busca manipulam resultados. Redes sociais decidem quem vai ser seu amigo – e descartam as pessoas sem avisar. E, para cada site que você pode acessar, há 400 outros invisíveis, Prepare-se para conhecer o lado oculto da internet.

(GRAVATÁ, A. Superinteressante. São Paulo, ed. 297. nov 2011 (adaptado.).)

Analisando-se as informações verbais e a imagem associada a uma cabeça humana, compreende-se que a venda:

a) representa a amplitude de informações que compõem a inter-net, às quais temos acesso em redes sociais e sites de busca.

b) faz uma denúncia quanto às informações que são omitidas dos usuários da rede, sendo empregada no sentido conotativo.

c) diz respeito a um buraco negro digital, onde estão escondidas as informações buscadas pelo usuário nos sites que acessa.

d) está associada a um conjunto de restrições sociais presentes na vida daqueles que estão sempre conectados à internet.

e) remete às bases de dados da web, protegidas por senhas ou assinaturas e às quais o navegador não tem acesso.

18) Em nosso planeta existem diversos tipos climáticos resultantes da interação de inúmeros fatores, que são os responsáveis por essa heterogeneidade. Devido a isso, são encontradas diversas paisagens na superfície terrestre, que são direta-mente influenciadas pela dinâmica climática existente em nosso planeta, relacionadas com elementos do clima como: precipitações, temperatura, ventos, etc. Em qual das alternativas a seguir há apenas fatores climáticos, isto é, aqueles que contribuem para determinar e influenciar as condições climáticas de uma região do globo?

a) Correntes marítimas, temperatura do ar, umidade relativa do ar e grau geotérmico.b) Continentalidade, altitude, massas de ar e latitude.c) Hidrografia, correntes marítimas, latitude e disposição do relevo.d) Temperatura do ar, pressão, altitude, hidrosfera e massas de ar.e) Maritimidade, umidade relativa do ar, insolação e efeito estufa.

a) A longitude é determinada pelo ângulo formado pela posição de determi-nado ponto na superfície da Terra e o centro da Terra, podendo variar de zero a 90 graus tanto para o norte quanto para o sul.

b) Coordenada geográfica é o ponto em que duas latitudes, identificadas por dois meridianos, se cruzam em determinado local.

c) Paralelo é uma circunferência imaginária, que pode ser traçado até 180 vezes sobre a superfície terrestre. Sendo o Meridiano de Greenwich o referencial para definir os hemisférios leste e oeste.

d) Os principais paralelos e meridianos que cortam o território brasileiro são: Equador e o Trópico de Câncer, e o meridiano inicial está a oeste do nosso território.

e) Tanto as latitudes quanto as longitudes são medidas angulares que definem a posição de um ponto determinado. A Linha do Equador é um paralelo de referência para definir os hemisférios meridional e setentrional.

19) Para que possamos nos situar em nosso planeta, foram estabelecidos os paralelos e meridianos, que são linhas imagi-nárias que se intercruzam na superfície terrestre. No cruzamento de um paralelo com um meridiano, há um ponto espe-cífico que determina a latitude e a longitude, que é uma das formas de orientação, permitindo a sua localização. Sobre as coordenadas geográficas, assinale a alternativa correta.

13

20) A Geopolítica é uma área da Geografia que tem como objetivo fazer a interpretação dos fatos da atualidade e do de-senvolvimento político dos países usando como parâmetros principais as informações geográficas. A geopolítica visa também compreender e explicar os conflitos internacionais da atualidade e as principais questões políticas da atualidade. Os principais temas estudados pela Geopolítica na atualidade são: globalização, conflito árabe-israelense, influência dos Estados Unidos no mundo atual, Nova Ordem Mundial e o uso dos recursos energéticos no mundo. Considerando o contexto mundial atual, assinale a opção correta:

a) Os Estados Unidos da América apresentam uma situação econômica estabilizada, ou seja, sem déficits e com um crescimento econômico superior à maioria dos países emergentes, principalmente maior que o crescimento econômico chinês.

b) Os países emergentes, que formam o grupo conhecido como BRICS, apresentam um desenvolvimento econômico superior aos demais países subdesenvolvidos e um crescimento da atividade industrial. Esses países formam um tipo de aliança para conquistarem força no cenário econômico e político mundial.

c) A China possui uma economia denominada "economia socialista de mercado", que se caracteriza principalmente pelo incentivo às importações de produtos dos países desenvolvidos para financiar a economia dos Estados Unidos da América.

d) A regionalização do mundo segundo a linha norte–sul considera que a maioria dos países desenvolvidos está no contexto do norte e os países periféricos, no sul. A Linha do Equador limita exatamente no seu traçado essa divisão.

e) A saúde financeira da maioria dos países da Europa atualmente é boa, devido à aceitação de milhões de imigrantes oriundos da África e Ásia, fato que está contribuindo para que esses países assumam a liderança mundial no contexto multipolar.

21) Observe atentamente a charge abaixo.

(Fonte: NOVAES, Carlos E.; LOBO, César. História do Brasil para principiantes. São Paulo: Ática, 2003. p. 15.)

De acordo com a charge é possível observar que as grandes navega-ções se inserem em um processo mercantil, fruto da nova mentalidade da modernidade que visava ao lucro. Nesse sentindo, pode-se afirmar que as grandes navegações empreendidas pelos europeus, entre os séculos XV e XVI, tiveram como principal objetivo:

a) a expansão do cristianismo, já que a Igreja Protestante, em função do movimento reformista, necessitava de fiéis que pagassem por seus serviços, ampliando seus lucros.

b) a busca de novas rotas comerciais de mercadorias do Oriente, sobretudo das especiarias tão cobiçadas pelos europeus.

c) a conquista de mercados, afinal a Revolução Industrial em curso na Europa promoveu a necessidade de conquista de novos mer-cados consumidores.

d) a conquista de terras, já que o apogeu do feudalismo nesses sé-culos gerou a necessidade entre a nobreza feudal da conquista de novas terras para maior exploração da servidão.

e) a conquista dos ameríndios, que seriam utilizados como mão de obra nas nascentes fábricas da Europa.

22) Leia atentamente e interprete o fragmento de texto abaixo.

Ao falarmos do legado dos gregos para o mundo contemporâneo, percebemos que muitos textos ressaltam como as experiências políticas experimentadas em Atenas serviram de base para a construção do regime democrático. A luta pelo fim dos privilégios aristocráticos e a consolidação de uma sociedade com direitos mais amplos teriam sido os pilares dessa nova forma de governo. Contudo, não podemos afirmar que a ideia de democracia entre os gregos seja a mesma do mundo contemporâneo.

Atualmente, quando definimos basicamente a democracia, entendemos que este seria o "governo" (cracia) "do povo" (demo). Ao falarmos que o "governo pertence ao povo", compreendemos que a maioria da população tem o direito de participar do cenário político de seu tempo. De fato, nas democracias contemporâneas, os governos tentam ampliar o direito ao voto ao minimizar todas as restrições que possam impedir a participação política dos cidadãos.

(Disponível em: <http://mundoeducacao.bol.uol.com.br/historiageral/democracia-grega-x-democracia-contemporanea.htm>. Acesso em: 19 ago. 2016.)

14

Considerando o texto e estabelecendo-se uma comparação entre a democracia grega e a contemporânea, especialmente no Brasil, é possível afirmar:

a) A democracia em Atenas incluía um grande número de cidadãos, pois, tal qual a democracia atual brasileira, o direito ao voto era exercido independentemente do sexo, da condição social e da concepção religiosa.

b) Tal como na Grécia Antiga, a democracia brasileira na atualidade pode ser considerada exclusiva, pois no Brasil atual é negada a cidadania política aos estrangeiros, aos analfabetos e a todos os menores de 18 anos.

c) Para os gregos a noção de democracia era bastante diferente da que temos atualmente no Brasil. Hoje busca-se ampliar a participação política dos cidadãos, enquanto na democracia ateniense os escravos, as mulheres, os estrangeiros e menores de dezoito anos não poderiam participar das questões políticas de seu tempo.

d) De acordo com o texto, a democracia entre os gregos se aproxima muito da praticada no mundo contemporâneo e no Brasil, já que boa parte da população brasileira, em função de seu baixo nível econômico, não pode exercer seu direito de voto.

e) De acordo com o texto, diferentemente do Brasil de hoje, o termo democracia é exclusivo dos dias atuais, afinal tal prática nunca ocorreu no mundo antigo.

23) Leia atentamente o texto abaixo, interprete-o e faça o que se pede.

A rápida propagação da fé luterana ultrapassou as expectativas da Santa Sé e frustrou a sua ideia de ver o assunto encerrado sem maiores delongas. Dessa maneira, aquilo que de início foi encarado como um mero caso de indisciplina clerical, logo se transformou em um rumoroso e perigoso desafio herético.

O processo movido contra Lutero, exigindo sua pronta retratação, não surtiu os efeitos desejados. Consumada a inevi-tável separação religiosa da cristandade, Roma voltou à ofensiva. A luta, agora, não seria travada contra Lutero, mas sim contra o protestantismo.

(LUIZETTO, Flávio. Reformas religiosas. São Paulo: Contexto, 1989. p. 53-54.)

O texto refere-se:

a) às guerras religiosas entre católicos e protestantes que se iniciaram na Europa logo após o movimento da Reforma Religiosa.

b) à noite de São Bartolomeu, em 24 de agosto 1572, em Paris, quando ocorreu a matança de milhares de protestantes franceses, chamados huguenotes.

c) ao Cisma do Oriente, em 1054, proclamando a separação oficial entre a Igreja Católica e a Igreja Luterana, já que, para os luteranos, Roma afastara-se das pregações originais de Jesus Cristo.

d) à Revolução Puritana, guerra civil entre anglicanos e puritanos ocorrida na Inglaterra entre 1641 e 1649, originando pela primeira vez a constituição de uma República (1649-1658) na Inglaterra.

e) à Contrarreforma, movimento da Igreja Católica, a partir de 1545, em que foram estabelecidas uma série de medidas visando fortalecer e divulgar o catolicismo e deter o avanço das ideias protestantes.

Ciências da natureza e suas tecnologias Questões de 24 a 35

Usain St. Leo Bolt é um atleta jamaicano, considerado por muitos jornalistas e analistas esportivos como o maior velocista de todos os tempos.

15

24) Bolt detém o recorde mundial dos 100 m rasos (9,58 s) e dos 200 m rasos (19,19 s), ambos conquistados no mundial de Berlim, em 2009. Esse ano parece ter sido o auge da sua performance, porém, até hoje, ninguém consegue quebrar a hegemonia do atleta jamaicano nessas duas provas. Bolt tem um biotipo diferente se comparado aos outros grandes velocistas. É muito mais alto do que a maioria e não tem a explosão encontrada em atletas do nível de James Gatlin, Tyson Gay e Donovan Bailey, mas consegue manter a aceleração nos últimos 50 m, quando os outros atletas já começam a perder velocidade. Por essa característica, o jamaicano tem como prova favorita os 200 m rasos.

Ambas as provas disputadas por Bolt são consideradas exercícios anaeróbicos, uma vez que exigem mais explosão mus-cular do que resistência aeróbica, tendo em vista que nos 100 m rasos, por exemplo, a maioria dos atletas nem chega a respirar durante a prova. Portanto, a necessidade para esses atletas, além da técnica e de um trabalho psicológico forte e muita concentração, é uma tremenda força muscular. Sobre os tecidos musculares, assinale a alternativa correta:

a) Os músculos das pernas, abdome e costas, principais responsáveis pelo movimento de corrida, são exemplos de musculatura lisa.

b) Atletas como Usain Bolt, nas suas competições, fazem mais uso das suas fibras vermelhas do que das brancas.c) As células do tecido muscular estriado são permanentes e não podem ser repostas se destruídas.d) A contração muscular depende das miofibrilas de actina e miosina que formam os sarcômeros, presentes em todos

os tipos de tecido muscular.e) Todo tecido muscular estriado possui contrações voluntárias.

25) O leite e seus derivados, como o queijo, são alimentos que fazem parte do nosso cotidiano. Os queijos são ricos em lipídios, e devem ser consumidos com moderação. O leite integral também possui uma quantidade razoável de lipídios, enquanto o leite desnatado e o semidesnatado possuem menos. Sabemos que um lipídio que pode representar risco à saúde é o colesterol, que é capaz de obstruir artérias quando acima dos níveis normais no organismo. Sabe-se também que as gorduras saturadas aumentam os níveis corpóreos de colesterol. Os gráficos abaixo trazem as quantidades de colesterol, gorduras saturadas e insaturadas dos principais tipos de queijo e leite disponíveis no mercado, além de mostrar a quantidade de Ômega-3, um ácido graxo essencial, quando ele está presente.

Analisando os dados dos gráficos e seus conhecimentos sobre o assunto, assinale a alternativa correta:

a) Ao consumir um copo de 200 mL de leite integral, va-mos ingerir a mesma quantidade de gordura saturada do que em 50 g de queijo amarelo.

b) Levando em conta apenas os níveis de colesterol, o leite desnatado é o melhor alimento a ser consumido entre os listados nos dois gráficos.

c) O queijo branco é mais saudável do que o queijo amarelo por possuir maior quantidade de Ômega-3.

d) O leite integral possui mais gordura insaturada do que saturada.

e) O queijo amarelo possui o dobro da quantidade de colesterol quando comparado ao queijo branco.

16

26) Nova vacina contra dengue deve chegar às clínicas particulares na próxima semana. (27/07/2016)

A nova vacina contra a dengue, produzida pelo laboratório Sanofi Pasteur, deve chegar às clínicas particulares de todo o país na próxima semana. O anúncio foi feito pela empresa nesta quarta-feira, 27.

"Os pedidos são feitos por clínicas que já têm cadastro na empresa, que já entregaram toda a documentação. Possi-velmente, a vacina vai estar disponível na semana que vem no Brasil inteiro", diz Sheila Homsani, diretora médica da Sanofi Pasteur. Chamada de Dengvaxia a vacina é a única que tem registro na Anvisa (Agência de Vigilância Sanitária). [...] A vacina será aplicada em três doses, com intervalos de seis meses entre elas, e não poderá ser tomada por alguns grupos, entre eles gestantes e pessoas com doenças que afetem o sistema imunológico. Não há definições sobre a inclusão do imunizante no calendário nacional de imunização. A Dengvaxia é destinada para pessoas dos 9 aos 45 anos e foi testada em 15 países. Foram realizadas 25 pesquisas com mais de 40 mil pessoas. [...] A vacina desenvolvi-da pelo Instituto Butantã ainda está na fase final de testes, mas tem apresentado resultados melhores do que a vacina criada pela Sanofi Pasteur. "Os resultados são animadores. A vacina do Butantã poderá ser mais barata e mais eficaz para os quatro sorotipos do vírus da dengue, além de ser necessária apenas uma dose para sua aplicação", explica a infectologista Mônica Jacques de Moraes. Não há previsão para aprovação final da vacina do Instituto Butantã pela Anvisa. A Fundação Oswaldo Cruz e o laboratório japonês Takeda também desenvolvem suas vacinas contra a doença. [...] "O vírus da zika e o vírus da dengue são transmitidos pelo mesmo mosquito, o Aedes aegypti, mas essa vacina só protege a pessoa contra o vírus da dengue. Portanto, a pessoa que receber essa vacina, não estará protegida contra o vírus da zika, que causa a microcefalia em bebês ou contra o chikungunya," explica a diretora da Sociedade Brasileira de Infectologia, Mônica Jacques de Moraes. Ela lembra que a dengue é uma doença infecciosa causada por quatro sorotipos de arbovírus (DEN-1, DEN-2, DEN-3 e DEN-4). [...]

(Extraído e modificado de: <http://noticias.uol.com.br/saude/ultimas-noticias/estado/2016/07/27/nova-vacina-contra-dengue-deve-chegar-as-clinicas-parti-culares-na-proxima-semana.htm>.)

Leia atentamente a notícia apresentada, identifique as principais ideias, analise o que foi mencionado, comparando-o com as características gerais das doenças, os agentes causadores e transmissores. Após isso, avalie as alternativas seguintes, assinalando a única frase totalmente correta quanto ao texto e ao conteúdo relacionado a ele:

a) Segundo o texto e o que se conhece a respeito das doenças mencionadas, todas estão relacionadas, pois são cau-sadas pelo mesmo tipo de vírus e de contágio comum através do mosquito Aedes aegypti.

b) A vacina mencionada tem seu ponto negativo por não atingir a totalidade da população (em alguns grupos não é reco-mendada), porém, em comparação com a vacina brasileira produzida pelo Instituto Butantã, ela é mais prática (apenas uma dose é suficiente) e mais barata, uma vez que, por enquanto, todas estarão disponíveis apenas na rede particular.

c) A vacina em questão é recomendada apenas para a dengue, não imunizando contra o Zika vírus e nem o chikungunya, outros tipos virais. Algumas pessoas poderiam confundir, pois o agente transmissor é comum a todas, o mosquito Aedes aegypti.

d) O texto menciona e subdivide o vírus da dengue em quatro sorotipos de "arbovírus", que, pela definição, são vírus que possuem como material genético a molécula de RNA, podendo convertê-la em diversas moléculas de DNA e se transformar em vários subtipos.

e) Com a finalização e a chegada da vacina, pelo menos às clínicas particulares, espera-se um decréscimo no número de casos de dengue no país (não exterminá-la), pois vai se constituir na primeira e única maneira de controlar e até reduzir o número de contágios dessa epidemia em nosso território (única medida preventiva) e consequentemente, o número de óbitos.

27) Seis em um

A partir de uma única coleta de sangue, em breve um paciente poderá saber se é portador de até seis diferentes agentes infecciosos: o Trypanosoma cruzi (causador da doença de Chagas), o Treponema pallidum (responsável pela sífilis) e os parasitas HIV (da Aids), HTLV (capaz de produzir linfoma e quadros neurológicos degenerativos) e HBV e HCV (associados às hepatites B e C). A técnica que permitirá esse diagnóstico múltiplo é desenvolvida pelo Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos (Bio-Manguinhos), da Fundação Oswaldo Cruz, no Rio de Janeiro, com o apoio do Instituto de Biologia Molecular do Paraná, entre outros parceiros. [...] O kit criado pela equipe brasileira exige menos tempo, custo e trabalho do que testes ainda bastante empregados em laboratórios nacionais. [...] Estudo divulgado recentemente pela Organização das Nações Unidas aponta que o número de contaminações com o vírus HIV cresceu no Brasil nos últimos anos. O relatório ressalta que a detecção precoce da infecção deve ser prioridade para evitar o agravamento do quadro. O kit chega, portanto, em boa hora.

(Revista Ciência Hoje, SBPC, número 28, volume 47, maio de 2011, p. 65.)

17

Faça uma leitura atenta do texto, analise as informações mais relevantes e os agentes parasitários mencionados, rela-cionando-os às enfermidades por eles causadas, e, com base em seus conhecimentos, analise as alternativas a seguir e assinale a correta:

a) O texto menciona uma importante notícia relacionada a doenças graves que ainda levam ao óbito de muitos pacientes, portanto esses testes seriam uma excelente forma de prevenção para se evitar a disseminação das referidas doenças, uma vez que para nenhuma delas ainda exista medicação para tratamentos e muito menos a cura.

b) É possível observar nessa lista que muitas delas são DST (doenças sexualmente transmissíveis) e também de contágio via sangue contaminado. Portanto, para que não ocorra um aumento da disseminação de tais doenças, faz-se neces-sária a conscientização da população quanto ao uso de preservativos nas relações sexuais, à exigência de exames em bolsas de sangue, à utilização de seringas descartáveis e à esterilização de materiais cortantes compartilhados. Os exames precoces que o texto menciona são importantes no tratamento dos pacientes já contaminados.

c) O texto menciona alguns parasitas graves, muitos deles mortais, todos fazendo parte da mesma classificação, um grupo acelular e parasita intracelular obrigatório, no caso os vírus. Não aparecem representantes de nenhum outro grupo de seres.

d) Caso não ocorra o diagnóstico das doenças por meio de exames sanguíneos específicos, os pacientes podem ser tratados a partir de observações dos sintomas, que em todas as doenças mencionadas são bem evidentes e de evo-lução rápida.

e) Apesar do aumento do número de informações a respeito das doenças citadas na lista, as contaminações vêm au-mentando para a maioria delas. Isso continua ocorrendo pela falta de conscientização das pessoas e principalmente pela falta de uma prevenção mais eficaz, como a vacinação, que não existe para nenhuma das enfermidades citadas no texto.

28) As usinas hidroelétricas, que utilizam a água acumulada em represas para fazer funcionar suas turbinas, são responsáveis pela perturbação no ciclo natural das cheias e secas dos rios, pela inundação de áreas de terra cada vez maiores, pela retenção de nutrientes que, se não fosse esse uso, estariam distribuídos mais ou menos uniformemente ao longo dos rios.

A queima de carvão mineral para a geração do vapor d'água que move as turbinas das usinas termoelétricas lança, na atmosfera, além de dióxido de carbono, grandes quantidades de enxofre e óxidos nitrogenados, gases que formam a chuva ácida. As usinas nucleares causam impacto ambiental mesmo na ausência de acidentes, porque retiram a água do mar ou dos rios para resfriar os núcleos de seus geradores, devolvendo-a a uma temperatura bem mais alta. Esse aquecimento afeta os organismos aquáticos, pois o aumento da temperatura deixa a água pobre em oxigênio pela dimi-nuição da solubilidade.

Com a diminuição do pH, não há mais proteção da ferragem. No processo de oxidação do ferro, há expansão de volume e consequente fragmentação do concreto.

As equações que podem representar a formação da ferrugem pela ação do O2, CO2 e da água são:

1) Fe+CO2+H2O FeCO3 + H2

2) Fe +H2O Fe(OH)2

3) 2Fe + 3 O2 Fe2O3

O número de oxidação do ferro nos compostos Fe, Fe(OH)2 e Fe2O3 é, respectivamente:

a) 0, +1 e +2b) 0, +2 e +3c) +2, +2 e +2d) 0, –2 e –3 e) 0, +2 e –3

29) O ácido cianídrico é altamente tóxico, pois o ácido na corrente sanguínea inibe os processos oxidativos celulares, estabelecendo ligações extremamente estáveis, com o ferro da hemoglobina, formando o íon hexacianoferrato (II) ou (III), que impede o transporte de oxigênio e gás carbônico para as células, além de desativar as oxidases (enzimas de oxidação), tornando ineficaz a cadeia de transporte de elétrons, que leva o intoxicado a uma asfixia interna, provocando sentimentos de medo, tonturas e vômitos.

O ácido cianídrico, quando disperso em locais fechados com pouca ventilação, se adere facilmente a tudo que for úmido, mantendo seu efeito tóxico no local durante vários dias. Sendo que, devido a sua toxicidade, o ácido cianídrico foi usado na Primeira Guerra Mundial como arma química por ambos os lados e nas câmaras de gás pelos nazistas na segunda guerra mundial.

(Disponível em: <http://www.engquimicasantossp.com.br/2015/04/gas-da-morte-acido-cianidrico.html#ixzz4EuN5pOMD>. Acesso em: 22 ago. 2016.)

18

Analisando as ligações feitas na molécula de ácido cianídrico (HCN), podemos afirmar que esta possui:

a) 2 ligações sigma e 2 pi, em que todas são polares formando interação dipolo–dipolo no estado líquido.b) 3 ligações pi e 1 sigma, em que todas são apolares formando pontes de hidrogênio no estado líquido.c) 3 ligações sigmas e 1 pi, em que todas são polares formando pontes de hidrogênio no estado líquido.d) 2 ligações pi e 1 sigma, em que todas são polares formando interação dipolo–dipolo no estado líquido.e) 4 ligações sigma, em que todas são apolares formando interação dipolo induzido no estado líquido.

30) Magnetita

Propriedades diagnósticas – magnético, possui geminação polissintética, estrias nas faces octaédricas, cor de traço preto, hábito, densidade.

Ocorrência – constituinte comum de rochas magmáticas, podendo formar camadas devido a processos de diferenciação magmática. Presente também em rochas metamórficas, de metamorfismo de contato ou regional. Ocorre em meteoritos e também em areias de praia. Comumente formada pela alteração de minerais que contêm óxido de ferro.

Usos – importante fonte de ferro.

(Disponível em: <http://www.rc.unesp.br/museudpm/banco/oxidos/magnetita.html>. Acesso em: 22 ago. 2016.)

Na fórmula da magnetita há o elemento químico ferro, que, quando encontrado na fórmula iônica, pode, dentre outras apresentações, possuir carga +2 e +3.

Analisando as afirmações abaixo e relacionando-as com seus conhecimentos, assinale a proposição correta.(Dado: Fe: Z = 26.)

a) O íon Fe+3 apresenta sua distribuição eletrônica terminada com o subnível 3d6.b) O elemento ferro é encontrado na tabela periódica na famílica 3 A, sendo classificado como um elemento representativo.c) O íon Fe+2 apresenta como número quântico principal do subnível mais energético o valor igual a 4.d) O íon Fe+3 apresenta em sua última camada da eletrosfera os subníveis 3s2, 3p6 e 3d5, tendo cinco orbitais semipre-

enchidos no subnível d.e) O Fe+2 é um ânion bivalente eletronegativo.

31) O iodo radioativo (I-131) pode ser usado em terapias médicas como um tratamento e uma ferramenta diagnóstica. É de uso geral no tratamento do hipertireoidismo devido doença ou nódulo na glândula tiroide. A administração do I-131 de forma terapêutica pode ser feita a partir da ingestão via oral de uma única cápsula. O iodo radioativo emite radiações alpha, beta e gama.

Analisando as afirmativas abaixo, assinale a correta:(Dado: I: Z = 53.)

a) O iodo 131 apresenta 78 nêutrons, 53 prótons e 53 elétrons e é isótopo do iodo-137.b) O iodo 131 e 137 são isóbaros, pois apresentam o mesmo número atômico.c) O iodo é um elemento eletronegativo classificado como metal e encontrado na família 7 A da tabela periódica.d) O iodo 131 possui número de prótons 131 e 78 nêutrons.e) O iodo 131 é um isótopo do Ce – 137, utilizado em máquinas de raio X.

32) Há anos, o bom cinto de segurança era o único sistema de retenção passiva existente em nossos carros. No início, sur-giram controvérsias sobre sua segurança, especialmente em relação às crianças. Mas com o tempo os Estados Unidos adotaram leis compulsórias para o seu uso. Estatísticas mostram que o uso do cinto de segurança tem salvado milhares de vidas que poderiam ser perdidas nos acidentes.

Como os cintos de segurança, os airbags – bolsas infláveis macias que amortecem o impacto – estão sendo desenvolvidos há anos. A primeira patente de um dispositivo capaz de diminuir o impacto de aterrissagens forçadas de aviões foi requerida durante a Segunda Guerra Mundial. Os primeiros airbags comerciais em automóveis apareceram nos anos 1980.

(Disponível em: <http://carros.hsw.uol.com.br/airbag.htm>. Acesso em: 01 ago. 2016.)

19

(Imagem disponível em: <http://www.adina.com/newsg-D17.shtml>. Acesso em: 01 ago. 2016.)

Relacionando os itens de segurança citados no texto com as teorias científicas que explicam seu funcionamento, pode-se afirmar que:

a) o cinto de segurança tem seu funcionamento baseado na terceira lei de Newton, o Princípio da Ação e Reação, que afirma que, na ausência de forças, todo corpo tende a man-ter seu estado de repouso ou movimento em linha reta com velocidade constante.

b) apenas na década de 1980 surgiram princípios físicos que explicam o funcionamento do airbag.

c) os airbags amortecem o impacto aumentando o tempo de contato entre um ocupante e as partes rígidas do automóvel, diminuindo a força que o carro aplica no ocupante.

d) tanto o cinto de segurança quanto o airbag têm a função de diminuir o impacto sobre o corpo dos ocupantes dos automóveis.

e) o funcionamento do airbag e do cinto de segurança são puramente empíricos, não existindo princípios físicos que explicam seus funcionamentos.

33) Durante as olimpíadas no Rio de Janeiro, muitos recordes podem ser quebrados, dentre eles, nas diversas provas de natação. Uma piscina olímpica possui 50 metros de comprimento por 25 metros de largura. Na modalidade de 100 metros livres, o recorde olímpico atual foi estabelecido pelo australiano Eamon Sullivan, em 13 de agosto de 2008, em Pequim, cujo tempo foi de 47,05 segundos. Com base nos dados do texto, podemos concluir que:

a) o deslocamento realizado pelo australiano durante a prova foi de 100 m.b) a distância percorrida pelo atleta durante a prova foi nula.c) a velocidade escalar média desenvolvida por Sullivan durante a prova foi nula.d) a velocidade vetorial média desenvolvida pelo recordista teve módulo igual a 2,1254 m/s.e) a velocidade vetorial média desenvolvida pelo nadador nessa prova foi nula.

De acordo com as informações contidas no texto e na tabela ao lado, marque a opção correta:

a) Terá o maior alcance a bola que partir com maior ângulo de lançamento.

b) Leonardo e Lili obterão o mesmo alcance e será o maior alcance de todos.

c) Por se tratar de um ângulo menor que 90o, Lorena obterá o maior alcance de todos.

d) Lorena e Falcão obterão o mesmo alcance e será menor que Leonardo.

e) Independentemente da velocidade de lançamento, Otávio obterá o maior alcance de todos.

35) Cansado de correr pela cidade capturando Pokémon, Falcão resolveu observar o passado e apontou sua luneta astronô-mica para o céu. Como sua luneta era poderosa, Falcão observou um planeta desconhecido e, ao prestar mais atenção, constatou que este possuía três satélites naturais.

Não perdendo tempo, Falcão anotou em um rascunho um esquema do que estava observando e batizou na hora o planeta com os satélites com apelidos de nomes de amigos.

34) Uma equipe de alunos, empolgados com os jogos de futebol da Seleção Brasileira no Rio 2016, decidiram testar suas habilidades na cobrança de tiro de meta. Para isso, posicionaram a bola em um ponto específico do campo de futebol oficial e começaram com a brincadeira. Para efeito vamos desprezar a resistência do ar e manter constante a aceleração da gravidade. A tabela abaixo mostra os dados obtidos pelos alunos da equipe.

NomeVelocidade

de lançamento

Ângulo de lançamento em relação ao solo

Leonardo Batistuta 20 m/s 25o

Otávio Maradona 20 m/s 45o

Lili Gaúcho 20 m/s 65o

Falcão Roberto 20 m/s 10o

Lorena Miranda 20 m/s 80o

20

Abaixo está representado de forma simplificada o rascunho de Falcão.

De acordo com o rascunho de Falcão, marque a opção correta.

a) Por estar mais longe, Perox leva menos tempo para dar uma volta completa ao redor de Loren.b) Independentemente da posição de cada satélite, o tempo gasto para completar uma volta é o mesmo.c) O satélite que leva mais tempo para completar uma volta ao redor de Loren é o que possui maior massa.d) Perox será o segundo satélite a ter o menor tempo para completar uma volta ao redor de Loren.e) Os três satélites estão na mesma órbita ao redor do planeta Loren.

Considerando x o valor, em centavos, do desconto dado no preço de cada sanduíche e V o valor, em reais, arrecadado por noite com a venda dos sanduíches, então a expressão que relaciona V e x é:

a) V = –2x²+ 100x + 200.b) V = 2x² + 100x + 200 .c) V = –2x² + 100x + 1200. d) V = –2x² – 100x + 1200.e) V = 2x² – 100x + 1200.

37) Em um shopping de Florianópolis, 600 pessoas foram entrevistadas para saber se pagavam suas compras em dinheiro ou utilizavam cartão. 25% das pessoas disseram que pagavam suas compras apenas com dinheiro, e 35% responderam que pagavam apenas com o cartão. Sabendo que todos os entrevistados responderam à pesquisa, quantas pessoas fazem suas compras utilizando os dois, dinheiro e cartão?

a) 210 b) 150 c) 30 d) 90 e) 240

Matemática e suas tecnologias Questões de 36 a 40

36) Uma lanchonete vende, em média, 200 sanduíches por noite ao preço de R$6,00 cada um. O proprietário observa que, para cada R$0,10 de desconto que concede por sanduíche, a quantidade vendida aumenta em cerca de 20 sanduíches.

21

38) A tabela a seguir mostra a distribuição de salários de uma empresa.

Salário (em reais) Número de funcionários880,00 201200,00 121600,00 102400,00 85000,00 6

Qual é, aproximadamente, a média salarial dessa empresa?

a) 1545,00.b) 1736,00. c) 1632,00. d) 1434,00. e) 1893,00.

39) Num jogo, uma bolinha percorre linhas retas ou arcos de circunferências cujos raios variam de 1 a 8. Quando a bolinha estiver no ponto P, ela deverá realizar a seguinte tajetória: 2 unidades no sentido centro das circunferências (ponto O) e, no sentido anti-horário, um arco de circunferência cujo ângulo central é 120o.

Após a sequência de movimentos descrita, a bolinha estará no ponto:

a) B. b) D. c) C. d) F. e) G.

22

40) Um terreno inclinado traz dificuldades para a construção civil, para a agricultura e para um caminhante aventureiro.

Seja α a medida do ângulo que a superfície do terreno faz com o plano horizontal, conforme a figura.

A taxa de declividade, ou apenas declividade, de um terreno é a tangente desse ângulo α. A declividade de um terreno é normalmente expressa em porcentagem, por exemplo, se tg α = 0,23, então a taxa de declividade é 23%.

Um excursionista sobe uma montanha que tem declividade de 50%. Considere que do ponto que o excursionista partiu até o topo da montanha o desnível vencido foi de 1000 metros.

Nessas condições, a menor distância percorrida pelo excursionista até o topo da montanha é, em quilômetros,

a)

b)

c)

d)

e)

2

3

4

5

6

5

10

15

20

25

30

Título

RASCUNHO