instruÇÕes - energia.com.br · quando percebi que o doente expirava, recuei aterrado, e dei um...

21
1) Para fazer a prova, você usará este caderno, que possui 21 (vinte e uma) páginas com perguntas e um cartão-resposta. 2) Verifique, neste caderno de prova, se constam todas as 40 questões. Observe também se há faltas ou imperfeições gráficas que lhe causem dúvidas. Qualquer reclamação só será aceita durante os trinta minutos iniciais da prova. 3) Você encontrará questões de proposições múltiplas (tipo somatório). 3.1) As questões de proposições múltiplas contêm, no máximo, sete alternativas numeradas: 01, 02, 04, 08, 16, 32 e 64. A resposta correta é o valor total do(s) número(s) associado(s) à(s) proposição(ões), conforme orientação do enunciado da questão. Cada uma das questões deverá ser assinalada no cartão-resposta mediante duas marcas, uma na dezena e outra na unidade. Quando a resposta for menor que 10, marque o zero na linha das dezenas (01, 02, etc.). 3.2) As questões abertas são as que contêm problemas que admitem solução numérica (valores inteiros compreendidos entre 00 e 99, incluindo estes). Nesse caso, resolva o problema e marque, no lugar próprio da folha de respostas, o resultado numérico encontrado. 3.3) Confira, nos modelos abaixo, como marcar as suas respostas. Questão 01 – 63 Questão 02 – 19 Questão 03 – 22 Observe com atenção o preenchimento correto dos resultados das respostas. 4) Procure responder a todas as questões. 5) Durante a prova, não se admite que o candidato se comunique com outros candidatos, efetue empréstimos, use outros meios ilícitos ou pratique atos contra as normas ou a disciplina. A fraude, a indisciplina e o desrespeito aos fiscais en- carregados dos trabalhos são faltas que eliminam o candidato. 6) Não será permitida a substituição do cartão-resposta caso haja erro de marcação. Para evitar esse problema, preencha primeiramente a lápis e depois confirme à caneta. Obs.: use somente caneta esferográfica azul-escura ou preta. 7) Não utilize corretor líquido na marcação do cartão-resposta, pois a leitura óptica poderá ser prejudicada. 8) O gabarito correto será divulgado ao final do exame na internet através do site www.energia.com.br e do facebook/suaenergia. 9) Se houver mais de um candidato com a mesma pontuação, o desempate será feito através da verificação do número de questões corretas na disciplina de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira. 10) Em cada sala há um fiscal de prova. Colabore para que a seriedade da prova contribua na sua preparação para o ves- tibular e classificação no concurso. 11) Ao terminar, entregue ao fiscal o cartão-resposta. INSTRUÇÕES

Upload: hoangtram

Post on 27-Jan-2019

214 views

Category:

Documents


1 download

TRANSCRIPT

1) Para fazer a prova, você usará este caderno, que possui 21 (vinte e uma) páginas com perguntas e um cartão-resposta.

2) Verifique, neste caderno de prova, se constam todas as 40 questões. Observe também se há faltas ou imperfeições gráficas que lhe causem dúvidas. Qualquer reclamação só será aceita durante os trinta minutos iniciais da prova.

3) Você encontrará questões de proposições múltiplas (tipo somatório). 3.1) As questões de proposições múltiplas contêm, no máximo, sete alternativas numeradas: 01, 02, 04, 08, 16, 32 e 64. A

resposta correta é o valor total do(s) número(s) associado(s) à(s) proposição(ões), conforme orientação do enunciado da questão. Cada uma das questões deverá ser assinalada no cartão-resposta mediante duas marcas, uma na dezena e outra na unidade. Quando a resposta for menor que 10, marque o zero na linha das dezenas (01, 02, etc.).

3.2) As questões abertas são as que contêm problemas que admitem solução numérica (valores inteiros compreendidos entre 00 e 99, incluindo estes). Nesse caso, resolva o problema e marque, no lugar próprio da folha de respostas, o resultado numérico encontrado.

3.3) Confira, nos modelos abaixo, como marcar as suas respostas.

Questão 01 – 63 Questão 02 – 19 Questão 03 – 22

Observe com atenção o preenchimento correto dos resultados das respostas.

4) Procure responder a todas as questões.

5) Durante a prova, não se admite que o candidato se comunique com outros candidatos, efetue empréstimos, use outros meios ilícitos ou pratique atos contra as normas ou a disciplina. A fraude, a indisciplina e o desrespeito aos fiscais en-carregados dos trabalhos são faltas que eliminam o candidato.

6) Não será permitida a substituição do cartão-resposta caso haja erro de marcação. Para evitar esse problema, preencha primeiramente a lápis e depois confirme à caneta.

Obs.: use somente caneta esferográfica azul-escura ou preta.

7) Não utilize corretor líquido na marcação do cartão-resposta, pois a leitura óptica poderá ser prejudicada.

8) O gabarito correto será divulgado ao final do exame na internet através do site www.energia.com.br e do facebook/suaenergia.

9) Se houver mais de um candidato com a mesma pontuação, o desempate será feito através da verificação do número de questões corretas na disciplina de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira.

10) Em cada sala há um fiscal de prova. Colabore para que a seriedade da prova contribua na sua preparação para o ves-tibular e classificação no concurso.

11) Ao terminar, entregue ao fiscal o cartão-resposta.

INSTRUÇÕES

2

FÓRMULAS E TABELAS

FÍSICA

3

MATEMÁTICA

4

Texto

Quando percebi que o doente expirava, recuei aterrado, e dei um grito; mas ninguém me ouviu. Voltei à cama, agitei-o para chamá-lo à vida, era tarde; arrebentara o aneurisma, e o coronel morreu. Passei à sala contígua, e durante duas horas não ousei voltar ao quarto. Não posso mesmo dizer tudo o que passei, durante esse tempo. Era um atordoamento, um delírio vago e estúpido. Parecia-me que as paredes tinham

vultos; escutava uma vozes surdas. Os gritos da vítima, antes da luta e durante a luta, continuavam a repercutir dentro de mim, e o ar, para onde quer que me voltasse, aparecia recor-tado de convulsões. Não creia que esteja fazendo imagens nem estilo; digo-lhe que eu ouvia distintamente umas vozes que me bradavam: assassino! assassino!

(Machado de Assis)

01) Sobre o Realismo, Machado de Assis e a obra Várias histórias, some o que for correto.

01. O Realismo consistiu em um estilo de época profundamente empenhado em retratar e analisar os problemas políticos e sociais a ele contemporâneos, ou seja, aqueles que emergiram na segunda metade do século XIX. Bem diferente é a postura assumida pelos escritores neorrealistas, da segunda geração do Modernismo brasileiro, o chamado romance de 30, que, repudiando a noção de arte engajada, preferiram engendrar uma literatura autônoma, preocupada mais com as questões estéticas defendidas pelos modernistas do que com as questões regionais ou político-sociais.

02. Machado de Assis, um dos principais nomes do Realismo brasileiro, praticou uma literatura que, a seu modo, ca-racteriza-se pelo empenho em retratar e analisar a sociedade da época e criticar-lhe as mazelas, desnudando sua cética e amarga visão da existência humana. No entanto, tendo em vista seu estilo marcado pela ironia e pelo tom ambíguo, sua crítica nunca deixa de lado certo tom de humor sutil.

04. Pode-se dizer que o texto de Machado de Assis, como observa-se no trecho acima transcrito, é marcado por uma linguagem sem exageros, pela frase curta e pelo estilo contido, mais voltado para a psicologia das personagens do que para a ação romanesca.

08. Na maioria dos contos que constituem o volume Várias histórias, pertencente à chamada "fase realista" de Macha-do de Assis, pode-se constatar, além de reflexões acerca da conduta humana, a presença de críticas à sociedade, como nos contos A cartomante, que ironiza as superstições humanas, e no conto O enfermeiro, no qual se critica o apagamento da própria consciência dos erros.

16. No conto Um homem célebre, integrante da coletânea Várias histórias, o tema central é a frustração do ser humano, eterno joguete entre a ambição e a vocação. Já no conto D. Paula se problematiza a questão da reincidência dos seres humanos nos mesmos erros.

A história da América Latina está cheia de caudilhos, líderes carismáticos que querem "salvar o povo" e terminam arruinando-o. Piores ainda do que os salvadores da pátria são seus imitado-res, que praticam os mesmos absurdos sem o manto da comunicação emocio-nal com as massas. E o pior entre todos esses, hoje, é Nicolas Maduro, que diariamente empurra a Venezuela para um buraco do qual talvez nem o mar de petróleo consiga tirá-la. O que era histriônico em Hugo Chávez, em Maduro vira patético – inclusive as noites que passa com o eterno El Comandante, na base militar onde vai "refletir" bem

pertinho do corpo sepultado. A última de Maduro foi, coberto de penduricalhos, empunhar a imagem de um médico milagreiro, pedindo proteção dos cír-culos superiores à saúde da presidente Cristina Kirchner. Maduro também tem outros projetos nada beatíficos, como governar por decreto. "O governo teria de vir com tanques e fuzis" desafiou o principal oposicionista venezuelano, Henrique Capriles, que é governador estadual. Não é impossível que isso aconteça. Diante da entropia econômica e do desabastecimento, resta reciclar o velho truque de declarar guerra aos ini-migos malvados que até papel higiênico

fazem desaparecer. Maduro já prometeu ser um "novo Cristo dos pobres", numa comparação sacrílega com Chávez, e explora elementos da religiosidade po-pular. Ele e a mulher seguem os ensina-mentos de Sai Baba, um enrolado guru indiano. Em maio, Maduro surpreendeu muitos venezuelanos ao propagar que seus avôs eram judeus sefarditas, o que não impede sua tropa de choque de até hoje "acusar" Capriles de ser judeu. Em outras circunstâncias, a multiplicidade confessional poderia ser uma vantagem. Mas está difícil algum santo – qualquer um – evitar que Maduro se desmanche.

Leia atentamente o texto abaixo.

Para baixo, santo ajuda

(Vilma Gryzinski)

5

02) Some a(s) alternativa(s) correta(s) dê o total.

01. Em A história da América Latina está cheia de caudilhos, líderes carismáticos que querem "salvar o povo" e ter-minam arruinando-o. Os termos em negrito foram acentuados segundo regras distintas.

02. Em O que era histriônico em Hugo Chávez, em Maduro vira patético – inclusive as noites que passa com o eterno El Comandante, na base militar onde vai "refletir" bem pertinho do corpo sepultado, há um evidente deslize à norma culta no emprego do vocábulo onde, uma vez que o verbo ir – indicador de movimento – rege preposição A.

04. Em Diante da entropia econômica e do desabastecimento, resta reciclar o velho truque de declarar guerra aos ini-migos malvados que até papel higiênico fazem desaparecer., se substituíssemos a palavra inimigos por pessoas, haveria condições para o emprego do acento grave indicativo de crase.

08. Se os verbos grifados em Piores ainda do que os salvadores da pátria são seus imitadores, que praticam os mes-mos absurdos sem o manto da comunicação emocional com as massas, fossem colocados no pretérito imperfeito do indicativo o trecho ficaria Piores ainda do que os salvadores da pátria foram seus imitadores, que praticaram os mesmos absurdos sem o manto da comunicação emocional com as massas.

16. Em A história da América Latina está cheia de caudilhos, líderes carismáticos que querem "salvar o povo" e terminam arruinando-o., as aspas dão característica irônica à expressão salvar o povo.

32. Em empunhar temos prefixo, radical, vogal temática, tema e desinência verbal.

03) Assinale a(s) proposição(ões) correta(s) e determine a soma dos números associados a elas.

01. Sobre a função trigonométrica f(x) = cos(3x), x ∈ R, é correto afirmar que f(x) = cos x . (cos2 x – 3 . sen2 x).

02. Um triângulo retângulo está inscrito numa semicircunferência. Um dos ângulos internos desse triângulo mede π6

radianos e o lado oposto a esse ângulo mede 12 cm. O comprimento aproximado dessa circunferência é 75 cm.

04. A figura abaixo mostra parte do gráfico da função f, dada por f(x) = 2 . sen x2

, o coeficiente linear da reta que

passa pelos pontos A e B é 2.

08. A intersecção das retas x – y + 4 = 0, x = 0 e y = 0 define um triângulo, e a intersecção das retas x – y – 3 = 0, y – 2 = 0

e x + 2 = 0 define outro triângulo. A medida da área (em unidade de área) comum aos dois triângulos é 12.

16. A área do polígono cujos vértices são A(1, 3), B(2, –2), C(4, 3), D(4, –2), E(6, 0) e F(0, 0) é 21,5 u.a.

6

04) A partir da análise do mapa e dos conhecimentos sobre as relações internacionais econômicas e políticas na contem-poraneidade, some a(s) alternativa(s) correta(s):

01. Estão representados, em A, países componentes do BRIC, em torno dos quais se criou a expectativa de se tornarem a base de apoio da expansão da economia mundial, por apresentarem sinais de crescimento econômico vigoroso na última década.

02. O Brasil, no conjunto de países que constituem o BRIC, se destaca por apresentar uma participação crescente na produção e no fornecimento de alimentos e de matérias-primas.

04. O destaque socioeconômico conquistado pelo BRIC deve-se ao conjunto de bens simbólicos compartilhados, a exemplo de crenças, valores e ideais comuns.

08. Países culturalmente diferentes – dos quais o BRIC é um exemplo concreto – aproximam-se, no mundo globalizado atual, na defesa de interesses comuns, tais como comerciais, alfandegários e financeiros.

16. Verifica-se, em B, o fenômeno da diversidade cultural entre as populações que o compõem, identificada na divisão da religião islâmica entre xiitas e sunitas, na presença das religiões locais tradicionais e na disputa do poder entre grupos étnicos e políticos que controlam territórios de valor econômico e estratégico.

32. Ocorrem, em C, contradições na política externa relativa às repúblicas socialistas de Cuba e da China, pois, enquan-to os Estados Unidos mantêm restrições comerciais e políticas com a primeira, cultivam, com a segunda, relações político-diplomáticas e comerciais consistentes.

64. Após 2008, vencida a crise que atingiu os países capitalistas, verifica-se o equilíbrio político e econômico entre os Estados Unidos e os países pertencentes ao BRIC, em particular nas decisões do G20.

05) Leia o fragmento do texto e, após, some a(s) alternativa(s) correta(s).

Em maio de 2006, uma organização criminosa ligada ao tráfico de drogas e comandada de dentro de presídios desen-cadeou uma onda inédita de violência, com o ataque em larga escala a forças policiais e civis, atingindo pelo menos seis estados brasileiros. A cidade de São Paulo foi paralisada; a população se recolheu a suas casas e a polícia iniciou operações de represália, com violência sem precedentes. Outros ataques do crime organizado continuaram acontecendo tanto em São Paulo quanto no Rio de Janeiro.

(VICENTINO, Cláudio e DORIGO, Gianpaolo. História Geral e do Brasil. São Paulo: Scipione, 2010, p.805).

01. O Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), lançado pelo Governo Lula em janeiro de 2007, constituiu-se em uma resposta direta, imediata e incisiva às ações do crime organizado, promovendo uma melhor distribuição de renda e uma redução do desemprego no Brasil.

02. O quadro acima descrito resultou, dentre outros fatores, da incapacidade das instituições do Estado em conter as ações do crime organizado.

04. A criminalidade que persiste no Brasil vincula-se a causas variadas e complexas que incluem, entre outros, elevados índices de pobreza e ineficiência e corrupção dos órgãos policiais.

08. A superação do quadro descrito acima, com uma expressiva diminuição dos índices de violência urbana e a desar-ticulação do crime organizado, somente foi possível em razão dos grandes investimentos do governo do presidente Fernando Henrique Cardoso em infraestrutura e em educação básica.

16. O quadro acima descrito refere-se apenas às cidades do Rio de Janeiro e de São Paulo, não tendo atingido o interior desses estados nem outros estados.

7

Ficha Limpa e vontade popular

Inicialmente, confesso que me cau-sou alguma surpresa a forma pela qual a decisão final do Supremo Tribunal Federal foi recebida pela sociedade, a partir do que pude extrair dos veículos de comunicação.

Não há dúvida de que a sociedade anseia pela moralização da política e de que as disposições da referida lei (da Ficha Limpa) – ainda que algumas passíveis de discussão relevante – con-tribuem para tanto.

A sociedade repudia cada vez mais a participação no processo eleitoral da-queles cujo comportamento não se afina com a preservação da coisa pública. Assim, a aplicação da lei, tão logo seja constitucionalmente viável, satisfaz os anseios da sociedade.

Contudo, há nisso tudo um paradoxo: o voto é, quiçá, a mais importante forma

de expressão da vontade da sociedade; mais até do que a vontade expressa pelo Legislativo quando edita uma lei e seguramente mais do que aquela expressa em decisões judiciais.

Portanto, seria de se esperar que o primeiro e mais veemente repúdio aos "fichas sujas" viesse pelo voto popular. Na pureza do raciocínio, não deveria ser preciso que uma lei dissesse ao cidadão que não pode votar em um "ficha suja", porque se o desejo da so-ciedade é o de moralização, então ela está pronta a garantir sua vontade pelo voto, não pela aplicação de uma lei.

Dir-se-á que falta ao cidadão informação ou que ele é manipulado. Mas a realidade mostrou que candida-tos "fichas sujas", cujo passado era bem conhecido, foram eleitos com votação expressiva.

Então, a tese da ignorância é quando menos discutível, como a da manipulação. Sobre esta, há um quê de veleidade – de todos nós, seres hu-manos – ao dizermos que os outros são manipulados e que nós não somos. Há, enfim, uma certa presunção – de novo, de todos nós – em dizer que os outros são incapazes de discernir o certo do errado e que nós sabemos bem a diferença. Sabemos mesmo?

E, afinal de contas, se o problema é de manipulação, então a melhor solução talvez não esteja exatamente nas restrições impostas às condições de elegibilidade, mas no aperfeiçoamento dos mecanismos de controle do abuso do poder político e econômico, porque estes sim vão ao cerne do problema da formação da vontade popular, que todos nós queremos ver preservada.

(Flávio Luiz Yarshell é professor titular da Faculdade de Direito da USP e juiz do Tribunal Regional Eleitoral de SP. Folha de SP, 30/03/2011, adaptado)

06) Sobre a ideia central do texto, marque a(s) afirmativa(s) correta(s) e indique o somatório.

01. Apoiar o desejo da sociedade em iniciar um processo de moralização na política por meio da aplicação da lei da Ficha Limpa.

02. Chegar à conclusão de que a lei da Ficha Limpa é questionável e passível de discussão relevante.04. Ressaltar a eficiência de uma resolução proferida pelo Poder Judiciário sob clamor popular evidente.08. Denunciar a manipulação que o voto popular sofreu na eleição, em tempos passados, de candidatos com "fichas

sujas".16. Expor a contradição existente no fato de uma vontade popular ter sido sacramentada por uma decisão do Supremo

Tribunal Federal.

07) Desejei um Brasil para os brasileiros, afrontando e denunciando a corrupção, a mentira e a covardia, que subordinam os interesses gerais às ambições de grupos dirigidos inclusive do exterior. Sinto-me, porém, esmagado. Forças terríveis se levantam contra mim e me infamam ou me intrigam até com a desculpa de colaboração. Se permanecesse, não manteria a consciência e a serenidade indispensáveis ao nosso exercício da nossa autoridade. Creio, mesmo, não manteria nem a própria paz pública.

(Carta de Jânio Quadros em 25 de agosto de 1961.)

A carta do presidente Jânio Quadros foi escrita em um dos momentos mais críticos de nossa história e que acabaria na sua renúncia, piorando ainda mais a difícil situação política do Brasil. A partir do texto e de seus conhecimentos assinale as afirmativas corretas e faça o somatório.

01. Jânio Quadros foi eleito presidente do Brasil por uma coligação tradicional que reunia o PSD e o PTB, e que nas eleições de 1950 e 1955 assegurou as vitórias de Getúlio Vargas e JK.

02. Quando assumiu a presidência em 1961, Jânio Quadros procurou desenvolver uma política internacional independente dos Estados Unidos da América; prova disso foi o fato de seu vice ter viajado oficialmente à China comunista.

04. Ao escrever a carta de renúncia, o presidente Jânio Quadros recebeu todo o apoio dos setores mais populares do país e de lideranças políticas das esquerdas, como Luis Carlos Prestes e Carlos Lacerda.

08. No momento da renúncia de Jânio Quadros, o eleitor brasileiro, através de um plebiscito, já havia definido que o sistema presidencialista de governo daria lugar ao parlamentarismo.

16. Por força da lei, a Constituição de 1946, o vice-presidente João Goulart em visita oficial à China retornou imediata-mente ao Brasil e sem nenhuma rejeição assumiu o governo, mantendo a normalidade administrativa.

32. João Goulart assumiu o governo após aprovação no Congresso Nacional de uma emenda que implantou o sistema parlamentarista de governo, que somente foi revogado quando os militares tomaram o poder em 1964.

64. Durante o governo de João Goulart ocorreu em São Paulo a Marcha da Família com Deus pela Liberdade, contra as reformas de base defendidas dias antes pelo presidente no comício da Central do Brasil, no Rio de Janeiro.

8

08) No quadro a seguir, as duas colunas da direita demonstram esquematicamente o aspecto in vitro das reações no sangue dos indivíduos de cada grupo sanguíneo ABO aos anti-A e anti-B. Sobre esse assunto avalie os itens a seguir e some as afirmativas corretas:

01. As pessoas que possuem sangue sem aglutinina não po-dem receber sangue das que não possuem aglutinógeno para o sistema ABO.

02. Do casamento entre um homem AB+ com uma mulher O+ não pode nascer uma criança A–.

04. O sangue O– é o doador universal pois pode doar para todos os tipos do sistema ABO e Rh.

08. Um homem A+ e uma mulher B+, ambos heterozigotos para as duas características, têm probabilidade de 3/32 de terem um menino O+.

16. Uma mãe Rh+ tem grandes chances de gerar um segundo filho com problemas de eritroblastose fetal.

32. Em uma tragédia se verificou que o acidentado possuía sangue AB+. Isso foi considerado ótimo pelos socorristas, pois ele poderá receber qualquer tipo de sangue do sistema ABO e Rh.

09) Os gráficos abaixo representam as pirâmides etárias da população brasileira das décadas de 1980 e 2000 e projeções para 2020 e 2040.

BRASIL: PIRÂMIDES ETÁRIAS

(Fonte: http://www.ibge.gov.br/home/estatistica/populacao/projecao_da_populacao/2008/piramide/piramide.shtm)

Com base nessas pirâmides etárias, considere as seguintes afirmativas e some a(s) correta(s).

01. Nas ordenadas estão os contingentes populacionais e nas abscissas os grupos de idade.02. A base larga da pirâmide em todo o período analisado revela que o Brasil continuará a ser um país de jovens e reforça

a necessidade do incremento de políticas públicas de atenção a tais camadas da população brasileira.04. A estrutura etária da população representada nos gráficos tem relação com a economia e mostra a transformação

da população economicamente ativa, definida como aquela que compreende o potencial de mão de obra com que pode contar o setor produtivo.

08. As transformações nas pirâmides no Brasil ao longo do tempo revelam a transição demográfica, explicada pela com-binação de fatores como baixas taxas de natalidade, redução das taxas de mortalidade, elevação na expectativa de vida, redução na taxa de fecundidade e maior acesso e assistência à saúde.

10) Dê a soma da(s) afirmativa(s) verdadeira(s).

01. As placas dos automóveis no Brasil são formadas por 3 letras seguidas de 4 dígitos (por exemplo, ABC7704, KWP2308, etc.) utilizando-se um alfabeto de 26 letras (A, B, C, …, Y, Z) e 10 algarismos (0, 1, 2, …, 9). Sorteando-se uma dessas placas ao acaso, a probabilidade de que ela contenha os dois últimos algarismos ímpares é de 25%.

02. No lançamento de dois dados, distintos e não viciados, a probabilidade de que o produto dos pontos seja ímpar, sabendo-se que a soma é par, é 5/18.

04. Uma clínica especializada trata três tipos de moléstia: X, Y e Z. 50% dos que procuram a clínica são portadores de X, 40% são portadores de Y e 10% de Z. As probabilidades de cura, nessa clínica, são:

Moléstia X: 0,8 Moléstia Y: 0,9 Moléstia Z: 0,95

Se um enfermo procurar tratamento nessa clínica, a probabilidade de que ele seja curado é de 85,5%.

9

11) Analise a tira do cartunista Angeli e responda à questão.

De acordo com a tira, some a(s) alternativa(s) correta(s).

01. Não é possível que alguém viva sem ter contato com o mundo. 02. O personagem é um ermitão, que gosta de viver em isolamento. 04. O autor faz uma apologia ao uso dos recursos contemporâneos de comunicação. 08. O personagem mantém uma posição de receptividade com relação à comunicação. 16. Causa estranhamento o fato de alguém recusar-se a utilizar os atuais meios de comunicação para interagir com as pessoas.

12) A terrível sentença contra o alferes Joaquim José da Silva Xavier que incluía ainda a difamação de seus descendentes até a terceira geração, a destruição de sua casa em Vila Rica, o salgamento do chão e o erguimento de um marco no local, para preservar a memória infame do abominável réu, foi proferida às 2 horas da manhã de 19 de abril de 1792... A sentença foi pronunciada em nome da princesa de Portugal D. Maria I.

(BUENO, Eduardo. Brasil: uma história. Ática, 2003, p. 126)

O texto nos leva a um momento de nossa história marcado pela crise do regime colonial. A partir dele e de seus conhecimentos, dê o somatório as alternativas corretas.

01. O alferes mencionado corresponde a Tiradentes, que seria executado dois dias após na capital do Brasil, a cidade do Rio de Janeiro.

02. Tiradentes foi um dos integrantes de uma revolta emancipacionista, a Inconfidência Mineira, que contou exclusivamente com a participação de setores populares interessados em pôr fim à exploração do Brasil e acabar com o trabalho escravo.

04. No momento em que a Inconfidência Mineira foi planejada, a região do ouro vivenciava já o declínio, e o Estado aumentava a fiscalização.

08. A inconfidência liderada entre outros por Joaquim José da Silva Xavier se desenrolou por todas as cidades históricas de Minas Gerais, com o sucesso a partir da proclamação de uma república em Vila Rica.

16. Com a terrível sentença imposta, o Estado Português impediu o desenvolvimento de outras revoltas emancipacionistas no Brasil de 1792 até a independência em 1822.

32. A princesa D. Maria I mencionada corresponderia à rainha de Portugal, conhecida como a Louca.

Dos delitos e das penas As condições em que vivem os

presos, em nossos cárceres superlota-dos, deveriam assustar todos os que planejam se tornar delinquentes. Mas a criminalidade só vem aumentando, causando medo e perplexidade na po-pulação. Muitas vozes têm se levantado em favor do endurecimento das penas, da manutenção ou ampliação da Lei dos Crimes Hediondos, da defesa da sociedade contra o crime, enfim, do que se convencionou chamar "doutrina da lei e da ordem", apostando em tais caminhos como forma de dissuadir novas práticas criminosas. Geralmente valem-se de argumentos retóricos e emocionais, raramente escorados em

dados de realidade ou em estudos que apontem ser esse o melhor caminho a seguir. Embora sedutora e aparente-mente sintonizada com o sentimento geral de indignação, tal corrente aponta para o caminho errado, para o retorno ao direito penal vingativo e irracional, tão combatido pelo iluminismo jurídico.

O coro dessas vozes aumenta exa-tamente quando o governo acaba de encaminhar ao Congresso o anteprojeto do Código Penal, elaborado por reno-mados juristas, com participação da sociedade organizada, com o objetivo de racionalizar as penas, reservando a privação da liberdade somente aos que cometerem crimes mais graves e, mes-

mo para esses, tendo sempre em vista mecanismos de reintegração social. Destaca-se o emprego das penas alter-nativas, como a prestação de serviços à comunidade, a compensação por danos causados, a restrição de direitos etc.

Contra a ideia de que o bandido é um facínora que optou por atacar a sociedade, prevalece a noção de que são as vergonhosas condições sociais e econômicas do Brasil que geram a criminalidade; enquanto essas não mudarem, não há mágica: os crimes vão continuar aumentando, a despeito do maior rigor nas penas ou da multi-plicação de presídios.

(Adaptado de Carlos Weis. Dos delitos e das penas. Folha de São Paulo, Tendências e debates, 11 nov. 2000.)

10

13) Em relação ao texto dado, some o que for correto.

01. Discute-se a eficácia da severidade penal no combate à criminalidade. 02. Discute-se a consonância do processo de racionalização de penas previsto no Anteprojeto do Código Penal com o

desejo da sociedade e as causas da criminalidade. 04. Estabelece-se uma reflexão sobre as causas da criminalidade no país. 08. Há uma contundente denúncia sobre as condições precárias nos cárceres. 16. Defende-se a aplicação do direito penal vingativo criado pelos iluministas.

14) Sobre a produção, o consumo e as reservas de petróleo no Mundo, some a(s) afirmativa(s) correta(s).

01. A Arábia Saudita é o país que detém as maiores reservas de petróleo no mundo.02. Os Estados Unidos, apesar de figurarem entre as maiores reservas, principalmente em áreas como o Alaska, são

muito dependentes da importação de petróleo.04. A Venezuela figura entre os países com as maiores reservas, porém não faz parte dos grandes produtores e necessita

importar esse produto.08. A Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP) é responsável por mais da metade da produção mundial

e tem como importantes integrantes a Federação Russa e Israel.

15) Leia atentamente o texto abaixo e some a(s) alternativa(s) correta(s), dando o total.

No mês passado, voltava de um show em Belo Horizonte quando, na saída do hotel, dei por falta da minha carteira com todos os documentos dentro. Como tinha de voltar naquele dia para São Paulo, disseram-me que deveria seguir para o aeroporto e registrar um B.O. para apresentar no embarque.

Era um domingo quente e ensolarado. O ar-condicionado do Aeroporto de Confins estava quebrado, a rede wi-fi não funcionava direito e o barulho das obras da Copa, que não terminam nunca, era infernal. Para quem viaja pelo Brasil, ver aeroporto em obras é deprimente. Em Guarulhos, em-

barquei num puxadinho infame, feito às pressas, na base do gatilho. Em Goiânia, cheguei a ter, como sala de embarque, uma barraca de exército. E as tais "arenas" da Copa? Tudo feito de supetão. No ano passado participei de um show no Mané Garrincha, em Brasília, e constatei que o serviço de engenharia acústica não tinha sido feito. Imaginem só, Brasília, que mal tem futebol de várzea, constrói uma arena destinada a receber megashows...e não se preocupa em fazer tratamento acústico.

01. O texto do cantor e compositor Lobão (Veja – 12 de março de 2014) aborda as agruras por que passa um passageiro em aeroportos brasileiros por conta das improvisadas reformas a que foram submetidos visando à realização da Copa. Um dos elementos que reforça isso é a palavra puxadinho.

02. A expressão na saída do hotel poderia ser substituída por à saida do hotel. Essa mudança, ao invés de implicar erro, aprimoraria o texto abordado.

04. O plural do substantivo composto ar-condicionado é ares-condicionados.08. A mesma regra que acentua constrói também acentua anzóis, anéis e geléia.16. Ensolarado é uma adjetivo simples, qualificativo e derivado.32. Em [...] disseram-me que deveria seguir para o aeroporto e registrar um B.O. para apresentar no embarque, o pro-

nome oblíquo átono funciona como sujeito do verbo seguir (infinitivo).

16) Dê a soma da(s) alternativa(s) verdadeira(s):

01. A Copa do Mundo de 2014 foi realizada no Brasil, contando com 32 seleções divididas em 8 grupos de 4 equipes. Classificaram-se 2 de cada grupo e essas 16 seleções fizeram as oitavas de final. Em seguida sobraram 8 que fizeram as quartas de final, depois 4 fizeram as semifinais e finais. Nesse sistema, tivemos uma Copa com 64 jogos no total.

Suponha que o método de disputa da Copa fosse diferente, em que todas as seleções jogas-sem entre si uma única vez, e a que fizesse mais pontos fosse a campeã. Desse modo, em relação ao formato oficial, teríamos 430 jogos a mais.

02. Com os números do conjunto {0, 1, 2, 3, 4, 5} podemos formar 74 números de 3 algarismos distintos, menores do que 432.

04. Se um progressão geométrica crescente tem como quinto termo 8 e sétimo termo 128, então o trigésimo termo é divisível por 10245.

08. A soma dos termos de uma progressão aritmética é dada por Sn = −32

2n + 7n. A soma da razão dessa P.A. com o

vigésimo termo é igual a −1012

.

16. O valor de n que satisfaz a equação ( )( )!( )!

( )4 11715

15 254knn

n− =++

− +∑k = 1

n

é um numero natural múltiplo de 9.

11

17) Some as alternativa(s) verdadeira(s):

01. O número 180 possui 18 divisores inteiros.02. O número 301 é primo.04. O mmc (a, b) = 48 e o produto a . b = 576. Logo, o mdc (a, b) é 12.08. O número 83 . 63 possui 16 divisores.16. Três pessoas viajam de ônibus. A 1ª viaja a cada 15 dias; a 2ª a cada 20 dias e a 3ª a cada 18 dias. Hoje eles viajaram

juntos. Eles farão a próxima viagem juntos dentro de 180 dias.

18) A dinâmica do crescimento populacional no mundo está sendo alterada nas últimas décadas, principalmente pelos avanços da medicina e pelo aumento do acesso à educação e ao saneamento básico.

(A DINÂMICA.... 2013. p.110).

Com base nas informações contidas no texto e nos conhecimentos sobre a dinâmica do espaço populacional, analise os itens abaixo e some as corretas.

01. As últimas décadas registram que o aumento da longevidade, na dinâmica demográfica brasileira, tem assumido um papel cada vez mais importante.

02. O aumento da fertilidade, tendência que se verifica nos países desenvolvidos, também ocorre no Brasil.04. Os homens, no Brasil, continuam morrendo mais cedo, o que se explica, principalmente, pelo fato de estarem mais

expostos à mortalidade por fatores externos, como homicídios e acidentes.08. O crescimento demográfico brasileiro tem se acelerado, acompanhando o crescimento demográfico da África.16. A China não utiliza o controle da natalidade, sendo as mulheres livres para decidir sobre sua procriação.

19) PARECE QUE FOI ONTEM. Águas de março definem se falta luz este ano. Esse foi o título de uma reportagem em jornal de circulação nacional, pouco antes do início do racionamento do consumo de energia elétrica, em 2001. Passam-se os anos e os governos e nossa política sobre a água continua a mesma. A esperança é que as novas gerações possam mudar essa cultura. Utilizando seus conhecimento químicos e gerais, some a(s) alternativa(s) correta(s).

01. a água representa 70% da massa de um ser humano. Uma pessoa que perder 20% de água por desidratação pode morrer.

02. a água atua como isolante térmico.04. a água é encontrada na natureza principalmente na fase de agregação líquida, pois evapora facilmente.08. a água mineral representa um sistema monofásico, podendo ser chamado de uma mistura homogênea.16. a água é uma substância composta formada por dois elementos e 3 átomos.

20) No dia 22 de março comemorou-se o dia da água. Entre os desafios que aguardam o homem neste século, talvez nenhum seja mais intimidador do que a falta d’água. Pode parecer estranho falar da escassez num planeta composto por dois terços de água, mas, do total de 1,5 bilhão de quilômetros cúbicos (1,5 bilhão de trilhões de litros), 97,5% é salgada. Só 2,5% da água da Terra é doce. Parece pouco? Pois 68,9% desses 2,5% estão nos polos congelados e 29,9% em len-çóis subterrâneos. Cerca de 0,9% dos 2,5% está nos pântanos. Temos disponível em lagos e rios 0,3% do total de água doce, ou 0,007% da água do planeta. Para piorar, a população cresceu três vezes no século XX, enquanto o consumo de água aumentou de seis vezes. Mesmo o Brasil, que abriga 16% da água do mundo, sofre com o racionamento, graças à má administração dos recursos, problemas de infraestrutura e principalmente a falta de consciência da população em geral. Lavar carros e calçadas com mangueiras com água corrente, escovar os dentes e deixar a torneira ligada duran-te a escovação, se ensaboar durante o banho com o chuveiro ligado são hábitos comuns, mas que provocam grande desperdício de água potável. Temos que ter consciência do desperdício e darmos a nossa cota de contribuição para minimizar o problema que enfrentaremos a curto prazo, segundo especialistas da ONU.

(IstoÉ, ago. 2000.)

12

Some entre as alternativas abaixo aquela(s) que estiver(em) de acordo com o comportamento da água e sua influência no meio.

01. Nas regiões litorâneas temos pequenas variações de temperatura entre o inverno e o verão, diferente do que acontece nos desertos, onde há variações de temperatura muito maiores, que são percebidas do dia para a noite. Tal fato é explicado pela areia possuir um alto calor específico, diferente da água encontrada nas regiões litorâneas, na qual o seu calor específico é baixo.

02. Aproximadamente 70% do corpo humano é formado por água, por esta possuir um alto calor específico, nosso corpo não sofre grandes variações de temperatura.

04. Admita que o corpo humano transfira calor para o meio ambiente na razão de 2,0 kcal/min. Se esse calor pudesse ser aproveitado para aquecer água de 20 °C até 100 °C, a quantidade de calor transferida em 1 hora aqueceria uma quantidade de 1,5 kg de água.

08. Os cozinheiros sabem que um bom pudim deve ser cozido em banho-maria: a forma contendo o pudim é mergulhada em um recipiente no qual se mantém água fervendo. A razão física para esse procedimento é que a água possui grande capacidade térmica.

16. Estando à beira-mar durante um dia ensolarado, percebe-se uma brisa soprando do mar para a terra, tal fato é ex-plicado pelo calor específico da terra ser maior que o da água.

O chocolate

Poucos dias após a páscoa descubro uma deliciosa novidade divulgada que vem diminuir o peso na consciência de quem já comeu muito chocolate. "Chocolate amargo: o cacau, principal matéria-prima do doce, contém uma substância que pode evitar a obesidade e o diabetes". O problema é que é o amargo, e esse quase ninguém come.

21) Sobre o assunto e o rótulo abaixo, assinale a(s) alternativa(s) correta(s) e dê o somatório:

(FONTE: http://www.nestle.com.br/site/marcas/classic/chocolates/classic_meio_amargo.aspx)

01. O chocolate é um alimento que possui diversos tipos de moléculas orgânicas que fazem parte da nossa alimentação diária.

02. O sódio é um sal mineral ausente no chocolate e por isso a presença de sais minerais não é essencial nos alimentos.04. A ausência de gordura trans indica que o consumo de chocolate não altera dietas de restrição calórica.08. Segundo os dados da tabela, uma pessoa que come uma barra de chocolate com 300g ingere 72% dos valores

diários de referência.16. Uma parte da proteína deste alimento provém do leite que foi utilizado em sua produção industrial.32. As gorduras saturadas são mais indicadas a nossa alimentação do que as insaturadas.

22) Um revendedor de automóveis comprou dois carros, pagando R$15 000,00 pelo primeiro e R$10 000,00 pelo segundo. Vendeu o primeiro com um prejuízo de 20% e o segundo com um lucro de 20%.

No total, em relação ao capital investido, o revendedor perdeu quantos por cento?

13

23) Sobre o Mercado Comum do Sul (Mercosul), formado no início da década de 1990 por Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai e que apresentava como objetivo inicial estabelecer uma zona de livre comércio entre os países-membros, some a(s) alternativa(s) correta(s).

01. O acordo inicial previa a eliminação gradativa de tarifas alfandegárias e restrições não tarifárias, liberando a circulação da maioria das mercadorias entre os países-membros.

02. Em 2008, a Argentina eliminou completamente todas as medidas de proteção ao mercado interno, e a integração com a economia do Brasil tornou-se ampla e irrestrita.

04. Em 2011, em razão do elevado nível de corrupção interna no Paraguai, em uma reunião realizada em Córdoba, na Argentina, os membros do Mercosul decidiram por unanimidade excluir definitivamente o Paraguai do bloco.

08. O Brasil é o país de maior potencial econômico entre os membros do Mercosul, sendo responsável pelo maior volume do comércio exterior entre os países que compõem o bloco.

16. Em 2011, após aprovação dos demais países do Mercosul, Chile, Venezuela e Equador passaram a integrar esse bloco regional como membros efetivos.

24) A Anvisa determinou, no ano passado, a suspensão da distribuição, comercialização e uso do medicamento Resfenol (paracetamol 400 mg), solução oral gotas, fabricado pela empresa Kley Hertz S.A. Indústria e Comércio. A Agência cancelou o registro do medicamento por não apresentar estudos clínicos que comprovassem sua eficácia. A empresa fabricante fica responsável pelo recolhimento de todo o estoque existente no mercado.

Também foi suspenso o lote 09411231 do medicamento genérico Cefalexina 500 mg comprimido, fabricado pelo La-boratório Teuto Brasileiro e com validade até janeiro de 2016. O fabricante fez o recolhimento voluntário de lote que, de acordo com o comunicado, apresentava o acondicionamento de 8 comprimidos na cartonagem da apresentação de 10 comprimidos.

(Disponível em: <http://portal.anvisa.gov.br/wps/content/anvisa+portal/anvisa/sala+de+imprensa/menu+noticias+anos/2013+noticias/anvisa+suspende+resfenol+e+outros+medicamentos>.)

Dadas as fórmulas estruturais:

Analisando as afirmativas abaixo e considerando seus conhecimentos sobre o assunto, faça o somatório da(s) afirmação(ões) verdadeira(s).

01. Na fórmula estrutural do resfenol encontramos as funções orgânicas amida e fenol, enquanto que na fórmula estrutural da cefalexina estão presentes as funções ácido carboxílico, amida e amina.

02. Tanto na fórmula estrutural da cefalexina quanto na do resfenol existe a presença de um anel aromático.04. Na fórmula estrutural da cefalexina estão presentes cinco carbonos sp3 e onze carbonos sp2.08. A fórmula molecular do resfenol (paracetamol 400 mg) é C8H9O2N.16. Na fórmula estrutural da cefalexina estão presentes os grupos funcionais formila, carbonila e amino.32. Na fórmula estrutural da cefalexina existem dois hidrogênios ionizáveis, conferindo caráter ácido ao composto.64. Na fórmula da cefalexina existe somente um carbono assimétrico, ou quiral.

25) Uma dona de casa residente em Brasília, precisando ferver água, resolveu utilizar um ebulidor (vulgarmente conhecido como "mergulhão" ou "rabo quente"), que é um equipamento elétrico capaz de fornecer energia calorífica ao líquido no qual se encontra imerso. Colocou, então, o ebulidor em um recipiente contendo 2,5 litros de água a 18 oC, ligando-o em seguida. Por um descuido, após atingir a temperatura de ebulição de 96 oC, parte da água vaporizou. Ao desligar o ebulidor, a dona de casa constatou que, naquele instante, restava apenas 1,5 litro de água. Sendo a potência do ebulidor de 1000 W e considerando desprezíveis as trocas de calor com o ambiente e o tempo de aquecimento do ebulidor, some o que estiver correto.

Dado: 1 cal = 4,2 J

14

Dados: calor específico da água é 1,0 cal/g oC; densidade da água é 1 kg/L; calor latente de vaporização da água igual a 540 cal/g; 1 cal = 4,2 J.

01. A água foi aquecida por condução e convecção. 02. O evento aconteceu ao nível do mar.04. Até a dona de casa perceber que havia se descuidado do aquecimento, foi fornecido um total de 1,95 . 105 cal.08. Foram fornecidos 5,4 . 105 cal durante a ebulição da água.16. O ebulidor ficou ligado durante aproximadamente 51 min até a dona de casa perceber que havia se descuidado do

aquecimento da água.

26) A vida depende de uma grande quantidade de energia. Você já parou para pensar de onde vem essa energia? De modo geral, ela vem do sol, e como alguns organismos não conseguem aproveitar essa energia diretamente, ela é passada através dos vários níveis tróficos de uma cadeia alimentar. Uma cadeia alimentar é representada abaixo em uma Pirâmide Ecológica genérica, que pode ser de número, biomassa ou energia. Usando a Pirâmide Ecológica apresentada e seus conhecimentos sobre o assunto, assinale e some as corretas.

01. O fluxo de energia se dá somente no sentido dos produtores em direção aos consumidores, e nunca ao contrário.

02. Essa pirâmide, pelos seus componentes, poderia ser invertida, caso fosse uma pirâmide de números.

04. A quantidade de energia disponível no nível do milho é maior do que no nível do homem.

08. A cobra é consumidor secundário na cadeia representada.16. A ave representa o terceiro nível trófico.32. A biomassa existente na população de cobras é maior do que

na população de ratos.64. O número de ratos é maior do que o de aves.

27) Com base na leitura dos textos abaixo, responda à questão.

Texto 1

Eu, Marília, não sou algum vaqueiro,Que viva de guardar alheio gado,De tosco trato, de expressões grosseiro,Dos frios gelos e dos sóis queimado.Tenho próprio casal e nele assisto;Dá-me vinho, legume, fruta, azeite;Das brancas ovelhinhas tiro o leiteE mais as finas lãs de que me visto.Graças, Marília bela,Graças à minha estrela![…]

(GONZAGA, Tomás Antônio. Marília de Dirceu. Lira I, p. 573.)

Glossário:

Casal: pequeno sítio; assistir: morar.

Texto 2

Canção do Exílio

Minha terra tem palmeirasOnde canta o sabiá;As aves que aqui gorjeiam,Não gorjeiam como lá.Nosso céu tem mais estrelas,Nossas várzeas têm mais flores,Nossos bosques têm mais vida,Nossa vida mais amores.

(DIAS, Gonçalves. Contos literários. 9 ed. Rio de Janeiro. Agir: 1979.)

Assinale no cartão-resposta a soma da(s) proposição(ões) correta(s) relativamente aos textos.

01. Ambos os poemas pertencem ao Romantismo brasileiro, pois retratam a natureza de forma idealizada. 02. Enquanto no Texto 1 o poeta tenta tirar proveito daquilo que a natureza lhe pode oferecer, no Texto 2 a atitude do

poeta é de alguém que contempla e admira a beleza dos elementos da paisagem.04. Apesar de ambos os textos tratarem do mesmo tema, o nacionalismo, o Texto 1 tem apelo materialista, enquanto que

o Texto 2 apela mais aos sentimentos pela terra. 08. No Texto 1, percebe-se o uso de vocabulário simples, pastoril, relacionado ao cotidiano do eu lírico, característica do

Arcadismo.16. Temos um vocativo em Graças, Marília bela, graças à minha estrela!.

15

28) Apesar de ser um estado territorialmente pequeno, possui uma diversidade impressionante tanto em aspectos naturais (há mangue em Joinville e neve em São Joaquim nos meses mais frios do ano), quanto em valores humanos e econômicos. Sobre os aspectos físicos de Santa Catarina, some a(s) alternativa(s) correta(s).

01. o relevo catarinense não é muito diferente do relevo das outras regiões brasileiras na sua estruturação e altitude, pois é formado por escudos cristalinos e bacias sedimentares. Teve influência, como outras porções do centro-sul do país, da ocorrência de um grande derrame de lavas vulcânicas, que, no caso, se deu na porção oeste do estado, onde apresenta solos de cor avermelhada e bastante férteis.

02. as unidades de relevo da Serra do Mar, no norte do estado, e da Serra Geral, mais ao centro e sul, são os dois divi-sores da hidrografia catarinense. Delimitam os rios que deságuam diretamente no Atlântico e os rios que deságuam nas bacias do Uruguai e do Iguaçú.

04. o clima é o subtropical, influenciado pela ação da massa tropical polar e pelas massas equatoriais que vêm da região Amazônica.

08. originalmente a Mata de Araucária cobria o norte e o nordeste do estado até praticamente a faixa litorânea ao sul, percorrendo faixas de interior. Observa-se uma diminuição da Araucária à medida que o relevo se torna mais alto e o clima mais frio.

16. a floresta subtropical caracteriza o entorno da bacia do rio Uruguai, avançando em direção à porção noroeste do Rio Grande do Sul. Composta de espécies que perdem as folhas durante o outono–inverno, recuperando-as na prima-vera–verão. Formação que, como as outras, sofreu com o avanço da atividade agropecuária.

32. Santa Catarina é o estado do sul cortado pelo Trópico de Capricórnio na sua porção norte, tendo territórios na zona tropical e zona temperada.

29) Sobre a ocupação e formação dos núcleos de povoamento em Santa Catarina, some a(s) alternativa(s) correta(s)

01. em sua origem, os primeiros habitantes de Santa Catarina eram indígenas, considerando sua ocupação desde o litoral até a porção oeste do estado. Santa Catarina era habitada por indígenas da grande nação tupi-guarani, sendo que no litoral localizavam-se os Carijós e nas encostas do planalto e no planalto habitavam os grupos da nação Jê, como os Xókleng e Kaingang.

02. os primeiros núcleos de povoamento em Santa Catarina se deram através dos Alemães e Italianos que fundaram, no litoral norte, o núcleo de Nossa Senhora da Graça do Rio São Francisco; ao centro, o núcleo de Nossa Senhora do Desterro; e, ao sul, Santo Antônio dos Anjos de Laguna.

04. os campos e o relevo elevado, mas pouco acidentado na porção central entre o sul e o norte do estado, atraiu pau-listas que lidavam com o gado bovino, e que faziam a travessia dos rebanhos desde os pampas até o mercado de Sorocaba. Esses boiadeiros provocavam inúmeros embates com os indígenas. Por isso no caminho foram instaladas as paragens, que, por consequência, se transformaram em povoados e depois em cidades, como é o caso de Lages.

08. na região Sul do estado encontramos uma minoria de núcleos de povoamento italiano, a grande maioria são encon-trados no planalto norte, que deram origem a cidades como Mafra, Canoinhas e São Bento do Sul.

16. não são encontrados no estado de Santa Catarina colônias japonesas, sendo que os japoneses ficaram concentrados em São Paulo e no Paraná.

30) Um pedreiro constrói uma rampa para facilitar o acesso entre um andar e outro de um prédio em construção, para isso usa tábuas de madeira. Sabendo-se que a altura entre os andares é 3 m e a inclinação da rampa é 30o com a horizontal, some as afirmativas corretas.

01. Se o pedreiro subir a rampa com velocidade constante em 6 s, sua velocidade será de 1 m/s.02. Se o pedreiro subir a rampa com velocidade constante, a força resultante sobre ele será igual a zero.04. Se o pedreiro subir a rampa com velocidade constante correndo, o trabalho realizado pelo pedreiro será maior do

que se ele subir andando.08. Se o pedreiro subir a rampa com velocidade constante correndo, a potência empregada pelo pedreiro será maior do

que se o mesmo subir andando.16. Se o pedreiro subir a rampa, a força de atrito nos pés dele tem o mesmo sentido do seu movimento.32. O trabalho da força-peso do carrinho no trajeto AC é maior que o trabalho da força-peso no trajeto ABC.

16

31) Com relação ao reino animal, some a(s) proposição(ões) correta(s).

01. Formado por animais sésseis e geralmente hermafroditas, a maioria das espécies do filo Poríferos são aquáticas, apesar de existirem algumas espécies terrestres.

02. O filo Cnidários é formado, basicamente, por dois tipos morfológicos de indivíduos, que são: pólipos, cujo principal representante é a água-viva, e medusas, representadas pelos corais.

04. A lombriga e a solitária (tênia), parasitas do intestino humano, são animais triblásticos pseudocelomados e celomados, respectivamente.

08. O agente causador do amarelão pertence ao mesmo filo da lombriga (Ascaris lumbricoides), que causa a ascaridíase, e da tênia (Taenia solium), que causa a teníase.

16. Nematódeos são animais vermiformes de vida livre ou parasitária, encontrados em plantas e animais, inclusive no homem.

32. A esquistossomose observada no Brasil, causada pelo Schistosoma mansoni, é uma doença grave e debilitante. Na fase crônica, ocorre inflamação do fígado, do cérebro, além da típica ascite (barriga-d'água).

64. As verminoses representam um grande problema de saúde, principalmente nos países subdesenvolvidos. A falta de redes de água e de esgoto, de campanhas de esclarecimento público, de higiene pessoal e de programas de combate aos transmissores levam ao aparecimento de milhares de novos casos na população brasileira.

32) Na aquisição de um aparelho eletroeletrônico, temos que nos atentar à etiqueta de especificação técnica do produto, pois nela teremos informações sobre a tensão de funcionamento adequada, a frequência de operação e a potência elétrica do aparelho.

A energia elétrica produzida ou consumida por esses equipamentos é dada pelo produto da potência do aparelho pelo tempo de utilização. Logo, a energia elétrica está diretamente relacionada pelo tempo de consumo, que consequentemente fornecerá o valor a ser pago pelo consumidor. Contudo, vale o velho ditado: tempo é dinheiro.

A divisão a seguir apresenta a porcentagem da energia elétrica consumida em uma residência diariamente por alguns equipamentos, submetidos a uma tensão de 220 V.

Qual será a potência desenvolvida, em kW (quilo-watt), pela geladeira no mesmo período de funcionamento da máquina de lavar?

17

33) Tecnologia 1G? 2G? 3G? 4G? E agora?

A primeira geração (1G) era totalmente analógica e suscetível a interferências. Seu sinal era interceptado com facilidade, bastava alguém sintonizar na mesma frequência que seu celular trabalhava para escutar sua conversa. Além disso, seu telefone podia ser clonado com mais facilidade que atualmente. A segunda geração (2G) houve a troca do analógico para digital, como o sinal não era mais analógico era possível agora ser codificado. Com essa geração ganhamos um recurso que hoje é trivial: enviar e receber SMS. A rede 3G surgiu prometendo interatividade via internet móvel no seu celular. Com o advento dessa tecnologia novos servi-ços foram desenvolvidos. Passou a ser possível a realização de vídeo conferência, download de vídeos, jogos interativos, tudo isso na tela do seu celular e tablet. A quarta geração (4G) usa a tecnologia LTE (Long term evolution), que foi implantada no Brasil. A terceira geração revolucionou a telefonia móvel, pois com ela foi possível navegar em tempo real na internet até em lugares fechados, como elevador e metrô, algo que não era possível com 2G. O 4G terá todos os benefícios do 3G e outros mais, como velocidade superior de quatro a cem vezes em comparação ao 3G. Poderemos usar TV interativa, blogs de vídeo móvel, jogos avançados e serviços profissionais, além de tantos outros recursos. A tecnologia de telefonia celular 4G passou a ser utilizada no Brasil em 2013, como parte da iniciativa de melhoria geral dos serviços no Brasil, em preparação para a Copa do Mundo de 2014. Algumas operadoras inauguraram serviços com ondas eletromagnéticas na frequência de 40 MHz. Considerando a velocidade de transmissão de um sinal 4G igual 3,0 . 108 m/s, qual a quantidade de comprimento de ondas entre uma antena e um celular, numa transmissão 4G no Brasil, estando a antena a 300 m do celular? Marque no cartão-resposta o valor correto encontrado.

Com base no heredograma e em seus conhecimentos, some a(s) alternativa(s) correta(s).

01. O homem no 1 é obrigatoriamente portador do gene para a hemofilia.

02. A mulher no 4 transmitiu o gene para a hemofilia para sua filha.

04. A mulher no 6 não é portadora do gene para a hemofilia. 08. O indivíduo no 7 transmitirá, obrigatoriamente, o gene

para a hemofilia para seus filhos do sexo masculino.16. O homem no 9 é portador heterozigoto do gene para a

hemofilia.

34) A hemofilia é um distúrbio na coagulação do sangue. Por exemplo: Quando cortamos alguma parte do nosso corpo e começa a sangrar, as proteínas (elementos responsáveis pelo crescimento e desenvolvimento de todos os tecidos do corpo) entram em ação para estancar o sangramento. Esse processo é chamado de coagulação. As pessoas porta-doras de hemofilia, não possuem essas proteínas e por isso sangram mais do que o normal. Existem vários fatores da coagulação no sangue, que agem em uma sequência determinada. No final dessa sequência é formado o coágulo e o sangramento é interrompido. Em uma pessoa com hemofilia, um desses fatores não funciona. Sendo assim, o coagulo não se forma e o sangramento continua. A hemofilia é classificada nos tipos A e B. Pessoas com Hemofilia tipo A são deficientes de fator VIII (oito). Já as pessoas com hemofilia do tipo B são deficientes de fator IX(nove). Os sangramentos são iguais nos dois tipos, porém a gravidade dos sangramentos depende da quantidade de fator presente no plasma (líquido que representa 55% do volume total do sangue).

(Disponível em: <http://www.fiocruz.br/biosseguranca/Bis/infantil/hemofilia.htm>.)

Observe o heredograma abaixo de uma família em que ocorre a hemofilia A.

18

Texto para as questões 35 e 36

Modos de xingar

Biltre! – O quê? – Biltre! Sacripanta! – Traduz isso para português. – Traduzo coisa nenhuma. Além do mais, charro! Onagro! Parei para escutar. As palavras estranhas jorravam do interior de um Ford de bigode. Quem as proferia era um senhor

idoso, terno escuro, fisionomia respeitável, alterada pela indignação. Quem as recebia era um garotão de camisa esporte; dentes clarinhos emergindo da floresta capilar, no interior de um fusca. Desses casos de toda hora: o fusca bateu no Ford. Discussão. Bate-boca. O velho usava o repertório de xingamentos de seu tempo e de sua condição: professor, quem sabe? Leitor de Camilo Castelo Branco.

Os velhos xingamentos. Pessoas havia que se recusavam a usar o trivial das ruas e botequins, e iam pedir a Rui Bar-bosa, aos mestres da língua, expressões que castigassem fortemente o adversário [...]. "Ladrão", simplesmente, não convivência. Adotavam-se formas sofisticadas, como "ladravaz", "ladroaço". Muitos preferiam "larápio" [...]

(Carlos Drummond de Andrade. As palavras que ninguém diz. Record: Rio de Janeiro, 1997, p. 23-24.)

35) A função da linguagem predominante no texto é a:

01. emotiva, já que a crônica exprime a subjetividade do cronista por meio de adjetivos e da 1ª pessoa do singular.02. apelativa, uma vez que o cronista indiretamente pede ao leitor que não use palavras difíceis.04. referencial, visto que conta uma história com objetividade usando a 3ª pessoa e palavras de sentido denotativo.08. metalinguística, porque reflete sobre o próprio código, no caso os diferentes usos da língua.16. poética, pois foi escrita pelo poeta Carlos Drummond de Andrade, preocupado com a construção expressiva da

mensagem.

36) Some a(s) alternativa(s) que analisa(m) corretamente as referências do texto às variantes linguísticas.

01. Biltre e sacripanta não são formas antigas de xingamento.02. Ladravaz é um xingamento mais ofensivo do que ladrão.04. Charro e onagro são modos de xingar utilizados tanto por jovens quanto por idosos.08. Os modos de xingar não variam conforme a idade e a condição social de quem xinga.16. Pelo modo de xingar é possível imaginar a idade e a condição social do falante.

A tirinha a seguir serve de base para a questão 37. Observe-a com atenção.

37) Sobre imagem no segundo quadrinho, some a(s) alternativa(s) correta(s).

01. comprova que a lei da selva é válida em todas as situações.02. é incompatível com o que ocorreu no primeiro quadrinho.04. reforça o lamento do gato no começo da tirinha.08. permite ao rato fazer a observação que está no último balão.16. mostra a indignação do rato para com a postura do gato.

19

38) Leia os textos a seguir.

Texto 1

No meio do caminho

No meio do caminho tinha uma pedraTinha uma pedra no meio do caminhoTinha uma pedraNo meio do caminho tinha uma pedra.Nunca me esquecerei desse acontecimentoNa vida de minhas retinas tão fatigadas.Nunca me esquecerei que no meio do caminhoTinha uma pedraTinha uma pedra no meio do caminhoNo meio do caminho tinha uma pedra.

(Carlos Drummond de Andrade. <http://letras.mus.br/carlos-drummond-de-andrade/807509/>.

Texto 2

Texto 3

(Disponível em: <http://www.nanihumor.com/2011/01/tiras-as-galinhas-filosoficas.html>.)

Com base na leitura dos três textos acima, some a(s) alternativa(s) que apresenta(m) a correta análise deles.

01. As falas dos personagens dos textos 2 e 3 e a construção do discurso do eu lírico (Texto 1) revelam a variante lin-guística regional e histórica.

02. A palavra pedra, nos três textos, possuiu o mesmo valor semântico figurado, ou seja, uma dificuldade não física a ser superada.

04. Em todos os textos há a presença somente da linguagem verbal e de diferentes intenções comunicativas.08. Não há registro da intertextualidade entre os textos 2 e 3 com o texto 1.16. O canal de comunicação do texto 3, dentro da história, constitui a fala (voz) da galinha personificada.

20

39) Todos nós sabemos sobre a importância da água para a manutenção da vida de todas as espécies do planeta. Esse recurso natural cobre cerca de 70% da superfície do planeta Terra, sendo que aproximadamente 97% da água está nos oceanos e apenas 3% aproximadamente são águas continentais, denominadas de água doce. Considerando as infor-mações do enunciado, os dados dos gráficos e seus conhecimentos sobre o assunto, some o(s) item(s) correto(s).

01. A água é um bem precioso que deve ser consumido de forma racional. Estudiosos apontam que, futuramente, a água poderá se tornar rara caso continue ocorrendo desperdício. Em algumas regiões do mundo, principalmente nas mais pobres, já ocorre a falta de água.

02. Na distribuição relativa dos recursos hídricos renováveis no planeta, conforme mostra o gráfico acima, a América do sul apresenta o maior percentual desses recursos, pois possui importantes aquíferos e bacias hidrográficas destaca-das como maiores do mundo.

04. A água considerada doce disponível no planeta representa um percentual pequeno do total e está distribuída de forma irregular pelos continentes.

08. Considerando o gráfico que apresenta a distribuição de água no planeta, as águas subterrâneas, calotas polares e geleiras representam o maior percentual de água doce em relação ao total de água doce disponível.

16. O continente asiático apresenta o segundo maior percentual relativo de recursos hídricos renováveis do planeta, apesar de ser o maior continente e possuir extensas áreas de desertos áridos.

40) A partir da leitura texto, responda à questão.

Nunca ele pôs os olhos nos braços de D. Severina que se não se esquecesse de si e de tudo...Também a culpa era antes de D. Severina em trazê-los assim nus, constantemente. Usava mangas curtas em todos os vestidos de casa, meio palmo abaixo do ombro; dali em diante ficavam-lhe os braços à mostra. Na verdade, eram belos e cheios, em harmonia com a dona, que era antes grossa que fina, e não perdiam a cor nem a maciez por viverem ao ar; mas é justo explicar que ela os não trazia assim por faceira, senão porque já gastara todos os vestidos de mangas compridas. De pé, era muito vistosa; andando, tinha meneios engraçados; ele, entretanto, quase que só a via à mesa, onde, além dos braços, mal poderia mirar--lhe o busto. Não se pode dizer que era bonita; mas também não era feia. Nenhum adorno; o próprio penteado consta de mui pouco; alisou os cabelos, apanhou-os, atou-os e fixou-os no alto da cabeça com o pente de tartaruga que a mãe lhe deixou. Ao pescoço, um lenço escuro; nas orelhas, nada. Tudo isso com vinte e sete anos floridos e sólidos.

(Assis, Machado. Uns braços. In: Várias histórias. São Paulo Martins Fontes, 2004.)

Acerca do texto e dos contos que constituem o livro Várias histórias, de Machado de Assis, considere as afirmações a seguir e some as opções corretas.

01. O conto Uns braços apresenta como temática a sedução feminina. Inácio, jovem de 15 anos, vai trabalhar como ajudante de um funcionário da Justiça, passando a morar na casa deste. Lá acaba por se encantar pelos braços da companheira do seu patrão, com quem tem um caso.

02. Em Um homem célebre, a temática básica do conto é a oposição entre vocação e ambição. Sua personagem principal é um famoso compositor de polcas, conhecido e louvado por todos, mas seu grande sonho é produzir música erudita no nível dos grandes mestres, como Chopin, Mozart, Haydn, algo para o qual não tem capacidade. Todavia, ao final, consegue finalmente compor uma grande obra clássica.

04. No conto A desejada das gentes, uma das temáticas exploradas é a frustração amorosa, já que a união de um casal se dá apenas in extremis, ou seja, quando a mulher está à beira da morte.

08. O enfermeiro narra a história do último enfermeiro do rabugento coronel Felisberto, que esgana seu indócil paciente. O rapaz sofre, então, o drama de consciência da culpa e do medo de ser descoberto. Seu remorso se intensifica quando fica sabendo que o velho lhe deixara toda sua herança. Tal sentimento o acompanhará por toda vida.

16. Em Várias histórias podemos dizer que as intertextualidades bíblicas funcionam com certa ironia, já que em contos como Adão e Eva temos uma subversão do texto original da Bíblia.