instruções - energia.com.br · colabore para que a seriedade do simulado contribua para sua...

22
1) Para fazer a prova, você usará este caderno, que possui 12 (doze) folhas com perguntas, um cartão-resposta e folhas- respostas para a redação. 2) Verifique, neste caderno de prova, se constam todas as 40 questões e a propostas de redação. Observe também se há faltas ou imperfeições gráficas que lhe causem dúvidas. Qualquer reclamação só será aceita durante os trinta minutos iniciais da prova. 3) Você encontrará questões de proposições múltiplas (tipo A, B, C) com uma única resposta, além da proposta de reda- ção. 3.1) Confira, no modelo abaixo, como marcar as suas respostas. Questão 01 – A Questão 02 – C Questão 03 – B Questão 04 – E Instruções Observe com atenção o preenchimento correto dos resul- tados das respostas. 3.2) A proposta de redação deve ser escrita na modalidade padrão da língua portuguesa e deve apresentar no mínimo 15 linhas e no máximo 30 linhas. O rascunho pode ser feito na última página deste caderno e posteriormente deve ser passado a limpo na folha própria. 4) Procure responder a todas as questões. 5) Durante a prova, não se admite que o candidato se comunique com outros candidatos, efetue empréstimos, use ou- tros meios ilícitos ou pratique atos contra as normas ou a disciplina. A fraude, a indisciplina e o desrespeito aos fiscais encarregados dos trabalhos são faltas que eliminam o candidato. 6) Não será permitida a substituição do cartão-resposta caso haja erro de marcação. Para evitar esse problema, preencha primeiramente a lápis e depois confirme à caneta. Obs.: Use somente caneta esferográfica azul escura ou preta, inclusive para as folhas-respostas das questões discur- sivas. 7) Não utilize corretor líquido na marcação do cartão-resposta, pois a leitura óptica poderá ser prejudicada. 8) O gabarito e a resolução das questões serão divulgados ao final do exame na internet, através do site www.energia.com. br. 9) Se houver mais de um candidato com a mesma pontuação, o desempate será feito através da pontuação obtida na redação. 10) Em cada sala há um fiscal de prova. Colabore para que a seriedade do Simulado contribua para sua preparação e seu bom desempenho. 11) Ao terminar, entregue o cartão-resposta e a folha de redação ao fiscal.

Upload: donhu

Post on 07-Nov-2018

215 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Instruções - energia.com.br · Colabore para que a seriedade do Simulado contribua para sua preparação e seu bom desempenho. 11) Ao terminar, entregue o cartão-resposta e a folha

1) Para fazer a prova, você usará este caderno, que possui 12 (doze) folhas com perguntas, um cartão-resposta e folhas-respostas para a redação.

2) Verifique, neste caderno de prova, se constam todas as 40 questões e a propostas de redação. Observe também se há faltas ou imperfeições gráficas que lhe causem dúvidas. Qualquer reclamação só será aceita durante os trinta minutos iniciais da prova.

3) Você encontrará questões de proposições múltiplas (tipo A, B, C) com uma única resposta, além da proposta de reda-ção.

3.1) Confira, no modelo abaixo, como marcar as suas respostas.

Questão 01 – A

Questão 02 – C

Questão 03 – B

Questão 04 – E

Instruções

Observe com atenção o preenchimento correto dos resul-tados das respostas.

3.2) A proposta de redação deve ser escrita na modalidade padrão da língua portuguesa e deve apresentar no mínimo 15 linhas e no máximo 30 linhas. O rascunho pode ser feito na última página deste caderno e posteriormente deve ser passado a limpo na folha própria.

4) Procure responder a todas as questões.

5) Durante a prova, não se admite que o candidato se comunique com outros candidatos, efetue empréstimos, use ou-tros meios ilícitos ou pratique atos contra as normas ou a disciplina. A fraude, a indisciplina e o desrespeito aos fiscais encarregados dos trabalhos são faltas que eliminam o candidato.

6) Não será permitida a substituição do cartão-resposta caso haja erro de marcação. Para evitar esse problema, preencha primeiramente a lápis e depois confirme à caneta.

Obs.: Use somente caneta esferográfica azul escura ou preta, inclusive para as folhas-respostas das questões discur-sivas.

7) Não utilize corretor líquido na marcação do cartão-resposta, pois a leitura óptica poderá ser prejudicada.

8) O gabarito e a resolução das questões serão divulgados ao final do exame na internet, através do site www.energia.com.br.

9) Se houver mais de um candidato com a mesma pontuação, o desempate será feito através da pontuação obtida na redação.

10) Em cada sala há um fiscal de prova. Colabore para que a seriedade do Simulado contribua para sua preparação e seu bom desempenho.

11) Ao terminar, entregue o cartão-resposta e a folha de redação ao fiscal.

Page 2: Instruções - energia.com.br · Colabore para que a seriedade do Simulado contribua para sua preparação e seu bom desempenho. 11) Ao terminar, entregue o cartão-resposta e a folha

Os Estatutos do Homem (Ato Institucional Permanente)A Carlos Heitor Cony

Artigo I Fica decretado que agora vale a verdade. agora vale a vida, e de mãos dadas, marcharemos todos pela vida verdadeira.

Artigo IIFica decretado que todos os dias da semana, inclusive as terças-feiras mais cinzentas, têm direito a converter-se em manhãs de domingo.

Artigo IIIFica decretado que, a partir deste instante, haverá girassóis em todas as janelas, que os girassóis terão direito a abrir-se dentro da sombra; e que as janelas devem permanecer, o dia inteiro, abertas para o verde onde cresce a esperança.

Artigo IVFica decretado que o homem não precisará nunca mais duvidar do homem. Que o homem confiará no homem como a palmeira confia no vento, como o vento confia no ar, como o ar confia no campo azul do céu.

Parágrafo único: O homem, confiará no homem como um menino confia em outro menino.

Artigo V Fica decretado que os homens estão livres do jugo da mentira. Nunca mais será preciso usar a couraça do silêncio nem a armadura de palavras. O homem se sentará à mesa com seu olhar limpo porque a verdade passará a ser servida antes da sobremesa.

Artigo VI Fica estabelecida, durante dez séculos, a prática sonhada pelo profeta Isaías, e o lobo e o cordeiro pastarão juntos e a comida de ambos terá o mesmo gosto de aurora.

Artigo VII Por decreto irrevogável fica estabelecido o reinado permanente da justiça e da claridade, e a alegria será uma bandeira generosa para sempre desfraldada na alma do povo.

Artigo VIIIFica decretado que a maior dor sempre foi e será sempre não poder dar-se amor a quem se ama e saber que é a água que dá à planta o milagre da flor.

Artigo IX Fica permitido que o pão de cada dia tenha no homem o sinal de seu suor. Mas que sobretudo tenha sempre o quente sabor da ternura.

Artigo X Fica permitido a qualquer pessoa, qualquer hora da vida, uso do traje branco.

Artigo XI Fica decretado, por definição, que o homem é um animal que ama e que por isso é belo, muito mais belo que a estrela da manhã.

Artigo XII Decreta-se que nada será obrigado nem proibido, tudo será permitido, inclusive brincar com os rinocerontes e caminhar pelas tardes com uma imensa begônia na lapela.

Parágrafo único: Só uma coisa fica proibida: amar sem amor.

Artigo XIII Fica decretado que o dinheiro não poderá nunca mais comprar o sol das manhãs vindouras. Expulso do grande baú do medo, o dinheiro se transformará em uma espada fraternal para defender o direito de cantar e a festa do dia que chegou.

Artigo Final. Fica proibido o uso da palavra liberdade, a qual será suprimida dos dicionários e do pântano enganoso das bocas. A partir deste instante a liberdade será algo vivo e transparente como um fogo ou um rio, e a sua morada será sempre o coração do homem.

(Thiago de Mello. Disponível em: <http://www.dhnet.org.br/desejos/textos/thmelo.htm>. Acesso em: 26 jun. 2008.)

Page 3: Instruções - energia.com.br · Colabore para que a seriedade do Simulado contribua para sua preparação e seu bom desempenho. 11) Ao terminar, entregue o cartão-resposta e a folha

Propostas de redação

Depois de ler com atenção o texto anterior, elabore uma redação de 20 a 30 linhas. Escolha uma das propostas abai-xo:

Proposta 1

No artigo 5, Thiago de Mello afirma que os homens, após o decreto, estarão livres do jugo da mentira. Nunca mais será pre-ciso usar a couraça do silêncio nem a armadura de palavras. As metáforas utilizadas, couraça do silêncio e armadura de palavras, referem-se à censura e ao Golpe Militar de 1964, que culminou em um golpe de Estado e interrompeu o governo do presidente João Belchior Marques Goulart, também conhecido como Jango, eleito, democraticamente, vice-presidente, pelo PTB (Partido Trabalhista Brasileiro). Thiago de Mello, o autor, foi perseguido pela ditadura militar implantada no Brasil em 64, tendo se exilado no Chile. Mentir e censurar são dois verbos condenados pelo poeta.

Desenvolva seu texto abordando um ou os dois enfoques apre-sentados.

1.1. Com o engodo de uma mentira, pesca-se uma carpa de verdade. (William Shakespeare).

À minha volta, reprovava-se a mentira, mas fugia-se cuidado-samente da verdade. (Simone de Beauvoir)

1.2 Censura é o uso pelo Estado ou grupo de poder, no sentido de controlar e impedir a liberdade de expressão. A censura criminaliza certas ações de comunicação, ou até a tentativa de exercer essa comunicação. No sentido moderno, a cen-sura consiste em qualquer tentativa de suprimir informação, opiniões e até formas de expressão, como certas facetas da arte. O propósito da censura está na manutenção do status quo, evitando alterações de pensamento num determinado grupo e a conseqüente vontade de mudança.

Proposta 2

Art. 15. A criança e o adolescente têm direito à liberdade, ao respeito e à dignidade como pesso-as humanas em processo de desenvolvimento e como sujeitos de direitos civis, humanos e sociais garantidos na Constituição e nas leis.

Art. 16. O direito à liberdade compreende os seguintes aspectos:

I. ir, vir e estar nos logradouros públicos e espaços comunitários, ressalvadas as res-trições legais;

II. opinião e expressão;III. crença e culto religioso;IV. brincar, praticar esportes e divertir-se;V. participar da vida familiar e comunitária,

sem discriminação;VI. participar da vida política, na forma da lei;VII. buscar refúgio, auxílio e orientação.

Os artigos 15 e 16 do Estatuto da Criança e do Adolescente são extensões do artigo 5º, da Constituição Federal de 1988, que diz: Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos bra-sileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade.

Reflita sobre o assunto e elabore uma re-dação, explorando o tema: Violência contra as crianças e os adolescentes, fins que não justificam meios.

Proposta 3

Pode-se afirmar que o Brasil é o país dos estatutos. Além dos estatutos já citados, temos: Estatuto do idoso, do desar-mamento, do índio, da igualdade racial, da terra, de defesa do torcedor. Ou seja, para cada grande problema, um estatuto, o que mostra o quão frágil é, ainda, nossa última e nova Constituição de 1988. Com base nas informações acima, reflita sobre o assunto e responda à pergunta: Será que muitos outros estatutos serão necessários para se colocar em prática os direitos do cidadão? Que outro estatuto você, cidadão brasileiro, gostaria que fosse instituído?

Page 4: Instruções - energia.com.br · Colabore para que a seriedade do Simulado contribua para sua preparação e seu bom desempenho. 11) Ao terminar, entregue o cartão-resposta e a folha

01) No artigo 10 Fica permitido a qualquer pes-soa,/ a qualquer hora da vida/ o uso do traje branco. Na literatura brasileira, o catarinense Cruz e Sousa apresenta, em seus primeiros poemas e primeiras prosas, a obsessão pela cor branca. Nos textos simbolistas, o branco simboliza pureza, espiritualidade, sonho. A antítese: branco/preto, em relação ao poeta negro, acentuou o preconceito sofrido pelo simbolista.

Assinale, abaixo, o único verso do poeta que não apresenta essa simbologia.

a) Ó Formas alvas, brancas, Formas claras/ De luares, de neves, de neblinas!.../Ó Formas vagas, fluidas, cristalinas... / Incensos dos turíbulos das aras...

b) Ó Lua, Lua triste, amargurada, / Fantasma de brancuras vaporosas, /A tua nívea luz ciliciada /Faz murchecer e congelar as rosas.

c) Por caminho aromal, enflorescido, /Alvo, sereno, límpido, direito,/Segues radiante, no esplendor perfeito, /No perfeito esplendor indefinido...

d) Sobe, cantando, a limpidez tranqüila/Da tu’alma estrelada e resplandece,/Canta de novo e na doirada messe Do teu amor, se perpetua e trila...

e) Onda nervosa e atroz, onda nervosa,/Le-tes sinistro e torvo da agonia, Recresce a lancinante sinfonia,/Sobe, numa volúpia dolorosa...

03) Gradação é a distribuição progressiva de uma série de elementos, em ordem ascendente ou em ordem descendente. Thiago de Mello utiliza, no texto, esse recurso em: fica decretado, estabe-lecido, permitido, proibido.

Assinale abaixo a única alternativa que não apresenta grada-ção.

a) Um homem se humilha/ Se castram seu sonho/ Seu sonho é sua vida/ E vida é trabalho.../E sem o seu trabalho/ O homem não tem honra/ E sem a sua honra/ Se morre, se mata (...). (Gonzaguinha)

b) Tudo começou no meu quarto, onde concebi as idéias que me levariam a dominar o mundo.

c) Amou daquela vez como se fosse a última/ Beijou sua mulher como se fosse a última/E cada filho seu como se fosse o único/E atravessou a rua com seu passo tímido.

d) Meu caro, para mim, você é um simples roedor. Que digo? Um verme (...) Menos que isso! Uma bactéria! Um vírus!(...)

e) O primeiro milhão possuído excita, acirra, assanha a gula do milionário. (Olavo Bilac)

04) O poema O Estatuto do Homem, de Thiago de Mello, faz alusão a várias temáticas relacionadas às vidas social e política do homem. Assinale a alternativa em que a imagem ou a citação não está de acordo com os versos indicados entre parênteses.

a) Nunca mais será preciso usar/a couraça do silêncio/nem a armadura de palavras.

b) Nós, representantes do povo brasileiro, reunidos em Assembléia Nacional Constituinte para instituir um Estado Democrático, destinado a assegurar (...) a igualdade (...), promulgamos, sob a proteção de Deus, a seguinte Constituição da República Federativa do Brasil. Disponível em: <http://www6.senado.gov.br/con1988/CON1988_31.12.2003/CON1988.htm>.(e o lobo e o cordeiro pastarão juntos/ e a comida de ambos terá o mesmo gosto de aurora.)

02) Podemos afirmar que há comunicação entre O Estatuto do Homem e outros textos, ou seja, intertexto.

Assinale a alternativa em que fica claro esse diálogo.

a) Fica estabelecida, durante dez séculos,/a prática sonhada pelo profeta Isaías,/e o lobo e o cordeiro pastarão juntos/e a comida de ambos terá o mesmo gosto de aurora.

b) Fica proibido o uso da palavra liberdade,/a qual será suprimida dos dicionários/e do pântano enganoso das bocas.

c) Fica decretado que o dinheiro/não poderá nunca mais comprar/o sol das manhãs vin-douras.

d) Fica decretado que os homens/estão livres do jugo da mentira./Nunca mais será preciso usar a couraça do silêncio

e) Fica decretado que o homem/não precisará nunca mais/ duvidar do homem.

Page 5: Instruções - energia.com.br · Colabore para que a seriedade do Simulado contribua para sua preparação e seu bom desempenho. 11) Ao terminar, entregue o cartão-resposta e a folha

c)

(...) e de mãos dadas, marchemos todos pela vida verda-deira.

05) Em relação ao poema Estatutos do Homem, assi-nale a opção incorreta.

a) Nos versos apresentados pelo Artigo I, o poeta faz uma alusão aos versos O presente é tão grande, não nos afastemos./Não nos afastemos muito, vamos de mãos dadas, escritos por Car-los Drummond.

b) Ainda enfatizando o Artigo I, pode-se dizer que a vida verdadeira é aquela em que há fraterni-dade, solidariedade e identidade de idéias.

c) Ao longo dos versos, o poeta utiliza a linguagem predominantemente conotativa, expressando-a por meio de figuras de linguagem, entre as quais podemos perceber algumas, como a metáfora, a prosopopéia e a metonímia.

d) No primeiro verso do Artigo Final, o autor proíbe o uso da palavra liberdade, fato que contraria o decreto do Artigo V. Todavia, após a leitura dos demais versos da estrofe, ocorre bem o contrá-rio. O poeta alega que a palavra estava apenas na boca dos homens, mas não no coração. Para ele, a vivência da liberdade deve ser concreta e não abstrata, assim como os elementos da natureza são concretos.

e) A palavra Estatutos, título do poema, reporta-nos a um conjunto de regras que deveria nortear a vida do homem e, além disso, alguns termos, como Artigo, Parágrafo único, fica decretado, remetem-nos aos textos legais.

d)

Por decreto irrevogável fica estabelecido/o reinado per-manente da justiça e da claridade (...)

e)

Fica permitido que o pão de cada dia/tenha no homem o sinal de seu suor./Mas que sobretudo tenha/sempre o quente sabor da ternura.

06) A análise sintática é a parte da gramática respon-sável pela função das palavras, classes morfo-lógicas, nas frases. Em relação ao período: Fica decretado que agora vale a verdade, podemos afirmar:

I. Que é uma conjunção coordenativa com função conclusiva.

II. Que é um elemento coesivo que estabelece relação de subordinação entre as orações.

III. Temos um período simples, pois possui apenas uma oração.

IV. A segunda oração exerce função de sujeito, podendo ser classificada como subordinada substantiva subjetiva.

Está(ão) correta(s):

a) Todas.b) Apenas I e II.c) Somente I, II e III.d) Apenas II e IV.e) Somente I e III.

Page 6: Instruções - energia.com.br · Colabore para que a seriedade do Simulado contribua para sua preparação e seu bom desempenho. 11) Ao terminar, entregue o cartão-resposta e a folha

07) Nosso Estado é famoso pelas inúmeras festas que realiza, envol-vendo cultura, artesanato, nações, danças e, inclusive, gastronomia relacionada a alguns vegetais famosos. Entre estas festas estão:

• Festa das Flores, em Joinville (novembro).• Festa do Vinho, em Urussanga (agosto bienalmente nos anos

pares).• Festa da Maçã, em São Joaquim (entre abril e maio).• Festa do Pinhão, em Lages (entre maio e junho).• Festa da Cebola, em Ituporanga (março).

Sobre os órgãos vegetais relacionados a essas festas e as regiões

geográficas associadas a elas, é correto afirmar:

a) As flores, homenageadas em Joinville, são encontradas em vegetais conhecidos como fanerógamos, no caso as pteridófitas, as gimnos-permas e as angiospermas. Joinville é considerada a maior cidade do estado de Santa Catarina e se caracteriza por ser colonizada por holandeses. Devido a isso, existe uma verdadeira admiração e adoração pelas flores. O crescimento deste tipo de órgão vegetal também é beneficiado pelo tipo de clima e hidrografia (baixo índice pluviométrico) da região, uma vez que o excesso de água prejudica o desenvolvimento da maioria das flores.

b) As uvas, homenageadas na Festa do Vinho em Urussanga, são conhecidas como “cachos” de pseudofrutos, por terem se desenvolvido a partir dos ovários florais. A cidade, localizada na região sul do Estado, se caracteriza por ter sido colonizada por imigrantes italianos que não dispensam bons vinhos e massas em suas refeições e festividades.

c) A maçã, vegetal que cresce e se desenvolve melhor em baixas temperaturas, pode ser considerada também um pseudofruto, por ter sua estrutura originada a partir de outra parte floral que não fosse o ovário. São Joaquim, localizada na região do planalto serrano e considerada a cidade mais fria do País, promove a Festa Nacional da Maçã, por situar-se numa região de clima temperado, o que favorece o desenvolvimento desse tipo de vegetal.

d) O pinhão é o fruto de uma gimnosperma, no caso a araucária, ou pinheiro-do-paraná. Estas plantas se caracterizam por apre-sentarem uma polinização dependente da gralha-azul e apresen-tarem flores, denominados popularmente de “pinhas”, como as angiospermas. As araucárias, assim como as macieiras do item anterior, têm predomínio também em clima temperado, portanto de distribuição restrita aos três Estados do Sul do País. Lages, situada no planalto serrano catarinense, é ideal para o cultivo das plantas produtoras dos pinhões, devido ao seu clima frio e ao solo extremamente úmido e rico em matéria orgânica.

e) A cebola é uma forma vegetal composta de folhas modificadas e sobrepostas denominadas brácteas. Essa espécie vegetal se desenvolve melhor em solos arenosos e de clima ameno, com temperaturas altas no verão, típicas da região litorânea do Estado catarinense, onde se situa o maior produtor de cebola do País, a cidade de Ituporanga. A cidade, colonizada por imigrantes ale-mães e japoneses, é responsável por toda a produção do mercado brasileiro e exportando inclusive para a Europa anualmente.

08) Manchete 01: A Fifa decidiu no mês passado proibir os jogos em altitude superior a 2.500 metros em jogos internacionais. A medida afeta especialmente os países andinos, que costumam levar vantagem pela dificuldade de adaptação dos adversários – os jogado-res sentem falta de ar e enjôos por causa da dificuldade para respirar. Morales, o principal político a comprar a briga, diz que a decisão da Fifa “fere a universalidade do futebol.

(Disponível em: <http://www.estadao.com.br/esportes/futebol/noticias/2007/

jun/12/370.htm>.)

Manchete 02: A decisão da Fifa de proibir a disputa de partidas internacionais em cidades situadas a mais de 2.500 metros acima do nível do mar provocou revolta nos países sul-americanos que serão afetados – a medida deverá ser oficializada no 57º Congresso da Fifa, marcado para quarta e quinta-feira, em Zurique, na Suíça. O líder do bloco dos rebeldes é o presidente da Bolívia, Evo Morales, que promete enviar uma delegação à Fifa para defender o direito de realizar jogos na altitude. “Essa decisão contraria a universalidade do esporte. As cidades localizadas em lugares altos não podem ser excluídas do esporte, afirmou.

(Disponível em: <http://brazilianpress.locaweb.com.br/20070530/esporte/noti-

cia02.htm>.)

Analisando os dois textos acima e a polê-mica envolvida na decisão da Fifa, assinale a alternativa correta.

a) A adaptação biológica a curto prazo, rela-cionada à fisiologia do corpo humano, seria um aumento do número de leucócitos, ou glóbulos brancos, pois são estes os responsáveis pelo transporte de oxigênio no organismo. O corpo teria necessidade de uma quantidade maior das respectivas células, para dar conta do pouco oxigênio inspirado nessas regiões.

b) A dificuldade para respirar nessa elevada altitude se deve ao fato de ocorrer uma pressão maior exercida na caixa torácica externamente, provocada por uma maior pressão dos gases, devido ao seu baixo volume (quantidade). Pois são inversa-mente proporcionais.

c) Para que ocorra uma melhoria nas con-dições físicas, um maior rendimento por parte dos jogadores durante os treinos e conseqüentemente nas partidas, se faz necessária uma aceleração no ritmo respiratório isso aumentaria con-sideravelmente a oxigenação do corpo em menor tempo. Esse aumento do nível de oxigênio faz com que o sangue transporte as moléculas para as células, ativando os ribossomos, tendo uma me-lhoria considerável na respiração celular anaeróbica e, como conseqüência disso, um aumento na produção de energia na forma de ATP.

Page 7: Instruções - energia.com.br · Colabore para que a seriedade do Simulado contribua para sua preparação e seu bom desempenho. 11) Ao terminar, entregue o cartão-resposta e a folha

d) Outro problema enfrentado pelos atletas na adaptação é a baixa tem-peratura, pois, quanto mais alto es-tivermos, menor será a temperatura. Isto porque o ar se torna rarefeito, ou seja, a concentração de gases e de umidade, à medida que aumenta a altitude, é menor, o que reduz a re-tenção de calor nas camadas mais elevadas da atmosfera.

e) Uma vez que ocorre a necessidade de um aumento do ritmo cárdiorres-piratório, pode-se prever que em ele-vadas altitudes ocorre um aumento do volume dos gases e da pressão atmosférica, devido à baixa tempe-ratura. Conseqüentemente, deve haver um maior esforço por parte dos atletas para suprir as necessidades fisiológicas. Isso pode ser justificado segundo Clapeyron (PV=nRT), que indica que as variáveis pressão e volume são diretamente proporcio-nais e inversamente proporcionais à temperatura.

09) A Assembléia Geral das Nações Unidas adotou a resolução A/RES/47/193 de 22 de dezembro de 1992 (p. 22/02/93), através da qual 22 de março de cada ano seria declarado Dia Mundial das Águas (DMA), para ser observado a partir de 93, de acordo com as recomendações da Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvol-vimento contidas no capítulo 18 (sobre recursos hídricos) da Agenda 21. E através da Lei n. 10.670, de 14 de maio de 2003, o Congresso Nacional Brasileiro instituiu o Dia Nacional da Água na mesma data. No Brasil e em outras partes do mundo as comunidades urbanas, as indústrias e as atividades agrícolas produzem grandes quantidades de esgoto e resíduos químicos. Esses resíduos muitas vezes são lançados sem tratamento nos ambientes aquáticos. Sobre esse evento e suas conseqüências, é correto afirmar que:

a) os resíduos causam a proliferação de microrganismos, que levará à escassez de oxigênio, proporcionando a morte de organismos aeróbicos, tanto autótrofos quanto heterótrofos.

b) os resíduos levarão à escassez de fósforo e nitrogênio, o que culmi-nará com o desaparecimento das plantas e algas.

c) as bactérias degradam os resíduos, liberando nitratos e fosfatos, que são tóxicos aos peixes, causando, assim, a morte desses animais.

d) o excesso de fósforo e nitrogênio impedirá o crescimento das algas e, como conseqüência, haverá redução da fauna aquática que as consome.

e) os resíduos levarão à proliferação de organismos fotossintetizantes, que serão responsáveis pela produção excessiva de oxigênio, cau-sando intoxicação e morte nos organismos aeróbicos.

10) As doenças endêmicas são caracterizadas pelo fato de ocorrerem de forma rotineira à população de uma determinada região. Dependendo da doença, ela pode ter um período epidêmico, mas todas estão presentes durante todo o ano e por longos períodos. No Brasil, as mais comuns são malária, doença de chagas, esquistossomose e nos últimos anos a aids. Observe os mapas de ocorrência de duas dessas endemias:

Analisando-se as características geográficas e populacionais do Brasil, e relacionando-as com as endemias mostradas

no mapa, é correto afirmar:

a) A malária é freqüente em Estados onde a densidade populacional é elevada.b) Os casos de malária apresentam uma distribuição homogênea em todo o território nacional.c) Os casos de aids são mais freqüentes nas regiões Nordeste e Sul.d) O Maranhão é o único Estado da região Nordeste com um número acima de 7000 casos de malária por ano.e) Todos os Estados do Sudeste apresentam índices na casa dos 2200 casos de aids por ano.

Page 8: Instruções - energia.com.br · Colabore para que a seriedade do Simulado contribua para sua preparação e seu bom desempenho. 11) Ao terminar, entregue o cartão-resposta e a folha

11) (...) As terapias com células-tronco embrionárias são a mais promissora revolução da medicina. Como têm a capacidade de se transformar em células de qualquer tipo de tecido do corpo humano, são a esperança real de cura para milhares de pacientes. Não será uma vitória a curto prazo. As pesquisas ainda estão em estágio inicial e existem diversos obstáculos a serem vencidos – entre eles a tendência que algumas células têm de produzir tumores malignos. Os obstáculos justificam a pressa em legalizar as pesquisas. Quanto mais rapidamente começarem os estudos, mais cedo virão as soluções. Eco-nomicamente elas também são amplamente justificadas. As terapias, se importadas, podem custar caro ao país. Liberar as pesquisas representa também a reafirmação do estado laico e da liberdade de expressão – no caso científica.

(Disponível em: <http://revistadasemana.abril.com.br/edicoes/39/porque/materia_porque_281407.shtm>.)

Com relação às células-tronco embrionárias, é correto afirmar:

I . As células-tronco embrionárias são encontradas somente nos primeiros estágios da formação de um organismo, em embriões. Elas têm potencial para adquirir características de vários tipos de tecido.

II. Além das doenças degenerativas, as células-tronco embrionárias são a promessa de cura para todas as doenças.III. A nova descoberta científica é que as células-tronco embrionárias não precisam ser somente de células retiradas de

embriões criados por fertilização in vitro. IV. Enquanto o potencial com células-tronco embrionárias permanece teórico, os tratamentos com células-tronco adultas

já são usados com sucesso para tratar muitas doenças.V. A liberação das pesquisas com células-tronco embrionárias reafirma o estado laico brasileiro, pois este mantém a

neutralidade em matéria religiosa.

É correto apenas o que se afirma em:

a) I e II.b) III e IV.c) I, IV e V.d) II, III e IV.e) III, IV e V.

12) Na verdade, Ciência e Razão eram apenas uma face de realidade bem mais complexa. Enquanto as elites redescobriam Aristóteles ou discutiam Platão na Academia florentina, de Lourenço de Médicis, a quase totalidade da população européia continuava analfabe-ta. Praticamente alheia à matematização do tempo, tinha seu trabalho regido ainda por galos e pelos sinos (...) a vida continuava pautada por ritmos sazonais.

(Laura de Mello e Souza)

A partir do texto acima, podemos afirmar:

I. O pensamento renascentista está literal-mente ligado ao teocentrismo, apesar da participação efetiva da burguesia emer-gente.

II. A matematização do tempo, assim como as redescobertas de Aristóteles e Platão, foram experiências vividas primeiramente pelas elites letradas.

III. Platão e Aristóteles são filósofos do perío-do clássico grego que demonstraram que tudo pode ser objeto do conhecimento filosófico, desde que as leis do pensa-mento e de suas demonstrações estejam firmemente estabelecidas para oferecer os critérios da verdade e da ciência.

Estão corretas apenas as afirmativas:

a) I e II.b) I e III.c) II e III.d) Todas as afirmativas estão corretas.e) Nenhuma afirmativa estã correta.

13) O espírito de liberdade, nascido com o homem livre por natureza, tem sido senhor de si mesmo desde que viu a luz do mundo. Suas forças e direitos quanto a ela foram sempre imprescriptíveis, nunca finitos ou passageiros. (...) Desde o exato instante em que um monar-ca, piloto adormecido no regaço do ócio ou do interesse, nada faz pelo bem de seus vassalos, faltando com seus deveres, rompem-se também os vínculos de sujeição e dependência de seus povos. Este é o sentir de todo homem justo e a opinião dos verdadeiros sábios. (...) nem o juramento de vassalagem que os americanos prestaram ao espanhol, nem a possessão por trezentos anos que este logrou na América são razão suficiente para justificar a dominação. (...) Habitantes do Peru: se desnaturalizados e insensíveis assistiram, dia-a-dia, com rosto tranqüilo e sereno, à desolação e aos infortúnios de sua desgraçada pátria, acordem agora da penosa letargia em que estiveram submersos, desapareça a penosa e funesta noite da usurpação e amanheça o claro e luminoso dia da liberdade.

(Bernardo de Monteagudo. Dialogo entre Atahualpa y Fernan-do VII en los Campos Eliseos, in Pensamiento político de la emancipación (1790-1825). Caracas, Biblioteca Ayacucho,

1977.)

O texto anterior, de 1809, pode ser caracterizado como:

a) iluminista, devido, entre outras possibilidades, à identificação da liberdade como estado de natureza e à crítica ao isolamento do poder dos reis.

b) positivista, devido, entre outras possibilidades, à valorização da idéia de pátria e ao apelo à ação como forma de alterar a realidade vivida.

c) feudal, devido, entre outras possibilidades, à lembrança da importância dos juramentos de suserania e vassalagem e da subordinação ao rei.

d) moralista, devido, entre outras possibilidades, à rejeição do ócio dos reis e à necessidade de justiça.

e) socialista, devido, entre outras possibilidades, à defesa da autodeterminação dos povos e à conclamação à luta como forma de libertação.

Page 9: Instruções - energia.com.br · Colabore para que a seriedade do Simulado contribua para sua preparação e seu bom desempenho. 11) Ao terminar, entregue o cartão-resposta e a folha

10

14) Leia os textos que seguem, observe a imagem e assinale a(s) afirmativa(s) correta sobre a produção do conhecimento histórico no episódio da transferência da corte portuguesa para o Brasil em 1808.

Pintura: Chegada da família real de Portugal, Geoff Hunt (1999). O mais notório retratista do Brasil no século XIX, Jean Batiste

Debret, foi pouco além da corte do Rio de janeiro. Em sua obra Viagem pitoresca e histórica do Brasil, usou desenhos e narrati-vas de terceiros para compor estampas relativas a lugares onde nunca esteve e a situações que nunca viveu.

(TRINDADE, Jaelson B. Viajante imaginário. Revista de História da Biblioteca Nacional, janeiro de 2008.

A pintura que você vê é o único retrato conhecido da chegada da família real à Baía de Guanabara... O pesquisador inglês Kennet Light analisou durante nove anos os livros de quatro oficiais bri-tânicos que escoltaram a frota de D. João. Com as informações recolhidas, convocou o pintor inglês Geoff Hunt, especialista em cenas náuticas, para recompor com precisão aquele momento.

(Lorenzo Aldé. Revista de História da Biblioteca Nacional, janeiro de 1808.)

I. A produção do conhecimento histórico é feito através da se-leção de fontes, que são interpretadas de acordo com o olhar de quem as percebe, não sendo necessária a presença dos sujeitos nos fatos construídos.

II. No episódio em questão, leituras historiográficas mais recen-tes, interpretam a viagem como sendo uma maneira utilizada pelo monarca de manter a soberania da família de Bragan-ça.

III. O pesquisador Kenneth Light percorreu vários pontos da Baía de Guanabara fazendo uso de um GPS para obter a localiza-ção exata da embarcação. No começo do século XIX medir a latitude era algo impossível pela complexidade dos cálculos exigidos.

IV. Quando a família real veio para o Brasil, muitos marinheiros continuavam a ser vítimas do escorbuto, doença provocada pela deficiência de vitamina C. Hoje, já se sabe que o consumo de laranjas e limões combate a doença.

Está(ão) correta(s):

a) apenas I,III e IV.b) somente III e IV.c) apenas I e II.d) somente I, II e IV.e) Todas as alternativas estão corretas.

15) Observe a imagem e o texto.

A Anistia Internacional solicitou aos governos do mundo que rejeitem as políticas “míopes” que transformaram o mundo em um “lugar mais perigoso e dividido” e que peçam des-culpas por “60 anos de fracasso nos direitos humanos”, informa a France Presse. A diretora da AI, Irene Khan, em uma entrevista coletiva em Londres, voltou a criticar a “guerra contra o terror” dos Estados Unidos, advertindo que seis anos após o início da mesma, este país “continua mantendo reclusas, sob custódia militar indefinida, centenas de pessoas sem acusações nem julgamento, no Afeganistão e em Guantánamo, e milhares mais no Ira-que”.

(Imagem da prisão de Abu Ghraib no Iraque feita pelo artista Francisco Botero. Dispo-nível em: <http://www.revistadasemana.

abril.com.br>.)

Assinale a(s) proposição(ões) correta(s) em relação aos itens que exemplificam desres-peito aos direitos humanos no mundo con-temporâneo.

I. A imagem do artista Francisco Botero faz uma leitura simbólica do desrespeito co-metido por soldados americanos contra prisioneiros durante a Guerra do Iraque.

II. Em meio à intitulada “guerra ao terror”, o presidente George W. Bush mantém prisio-neiros na base de Guantánamo, mesmo sob denúncias de tortura e críticas dos organismos de defesa dos direitos huma-nos.

III. Em razão de os holofotes estarem voltados para a China neste ano de Olimpíadas, as críticas no que diz respeito à política chine-sa em relação ao Tibete também voltaram aos noticiários.

IV. Regiões como Darfur, Mianmar, Gaza, Zimbábue são alguns exemplos de regiões onde a vida humana é cotidianamente desrespeitada.

V. No Brasil, a atuação da polícia do Rio de Janeiro no combate ao tráfico nos morros foi criticada pelo relatório da Anistia Inter-nacional.

Page 10: Instruções - energia.com.br · Colabore para que a seriedade do Simulado contribua para sua preparação e seu bom desempenho. 11) Ao terminar, entregue o cartão-resposta e a folha

11

Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s):

a) I e II somente.b) II, III e IV apenasc) III e IV somente.d) I, IV e V apenas.e) Todas estão corretas.

16) Os gregos adoravam os esportes. Todos os anos havia importantes competições em várias cidades. A mais importante delas acontecia em Olímpia, onde ocorriam os célebres Jogos Olímpicos.

Esses jogos eram considerados uma festa religiosa. Aconteciam várias homenagens ao principal deus que era Zeus.

Havia vários tipos de competição: ginástica, lutas, lançamento de disco e de lanças, corridas de cavalos. Os vencedores recebiam prêmios muito simples: uma coroa de louros e o nome escrito numa lista especial. Mas o que valia era a fama conquistada. Cada vence-dor recebia muitas homenagens e era lembrado para sempre.

Todos os atletas competiam completamente nus. O espetáculo dos jovens se movimentando era apre-ciado por sua beleza. Entretanto, as mulheres não participavam dos jogos Olímpicos.

Na Olimpíada também havia festivais de poesia e de música. Para os gregos, o corpo sadio deveria estar unido com a mente sadia.”

(SCHMIDT, Mario. Nova História Crítica. Editora Nova Geração.)

Considerando o texto acima e seus conhecimentos a respeito de história geral, leia atentamente as al-ternativas abaixo e assinale V para a(s) afirmativa(s) verdadeira(s) ou F para a(s) falsa(s).

I. ( ) A valorização do esporte, dos jogos, da guerra e do corpo sadio entre os gregos se expressa também na prática de eliminar aqueles que nascessem com problemas físicos. Tal prática ocorria em todo o mundo grego, mas principalmente na cidade-Estado de Esparta, onde o cidadão-soldado deveria ser antes de tudo um forte.

II. ( ) O movimento renascentista, que floresceu na Europa Ocidental, no início da Idade Moder-na, também expressa esse ideal de culto ao corpo sadio e belo. Tendo como inspiração o mundo greco-romano, valorizava a capa-cidade humana e o hedonismo presentes no mundo grego.

III. ( ) A cidade de Pequim será a sede das Olim-píadas neste ano de 2008. No entanto, o domínio da China sobre o Tibete tem gerado manifestações de repúdio no mundo.

IV. ( ) Os Jogos Olímpicos modernos mantiveram todas as características daqueles praticados na antigüidade grega, com exceção apenas da manutenção da nudez dos competidores, já que códigos morais e éticos, principal-mente criados durante o período medieval, passaram a repudiar tal prática.

V. ( ) Os Jogos Olímpicos são uma das heranças dos gregos para a civilização ocidental. Juntam-se a ela a filosofia, o teatro, o princípio de cidadania e a democracia, daí o fato desta civilização ser considerada pela historiografia como clássica.

Marque a afirmativa que apresenta a ordem correta de cima para baixo.

a) V, F, V, F, V.b) V, V, V, F, F.c) F, V, V, V, F.d) V, V, V, F, V.e) V, V, V, V, V.

17)

Em abril do corrente ano, um leve tremor de terra que durou seis segundos atingiu quatro dos estados mais po-pulosos do país: São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná e Santa Catarina. Muita gente ficou assustada. Moradores de pré-dios desceram para a rua, com medo de uma catástrofe. Segundo os geofísicos, não havia motivo para tanta apre-ensão. O terremoto, que ocorreu no Oceano Atlântico, a 210 quilômetros da costa brasileira, teve magnitude de 5,2 na escala Richter. Dificilmente um terremoto de verdade, daqueles que causam grande destruição, atingiria o Brasil. Em geral, os terremotos se formam devido à movimenta-ção das placas tectônicas, as gigantescas estruturas que compõem a crosta terrestre e que bóiam sobre o magma. Quando essas placas se chocam, a energia produzida se propaga até a superfície e a terra treme. As regiões que mais sofrem com terremotos são as que ficam nas bordas das placas tectônicas. É o caso da Califórnia e de países como Japão, Peru e Chile. O Brasil fica bem no centro da placa tectônica sul-americana. “Qualquer lugar do mundo está sujeito a tremores, mas a probabilidade de um abalo de grandes proporções ocorrer no Brasil é mínima”, disse a VEJA o geofísico John Bellini, do Centro Nacional de Informações sobre Terremotos dos Estados Unidos. O tremor que atingiu os quatro Estados brasileiros ocorreu a 10 quilômetros de profundidade no oceano. Por isso, é difícil saber exatamente o que o originou. De acordo com os especialistas, é provável que tenha havido uma acomodação de terreno em volta de uma falha no fundo do Atlântico, formada há dezenas de milhões de anos, depois da separação dos continentes.

(Veja, 30 abr. 2008.)

Page 11: Instruções - energia.com.br · Colabore para que a seriedade do Simulado contribua para sua preparação e seu bom desempenho. 11) Ao terminar, entregue o cartão-resposta e a folha

1�

Com base nas informações contidas no texto e nos seus conhecimentos, assinale a(s) afirmativa(s) correta(s):

I. A ocorrência de freqüentes abalos sísmicos em ter-ritório brasileiro está diretamente relacionada à sua posição na placa tectônica sul-americana e estrutura geológica recente.

II. As áreas localizadas na parte ocidental da placa sul-americana são geologicamente mais instáveis, ou seja, estão mais vulneráveis pela proximidade do encontro de duas placas tectônicas.

III. Somente os Estados apresentados no texto: São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná e Santa Catarina, estão sujeitos à ocorrência de terremotos.

IV. A sociedade brasileira não está preparada psicologica-mente e tecnicamente para lidar com esse fenômeno natural, os terremotos, e se, porventura ocorresse um evento com grande magnitude, as conseqüências seriam catastróficas.

V. Sabendo que a velocidade de propagação de uma onda de choque gerada por um terremoto é constante, podemos afirmar que a população da capital do Rio de Janeiro sentiu os tremores antes da população da capital de São Paulo.

É correto apenas o que se afirma em:

a) I e II.b) II e IV.c) I e IV.d) II, III e IV.e) III, IV e V.

18) Os alimentos estão mais caros e, no mundo todo, o tema deixa autoridades em alerta e esquenta debates em torno das possíveis causas para a escassez de comida. Para explicar a crise atual, no entanto, não é possível eleger um "vilão" específico. Segundo especialistas, são muitos os fatores que culminaram no cenário de inflação agravado desde o começo do ano.

De acordo com o Programa Mundial de Alimentos (PMA) das Nações Unidas, a falta de alimentos ameaça como um “tsunami silencioso”, e pode afundar na fome 100 milhões de pessoas.

(www.veja.com.br)

Leia com atenção as alternativas e assinale a correta.

a) Diante da atual crise dos alimentos, o principal respon-sável é o cultivo dos produtos destinados à produção dos biocombustíveis.

b) A economia mundial tem crescido muito, aumentan-do o consumo de alimentos em países emergentes como a China, Índia e Brasil onde a população tem se tornado mais urbana.

c) As recentes elevações no preço internacional do barril de petróleo não têm nenhuma relação com a crise na produção de alimentos no mundo.

d) Secas, enchentes, pragas e alterações climáticas globais não possuem interferência na agricultura e, conseqüentemente, com a produção de alimen-tos.

e) Os Estados Unidos, grande produtor mundial de alimentos, atua como um grande especulador no mercado, pois sua população caracteriza-se pelo baixo consumo.

19) Recentemente, dados divulgados pelo Instituto Nacio-nal de Pesquisas Espaciais (INPE) confirmaram o que já se antecipava desde o início do ano: a derrubada de árvores começou a crescer com força total. Embora faltem três meses para a divulgação do índice relativo a 2008, as medições já apontam para um aumento de 17% no desflorestamento em relação ao ano passado. A área atingida chega a 5850 quilômetros quadrados, o equivalente a quatro vezes o município de São Paulo. Considerando-se que o período de julho a setembro é justamente o que mais se desmata, pois a escassez de chuvas favorece as queimadas e a circulação de veículos para o transporte da madeira, o saldo geral pode chegar a 20000 quilômetros quadrados, recorde dos últimos quatro anos.

( , 11 jul. de 2008)

Como podemos observar, o texto alerta para um crescente aumento no desmatamento da Região Amazônica. Com base no texto e em seus conheci-mentos sobre esse importante ecossistema assinale a alternativa correta:

a) O desmatamento da Floresta Amazônica alcançou índices preocupantes no século XIX, quando o ci-clo da borracha intensificou o desmatamento com índices comparados com os dias de hoje.

b) As queimadas são práticas muito utilizadas na Re-gião Amazônica, levando a uma série de problemas ambientais como as chuvas ácidas, que são inten-sas, comprometendo a qualidade do ar e poluindo os imensos mananciais de água da imensa Bacia Amazônica.

c) As alterações no comportamento climático da Região Amazônica são evidentes, e em algumas áreas já é possível observar índices de pluviosidade compatíveis ao semi-árido nordestino.

d) O intenso desmatamento da Amazônia e sua ocu-pação de forma desordenada vêm comprometendo cada vez mais esse rico ecossistema, chamando a atenção dos vários países do mundo, em espe-cial dos países desenvolvidos, que reconhecem o interesse de sua internacionalização.

e) O desmatamento alarmante provoca as secas que abrangem o período de julho a setembro, o que tem contribuído para o aumento das queimadas e a expansão das áreas de desertificação.

Page 12: Instruções - energia.com.br · Colabore para que a seriedade do Simulado contribua para sua preparação e seu bom desempenho. 11) Ao terminar, entregue o cartão-resposta e a folha

1�

20) Analise o mapa e o texto a seguir.

A Escola Nacional de Ciências Estatísticas do IBGE acaba de concluir uma pesquisa que traça o perfil dos casais sem filhos e com dupla renda no Brasil. Em geral, têm menos de quarenta anos e moram em cidades das regiões Sul e Su-deste. Metade deles trabalha com carteira assinada, contra 35% da média nacional. Sua renda média mensal é pelo menos 70% maior que a dos casais com filhos, e seu padrão de consumo é mais alto. O estudo também indica que essa composição familiar tende a crescer nos próximos anos. “O país está seguindo a tendência das nações mais ricas, em que ter filhos não é mais uma conseqüência inevitável do casamento”, afirma o demógrafo José Eustáquio Diniz, coordenador da pesquisa.

(Veja, 11 jun. 2008.)

De acordo com o texto e com os dados do mapa, assinale o item correto.

a) Os dados referentes ao IDH do mapa nada tem a ver com o número de filhos por casais, uma vez que os índices de natalidade no Brasil estão relacionados com as políticas antinatalistas.

b) A melhor qualidade de vida da população das regiões Sul e Sudeste, como mostra o mapa, condiciona a população a ter um maior número de filhos por casal.

c) Em todo o território brasileiro é cada vez mais comum casais optarem por não ter filhos e isso é um retrato de bons indicadores econômicos em todo o território nacional.

d) A distribuição do IDH, como mostra o mapa, tem uma relação direta com o texto, que afirma que as regiões mais desenvolvidas possuem os maiores índices de casais sem filhos.

e) O baixo IDH nas regiões sul e Sudeste levam os casais a optarem por não ter filhos, o que facilita no orçamento familiar.

21) O Homem e o meio ambiente

As condições climáticas comumente não interfe-rem na temperatura interna do corpo humano que permanece constante, pois o homem é um ser homeotérmico e sua temperatura interna varia de 33º a 41º C. As alterações só irão ocorrer quando a temperatura do ambiente ultrapassa limites nos quais o organismo não consegue mais equilibrar a temperatura, quer seja baixa ou alta temperatu-ra.

O metabolismo do corpo se dá com a queima de calorias e a produção de energia, devido ao oxigênio que gera então o calor interno do corpo que faz com que o homem troque calor com o meio. Essa troca pode ser feita por condução, convecção, radiação e evaporação. (...) Os me-canismos termo-reguladores existem para manter estável a temperatura interna do corpo, pois como dito anteriormente, o meio não pode ultrapassar certas faixas, porque com o ganho ou perda de calor pode ocorrer um aumento ou diminuição interna no organismo ocasionando danos à saúde ou até mesmo a morte do indivíduo.(...)

(Disponível em: <http://www.cabano.com.br/conforto_1.htm>. Acesso em: 02 maio

2005.) (Disponível em: http://www.master.iag.usp.br/conforto/para-

metros_do_CT.html. Acesso em: 02 maio 2005.)

Page 13: Instruções - energia.com.br · Colabore para que a seriedade do Simulado contribua para sua preparação e seu bom desempenho. 11) Ao terminar, entregue o cartão-resposta e a folha

1�

Com base nas informações contidas no texto e nos seus conhecimentos, analise as seguintes afirmativas:

I. O organismo humano faz a troca com o meio por condução quando há o contato entre o corpo e algum objeto alte-rado pelo meio, tornando-se mais quente ou mais frio.

II. Com a evaporação só há perda de calor através do calor sensível, pois a energia absorvida pelo suor causa variação da sua temperatura e com isso o corpo não esquenta.

III. Um mecanismo termo-regulador é a vaso constrição periférica, que faz com que haja a contração dos vasos capilares mais próximos à pele e a dilatação dos vasos mais próximos aos órgãos internos, para que a temperatura da pele fique o mais próximo possível da temperatura do meio, evitando a perda por radiação e convecção.

IV. O corpo humano pode ser comparado a uma máquina térmica quente, pois parte da energia gerada na fonte quente (metabolismo) é utilizada para realizar trabalho (“funcionamento” do corpo), enquanto a outra parte é rejeitada para a fonte fria (meio ambiente).

V. As reações químicas responsáveis pela queima de calorias, e pelo conseqüente fornecimento de energia para o nosso corpo, são geralmente endotérmicas, pois precisam absorver energia para acontecer.

É correto apenas o que se afirma em:

a) I e II. d) II, III e IV.b) II e V. e) III, IV e V.c) I, III e IV.

22) Nas suas formas de diamante e grafite, o carbono é conhecido desde a Pré-História. Provavelmente e segundo textos hindús antigos, o diamante é conhecido desde 1200 a.C., mas a primeira referência autêntica ao diamante é atribuída a Manilius, cerca do séc. I da nossa era. O nome diamante deriva de uma corrupção da palavra grega adamas que significa "invencível". É difícil precisar a descoberta da grafite, uma vez que na Antigüidade foi confundida com outros minerais de aspecto semelhante, principalmente a molibdenite (MoS2). A constituição da grafite era desconhecida até aos tempos modernos, julgando-se inclusive que continha chumbo (um dos nomes da grafite era plumbago, como chumbo), até que Scheele, em 1779, demonstrou que se podia oxidar a grafite originando dióxido de carbono e provando, assim, que a grafite apenas continha carbono.(...)

O carbono pode existir como grafite ou diamante. Quando submetido a elevadas temperaturas pode apresentar-se no estado líquido. Por exemplo, se o carbono estiver com temperatura de 1000 K e pressão 100000 atm, ela estará na forma de diamante. Aplicando-se ao carbono uma pres-são de 50000 atm, a uma temperatura 2.000 K, ela estará na forma de grafite.

(Disponível em: <http://nautilus.fis.uc.pt/st2.5/scenes-p/elem/e00610.html>. Acesso em 11 jun. 08)

Com base nas informações contidas no texto e nos seus conhecimentos, analise as seguintes afirmativas:

I. As minas de diamantes da África do Sul produzem a maioria dos diamantes. A África como um todo é a maior produ-tora mundial de diamantes. A produção mundial supera os 23 milhões de quilates por ano. Tanganica, Gana, África Ocidental Francesa e outras partes do Continente Negro também produzem boa quantidade de diamantes.

II. O grafite e o diamante são substâncias alotrópicas pois são formadas pelo mesmo elemento químico (carbono), diferindo basicamente na sua estrutura química e na sua entalpia de formação.

III. Os diamantes artificiais são criados em determinadas condições de temperatura e pressão, que são respectivamente 3000 °C e 100000 atm.

IV. Mantida a pressão de 100000 atm sobre o diamante e aumentando a sua temperatura, pode passar para a fase grafite e posteriormente passar para a fase líquida.

V. A África possui minas de diamantes espalhadas por 15 de seus 53 países. O filme "Diamante de Sangue" tratou da questão ambientada na guerra civil de Serra Loa, onde as companhias mineradoras aparecem estimulando comba-tes e fornecendo armas em troca do acesso fácil aos garimpos. A guerra civil em Serra Loa se encerrou em 2002 e matou 30 mil pessoas.

É correto apenas o que se afirma em:

a) I, III e V.b) I, II e V.c) I, II, III e IV.d) I, II, IV e V.e) III, IV e V.

Page 14: Instruções - energia.com.br · Colabore para que a seriedade do Simulado contribua para sua preparação e seu bom desempenho. 11) Ao terminar, entregue o cartão-resposta e a folha

1�

23) Leia o texto a seguir, sobre energia eólica.

A energia eólica é a energia obtida pelo movimento do ar (vento). É uma abundante fonte de energia, renovável, limpa e disponível em todos os lugares.

Os moinhos de vento foram inventados na Pérsia no séc. V. Eles foram usados para bombear água para irrigação. Os mecanismos básicos de um moinho de vento não mudaram desde então: o vento atinge uma hélice que ao movimentar-se gira um eixo que impulsiona uma bomba (gerador de eletricidade).

As hélices de uma turbina de vento são diferentes das lâminas dos antigos moinhos porque são mais aerodinâmicas e eficientes. As hélices têm o formato de asas de aviões e usam a mesma aerodinâmica. As hélices em movimento ativam um eixo que está ligado à caixa de mudança. Através de uma série de engrenagens a velocidade do eixo de rotação aumenta. O eixo de rotação está conectado ao gerador de eletricidade que com a rotação em alta velocidade gera energia.

A energia eólica é considerada a energia mais limpa do planeta, disponível

em diversos lugares e em diferentes intensidades, uma boa alternativa às energias não-renováveis.

Os ventos são gerados pela diferença de temperatura da terra e das águas, das planícies e das montanhas, das regiões equatoriais e dos pólos do planeta Terra.

O mapa abaixo indica as potencialidades eólicas do Brasil(Dados da CBEE)

A quantidade de energia disponível no vento varia de acor-do com as estações do ano e as horas do dia. A topografia e a rugosidade do solo também têm grande influência na distribuição de freqüência de ocorrência dos ventos e de sua velocidade em um local.

Apesar de não queimarem combustíveis fósseis e não emitirem poluentes, fazendas eólicas não são totalmente desprovidas de impactos ambientais. Elas alteram paisagens com suas torres e hélices e podem ameaçar pássaros se forem instaladas em rotas de migração. Emitem um certo nível de ruído (de baixa freqüência), que pode causar al-gum incômodo. Além disso, podem causar interferência na transmissão de televisão.

O custo dos geradores eólicos é elevado, porém o vento é uma fonte inesgotável de energia. E as plantas eólicas têm um retorno financeiro a um curto prazo.

Outro problema que pode se citado é que em regiões onde o vento não é constante, ou a intensidade é muito fraca, obtêm-se pouca energia e quando ocorrem chuvas muito fortes, há desperdício de energia.

(http://www.ambientebrasil.com.br/composer.php3?base=./energia/index.html&conteudo=./energia/artigos/eolica.html>. Acesso em: 12 jun. 2008)

Com base nas informações contidas no texto e nos seus conhecimentos, analise as seguintes afirmativas:

I. A velocidade angular da hélice dos geradores depende do seu raio e independe da região do país em que será instalada.

II. A região amazônica é indicada para a instalação de fazendas eólicas, pois é uma região onde a poluição visual e o ruído provocado pelas hélices são irrelevantes.

III. O funcionamento deste equipamento consiste basicamente na transformação da energia dos ventos em energia mecânica de rotação e, posteriormente, em energia elétrica através de um gerador acoplado à turbina de ventos.

IV. A variação de altitude apresentada no Estado de Santa Catarina pode ser um fator decisivo na instalação ou não de fazendas eólicas.

V. A velocidade tangencial na extremidade de cada hélice independe do seu raio.

É correto apenas o que se afirma em:

a) I, III e V.b) I, II e V.c) III e IV.d) II, III e IV.e) III, IV e V.

Page 15: Instruções - energia.com.br · Colabore para que a seriedade do Simulado contribua para sua preparação e seu bom desempenho. 11) Ao terminar, entregue o cartão-resposta e a folha

1�

24) Leia o texto e responda à questão abaixo.

Alguns satélites têm órbita equatorial. Eles estão girando em torno da Terra no plano do equador. Um satélite a 800 km de altitude se desloca com uma ve-locidade de 28000 km/h, completando uma órbita em 100 minutos. Quanto maior a altitude de um satélite, maior deve ser sua velocidade, mas o seu período orbital também é maior. A uma altitude de 37000 km, esse período é igual há 24 horas e está girando com a mesma velocidade angular que a Terra. Portanto, ele está sempre sobre o mesmo ponto do planeta: para um observador à superfície é como se ele não se deslocasse! Este tipo de satélite denomina-se de geoestacionário.

Os satélites geoestacionários são muito úteis porque enxergam quase que a metade do planeta, sempre desde o mesmo ponto. Estes satélites dispõem de sensores em vários comprimentos de onda (“ca-nais”), permitindo detectar diferentes características da atmosfera e da superfície da Terra.

Para enviar informação sobre o planeta, usualmente giram em torno de seu próprio eixo (o que mantém seu equilíbrio), ao mesmo tempo que “varrem” a superfície da Terra (“scanning”). Os milhões de infor-mações obtidas são transmitidos a uma estação de controle em terra, que os processa e envia de novo ao satélite em diversos formatos.

(Disponível em: <http://www.cptec.inpe.br/satelite/metsat/pesquisa/radsat/sat_equa.htm.> Acesso

em 12 jun. 2008.)

Com base nas informações contidas no texto e nos seus conhecimentos, assinale a alternativa corre-ta:

a) Independemente da posição do satélite geoesta-cionário, sua velocidade tangencial deve estar de acordo com as características técnicas do satélite, principalmente com sua aerodinâmica.

b) Para se obter uma total varredura da superfície terrestre, são necessários pelo menos três satélites geoestacionários dispostos 130° entre si.

c) Para que um satélite geoestacionário permaneça parado para um observador na Terra, é necessário que sua velocidade tangencial seja constante.

d) As antenas parabólicas utilizadas no Nordeste brasileiro e que fazem uso de um satélite geo-estacionário devem ser posicionadas quase que para o horizonte. Já as encontradas no Sul do País, devem estar com uma inclinação maior em relação à horizontal.

e) Definida a órbita em que um satélite geoesta-cionário será colocado, sua velocidade angular deve ser a mesma que a da Terra, e o módulo da velocidade tangencial deve ser constante.

25) O Biodiesel Biodiesel é um combustível biodegradável derivado de

fontes renováveis, que pode ser obtido por diferentes processos tais como o craqueamento, a esterificação ou pela transesterificação. Pode ser produzido a partir de gorduras animais ou de óleos vegetais, existindo dezenas de espécies vegetais no Brasil que podem ser utilizadas, tais como mamona, dendê ( palma ), girassol, babaçu, amendoim, pinhão manso e soja, dentre outras.

O biodiesel substitui total ou parcialmente o óleo diesel de petróleo em motores ciclodiesel automotivos (de caminhões, tratores, camionetas, automóveis, etc) ou estacionários (geradores de eletricidade, calor, etc). Pode ser usado puro ou misturado ao diesel em diversas propor-ções. A mistura de 2% de biodiesel ao diesel de petróleo é chamada de B2 e assim sucessivamente, até o biodiesel puro, denominado B100.

Segundo a Lei nº 11.097, de 13 de janeiro de 2005, biodie-sel é um “biocombustível derivado de biomassa renovável para uso em motores a combustão interna com ignição por compressão ou, conforme regulamento, para geração de outro tipo de energia, que possa substituir parcial ou totalmente combustíveis de origem fóssil”. (...)

(Disponível em: <http://www.biodiesel.gov.br/>. Acesso em: 26 jun. 08.)

Um carro-teste consome 4,0 kg de biodiesel para realizar um determinado trabalho mecânico (rodar 100 km). A queima de 1 g de biodiesel libera 5,0 . 103 cal e o rendimento do motor do carro-teste é de 25%.

Com base nas informações contidas no texto e nos seus

conhecimentos, analise as seguintes afirmativas:

I. Biodiesel é energia renovável. As terras cultiváveis po-dem produzir uma enorme variedade de plantas oleagi-nosas como fonte de matéria-prima para o biodiesel.

II. No Brasil e na Ásia, lavouras de soja e algodão, cujos óleos são fontes potencialmente importantes de biodie-sel, estão invadindo florestas tropicais, importantes bol-sões de biodiversidade. Embora, aqui no Brasil, essas lavouras não tenham o objetivo de serem usadas para biodiesel, essa preocupação deve ser considerada.

III. O carro-teste utiliza efetivamente 5,0 . 106 cal de energia para rodar 100 km; o restante da energia é rejeitada para o ambiente.

IV. O calor específico da água de 1 cal/g °C. Sendo assim, 2 g de biodiesel seria suficiente para aquecer em 10 °C 1 kg de água.

É correto apenas o que se afirma em:

a) I e II.b) II e IV.c) I, III e IV.d) Todas estão corretas.e) Nenhuma está correta.

Page 16: Instruções - energia.com.br · Colabore para que a seriedade do Simulado contribua para sua preparação e seu bom desempenho. 11) Ao terminar, entregue o cartão-resposta e a folha

1�

26) Inclinação do telhado A fundamental inclinação (caimento) do telhado!

O caimento Antes de definir qual o melhor tipo de telha, é preciso

saber dos problemas relacionados ao clima. Num local em que é comum nevar, faz-se necessária uma grande inclinação para evitar que a neve se acumule sobre o telhado e cause maiores danos.

Em nosso país, a maioria das regiões acaba não tendo essas preocupações.

O caimento do telhado definido levará à escolha ade-quada do tipo de telha.

Considerando que uma casa apresente as medidas da planta de corte de telhado como o desenho abaixo, onde a = 12,60 m e b = 1,60 cm, determine a telha mais adequada para o caso.

a) barro brancob) barro canal (colonial)c) cimento amiantod) plástica (ondulada)e) zinco (ondulada)

27) O câncer é originado por uma multiplicação exagerada e desordenada de células que formam um tumor. Ele pode ser benigno ou maligno. O câncer de mama propriamente dito é um tumor maligno, e a grande preocupação, portanto, é com os tumores malignos, que crescem rapidamente e sem dor.

Deve ser diagnosticado o mais rápido possível para evitar a perda da mama ou mesmo lesões maiores. A cirurgia para retirada da mama ou parte dela chama-se mastectomia.

Uma pesquisa realizada com mulheres mostra o im-pacto da cirurgia em suas vidas. Elas foram operadas em São Paulo entre 2005 e 2006.

Sabendo-se que participaram dessa pesquisa 2700 mulheres, quantas possuíam tumores em estágio avançado?

a) 2538 mulheres.b) 1890 mulheres.c) 810 mulheres.d) 999 mulheres.e) 162 mulheres.

Page 17: Instruções - energia.com.br · Colabore para que a seriedade do Simulado contribua para sua preparação e seu bom desempenho. 11) Ao terminar, entregue o cartão-resposta e a folha

1�

28) O Teatro Ademir Rosa (Teatro do CIC) tem suas pol-tronas distribuídas em 21 filas assim organizadas: 26 na primeira fila, 28 na segunda, 30 na terceira e assim sucessivamente até a última. Em todos os es-petáculos 290 ingressos são destinados a estudantes que pagam meia-entrada, e todos os ingressos da fila 7 são distribuídos como cortesia a convidados e autoridades.

Considere as afirmativas:

I. Num espetáculo em que o ingresso é vendido a R$ 40,00 a arrecadação líquida máxima ultrapassará R$ 30000,00.

II. O número de ingressos destinados a estudantes é maior que 25%.

III. A fila 11 tem menos que 50 lugares.IV. O teatro possui mais de 950 poltronas.

Quanto aos itens anteriores, é correto afirmar que:

a) somente I e III são verdadeiros.b) todos são falsos.c) somente II e III são verdadeiros.d) somente III e IV são verdadeiros.e) todos são verdadeiros.

29) Os jogos olímpicos de Pequim, que acontecerão este ano, colocaram a China na mídia mundial. Mas não é só no esporte que a China merece destaque; com seu socialismo de mercado, nas últimas déca-das tem ameaçado a hegemonia econômica dos Estados Unidos. Porém, os chineses ainda sofrem com problemas sociais e ambientais. Das 20 cidades mais poluídas do mundo, 15 estão na China. Além disso, as cidades apresentam um excessivo contin-gente populacional, representando um verdadeiro caos urbano. Devido aos problemas de trânsito, é grande o número de chineses que usam a bicicleta como meio de transporte. Um chinês que vai para o trabalho com uma bicicleta cujas rodas têm 60 cm de diâmetro, ele percorre uma distância de 942 metros.

Analise as afirmativas a seguir. (Use: π = 3,14)

I. A retificação (perímetro) da roda da bicicleta usada pelo chinês é 1,884 m.

II. Para percorrer 942 m cada roda dará 500 voltas.III. Para realizar o mesmo trajeto onde cada roda dará

600 voltas o chinês precisará usar uma bicicleta com rodas de diâmetro maior que 60 cm.

IV. 75 % das cidades mais poluídas do mundo en-contram-se na China.

Segundo as informações contidas no texto, está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s):

a) I e IV.b) II.c) I, II e IV.d) II e III.e) I, III e IV.

30) A Timemania é a mais nova loteria do governo federal , criada em 18/02/2008, com o objetivo de ajudar os times de futebol participantes a quitarem suas dívidas com a União. Do total arrecadado, os clubes recebem 22% que são destinados ao pagamento de dívidas como INSS, FGTS, Receita Federal e outros impostos.

O total arrecadado é dividido da seguinte forma:

46% para o valor dos prêmios;22% para os clubes que aderiram à loteria; 20% para o custeio e manutenção do serviço; 3% para projetos esportivos na rede de educação básica

e superior e para ações dos clubes sociais;3% para o Fundo Penitenciário Nacional;3% para as Santas Casas de Misericórdia; 2% Lei Agnelo/Piva (Destinação de recursos ao Comitê

Olimpíco Brasileiro e ao Comitê Paraolímpico Brasi-leiro);

1% para a seguridade social.

Como apostar:

O valor da aposta é de R$2,00 e marca-se 10 dos 80 nú-meros do volante. Ganha quem acertar pelo menos três dos sete números sorteados. O volante tem também uma relação de 80 clubes para que o apostador escolha o time do coração. Quem acertar o time do coração recebe o valor da aposta de volta, independentemente do resultado das demais faixas. São cinco faixas de premiação, para quem acertar sete, seis, cinco, quatro ou três números.

Page 18: Instruções - energia.com.br · Colabore para que a seriedade do Simulado contribua para sua preparação e seu bom desempenho. 11) Ao terminar, entregue o cartão-resposta e a folha

1�

Considere as seguintes afirmações:

I. O total de sorteios possíveis dos 7 números é dado

por 8073 7

!! !

.

II. Quem faz um único cartão tem 120 possibilidades diferentes de acertar os 7 números.

III. Para o concurso do dia 15/06/2008 projetou-se um prêmio de 8 milhões de reais. Levando em conta que apenas 46% do total arrecadado é destinado à pre-miação, conclui-se que a arrecadação projetada para esse concurso superou 17 milhões de reais.

Sobre as afirmações anteriores:

a) Apenas I e II estão corretas.b) Somente I e III estão corretas.c) Apenas III está correta.d) Todas as afirmações estão corretas.e) Apenas II está correta.

31) A temperatura de ebulição de um líquido, em ambiente aberto, varia com a pressão atmosférica local, isto é, varia com a altitude e, quanto maior a altitude, menor será essa pressão. O gráfico a seguir mostra a relação da pressão atmosférica em função da temperatura de ebulição da água, através de uma curva exponencial:

Portanto, podemos concluir que a temperatura de ebu-lição de um líquido puro, incluindo a água depende da localização geográfica deste líquido. A ebulição da água ao nível do mar (1 atm ou 760 mmHg) é igual a 100 °C, porém na Serra Catarinense a ebulição ocorrerá com outro valor de temperatura.

Através de suas habilidades em ciências naturais, hu-manas e matemáticas, assinale a alternativa correta. a) Florianópolis, cidade localizada no litoral central

catarinense, de colonização tipicamente européia e cuja estrutura econômica tem como base o turismo, apresenta como temperatura de ebulição para a água pura um valor abaixo de 100 °C.

b) No distrito do Cruzeiro, em São Joaquim (SC), a 1507 m de altitude, a água pura entra em ebulição numa temperatura abaixo de 100 °C.

c) Em cidades ao nível do mar a água pura entra em ebulição abaixo de 100 °C, e em cidades acima do nível do mar o valor da ebulição da água pura supera os 100 °C.

d) 700 mmHg é maior que 1 atm de pressão.e) A panela de pressão permite que os alimentos

sejam cozidos em água em menor tempo do que em panelas convencionais. Isso acontece devido à menor temperatura de ebulição que a água atinge em pressão elevada.

32) Ebulição e evaporação

A evaporação é uma vaporização lenta e sem turbulên-cia, que ocorre na superfície do líquido. Os principais fatores que a afetam são:

• Forças de interação: quanto mais fracas as forças que unem as moléculas do líquido, mais intensa é a evaporação.

• Temperatura: quanto maior a temperatura, mais intensa a evaporação; de modo geral, um líquido evapora em qualquer temperatura.

• Superfície de contato: quanto maior a área do líquido exposta ao ar, mais intensa a evaporação.

A ebulição é uma vaporização violenta, que ocorre a determinada temperatura, com formação caracterís-tica de bolhas. A temperatura de ebulição (ponto de ebulição) depende:

• Das forças de interação: quanto mais fortes as forças que unem as moléculas do líquido, maior a tempe-ratura de ebulição;

• Da pressão sobre o líquido: quanto maior a pressão aplicada sobre o líquido, maior a temperatura de ebulição.

Com base no conhecimento em transformações físicas e mudança de estado, assinale a alternativa correta.

a) o metanol combustível, utilizado em algumas com-petições automobilísticas, é líquido a 25 °C, sua temperatura de ebulição ao nível do mar é igual a 65 °C e a de fusão igual a –97 °C. Pode-se concluir então que a 90 °C o metanol é líquido.

b) A ebulição e a vaporização são fenômenos quími-cos, pois alteram a estrutura da matéria, mudando seu estado físico.

c) O éter é um líquido muito tóxico e inflamável, que afe-ta o sistema nervoso central por inalação ou absor-ção pela pele, podendo provocar dores de cabeça, vômito, tontura ou até mesmo desmaio. Sua ebulição ocorre a 34,5 °C e congela a –116 °C. Conhecendo estas características, podemos afirmar que o éter não solidifica em um congelador caseiro, no qual a temperatura chega, em média, a –10 °C.

d) A evaporação da água líquida é um processo que pode ocorrer como conseqüência de diversas ações. Entre elas podem ser citados o contato com outro sistema de temperatura mais alta, a incidência de radiação eletromagnética e o arraste por um fluxo de gás. Pode-se então concluir que a evapo-ração é uma vaporização violenta, com formação característica de bolhas.

e) Pode-se afirmar que a ebulição é um processo exotérmico, ou seja, que libera calor.

Page 19: Instruções - energia.com.br · Colabore para que a seriedade do Simulado contribua para sua preparação e seu bom desempenho. 11) Ao terminar, entregue o cartão-resposta e a folha

�0

33) Um dos poluentes da atmosfera é o monóxido de car-bono (CO), que é produzido pela queima em condições de pouco oxigênio e/ou alta temperatura, a exemplo da combustão incompleta dos combustíveis fósseis como o carvão, a gasolina, o álcool e o diesel. Já que o CO é um agente redutor, reage retirando oxigênio de muitos compostos, formando assim, CO2. Por isso é conside-rado um agente poluidor e destruidor da camada de ozônio.

O ar que nos rodeia contém aproximadamente 20% de oxigênio (O2). De uma forma simplista, é o oxigênio molecular que respiramos, unido aos alimentos, que nos dá energia. Já a molécula de ozônio é uma combinação molecular mais rara dos átomos de oxigênio, sendo representada como O3. Para sua criação é necessária uma certa quantidade de energia.

Na estratosfera, entre 15 e 50 km de altitude, existe uma camada formada por ozônio, que forma um escudo invisível e protege a superfície do planeta contra os raios ultravioletas vindos do sol. Essa radiação UV, que bronzeia, seca e envelhece a pele, é nociva aos animais e às plantas, principalmente porque pode danificar o DNA, levando eventualmente a um crescimento tumo-roso como o câncer de pele, problemas nas córneas e comprometimento do sistema imunológico.

A região mais afetada pela destruição da camada de ozônio é a Antártida. Nessa região, principalmente no mês de setembro, quase a metade da concentração de ozônio é misteriosamente sugada da atmosfera. Esse fenômeno deixa à mercê dos raios ultravioletas uma área de 31 milhões de quilômetros quadrados, maior que toda a América do Sul, ou 15% da superfície do planeta.

Analisando o texto, é correto afirmar:

a) Para que o monóxido de carbono forme dióxido de carbono, o carbono deve sofrer oxidação.

b) A transformação do gás oxigênio em ozônio ocorre com liberação de energia.

c) Numa grande altitude a pressão atmosférica é muito maior do que no nível do mar.

d) A destruição da camada de ozônio deixa um buraco exatamente sobre a América do Sul.

e) A combustão incompleta dos combustíveis fósseis for-ma gás carbônico, que destrói a camada de ozônio.

34) No nível do mar, o ar ao nosso redor exerce uma pres-são de 1 atm (760 mmHg) – essa é a pressão conside-rada padrão e normal para os nossos corpos. Mas a água é mais densa se comparada ao ar. Por isso, não é preciso muita água para exercer uma pressão grande sobre nós. Ao submergir um mergulhador, utilizando um cilindro de ar comprimido deve tomar cuidado, pois a cada 10 m de profundidade a pressão aumenta 1 atm. A 10 m de profundidade, são necessários 10 litros de ar para encher os pulmões, o dobro do que na superfície, isso faz com que o pulmão se contraia duas vezes o tamanho normal. Como há o dobro da pressão no ar em seus pulmões, eles são obrigados a contrair. E, quando você vai subindo de volta ao nível do mar, o ar se expande novamente, fazendo seus pulmões voltarem ao tamanho normal. Se ele subir prendendo a respiração, pode sofrer o rompimento dos pulmões, provocado pela expansão do ar comprimido no interior do órgão. A doença descompressiva está diretamente

ligada à ação do gás nitrogênio sob pressão; o gás se dissolve pelo sangue e por outros tecidos do corpo e durante a subida, se não forem observados o limite do tempo e a velocidade, o nitrogênio dissolvido forma bolhas, que causam dor e podem provocar paralisia e até a morte (embolia traumática).

Assim, é correto afirmar que:

a) quanto maior a altitude, maior a pressão exercida num corpo.

b) quanto maior a pressão sobre um gás, maior será o volume ocupado por ele.

c) o gás se dissolve mais rapidamente quando ocorre um aumento de pressão, aumentando, assim, a concentração dele no sangue.

d) ao retornar de um mergulho cuja profundidade é grande, deve-se trancar a respiração para que o gás dissolvido não saia rapidamente.

e) se um mergulhador descer a 30 m de profundidade, a pressão exercida sobre ele será correspondente a 2100 mmHg.

35) As substâncias químicas têm uma energia própria acumulada nas partículas que as formam, que é a energia química. Ao sofrerem uma transformação quí-mica, essas substâncias são transformadas em outras substâncias que também têm uma energia química acumulada. Quando a energia acumulada nos produtos da combustão for menor que a energia acumulada nos reagentes, essa diferença de energia será liberada na forma de energia térmica e, nesse caso, tem-se uma transformação exotérmica.

A energia química acumulada nas partículas das subs-tâncias químicas varia de uma substância para outra. Por exemplo, a combustão (reação com gás oxigênio) da gasolina (C8H18) e do álcool (C2H6O) forma gás car-bônico, água e libera quantidades diferentes de calor.

• 118 g (1 mol) de gasolina libera 1311 kcal.• 46 g (1 mol) de álcool libera 294,4 kcal.

Os combustíveis derivados do petróleo, como a ga-solina e o óleo diesel, contêm impurezas de enxofre. Na queima desses combustíveis há liberação de gás dióxido de enxofre (SO2), além dos citados acima, que se combina com o oxigênio do ar atmosférico produzin-do uma outra substância chamada trióxido de enxofre (SO3). Essa substância se combina com a água da chuva e produz a chuva ácida.

Com base no texto, acima, é correto afirmar que:

a) reações exotérmicas, como as queimas acima, são reações que ocorrem com absorção de calor.

b) nas reações exotérmicas a energia acumulada nos produtos é maior que a energia acumulada dos re-agentes.

c) considerando-se dois automóveis que abasteceram, um com 30 kg de álcool e outro com 30 kg de ga-solina, o abastecido com gasolina liberará menos energia que o que foi abastecido com álcool, após toda queima dos combustíveis.

d) o álcool é um combustível que provoca menos danos ao meio ambiente.

e) A reação de combustão do álcool é representada por: C H O2 6 ( ) + O(g) → CO(g) + 3 2H O ( ) .

Page 20: Instruções - energia.com.br · Colabore para que a seriedade do Simulado contribua para sua preparação e seu bom desempenho. 11) Ao terminar, entregue o cartão-resposta e a folha

�1

36) A Amazônia brasileira para os brasileiros

(...) A única forma de reduzir o desmatamento e, ao mesmo tempo, assegurar os objetivos de crescimento e desenvolvi-mento dos países detentores de florestas tropicais é ter todos trabalhando em torno do mesmo objetivo.

Acredito que devemos reunir a habilidade e a competência do Brasil e de outros países detentores de florestas tropicais com uma substancial disponibilidade de recursos por parte dos países economicamente mais desenvolvidos. Os países ricos, afinal, são aqueles que mais se beneficiaram pelo desenvolvimento e progresso industrial e mais causaram, portanto, efeitos negativos ao meio ambiente.

Se a comunidade internacional agir unida em questões de combate à pobreza e na transferência de parte dos frutos econômicos do uso da floresta para as populações locais (uso sustentável), em vez de empresas exploradoras (desen-volvimento não sustentável), poderemos atacar o problema do desmatamento de forma efetiva. (...)

(Johan Eliasch, Folha de S. Paulo, 22 jun. 2008.)

Angeli, Folha de S. Paulo, 21/05/2008

Leia os enunciados a seguir.

I. O texto e a charge fazem referência ao mesmo assunto: o desmatamento da Floresta Amazônica.

II. Segundo o autor do texto, uma das soluções para con-trolar o desmatamento de forma efetiva é a união da comunidade internacional em questões de combate à pobreza.

III. A charge deixa transparecer uma crítica ao fato de que a implantação de empresas causa efeitos negativos ao meio ambiente.

Tendo como base o texto e a charge, verifica-se que, em relação aos enunciados apresentados:

a) todos eles estão corretos.b) apenas I e II estão corretos.c) somente II e III estão corretos.d) apenas I e III estão corretos.e) nenhum está correto.

37) A Semana de Arte Moderna de 1922 marcou a inserção de valores modernistas na arte brasileira. Alguns artistas não participaram da semana, mas aderiram ao movimento. Entre eles está Tarsila do Amaral, que nasceu no interior de São Paulo, estudou na Europa, teve contato com os grandes mestres da pintura internacional e integrou-se ao quadro modernista brasileiro por intermédio de Anita Malfatti.

Em 1928 Tarsila pintou um quadro para dar de pre-sente para o escritor Oswald de Andrade. Quando viu a tela, assustou-se e chamou seu amigo, o tam-bém escritor Raul Bopp. Ficaram olhando aquela figura estranha e acharam que ela representava algo de excepcional. Tarsila lembrou-se então de seu dicionário tupi-guarani e batizaram o quadro como Abaporu ("o homem que come"). Foi aí que Oswald escreveu o Manifesto Antropófago e cria-ram o movimento antropofágico, com a intenção de “deglutir” a cultura européia e transformá-la em algo bem brasileiro. Esse movimento, apesar de radical, foi muito importante para a arte brasileira e significou uma síntese do movimento modernista brasileiro, que queria modernizar a nossa cultura, mas de um modo bem brasileiro.

A fase da pintura de Tarsila intitulada antropofágica é a mais importante de sua carreira.

Das obras reproduzidas acima, assinale aquelas que fazem parte da fase antropofágica da artista.

a) 1 e 4b) 2 e 3c) 2 e 4d) 1 e 3e) 3 e 4

Page 21: Instruções - energia.com.br · Colabore para que a seriedade do Simulado contribua para sua preparação e seu bom desempenho. 11) Ao terminar, entregue o cartão-resposta e a folha

��

Observe as reproduções abaixo e assinale as alternativas que correspondem a releituras da obra de Victor Meirelles.

a) 2 e 3b) 1 e 3c) 2 e 4d) 1 e 4e) 3 e 4

39) A arte da fotografia

A fotografia, uma invenção do século XIX, alterou dramaticamente – tal como muitas outras inovações técnicas dessa era – a percepção e a experiência que a humanidade tinha do mundo, um efeito que se manteve até hoje. A reprodução de uma realidade retida no tempo pelo agente imaterial da luz, a “imobilização” de uma cena visualmente observável, parecia mila-gre, em especial no início. Foi, por assim dizer, o realizar de um desejo antigo do ser humano de criar um mundo imaginário tão credível quanto o próprio mundo real. Esta imagem imitadora do mundo real, quimicamente registrada em papel, era criada numa caixa milagrosa e as fotografias resultantes, memórias de uma situação espaço-temporal passada, constituíam um arquivo visual. Pela primeira vez, era possível registrar o passado sem ser apenas com palavras escritas ou imagens pintadas. Agora podia sobreviver sob a forma de imagens exatas. Podia-se acreditar neste passado como se o tivéssemos vivido pessoalmente. A Imagem fotográfica deu origem a uma recordação coletiva.

(Max Scheps) Identifique a fotografia relacionada ao depoimento abaixo:

(...) uma fotografia fiz de mim um símbolo da guerra, mas minha verdadeira história (...) é de amor. É a história do poder que a imagem tem de transformar o coração das pessoas.

Um dia tudo mudou. A guerra chegou a nossa aldeia. Quando alguns soldados viram que os aviões iam bombardear o santuário, eles gritaram para as crianças, “saiam daí e fujam”. Eu estava tão apavorada que sai correndo pela rua com meus primos (....)

(...) e o mundo ficou chocado, vendo uma criança inocente, que não sabia nada de guerra, no meio de toda aquela violência.

(...) Nick Ut não era apenas uma pessoa fazendo seu trabalho, ele era um ser humano ajudando outro ser. Depois de tirar a foto, ele largou suas câmeras e me levou às pressas para o hospital mais próximo. Aquilo foi um ato de amor.

38) A pintura Primeira Missa no Brasil (1860), de Victor Meirelles, é considerada uma obra-prima da história da arte nacional. Foi produzida em Paris, durante a longa viagem de estudos do artista (1853-1861) como bolsista da Imperial Academia de Belas Artes do Rio de Janeiro. Humanista ligado ao Romantismo, grande pesquisador, observador atento, estudioso, dedicado, disciplinado e indiscutivelmente compro-metido com seu tempo, foi o primeiro brasileiro a expor no Salão Oficial em Paris, em 1861.

Page 22: Instruções - energia.com.br · Colabore para que a seriedade do Simulado contribua para sua preparação e seu bom desempenho. 11) Ao terminar, entregue o cartão-resposta e a folha

��

40) A Balsa de Medusa de Theodore Gericault é a pintura de um acontecimento que comoveu a França. O naufrágio do navio “A Medusa” (2 de julho de 1816) trouxe repercussões que tocaram o mais profundo da alma humana.

Em 1816, uma fragata francesa encalhou próxima a Marrocos. Não havia suficientes botes salva-vidas. Os restos do navio formaram a única balsa que manteve as 149 pessoas. A tempestade os arrastou a mar aberto por mais de 27 dias sem rumo. A dramática experiência dos sobreviventes impressionou o artista Gericault, que fez um estudo substancial dos detalhes para elaborar uma pintura. Ele entrevistou os sobreviventes, os enfermos e viu os mortos. Horrorizado reproduziu a íntima realidade humana nessa situação.

Identifique na obra as atitudes abaixo (respectivamente).

Nos derrotamos, deixamos à deriva todas as nossas forças. Não acreditamos que tenha solução. Desejamos nos esforçar para chegar ao triunfo.

a) 2a, 2c, 1cb) 2c,1c, 2bc) 2a, 2b,1dd) 2d,1c, 2be) 2a,1c,1d