informativo planeta news - 10

4
D esenvolvimento representa um conjunto de atividades que visa explorar o potencial de aprendizagem e a capacidade produtiva das pessoas, promoven- do mudanças de comportamentos e atitudes, bem como a aquisição de novas habilidades e conheci- mentos. Também tem como meta maximizar o desempenho profis- sional e motivacional do ser hu- mano, melhorando os resultados e, consequentemente, gerando um bom clima organizacional. O treinamento é um dos recur- sos do Desenvolvimento de Pesso- al, que visa o aperfeiçoamento de desempenhos, aumento da produ- tividade e das relações interpesso- ais. É uma atividade indispensável para a busca da qualidade total. Investir no desenvolvimento de pessoas significa investir na quali- dade de serviços que determinada empresa oferece: “Vemos a necessi- dade de treinar os nossos funcioná- rios nos requisitos básicos a fim de competir em um mercado altamen- te competitivo, tendo sempre como objetivos: preparar as pessoas para a execução de suas tarefas dentro da empresa; mudar atitudes das pesso- as; desenvolver novas habilidades, conceitos e transmitir informações; aumentar a produtividade; melhorar a comunicação; diminuir o retra- balho; melhorar o relacionamento interpessoal; e ajudar as pessoas e a organização”, diz a analista de re- cursos humanos e psicóloga, Maytê Costa. Pensando nisso, a empresa tem investido em treinamentos para os seus funcionários. Já participaram de cursos e de treinamentos os des- pachantes com o “Projeto 10per- tar”, a equipe de Digitação, os líde- res com o “EncontRHo de Líderes” e os encarregados da manutenção. E a empresa não para por aí: ao longo do ano de 2010, novos treinamen- tos estão em desenvolvimento para todos os setores da empresa. BRASÍLIA, ABRIL DE 2010 - ANO 2 - Nº 10 Formação e crescimento Um grande exemplo Funcionário se torna destaque da empresa por honestidade. Expediente Ano 2 - Nº 10 Abril de 2010 QNP-24 Área Especial 02 - Ceilândia CEP: 72235-240 - Brasília/DF Telefone: 61 3377.3373 www.viacaoplaneta.com.br Diretor editorial: Fernando Eloia Jornalista responsável: Paulo Passos - RP 2059 - DF Projeto gráfico e diagramação: Denny Guimarães (ÍCONE Comunicação Visual - www.iconecv.com.br) Relações Públicas: Camila Calazans Impressão: Ícone Gráfica e Editora Tiragem: 4.000 exemplares Distribuição Gratuita Evento premia funcionários que se destacaram na melhor condução de veículos Olá Terminal Especial Treinamentos de aperfeiçoamento com a equipe da manutenção Manutenção na manutenção Foram realizados treinamentos para novos condutores de veículos de transporte Nova oportunidade Destaques desta edição I NFORMATIVO PLANETA NEWS

Upload: carol-cortese

Post on 22-Mar-2016

234 views

Category:

Documents


1 download

DESCRIPTION

Informativo da Viação Planeta, Pioneira, Satélite e Cidade Brasília

TRANSCRIPT

Page 1: Informativo Planeta News - 10

Desenvolvimento representa um conjunto de atividades

que visa explorar o potencial de aprendizagem e a capacidade produtiva das pessoas, promoven-do mudanças de comportamentos e atitudes, bem como a aquisição de novas habilidades e conheci-mentos. Também tem como meta maximizar o desempenho profis-sional e motivacional do ser hu-mano, melhorando os resultados e, consequentemente, gerando um bom clima organizacional.

O treinamento é um dos recur-sos do Desenvolvimento de Pesso-al, que visa o aperfeiçoamento de desempenhos, aumento da produ-tividade e das relações interpesso-ais. É uma atividade indispensável para a busca da qualidade total.

Investir no desenvolvimento de pessoas significa investir na quali-dade de serviços que determinada empresa oferece: “Vemos a necessi-dade de treinar os nossos funcioná-rios nos requisitos básicos a fim de competir em um mercado altamen-te competitivo, tendo sempre como

objetivos: preparar as pessoas para a execução de suas tarefas dentro da empresa; mudar atitudes das pesso-as; desenvolver novas habilidades, conceitos e transmitir informações; aumentar a produtividade; melhorar a comunicação; diminuir o retra-balho; melhorar o relacionamento interpessoal; e ajudar as pessoas e a organização”, diz a analista de re-cursos humanos e psicóloga, Maytê Costa.

Pensando nisso, a empresa tem investido em treinamentos para os seus funcionários. Já participaram de cursos e de treinamentos os des-pachantes com o “Projeto 10per-tar”, a equipe de Digitação, os líde-res com o “EncontRHo de Líderes” e os encarregados da manutenção. E a empresa não para por aí: ao longo do ano de 2010, novos treinamen-tos estão em desenvolvimento para todos os setores da empresa.

Brasília, aBril de 2010 - ano 2 - nº 10

Formação e crescimento

Um grande exemploFuncionário se torna destaque da empresa por honestidade.

Expediente

Ano 2 - Nº 10Abril de 2010

QNP-24 Área Especial 02 - CeilândiaCEP: 72235-240 - Brasília/DF Telefone: 61 3377.3373

www.viacaoplaneta.com.br

Diretor editorial: Fernando EloiaJornalista responsável: Paulo Passos - RP 2059 - DFProjeto gráfico e diagramação: Denny Guimarães (ÍCONE Comunicação Visual - www.iconecv.com.br)

Relações Públicas: Camila CalazansImpressão: Ícone Gráfica e EditoraTiragem: 4.000 exemplaresDistribuição Gratuita

Evento premia funcionários que se destacaram na melhor condução de veículos

Olá Terminal Especial

Treinamentos de aperfeiçoamento com a equipe da manutenção

Manutenção na manutençãoForam realizados treinamentos para novos condutores de veículos de transporte

Nova oportunidade

Destaques desta edição

InformatIvo

PLANETA NEWS

Page 2: Informativo Planeta News - 10

2

An

o 2 - n

º 10 - Ab

ril de 2010

PLAN

ETA N

EWS

A honestidade é uma grande virtude do ser humano. Quando se age de forma correta, os benefícios na vida aparecem naturalmente. E foi agindo de forma ho-nesta que o cobrador Luís Calado de Figueiredo, 38 anos de idade, se tornou o destaque da empresa no mês de abril.

O próprio cobrador relatou ao DRH o que aconteceu. Diz ele que por volta de 11h40, do dia 1º de fevereiro passado, na quadra 705 Sul, ficou observando um passageiro que entrou no ônibus com comportamentos suspeitos. Ao passar pela roleta, pediu que aguardasse, pois no momento não havia troco para R$100,00. Quando o ônibus chegou em Ceilândia, o passageiro suspeito desceu desespera-do e acabou deixando a carteira sobre o banco. Luís pegou a carteira esquecida e mostrou para o motorista, e a levou para casa. Como havia vários cartões de vi-sitas, fez várias ligações até conseguir um contato da dona da carteira. A senhora pediu que o cobrador levasse até um endereço combinado no Plano Piloto. Po-rém, devido à sua escala e por estar com uma obra em casa, tinha dificuldades de ir ao seu encontro. Combinaram, então, que a senhora e sua família iriam até à casa do cobrador, pois faziam questão de agradecer e conhecê-lo. Ao chegar em sua residência, a senhora conheceu toda a família de Luís, que possui uma esposa e dois filhos, e agradeceu pela sua atitude. No dia seguinte, a família da dona da carteira compareceu novamente na casa do cobra-dor e presenteou a um de seus filhos com um computador.

A empresa convidou Luís ao DRH e o parabenizou pela sua atitude e pelos bons serviços prestados à comunidade e à própria empresa. Além disso, o presenteou com um relógio. O cobrador, que trabalha há 18 anos na empresa, relatou que “ficou muito feliz com a atitude e reconhecimento da empresa.” Que o exemplo de Luís inspire a todos a viverem com honestidade.

Funcionário destaque

“Evolução: É quando a gente está lá na frente e sente vontade de buscar

quem ficou para trás” Do livro: O Homem que Veio da Sombra

Para este editorial, gostaria de comentar a temática da comuni-cação interna e da imagem da em-presa.

O veículo da nossa imagem em-presarial é a nossa comunicação. Assim, a maneira como falamos, pedimos, ordenamos e sugerimos , tem efeitos na nossa comunicação,

expressão e ações externas perante os clientes.

No âmbito de nossa comunica-ção interna, a chamada “cultura de empresa” abrange a nossa gíria pro-fissional, os nossos hábitos de rela-cionamento, culturas e até as nossas “tradições” e regras informais.

Estas regras de comportamento coletivo direcionam os nossos cir-cuitos de decisão, o ritmo de traba-lho, a nossa abertura a mudanças e acima de tudo a qualidade dos nos-sos relacionamentos diários.

Criar e manter um bom ambien-te de trabalho e ter atenção à quali-

dade dos nossos serviços e relacio-namentos são os alicerces de uma comunhão interna e prosperidade de trabalho.

Vamos nos lembrar de guardar sempre em nossa mente que a ta-refa bem cumprida por cada um de vocês, afeta a tarefa dos outros de forma positiva. Em outras palavras, a nossa cultura de empresa, a nos-sa comunicação interna, as nossas parcerias, as nossas atitudes e os nossos valores, condicionam a nos-sa qualidade de vida no trabalho e a imagem da empresa que apresen-tamos aos nossos clientes.

O dia foi delas

No último dia 8 de Março, ocorreu na garagem do Setor “O” uma homenagem a todas as mulheres funcionárias da empresa.

Em parceria com Sest/Senat, foram oferecidas às colabo-radoras orientações sobre: Postura e Ergonomia com Fisio-terapeutas, DST/Prevenção de câncer e Odontologia. Além disso, também foram oferecidos: aferição de pressão, medi-ção de taxa de glicemia, medição de taxa de glicose, cabe-leireiro, manicure, maquiagem e confecção de carteirinhas gratuitas do Sest/Senat para as colaboradoras.

Houve, também, sorteio de brindes e todas as participan-tes ganharam uma lembrança.

Agradecemos a participação de todas vocês no evento!

EditorialPor Vitor Foresti

Page 3: Informativo Planeta News - 10

3

An

o 2

-

n

º 10

-

Ab

ril

de

2010

PLA

NET

A N

EWS

Melhorando sempreOs encarregados da manutenção tiveram a

oportunidade de participar de alguns treinamen-tos comportamentais com a Psicóloga Maytê Cos-ta, durante o mês de março.

Os treinamentos foram realizados no auditório do Setor “O” para 12 funcionários que conhece-ram um pouco mais sobre liderança, comunica-ção, motivação e trabalho em equipe, além de reforçarem o conhecimento com dinâmicas diver-tidíssimas.

Foi um momento de entrosamento entre os co-laboradores do P-Sul, P-Norte e Setor “O”, e uma troca de experiências válida, já que muitos exer-cem o papel de líder.

O objetivo do DRH é continuar desenvolvendo um trabalho com os encarregados e treinar aque-les funcionários que não tiveram a oportunidade de participar dos cursos. Posteriormente, será feito também um com os mecânicos.

No dia 11 de março, o terminal da QNQ/QNR re-alizou um “Olá Terminal Especial”. Foram sorteados vários prêmios aos funcionários que contribuíram e se destacaram na melhor forma de condução do veí-culo. O evento contou com a participação do Geren-te da Manutenção, Sr.Estevão, do Diretor do RH, Sr. Fernando Eloia, do Acessor, Sr. Ricardo Rodrigues, do responsável pelo treinamento, Sr.Lima, e da equipe do RH.

Segundo o motorista Manoel Xavier da Silva, a pre-miação incentiva a trabalhar melhor. “É muito boa essa premiação, porque incentiva no trabalho pessoal. Da-qui para frente, vamos fazer por onde, para ganhar o prêmio”, disse o motorista.

O motorista Aureliano Alves de Souza relata que a premiação é muito boa, bem como o treinamento rea-lizado pelo instrutor Lima: “Parabenizo o terminal. Que a participação do treinamento continue para colocar-mos em prática”.

“Esse trabalho será contínuo. Certamente cada mo-torista será um multiplicador das orientações recebidas pela equipe de treinamento e realizará seu trabalho com muito zelo e amor pela empresa, e sua ferramenta de trabalho: o ônibus. Daremos início em outro termi-nal a partir deste mês [março], e teremos muito prazer em distribuir prêmios pelas atitudes renovadas de cada profissional”, ressalta o diretor do RH, Fernando Eloia.

Olá, Terminal!

No dia 28 de fevereiro passado, o DRH, em parceria com o SEST/SE-NAT, deram início ao Treinamento de Condutor de Veículos de Trans-porte Coletivo para Passageiros. Os cursos estão sendo realizados nos auditórios da União e do P-Sul. De acordo com a Resolução 168 de 14/12/2004, todo profissional que exerce a função remunerada, pre-cisa participar do curso que tem como objetivo capacitar condutores habilitando-os à melhor condução dos veículos de transporte coletivo de passageiro.

Para participar, o colaborador precisar ter alguns requisitos, tais como:

Ser maior de 21 anos;•

Estar habilitado, no míni-•mo, na categoria “D”;Não ter cometido nenhuma •infração grave ou gravíssi-ma ou ser reincidente em infrações médias durante os últimos 12 meses;Não estar cumprindo pena •de suspensão ou cassação do direito de dirigir.

O treinamento tem duração de 50 horas e pode ser feito durante a semana e no fim de semana. As inscrições podem ser realizadas na Garagem da União com Maytê e no P-Sul com Ana ou Lílian. Para isso, basta levar a CNH e Carteira de Tra-balho (CTPS).

Não perca essa oportunidade!

Uma ótima oportunidade

Page 4: Informativo Planeta News - 10

4

An

o 2 - n

º 10 - Ab

ril de 2010

PLAN

ETA N

EWS

Palavras cruzadas

Horizontal

1. Médico para crianças4. Período de descanso6. Refeição rápida12. Aparelho útil no verão15. Tipo de inseto16. Zeca (?), cantor17. Onde se guarda dinheiro

Vertical

2. Tipo de calçado3. Sigla do Estado do Paraná5. Pensamento, reflexão7. Fruta azeda8. Cobre as casas9. Tipo de flor10. Instrumento musical11. Capital da Inglaterra13. Mãe da esposa14. Resposta afirmativa

Respostas

A cultura da empresa é consti-tuída por um conjunto de crenças, valores pessoais, morais e éticos das pessoas. Isto surge como resultado dos que conseguem compartilhar da visão, experiência, energia in-dividual, senso comum e coletivo. Gera-se então um modelo de cul-tura coletiva ou empresarial que ao longo do tempo pode ou deve sofrer mudanças. É um tipo de “pedágio invisível” para os futuros funcioná-rios, fornecedores, colaboradores e parceiros. Nesse caso constatamos que a mudança do modelo cultural não é impossível, é apenas trabalho-

sa e lenta. Nossa empresa está tra-balhando, e para isto temos difun-dido ações, que possuem valores, visão e atitudes individuais, como: transparência, facilidade de aces-so à administração, simplicidade, aprimoramento técnico constante, investimento em treinamento, entre muitas outras de grande relevância.

Se existe em nós o desejo real da mudança, é inevitável que ocor-ra a adequação das pessoas à prá-tica proposta. Esta adequação deve ser realizada com tranquilidade e certeza dos ganhos tangíveis que superam, a médio e longo prazo, grande parte de resistências políti-cas, pessoais ou impactos pontuais que possam ameaçar e abalar qual-quer circunstância atual.

Quando a coletividade prevale-ce sobre o individual e seus interes-ses, a coerência entre o falar, pensar e agir é encontrada com simplicida-de. Os valores primários de uma mudança cultural são: coerência, senso comum, simplicidade, força ética e moral.

Para mudar uma cultura é im-portante reconhecer que cada de-

cisão e ação de todo colaborador afeta o desempenho da empresa. A cultura da empresa é o reflexo des-sas decisões e ações.

A regra é tão simples, óbvia, tra-balhosa e corajosa, que por esses motivos pode parecer de tal forma complicado, dificultoso e arrisca-do o processo de Mudança cultural numa empresa. Essa mudança im-plica em viver a vida profissional de forma muito mais aprofundada e fortalecida, com coerência, desape-gada de vaidades e voltada para o senso comum e com o olhar dire-cionado para saúde e vida produti-va de si mesmo e de sua empresa.

O grande desafio não é imple-mentar a mudança com sucesso. O maior desafio é cada um de nós, funcionários desta grande empresa, viver com legitimidade e honestida-de cada dia de trabalho. Isto signifi-ca aprender a ser, ver, pensar e viver inteligentemente, com mais simpli-cidade, num mundo de relações.

Um excelente exercício em que podemos construir e participar de resultados positivos e absolutos.

E você? Tem medo de quê?

Mudanças. Medo de quê?

Por Fernando Eloia