info 46 d - colégio domus sapientiae · mais importantes para o desenvolvimento das habilidades,...

20
DOMUS Sapientiae Além de nosso tradicional Arraiá, nessa edição: Projeto Babylândia - pág. 3 Empreendedor de primeira viagem - pág. 15 4º DOMA (Domus Movimento & Arte) - pág. 17 Diálogos com um presidente (FHC) - pág. 18 . . . e muito mais! Informativo Domus - Ano 14 - Nº 46 - Maio-Agosto / 2014

Upload: dodan

Post on 16-Dec-2018

217 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

DOMUSSapientiae

Além de nosso tradicional Arraiá, nessa edição:Projeto Babylândia - pág. 3Empreendedor de primeira viagem - pág. 154º DOMA (Domus Movimento & Arte) - pág. 17Diálogos com um presidente (FHC) - pág. 18. . . e muito mais!

Informativo Domus - Ano 14 - Nº 46 - Maio-Agosto / 2014

Rua Bandeira Paulista, 1.108 - (Itaim Bibi)

CEP 04532-004 - SP - Tel.: (11) 3040-1777

www.colegiodomus.com.br / www.facebook.com/colegiodomus

EXP

EDIE

NTE

Coordenação Geral:

Projeto Gráfico: Silvio Oliveira da Matta (Designer)

Colaboração: Equipe Pedagógica e Educacional Tiragem: 1500 exemplares

Profª Neuza Maria ScattoliniMantenedora e Diretora Geral

Informativo do Colégio Domus Sapientiae

Iniciamos o segundo semestre, como sempre, buscando novos caminhos a fim de realizarmos o melhor na educação, atendendo às necessidades dos nossos educandos e às expectativas das famílias.

Terminamos o ano de 2013 apresentando os perfis dos Colégios Domus Sapientiae e Montessori Santa Terezinha no Facebook, com o propósito de mostrar atividades diferenciadas propostas na rotina escolar dos nossos alunos. Dessa maneira, disponibilizamos maiores informações às famílias, que podem acompanhar alguns dos momentos significativos da vida de seus filhos no colégio.

Mudamos o layout do sites do colégios, deixando-os mais claros e mais acessíveis para sua visualização e consulta.

Sabedores de que, cada vez mais, as novas tecnologias estão presentes na rotina de nossos alunos, os colégios contam agora com rede Wi-Fi, lousas digitais e salas de aulas equipadas com aparelhagem de última geração. Projetores de alta definição e iPads que, em conjunto com o Apple TV , fazem o espelhamento de aplicativos educativos nas lousas em aulas interativas.

Introduzimos a utilização dos iPads na Educação Infantil. Sabemos que muitas crianças já fazem uso dessa tecnologia mesmo antes de começarem a andar, porém, nos colégios, usaremos esse material com equilíbrio, pois não queremos e nem achamos adequado os alunos ficarem muito tempo isolados diante de aparelhos. Apesar dos objetivos dos aplicativos serem classificados como educativos/pedagógicos, trabalhamos, em nosso planejamento, com atividades e conteúdos mais importantes para o desenvolvimento das habilidades, das competências e da interação social necessárias e pertinentes a essa faixa etária.

No Ensino Fundamental I, os alunos participam das aulas fazendo uso de diversos aplicativos pedagógicos, de livros didáticos digitais com a realização de atividades/tarefas nas diversas áreas do conhecimento. Esses recursos são importantes porque ilustram e complementam o planejamento pedagógico, tornando o momento de aprendizagem mais dinâmico e produtivo.

Do Fundamental II ao Médio, todas as salas estão equipadas com esses recursos tecnológicos, com os quais os professores

trabalham seus projetos, exploram aplicativos e têm a opção de baixar livros e apostilas digitais. Enfim, sabemos que cada vez mais teremos que nos aperfeiçoar e nos atualizar para que

tenhamos sempre os melhores resultados na qualidade do ensino, não desprezando a importância de termos bons profissionais, pois que professor, caderno e lousa, ainda continuam sendo ferramentas essenciais em sala de aula.

NOVOS CAMINHOS...

Profª Neuza Maria Scattolini

CO

LÉG

IO D

OM

US

PAR

A Q

UEM

LEV

A A

ED

UC

ÃO

A S

ÉRIO

E F

AZ

DA

VID

A U

M E

TER

NO

APR

END

IZA

DO

POR UMA MELHOR!EDUCAÇÃO

Neuza Maria ScattoliniMantenedora e Diretora

EDITORIAL

3Informativo COLÉGIO DOMUS SAPIENTIAE nº46

Partindo do pressuposto de que o ato de brincar com as crianças reúne todas as condições necessárias para que o desenvolvimento infantil se processe de forma dinâmica e natural, demos continuidade ao Projeto Babylândia, cuja essência é transformar o espaço do Berçário e Nido em um mundo encantado, repleto de brincadeiras e descobertas…

A partir dos temas e personagens criados por nossa contadora de histórias, toda a equipe se conecta com o imaginário criando e recriando atividades com músicas, histórias e exploração de materiais com diferentes formas e texturas, garantindo dessa forma, experiências sensoriais e aquis ições importantes no desenvolv imento da coordenação motora e da linguagem oral dos bebês.

BerçárioNido Nido

Berçárioee PROJETO

 NB DA ABYL I

BERÇÁRIO E NIDO

Vale ressaltar que os temas trabalhados nesse período “O fundo do mar”, “O sumiço da gata preta”, “O motorista”, “O elefante no jardim”, entre tantos outros, encantaram não apenas aos nossos alunos, mas a todos os profissionais envolvidos no planejamento e execução desse projeto, não só pela oportunidade de contemplar a emoção dos bebês interagindo, momentos únicos e marcantes, mas também pelo

privilégio de experimentar o prazer e a alegria, sentimentos contagiantes que surgem em cena naturalmente quando criamos algo belo - o Projeto

Babylândia.

4Informativo COLÉGIO DOMUS SAPIENTIAE nº46

EDUCAÇÃO INFANTIL

O brincar é parte integrante da infância e quando vemos uma criança brincando de casinha, boneca, carrinho etc.,

sabemos que o processo de aprendizagem está se ampliando de maneira harmoniosa.

A oportunidade de vivenciar jogos simbólicos, a qual possibilita usar a imaginação e imitar o adulto: fazer comida, arrumar a cama, trocar de roupa, cuidar do nenê dentre outras situações que representam o cotidiano real de cada um gera uma sensação de prazer e de extrema importância ao seu desenvolvimento.

Para aflorar ainda mais a criatividade e imaginação dos “nossos pequenos” a Brinquedoteca é um ambiente acolhedor na qual, as crianças adentram no mundo mágico do “faz de conta” que só elas idealizam e se realizam afetivamente e socialmente.

MARIO QUINTANA

Brincadeira de “gente grande”!“As crianças não brincam de brincar.

Brincam de verdade.”

A Festa Junina é um excelente recurso para

inserir, de forma lúdica, a criança na cultura de seu país.

Dessa forma, no dia 4 de junho, organizamos o “Arraiá do Nido”.

Nesse dia, nossos alunos vestidos com trajes típicos participaram de danças e brincadeiras como pescaria, a arrumação das meias do Chico Bento e da Rosinha, a organização dos chocalhos nos cestos, as fotos com o cavalo Alazão e o concurso “O rei e a rainha do milho”.

ARRAIÁ ARRAIÁ O REI E A RAINHADO MILHO

5Informativo COLÉGIO DOMUS SAPIENTIAE nº46

EDUCAÇÃO INFANTILEDUCAÇÃO INFANTIL

Dando continuidade ao projeto “Musicolândia: Descobrindo Através da Música!”, as turmas do Maternal I, vivenciaram atividades e brincadeiras, as quais possibilitaram que as crianças conhecessem e reconhecessem o mundo que as cercam.

Nos diferentes espaços do colégio como cozinha experimental, lousa digital, brinquedoteca, entre outros, fizeram diversas descobertas ao explorarem a visão, a audição, o tato, o olfato e o paladar.

aternal I Maternal M I EXPLORANDO OS CINCO SENTIDOS

Neste trimestre, o projeto do Maternal II “Brinquedolandia: espaço da magia do brincar” foi marcado

por especificidades do grande evento futebolístico, a Copa do Mundo.Portanto, Filomena enviou uma nova tela de Ivan Cruz, “Jogando

Bola”, que proporcionou brincadeiras referentes ao tema e utilizamos a bola como nosso brinquedo principal para adentrarmos nesse mundo de “gente grande”. Os alunos envolvidos com o tema, desenvolveram suas habilidades motoras, se divertiram, respeitaram uns aos outros e marcaram muitos gols.

Nossas crianças são craques em aprender e certamente serão grandes artilheiros em suas trajetórias de conhecimento!

“É no brincar, e tão somente no brincar, que a criança ou adulto é capaz de ser criativo ede usar toda a sua personalidade, e é apenas sendo criativo que o indivíduo descobre o eu.”

WINNICOTT

aternal IIMaternal M II

6Informativo COLÉGIO DOMUS SAPIENTIAE nº46

EDUCAÇÃO INFANTIL

ardim Jardim JNo segundo trimestre, os curiosos alunos do Jardim avançaram nas suas investigações sobre a

natureza, sendo convidados a conhecer em detalhes quais são as utilidades da água.Após pesquisas realizadas com as famílias, o repertório sobre o tema ficou imenso. A troca de

informações e a observação dos detalhes contidos nas figuras trazidas para serem compartilhadas em sala de aula serviram de estímulo para que ocorresse, de fato, um aprendizado significativo.

Na nossa “Naturolândia” não faltaram bons momentos de diversão e, com muita disposição, continuaram a desvendar os mistérios da natureza ao envolverem-se em conversas que ampliaram a linguagem oral, escrita e o pensamento criativo, valorizando a importância de que cresçam com a consciência quanto ao uso racional da água e o consumo consciente de outros recursos naturais.

Desde o início do projeto “Tesourolândia - em busca do tesouro encantado pelo mundo do letramento e da diversidade”, os alunos do Pré têm construído rico aprendizado

ao participarem de divertidas caças ao tesouro com as personagens Rubi, guardiã do tesouro, e Zé Bocão, o pirata que escondeu o baú encantado da Tesourolândia.

Visando enriquecer o processo da leitura e da escrita, além de ampliar a independência, a responsabilidade e a visão de mundo dos alunos, a proposta do 2º trimestre foi encontrar pistas de

onde o pirata escondeu o baú investigando a origem dos alimentos pelo mundo e classificando seus nomes em ordem alfabética, já que antes de enterrar o baú, o guloso pirata passou por vários lugares em busca de suas comidas preferidas.

A cada semana, um aluno foi sorteado(a) para ajudar a guardiã do tesouro Rubi a fazer uma lista de alimentos cujo nome comece com determinada letra do alfabeto para compartilhar com o grupo.

Também receberam a tarefa de descrever as características e a origem dos alimentos, vindo a preencher o livro de registro com a ajuda de um adulto, envolvendo as famílias nesta emocionante aventura!

A TURMA RECEBENDO O BAÚ ENCANTADO!

ADES DID A Á .IL G .T UA .U N IM ÃO F TÊMSA

Pré Pré

INFANTIL E FUNDAMENTAL I

Uma língua estrangeira pode ser aprendida em qualquer idade. Porém, quanto mais cedo o estudo começar, maiores são as chances da criança dominar o idioma e falar com fluência.

Ao se encantarem com as diferentes formas lúdicas de exposição, como brincadeiras, estratégias audiovisual, músicas, histórias etc, os alunos vão adquirindo gradativamente o domínio da

linguagem. Quando a exposição ao idioma é prazerosa e ainda na infância, a aquisição tende a ser subconsciente e, portanto, independente de aptidão

ou vocação para aprender.Na Educação Infanti l os a lunos

realizaram diferentes atividades lúdicas, as quais possibilitaram a apresentação dos temas e a aquisição sólida do idioma.

Nos dias que antecederam a comemoração do Dia das Mães, nossos alunos e professores dedicaram-se com bastante afinco na preparação das atividades. Tudo foi organizado com muito carinho e dedicação para prestigiar pessoas especiais que representam o amor incondicional.

E no dia 11 de maio pudemos notar a emoção dos nossos alunos e mães ao participarem das oficinas, as quais abrangeram os eixos trabalhados na Educação Infantil: Artes Visuais, Movimento, Natureza e Sociedade, Linguagem e Música. Foram momentos muito significativos de manifestação de ternura e amor eterno.

Dia das Mães!Homenagem

EDUCAÇÃO INFANTIL

7Informativo COLÉGIO DOMUS SAPIENTIAE nº46

No dia 9 de maio, em comemoração ao Dia das Mães, presenteamos as mães com a apresentação de uma peça teatral, no anfiteatro do Colégio. A peça “Uma viagem pelo Brasil” foi encenada pelo diretor teatral e musical Gesiel de Oliveira, que também é músico, cantor, escritor, poeta e contador de histórias.

Este ano fizemos algo diferente das apresentações e atividades que já foram feitas em anos anteriores. As mães assistiram a peça de teatro acompanhadas de seus filhos e vivenciaram momentos de alegria e prazer, juntos.

Foi uma noite maravilhosa!

1º AO 5º ANO DO FUNDAMENTAL I

8Informativo COLÉGIO DOMUS SAPIENTIAE nº46

ENSINO FUNDAMENTAL I

TRABALHO COM OS BLOCOS LÓGICOS

Ensino Fundamental I

os 1 Anos

Ensino Fundamental I

os 2 Anos

Forma

G P

Cor

Espessura

Tamanho

DOCUMENTOS DA NOSSA HISTÓRIADescobrir que história não é apenas aquela contada de forma lúdica, cheia de magia e imaginação,

os foi o que viveram os alunos dos 2 Anos . Os alunos perceberam que através de documentos, como a certidão de nascimento, podem saber informações de suas próprias vidas, de épocas que não lembram que viveram e, descobrir fatos desconhecidos para eles até então.

A Certidão de Nascimento foi trazida por cada um que, com muito entusiasmo, compartilhou com os amigos as novas descobertas.

LOO M BD UN D E

A O T D UE FPOC

Uma criança entenderá melhor os números e as operações matemáticas se puder torná-los palpáveis. De fato, materiais concretos como blocos lógicos, fazem a criança avançar no raciocínio abstrato.

Particularmente, os blocos lógicos não ensinam a fazer contas, mas exercitam a lógica. Sua função é dar às crianças a chance de realizar as primeiras operações lógicas, como correspondência e classificação, conceitos que para nós, adultos, são automáticos quando pensamos nos números.

As crianças adoraram trabalhar com este material. Inicialmente exploraram todas as peças livremente, descobrindo as formas geométricas, suas cores e formando lindas paisagens.Depois, agruparam as peças por cores, por formas e finalmente por espessura.

Demonstraram fácil entendimento e domínio na atividade.

Aproveitando o tema da Copa, que tanto envolveu nossos alunos, com álbuns e trocas de figurinhas, realizamos algumas atividades em sala, nas diversas áreas do conhecimento.

Um “Caça-palavras” com os nomes dos países que participaram desse evento

incrementou a área de Linguagem. O “Ligue Pontos” levou nossa Brazuca ao gol, na

área de Matemática.As cores da Bandeira do Brasil, e seus significados,

ampliaram os conhecimentos em História.A localização dos países no mapa-múndi enriqueceu a área de

Geografia e, para completar o tema, um “Quiz” na aula de Informática, com perguntas sobre a Copa.

os Dessa maneira os alunos dos 1 Anos trabalharam um tema da atualidade, dentro de sala de aula.

9Informativo COLÉGIO DOMUS SAPIENTIAE nº46

ENSINO FUNDAMENTAL I

os Os alunos dos 3 Anos realizaram uma atividade na biblioteca, onde puderam ler em grupo e para os

colegas. Além de treinarem a leitura, nossos alunos trabalharam com as “Fábulas”. Aprenderam com detalhes as principais características

deste gênero textual tão difundido entre as crianças.Dentre suas características destacamos a moral da história, cuja finalidade é

passar um ensinamento. Ao final de cada fábula,

os alunos comentaram o que aprenderam.

Fo i i n t e r e s s a n t e o b s e r v a r o envolvimento e i n t e r e s s e d a turma, à medida que entendiam a moral de cada história.

Produção Textualos Através do livro “Oficina de Escritores” os alunos dos 2 Anos trabalharam de uma maneira

mais sistemática, com a leitura e escrita, a partir de diversos tipos de textos. Além de criarem suas produções, puderam

conhecer diferentes gêneros literários, ampliar ainda mais o vocabulário e exercitar a oralidade, observando a pontuação e a entonação necessárias para o entendimento e a interpretação dos textos trabalhados.

Em vários momentos foram solicitados a trabalhar em duplas, ler suas produções para a turma, além de se colocarem no lugar do outro, elevando a autoestima, contribuindo para o autoconhecimento e desenvolvimento afetivo e intelectual de nossos alunos.

Foi um trimestre bastante produtivo e as crianças puderam expor suas ideias e trocar experiências.

LÍNGUA PORTUGUESA

Ensino Fundamental I

Fábulas

O ensino, para ser eficaz e evitar o medo que a Matemática causou no passado, deve incorporar os progressos obtidos pelo movimento da educação matemática.

TRABALHANDO A MULTIPLICAÇÃOMatemÁticana prática

Um de seus resultados fundamentais foi mostrar que as crianças podem e devem aprender Matemática com compreensão, sendo esse o nosso objetivo durante todo o ano, proporcionando atividades significativas e prazerosas para todos.

Para que possamos explorar adequadamente a multiplicação, devemos trabalhar desde as séries iniciais com a representação retangular, a proporcionalidade e o raciocínio combinatório. Por esse motivo, utilizamos continuamente materiais para uma melhor compreensão e entendimento do grupo, tornando o trabalho satisfatório e prazeroso. Assim foi

os o nosso início de trabalho com a multiplicação nos 3 Anos, utilizando o material montessoriano semissimbólico.

os 2 Anos

Ensino Fundamental I

os 3 Anos

Mais um ano e a tradicional Festa Junina do Colégio Domus Sapientiae chegou, trazendo junto com esta festividade tipicamente brasileira, outra paixão nacional: o futebol!Começamos os preparativos para a festança focando a Copa do

Mundo realizada em nosso país, justamente no mês das comemorações juninas, propondo aos alunos a confecção de

releituras de “bolas de futebol” para enfeitar o nosso arraial.Unindo a alegria da torcida brasileira representada nos

rostinhos das crianças, ao colorido das bandeirinhas juninas e da Bandeira do Brasil, o fazer artístico fez a bola “ganhar vida” e marcar um golaço compondo lindas obras de arte!

ARRAIÁ2014

E a bola rola em nossaFesta Junina com clima de Copa!

Algumas danças do Infantil ao Ensino Médio, também foram inspiradas nas regiões sedes dos jogos do mundial, as quais resgataram as folias e músicas do folclore brasileiro, como o baião, a quadrilha e até o samba!Colégio enfeitado, barracas montadas, danças ensaiadas e a presença calorosa dos familiares e amigos para animar ainda mais a festa.

Tudo preparado com muito carinho para criar um clima familiar, harmonioso e de muita alegria.

Um eventoverdadeiramente brasileiro!

12Informativo COLÉGIO DOMUS SAPIENTIAE nº46

ENSINO FUNDAMENTAL I

Diante da importância em economizar água, devido à falta nos os

reservatórios da Cantareira, os alunos dos 5 Anos fizeram um trabalho de Ciências, conscientizando-se do quão importante é a mudança de atitudes no cotidiano de cada um.

Aliando o estudo das h i d r e l é t r i c a s a o d e b a t e , e l e s compararam contas de luz vindas de casa e fizeram uma análise de como agir para que se tenha um consumo mais consciente.

OSOIUA G - CÁ UM E B REM P

os As aulas dos 4 Anos no laboratório de Biologia são sempre muito

empolgantes e os alunos gostam muito. Elas facilitam a compreensão dos conteúdos estudados e trazem novos conhecimentos.

O início do estudo do solo deu-se pelo conhecimento das técnicas que auxiliam na sua conservação e no tratamento para torná-lo fértil.

Mas o grande debate em sala de aula foi em relação às atividades humanas que contribuem para a erosão do solo.os Os alunos dos 4 Anos pesquisaram e apresentaram um trabalho sobre os deslizamentos que acontecem, principalmente em

épocas de chuvas, causando grandes catástrofes que poderiam ser evitadas se o homem trabalhasse a favor da natureza.

O SOLOEnsino Fundamental I

os 4 Anos

Ensino Fundamental I

os 5 Anos

Nesta aula os alunos aprenderam que o ácido presente no vinagre reage com o bicarbonato de sódio liberando outro gás.

À medida que se forma mais gás, a pressão dentro da garrafa aumenta e o balão enche.

Laboratório de BiologiaPROJETO

Dado o momento em que todas as atenções estavam voltadas para a Copa do Mundo de Futebol, achamos relevante pesquisar sobre os países participantes, pois a t r a v é s d e l a f o r a m d e s e n v o l v i d a s competências pedagógicas na área social, intelectual, política e cultural visando o enriquecimento de nossas aulas.

Conhecer, respeitar e valorizar a cultura de cada País envolvido no evento; reconhecer a importância da história de nosso País em Copas do Mundo; compreender a necessidade do trabalho coletivo para o sucesso do grupo; foram alguns objetivos envolvidos neste

os trabalho realizado pelos 5 Anos .

COPA DO MUNDO 2014

13Informativo COLÉGIO DOMUS SAPIENTIAE nº46

ENSINOS FUNDAMENTAL E MÉDIO

FUTEBOL: uma das maiores paixões do povo brasileiro.

Nas aulas de Inglês brincamos do divertido jogo “Cabra-cega”. Essa simples

os atividade ajudou muito os alunos dos 5Anos, na memorização de comandos como: siga em frente (go straight ahead), vire à esquerda (turn left), passe por (go past the) etc.

Desse jeito ficou bem mais divertido aprender esses

comandos em Inglês.

Ensino Fundamental I

os 5 Anos

O entende que os momentos de transição de um segmento da escolaridade para Colégio Domus Sapientiae outro vêm, geralmente, marcados pela ansiedade, pelas expectativas e alguma insegurança tanto para os alunos

quanto para seus pais. Assim sendo, procura amenizar esta fase colaborando, orientando e colocando-se sempre à disposição para contribuir com a estabilidade da dinâmica familiar.

Com esse propósito, no início do mês de junho realizamos uma reunião para apresentar a proposta pedagógica do 6º ano do Ensino Fundamental e da 1ª série do Ensino Médio a fim de esclarecer eventuais dúvidas sobre a dinâmica desses segmentos.

Nessa oportunidade, esteve presente o Palestrante Ricardo Orsini, da Abril Educação e Sistema Anglo de Ensino, especialista no debate de temas para pais e educadores.

O assunto da palestra foi “O papel dos pais num projeto chamado Educação”. Dentre os vários tópicos abordados destacou-se a importância da participação da família junto à Escola, nos tempos atuais, devido ao competitivo cenário do mercado de trabalho que aguarda por seus filhos.

Foi um momento de reflexão e de escolhas para uma educação de qualidade!

Aulas de InglêsAulas de Inglês CABRA-CEGA

REUNIÃO DE PASSAGEMApresentação do projeto pedagógico

Palestra ministrada por Ricardo Orsini“O papel dos pais num projeto chamado educação”DE PALESTRAS

Projeto de Apoio aos Pais

A equipe pedagógica do Colégio Montessori Santa Terezinha acredita no Estudo do Meio como aprendizado para a vida educacional e social dos nossos jovens. Todas as atividades são planejadas objetivando estabelecer relações claras entre os conteúdos trabalhados em sala de aula e a realidade do espaço visitado. Desta forma, esperamos que os conteúdos sejam mais agradáveis e estimulantes gerando um aprendizado efetivo e com significado.

AVENTURA E APRENDIZAGEM

14Informativo COLÉGIO DOMUS SAPIENTIAE nº46

ENSINOS FUNDAMENTAL II E MÉDIO

os Os alunos dos 8 Anos visitaram a Sabina “Escola Parque do Conhecimento”. Conheceram o pinguinário, onde os animais se exibem num ambiente que reproduz o habitat natural; vários simuladores, um deles sobre fenômenos naturais; o esqueleto de um Tiranossauro Rex em tamanho real e uma boneca gigante, onde os alunos circularam pelo seu tubo digestório, conferindo todas as etapas estudadas sobre a digestão.

Uma oportunidade para aprender, observando e experimentando.

Sabinaescola parque do conhecimento

Ensino Fundamental II

os 8 Anos

Ensino Médio

os 1 Anos

O Petar - Parque Estadual Turístico do Alto da Ribeira/SP - bastante conhecido por abrigar a maior concentração de cavernas

os no país, recebeu nossos alunos dos 1 Anos .

Foram três dias especiais: azul do céu e dos rios, verde das matas, cantar dos pássaros, vivência com culturas e ambientes totalmente diferentes do habitual de nossos alunos.

“O PA R Q U E D A S C A V E R N A S ”

P E T A R

15Informativo COLÉGIO DOMUS SAPIENTIAE nº46

os Os alunos dos 2 Anos, participaram do projeto

“Empreendedor de Primeira Viagem”, uma parceria do Senac com o Colégio Domus Sapientiae.

Nos encontros que aconteceram, os alunos exploraram questões teóricas relacionadas ao empreendedorismo, para poderem elaborar os projetos que seriam apresentados no dia do DOMA, o que ocorreu com sucesso.

ENSINOS FUNDAMENTAL II E MÉDIO

Os alunos dos Ensinos Fundamental e Médio vêm sendo estimulados para participarem das Olimpíadas de Matemática (OBM) Física (OBF) Astronomia (OBA), de e de .

Nosso objetivo é promover um ambiente saudável de competição entre estudantes, oferecendo desafios que, além de levar a um domínio maior dos conteúdos curriculares, podem servir como boas experiências referentes a ganhar, a perder e a comparar o seu desempenho com o dos colegas.

OLIMPÍADASDE CONHECIMENTO

ENSINOS FUNDAMENTALE MÉDIO

OBFOBM2014

Ensino Médio

os 2 Anos

O encerramento do “Empreendedor de Primeira Viagem” aconteceu no dia 7 de junho, no Centro Universitário SENAC, com premiação para a execução dos melhores projetos.

O 2º lugar ficou com a equipe que apresentou “Velc Organizer”: Alexandre Kowalski dos Santos, Vitor Maron Henrique, Victor Yafusso Sunahara, Roberta Fernandes Strauss de Aguiar, Matheus Baarini Martim e Augusto Garcia Sousa.

Queridos alunos, parabéns pelo empenho e criatividade. Estamos muito orgulhosos de vocês!

As raízes e os caules são utilizados na alimentação devido a quantidade de nutrientes disponíveis em suas estruturas. Muitas vezes ao nos depararmos com essas estruturas, nem sempre

os identificamos corretamente, devido as suas semelhanças. Durante as aulas teóricas de Biologia, caracterizamos, diferenciamos, discutimos suas funções e a importância desses órgãos vegetais.

Para facilitar o reconhecimento, as diferenças e os variados tipos, selecionamos alguns caules e raízes utilizados em nossa os

alimentação e iniciamos a identificação. A partir da observação, os alunos dos 2 Anos elaboraram esquemas representando cada órgão vegetal e descreveram suas funções..

OBSERVAÇÃO E IDENTIFICAÇÃO DE RAÍZES E CAULES

Ensino Médio

os 2 Anos

Muitos sentimentos e questionamentos estavam voltados para a seleção brasileira de futebol nesse grande evento. A efervescência cultural, social e

econômica pela qual o Brasil passou por ser sede do mundial fez com que nossos alunos fossem bombardeados com informações que, no ambiente escolar, se

tornaram úteis na construção de novos saberes.Por tratar-se de um momento rico e atual, não poderíamos deixar de abordá-lo, em

sala de aula, contextualizando-o em todos os conteúdos desenvolvidos nas diversas áreas de conhecimento, propiciando a interdisciplinaridade a fim de que a informação, a reflexão, a análise e o conhecimento promovessem um aprendizado significativo aos nossos alunos.

Nossa proposta também favoreceu o desenvolvimento de valores como autoestima, amizade, espírito de superação e trabalho em equipe, uma das principais características procuradas hoje no mercado de trabalho.

PROJETO

v Aa iL ..o .b a

O BRASIL ESTEVE UNIDO E DIRECIONADO PARA A COPA DO MUNDO 2014

os Os alunos dos 6 Anos em parceria com as áreas de Arte e Matemática, fizeram bandeirinhas decoradas, usando como base o conceito de simetria. E desenvolveram o tema “Países da Copa do

os Mundo”, fizeram círculos decorados. Já os 8 Anos pintaram uma tela fazendo uma releitura da bandeira do Brasil.

Alguns artistas brasileiros, como Nelson Leirner, Rubens Gerchman Vicente Ferreira, entre outros, falam, por meio de suas obras, da relação entre o esporte e a massa. A partir das leituras das imagens pesquisadas e utilizando o

os contorno do próprio corpo os alunos dos 9 Anos e Ensino Médio produziram desenhos e pintura sobre o tema “Futebol - Copa do Mundo”.

Cidades do Mundo - partindo do tema urbano, suas arquiteturas, seus problemas sociais, políticos e humanos,

os os os alunos dos 1 e 2 Anos criaram suas obras, produzindo um “díptico”, uma obra em preto e outra em branco.

16

17

Apresentaram-se também no Doma: a Companhia de Emoção Independente, representada por alunos dos Colégios Domus e Montessori e comandados pela Profª Yara; os alunos do Kung Fu, treinados pelo Profº Nícolas; as

os os turmas dos 6 e 7 Anos apresentaram coreografias, ensaiados os pelo Profº André e os alunos dos 9 Anos interpretaram o

poema “Implosão da Mentira”, resultado de um trabalho colaborativo, realizado pelas professoras Cristina Maia (Inglês), Soraya (História), Maína (Redação) e Rozangela (Artes). O Profº Marcelo

o participou tocando violão, da banda dos alunos do 2 Ano - Médio e na apresentação solo de uma aluna.

DOMAD eo trm Au s &M o otv ni em

O4Sexta-feira, 23 de maio de 2014, aconteceu no Colégio

Domus o IV Festival de Talentos, atraindo os pais, familiares e amigos no anfiteatro do colégio para prestigiar o espetáculo realizado por nossos alunos, os protagonistas da festa.

Durante os preparativos, os alunos mostraram empenho e criatividade, além do exercício da autonomia e capacidade de organização, uma vez que a maioria dos

números apresentados foram escolhidos, ensaiados e aperfeiçoados por eles mesmos. Mais que um show de entretenimento, o IV DOMA concretizou-se como uma atividade em que nossos alunos puderam manifestar

diferentes formas de expressão “Cultural Artística”, através da exposição de trabalhos desenvolvidos nas aulas de Artes, interpretando músicas, apresentando coreografias, declamando poesia... Nesse processo,

coube à coordenação, orientação e aos professores, direcionar os

trabalhos e apresentar sugestões.

Celebramos mais uma vez, a parceria de sucesso, tão necessária, entre escola e família. Seguramente, cada um daqueles que teve a oportunidade de participar do evento, seja como espectador, seja como “artista” saiu encantado com o que assistiu!

Já aguardamos ansiosos pela quinta edição, em 2015!

Viagens, festas, mais horas para relaxar, para descansar, para dormir... ações que, normalmente, adotamos na maioria dos feriados. No entanto, nossos alunos do Ensino Médio deixaram esses atrativos para participar do X FÓRUM FAAP,

nos dias 30 de abril a 3 de maio.A Fundação Armando Alvares Penteado - FAAP promove, com

excelência, esse fórum de Discussão Estudantil, um renomado evento de simulações de organismos internacionais com a participação de alunos de todo o Brasil.

Foram quatro dias em que nossos alunos tornaram-se diplomatas! Debateram temas sociais, econômicos e políticos. Nesse cenário de diplomacia e imparcialidade, nossos jovens talentosos, curiosos e corajosos adotaram postura e comportamento de verdadeiros internacionalistas.

ENSINO MÉDIO

2014

X F ÓRU M

Parabenizamos imensamente aos nossos alunos:Ÿ 1º ano: Ana Flávia Oliverio

Paulino; Julia Victoretti Piragino e Mônica Wang Yuan Jinn; Ÿ 2º ano: Ana Catunda Tinoco; Ariel

Schembri Bicudo; Joanna Siebert de Azevedo; Leonardo Pedroza Rezende e Vitor Maron Henrique;Ÿ 3º ano: Isabella Prestes Martins

Santos e Rafael Alcantarilla Mondejar.Agradecemos aos professores

Marco Aurélio Dias, Sandra de Matos e Cristina Maia pelo incentivo e parceria.

Os alunos do Colégio Domus Sapientiae tiveram, no dia 6 de maio, a oportunidade de participar do programa “Diálogos com um presidente” realizado pelo Instituto FHC. O convite é feito às escolas que atingem uma

classificação de destaque no ENEM. Este evento consistia em dois momentos:Ÿ Um passeio no museu do plano real, acompanhado

de palestra, vídeos e jogos interativos que apresentavam os motivos, a implementação e as consequências deste plano;Ÿ A entrevista com FHC, onde os alunos poderiam fazer uma série de

perguntas sobre as posições políticas, ideológicas e intelectuais do ex-presidente. Esse momento, evidentemente, era o mais esperado.

A oportunidade desta vivência fora entusiasmante tanto para os alunos, quanto para os professores. Afinal, as noções sobre os impactos do plano real foram ampliadas e enriquecidas pelos olhares e trocas entre

as distintas gerações. De um lado, os profissionais que viveram as oscilações de moedas e o monstro da inflação, de outro, os estudantes nascidos após o plano e sob o conforto da estabilidade econômica que tinham como distante, as presentes lembranças dos seus mestres. Foi um momento de sentir a história!

Na hora do encontro com Fernando Henrique Cardoso, a tensão inicial fora substituída por perguntas curiosas, que abrangeram temas como direitos humanos, corrupção, futuro da economia brasileira e influências filosóficas na elaboração de práticas políticas.

É impossível não mencionar o carisma do ex-presidente no compartilhamento de suas experiências, o que deixou os alunos com um gostinho de quero mais. Como ápice do evento é possível destacar, por parte de nossos jovens, o despertar de um interesse genuíno sobre assuntos fundamentais na formação de uma consciência cidadã.

Alunos do Médio visitam o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso

FERNANDO HENRIQUE CARDOSO ANOS

f u n d a ç ã o

C10FHi

18

O Challenge Day foi criado em 1980, com o intuito de destacar a

importância da pratica de atividades físicas para melhorar a qualidade de vida. A partir deste pensamento na semana do dia 28 de maio propusemos diversas atividades aos alunos. Através de várias brincadeiras: dança das cadeiras, corrida do saco, circuito de exercícios com obstáculos dentre outros.

Os alunos do Integral aprenderam sobre a importância da pratica de exercícios físicos para obter uma vida saudável. O resultado foi importante em relação ao processo de desenvolvimento de aprendizagem interpessoal.

Os alunos do Fundamental, mostraram interesse e entusiasmo pela copa do mundo 2014. Por meio de atividades interativas artísticas, ampliaram o conhecimento sobre os países participantes da copa. Um dos momentos mais esperados foi o da votação sobre qual país seria o vencedor e claro que a maior parte dos alunos escolheram o Brasil.

Os alunos do Kindergarten para ampliar seu vocabulário em inglês, trabalharam os nomes de cada peça do vestuário.

Assistiram vídeos na lousa digital, brincaram de trocar sapatos, utilizaram os flashcards, pintaram e montaram bonecos com peças de roupas de papel e realizaram um desfile, exibindo suas roupas para os colegas e comentando em inglês quais peças estavam usando.

A turma adorou as atividades propostas e a aprendizagem foi significativa.

Os alunos do Pré construíram juntos com as professoras um cantinho aconchegante na sala para estimular a leitura e a música.

O objetivo do “Let’s read ” é incentivar os alunos a criarem uma história de acordo com as imagens do livro, utilizando o máximo de palavras em inglês.

O projeto estimula a criatividade dos pequenos ao desenvolverem suas próprias histórias, mesclando livros e músicas. Com a construção dos instrumentos musicais estão aprendendo o som de cada um, inclusive dos mais sofisticados como a harpa e o violino.

WorldChallengeDay

INTEGRAL

EnglishWay

Let's Read and Sing

Aulas de Inglês

Let's Read and Sing

Clothing VocabularyClothing Vocabulary

World Cup World Cup

Aulas de Inglês

As professoras de inglês Teacher Sabrina (Fundamental) e a Teacher Sônia (Infantil) trabalharam entre diversos projetos do primeiro semestre a copa do mundo 2014 enfatizando os países que fala a língua inglesa.

Ah como foi bom curtir as férias escolares ao lado dosamigos e teachers! Pensando em proporcionar momentos

de lazer aos alunos, o Colégio programouatividades diversificadas e empolgantes para o mês de julho:

oficinas, gincanas, culinária, baile, sessão de cinema epasseios compuseram as manhãs e tardes na escola.

EDUCAÇÃO INFANTIL E FUNDAMENTAL