Índice de refração

11
ÍNDICE DE REFRAÇÃO Guilherme Morais Spíndola¹ ¹Universidade Federal de Goiás - Instituto de Física ¹[email protected] Resumo Para o experimento em que consiste em encontrar o índice de refração de um prisma de vidro e o índice de refração na água e na glicerina foi retirado os dados de forma bem ajustada e com eles. Para isto foi possível calcular o índice de refração para cada determinada cor refletida no anteparo e com eles foi possível observar que o mais próximo do eixo central e o vermelho e seu índice de 1, 607 e o mais distante foi o azul com um índice de 1, 634. Foi possível também construir um gráfico do índice em função comprimento de onda e também foi encontrada a maior velocidade da propagação onda na luz verde. Já para segunda parte do experimento encontrado o índice de refração e comparado com o valor tabelado de alguns fabricantes houver erros estes erros devem ter ocorridos por falta de experiência no manuseio do equipamento. Palavras-chave: Índice de refração. Introdução Quando a luz passa de um meio para outro, sua velocidade aumenta ou diminui devido às diferenças das estruturas atômicas das duas substâncias, ou de suas densidades ópticas ou índices de refração. O índice de refração de um meio pode ser obtido experimentalmente relacionado pela equação abaixo: (1)

Upload: anderson-farias

Post on 17-Nov-2015

214 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Índice de Refração

TRANSCRIPT

NDICE DE REFRAO

Guilherme Morais SpndolaUniversidade Federal de Gois - Instituto de [email protected]

ResumoPara o experimento em que consiste em encontrar o ndice de refrao de um prisma de vidro e o ndice de refrao na gua e na glicerina foi retirado os dados de forma bem ajustada e com eles. Para isto foi possvel calcular o ndice de refrao para cada determinada cor refletida no anteparo e com eles foi possvel observar que o mais prximo do eixo central e o vermelho e seu ndice de 1, 607 e o mais distante foi o azul com um ndice de 1, 634. Foi possvel tambm construir um grfico do ndice em funo comprimento de onda e tambm foi encontrada a maior velocidade da propagao onda na luz verde. J para segunda parte do experimento encontrado o ndice de refrao e comparado com o valor tabelado de alguns fabricantes houver erros estes erros devem ter ocorridos por falta de experincia no manuseio do equipamento. Palavras-chave: ndice de refrao.IntroduoQuando a luz passa de um meio para outro, sua velocidade aumenta ou diminui devido s diferenas das estruturas atmicas das duas substncias, ou de suas densidades pticas ou ndices de refrao. O ndice de refrao de um meio pode ser obtido experimentalmente relacionado pela equao abaixo: (1) Onde: c= velocidade da luz no vcuo e v= velocidade da luz para um comprimento de onda especfico em um certo meio material. Alem de sua importncia o ndice de refrao de um material tem suas aplicaes e de grande importncia na ptica. Tais importncias so: Desenvolvimentos de guias de ondas para transmisso de dados em forma de um pulso luminoso Desenvolvimento de lentes acromticas entre outros.Quando um raio incidente, vem proveniente de um meio formando um angulo penetra em outro material ou meio denominado raio refletido, o raio luminoso sofre desvio denominado ndice de refrao , esse ndice de refrao forma com a normal um angulo dado pela equao 2 abaixo.

NormalFig. 1 leis de refrao.Para estudo de refrao h duas leis que regem esse fenmeno. A primeira delas diz que o raio incidente, a reta N, normal superfcie de separao no ponto de incidncia, e o raio refratado so coplanares, ou seja, eles esto no mesmo plano da figura 1 acima.J a segunda lei da refrao, tambm conhecida como Lei de Snell-Descartes, diz que, na refrao, o produto do ndice de refrao do meio (no qual se encontra o raio pelo seno do ngulo que esse raio forma com a reta normal interface no ponto de incidncia) constante. Dessa forma, possvel escrever que: (2)Ou ento: (3)Onde a constante adimensional chamada ndice de refrao do meio 2 com meio 1.Se o meio 1 for o vcuo, n12 recebe o nome de ndice absoluto uma vez que n1 igual a (1). Ento se pode representar o ndice de refrao do meio 2 com o 1 como a razo entre os respectivos ndice representativo absoluto. Tem se: (4)A equao 2, 3 e 4 mostra que quando um raio passa de um material para outro que tenha ndice de refrao diferentes considerando, por exemplo, (n2>n1) conseqentemente a velocidade da onda menor no material 2 o angulo com a normal menor no segundo material do que o com a normal no primeiro material, logo o raio se desvia aproximando da normal. Quando ndice de refrao do segundo material menor do que o primeiro (n2