· web viewnessas condições, qual é o índice de refração desse líquido? 2- um feixe de luz...

21
PROFESSOR: Paulo Amorim Exercícios de Física – 2º Ano (E.M) 1--(UFSJ) A velocidade de propagação da luz em um determinado líquido é de 80% do seu valor verificado no vácuo. Nessas condições, qual é o índice de refração desse líquido? 2- Um feixe de luz se propaga no álcool, cujo índice de refração é 1,36, e penetra em uma placa de vidro com índice de refração igual a 1,70. Um aluno desatento mediu dois ângulos, 33° e 40°, sem anotar qual é o ângulo de incidência e qual é o de refração. Dê uma ajuda a esse aluno estabelecendo um critério para decidir qual é o ângulo de incidência e qual é o de refração. 3- Um feixe de luz se propaga em um meio com índice de refração igual a 2,00 e incide em uma interface com um ângulo de 30° em relação à reta normal. O índice de refração do meio onde o raio de luz penetra após passar pela interface é 1,15. a) Responda, sem realizar nenhum cálculo, se o raio se aproxima ou se afasta da reta normal após passar pela interface. b) Calcule o ângulo de refração. c) Desenhe a situação descrita no problema. 4- Em um experimento, um aluno colocou uma moeda de ferro no fundo de um copo de alumínio. A princípio, a moeda não pode ser vista pelo aluno, cujos olhos situam-se no ponto O da figura. A seguir, o copo foi preenchido com água e o aluno passou a ver a moeda, mantendo os olhos na mesma posição O. Podemos afirmar que

Upload: tranthuy

Post on 30-Nov-2018

214 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1:  · Web viewNessas condições, qual é o índice de refração desse líquido? 2- Um feixe de luz se propaga no álcool, cujo índice de refração é 1,36, e penetra em uma placa

PROFESSOR: Paulo Amorim

Exercícios de Física – 2º Ano (E.M)

1--(UFSJ) A velocidade de propagação da luz em um determinado líquido é de 80% do seu valor verificado no vácuo. Nessas condições, qual é o índice de refração desse líquido?2- Um feixe de luz se propaga no álcool, cujo índice de refração é 1,36, e penetra em uma placa de vidro com índice de refração igual a 1,70. Um aluno desatento mediu dois ângulos, 33° e 40°, sem anotar qual é o ângulo de incidência e qual é o de refração. Dê uma ajuda a esse aluno estabelecendo um critério para decidir qual é o ângulo de incidência e qual é o de refração.

3- Um feixe de luz se propaga em um meio com índice de refração igual a 2,00 e incide em uma interface com um ângulo de 30° em relação à reta normal. O índice de refração do meio onde o raio de luz penetra após passar pela interface é 1,15.a) Responda, sem realizar nenhum cálculo, se o raio se aproxima ou se afasta da reta normal após passar pela interface.b) Calcule o ângulo de refração.c) Desenhe a situação descrita no problema.

4- Em um experimento, um aluno colocou uma moeda de ferrono fundo de um copo de alumínio. A princípio, a moeda não pode ser vista pelo aluno, cujos olhos situam-se no ponto O da figura. A seguir, o copo foi preenchido com água e o aluno passou a ver a moeda, mantendo os olhos na mesma posição O.

Podemos afirmar quea) a luz proveniente da moeda sofre refração ao passar da água para o ar, permitindo a sua visualização.b) a luz proveniente da moeda sofre reflexão na água, propiciando a sua visualização.c) os raios luminosos emitidos pelos olhos sofrem reflexão ao penetrar na água, permitindo a visualização da moeda.d) os raios luminosos emitidos pelos olhos sofrem refração ao penetrar na água, permitindo a visualização da moeda.e) é impossível que o aluno consiga ver a moeda, independentemente da quantidade de água colocada no copo.

5- A figura mostra um raio luminoso monocromático atravessando duas superfícies planas que separam meios homogêneos, isotrópicos e transparentes.

Page 2:  · Web viewNessas condições, qual é o índice de refração desse líquido? 2- Um feixe de luz se propaga no álcool, cujo índice de refração é 1,36, e penetra em uma placa

Usando as informações dadas no desenho, marque a opção incorreta.

a) O meio I é menos refringente que o meio II.b) O comprimento de onda da luz no meio I é menor que no meio II.c) A velocidade da luz no meio I é maior que no meio II.d) O meio I é mais refringente que o ar.

6- Em um dia frio de inverno, Andreza desloca-se da sala de estar para o banheiro. Ela está descalça e, ao pisar no piso de ladrilhos do banheiro, sente nos pés um “frio” mais intenso do que quando pisou no chão de madeira da sala. Marque a alternativa que descreve corretamente o fenômeno em questão:

a) Sendo os ladrilhos de material condutor, quando Andrea tocou no piso feito deste material, houve uma troca de energia mais rápida do que no piso de madeira e, portanto, a sensação térmica é de “frio”.

b) Sendo os ladrilhos de material isolante, quando Andrea tocou no piso feito deste material, houve uma troca de energia mais rápida do que no piso de madeira e, portanto, a sensação térmica é de “frio”.

c) Tanto a madeira quanto o ladrilho são exemplos de condutores; o que influenciou na sensação térmica foi o tempo que Andrea ficou sobre o piso de ladrilho.

d) Sendo os ladrilhos de material isolante, quando Andrea tocou no piso feito deste material, houve uma troca de energia mais lenta do que no piso de madeira e, portanto, a sensação térmica é de “frio”.

Page 3:  · Web viewNessas condições, qual é o índice de refração desse líquido? 2- Um feixe de luz se propaga no álcool, cujo índice de refração é 1,36, e penetra em uma placa

e) Durante a caminhada Andrea perde energia para o ambiente e, sendo assim, quando tocou no piso de ladrilho experimentou a sensação térmica descrita.

7- Um jovem se veste para uma festa com camisa vermelha, calça azul e jaqueta verde, vistas sob luz solar. Ao entrar no salão da festa, iluminado apenas pela luz monocromática vermelha, enxergara sua roupa de outra cor. Quais as cores de sua roupa que o jovem vê dentro do salão?a) verde, preta e pretab) preta,azul e pretac) vermelha, preta e pretad) verde, vermelha e azule) preta,preto e preta

8- Ana paula por uma simples demonstração de conhecimento e curiosidade levou a mão bem próxima da base de um ferro elétrico, e sentiu a mão “queimar”. Isso aconteceu porque houve transmissão de calor entre o ferro e a mão, principalmente por:

a) Condução.b) Convecção. c) Irradiação.d) Condução e convecção.e) Convecção e irradiação.

9- (Enem) Em nosso cotidiano, utilizamos as palavras “calor” e “temperatura” de forma diferente de como elas são usadas no meio científico. Na linguagem corrente, calor é identificado como “algo quente” e temperatura mede a “quantidade de calor de um corpo”. Esses significados, no entanto, não conseguem explicar diversas situações que podem ser verificadas na prática. Do ponto de vista científico, que situação prática mostra a limitação dos conceitos corriqueiros de calor e temperatura? a) A temperatura da água pode ficar constante durante o tempo em que estiver fervendo. b) Uma mãe coloca a mão na água da banheira do bebê para verificar a temperatura da água. c) A chama de um fogão pode ser usada para aumentar a temperatura da água em uma panela. d) A água quente que está em uma caneca é passada para outra caneca a fim de diminuir sua temperatura. e) Um forno pode fornecer calor para uma vasilha de água que está em seu interior com menor temperatura do que a dele.

Page 4:  · Web viewNessas condições, qual é o índice de refração desse líquido? 2- Um feixe de luz se propaga no álcool, cujo índice de refração é 1,36, e penetra em uma placa

10. A gasolina é vendida por litro, mas em sua utilização como combustível, a massa é o que importa. Um aumento da temperatura do ambiente leva a um aumento no volume da gasolina. Para diminuir os efeitos práticos dessa variação, os tanques dos postos de gasolina são subterrâneos. Se os tanques não fossem subterrâneos:

I. Você levaria vantagem ao abastecer o carro na hora mais quente do dia, pois estaria comprando mais massa por litro de combustível.

II. Abastecendo com a temperatura mais baixa, você estaria comprando mais massa de combustível para cada litro.

III. Se a gasolina fosse vendida por kg em vez de por litro, o problema comercial decorrente da dilatação da gasolina estaria resolvido.

Destas considerações, somente

(A) I é correta.(B) II é correta.(C) III é correta.(D) I e II são corretas.(E) II e III são corretas.

11-(UFLA-MG) É mostrado o diagrama de fases de uma substância hipotética, apresentando pontos com numeração de 1 a 5.

Assinale a alternativa correta de acordo com a

Condição que representa cada número:

a) 1: fase de vapor; 2: equilíbrio sólido-vapor; 3: ponto triplo; 4: equilíbrio sólido-líquido; 5: ponto crítico.

b)1: fase de vapor; 2: fase sólida; 3: ponto crítico; 4: equilíbrio sólido-líquido; 5: ponto triplo.

Page 5:  · Web viewNessas condições, qual é o índice de refração desse líquido? 2- Um feixe de luz se propaga no álcool, cujo índice de refração é 1,36, e penetra em uma placa

c) 1: fase líquida; 2: fase sólida; 3: equilíbrio sólido - vapor;4: equilíbrio sólido-líquido; 5: fase de vapor.

d) 1: fase de vapor; 2: equilíbrio sólido-vapor; 3: equilíbrio líquido-vapor; 4: fase líquida; 5: ponto triplo.

e) 1: fase de vapor; 2: equilíbrio líquido-vapor; 3: ponto triplo; 4: equilíbrio sólido-vapor; 5: ponto crítico.

12- Uma pessoa esta assentada a sombra, em um ambiente com temperatura de 37º c, que é a temperatura do seu corpo. Nessas condições seu metabolismo gera 120 w de calor. para manter a temperatura de seu corpo constante,esse calor gerado passa a ser liberado quase exclusivamente por evaporação de suor. Quantos litros de suor a pele devera liberar em 1,0 hora?( o calor de evaporação da água,a 37º c, vale 580cal/g e 1cal=4,2 j)

a) 5 b) 10 c) 4 d) 8 e) n.d.a

13-) um pedaço de gelo de 50g a 0º C é exposto ao sol e se derrete completamente em 10 minutos pode-se afirmar que a quantidade de caloria por minuto que ele absorveu em media, foi:

Dado: o calor latente de fusão do gelo=80cal/g

a) 640 b) 800 c)200 d) 400 e) 600

14-O ciclo da água é fundamental para a preservação da vida no planeta. As condições climáticas da Terra permitem que a água sofra mudanças de fase e a compreensão dessas transformações é fundamental para se entender o ciclo hidrológico. Numa dessas mudanças, a água ou a umidade da terra absorve o calor do sol e dos arredores. Quando já foi absorvido calor suficiente, algumas das moléculas do líquido podem ter energia necessária para começar a subir para a atmosfera. A transformação mencionada no texto é a:

a) fusão. b) liquefação. c) evaporação. d) solidificação. e) condensação

Page 6:  · Web viewNessas condições, qual é o índice de refração desse líquido? 2- Um feixe de luz se propaga no álcool, cujo índice de refração é 1,36, e penetra em uma placa

15- Observando o diagrama de fase PT mostrado a seguir

16- Muitas pessoas, ao cozinharem, se preocupam com a economia de gás e

adotam algumas medidas práticas, como:

I. deixar o fogo baixo do início ao fim, pois assim se obtém cozimento mais

rápido;

II. baixar o fogo quando a água começa a ferver, pois a temperatura

permanece constante durante a ebulição.

III. deixar o fogo alto do início ao fim, obtendo uma constante elevação de

temperatura, mesmo após o início da ebulição.

Pela análise das afirmativas, conclui-se que somente:

a) está correta a I.

b) está correta a III.

c) está correta a II.

d) estão corretas a I e a III.

e) estão corretas a II e a III.

17- Uma porção de certa substância está passando do estado líquido para o

sólido. Verifica-se que o sólido que se forma flutua sobre a parte ainda líquida.

Com essa observação, é correto concluir que:

a) a densidade da substância aumenta com a solidificação.

b) o volume da substância aumenta com a solidificação.

Page 7:  · Web viewNessas condições, qual é o índice de refração desse líquido? 2- Um feixe de luz se propaga no álcool, cujo índice de refração é 1,36, e penetra em uma placa

c) a massa da substância aumenta com a solidificação.

d) o volume da substância aumenta com a fusão.

e) a massa da substância aumenta com a fusão.

18-Para cada substância simples pode-se fazer um gráfico, denominado diagrama de

fase, em que cada ponto corresponde a uma combinação de pressão e temperatura

bem definidas. Essa combinação de pressão e temperatura determina a fase da

substância. A figura mostra o diagrama de fase da água.

Analisando o diagrama de fase da água, todas as alternativas estão corretas, exceto a:

a) O ponto A é o ponto triplo da água.

b) A água está na fase sólida no ponto X.

c) A curva AB é a curva de vaporização.

d) A água está na fase gasosa no ponto Z.

e) O ponto B é o ponto de ebulição da água nas condições normais de temperatura

(0 °C) e pressão (1 atm).

19 – Uma substância foi resfriada no ar atmosférico. Durante o processo foram feitas medidas de tempo e temperatura que permitiram construir este gráfico.

Page 8:  · Web viewNessas condições, qual é o índice de refração desse líquido? 2- Um feixe de luz se propaga no álcool, cujo índice de refração é 1,36, e penetra em uma placa

A análise desse gráfico permite concluir que todas as alternativas estão corretas,Exceto:a) A solidificação ocorreu durante 10 minutos.b) O sistema libera calor entre 5 e 15 minutos.c) A temperatura de solidificação da substância é 35°C.d) A temperatura da substância caiu 5°C/min até o início da solidificação.e) A substância se apresentava nos estados liquido e sólido entre 5 e 15 minutos.

20-No gráfico adiante, de mudança de fase de agregação de uma substância, provocada pelo aumento de temperatura, o nome correto das transformações ocorridas nos intervalos X e Y são:

a) solidificação e condensação.b) fusão e ebulição.c) liquefação e vaporização.d) sublimação e sublimação.e) fusão e liquefação.

21- Nos quadrinhos da tira, a mãe menciona as fases da água conforme a

mudança das estações.

Entendendo "boneco de neve" como sendo "boneco de gelo" e que com o termo

"evaporou" a mãe se refira à transição água ë vapor, pode-se supor que ela

imaginou a seqüência gelo- água - vapor - água.

Page 9:  · Web viewNessas condições, qual é o índice de refração desse líquido? 2- Um feixe de luz se propaga no álcool, cujo índice de refração é 1,36, e penetra em uma placa

As mudanças de estado que ocorrem nessa seqüência são:

a) fusão, sublimação e condensação.

b) fusão, vaporização e condensação.

c) sublimação, vaporização e condensação.

d) condensação, vaporização e fusão.

e) fusão, vaporização e sublimação.

22- O naftaleno, comercialmente conhecido como naftalina, empregado

para evitar baratas em roupas, funde em temperaturas superiores a 80°C.

Sabe-se que bolinhas de naftalina, à temperatura ambiente, têm suas

massas constantemente diminuídas, terminando por desaparecer sem

deixar resíduo. Esta observação pode ser explicada pelo fenômeno da:

a) fusão.

b) sublimação.

c) solidificação.

d) liquefação.

e) ebulição

.

Page 10:  · Web viewNessas condições, qual é o índice de refração desse líquido? 2- Um feixe de luz se propaga no álcool, cujo índice de refração é 1,36, e penetra em uma placa

23) um pedaço de gelo de 80g a 0c é exposto ao sol e se derrete completamente em 10 minutos pode-se afirmar que a quantidade de caloria por minuto que ele absorveu em media, foi:

Dado: o calor latente de fusão do gelo=80cal/g

a) 640 b) 800 c)200 d) 400 e) 600

24- Uma lâmpada de 100 watts, ligada durante 12 minutos, consome energia suficiente para vaporizar uma massa m de água, inicialmente a 40 °C e a pressão de 1 atm.Considerando o calor específico da água c = 1,0 cal/g °C, o calor latente de vaporização da água L = 540 cal/g, e que 1 cal = 4 Joules, conclui-se que m, expressa em gramas, é igual a:a) 30b) 25c) 20d) 15e) 10

25- A panela de pressão permite que os alimentos sejam cozidos em água muito mais rapidamente do que em panelas convencionais. Sua tampa possui uma borracha de vedação que não deixa o vapor escapar, a não ser através de um orifício central sobre o qual assenta um peso que controla a pressão. Quando em uso, desenvolve-se uma pressão elevada no seu interior. Para a sua operação segura, é necessário observar a limpeza do orifício central e a existência de uma válvula de segurança, normalmente situada na tampa. O esquema da panela de pressão e um diagrama de fase da água são apresentados abaixo.

Page 11:  · Web viewNessas condições, qual é o índice de refração desse líquido? 2- Um feixe de luz se propaga no álcool, cujo índice de refração é 1,36, e penetra em uma placa

A vantagem do uso de panela de pressão é a rapidez para o cozimento de alimentos e isto se deve

(A) à pressão no seu interior, que é igual à pressão externa.

(B) à temperatura de seu interior, que está acima da temperatura de ebulição da água no local.

(C) à quantidade de calor adicional que é transferida à panela.

(D) à quantidade de vapor que está sendo liberada pela válvula.

(E) à espessura da sua parede, que é maior que a das panelas comuns.

26 - O ciclo da água é fundamental para a preservação da vida no planeta. As condições climáticas da Terra permitem que a água sofra mudanças de fase e a compreensão dessas transformações é fundamental para se entender o ciclo hidrológico. Numa dessas mudanças, a água ou a umidade da terra absorve o calor do sol e dos arredores. Quando já foi absorvido calor suficiente, algumas das moléculas do líquido podem ter energia necessária para começar a subir para a atmosfera. A transformação mencionada no texto é a : a) fusão. b) liquefação. c) evaporação. d) solidificação. e) condensação.

27-O gráfico abaixo é a curva de aquecimento de 10g de uma substância, à pressão de 1 atm.Analise as seguintes afirmações:I. a substância em questão é a água.II. o ponto de ebulição desta substância é 80º C.III. o calor latente de fusão desta substância é 20cal/g.

Das afirmativas apresentadas,a) todas estão corretas.b) todas estão erradas.c) somente I e II estão corretas.

Page 12:  · Web viewNessas condições, qual é o índice de refração desse líquido? 2- Um feixe de luz se propaga no álcool, cujo índice de refração é 1,36, e penetra em uma placa

d) somente II e III estão corretas.e) somente I está correta.

28- (UFRS-RS) A figura a seguir representa as secções E e E’ de dois espelhos planos. O raio de luz I incide obliquamente no espelho E, formando um ângulo de 30° com a normal N a ele, e o raio refletido R incide perpendicularmente no espelho E’.

Que ângulo formam entre si as secções E e E’ dos dois espelhos?

a) 15°b) 30°c) 45°d) 60°e) 75°

29) (FGV-SP) Em plena aula, o professor de Física descobriu acertadamente o motivo pelo qual um de seus alunos tinha que usar óculos. De posse dos óculos desse aluno, verificou que ambas as lentes possuíam bordos mais espessos que seus centros. Em seguida, olhando através de cada lente e voltando sua atenção a um friso horizontal na parede, girou-as paralelamente à parede, constatando que, para ambas, o friso visto através das lentes não sofria nenhuma inclinação.Naturalmente, as lentes em questão eram:

a) cilíndricas e convergentes.b) cilíndricas e divergentes.c) esféricas e convergentes.d) esféricas e divergentes.e) parabólicas e convergentes.

30) (Fatec-SP) O esquema a seguir representa a direção de um feixe luminoso monocromático incidente e as direções dos respectivos feixes refletido e refratado.

Page 13:  · Web viewNessas condições, qual é o índice de refração desse líquido? 2- Um feixe de luz se propaga no álcool, cujo índice de refração é 1,36, e penetra em uma placa

Sabendo-se que o ângulo de reflexão vale 60°, que o índice de refração do meio A vale

1 e que o do meio B vale  , é correto afirmar que o ângulo de refração vale:Dados: sen 30° = cos 60° = 1/2

sen 60° = cos 30° =  

a) 15°b) 30°c) 45°d) 60°e) 90°

31) (Enem-MEC) A eficiência do fogão de cozinha pode ser analisada em relação ao tipo de energia que ele utiliza. O gráfico a seguir mostra a eficiência de diferentes tipos de fogão.

Pode-se verificar que a eficiência dos fogões aumenta:

a) à medida que diminui o custo dos combustíveis.b) à medida que passam a empregar combustíveis renováveis.

Page 14:  · Web viewNessas condições, qual é o índice de refração desse líquido? 2- Um feixe de luz se propaga no álcool, cujo índice de refração é 1,36, e penetra em uma placa

c) cerca de duas vezes, quando se substitui fogão a lenha por fogão a gás.d) cerca de duas vezes, quando se substitui fogão a gás por fogão elétrico.e) quando são utilizados combustíveis sólidos.

32) (UFPR-PR) Com relação aos processos de transferência de calor, considere as seguintes afirmativas:1. A condução e a convecção são processos que dependem das propriedades do meio material no qual ocorrem.2. A convecção é um processo de transmissão de calor que ocorre somente em metais.3. O processo de radiação está relacionado com a propagação de ondas eletromagnéticas.Assinale a alternativa correta.

a) Somente a afirmativa 1 é verdadeira.b) Somente a afirmativa 2 é verdadeira.c) Somente a afirmativa 3 é verdadeira.d) Somente as afirmativas 1 e 3 são verdadeiras.e) Somente as afirmativas 2 e 3 são verdadeiras.

33) (Unesp-SP) Nos quadrinhos da tira, a mãe menciona as fases da água conforme a mudança das estações.

Entendendo “boneco de neve” como sendo “boneco de gelo” e que com o termo “evaporou” a mãe se refira à transição água e vapor, pode-se supor que ela imaginou a

sequência gelo  água  vapor  água. As mudanças de estado que ocorrem nessa sequência são

a) fusão, sublimação e condensação.b) fusão, vaporização e condensação.c) sublimação, vaporização e condensação.d) condensação, vaporização e fusão.e) fusão, vaporização e sublimação.

Page 15:  · Web viewNessas condições, qual é o índice de refração desse líquido? 2- Um feixe de luz se propaga no álcool, cujo índice de refração é 1,36, e penetra em uma placa

34) (Enem-MEC) Numa área de praia, a brisa marítima é uma consequência da diferença no tempo de aquecimento do solo e da água, apesar de ambos estarem submetidos às mesmas condições de irradiação solar. No local (solo) que se aquece mais rapidamente, o ar fica mais quente e sobe, deixando uma área de baixa pressão, provocando o deslocamento do ar da superfície que está mais fria (mar).

Avits/Arquivo da editora

À noite, ocorre um processo inverso ao que se verifica durante o dia. Como a água leva mais tempo para esquentar (de dia), mas também leva mais tempo para esfriar (à noite), o fenômeno noturno (brisa terrestre) pode ser explicado da seguinte maneira:

a) O ar que está sobre a água se aquece mais; ao subir, deixa uma área de baixa pressão, causando um deslocamento de ar do continente para o mar.b) O ar mais quente desce e se desloca do continente para a água, a qual não conseguiu reter calor durante o dia.c) O ar que está sobre o mar se esfria e se dissolve na água; forma-se, assim, um centro de baixa pressão, que atrai o ar quente do continente.d) O ar que está sobre a água se esfria, criando um centro de alta pressão que atrai massas de ar continental.e) O ar sobre o solo, mais quente, é deslocado para o mar, equilibrando a baixa temperatura do ar que está sobre o mar.

35- Nas condições usualmente encontradas no ambiente em que vivemos, a matéria assume três estados: sólido, líquido e gasoso. A água, por exemplo, pode ser encontrada em qualquer desses estados de acordo com a pressão e temperatura do ambiente. Nosso domínio sobre o ambiente decorre, entre outras coisas, do fato de que sabemos controlar as mudanças entre esses estados. De maneira geral, fusão é a transformação que leva uma substância do estado sólido para o estado líquido. Vaporização é a transformação que leva uma substância do estado líquido para o estado gasoso. Sublimação é a transformação que leva uma substância diretamente do estado sólido para o estado gasoso. O diagrama de fases reúne em um diagrama de pressão x temperatura, as curvas de fusão, de vaporização e de sublimação de uma dada substância, conforme a figura a seguir. Com base no diagrama e nos conhecimentos sobre o tema, é correto afirmar:

Page 16:  · Web viewNessas condições, qual é o índice de refração desse líquido? 2- Um feixe de luz se propaga no álcool, cujo índice de refração é 1,36, e penetra em uma placa

a) Na região I, a substância está no estado gasoso. Na região II, a substância está no estado líquido. Na região III, a substância está no estado sólido. No ponto 1, a substância está em um estado de coexistência de estados sólido e gasoso. No ponto 2, a substância está em um estado de coexistência de estados líquido e gasoso. No ponto 3, a substância está em um estado de coexistência de estados líquido e sólido.

b) Na região I, a substância está no estado líquido. Na região II, a substância está no estado gasoso. Na região III a substância está no estado sólido. No ponto 1 a substância está num estado de coexistência de estados sólido e líquido. No ponto 2 a substância está num estado de coexistência de estados líquido e gasoso. No ponto 3 a substância está num estado de coexistência de estados sólido e gasoso.

c) Na região I a substância está no estado gasoso. Na região II a substância está no estado sólido. Na região III, a substância está no estado líquido. No ponto 1, a substância está em um estado de coexistência de estados líquido e gasoso. No ponto 2, a substância está em um estado de coexistência de estados sólido e gasoso. No ponto 3, a substância está em um estado de coexistência de estados líquido e sólido.

d) Na região I, a substância está no estado sólido. Na região II, a substância está no estado líquido. Na região III, a substância está no estado gasoso. No ponto 1, a substância está em um estado de coexistência de estados sólido e gasoso. No ponto 2, a substância está em um estado de coexistência de estados sólido e líquido. No ponto 3, a substância está em um estado de coexistência de estados líquido e gasoso.

e) Na região I, a substância está no estado líquido. Na região II, a substância está no estado sólido. Na região III, a substância está no estado gasoso. No ponto 1, a

Page 17:  · Web viewNessas condições, qual é o índice de refração desse líquido? 2- Um feixe de luz se propaga no álcool, cujo índice de refração é 1,36, e penetra em uma placa

substância está em um estado de coexistência de estados líquido e gasoso. No ponto 2, a substância está em um estado de coexistência de estados sólido e líquido. No ponto 3, a substância está em um estado de coexistência de estados sólido e gasoso.