inaugurada a escola omni de aviação...

4
Número 51 Agosto/10 Informativo Interno da Omni Táxi Aéreo SIMULADO DE EMERGÊNCIA AERONÁUTICA É REALIZADO COM SUCESSO EM GUAMARÉ INAUGURADA A ESCOLA OMNI DE AVIAÇÃO CIVIL A CARA DA OMNI DOUGLAS NORBIM COORDENADOR FINANCEIRO DA ESCOLA OMNI DE AVIAÇÃO CIVIL PÁG. 04 PÁG. 02 PÁG. 03

Upload: dinhkhanh

Post on 11-Nov-2018

213 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Número 51 • Agosto/10 • Informativo Interno da Omni Táxi Aéreo

Simulado de emergência aeronáutica é realizado

com SuceSSo em guamaré

Inaugurada a Escola omnI dE avIação cIvIl

a cara da omnidouglaS norBim

coordenador Financeiro da eScola omni de aviação civil

Pág. 04Pág. 02

Pág. 03

o dia 10 de julho entra para a história do grupo omni. neste dia, fizemos o voo inaugural da Whitejets para Punta cana e varadero, com 120 passageiros a bordo. concretizamos um projeto que se iniciou em maio de 2009, com o início do estudo e preparação dos manuais operacionais da nossa futura empresa. em outubro do ano passado, protocolamos na anac o nosso pedido formal de emissão da Portaria jurídica de funcionamento. em fevereiro deste ano, demos início ao treinamento dos pilotos em Portugal e, posteriormente, na alemanha. no início de março, concluímos a entrega de todos os manuais necessários para homologação operacional da empresa (cHeta). após um longo período de avaliação e ajuste dos manuais às exigências da anac, tivemos o nosso cHeta emitido em 5 de julho. a emissão do nosso certificado encerrou a mais importante e significativa parte do processo de homologação da nossa Whitejets. em especial, os últimos meses foram de trabalho intenso e dedicado, somado a uma expectativa e ansiedade a cada dia maiores.

a Whitejets vem para somar ao nosso grupo empresarial, reforçar nossa posição de transportador aéreo nacional, trazer sinergias para o grupo e crescimento econômico para o nosso país.

agradeço a dedicação de todos que participaram deste processo, pelo tempo que empenharam, pelas noites acordadas e por todas as preocupações que compartilhamos juntos.

AdministrAtivo segurAnçA de voo Centro de treinAmento

editoriAL

roberto coimbra

02

a Base de macaé recebeu dezoito colaboradores da empresa, de cinco diferentes bases, no período de 30/08 a 03/09, para um treinamento de artigos Perigosos, chave 6, da icao. o treinamento, com carga horária de 40 horas, foi baseado no dangerous goods regulations, da iata (edição 2010), e atendeu aos requisitos para o trato com artigos perigosos nas operações de transporte de passageiros e cargas operadas pela omni taxi aéreo. após o treinamento, os colaboradores retornaram às suas bases para difundir os conhecimentos adquiridos e desempenhar suas atividades com maior qualidade e segurança.

em 8 de setembro de 2010, o Sr. guedes, aSv da Petrobras, encerrou sua jornada de trabalho para seguir novos rumos.

Sempre com extrema dedicação na busca de soluções coerentes e tratamento de todos os assuntos com o mesmo grau de importância, o Sr. guedes foi parceiro da omni nos últimos 5 anos, nas Bases de Paracuru e guamaré.

a omni agradece a parceria e deseja muita saúde e sorte em seus caminhos futuros.

a partir do dia 1 de outubro, todas as solicitações e assuntos referentes às telefonias FiXaS e mÓveiS serão tratados pela nova coordenação administrativa da omni. os e-mails deverão ser encaminhados para [email protected].

esperamos, desta forma, atender aos nossos colaboradores com maior agilidade e qualidade!

Abaixo, alguns exemplos de solicitações para melhor entendimento:• Novos ramais – telefonia fixa;• Novos aparelhos – telefonias fixa e móvel;• Troca de aparelhos – telefonias fixa e móvel;• Crédito – telefonia móvel;• Serviços – telefonias fixa e móvel;• Detalhamentos de contas – telefonias fixa e móvel;• Entre outras.

treinamento de artigoS PerigoSoS em macaé

novo Procedimento Para teleFoniaS FiXaS e mÓveiS

agradecimento ao Sr. guedeS, aSv da PetroBraS

no dia 14 de agosto de 2010, a omni realizou um exercício Simulado de emergência aeronáutica com uma de nossas aeronaves, na Base de guamaré. o objetivo deste exercício simulado é testar o nosso Plano de resposta em emergência (Pre), onde estão estabelecidos os procedimentos e ações a serem tomadas em caso de ocorrência de acidente envolvendo uma de nossas aeronaves.

a Base de guamaré fica localizada 180 km a noroeste de natal, no rio grande do norte, dentro do Polo industrial de guamaré, uma unidade da Petrobras onde são desenvolvidas atividades de tratamento e processamento de petróleo e gás. o exercício simulado ocorreu da seguinte maneira: após decolar da plataforma PuB-2, transportando cinco passageiros para a plataforma P-6, a aeronave PP-mee entrou em contato com a coordenação de voo local, informou que estava em emergência e efetuou um pouso na água. de imediato, a coordenação de voo contatou o chefe da base, cmte. aloise, e a coordenação de voo central, em macaé, responsável por convocar todos os integrantes da lista de emergência, para que se desse a abertura do gabinete de crise, na sala de

Simulado de emergência aeronáutica é realizado com SuceSSo em guamaré

reuniões do aeroporto de Jacarepaguá, que teve como controlador o diretor comercial, cmte. izzo. o ponto de simulação da queda da aeronave foi a 27 km da costa, entre as unidades marítimas PuB-2 e P-6. a Petrobras participou ativamente no exercício, que testou uma inovação: a integração da sala de crise local omni/Petrobras, ou seja, a sala de treinamento do hangar de guamaré recebeu provisão de ramais telefônicos e de terminais de rede de computador, o que permitiu transformá-la rapidamente numa sala de crise em conjunto com o gabinete de crise do aeroporto de Jacarepaguá. tal experiência trouxe excelente resultado para o acompanhamento e controle de situação de emergência, uma vez que as comunicações fluíram mais rapidamente. a Petrobras enviou embarcações de resgate ao ponto onde teria sido o acidente, que foi marcado com fumaça de sinalização e boias, o que deu um realismo ainda maior ao simulado.

o exercício ocorreu com sucesso, com uma boa atuação de todas as partes envolvidas, o que rendeu à omni elogios por parte da PetroBraS.

coordenação de voo local

gabinete de crise - aeroporto de Jacarepaguá

Sinalização para resgate

Simulado 2010 - Sala de crise gua

03

anualmente, passamos por auditorias para verificar o atendimento às diversas exigências dessas normas. este ano, iremos receber, em novembro, a equipe de auditores da associação Brasileira de normas técnicas, aBnt, que irá auditar nossas bases relativamente às normas acima. as constatações feitas nestas

auditorias serão encaminhadas ao comitê técnico da aBnt, responsável por avaliar e autorizar ou não a renovação anual dos certificados que possuímos.

Que ferramentas a omni utiliza para atender a esses requisitos?

atualmente, todas as áreas da empresa possuem procedimentos que servem para explicar auditorias, indicadores, comunicação com o cliente e direcionar todos os padrões de trabalho das diversas atividades da empresa. estes procedimentos estão disponíveis para todos os colaboradores da omni

renovação daS certiFicaçõeS da omni

no sistema online de gerenciamento de documentos chamado iSodoc, e precisam ser entendidos e utilizados por todos. todas as áreas também possuem procedimentos e registros de responsabilidade própria, que devem ser mantidos e atualizados, sempre que necessário.

Para a omni, possuir estes certificados e renová-los anualmente significa que atendemos à padrões de qualidade, responsabilidade social, saúde, segurança e proteção ao meio ambiente, que são reconhecidos por clientes nacionais e internacionais.

desde dezembro de 2006, a omni é certificada na norma internacional iSo 9001, na iSo 14001 e na oHSaS 18001, desde janeiro de 2007, e na nBr 16001, desde janeiro 2009.

inaugurada a eScola omni de aviação civil

depois de mais de um ano de trabalho com o objetivo de atender aos requisitos do regulamento Brasileiro de Regulamentação Aeronáutica – rBHa 141, a escola recebeu seu certificado de Homologação para os cursos teóricos de Piloto Privado (PP), Piloto comercial (Pc) e de instrutor de voo (inv) para Helicópteros.

localizada no aeroporto de Jacarepaguá, iniciou suas atividades com a 1ª turma do curso de Piloto Privado-Helicópteros (PP-H), no período noturno. em novembro, estão previstas mais duas turmas de PP-H, sendo uma noturna e outra diurna, além da 1ª turma do curso de Piloto comercial-Helicópteros (Pc-H), em horário diurno.

ainda em novembro, será entregue a primeira aeronave dedicada à escola, um robinson r22, que, após vistoria da anac, concluirá seu processo de homologação da parte prática dos cursos oferecidos.

Para atender à atual demanda na busca da formação aeronáutica, a escola omni de aviação civil oferece instrutores de mercado altamente competentes e habilitados, melhores opções de horários para os alunos e qualidade no atendimento, treinamentos e nas operações aéreas do segmento de instrução primária da aviação brasileira.

Foi inaugurada em 8 de julho deste ano, a escola omni de Aviação Civil.

Comandante Henri, funcionário mais antigo fala sobre carreira, a paixão pela aviação e família.

04

eXPediente

A CArA dA omni Douglas Norbim – Coordenador Financeiro da Escola Omni de Aviação Civil

Nome Completo: DOUGLAS NORBIMFunção: Coordenador Financeiro da Escola Omni de Aviação CivilTempo de Carreira: XX anos

Tempo de Omni: 6 anos Hobby: xxxxx

Presidente - rui de almeida :: diretor geral - roberto coimbra Produção - Carolina Barabás – [email protected]ão - Janaína loureiro - diretora Adm. & Financeira e michelle Siqueira - Coordenadora de rH Criação - cândido & ortiz comunicação total

omni táxi Aéreo LtdA. av. ayrton Senna, 2541

rua F1, aeroporto de Jacarepaguá Barra da tijuca/rJ

tel: 21 3478-7900 / Fax: 21 3478-7995www.omnibrasil.com.br

Admitidos - CLAUDIO JOSE RUECKER – Copiloto II – DEMETRIUS TADEU SAMANIOTTO DOS SANTOS – Copiloto I – ERICO FLAVIO BRIGADA TRINDADE – Comprador Sênior – FABRICIO MARCHIORI – Técnico em Segurança no Trabalho – FERNANDO MININEL – Copiloto I – FLAVIO AMORIM BARBOSA – Mecânico II – LUCIANO NASCIMENTO MARIANO – Almoxarife I – MARCELLO FERNANDES COURA – Supervisor de Contratos e Serviços – MARCO ANTONIO BERTORA ARAUJO – Mecânico II – MARCO AURELIO CARDOSO GONCALVES – Mecânico I – MARCOS ANTONIO DE SOUZA JUNIOR – Auxiliar de Manutenção I – PRISCILLA FRYDMAN CYTRYNBAUM – Analista Financeiro Pleno – RICHARD REGNAUT – Assistente de Operações – ROBERTA DA COSTA GOMES – Assistente Administrativo I – ROMULO CAETANO ROCHA – Copiloto II – RONALDO FERREIRA CAMPELO DA SILVA – Auxiliar da Coordenação de Voo – SERGIO MEROLA JUNGER – Encarregado de Treinamento – VICTOR FERREIRA DE CARVALHO – Analista Jurídico Jr.

Promovidos - ADILSON DOS SANTOS BOYD JUNIOR – de Piloto Comandante PP para Piloto Comandante MP – ANDRE BARBOSA RIBEIRO – de Copiloto I para Copiloto II – CRISTIANO VALTER PEREIRA BRAGA – de Copiloto III para Piloto Comandante PP – DANILO TERRERI – de Copiloto II para Copiloto III – IVAYR VALLADAO JUNIOR – de Auxiliar de CTM para Assistente de CTM I – MONICA PATRICIA RODRIGUES DOS SANTOS - de Assistente de CTM I para Assistente de CTM III

omni ComemorA novAs Admissões e Promoções

29 de Agosto: diA nACionAL de CombAte Ao tAbAgismoo tabagismo é a principal causa de muitas doenças

pulmonares, como a bronquite crônica, o enfisema pulmonar, o câncer de pulmão, e está associado ainda a tumores em vários outros locais e doenças cardiovasculares. com o objetivo de conscientizar a população sobre o assunto e diminuir os riscos desses tipos de doenças, o governo aprovou, em 1986, a lei Federal nº 7488, que estabeleceu o dia 29 de agosto como “dia nacional de combate ao Fumo”, criando, assim, o compromisso de elaborar campanhas de combate ao tabagismo.

essa iniciativa também é praticada em todo mundo no dia 31 de maio, conhecido como “dia mundial sem o tabaco”, que movimenta todos os países na luta contra o vício.

Segundo estudos do inca (instituto nacional de câncer), o total de fumantes no país corresponde a 17,2% da população com idade maior ou igual a 15 anos. Há

voCÊ sAbiA?

como foi sua chegada à omni?comecei a trabalhar na omni em janeiro de 2004, por intermédio de nosso contador na época. eu estudava ciências contábeis e fui contratado como auxiliar de contabilidade, mas como a omni estava iniciando suas atividades e o quadro de funcionários era muito reduzido (principalmente na administração, em que só havia uma pessoa), logo me envolvi em outros setores da empresa, como departamento pessoal, contas a pagar e receber, e, por fim, o faturamento.no faturamento, eu pude conhecer com mais propriedade o ramo de atividade da empresa. neste período, também passei muito sufoco, pois, todo mês, eu tinha que viajar de ônibus até macaé para pegar as medições na Petrobras, levar para o nosso escritório (na época, um container adaptado na beira da pista no aeroporto de macaé), datilografar as notas, porque a empresa ainda não possuía nenhum sistema, entregar no setor de protocolos no mesmo dia e depois retornar para o rio. o legal era que quase sempre conseguia uma carona de helicóptero para voltar para casa.

conte alguma curiosidade, algum imprevisto que tenha vivido nesses 6 anos de omni.no final do ano de 2004, o cmte. coimbra me pediu que organizasse um almoço de confraternização para os funcionários do escritório, onde ele convidaria o cmte. murilo, recém-contratado para ser chefe dos Pilotos, e um cliente. entrei em contato com o restaurante de sua preferência e agendei para uma data bem próxima ao natal. no dia do evento, os cmtes. coimbra e murilo estavam em reunião com o cliente e iriam se atrasar para o almoço, então fui na frente para não perder o horário da reserva.ao chegar lá, não havia nenhuma reserva para a omni naquele dia e, segundo a recepcionista, eu deveria ter confirmado a reserva dias antes do evento. na hora, solicitei a presença do gerente, que confirmou a história e dizia que nada poderia fazer. nesse momento, pude imaginar o gerente geral da empresa e o chefe dos Pilotos passando o maior vexame junto com o cliente. eu sou muito calmo, mas nesta situação eu senti a necessidade de fazer alguma coisa. então, comecei a falar num tom mais alto com todo mundo e, em pouco

tempo, eu era o centro das atenções no restaurante: disse que estavam faltando ao respeito comigo e que meu chefe estava chegando e, se não tivesse mesa reservada, eu perderia meu emprego. em poucos minutos, “brotou” uma mesa no meio do restaurante e não demorou para o cmte. coimbra chegar com seus convidados. ele ficou muito satisfeito, elogiou, mas não soube do que aconteceu. até hoje!

como é seu dia a dia e qual a importância, em sua opinião, da área financeira na estrutura da omni?eu estou iniciando minhas atividades na omni escola de aviação civil, onde sou responsável pela área financeira e contábil. até pouco tempo, estava muito envolvido com os processos da omni táxi aéreo, tratando de financiamentos com os bancos para novos projetos, faturamentos e contas a receber.a área financeira é muito importante para podermos controlar da forma mais eficaz possível os investimentos, e planejar e analisar os meios viáveis para obtenção de recursos de financiamento das operações e atividades da empresa. nosso objetivo é sempre evitar gastos desnecessários, observando e seguindo os melhores caminhos para a vida da empresa.

o que espera do novo desafio de assumir a coordenação Financeira da escola de aviação da omni?estou muito motivado! Quero contribuir para a evolução e desenvolvimento desse novo projeto, superando as expectativas e agregando valor à organização.espero crescer pessoal e profissionalmente, com sabedoria para chegar ao sucesso e tendo meu trabalho reconhecido. Quando fui convidado para ser coordenador Financeiro da escola de aviação, aceitei o desafio, pois acredito que a escola será uma referência no seu segmento, assim como é a omni táxi aéreo. Sinto-me muito honrado em poder fazer parte dessa história.

o que costuma fazer em seu tempo livre?Sempre invento alguma coisa pra fazer com minha família. vamos ao cinema ou à praia, que é o nosso programa favorito. mesmo quando o tempo não está bom, nós vamos somente para caminhar na areia e ver o

mar, e sempre quando temos oportunidade viajamos.gosto muito de curtir as belezas do rio de Janeiro, passear na lagoa rodrigo de Freitas, parar em um daqueles quiosques, tomar chopp enquanto as crianças brincam. Sempre estou em contato com meus amigos, jogando bola, saindo à noite e assistindo aos jogos do Flamengo.

Fale sobre sua família, filhos, planos para o futuro.Sou casado e minha esposa, rosemery, é minha conselheira. temos dois filhos lindos, João victor, 6 anos, e nathalia, 3 anos, que são a nossa maior motivação e estão em todos os nossos planos. Quero evoluir profissionalmente, mas, para isso, preciso continuar investindo nos estudos, concluir o curso de inglês, iniciar minha pós-graduação e realizar meus projetos pessoais junto com minha família.

Qual sua receita para o sucesso? minha receita é criar metas objetivas e alcançá-las. é realizar um planejamento sabendo onde se quer chegar. ter confiança, motivação e determinação. em outras palavras, correr atrás do que se deseja. e quando alcançar, procurar metas maiores. Podemos ter decisões difíceis a serem tomadas, que podem nos abrir novas portas ou fechá-las em questão de segundos, entretanto, fazer a escolha correta não é garantia de sucesso imediato, porém o orgulho é ainda maior quando este sucesso é conquistado com honestidade e trabalho.

exatamente um ano – em agosto de 2009 –, foi publicada, no diário oficial do estado do rio de Janeiro, a lei 5.517, a lei antifumo, proibindo o consumo de cigarros, cigarrilhas, charutos, cachimbos ou qualquer outro produto fumígeno em recintos de uso coletivo. a lei entrou em vigor em novembro de 2009.

no estado de São Paulo, onde a lei entrou em vigor em 7 de agosto de 2009, foram aplicadas 822 multas em 361 mil inspeções, até o último 31 de julho. a adesão, segundo a Secretaria da Saúde, foi de 99,7%.

Quase todos os estados brasileiros (com exceção de espírito Santo, maranhão, minas gerais e rio grande do Sul) tomaram a mesma iniciativa. atualmente, tramita no congresso o Projeto de lei 315/08, para tornar o Brasil, como um todo, um país livre de tabaco.