número 49 junho/10 informativo interno da omni táxi...

4
Número 49 Junho/10 Informativo Interno da Omni Táxi Aéreo SIMULADO DE INCÊNDIO NO AEROPORTO DE JPA OMNI ASSINA 9 NOVOS CONTRATOS COM A PETROBRAS A CARA DA OMNI CMTE. PAULO VINÍCIUS MEDEIROS PILOTO COMANDANTE (CHEFE DE BASE PARACURU) PÁG. 03 PÁG. 04 PÁG. 03

Upload: vuongliem

Post on 01-Dec-2018

233 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Número 49 Junho/10 Informativo Interno da Omni Táxi Aéreoportal.omnibrasil.com.br/Spinnex/Action/File/81c5573d-196e-41b3... · três filhos maravilhosos e uma netinha que é o

Número 49 • Junho/10 • Informativo Interno da Omni Táxi Aéreo

Simulado de incêndio no aeroporto de Jpa

Omni assina 9 nOvOs cOntratOs cOm a PetrObras

a cara da omnicmte. paulo ViníciuS

medeiroS

piloto comandante (chefe de BaSe paracuru)

pÁG. 03

pÁG. 04

pÁG. 03

Page 2: Número 49 Junho/10 Informativo Interno da Omni Táxi Aéreoportal.omnibrasil.com.br/Spinnex/Action/File/81c5573d-196e-41b3... · três filhos maravilhosos e uma netinha que é o

a omni tem marcado o seu projeto pelo constante crescimento, aposta nas novas tecnologias e valorização do seu quadro de colaboradores.

estamos agora iniciando uma série de novos contratos, decorrentes de licitações das quais a omni sagrou-se vencedora recentemente. É um investimento pesado, que exigiu enorme esforço e colaboração de diversos setores da empresa. o aporte de recursos para estas aeronaves envolveu meses de negociação com fornecedores, bancos e potenciais investidores. o resultado será contado ao longo dos próximos meses com a chegada dos mais modernos helicópteros de médio porte existentes no mercado mundial. as aeronaves vem equipadas com o que há de mais recente e tecnologicamente avançado para helicópteros. muitos de vocês irão tripular e trabalhar nestes novos equipamentos. desejo todo o sucesso e que possam “comandar” suas aeronaves com todo o profissionalismo e motivação que tem demonstrado até aqui. Bom voo a todos!

ENGENHARIA E MANUTENÇÃO COORDENAÇÃO DE VOO

EDITORIAL

roberto coimbra

02

foi inaugurada, no final do mês de maio, a sala de aula informatizada da omni, no 3º andar do hangar do aeroporto de Jacarepaguá, no rio de Janeiro. a primeira turma já pode usufruir de modernidade e infraestrutura de ponta.

a sala possui 7 estações com monitores de lcd e som individuais, e poderá ser utilizada por todo o Grupo omni. o agendamento deverá ser realizado junto à recepção do hangar.

a sala está disponível para todas as áreas ministrarem treinamentos ou reuniões para qualquer que seja o público-alvo.

parabéns à equipe de ti por permitir que nossas instalações estejam cada vez mais modernas e se mantenham adequadas às necessidades do mercado.

com a criação da nova Gerência da Garantia da Qualidade e certificações, verificou-se a necessidade de padronizar os métodos e procedimentos operacionais do setor de planejamento e controle de produção (pcp), visando facilitar a leitura, o entendimento, a localização e a identificação das áreas envolvidas. o objetivo é planejar a produção e disponibilizar todos os materiais e serviços necessários à perfeita realização dessa produção. desta forma, foi criado, em conjunto com o setor de manutenção da omni, um procedimento para garantir a padronização. esse procedimento aplica-se às diretorias técnica, administrativa & financeira e comercial, à Gerência de manutenção, à Supervisão de Suprimentos & logística, aos chefes de Base e aos inspetores de Base.

espera-se que, com esse novo padrão, a omni garanta uma elevada disponibilidade de sua frota, já que passamos a manter o controle e a interação de todas as áreas envolvidas no processo de compras, logística e armazenamento de peças para nossos helicópteros.

a partir do dia primeiro de agosto, será obrigatória, para toda força de trabalho, a apresentação do crachá da petrobras, a carteira de identidade e o crachá funcional durante o check in no balcão de atendimento para embarque à BoGpm – Base de operações Geólogo pedro de moura (urucu). É importante lembrar que a não apresentação desses documentos impedirá seu embarque para urucu. em caso de comitiva, esta será identificada previamente, e a gerência de comunicação e Segurança de informações providenciará o crachá de visitante. nas visitas técnicas, a autorização será dada pela gerência setorial a qual o visitante está vinculado, e esta solicitará o crachá provisório para a gerência de Serviços compartilhados.

o crachá de identificação é um item de segurança adotado nas empresas e é utilizado como um documento que permite o controle de acesso, circulação e saída de pessoas de todos os ambientes da unidade, identificação visual dos funcionários visitantes, registro de entrada e saída em urucu, e segurança na movimentação do pessoal na unidade.

lembre-se que o crachá deve ser posicionado no peito, em local visível, com a foto à vista e sem nada para encobri-lo.

apreSentaÇÃo do crachÁ para emBarQue na BoGpm

noVo procedimento para o Setor de pcp da omni

inauGuraÇÃo de Sala de aula informatiZada no aeroporto de Jpa

Page 3: Número 49 Junho/10 Informativo Interno da Omni Táxi Aéreoportal.omnibrasil.com.br/Spinnex/Action/File/81c5573d-196e-41b3... · três filhos maravilhosos e uma netinha que é o

a omni táxi aéreo adota periodicamente um procedimento voltado para emergência, SmS 11, onde fazemos simulados de emergência em nossas instalações. no mês de maio, foi realizado na sede da omni, no aeroporto de Jacarepaguá, um simulado de incêndio, em que foi acionado o alarme, o prédio foi evacuado e, ao final, foi ministrada uma

aula demonstrativa para utilização de extintores de incêndio.

hoje, temos a cultura de SmS bem difundida e todos os simulados que realizamos são efetivamente sem o conhecimento prévio dos colaboradores, para que tenhamos uma leitura real dos cenários propostos.

todos os visitantes, novos funcionários e clientes da empresa participam do Briefing de Segurança, para que saibam como proceder em caso de emergência.

para que essa cultura fique ainda mais forte, foi desenvolvido um folder de SmS, com todas as instruções de emergência, para que possa auxiliar nossos visitantes a terem uma estadia confortável em nosso meio.

Segurança se faz com pequenas atitudes!

03

após um longo processo de licitação que teve início em outubro de 2009, no final de maio de 2010, a omni recebeu a confirmação de adjudicação de 9 novos contratos de 5 anos cada com a petrobras para operar na região sudeste, nomeadamente na área do pré-sal.

os contratos terão início entre os meses de julho e outubro de 2010. Serão 2 novos helicópteros ec155B1, pr-omh, que já se encontra em nosso hangar e iniciará a operação em 15 de setembro, e pr-omG, que chegará à nossa Base em meados de setembro. além de nosso aW139 pr-omn, que já está voando no novo contrato, receberemos também em setembro mais duas aeronaves deste modelo, que já tem prefixo reservado: pr-omi e pr-omJ. outras 4 aeronaves, modelo SK76c++ irão operar os novos contratos com a petrobras. duas delas já fazem parte da

aeronave - SK76c ++ aeronave - ec 155B1 aeronave - aW139

Simulado de incêndio no aeroporto de Jpa e BriefinG de SeGuranÇa

nossa frota, pr-meY e pr-meZ e duas estão em fase final de fabricação na Sikorsky, pr-omd e pr-ome e tem previsão de chegada ao nosso hangar em outubro. todas as aeronaves são de última geração, com os mais modernos equipamentos de navegação e comando, e possuem tanque auxiliar de combustível, o que as torna ideais para a operação nas áreas do pré-sal.

com estes novos contratos, a omni passa a ser o segundo maior operador de táxi aéreo da américa do Sul (em breve, operando na Bacia de Santos e campos), e prevê um headcount, até o final do ano de 2010, de mais de 500 colaboradores e um aumento de nossa frota, cada vez mais nova e moderna, para 34 aeronaves. todas estas mudanças proporcionarão mais empregos e maior estabilidade de carreira aos nossos colaboradores.

colaboradores saindo do prédio no momento em que tocou o alarme de incêncio.

folder de SmS contendo o Briefing de Segurança.

treinamento com extitores de incêndio.

omni aSSina 9 noVoS contratoS com a petroBraS

Page 4: Número 49 Junho/10 Informativo Interno da Omni Táxi Aéreoportal.omnibrasil.com.br/Spinnex/Action/File/81c5573d-196e-41b3... · três filhos maravilhosos e uma netinha que é o

por que escolheu a carreira de piloto? desde criança (faz tempo), eu já gostava de aviões e, principalmente, de helicópteros. ingressei na força aérea Brasileira e depois passei para a aviação civil.

como surgiu a omni em seu caminho? Quando a omni ganhou os contratos dos dois primeiros ec´s135 para operar na Base Guamaré, fui convidado pelos comandantes coimbra e murilo a fazer parte do grupo de voo, o que me deixou muito feliz.

conte-nos sobre a Base de paracuru, que está sob a sua chefia. a Base paracuru é muito boa para se trabalhar. operamos um helicóptero SK- 76 (pt-YSm) em contrato com a petrobras, realizando voos diários para 5 plataformas de produção. o relacionamento com a contratante é muito bom. todo o pessoal da omni desenvolve o trabalho com competência e dedicação. o meu trabalho na chefia da Base paracuru é facilitado pelo empenho e colaboração do pessoal, tanto nos procedimentos de rotina quanto na implantação de novas ideias.

como é conciliar a carreira com a família? a família é o maior presente que deus nos legou, depois da vida. Sou casado há 31 anos, tenho

Comandante Henri, funcionário mais antigo fala sobre carreira, a paixão pela aviação e família.

04

EXPEDIENTE

A CARA DA OMNI cmte. paulo Vinícius m. de medeiros – piloto comandante (chefe de Base)

Nome Completo: Paulo Vinícius Moreira de Medeiros Função: Piloto Comandante – Chefe de BaseTempo de Carreira: 38 anos

três filhos maravilhosos e uma netinha que é o meu mundo. a distância dos familiares é uma situação que temos que conviver, pois faz parte do nosso trabalho. o segredo é fazer com que a folga compense os dias de ausência, aproveitando todos os momentos com aqueles que mais nos incentivam para atingirmos nossos objetivos.

com tantos anos de experiência na área, conte um episódio interessante de sua carreira.foram muitos episódios interessantes: durante meu primeiro voo em solo noturno, realizado na força aérea, tive uma pane elétrica na qual perdi todos os sistemas do avião. fiquei sem a iluminação do painel, sem rádios, sem os comandos de flap e trem de pouso, sem faróis, sem compensador etc. retornei da área de instrução e fiz uma passagem baixa ao lado da torre do aeroporto de natal. após me certificar de que os aviões dos colegas que voavam naquele momento haviam sido direcionados para outras áreas, baixei o trem de pouso pelo sistema de emergência e realizei o pouso com sucesso.

outro fato interessante foi quando realizávamos um translado de um helicóptero Bell 212, com matrícula americana, de dallas – eua – para natal – rn. tinha acontecido um golpe de estado no Suriname e tivemos que voar bastante afastados do litoral, sob ameaça.

o que aconselha àqueles que estão iniciando a carreira agora? não existem caminhos fáceis para objetivos maiores. em qualquer carreira, deve-se desprender esforço, dedicação e, principalmente, nunca fraquejar diante das dificuldades.

Qual sua receita para o sucesso? acredito que o sucesso seja a consequência da determinação na busca dos objetivos. deve-se estar sempre apto a responder aos desafios profissionais de forma ágil, inteligente e segura. alguém escreveu, certa vez, que o único lugar onde o sucesso vem antes do trabalho é no dicionário.

Tempo de Omni: 5 anos Hobby: Leitura e assistir a jogos do meu Tricolor (Fortaleza E. C.)

Presidente - rui de almeida :: Diretor Geral - roberto coimbra Produção - carolina Barabás – [email protected]ão - Janaína loureiro - Diretora Adm. & Financeira e michelle Siqueira - Coordenadora de RH Criação - cândido & ortiz comunicação total

Omni Táxi Aéreo LTDA. av. ayrton Senna, 2541

rua f1, aeroporto de Jacarepaguá Barra da tijuca/rJ

tel: 21 3478-7900 / fax: 21 3478-7995www.omnibrasil.com.br

Admitidos - ADEILZA DOS SANTOS – Aux.de Despachante de Voo – ALINE ROSA – Comissária de Voo – ALLISSON PIRES – Aux.de Despachante de Voo – AMANDA MARCHIORO – Comissária de Voo PAULA CAVATI – Comissária de Voo – ANA PAULA BARBOSA – Comissária de Voo – ASTER DA COSTA – Mecânico I – CAMILA HESPANHA – Comissária de Voo – CAROLINA PESSOA – Comissária de Voo CINTIA MATHEUS – Comissária de Voo – DANIEL DE OLIVEIRA – Mecânico I – DANIELA DAROS – Comissária de Voo – DELSON BARRETO JUNIOR – Piloto Comandante – DENISE BRUMATI – Comissária de Voo DIEGO PAIM DE VARGAS – Comissário de Voo – EDUARDO SIMON DIAS – Auxiliar de Treinamento – FELIPPO SAGRILLO DOS REIS SAPEDE – Estagiário – FLAVIO VASCONCELOS LUCIO – Piloto Comandante GISLAINE CHIELE – Comissária de Voo – HEDER FONSECA DE PAULA – Estagiário – IZABELA MARILIA CRUZ – Comissária de Voo – JAQUELINE ANTUNES GONCALVES – Comissária de Voo LEANDRO DI GIOVANNI – Comandante – LEONARDO DOS SANTOS – Mecânico I – LISE VERONICA FERNANDES DE MATOS LEAL – Comissária de Voo – LUCAS SIQUEIRA PIRES – Copiloto LUIZ FELIPE AGENOR DAS CHAGAS PEREIRA – Assistente de Adm. de Pessoal – MARCUS BRITTO TROVÂO – Copiloto – MARIA CAROLINA CANEJO COUTINHO – Comissária de Voo MARTHA PESSANHA DE OLIVEIRA MAIA -- Comissária de Voo – PATRICIA CANDIDO MARGONAR – Comissária de Voo – PATRICIA NOGARE DE OLIVEIRA – Comissária de Voo – PAULO COSTA NANTES – Mecânico I PAULO SERGIO DE ALMEIDA BUSTAMANTE – Copiloto III – PHILLIPE DE PAULA CLAUSSEN – Copiloto I – RONALDO DE ALBUQUERQUE FILHO – Piloto Comandante PP – SEBASTIÂO CAMPOS DE ANDRADE NETO – Comandante SHIRLEI ALEXANDRINO DOS ANJOS – Analista Financeiro Sênior – TONY MARCELLUS DE CASTRO – Copiloto I – VIVIANE BONGIARDINI DE FREITAS – Comissária de Voo – WERLEY COELHO MORAIS LIMA – Piloto Comandante PP

Promovidos - CLEBER LOURENÇO GUIMIERO – de Copiloto II para Piloto Comandante – CRISTIANO VALTER PEREIRA BRAGA – de Copiloto II para Copiloto III – GUILHERME COSTA DA ROCHA – de Auxiliar de Manutenção I para Auxiliar de Manutenção II – JOANA D´ARC DA SILVA – de Despachante de Voo para Auxiliar de Coordenação de Voo – MAURO GONÇALVES BRASIL – de Copiloto II para Copiloto III PATRICK CONRADO REIS FLORES – de Auxiliar de Manutenção I para Auxiliar de Manutenção II – RONALDO QUEIROZ DE SOUSA – de Auxiliar de Manutenção I para Auxiliar de Manutenção II ROZENILTON DE SOUZA FERREIRA – de Auxiliar de Coordenação de Voo para Coordenador de Voo – VAGNER RANGEL BATISTA – de Despachante de Voo para Auxiliar de Coordenador de Voo

OMNI COMEMORA NOVAs ADMIssõEs E PROMOÇõEs

dia 10 de junho se comemorou o dia da língua portuguesa, uma língua romântica, flexiva, que se originou no que é hoje a Galiza e o norte de portugal, derivada do latim vulgar falado pelos povos pré-romanos que habitavam a parte ocidental da península ibérica (Galaicos, lusitanos, célticos e cónios) há cerca de dois mil anos.

com mais de 260 milhões de falantes, a língua portuguesa é, como língua nativa, a quinta língua mais falada no mundo, a mais falada no hemisfério sul, a terceira mais falada no mundo ocidental e das que usam o alfabeto latino. além de portugal, é oficial em angola, Brasil, cabo Verde, Guiné-Bissau, macau, moçambique, São tomé e príncipe, timor-leste e, desde 13 de julho de 2007, na Guiné equatorial, sendo também falada nos antigos territórios da índia portuguesa e em pequenas comunidades que faziam parte do império português na Ásia (como malaca, na malásia) e na África oriental (como Zanzibar, na tanzânia). deve-se considerar, porém, que o português de hoje compreende

VOCÊ sABIA?

10 de junho dia da Língua Portuguesa

vários dialetos e subdialetos, falares e subfalares, muitas vezes bastante distintos, além de dois padrões reconhecidos internacionalmente (português brasileiro e português europeu). no momento atual, o português é a única língua do mundo ocidental falada por mais de cem milhões de pessoas com duas ortografias oficiais.

depois de várias tentativas de unificar a ortografia da língua portuguesa, desde 1º de janeiro de 2009, passou a valer no Brasil e em todos os países da clp (comunidade de países de língua portuguesa) o período de transição para as novas regras ortográficas, que finaliza em 31 de dezembro de 2012. algumas modificações foram feitas para promover a união e proximidade dos países que têm o português como língua oficial.

o dia 10 de junho foi escolhido para representar a data do dia da língua portuguesa, porque marca o aniversário da morte de luiz Vaz de camões, um dos maiores poetas portugueses, que faleceu no dia 10 de junho de 1580.